Um defeito comum nas lavadoras Clean, é esse: Não liga nada. O que acontece, na maioria dos casos é que na tampa móvel, tem um acionador, que quando você fecha a tampa, ele aciona a micro chave, ou o interruptor de tampa, e a tampa por ser de plástico duro, esse acionador, que fica na parte traseira da tampa se quebra, e mesmo você fechando a tampa, sem o acionador é como se ela permanecesse aberta, pois sem o acionador tocando no interruptor de tampa a lavadora não funciona, o que se tem que fazer é trocar a tampa móvel, mas se quiser que ela funcione até você providenciar a reposição da tampa, basta abrir o painel superior, e retirar os dois fios que vão ligados ao interruptor, e ligar um ao outro, ou seja unir, jampear os dois fios, que assim, a lavadora funcionará com a tampa aberta ou fechada.
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domingo, 28 de abril de 2013
sábado, 27 de abril de 2013
Como Transportar Geladeira e Freezers de Forma Correta?
Qual a forma correta, para transportar eletrodomésticos de refrigeração, no caso geladeira, freezer, frigobar etc...?
A forma correta de transporte de Eletrodomésticos de refrigeração, é sempre em pé, ou seja, os produtos tem que ser movidos e transportados de forma vertical, porque os compressores, ou seja, os motores que fazem a circulação do gás pelo sistema de refrigeração, tem em seu interior óleo, essa foto, com a carcaça do compressor transparente ilustra muito bem o que estou dizendo. Observe o óleo acumulando dentro do compressor, e acima os três canos, um por onde o gás sobre comprimido, o outro por onde retorna depois de passar por todo sistema, e o terceiro, por onde se faz a carga de gás, portando se você ao transportar inclina o produto, o óleo, inevitavelmente, vai entrar em um desses canos, e obstruir a passagem do gás, e automaticamente, ao ligar, o produto não vai funcionar, pois o gás vai estar impedido de circular, pela presença de óleo no sistema, e eu estou apenas me referindo a inclinar, deitar jamais.
Por isso, toda vez que se transporta um produto como freezer ou geladeira, novo ou usado, pedimos que quando se chegue no local onde vai ser ligado esse produto, deixe ele pelo menos umas quatro horas desligado, para que se eventualmente um pouco de óleo do compressor tenha entrado na tubulação durante o transporte, esse óleo retorne para dentro do compressor, e assim passado esse tempo, ligue-se o produto a tomada com total segurança.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Lavadora Não Aquece a Água - Lavadora auto aquecimento não está aquecendo a água, o que pode ser?
domingo, 21 de abril de 2013
Como Testar Placa Eletrônica Lavadoras Brastemp - Como localizar defeito na lavadora Brastemp?
O teste feito diretamente na placa, evita ter que colocar água e esperar a lavadora fazer todas as funções, ou ter que retirar componente por componente para testar.
No vídeo, deixei de citar o capacitor, que é testado junto com motor durante a lavagem e a centrifugação, como também não citei o atuador de freio que precisa ser acionado para que a lavadora centrifugue.
Esse tipo de teste serve para várias lavadoras que tenham essa configuração de placa eletrônica, independente se a lavadora tenha aquecimento de água ou não, o teste é o mesmo e é muito prático e rápido.
Para fazer o auto teste, é necessário que a lavadora esteja vazia.
sábado, 20 de abril de 2013
Barulho na Centrifugação - Lavadoras Brastemp e Consul
Lavadoras Brastemp, Fabricadas a partir de 1989, ou seja da série MONDIAL, são montadas com caixas de engrenagens bem diferentes das caixas do modelo antigo, á partir dessa data, são usados rolamentos e não mais buchas, desde a Mondial, passando pela CLEAN, até as lavadoras de hoje, todos os modelos são montados basicamente com o mesmo conjunto mecânico, variando pouca coisa, para se adequar a novos agitadores por exemplo, mas a base da mecânica é sempre a mesma, onde estão no centro do conjunto, o conjunto mecanismo, que é a caixa de engrenagem, dois rolamentos 6006, e um retentor, no caso do retentor são dois modelos apenas, alto e baixo, ou 20'' e 22'' polegadas.
Portanto, é comum com tempo de uso as lavadoras apresentarem um barulho forte que vai cada vez mais se agravando, durante a centrifugação, o que provoca o barulho é um vazamento de água central, a água passa pelo retentor, e acaba chegando ao rolamento da base, esse por sua vez molhado enferruja, e é proveniente daí o barulho forte, como o rolamento é preso no tubo da caixa de engrenagem, ele nessas condições, acaba fazendo uma cavidade no tubo da peça, por isso a necessidade da troca de todo conjunto, para se ter um serviço de qualidade.
Recomendo sempre peças originais para esta manutenção, pois é um serviço de muita mão de obra, e se colocadas peças genuínas, com certeza não vai ser necessário se fazer este reparo por pelo menos uns 5 anos.
Quando se percebe esse barulho na centrifugação, mesmo que o vazamento não seja visível, é recomendável ser feita a manutenção, pois o vazamento existe, e pode molhar peças elétricas inferiores, que são capacitor, atuador ou solenóide, motor e eletrobomba, uma dessa peças molhada, pode entrar em curto e provocar a queima total da placa, tornando o conserto muito caro e inviável, pois se tiver que fazer mecânica toda e mais placa, o valor vai ficar exorbitante.
Em alguns casos específicos, além do kit de mecânica, já citadas as peças, torna-se obrigatório a troca de mais algumas peças que compõem a mecânica, mas somente se o desgaste das peças exigir que elas sejam substituídas, na maioria dos casos, se for feito a manutenção no início do problema, não ha necessidade de tais itens, como: banda de freio, suporte do cesto com cunha e parafusos, jogo de cames e capacitor.
Vou deixar a seguir, a foto dos três itens obrigatórios na troca da mecânica.
Esse defeito também é o mesmo nas lavadoras Consul, fabricadas á partir do modelo CWC22 e CWC24. todas as lavadoras Consul que usam agitador alto, usam a mesma mecânica Brastemp, somente as que usam agitador igual tanquinho, ou seja acoplamento, usam outro kit para corrigir o mesmo problema.
Conjunto mecanismo - caixa de engrenagem |
Retentor baixo/modelos mais novos |
terça-feira, 16 de abril de 2013
Lavadoras Electrolux LM8 e Top8 Vazando Água - Mangueira do Tanque a Eletrobomba Rachada
Um defeito característico para esse modelo, é vazamento de água por baixo do produto, na maioria dos casos a mangueira que liga o tanque a bomba de drenagem, com tempo apresenta rachaduras e começa a apresentar vazamento, levantando a lavadora fica fácil localizar o problema e retirando a tampa traseira mais fácil ainda de identificar o ponto de vazamento, a troca da peça não é complicado, ela é presa por duas abraçadeiras, uma do lado do tanque e outra do lado da eletrobomba, vou deixar aqui embaixo a foto da mangueira usada para esse modelo.
Com o modelo top8 Ocorre o mesmo problema porém a mangueira tem um formato diferente, tem um lado mais fino, vou postar a foto da mangueira, mas o correto é olhar e conferir, pois pode haver diferença entre um modelo e outro, por isso retirar a peça e levar á loja, para comprar uma idêntica é o correto, para não haver problemas na hora da mont
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Instalação de Fogões - Como instalar Fogão Com Segurança?
Instalação de fogão tem que ser feita sempre com toda segurança, e os motivos nem preciso citar, instalações mal feitas, põem em risco a segurança da casa e de seus ocupantes, portanto vou dar algumas dicas simples de como proceder com segurança.
Os fogões de hoje, não dispõe mais de entradas de gás dos dois lados do produto, portanto, caso você tenha que instalar o fogão de modo que a mangueira tenha que passar por trás do forno, obrigatoriamente, a mangueira que vai passar por trás do produto, tem que ser como essa da foto, ou seja, de borracha na parte interna, mas revestida por uma malha de aço, que protege a mangueira interna e facilita na dissipação de calor.
Este modelo de fogão da foto, pode usar uma mangueira revestida em aço, mas sem aquelas conexões, ou seja, como do fogão sai uma conexão BM, ou seja sem rosca, pode-se usar uma mangueira revestida em aço, mas com conexão em borracha, basta por uma abraçadeira e apertar bem. veja a foto da peça a seguir:
Quando a conexão for uma rosca de 1/2'', use a mangueira também revestida em malha de aço, mas com as pontas com rosca interna de 1/2'', use veda rosca suficiente para uma conexão segura, e quando terminar teste com espuma de sabão, não é aconselhável testar com fogo. a seguir a foto da mangueira revestida em malha de aço, com conexão de rosca.
Porém, se o ponto de gás estiver do mesmo lado da entrada de gás no fogão, e a mangueira não tenha que passar por trás do forno, não ha necessidade de que as mangueiras sejam revestidas em malha de aço, podem ser de plástico, que hoje são confeccionadas em duas camadas, e tem o selo do INMETRO com data de validade, respeitem sempre a data de validade. veja a foto da mangueira sem a proteção da malha de aço.
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Resolvido a questão de mangueira, outro ponto importantíssimo, é a posição da tomada de energia elétrica, é proibido em qualquer hipótese, que a tomada para instalação do fogão esteja atrás do produto, ela tem que estar acima da tampa do fogão, e de preferência, do mesmo lado que saia o cabo de energia do produto, para que o cabo de força não passe por trás do forno, e muito menos a tomada fique próxima ao calor do forno quando esse estiver ligado, antigamente as tomadas, por questão de estética ficavam atrás do fogão, e por muitas vezes, pegamos tomadas completamente derretidas, correndo um enorme risco de curto elétrico.
domingo, 14 de abril de 2013
Refrigerador Duplex Continental - Não Gela e Está Formando Um Bloco de Gelo no Fundo do Refrigerador
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Refrigeradores Continental duplex Convencionais, ou seja, não Frost Free, apresentam esse defeito, e tenho visto muitos com esse problema, o congelador congela normalmente, porém a parte de baixo, do compartimento refrigerador faz um bloco de gelo perto do ventilador, mas não refrigera.
O que ocorre é que com o tempo, o produto perde um pouco de gás, e como o gás circula primeiramente no no freezer e depois desce para o refrigerador, quando há perda de gás, a primeira parte a sentir a falta, é a parte de baixo.
Não é comum refrigeradores perderem gás, para nenhuma marca e para nenhum modelo, porque o sistema por onde o gás circula é completamente hermético, ou seja lacrado, o que acontece, é que como a tubulação, além de preencher todo congelador, todo condensador, que é a grade atrás da geladeira, ainda passa por dentro de todo gabinete, para esquentar as laterais perto das borrachas e evitar sudação, e nessa passagem por dentro do produto, em algum ponto nas curvas dos canos, apresentam algum micro vazamentos, e a carga de gás vai gradativamente diminuindo dentro do sistema.
A característica desse problema é a formação de um bloco de gelo perto do ventilador, isso ocorre porque com insuficiência de gás, a placa por onde o gás circula na parte de baixo não é completamente preenchida pelo gás, dessa forma a placa não resfria o suficiente para que o termostato desligue a geladeira, deixando o produto ligando o tempo todo, e como ele não desliga o gelo da placa não derrete, e o pouco de gás que tem na placa, com o produto não entrando num ciclo de liga/desliga, acaba formando uma bola de gelo, e o produto perde quase toda sua capacidade de refrigerar.
Para corrigir esse problema, basta abrir o cano de serviço e inserir uma quantidade de gás suficiente para que a placa seja completamente preenchida e volte a desligar o produto, isso vai fazer o produto funcionar por alguns meses , ou até anos, mas não vai sanar o problema, porque uma vez tendo um vazamento interno, e vazamento continua, e a longo prazo vai apresentar defeito novamente.
Compensa fazer esse serviço?
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Geladeira Não Refrigera a Parte Inferior - Em Referencia Aos Modelos BRM33 BRM37 BRM43
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Esses refrigeradores BRM33, BRM37 e BRM43 foram lançados no final da década de 90, existem muitos deles em funcionamento e fazem parte de uma mesma linhagem, e apresentam como maior defeito não refrigerar a parte inferior, e como são modelos frost free, o defeito pode estar relacionado á várias peças, mas três peças são as mais trocadas para a correção desse problema. vou postar aqui, quais as peças mais trocadas e também outras que podem estar diretamente relacionadas a não refrigerar a parte inferior, ou seja a parte do refrigerador.
O motor ventilador, faz a distribuição de ar frio, tanto para freezer quanto para o refrigerador, se queimar, automaticamente, não vai refrigerar a compartimento refrigerador, no freezer ainda vai ter frio, devido á proximidade com o evaporador, que é o congelador.
Resistência de degelo, fica presa em volta do congelador, aquece e derrete o gelo acumulado, caso ela queime, o congelador, vai formar um bloco de gelo, impedindo a passagem de ar, e mesmo o ventilador funcionando, o bloco de gelo impede a circulação de ar, portanto não refrigerando a parte inferior.
Esse é o kit de degelo, da esquerda para direita temos, kit sensor para campo, esse fica preso no gabinete, acima do evaporador, no centro o módulo de potência, que é uma placa eletrônica, variam as cores das caixinhas, conforme a voltagem, no caso da foto, 110 volts, e na direita, termostato bimetálico. Esse conjunto é responsável pelo degelo, ou seja toda vez que começa a se formar gelo no evaporador, ou seja congelador, esse trio, desliga o motor e ventilador, e energizam a resistência, para que ela derreta o gelo acumulado, esse gelo desce por um dreno e cai no coletor de água que fica em cima do compressor, ou seja o motor, como ele é bem quente , a água evapora, e é esse kit de degelo, o conjunto mais trocado para este modelo de geladeira, diga-se que para o modelo BRM33, o módulo é diferente, para os modelos BRM37e BRM43 são idênticos.
Ainda existem outros motivos para não refrigerar a parte inferior, como falta de gás, dreno bloqueado, mas são raros os casos, o mais comum mesmo é o kit , o ventilador e a resistência, sendo o kit, o que mais se troca.
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terça-feira, 9 de abril de 2013
O Lindo céu de Brasília Nesta manhã - E outra coisa que me fascina, Aviões
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Roupas Com Manchas De Sabão - Lavadora não está lavando direito as roupas e deixa peças manchadas de sabão.
Esse é o modelo de agitador usado em muitos modelos de lavadoras Brastemp Eletrônicas, chama-se agitador Dual Action, veja que tem na parte inferior o agitador com quatro palhetas, é ele que faz a agitação, essa parte do meio, chamada de hélice de agitação, serve para fazer as roupas circularem dentro do cesto, e para isso, a cada golpe do agitador inferior, ele dá meio giro no sentido anti-horário, no golpe seguinte do agitador inferior, ele trava, e assim em sequência, ele gira no sentindo anti-horário e trava, para não girar no sentido horário, e o que faz essa travagem, são um suporte interno e mais quatro roletes, eles permitem que a hélice gire para esquerda, mas impedem que gire para direita, porém com tempo, os roletes, acabam esfarelando e se desintegrando completamente, isso impede o travamento da hélice, e as roupas não ficam subindo e descendo dentro do cesto, porque a hélice funcionando normalmente serve justamente para isso, fazer as roupas descerem, lá elas são golpeadas e retornam ao topo, e ficam nesse ciclo durante toda lavagem, sem os roletes agindo, as roupas que estão embaixo são bem lavadas, porém as que estão flutuando nem descem e muitas vezes ficam com a sabão acumulado, pelo fato do agitador não estar funcionando como deveria, vou mostrar aqui o que acontece com os roletes e como a agitador funciona da maneira correta, e como funciona da maneira errada.
Retirando chapéu do agitador Brastemp |
Para acessar o suporte da hélice, é necessário retirar o chapéu do agitador, ele fica bem preso, e a forma mais eficiente que encontrei para retirar o chapéu é com os dois polegares como você pode ver na foto. Segure bem firme e depois faça um movimento não puxando, mas como se fosse abrir, aí a peça se solta, retirando o chapéu. Com uma chave L10, solte o parafuso que fica no centro, lá no fundo, o parafuso fica rosqueado no eixo do conjunto mecanismo, que é a caixa de engrenagem, com o parafuso totalmente solto, puxe a hélice, que sai todo conjunto, que são hélice, suporte da hélice e roletes, o agitador inferior, pode ficar preso no eixo, não tem problema, mas se quiser tirar para limpar, fica a critério de cada um.
Suporte da hélice Lavadoras Brastemp |
Este é o suporte da hélice, que normalmente acumula essa sujeira, e esse farelo na peça e no chão, são os restos dos roletes que se desgastaram com o tempo, o que fazemos é tirar todo resíduo dos roletes e da sujeira e repor roletes novos.
Roletes lavadora Brastemp |
Na foto acima, o suporte já lavado e os roletes novos, os roletes novos são bem mais curtos que os que vieram novos para esse modelo, porque o conjunto agitador novo tem um desenho diferente, e a fábrica unificou para todos, usando agora somente os roletes curtos, mas eles funcionam da mesma forma que os longos, são quatro que vão dentro do agitador.
Hélice de agitação - Roletes - Suporte da hélice |
Agora basta colocar suporte da hélice dentro dentro da hélice, e os 4 roletes junto.
Repondo o chapéu do Agitador Brastemp |
Para repor o chapéu, depois de reposto o parafuso, puxe a hélice para cima, para que ela libere o espaço onde vai se encaixar a base do chapéu do agitador. Coloque o chapéu na posição e bata com força na parte superior do chapéu, pode ser com a mão mesmo, que ele se encaixa de volta.
Veja nesse vídeo como fica livre a hélice de agitação, e gira tanto para esquerda quanto para a direita, dessa forma as roupas não são misturadas dentro do cesto, e a lavagem fica prejudicada, o correto durante a lavagem, é você olhar para as peças de roupas e elas estarem constantemente trocando de lugar, ou seja, as peças de roupa ficam aparecendo e sumindo o tempo todo, mas para isso, é preciso também que o Nível da Água esteja correto, a roupa não pode estar em excesso dentro do cesto, senão apenas corrigir os roletes não vai adiantar.
Este segundo vídeo, com roletes já trocados, veja que para esquerda a hélice está livre, mas para direita ela trava, e só gira se girar o agitador junto, durante a lavagem, como o agitador inferior não vai ceder, ela vai ficar parada e fazer sua função da forma correta.
sábado, 6 de abril de 2013
Peças Para Lavadora antiga Brastemp - As mais trocadas
Já postei aqui, algumas peças muito trocadas na lavadora Brastemp antiga, mas neste post, vou esticar mais um pouco, e aumentar a quantidade de peças, sempre é bom ter uma noção a mais, das peças que um produto usa, e quais suas funções, claro que não posso aqui desmembrar a lavadora toda, e além disso, são muitos modelos, podendo ter uma variação de peça de um modelo para outro, mas aqui vou relacionar as mais trocadas.
Timer lavadora antiga Brastemp |
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Pressostato lavadora antiga Brastemp |
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Motor - Que pode ser de uma ou duas velocidades
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Bomba dupla lavadora Brastemp Antiga |
Bomba dupla - Faz a água circular pela escova do filtro, e drena ao final da lavagem e ao final do enxágue, nos modelos sem filtro, a bomba é um pouco menor, e chama-se bomba simples.
Correia - Muito trocada, pois a mecânica é pesada, além disso, quando acontece da bomba travar, ela trava a correia, e como o motor não para de girar, a correia queima e as vezes chega a quebrar.
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Magneto e Pinos do Núcleo - Peça elétrica, que aciona os núcleos, um pra lavar e outro pra centrifugar, também muito trocada.
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Caixa de engrenagem e Canga de centrifugação - Essa é a mecânica, a caixa de engrenagem que fica embaixo e tem a polia maior, faz a lavagem, e a canga, que tem a polia um pouco menor, fica na parte superior e é responsável pela centrifugação, esse conjunto não é mais comercializado NOVO, não existe mais na rede de peças, porém, muitas lojas comercializam o kit á base de troca, pois muitas peças são reaproveitadas, e apenas algumas peças do kit são trocadas pelo desgaste.
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Cesto Original da lavadora Brastemp Antiga |
Cesto esmaltado - No mercado de peças são comercializados dois modelos, o de cima, é um cesto não esmaltado, no caso pintado, não recomendável, pois com pouco tempo de uso, começa a descascar e enferrujar, o recomendável é o original esmaltado, o de baixo é bem mais caro, mas se contar que dura mais que 20 anos, compensa pagar um pouco mais.
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Tanque original da Lavadora Brastemp Antiga |
Tanque esmaltado - este da foto é o esmaltado mesmo, lembrando que como acontece com o cesto, para esta peça também existe o modelo pintado, é bem mais barato, mas dura muito pouco, não compensa.
No caso do tanque, muitas vezes ele apresenta vazamento, mesmo sendo esmaltado, pode apresentar um pouco de ferrugem no fundo, e alguns furos pequenos, assim as vezes compensa fazer um reparo, pelo alto valor da peça, e pela dificuldade para se trocar esse tanque, além dele, na troca, são obrigatoriamente trocadas um monte de peças pequenas, que são acessórios para a montagem do mesmo.
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Agitador - Faz a lavagem da roupa
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Chapéu do Agitador - Vai sobre agitador, é rosqueado no eixo e serve apenas para prender o agitador que é apenas encaixado, e sem o chapéu ele subiria e se soltaria.
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Bloco do cesto - vai fixado no tubo da canga, e nele é preso o cesto, na parte rosqueável vai uma porca do mesmo material, e apertando a porca, ela vai travando o cesto.
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Bloco do Agitador lavadora Brastemp Antiga |
Bloco do agitador - Esse vai no travado no topo do eixo da caixa de engrenagem, e tem esse formato sextavado, e encaixa dentro do agitador, o bloco agita, e como é encaixado no agitador, faz com que a lavadora bata as roupas.