VÍDEOS

SEGUEM OS LINKS DOS VÍDEOS QUE VÃO AUXILIAR NO CONSERTO DE SEUS ELETRODOMÉSTICOS.


DICAS

Choque
Como Limpar Lavadora
Desmontando a lavadora para fazer limpeza



LAVADORAS

Desmontando a lavadora para fazer limpeza
Como trocar painel decorativo - membrana lavadoras
Lavadora Consul - Batendo sem água dentro
Lavadora com Barulho na centrifugação - folga no mecanismo
Lavadora Brastemp Clean Pulando
Lavadora Brastemp Clean BWR22B - bate somente para um lado
Lavadora Brastemp BWM06A Não Inicia Programa
Lavadora BWM06A Não lava, não centrifuga
Lavadora BWM08A Apagando e Acendendo Painel
Lavadora BWM08A, bate somente para um lado
Lavadora Consul CWC24A bate apenas para um lado
Lavadora Brastemp EMBOLANDO as roupas, como corrigir
Lavadora Electrolux LT07 não agita
Lavadora Electrolux LT12 Não Programa
Lavadora LTE09 e LTE12 troca da placa
Lavadora não inicia o programa apesar de ligar
Magneto da Lavadora Antiga
Não centrifuga BWG10A - Fiação em curto
Trocando tirantes da lavadora
Trocar tampa da lavadora BWL11 Brastemp
Trocar tampa de vidro lavadoras Brastemp
Troca da valvula de 03 vias
Troca do Painel Decorativo CWC24
Trocando placa eletronica da Consul CWC24A
Trocando Valvula dupla Consul CWC10A
Tudo sobre BWQ24A e similares
Recuperando a placa da lavadora de roupas
Retirar Chapéu do Agitador


FREEZERS


Freezer BVR28 Alarme Disparando
Freezer Electrolux Não Liga
Freezer com barulho continuo interno
Freezer Não Congela


REFRIGERADORES



BRG39 não gela por falta de gás
Fusível Térmico - Onde Fica Instalado?
Geladeira Consul Frost Free CRB36 Vazando Água
Lançamento Refrigerador Consul CRM55
Modulo de Potencia Geladeiras BRM33/37/43
Não Gela Parte Inferior
Não gela por excesso de gás
Refrigerador BRF36Z - não liga
Refrigerador BRM37/43 troca da placa interface
Refrigerador BRM44A - Alarme Disparando
Refrigerador BRM47B - Ventilador queimado
Refrigerador BRG39 vazando água - como resolver?
Refrigerador DFW51 Electrolux não gela - troca do kit
Refrigerador DF50, DF46,DF47 Electrolux - troca kit de degelo
Sensor de temperatura BRM33/37/43
Testando motor compressor da geladeira Trocando caixa controle Brastemp e Consul
Trocando módulo, bimetal e sensor BRM33/37/43



OUTROS

Fogão Brastemp BF076 - Forno Apagando Sozinho

87 comentários:

  1. Teria um email de contato?
    o meu é felski_brasil@hotmail.com

    Preciso comprar e instalar uma lava-louças que lave panelas também na minha casa, mas não sei como fazer para a entrada e saída de água já que não quero quebra-quebra...
    tem algum jeito?
    gostaria da Lava-Louças Brastemp Ative!
    LAVA LOUÇAS - Cód. do produto: BLE12A.
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entrada de água, você pode colocar na pia, uma torneira com duas saidas, uma que continue abrindo agua pra pia, mas que tenha também uma saida de 3/4, assim pode instalar a entrada de água, a drenagem pode ser feita na parede ou na pia também, chame um bombeiro hidraulico e diga que precisa de uma entrada e uma saida de água sem quebra-quebra, nós técnicos, somos especialistas em produtos, não somos especialistas em providenciar pontos de entrada e saída de água, temos que encontrar o produto instalado para dar manutenção, e quando temos que instalar, apenas dizemos que precisamos de um ponto de entrada e outro de saída de água, resumindo, tem que ser com bombeiro hidraulico.

      Excluir
  2. Boa tarde Celso,Tenho uma lavadora brastemp BWL11ANA 2009 está trepidando muito ao girar, já troquei os tirantes, melhou um pouco. As varas de suspensão aparentemente estão retas. o que posso trocar ou ajustar? Posso completar a água do anel compensador?
    Att. Ivair
    ivairpsilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque as varas de suspensão, elas se desgastam e perdem sustentação do conjunto, jamais ficam tortas, como é uma lavadora de 2009. Com certeza absoluta, trocando as varas de suspensão vai resolver 100%, nada mais que isso.

      Excluir
  3. CARO CELSO TENHO UMA MAQUINA ELETROLUX LT 50 O PROBLEMA DELA E QUE NA CENTRIFUGAÇÃO ELA GIRA SOMENTE O AGITADOR , PENSO QUE ELA DEVERIA GIRAR O CESTO OU ESTOU ERRADO GRA TO PELA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que girar o cesto, o problema pode ser o termoatuador queimado, tenho uma postagem que fala e explica sobre isso, vou colocar o link aqui embaixo, de uma olhada, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/lavadora-electrolux-lt50-nao-centrifuga.html

      Excluir
  4. celso, boa noite amigo por favor mim ajuda, tenho uma geladeira modelo BRM33ABBNA - 220V. ELA PAROU DE fazer gelo, mais continua gelando muito pouco durante o dia e a noite ate faz gelo mais nao segura descongela.. durante o dia , e chamei um tecnico da assistencia brastemp ele disse que nao tinha nada de errado na geladeira ,perdi 80 reais da visita . e a geladeira continua quebrada. e verifiquei q no modulo 326005413-53- a entrada dos conectores esta preto com sinais de curto-circuito... sera q muda essa peça ela pode volta funciona normalmente, quando ela fica ligada essa pessa fica disparando um tipo de relé, e o ventilador fica ligando e desligando , o motor funciona normalmente... meu nome wellington
    desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se tem curto e a geladeira fica dando picos tem sim que trocar o modulo, mas troque junto o kit sensor de temperatura que fica dentro do compartimento freezer, vai gastar uns 100 reais nas duas peças, agora cobrar 80,00 e não resolver nada, se ele disse que sua geladeira está normal, teria que colocar um sensor de temperatura no freezer e ele estar com pelo menos -15 graus, ou seja pelo menos 15 graus negativos, e na parte inferior no maximo 05 graus, olhar um produto falar que está normal, cobrar uma taxa dessas e deixar as coisas como estão só podem ser duas coisas, incompetência ou má fé, tem horas que até eu fico indignado com certos procedimentos.
      Faça isso amigo e com certeza vai resolver o problema, mas faça o quanto antes, o compressor não pode ficar com essa instabilidade de energia não ok, mas faça um teste antes, desligue os fios que vão no motor compressor, ignore o verde que é o terra, então com um cabo de força ligue o motor direto na tomada, se funcionar deixe por uma meia hora, se manter ligado, o problema é mesmo o modulo e o sensor.
      Agora um conselho pra você e para os leitores, só se deve pagar por alguma coisa quando ela de fato existe, se você paga uma taxa de visita por exemplo, mesmo que não tenha sido feito nada, e o produto ainda não funciona, você liga na empresa e pede que retorne um técnico, e diga que não quer o mesmo, e diga que quer que ele faça medição da temperatura na sua frente, para provar que o produto está normal, e peça para que volte outro, que você não quer o mesmo, porque achou ele incompetente, diga que se ele provar que a geladeira está normal você paga uma nova taxa, se não estiver com pelo menos -15 graus no freezer ele devolve o seu dinheiro pra aprender a trabalhar, seja firme e vai ver como tem que te respeitar. dinheiro não dá em arvore não.

      Excluir
  5. olha to com uma lavadoura consul maré, tinha estourado um tranjisto da placa por segurança troquei a placa, mas ele ñ dar nada oq pode esta calsando de ñ dar sinal de nada por gentileza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consul Maré tem duas placas eletronicas, trocou as duas? pode ser que a outra esteja queimada também, veja se tem energia chegando na placa, se tem energia e ela não responde, queimaram as duas.

      Excluir
  6. Olá. Tenho uma lavadora Consul Cargo (CWL08B), que está parada a uns 3 meses, pois comprei outra. Quero colocá-la à venda pois está em ótimo estado com tudo funcionando, mas notei que o nível de água está muito alto, o nível baixo quase chega ao meio do cesto, no nível 4 a água passa acima do agitador. Será que é porque ficou sem uso por esse tempo? Já abri para ver se o pressostato tem alguma regulagem mas fiquei com receio de mexer. A mangueirinha, me parece que não está entupida. O senhor pode me ensinar como regulo?
    Muito obrigada.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirlene, não tem regulagem não, aliás tem mas não pode ser mexido, senão ela pode apresentar outros problemas, use mais uma ou duas vezes para ver se ela vai estabilizar o nivel, mas em algumas lavadoras é normal a agua chegar até o topo do agitador, varia um pouco de uma pra outra, se ela não estiver transbordando e lavando normalmente não se preocupe

      Excluir
    2. Olá Celso, muito obrigada por me responder. Depois de umas 3 lavagens ela voltou ao normal.
      Li em uma postagem que uma pessoa quer saber se tem como colar a tampa móvel, eu tive esse problema também, colei com cola de contato (cola de sapateiro) e deu certo!
      Um abraço e parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. Dirlene, boa dica essa sua da cola, vou tentar pra ver se dá certo por qaui, abraço

      Excluir
  7. Olá Celso, aqui estou eu de novo... Estou com outro problema... A máquina lava normal, solta a água, só que já no início da centrifugação para, começa um movimento de vai e vem (como se fosse lavar) e então trava fazendo um barulho ensurdecedor. O problema maior que não é todas as vezes que uso a máquina que isso acontece. Contatei a assistência autorizada por achar que o técnico autorizado seria mais entendido, e o mesmo sem testar, diagnosticou "por dedução" que o problema estava no atuador de freio. Fiz a troca da peça, e depois de umas lavagens o problema voltou. Esse mesmo técnico já trocou a um ano, as 4 varetas, a correia, os 4 tirantes e o kit mecânico. Você me dá uma luz?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bater sem água está relacionado ao pressostato de controle de nível, voce já verificou se não tem sujeira na mangueira ou no conector da mangueira com o tanque, se tiver sueira dentro da mangueira pode ocorrer isso, retire todos os fios do pressostato um a um e recoloque, um de cada vez pra não errar, aperte os terminais, depois solte os conectores da placa e reconecte, aliás todos os fios dos componentes da tampa, inclusive os fios que ligam a parte superior com a parte inferior, solte e reconete e teste

      Excluir
  8. olá,nos temos uma máquina Brastemp que liga e faz todas as funções mas só não está batendo, qual pode ser o problema, e como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem modelo não consigo ajudar, porque cada modelo tem uma caracteristica, se me disser o modelo tento ajudar, senão vou ficar aqui uma hora tentando adivinhar o modelo

      Excluir
  9. Oi Celso,tudo bom? Queria uma judinha sua, se for possível, minha lavadora Brastemp Ative BWL09B não está funcionando ao ligar na tomada, nem uma luz do painel acende, o que pode ser? Testei em outra tomada e nem sinal. Muito legal este blog com certeza ajuda muita gente! Fique com Deus e muito obrigada!

    Vania Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, tem que ver se tem corrente na placa eletronica dela, ou seja se está chegando corrente na placa eletronica, se tiver corrente chegando e a placa não acende nada, com certeza o defeito é de placa queimada

      Excluir
  10. Boa noite, gostaria de saber qual a melhor opção e quanto custaria pra consertar um congelador de um frigobar de 120 ltrs qe tem um leve e peqeno furo. É melhor trocar a peça ou soldar o furo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o serviço de solda for de boa qualidade, acho que compensa fazer a recuperação com um profissional competente, já que se tiver que trocar a peça, vai gastar no mínimo uns 80,00 reais com o evaporador novo e mais o serviço de limpeza e carga de gás, se for recuperar, o custo da peça vai ser eliminado

      Excluir
  11. Oi Celso, Boa tarde! Preciso que você me ajude, tenho uma lavadora LT15F Eletrolux, que não está centrifugando. Estão funcionando todas as demais funções. O que pode ser?
    Regiane Leão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane, esse modelo de 15 kilos da electrolux eu não estou consertando, aliás lavadoras acima de 12 kilos são bombas relógio, entã vou deixar endereço de um site onde tem um forum que muitos técnicos respondem, com certeza um deles pode te ajudar melhor que eu.
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  12. geladeira brastemp frosfree ative brm48 nao refrigera parte debaixo
    somente com a parte de cima aberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir a tampa que fecha o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso, caso tenha, esse gelo impede a passagem de ar para pate inferior, então teste a resistencia que fica em volta do congelador, pode ligar um cabo de força nela e esperar 15 minutos pra ver se aquece, caso esteja ok, e tenha mesmo gelo no congelador, basta trocar o fusivel termico, em muitos casos esse modelo apresenta uma formação de gelo, entre o congelador e o freezer, então o que tem que ser feito, é desligar o produto, deixar com as duas portas abertas por 48 horas, depois voltar a ligar novamente, assim o gelo derrete e ela volta a gelar

      Excluir
  13. Tem que abrir a tampa que fecha o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso, caso tenha, esse gelo impede a passagem de ar para pate inferior, então teste a resistencia que fica em volta do congelador, pode ligar um cabo de força nela e esperar 15 minutos pra ver se aquece, caso esteja ok, e tenha mesmo gelo no congelador, basta trocar o fusivel termico, em muitos casos esse modelo apresenta uma formação de gelo, entre o congelador e o freezer, então o que tem que ser feito, é desligar o produto, deixar com as duas portas abertas por 48 horas, depois voltar a ligar novamente, assim o gelo derrete e ela volta a gelar

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE MINHA MAQUINA NAO ESTA SENTRIFUGANDO DIREITO E ESTA VAZANDO AGUA OQ FACO

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Consul, mas a Consul fabrica muitos modelos de lavadora pessoa,
      Mas se for vazamento pela parte central da mecanica dela, ela deixa de centrifugar, porque vaza água pelo centro, essa água molha a correia e a correia desliza, perde força entendeu.
      Além disso molha também peças elétricas como motor, eletrobomba, atuador e capacitor, mas diga-me o modelo exato, se o vazamento não for pelo centro da parte inferior, pode ser apenas uma mangueira furada, quando vazar, tire da tomada, incline a lavadora e veja de onde é que está vindo o vazamento, sabendo de onde vem, fica mais fácil saber o que tem que ser feito para corrigir ok

      Excluir
  16. OI CEUSO BOA NOITEMINHA MAQUINA E CONSUL SUPER JATO CINCO QUILOS ESTE VAZANDO AGUA E NAO ESTA CENTRIFUGANDO DIREITO TAMBEM QUANDO ELA BATE A ROUPA DE UM LADO PARA O OUTRO FAZ UM BARULHO ESTRANHO ASS.MARCIOLRR@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser vazamento pelo parte central dela, ela tem um conjunto mecanica, que na verdade é um kit que vem montado de fábrica, chama-se conjunto chassi, é uma peça cara, comparando com o valor do produto, mas para ter certeza, chame um técnico e peça um orçamento para ver se compensa fazer a manutençao, nesse modelo de lavadora, se passar de 200,00 não vai compensar o reparo ok

      Excluir
  17. Bom dia Celso, tenho uma geladeira Brastemp Clean modelo BRM39ERANA00 série JD1749666,
    que há algumas semanas estava congelando os alimentos. De acordo com orientação de um técnico mudei a posição do seletor (que fica dentro do freezer) para "freezer máximo", diminuindo desta forma o ar frio da geladeira. Após o problema ser resolvido, voltamos o seletor para a posição "normal", só que ultimamente ela vinha congelando muito .
    De uns dias pra cá, o problema se inverteu e agora a geladeira não está gelando mais. O freezer está funcionando normalmente. Como proceder? O que pode ser isso?
    Desde já, obrigada!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Tem que pedir para o técnico voltar, abrir o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso fechando todo o freezer, caso seja isso, o gelo impede a circulação de ar, o que pode causar isso é resistencia de degelo queimada, ou então problemas com o fusivel termico, peça para o tecnico que esteve aí voltar e ver isso pra voce

      Excluir
  18. ola a maquina e uma lavadora consul super mare a engrenagem da eletro bomba solta e ela nao escoa agua e a segunda bomba e agora estragou de novo so a engrenagem de plastico que se solta, parece ser fragil devia ser feita em metal,pois nao vende ela em separada somente a bomba inteira, ja pensei em colar, por um pino, mas ela parece ter um espaco para o eixo se movimentar dentro dela e fiquei em duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma lavadora tem eletrobomba com helice de metal, e não pode colar senão ela vai travar, ela tem uma folga para o arranque, o que pode estar ocorrendo, é que voce deve ter colocado uma eletrobomba da marca emicol, ela tem apresentado esse defeito, a meses que não coloco mais dessa marca, use ASCOL, ou preferencialmente INVENSIS, assim esse defeito não vai mais reincidir ok, abraço

      Excluir
  19. Ola Celso, minha maquina e uma bratemp modelo BWQ 24A com aquecimeto, o problema que esta acontecendo é quando já deixo programada a partir do molho ela começa a encher mas nao o toal para e fica com todas as luzes do painel acesas fica um bom tempo parada depois começa a encher novamente tudo bem ai ela sai do molho vai pra função lavar e faz o processo corretamente. Quando ela vai pro enxaguar que começa a encher para tambem nao enche tudo o que precisa e começa a apitar e solta a agua sem concluir o processo de enxaguar, depois ela volta a encher mas acende a luz da função lavar volta o processo e nao sai disso nao termina os 3 enxagues e nem chega no centrifugar. Meu marido ja trocou a placa por uma recondicionada mas está do mesmo jeito o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a valvula de entrada de água, que está superaquecendo e cortando a programação, por isso ela enche um pouco, depois aquece e para, com um tempo esfria e volta a encher, depois isso se repete adiante, eu se fosse voces, trocaria a valvula de entrada de água para ter certeza, custa menos que 30,00

      Excluir
  20. jair tenho uma brastemp zirium parou de repente, nao esta congelando e nem refrigerando, o motor faz barulho aquela outra peça q funciona = ou - como um arranque dispara nao a geladeira nao liga

    ResponderExcluir
  21. Zyrium, é uma série de geladeiras, preciso do modelo para te orientar melhor, o modelo fica em uma etiqueta atras do produto. aguardo modelo ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. modelo zyrium BRG 39 A

      Excluir
    2. Retire os fios do motor, ligue um cabo de força no motor e na tomada, ligando o motor direto na corrente elétrica, assim vai saber se o motor queimou ou não...
      Detalhe, para testar o motor direto, é necessário que ele esteja frio, se estiver muito aquecido não vai partir, então se tiver quente espere esfriar e ligue direto na tomada, se partir, deixe uma meia hora para ver se está ok, se estiver o defeito pode ser termostato que controla o liga e desliga do produto, ou o timer de degelo, que controla o tempo de degelo do frost free.

      Excluir
    3. ok jair obrigado por enquanto, vou fazer isso , somente , amanha, tem uma peça q fica encaixada no motor, bem pequena, meio quadrada , percebi q no encaixe dos fios esta meio derretida, grato

      Excluir
  22. jair hoje retirei todos os fios e tbm o rele (pessquisei o nome na net) me restou uma duvida existe tres pinos em qual devo conectar o cabo de força? desde ja agradeço a tua paciencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para testar o motor, ligue no branco de no amarelo, isso vai testar agitação
      Para testar a centrifugação, ligue vermelho e branco ok.

      Excluir
  23. jair acho q vc confundiu , estou falando da brastemp ziryum brg39A, que parou de funcionar, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confundi mesmo, não tem nada a ver com lavadora,
      No motor tem apenas tres fios, um deles é o verde, o terra, então ignore o terra e sobram apenas dois fios no compressor, é só ligar o cabo de força um terminal no rele, e outro no protetor e pronto, não tem segredo, ok
      Ignore o terra e ligue o cabo de força nos dois terminais que sobram, neles vão estar ligados os dois fios normais do compressor.

      Excluir
  24. sr jair estou inseguro de ligar errado e prejudicar o eletrodomestico de vez, existem tres fios um amrelo trançado com vermelho q e conectado ao rele e outro preto q e ligado direto no compressor como devo proceder??????/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na parte elétrica do motor apenas dois fios, um no rele, e outro no protetor térmico, o outro fio que fica ligado na carcaça do motor é terra, a cor não tem como eu saber, cada produto vem com cores diferentes, se quiser me mandar um foto dos fios, mande no email celsojair@gmail.com que eu identifico para voce ok, abraço

      Excluir
    2. jair desde ja te agradeço vou mexer amanha, se caso nao for o compressor, quais as peças q devo substituir, muito obrigado

      Excluir
    3. Pode ser o termostato, mas ligue o motor direto para testar, mas faça isso com o motor frio, se estive quente ele não vai ligar ok.

      Excluir
    4. jair muito obrigado pela as dicas , fiz o teste no motor, desliguei, motor frio, nao ligou, gostaria saber de vc se compensa trocar o compressor, existe um tempo limite dessa peça, e quanto + ou - irei gastar entre motor e mao de obra, muito obrigado e que deus ilumine vc cada vez mais pelo teu trabalho.

      Excluir
    5. Um compressor, custa na faixa de 300,00
      Mais o gás, cano de serviço solta e mão de obra, na faixa de 200,00
      então vai gastar no mínimo 500,00 , tem que ver se a geladeira compensa esse serviço, se estiver com boa estética, e for um produto grande, compensa, pois os compressores embraco, tem dois anos de garantida de fábrica, esses compressores duram em média mais que 10 anos.
      compare com o valor de uma geladeira nova, veja uma similar a sua quanto custa, e se o valor do conserto, ficar em até 30% do valor de uma nova, compensa sim, abração.

      Excluir
  25. meu amigo primeiramente parabens pelo otimo profissional que vc eh e tambem por nos ajudar com esse vasto conhecimento.eu tenho uma lavadora brastemp clean mod BWC08 e ela nao responde ao comando de ligar , aceita todas as programacoes, mas na hora de ligar nao liga, acende tds os leds normalmente, jampeei os fios da trava da tampa e nem assim funcionou.tambem ja testei a bombinha dagua e esta boa.o que pode ser, vc poderia me ajudar. desde ja grato.ass.andre silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, nem mesmo na centrifugação, se programar para centrifugar e ela funcionar pode ser sim em uma das valvulas, agora se nem centrifugar ela centrifuga, pode ser problema com a placa eletronica amigo, mas não troque sem ter certeza, se for o caso, chame um técnico e peça um orçamento para ter certeza absoluta.

      Excluir
    2. nem mesmo o comando de centrifugacao aceita.quantas valvulas ela tem e como faco para testa-las.descobri um pequeno vazamento proximo a bomba dagua e acho q esse vazamento jogava agua ensima da placa. tem como estar a placa. obrigado.

      Excluir
    3. Para testar as valvulas, pode ser com multimetro, ou pode ligar direto na tomada, para ver se ela libera pasagem de água, não tem como testar a placa, pode ver se tem sinal aparente de curto apenas.

      Excluir
  26. Minha maquina brastemp 8 kg esta entrando agua mesmo desligada ? Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver entrando água mesmo desligada da tomada, é problema com a valvula de entrada de água, e tem que ser trocada, pois está com diafragma estourado.
      Mas se só entra água quando a lavadora não está em funcionamento, mas ligada a tomada, aí pode ser um problema de placa eletronica, se for isso, e tirar da tomada e ela parar de entrar água, com certeza placa

      Excluir
  27. minha centrifuga e turbo kin yaga e eu não sei como montar a mola do disco de acionamento
    essa mola e na tampa da centrifuga
    sera que vc possa me ajudar

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite Celso, tenho um refrigerador consul facilite frost free modelo CRG36ABANA que parou de gelar. Chamei um técnico p ver o que poderia ser e ele disse ser o sensor de metal. Trocou porém nada adiantou. Ela continua somente com um fresquinho no congelador e nada na parte debaixo. O pior é que fiz contato com ele e estou esperando ele retornar até hoje e nada. Se puder me orientar em algo te agradeço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo que esperar o técnico, mas ele tem que ir resolver, se ele foi e fez um serviço, tem que dar garantia de pelo menos 90 dias, veja se acha ele e seja firme.
      Agora o defeito pode ser outro, como placa eletronica, ventilador, resistencia de degelo ou fusivel termico, nesse caso só mesmo vendo o produto, se for o caso, chame outro técnico para avaliar o produto, mas o que fez o serviço teria que vir ver isso.

      Excluir
  29. Bom dia Celso, possuo uma Lavadoura de Roupa Brastemp modelo BWL11A, deixei a mesma alguns dias fora da tomada, quando reconectei na tomada, os leds piscaram duas vezes e a mesma não liga mais. Já testei a tomada e está ok!
    O que podeira ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse na outra pergunta identica que você fez, podem ser as placas eletronicas, mas não troque sem ter certeza.

      Excluir
  30. Celso preciso de sua ajuda: tenho uma lavadora Brastemp 8 kg Turbo Eficiência e a mesma faz o processo todo normal até a hora de centrifugar, aí ela drena a água e quando vai centrifugar o agitador gira, mas o tambor não , aí a roupa embola toda no agitador e ela sai batendo o tambor nas laterais. Já troquei as alças de sustentação do tambor. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode ser o atuador de freio, veja esse video, vai te ajudar

      https://www.youtube.com/watch?v=5UaWOcgGiYg

      Excluir
  31. Olá Celso, quero primeiramente parabeniza-lo pela atitude e agradecer a ajuda. Gostaria de saber se vc conhece alguma coisa sobre a marca GE, 15 kg. Comprei uma máquina dessa,dois anos de uso, mas está novinha. O técnico de uma autorizada veio até minha casa e disse que tem que trocar uma peça. Essa peça, seguindo ele, é o único defeito que a máquina apresenta, desgaste, e a única solução é troca-la. Hoje a troca dessa peça oscila de R$ 550 à R$600, quase caí para trás. É praticamente 70% do preço de uma nova (Brastemp/Consul), gosto de máquinas mais simples e básicas, são mais duráveis;. Saberia me dizer algo a respeito? O que devo fazer? Hoje, qual vc indicaria? Tenho uma Brastemp antiga (27 anos de uso, 4 kg) mas hoje não consigo outra igual, se encontrasse outra novinha eu a compraria, mas fazer o que né? Grata por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadoras grandes, grandes problemas, não recomendo nada acima de 12 kilos, não recomendo e nem cosnerto.
      Lavadoras confiáveis indico tres marcas, Brastemp, Consul ou Electrolux.
      Sua GE, mesmo levando um nome americano, no Brasil, é fabricada e assistida pela DAKO, terceira linha, produtos ruins, assistência péssima.
      Se o valor de manutenção de um produto, custar mais que 30% do valor do mesmo, torna-se inviável a manutenção, aconselho você trocar sua lavadora por outra que tenha manutenção mais em conta.
      Brastemp BWL11A - BWB11A
      Consul de 10 ou 11 kilos, qualquer modelo.

      Excluir
  32. Boa tarde Celso!!! Parabéns pelo seu blog, muito útil e esclarecedor. O que me permite imaginar que o problema da minha Brastemp frost free BRG39, seja apenas o termostato.
    O sintoma que ela apresenta é, raramente desliga o motor, desta forma gela bem no frezeer e no refrigerador, tanto que chega a formar gelo na tampa traseira do refrigerador chegando a congelar alimentos (cebolinha alface) de folhas quando estes estão em contato com a tampa traseira, será que é o termostado ou pode ser outra coisa? Grato. Lincoln

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diminua o controle de temperatura no botão, isso vai resolver o problema, pois mesmo que o termostato esteja bom, se colocar qualquer folhagem perto do duto de saída de ar vai queimar com toda certeza, lugar de verduras e folhagens, é dentro da gaveta de legumes, fechada e no ultimo compartimento da geladeira, para melhor resultado de um produto, tem que usar de forma correta.

      Excluir
  33. Celso, tenho uma máquina de lavar da Brastemp de 5 kg e acho que ela é de 2003, porém o fio preto que liga na tomada ficou corroído, e vou ter que trocar o fio, aquele preto, mas a dúvida que tenho é se esse cabo de energia vende separado em loja de eletrônicos, se pode colocar qualquer cabo, e sei também que vou ter que abrir a parte de cima, pra ver a afiação dentro, e colocar o novo cabo, mas esse cabo já vem com pinos pra conectar, ou tem que fazer uma gambiarra com fita isolante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você comprar o cabo de força original na rede autorizada para o modelo exato da sua lavadoura ele vai vir idêntico, mas caso queira comprar em uma casa que venda cabo de força como elétrica, material de construção, casa de ferragem, pode comprar qualquer um cortar o cabo antigo, emendar o novo e isolar com fita isolante. Funcionará da mesma forma.

      Excluir
  34. Sr celso boa noite preciso de uma ajuda tenho uma lava louça brastemp ative model bfl 08 elas não está esquentando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, pode ser mais que um motivo, no caso, placa eletronica, resistencia de aquecimento ou até termostatos de segurança ou operacional, nesse caso, chamar um profissional seria a melhor coisa, para não ficar trocando peças sem ter certeza, e outra coisa, esse produto, não é todo técnico que conserta, de preferencia a um técnico da rede autorizada.

      Excluir
  35. oi celso, estava lendo seu blog e achei muito interessante, não tenho nada estragado, ainda, rsrsr, mas lhe dou os parabéns pela sua iniciativa, abraços e sucesso, Ingrid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, enfim alguém sem problemas com seus eletros, obrigado pelos parabéns, foi um prazer ter você aqui e quando precisar volta, mas tomara que não volte por esse motivo, bjos

      Excluir
    2. Celso o que faço minha geladeira frost fere estava vazando água que saia por baixo gaveta e agora parou de gelar tudo geladeira e congelador ela não e duplex e uma cônsul modelo crb39 220 desgelo automático
      Amanhã vem uma pessoa olhar mas quero entender o que pode ter acontecido para não ser lesada por esses técnicos que as vezes inventam mil coisa e as vezes e algo tão simples me ajude por favor amei ter encontrado vc. Meu email souzarita121@ gmail.com obrigada Deus te abençoe.

      Excluir
    3. Olha, se não tivesse chamado o técnico, pediria para você ver esse video, nesse modelo costuma muito dar problema de vazamento, veja o video que no caso nem precisaria trocar peças, apenas desmontar, descongelar o coletor do dreno, limpar e secar, mas como parou de gelar, aí a tendência é ser a placa de controle, que fica no painel acima da porta, ou ventilador queimado, ou resistência de degelo queimada, ou fusível térmico, no caso, muitas possibilidades, mas se quiser comentar aqui o orçamento do técnico antes de autorizar o serviço, estou por aqui, vou deixar o video que te disse:

      https://www.youtube.com/watch?v=4ixeSHtOOmI

      Excluir
  36. Silvio, o mais comum nesse modelo é deixar de centrifugar, mas me diga uma coisa, ela entra água, chega a encher ou nem enche?

    ResponderExcluir
  37. Silvio, o mais comum nesse modelo é deixar de centrifugar, mas me diga uma coisa, ela entra água, chega a encher ou nem enche?

    ResponderExcluir
  38. Silvio, o mais comum nesse modelo é deixar de centrifugar, mas me diga uma coisa, ela entra água, chega a encher ou nem enche?

    ResponderExcluir
  39. Celso, tudo normal só não batia, eu tinha um capacitor de reserva troquei e funcionou, achei muito estranho mas como voltou a funcionar.
    obrigado pela atenção.

    Silvio

    ResponderExcluir
  40. Silvio, o mais comum nesse modelo é deixar de centrifugar, mas me diga uma coisa, ela entra água, chega a encher ou nem enche?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.