domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como instalar minha lavadora de roupas corretamente?




As pessoas tem dúvidas quanto á instalação de uma lavadora, e a pergunta mais frequente é se deve ou não chamar um técnico para fazer o serviço. Não, não há essa necessidade, caso você tenha uma lavadora já instalada no local, e vai substituir por outra nova, mais simples ainda, mas caso não tenha, vamos aqui dar algumas dicas de como fazer isso.
   Já tendo uma lavadora no local, com certeza, vai ter um ponto de entrada e saída de água, por isso, basta apenas tirar uma lavadora, colocar a outra no local ligar a mangueira de entrada de água e a de saída e pronto. caso a nova lavadora, seja uma das que trabalhem com água quente, a tomada é diferente, porque o consumo de energia é maior, e as especificações são diferentes, mas isso vem no manual do produto, vamos aqui nos ater a instalação hidráulica.
   Caso seja a primeira lavadora a instalar no local, e suponhamos que na parede, você tenha como ponto de água, um tampão de 1/2, você precisa comprar apenas um niple de 1/2 e uma luva de 1/2 x 3/4, são acessórios de PVC que não vão custar nem 3,00 reais, compre um veda rosca, caso você tenha á parede um tampão de 3/4, vai precisar apenas de um niple de 3/4, toda lavadora independente da marca e fabricante, usa mangueira com rosca interna de 3/4. Nunca passe veda rosca, no local onde vai rosquear a mangueira de entrada, nem do lado da válvula da lavadora, muito menos na conexão da parede onde vai rosquear a mangueira. se fizer isso, pode fazer com que a conexão da mangueira se quebre, ela não precisa de veda rosca.
   Para o ponto de drenagem, caso você não tenha uma tubulação na parede, as mangueiras de saída, vem com uma peça plástica em formado de cabo de bengala, pra que você apoie a ponta da mangueira ao tanque da área de serviço. A mangueira de saída, deve drenar á água, no mínimo na altura da tampa da máquina, pois se a mangueira estiver baixa, exemplo, se na parede o cano de drenagem de água, estiver na altura de apenas metade da máquina, a água entra e sai pela força da gravidade, assim a lavadora enche e escoa ao mesmo tempo. 
   Qualquer dúvida, façam perguntas em comentários, pode ser que eu não tenha sido claro em algum ponto e me disponho á esclarecer. Felicidades á todos.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q




40 comentários:

  1. boa noite amigo, meu caso é o seguinte: minha geladeira comsul bem estar parou a parte de baixo,ficava arma, desarma; arma e desarma , por qualquer queda de luz, ela funcionando quando qualquer lâmpada da case fosse acesa ou apagada ela parava, e custava a armar, quando derrepente não armou mais, liguei o compressor direto, beleza funcionou, religuei o módulo funcionava e parava em poucos segundos, e por último o ventilador não funcionou mais; E AÍ TROQUEI O MÓDULO, beleza funcionou o compressor, mas o ventilador não quis funcionar mais, o compressor funciona e desliga depois de um tempo, o que parece normal, e aí começa a acomular gelo demais e aí eu desligo por um tempo e ligo novamente, sou curioso, sou eletricista; estou com essa dificuldade, se alguém puder me da uma ajuda ficaria extremamente grato, voutei das férias , tá meio complicado pra pagar um técnico agora, e se alguém puder me ajudar agradeceria muito, des de já obrigado. Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, abra o compartimento freezer e veja se o ventilador está queimado, se não estiver e queimado e mesmo assim não esteja energizando mesmo com o modulo novo, troque o kit sensor para campo, se a sua geladeira for mesmo de modulo, se for de caixa controle, troque o sensor de temperatura, não sei qual modelo do seu produto.

      Excluir
  2. ola Celso meu nome e Casio Vaz , tenho uma brastemp , Zirium , nao esta refrigerando na parte inferior , meu frizeer esta normal , sem problemas , ligo a chave de termostato e nao sinto nada mudar , obs condicao 4 de temperatura , o que pode ser, na hora que ligo ele faz um barulho como se estivesse acerelando e depois estabiliza o ronco ( nao e carro) kkk , me ajude , sera o termostato interno , preciso injetar gas nessa geladeira , nunca fiz repero nela ,gostaria que me enviasse uma msn , no meu hotmail , tbm por favor , estou na zona norte , sera que posso fzer esse reparo sozinho ? meu email casiovaz@hotmail.com obrigado meu cell 98869-4445

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casio, boa noite
      O termostato serve apenas para ligar e desliar o produto, se ela tem gelo é porque está ligando e se está ligando nesse caso não é o termostato.
      Não sei se ela é frost free, se for tem várias possibilidades de defeito, se não for frost free, pode ser apenas insuficiência de gás, com modelo exato eu consigo visualizar os produtos, já que não estou vendo pessoalmente.

      Excluir
  3. Olá me chamo Bibiana e quero uma opinião sua ,possuo uma máquina que não é uma brastemp, nem consul nem electrolux, é uma continental evolution 10 kg abertura superior,faz 1 ano e 2 meses que a tenho, começou com barulho na centrifugação e meu marido abriu a tampa superior que parece uma cinta e retirou com um imã 3 moedas, e em seguida começou a vazar água,, o conserto variou de 480 a 320 reais, compensa todos os técnicos ue aqui estiveram me falaram que a Mabe, fabricante da marca esta em dificuldades o que dificulta para se encontrar peças, pelo que vi é uma marca que já foi boa mas hoje não é mais , deixei ela parada a 1 mês e comprei uma electrolux ltd09 8kg com 3 anos de garantia, sei que devo usa-lá com parcimônia.Devo vender a continental com defeito, ou conserto para vende-lá. e sobre a electrolux o que tens a me dizer?
    Obrigada
    Bibiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A electrolux decaiu muito com suas lavadoras de alguns anos pra cá, use com moderação, tire da tomada quando terminar e não faça lavagens seguidas, de intervalos de 01 hora pelo menos entre uma lavagem e outra.
      Quanto a continental, não conserte, venda como está se conseguir vender, se gastar 400,00 imagina vender por quanto, não vão pagar mais que 400,00 nela, até porque não vale isso, realmente a MAbe, que é dona de continental, bosch, GE e dako, está com dificuldades financeiras, fechando fábricas e deixando um monte de clientes na mão, acho que voce em relação a continental, deve mesmo é dar um cabo nela, e quanto a electrolux, use com moderação

      Excluir
  4. Ola, gostaria de saber se tem como a agua suja da maquina de lavar já sair por algum lugar que não seja colocando no tanque. Poderia colocar fotos de como seria um ponto de saída de agua da maquina de lavar e como é feita está instalação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, não tem como fazer isso, geralmente as lavadoras drenam na parede, ou seja tem um furo na parede que leva a água para o esgoto, agora quem tem que saber pra onde a agua tem que ir é voce mesma, se não tem um local na parede para jogar essa água, tem que ser no tanque mesmo.
      Ou coloque a mangueira onde voce quiser, que quando a lavadora drenar a agua vai tomar o destino que voce der a ela, acho que não entendi muito sua pergunta, mas tem que tomar uma precaução, a mangueira tem que estar sempre da altura da maquina de lavar, se por acaso baixar a mangueira no chão, a lavadora nunca vai encher, a agua vai entrar e sair por gravidade, se quiser especificar melhor o que deseja fazer, refaça sua pergunta ok

      Excluir
  5. Tive uma Brastemp Clean por 15 anos, só tive que fazer uma manutenção. Comprei uma nova e já é a terceira vez que escapa o caninho de saída de água, já no início da lavagem e inunda minha lavanderia. Será que é caso de trocar a saída de água???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar esse caninho, não sei qual caninho é esse, talvez seja a mangueira do pressostato, mas é evidente que se trocar ou colocar uma abraçadeira plastica, para pressionar o caninho onde ele é encaixado vai resolver de vez o problema, isso é um defeito bem simples e de fácil solução

      Excluir
  6. Boa noite
    Tenho uma brastemp frost free brg39a que esta apresentando o seguinte defeito:nao refrigerando o compartimento debaixo.Chamei o tecnico que trocou o timmer e o bimetal e pediu para observar se o termostato ia atuar.Pelo que percebi nao pois o comporessor trabalha direto a quase 7horas.O que percebi e que o vento gelado no compartimneto de baixo vai ficando fraco e nao refrigara o suficente.Podeia me dar algumas dicas?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, tem que testar a resistencia de degelo que fica embaixo do evaporador, se estiver queimada, vai se acumulando gelo no evaporador e esse gelo, impede a circulação de ar, portanto, primeiramente teste a resistencia de degelo.

      Excluir
  7. Celso Jair boa tarde,
    Papai noel me deu um presente de natal ....... um defeito na minha geladeira Brastemp Clean 320 (marrom modelo antiga) começou a esquentar na parte de baixo ... e congelando aquela placa que fica bem ao fundo ..... lendo sobre o assunto no teu blog vi que o problema poderia ser no termostato, comprei outro novo, mesmo modelo, parou de fazer aquela camada grossa de gelo na placa, mais sinto que mesmo a regulagem estando no máximo a geladeira não esta ficando bem gelada na parte de baixo .... Pode me informar se tem outra peça que devo fazer a troca??????
    Se tiver como me ajudar eu lhe agradeço.
    Um grande abraço
    Rafael Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, quando começa a formar bloco de gelo na placa, significa que não tem gás suficiente para gelar a placa toda, então gela apenas naquele local onde está o bloco de gelo, e como nao gela a placa toda, não tem refrigeração suficiente para fazer o motor desligar pelo termostato, e como nunca desliga, o gelo daquele ponto nunca derrete, formando um bloco, isso é ruim, pois o motor compressor nunca desliga, gasta mais energia e coloca em risco o motor, e aquele bloco de gelo, apesar de ser gelo, não tem quase capacidade de refrigeração, então tem que contratar um técnico para completar a carga de gás, não tem como fazer isso você mesmo, pois vai necessitar de material de refrigeração e experiência, nesse caso é serviço para um técnico mesmo, ok.

      Abraço

      Excluir
  8. Celso Jair boa tarde,
    Papai noel me deu um presente de natal ....... um defeito na minha geladeira Brastemp Clean 320 (marrom modelo antiga) começou a esquentar na parte de baixo ... e congelando aquela placa que fica bem ao fundo ..... lendo sobre o assunto no teu blog vi que o problema poderia ser no termostato, comprei outro novo, mesmo modelo, parou de fazer aquela camada grossa de gelo na placa, mais sinto que mesmo a regulagem estando no máximo a geladeira não esta ficando bem gelada na parte de baixo .... Pode me informar se tem outra peça que devo fazer a troca??????
    Se tiver como me ajudar eu lhe agradeço.
    Um grande abraço
    Rafael Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, quando começa a formar bloco de gelo na placa, significa que não tem gás suficiente para gelar a placa toda, então gela apenas naquele local onde está o bloco de gelo, e como nao gela a placa toda, não tem refrigeração suficiente para fazer o motor desligar pelo termostato, e como nunca desliga, o gelo daquele ponto nunca derrete, formando um bloco, isso é ruim, pois o motor compressor nunca desliga, gasta mais energia e coloca em risco o motor, e aquele bloco de gelo, apesar de ser gelo, não tem quase capacidade de refrigeração, então tem que contratar um técnico para completar a carga de gás, não tem como fazer isso você mesmo, pois vai necessitar de material de refrigeração e experiência, nesse caso é serviço para um técnico mesmo, ok.

      Abraço

      Excluir
  9. Celso Jair boa tarde,
    Papai noel me deu um presente de natal ....... um defeito na minha geladeira Brastemp Clean 320 (marrom modelo antiga) começou a esquentar na parte de baixo ... e congelando aquela placa que fica bem ao fundo ..... lendo sobre o assunto no teu blog vi que o problema poderia ser no termostato, comprei outro novo, mesmo modelo, parou de fazer aquela camada grossa de gelo na placa, mais sinto que mesmo a regulagem estando no máximo a geladeira não esta ficando bem gelada na parte de baixo .... Pode me informar se tem outra peça que devo fazer a troca??????
    Se tiver como me ajudar eu lhe agradeço.
    Um grande abraço
    Rafael Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, quando começa a formar bloco de gelo na placa, significa que não tem gás suficiente para gelar a placa toda, então gela apenas naquele local onde está o bloco de gelo, e como nao gela a placa toda, não tem refrigeração suficiente para fazer o motor desligar pelo termostato, e como nunca desliga, o gelo daquele ponto nunca derrete, formando um bloco, isso é ruim, pois o motor compressor nunca desliga, gasta mais energia e coloca em risco o motor, e aquele bloco de gelo, apesar de ser gelo, não tem quase capacidade de refrigeração, então tem que contratar um técnico para completar a carga de gás, não tem como fazer isso você mesmo, pois vai necessitar de material de refrigeração e experiência, nesse caso é serviço para um técnico mesmo, ok.

      Abraço

      Excluir
  10. Boa Tarde Celso Jair Pereira!
    Primeiro quero parabeniza-lo pelo excelente serviços prestados por você neste blog sensacional
    Tenho um Refrigerador Modelo: BRG 39 ECABB , 384 Litros,estva para parado há 2 meses =- porque não gelava nem no Freezer e tampouco na parte inferior. Ao descobrir o Blog com tantos relatos positivos decidi começar a empreitada para coloca-la a funcionar. Achando que pudesse ser o termostato eu o troquei, voltei ao blog para ter noção da abertura do compartimento freezer e ao abri-lo descobri que o ventilador estava emperrado, troquei o ventilador, ai o freezer voltou a gelar, timidamente, mas a parte de baixo continua não gelando, já verifiquei se algo impedia a circulação do ar e nada. Gostaria de sua opinião: o que fazer agora? Trocar a resistência?
    Desde já meus agradecimentos! A Você e sua familia meus sinceros votos de um 2014 com muita Saúde e muita Paz! Obrigado!
    PS: Desculpe pelo nick estranho, meu nome é Celair Reis e resido no interior de São Paulo>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celiar,
      mesmo que a geladeira tivesse um problema de resistencia, ela teria que gelar muito bem, nos primeiros dias que você ligasse o produto, pois com resistencia queimada, ela deixa de fazer degelos, e isso só iria implicar no funcionamento, dias seguidos sem fazer degelos, eu imagino que sua geladeira tenha perdido gás,por ter ficado meses parada, então com ela em funcionamento, abra o compartimento freezer e vai ver o evaporador, que é o congelador, ele tem várias fileiras de canos, e em funcionamento eles tem que estar todos cogelados, se tiver faltando gás, os canos congelados, vão ser apenas os primeiros de cima para baixo, então se for mesmo isso só vai ser resolvido, fazendo uma carga de gás, mas abra somente quando ela estiver com mais de 01 hora de funcionamento seguido, assim tem tempo suficiente para o gás completar todos os canos, se não completar, falta de gás, se quiser me mandar uma ou mais fotos do congelador em funcionamento para poder avaliar melhor, mande para celsojair@gmail.com ok, feliz ano novo para você e toda família querida!

      Excluir
    2. Bem, imaginei que Celiar é mulher, mas como tem um nome meio incomum, pode ser que seja homem, se for desculpe pelo querida, e tenha um feliz 2014, querido!

      Excluir
  11. Olá Celso, muito bom você criar esse site para ajudar pessoas.

    Lhe pergunto: Instalei uma máquina de Lavar Electrolux 15 Kg, instalei tudo conforme o manual e algumas dicas que você postou também. A mangueira de saída de água está 1.20 m do chão, correto? E tenho uma dúvida, porque fica aguá na máquina? não dentro do cesto, mas sim internamente quando balança o cesto ela faz barulho de aguá. Só uma duvida.

    Muito obrigado e Que 2014 seja um ano repleto de alegria e saúde pra você!!

    Att: Samuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, que 2014 também seja um ano de prosperidade pra você em todos os seguimentos de sua vida.
      Toda lavadora tem na parte superior do cesto um anel plástico, e em todas, dentro do anel plástico tem água, essa água ali serve para fazer um contrapeso, para equilibrar o conjunto durante a centrifugação, então se girar o cesto com a lavadora desligada, vai ouvir barulho de água, que é normal, estratégico e funcional, sem essa água dentro do anel superior do cesto, a lavadora nem teria condições de centrifugar, ela pularia como um touro bravo sem controle, então não se preocupe, é isso mesmo ok.

      Excluir
  12. Bom dia, meu nome é Fábio Vieira.
    Tenho um refrigerador Brastemp frost free clear zyrium brg39a, ele derepente parou de gela, troquei o relê pois estava queimado com traços de superaquecimento.
    Coloquei um novo relê e o refrigerador voltou a funcionar, mas percebi que o compressor estava aquecendo muito é a parte interna de baixo do refrigerador não estava gelando bem. Deixei-o funcionando por algumas horas e o "módulo" queimou. Coloquei outro e o refrigerador continua com o mesmo perfil, congela parcialmente a evaporadora, aquece muito o compressor e não gela a parte de baixo.
    Medi o termostato e ele está ruin, a resistência do difusor de ar da parte de baixo está queimada.
    Pergunto: pela sua experiência, este problema deve ser o compressor, ou pode ser pelo fato do termostato ou aresistencia do difusor de ar estarem queimados?
    Muito obrigado, o amigo está de parabéns pelo blogger.

    Devo comprar investir na compra de outra resistência e de outro termostato, ou tudo indica que o compressor não está comprimindo bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resistencia que está queimada, se for a do difusor da parte do compartimento refrigerador não faz diferença alguma no funcionamento, outra coisa, o termostato se esta mandando corrente para que o compressor ligue, não pode estar ruim, portanto, o termostato e a resistencia de degelo não vão ter problemas, tem que ver o seguinte, se quando o motor ligado, forma-se gelo apenas na parte superior do congelador, se for isso, e essa é minha suspeita, sua geladeira está com falta de gás, e apenas completar o gás vai resolver, vou deixar um video que pode te ajudar se for isso, veja:

      https://www.youtube.com/watch?v=vOgVac7w828

      Excluir
  13. Olá Celso, sobre o ponto de drenagem.. Tenho uma tubulação na parede que está acima da maquina de lavar, mais ou menos uns 30 cm acima. Gostaria de saber se posso colocar a mangueira de drenagem nesse ponto. Ou se irá afetar alguma etapa do processo de lavagem. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão excessivo assim , pode sim colocar a mangueira nesse ponto, não vai afetar em nada não ok.

      Excluir
  14. Olá Celso, minha maquina fica na parede do outro lado do buraco de drenagem da agua da maquina, hoje a mangueira fica passando por cima do tanque para manter sempre no alto, porem, se eu colocar a mangueira para baixo do tanque pode gerar problema? Na situação proposta, a mangueira sai do alto da maquina, passaria por baixo do tanque e subiria para que a aguar fosse despejada no buraco de drenagem.

    Desde já agradeço seu apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mangueira, quando sai da lavadora, tem que ficar no mínimo na altura da tampa, para que a água não saia por gravidade, daí presume-se que já vá direto para o esgoto, agora ela saindo da lavadora, indo até altura da tampa, depois descendo novamente e depois subindo pra drenar, vai força a eletrobomba de drenagem, pois vai ter que fazer subir duas vezes, use e veja a força da drenagem, se não ficar muito fraca, significa que não está forçando em excesso a eletrobomba ok

      Excluir
  15. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  16. Oi Celso, tenho uma lavadora de roupas Brastemp ative bwl11, tenho que trocar a mangueira, mas tem uma placa plástica com rebite ecnao consigo fazer a troca da mangueira de drenagem. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vendo essa mangueira, se quiser comprar comigo, após a compra vai ter meu whatsapp e te ajudo com a troca, mando a mangueira e um parafuso com porca, para substituir pelo rebite, aí fica tudo perfeito, vou deixar o link
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761008174-mangueira-de-saida-original-lavadoras-brastemp-bwl11-_JM

      Excluir
  17. Olá amigo,estou com um problema que talvez não precise de um técnico. tenho uma Lavadoras de roupas CONSUL: 5kg automática.O painel dela ascende mais desliga logo em seguida.Acredito que seja algo em sua parte elétrica ,já que o painel ascende e não está queimado. Teria como vc me dar alguma dica?Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha no caso , o defeito mais provável é que seja a placa mesmo, já que não se mantém ligada, se for do modelo CWC22 eu vendo essa placa no mercado livre, vou deixar o link caso precise comprar ok, mas veja se não tem componente superaquecendo e cortando corrente ok
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755250160-placa-lavadora-consul-cwc22-bivolt-_JM

      Excluir
  18. Olá, tenho uma Electrolux Turbo Capacidade LT12F, vai ser a primeira instalação num apartamento, onde a entrada de agua esta com um tampão. Eu consigo realizar a instalação ou preciso chamar o serviço autorizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue, é somente rosquear a mangueira de entrada e a de saída , colocar no esgoto ou no tanque, não use veda rosca, nem na lavadora e nem na parede onde vai rosquear a mangueira, não precisa, se usar pode rachar a conexão da mangueira de entrada

      Excluir
  19. Celso, eu tenho uma geladeira Brastemp Frost Free Clean BRM39 352 Litros e essa semana percebi que as portas não estão mais vedando, eu fecho e na mesma hora eu consigo abrir e ela só tem dois anos de uso, também tenho percebido uns mosquitos (tipo aqueles mosquitos de fruteira) dentro dela eu limpo tudo e no outro dia tem mais, eles estão mortos. Eu estou preocupada pois não estou em condições de trocar de refrigerador e essas duas coisas estão me incomodando de mais, olhei e não tem nhum furo na borracha da porta. Me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se não tem alguma prateleira pegando e impedindo que ela feche, ou algum objeto colocando dentro obstruindo o fechamento, com esse tempo de uso é impossível que as borrachas estejam ruins.

      Excluir
  20. Bom dia,
    Estou querendo comprar uma geladeira usada Brastemp frost free, por 500,00.
    Aparentemente está em boas condições.
    O que vc acha? vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.