quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MÁQUINAS DE LAVAR SUJANDO A ROUPA - COMO FAZER LIMPEZA NA LAVADORA DE ROUPAS? COMO LIMPAR LAVADORA DE ROUPAS?








   É muito frequente ouvir dos clientes a reclamação de que sua lavadora está sujando a roupa, parece uma disparidade, uma lavadora que ao invés de lavar suja as roupas, mas é muito comum esse problema, o que ocorre, é justamente o que podemos ver na foto ao lado, com tempo, o amaciante usado nas lavagens, vai se acumulando no interior da lavadora, principalmente entre o tanque e o cesto, onde os clientes não podem ter acesso pra limpar, essa foto ilustra muito bem esse problema, e nossa recomendação é: 
   A cada dois ou no máximo três meses, faça uma limpeza interna, com água sanitária, na falta de água sanitária pode usar vinagre. Proceda da seguinte forma, encha a máquina no nível alto, e somente depois da máquina cheia, adicione um litro de água sanitária, ou vinagre, não coloque água sanitária ou vinagre com a lavadora vazia, pois o líquido pode se acumular na parte inferior do tanque, e assim não vai tornar a higienização eficiente.
   Bem, depois da lavadora cheia, adicione a água sanitária ou vinagre e deixe a lavadora fazer um ciclo completo, com uma lavagem e no mínimo um enxágue, dessa forma, a sujeira acumulada vai se dissolver e sair durante o processo de lavagem, porém, se houver muita sujeira acumulada, como é o caso da foto ilustrativa, somente essa lavagem não vai ser suficiente pra que a lavadora fique totalmente limpa, se for o caso chame um profissional técnico pra desmontar e lavar todo o interior da máquina, e á partir daí, proceder a lavagem periódica, se você fizer essa higienização periodicamente, a sujeira não vai acumular, e as lavagens feitas a cada bimestre,  vão resolver o problema.
   Outra coisa importante frisar, é que muitas marcas de amaciantes são muito densas, acelerando esse processo de acumulo de sujeira, experimente dissolver o amaciante em água, fazendo com que ele fique mais ralo, e menos gorduroso, assim vai evitar esse acumulo, mas não somente o amaciante causa acumulo de sujeira, muitas vezes mesmo que você não use amaciante, acumula-se sujeira na lavadora, a lavagem periódica é necessária, mesmo que você não faça uso de amaciantes. veja manual do produto, os fabricantes instruem esse processo de higienização.






Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínio 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q





250 comentários:

  1. Oi Celso, sou a Marcia Estela que estava com problema na lavadora Brastemp 11kg. Seguindo seu conselho testamos a bomba e estava com problemas, compramos uma nova e está soltando água maravilhosamente...mas....continua não centrifugando. Espero que possa me ajudar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Marcia, nao centrifugar pode estar racionado à varios fatores, pode ser placa de potencia, esse eh um defeito complexo.... mas me responda, se voce coloca ela pra lavar, depois da troca da bomba, ela enche e lava? Baseado na sua resposta terei como eliminar algumas possibilidades... aguardo vc contactar ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso, respondendo a sua pergunta sim, ela enche, lava e esvazia, apenas não quer centrifugar.

      Excluir
  3. Esse defeito pode sim estar relacionado á placa de potencia, caso ela não fizesse lavagem, poderia ser motor ou capacitor do motor, mas nesse caso, ficamos restritos á placa de potencia, agora caso ela lave, drene a água, centrifugue, e não encha pra fazer o enxágue, ai pode ser a válvula que faz a entrada da água para o enxágue, se ela não receber água para o enxágue, ela não vai conseguir fazer toda a programação, ás vezes um defeito encobre o outro, mas nesse caso, eu indico chamar um técnico capacitado, sua lavadora é nova, e nem todos tem conhecimento bastante pra localizar defeito, por esse motivo algumas empresas pedem pra recolher para oficina, por não saber na verdade qual defeito. não aconselho que você troque a placa por sua conta, caso o defeito seja na fiação, você vai gastar e não vai resolver, melhor gastar com mão de obra e sanar o problema de vez, caso eu posso ajudar, poste nova pergunta, sua lavadora tinha mais que um defeito, por isso se torna mais difícil resolver, se fosse somente o problema de drenagem, estaria pronta, mas estamos aqui. ok

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Celso,hoje como se nada houvesse acontecido a máquina resolveu trabalhar normalmente. Pelo jeito a troca da bomba bastou.
    Obrigada pela atenção e por ter ajudado a achar o problema.

    ResponderExcluir
  5. Que bom, fico feliz por estar tudo normal com ela, rsrsrs, qualquer coisa estamos aqui, grande abraço e continue vendo o blog, prometo sempre ir postando dicas que possam ser úteis, felicidades, e conselho pra você, quando terminar cada lavagem, retire a máquina da tomada, pra evitar danos na placa, e mesmo as vezes tendo muita roupa pra lavar, de intervalos de pelo menos uma hora entre uma lavagem e outra ok

    ResponderExcluir
  6. Como faço para destravar o atuador de freio? Minha máquina é uma brastemp clean com aquecimento BWQ022 ABAMA, 5kg, Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olha lu, sua máquina é um pouco mais antiga do que as que usam atuador, a sua usa solenóide de freio, e pra gente ter certeza se ela está mesmo travada, precioso que se você puder, olhe e veja a peça, olhando a máquina por trás, ela tem uma janela, um buraco pequeno, quando você olha por aquela janela, você pode ver uma pela com dois fios ligados nela, nessa peça que é o solenóide, tem uma haste de ferro, e conectado á esta haste, o braço de uma peça plastica branca, é o braço do armador de freio, a haste serve pra puxar o braço pra próximo do atuador, eu suponho que esse haste esteja travada, ou seja, ela tem que entrar e sair do solenóide, pela informação de defeito que você me deu, elá travou e não faz mais esse movimento de ida e volta. vou te mandar link da foto da peça, tem no link a foto em duas posições, na foto superior a haste está pra fora, na foto inferior, ela está recolhida, quando a peça está normal, essa haste entra e sai com facilidade, quando queima ela trava e não sai de jeito nenhum... se eu não me fiz entender, não tenha receio de mandar nova pergunta ok.
    http://img2.mlstatic.com/solenoide-do-freio-brastemp-mondial_MLB-O-194253084_2776.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso identifiquei a janela e a peça eu empurro com o dedo e ela entra e sai, o movimento tá tranquilo, parece uma molinha vai e vem. Não entendo como é que ela pode centrifugar perfeitamente e não pode bater, a impressão que dá é que tem alguma coisa prendendo o batedor na hora de lavar...mas como não prende na hora de centrifugar? Já tirei ele tb, até achei que fosse moeda,mas que nada.

      Excluir
    2. Lu, já que ai está tudo ok, vamos pra outro possibilidade, no motor, trem 3 fios, amarelo, que faz lavar, vermelho que faz centrifugar, e branco que leva energia, um conector, faz a junção dos fios que vem de cima com o motor, puxe o amarelo pra ver se ele não está quebrado, pode ser que teve um curto, tanto do lado do motor, quanto do lado do conector, aí você olha e vê o fio perfeito, mas se você puxa, as vezes está só a capa do fio, porque a parte de dentro está rompida, veja isso e me informe por favor.

      Excluir
    3. Na janelinha? um arco iris de cores, puxei as 3 cores e nenhuma solta...

      Excluir
    4. Um arcoiris de cores não, disse pra você puxar os fios do motor, e do conector do motor com a fiação da lavadora, no motor apenas, BRANCO, AMARELO E VERMELHO

      Excluir
  8. Na janelinha não, no motor, os três fios que saem do motor, embaixo da lavadora, tem apenas quatro peças que são elétricas, solenoide que você já viu,capacitor, que parece um tamborzinho, eletrobomba, onde são ligadas as mangueiras, e o motor, que tem esses 3 fios, você tem que puxar os fios que saem do motor, e depois puxar os mesmo fios, do lado que vão no conector, pra ver se eles não estão quebrados, se estiver quebrado vai ser o amarelo, já que a máquina não bate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, virei a máquina, encontrei os fios, nada solto...Celso lembra do " técnico?" Ele falou de uma engrenagem, que pode ter desgastado por ser de plástico...me desculpe pelo incomodo, mas minha esperança é infinita.

      Excluir
  9. Boa tarde Celso, estou com a máquina de de cabeça pra baixo, olhei, olhei,olheeeiii, tirei uns parafusos, recoloquei, passei WD, e aguardadndo um help rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Lu, está mais difícil que o normal, mas mesmo que seja as engrenagens, não é tão complicado assim, ai tem que trocar a caixa de engrenagem, que chama-se conjunto mecanismo, custa na faixa de 65,00, ai troca-se também um rolamento, já que vai desmontar, que custa de 10 a 12 reais, e um retentor que custa de 5 a 7 reais, mão de obra no mínimo 100,00 ,, mesmo assim ainda compensa, peça uma opinião de outro profissional técnico, pra você comparar os orçamentos, não sei onde você mora, mas geralmente é fácil encontrar lojas e profissionais que prestam manutenção em lavadoras, ainda mais Brastemp, veja se consegue isso, estou aqui pra orientar, o que eu puder fazer por aqui eu faço, mas tem coisas que só mesmo vendo o produto.

    ResponderExcluir
  11. ok Celso, muuuiiito obrigada pela atenção, vou fazer uns orçamentos sim, ou vou acabar sapateando em cima dessa máquina até ela falar o que tem rsrsrsr...valeu

    ResponderExcluir
  12. Faça mais um ou dois orçamentos, e se quiser me perguntar algo, sabe que estou aqui, felicidades.

    ResponderExcluir
  13. Rose
    Olá Celso, tenho uma brastemp luxo 1 programa 1 velocidade, e o cesto está enferrujado. Onde posso encontrar cesto para esta maquina? existe outro material que não enferruge? Consigo trocar sem ajuda de tecnico?
    Obrigada por sua atenção e pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, voce encontra o cesto que nao enferruja nas lojas da rede autorizada, ele é esmaltado, a maioria dos cestos que comercializam hoje é de ferro pintado , dura muito pouco, va em marcadores e veja autorizadas, la tem um link direto para rede de lojas brastemp, basta entrar com seu cep.
      Acho que vc consegue trocar sim, veja se localiza a loja, o cesto esmaltado e nao pintado e, se achar que vale a pena trocar , me avise que eu te darei instruçoes de como proceder ok. Abraço

      Excluir
  14. Ola, a minha é uma Brastemp 10kg... Qual a quantidade de agua sanitaria devo colocar para fazer a limpeza periodica? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque Primeiro a água no nível alto, se colocar primeiro a água sanitária, ela vai se acumular nas mangueiras e no fundo da lavadora, por isso coloque primeiro a água no nivel alto, depois coloque um litro de água sanitária, de preferencia Qboa, e deixe fazer um programa completo com molho e dois enxágues.

      Excluir
  15. tenho uma brastemp 10kg e ela esta enchendo e lavando mas não joga a agua fora nem centrifuga
    já troquei o capacitor e ela continua com o mesmo defeito será que o problema está na bomba ou na placa eletrônica e se for em uma das duas aonde elas estão localizadas na máquina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magno, bom dia, o defeito só pode ser na eletrobomba, olhe por baixa da lavadora, é bem fácil de localizar, é a peça onde é conectada a mangueira cinza de saída de água, mas para ter certeza absoluta, retire a peça e com um cabo de força ligue ela diretamente na tomada, se não funcionar troque, mas pode ser que ao abrir, tenha algum objeto dentro dela impedindo que a hélice gire e jogue a água fora, de uma olhada dentro da pela e veja se não tem objetos dentro ok. abraço

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. celso boa tarde, obrigado pela dica, você poderia tirar outra duvida, porque o capacitor também queimou qual teria sido o motivo, excesso de roupas e o peso teria sido o motivo, ou o defeito poderia ser outro. outra coisa ao ligar a eletrobomba direto na tomada pode haver o risco de curto?
    celso, novamente muito obrigado por esse tipo de serviço que você disponibiliza a todos, afinal de contas é assim que os bons profissionais se destacam. um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O capacitor não chega a queimar, ele trabalha dando torque ao motor, o que acontece com ele é que ele perde capacitancia, perde força e não tem energia suficiente para fazer o motor funcionar.
      Quanto a eletrobomba ela tem apenas dois fios, impossivel ligar errado, ligue na tomada e se não funcionar estará queimada.

      Excluir
  18. Celso boa noite, fiz o teste hoje com a eletrobomba, estava suja então fiz uma limpeza e mesmo assim ela não funcionou. Mas insisti na limpeza, fiquei rodando a hélice e coloquei um pouco de óleo de maquina, quando liguei novamente ela girou, não tão rápida mas girou. Coloquei de novo a eletrobomba na maquina ela lavou mas ficou novamente sem jogar a água para fora e sem centrifugar, apesar de escutar a bomba funcionando. O que aconteceu, fiz alguma coisa errada ou a bomba está realmente queimada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mesmo a eletrobombra ligando ela não drena a água, tem que trocar sim Magno, mas não precisa comprar uma identica, compre uma da Brastemp mondial, que é mais em conta, e retire apenas de baixo, e encaixe no corpo da outra, a parte elétrica é igual para todas, te dei essa instrução, porque você já desmontou a sua, e não vai ter dificulades em retirar a parte elétrica. retire a parte de baixo dessa da Brastemp mondial e encaixe na outra parte que está na sua lavadora e pronto.

      Excluir
  19. amigo a minha maquina brastemp bw9t tava com agua ate o nivel baixo ai eu tirei a mangueira do nivel de agua e começou a vazar pelo nivel ali do lado do cesto ai coloquei devolta a mangueira e a maquina nao reconhece mais o nivel o que pode ser? aguardo resposta Jeferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, tem que esvaziar a lavadora totalmente agora, para que ela comece do inicio novamente, já que você retirou a mangueira.
      Retire novamente, e tire também do lado do pressostato, assopre e veja se não tem algo obstruindo a passagem de ar, pode ser sujeira, se tiver sujeira no conector do tanque, limpe com uma agulha até que você sopre e passa apenas ar, depois com a lavadora vazia e a mangueira muito bem conectada dos dois lados religue a lavadora ok.,abraço
      Caso isso não resolva pode ser problema no pressostato, retire e recoloque os fios do pressostato um a um, para não ligar errado, veja se estão bem conectados, as vezes eles oxidam, caso não resolva tem que trocar o pressostato.

      Excluir
    2. fiz o que voce me indicou e resolveu um abraço .

      Excluir
    3. Que bom que deu certo, grande abraço

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Celso, estou com uma dúvida cruel, quero comprar uma lavadora mas não confio em nenhuma marca, pois tenho visto reclamações de todas. Até hoje sou apaixonada pela minha primeira máquina, uma enxuta, lavava super bem. Tenho uma electrolux lt60, que mais suja do que limpa. Roupa escura então...Gostaria de uma dica sobre qual máquina lava melhor, sem deixar as roupas cheias de fiapo. Tenho uma família de 4 pessoas. Obrigada!!!
    Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel, a maioria das lavodoras agridem roupas de fibras frágeis, e quanto mais ruins os tecidos, mais danificados ficam, lavadoras de tombamento, com a tampa na frente lavam muito bem sim , e agridem muito menos as roupas, mas esse modelo está sumindo do mercado.
      Aconselho você comprar qualquer lavadora no máximo até 12 kilos, das marcas Brastemp, Consul ou Electrolux. Detalhe que essa lavadora tenha opção delicados, e que o agitador seja alto, não como aqueles turbilhoes de tanquinhos, a consul e a electrolux fabricam modelos assim, não compre. fora isso vai da sua escolha, essas tres marcas, respeitando a capacidade menos que 12 kilos e que tenham agitador alto, e que tenha delicados.

      Excluir
  22. Boa noite! Estou preocupado com uma situação:

    Minha máquina não está deixando cair água pelo reservatório de sabão em pó e sim por outro lugar que nem tem uma abertura visível.
    Liguei a máquina como sempre faço e depois de um tempo pra meu espanto havia muita água no chão e o sabão em pó ainda estava todo lá...]
    Tentei botar a mão pra entender algo e levei um choque leve.
    Como posso proceder pra resolver isto? Creio que deve ser algo simples mas não tenho noção desse tipo de coisa.
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. descobri que o problema era a mangueira interna que despeja água no reservatório de sabão em pó.
      ela estava rasgada.
      onde posso encontrar outra?

      Excluir
    2. Não sei qual é a sua lavadora, você não me disse.
      Mas vá na lateral do blog, em MARCADORES e dentro de marcadores, AUTORIZADAS, lá com a marca da sua lavadora vai direto para o site da marca dela, e basta por seu CEP, que vão te dar endereço e telefone da loja mais próxima da sua casa, ligue antes na loja pra saber se tem e quanto custa a peça para você não dar viagem perdida ok. abraço

      Excluir
  23. Bom dia Celso!
    Minha lavadora Electrolux turbo rápida 10 kg, não possui filtro de fiapos e ultimamente está soltando muitos pelos nas roupas, o que devo fazer? Tem como fazer alguma limpeza? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dar a dica para que faça uma higienização, mas caso não resolva tem que chamar um técnico para desmontar e fazer uma lavagem interna completa ok.
      - coloque ela no nivel alto, em um programa com molho
      - apos ter enchido de água, coloque um litro de água sanitária, de preferencia Qboa, e um litro de vinagre, mas coloque somente depois da lavadora cheia de água no nivel alto.
      - Ligue e deixe fazer o programa todo com dois enxagues, não se esqueça que tem que ser o programa com molho, não coloque na pre-lavagem senão ela vai bater um pouco e logo despeja a agua fora, tem que ser um programa que fique bastante tempo com a agua sanitária e o vinagre agindo na sujeira.
      - depois disso use normalmente e veja se ainda tem sujeira, caso tenha, aí tem que ser um técnico, mas depois que ele fizer essa limpeza, a cada dois meses faça como te indiquei acima, assim vai evita acumular sujeira e gordura de amacianta, abraço

      Excluir
  24. Bom dia Celso,

    Minha máquina é uma Eletrolux e ultimamente tem manchado as roupas com algo amarelo, parecido com gordura. Uma vez manchada, essa mancha não sai mais do tecido. Segui todas as suas dicas de lavagem e mesmo assim o problema persiste. O que eu faço? Ah! Coincidentemente, a lavadora da minha mãe a da minha tia (que moram perto) tiveram o mesmo problema. Seria a água da rua?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      olha, pode sim problema com a água, já que não foi apenas na sua lavadora.
      Mas lavadoras tem caixa de engrenagem, e dentro da caixa tem óleo, o que acontece muito, é que o vedador de borracha que mantém o óleo dentro da caixa, resseca e permite vazamento, o óleo não enche a caixa de engrenagem, fica apenas no fundo da caixa lubrificando as engrenagens, mas quando o retentor é danificado, começa a entrar água dentro da caixa e ela enche com uma mistura viscosa de água e óleo, e quando a caixa enche dessa mistura, começa a expelir durante as lavagens, manchando as roupas com óleo, são manchas claras, se a roupa não for branca essas manchas são quase imperceptíveis, mas tente tirar o agitador da lavadora, se for vazamento de óleo, o fundo do agitador onde ele é encaixado no eixo da caixa de engrenagem, vai estar visivelmente cheio de óleo, abraço

      Excluir
    2. Olá boa noite, eu estou a ter o mesmo problema e gostaria de saber o que poderá ser. A minha máquina é nova e acho estranho já estar a dar esse tipo de problemas. O amaciador de roupa que utilizo é de cor amarela e inicialmente achei que pudesse ser disso por excesso ou algo do género, mas na realidade eu sempre o utilizei desde que tenho a máquina e nunca tal me tinha acontecido.
      Será que me pode explicar como proceder caso possa tratar eu do problema sem recorrer a ajuda técnica por favor. Obrigada, e o blog está fantástico, parabéns !!

      Excluir
    3. Lavadoras não tem peças que podem manchar as roupas, como na resposta ali acima, o problema pode vir da água, derepente você tem tubulação de metal na sua residencia, tubulação de metal enferruja e passa o ferrugem pra roupa, verifique isso, solte a mangueira de entrada de água da parede, e veja como está a condição do local onde a mangueira é rosqueada.

      Excluir
  25. Boa noite Celso,

    Muito obrigado pela resposta, aliás, te agredeço por toda a atenção a paciência que você tem com todos. Gostaria de saber se você trabalha com consertos e em quais regiões você atua.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim trabalho com assistencia técnica, Trabalho em Brasilia na região de Taguatinga/Aguas claras

      Excluir
  26. Celso, minha brastemp ative meu jeito 9kg (BWT09BBANA) não está batendo a roupa (isto é, ela enche de água normalmente, mas na hora de lavar a roupa nada acontece). Depois de não lavar a roupa, ela esvazia a água e faz a centrifugação normalmente.

    O técnico que foi na minha casa disse que tem que trocar o kit mecânico "24", o suporte do cesto, a chnha c parafuso. Tudo por R$ 400,00!!! Fora a tampa superior que quebrou a dobradiça (este defeito em especial foi um erro d eprojeto da Brastemp).
    Alguma dica? Grato, Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, o que eu imagino que tenha acontecido é que as engrenagens dentro da caixa de engrenagem tenham moído. Minha dica é que acho que ficou meio caro, faça assim se você achar melhor, diga ao técnico que você vai comprar as peças, assim, vai ficar mais barato, tenho certeza, diga que você prefere comprar as peças no cartão, porque eles dividem, então compre um conjunto mecanismo Alado para esse modelo BWT09 70,00, uma base com rolamento e retentor 60,00, suporte do cesto com cunha e parafuso 25,00, bem aí vamos ter mais ou menos 150,00, vamos supor que ele cobre 150,00 de mão de obra, você vai economizar 100,00 se conseguir por menos, ainda melhor, abraço

      Excluir
    2. Obrigado pela dica. Eles acabaram trocando tudo e a máquina funcionou 30 minutos e depois parou de agitar como antes. Eu briquei com a empresa e eles mandaram outro técnico que trocou o agitador completo, e a máquina está funcionando perfeitamente agora. O técnico disse que não precisava ter trocado o kit mecânico, somente o agitador. Vai saber.... Mais uma vez obrigado.

      Excluir
    3. Bem, apesar da duvida, que bom que a lavadora está ok, abraço Renato

      Excluir
  27. bom dia celso, minha maquina brastempe não quer bater a roupa, o q sera, mim ajuda obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem que me dizer mais algumas coisas para que eu possa te ajudar, primeiro tem que me dizer o modelo exato, depois me diga se ela enche de água e não bate, ou se ela nem enche, como não estou vendo a lavadora pessoalmente, preciso de informações mais detalhadas entende?

      Excluir
  28. olá celso minha maquina só gira para um lado e nao centrifuda eu ja gastei uma grana nela voce pode me ajudar amigo

    ja troquei o eixo os rolamentos e agora ela nao funciona voce pode me enviar o sistema elétrico do modelo consul ideale superjato de 5k eu to achando q pode ser o atenuador do freio ou a Solenoide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bater apenas para um lado está relacionado ao capacitor, não tenho diagrama dela não, mas quando for passar o modelo, para facilitar use o que está na etiqueta do produto, deve ser uma CWI22A, veja o atuador de freio, e o arrastador, dão muito problema nesse modelo, eu nem conserto as lavadoras consul que não tem agitador, que tem esse sistema de agitação igual tanquinho, são lavadoras baratas, e de peças muito caras e frágeis, você conserta e em pouco tempo apresenta problema, acaba o cliente achando que é falta de competencia quando na verdade o produto é muito frágil, resumindo, olhe esses tres itens que te falei, o defeito pode estar entre atuador, arrastador, ou capacitor.

      Excluir
  29. celso boa noite, queria de agradecer pela ajuda que você me deu, quando falou que o defeito da máquina era a eletrobomba, troquei ela e tudo voltou a funcionar normalmente, agora quero te perguntar sobre a limpeza da máquina, eu li a dica que você deu acima, e sei que é necessário encher a máquina no nível alto e colocar um litro de água sanitária ou vinagre, a minha máquina é uma brastemp clean 10 kg e tém lavagem pesada, normal, rápida, enxague e centrifuga, qual ciclo eu devo colocar e depois eu coloco água limpa ou uso ela normalmente?
    obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque ela cheia de água no nivel alto, depois coloque 1 litro de água sanitária, coloque na programação normal mesmo, se colocar na pesada pode ser que ela solte logo a água fazendo uma prelavagem, assim perderia a ação da agua sanitária, então programa NORMAL, nivel ALTO, depois dela cheia e quando começar agitar, coloque 1 litro de água sanitária, deixe lavar uns tres minutos, desligue e deixe de meia a uma hora desligada, depois religue e deixe terminar o programa, não precisa deixar mais que isso, deixe ela terminar e enxáguar, depois do enxágue, todo resíduo de água sanitária vai ter saído, não precisa fazer outra lavagem não ok, abraço Magno.

      Excluir
  30. Olá Celso!
    Tenho uma lavadora Brastemp Ative 11kg que sempre funcionou bem mas depois que me mudei, ela ficou muito estranha. No ciclo normal, ela lava normalmente mas depois de enxaguar, fica fazendo por bastante tempo um barulho como se estivesse sugando a água. Além disso, o painel fica piscando e trava, só consigo desligar tirando da tomada mesmo. Ela também só centrifuga se eu escolher essa opção no painel. O ciclo rápido ainda estava funcionando normalmente mas hoje começou a apresentar o mesmo problema. Será que pode me dar alguma dica sobre o que possa estar acontecendo? Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, parece que é um problema eletronico, ou seja a placa de potencia, esse modelo tem duas placas, e as vezes os defeitos são identicos mas o local do problema é diferente, quer dizer que tanto pode ser a placa de potencia quanto a placa de interface, portanto meu conselho é que chame um técnico competente, não é todo mundo que tem conhecimento total para esse seu modelo, opte por empresas ou profissionais que façam o serviço na sua residência, caso o técnico diga que tem que trocar as duas placas, vai ficar bem caro, se você quiser uma opção, tem um fabricante que vende as duas placas juntas, sai bem em conta, o fabricante é a CPeletronica, embora eu ainda não tenha aplicado a placa dupla para esse modelo que suponho que seja a BWL11A, amigos já aplicaram a placa dupla e foi aprovada.
      Resumindo, peça um orçamento, e se depois do orçamento tiver duvidas, peça outro orçamento e se quiser falar sobre orçamento, estou aqui, abraço Carla

      Excluir
  31. BOA NOITE, TO COM O SEGUINTE PROBLEMA LIGA MAQUINA NA TOMADA E ELA LIGA MAS BOTA E TIRA AGUA AO MESMO TEMPO FAZ BARULHO QUE LAVA MAS NÃO GIRA O MOTOR O QUE EU FAÇO


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que tem que fazer é me dizer a marca da lavadora e o modelos, são muitas marcas, eu trabalho com Brastemp/Consul/Electrulux, e mesmo sendo apenas tres marcas, com certeza tem mais de 120 modelos, e pra cada modelo o produto tem uma estrutura diferente, apresenta defeitos diferentes, então entenda que não é má vontade em responder, e sim dificuldade, porque pessoalmente já é meio difícil achar um defeito, imagina assim totalmente as cegas, aguardo você me passar marca e modelo, abraço

      Excluir
  32. Olá Celso.. Se vc puder me ajudar, agradeceria muito... Tenho uma maq Brastemp advantech wash 8kg tira manchas e de uns tempos para cá começou manchando a roupa de azul, o que percebemos mais nas roupas claras... Já tentei de tudo... Dsolver em água o sabão em pó,... Encher a maquina de agua, depois colocar o sabão em pó e bater um pouco antes de colocar a roupa, mas nada funcionou... Fiz o mesmo procedimento com o amaciante... Já tenho essa maq há 8 anos e nunca fiz uma limpeza nela... Outra coisa q acontece "grudar" na roupa um tipo de fiapo pretinho... Chato de tirar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xanda, bom dia
      Duas coisas a ser feitas, primeiro, chame um técnico para desmontar e retirar o cesto, tem que ser um técnico mesmo, tem que ter ferramentas, peça um que faça o serviço em sua casa, aí voce vai conferir a limpeza se realmente limpou tudo, e a outra coisa é para trocar os roletes, sem eles a lavadora perde 50% da eficiencia, e as roupas ficam manchadas de sabão a amaciante, os roletes custam 1,00 cada e a lavadora usa 4, o serviço de limpeza vc negocia com o técnico, vou deixar uma postagem que fala de roletes de uma olhada para voce ver, abraço Xanda, e de um abraço no Alceu.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Manchas%20de%20Sab%C3%A3o

      Excluir
    2. Obrigada Celso... Amanhã cedo vem um técnico aqui...

      Excluir
  33. Amigo estou aqui de novo com um problema na minha maquina de lavar roupas brastemp bw9t.
    ela ta fazendo o seguinte ,voce bota ela lavar no ciclo personalizado ,programa normal,tipo de roupa colorida e ela bate a roupa girando o centro da maquina ao enves de bater um pouco para um lado um pouco para outro lado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, se ela estiver batendo para um lado apenas, podem ser dois problemas, a placa eletronica, ou o capacitor do motor, troque o capacitor do motor que custa em média 15,00 e observe, tem muita chance de resolver, caso nao resolva, ai pode ser a placa, ou troque ou chame um tecnico para ter certeza absoluta, mas acho que o capacitor vai resolver, abraço

      Excluir
    2. voce acha que pode ser a placa aquela que a gente aperta para escolher os programas certo? sera que pode ser porque pega muito sol na maquina pois fica em um local com bastante sol

      Excluir
    3. Jeferson, sua lavadora tem tres modelos, tem a BWT09 A, B e C, acho que a sua é uma BWT09C, se for essa tem duas placas, se for a B, também tem duas, eu não sei qual delas é a sua, poderia me dizer?
      Mas faça como eu te respondi primeiro, troque o capacitor, que possivelmente o problema se resolva sem você ter que se preocupar com placa, em todos os tres modelos elas usam duas placas, as mais caras são da série C, ou seja BWT09C, mas veja primeiramente a troca do capacitor ok, abraço

      Excluir
    4. Celso, aminha maquina e bwt09abbna00 ela nao toca para os dois lados apenas no programa de roupas coloridas no roupas delicadas ela toca para os dois lados e na roupas brancas toca para os dois lados, agora troquei o programa pa roupas brancas e depois para roupas delicadas e depois começou a funcionar normalmente ,ou seja as vezes fas e vezes nao o que pode ser?

      Excluir
    5. Pode ser placa de potencia, ou então capacitor do motor, troque o capacitor do motor, que é bem barato para ter certeza de que é a placa, mas na maioria dos casos o capacitor resolve esse problema de agitar apenas para um lado Jeferson, abraço.

      Excluir
    6. Celso onde fica este capacitor ?

      Excluir
    7. Capacitor fica embaixo, preso ná base, parece um tamborzinho e tem dois fios ligados á ele, um preto e um amarelo, se for soltar ele, cuidado pois ele acumula energia elétrica, e se tocar os dois polos ao mesmo tempo leva uma descarga elétrica, portanto, tire fora e com uma chave fenda ou phillips, una os dois pontos para que ele descarregue, caso tenha carga elétrica, abraço

      Excluir
  34. Celso, meus parabéns pelo teu blog que certamente ajudará muita gente. Gostaria de comentar que eu tenho uma 'Sujadora' de Roupas Ative Brastemp 11 Kg e segui o manual do propri'Otário para tentar limpá-la, não resolveu. Liguei para a Assistência Técnica e queriam R$ 120,00 para fazer uma higienização, sendo necessário a retirada da máquina daqui. Diante do absurdo abuso, tentei NOVAMENTE a água sanitária mas só que dessa vez ADICIONEI 200 gramas de Bicarbonato de Sódio (na verdade usei um vidro de Sal de Fruta) deixei uma noite de 'molho', completei um ciclo e ficou uma maravilha! Fazem quatro meses já! Pode ser uma dica legal, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo que vem pra resolver um problema é válido, nunca tinha visto falar que bicarbonato servia para esse fim, mas vale a pena testar, o problema maior de sujidade é sempre com o amaciante, ele cria uma crosta, como essa que voce ve na imagem, e só sai se desmontar e lavar tudo, pois o amaciante é uma gordura, e vai se formando uma camada, que fica tão densa, e com tempo vai se desprendendo, o valor que te cobraram não foi absurdo não, é um dos serviços mais chatos de se fazer, além do mais tem que ter ferramentas para retirar o cesto, eu faço por 90/100 reais, mas como em todos os meus consertos, jamais retiro um produto da casa do cliente, se não tem como consertar na casa do cliente, não tem como consertar em lugar algum, sempre que posso digo aqui para as pessoas, de preferencia á profissionais que fazem o serviço na residência, esse papo de recolher para consertar comigo não colo, isso é para agregar valor ao serviço, ou para cobrir um orçamento errado, ou para cobrar o que quiser e o cliente não poder questionar por não ver a peça e nem o serviço.
      Mas voltando ao assunto, vou fazer um teste, valeu pela dica, grande abraço Mário.

      Excluir
  35. TENHO UMA BRASTEMPE 9 KG E QUANDO FUI LAVAR MINHAS ROUPAS ESQUECI UMA CORRENTE DE OURO DENTRO DO BOLSO DE UMA CALÇA E Ñ ENCONTREI MAIS. COMO FAÇO PRA VER SE ELA SE ENCONTRA POR DENTRO DA MAQUINA?
    CLEBSON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que primeiramente soltar o agitador Oliveira, existem dois modelos de 9 kilos, portanto elas tem agitadores diferentes, se ela tiver um filtro no agitador, basta soltar um parafuso 8'mm, que tem na lateral do agitador, mas caso não tenha filtro no agitador, tem que soltar o chapeu do agirador e com uma chave L10' soltar o parafuso que prende o agirador internamente, a corrente pode estar embaixo do agitador, caso não esteja pode estar embaixo do cesto, e outra possibilidade mais remota, é a corrente ter caido na eletrobomba e ela ter drenado para o esgoto junto com a água, mas o primeiro passo é soltar o agitador.

      Excluir
    2. a minha tem o filtro mais o parafuso q vejo é quando tiro o filtro e ele se encontra lá no fundo ñ tem chave que chegue lá, como faço? O modelo é ative

      Excluir
    3. Clebson, boa noite
      Se tem filtro dentro do agitador, não tem parafuso dentro do agitador, o parafuso fica na lateral do agitador, na lateral externa, é um parafuso sextavado de 8mm, solte o parafuso e puxe o agitador, muitas vezes ele tem dificulades para sair, existe uma ferramente chamada saca agitador, mas faça assim, ferva uns tres litros de água, e despeja bem devagarinho no centro do agitador, como se fosse uma torneirinha, para que ele aqueça o plastico e amoleça, assim fica mais fácil soltar, depois da água fervendo, espere uns 3 minutos para ele amolecer um pouco e puxe com força, tem que dar um tranco, puxar de leve não vai resolver. abraço

      Excluir
  36. bom dia
    eu tenho uma brastemp de 6 kilos mais ela nao esta batendo a roupa o ,que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele enche? caso esteja enchendo de água e não bata, podem ser capacitor, placa ou motor, veja se não tem fio quebrado no capacitor, são dois fios, um amarelo e um preto, e se quiser comprar um capacitor para testar não é tão caro, custa 15,00 reais, poderia trocar para testar.

      Excluir
  37. ola, tenho uma brastemp 11 kg ta manchando minha roupa de amarelo num é tipo gordura como li em alguns que li acima uando vi pela prmeira vez achei que era ferrugem mais tbm mun era. coloco a roupa e ande a ague cai fic amarela. ai começei a enche a maqui primeiro e depois coloca o sabão deixar bate um pouco ´pra desmarçar o sabão e colocar a roupa mais ta manchando do mesmo jeito o pode ser? sera a agua pq mesmo que eu paça todo o prosseso de encher ela primeiro ela se enche sozinha na hora de enxaguar ou a agua que caiu vai mancha me ajude por favor. grata milene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, veja bem, o problema não é com a lavadora, até chegar ao interior da lavadora, a água passa apenas por peças plasticas.
      Pode ser que a tubulação que alimenta de água sua lavadora seja de metal, e tenha ferrugem, ou em algum outro local, caixa dágua sei lá, mas na lavadora não tem nada que possa ser feito para corrigir esse problema, se quiser atestar o que eu digo, encha ela com balde, de outro ponto que não tenha ferrugem, e vai ver que suas roupas não terão problemas ok, qualquer duvida estou aqui para tentar te ajudar, abraço Milene

      Excluir
  38. Bom dia Celso,
    minha esposa está tendo problemas com a lavadora de roupas Brastemp dela. As roupas estão saindo da lavagem com manchas brancas, como se fosse sabão. Agradeceria se nos ajudasse. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para evitar esse problema, recomendo colocar menos roupa na lavadora, pois roupas em excesso, faz com que a roupa não fique submersa na água, para que a lavagem tenha o efeito correto, as peças tem que ficar aparecendo e sumindo o tempo todo, ou seja as roupas tem que ficar se movimentando dentro do cesto, para cima e para baixo, se colocar roupas em excesso,elas ficam socadas e sem poder se movimentar, quando isso ocorre, o sabão cai na roupa e fica no mesmo lugar que caiu, do inicio ao fim da lavagem, nesse caso a roupa nem lava apenas molha e suja de sabão e amaciante, primeira dica é diminua a quantidade de roupas, ou aumente a quantidade de água.
      Como voce não me disse o modelo da lavadora de sua esposa, vou supor que ela use um agitador duplo, e quando os roletes da parte interna desse agitador esfarelam, ele perde a capacidade de ação, favorecendo assim que as roupas saiam com manchas de sabão, vou deixar aqui o link de uma postagem que fala justamente sobre esse problema, de uma olhada, pode ser que seja do mesmo modelo da sua, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Manchas%20de%20Sab%C3%A3o

      Excluir
  39. Oi Celso, tenho uma Brastemp-Smart 5 kg e que começou a apresentar o seguinte defeito: Ela lava normalmente e na centrifugação final a maquina começa a se deslocar de um lado para outro e quando a agua vai toda embora a roupa não é seca como deveria ser, sendo necessario torce-las para retirar toda agua, alem do que alguma das peças de roupa fica presa embaixo das palhetas do agitador, danificando-a. Grato se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ocorrer se a lavadora durante a agitação, bater apenas para um lado, ai invés de lavar direita-esquerda direita-esquerda direita-esquerda, ela faz o movimento apenas para um lado, assim quando vai torcer, a roupa está toda pensa para um lado, e ela vai sair pulando, caso seja isso pode ser o capacitor do motor, é uma peça cilindrica que fica perto do motor e tem dois fios conectados, um amarelo e um preto, outra possibilidade é a placa eletronica, ela também apresenta esse defeito, porém com menos frquencia que o capacitor.
      Outra possibiliade é ter queimado o atuador de freio, é ele quem puxa o conjunto de cames para a lavadora sair da lavagem e entrar em centrifugação, se isso ocorrer, quando for centrifugar, ao invés de girar o cesto, ela vai girar apenas o agitador, então a roupa também embola toda e sai encharcada ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigado pela explicação, mas e quanto a roupa ficar presa nas palhetas do agitador e ficarem danificadas ao serem retiradas,. é pelo mesmo problema citado por você?

      Excluir
    3. Peças para ficarem presas nas palhetas tem que ser muito finas Jose Carlos, eu mas com certeza, os problemas que eu citei, levam as peças a ficarem presas no agitador, e o principal deles, ou seja o defeito que mais causa as peças ficarem presas, é o fato de agitar apenas para um lado ok, abraço

      Excluir
    4. Oi Celso, tô aqui outra vez. Troquei o capacitor como você disse, botei roupa e agua na maquina mas não adiantou. Ela continua com o problema. No primeiro ciclo ela bate normalmente a roupa, com o agitador batendo direita-esquerda, direita-esquerda, porem quando ela está terminando o enxague, a roupa vai toda para um lado, enrosca no agitador fazendo a maquina se deslocar e deixa a roupa enxarcada no final. No segundo ciclo ela enche de agua bate novamente esquerda-direita e novamente acontece, tudo para um lado enroscado e a roupa continua encharcada no final. No terceiro ciclo, quando ela centrifuga, o agitador gira bem rapido para um lado só, a agua vai embora mas a roupa vai novamente para um lado só e no final ainda fica encharcada. Será que pode ser a placa eletronica ou o atuador de freio, como você disse? São peças caras? Consigo troca-las? Grato pela atenção.

      Excluir
    5. Aparenta ser a placa eletronica, acho que voce consegue trocar sim, não sendo o capacitor o problema só pode ser placa de potencia, mas chame um técnico, aconselho trocar capacitor pois é barato, e não custa tanto correr o risco, mas em sendo a placa, melhor voce ter certeza.

      Excluir
  40. Olá! tenho uma Brastempe Tiramanchas, automática, de 8 kg, há poucos meses chamei um técnico para uma revisão, então ele disse que a hélice de cima não estava chacoalhando, somente a de baixo fazia isso. Recentemente percebi que durante o enxague ela estava apenas girando a roupa ao invés de chacoalhar a roupa. Agora ela não joga fora a água, nem do enxague e nem para centrifugar. Agradeço a atenção e aguardo resposta. Zilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, o fato de não jogar a água fora tem tudo a ver com a eletrobomba, vou deixar uma postagem aqui e voce da uma olhada ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/a-peca-mais-trocada-em-todas-as.html


      Quanto a não estar agitando de forma correta, ou seja direita/esquerda, tem relação com o capacitor do motor, que em muitos casos resolve, mas também com a placa eletronica, nesse modelo de tira-manchas, é comum troca de placa por esse mesmo problema, a lavadora bate apenas para um lado e embola toda a roupa no agitador.

      Excluir
  41. primeiramente quero parabenizar o blog por dicas extremamente importantes e solucionavies
    mais gostaria de humildemente pedir uma ajuda a vc celso,tenho uma maquina brastemp luxor mta antiga e que deu uns problemas que esta me deixando com dor de cabeça
    1)ela esta ligando mas não esta fazendo nenhum procedimento como:lavar/molho/centrifugar/enxaguar/centrifugar
    2)ela quando lavava não estava mais dando aquele estalinho para acionar ,e nem centrifugando mais,eu tinha que puxar o botão pra cima e pra baixo para ela acionar a centrifugação.
    3)ela esta deixando a roupa tda suja depois que a agua sai do tambor
    4)tem como vc ensinar a abrir o tambor para eu fazer a limpeza do compartimento do mesmo
    desde de já agradeço o espaço cedido e fico humildemente esperando que o mestre das maquinas me de umas dicas
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, parece que o timer que faz a programação da sua lavadora estáruim, por isso não faz nenhum programa, primeiramente tinha que tentar resolver isso, fazer a limpeza e a maquina não funcionar não vai adiantar muito.
      Mas se quer fazer a limpeza tem que retirar o cesto e lavar tudo internamente, não é complicado para fazer, talvez para mim seja mais complicado explicar isso para você, mas vou tentar.
      -Primeiro abra a tampa da lavadora, pegue a tampa na borda superior frontal e puxe para frente, ela tem duas dobradiças na parte frontal do gabinete que prendem a tampa, dando uma puxada firme pra frente a tampa se solta, se sua lavadora tiver escova do filtro, não levante a tampa apenas solte e depois solte a mangueira que prende a escova do filtro, faça isso com a lavadora perto da parede, assim quando levantar a tampa ela vai se apoiar na parede.
      Depois retire o anel do tanque, ele tem tres presilhas que prendem ele ao tanque, solte as presilhas depois puxe o anel, ele tem uma guarnição de borracha que fixa ele ao tanque da lavadora.
      -Depois desrosqueie o chapeu que vai encima do agitador, e solte o agitador, ele é apenas encaixado em um bloco sextavado de metal.
      -Tem que tirar o bloco também, ele é encaixado no eixo da caixa de engrenagem, é bem dificil tirar, tem que bater com uma marreta de baixo pra cima, se tiver muita dificuldade, pegue um pano e enrole em volta do bloco do agitador,molhe o pano com alcool, coloque fogo e deixe queimar todo o alcool, o bloco quente fica bem mais fácil sair, bata até tirar
      -Depois tem que tirar o cesto, tem uma porca de metal que fica rosqueada em outro bloco maior, esse tem rosqua na qual é presa a porca, desrosqueie a porca, pode colocar uma chave de boca em uma das quatro fresas da porca e bater com a marreta para desrosquear.
      -Com a porca solta, retire o cesto, ele é apenas encaixado, mas se tiver muito difícil, pode apoiar seu peso apoiando nas laterais do cesto, para ele ir mexendo, gire e force pra baixo, até que ele se solte, quando ele sair vai ter acesso ao interior do tanque, lave o tanque e o cesto, caso no fundo do tanque tenha algum ponto furado, ou muito enferrujado, pode fazer uma massa de durepoxi e vedar, para facilitar misture as duas partes do durepoxi e vá molhando, para a massa ficar mais mole, preencha os pontos de ferrugem e monte a lavadora, quando for por o anel de plastico que vai encima do tanque, colque primeiro a guarnição de borracha, de depois sobre ela o anel, o bloco do agitador, aquele menor, encaixe ele na fresa que tem no eixo e bata com a marreta que ele entra ok.

      Excluir
  42. gostaria de obter ajuda pra fazer uma manutenção numa caixa de cambio da máquina de lavar eletrolux top 8, pois não estou sabendo com retira o eixo externo pois está enferrujando e acredito eu que o selo de vedação não vai funcionar. gostaria de saber se esse eixo que não sei exatamente se é o nome certo, mas é o eixo que fica por fora do eixo que engata o agitador. gostaria se ele é de rosca e enrrosca na tampa e como eu tiro , se devo ter que prender em algun torno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geraldo, mecânica de top oito é bem complicadíssimo para se mexer, é uma coisa feita apenas em oficina, ela tem um rolamento catraca só sai com ferramentas grandes, é um serviço chato até pra gente que é da área de manutenção, nesse caso é melhor você ver se consegue essa mecanica á base de troca, leve o seu conjunto completo e troque por outra recondicionada, já trocados eixo e rolamento, é a forma menos trabalhosa de se resolver, troque a mecanica e o selo de água, mesmo assim não é um trabalho simples, na minha opinião a top oito é a pior mecanica para ser feita nas lavadoras em funcionamento hoje, abraço

      Excluir
  43. Amigo td bem! Tenho uma máquina de lavar roupa da marca Brastemp Advantech wash 8kg e quando seleciono o ciclo completo de lavangem ela começa a encher até transbordar e em seguida começa esvaziar e a bater só de um lado, embolando as roupas. Gostaria de fazer um filme para te mostrar. Queria consertar a máquina, mas nunca fiz e não sei por onde começar. Preciso da sua ajuda. Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério nesse modelo, quando bate apenas para um lado, podem ser capacitor ou placa, então eu aconselho tentar trocar o capacitor que é barato, pare ver se ela volta a bater para os dois lados, quanto a transbordar, pode ser sujeira na mangueira do pressostato, ou o proprio pressostato, retire a tampa e vai ver que ela tem uma mangueirinha que é ligada no tanque lá embaixo, e no pressostato na tampa, retire a mangueira e sopre em direção ao tanque, para ver se não tem sujeira, se tiver limpe a mangueira e o conector no tanque, depois retire fio por fio do pressostato, um de cada vez para não ligar errado, e veja se não tem oxidação nos terminais, aperte os fios, e de uma lixada nos terminais do pressostato, depois ligue para ver se corrigiu o problema com o nível, se corrigir o problema com nivel compre o capacitor, se não, compre o capacitor e o pressostato, são peças baratas, se não resolver a questão de bater apenas para um lado, tem que trocar a placa ok, abraço

      Excluir
  44. obrigado ae pela a dica, eu também ja estaria com essa intenção, pois é realmente trabalhoso, vlw.

    ResponderExcluir
  45. ola Celso boa noite. Tenho uma maquina comsul jasmim 6 kg, e hoje éla apresentou um problema que me deixou muito preoculpada. foi o seguinte, ela enche, esvazia e tudo so nao esta batendo na hora da lavagem. o que pode ser isso celso? é muito caro o conserto disto ou devo comprar uma maquina nova logo, grata pela atenção e espero resposta viu. me responda por email palomaedna@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, respondo sempre por aqui,para compartilhar com as outras pessoas a resposta.
      Eu conserto lavadoras Consul, mas lavadoras consul que não tem agitador alto, ou seja igual a sua, que tem apenas um turbilhão igual ao de tanquinhos, eu nem dou orçamento aos meus clientes, são lavadora muito frágeis, e de manutenção cara por ter poucas peças, então optei por nem consertar.
      Mas se ele além de não estar batendo, também não estiver centrifugando, pode ser o capacitor do motor, o capacitor dá tork ao motor para que ele tenha força, tanto para lavagem quanto para a centrifugação, então caso ela não lave e também não centrifugue, acho conveniente você comprar um capacitor para testar, é uma peça barata

      Excluir
  46. Helena cardoso 19 de junho de 2013 18:55 ola Celso, tenho uma maquina consul 10k ,funcionou normal até hoje de manhã,enchi até o nivél 4, ela acende mais o botão fica piscando o tempo todo,aperto o liga e ela não da sinal.por favor me ajuder.grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena Cardoso, boa noite
      Aparenta ser a placa eletronica, se eu soubesse o modelo correto ficaria mais fácil, CLW10A ou CWL10B, ser for a CWL10B, pode ser apenas uma questão de mal contato,consertei uma assim anteontem, apenas acessei as placas, são duas, desconectei o conector que vai na placa de potencia e reconectei, depois desconectei o conector onde a fiação superior se une com a inferior, e a lavadora voltou ao normal se precisar trocar nada, falo isso porque o defeito era identico ao seu, apenas piscava e não aceitava programação, faça isso pra testar, se não resolver o problema é placa, são duas, se quiser reduzir o custo, compre de um fabricante paralelo de placas, CP Eletronica, eles já vendem as duas placas conjugadas ok, abraço

      Excluir
  47. Boa Noite, Sr. Celso, agradeço pelo site e pela disposição em ajudar. Tenho uma Brastemp Advantech Wash 8 Kg, BRW08A, estou tentando realizar a troca dos roletes, mas não estou conseguindo retirar o parafuso que fica no interior, no fundo do batedor. Tenho chave soquete sextavada, mas não encaixa, gostaria que o senhor me indicasse qual a chave para a retirada desse parafuso medonho, rs. Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma chave L10, mas estou confuso com esse modelo aí que você me passou, não seria BWT08A???? com uma chave L10 você consegue retirar o parafuso ok, vou deixar o link de uma foto de uma ferramenta dessas aqui embaixo para você ver.
      Como não vai usar sempre não precisa ser de uma marca cara como essa Gedore, pode ser uma mais barata.

      http://www.royalmaquinas.com.br/loja/website/485/14162/ferramentas/chave-de-biela-l-10-00mm.html

      Olha essa outra, sempre se encontra nas lojas onde vendem peças para lavadora, essa é melhor ainda, por ser mais longa e ter mais apoio na parte superior, tem o formato em T, melhor ainda, se encontrar pra comprar perto de onde você mora.

      http://www.refrigeracaoparapua.com.br/products/CHAVE-T-LONGA-PARAFUSO-AGITADOR-28X10MM.html

      Excluir
  48. Bom dia, Sr. Celso. Agradeço a informação. Não sei porque estou com BR na cabeça, o código correto é BWF08A. Olhei nos sites que me enviaste. A da Gedore é semelhante a que eu usei, talvez o número não esteja correto. Achei que estava errado porque o parafuso parece diferente, não é sextavado... parece redondo e com pequenas saliências por fora, achei bem diferente até mesmo dos sextavados externos da máquina, por isso achei que o modelo da chave não era o que estava usando. Tentarei comprar o número correto por aqui para ser mais rápido, porém está difícil de encontrar. Sou do RS. Agradeço mais uma vez, pois é meu primeiro conserto na minha brastemp... Pelo menos já cheguei até aqui... vamos ver o que vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, sua lavadora já passou por alguma manutenção??? pode ser que tenham trocado o parafuso, o que eu acho difícil, nunca peguei parafuso do agitador trocado, mas tem que ser sim um parafuso 10 sextavado, talvez o que você ache que é redondo, é uma arruela de aço que vai embaixo dele, pra que ele não pegue direto na parte plástica e para dar mais firmeza a fixação, vai encontrar a chave fácil em casa de ferragens, materiais de construção, ou casa de ferramentas, felicidades,qualquer coisa estamos por aqui, abraço...

      Voce me dá um trabalho em Mari, rsrsrs to brincando, olha aí o parafuso

      http://www.polipartes.com.br/Parafuso-Agitador-4258010/p

      Excluir
    2. Bom dia, Sr. Celso, consegui a chave com meu irmão... realmente o parafuso era sextavado, acho que agora vou ter que ir ao oftalmo rsrsrs. Mas consegui efetuar a troca dos roletes, ficou perfeita e graças às informações aqui do seu site. O parafuso é esse mesmo do site polipartes rsrsrs... Agradeço por partilhar esse conhecimento. E mais, ao abrir a máquina vi que as "presilhas ou alças" de silicone, não sei o nome... que seguram o cesto, estão quebradas, vou comprar hoje para trocar. Minha máquina nunca foi para assistência... Até agora só foi trocada a bomba d'água, mais de uma vez... terei de trocar o adesivo do painel que quebrou... e ver se a placa está funcionando normal, pois não sei se é pelos botões quebrados ou problemas na placa que há bastante dificuldade com alguns botões... já estou pesquisando preço... Muito obrigada, que Deus te abençoe!

      Excluir
    3. Amém, que abençoe você também, que bom que conseguiu resolver, deixe o oftalmo para quando precisar realmente kkkkk.
      Abraço e nem vou dar tchau, já vi aqui que tem outro comentário seu ali esperando resposta.

      Excluir
    4. Verdade, até mais então e novamente muito obrigada.

      Excluir
  49. boa noite, olha minha maquina liga durante uns 3 segundos e desliga, as vezes liga e sugura por mais uns 5 ou 10 minutos.
    é uma eletrolux lt60. será que vc pode mim ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Givanildo
      Ela tem debaixo do botão de liga/desliga uma plaquinha eletronica, pode ser ela que está com problema e cortando corrente elétrica para a lavadora, essa plaquinha tem apenas dois parafusos fixando ela, é bem simples trocar, eu suponho que seja apenas ela o problema, abraço

      Excluir
  50. Bom dia! Ao centrifugar a roupa, a máquina exala um cheiro forte de óleo e às vezes aparecem umas gotinhas de óleo em alguma peça de roupa que foi lavada. É caso de contratar um técnico ou eu mesma posso fazer algo? Obrigada, Izabela

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Izabela, nesse caso é melhor chamar um técnico e pedir um orçamento, mas fica evidente que nesse caso é vazamento de óleo da caixa de engrenagem, peça um orçamento e se quiser voltar aqui, analisamos o orçamento juntos, mas se voltar me traca marca e modelo da lavadora, assim da pra analisar melhor o diagnóstico e o orçamento que o técnico te passar, abraço

      Excluir
  51. Minha máquina Brastemp não está terminando o ciclo de lavagem. Ela sempre para logo antes do enxágue e fica toda hora enchendo e esvaziando água. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a mangueira de saida não está abaixo do nivel da tampa, se estiver abaixo da tampa, ela nunca vai encher e nem bater

      Excluir
  52. Muito obrigada Celso! Vou ligar para um técnico e volto para me orientar quanto ao orçamento, mas já posso lhe adiantar que a marca é Brastemp Automática Clean, 6kg...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Izabela, mas coloque o comentário logo abaixo da minha resposta, como resposta do meu comentário, assim o assunto fica todo junto e eu posso acompanhar com mais facilidade, pois são muitos comentários todos os dias, e se ficam separados eu me perco nos assuntos, abraço

      Excluir
  53. Bom dia, tenho um lava e seca 7kg da brastemp que não seca mais as roupas, aparece um erro E 6 C e ela desliga sozinha. Sabe como posso resolver este problema? Obrigada
    Deisi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deisi, tem que chamar a rede autorizada, eu não dou manutenção nesse produto.
      então não vou poder te aconselhar, ou então faça uma pergunta em um site que vou deixar aqui, lá tem vários técnicos e com certeza alguém vai poder te dar uma instrução, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  54. Boa tarde Celso meu nome é leonardo tenho uma brastemp advantech wash 6 kg, e ela não move o cesto na hora da centrifugação, o que pode ser ? pode me ajuda? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo,
      Gire o cesto com a mão, pode ser que tenha travado.
      Mas caso a lavadora ao invés de girar o cesto na centrifugação, ela girar o agitador e embolar as roupas, pode ser o atuador de freio queimado, troque o atuador se for isso,
      mas se ela também não lavar a roupa, teste com água para ver se ainda lava, se também deixou de lavar a partir de agora, pode ser o capacitor do motor.

      Excluir
  55. boa noite celso tenho uma eletrolux lm 8 kl ela estava centrifugando e derrepente fez um barulhao e parou na hora. por favor pode ajudar e me dar umas dica o que que quebrou? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho quase certeza que respondi você ontem com essa mesma pergunta...
      Te disse que pode ser o atuador de freio que tenha travado, ou queimado, portanto teste o atuador de freio, caso não seja isso, faça uma nova pergunta, mas apenas uma, que eu responderei novamente.

      Excluir
  56. boa noite celso por favor poderia me ajudar tennho uma eletrolux lm 8 ela estava centrifugando derrepente fez um barulhao e parou na hora. poderia me dar uma dicas o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho quase certeza que respondi você ontem com essa mesma pergunta...
      Te disse que pode ser o atuador de freio que tenha travado, ou queimado, portanto teste o atuador de freio, caso não seja isso, faça uma nova pergunta, mas apenas uma, que eu responderei novamente.

      Excluir
  57. boa noite celso tenho uma eletrolux lm 8 estava centrifugando derrepente fez um barulhao e parou na hora. por favor voce pode me dar umas dicas do que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho quase certeza que respondi você ontem com essa mesma pergunta...
      Te disse que pode ser o atuador de freio que tenha travado, ou queimado, portanto teste o atuador de freio, caso não seja isso, faça uma nova pergunta, mas apenas uma, que eu responderei novamente.

      Excluir
  58. bom dia celso desculpa pelas 3 perguntas iguais o meu computador estava muito lento e pensei que nao estava enviando a mensagem. eu testei o atuador de freio e estava funcionando. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que ver então a placa eletronica, se ela parou todas as funções pode ser problemas na placa, tem que abrir e ver se não tem curto, veja também o cabo de força, esse seu problema não é comum, tem que ver varios locais da lavadora para encontrar a fonte do problema.

      Excluir
  59. Olá Mei colega CElso, desculpe as multiplicações de perguntas, pois quanto fui postar em seu blog pela 1ª vez, o site avisava que não estava permitido, mesmo após o meu cadastro, então repeti algumas vezes o reenvio, e não sabia que mesmo com o aviso de ero estava enviando! Que bom que recebeu e grato pela pergunta, já tirei o freio, agora só não sei como testa-lo, grato
    Sakamoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos me desculpe, não sei sobre qual assunto estavamos falando, porque voce postou a pergunta aqui, e teria que postar na sequencia do mesmo comentário, debaixo da minha resposta, como resposta da resposta, então eu saberia sobre que produto e qual problema era o assunto, e ainda fiquei tres dias sem ter como responder, por problemas nos comentários do blog, só agora pude abrir os comentários, e tem muitos, por favor me atualize sobre o assunto se puder, e coloque seu comentário aqui embaixo, como resposta do meu comentário por favor, abraço

      Excluir
  60. Boa noite, Celso, me atrapalhei um pouco com as postagens, e como mencionei em mgs anterior me desculpa, pois por um bug no blog, acabou se repetindo as minhas perguntas e respostas.
    Bom a minha duvida era qto a Lavadora Brastemp Advantech Wash 8kg, que ficava apitando com botão pause piscando no final do ciclo.
    Para responder sua ajuda e enriquecer o conteúdo do seu Blog, testei capacitor, atuador, e cheguei a comclusão que foi a bomba dagua que queimou, fechou curto deixando a placa louca!! mas tudo resolvido!! MUITO GRATO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEm problemas Carlos, eu também tenho problemas as vezes com o blog, dá uma travada e vai acumulando comentários, aí eu perco o fio da meada, mas que ótimo que você conseguiu resolver o problema aí, e com certeza as pessoas que lerem aqui e estiverem com um problema parecido com o seu, podem testar a eletrobomba, ela realmente deixa a placa com informações de defeito, já que por não jogar a água fora a lavadora também não centrifuga.
      Abraço Sakamoto

      Excluir
  61. Olá Celso, parabéns pelo teu blog, de muita utilidade. Minha lavadora é Brastemp Clean 6kg. Ao ligar a máquina ela não enche de água, somente faz o barulho que vai encher, já ficou ligada horas e nada, daí como preciso dela, encho com o balde, depois disso ela lava normalmente. Em resumo, o problema é que ela não enche no início do programa. Estou com esse problema a meses. Você pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciany, e no enxágue ela enche? se não enche em estágio nenhum o problema pode ser válvula de entrada de água, sua lavadora tem entradas de água independentes para o sabão e para amaciante, o que você pode fazer para ter certeza, é abrir a tampa da lavadora, e testar as bobinas elétricas da valvula, pode pegar um cabo de energia e ligar a valvula diretamente a tomada, teste as bobinas uma por uma, não precisa soltar a peça da lavadora, é até melhor que ligue com a valvula na máquina, assim quando energizar a peça se não entrar água, já sabe que tem que trocar a valvula, se tiver duvidas, a valvula é a peça onde é rosqueada a mangeueira de entrada de água, abraço

      Excluir
  62. Boa tarde Celso!

    Tenho uma Brastemp Advantech Wash 8kg estava com dificuldades de funcionamento inicia>pausa, eu apertei tanto pra ligar que acabou furando o botão digital, ainda não contente estraguei ( desconectei o botãozinho) soltou, agora não consigo iniciar lavagem ou outro ciclo ( que estão funcionando normalmente)devido ao iniciar>pausa.
    Pergunto, tenho que trocar todo o painel ou tem alguma outra solução pra que eu possa voltar a usar minha máquina?
    Por favor Celso, aguardo resposta,
    Abraços
    Marilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marliza
      retire o painel decorativo, que com certeza está furado, o painel é a peça que recobre a placa e ende estão as informações da programação, retire fora
      depois abra a tampa da lavadora solte o conectores de fios, e solte a placa, ele é fixada em um suporte branco, que com certeza você também danificou, então compre um painel decorativo novo, e um suporte da placa novo
      Leve a placa em uma eletronica e peça para o técnico em eletronica ou alguém que você conheça e saia fazer, troque apenas a microchave danificada, ela custa entre 0,50 e 1,00 nas elétricas.
      compre o painel decorativo e o suporte da placa, e troque, a palca fica parafusada ao suporte por oito parafusos, então depois de trocada a microchave, coloque a placa no suporte da placa novo, custa mais ou menos 15,00 e compre também um painel decorativo novo, coloque a placa no local,depois cole o painel, ele é colável e custa mais ou menos 25,00 o original o paralelo no máximo 10,00

      Excluir
  63. Bom dia! Tenho uma brastemp 10kg BWC10A e substitui a placa de interface recentemente, após uma avaliação tecnica. Apos a substituição, a máquina não está enchendo até o nivel alto de agua, somente no nivel baixo. Completo o nivel com um balde e ela lava normalmente em qualquer programa. Quando vai enxaguar o nivel fica baixo novamente. Vc poderia me ajudar, por favor? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce mesmo quem montou, pode ter ligado algo errado no pressostato, ou pressostato com problemas.

      Excluir
    2. Celso, boa tarde! Foi eu mesmo que montei. Pode ser então o pressostato porque ela tem so um cabo flex que liga na placa de potencia. Tem possibilidade de montar o plug do cabo flex invertido na placa de potencia? Obrigado!

      Excluir
    3. Celso, mais uma pergunta: Como faço para testar o pressostato?

      Excluir
    4. Celso, boa tarde!
      Esqueci de mencionar que havia “mexido” no pressostato. Tem 02 parafusos com chave torx. Ele é que faz a regulagem? Apertei os 02 ate o final e a maquina começou a bater sem encher. Desapertei todos os 02 e a maquina encheu normalmente até o nível médio, porem o nível alto, ela encheu mais que o normal. Vc sabe informar qual a regulagem correta? Se é um solto e o outro apertado. Obrigado!

      Excluir
    5. Marcus, não tem como eu te dizer como testar o pressostato agora, você mexeu na regulagem dele, nós técnicos não mexemos em regulagem desses pressostatos mais novos, nas lavadoras antigas até que sepodia, nessas mais novas, se fizer, dá interferência na placa, portanto acho que está explicado o problema, troque o pressostato, e não mexa na regulagem do novo, isso vai prejudicar o funcionamento das placas, troque e veja se os terminais dos fios que conectam ao pressostato não estão oxidados, e também aperte os terminais dos fios que entram no presostato para que entrem bem justos.

      Excluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Celso, boa tarde ...........tenho uma eletrolux de 12k a mais antiga, ela esta apresentando o seguinte problema na hora de lavar o tanque faz o barulho de lavagem só que ñ esta trabalhando ou seja não faz para lá e para cá que deveria para que lave a roupa, nem na agitação ´s mesmo na centrifucação.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele,
      o que acontece muito com essas lavadoras é o seguinte:
      O agitador, ou seja o batedor, é encaixado no eixo, o eixo tem um monte de dentihos que se encaixam no agitador, como o agitador é plastico, em alguns casos, ele espana, e mesmo o eixo girando, o agitador desliza e não bate mais, então, tem que tirar o chapéu do agitador, tire apenas puxando, depois com uma chave L10 longa, tem que tirar um parafuso que tem bem no centro do agitodor, dentro do agitador, retirando esse parafuso, tem que puxar o agitador, as vezes é dificil tirar, puxe com força, insista, peça pra alguém te ajudar.
      Quando retirar o agitador, veja se onde ele encaixa no eixo não está espanado, se tiver, troque o agitador, mas o mais importante, veja se o eixo onde ele se encaixa está com todos os dentinhos, fresas inteiras, se por exemplo o eixo enferrujou e derreteu os dentinhos onde se encaixa no agitador, não adianta trocar o agitador, pois vai estragar o agitador novo. veja isso, se for apenas o agitador, compre um novo, encaixe , parafuse, coloque o chapeu do agitador e pronto. abraço

      Excluir
  67. Olá Celso. Boa tarde.
    Minha mãe tem uma lavadora Electrolux modelo TOP8A. O painel não funciona algumas funções ela ligou para autorizada, que foi na casa dela e disse que era pra trocar a placa Eletrônica (painel). Porém ele falou que não fabrica mais esse painel. Pode me ajudar, pois estou querendo trocar eu mesmo. Sabe onde posso encontrar e Como faço pra trocar, é fácil? Vale a pena custo/beneficio. Moro em Niterói.

    Att,

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, realmente sua top oito premium electrolux não tem mais as placas eletronicas, são duas no caso, uma placa de interface e uma placa de potencia, eu não sei se é conveniente insistir num produto que não tem mais peças disponíveis, eu se fosse vocês compraria uma lavadora nova, como não tem mais placas fica complicado fazer a manutenção.

      Excluir
  68. Celso, boa noite.
    Eu tenho uma Consul Jasmim de 6 Kg e na última lavagem para cá, ela começou a travar em enxágue. Na penúltima vez, movi manualmente o indicador até que ela começou a bater e deixei lá, porém ela continuou batendo por umas 2 horas e vazou sabão por toda a área de serviço, além de sentir um cheiro de motor quente. Ao tirar as roupas, elas estavam mais molhadas que de costume e algumas com umas marcas de sujeira.
    Hoje (1 semana depois), resolvi tentar lavar novamente e começou normalmente, só que ao chegar em enxágue, travou novamente e esperei 1hr até finalmente desistir e mover o indicador manualmente. Ele faz o mesmo movimento em uma parte do enxágue e da centrifugação quando mudo o indicador e lá permanece até que eu desligue a máquina ou mova para "desligar".
    Tem alguma ideia do que isso pode ser? Pretendo chamar uma assistência técnica, mas essa máquina foi comprada há 7 meses atrás e já apresenta tal problema, o que me deixa meio receoso quanto a valer a pena o conserto.
    Abraços e agradeço qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi comprada a 07 meses ainda está na garantia, a não ser que comprou ela usada, se foi mesmo isso, se comprou usada, tem que ver o valor que vão te cobrar para trocar o timer, pois é o timer que está com problemas, dependendo do valor você vai analizar se compensa, agora vou te dar uma dica, lavadoras consul que não tem agitador alto, ou seja que tem batedores iguais aos de tanquinho, são bem fracas, peças caras e quebram com frequencia, analize o valor, se passar de 200,00 acho que é bom você pensar em comprar uma lavadora mais durável.

      Excluir
    2. Na lata. Eu chamei a assistência e eles vieram aqui. Por um tempo o cara achou que fosse a bomba, mas ao trocar e constatar que não era, ele disse logo que era o timer. Tô na espera pra que tragam na segunda.

      E eu comprei nova, mas simplesmente não tenho a menor vontade de acionar a garantia por conta da demora de conserto e tal. Posso até estar dando uma de ignorante, já que pouco sei do sistema de garantia da consul, mas preferi chamar uma assistência por fora mesmo.

      E vão me cobrar R$ 170. Se a máquina der mais um problema, nem irei me estressar em consertar novamente; vou pegar uma mais durável como você me recomendou.

      De qualquer forma, obrigado pela ajuda :)

      Excluir
  69. olá, preciso de uma ajuda. Minha mãe tem uma brastemp antigas, tem uns 40 anos, funcionava perfeitamente até o técnico trocar a bomba dágua, agora está emperrada e ele disse que é na caixa (explicou que a máquina tem caixa embreagem como os carros, só não marcha) e ele quer R$300,00 para abrir e tentar consertar. Essa informação é verdadeira? obrigado. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, a lavadora tem sim caixa de engrenagem, se ele trocou uma peça no caso a bomba e não funcionou, não deveria cobrar por isso, só cobramos por um serviço que efetivamente coloque o produto funcionando novamente, caixas de engrenagens não são fabricadas desde final dos anos 80, as que tem hoje são a base de troca, algumas pessoas ou empresas, pegam as caixas velhas, abrem e trocam as peças danificadas, então veja se encontra uma caixa de engrenagem a base de troca e negocie com o técnico somente a troca, e veja com ele a questão de ter trocado a bomba e não ter resolvido o problema. peça um desconto relativo a isso ou então que ele coloque a caixa que você comprar e não cobre mais nada por isso

      Excluir
  70. Primeiro gostaria de Parabenizar o blog. Possuo uma máquina Brastemp 11kg ative BWl11a ela possui menos de um ano, e agora em todas as lavagens solta uns pedaços pretos que ficam grudados na roupa, tem que tirar um a um, sendo que se esfregar eles mancham. Já li o manual acerca da limpeza do filtro embutido, mas nao teve jeito, sempre sai estas sujeiras pretas. Como devo proceder amigo? Será que posso jogar agua dentro do centro do agitador (onde fica o filtro embutido). grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filtro fica no centro do agitador e basta desencaixar o topo do agitador que o filtro sai, ele fica preso em uma haste, é como se fosse um copinho, mas serve apenas para reter fiapos, a sujeira que está soltando na sua lavadora é geralmente excesso de amaciante que se prende entre o tanque e o cesto, depois devido ao acumulo vai se desprendendo e causando esse problema, tem que chamar um técnico pra desmontar ela toda e fazer uma limpeza geral, depois de feita a limpeza, faça uma lavagem periódica com 01 litro de água sanitária, conforme indicação do manual.

      Excluir
  71. Máquina Eletrolux 7.0Kg Turbo Economy LTE07.

    Caiu uma moeda no tambor. Isso pode danificar a máquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele está debaixo do agitador, pode tentar desmontar e retirar, ou deitar a lavadora e girar o agitador para que ela apareça em uma borda e você puxe pra fora, a moeda pode ir para eletrobomba, travar a helice da eletrobomba e queimar a peça.

      Excluir
  72. Oi Celso,Tenho uma Brastemp ative 8kg ,o filtro de fiapos é removível e ficou preso no fundo do agitador,já tentei puxar com alicate de bico,mas ele ta emperrado lá no fundo do agitador,eu estou usando a maquina normalmente,porém uma hora tenho que retirar o filtro para limpeza e ele não sai de forma nenhuma.O que eu faço para retira ele sem danifica-lo???

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kariny, consiga uma barra de ferro longa, pode ser aqueles ferros de construção, mas tem que rígida, uma barra grossa, então coloque a barra dentro do filtro, pressione com foça contra a parede do agitador e vá puxando pressionando contra a parede do agitador que ele vai sair, sempre faço assim, claro que não com uma barra de ferro, mas como você não tem ferramentas, é a coisa mais próxima que eu imaginei, abraço

      Excluir
  73. Oi Celso,Tenho uma Brastemp ative 8kg ,o filtro de fiapos é removível e ficou preso no fundo do agitador,já tentei puxar com alicate de bico,mas ele ta emperrado lá no fundo do agitador,eu estou usando a maquina normalmente,porém uma hora tenho que retirar o filtro para limpeza e ele não sai de forma nenhuma.O que eu faço para retira ele sem danifica-lo???

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kariny, consiga uma barra de ferro longa, pode ser aqueles ferros de construção, mas tem que rígida, uma barra grossa, então coloque a barra dentro do filtro, pressione com foça contra a parede do agitador e vá puxando pressionando contra a parede do agitador que ele vai sair, sempre faço assim, claro que não com uma barra de ferro, mas como você não tem ferramentas, é a coisa mais próxima que eu imaginei, abraço

      Excluir
  74. Ok Celso,Muito obrigado! Vou tentar como vc explicou e como eu entendi.

    Desde já Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não conseguir volte aqui pra me dizer, não é possível que eu e você juntos vamos levar uma surra de um filtrozinho desse tamanho, volte aqui que vamos tentar até conseguirmos, abraço

      Excluir
  75. Celso,Muito Obrigado pela atenção,além da minha maquina com o filtro preso,Minha sogra também está com um probleminha na dela,vê se vc pode nos ajudar,é o seguinte;A maquina dela é uma CONTINENTAL EVOLUTION 10Kg(LVCT1030LA),ela faz o processo completo de lavagem,só que na hora da centrifugação ela fica como se estivesse empancada ou algo prendendo o cesto e impossibilitando ela de fazer a centrifugação,uma vez minha sogra encostou o corpo sobre ela empurrando e dando um apoio a maquina,começou a funcionar e quando ela saiu de perto a maquina voltou a travar.No manual diz que pode ser desnivelamento,mas os pés estão super nivelados com o chão,então o que poderia ser??? Por favor nos ajude mais uma vez!!!

    Obrigada Celso.

    ResponderExcluir
  76. Olá novamente Celso,acho que minha última pergunta não foi enviada,então vou perguntar novamente: Minha sogra também está com problemas com a máquina dela,ela não centrifuga,faz todo processo normal e só reage na centrifugação se alguém encostar o corpo pressionando a máquina,mas se sair de perto dela ela trava como se algo estivesse prendendo o cesto de fazer o processo.No manual diz que pode ser desnivelamento do chão,mas ela está totalmente nivelada,então o que poderia ser Celso? nos ajude mais uma vez!! a máquina é uma CONTINENTAL EVOLUTION 10 KG (LVCT1030LA). Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kariny, os comentários ficam aguardando moderação.
      Olha eu não conheço quase nada de lavadoras continental, então pra não te dar informação apenas para não ficar sem resposta, melhor nem responder.

      Faça assim tem um site de amigos, que tem um forum, onde muitos técnicos respondem, e com certeza entre eles, alguns vão dominar bem lavadoras continental ok, vou deixar o link do site, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  77. Oi amigo! Tenho um refrigerador BOSCH INTELLIGENT FROST FREE 44 e a porta da parte do refrigerador está agarrando embaixo, sinto que ela arriou um pouco. O que fazer? Trocar a dobradiça ou regular? Preciso da sua ajuda...obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo de refrigeradores BOSCH, mas veja com a revenda de peças dessa marca, se eles vendem apenas bucha de apoio para a sua geladeira, as buchas são plasticas e desgastam muito, principalmente se tiver muito peso na porta, veja isso, talvez apenas trocando as buchas de apoio vá resolver o problema ok

      Excluir
  78. Boa noite, Sr Celso, tenho uma Brastemp BWC06ABANA00, qeu a principio um tecnico meia boca veio na minah casa e falou estar perfeita pois eu nao tinah a mangueira pra ligar na torneira, depois que comprei a mangueira tentei colcoa-la pra funcionar e descobri uma coisa ela estava transbordando, entao reclamei com o tecnico, ele veio na minah casa, e disse que era a bomba de admissao de agua, peça que troquei logo no outro dia, neste ponto ja nao acreditava neste, entao, eu curioso como sou, chamei outro tecnico este que tem uma oficina de conserto de maquinas de lavar, falou qeu era o pressostato(retirou a mangueira e soprou, fazendo o pressostato fazer uns estalos e a maquina gira fazendo a funçao dela)e udei uma boa reaparada no que ele mecheu e fiz ua mesma coisa a maquina funcionou por uns15 dias normalmente, agora ela constinua transboradandoe ne msoprando e o pressostato estalando ela funciona direito, eu sopro a mangueirinha e fica com ose estivesse dentro de um copo com um pouco de aguaela centrifuga joga agua fora mas nao faz as funçoes corretamente, nao sei se falei muito e nao fui claro mas mesmo assim muito obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, acho que deve trocar o pressostato dela e junto com ele a mangueirinha que vai ligada ao tanque, quando colocar a mangueirinha nova, sopre em direção ao tanque para ver se não tem algo obstruindo a passagem, se tiver limpe depois coloque mangueira e pressostato novo, são peças muito baratas, abraço

      Excluir
  79. muito obrigado, vou comprar as peças e tentar aqui depois, depois te digo o resultado

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Celso, parabéns pelo Blog!

    O meu caso é referente a sujeira que solta na roupa e já tinham me aconselhado a fazer essa limpeza com água sanitária, porém nem assim adiantou, então acredito que devo chamar um técnico...
    Gostaria de saber qual o preço médio cobrado para esse serviço?

    Obrigado!

    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre 80 e 120 reais Fernando, vai depender do custo que a loja tenha pra te atender, esse preço que te passei não segue uma tabela, é apenas uma estimativa de preço ok

      Excluir
  81. Boa noite Celso,parabéns pelo blog
    Também estou com problemas com uma consul jasmim 6k ,a máquina tem um mes de uso e nao está drenando verifiquei a bomba dagua e me parece q está perfeita,ela apresenta apenas esse problema,não está mais na garantia por q foi comprada ha 2 anos,na verdade ela é a maquina reserva,a titular tbm está com problemas,mas uma coisa de cada vez hahaha
    desde ja agradeço pela resposta que tenho certeza tbm obterei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não joga a água a testou a eletrobomba, pode ser fio quebrado ou timer, mas tem que testar com energia eletrica, ligar ela diretamente na tomada, se não der nenhum sinal vai estar queimada, mas se fizer barulho e mesmo asssim não jogar a água fora pode ser sujeira dentro da eletrobomba ou da mangueira, então sopre a mangueira de saida em direção a maquina, se o ar não passar livre vai ter sujeira, na mangueira ou na eletrobomba

      Excluir
  82. Consul 6kg Jasmim
    em perfeito funcionamento porém nao drena,verifiquei a bomba e parece estar perfeita,máquina com 1 mes de uso,embora comprada a mais de um ano!
    Boa noite
    Rejane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rejane, parece estar perfeita não resolve, como disse, tem que pegar um cabo de força o ligar a eletrobomba na tomada, para ver se ela funciona ok

      Excluir
  83. Olá,Celso

    Minha maquina Brastemp Clean 6 kg está manchando a roupa com um líquido preto,que acredito ser óleo que sai de dentro dela no momento da centrifugação,mas em nenhum momento ela faz barulho estranho nem nada,só suja mesmo.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que retirar o agitador, pois o agitador fica fixado ao eixo, retirando o agitador, vai ver se debaixo dele e no eixo tem marca de vazamento de óleo proveniente da caixa de engrenagem, caso tenha, tem que ser substituido o conjunto mecanismo que é o mesmo que caixa de engrenagem

      Excluir
  84. oi selso to com problema meu irmao tem uma maquina grande consul toda vez que vai lavar roupa tem sabao em po empedrado no compartimento da maquina e uma gavetinha com 4 compartimentouma pessoa consertou a maquinanao soube explicar porque a maquina empedra o sabao beleza bira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira, retire o dispenser, limpe todo o excesso de vez em quando
      O problema amigo, deve ser porque o fluxo da água, é pequeno, não tem pressão suficiente para a água preencher toda a gavetinha, então acaba ficando sabão que vai se acumulando dentro da gaveta, retire a mangueira de entrada, ela tem uma telinha, um filtro, e na valvula de entrada tem outro filtro, se tiver sujeira limpe, assim vai aumentar o fluxo da água, caso ainda seja fraca a entrada de água, o problema vai ser esse, falta de pressão de água

      Excluir
  85. Boa noite Celso,

    minha máquina de lavar roupas MODELO: CONSUL Super prática de 6kg, está manchando as roupas com óleo ao realizar as lavagens, constatei que não se trata de sujeira dela é óleo mesmo, ao retirar o agitador constatei que na base do eixo que gira o agitador é aonde está escorrendo este óleo que eventualmente ao vazar mancha as roupas. tenho inclusive fotos do defeito, gostaria de saber quanto sairia e se teria como trocar consertar essa peça (não tenho conhecimento mecânico mas me parece ser um tipo de rolamento com vedação para o eixo do agitador girar independentemente do cesto enquanto bate a roupa).

    Segue o link com as fotos

    https://www.dropbox.com/s/ggv3g75wkazekzc/2013-09-03%2022.23.07.jpg?m
    https://www.dropbox.com/s/gh0azlzav04aajk/2013-09-03%2022.24.31.jpg?m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norton, essa lavadora é a CWE06
      O defeito é no retentor da caixa de engrenagem, que se chama conjunto mecanismo, voce vai ter que trocar o que chamamos de kit mecanica, no caso, MECANISMO, ROLAMENTO E RETENTOR, mais ou menos uns 100,00 de peças, mas é bem trabalhoso, melhor contratar um técnico, só resolve trocando essas peças, mas compensa, sua lavadora é um ótimo produto

      Excluir
  86. Olá Celso, minha máquina Brastemp Advantech Wash de 6 k, esta fazendo um barulho horrível ao centrifugar, pode ser rolamento ou falta de lubrificação??? poderia me ajudar; aguardo resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho na centrifugação, está sempre relacionado a rolamentos, nesse caso troca-se um kit, com dois rolamentos, retentor e conjunto mecanismo, veja se não tem vazamento de água, existem barulhos na centrifugação que não está relacionado a rolamentos, por exemplo, tenho visto muito, quando um ferro de sutiã por exemplo, fica preso entre o cesto e o tanque, na hora de centrifugar faz um barulho tremendo, mas não são rolamentos nesse caso, vou deixar uma postagem de barulho de rolamentos para voce comparar ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/barulho-na-centrifugacao-lavadoras.html

      Excluir
  87. Ola tudo bem? preciso de sua ajuda tenho uma brastemp clean 6k e ela ta vazando agua por baixo o que pode ser? e o que devo fazer? não posso levar em um tecnico pois estou um pouco sem grana!! rsrsrs me ajuda por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Flavia sem grana da silva, rsrsrs
      Olha, vazamento é uma coisa muito comum em lavadoras, mas não tem como te ajudar, o que tem que fazer, é colocar ela pra encher, depois que tiver com um tanto de água, nivel baixo por exemplo, incline ela pra trás, recostando na parede de forma segura, que não venha cair, e localize exatamente de onde vem essa água, quando descobrir de onde vem, aí sim posso te ajudar ok, aguardo

      Excluir
  88. Celso, boa tarde! Tenho uma lavadora Brastemp 10 Kg do modelo Turbo performance e ela esta enchendo normalmente de água, mas na hora de bater a roupa ela não bate... o motor fica fazendo barulho de ligado mas não bate, na hora de centrifugar a mesmo coisa, faz o barulho de centrifugação mas não gira o cesto e o batedor.Eu mexi o batedor com as mão e não está travado, nem o cesto está travado. O que vc acha que deve ser???

    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, podem ser várias coisas, como placa, motor, mas uma das principais causas disso é o capacitor do motor, é uma peça barata, fica perto do motor, parece um tamborzinho cinza, nele dois fios ligados, um fio preto e um amarelo, se eu fosse voce trocaria o capacitor, ele custa mais ou menos 15,00 e tem grande chance de resolver o problema aí, ah , cuidado ao tirar a peça, não toque nos dois pontos onde são ligados os fios, essa peça acumula energia e se tocar nas duas pontas vai levar um choque se ele estiver carregado.

      Excluir
  89. Ola tenho uma lavadora brastemp advantech wash 8kg, verifiquei que o cesto não se move mais, fazendo com q o batedor gire so para um lado e quando chega no processo de centrifugacao nada ocorre pois o cesto parece travado. O que pode ser isso. Placa eletronica ou capacitor de marcha. Gostaria de uma dica, pois como muitos são leigos no assunto os técnicos q aparecem para o conserto inventam milhares de defeitos só para lucrar a mais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  90. Olá Celso!
    Tenho uma lavadora Brastemp clean 6 kg. Onde fica o filtro? Minhas roupas estão com muitos pelos!! Não achei essa informação no manual. cOMO FAÇO PARA LIMPÁ-LO?
    muito obrigada!!
    Gisela

    ResponderExcluir