As geladeiras frost free Brastemp, fabricadas antes do ano de 2000, usavam ainda o sistema mais antigo de degelo, ou seja um kit composto por timer, que controlava o tempo de degelo, esses timers que eram de 08 ou 12 horas, paravam todo sistema, desligando o compressor e mandando corrente para a resistência de degelo atuar, ou seja, para a resistência aquecer e derreter o gelo formado nesse período de 08 ou 12 horas, então o tempo de degelo era estipulado pelo timer, hoje como as geladeiras trabalham com sensores de temperatura, esse tempo não pode ser mais calculado com exatidão, então os degelos de hoje, podem variar de 01 a 03 degelos em 24 horas, e quem vai estipular essa quantidade são os sensores.
Juntamente com o timer, trabalho o bimetal, que serve como um item de segurança, antes de chegar na resistência de degelo, a corrente tem que passar pelo bimetal, que só libera corrente para resistência se o freezer estiver em um temperatura de -13 graus, ou mais frio ainda, isso serve para que se por algum motivo, não tenha gelo no freezer, a resistência não seja energizada e dessa forma não derreta as partes plásticas dentro do produto, e por fim a resistência que fica em volta do evaporador e ao ser energizada aquece e derrete o gelo formado no período, o gelo derrete todo, cai no alicerce do evaporador, onde tem um coletor com uma mangueirinha que vai dali até a bandeja sobre o motor compressor da geladeira, como o motor aquece muito, essa água da bandeja evapora toda rapidamente, isso ajuda a esfriar o motor e resolve o problema da água que vem do degelo.
Então quando um refrigerador mais antigo, frost free acumular gelo em excesso no freezer, temos que ver esses três itens, pode-se fazer o seguinte, testar a resistência para ver se está aquecendo, pode testar continuidade da resistência de degelo com multímetro, ou ligar ela direto na tomada com um cabo de força e ligar por alguns segundos para ver se aquece, não precisa tirar ela do local, basta energizar com um cabo longo, por poucos segundos mesmo, porque as resistências antigas, não são como as novas que aquecem pouco e gradativamente, elas aquecem tanto que chegam a ficar incandescentes de tão quentes que ficam.
Então se ao testar estiver queimada, troque apenas ela, se não estiver queimada, por precaução troque timer e bimetal, a maioria dos técnicos, quando se deparam com esse problema, condenam o kit todo, composto pelos três itens, mas se tiver paciência e abrir o sistema e testar a resistência, o orçamento fica mais em conta.
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:
Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI
Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES - CLIQUE AQUI
Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI