REFRIGERADORES

BRASTEMP / CONSUL


Congelando - Termostato e Damper BRG39 não gela por falta de gás
Fusível Térmico Refrigeradores Brastemp/Consul
Fusível Térmico 2
Lançamento Refrigerador Consul CRM55
Não Gela Parte Inferior - BRG40ABE
Modulo de potencia não liga BRM33/37/43
Não gela por excesso de gás
Parou de Gelar - Não Congela
Perguntas Sobre Brastemp/Consul/Electrolux
Refrigerdor BRF36Z não liga
Refrigerador BRG39 Não Refrigera
Refrigerador BRG39 - Vazando àgua
Refrigerador BRM 33/37/43 Não refrigera parte inferior
Refrigerdores BRM33/37/43 - Não Refrigera por Dreno Entupido
Refrigerador BRM35B - Fusível Térmico
Refrigerador BRM44A Disparando Alarme
Refrigerdor BRM47B não gela - Ventilador queimado
Refrigerador Consul CRM45A - Não Liga e Não Refrigera
Refrigerador Consul Frost Free CRB36 vazando água
Sensor de temperatura BRM33/37/43
Testando motor compressor da geladeira
Trocando caixa controle dos refrigeradores Brastemp e Consul
Trocando módulo, bimetal e sensor BRM33/37/43


DICAS

A História da Geladeira
Como Funciona uma Geladeira?
Barulho em Refrigeradores e Freezers
Borracha da Porta Não Fecha
Como Transportar Corretamente a Geladeira?
Congelador Furado
Congelando os Alimentos
Geladeira Esquentando as Partes Laterais Externas
Geladeira Parou de Gelar
Mal Cheiro na Geladeira
Mal Cheiro na Geladeira II
Rede de Serviços AUTORIZADOS
VAZANDO ÁGUA



ELECTROLUX


Refrigerador DF46 Electrolux Não Refrigera
Refrigerador Duplex Continental - Não Gela e Forma Bloco de Gelo na Parte de Baixo
Refrigerador Continental Frost Free RSU43 - Vazando Água
Refrigerador Duplex DF45 Electrolux - Não Refrigera Parte de Baixo
Refrigerador DFW51 Não Refrigera - troca do kit
Refrigeradores DF50, DF47 e DF47 troca kit de degelo
Refrigerador Duplex Continental - Não Liga
Refrigerador DI80X Electrolux - Não Gela
Refrigerador e Freezer REPAGINADOS
Secar Roupas Atrás da Geladeira?
Solução de Problemas Com Lavadoras e Refrigeradores



43 comentários:

  1. Minha geladeira cônsul crm 33d há ums 2 meses , ao ascender qualquer lâmpada da casa a geladeira desliga , a parte inferior não está gelando e a de cima não chega a congelar os produtos, desmonte a parte superior e tinha muito gelo, deixei desligada por 24h e fiz o teste resistência degelo ligando por 20 minuto a mesma não esquentou, tem fotos de como trocar a resistência,como faço para tirar o condenssador e poque ela está desligado será a placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa sim, mas a resistencia teria que esquentar se você ligasse diretamente na tomada, será que você ligou direito?
      Acho que sua geladeira tem mais que um problema, primeiro, ela não pode desligar quando liga uma lampada, então temos aí problema caracteristico de placa, e você disse que a resistencia não aquece, no caso já tem que trocar as duas peças, seria mais conveniente um técnico dar uma olhada, pra ver se tem mais alguma coisa a ser feito ok.

      Excluir
  2. boa tarde Refrigerador Dako REDK380 parou do nada de gelar ? ela liga faz barulho Lâmpada fica acesa mas não gela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conserto essa marca pessoa, mas vou te indicar um site, onde vários técnicos respondem perguntas, e com certeza um deles vai te ajudar mais do que eu, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  3. Olá Celso! Tenho uma Brastemp Cycle Defrost Duplex BRD47D e de uns tempos pra cá, mais ou menos 20 dias, ela começou a dar uns estalos. Ela dá um estalo, fica fazendo um ruído e o motor não liga. Após 2 ou 3 tentativas dessa forma o motor liga. Um técnico já trocou um relé, mas continua com o mesmo problema. Ele disse para observarmos, mas que pode ser o motor que está pifando. O motor é da marca Tecumseh e a geladeira já tem 7 anos de uso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, pode sim ser o motor, mas nesse modelo temos muita insidência de troca de placa eletrônica, nesse modelo a placa se chama CAIXA CONTROLE, o que você tem que fazer é o seguinte, quando ela tentar ligar e não conseguir, ficar estalando, veja se os estalos são no motor, ou em uma caixa branca que fica presa no gabinete, perto do motor no lado esquerdo de quem olha a geladeira por trás, se for dentro da caixa onde está a placa, tem que trocar apenas a palca eletronica.
      Para ter certeza, depois que ela fizer isso, desligue os dois fios que vão ligados ao motor, ignore o verde, o fio verde é terra. desligue os fios e espere meia hora, para o motor esfriar, se tentar ligar ele quente não vai mesmo partir e confundir voce, então com ele frio, pegue um cabo de força e ligue diretamente na tomada, se ele partir imediatemante, deixe ligado por uma meia hora, se ficar ligado, desligue, espere uma hora, e ligue direto na tomada novamente, deixe por uma meia hora, depois mais uma hora esfriando, ligue pela terceira vez, e se partir sem problemas, dá pra se entender que ele parte certinho, desde que recebe energia suficiente, então tem grandes chances de ser a placa, ou seja a CAIXA CONTROLE, mas se mesmo ligando direto a tomada ele fizer assim ó: téééééémmmmmmmmmmm Téc.... depois de minutos fizer novamente, TÈÈÈÈÈè`mmmmmmm, Téc... aí é motor mesmo, desculpa mas é dificil reproduzir sons apenas com letras, se tiver mais dúvidas, esteja á vontade pra perguntar, abraço

      Excluir
    2. Celso, impressionante como você conseguiu reproduzir o som! É isso mesmo o que está acontecendo! Na sexta-feira(26/07) ela definitivamente ficou só no TÉÉÉÉMMMM TÉC.... e não ligava. Um outro técnico esteve aqui e mediu o motor e disse que ele não está queimado, só não está dando conta de ligar, estando c/ defeito na "indução", acho que é isso mesmo. Passei ela para o máximo e agora ela está ligando normalmente. O técnico sugeriu trocar o motor, mas por um usado. Moro no interior de MG e vc não imagina a dificuldade que está sendo para arrumar esta geladeira... Estou em dúvida se devo correr atrás de um motor novo em outra cidade ou se troco de geladeira logo. Pode me ajudar? Obrigada! (ahhh... a geladeira não tem esta placa eletrônica. Tentei ligar o cabo de força, mas não consegui conectá-lo.)

      Excluir
    3. Celso, depois que escrevi a geladeira começou a fazer o barulho também na temperatura máxima. Obrigada, Lidiane.

      Excluir
    4. Lidiane, acho que sua geladeira usa o motor da marca tecunseh, e ele apresenta esse defeito sim, agora colocar um motor usada não acho conveniente não, é uma geladeira relativamente nova Lidiane, não sei onde você mora, mas motor de geladeira você vai encontrar sim, se sua cidade for muito pequena, com certeza em uma cidade vizinha vai encontrar, aqui em Brasília o valor de um compressor de 1/5, que é a capacidade que a sua geladeira usa, custa entre 250,00 e 285,00, negocie com o técnico o valor que ele vai cobrar pra trocar, agora, compre um motor EMBRACO, que vem de fábrica com dois anos de garantia, e é sem dúvida nenhuma o melhor compressor para refrigerador doméstico do mundo.
      então compre o motor e negocie a troca da peça com o técnico que viu sua geladeira ok, abraço querida.

      Excluir
  4. Geladeira consul frost free está descongelando muito rapido e os alimentos está correndo o risco de estragarem todos, isso vem acontecendo mais ou menos a duas semanas e ela fica dando um estralos a noite principalmente quando vai descongelar tive que colocar a temperatura no máximo, mais mesmo assim ela gela na parte do dia e a noite fica descongelando até os alimento ficarem moles e se eu colocar no minimo parece que ela fica puxando energia e dando um estralos e não gela, o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, eu peço tanto para as pessoas colocarem o modelo dos produtos, até fiz um formulário antes da pessoa postar uma pergunta, sem modelo eu não sei quais peças seu produto usa, não posso te ajudar.

      Excluir
  5. bom dia tenho uma Brastemp forsfree brm47 a parte de baixo não esta gelando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver qual das versões da BRM47.. BRM47 A ou B?

      Excluir
  6. Refrigerador Frost Free Zyrium 430 - Vazando água
    Por gentileza, há algumas semanas tem ocorrido eventualmente o vazamento de água quando abro a porta do refrigerador. A água cai de uma grade que fica na parte superior que suporta a parte do freezer, ainda não procurei nenhum técnico, mas tenho perdido alimentos que ficam encharcados e estragam. Como devo proceder? Erica Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica, vou deixar uma postagem do blog, pode ser que esteja ocorrendo isso com seu refrigerador, é um defeito complicado de se resolver, mas se feito a manutenção correta, ele volta a ficar perfeito novamente, mas aconselho chamar o pessoal da rede autorizada, técnicos não capacitados, na maioria nem sabe desse recurso pra corrigir esse problema aí com sua geladeira ok, abraço
      Leia essa postagem que vai entender bem>>>

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  7. To querendo comprar uma Geladeira/Refrigerador Electrolux Side By Side Painel Blue Touch e Home Bar SH72X 504L Inox ,oque você me fala sobre ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleissi,
      è um produto novo, e produto novos precisam de no mínimo 02 a 03 anos de mercado, para que nós tecnicos possamos avaliar seu comportamento em funcionamento.
      Mas a Electrolux tem feito ótimos Side By Side.
      Vou te dar minha opinião pessoal sobre SBS em geral, são produtos caros demais, de manutenção e peças caríssimas, como não são fabricados muitos de cada modelo, cada peça tem um custo altíssimo, não são feitos aqui no Brasil, todos são trazidos pelas marcas que comercializam eles, não tem muito espaço interno, veja que tem apenas 504 litros, hoje algumas duplex já tem mais que isso, em contrapartida são produtos lindos, que tem aquela água e gelo na porta, muito prático, além de dar um alto padrão e status á sua cozinha,
      Resumindo, é uma marca confiável, e um produto de alta qualidade.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama-se DAMPER Conrad, e tem parafusos sim, levante a tampinha que protege a lampada, lá tem um parafuso que fixa o duto de ar, o duto de ar é onde está a lampada e também dentro do duto, encontra-se o Damper termostático.

      Excluir
  9. Tenho um refrigerador Consul biplex frost free/420, que está congelando, inclusive a parte de baixo.
    Moro em local dificil e o técnico me indicou uma peça, que pode ser o defeito, que foi vendida com "dumer", mais ou menos isso.
    Trata-se de um placa de fechamento de passagem de ar do congelador para a parte baixa, que, indicou ele, deve estar com defeito.
    Mas não sei como retirar o painel onde ela está colocada, pois o mesmo não tem parafuso. Como fazê-lo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama-se DAMPER Conrad, e tem parafusos sim, levante a tampinha que protege a lampada, lá tem um parafuso que fixa o duto de ar, o duto de ar é onde está a lampada e também dentro do duto, encontra-se o Damper termostático.

      Excluir
  10. tenho uma geladeira continental rfct 451L frost free , quando ligo a geladeira ela fica + ou - 30 minutos ligada ,depois para e não retorna, só se eu ligar na tecla que tem um desenho tipo uma ventoinha , e ela volta a ligar outra vez; pode ser problema de placa ? desde já agradeço ,muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista em Continental, aparenta sim ser a placa eletronica, mas não te posso afirmar isso, por não dominar muito todos os modelos dessa marca, vou te deixar o endereço de um site, onde vários técnicos respondem, e lá com certeza vai ter alguém que entenda mais desse produto ok, abraço

      Excluir
  11. Estou interessado na renda extra, é sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marcelo
      Mas voce tem que divulgar esse programa, senão não vai ter retorno algum, eu tenho porque mais de 3000 pessoas veem o blog todo dia, por isso tenho bastante retorno, se você tiver onde divulgar, com certeza pessoas vão aderir ao programa e você vai ter um retorno financeiro imediato, mas como disse, se você não tiver um meio para que as pessoas vejam, você não vai ter retorno algum, o programa também ensina a você como divilgar esse produto.

      Excluir
  12. tenho uma geladeira CONSUL BIPLEX CRM 49 frost free ,que está congelando somente a parte de cima e a parte de baixo não está refrigerando.Desde já agradeço ,muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer, retirar as tampas que fecham os componentes do freezer e ver se tem formação de gelo em excesso, se tiver gelo cobrindo todo o evaporador, tem que testar a resistencia de degelo, se ela estiver queimada, troque, teste o ventilador, se estiver queimado, troque.
      Mas isso somente se tiver gelo em excesso cobrindo todo o evaporador, caso tenha esse gelo, e ventilador e resistencia estajam ok, troque o fusível térmico, na ABA refrigeradores, ali encima no blog, voce vai encontrar postagens que falam sobre isso, abraço

      Excluir
  13. Tenho uma Consul Frost free crm33dbana, ela aqueceu ao invés de refrigerar. No freezer e na parte de baixo saia ar quente. Desliguei e religuei novamente, fazia um barulho de rele tentando armar e não ligava o motor, depois de um tempo o motor ligou, mas saia somente ar quente. Fiz um teste ligando sem a placa eletrônica e o motor funcionou corretamente, verificando os componentes da placa não há nada de errado, somente o microcontrolador não foi possível testar. Não sei se os sensores podem ocasionar esse tipo de problema.
    Desde já agradeço e parabéns pela iniciativa.
    att...
    Marcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MArcio troque a placa eletronica dela, ela deve estar energizando a resistencia ao inves de ligar o compressor, isso pode causar o derretimento das peças dentro do compartimento freezer, pois ela a resistencia só pode ser energizada a -13 graus, e no caso parece que está sendo energizada mesmo sem gelo algum, então troque a placa que se chama caixa controle, e tabém o fusível térmico que fica inserido dentro do evaporador no freezer.

      Excluir
    2. Celso bom dia. Como que tiro a tampa para ter acesso ao fusível, retirei 2 parafusos, mas tenho medo de forçar. Tem algum encaixe?

      att...
      Marcio.

      Excluir
    3. É apenas encaixada na parte de baixo, pode puxar a parte superior com força que não vai quebrar não, ela tem uma aba na parte de baixo que se encaixa no gabinete, puxe com força que sai a primeira tampa, a outra tampa onde tem o ventilador tem parafusos que depois de soltos, sai com mais facilidade

      Excluir
  14. celso bom dia.tenho uma electrolux df50 ela parou só funcionava o painel e as luzes interna,depois de ver algumas dicas resolovi trocar o kit placa,ventilador,sensor, quando liguei ela funcionou entao eu sai e quando retornei percebi que ela tentava ligar o motor de 2 em 2 minutos mas não conseguia e depois parou agora só funciona o ventilador ,eu queria saber se queimou o motor e se tem como testar o motor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode testar o motor, abra a caixina lateral do motor, onde está o rele e o protetor térmico, ignore o fio verde que é terra, então com um cabo de força ligue o motor diretamente na tomada, se ligar deixe meia hora pra testar, se ficar meia hora funcionando, com certeza não é o motor quem está queimado.

      Excluir
  15. celso boa noite.tenho df50 ela parou totalmente depois de ver algumas dicas resolvi trocar a placa eo rele que desmanchou quando eu fui tira ,só que o rele eu não ache igual então o vendedor me sugeriu um rele universal ,então funcionou nas primeiras horas então eu percebi que de 2 em 2 minutos ela tentava lugar o motor mas desligava em seguida o pode ter acontecido.será que queimou o motor tem como testar só o motor .desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloton, olha só como informação é primordial, você me disse no comentário ali encima que tinha trocado o kit, então eu fiquei pensando depois, ele deve ter montado os sensores que são diferentes dos que vem originais em local errado, por isso a geladeira não parte, mas agora você me diz que trocou o rele do motor... cara tem que providenciar o rele original, seu motor pode ser o EMBRACO, e quem disse que não tem rele pra ele, e tem que ser um rele da capacidade do motor, eles tem formatos iguais, mas capacidades diferentes, se colocar um rele de 1/8 em um compressor de 1/5 ele não vai conseguir manter o motor ligado e vai desligar pelo protetor térmico, não sei de onde esse vendedor arranjou um rele UNIVERSAL.... isso não existe, rele universal, cada uma que esses caras falam que nem da pra acreditar, tem que providenciar o rele original e da mesma capacidade, e só se testa o motor com o rele no local, é o rele quem dá tork para que o motor ligue, faça isso e possivelmente vai resolver o seu problema.

      Excluir
  16. Prezado Celso,

    Refrigerador Marca CONSUL
    Modelo: CRM45/CRM47

    Defeito: A parte debaixo não está refrigerando.

    Obs: O compartimento de congelamento, parte superior do Refrigerador com porta independente, funcionando a contento, ou seja, congelando sem problema.

    Solicito parecer.

    Danilo/Queimados - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que retirar as tampas que fecham o compartimento freezer, e ver como está o evaporador, ou seja o congelador, se estiver todo tomado por gelo, tem que testar a resistencia de degelo, se ela estiver queimada e o evaporador estiver completamente cheio de gelo impedindo a circulação de ar, troque a resistencia, se ela não estiver queimada e mesmo assim o evaporador esteja totalmente bloqueado de gelo, troque o fusível térmico, tem que trocar a peça defeituosa e retirar todo o gelo acumulado, mas caso não tenha formação de gelo algum no evaporador, e mesmo assim não refrigere nada na parte inferior, tem que ver se o ventilador que fica no freezer está funcionando, caso esteja e mesmo assim não refrigere nada embaixo, então pode ser formação de gelo dentro do duto de ar, e só vai resolver deixando o produto desligado por 03 dias de portas abertas

      Excluir
  17. Celso bom dia, tudo bem? Bom há algum tempo eu comprei um refrigerador Electrolux DC49A e o mesmo apresentou problema e veio a ser trocado, pois bem, me enviaram outro de mesmo modelo, gostaria de saber se quando ligado e portas fechadas, á um barulho continuo de como se fosse um ventilador ligado, isso é normal? De portas abertas o barulho para, como se o ventilador parasse. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando fecha as portas, o ventilador liga, quando abre as portas o ventilador desliga, é assim mesmo que o produto funciona, o ventilador serve para fazer o ar circular no interior do produto e funciona de portas fechadas.

      Excluir
  18. Tenho uma side by side importada GE IFF26 SWDA WW57243583, com 15 anos de uso.Há 8 mêses vem apresentando baixa eficiência, com o freezer acumulando gêlo em toda a parte de trás, tendo que ser retirado a cada 2 meses para que este funcione como geladeira já que esta só refresca os alimentos. Sinto um cheiro de éter, não sei se é vazamento de gás. Chamei um técnico que aconselhou a troca de resistência de Timer e Degelo que sai por R$800,00. Gostaria de saber sua opinião se isto resolveria o problema ou pelo tempo de uso da geladeira não vale a pena consertar ,embora ela nunca tenha dado defeito. Agradeço se puder me ajudar. Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer amigo, eu não conserto esse modelo, portanto não sei nem se tem peça disponivel pra essa geladeira, e portanto não sei se os preços estão dentro.
      Agora se tem 15 anos e nunca apresnetou defeito, analize se compensa o conserto, veja o estado de conservação, negocie um preço melhor, e veja se a pessoa ou a empresa que vai contratar para fazer o serviço é séria a ponto de te dar uma garantia do serviço que vai fazer, afinal de contas são 800,00, tem que funcionar, e se não funcionar tem que ter um responsável por isso, se for uma empresa séria e der garantia, veja você mesmo se compensa.

      Excluir
  19. celso reparei no motor e quando ele tenta dar partida ele estrala no protetor termico que é o ultimo pino e desliga, você acha que é o rele, então qual rele devo comprar o motor e embraco EGAS 80HLP 115-127 60Hz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helton, poste os comentários como resposta da minha resposta, não respondi as perguntas do blog ontem e hoje tinha quase 70 perguntas pra responder, se não postar a conversa na sequencia eu me perco, são muitas perguntas todos os dias.
      tem que comprar um rele para compressor embraco de 1/5+, ou seja o rele para o compressor EGAS80, cada capacidade usa um rele diferente.

      Excluir