quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Geladeira esquentando as partes laterais externas

 
   
A Geladeira está esquentando por fora, isso é normal?



   Sim, é normal e estratégico, o que faz aquecer as laterais dos refrigeradores e freezeres, são as tubulações de gás, porque embora muitos não saibam, em refrigeradores e freezers, o gás tanto congela, como também aquece e muito. Eu disse estratégico porque, como a temperatura interna é muito baixa, mesmo havendo as gaxetas (borrachas das portas) as laterais perto das portas, ou entre uma porta e outra, podem esfriar muito, esse esfriamento, causaria gotículas de água, imagine um copo com água gelada sobre uma mesa por exemplo, rapidamente, a parte externa dele, estaria toda molhada. Por isso, a tubulação, passa internamente no gabinete, aquecendo, e evitando essa sudação.
   Porque se formariam essas gotas d'água?
No ambiente, estão muitos gases, e entre eles, Oxigênio e Hidrogênio, corpos frios, no caso a água do copo, atraem moléculas desses dois gases, e como sabemos, dois átomos de hidrogênio e um de Oxigênio formam água H2O (aula de química, to podendo).
   Basicamente é isso, geladeiras aquecem sim, e talvez você me pergunte, mas tem horas em que eu coloco a mão e está frio, depois volta a esquentar. Também é normal, porque só aquece quando o motor (compressor está ligado). Caso tenham dúvidas, façam perguntas em comentários,terei prazer em responder, fiquem todos com Deus.



Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q




219 comentários:

  1. Caro celso estou com uma geladeira que funciona por 24 horas e para só voltando apos desliga la da tomada por 15 minutos as vezes apita o alarme . trata se de uma 440 litro bratemp fros free queria uma dica do possível defeito e uma estimativa de custo.

    ResponderExcluir
  2. Gordo,
    Troque o modulo de potencia e o kit sensor, o módulo fica atrás em um caixinha perto do compressor,do lado esquerdo, chama-se modulo de potencia, mas é uma placa eletronica, tire dois parafusos com uma chave canhão de 1/4", que prendem ela ao gabinete, o kit sensor fica dentro do freezer, é um pouco mais difícil de acessar, mas se quiser eu ajudo você quando estiver com as peças em mãos ok.
    Caso o compartimento freezer, esteja com muito gelo acumulado, teremos que trocar também o bimetálico, mas pela informação do defeito, não vai ser necessário, vamos resolver trocando apenas as duas peças, ficarão na casa de 100 reias, mais ou menos, as duas peças juntas, possivelmente seja um pouco menos, estou me baseando pelo preço aqui em Brasília que ficaria em 90 reais, mais dúvidas poste mais perguntas,
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Celso,

    Tenho um refrigerador há menos de três anos Brastemp do modelo BRD50ABBAA00. Há seis meses com uma queda de energia ele parou de funcionar totalmente. Chamei os técnicos da autorizada e eles me disseram que era o compressor. Então troquei o compressor de depois de algun tempo percebi que estava formando gelo nos caninhos que saiam do compressor e que ele não desligava.Liguei novamente para a autorizada e eles me disseram que era excesso de gás. Então deixaram vazar um pouco e ele voltou a funcionar normalmente. há uns 3 dias tenho percebido que ele não está refrigerando muito bem a parte de baixo e hoje parou de funcionar totalmente mas a parte de cima está funcionando. O que acha que pode ser? Obrigada. Danielle

    ResponderExcluir
  4. Danielle, bom dia
    Como ela ainda refrigera a parte superior, e não mais a parte inferior,pode ser, que quando os técnicos foram retirar o excesso de gás, deixaram um micro vazamento de gás, e como o gás circula primeiro na parte superior e depois na placa inferior, ou seja, do refrigerador, quando o gás vai saindo do sistema, a primeira parte a parar de gelar, é a parte inferior, peça pra que eles voltem urgentemente e solucionem seu problema, no caso, completar o gás faltante e lacrar novamente o sistema, esse serviço não pode ter custos, pois ainda está na garantia do serviço feito na troca do compressor.

    ResponderExcluir
  5. OLá Celso, tenho um duplex CRM45 ( consul ).

    Acontece que ela degela pela parte de dentro fica escorrendo do congelador para a parte do refrigerador através do espaço onde fica o filtro..o tempo todo independente da temperatura selecionada.

    Olhei atrás da geladeira e verifiquei que a bandeja de degelo está completamente seca e com um pedaço de fio inseri no cano de borracha de degelo e verifiquei que o mesmo está sequinho tbm..aparentemente há um bom tempo a geladeira não faz o degelo como deveria..e ai, alguma dica ?? possível peça ou manutenção a realizar ?

    Gostaria de chegar na autorizada já tendo ideia do problema ou resolver em casa se possível.

    Agradeço a resposta.

    Roberto Braga

    ResponderExcluir
  6. Roberto, bom dia
    Olha, quando você disse que a geladeira não faz o degelo como deveria, você está errado, se ela não fizesse o degelo, com certeza, iria acumular um bloco de gelo no evaporador, e o ar não circularia, pela obstrução do gelo, característica disso, seria não refrigerar a parte inferior.
    Então degelo ela está fazendo sim, graças a Deus, o que ocorre, é que a água do degelo, está indo para dentro do refrigerador, e não para o aparador de água, e isso acontece, porque alguma coisa obstruiu a mangueira do dreno, essa que vai direto para o aparador d'água.
    Algumas partes internas do compartimento são compostas de isopor, as vezes, pequenas partículas de isopor de desprendem, e acabam entupindo o dreno, isso tem acontecido, o que tem que fazer, é desmontar e com ela descongelada, fazer uma limpeza, mas não de baixo pra cima como você fez, e sim de cima pra baixo,é meio delicado Roberto, acho melhor você acionar a assistência, mas se tiver disposição acho que consegue sim, se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar ok.
    Dei essas informações, baseado no princípio de que ela esteja refrigerando normalmente, porque nesse modelo as vezes acontece, de se acumular gelo no freezer, aí é outro problema, e outra solução.
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Celso, bom dia!

    Cara, esse seu artigo ajudou bastante, muito obrigado, estou esclarecido de algumas coisas. Agora me deixe lhe fazer uma pergunta meu amigo, o meu refrigerador é do modelo ELETROLUX DF80 Frost Free, e cara, as laterais esquentam bastante, e eu acho que é até fora do normal, será que um aquecimento assim em demasia não seria um problema? Desde já, aguardo sua resposta meu caro! Obrigado e forte abraço!

    Felipe Montenegro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe nao se preocupe, seu refrigerador tem um compressor muito potente devido a capacidade interna, por isso vai aquecer mais que refrigeradores pequenos, vamos supor que vc more na regiao sul, onde a temperatura externa é baixa, a impressao é que aquece mais ainda, portanto nao se preocupe com aquecimento externo, o risco de problema devido a isso é ZERO.
      Abraço

      Excluir
  8. Oi, Celso. Voce respondeu minha dúvida no Yahoo. Agradeço. Minha outra dúvida é sobre o vazamanto de água da geladeira: desentupi o orifício q fica acima da gaveta. Porém, a água q escorre congela ai e o excesso de água escorre para baixo da gaveta e p o chão. O q posso fazer?
    Obrigada
    Vandis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vandis, água na parte do refrigerador não poderia congelar não, qual marca e modelo da sua geladeira, com marca e modelo posso tentar te ajudar melhor.
      Mas você desobstrui bem mesmo o canal do dreno, pode ser que tenha alguma coisa impedindo a passagem da água, passe várias vezes um fio rígido, ou arame, depois despeje um copo de água fervendo, para retirar todo excesso de sujeira, ou lodo que cria ali, e veja se a água que despejou, foi direto para o coletor , atrás da geladeira, aguardo você me dizer o modelo e marca ok.
      Abraço

      Excluir
  9. Boa noite Celso tenho um freezer da marca electrolux f210 mas de uns dias pra cá percebo que anda aparecendo uma gotas de aguá na parte de cima do freezer, mas pelo lado de fora... Pensei ate que fosse algum fazamento no telhado mas não tem pois isso anda ocorrendo em dias de sol o que pode estar acontecendo por favor me ajude já to preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, boa noite
      Imagino que essas gotas dágua tem aparecido perto da borracha da porta, que tem o nome de gaxeta, então, pode ser que a gaxeta não esteja vedando completamente, então existe vazamento de ar frio do interior do freezer, esse ar frio em contato com o ar quente externo, provoca uma condensação, formação de gotas de água, olhe o freezer com a porta fechada, se ver que tem uma brecha entre a gaxeta e o gabinete do produto, tem que providenciar a correção desse problema, o que você pode tentar fazer se for esse o caso, é pegar um secador de cabelos e aquecer a gaxeta, no ponto em que ela não está fechando, assim ele vai amolecer e o imã interno da gaxeta vai ter mais facilidade em aderir ao gabinete novamente, não aproxime muito o secador a ponto de danificar a gaxeta, aproxime apenas para que ela amoleça e fique mais maleável e volte a vedar novamente.

      Excluir
  10. Olá comprei um frigobar e ele estar esquentando nas laterais é normal.... Da consul 121lst

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim normal, ele tem que aquecer as laterais, principalmente perto da borracha da porta, para evitar sudação, ou seja, formação de gotículas de água, absolutamente normal ok, abraço

      Excluir
  11. Caro Celso, tenho uma geladeira eletrolux frost free dfn 49 402l, ela parou de gelar, o técnico disse que era o gás ai colou o gás e agora ela está saindo um pouco de água embaixo dela, isso é normal, ou existe outro defeitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, não é comum refrigeradores novos perderem gás, mas acontece, o que pode estar ocorrendo, é que ao colocar gás, o técnico colocou em excesso, característica disso seria um dos canos perto do motor compressor, ter uma formação de gelo, olhe a geladeira por trás e veja se um dos canos do motor não está coberto de gelo, se tiver com excesso de gás, o cano congela e forma um bloco de gelo, então esse gelo quando o compressor desliga derrete e escorre por baixo do produto, veja isso, porque essa é a causa mais provável, ou então o coletor de água, que recebe a água do degelo está foro do local ou furado, atras da geladeira tem um coletor que recebe a água do degelo, se estiver fora do local, ou furado, a água do degelo pode cair no chão, veja isso e caso não seja isso veremos outras possibilidades ok, abraço

      Excluir
  12. Olá Celso, muito legal sua iniciativa. Parabéns.

    Tenho uma geladeira brastemp, já fazem 17 anos, nunca deu problema, porém comprei uma nova, e coloquei essa em um local onde pega muito sol durante o período da tarde. Ela parou de funcionar. O quais são as possibilidades de problema que tenho e soluções?

    Desde já grato,

    Mario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, pela idade não dá pra identificar o produto, diga ao menos se é ou não frost free, aí fica menos difícil pra mim, me de mais detalhes do produto, por favor ok, aguardo e abraço

      Excluir
  13. olá tenho um freezer cvu26 consul, qndo comprei ele, o vendedor me informou q o mesmo estava com as portas levemente amaçadas (levemente mesmo nm da pra ver)e como efetuei a compra à vista obtive um bom desconto....qndo o produto chegou, notei a borracha um pouco folgada e essa quentura nas laterais...entrei na internet pra saber se era normal...e encontrei o seu artigo....por favor se puderes me responder com urgência, pq qro saber se fui lesada de alguma forma, ou se tenho q procurar reaver meus direitos e de q forma poderia faze-lo....mto obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não sei qual seu questionamento, se for o aquecimento nas laterais do produto a postagem é bem clara, é normal sim, aliás não chega a ser nem normal, é funcional, tem que se assim para que o prosuto funcione.
      Se for quanto aos amassados voce comprou ciente e teve um desconto por isso.
      Agora se o freezer estiver com defeito na gaxeta, ou seja, borracha da porta, você vai perceber que ele vai forma gelo em excesso dentro do produto, se isso não estiver acontecendo, a vedação está normal, e se tiver problemas, basta acionar a garantia de fábrica, mesmo você comprando um produto com um pequeno amassado, ele ainda é coberto pela garantia se apresentar algum defeito, e isso inclui a borracha da porta,
      Vou resumir:
      O freezer aquece mesmo, é normal
      se a borracha não estiver vedando, chama a autorizada, eles tem que resolver.

      Excluir
  14. tenh0 uma df80 parou de gelar a parte de baixo, quanto ao freezer gela, mas com menos intensidade do que antes, o painel da a mensagem erro vc teria uma solução; obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou deixar uma postagem que pode te ajudar, abraço copie e cole no seu navegador>>

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/refrigerador-di80x-electrolux-nao-gela.html

      Excluir
  15. Boa noite Celso, minha geladeira é uma Brastemp Frost Free 330. Eu tirei minha geladeira da tomada mudar de local, quando fui ligar ela novamente, percebi que ela não estava gelando mais. Acende a luz da parte inferior dela, e na parte superior esta esquentando ao invés de refrigerar.E percebo que ela fica estalando, como se ela tivesse tentado ligar, mas n liga. o que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, pode ter desconectado os fios que vão ligados ao modulo de potencia que é a placa dela, veja que na parte trazeira, do lado esquerdo, preso ao gabinete tem uma caixinha, dentro dessa caixinha que é o moludo tem uma placa, então com a geladeira desligada, desconete e reconecte o conector de fios e ligue a geladeira novamente, se não ligar o problema vai ser no proprio modulo

      Excluir
  16. Olah Celso, tudo bem? Tenho um refrigerador electrolux ha 16 meses, modelo DI80X. Hah algumas semanas o icemaker comecou a falhar e de repente parou de funcionar. Depois o dispenser de agua comecou a pingar agua depois que terminava de encher o
    copo, e desde hoje, apos uma queda de energia, o refrigerador parou de funcionar, mostrando somente a mensagem ER no visor (erro). Serah que o refrigerador queimou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O refrigerador não queima, ele pode ter apresentado problemas na placa eletronica, por isso parou tudo, troque a placa eletronica, e quem sabe vai corrigir o problema também com o ice maker, se não resolver, depos veremos o ice maker, mas de imediato tem que trocar a placa eletronica

      Excluir
  17. Bom dia, estou com um problema aqui é uma geladeira Consul MD: CRG36ABBNA ela é com placa ao invés de termostato e não está desligando o que pode ser? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela não esteja fazendo degelos, assim acumula-se gelo em excesso no freezer, impede a circulação de ar, e diminui a refrigeração na parte de baixo, o que tem ocorrido muito nesse modelo é a queima da resistencia de degelo que fica em volta do congelador, verifique isso

      Excluir
  18. Comprei o Refrigerador Brastemp modelo BRM50NRBNA em Março de 2013 e desde o início apresenta formação de gotas d'agua nas tampas das gavetas e dos potes de alimentos. A assistência técnica foi acionada 5 vezes, inclusive já trocaram a tampa da gaveta de legumes, mas o problema persiste. No último chamado, o técnico alegou que não há mais nada a fazer, portanto um problema sem solução. O que pode estar acontecendo. Desde Já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um problema estrutural do produto, mas tem algo a fazer sim, você agora não vai mais acionar a autorizada, vai acionar diretamente a fabrica, com as ordens de serviço e o ultimo laudo do técnico que disse que não tem solução, vai pedir a troca do produto, já que comprou um produto com defeito, e segundo o técnico o defeito não tem solução e o produto ainda está na garantia, exija outro produto, é seu direito, e atestado pela assisntencia técnica, seja firme com eles, não seja grosseiro, mas seja firme, que tenho certeza que vão trocar essa gelaeira pra voce ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigado Celso, vou seguir suas dicas. Abraço. Vilson

      Excluir
    3. Faça isso, eles tem que resolver isso, afinal o produto foi fabricado por eles, e está sob a responsabilidade deles, mas tenho certeza que vão resolver isso pra voce, o que faz da Brastemp a maior empresa no seguimento, é justamente a forma como ela resolve problemas, abraço

      Excluir
  19. Ola gostaria que alguem pudesse me ajudar tenho uma geladeira modelo df80 e ela esta com um problema,ela congela parte de cima normalmente mas a parte de baixo ela nao gela absolutamente nada,gostaria de saber se consigo resolver o problema.Tbm notei que a parte da ventinha do congelador nao esta funcionando gostaria de saber se o problema é este.desde ja agradeço se alguem puder me ajudar.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento do freezer e ver se o ventilador queimou, se estiver queimado basta trocar e resolver, mas mesmo que ele não esteja funcionando teste ele na tomada, pra ver se o defeito é nele ou não chega corrente na peça, sem ventilador o produto deixa de refrigerar a parte de baixo

      Excluir
  20. olá Celso, comprei um refrigerador panasonic NR.BT46VB1XA, esta esquentando nas laterais proximo as portas , isso e normal que aconteça? ela tambem as vezes esfriar nas laterais e fica tao silenciosa a ponto de nao ouvir o motor esse pocesso fica cerca de 20 minutos, depois volta esquentar e se ouve o ruido do motor. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, toda vez que o motor liga, o gás circula além do congelador e da tubulação normal, o gás passa por todo gabinete também, justamente para aquecer, é normal.
      quanto a desligar e ficar mudo, também é normal, toda geladeira e freezer fica em média metade do tempo ligada e metade desligada

      Excluir
  21. Olá, celso, comprei um refrigerador panasonic NR.BT46VB1XA ,ela esquenta nas laterais proximo as portas,isso e normal? ela esfriar proximo as porta durante 20 min e nem se ouve o barulho do motor, após isso ela volta a esquenta e se ouve o barulho do motor porque isso acontece? Desde ja grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rhuan, toda vez que o motor liga, o gás circula além do congelador e da tubulação normal, o gás passa por todo gabinete também, justamente para aquecer, é normal.
      quanto a desligar e ficar mudo, também é normal, toda geladeira e freezer fica em média metade do tempo ligada e metade desligada

      Excluir
  22. Temos um refrigerador Electrolux DF80 há uns 3 anos.
    Há alguns meses ele vem apresentando 2 problemas:
    1) a água do degelo do freezer está caindo pelo filtro/desodorizador dentro do refrigerador, molhando os alimentos.
    2) o painel eletrônico em que mudamos a programação fica apitando e mudando sua programação sozinho. Manualmente damos um novo comando, logo ele volta a se autoprogramar.

    Isso tem nos causado aborrecimento com os apitos que não cessam, quando ela temina sua programação.
    Se puder nos ajudar, com suas dicas de possíveis soluções, agradecemos desde já.

    Meu nome é Luciana Cozin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, se a geladeira estiver funcionando normalmente, ou seja, estiver congelando no freezer e refrigerando na parte inferior, pode ser que não tenha problemas nos componentes, o defeito aparente aí é o dreno entupido, então a água do degelo que teria que ir para o coletor que fica lá atrás em um recipiente do lado direito do compressor, está indo pra dentro da geladeira.
      O que poderia fazer para testar, seria desligar o produto, deixar ele por 24 horas de portas totalmente abertas, e ver se a água que está na forma de gelo no congelador vai descer para o recipiente, se isso acontecer pode religar que ela volta ao normal.
      Caso após ligar ainda ocorra, tem que chamar um técnico, essa geladeira não é muito simples para desmontar, mas além disse tem que ver se tem algum componente defeituoso, no caso rede sensora, ou sensor de temperatura ou até mesmo a placa de potencia.

      Excluir
  23. Olá Celso, eu estava preocupada com as laterais da parte de cima da minha Bosch Inteligent 44 litros frost free . Ela é da área 110w e eu moro onde é 220W, comprei um transformador, estava tudo bem, hoje mexi nela e deixei ela um pouco inclinada por umas 4 horas , depois liguei, e começou a esquentar muito as laterais da parte de cima. e tem um barulho diferente. E a luz de alerta só fica ligada. Me ajuda por favor? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conserto refrigeradores BOSCH, mas não se preocupe por enquanto, como voce desligou ela, e religou depois de algumas horas, ela vai aquecer muito em alguns pontos do gabinete por onde circula o gás, quanto ao alerta, ela está em alerta aguardando que a temperatura se estabilize, pois ficou desligada por muito tempo, bem é asssim a programação da placa de todos os refrigeradores que eu conserto, mesmo não consertando essa marca, suponho que funcione basicamente como os outros, depois que estabilizar ela deixa de alarmar

      Excluir
  24. Boa tarde Celso!
    Minha Frost Free Brastemp BRU 49 tem apresentado o seguinte problema: a parte do congelador esta fazendo um som diferente do normal, parece que esta o tempo todo funcionando, pq me lembro que havia algumas pausas e a temperatura não está mais como antes, nunca descongelou sorvete, agora até sorvete tem descongelado. E na parte de trás onde fica o dispenser de água tem transbordado muito, agora a parte da
    geladeira, apesar de estar na temperatura máxima, não tem gelado como de costume.
    Att.,
    Michei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, com certeza ela tem problemas, e tem que se abrir o compartimento freezer pra ver se tem formação de gelo em excesso, caso tenha gelo cobrindo todo o evaporador, tem que se testar a resistencia de degelo, se ela estiver ok, troca-se o fusivel termico, mas isso apenas se tiver gelo em excesso no freezer.
      caso abra e não tenha gelo visivel, pode ser que esteja acontecendo o que tem ocorrido muito com refrigeradores novos, eles formam um bloco de gelo entre o refrigerador e o freezer, num duto de ar interno, não tem como resolver, apenas desligando o produto por 48 e deixando com as duas portas totalmente aertas, assim o gelo derrete e ele volta ao normal,

      Excluir
  25. Bom dia tenho uma geladeira Frost Free da marca CONSUL, após algumas quedas de energia, ela funcionava normal por um tempo e depois ficava ligando e desligando simultaneamente, um técnico substituiu uma placa elétrica dentro de uma caixinha ao lado do compressor, ela funcionou por uma semana normal e depois disto ela agora ela não refrigera a parte de baixo e o congelador fica frio mas não congela, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, peça para técnico voltar, abrir o compartimento freezer, se tiver acumulo de gelo no freezer pode ser resistencia de degelo queimada, se não for troque o fusivel termico, isso em caso de gelo em excessor prejudicando a circulação de ar que é o defeito mais provável

      Excluir
  26. Celso sseguinte minha geladeira modelo crm30d da consul esta congelando os alimentos, verifiquei em uma postagem anterior sua que o problema seria o termostato, chamei um tecnico o mesmo disse que seria o sensor. que fica no congelador sem ao menso verificar o termostato. Pergunto qual seria o real problema visto que ela liga e desliga normalmente? no aguardo de sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, o técnico que esteve aí pessoalmente tem mais credito que eu que estou a distancia, mas se está congelando os alimentos na parte inferior e for um frost free, então faça da seguinte maneira, desligue da tomada, por 24 horas e deixe com as duas portas totalmente abertas, depois religue e veja como vai se comportar, na maioria dos casos esse procedimento resolve, se for mesmo uma frost free como estou imaginando.

      Excluir
  27. olá celso parabéns pelo post, queria q vc me tirasse uma duvida tenho uma geladeira electrolux df80x, estava na duvida se era normal ela esquentar, tanto nas laterais, mais já tirei a duvida com seu post. Mas o problema dela é que sempre nas festas de fim de ano, minha geladeira fica lotada de coisas pois faço a ceia aqui em casa, mas o frezzer dela não gela nada e tudo que tem dentro tambem descongela, e ela fica super aquecida coloco até um ventilador em cima dela, minha duvida é o local que ela fica, pois a geladeira cabe certinha só tem passagem de ar em cima q é aberto, mas as laterais não tem espaço algum, mas já vi cozinhas planejadas q a geladeira fica totalmente em um buraco fechado, fiquei na duvida será esse o meu problema a circulação de ar, por isso ela não gela e detalhe no mês de dezembro a temperatura é alta aqui. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, se ela refrigera normal em dias normais, e somente nessa ápoca tem dificuldades,é evidente que o que faz isso é a sobrecarga, quando voce enche uma geladeira de produtos ela vai precisar de um certo tempo para retirar o calor desses alimentos, se enche o freezer de alimentos quentes, dependendo da quantidade, pode levar até 72 horas para que tudo congele, então o defeito da sua geladeira é sobrecarga, ela não tem condiçoes de refrigerar e congelar tudo no periodo de tempo que voce necessita.
      Quando voce vê cozinhas planejadas onde as geladeiras cabem exatamente no vão onde são encaixadas, pode ter certeza que são cozinhas lindas, mas planejadas por profissionais incompetentes, pois se fossem realmente instruidos, saberiam que geladeiras e freezers, necessitam de espaços laterais e de fundo, para que haja circulação de ar, sem circulação de ar, os produtos perdem rendimento, pois o calor do condensador, aquela grade preta lá atrás, tem que dissipar, e sem dissipação de calor, os produtos vão superaquecer e diminir a vida util de funcionamento, portanto voce tem dois problemas, sobrecarga e falta de ventilação, e como sua geladeira em outras ocasiões funciona normalmente, não se preocupe, ela não tem defeitos ok, abraço

      Excluir
  28. Olá Celso! Tudo bem? tenho uma eletrolux há mais de 8 anos dff44 ela deu problema no sensor de degelo e para trocar acho que não compensa, pois as peças para conserto achei meio cara e também tenho dúvidas se daqui algum tempo não vai dar outro problema. Estava procurando na internet e vi uma geladeira da panasonic, que me pareceu interessante. Com relação a qualidade quais mais de geladeira você me indicaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico produtos que tenham peças de reposição, que tenham assistencia técnica qualificada, indico Brastemp, Electrolux e Consul
      Quer testar uma coisa, procure alguém que revenda peças para essa marca que voce quer comprar, procure técnicos que conserte essa marca que voce quer comprar, se achar vai ser uma agulha no palheiro, e depois decida voce mesmo o que quer comprar.

      Excluir
  29. OI!! TENHO UMA GELADEIRA ELECTROLUX DF 80 E A ALGUNS DIAS COMEÇOU A APRESENTAR DEFEITOS NO PAINEL DE CONTROLE.COMEÇA A DESPROGRAMAR E FICA APITANDO SOZINHO.Neste momento tiro da tomada e espero uns 5 minutos e recoloco novamente,volta a funcionar e logo depois começar o problema tudo de novo. O que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso dentro do evaporador, caso tenha teste a resistencia de degelo, se ela estiver aquecendo, troque primeiramente a rede sensora e observe como vai se comportar o produto, se a resistencia estiver queimada, troque epanas ela e veja como a geladeira vai ficar ok

      Excluir
  30. Seguinte temos um DFN49 eletrolux foi trocado gabinete. Interruptor da porta motor ventilador e na adientou . quando e acionado frequentemente o interruptor da porta o compressor se desliga e continua mandando corrente. e as vezes apita um alarme. obrigado se pude ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleisson, na maioria dos modelos com frente igual a sua geladeira, DF46/48/50 troca-se um kit de degelo, que vem com placa, ventilador com sensor e rede sensora, porem esse modelo especifico seu, eu não tenho certeza se usa kit também, pois ainda não peguei nenhuma dessas com defeito, nesse caso,ligue na autorizada e confira se esse modelo também usa kit de degelo para corrigir o problema.

      Excluir
  31. Olá Celso, como vai?

    Tenho um refrigerador Consul CRM33D que estava funcionando normalmente na ultima noite, mas hoje pela manhã quando fui abri-lo a surpresa, senti um vapor quente e quando abri o freezer o susto, tudo derretido a água das formas de gele quentíssima e alguns produtos com aparência de cozido. A uns dias ouvia o relé batendo por varias vezes até colar mas funcionava normalmente até então. O que pode ser isso?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, quando isso ocorre, geralmente é a caixa controle, ou seja, a placa eletronica que gerencia todo sistema, vou deixar um post, de outra consul que usa a mesma peça que a sua ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  32. oi boa noite!
    Estou com um problema com uma Brastemp frost free BRM44 Ebana, ela esta esquentando muito na parte traseira do lado que onde sobe os dutos de gás e não esta gelando na parte de baixo no cesto e tambem reparei que o ímã da porta do freezer não pega muito bem na lata ele fica um pouco sobre o plastico e assim não veda bem a porta abri com muita facilidade e olhando no suporte que sustenta a porta vi tem uma folga como se tivesse faltando uma arruela ou coisa assim porque da pra subir a porta e assim o ímã fica no local certo pegando só na lata ou então vou ter que trocar o ímã não sei.
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é na porta e não no imã que está dentro da borracha, e essa porta aberta, pode estar causando entrada de ar quente, e ar quente forma gelo em excesso, e gelo em excesso impede circulação de ar dentro do produto, prejudicando a refrigeração da parte do compartimento refrigerador.
      Então o que tem que fazer, é desligar por pelo menos 24 horas, tirar da tomada e deixar as duas portas abertas, para derreter o gelo, e aproveite, tire a porta superior, coloque no pino da dobradiça que fica entre as duas portas, uma arruela de meio centimetro, pode ser plastica, uma arruela para fazer a porta subir e não ficar mais com o ima fora de lugar, quando for repor a porta superior, coloque ela no local e antes de apertar a dobradiça superior, alinhe a porta, para que ela fique na posição correta, depois aperte bem os parafusos da dobradiça.

      Excluir
  33. Olá Celso, boa tarde;
    Minha geladeira está congelando o tubo de saída de gás de trás da geladeira e pingando
    No chão formando uma poça dando muito trabalho.
    Me ajude com esta informação.
    att.
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, isso ocorre se foi feito recentemente algum serviço de colocação de gás, pode ser que tenham deixado gás em excesso e ele está congelando o cano de retorno de gás para o compressor.
      Se for isso, chame quem fez a manutenção para corrigir.
      Caso não tenha sido feito manutenção, ocorre também que em dias chuvosos e em épocas mais frias, o cano de retorno também congele, então diminua o controle de temperatura para o mínimo, e coloque uma espuma de vedação no cano onde está congelando, é um tubo esponjoso, mas como não tem como inserir o tudo, porque o cano está soldado no compressor, compre um pedaço desse tubo em uma loja de refrigeração, corte ele de fora a fora para encaixar no tubo, depois prenda várias abraçadeiras plasticas para que ele fique fixado isolando térmicamente o cano de gás, faça isso sem mover o cano, ele é delicado e passa gás ok,
      Mas primeiramente baixe o controle e observe como vai se comportar o produto, abraço

      Excluir
  34. Boa noite, adquiri um refrigerador frost free e reparei já nas primeiras horas ligado um aquecimento alto na parte que separa o frezzer da geladeira,onde encosta a borracha de vedação das portas, e o aquecimento é só naquela parte. Isso é normal? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, sim é normal, por estar quente ainda o interior, o produto trabalha muito mais para estabilizar a temperatura interna, dessa forma, as partes que aquecem naturalmente, vão aquecer mais ainda.
      Os canos de gás, passam entre as portas, para aquecer e evitar sudação, isso é normal, não se preocupe, se der uma olhada no manual, vai identificar essa informação, abraço querida.

      Excluir
  35. Caro Celso, comprei uma Electrolux Celebrate Blue Touch, no entanto com dois dias de uso percebi que suas laterais inferiores ficavam muito quente. Gostaria de saber se é normal e também se esse aquecimento vai aumentar a conta de energia. Desde já Grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não se preocupe, ela aquece mesmo, os canos de gás, passam por todo interior do produto, para aquecer perto das borrachas e evitar sudação, ou seja, para evitar que se formem gotículas de água , toda vez que o motor liga, vai esquentar mesmo, quando o motor desliga esfria, isso é estratégico, funcional e não altera o consumo de energia, abraço querido.

      Excluir
  36. Celso, boa tarde!
    Estou com minha geladeira Bosch esquentando depois na repartição do freezer e geladeira. Ela não é frost free, mas é nova. Não sei te dizer também qual é o modelo. Poderia me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu a postagem?
      Ela tem que esquentar, é assim mesmo que ela funciona, ela esquenta para que não forme gotículas de água perto das borrachas, é estratégico do produto. Não se preocupe, sua geladeira está normal, errado seria se não aquecesse. abraço querida.

      Excluir
  37. comprei uma geladeira Electrolux frost free liguei a ela depois de 2horas só que ela começou esquentar muito no condensador parte traseira é normal esquentar no primeiro dia de uso, eu até desliguei ela com medo de estragar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... desculpa, eu ri aqui com sua pergunta,
      É normal sim Luana, e quando liga a primeira vez, aquece muito mais que em funcionamento normal, porque está tudo quente, e ela tem que trabalhar muito mais para estabilizar a temperatura interna, fique tranquila, pode ligar, e mesmo que tivesse um problema, seu produto tem garantia de fábrica de 01 ano, mas fique tranquilíssima, é normal tá bem.

      Excluir
  38. É normal? eu comprei uma geladeira Electrolux Frost Free e liguei depois de 2horas só que ela começou esquentar muito o condensador parte traseira com um dia de uso, de está esquentando muito eu desliguei a geladeira tirando o fio da tomada com medo de ela queimar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... desculpa, eu ri aqui com sua pergunta,
      É normal sim Luana, e quando liga a primeira vez, aquece muito mais que em funcionamento normal, porque está tudo quente, e ela tem que trabalhar muito mais para estabilizar a temperatura interna, fique tranquila, pode ligar, e mesmo que tivesse um problema, seu produto tem garantia de fábrica de 01 ano, mas fique tranquilíssima, é normal tá bem.

      Excluir
  39. Bom dia Celso ! Tenho um refrigerador Brastemp Mod BRM33C, o que acontece é que notei que ela está suando na porta superior externa, e na lateral direita, pode ser um problema grave ?? Tensa !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, relaxa
      Pode ser apenas problema com a gaxeta, que é a borracha de vedação, ela não deve estar fechando totalmente, então o vazamento de ar frio, provoca formação de gotículas de água, pode fazer o seguinte, com secador de cabelos, jogue ar quente na borracha, nesse local onde está ocorrendo a sudação, não aproxime demais o secador para não estragar a borracha, apenas o suficiente para amolecer e ela se aproximar mais do gabinete da geladeira, esquente a borracha, e movimente ela, para que ela fique mais flexível e vede melhor.

      Excluir
  40. Boa tarde, Celso !! Tenho um Refrigerador Brastemp Frost Free, notei que ela está suando do lado de fora da porta superior, e pelo lado direito, isso é normal, ou é um problema grave ??? O modelo é BRM33C. Obrigada !! Tensa !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, relaxa
      Pode ser apenas problema com a gaxeta, que é a borracha de vedação, ela não deve estar fechando totalmente, então o vazamento de ar frio, provoca formação de gotículas de água, pode fazer o seguinte, com secador de cabelos, jogue ar quente na borracha, nesse local onde está ocorrendo a sudação, não aproxime demais o secador para não estragar a borracha, apenas o suficiente para amolecer e ela se aproximar mais do gabinete da geladeira, esquente a borracha, e movimente ela, para que ela fique mais flexível e vede melhor.

      Excluir
    2. Afff, você não pode imaginar o tamanho do problema que tirou da minha vida, pensei que a essa altura do campeonato, fosse ter que comprar outra !!! Uhuuuuuuu !!! Beijão e um Mega, Super Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações !!! Brigaduuuuuuuuuuuuuuuu !!!!! :*

      Excluir
    3. Você irradia alegria sabia, acabei rindo da sua forma meio doida mais muito especial de se manifestar, Feliz natal, ano novo cheio de surpresas agradáveis e essa alegria sempre irradiante e contagiante, felicidades querida!!!

      Excluir
  41. Boa tarde,possuo uma geladeira side by side BRS62 que ha quase um ano apresenta um problema no ice maker que e o seguinte,no inverno ou temperaturas mais amenas,moro no RJ,o icemaker funciona maravilhosamente bem enchendo o deposito quase ate a boca e no verao faz pouco gelo a unica coisa que modifiquei na geladeira foi o filtro de agua que agora e um aqualar que funciona bem e e esse o meu problema conto com seu auxilio Obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, aumente a temperatura no controle de temperatura do freezer, pode ser que no verão ela perca capacidade de congelamento por causa da alta temperatura externa, aumentando o controle, vai acelerar o processo de congelamento, e isso pode não deixar ela como no inverno, mas vai melhorar o tempo de fabricação de gelo.

      Excluir
  42. Boa tarde, Celso !! Obrigada pelo comentário e desejo a você também muito boas festas e muito sucesso em 2014 !!
    Que seu blog continue bombando !!! E... uebaaaaaaaaaaaaa, é nós em 2014 !!! Feliz tudão pra todos nós !!!!!! <3 :*

    ResponderExcluir
  43. Caro Celso ja havia tomado essa atitude mas nao adiantou muito, a questao deve ser mais seria pois com temperaturas mais amenas ela enche o deposito de gelo ate em cima e no verao ou com aumento subito de temperatura o gelo escasseia a assistencia tecnica me aconselhou trocar o icemaker e eu fico na duvida pois pode ser outra razao o termostato do icemaker ou outra razao voce por acaso teria outra ideia ? fico no aguardo Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não vou te dar uma resposta apenas por dar, e sinceramente nunca me deparei com esse problema, então fica difícil nesse caso, não imagino que trocar o icemaker vá resolver, se ele tivesse defeito, não faria gelo em temperatutas baixas, o defeito reflete nele, mas aparentemente não é nele, pois ele trabalha normal em dias frios, sinceramente no seu caso, não sei onde é o problema, mas vou deixar o endereço de um site, onde muitos técnicos respondem, e quem sabe um deles tenha passado por situação parecida e possa te ajudar melhor que eu, entre no forum desse site
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  44. oi celso me ajude comprei uma geladeira elotrolux cd 360 e ela não esta gelando na parte inferior o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo não é frost free, e se não gela apenas na parte inferior, pode ser falta de gás, é o mais provável, nesse caso tem que chamar um técnico, somente um profissional vai ter material, ferramentas e qualificações para esse tipo de serviço

      Excluir
  45. ajude-me a saber por que minha geladeira de marca eletrolux dc 360 não gela na parte inferior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo não é frost free, e se não gela apenas na parte inferior, pode ser falta de gás, é o mais provável, nesse caso tem que chamar um técnico, somente um profissional vai ter material, ferramentas e qualificações para esse tipo de serviço

      Excluir
  46. Olá Celso, tenho um refrigerador Electrolux DF80 e já troquei o sensor de degelo duas vezes. Essa semana a geladeira apagou e não quer ligar. A luz interna funciona, mas o painel e nem o compressor ligam. Você acha que o problema pode ser a placa de potencia ou painel frontal? Grande abraço e parabéns pelo seu blog. Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, acho que pode ser a placa de potência, que fica perto do motor compressor, não acho que seja a placa frontal não, abraço.

      Excluir
  47. Olá Celso, minha ELETROLUX DFX50 FICA APITANDO O TEMPO TODO PRINCIPALMENTE QDO ABRE A PORTA E NA PARTE DE BAIXO ESTA CONGELANDO OS ALIMENTOS MESMO ESTANDO NO MÍNIMO, ESTRAGA TODAS MINHAS VERDURAS E LEGUMES...PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, pode ser um problema de congelamento do damper, é um termostato sem fios que fica na parte do refrigerador, é apenas um sensor, com uma portinhola, que libera passagem de ar frio para a parte do refrigerador, pode ser que tenha congelado e não esteja fechando, o que tem a fazer de imediato, é desligar da tomada, abrir as duas portas, e deixar por pelo menos 24 horas de portas abertas, depois religue e veja como vai se comportar a geladeira ok.

      Excluir
  48. tenho o modelo DC48 no diagrama não mostra exatamenta como é a ligação. pois o mesmo alguém ligou os dois fios azuis no conector superior e o fio marrom no conector inferior no terminal superior. se eu olhar um outro do mesmo modelo eu consigo remontar pois sou um pouco abilidoso com essas coisas se puder me ajudar eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então bastava ter visto no blog ali na parte superior na aba DIAGRAMAS e iria encontrar o diagrama do seu produto, vou deixar o endereço aqui embaixo, copie e cole no seu navegador

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/10/diagrama-esquema-eletrico-refrigerador_23.html

      Excluir
  49. Olá, Celso!
    Tenho uma Electrolux air flow system dc47 e de dois dias p/ cá (ela já tem 3 anos de uso) o refrigerador tem feito muito gelo nas paredes. Na parte de baixo ela sua e produz grande placa de gelo na parte de trás, não esfria os alimentos, além de numa das laterais esquentar muito (sei que é normal esquentar nas laterais, mas em um dos lados está demais). O que pode ser?
    Grande abraço!
    Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pinheiro, essa semana, tenho respondido muitas perguntas com essa reclamação, o que ocorre, é que com o calor excessivo, aumenta-se a quantidade de abertura de portas, e isso faz com que entre muito ar quente, e esse ar quente condensa rápido, formando gelo em excesso, e esse gelo fofo impede a refrigeração, o que você tem que fazer, é desligar o produto da tomada, deixar com as duas portas abertas até que derreta todo gelo, tanto do freezer quanto do compartimento refrigerador, quando derreter tudo, seque e religue, mas não use faca para tirar o gelo, deixe que derreta todo somente com as portas abertas, acho que apenas esse procedimento vai resolver o problema, tente evitar abertura de portas constantemente, abra e tire tudo que tem que tirar, feche e deixe o máximo de tempo fechado, assim vai melhorar a refrigeração.

      Excluir
  50. Boa noite Celso, tenho uma geladeira Consul, aconteceu de o cano de dar carga de gas na geladeira furou e vazou todo o gás, mandei dar uma carga de gás, e agora ela fica formando gela nos canos que sai do motor e fazendo muito barulho como se fosse uma ventania saindo da geladeira. isso tudo pode ser excesso de gás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congelamento de cano no motor, com certeza é excesso de gás e tem que ser retirado com urgencia, sem gás o produto não gela, com gás em excesso também perde capacidade de refrigeração, o gas tem que estar equalizado dentro do sistema, da forma como está o produto muitas vezes nem desliga, aumentando o consumo e colocando em risco o compressor, por superaquecimento.

      Excluir
  51. Boa tarde Celso estava procurando uma orientação para o problema de minha geladeira Brastemp Frost Free e a pergunta da Bruna (Bruna Emanoela 19 de agosto de 2013 21:51) é a mesma que eu faria, pois estou com um problema semelhante, a lâmpada acende, faz barulho tipo "tec-tec" e não gela. Abri o módulo (conforme orientou a Bruna) na parte inferior esquerda na traseira do refrigerador e desconectei os conectores recolocando-os logo em seguida, entretanto não obtive sucesso. A minha pergunta é: Se o problema estiver no módulo, será necessário o técnico levar o refrigerador ou o conserto (ou troca do médulo) pode ser feito em casa?

    Obrigado.
    Jorge Henrique

    celso jair Pereira24 de agosto de 2013 18:22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ha um equivoco, eu não peço para soltar fios da placa e reconectar, peço para ligar o motor direto na tomada com um cabo de força, se o motor funcionar, troca-se a placa eletronica, que é a caixa controle.
      Para a troca não precisa recolher o produto, aliás sou técnico a 17 anos, e nunca recolho produtos, se não tem como fazer na casa do cliente, não tem como fazer em lugar algum, não recomendo que deixem recolher produtos para conserto, pois sinceramente não há necessidade, isso se faz quando não se tem certeza do defeito, enfim, dá para consertar tudo em casa.
      para trocar a placa, você mesmo pode fazer, tenho uma postagem que ensina como fazer, passo a passo, e logo postarei um video que vai facilitar ainda mais essa troca de peça. mas vou deixar a postagem que ensina como trocar a peça ok, abração

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  52. Olá Celso, sou Cristiane. Tenho uma geladeira DC47 da Electrolux. Depois de uma carga de gás, por ñ está gelando a parte de baixo. Ela voltou a funcionar, mas com um barulho bem mais alto do que ela tinha e um aquecimento maior nas laterais. por motivo do calor nós deixamos na temperatura máxima, como o calor diminuiu, voltamos para a temperatura baixa, como ela fica a maior parte do ano. Então, depois que mudamos a temperatura ela ñ voltou mais a funcionar. Somente a luz acende. Ela tem dez anos. O que será? por favor será que vc pode me orientar? Obrigada, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está tudo bem gelado dentro do produto, e diminuiu a temperatura interna, assim que religar ela não vai mesmo funcionar, só vai religar, quando os alimentos dentro perderem temperatura fria, assim ela volta a religar.
      Quando se coloca gás, com certeza vai forçar o compressor a trabalhar com mais pressão, isso aumenta o barulho e aquecimento externo do produto que é normal, espero que seu produto já esteja funcionando perfeitamente, caso não, me avise que veremos outras possibilidades ok, abração

      Excluir
  53. Olá Celso, bom dia, sou João Carlos.
    Tenho um Geladeira Eletrolux Air Flow System DC47, e já tem 10 anos. Tivemos que arrumar o local onde ela fica, e precisamos desliga-la por algum dias. Só que agora ao religa-la novamente, o motor está esquentando muito, mas muito mesmo e ela fica quente tanto na parte traseira como as laterais e não esta refrigerando dentro mas a parter de cima está normal, e a luz que fica na maçaneta indicando quando se esta aberta ou fechada, a luz vermelha só fica acesa...Será que minha geladeira pifou. Me ajuda ae Celso por favor. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo tem problema frequente de perda de gás, e como não refrigera a parte inferior,parece ser esse o problema com a sua também, e como o termostato fica na parte inferior e precisa estar frio para desligar, ela como não refrigera este compartimento não está desligando, superaquecendo o motor, tem que fazer uma carga de gás com a maxima urgencia, mas isso só pode ser feito por um profissional de refrigeração, contrate um técnico para uma carga de gás.

      Excluir
  54. Olá Celso. Tenho uma Bosh Inteliget frost Free 44 que depois de um chuva forte, onde houve queda de energia, voltou a funcionar mas a luz vermelha do alarme fica ascesa. Ela funciona o Freezer , mas não gela a parte debaixo. Será que terei que trocar a placa, ou talvés seja algum entupimento que esta acionando a luz do alarme. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, infelizmente não trabalho com essa marca, não conheço o produto, e para não dar informação errada, melhor não dar informação alguma ok.

      Excluir
  55. olá, Celso. tudo bem? A minha geladeira é Electrolux DF36 e está formando muito gelo no freezer e não gela a parte debaixo. Chamei um técnico que disse que a geladeira não tinha defeito algum e pediu para desliga-la e religá-la após 4hs. Desliguei e depois de 2 dias o defeito voltou. Então, eu mesmo decidi retirei a proteção interna do freezer e vi que havia muito gelo. Com um secador de cabelos eu derreti todo o gelo. A geladeira ficou desligada por umas 3 horas e depois eu a liguei e ela voltou a funcionar, mas depois de 2 dias o problema reapareceu. Refiz o processo, mas desta vez, troquei uma peça chamada "rede sensor de degelo do bimetal", mas o problema de formar gelo persiste. O motor está superquente. poderia me dar uma ajuda? Parabéns pelo site. Grato, José.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o problema parece nãos ser na rede sensor, restam outras possibilidades
      o ventilador deve estar bom, já que o defeito é formação de gelo em excesso, veja que em volta do evaporador que é o congelador, tem uma resistencia de degelo, se ela queimar, acumula-se gelo e não circula ar, então teste a resistencia, veja como testar nesse video, que é de outro modelo, mas a resistencia é muito parecida ok

      https://www.youtube.com/watch?v=tDoF3xyB4M8

      se a resistencia estiver aquecendo, o defeito pode ser no timer de degelo, sua geladeira deve ter apenas o timer e não placa como no modelo do video abaixo, mas vou deixar mais um video, para voce identificar onde fica e como é o timer ok, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=AIXNoYuDPhI

      Excluir
  56. Bom Dia Celso, tenho uma side by side Brastemp e está com problema no triturador de gelo, ele fica ligando sozinho mesmo sem ser acionado, e se houver gelo no reservatório ele fica triturando. Você sabe me dizer se tenho como desligar SOMENTE a função TRITURAR gelo ? .... E que não afete as demais funções do equipamento. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, tem como desligar todo o conjunto ICE MAKER, somente uma função não, o defeito parece ser no ICE MAKER, mas chame um técnico da rede autorizada, não é todo mundo que domina esse produto tá bem.

      Excluir
  57. Celso sei que é normal esquentar as laterais da geladeira mais as borrachas é normal esquentar?
    Sera se não racha ou resseca? Geladeira nova as borrachas ja são próprias?
    Panasonic modelo bt46 frost free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem que aquecer para que não crie gotículas de água, a borracha é feita de um material resistente a isso, não se preocupe, quanto a ser própria eu não entendi, será que você quis dizer que elas são exclusivas para essa marca?
      se for isso sim, cada marca tem que usar borracha exclusiva para aquele determinado modelo, e sinceramente, eu não conserto e nem sei nada dessa marca, embora sendo uma marca de renome, com geladeiras eu nem sei onde vendem peças e nem sei se eles tem assistencia competente, mas se o defeito for apenas esse, não se preocupe, é normal e não vai estragar, nem ressecar e nem rachar viu, abraço.

      Excluir
  58. É normal esquentar as laterais mais e as borrachas? Da geladeira bt46 panasonic esta esquentando as borrachas. Resseca? Ou racha? É nova elas ja são proprias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem que aquecer para que não crie gotículas de água, a borracha é feita de um material resistente a isso, não se preocupe, quanto a ser própria eu não entendi, será que você quis dizer que elas são exclusivas para essa marca?
      se for isso sim, cada marca tem que usar borracha exclusiva para aquele determinado modelo, e sinceramente, eu não conserto e nem sei nada dessa marca, embora sendo uma marca de renome, com geladeiras eu nem sei onde vendem peças e nem sei se eles tem assistencia competente, mas se o defeito for apenas esse, não se preocupe, é normal e não vai estragar, nem ressecar e nem rachar viu, abraço.

      Excluir
  59. Celso , tenho uma Adega de Vinho Electrolux 28 garrafas Preta Climatizada ACD28 ,tem uns 03 anos , que não esta gelando , conseguimos indicar a temperatura no painel eletronico , mas a mesma não abaixa , fica somente na temperatura ambiente entre 22 a 26 graus, levei numa Oficina para conserto e lá me falaram que o encamento do gás furou e como o mesmo é embutido não tem conserto . Está certo isso não tem conserto mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a tubulação interna furou, não tem mesmo como corrigir, mas veja com a Electrolux, eles devem comercializar o gabinete, que é a caixa, a estrutura da adega ´por onde passa a tubulação interna, talvez compense o conserto.

      Excluir
  60. Prezado Celso,
    Vamos ver se vc pode ajudar nessa:
    Tenho uma geladeira expositora importada pela Elegê que foi maquiada para 110v com um transformador 220x110v.
    então, tenho que comprar peças 220v numa cidade que é alimentada em 110v.
    no caso consegui o capacitor em SP e agora falta o relé. Apesar da difculdade em encontrar estão pedindo informação quanto a potencia do compressor.
    E eu não sei!!! não há informação a vista na máquina!!!!!
    Voce já teve contato com essa?saberia dizer qual relé devo comprar?
    Grande avbraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto geladeiras comerciais, somente produtos de uso doméstico, e também não conserto essa marca, você tem que ver o motor compressor, o que está escrito na etiqueta dele, e qual é a marca do motor, tem vários fabricantes, e para cada fabricante de compressor,relês diferentes, não é somente a capacidade que importa,mas também a marca como EMBRACO, TECUNSEH, ELGIM, LG....

      Excluir
  61. geladeira chegou hoje passara se 3 horas liguei , notei que ela esquenta muito as laterais e não desligou é normal, Panasonic frost free 435 litros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com essa marca, mas se ligou a apenas 03 horas, ela vai ter que ficar ligada por muito tempo, até entrar num ciclo de liga e desliga, precisa gelar o suficiente para isso, várias horas, não apenas três horas, e como o motor vai ficar ligado por muito tempo, vai aquecer sim as laterais e entre as portas, é perfeitamente normal, não se preocupe.

      Excluir
  62. Boa Tarde Celso, comprei uma Electrolux Cycle Defrost, 2 Portas, 260 Litros - DC35A e quando fui instalar percebi que a parte traseira de inox, que faz o isolamento (ou pelo menos eu acredito que seja pra isso), veio com um pedaço amassado, em uma parte onde deveria estar presa ao restante da geladeira. Não sei se isso interfere em algo, se pode prejudicar o funcionamento da geladeira. Eu liguei assim mesmo e ela está funcionando, porém, noto que no lado direito por fora do congelador, está formando umas gotículas de água, em um ponto específico, o que também não sei se tem haver com o problema anterior, ou se é um outro problema a me preocupar. Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu produto é novo, e não pode ter amassados, e nem formar gotas de água externamente, o que tem que fazer, é usar de sua garantia, e pedir uma correção do produto, se isso for possível, se não for possível corrigir, e isso o técnico vai constatar, peça a troca do produto, afinal é direito seu, mas não deixe o tempo passar, acione a garantia o quanto antes ok, abração

      Excluir
    2. Obrigada. A questão das gotas de água externas ocorreu somente nas primeiras horas em que a geladeira foi ligada, agora já não ocorre. Mas vou me informar sobre o amassado junto a loja onde comprei, apesar de ter sido pela internet, tem uma filial aqui na minha cidade, vou ver se a garantia cobre. Obrigada pela ajuda. Amei a sua página, parabéns pelo trabalho! Abraço.

      Excluir
    3. Obrigado pelo elogio, se o amassado te incomoda, tem sim que resolver, mas ao menos o gotejamento cessou, boa sorte querida.

      Excluir
    4. Olá Celso, retornei. Agora com um problema novo.. para minha tristeza! Em março comprei uma máquina de lavar da Consul, modelo CWG11 e na terceira vez que fui usar ela começou a fazer um barulho terrível na hora de centrifugar, parece engrenagens desencontradas que raspam uma na outra, chega a ser assustador! Estou em contato com a assistência técnica, mas ainda assim gostaria de saber sua opinião sobre esse caso, pois pesquisei na internet e diversas pessoas tiveram o mesmo problema com este modelo. Obrigada. Samantha.

      Excluir
    5. Samantha, quando é barulho, sem a gente ouvir, fica complicado imaginar o que seja, não tenho idéia do que está acontecendo, mas como no caso da geladeira, tem que acionar a garantia para que eles resolvam sem custos.

      Excluir
  63. Boa noite Celso, tenho uma geladeira panasonic frost-free a uns 8meses, porem hoje ela começou a dar uns estalos, e parece que nao esta congelando muito, e percebi que ela estala em torno de cada 15minutos, ja baixei a temperatura e ja deixei um tempo desligado da tomada e voltei a liga e continua a mesma coisa, e como fiquei com medo de queimar deixe ela desligada, sera o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço a mínima idéia, nem conheço essa marca, digo assim, não conserto essa marca, nem autorizada eu sei onde tem, optei por consertar três marcas de produtos, por ter peças e pessoas qualificadas para consertar, Brastemp/Consul/Electrolux o resto eu nem vejo, isso por opção minha mesmo.
      Mas como tem apenas 08 meses, veja os documentos do produto, e acione a assistencia autorizada, ela com oito meses ainda está na garantia de fábrica.

      Excluir
  64. Bom dia Celso,
    Tenho uma geladeira porta de vidro que era importada pela Geltec... faliu!. Como vinha em 220v ela usa um transformador para 110v. Até aí tudo bem. Agora que foi preciso trocar o capacitor e o relé... veio o pobrema.... e a interrogação...O original que parece ser um capacitor permanente (117U 5015 - 80yF +-10% 50/60hz AC 220v...), com muita dificuldade encontrei no sul um 80yF TECH +-10% 250VAC. O relé é um Danfoss 117V6015 417. Aí vem a dúvida: se tem um transformador na entrada (?) porque o capacitor é 220? e mais esse relé não é 110v ??. Eu liguei o capacitor novo com um relé novo (um 4PIN 110v) liga mas não mantem. relé 220v não sei mais onde procurar. Dá pra descascar esse abacaxi, meu caro?
    forte abraço e parabéns pelas ajudas on line.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com produtos importados, trabalho apenas com três marcas de produtos, Brastemp/Consul e Electrolux

      Excluir
  65. tenho uma frost free Brastemp,que ficou parada por um ano,liguei,e,ela só está congelando o friser,que fazer?

    ResponderExcluir
  66. Bom dia Celso.
    Meu nome é Neide.
    Lí suas respostas e achei muito esclarecedoras.
    Tenho uma geladeira Bosch KDN47A 445L frost free.
    Ela tem uns 5 anos . Ultimamente tenho percebido que o motor quase nunca desliga. É normal ?
    Desliguei a geladeira por 12 horas, limpei e liguei de novo. O problema continuou. Acha que devo chamar um técnico?
    Percebí também o aquecimento na parte externa , mas já lí suas respostas a outros perguntadores e fiquei satisfeita com a resposta.
    Parabéns e obrigada pela sua ajuda on line. Poucos se prestam a este serviço.
    Curitiba, 06 de maio de 2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide, o aquecimento é normal mesmo, mas eu não sou especialista nessa marca, antes de chamar um técnico, diminua a temperatura no controle, não sei se tem botão de controle ou são teclas, mas coloque no mínimo e observe o funcionamento, se ainda estiver demorando para desligar, chame sim um técnico.

      Excluir
  67. Olá , estou com um refrigerador DI80X que está estralando o RELÊ da PLACA e nao chega corrente elétrica no motor... O que pode ser ???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placa eletronica então, teste o compressor ligando ele direto na tomada, se ele partir deixe ligado por uma meia hora, se ele se manter ligado estará bom, mas como não chega corrente da placa, provavelmente o compressor está bom

      Excluir
  68. Bom dia Celso!
    Tenho uma Eletrolux DC 38 Air flow sistem. Há dois dias ela vem suando na parte de fora, mas não e proximo a borracha, e em todo lugar, em todas as laterais e atras, em toda sua extensão!!! Hoje (segundo dia) se agravou. Pode me dar alguma orientação?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suando nas partes externas????
      nunca vi esse problema, sinceramente nem sei o que te dizer Cintia, chame a assistência Autorizada, eles são responsáveis pelo produto. você tem certeza que a sudação é mesmo externa, não é interna não?

      Excluir
  69. bom dia Celso, ESTOU COM UM PROBLEMA EM MINHA GELADEIRA SE VC PODER MIM AJUDAR AGRADEÇO.Ela é novinha tem - de um ano 2 meses q estou usando, ela estar suando por dentro e um pouco por fora, e obiservo que o congelador estar com o gelo como se estivesse molhando!!! o sei o que faço pk eu ja liguei na assirtencia falei q poderia ser a borracha e eles foram la e nem triscaram na borracha e falou q ela tava normal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a marca e modelo da sua geladeira, se puder me mandar umas fotos para ver essa formação de sudação, ficaria mais fácil
      celsojair@gmail.com

      Excluir
  70. Oi Celso, minha esposa comprou um refrigerador Duplex Electrolux dc35a, e a porta de cima abre muito facilmente, mesmo abrindo em seguida...è normal??
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal, mas também tem um porém, os refrigeradores novos, não tem tanta pressão quanto os antigos, o importante é vedar, não permitir entrada de ar quente, quando a travar como as antigas, elas não fazem mais isso não

      Excluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia Celso, gostei do seu blog, vc é muito atencioso e gentil, comprei um refrigerador samsung ha 3 dias, um produto caro, veio com pequeno amassado na lateral imperceptível, minha preocupação é que aumento o amasso futuramente e também q seja trocado e que o próximo venha com mesma avaria ou pior, pela burocracia e pela dor de cabeça to quase desistindo, tem outra forma de resolver? tipo tirar pequeno amassado ou devo trocar meu produto já que tenho direito, isso é apenas um conselho que que quero de alguém experiente como vc, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André., acho que se o seu produto está causando esse desconforto, tem sim que ser trocado, mas tem um detalhe, quando você compra um produto, você tem que exigir que desembalem na sua frente, para que confira a sua entrega, afinal um refrigerador é um produto caro, então peça sim a troca, e quando chegar o outro, peça para que desembalem o novo na sua frente, confira o produto, e estando perfeito, devolva o que está com você, mas com certeza o amassado não é defeito de fabricação, e sim da logística de entrega, de quem vendeu e transportou o produto de forma inadequada.

      Excluir
  73. Bom dia Celso, quero parabenizar pelo seu blog, vc é muito atencioso e gentil, quero te pedir uma opinião, comprei um refrigerador samsung frost free ha 3 dias e veio com pequeno amasso imperceptível na lateral,produto caro que quero por muitos anos sem ter que me preocupar em troca-lo tão cedo, por isso investi. Minha preocupação é que esse amasso venha aumentar e enferrujar com mais facilidade, já que as laterais não são de inox, por outro lado o sistema de troca é muito burocrático e deve dar muita dor de cabeça, fora que pode retornar com mesmo problema ou pior, quanto ao funcionamento estar tudo bem por enquanto, tem outro método que vc conheça para retirar pequenos amassos, ou devo trocar por ter direito mesmo se a avaria for pequena ? desde já obrigado, abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André., acho que se o seu produto está causando esse desconforto, tem sim que ser trocado, mas tem um detalhe, quando você compra um produto, você tem que exigir que desembalem na sua frente, para que confira a sua entrega, afinal um refrigerador é um produto caro, então peça sim a troca, e quando chegar o outro, peça para que desembalem o novo na sua frente, confira o produto, e estando perfeito, devolva o que está com você, mas com certeza o amassado não é defeito de fabricação, e sim da logística de entrega, de quem vendeu e transportou o produto de forma inadequada

      Excluir
  74. o detalhe é que eles não fazem troca casada uma pela outra, eles coletam o produto com avaria e tenho que aguardar todo o processo de chegar a mercadoria no depósito deles para depois enviarem outro, comprei em loja virtual, o desconforto é só no início, afinal compramos algo caro e queremos perfeito, mas acho que não vale apena tanta burocracia para trocar, espero que pelo menos não tenha nenhum problema no funcionamento que até agora estar tudo bem, obrigado Celso, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se esse é o procedimento para a troca, não se pode fazer nada, com tempo vai esquecer dessa pequena avaria e nem vai mais notar, pelo que disse, é coisa muito pequena, abraço

      Excluir
  75. oi caro celso quero comprar uma geladeira,que na soua na lateral e não sei que marca ja esta disponivél ,a brastemp tem ja essa modernidade je estiver me dica por favor obrigada desde já. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma geladeira sua nas partes laterais ou em local algum, todas tem tubulação passando por dentro, para aquecer e evitar esse tipo de problema, qualquer marca que você comprar vai estar livre de que isso ocorra.

      Excluir
  76. comprei uma geladeira duplex frost free e fui informada que essa marca esse modelo está dando mtos probles inclusive foram relatados casos de incêndio,gostaria de saber o que devo fazer,chamar um tecnico adiantaria para prevenir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode chamar um técnico para corrigir um problema que ainda nem aconteceu com seu produto, deveria ter pesquisado o produto antes da compra, agora é usar e torcer para que nada ocorra com seu produto.

      Excluir
  77. Ola amigo,tenho uma geladeira frostfree prm48dsana Brastemp duplex,estou percebendo q ela fica muito tempo ligada MSM não abrindo muito ela ela ficas por horas ligada esta gelando muito se for avaliar os alimentos q ficam em baixo,tem momento q ela desliga fica só uns minutos e torna ligar de novo e fica horas ligada sem parar,tanto q a parte traseira dela fica tao quente que não da pra encostar a mao,pode me ajudar com o possível defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela está congelando os alimentos? se não está congelando os alimentos na parte inferior, faça apenas o seguinte, na parte do fundo dela no compartimento refrigerador tem um botão de controle de temperatura, coloque no minimo, e naquela plaquinha de controle que fica entre as duas portas, coloque o freezer no mínimo também e observe se ela vai desligar com mais frequência ok.

      Excluir
  78. Sim já esta exatamente dessa maneira eu coloquei os dois no minimo pq estava ficando td muito gelado embaixo a agua na parte debaixo nem dava pra beber de tao gelada ai passei pro minimo reduziu a temperatura na parte de baixo mas ela continua demorando muito pra desligar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que poderia trocar os sensores de temperatura e de degelo, não são tão caros e são eles quem desligam periodicamente o produto e também faz degelos, não são tão caros e quase certeza que vai resolver o problema da sua geladeira, veja nesse video, como trocar

      https://www.youtube.com/watch?v=UFo1DKmixJw

      Excluir
  79. Certo vou comprar então
    Olha oq eu fiz da mesma maneira q esta no video qd já esta com a tampa do fundo e o sensor branco esta pra fora eu fiz igual agora a pouco peguei um copo grande enchi de gelo coloquei agua e coloquei o sensor dentro do copo acredita q a agua congelou com o sensor dentro e a geladeira não desligou,o sensor ta em temperatura 0 do gelo era pra ter desligado não era?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente, o sensor não capta apenas temperatura, outros fatores como tempo de compressor ligado também podem influenciar, em todo caso, troque os dois sensores e observe, se for o caso, futuramente vai ter que trocar a placa que é a caixa controle, e até mesmo a placa de interface que fica entre as duas portas, esse modelo é um dos mais chatos quando apresentam problemas, mas troque apenas os sensores por hora.

      Excluir
  80. Obrigado pela ajuda dsd já
    O cod do sensor eh oq esta no videoOla amigo,tenho uma geladeira frostfree prm48dsana Brastemp duplex,estou percebendo q ela fica muito tempo ligada MSM não abrindo muito ela ela ficas por horas ligada esta gelando muito se for avaliar os alimentos q ficam em baixo,tem momento q ela desliga fica só uns minutos e torna ligar de novo e fica horas ligada sem parar,tanto q a parte traseira dela fica tao quente que não da pra encostar a mao,pode me ajudar com o possível defeito?correto w10531315?
    O modulo q fica atrás da geladeira q a comanda sei q não eh difícil de trocar por ser um plug só pra desconectar e o local eh de fácil acesso agora a placa de interface q fica entre as portas eh fácil pra trocar aquela parte q separa as portas onde esta a placa eh só desencaixar ela sai fácil se caso precisar trocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais dois videos, pra você, um da troca da placa de interface e outro da caixa controle.

      https://www.youtube.com/watch?v=6q8o3yobqDw

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
  81. comprei os sensores dois no caso como disse mais qd abri td a surpresa tnham 3 oq eh de tempratura q fica solto eu troquei  veio o de degelo mais eh com plug e fica dentro do evaporador entre as aletas dele e tem outro q fica igual ta no teu video q fica preso com braçadeira no tubo do evaporador. qual sensor q comprei errado ou era dois de temperatura e um de degelo oq eh esse sensor q fica no cano do evaporador se ele eh de temperatura oq eh oq fica solto como esta no video? 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem dois sensores e eles tem formato identico, o que fica dentro do evaporador e tem fios brancos é um fusível térmico, não é sensor, sensor apenas dois, e o video explica muito bem onde é que eles ficam, não tem duvidas quanto a isso.

      Excluir
  82. Então eu tinha q ter comprado 2 identicos e trocados os dois?
    Qual eh o sensor de degelo q me disse pq eu falei se sonde degelo na loja e me vederam esse com fios brancos com plug e o outro q ta no video MSM,
    Esse q fica encostado no tubo bem presso eh o MSM modelo do outro q eh solto ou eh diferente tem um codigo ,qual eh a função desse sensor q fica no tubo?
    Dsd já agradeço e me desculpe o incomodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O video é bem explicativo, mostra dois sensores idênticos, e com mesmo código aliás, um que fica solto e vai na tampinha no canto superior direito, e o outro que vai preso a tubulação do evaporador, um é o sensor de temperatura,que faz o compressor ligar e desligar muitas vezes durante o dia, o outro é responsável por desligar o produto para que ele faça degelos de 01 a 03 por dia, para retirar o gelo acumulado no evaporador, quem tem que saber o que comprar é você e não o vendedor da loja, e baseado no video, deveria saber o que comprar, é um video simples, trocando simplesmente dois sensores e já trocamos várias mensagens repetitivas a esse respeito.

      Excluir
  83. Meu nome e Raphael, possuo uma Electrolux DF80 que esta esquentando as laterais ate mesmo fora do normal, e alem do mais, seu congelador não esta refrigerando adequadamente, pedras de gelo e ate mesmo sorvetes degetem la dentro, e a parte debaixo, a geladeira nao resfriabdireito. Obs: ambas partes estao configuradas no máximo. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligue da tomada por 48 horas, deixe as duas portas abertas, essas pedras de gelo sólido, por ser pelo motivo de ter ficada com a porta do freezer aberta ou semi fechada por muito tempo sem que tenham percebido, por isso formou-se gelo solido em partes dela, com esse tempo desligada, fora da tomada e com as duas portas abertas o gelo vai derreter e ela volta ao normal, se o defeito voltar a ocorrer após alguns dias de uso, pode ser defeito, mas antes faça apenas isso.

      Excluir
  84. Olá possuo uma brastemp brd47b e ultimamente ela só liga quando o motor está frio. Ela funciona até a proteção desarmar e logo depois tenta dar partida e o motor faz um zumbido e desarma de novo. So quando tiro da tpmada e deixo passar um tempo e ligo de novo ela funciona. troquei o relé e outra pecinha q fica abaixo dele mas continua o problema. Observei também q ultimamente ela ta dando pequenos choques no gabinete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um problema no termostato, se estiver no máximo, o controle de temperatura, diminua para o mínimo e observe, se já estiver no mínimo, aconselho trocar o termostato.

      Excluir
  85. olá Celso, boa noite, tem como vc da umas dicas para o meu problema com a minha geladeira Electrolux frost free DF46 Celebrate, ela começou a suar em tempos mais frios onde fica o painel pela parte de fora da porta, perto do botão de regulagem de temperatura do freezer, com isso oxidou o plug do painel eletrônico, ai parou de funcionar o painel eletrônico, já foi feito sua troca mais o problema continua, já oxidou o outro painel também ai eu tirei e agora está sem o painel, o q eu tenho q fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque está ocorrendo essa sudação, foi feito algum serviço de carga de gás anteriormente nesse produto?

      Excluir
    2. não sei, o técnico veio e só trocou o painel e não foi feita nenhuma carga de gá, ela ja tem uns 4 anos, eu acho q depois q nois mudamos começou com isso.

      Excluir
    3. Estranho demais, se tem pré resfriador não poderia estar acontecendo isso, veja se a porta não está ficando entreaberta em algum ponto perto da placa, se ficar uma abertura, pode sair ar frio, e provocar essa sudação

      Excluir
    4. Celso, tem como o ar do freezer passar pra dentro da porta pela borracha, porque o fio q sai para o painel fica gelado, e do dia pro outro chega ate pingar gotas.

      Excluir
    5. Não é comum, mas pode sim haver uma falha na isolação da porta, ou a porta ter descido, e ter brechas entre a borracha e o gabinete, só mesmo vendo para ter certeza

      Excluir
  86. tenho uma geladeira Brastemp frost free BRM35BB 319L e ontem ao chegar em casa, o freezer estava todo quente, ao invés de refrigerar estava esquentando, o que pode ser? a duas semanas ela já vinha dando sinal de problema, o tempo todo dava um barulho de clique mostrando que ia ativar mas não acionava (vez acionava, vez não acionava) e um barulho no freezer de alguma coisa batendo crescente até ela acionar e parar o barulho, e ao desligar a mesma coisa (ta ta ta ta de rápido pra lento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu achava que poderia ser a placa dela, que se chama caixa controle, mas esses barulhos me deixaram sem ter certeza do problema, o complicado é que barulho, sem ver e ouvir fica complicado até imaginar qual seja a causa, se puder postar um vídeo e colocar o link aqui eu dou uma olhada ok.

      Excluir
  87. Boa tarde!
    Sua matéria ajudou muito! Porém tenho uma outra dúvida, é em ralação ao consumo de energia adquiri uma Panasonic NR-BT47BD2WA, nas especificações técinas marca que Classificação de consumo (Selo Procel) B, porém eles explicam isso "O BT47B consome menos 21% menos energia que o mínimo necessário para a classificação A no Procel" e que o Consumo (kWh)é de 49kWh, pesquisei o consumo(kWh) de outros refrigeradores com selo A e alguns tem até 59kWh. Então a minha dúvida é se o selo B consome mais que o A e se consome quanto equivale esta diferença e qual a diferença entre consumo(kWh), por uns que é classe A o kWk é maior que o B.Desde de já agradeço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista em consumo de energia, e muito menos com marcas de produtos importados.
      Quanto as letras elas são crescentes sim, o consuma A é o menor e o B maior que ele e assim por diante, agora em se tratando de refrigeradores, essa medição de consumo é muito relativa, pois refrigeradores dependem muito de outros fatores como temperatura externa, quantidade de vezes que se abre a porta, carga dentro do produto, graduação que foi selecionada, então não tem como dar uma medida de consumo exata de um refrigerador jamais, esses números jamais podem servir de parâmetro exato para medição de consumo.

      Excluir
  88. OLA, MINHA GELADEIRA ELECTROLUX FROST FREE DF 46 ESTA APITANDO, APITANDO, NAO SEI O QUE FAZER, O QUE PODE SER? OS PAINEIS DO FREEZER ESTAO APAGADOS, E A GELADEIRA ESTA GELANDO NORMALMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso somente vendo para ter certeza, pois tanto pode ser defeito no kit de degelo, como na placa de interface que fica na porta do freezer, tenho vídeos para resolver os dois defeitos, mas não aconselho fazer nada, e sim chamar um técnico para não trocar peças sem ter certeza e não resolver o problema, vou deixar os vídeos abaixo apenas para você dar uma olhada ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=lwim0HcTC7E

      https://www.youtube.com/watch?v=6fkXQ7un9Yo

      Excluir
  89. Parabéns pelo seu trabalho e sua atenção, Celso. Resolvi duas dúvidas apenas pesquisando suas respostas a outros visitantes. Muito bom, Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, aqui só tem gente perguntando, raramente aparece alguém pra agradecer, abração amigo, que Deus também te cubra de graças,

      Excluir
  90. Olá, bom dia, tenho um freezer pequeno e ele esquenta muito na lateral, esquenta tanto que às vezes não damos conta nem de colocar a mão, pois parece até um forno, estou preocupado, isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os refrigeradores d freezers aquecem as laterais e perto das borrachas, para evitar que se forme gotículas de água perto das borrachas, isso é normal, mas não chega ao ponto de queimar as mãos, mas o que passa ali é o gás, não tem como aquecer dessa forma.

      Excluir
  91. Olá, bom dia, achei muito boa suas explicações, a gente vê que você é muito profissional, então, tenho um freezer pequeno e ele está esquentando muito nas laterais, mas esquenta tanto que não damos conta nem de encostar nele, parece até um forno, isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os refrigeradores d freezers aquecem as laterais e perto das borrachas, para evitar que se forme gotículas de água perto das borrachas, isso é normal, mas não chega ao ponto de queimar as mãos, mas o que passa ali é o gás, não tem como aquecer dessa forma.

      Excluir
  92. Olá Celso!!!
    Tenho uma geladeira Brastemp BRS70ABANA01 tive que me mudar e não esperam o prazo de 1 hora para ligarem, desde então entre as portas do freezer e geladeira esta aquecendo muito,o freezer esta funcionando com temperatura de geladeira e a geladeira só esta refrigerando e antes funcionava normalmente.
    Devo chamar um técnico ou posso arrumar eu mesmo?
    Obrigado, pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, deve chamar um técnico, de preferência da rede autorizada, pois não é todo mundo que domina esse produto, melhor não deixar na mão de curiosos ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  93. Olá Celso boa tarde!
    To com um problema aqui tenho uma Brastemp brm35b que não estava resfriando a parte de baixo e o freezer estava cheio de gelo. Vi um vídeo seu e troquei o sensor de temperatura aquele que fica dentro do evaporador, mas o problema persistiu, pelo que andei pesquisando me parece que é um tal de bimetalico gostaria de saber sua opinião e orientação quanto a esse problema, desde já muito obrigado meu caro, estarei te aguardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem dois sensores de temperatura, ambos no freezer, mas o que fica inserido no evaporador, é o fusível térmico, antes de trocar o fusível, teria que testar a resistência de degelo, que fica em volta do evaporador, se ela estiver queimada, não vai aquecer, e não aquecendo não derrete o gelo, pode testar com multímetro, ou ligar direto na tomada para ver se aquece, não aquecendo vai estar queimada, e queimada não derrete o gelo que forma um bloco enorme e impede circulação de ar, e sem circulação de ar frost free não gela, para quem interessar eu vendo multímetro para teste, enquanto durar o estoque, a peça vai estar no link abaixo

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751495172-multimetro-digital-dugold-_JM

      Excluir
  94. Olá Celso boa tarde!!!
    Tenho uma Brastemp brm35b que não estava resfriando a parte de baixo vi um vídeo seu e troquei o sensor térmico aquele que fica no evaporador, mas o problema persistiu, pelo que andei pesquisando me parece que é um tal de bimetalico.Qual seria sua orientação meu caro. Desde já agradeço e estarei aguardando resposta.

    ResponderExcluir
  95. Olá Celso boa tarde!!!
    Tenho uma Brastemp brm35b que não estava resfriando a parte de baixo vi um vídeo seu e troquei o sensor térmico aquele que fica no evaporador, mas o problema persistiu, pelo que andei pesquisando me parece que é um tal de bimetalico.Qual seria sua orientação meu caro. Desde já agradeço e estarei aguardando resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem dois sensores de temperatura, ambos no freezer, mas o que fica inserido no evaporador, é o fusível térmico, antes de trocar o fusível, teria que testar a resistência de degelo, que fica em volta do evaporador, se ela estiver queimada, não vai aquecer, e não aquecendo não derrete o gelo, pode testar com multímetro, ou ligar direto na tomada para ver se aquece, não aquecendo vai estar queimada, e queimada não derrete o gelo que forma um bloco enorme e impede circulação de ar, e sem circulação de ar frost free não gela, para quem interessar eu vendo multímetro para teste, enquanto durar o estoque, a peça vai estar no link abaixo

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751495172-multimetro-digital-dugold-_JM

      Obs: essa geladeira não tem bimetálico ok.

      Excluir
  96. Olá Celso, estou com um problema com uma brastemp clean duplex 410 (quase 20 anos ou mais), eu sei que atrás em baixo no motor tem onde fica retida a água que descongela ,só que ela está vazando e muito quente. o que devo fazer pedir para a assisténcia trocar ou vedar por onde esta vazando a água que é nos encaixe de uma peça na outra, isso se existe algum produto para reparo. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande uma foto de onde vaza para que eu entenda melhor ok, por favor
      celsojair@gmail.com

      Excluir
  97. Olá Celso estou com uma dúvida é um problema,tenho um frente vertical e estou com problemas de furto das minhas mercadorias gostaria de adaptar um suporte com cadeado mas me falaram que não poderia furar a lateral e nem a porta do mesmo isso procede? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O risco de Furar o gabinete, é que pode perfurar um dos canos que passam por dentro da estrutura e o gás vazar todo, e não tem como reparar, é um risco que não se deve correr, na porta não tem problema, mas no gabinte tem canos, se puder colar a peça na parte do gabinete, talvez seja mais viável, tente colar com araldite, é muito resistente, a porta pode furar sim.

      Excluir
  98. Olá, Celso!
    Será que pode me orientar?
    Eu possuo um refrigerador Brastemp, Twin System 420 Clean. Ela simplesmente parou de gelar.
    Já desliguei e liguei, novamente, desliguei e limpei o freezer, que fica na parte debaixo, mas infelizmente, ela não voltou.
    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  99. Olá, tudo bem? Tenho um Brastemp Inverse, há uns dois anos. Hoje vi que a lateral dela, na altura entre o refrigerador e o freezer, está esquentando demais, ao ponto de queimar a mão se encostar. Sabe me informar o que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.