sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Evolução das lavadoras Brastemp







A Brastemp Fabrica lavadoras de roupas a mais de meio século, então resolvi postar em vídeo, a evolução das lavadoras, iniciando pela lavadora plenomática, depois delas vieram uma grande série de lavadoras que chamamos de convencionais de painel alto, eram todas de ferro e esmalte, a seguir outra séria quase idêntica, porém com painel baixo, a série gran luxo e luxo plus, a partir da década de 1990 começaram a implantar as placas eletrônicas, o primeiro modelo a usar placa eletrônica internamente, foi a série mondial, depois da mondial, vieram a primeira série de lavadoras clean, apesar de ter aparência mais moderna, as peças eram praticamente as mesmas da mondial, inclusive a placa e a mecânica, então em 1999 surgiram as BWQ e BWF , com painel totalmente digital, e a partir daí a evolução não foi muito grande, sempre na estética, hoje temos lavadoras muito modernas com painel touch, isso é uma grande inovação, mas vou fazer um aparte aqui, que acho muito importante, desde a primeira lavadora, até os dias atuais, as lavadoras fazem o mesmo processo, lavam, enxaguam e centrifugam, nada mais que isso, implantar dezenas de programas em seus controles, jamais alterou essa configuração básica, elas sempre vão lavar, enxaguar e centrifugar, por isso, quando for escolher uma lavadora, escolha um modelo não tão sofisticado, produtos mais simples, vão ser tão eficientes quanto os mais sofisticados, com um diferencial de vantagem, estarão menos suscetíveis a apresentar problemas e a manutenção vai ser mais barata. 

Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI


29 comentários:

  1. Boa noite!Celso
    Tenho um refrigerador BRF36F cujo sensor de temperatura foi trocado ha dois anos. Agora no painel o numero que indica a temperatura fica piscando e as vezes toca um alarme, isso parece acontecer quando a ventoinha interna é disparada, e por duas vezes apareceram letras no lugar do numero(acho que era AO) Seria a placa que ha no painel frontal? Pode me ajudar?
    Agradeço antecipadamente,
    Stella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nesse modelo, o mais provável é que seja a caixa controle, que é outra placa eletrônica que fica do lado esquerdo do motor compressor, raramente vai dar problema na placa superior, não que seja uma regra, mas na grande maioria dos casos o problema é lá, como disse não estou afirmando, apenas dando uma maior probabilidade de onde está o problema ok.

      Excluir
  2. Obrigada Celso,
    O interessante é que quando acendo determinada lampada da casa o refrigerador dispara um alarme único, mas refrigerador esta funcionando direitinho, não fosse o mostrador piscando e o alarme que as vezes dispara. Obrigada novamente, vou providenciar a placa , pois o som ta me deixando doida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma dica de que o problema é na placa de potência, quando liga qualquer coisa elétrica afeta a placa de potência. Agora ficou mais evidente o defeito.

      Excluir
  3. Boa noite tenho uma maquina Brastemp de kg ative e está apresentando problemas no dosador de amaciante, o painel informa que está dosando mais não caiu nada do produto. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo, aconselho que chame a autorizada, pois é produto novo, e delicado, o que tem ocorrido, é problema nos motores, são dois motores que injetam sabão e amaciante na lavadora, eles funcionam mas não injetam, tem ocorrido bastante, talvez esse também seja o caso da sua lavadora.

      Excluir
  4. Boa tarde Celso. Minha lavadora CWI06B não lava e nem centrifuga. Qual é o defeito e como consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como saber o defeito sem ver, dou apenas dicas.

      Excluir
    2. Boa noite Celso. Era uma dica mesmo que estava querendo. Mas já resolvi. Era a correia que havia partido. De qualquer forma, obrigada.

      Excluir
    3. Que bom, que resolveu, veja se não tem vazamento de água, com vazamento a correia desliza e queima, e por isso ela se parte.

      Excluir
  5. Preciso justamente de uma dica sua.Você já me ajudou com a minha LE 12 e lhe sou agradecida. Essa agora é de minha irmã. Peço que me dê uma dica do que pode ser. Na minha troquei a placa de potência e resolveu. O problema era o mesmo dessa mas a marca da lavadora era outra. Desde já lhe agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como ajudar, você não disser a marca da lavadora da sua irmã, não disse o modelo e muito menos o defeito, não tem jeito.

      Excluir
  6. Boa tarde Celso. Tenho uma lavadora Brastemp BWC08A. Quando ela fica no nível alto, ela transborda. Só não transborda quando passa para o nível baixo. O que você acha que pode estar acontecendo?. Agradeço antecipadamente. Bráulio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Celso. Minha mãe agendou a assistência técnica da Brastemp. O técnico acusou o defeito como sendo da válvula de admissão. O serviço cobrado foi no valor de R$ 345,00 (preço exorbitante na minha opinião). Pior: não resolveu. O técnico retornou e resolveu o problema. Alegou que fez uma regulagem no pressostato. Considerando que ele tenha realmente feito uma regulagem (pode ter desentupido a mangueira), o problema não era da válvula na minha opinião. Tem algum fundamento na minha análise? Bráulio

      Excluir
    2. Vocês estão respondendo com perguntas nas perguntas de outros, e como anônimos, aí complica

      Anõnomo 1 Bráulio
      BWC08A
      o problema da lavadora pode ser no pressostato de controle de nível, eu trocaria ele para testar, mas caso não seja o defeito pode ser na placa eletrônica, mas como disse eu trocaria ele porque é bem mais barato, e pode resolver o problema.

      Excluir
    3. Agora que vi o segundo comentário também é seu Braulio, me desculpe.
      Tem sim muito fundamento, tanto que dei como possibilidade na primeira resposta, sem ver o segundo comentário, a dica do pressostato, a valvula eu vendo no mercado livre, agora vendo peças e para quem compra comigo, eu ajudo com a troca, usando o whatsapp para mandar vídeos, textos e audios até que se resolva o problema, vou mandar o link da valvula, pra você ver quanto iria gastar.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751640495-valvula-dupla-127-volts-lavadora-consul-e-brastemp-_JM

      Excluir
    4. Muito Obrigado Celso. Valeu pela ajuda. Seu site é de grande valia. Poucos se interessam em ajudar e disseminar o conhecimento. Fique com Deus.

      Excluir
    5. Amém amigo, grande abraço

      Excluir
  7. Celso Boa noite eu tenho uma lavadora brastemp modelo BWK11ABBNA00 e está apresentando problema na hora do enxágue, ela está jogando toda água para fora antes da hora .o quê pôde ser o defeito. Grato desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadoras novas, tem um tempo estimado para o enchimento, caso a pressão da água seja muito fraca, ela vai ultrapassar o tempo limite, e jogar a água fora, muitas vezes não é nem a água que é pouca, pode ser sujeira nos filtros da mangueira de entrada ou da valvula de entrada, é uma possibilidade

      Excluir
  8. Boa tarde Celso! Troquei a tal da placa interface e nada o display continua doido piscando e não mostra a temperatura do refrigerador . Vou partir pra placa na caixinha perto do motor. Concorda comigo? Obrigada antecipadamente

    ResponderExcluir
  9. Celso bom dia, tenho uma geladeira electrolux dfw35, viajei fim de semana e quando cheguei percebi a parte de baixo, geladeira, meio quente, freezer gelando normal, percebi tambem que o barulho da helice nao estava funcionando, ai girei termostato da geladeira para o maximo e quando fechei ela voltou a gelar embaixo; as vezes para e se mexer no termostado da geladeira ou tirar da tomada, mantendo- o no max ela liga. sera que e timer ou outro problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quando mexe no termostato ela volta a funcionar normal, apesar de ser raro dar defeito no termostato, eu diria que está mais pra termostato, imagina, ela não gela, você mexe no termostato ela começa a gelar, tá mais pra ele o defeito, eu vendo essa peça no mercado livre, comecei a vender peças a dois meses d anunciei esse termostato sábado, se quiser comprar por sua conta e risco, vou deixar o link
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771254608-termostato-electrolux-df35df34df38adfw35-_JM

      Excluir
  10. Celso bom dia, tenho uma geladeira electrolux dfw35, viajei fim de semana e quando cheguei percebi a parte de baixo, geladeira, meio quente, freezer gelando normal, percebi tambem que o barulho da helice nao estava funcionando, ai girei termostato da geladeira para o maximo e quando fechei ela voltou a gelar embaixo; as vezes para e se mexer no termostado da geladeira ou tirar da tomada, mantendo- o no max ela liga. sera que e timer ou outro problema?

    ResponderExcluir
  11. na verdade posso mexer que ela nao liga, ela só liga quando coloco o termostato no ultimo (max) da impressao que no frio ela so ta ligando quando baixa mto a temperatura da geladeira, ou so quando aciono o termostato no max de frio. Sera que o tempo frio em SP de 10 graus, faz com que ela ligue menos vezes o ventilador e trabalhe so quando a mesma baixe bem a temperatura interna da geladeira? o freezer parece normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe em observação por causa do frio externo, e se quando a temperatura voltar a esquentar perceber dificuldade de refrigeração, aí sim troque o termostato.

      Excluir
  12. Senhor Celso, parabéns pelo blog, vídeos youtube, etc., já troquei as placas da minha lavadora Brastemp BWC10ABB por 3 vezes sendo 2 paralelas e a última original, as vezes ela trepida demais e outras vezes funciona certinho independente da carga. Fiz aquele teste pressionando o cesto para baixo e não deu nada errado, qual a causa disso e como evitar ou minimizar considerando que a roupa é colocada como manda o figurino, distribuindo ao redor do cesto mas com as batidas elas vão saindo dessa arrumação, se enroscando e formam pontos de peso que acarreta as trepidações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser capacitor com baixa capacitância, assim na agitação ele não faz um direita e esquerda uniforme, golpeando mais para um lado, fazendo as roupas embolar e na centrifugação, com as roupas mal organizadas, a tendência é grande trepidação.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.