quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BARULHO - Refrigerador e Freezer



   




   Embora os manuais de instrução de refrigeradores e freezers, tragam essa informação, normalmente deparamos com consumidores que reclamam ou se assustam, com barulhos que refrigeradores e freezers fazem. 

Qual Motivo de Barulhos em Refrigeradores e Freezers? 

   A isolação interna desses produtos é feita de poliuretano, é como se fosse uma espuma seca, que é injetada na fase líquida dentro do gabinete e portas, quando esses são fabricados. Normalmente esses barulhos ocorrem mais á noite, porque com a inversão de temperatura interna, essas placas de poliuretano se desprendem das paredes metálicas do gabinete, e fazem barulho similares a garrafas pet, sendo enchidas de ar bruscamente (citei isso pra ficar mais fácil compreender e identificar os barulhos) claro que isso não é regra, e nem todos os produtos irão fazer esse barulho, que as vezes é altíssimo, mas caso faça, não se assuste, é normal e previsível, tanto que os manuais de quase todos produtos informam isso.
   Outro barulho normal, e que causa dúvida, é o cliente achar que tem um vazamento de água dentro do produto, caso o refrigerador ou freezer, funcione normalmente, não há necessidade de preocupação, esse barulho acontece também, visto que o gás em repouso, fica na forma líquida, e quando compressor parte obrigando a circular, ele ainda está na forma líquida em alguns pontos da tubulação, causando esse som característico, parecendo uma cachoeirinha dentro da geladeira.
   Eu tento elucidar aqui, defeitos e reclamações mais constantes dos consumidores, mas, se você tem alguma dúvida que queira esclarecer, faça um comentário que eu terei prazer em responder, felicidades á todos.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínio 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q

212 comentários:

  1. Olá, o freezer da minha geladeira está fazendo um barulho estranho, semelhante a um ventilador. É algo errado ou devo me preocupar?

    Obrigado pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a geladeira, nao esteja fazendo o degelo e tenha gelo se acumulando em excesso no compartimento freezer, o barulho, geralmente é a hélice do ventilador batendo no gelo, mas se for realmente isso, ela vai começar e refrigerar muito pouco na parte inferior, observe isso porque barulho de ventilador nunca é normal, se quiser mais informaçoes me mande o modAbraçoelo completo que fica na parte traseira do produto.

      Excluir
    2. Mande o modelo completo... errei ao digitar. O modelo fica na parte traseira do produto.

      Excluir
    3. Oi, tenho uma geladeira brastemp BRM39ERBNA, série JA3666844. frost free que está apresentando mesmo problema, mas o freezer n está gelando.O barulho é realmente alto. O que seria? Devo desligá-la?

      Excluir
    4. Priscilla, boa noite
      Imagino que o problema da sua BRG39, seja esse:
      Ela deixou de fazer os degelos que tem que fazer tres ou quatro vezes por dia, então por não degelar, formou-se um bloco de gelo no freezer, e esse bloco de gelo impede a circulação de ar, pois fechas as passagens de ar que levam ar frio para parte de baixo do produto, o barulho deve ser da hélice do ventilador pegando no excesso de gelo no freezer.
      Tem que retirar as prateleira do freezer, veja que o freezer tem duas tampas, uma no alicerce, na base do freezer, tem dois parafusos phillips que ficam na frente, retire primeiro a tampa que fica na base dentro do freezer, com ele fora, retire os dois parafusos que fixam a tampa do fundo do freezer, retire os parafusos e puxe a tampa, se tiver presa, pode ser excesso de gelo, deixe de porta aberta por meia hora, então puxe novamente e veja se tem gelo em excesso, caso tenha, tem que ligar diretamente a resistencia á tomada, ligando na tomada ela tem que aquecer, chega a ficar incandescente em alguns minutos, se aquecer ela vai estar boa, se não tem que trocar, caso aqueça a resistencia, e realmente tenha um bloco de gelo no freezer, então troque o bimetal e o timer, mas isso somente se tiver gelo acumulado no freezer, se não tiver gelo pode ser outro problema.
      Me esqueci de falar, teste também o ventilador, se estiver queimado não refrigera na parte inferior, eu suponho que esteja bom, pois o barulho é caracteristica dele pegando na helice, vou deixar uma postagem onde vai identificar melhor essas peças que falei acima, abraço e se tiver mais duvidas, pergunte

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/refrigerador-brastemp-brg39-nao.html

      Excluir
  2. A minha geladeira da consul biplex quando eu fecho a porta faz um barulho forte tipo um chiado é normal?
    Meu email é: rogerioneves28@gmail.com
    aguardo retorno obrigado

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Rogério, boa noite
    É sim, normal não se preocupe.
    Quando você abre a porta da geladeira, entra ar quente dento dela, quanto mais tempo aberta, mais ar quente entra, então quando você fecha a porta, mesmo com ar quente tendo entrado, há uma diferença grande de temperatura interna, para temperatura EXTERNA, o interior entra em vácuo, e procura brechas nas portas, para sugar o ar quente externo, e estabilizar temperaturas, pois bem, para que essa pressão não rasgue as gaxetas (borrachas das portas) são feitos furos discretos nas gaxetas, para a passagem de ar.
    Nos refrigeradores mais novos, existem tubos que se abrem, apenas para entrada de ar, quando isso ocorre, chamam-se válvula quebra-vácuo, e quando o fluxo de ar é muito forte, você ouve um barulho, como se alguém sugando ar para os pulmões com muita força. é isso

    ResponderExcluir
  5. olá, eu tenho uma geladeira da GE frostfree e depois que eu me mudei ela esta fazendo um ruido estranho no freezer,eu esperei 4 horas pra ligar pra assentar o gás, mas percebi que depois da mudança que o ruído começou, é como se fosse o barulho da ventilação mas muito mais alto, não sei se tem alguma coisa solta, quando eu abro o freezer o barulho diminui mas depois volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, bom dia
      Pode ser que a hélice do ventilador, esteja pegando em alguma componente dentro do freezer, quando você abre a porta, a geladeira corta corrente pro ventilador e ele para de girar, por isso a diminuição do barulho, outra possibilidade é a formação de gelo no compartimento freezer, e esse excesso de gelo, também estar pegando na hélice, ou o próprio ventilador estar com defeito, verifique se o produto continua funcionando normalmente, porque caso seja formação de gelo em excesso no freezer, ele vai começar a parar de refrigerar a parte inferior, nesse caso é melhor chamar uma emprese representante da marca, porque GE, não é todo mundo que conserta.
      Abraço

      Excluir
  6. Está funcionando normal, como é frostfree não tem gelo no freezer, não percebi nenhuma alteração no funcionamento dela, só esse barulho estranho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda geladeira faz gelo, diferença das frost free, é que elas fazem limpeza do gelo acumulado sozinhas, e o gelo é feito na parte interna do freezer, voce nao consegue ver, a nao ser que seja tanto que esteja excedendo,e o veentilafor faz o ar frio do gelo feito no freezer circular, e vamos supor que ela nao esteja fazendo degelo automatico, o gelo vai se acumular e pegar na helice, mesmo que vc nao veja.

      Excluir
    2. entendi, vou procurar a assitencia da GE, muito obrigada!

      Excluir
  7. Oi, eu tenho uma GE duplex 446 litros a 4,5 anos e a 15 dias começou a estalar muito quando liga, chega a ser assustador. Aparentemente está funcionando bem a refrigeração mas notei uma pequena parte superior no freezer que não está formando gelo. Bom, desliguei por 2 horas, esvaziei completamente inclusive os acessórios, fiz limpeza completa e agora está ligada (vazia) a 2 horas e com os estalos. Gostaria de saber quantas horas devo deixar ligada antes de abastecer e se esses estalos pode ser falta de gás.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ziza, os estalos não tem relação com falta de gás não, e os estalos variam de produto para produto, mas não chegam a assustar não, você precisa chamar um técnico para avaliar, quanto a colocar os alimentos, pode ligar e colocar imediatamente, ela vai retirando o calor dos alimentos gradativamente, então pode colocar assim que ligar, isso não vai influenciar no funcionamento não, agora quanto aos estalos em excesso, é melhor que um profissional veja pessoalmente ok

      Excluir
  8. Olá Celso, eu gostaria que você tentasse me ajudar por gentileza, eu tenho uma geladeira expositora de bebidas Venax de 300 litros, http://www.venax.com.br/manuais/manual_expositora.pdf , ela começou a fazer uns barulhos há uns 2 dias e diminuiu a sua capacidade de ''gelar''.

    O barulho é constante , como se fosse o proprio motor, compressor ou algo assim...
    Já verifiquei o gelo e eles está ''limpa'', sem acumulo de gelo ... enfim, eu nao tenho em como deslocar ela pra enviar para a assistência, pois ela ainda está na garantia , ela é nova deve ter uns 6 meses no máximo .....


    Agradeço desde já qualquer luz q vc possa me dar....

    Abraço

    gomes@lovett.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gomes, quanto á ruídos é normal, veja isso:
      É normal que a sua Expositora emita alguns ruídos. Alguns estalos são decorrentes do líquido refrigerante
      circulando pelo sistema. Isso é extremamente normal. Ruídos decorrentes durante a abertura e fechamento
      da porta também são normais devido à troca de calor e formação de vácuo que ocorre na borracha de vedação
      (gaxeta). Caso você note algum tipo de ruído anormal, consulte a tabela de solução de problemas.

      --->> retirei isso do seu manual, esse que você me mandou, está na pagina 9, as paginas estão fora de ordem. Mas não tem que levar produto até a garantia, é a garantia quem vem até o cliente, voce tem que ligar e agendar um atendimento, não sei como funciona com essa marca Venax, mas acho que você não deve mexer no produto, até porque fazer algo por conta própria vai fazer voce perder a garantia.
      Ao menos ligue na autorizada e converse com um técnico da Venax, eles devem estar acostumados com o mesmo tipo de reclamação da sua, eu como nunca consertei essa marca fica um pouco complicado até para te dar alguma instrução, eu domino Brastemp/Consul/Electrolux. Então não posso te dar uma resposta apenas para preencher uma resposta, se eu não conseguir te ajudar de fato, melhor não instruir em nada. abraço

      Excluir
  9. Roberto
    Bom dia!
    Celso,
    Minha Frost free da marca Brastempo, de um tempo para cá, vem fazendo um barulho, na parte do congelador. Cheguei a desmontar a parte traseira interna do freezer e após dar um aperto dos parafusos de sustensão do ventilador, verifiquei que o mesmo está com um pouco de folga . Isso é normal? Desliguei essa noite a geladeira e religuei depois de 6 horas, e até o momento o barulho não voltou. Se persistir depois de um tempo o barulho, terei que trocar esse ventilador?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, o ventilador tem uma folga mesmo no eixo, ele vai pra trás e pra frente mesmo, e o barulho se for proveniente do ventilador tem que trocar a peça sim. Agora a folga horizontal que ele tem não tem influencia no barulho não, observe ela por mais tempo, se o barulho voltar e você tiver certeza que é no ventilador, troque. abraço

      Excluir
  10. Celso!
    Obrigado, mas realmente vou ter que trocar a peça, pois o barulho persiste. Vc tem noção de preço dessa peça e se é possivel eu mesmo trocar ou chamo um técnico?

    Abraços

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que voce consegue com certeza, se voce ja acessou o ventilador para apertar os parafusos de apoio, com certeza não vai ter dificuladades, o preço da peça em média é 60/70 reais. Abraço Roberto

      Excluir
  11. Olá,
    Minha geladeira Eletrolux está fazendo uns ruídos estranhos e as vezes para de funcionar. Quando tiro da tomada e coloco novamente ele volta a funcionar, fica normal por alguns dias e depois para novamente.O técnico verificou a placa e disse que tudo estava normal... mas claramente esse não é o caso. Você pode me dar alguma sugestão do que possa vir a ser o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lolo, posso tentar te ajudar, baseado no histórico do modelo do seu produto, é claro que os defeitos não tem que ter uma obrigação de ser os mesmos, mas cada modelo específico, tem caracteristicas de defeitos mais apresentados em uso, e você não me ajudou muito citando apenas a marca Electrolux, o modelo é o item mais importante para que eu possa tentar te orientar melhor, aguardo, abraço

      Excluir
  12. Olá,
    minha geladeira (Brastemp frostfree Clean 410) começou há dois dias a fazer um barulho estranho, como se estivesse tremendo, e aí treme as hastes metálicas que ficam atrás da geladeira. O que pode ser?

    obrigado, abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os compressores (motores de geladeira) trepidam um pouco mesmo, veja que a grade é presa ao gabinete por umas garras plasticas, veja se não tem nenhuma solta e recoloque, sobre o compressor vai uma bandeja que apara a água do degelo, veja se está bem encaixada, e atrás da geladeira tem o filtro de gás, e desse filtro sai um cano de gás muito fino, chamado de capilar, veja se ele não está tocando em algo e ao vibrar faz esse barulho que incomoda, pode mover o capilar, mas não muito é um cano por onde passa gás, mas mover alguns centímetros não tem problema, desde que faça com cuidado, todos os canos que passam atrás da geladeira passam gás, portanto tome cuidado, mas pode reajustar alguns centímetros se um cano estiver tocando no outro e fazendo barulho ok, abraço

      Excluir
  13. Bom dia!
    Celso,
    Realmente era o ventilador. Ontem mesmo comprei e fiz a troca.
    Facil e rápido, uma boa economia eu fiz.
    Obrigado

    Roberto

    ResponderExcluir
  14. Oi Celso, obrigada por ter me respondido tão rapidamente. O modelo de minha Eletrolux é DFF44. Ela continua fazendo um ruído estranho e muitas vezes depois que ela "desliga" no ciclo normal, ela não religa. É necessário puxar da tomada para que ela volte a funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lolo, bom dia
      Olha seu refrigerador tem um problema para nós técnicos, ele tem duas placas eletronicas, e isso é uma complicação, porque não tem como trocar apenas uma, visto que os fabricantes para essa peça foi alterado, e agora elas não são mais compatíveis, se trocar uma tem que automaticamente trocar a outra, porque elas as placas novas, não são compatíveis com as antigas.
      Aparentemente aí voce tem um problema de placa eletronica, quem pode atestar isso é um técnico, ele esteve aí e não viu o defeito, não é que não tenha defeito, é que ele não detectou por ser itermitente, e ele não pode atirar no que ele não viu, é complicado defeito itermitente. e sinceramente não sei o que te aconselhar, o correto é ligar na assistencia novamente e explicar o problema, porque se chamar o técnico quando ela parar, quando ele chegar e ligar na tomada vai funcionar, veja com eles se tem histórico de produtos com mesmo modelo do seu, que apresentou esse mesmo problema, porque eu nunca consertei dff44 e dff40 com esse defeito, mas não sobra alternativas a não ser placas eletronicas, mas como disse, converse com um tecnico da electrolux, quem sabe seja um sensor do freezer, sinceramente não sei, só sei que não pude ajudar muito no seu caso, abraço querida.

      Excluir
  15. Olá Celso, possuo uma GE modelo RFGE700 que não está refrigerando nada na parte inferior, mas a superior continua refrigerando normalmente. Olhando pelas frestas do congelador, percebi uma formação de gelo dentro de uma tubulação. O que devo fazer, deixo-a desligada por um tempo e ligo-a novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vankrist, bom dia
      Eu não trabalho com GE, infelizmente não vou poder te ajudar muito, ao que me parece é um refrigerador frost free que está com problemas, que podem ser dois, primeiro, o ventilador que fica no freezer, se estiver queimado, deixa de fazer o ar circular, então o ar não vai para o compartimento refrigerador, essa é uma possibilidade, a outra é que ela deixou de fazer os degelos que tem que fazer periodicamente, então sem fazer os degelos, ela acumula gelo no freezer, e esse gelo obstrui as passagens de ar, mesmo com o ventilador funcionando, detalhe o ventilador só funciona quando o motor está ligado, pode ser que voce não ouça o ventilador funcionando, e isto é normal, sáo vai funcionar quando o compressor, motor estiver ligado.
      Vamos supor que o defeito seja realmente que ela não esteja fazendo os degelos, e tenha um bloco de gelo no freezer, então retire tudo do freezer e coloque as coisas congeladas na parte de baixo, feche a porta, pois a geladeira é uma caixa térmica e vai manter tudo congelado por muito tempo, então coloque os alimentos em baixo, feche a porta de baixo para manter congelado, então abra a porta do freezer, escancarada mesmo e desligue a geladeira da tomada, por pelo menos umas 24 horas, para que o degelo seja feito, não mais pelo produto, e sim por você, um degelo forçado, então religue e chame a assistencia técnica, ou autorizada, ou uma assitencia da sua confiança, espero ter ajudado, abraço e bom dia.

      Excluir
  16. Olá, Celso
    Depois de ver tantas respostas suas sobre possíveis problemas em eletros decidi contar o meu também na esperança de obter alguma ajuda.
    Ontem a tarde saí de casa e passei a noite fora. Quando voltei hoje pela tarde(1 dia depois)percebi que a porta da geladeira estava aberta, ou seja, ficou cerca de 20 horas com a porta aberta. As coisas no refrigerador estavam quase que em temperatura ambiente, mas no freezer estava tudo normal, exceto um barulho parecido com um trepidação que ficava mais fácil de ouvir ao abrir o freezer, que é frost free, e também ao chegar perto da grade traseira. Bom, desliguei-a e liguei de novo e assim que a geladeira armava o barulho recomeçava e bem alto. Depois disso, desliguei a geladeira por cerca de 4 horas, mas como o tempo não se esgotou ainda vou ligá-la. Quais os riscos que corro?
    Modelo: Brastemp Frost Free Clean BRM39
    Um abraço, aguarado resposta.
    Daiane, RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane Carioca, boa noite
      O que ocorreu foi que por ter ficado de porta aberta houve uma grande formação de gelo no compartimento freezer, o mais correto a fazer é tirar tudo que está no freezer, e colocar na parte do refrigerador mantendo o refrigerador de porta fechada, isso vai manter os alimentos congelados por um bom tempo.
      Com o freezer vazio, desligue a geladeira da tomada e deixe a porta do freezer aberta toda, escancarada mesmo, para que o gelo derreta, pois o barulho que você ouve, é a hélice do ventilador pegando no gelo, depois que fizer isso, desligando ela e deixando de porta do freezer aberta toda, espere pelo menos 12 horas, para que o gelo derreta e ela volte ao normal, mas não teime, deixe o freezer com a porta aberta e desligue da tomada, e não se preocupe que os alimentos não vão estragar se ficarem no compartimento de baixo, a geladeira antes de tudo é uma caixa térmica. Abraço

      Excluir
  17. Celso, muito obrigada por ter respondido tão rápido!
    Grata,
    Depois te conto o que aconteceu!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, conte mesmo
      Mas faça do jeitinho que eu te instruí, que vai dar tudo certo, aguardo a notícia boa, abraço querida

      Excluir
    2. Celso, fiz tudo da maneira que me instruiu e adivinha?! Deu muito certo! Não há mais barulho algum...está tudo normal...e nada se estragou!
      Muito obrigada mesmo!
      Um grande abraço!
      Sucesso!

      Excluir
    3. Sucesso pra você também, que bom que deu tudo certo.

      Excluir
  18. Boa noite Celso, tenho um Refrigerador Brastemp Frost Free BRM 42, ate agora sempre fazia um barulho de ventilacao quando abria o congelador, mas esta noite este barulho parou. O que poderia ser? Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que o compressor tenha desligado, e o ventilador parado de girar, o compressor trabalha junto com o ventilador, a geladeira desliga varias vezes por dia, e quando desliga, não pode ouvir nem o ventilador e nem o compressor, portanto se estiver gelando está normal ok.

      Excluir
  19. Prezado Celso minha geladeira Brastemp com freezer está com uma vibração e ruido no compressor. Coloquei um alicate amperímetro e marcou 0,9 A . Na plaqueta da geladeira informa que a corrente é 1,2 A. Considero que o compressor deva estar ok. Ela trabalha em 220 V. Duas fases de 127V. Houve queda de uma das fases durante a noite, no dia seguinte começou a apresentar a vibração + ruído. Poderias me ajudar?
    Grato
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, boa noite, difícil imaginar o que possa ser, pois a amperagem está até abaixo, mas isso varia muito por conta da pressão do gás dentro do sistema, está sim normal.
      Veja se a vibração não é de algum cano tocando no outro, se for canos se tocando, afaste com cuidado, apenas o suficiente para não se tocarem mais, pois são canos que passam gás, porém muito delicados.
      Outra coisa que vibra muito é o capilar, um cando de gás bem fininho, que sai do filtro de gás, o filtro é fácil localizar, fica aí próximo do motor, é de cobre e tem o formato de um bastão cilíndrico, e dele sai o cano capilar, bem fino mesmo, veja se não está tocando no gabinete ou em algum ponto que esteja causando esse barulho, do contrário o barulho vai ser interno do compressor, nesse caso só se resolve com a troca da peça, e não sei se á viável trocar por conta de um barulho, o preço de compressor é caro, para se trocar por conta de barulho, abraço

      Excluir
  20. Como substituir o capilar de freezer desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O capilar faz parte do conjuto evaporador, ou seja ele é ligado desde o filtro até o evaporador, evaporador é o congelador.
      Então não sei por qual motivo pretende trocar o capilar, em quase todos os modelos de refrigerador e freezer ele é um conjunto só, apenas em alguns modelos onde a entrada dele no evaporador é de cano de cobre, pode ser feita a substituição, mas isso é apenas serviço de um técnico, não só pela dificuldade e complexidade do serviço, mas também e principalmente pelas ferramentas necessárias, você nem me disse o modelo do freezer, mas isso aplica-se a quase todos os freezers.

      Excluir
  21. Boa noite! eu estou com um problema na minha geladeira será que você poderia me dar uma orientacão? tenho uma geladeira da marca continental COPACABANA RDV37 DUAS PORTAS e hoje de tarde quando cheguei constatei que ela esta dando uns estalos mas não liga so o ventilador de dentro fica ligado tempo todo é como se ela tivesse tenta ligar mas não consegue o que será que houve ?sera que você CELSO poderia me dar uma dica! desde ja agradeço juliana

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! eu estou com um problema na minha geladeira será que você poderia me dar uma orientacão? tenho uma geladeira da marca continental COPACABANA RDV37 DUAS PORTAS e hoje de tarde quando cheguei constatei que ela esta dando uns estalos mas não liga so o ventilador de dentro fica ligado tempo todo é como se ela tivesse tenta ligar mas não consegue o que será que houve ?sera que você CELSO poderia me dar uma dica! desde ja agradeço juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, boa noite querida,
      Nesse caso eu não vou poder ajudar muito, não conserto continental, e pelo modelo que me passou eu nem sei qual produto é, sei apenas que é duplex porque você me disse, então vamos tentar.
      Para saber se o problema é com o motor compressor, façamos o seguinte, no motor tem uma caixinha lateral, onde vão os fios do motor, com ela desligada da tomada, retire a caixinha e veja que tem dois fios, se tiver um verde ignore que ele é o fio terra, então retire esses dois fios, e com um cabo de força, ligue o compressor diretamente á tomada, energizando o compressor, sem que a energia para isso tenha que vir do produto, mas espere ele esfriar se estiver quente, motor quente não vai ligar, e isso pode confundir você, então espere o motor esfriar por pelo menos uma hora, então ligue o motor diretamente á tomada, caso ele ligue depois desse tempo de resfriamento, deixe ligado por uma meia hora, para saber se além de ligar ele vai se manter ligado, caso ele ligue e se mantenha, então o problema não é com ele.
      Como não conheço sua geladeira, estando bom o compressor, restam duas possibilidades, a placa eletronica, se essa geladeira tiver placa eletronica, se não tiver placa, o defeito será então o termostato, que é quem faz o controle de temperatura, não tendo placa quem gerencia o tempo de liga e desliga é o termostato, ele fica atrás do botão que você controla a temperatura, o botão é quem faz a regulagem do termostato, tomara que seja ou termostato ou placa, motor compressor é a peça mais cara da geladeira.
      Espero ter sido compreendido e de alguma forma ter ajudado, abraço

      Excluir
  23. Boa tarde, Estou com uma geladeira Frost Free Electrolux mod. DFW35 que faz um barulho de tic tac constante. Mesmo quando está desligada pelo termostato, ela continua com esse tic tac. Parece um relógio fazendo esse barulho. Do resto, ela funciona normal. Não é o barulho de degelo, onde é normal estalar, é um barulho(não muito alto) como se fosse um relê batendo(tetetetetete...), só que fica 24 hs batendo(não é no motor, pois quando ele desliga, o barulho continua). O que pode ser? Grato a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      essa geladeira tem um timer, ou seja um relógio responsável por controlar os degelos, fica em uma caixinha do lado esquerdo do compressor, ele fica girando o tempo todo, aparentemente o defeito esteja nele, que na verdade não é um defeito, porque ele faz sua função corretamente, mas deve estar com problema nas engrenagens internas e por isso faz esse barulho, se for muito incomodo, verifique se é mesmo no timer o barulho e troque, deve custar entre 40/50 reais, abraço

      Excluir
  24. Boa noite Celso!!
    Comprei uma geladeira da marca Consul .O que me incomoda é a noite porque ela faz alguns estalos durante a noite inteira. Gostaria de sua ajuda, já que ela está na garantia. Será que é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver como são esses barulho, estalos no gabinete são normais, mas se for uma frost free por exemplo, tem muitos componentes, tem que ver se é barulho normal, ou deficiência de algum componente, como está na garantia é valido sim, você pedir a visita de um técnico para verificar, aproveite a vigência da garantia para resolver isso, ligue para a assistencia com a nota fiscal em mãos ok, abraço

      Excluir
  25. Olá, Celso, parabéns pelo site, pela disposição e pela atenção. Queria também fazer uma pergunta, se me permite. Uma semana atrás, tive que deslocar minha geladeira de minha cozinha, um brastemp frost free BRKm48, para realizar uma obra na cozinha. Coloquei a geladeira na sala funcionando normalmente. Passado este tempo, coloquei-a de volta ao seu local e resolvi limpá-la. Desliguei-a, fiz a limpeza normalmente. Desde então ela vem apresentando um barulho muito estranho. Já ouvi vários barulhos aparentemente normais nela neste um ano que a tenho. Esse barulho, especificamente, me parece fora do normal. Vem da parte de trás, como se as hastes metálicas estivessem batendo. Quando desloco a geladeira um pouco para frente, o barulho para. Quando a coloco no local em que sempre funcionou normalmente, ela volta a apresentar o barulho. Para um tempo e depois volta. Quando abro a porta da geladeira, o barulho chega a ser incômodo, piora. Tentei ver se são os pés da geladeira. Destravei os pés e travei novamente, mas não parece ter solucionado o problema. Sinceramente não sei o que fazer. Poder ser alguma peça que se soltou durante esta semana em que a coloquei na sala? Que procedimento deveria fazer? Seria o caso de chamar um técnico?

    Grata pela atenção,

    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, boa noite
      Olha, você me confundiu um pouco, porque disse que o barulho é atrás, depois disse que quando abre a porta o barulho aumenta, e não disse qual das duas portas abre para que o barulho aumente, mas vamos lá...
      Veja que atrás dela tem vários canos que saem do motor, e tem também uma bandeja que apara água encima do motor, e tem também um cano de cobre bem fino lá atrás, ele sai do filtro que tem um formato cilíndrico, então, ao mover o produto, pode ser que tenha canos tocando um ao outro, o motor vibra quando funciona, então canos encostados podem sim gerar barulho incomodo, veja todos os canos se não tem um pegando no outro, veja se a bandeja sobre o compressor está bem colocada, e principalmente, o capilar que é um cano bem fininho que sai do filtro, veja e ele não está tocando em algum lugar.
      Caso tenha que mover algum cano, por estar causando atrito, seja cuidadosa, afaste apenas um pouco, apenas o suficiente para que deixem de tocar um no outro, a mesma recomendação para o capilar, todos os canos lá atrás passam gás, então muito cuidado ao mexer neles, afastar pode sim, entortar e amassar, jamais.
      Mas se o barulho for dentro do compartimento freezer, porque você disse que ao abrir a porta isso aumenta, pode ser que a geladeira tenha por deficiência de algum componente, ou por distração alguém ter deixado a porta do freezer aberta, pode ter acumulado gelo em excesso no congelador que é interno no freezer, então o excesso de gelo pega na hélice do ventilador e faz esse barulho chato.
      Se for o segundo caso, ou seja o barulho venha de dentro, desligue a geladeira, e deixe com a porta do freezer bem aberta, escancarada mesmo, para que esse gelo derreta, então religue, se o barulho parar era excesso de gelo, deixe desligada por no mínimo 12 horas de porta aberta, isso vai servir apenas para localizar o barulho e não para corrigir o problema, espero ter ajudado, abraço

      Excluir
  26. Só acrescentando à minha pergunta: o barulho que descrevi anteriormente pára por algum tempo e depois que a geladeira dispara é que volta a fazer esse ruído como se as hastes estivessem soltas, piorando quando abro a porta da geladeira. Quanto mais escancaro a porta, mais o barulho aumenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, então diga a segunda instrução, deve ser acumulo de gelo no freezer, ela para o barulho porque o motor compressor desliga várias vezes por dia, e como o compressor, trabalha simultaneamente com o ventilador, quando o motor desliga o ventilador para, por isso você não ouve o barulho, deixe desligada e de porta aberta, se o problema foi causado apenas por porta aberta, vai ser corrigido, mas se voltar, chame um técnico para avaliar o defeito, ou me relate que vamos ver o que pode estar com problemas, por hora faça apenas isso ok, abraço

      Excluir
  27. Celso, muito obrigada pela atenção e rapidez na resposta.

    O barulho aumenta atrás quando abro qualquer das duas portas. O barulho vem da parte de trás mesmo da geladeira. Jurei por várias horas que esse problema era algum desnível no piso ou mesmo a trava em dos pés, já que com a abertura da porta geladeira tende a se mover e o barulho aumentar. Mas não adiantou muita coisa. Entre o tempo que comentei aqui no blog até agora, ela apresentou barulho e depois parou. Volto novamente depois de algumas horas o barulho. Certeza que o barulho não vem do compartimento do freezer. È todo na parte de trás, mas, estranhamente, aumenta com a abertura das portas.

    Irei seguir suas orientações. Confesso que temo em mexer na parte externa, mas tentarei seguir suas dicas.

    Desde já muitíssimo obrigada.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila, sei que se for canos ou outra coisa vibrando você vai conseguir resolver sim, qualquer coisa estou por aqui, abraço.

      Excluir
  28. Quando puxei a geladeira, aparentemente não consegui localizar nenhum cano se tocando. No entanto, localizei um fio amarelo e verde que sai de um parafuso e vai se ligando em algumas partes da geladeira, dentre elas o motor. Um deles parecia estar solto. Mas não consegui localizar onde especificamente ele se conecta. Tirei uma foto para mostrar a você. Veja se consegue visualizar.
    https://www.dropbox.com/s/7see1a4xnxtj5ir/brastemp.jpg

    Irei tentar seguir a sua segunda orientação, a de desligar por 12 hora. Para isso, no entanto, precisarei guardar a comida em outro local. Farei isso amanhã então senão perderei toda a comida.

    Voltarei para dar notícia e agradeço, novamente, sua ajuda e disposição e nos ajudar.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o fio terra Lorena, todo eletrodoméstico tem um, veja que ele tem uma ponta desencapada, para ser ligado ao ponto de aterramento, mas ignore o fio terra, ninguém instala fio terra, aliás quase ninguém, não faz diferença no funcionamento do produto. aguardo como a geladeira vai se comportar depois que desligar por algumas horas, abraço

      Excluir
  29. Celso,

    desculpe minha ignorância. Até minha mãe me alertou que aquilo era o fio terra (rs). Mas estou aqui para te agradecer. Nem cheguei a desligar o refrigerador de novo para testar a sua segunda orientação, a de abrir as portas e deixar a geladeira desligada durante 12 horas. O problema parece ter sido no condensador mesmo! No mesmo dia em que entrei aqui para pedir ajuda, passei um tempo observando de onde vinha o barulho e tive quase certeza de que era alguma coisa na parte traseira. Observei que no modelo que tenho, existe algo como um pequeno pedaço de espuma entre algumas hastes metálicas do condensador. Parece que a tal espuma não estava devidamente fixada entre as hastes (provavelmente saiu do lugar quando puxei a geladeira para limpá-la), por isso que as hastes estavam batendo uma na outra quando o refrigerador disparava, ocasionando aquele barulho chato que vinha me preocupando. Acredito que tenha sido isso mesmo. Ajeitei um pouco a espuma, sem mudá-la de lugar, e o barulho não voltou a perturbar novamente, não pelo menos nesses últimos dois dias. Passo o dia fora de casa, mas o tempo que estou à noite não tenho mais observado o problema, ainda bem!

    Só tenho que agradecer a você mais uma vez. Nesse mundo de tanto lixo virtual, de sites que prestam mais desserviço do que serviço, é muito bom saber que existe alguém disposto a ajudar uma desconhecida, uma leiga que nem sequer sabe identificar um fio terra. Nem preciso dizer que já espalhei para meio mundo de gente que existem blogs assim como o seu.

    Qualquer novidade, com certeza, apareço para relatar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, tomara que não apareça para relatar nenhum barulho rsrs, isso quer dizer que espero que sua geladeira não apresente problemas tão cedo.
      Quanto a não saber o que é um fio terra acho normal, cada um na sua, eu domino as coisas do meu ramo, mas com certeza absoluta também sou leigo para a maioria das coias, uma vez estava falando com um técnico do suporte da claro, sobre internet e configuração de modem (ele no telefone do SAC) no meio do assunto pra descontrair, perguntei a ele se ele não se estressava de vez em quando com as pessoas que não dominavam nada de computador, pois tinha que entrar em áreas mais complicadas dentro do sistema, ele começou rir e disse: Seu Celso, talvez o Sr não vá acreditar, uma vez eu pedi para uma velhinha que estava configurando o PC, para que ela fechasse todas as janelas (do windows)... ela sumiu, voltou depois de uns 5 minutos dizendo que tinha fechado todas as janelas.... da casa dela kkkk tive que acreditar né, abraço querida e espero que não tenha mais problemas com a nossa paciente aí.

      Excluir
  30. Celso,

    Tenho um refrigerador GE 450 (REGE450FFM2A2CS). Há uma semana, ele vem apresentando um barulho estranho, mas somente há dois dias percebi que estava formando gelo na parte superior. Em outra oportunidade, com outro refrigerador, ao chamar um técnico pelo mesmo problema, ele apenas desligou da tomada e pediu que eu religasse a tomada, verificando se tinha voltado a funcionar. Naquela ocasião deu certo. No entanto, desta vez, com a geladeira que possuo hoje, após desligar a tomada (por cerca de 3h), ela amenizou o barulho, voltando mais forte no dia seguinte. Ao chegar em casa à noite, verifiquei que a mesma estava parada e que a parte inferior estava em temperatura ambiente. Foi ai que eu o desliguei, deixando-o vazio e com um ventilador ligado por 12h. Ela descongelou completamente, mas ao ligar o interruptor na tomada, ela apenas acende a luz, não fazendo mais o barulho do motor... Há algo que eu possa fazer antes de chamar um técnico?

    Alline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alline, eu não entendo quase nadinha de GE, pois eu não conserto essa marca, e também nenhuma das Cinco marcas fabricadas e mantidas pela Dako, vou te dar apenas um conselho, porque se eu tentar te ajudar sem ter certeza, posso acabar te atrapalhando.
      Então faça o seguinte, entre em um site que eu vou te dar o endereço, e faça uma pergunta lá, pois lá tem vários técnicos cadastrados, e com certeza entre eles, alguns que entendam muito de GE ok, abraço alline

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  31. Sim, Celso, é Alline, da GE 450 novamente. Esqueci de informar o meu contato.

    E-mail: alline.bianca@yahoo.com.br

    Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada, Celso. Darei uma olhadinha lá pra ver se consigo obter alguma resposta.

    Parabéns pela iniciativa.

    Alline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, na verdade nem ajudei em nada, mas como disse, melhor não ajudar do que atrapalhar por dar informação incorreta, abraço querida

      Excluir
  33. olá celso adquiri uma Brastemp BRM35ABANA20 USADA e ela faz barulho que vai ligar e não liga depois de aproximadamente 1 minuto liga normalmente e fica uns 2 minutos ligada e desliga.Quando desliga o compressor ela fica com os ventiladores de dentro funcionando normalmente, na parte de traz tem um cano que liga ao compressor e está pingando gota de água tem dois canos que estão encostando um no outro não sei explicar direito, um é normal e o outro tem um balão e um outro cano fino enrolado. Dentro dela gela normalmente tanto a geladeira quanto o frezer, gostaria de saber se é assim mesmo ela desligando e ligando o tempo todo em um prazo de tempo tão curto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é assim, e a agua saindo do cano aparenta ser gás em excesso, por o gás estar sobrando no sistema, ele completa o congelador e desce congelando o cano de retorno para o compressor, com o gás desequalizado no sistema, o sensor de temperatura fica ligando e desligando o produto com mais frequencia, tem que chamar um técnico para retirar o excesso de gás, a partir daí observar o funcionamento do produto ok, abraço Deco

      Excluir
  34. A BRASTEMP FROST FREE BRM39 ER, TRABALAHA O DEGELO COM O BIMETAL OU DAMPER TERMOSTÁTICO,
    POIS OBSERVEI QUE NÃO ESTÁ DESLIGANDO MESMO NO MINIMO E NÃO ESTA FAZENDO DEGELO.
    A MINHA FROST FREE ANTIGA 440 LT ERA O BIMETAL POIS TROQUEI ELE EM 14ANOS DUAS VEZES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer degelo não é o bimetal, e nem o damper, o damper é que fica na parte de baixo e faz o trabalho do termostato, que é boquear a passagem de ar, para não congelar os alimentos, portanto se está congelando os alimentos na parte inferior, tem que trocar o damper, e com certeza está sim fazendo degelos no freezer, do contrario iria se formar um bloco de gelo no freezer impedindo que o ar frio chegasse na parte de baixo, então se congela embaixo tem sim passagem de ar.

      Excluir
  35. ola eu tenho um refrigerador consul pratice 340 e ela vem apresentando um problema no qual começou a fazer um barulho muito alto tao alto que ela chega a parar de funcionar dai eu desligo ela por um tempo quando eu ligo ela volta normal mas depois volta a fazer um barulho muitoo alto e volta a desligar sozinha poderia me dizer qual seria o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAbiano, parece o motor superaquecendo, mas é melhor chamar um técnico para ter certeza, esse modelo tem apenas o termostato, que serve justamente para mandar energia para o compressor, ele está ok, poque está desligando e ligando o produto, então o problema fica evidente que é no motor, mas chame um técnico para ter certeza

      Excluir
  36. Bom dia!!

    Tenho uma geladeira e um Freezer CONSUL SLIM...
    Já possuim mais de 10 anos.
    Meu frezeer qdo liga o temporizador do compressor faz um barulho bem chato.
    a sensação é que tem algo solto atrás, talvez dentro do motor. (Nunca desmontei)
    Como ela fica embutida e um móvel faz com que o mesmo vibre mais.
    Agora puxei para fora do móvel, assim qdo o compressor aciona a vibração é menor.
    Poderia me dar alguma do que posso fazer??

    Obrigado

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja todos os canos atrás do produto, pode ser que tenha canos vibrando e tocando um no outro, assim acentuam o barulho, se for o caso afaste um cano do outro, mas apenas o suficiente para deixarem de fazer barulho, não pode mexer muito ali, todos os canos passam gás e tem soldas, se trincar uma solda por exemplo, o gás vaza todo, se mexer, mexa apenas o suficiente pra deixar de fazer barulho

      Excluir
  37. Boa Noite Celso!

    Obrigado pelas dicas...
    Acabei de dar mais uma fuçada no FREEZER e fiquei agora mais surpreso ainda.
    O barulho que eu pensava inicialmente vir de trás, possivelmente do motor,
    vem da lateral esquerda do Freezer... Perto do encaixe com a porta.
    A impressão que da é que essa lateral foi montada como se fosse um sanduiche e com o tempo, não sei ao certo, descolou ou até mesmo tenha quebrado essa junção interna... Tentei apertar com a mão essa PAREDE lateral (por dentro) e o barulho diminui, mas não 100%.
    Alguma sugestão???
    Novamente lhe agradeço pela atenção.
    Abs
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não entendi muito isso Eduardo, não sei exatamente onde é o barulho, nunca vi nada parecido em campo.

      Excluir
  38. Boa tarde Celso, a minha geladeira é uma Eletrolux - DF 48, ela está fazendo um barulho feito uma ventuinha. Voce faz\ visitas? Conserta? Não tenho nenhuma referêrencia, vc poderia me ajudar?
    Obrigada,
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, desculpa demora pela resposta, eu tive problemas com os comentários, eu trabalho em Brasília, voce tem que localizar um técnico perto da sua cidade, procure conserto de geladeira electrolux no google, com certeza vai localizar um proximo de voce, abraço

      Excluir
  39. Adquiri um frigobar Electrolux RE-120, além do barulho muito alto que ele faz quando está em funcionamento, quando o motor para de funcionar, ele dá uns "estalos" é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nãoé normal, rfrigeradores e freezers novos são muito silenciosos, se estiver na garantia, como disse que é novo, chame a assistencia autorizada para ver isso.

      Excluir
  40. Boa tarde, encontrei esse tópico por acaso e fiquei curiosa. Tenho uma Brastemp brx48dbana (sexto sentido frost free) que começou a fazer muito barulho quando ligava, chamei o técnico, ele retirou a placa do interior do freezer, havia muito gelo lá atrás, blocos de gelo duro, foi feita uma limpeza, mas o técnico não soube dizer qual a causa da formação do gelo. Você tem alguma ideia? A geladeira foi comprada em 2004. O barulho sumiu no primeiro dia, mas tenho a impressão de que talvez tenha que trocar o ventilador porque o ruído aumentou um pouco. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A formação de gelo pode ser por motivo de porta aberta, exemplo, você empurra a porta e pensa ter fechado, ela as vezes fica com uma pequena brecha, então entra muito ar quente, e esse ar quente forma rapidamente um bloco de gelo, esse bloco vai crescendo, as vezes chega a impedir a passagem de ar e prejudicar o funcionamento.
      Outra causa da formação de gelo, é o dreno, como é frost free ela faz degelos internos até tres vezes ao dia, a agua desce por um duto, e vai para um recipiente sobre o motor, como o motor é quente a água evapora, mas como os produtos hoje tem muitas peças de isopor elas começam a esfarelar particulas de ispor que acabam obstruindo o dreno, a agua se acumula e não desce, então forma-se também um bloco de gelo, e outra causa é meio enexplicável, as geladeiras novas tem apresentado isso do nada, formam um bloco de gelo na passagem de ar interna, no duto que fica sob o alicerce do freezer, tem sido um problema constante, e apesar de não ter nenhuma peça com problema, o bloco de gelo causa muitos problemas, no seu caso, como o técnico degelou, apenas observe o funcionamento, e se tiver que chamar novamente pra trocar o ventilador chame, mas somente se ele estiver com muito barulho ou parar de ventilar, por hora, apenas observe. abraço

      Excluir
  41. Boa tarde!
    Celso, tudo bem?
    Minha mãe tem uma geladeira Consul Bem-Estar a uns 5 anos.
    Ela nunca deu problema, sempre funcionou muito bem! No entanto, hoje estamos enfrentando um inverno bastante rigoroso (ontem as 19h estava 7ºC e caindo!), e a geladeira esta fazendo um barulho estranho! Dá uns estralos, parece que ela funciona e para com estralos. Já diminui para a potência 1 de refrigeração, tirei algumas coisas para ver se era peso na porta, tirei coisas do congelador que estavam encostando na saída de ar.. enfim, o barulho esta estranho! Será que você pode me ajudar?
    Muito obrigada desde já!
    Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, sem ouvir o barulho não sei se posso te ajudar
      O barulho é constante ou faz de vez em quando?
      E dentro da geladeira ou na parte externa, digo motor?
      é no freezer ou no compartimento refrigerador?
      Eu tenho mais perguntas que você. tem defeitos que com apenas uma dica eu consigo ajudar Kátia, mas um barulho sem ao menos saber onde é, e de que forma é fica muito, muito difícil saber o que é.

      Excluir
    2. Celso, boa tarde!
      Muito obrigada pelo retorno!
      Aqui o barulho parece ser do motor, é como se ele tentasse trabalhar mas não tivesse força o suficiente (tem hora que parece que ele até treme e tb faz alguns estralos, dai é como se o funcionamento da geladeira parasse)! Baixei a potência dela, naquele dia ficou tudo bem, no dia seguinte precisamos aumentar pq estava degelando os alimentos congelados e, percebemos que o barulho voltou e ficou um pouco mais intenso..
      Hoje substituímos as geladeiras, desligamos a da cozinha e passamos os alimentos para a outra da área de lazer. Vamos solicitar que alguém venha ver o que esta acontecendo, pois, essa é a maior e a geladeira fundamental da casa! =/
      Muito obrigada pelo retorno e atenção!
      Kátia

      Excluir
    3. Katia, pode ser a placa eletronica dela, que fica tentando ligar o motor e não consegue, então pra ter certeza tem que fazer o seguinte, tem que abrir uma caixinha que tem no motor, onde vão os fios, tres fios, ignore o verde que é o fio terra, então retire os dois que sobram, e com um cabo de força ligue o motor diretamente na tomada, se ele partir certinho e sem barulho, deixe ligada por uma meia hora, se funcionar ok, o defeito é a placa que gerencia todo sistema, chama-se caixa controle e tem apresentado esse problema em campo, faça isso, vou deixar uma postagem que vai te auxiliar um pouco ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
    4. Celso, tudo bem?
      Realmente você estava certo! =D
      Era a placa do motor sim!
      Pelo que soubemos após a troca, o problema aconteceu depois que um "facão" do gerador aqui da rua caiu e ficamos um período com problemas no fornecimento de energia.
      Já trocamos a placa e entramos em contato com a CPFL para reparar o dano que causou!
      Muito obrigada pela sua ajuda e atenção neste e em todos os outros casos!!
      Um abraço
      Kátia

      Excluir
    5. Imaginei que fosse a placa sim, ela é frágil a alteração de corrente, mas que bom que resolveu, tem mesmo que correr atrás da Cia de Energia, eles cobram e tem que oferecer uma energia de qualidade e estável.
      Abração Kátia

      Excluir
  42. Oi celso tenho uma geladeira eletrolux. Double. D440 sempre k ela desliga atras do motor fica vibrando e fazendo um barulho tipo tectectectec percebi que tem um caninho k tem uma borrachinha k bate na lataria da geladeira sera k é isso k provoca o barulho isso começou a uns 2 dias é grave?e o barulho é mais a noite e nao é tada ves k ela desliga !confesso k to surpresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliane,
      O problema pode ser apenas esse mesmo, os canos vibram quando o motor desliga, e durante o dia faz a mesma coisa, mas a noite, o barulho das ruas diminui, dos carros, dos pássaros, do meninos gritando, por isso todo barulho a noite parece maior, mas não é, é apenas o barulho externo que diminui assim fica mais evidente o barulho dentro de casa.
      Bem, voce pode com cuidado, afastar um cano do outro, pode mover um centimetro ou dois, apenas para que não se toquem mais quando o motor desligar, todos os canos atrás da geladeira passam gás dentro, então tem que se manipular com maior cuidado, mas mover um pouquinho não tem perigo não, mova, se possível reposicione aquela borrachinha para que ela diminua o barulho ok, abraço

      Excluir
  43. Prezado Celso,

    Por favor, gostaria que, se possível, esclarecesse uma dúvida. Acabei de adquirir o freezer da consul CVU18 vertical. Com menos de 24 h de uso, constatei um barulho muito alto, que achei incomum, como se houvesse uma peça solta dentro do compressor que fica batendo, sempre que ele funciona. Trata-se de um ruído normal ou defeito?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, os compressores novos são tão silenciosos que as vezes não podemos saber se estão ligados ou desligados, apenas se tocarmos na peça para saber, então se tem barulho que incomoda assim, não é mesmo normal e como é novo, chame a assistencia técnica autorizada imediatamente, mesmo que ele esteja refrigerando normal

      Excluir
    2. Obrigado, meu caro. Vou contactar a assistência.

      Excluir
  44. Boa noite Celso, minha geladeira Frost Free Electrolux mod. DFW35 faz muuuuuito barulhoo, mas muuuiito a ponto de não deixar assistir a tv. Ela para ´por alguns minutos e é um alívio, mas logo volta. Estou morando num apê que a cozinha é junto a sala imagine meu problema, já estou até querendo trocar de geladeira. Ela funciona perfeitamente, é um barulhão não sei é do compressor ou do frost free. Mas é um barulho como se fosse uma máquina mesmo. Help rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, se você não consegue nem identificar de onde vem o barulho mesmo estando do lado da geladeira fica bem mais dificil pra mim que estou aqui.
      Tem que se aproximar do produto, quando ela estiver barulhente e ver de onde exatamente vem esse barulho, assim ficará mais fácil tentar te ajudar, agora quem diz HELLLLPPPP, sou eu, veja se acha onde é exatamente o barulho que poderemos tentar saber qual a causa, não é ma vontade minha, mas imagine um paciente chega no médico e diz... doutor está doendo muito, e ele pergunta, onde??? e o paciente diz não sei, sei apenas que dói, e ai??? hein?
      veja isso e me diga com mais detalhes ok querida, aguardo

      Excluir
  45. Boa tarde, Celso! Comprei em 01/07/2012 um Refrigerador Consul Frost Free 2 Portas 345 Litros Branco - CRM37EBANA e de uns tempos p/ cá ele tem apresentado um barulho mais alto q o comum, parecido c/ um ventilador e o barulho é maior qdo abro a porta do freezer. O q pode ser? Chamo o técnico ou é normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, dentro do freezer tem um ventilador, é ele quem distribui ar frio, tanto para o freezer quanto para o refrigerador, e quando voce abre a porta do freezer o barulho com certeza aumenta, as vezes voce vai abrir e não vai ouvir nada, porque quando o motor desliga, o ventilador desliga junto, então não fique preocupada, é assim mesmo que ela funciona, sem ventilador, refrigerador frost free nem gela nada, o seu está normal ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigada, Celso! Vc é muito atencioso e me deixou despreocupada! :)

      Excluir
    3. Por nada querida, mas é bom ter duvidas e é sempre bom que elas sejam esclarecidas, disponha, abraço e felicidades

      Excluir
  46. Boa noite.acabei de comprar uma geladeira frost free Electrolux.modelo df 36 a.Não sei se é normal mais ela faz muito barulho.O barulho vem do frezer.É um barulho de ar muito alto. a noite fica pior já que a casa esta em silencio a impreção que da é que a geladeira esta do meu lado da cama.tem momentos que ela para mas é pouco tempo logo faz de novo.liguei na Electrolux ,eles me informaram que é normal, minha duvida é porque conheço pessoas que tem frost free em casa e não é tão barulhenta assim.Estou pensando em trocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo frost free faz barulho sim, mas nada que incomode, nada que tire o sono, se o barulho da sua é tão grave assim, tem que pedir a visita de um técnico, mesmo que eles insistam que não é problema, você tem direito de uma visita para ver como está o produto

      Excluir
  47. Boa Tarde Celso, comprei a pouco tempo uma geladeira frost free eletrolux , modelo DF37. Ocorre que ela faz um barulho alto parecido com o barulho de um motor. Este barulho vem debaixo, na parte detraz da geladeira. O barulho Nao é cosntante, pois tem horas que a geladeira fica muda. Ela esta gelando direitinho, é só a zueira q me incomoda. Acredito que realmente é o motor dela funcionando, mas queria saber se é normal ser alto. Já liguei na assistência, e eles disseram q é assim mesmo. Ja nivelei os pes dela, verifiquei se esta tudo ok, e nao vi nada demais! Tem algo que eu possa fazer pra melhorar o barulho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gulherme
      è sim barulho no motor, ele não fica o tempo todo ligado, desliga e liga várias vezes por dia.
      Agora barulho é o seguinte, uma coisa é você falar e outra coisa seria eu ou outra pessoa ouvir, daí daria para saber se está normal, então não posso te dizer se é ou não excessivo, sem ouvir não tem como.
      O que voce pode fazer é o seguinte, puxe ela e quando estiver ligada, veja se não tem algo vibrando, o motor gera vibração, então pode ser que tenha algum cano ou peça tocando uma na outra, então se tiver que mover um cano por exemplo, faça com cuidado, afaste um cano do outro muito pouco, apenas para que deixem de se tocar e vibrar, veja o coletor de água, que fica lá atras, veja se está bem encaixado, se for o caso providencie um calço, qualquer coisa que evite ou diminua o ruido

      Excluir
    2. Em produtos novos, o barulho do motor é tão imperceptível que na maioria das vezes , mesmo nós técnicos não podemos identificar se o produto está ligado ou não, somente se tocar ou chegar muito perto do produto, então qualquer barulho excessiveo não pode ser normal, mas mesmo assim precisamos ouvir para ter certeza, abraço

      Excluir
  48. Ola! meu refrigerador eh um frost free clean da brastemp, que considero super silencioso no seu funcionamento normal, mas que esta fazendo um barulho ruidoso e alto no freezer ha alguns dias; o barulho acontece quando o freezer eh acionado; As vezes, mesmo com o freezes acionado, o barulho nao acontece; Quando o freezer nao esta acionado, nao ocorre o barulho; O refrigerador esta ha dias com o minimo de refrigeracao, pois li nas postagens anteriores que poderia ser o congelamento da helice, mas nada mudou; Qual sua opiniao? obrigada! Violeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Violeta essa questão de barulho assim sem ouvir é complicado, teria que ver de onde vem o barulho e como ele é, mas o que tem fazer é abrir o compartimento freezer, e ver se tem formação de gelo em excesso no evaporador, que é o congelador, se for excesso de gelo, pode ser o gelo pegando na helice do ventilador e causando o barulho, mas caso não tenha gelo algum, pode ser apenas o ventilador mesmo, apresentando barulho durente o funcionamento, aí basta trocar o ventilador, mas caso tenha gelo em excesso, aí o defeito é outro, e não ventilador, e também tem que ser corrigido

      Excluir
  49. Ola boa tarde, me chamo Thiago. Li todos os comentários e todos falam um pouco do meu problema. Tenho um refrigerador Brastemp frost free clean BRM39. Sem mais nem menos começou a fazer um barulho que posso dizer que se assemelha muito a uma cafeteira passando café. Entao desliguei-o abri o "congelador", retirei a tampa como você falou nos primeiros comentários, porem não há nada de gelo la tras. esta tudo limpo. nesse caso o que pode ser? tirei uma foto de como esta. segue o link. https://lh5.googleusercontent.com/SAQJFCI4UMMB0fJJh2KAMDZH-Fa-Lxs3l6QKsy0WpzE=w276-h207-p-no

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, as vezes quando o compressor desliga, o gás retorna para o compressor na forma liquida, fazendo um barulho como se fosse uma cachoeirinha de aquário, isso é normal e não se preocupe, se seu refrigerador estiver congelando no freezer e refrigerando no compartimento de baixo, não se preocupe apesar de chatinho, esse barulho é normal ok

      Excluir
    2. Ola Celso,
      Vai ser problema mesmo. Ela foi perdendo a capacidade de resfriamento aos poucos. E parou de congelar. Agora ela nao dispara mais o motor. Ja agendei uma visita eles vao hoje a tarde

      Excluir
    3. O tecnico disse que é o compressor. O problema é que para achar esse embraco 1/4 ou 1/5 gas r600a. Voce tem alguma dica onde posso comprar? Na autorizada fora de questao. Me cobraram 560.00.

      Excluir
    4. Não sei onde voce mora, mas aqui em Brasilia, esse compressor custa em média, 270,00.

      Excluir
    5. ola, liguei nas lojas e parece que esse compressor ou o gás é problemático pois ninguém em natal quer trabalhar com ele. nem para fazer um pedido especial direto da embraco. A loja me aconselhou a falar com o técnico e trocar o compressor e o gás. Nesse caso da BRM39ER, qual seria o compressor e o gás para substituir o R-600a?

      Excluir
    6. Pra substituir não tem, até porque o compressor é esse e o gas que usa é esse.
      Mas o que pode fazer é o seguinte, já que não tem jeito.
      Peça pra o técnico ou voce mesmo, comprar o compressor para gás R134a, que é o mais usado, então retire o compressor que está aí, e de um jato de gás, para que o gás 134a passe por todo sistema tirando resíduos do r600, depois disso, instale o compressor com gás 134a, assim o sistema vai trabalhar com 134a sem residuos do outro gás, evitando assim uma reação negativa da mistura dos gases diferentes.

      Excluir
  50. Caro Celso, minha geladeira é uma frost free 410 da GE; há momentos que ela apresenta um barulho(como se fosse o ronco) bem alto(não sei se está relacionado com os ventiladores ou com o compressor), esse barulho(ronco), antes não existia esse ronco, fica por um tempo e depois para. Agora estou percebendo que ela não está refrigerando bem, as coisas que estão no congelador ficam bem frias,mas não estão congelando. Gostaria que você me desse uma ideia do problema. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eu não trabalho com essa marca, GE
      Mas o defeito parece excesso de gelo no compartimento freezer, então o gelo em excesso ocorre pela falta de degelos, a geladeira por algum motivo deixou de fazer degelos, e esse gelo impede a circulação de ar, além disso o gelo é tanto que chega a pegar na helice do ventilador, vem daí o barulho, porém como não conserto essa marca, nem sei que peças ela usa pra fazer o degelo, vou deixar o endereço de um site onde vários técnicos respondem e com certeza um deles pode te ajudar ok, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  51. Olá ... Tenho uma geladeira frost free consul , ela faz um estalo em seguida cai muita agua e a agua fica na bacia de fruta em baixo , e em volta fica tudo molhado , e eu tento olhar se veio de cima e ta tudo seco na parte de cima não sei o que esta acontecendo por favor me ajude !
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, diga-me o modelo exato da sua consul, o modelo fica em uma etiqueta atras da geladeira, assim tento te ajudar melhor ok, aguardo

      Excluir
  52. tenho uma geladeira continental e acabei deixando o freezer posando aberto a agora a geladeira ta fazendo muito barulho (tipo quando liga a geladeira) faz 4 dias! o q deve fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, desligue da tomada, deixe 24 horas desligada e portas abertas, assim o gelo que acumulou internamente vai derreter e ela volta ao normal

      Excluir
  53. Boa tarde Celso!
    Tenho uma Electrolux DF36A há um ano e desde que adquiri ela faz um barulho que parece de máquina de lavar quando está centrifugando desnivelada, parece que vai levantar voo rsrsr
    Na outra casa que morei era um pouco pior, agora que me mudei e me disseram que era desnível, tentei nivelar e diminuiu, mas eliminar o barulho só se a geladeira ficar torta.
    É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é normal, veja se atras dela, não tem canos vibrando, durante o funcionamento as vezes os canos vibram e ficam tocando um no outro, todos os canos passam gás e são delicados, mas voce pode com cuidado afastar um pouquinho, bem pouquinho um do outro, apenas para que não cheguem a tocar mais e fazer esse barulho chato

      Excluir
  54. Boa noite, eu tenho uma geladeira Consul 300L e tenho percebido nos últimos dias que logo depois que termina o intervalo em que ela dispara ela dá um forte estalo, tem algo anormal nisso, devo me preocupar?
    obrigado desde já e Parabéns pelo Blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, o que pode ocorrer é um tranco quando ela desliga, alto o barulho, o que pode estar ocorrendo, é que internamente dentro do compressor, uma das molas que sustentam a parte elétrica se quebrou, então a parte interna acaba batendo na carcaça e fazendo esse barulho forte, pra consertar apenas trocando o motor compressor, acho que não compensa, já que ela funciona direitinho, deixe como está, e se o compressor por ventura vier a parar de vez, aí voce analiza se compensa a troca né

      Excluir
  55. Olá Celso, tenho um freezer vertical Brastemp frost free 270l (Ufa!). Notei ontem que o sorvete que estava no compartimento superior não estava congelado apesar do freezer ter ficado fechado durante as ultimas 5 horas. A partir daí notei que não está saindo aquele ventinho na parte superior do freezer. O termostato está configurado um pouco além do nível médio e a temperatura ambiente aqui em Canoas-RS está entre 18 e 27 graus na hora mais quente do dia. Você pode me dizer se o ventilador pode estar queimado ou se e normal ? Ou ainda como verificar isso ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que saber o modelo do freezer, apenas litragem não me ajuda muito, mas tem que abrir a parte onde fica o congelador, ou seja o evaporador, e ver se está funcionando o ventilador, caso esteja funcionando, veja se tem formação de gelo em excesso cobrindo todo o evaporador, se tiver, tem que testar a resistencia de degelo, pra ver se está aquecendo, pode ligar ela diretamente na tomada sem ter que tirar do local, se ela estiver aquecendo, pode ser apenas o bimetal, mas não sei qual modelo exato do produto, assim fica mais dificil saber quais peças ele usa

      Excluir
  56. me diga uma coisa, como ter 100% de certeza que o problema é no motor e não em uma outra peça que esta impedindo que ele funcione corretamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue um cabo de força , desligue os fios que estão no motor, e ligue ele diretamente na tomada, se ele funcionar, deixe funcionando uns 15 minutos, se ele se manter ligado por esse tempo, com certeza vai estar ok, estou supondo que voce esteja falando de uma geladeira ou freezer, já que não teve nem o trabalho de dizer de qual produto se trata

      Excluir
  57. Boa Noite Celso,meus parabéns pelo ótimo blog. Tenho uma Frost Free Brastemp BRM49B motor Embraco. Ela sempre fez barulhos durante a noite, um tanto altos, mas li no manual que alguns estalos são normais então não dei muita importância. Alguns dias para cá notei que alguns alimentos descongelaram no congelador mas associei ao calor e então aumentei a potencia do congelador mas não adiantou. Fiz o teste que você ensinou e liguei o motor direto e deixei ligado por 30 minutos, ele não parou de funcionar mas também não gelou nada dentro da geladeira. Notei que ele esquentou bastante também. Oque você acha? Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motor está ok então, mas tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo em excesso, caso tenha, esse gelo vai impedir a circulação de ar, ai tem que ver se o ventilador está funcionando, testar a resistencia de degelo que fica em volta do congelador, se estiverem ok e mesmo assim tiver gelo em excesso cobrindo toda a peça, tem que trocar apenas o fusivel termico, mas caso o congelador esteja apenas com gelo parcial em um canto, aí pode ser insuficiencia de gás, não é comum, mas hoje consertei um do mesmo modelo que estava com esse problema, somente abrindo o freezer e vendo as condições que estão as peças lá dentro é que poderemos avaliar o defeito e chegar a solução

      Excluir
    2. Obrigado pela Atenção Celso ! Eu abri o compartimento do freezer e realmente tinha muito gelo. Derreteu todo o gelo então religuei a placa controladora coloquei na tomada e funcionou, começou a gelar, por apenas 10 min (motor e ventilador) e então parou. As regulagens do freezer e do refrigerador estão no máximo. Me lembrei que o refrigerador desde novo o compressor ficava muito tempo ligado, era raro quando não você não ouvia o barulhinho do motor e do ventilador.Obrigado !

      Excluir
    3. Como tinha gelo em excesso no freezer, tem defeito, não pode formar gelo, tem que descobrir onde é o problema, compressor e ventilador sabemos que não é, imagino também que não seja a placa eletronica, pois ela estã ligando o compressor e o ventilador, tem que testar a resistencia de degelo, se ela estiver ok, ou seja aquecendo, pra saber pode ligar ela direto na tomada, não precisa tirar ela do local, basta energizar, então se estiver ok, troque o fusivel térmico e os dois sensores de temperatura, com isso vai resolver o problema, desde que a resistencia esteja ok, se não resolver, troca-se a caixa controle que é a placa, mas primeiro sensores e fusivel, assim vai gastar pouco e tem grandes chances de resolver o problema

      Excluir
  58. Obrigado Celso. Vou testar a resistência.
    No freezer tem 3 sensores:
    1-Com fios brancos e vai enfiado no meio da serpentina.
    2-Vai colado no cano com uma fita.
    3-Vai encaixado na tampa traseira do freezer. Qual é qual? E para que servem?
    Celso, e o fato de o refrigerador ligar varias vezes durante o dia, independente da temperatura externa, é normal?
    Você tem base do consumo de um refrigerador desses? Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho base do consumo não, mas ele tem no manual do fabricante uma previsão de consumo.
      O sensor dos fios brancos, é um fusivel térmico, ele serve pra que a resistencia so energize e aqueça se o freezer estiver pelo menos com -13 graus, para que a resistencia não ligue se não tiver gelo, se ela ligar sem gelo, vai derreter as peças dentro do freezer, o outro sensor serve para controlar o compressor, esse que fica na tampa e o outro que tem os mesmos valores serve pra controlar o ventilador

      Excluir
  59. Tenho uma consul CRM49. Na hora de ligar, ela está fazendo um barulho no motor como se fosse um dijuntor querendo armar para ligar o motor, por várias vezes antes de ligar o motor. As vezes ele liga mas 10 segundos depois ele desliga e começa o processo novamente. Isso acontece umas 3x antes dele ligar realmente e funcionar por mais tempo.....Qual pode ser o problema....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o motor, ligue o motor direto na tomada com um cabo de força, se ele partir sem problemas vai ser a caixa controle, mas ligue ele quando ele estiver frio, se estiver quente e ligar na tomada ele não vai partir
      Testando o motor e ele estando ok, o defeito vai ser a caixa controle que é a placa e fica a[i do lado esquerdo do motor, na maioria dos casos é a placa

      Excluir
  60. Boa Tarde Celso... parabéns pelo blog,é o seguinte tenho geladeira inverse BRASTEMP modelo BRE50NEANA,quando veio nova era toda silenciosa,mas depois de 5 meses de uso ela começou apresentar um barulho entranho parecido com um compressor,já percebi que esse barulho é no meio do refrigerador,acontece quando tira da tomada e religa em seguida,e também quando da aqueles picos que liga e desliga automaticamente e também ao abrir e ao fechar a porta do refrigerador a do freezer que é embaixo não faz barulho ao abrir e fechar,somente a do refrigerador,o que pode ser...desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o ventilador, pegando em alguma pedrinha de gelo, se for mesmo isso voce pode tentar o seguinte, desligue ela da tomada, deixe 24 horas com as duas portas abertas para que se for gelo ele derreta, então religue e pronto, se for isso vai estar resolvido

      Excluir
    2. blz...vou tentar fazer isso.brigado

      Excluir
    3. ok, espero que tenha dado certo

      Excluir
  61. Boa noite Celso, parabéns e obrigado de sua parte por compartilhar suas dicas e conhecimentos. Meu caso, temos uma Brastemp BRM 44A. O problema eh qto ao barulho que ela apresenta com certa frequência, além de disparar o apito de porta aberta (led vermelho piscante) mmo a porta estando fechada! Não sei se são problemas independentes ou associados, levando em conta que ambos começaram qse que juntos. Agradeço se puder tecer comentários a respeito, abss..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nesse modelo é comum ocorrer esse problema, se for mesmo o que estou pensando, mas vou deixar aqui um video pra voce conferir, no video também tem a explicação de como resolver o problema ok, copie e cole no seu navegador o endereço da postagem

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/refrigerador-brastemp-brm44-luz.html

      Excluir
  62. celso,bom dia,brigado PELA DICA deixei um tempo a geladeira desligado, e parou de fazer o barulho de compressor,era gelo mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo Diego, abraços

      Excluir
    2. Boa noite meu amigo...
      Celso, estou com um problema em um Refrig Brast. BRM35BR FFRE 319lts...
      Bom ela esta muito bem tem uns 4Anos que tava uma maravilha...
      Hoje dia 26-09-2013, fui trabalhar e quando voltei ela estava pegando fogo, tudo que estava dentro estava quase cozido, deliguei a geladeira por 2 horas e voltei a ligar, ao ligar verifiquei que ela dava uns estalos na parte de traz da geladeira, arrastei a geladeira e vi que era dentro de uma caixinha que tem na parte traseira e ela do da uns estalos não liga a geladeira, somente acende a luz...

      Excluir
    3. muito grato meu amigo... meu contato alexdyna@hotmail.com,
      http://www.facebook.com/wdyna?ref=tn_tnmn
      grato

      Excluir
    4. Alex,
      tem que ter fazer um teste para ter certeza que o motor compressor está ok, então tem que ligar o compressor direto na tomada com um cabo de força, abra a caixinha lateral do motor compressor, desligue os dois fios que estão nele, ignore o verde que é o terra, então com um cabo de força ligue nos dois terminais e ligue na tomada, se o motor partir, deixe por uns vinte minutos e veja se a grade preta atras da geladeira que é o condensador vai aquecer, se aquecer significa que o compressor vai estar bom, e tem então que trocar a placa eletronica, que fica dentro daquela caixinha branca que se chama caixa controle, ela é quem gerencia todo sistema da geladeira, e se o compressor estiver ok, basta trocar a caixa controle que o produto volta a funcionar novamente.

      Excluir
  63. bom dia, tenho uma brastemp 440 e ela esta fezendo muito barulho e o motor funciona de forma constante, mesmo no minimo.
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se está refrigerando normal, se apresenta esse barulho e não desliga ela vai ter problemas sim, mas tenho que saber o modelo, são muitas 440 litros, desde antigas até algumas mais novas, como modelo exato eu posso saber de qual produto se trata

      Excluir
  64. Muito Obrigado... vou testar hoje a noite depois falo aqui... sabe mais ou menos quanto e esta placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual placa é, voce postou o comentário separado da sequencia em que foi postado o primeiro, tem que responder como resposta da minha resposta, assim o assunto fica todo junto e eu vou saber do que se trata, respondo tantas perguntas todos os dias, então não me lembro qual placa era ok.

      Excluir
  65. Amigo primeiramente eu gostaria de agradecer pela atenção em estar ajudando e direcionando as pessoas com os problemas referente a refrigerador. Bem, eu tenho uma Electrolux Double System DC 39 e a mesma está fazendo um estalo como se a luz tivesse caindo (liguei na energia da casa da minha mãe e não adiantou nada), mas esse barulho se dá com intervalo de + ou - 2 minutos, ou seja, toda hora fica fazendo esse estalo, percebi na madrugada, desliguei e pela manhã descongelei, limpei e agora tornei a ligá-la e o estalo continua, não sei mais o que fazer, pois só tenho ela e não posso deixar minhas coisas estragarem... se puder ajudar com suas dicas eu agradeço muito amigo. Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparenta ser um problema de compressor, espero o motor compressor esfriar por pelo menos uma hora, depois com um cabo de força ligue o motor diretamente na tomada, se mesmo assim ele ainda fizer os estalos, ligando ele direto na tomada, o problema vai ser o motor compressor superaquecendo.

      Excluir
  66. Amigo primeiramente eu gostaria de agradecer pela atenção em estar ajudando e direcionando as pessoas com os problemas referente a refrigerador. Bem, eu tenho uma Electrolux Double System DC 39 e a mesma está fazendo um estalo como se a luz tivesse caindo (liguei na energia da casa da minha mãe e não adiantou nada), mas esse barulho se dá com intervalo de + ou - 2 minutos, ou seja, toda hora fica fazendo esse estalo, percebi na madrugada, desliguei e pela manhã descongelei, limpei e agora tornei a ligá-la e o estalo continua, não sei mais o que fazer, pois só tenho ela e não posso deixar minhas coisas estragarem... se puder ajudar com suas dicas eu agradeço muito amigo. Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparenta ser um problema de compressor, espero o motor compressor esfriar por pelo menos uma hora, depois com um cabo de força ligue o motor diretamente na tomada, se mesmo assim ele ainda fizer os estalos, ligando ele direto na tomada, o problema vai ser o motor compressor superaquecendo.

      Excluir
  67. Boa noite Celso,
    Tenho uma Brastemp BRM48NR 403 Litros Inox há três meses, a mesma faz um barulho alto como se fosse uma maquina de lavar roupa centrifugando. O que pode ser? Desde já agradeço pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver de onde vem esse barulho Rodrigo, pode ser de dentro do freezer, nesse caso pode ser o ventilador, mas caso seja externo, ou seja na parte de trás, pode ser algum cano vibrando e tocando em algum lugar do produto,se for externo pode afastar um pouquinho o cano ou componente que esteja vibrando, porem nao muito,todos os canos lá atrás passam gás, afaste somente para que deixe de tocar e fazer ruido

      Excluir
  68. Boa noite Celso,
    Tenho uma Brastemp BRM48NR 403 Litros Inox há três meses, a mesma faz um barulho alto como se fosse uma maquina de lavar roupa centrifugando. O que pode ser? Desde já agradeço pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver de onde vem esse barulho Rodrigo, pode ser de dentro do freezer, nesse caso pode ser o ventilador, mas caso seja externo, ou seja na parte de trás, pode ser algum cano vibrando e tocando em algum lugar do produto,se for externo pode afastar um pouquinho o cano ou componente que esteja vibrando, porem nao muito,todos os canos lá atrás passam gás, afaste somente para que deixe de tocar e fazer ruido

      Excluir
  69. ola! tenho freezer frost free vertical brastemp mod.BVG28A. termo fusivel esta bom apos teste de continuidade troquei o bimetal eo timer do mesmo. Porem ele nao esta refrigerando como deveria, o ventilador esta funcionando perfeitamente, e com a troca do bimetal eo timer a resistencia de degelo tambem esta funcionando. qual o problema do meu frost free. ajude-me porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas trocou essas peças por qual motivo? só se trocam essas peças se ele estiver fazendo um bloco de gelo e cobrindo todo o evaporador e impedindo a circulação de ar, se não tiver gelo em excesso no freezer não tem pra que trocar essas peças, e se tinha gelo em excesso e trocou essas peças, teria que voltar a funcionar, se não voltou é porque tem peças trocadas que estão com defeito, mal instaladas, ou desde o principio o defeito não era excesso de gelo, se não tinha um bloco de gelo e não gelava, o defeito pode ser falta de gás, as vezes ocorre nesse modelo falta de gás,
      A coisa mais dificil na manutenção de eletrodomésticos Augusto, não é trocar peça, isso quase todo mundo consegue fazer, o complicado é diagnosticar o problema, por isso eu perguntei, porque voce trocou essas peças aí?

      Excluir
  70. ola, tenho um freezer brastemp quality 310 litros frostfree.ele funciona dessa forma:fica ligado um tempo,ai desliga sozinho e o seu barulho é alto é normal o funcionamento dele ou esta com algum problema?por me ajude pois comprei ele de segunda mão e estou pagando ainda entao se tiver com algum problema quero saber antes de pagar.......obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sua informação é muito vaga, barulho sem a gente ver fica complicado, esses freezer BCC31 tem todos mais de 20 anos de uso, portanto fazem barulho sim, mas resta saber se está dentro da normalidade ou não, tem que chamar um técnico aí perto de voce para ver se está normal ou o barulho é excessivo, eu infelizmente a distancia nada posso fazer.

      Excluir
  71. Boa noite Celso, parabéns pelo que está fazendo, amigo pode me ajudar, eu tenho uma geladeira Brastemp fross free, modelo BRM35B e estou apanhando dela, o que acontece é o seguinte, ela está congelando no frezzer(ventilador batendo no gelo), já deliguei ela no relé atrás para descongelar e quando volto a ligar normalmente ela volta a fuincionar normal uns 4 dias e volta a congelar tudo novamente, ventilador batendo no gelo e chega um ponto que ela para de gelar na parte debaixo, o que pode ser, lhi algumas dicas suas a respeito e vi que um dos problemas pode ser o termostáto, me ajuda amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com termostato, essa geladeira nem tem termostato Marcelo, tem que abrir o compartiento freezer, e ligar a reistencia direto na tomada, a resistencia fica em volta do congelador, se a resistencia estiver ok, basta trocar o fusivel térmico e pronto, esse defeito ocorre muito, e em quase todos os casos o defeito é no fusivel termico, mas tem que testar a resistencia pra ver se ela está aquecendo, ligue ela diretamente na tomada com um cabo de força e aguarde uns 15 minutos pra ver se ela está aquecendo.

      Excluir
  72. boa tarde celso, parabéns pela sua iniciativa aqui no blog, amigo, preciso de sua ajuda, tenho uma geladeira brastemp fross free, modelo BRM35B, e a mesma está congelando dentro do congelador, o ventilador fica batendo no gelo e com o tempo para de gelar, o que eu tenho feito, desligo a geladeira na tomada e atrás também desconecto o relé e com isso ela fica funcionando somente o ventilador e descongela por completo após umas 3 horas, volto a ligar tudo e ela funciona bem durante alguns dias e depois volta a congelar e bater o ventilador, o que pode ser isso, eu vi você comentando aqui no blog que pode ser o relê que não está fazendo o trabalho de degelo, me ajude, quero consertar mais não quero ser pego de surpresa por um técnico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com termostato, essa geladeira nem tem termostato Marcelo, tem que abrir o compartiento freezer, e ligar a reistencia direto na tomada, a resistencia fica em volta do congelador, se a resistencia estiver ok, basta trocar o fusivel térmico e pronto, esse defeito ocorre muito, e em quase todos os casos o defeito é no fusivel termico, mas tem que testar a resistencia pra ver se ela está aquecendo, ligue ela diretamente na tomada com um cabo de força e aguarde uns 15 minutos pra ver se ela está aquecendo.

      Excluir
  73. Olá Celso, li que você não trabalha com a marca GE, mas mesmo assim gostaria de lhe fazer uma pergunta. Minha geladeira é a GE 465 frost free. A geladeira deu defeito com 3 meses de uso e foi trocada a resistência, pois a assistência alegou que a resistência de projeto era subdimensionada. A geladeira tinha excesso de gelo em cima e não gelava embaixo, a passagem de ar estava obstruída pois a resistência era fraca. O problema é que agora a geladeira faz aquele barulho de gás circulando nos dutos (líquido escorrendo) durante quase todo o tempo em que o motor está ligado. O barulho é muito incômodo, pois a cozinha é junto da sala. Sei que geladeiras frost free podem fazer este barulho, mas acredito que muitas não fazem. A geladeira não tem nem um ano e já estou louco pra trocar de marca. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil, não tem como sanar esse problema, aliás essa marca as vezes apresenta problemas insoluveis, o que tem que fazer é acionar a garantia, ja que ainda não tem um ano de uso, e dizer que não quer esse incomodo ai dentro da sua casa, se for o caso não ligue mais na loja que atende voce, ligue diretamente na fábrica, no 0800 e retrate seu problema

      Excluir
  74. Olá Celio,

    Comprei recentemente um refrigerador Samsung Duplex - Modelo Frost Free Duplex RT35FDAJDSL com Compressor Digital Inverter.

    Ele faz um barulho constante e que incomoda, vindo do motor (compressor) na parte debaixo da geladeira, e pára por pouco tempo. Comecei a registrar o espaço de tempo desses barulhos. Percebi que ela faz esse barulho durante 30/40 min a cada 1 hora.
    Isto é normal, tem alguma explicação?
    Não mudo a temperatura da geladeira, ela permanece em 7ºC, é a opção até -1C;
    Isso é motivo para eu procurar assistência?.

    Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem que ver se o barulho que vem da parte traseira, não é de algum cano ligado ao motor que está vibrando e tocando em outro cano, isso incomoda mesmo, o que voce pode fazer se for esse o caso, é afastar um pouquinho um cano do outro, apenas para o barulho de vibração parar, caso não seje isso, acione sim a garantia, ela existe justamente pra isso, pra solucionar problemas, não deixe a garantia expirar, se não resolver com essa instrução que passei, acione sim a garantia, é seu direito e dever do fabricante

      Excluir
  75. Bom dia, Celso. Muito obrigada, por sua disponibilidade, antes de mais nada.
    Minha Electrolux RDE 30 Super, que comprei há 6 anos, vem estalando muito nas últimas 3 semanas, com ruídos bem altos.Continua gelando bem no seu interior e no congelador. O que podem ser estes estalos?
    Fico no aguardo e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que ver onde e como são esses estálos, mas são normais sim, pode ser o poliuretano, que é a vedação interna se desprendendo do gabinete, agora se for ruido continuo, pode ser que o motor esteja vibrando e algum caninho fica tocando um no outro, caso seja isso, pode afastar um centimetro um do outro, apenas para eliminar o barulho chato, pois os canos lá atrás, todos passam gás e são delicados, mas mover um pouco não tem problema não

      Excluir
  76. Celso, meu refrigerador é o BRM039, e não BRG, ele não está gelando a parte do refrigerador, no freezer está tudo bem, no freezer só tem uma tampa no fundo, na base não tem nada, eu tentei retirá-la mais está muito dura acho que excesso de gelo, por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que retirar a tampa e ver como estão os componentes, testar a resistencia de degelo, se ela estiver equecendo e ainda assim tiver excesso de gelo cobrindo todo o evaporador, troque o fusivel termico, nesse modelo, é a peça que mais da problemas
      Espere o gelo derreter de depois puxe a tampa, ela tem que sair, com cuidado, tem peças de isopor no freezer, espere pelo menos uma hora desligada e com a porta do freezer aberta, assim facilita a abertura

      Excluir
  77. Olá Celso,

    parabéns por seu Blog. Tenho uma geladeira Electrolux DS420 Frost Free que desde algumas semanas começou a fazer um ruído muito alto quando o motor para, um som brusco que parece um motor descompensado, muito brusco, parece que para de repente. O que poderá ser?
    Obrigado!
    Nuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, dentro do motor compressor, tem a parte elétrica dele, e fica suspensa, sustentada por tres molas internas, com tempo, pode-se quebrar uma dessas molas, então a parte elétrica fica meio solta, então quando desliga ela da um tranco, e acaba batendo nas laterais da carcaça do motor, dentro do proprio motor, isso faz um barulho muito alto e incomodo.

      Excluir
  78. Boa noite Celso. Tive a paciência de ler quase todas as suas respostas, para as mais diversas dúvidas dos leitores. Acho que o problema com a minha Eletrolux DFW35 é parecido com o da maioria. Ele gela somente em cima e quase nada em baixo. Vou seguir suas sugestões e verificar se não é o dreno entupido, ou a resistência que não está descongelando o gelo que se forma e bloqueia a passagem de ar para baixo. A ventoinha eu sei que não é, pois abro a porta e aperto o botão que a ativa, e dá de ouvir a mesma funcionando. Não posso deixar de te elogiar pela paciência e o pronto atendimento com todos que aqui relataram seus problemas. Sou como muitos que se cansaram de ser ludibriados por pessoas de má fé. Do tipo quando você precisa de "certas assistências técnicas", normalmente eles dizem que o problema está sempre no motor, quando se descobre depois, que na verdade bastava trocar um capacitor(no caso das máquinas de lavar) ou um simples relê, resistência, ou termostato, no caso das geladeiras. Você é uma pessoa do bem, e que Deus lhe abençoe. Se eu tiver mais alguma dúvida, sei onde perguntar. Um forte abraço e meu nome é Carlos!.

    ResponderExcluir
  79. Bom Dia,
    Tenho uma geladeira Consul duplex, há umas duas semana o motor queimou e eu o troquei. Agora a geladeira está vazando água. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que esteja sem o coletor que fica emcima do motor, ele serve para coletar a água do degelo, veja isso, vazar água não pode, respondi achando que o vazamento seja externo, se não for, me diga que veremos outras possibilidades ok Gabriel

      Excluir
  80. Minha geladeira consul biplex quando fecho a porta da geladeira, a pressão interna faz abrir a porta do congelador.
    Isto não acontecia antes. A geladeira tem cerca de um ano. é nova. O que devo fazer? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, deve fechar a porta sem bater muito forte, isso talvez já resolva o problema
      Mas não deveria ocorrer isso não, porque as geladeiras tem além de microfuros nas gaxetas (borrachas) uma saida de ar, veja se perto da gaveta de legumes, embaixo da gaveta, ou atras da gaveta, em algum ponto tem que ter uma saida de ar, é um orificio redondo, com mais ou menos dois centimetros de largura, isso é o quebra vacuo, e também serve como saida de ar quando fechamos a porta inferior, veja se acha esse local e veja se a tampa que fecha essa saida não travou, obstruindo a saida de ar ok

      Excluir
  81. Minha geladeira consul biplex quando fecho a porta da geladeira, a pressão interna faz abrir a porta do congelador.
    Isto não acontecia antes. A geladeira tem cerca de um ano. é nova. O que devo fazer? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, deve fechar a porta sem bater muito forte, isso talvez já resolva o problema
      Mas não deveria ocorrer isso não, porque as geladeiras tem além de microfuros nas gaxetas (borrachas) uma saida de ar, veja se perto da gaveta de legumes, embaixo da gaveta, ou atras da gaveta, em algum ponto tem que ter uma saida de ar, é um orificio redondo, com mais ou menos dois centimetros de largura, isso é o quebra vacuo, e também serve como saida de ar quando fechamos a porta inferior, veja se acha esse local e veja se a tampa que fecha essa saida não travou, obstruindo a saida de ar ok

      Excluir
  82. Bom dia,
    Tenho um refrigerador Electrolux DW42X e de uns tempos pra cá toda vez que é fechada a porta da geladeira faz uns barulhos tipo tectectec, dura uns 10 segundos no máximo e depois para. Acredito que não seja algo normal pois antes não fazia isso! Será que pode me dar uma luz?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, quando voce fecha a porta, a diferença de temperatura interna para externa é grande, então a geladeira entra em vácuo, ou seja, precisa de ar externo para equilibrar a pressão de ar interna, e todas elas tem uma passagem de ar, que suga ar externo por um duto, chama-se valvula quebra vácuo, pode ser ela que está fazendo esse barulho quando suga ar externo pra dentro do refrigerador, note que quando voce acaba de fechar a porta, é tanta pressão que voce nem consegue abrir, somente depois de alguns segundos, quando a valvula quebra-vácuo estabiliza a pressão de ar interna
      Resumindo, não se preocupe, nada fora do normal

      Excluir
  83. Olá Celso gostaria de tirar uma dúvida ,comprei uma geladeira usada brastemp quality frost free 420litros só que eu acho que ela tem um problema não entendendo direito porisso quero saber se é normal ,ela congela os alimentos muito bem na parte do freezer não faz gelo apenas congela que é o normal mais des que eu liguei ela percebi que ela faz um barulho faz um nhe nhe nhe como se fosse uma máquina de lavar batendo a roupa não é um barulho horrível é médio só que i problema éque não desliga nunca esse barulho éna parte de dentro do freezer e em baixo gela tudo normal ela é muito boa não tem nenhum defeito só esse probleminha .o motor dela é silencioso mau da pra ouvir ,ele desliga normal e o barulho continua a parte di freezer também desliga que tem dentro da geladeira mesmo só esse barulho não desliga nunca só desligando da tomada gostaria que vc podesce me ajudar a ver oque está acontecendo pois ela é muito boa mesmo obrigado des de já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nesse modelo o que pode ocorrer é um barulho no ventilador, as vezes faz barulho que incomoda muito mesmo e tem que ser trocado, porém, toda vez que o motor compressor desliga, o ventilador desliga junto, mas voce disse que o barulho é constante, isso que me deixou com duvida, pois se o compressor desliga, o ventilador tem que desligar junto e o barulho cessar, observe isso, ou então abra o compartimento freezer e desligue o ventilador, se parar o barulho, óbvio que vai ser nele.
      Nessa semana, vou postar uma geladeira desse modelo, e inclusive vão ter fotos de como desmontar o freezer e acessar o ventilador e as partes internas, vai te ajudar e desmontar e testar o ventilador

      Excluir
  84. Olá, tenho uma geladeira Electrolux DFF44 Premium, Frost-free e de uns tempos pra cá ela começou a apresentar uns barulhos estranhos, ela continua gelando normalmente, mas antes de ligar ela dá uns 3/4 estalos em vão, até conseguir "pegar no tranco" e quando os estalos acontecem algumas luzes dos cômodos mais próximos piscam, poderia ser algo grave com o motor, ou aparenta ser um problema mais simples? Li em alguns lugares que pode ser o "rele", se for tenho como descobrir sem o auxílio de um técnico? Também tenho receio que aconteça algum problema na rede elétrica, se puder me orientar no sentido de se devo chamar um técnico urgente ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, aparenta ser o compressor com alta amperagem, experimente desligar ela da tomada por umas 04 horas, depois religue e observe se ela vai ter dificuldades para partir, suponho que vá partir normalmente, então observe o funcionamento dela, não é muito preocupante pois está gelando normal, mas se for mesmo compressor superaquecendo, uma hora ela vai parar e vai ter que ser trocado, mas aguarde ele parar de vez, e diminua o controle de temperatura para o mínimo, assim ele vai trabalhar menos tempo, e portanto pode melhorar o funcionamento

      Excluir
  85. Olá Celso,
    Primeiramente parabéns pelo blog, ainda bem que ainda existem no mundo pessoas prestativas como você!
    Eu li todos os comentários e não vi nenhum com o modelo da minha geladeira.
    Eu acabei de comprar uma DF42 da Eletrolux e desde a primeira vez que liguei ela está com um barulho que achei muito alto e achei um video no youtube com o barulho parecido. O link é http://www.youtube.com/watch?v=G10kSyY2k3A
    Do meu quarto eu consigo escutar esse barulho, atrapalha até de ver TV. Por favor me diga que não é normal.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é normal, é extremamente excessivo e incomoda muito, chame a autorizada para que resolvam o problema, aproveite seu prazo de garantia, tem modelos de geladeiras, isso quase todas as geladeiras novas, que para sabermos se está com compressor ligado ou não temos que tocar no produto para ver se ele está vibrando de tão silencioso que é o produto, portanto esse barulho está completamente fora do normal ok

      Excluir
  86. Ola tenho um geladeira Consul facilite modelo CRG36A e estava vazando água retirei toda parte dela e fiz a limpeza por onde a água deveria sair naquele recipiente tinha uma pedra de gelo enorme, só q depois q removi tudo agora tenho um tipo de espuminha em baixo e tica fazendo água e agora tenho como trocar isso ou só um técnico mesmo, obrigado e aguardo um retorno


    a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, eu não entendi muito bem onde é que tinha esse gelo, e nem que espuminha é essa que está se formando, se puder me mande umas fotos por email, mais que uma foto, para que eu possa entender o que está ocorrendo, e principalmente, onde está ocorrendo esse problema... celsojair@gmail.com

      Excluir
  87. ola tenho uma Consul facilire CBR36A estava fazendo agua por dentro tirei toda a tampa tinha uma pedra de gelo enorme ai ficou tudo bem só q agora tenho uma espuminha logo em baixo q ta vazando agua e agora q faço tenho q trocar? eu consigo eu tem q ser um tecnico? obrigado e aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, eu não entendi muito bem onde é que tinha esse gelo, e nem que espuminha é essa que está se formando, se puder me mande umas fotos por email, mais que uma foto, para que eu possa entender o que está ocorrendo, e principalmente, onde está ocorrendo esse problema... celsojair@gmail.com

      Excluir
  88. Olá!
    Tenho um Refrigerador Electrolux DW42X e ele faz um ruído excessivo a cada ciclo do motor.
    Esse ruído atrapalha a assistir TV, falar ao telefone etc... É um barulho muito alto do normal.
    Ele permanece até que o motor para, dura em torno de uns 20 minutos e quando volta o ciclo volta o ruído.
    Saberia me dizer se é o motor do refrigerador que está com problema, ou é o modelo mesmo? Porque vi pela internet outras pessoas reclamando desse ruído.
    Aguardo o retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já respondi voce sobre esse mesmo assunto, bem se não foi voce foi outra pessoa com o mesmo problema no mesmo produto, a pessoa até me mandou um link de um video no youtube mostrando o barulho no produto.
      Não é normal de forma alguma, é extremamente excessivo e voce tem que chamar a assistencia pra resolver, se estiver fora de garantia , argumente, veja o video e fale que o problema não é somente seu, e sim um defeito no produto ok

      Excluir
  89. Bom dia Celso, sou Maurício e tenho um Electrolux DF35. Está funcionando corretamente, mas começou a fazer um barulho chato quando o compressor arma. Na parte de trás, tem uma caixinha branca (tampa), que eu abri, e lá dentro tem uma espécie de "relógio" (acredito ser uma espécie de termostato). O barulho vem dele (certeza quase absoluta). Acredito ser bastante simples a troca. Gostaria de mais detalhes sobre a peça, se ela é universal, ou específica, se é fácil de encontrar, e se realmente é simples fazer o conserto. Desde já agradeço a sua consultoria ! Meu e-mail é cibreiros@terra.com.br

    ResponderExcluir