sábado, 23 de fevereiro de 2013

Perguntas sobre Brastemp e consul


Dúvidas - Perguntas sobre eletrodomésticos - Sugestões - Críticas - Dicas 
Use esse espaço pra expor suas dúvidas, as vezes o que parece uma coisa boba pra você, pode ser uma informação muito útil pra muitas pessoas. Dividir conhecimento, é multiplicar conhecimento. 




Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q


261 comentários:

  1. Minha lavadora brastemp modeloBWT08C quando vai enxaguar nao cai agua, e apos algum tempo comeca a cair agua e o botao do niqvel de agua comeca a piscar e fica nisso, cai agua e depois para e volta a cair novamente, esse defeito e do painel de controle ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a ver com o painel de controles não, ou seja a placa, o fato dela piscar, quer dizer apenas que está informando um defeito, que pode estar no controle de nível que chamamos de pressostato, mas vamos eliminar o pressostato, porque pelo que você me informou só ocorre no enxágue, portanto o defeito está na válvula de entrada de três vias, a válvula é responsável pela admissão de água, e no caso desse modelo, são três válvulas independentes em um só corpo, cada via solta água em uma fase diferente da lavagem, uma pra soltar o sabão do pré lavar, outra pra soltar o sabão da lavagem e a terceira joga água no amaciante, essa terceira, que é a do enxágue, pela informação que você me passou é a que pode estar com problemas, para testar, retire a tampa, para visualizar a válvula é simples, é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada, nela você vai ver três bobinas elétricas, se for 220 volts, as bobinas serão pretas, se for 110 volts, serão amarelas.
      Pegue um cabo de força e teste a terceira bobina, ligando direto á tomada, não precisa retirá-la da máquina, ao ligar á tomada, a máquina começa a encher, caso ela encha um pouco e pare, significa que ela está superaquecendo e cortando corrente, pra saber qual é terceira é simples, são duas bobinas paralelas e uma separada, a separada é a terceira. caso se comprove que ela entra e pare testando com cabo de força, é só substituir a peça, que chama-se válvula de três vias ok. caso tenha mais dúvidas, faça mais perguntas que respondo sem problemas, mas teste a peça antes de trocar, pode ser que estejamos enganados, mas pela experiência que tenho, vai ser isso mesmo, Abraço.

      Excluir
    2. Estou com um problema bem semelhante. Minha máquina de lavar brastemp 9kg tira manchas está apresentando um problema no momento do enxague, qdo está no clico alto e médio. entra apenas um filete de água. depois de um tempo a máquina dá uma sinal sonoro, pisca uma luz, e de repente volta a encher normalmente. para evitar isso tenho desligado a máquina qdo começa a sair o filete de água e reprogramo para o enxague, aí ela solta a água normalmente. vc acredita que seja o mesmo problema? a assitencia cobra caro pra consertar? não tenho muito jeito com consertos deste tipo... desde já agradeço.

      Excluir
  2. Oi Celso, bom dia!!!
    Obrigada pelo retorno, e realmente a minha lavadora eletrolux é o modelo LM08, gostaria de sua ajuda para retirar o capacitor e fazer o teste, fico no seu aguardo. Obrigada.
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gisele, olhando a lavadora por tras vai ver que tem uma tampa com varios parafusos , tire todos e solte a tampa, sao parafusos de 1/4", caso vc nao temha uma chave dessas retire com um alicate. Do lado direito presa ao gabinete vai estar a fiaçao, nela vai estar o capacitor, parece um tamborzinho, pode ser cinza ou branco, retire e leve em uma loja de peças, pra que vc compre um identico é melhor levar a peça em mãos. troque e faça o teste, se der tudo certo, me avise e caso nao de, faça outra pergunta que eu auxilio vc. se nao entendeu minha explicaçao pode me dizer que eu tento denovo.Abraço.

      Excluir
    2. Oi Celso, bom dia!!! Obrigada, eu entendi sim...vou fazer o teste amanhã e te aviso ok. Por enquanto obrigada pela ajuda.

      Excluir
    3. Bom dia Gisele, disponha viu

      Excluir
    4. Oi Celso, bom dia!!! Somente ontem que consegui comprar o capacitor e estava bem feio, levei o original e comprei um igual conforme havia me orientado. Troquei a peça e batata! A máquina voltou a funcionar. Obrigada pela dica e atenção.

      Excluir
    5. Ah, que bom que deu certo, fico mesmo feliz, pois essa minha intençåo, solucionar problemas, sempre que precisar estarei por aqui. Ótimo dia querida.

      Excluir
  3. estou fazendo verificaçao de uma LR consul cwl 08 ela esta girando o agitador somente para um lado.
    oq pode ser? como faço o teste do motor para girar para um lado e para o outro.?

    ResponderExcluir
  4. Desconheço auto teste da cwl08. Para testar o capacitor existe uma ferramenta chamada capacimetro, mas nao compensa comprar a ferramenta so pra isso, troque o capacitor e observe , pode ser somente isso, mas caso nao resolva, troque tambem a placa eletronica que se chama controle de reversao... tenho consertado varias desse modelo trocando capacitor ou placa... ou as duas peças juntas, mas troque primeiro o vapacitor pra testar ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAPACITOR.... estou no celular e digitei errado.

      Excluir
    2. ok amanha vou comprar e trocar pra ver vlw a dica e depois qresolver te aviso oq deu certo.

      Excluir
    3. celso boa tarde troquei só o capacitor e funcionou. brigado pela dica.

      Excluir
    4. Ah, que bom que resolvemos da forma mais facil. quando tiver duvidas pode perguntar.
      Abraço.

      Excluir
  5. Boa tarde!
    Tenho uma geladeira Consul Biplex antiga (uns 20 anos). Ao voltar do meu período de férias (15 dias) ela apresentou um defeito. Deixei ela ligada neste período e quando cheguei a parte de baixo não estava gelando e a parte de cima está funcionando como se fosse a parte de baixo, ou seja, não congelando.
    Qual será o problema? Ventilador? Como posso realizar um conserto provisório pois é fim de semana e não há técnicos disponíveis?
    Agradeceria muito pela sua ajuda.

    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Geladeira com ventilador, somente as do modelo frost free, e a consul, a 20 anos atrás não produzia frost free, ai podem ser dois problemas, o primeiro é falta de gás, acontece muito nesse modelo de geladeira, o outro é falta de compressão, ou seja o compressor, não tem força suficiente pra fazer o gás circular, e só pode ser resolvido por um profissional de refrigeração... mas será que ela está mesmo esfriando um pouco o freezer, ou ele só está frio porque tem alimentos que estavam congelados dentro? verifique se o compressor está ligado, caso não esteja ligando, e esteja frio, pode ser que o termostato não esteja energizando o motor(compressor), aí é outro problema, que você pode descobrir, soltando os dois fios que estão ligados no motor, e ligando o motor direto á tomada com um cabo de força, se ele estiver frio, ou seja, se não estava ligando e voltar a ligar, o problema é o termostato ok, caso queira mais informações, pode fazer uma nova pergunta que tento ajudar voce.

    ResponderExcluir
  7. Olá Celso,
    Tenho uma Brastemp BWC06A que o agitador não bate corretamente. As outras funções estão OK. Ela enche até o nível correto e o agitador começa a fazer pequenos movimentos para os dois lados, como se fosse agitar, mas como são movimentos muito curtos, não lava as roupas. Já troquei a placa eletrônica e o capacitor e o problema permanece.
    Obrigado,
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, boa noite
      já que você já substituiu placa e capacitor, temos duas opções agora, não sei se você vai conseguir identificar o problema, mas vamos lá. O problema pode estar dentro da caixa de engrenagem, nesse modelo quase todas as caixas de engrenagem, que chamamos de conjunto mecanismo, saíram com apenas três engrenagens planetárias, normalmente são 4, e além disso, a engrenagem do eixo inferior foi confeccionada em plástico,que acaba esfarelando com atrito, a gente que está acostumado, com a lavadora desligada a gente faz os movimentos do agitador com a mão, e dá pra sentir se engrenagens moeram, agora você que não tem outra pra comparar fica um pouco mais complicado.
      Outra possibilidade, é o agitador estar espanado, onde ele encaixa na ponta do outro eixo, ou agitador espanado, ou o eixo da caixa de engrenagem ter enferrujado, e o agitador não gira porque ele não tem mais onde travar, as vezes o eixo enferruja e derrete, aí o agitador fica quase solto.
      Ronaldo, caso você não tenha entendido faça outra pergunta, estou aqui pra tentar ajudar e solucionar problemas ok. Abraço

      Excluir
  8. Celso, boa noite.
    Geladeira Brastemp BGR43Abana com problema no descongelamento do freezer. A cada 3 descongelamentos incompletos, o sensor apita e luzes piscam; tenho de tirar o plug da tomada. Eu mesmo troquei o bi-metal; continuou apitando; chamei entao um tecnico, que testou o duto de drenagem (está ok), testou a resistëncia, está ok; testou o bi-metal, ok.. Trocou entao apenas o sensor de temperatura. Alguns dias após, voltou a apitar. Levei o módulo de potencia para teste, ok, “sem defeito”. O que vocë acha que pode ser? Recomenda que eu troque o modulo por um novo, mesmo tendo o teste demonstrado sem defeito? Devo trocar todo o kit novamente? Obrigado, Alexandre.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, boa noite
      Acho que tem sim que trocar o kit completo, sou técnico desde 1996, nunca vi teste pra módulo, não que seja fornecido pelo fabricante, troque por um módulo NOVO e original, existe um fabricante paralelo, coloque o que vem na embalagem da multibrás, com as marcas brastemp e consul na embalagem. existem também fabricantes paralelos para kit sensor e termostato bimetálico, coloque tudo original, testados a resistência e não tendo bloqueio de gelo no freezer, não pode ser outro problema.
      Se tiver certeza que a resistência está ok, que o ventilador está funcionando, e que o compressor não está desligando por aquecimento, não resta outra possibilidade.
      Um detalhe, veja se o compressor é EMBRACO ou TECUNSEH, se for tecunseh, peça pra um técnico testar direitinho.
      Caso tenha mais duvidas, pode perguntar ok

      Excluir
  9. Celso, o compressor ainda é original, Embraco. Quanto ao teste, ele é pago e foi efetuado na Dispatec, única distribuidora da Brastemp em SP que faz o teste e onde também recondicionam pecas, inclusive o modulo de potencia. Como o teste do modulo deu ok, disseram que eu nao precisava recondicionar e nem comprar um novo. Agora, com a sua recomendacao, vou trocar o modulo por um novo, original; mas, preciso também trocar o bi-metal e o sensor, novamente? Como mencionei antes, já foram trocados e inclusive estao na garantia do fabricante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque apenas o modulo e observe, quando o tecnico esteve aí, ele olhou a placa de interface?

      Excluir
  10. OLÁ CELSO, QUE DEUS ABENÇOE SEU DIA,
    COMO TE FALEI A CONSUL MARÉ SUPER 10 ELA ENCHE DE ÁGUA E O AGITADOR AMEAÇA A DAR PARTIDA AÍ PARA TUDO ; SE EU MUDAR O CICLO ELA NOVAMENTE AMEAÇA FUNCIONAR E PARA, JA TESTEI O CAPACITOR MAS ELE ESTA BOM E NO ENXAGUE ELA COMEÇA A COLOCAR AGUA PRA FORA E PARA, NÃO CENTRIFUGA.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Wanderson,
    Olha, essa lavadora tem duas placas, aparentemente a placa de potência está com problemas, mas há uma possibilidade de o motor também não estar bom, tem como testar o motor, pra ter certeza que o problema não é com ele, aí eliminaremos uma possibilidade, o motor tem três fios, para testar pegue um cabo de força, e ligue diretamente na tomada dessa forma:
    branco com amarelo - ela vai agitar
    branco com vermelho - centrifugar
    se fizer esse teste e ele partir nas duas funções, saberemos que o motor está ok. Aqui tento ajudar, e as vezes o problema é bem mais complexo como o seu, porque mesmo estando presente, e vendo pessoalmente um produto igual ao seu, não é fácil pra detectar o defeito, e assim á distância pior ainda, peço desculpa se não puder ajudar muito. mas podemos ir eliminando peças defeituosas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. ola,gostaria de uma ajuda tenho uma geladeira biplex da consul crm49 bem estar,e ela esta congelando os alimentos na parte da geladeira,no freezer esta tudo certinho ,mais na geladeira nao e esta na temperatura minima e mesmo assim esta congelando..Gostaria de saber tbm qual o tempo exato pra ela ligar e desligar porque notei hoje que ela liga fica uns 30 minutos ligada normal e desliga durante quase 1 hora pra depois ligar denovo..chamei um tecnico e ele disse aparentemente esta normal,mais continua congelando..
    Voce poderia me ajudar??

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa, desculpa demora em responder, cheguei agora da rua, muitas vezes respondo pelo celular mesmo, mas hoje não tive como responder mais rápido, mas vamos lá.
    Olha, o tempo em que ela fica ligada/desligada, não tem como estipular, porque vários fatores influenciam, como temperatura externa do ambiente, quantidade de abertura de portas, quantidade de carga colocada na geladeira, regulagem da temperatura externa, á noite ela passa mais tempo desligada, visto que fica fechada e a temperatura externa cai, de dia as vezes é o inverso, mas digamos que na média, fica metade do tempo desligada, e no seu caso está normal.
    Agora vamos as fato de congelar os alimentos, as vezes cliente reclamas de verduras queimadas por exemplo, e sempre informamos que lugar de folhas, é sempre tampada e na ultima gaveta, do contrário queima mesmo, outra coisa importante na sua geladeira, veja que ela tem na parede do fundo, na parte do refrigerador, alguns furos grandes, são dutos de ar, é dali que vem a refrigeração, o ventilador que fica no freezer, força o ar do freezer a sair por ali, caso você coloque uma jarra com liquido, uma garrada de refrigerante ou água, bem na frente de um dos dutos, vai congelar, porque o ar frio vai direto para o objeto em sua frente, o que não pode é a geladeira congelar qualquer coisa que se coloque dentro. caso não seja esse o problema e eu tenha me equivocado na resposta, esteja a vontade pra fazer quantas perguntas achar necessário.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi a geladeira estava conngelando todos os alimentos ate caixa de leite na parte de baixo da porta,mais por indicaçao de conhecidos desliguei ela e deixei aberta por umas duas horas,depois liguei denovo coloquei os alimentos e ela nao congelou mais nada,graças a deus,por enquanto esta tudo certinho,mais obrigado pela resposta..

      Excluir
    2. Que bom Vanessa, qualquer coisa estamos aqui...
      Abraço

      Excluir
  14. Boa tarde, tenho uma lavadora Brastemp 11kg, há alguns meses começou a dar problemas. Coloco ela para lavar, ela começa a colocar água, depois de um certo período ela para e fica piscando a luz no nível baixo de água e no motor um tipo de um ronco, ai então eu tirava da tomada e ligava novamente, as vezes funcionava normal e as vezes apresentava o mesmo problema, mas de uma semana para cá ela não funciona mesmo, ah e o detalhe é que ao mesmo tempo que ta colocando a água já esta saindo, agora, mesmo que eu tire da tomada e coloque outro programa de lavagem, ela não ta funcionando, fica só colocando água e saindo ao mesmo tempo, o que será que devo fazer? é algo que eu mesma posso fazer ou devo chamar um técnico?

    ResponderExcluir
  15. Marilize, boa noite aparentemente é a placa de potência, pela sua descrição do defeito, essa lavadora tem duas placas, uma de interface, e outra de potência, mas acho que você consegue sim trocar, mas como é um componente caro, não acho conveniente trocar sem ter certeza, sem ver o produto fica mais difícil a gente diagnosticar, mas tenho quase certeza que é a placa de potência, se quiser, peça um orçamento pra comprovar, e caso queira você mesmo trocar, eu instruo você a fazer a substituição ok. Vai precisar de apenas três ferramentas pra trocar

    ResponderExcluir
  16. como de minha sogra tem uma consul biplex frost free que ta fazendo um barulho como c fosse um ventilador o q faço para resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o barulho for dentro da geladeira, no compartimento do freezer, é mesmo um ventilador, pode ser que a hélice do ventilador, esteja pegando em algum lugar, ou até mesmo em algum pedaço de gelo, abra e veja se tem gelo em excesso, ou se é apenas a hélice pegando em algun lugar, quando soltar os parafusos, se perceber que tem um bloco de gelo no fundo, prendendo as peças, não force pra retirar, espere um tempo pro gelo derreter, depois tente desmontar novamente, faça isso com cuidado, a tubulação do freezer é delicada, e pode ficar sendo movida pra frente e pra trás, senão pode quebrar algum cano.
      Abraço

      Excluir
    2. corrigindo: NÃO PODE FICAR SENDO MOVIDA PRA FRENTE E PRA TRÁS.

      Excluir
  17. boa noite, eu tenho uma máquina de lavar brastemp clean 7kg, e ela não distribui a água no compartimento de sabão I (pesado), amaciante e alvejante. ela só coloca água no compartimento de sabão II, o que devo fazer para resolver este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto. abra a tampa e com cabo de força teste as bobinas da valvula de entrada de água, provavelmente a bobina que admite água pra despejar o sabãoI esteja queimada, por isso não entra água, se for isso mesmo, troque a valvula e pronto, mas até que faça isso, use um programa normal, sem pre-lavagem. tenho uma postagem que fala justamente sobre valvulas de entrada dágua, vou deixar o link aqui:
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-de-roupas-transbordando-entra.html

      Excluir
    2. obrigado pela informação, vou fazer o teste.

      Excluir
  18. minha geladeira fica apitando direto brastemp frost free 430... parte externa frente,,entre o freezer e a geladeira ...tem aquela plaquinha dos leds.... o defeito é ali? trocando aquela plaquinha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergione, bom dia.
      O defeito nao esta ali na placa de interface nao, pode srr apenas o sensor de temperratura e o bimetalico.

      Excluir
    2. Boa noite Celso,

      Temos uma brastemp clean 8kg aqui em casa e ela estava apresentando um problema que, quando eu fui apurar melhor pra poder descreve-lo pra você com mais detalhes, desapareceu.

      Quando a minha esposa selecionava a opção de lavagem com nível médio ela não enchia, porém funcionava normalmente quando a opção com nível alto era selecionado. Como falei o problema parece ter desaparecido (estamos testando ela neste momento), mas existe alguma explicação para isso?

      Só para informação (não sei se tem alguma coisa a ver): aqui em casa ora usamos água vinda da caixa e ora, direto da rua.

      Fico no aguardo, muito agradecido!

      Abraço, Vinícius Peixe.

      Excluir
    3. Não vinícius, quanto a água vir da rua ou da caixa não tem problema não ok.
      O que pode estar ocorrendo é uma oxidação dentro do pressostato, que é a peça que controla o nível da água, mas como voltou a funcionar, fica em observação, se voltar a apresentar o problema você volta aqui que te dou instruções de como olhar a peça ok.
      Abraço amigo

      Excluir
  19. Minha geladeira frost free brm47 está com o problema no degelo a cada dois dias tenho esvaziar o recipiente que chega transbordar. o técnico em refrigeração pediu para que trocasse o modulo e assim foi feito, não adiantou, troquei o sensor de campo e nada aconteceu. o que devo fazer trocar o motor ou comprar outra geladeira ou fazer um curso de refrigeração? desde de já agradeço,e aguardo por uma solução um abraço. Tarcisio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcisio, não entendi porque o recipiente está transbordando, a única explicação que pode existir, é que esteja havendo uma entrada de ar muito grande, ou seja, o recipiente é muito mais que suficiente para a água do degelo, nunca vi transbordar...
      mas se as borrachas das portas estiver com uma falha muito grande ou a porta estiver ficando aberta, pode acontecer uma entrada de ar quente muito acima do normal, e isso ser transformado em gelo, que vai transbordar o recipiente.
      Veja se o recipiente está posto direitinho sobre o compressor, quem faz evaporar a água, é o calor do compressor, se estiver fora de local, pode também transbordar.
      Mas nesse modelo não tem senso para campo e nem módulo, se estiver certo o modelo, são usados: caixa controle, que é a placa e fusível térmico, que substitui o antigo bimetal, tem sensor de temperatura sim, mas não é o 326005854, que se chama kit sensor para campo, nesse modelo usa-se apenas sensor, que é o final 997, mas dificilmente é trocado.
      Tarcisio, caso eu possa te ajudar, estarei a disposição, não sei se ajudei muito, mas se quiser me passar mais detalhes, e eu puder ajudar, pode falar ok. abraço

      Excluir
  20. BOM DIA, tenho uma geladeira Consul 280, e a esposa estava fazendo o descongelamento, com uma regua de metal, e apos isso ela parou de funcionar, mas passei cola para altas temperaturas em uns ( não chega a ser buracos ) não sei como postar fotos aqui. pois essa cola é de silicorne e gruda firme mesmo, tenho outras colas, que vou testa-las depois.

    Mas pesei no termostato, aquele que regula a temperatura da geladeira, se ele parar de funcionar? e geladeira para tambem? como saber onde é o defeito? como testar um termostato? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, uma vez furado o congelador, por minusculo que seja o furo não tem como resolver sem corrigir o furo e colocar gás novamente, não vou me estender no comentário aqui, mas vou por o link de uma postagem referente á isso, quem sabe te ajude melhor ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/01/furei-o-congelador-o-que-fazer.html

      Excluir
  21. Ola comprei uma lavadora brastemp ative bwl09b 9kg, coloquei ela pra funcionar no nivel alto de agua, mas ela não encheu completamente e não centrifuga,além do dispenser de amaciante não despejar o amaciante na roupa e depois disso fica piscando a opção de nivel baixo de agua e não consigo fazer mais nada na maquina.Tenho que desligar da tomada para fazer funcionar novamete. Isso só ocorre quando coloco no nivel alto de agua, no nível médio ela funciona normalmente. Será que é falta de pressão na manqueira que enche ela de água????
    Se puder me ajudar, agradeço muito
    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena,
      Olha vamos ver por partes então, quanto ela não funcionar o nível alto, está diretamente ligado com o pressostato, que é quem controla todos os níveis de água, soltando a tampa, você vai ver do lado esquerdo, saindo do tanque uma mangueirinha transparente, ela sai do tanque e vai ligada ao pressostato, que fica na tampa, no pressostato tem fios, solte um fio e recoloque, depois solte outro e recoloque, as vezes eles oxidam e perdem contato, mas o defeito também pode ser interno na peça, e isto é apenas sobre nível alto, o pressostato também tem relação direta com a centrifugação, quanto a não encher no enxágue pode ser uma das vias da valvula de entrada que esteja queimada, a via do amaciante, e como sua lavadora tem placa, pode também ser um problema de placa.
      Mas vou te dar uma sugestão, porque nesse caso o pressostato está relacionado com os três problemas.
      Se quiser, compre um pressostato e troque para testar, não é tão caro, e compensa trocar, de repente vai sanar todos os problemas, e caso não resolva a gente vê outras possibilidades, ou chame um técnico de sua confiança para que tenha um diagnóstico exato, qualquer coisa estou por aqui, abraço

      Excluir
    2. Obrigada celso, eu achava que o problema estava na pressão da agua porque a torneira que a máquina está ligada tem pouca força, e nos outros modos (baixo e médio) tudo funciona normalmente. comprei ela tem um mês, seria o caso de uma visita da assistencia tecnica? quando coloquei no nivel alto ela encheu bateu a roupa depois esvaziou (mas demorou muito)e a luz nivel baixo ficou piscando depois então desliquei a maquina e coloquei no nivel médio e tudo funcionou normalmente, será que pelo fato de sair pouca água para a maquina ela ultrrapassou o tempo limite e parou de funcionar?poderia tentar colocar agua depois do processo iniciado, com balde, ou tentar aumentar a força da agua??
      muito obrigada - lorena

      Excluir
    3. Lorena, não sabia que estava ainda na garantia, por isso instrui você abrir e ver o pressostato, na garantia não pode abrir não, somente o pessoal da rede autorizada.
      Mas você sabe o que fazer, era isso que ia te dizer, lavadoras novas cancelam a programação, caso a pressão da água seja muito fraca e ela não atinja níveis em determinados tempos estipulados pela placa.
      Faça isso mesmo, encha com balde, mas não até o nível alto, ajude com balde até ela chegar perto do nível alto, deixe ela atingir o nível sozinha, caso isso aconteça, ou seja, caso ela funcione normalmente com seu auxílio, então não chame a assistência, tire a mangueira de entrada e veja se não tem sujeira nos filtros da mangueira, e no filtro da válvula, se houver limpe para melhorar o fluxo da água, ou faça qualquer outra coisa para aumentar a pressão, porque o problema não vai ser com a lavadora ok. Abraço

      Excluir
    4. vou fazer o teste com a agua e se não der certo entro em contato com a assitencia tecnica, assim que fizer te aviso, muito obrigada, abçs - lorena

      Excluir
    5. Por nada, fico aguardando - Abraço

      Excluir
  22. oi selso,boa noite minha geladeira consul frost free não esta congelando os alimento .mas a parte de baixo está gelando normal me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson, respondo você agorinha mesmo em outra postagem, vou colocar o comentário aqui:
      Gilson, boa noite.
      Complicada sua pergunta, visto que refrigeradores frost free não tem condição de fazer gelo na parte inferior, a refrigeração vem do freezer, um ventilador, faz o ar frio do congelador que é no freezer, circular por todo o produto, então se não gela no freezer, invariavelmente, jamais vai refrigerar embaixo.
      O que pode estar acontecendo, é que não esteja havendo circulação de ar no freezer, por alguns motivos, pode ser que o ventilador tenha queimado, então não há distribuição, de ar - pode ser que a resitencia de degelo tenha queimado, então acumula-se gelo no compartimento freezer, e o ar não circula, por causa do bloco de gelo - pode ser que o fusível termico, não esteja energizando a resistencia, quando a placa manda corrente elétrica, o correto, para se ter mais certeza, seria abrir a tampa que recobre os componentes do freezer, e ligar com um cabo de força a resistencia, para ver se ela está esquentamdo, o ventilador, basta desligar o produto da tomada e religar, para perceber se ele está funcionando.
      Bem são várias as possibilidades, mas o que mais trocamos em consul frost free, é placa eletronica e sensores e fusíveis, precisaria do modelo exato, e também que voce descobrisse se o ventilador e a resistencia estão funcionando.

      Excluir
  23. Boa noite,

    Possuo um refrigerador Brastemp Inverse modelo BRE50NB adquirido em Nov/2011 onde a gaxeta da geladeira começou a rasgar. Gostaria de saber se é possível substituí-la e como.

    Abraços,

    Rubem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possivel, as gaxetas ou borrachas de refrigerador brastemp/consul, hoje nem tem parafusos, elas tem uma parte dura que encaixa em uma caneleta na porta, para retirar basta puxar, e para colocar a nova, também basta apenas encaixar e pressionar com as mãos para que ela entre nessa canaleta, ou seja no trilho da porta, bem simples mesmo.
      Mas se tiver mais duvida, pode perguntar, abraço Rubem

      Excluir
  24. Obrigado pela resposta. Abraços!

    ResponderExcluir
  25. CELSO bom dia,tenho maquina Brastemp,ela perdeu a cola e soltou a tampa o que faço? onde eu compro cola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem cola para essas tampas de vidro, tem que comprar outra tampa na rede autorizada, não adianta tentar colar com fita dupla face, com silicone, com araudite, nada segura, pois quando ela vibrar na centrifugação vai se soltar novamente, só resolve trocando a tampa ok, compra-se na rede autorizada, na letral do blog, tem um item chamado marcadores, lá vá na guia onde está escrito autorizadas, clique em brastemp, e coloque seu cep, que eles vão dar o endereço e o telefone da loja mais proxima da sua casa, ligue antes para ver se tem e quanto custa a peça, mas ligue já com o modelo da lavadora em mãos, o modelo fica atras da lavadora, na parte superior, abraço

      Excluir
  26. Celso boa tarde, primeiramente gostaria de agradecer sua dedicação e paciência.
    Tenho uma Consul Mare com problema com o agitador girando para um só lado, fiz o auto teste com ela vazia e girava para os dois lados, no entanto com roupa o problema se repete, com o auto teste tirei a tampa da maquina armei a trava de segurança para ela funcionar e com a mão fazendo uma pequena pressão em cima do coletor de sujeira e ela começou a girar novamente para um só lado.
    Teria como você me ajudar nessa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tem problemas mais complexos que outros, mas pela sua indicação de defeito, parece que com peso ela não consegue agitar, então o que falta é tork no motor, força para fazer a reversão, eu se você trocaria o capacitor, porque é bem barato, e é ele que dá tork ao motor, tanto pra lavar quanto pra centrifugar, outra possibilidade é a placa de potencia, é ela quem energiza todos os componentes, inclusive o motor, outra possibilidade remota é o proprio motor, mas isso é bem dificil acontecer, eu trocaria o capacitor e observaria, se não resolvesse, ai trocaria a placa na sequencia ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigado pela sua resposta, tentarei o capacitor

      Excluir
  27. Boa noite Celso,
    minha mãe tem uma geladeira Brastemp duplex frost free 430l, que não está gelando na parte de baixo e o freezer funciona normalmente. O que pode ser?

    Já a minha máquina de lavar roupa consul 6kg, não faz o processo de lavar, mas faz todo o resto inclusive centrifugar. Qual será o problema?
    Agradeço desde já.
    Paulo Junior

    ResponderExcluir
  28. Paulo, boa noite
    Quanto a geladeira da sua mae, de uma olhada nessa postagem:
    http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-nao-refrigera-parte-inferior.html

    O defeito da lavadora é mais complexo, teste novamente para ver se centrifuga, as vezes ela parou de lavar e você pensa que ela centrifuga, mas parou de centrifugar também, caso seja isso, ela tenha parado de lavar e centrifugar, veja o capacitor, é ele quem dá tork ao motor, se ele der problemas ela para tanto de lavar quanto de centrifugar, caso não seja isso, puxe os fios do motor, veja se não tem nenhum quebrado, dentro do motor, ou do lado do conector que se encaixa na fiação da lavadora, veja em especial o fio branco e amarelo, eles são responsáveis pela agitação, se não for capacitor nem motor, só pode ser placa eletronica, mas só pode ser placa se ela encher e for até o nivel indicado, vamos supor que ela não lave porque não enche de água, aí o problema é a valvula de entrada de água, saber se entra água ou não, facilitaria minha previsão de defeito ok, abraço

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Celso,

    Quero inicialmente parabenizá-lo por sua dedicação e rapidez nas respostas. Nosso problema é sobre uma Brastemp Ative, 9kg, turbo. A mesma estava em atividade quando apresentou cheiro de algo queimando. Desligamos imediatamente e depois de algumas horas tentamos ligar suspeitando que o cheiro fosse de outra fonte. Nesta nova tentativa a máquina apresentou mudança no painel. As luzes mudam de função aleatoriamente. O eixo gira parcialmente, mas não faz o movimento de rotação com a capacidade que normalmente apresentava.

    Agradecido,
    Edilson Parra

    ResponderExcluir
  30. Edilson,
    Preciso de mais informaçoes, ela enche de água? ou o painel com as luzes mudando de função não permitem que voce mude a programação? caso o painel não permita que você programe, aí pode ser a placa de potencia que esteja danificada, caso queira me passar mais informações ficará mais fácil ter uma noção de onde está a causa do problema, preciso também do modelo exato, que fica na parte de trás da tampa ok, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso,

      As informações adicionais às que já escrevi são: BRASTEMP, Whirlpool, BWL 09B, 220. Ela enche de água, faz 03 seções dos movimentos na etapa LAVAR e não avança mais. Sobre o movimento do eixo, esqueça, pois falhei nesta observação e está normal. Liguei a máquina hoje para verificar se enchia e não apresenta mais oscilação das luzes no painel. O problema consiste somente no fato dela não prosseguir com as demais etapas, enxágue e centrifugar.

      Abraços,

      Excluir
    2. Imagino então que ela lave, e não solte a água, por isso não prossegue o ciclo, caso seja mesmo isso que entendi, ela lave, mas não drena e não passa o programa, só poderá ser a eletrobomba de drenagem queimada, isso explicaria o cheiro de queimado que você sentiu, caso seja mesmo isso, ela não está jogando água fora, troque a eletrobomba e pronto ok.

      Excluir
  31. Celso, Boa noite, tenho uma geladeira Brastemp Frost Free 430, e ela esta vazando agua internamente, caindo no compartimento dos frios e dos ovos, o que podemos fazer para solucionar o problema? obrigado Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, tenho o blog a pouco mais de tres meses, já chegamos a mais de 800 comentários, e eu estava torcendo para essa pergunta não chegar, mas sabia que uma hora seria inevitável.
      O que ocorre é que o dreno da sua geladeira está obstruido, toda vez que ela faz degelo, isso em média de 8 em 8 horas, a água do gelo derretido, desce para cima do compressor por um duto, e como está obstruido, ela passa entre os compartimentos freezer e refrigerador e sai pelo desodorizador, e cai no porta ovos.
      Bem até dois anos atrás o procedimento era: retirar o gelo que se formou na calha e passar um arame, ou alguma coisa rígida pelo dreno, para retira sujeira e resíduo de gelo, de alguns anos para cá, a Brastemp comercializa um kit, para resolver esse problema, mas nem vou detalhar como deve ser feito o serviço, 90% dos técnicos de rua não tem nem noção de como deve ser feito esse serviço, e acho que a mairia deles nem tem acesso a essa informação, é um serviço totalmente técnico e delicado, tem que se abrir um burado na lata do produto, retirar o dreno antigo que é interno, e todo acumulo de gelo em volta da calha, retirar todo poliuretano encharcado de gelo depois substituir o dreno por um externo, repor poliuretano, portanto, é bem delicado o serviço.
      O que você pode fazer é chamar a rede autorizada, eles são competentes para resolver isso de forma eficaz e unica, mas se você quiser resolver por um tempo, e não posso estimar se vai durar uma semana, um mes, um ano, talvez dois anos, voce pode fazer o seguinte: Desligue da tomada e deixe 24 horas desligada com as duas portas abertas, DESLIGADA da tomada e de portas ESCANCARADAS mesmo.
      Depois veja que sobre o compressor tem uma bandeja, e no gabinete, em cima da bandeja vai ver uma borrachinha, ali é por onde desce a água, tem um tubo que vai dali até o congelador, então pegue um arame, e vá introduzindo, até que desça muita água isso vai caracterizar que o dreno está limpo, agora se apenas o fato de descongelar já deixar a bandeja com água, isso significa que era apenas gelo mesmo no dreno, aí basta religar a geladeira e pronto, é só torcer para durar muito tempo sem ocorrer novamente, mas isso vai ocorrer inevitavelmente ok, abraço

      Excluir
    2. Celso, primeiro quero parabeniza-lo pelo blog, pelo conhecimento e disposição em compartilhar das informações, coisa rara nos dias de hoje !Irei me programar para fazer este procedimento, ja que 24 horas, tenho que deixa-la mais vazia possivel, entao com certeza, sera depois do dia das maes, mas farei e lhe retorno do resultado. por enquanto muito obrigado e continue prestando este serviço que é muito bom. forte abraço

      Excluir
    3. Sim, faça isso e me avise, abraço

      Excluir
  32. Ola Celso ,primeiro lugar parabenizo por este blog , tenho uma duvida a respeito de minha maquina de lavar Brastemp advantech 8kg bwf08a apresenta o seguinte problema ,primeiro ao ligar na tomada ela piscava apenas uma vez todos os leds e depois não acontecia mais nada então percebi que a placa estava molhada ,retirei e sequei mas depois disso ela liga normalmente e depois sem terminar o programa como por exemplo bater a roupa ela joga um pouco de agua e depois passa para o proximop ciclo e assim por diante não termina todo o ciclo ,o que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MArcos não sei se entendi bem, ela entra um pouco de água, e não lava é isso? entra água e antes de agitar joga água fora, se for realmente isso, veja a mangueira de saída de água, se a mangueira de saída estiver abaixo da tampa, a lavadora vai encher e começar a drenar, porque a mangueira estando baixa a água vai entrando e saindo pela força da gravidade, portanto não bate, não enxágua, apenas centrifuga. caso não seja isso, especifique melhor detalhando cada ação da lavadora ok.

      Excluir
  33. Olá Celso,

    Parte do problema foi resolvido. Você estava correto, pois realmente a eletrobomba estava queimada. Fiz a troca, no entanto, a mesma funciona sem a máquina está ligada. Basta ligar a tomada e ela já entra em funcionamento. Após ligar a máquina ela continua puxando água sem interrupção mesmo estando na etapa que deveria reter água para iniciar a lavagem.

    Abraço
    Edilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse defeito é na placa, quando qualquer componente energiza mesmo que o painel nao esteja aceso, apenas ligando a lavadora a tomada, o defeito é placa eletronica ok.

      Excluir
  34. Gostaria de ser informada qual o procedimento correto para consertar minha geladeira Consul, frost free. Ela está enchendo o recipiente que fica em cima do compressor. Sendo que esse recipiente está encaixado corretamente. Ela também está congelando os alimentos, na parte da refrigeração. O congelador é externo e, aparentemente, não apresenta defeito. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, o recipiente que fica em cima do compressor tem que ter água mesmo, é normal. quanto a congelar os alimentos pode ser o termostato, mas para testar isso, deixe no mínimo e observe, as vezes apenas reduzir a potencia no controle de temperatura vai diminuir o fluxo de água para o recipiente como também deixar de congelar os alimentos ok.

      Excluir
  35. Bom dia Celso,, temos uma Brastemp 11kg ative, quando ela chega na função de centrífuga ela continua saindo um pouco de água. isso passando pelo compartimento de sabão e sai ate desliga da tomada... penso que pode ser válvula eletrônica, tem como testar? ela e blindada ou tem como faze reparos? Muito obrigado e tenha um bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEm que trocar a valvula. não é blindada mas não tem como corrigir vazamento no diafragma dela, apenas trocando.

      Excluir
  36. Brastemp Ative 9Kg BWL09 Branca minha lavadora demora muito a encher troquei ela pois aparentemente estava com defeito, vieram entregar hoje, fica um tempão tentando encher o cesto e não enche eu coloco em nível alto, depois de uns 30 ou 40 minutos ela dar um troço joga a água toda para fora apaga a programação e o nível da água fica em baixo com a máquina toda travada, pensei que fosse a altura pois a instalação da antiga fica na mesma altura desta nova e mandei um pedreiro furar a caixa d'água e a cano de abastecimento ficou mais alto com um registro, mais não consegui resolver, será que é defeito? Pois ela foi trocada hoje pelas casas bahia, eu acho impossível ter defeito pela segunda vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, 40 minutos para encher significa que sua pressão de água aí é muito muito ruim, e isso influencia sim na programação, se levar muito tempo e o nível não for atingido, ela vai cancelar a programação.
      Faça o seguinte por favor:
      - desligue da tomada
      - encha com um balde até mais que a metade
      - depois ligue e programe nivel médio
      - inicie a programação para ver se ela vai lavar
      - caso lave, troque para nivel alto e deixe enchendo
      - vá auxiliando com balde até atingir nivel alto
      - caso atinja nivel alto, e começe a lavar, tem que resolver seu problema de pressão de água.

      Excluir
  37. Boa noite Celso, tenho uma geladeira brastemp frost free modelo BRM35BBBNA , ela parou de funcionar repentinamente, o motor / compressor nao ligou masi, retirei o modulo verifiquei alguns diodos com aparencia de queimados o rele azul estava armando e desarmando ininterruptamente, apesar da aparencia da placa com sinais de queima na altura dos tres diodos ao lado dos capacitores e reles serem de aparencia grave na mediçao nao apresentaram defeito algum, tratei de ligar o motor direto sem passar pela placa com um jamper, e o compressor esta funcionando bem como o termostato esta desligando e ligando normalmente, o que ocasionou isso e o modulo tem concerto, e viavel?
    Aguardo seu retorno, desde ja meu muito obrigado.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, boa noite
      Não tem conserto não, troque a placa, que nesse modelo chama-se caixa controle, não compensa reparar não, compre uma nova, ela vem modificada, vai ver que a plataforma da placa vem branca, isso significa que foram corrigidos alguns problemas de campo com essa peça, digo que não compensa reparar, porque custa em média 80,00. abraço

      Excluir
    2. Bom dia Celso, obrigado por seu esclarecimento, muito prestativo, parabens!

      Excluir
  38. urgente!!!oi boa tarde minha geladeira brastemp o reservatorio dela atras esta fedendo muito,eu posso retirar ele la fala que nao pode ser removido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, é encaixado sobre o compressor, retire, lave e depois reponha, não pode ser retirado definitivamente, para lavar pode sim, claro.

      Excluir
  39. minha esposa ta desesperada com a maquina BWL 09 é relativamente nova e não centrifuga só faz um barulho estranho e acaba desligando e nada,
    aguardo resposta obrigado

    julio cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, minha estimativa de defeito é que ela pode ter dois problemas, o primeiro é a placa de potencia, ela tem embaixo da tampa uma plaquinha, e temos trocados bastante delas em campo, essa é a possibilidade mais provável, outra coisa que apresenta defeito e pode fazer a lavadora parar de centrifugar é o capacitor do motor, e em casos mais remotos o chave de centrifugação, é a chave que fica embaixo do botão onde você opta, por centrifugar ou não. Claro que existem outras possibilidades como motor, fiação, e o timer, mas são peças que dificilmente dão problema, eu sem ver arriscaria que a plaquinha está com problema, mas aconselho voce chamar um técnico para ter certeza do problema, abraço

      Excluir
  40. muito obrigado, vou ver sabes ma dizer o que é mais barato o capacitor ou a placa e seu eu mesmo troco é facil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O capacitor fica embaixo da lavadora, tem apenas dois fios, impossível errar na troca, e a placa fica na tampa, impossivel errar na troca também, capacitor no máximo 15,00 e a placa não chega a 50,00.

      Excluir
  41. Ola boa noite gostaria de saber como executar auto teste nas lavadoras sem precisar soprar a mangueirinha do pressostato desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todas as lavadoras tem auto-teste, mas tem um vídeo aqui de auto teste, e serve para todos os modelos com aquele desenho de painel, seja de 5 a 8 kilos, com e sem aquecimento, isso abrange uma grande quantidade de modelos, não vou citar aqui um por um, mas são bastante. vou deixar aqui o link do vídeo, lá você testa a lavadora sem precisar soprar a mangueirinha ok. abraço Clemente.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/como-testar-placa-eletronica-lavadoras.html

      Excluir
    2. Boa noite!
      Celso, obrigado pelo seu esclarecimento,um abraço..

      Excluir
    3. Abração Clemente, e disponha.

      Excluir
  42. boa noite tenho uma lavadora brastemp MAX CLEAN 8 kg de uma hora pra outra as luzes do painel de controle ficaram piscando todas juntas e não funciona, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se picam uma vez e se apagam, e fica piscando a luz do inicia pode ser o interruptor de tampa. mas se fica acendendo e apagando o tempo todo, todas a luze do painel, aí com certeza é a placa eletronica que tem que ser trocada ok, abraço

      Excluir
  43. oi,bom dia Celso
    Temos uma lavadora brastemp clean 8k antiga com botão de controle que faz todo o ciclo de lavagem. O defeito dela é que ela só enche e joga a água fora, ja troquei a peça que faz o ciclo, que mas posso fazer? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vandin,
      veja o capacitor, o capacitor dá tork ao motor, se estiver ruim, a lavadora não lava e nem centrifuga, ela tem uma plaquinha de potencia também, essa plaquinha é barata e sempre temos trocado, tem grandes chances de ser um desses dois intens, acho melhor você pedir para um técnico verificar, além desses dois existem mais possibilidades que só mesmo vendo para ter certeza.

      Excluir
  44. Olá Celson, primeiramente parabéns pelo Blog e pelas dicas, eu estou comprando um novo Refrigerador, estou em dúvida entre Electrolux ou Consul, os modelos de Electrolux que eu vi são o DC50 e DC49A já o Consul é o Consul CRD48, qual desses modelos vc acha que é melhor compra? hoje a Electrolux é muita badalação, porém olhando os comentários do modelo da Consul na Internet todos falam bem, e acredito que apesar do Design ser mais simples talvez Consul seja melhor pensando no futuro em caso de problemas ou necessidade de comprar peças, o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não vou opinar, eu aconselho sempre essas tres marcas, duas voce já citou, e mais a Brastemp, portanto será uma compra confiável, opte pelo modelo que mais lhe agradar em preço, design e tamanho, a manutenção das duas marcas tem preço equivalente, tem peças de reposição, então acho que qualquer uma das duas, será uma boa compra, obrigado pela confiança, mas vou deixar isso pra você resolver, visto que as duas marcas são muito parecidas em todos os sentidos, abraço André.

      Excluir
  45. a lavadora consul maré super da minha mãe funcionava o que queria, piscava os leds, troquei as duas placas (interface e potencia), resolveu em partes pois agora ela não esvazia, o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a eletrobomba, quem solta água é ela, ligue com cabo de força direto na tomada, se ela funcionar veja se não tem algo obstruindo a mangueira de saida, ou algum objetro dentro da eletrobomba impedindo que a hélice interna gire, o problema só pode estar aí.

      Excluir
  46. oi, tenho uma maquina de lavar tira manha advanctec da brastemp de 8kg, ela tava lavando e parou, a agua nao desceu e o botão pra pausar/continuar fica piscando. o que eu faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja a eletrobomba de drenagem, ela pode estar queimada ou com objeto dentro, obstruindo a helice de girar e de drenar a água, veja também se algum dos fios que vão na eletrobomba não estão quebrados, abraço Vinibds.

      Excluir
    2. olhei tudo isso, a eletrobomba esta funcionando,Qual pode ser o problema?

      Excluir
    3. Vou te passar o link de uma postagem, a lavadora não é igual a sua, mas a peça que apresenta o problema na postagem é a mesma que a sua lavadora usa, para testar a microchave, retire os dois fios que vão na microchave e ligue um ao outro, jampeie, e teste a lavadora ok, vou deixar a postagem e voce vai compreender melhor, abraço.


      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Lavadora%20%20BWM206

      Excluir
  47. tenho um micro-ondas da consul tudo esta funcionando só ñ esquenta ja troquei ou fuzil eh ñ adiantou !!! estou pensando em trocar á resistencia mais ñ seio como trocar vc podem me ajudar desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, resitencia serve apenas para o grill, o que aquece em magnetron é o MAGNETRON, a peça que emite ondas de rádio, pode ser o magnetron, o transformador de alta, ou apenas o diodo, apenas o diodo é barato, as outras peças são bem caras, além da placa que também pode ser o motivo, acho melhor pedir para um técnico ver ele pra você.

      Excluir
  48. Minha máquina de lavar brastemp 9kg tira manchas está apresentando um problema no momento do enxague, qdo está no clico para roupa branca. entra apenas um filete de água. depois de um tempo a máquina dá uma sinal sonoro, pisca uma luz, e de repente volta a encher normalmente. para evitar isso, tenho desligado a máquina qdo começa a sair o filete de água e reprogramo para o enxague, aí ela solta a água normalmente. esse problema é complicado de consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto podem ser a placa quanto a valvula de entrada de água, talvez se voce quiser arriscar, troque a valvula de entrada que não é cara, menos que 30,00 talvez resolva, caso seja a placa é bem mais caro, ou então peça um orçamento para ter certeza absoluta de onde está o problema, ou então faça o seguinte, com cabo de força, abra a lavadora e energize direto a valvula de entrda, ou seja ligue direto a valvula na tomada, veja qual delas vai cair água no compartimento amaciante, se no momento que você ligar na tomada, ela entrar agua normalmente, sem ser apenas o filete, então é a placa que não manda energia suficiente, mas caso ela entre somente um pouquinho de água, deixe um tempo ligada ou desligue e religue para ver se ela vai abrir normal, aí o defeito vai ser a valvula, será que entendeu? porque até eu achei estranho a resposta, se não entendeu eu tento explicar melhor, abraço

      Excluir
    2. o que acho mais "interessante" desse problema é que só ocorre no ciclo de roupa branca. nos outros ciclos a máquina funciona normalmente...
      entendi o que vc falou sim... só tenho um pouco de medo de mexer com cabo de força, sabe!? valeu pela resposta e pelas dicas... vou ver o que fazer!
      parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. Então por hora, não use mais o ciclo de roupa branca, use o colorido que a velocidade é praticamente a mesma, assim não vai ter diferença no processo de lavagem.

      Excluir
  49. Bom dia, precisei colocar minha lavadora Brastemp Intelligent Tira Manchas 5 kg a 3 metros de distancia do cano de saída de agua e um técnico me disse que mangueiras de saída desse comprimento podem forçar muito a bomba e ela pode queimar facilmente. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim força um pouco, mas tres metros não vai fazer diferença não, o que não pode é colocar a mangueira de saida muito mais alto que a tampa da lavadora, quanto á distancia tres metros pode colocar sim, imagine que quanto mais alto mais força, tres metros tá tranquilo, pode usar sem medo. abraço

      Excluir
  50. Boa noite,tenho uma lavadora Brastemp BWL 09A que só está realizando a função centrifugar e o restante não, qual pode ser o problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a valvula de entrada de água esteja queimada, ou então a mangueira do pressostato entupida, teste as valvulas de entrada de água, se estiver queimada, ela não entra água e consequentemente não lava, apenas drena e centrifuga, tente enxáguar, pois a valvula que enche para o enxague, apesar de estar no mesmo corpo da valvula da lavagem tem uma bobina independente, se ela entrar agua para o enxague, aí com certeza tem que trocar a valvula, abraço

      Excluir
  51. Valmir estou com maquina de lavar brastemp 7k bwf24a com poblema ela fas tadas funções menos centrifugar percebe-se o motor girando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem é Valmir, mas me diga se ela drena a água, se ela joga água fora e não centrifuga pode ser o capacitor, é ele quem dá tork ao motor para que ele funcione, caso ela drene e ao invés de girar o cesto, gire apenas o agitador, aí pode ser o atuador de freio, eu não vendo o produto fica complicado, preciso de detalhes de exatamente o que ela faz, e o que deixa de fazer, mais ou menos assim: ele entra água, agita, depois joga a água fora e não centrifuga..........
      se quiser me dar mais detalhes ficaria melhor, mas veja os itens que eu te falei agorinha, com certeza pode ser um deles, capacitor se apenas não centrifugar, atuador se girar apenas o agitador, ou eletroomba se não drenar, abraço

      Excluir
    2. sr.Celso jair eu ligo a maquina na programação desejada e ela funciona todas as funções ate chegar na centrifugação e onde ela não centrifuga e o motor fica funcionando se eu não desligo por um tempo ela fica com cheiro quimado. me desculpa eu escrevi meu nome no lugar errado na pergunta anterior.grato Valmir

      Excluir
    3. Oi Valmir, depois eu fiquei imaginando que Valmir poderia se você mesmo, faltou apenas uma vírgula depois do Valmir.
      Bem talvez o barulho que você ouça não seja o motor e sim a eletrobomba, que também é um motor, porque você disse que o motor fica funcionando, se ele funcionar alguma coisa tem que acontecer... o defeito da sua lavadora está mais complicado que o normal, será que você consegue tirar o agitador? ele tem um chapeuzinho que entra sobre pressão, tem que tirar o chapéu e depois com uma chave L10, tirar um parafuso que fica dentro do agitador, depois puxar as duas partes do agitador para fora, eu sem ver o produto fica complicado porque são várias as possibilidades, mas to achando que o suporte do cesto quebrou, então ela centrifuga sim, mas com o suporte quebrado o tubo figa, mas o cesto fica solto, pegue no cesto e veja se ele está solto, para saber, tem um anel que fecha o conjunto tanque cesto, e embaixo do anel fino, tem um anel grosso cheio de água dentro, chama-se anel hidrocompensador, force o anel hidrocompensador pra dentro, se perceber que ele se move pra dentro, o cesto com certeza está solto, e estara ai o problema, não sei como te ajudar mais que isso, sem ver fica complicado mesmo, acho que se não for isso, o jeito vai ser chamar um técnico para diagnosticar isso pra voce, abraço

      Excluir
    4. Sr Celso Jair eu esqueci de mencionar quando chega na centrifugação e o motor fica funcionando eu escuto ele ativar a centrifuga e depois de alguns segundos ele ativa de novo e não centrifuga isso em quanto o motor estiver funcionando.fico muito grato pela atenção. Valmir.

      Excluir
    5. Voce tem lido minhas respostas?
      já te passei as possibilidades voce verificou?

      Excluir
  52. Caro Celso,
    Tenho uma Brastemp modelo BWL09 (9 kg) que: entra água, não agita, depois joga a água fora e não centrifuga. Haviam falado para mim que podia ser o atuador de freio. Troquei, e ela funcionou durante 2 semanas, e agora começou com o mesmo problema. O que pode se? Será que o atuador de freio estragou? Pode ser o capacitor? Pode ser o pressostato? Me dê uma luz. Obrigado! Antonio (arcunha@fca.unesp.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser o capacitor, já que não agita e também não centrifuga, o defeito está completamente relacionado ao capacitor, que dá tork ao motor, sem força o motor não agira e também não centrifuga, troque para testar, não gosto que as pessoas comprem peças apenas para testar, mas como custa muito pouco um capacitor acho válido essa tentativa, até porque a possibilidade de ser o capacitor é muito muito grande, abraço Antonio.

      Excluir
  53. Olá Celso,
    comprei uma lavadora consul maré 7,5 kg. Porém tenho a impressão de que ela está com o seguinte problema: ela tem 4 borrachas que seguram o "recipiente" que eu coloco as roupas. Porém uma delas está solta e parece que o recipiente por isso fica meio "pendendo" para o lado da borrachinha solta, mesmo com a máquina nivelada de maneira correta. Tenho outra máquina antiga e reparei que nessa todas as borrachinhas estão presas... Não sei como fazer pois quero lavar roupas e não sei se lavando do jeito que está isso pode prejudicar o funcionamento da máquina no futuro, tendo em vista que recebi ela no dia 24/05/13 (apenas dois dias) e fiz apenas uma lavagem por não ter observado isso, quando observei decidi não lavar mais com ela. Atenciosamente e muito grata, Daiane. (daiane_campara_soares@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sem medo Daiane, se o problema for apenas esse, quando ela for centrifugar e voce perceber que a roupa não está bem distribuida abra a tampa e reorganize a roupa, mas isso é apenas para que voce use até ser corrigido o problema, não vai ter complicações se usar assim por algumas lavagens.
      Mas, com a nota fiscal em mãos, chame a autorizada para que eles venham corrigir o problema pra você, a garantia da lavadora é de um ano, e eles vão resolver isso pra você, mas use até ser corrigido o problema, não vai afetar usando poucas vezes não, abraço querida

      Excluir
  54. Boa noite Celso, primeiramente cara muito legal sua iniciativa, parabéns, eu possuo uma lavadora Brastem; p clean 8 kg, ela funcionava bem até que derrepente começou a apresenter o seguinte defeito: ela começa a encher independente do nivel da agua, nao para, preciso fechar o registro manualmente, vc sabe pq nao para de encher? Desde ja te agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois motivos, caso ela encha e comece a bater e continue enchendo, pode ser a valvula de entrada de água que não fecha o diafragma, mas caso ela encha, transborde e não bata, ai abra a tampa, e veja que do lado esquerdo tem uma mangueirinha que liga o tanque ao pressostato, caso essa mangueira se solte, ou fique entupida de sujeira como sabão e amaciante, ela não vai atingir o nivel, então solte a mangueira do pressostato, e sopre com força em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, caso veja sujeira que não permita o ar passar, limpe a mangeira e o local onde ela se encaixa no tanque, caso esteja tudo limpo, e não seja sujeira e nem a valvula, o problema será com o pressostato de controle de nível Adriano, abraço

      Excluir
  55. Tenho uma lavadora Brastemp BWL 11 ABANA, semi nova, a placa de potencia queimou entao troquei as duas pois nao sabia se a outra (interface) tinha danificado, (nao sou tecnico), coloquei, acende o painel mas a maquina nao dispara,e nao entra agua o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que não entra água, tente colocar para centrifugar, caso ela também não centrifugue pode ser o interruptor de tampa, caso ele esteja com problema a lavadora energiza mas não inicia, vou deixar uma postagem para voce ver a peça, a postagem não é de uma lavadora igual a sua, mas elas usam o mesmo interruptor de tampa ok, alguns modelos mais novos usam ao inves do interruptor de tampa, um sensor de tampa, mas os dois tem a mesma função, segue o link do assunto>>>>

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Lavadora%20%20BWM206


      Excluir
  56. Ola Celso,tenho um lavadora Brastemp ative bwl90b faz um ano e meio e agora ao ligar acende o painel de led, é possível selecionar o ciclo de lavagem girando o botão central, selecionar o nível de agua, mas o botão de "avança etapas" não atende ao comando, não sendo possível avançar etapas, e o botão ligar/desligar também não atende, é preciso varias tentativa, e as vzs liga na primeira vez, ai faz o ciclo completo. Como resolver, como fazer o botão liga/desliga e avança etapas funcionar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que é um problema de placa de interface, a placa onde tem as luzes, tem microchaves, como se fossem interruptores, cada tecla tem uma microchave, e parece que as tuas estão perdendo contato com a placa, só se resolve trocando a placa, ou caso seja um expert em eletronica, trocar as microchaves da placa.

      Excluir
    2. Ok. Mas eu não sou expert em eletrônica, vc acha que o técnico autorizado pode trocar apenas as microchaves, inclusive a parte do botão (parte de cima da maquina que aparece o painel luminoso) que já esta com o plastico desgastado? Obrigada pela ajuda e parabéns pela blog! Marcia

      Excluir
    3. ok. Mas eu não entendo nada disso, sera que o técnico autorizado pode trocar as microchaves ou é melhor toda a placa, inclusive o botão que já ta com o plástico meio que rasgando (a parte superior do painel)? Obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog. Marcia

      Excluir
    4. Não Márcia, o técnico vai condenar a placa toda, eles não fazem reparos em componentes elétricos, e muito menos em componentes eletronicos, vão condenar a placa, até porque não se vende componentes de placas na Brastemp, isso é coisa de técnico em eletronica, eu não sou técnico em eletronica, e também não me arriscaria em mexer na placa da sua lavadora, cria-se uma responsabilidade, em outros modelos mais antigos eu já fiz reparos, mas em lavadoras com placa igual a sua não, mas peça um orçamento para ter certeza de que realmente é a placa ok Márcia.

      Excluir
    5. Obrigada, vou entrar em contato com a assistência técnica para fazer um orçamento! Agradeço a sua atenção!

      Excluir
    6. Tá bem Márcia, boa sorte, e fique sempre á vontade, as vezes é coisa simples de se resolver, quando é assim apenas com uma instrução as coisas se resolvem, no seu caso é bem mais complexo, sei que não ajudei muito, mas disponha, abraço

      Excluir
  57. Oi, estou com um problema na minha máquina brastemp BWL09B. O painel, uma placa chamada interface junto com uma plaquinha que fica atrás dessa da interface queimaram. O tecnico veio a minha casa falou que o problema era esse mas que nao tinha a peça para trocar e falou que eu mesmo poderia trocar. Paguei a visita dele normalmente e corri atrás das peças. Consegui achá-las e comprei. Encaixei tudo corretamente sem dificuldade, porém ao ligá-la nada acontece. O painel liga todo corretamente, todas as luzes de todas as funções dela ligam mas a máquina não toma nenhuma ação depois de escolher uma determinada função. O tecnico pode ter tirado algum fio da minha máquina sem eu ter visto só para eu fazer o conserto com ele ? Ou será outro defeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce comprou a placa da CP Eletronica, caso seja isso, quando voce programar, e ela ficar piscando, de um toque na tecla inicio, pode ser apenas isso, caso não seja me informe magalães, que veremos outras possibilidades ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigada celso, vou comprar o capacitor, o que eu não queria era chamar o tecnico tenho medo, minha maquina nunca foi mexida, eu vejo as reportagens do fantastico sobre os tecnicos e fico abismada, eu tinha uma brastempe daquelas bem antigas pesadas foi dificil eu aceitar troca-la por uma dessas modernas, mas tomara que seja o capacitor né, assim não precisarei chamar o tecnico...
      só uma duvida tecnico em eletronica serve para se for preciso trocar essa placa pois meu filho é tecnico em eletronica..obrigada desde ja....valeu mesmo..vc deve ser o anjo das donas de casa neé não?!!!!!!!!

      Excluir
    3. Anônimo31 de maio de 2013 13:16
      Obrigada celso, vou comprar o capacitor, o que eu não queria era chamar o tecnico tenho medo, minha maquina nunca foi mexida, eu vejo as reportagens do fantastico sobre os tecnicos e fico abismada, eu tinha uma brastempe daquelas bem antigas pesadas foi dificil eu aceitar troca-la por uma dessas modernas, mas tomara que seja o capacitor né, assim não precisarei chamar o tecnico...
      só uma duvida tecnico em eletronica serve para se for preciso trocar essa placa pois meu filho é tecnico em eletronica..obrigada desde ja....valeu mesmo..vc deve ser o anjo das donas de casa neé não?!!!!!!!!

      Excluir
    4. Bem, acho que você postou seu comentário fora da sequencia onde voce fez a primeira pergunta, e como está anonimo eu não sei onde foi que respondi você, mas pelo visto pedi para testar o capacitor, então faça isso, quando for postar, poste na sequencia da nossa conversa, que mesmo ficando lá pra trás, eu vou achar, os comentários chegam para mim em outra tela, não se preocupe que eu vejo todos.
      Seu filho com certeza dá conta de trocar sim, não tem nada de complicado não, mas se tiver alguma duvida, estamos por aqui, abraço
      Ah, quanto a ser anjo, estou longe disso, tenho me esforçado para manter as respostas em dia, mas o fluxo está aumentando muito, vamos ver até onde vou conseguir levar o blog, é cansativo, eu trabalho o dia todo, e respondo mais a noite, abraço

      Excluir
  58. Olá Celso,entrei na expectativa de encontrar resposta para um probleminha na minha lavadora e me deparei com seu blog, magnifico,Deus existe, é o seguinte,tenho uma lavadora brastemp ative 11 kg, notei que ela ao lavar a roupa(agitar) ela so vai para um lado qdo o normal é ir e vir para os dois lados, dai eu mexo na roupa ela faz direito mas depois de um tempinho eu volto ela ta de novo agitando para um lado e a roupa enrola no agitador, nem sei se é defeito mas não estou gostando o resto ela esta direitinho, tenho ela a 3 anos, vc pode me dar uma dica...obrigado desde jáha meu nome é Lina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lina, podem ser dois problemas no seu caso, bem o mais provável é que seja o capacitor, capacitor fica lá embaixo, é uma peça que parece um tamborzinho e á ele vão ligados dois fios, um amarelo e um preto, ele trabalha dando força ao motor, se estiver fraco acontece da lavadora agitar apenas para um lado, é uma peça barata e compensa trocar para testar, cuidado quando for retirar, ele acumula energia e se você tocar nos terminais com ele energizado pode tomar um choque.
      a outra possibilidade é a placa de potencia, nesse modelo são duas placas, então caso não seja o capacitor, chame um técnico para ter certeza de que realmente é a placa ok, abraço

      Excluir
  59. Caro Celso, tenho uma LR consul CWL08, com o seguinte problema, tudo normal apenas a reversão do agitador não acontece, roda apenas para um lado, ja fiz o teste no capacitor que apresentou capacitancia similar a descrita em seu corpo 50microF, peguei no capacímetro 46microF, ele pode estar apresentando problema quando a maquina esta ligada, acha que deve tentar trocar ele primeiro ou parto logo para a placa eletronica responsável pela reversão....Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, imagino que pela capacitancia dele, deve ser uma lavadora de 110 volts, os capacitores para 110 volts geralmente são de 45mf, então está correto.
      O que tem que fazer mesmo, na minha opinião é trocar a placa de reversão, você encontra ela na rede autorizada por mais ou menos 50,00. mas existe uma placa dessas paralela, e que funciona muito bem, é da CP Eletronica, e fica no máximo 30,00 , abraço

      Excluir
    2. Celso obrigado por vossa ajuda, como não sou especialista comecei por partes, fiz troca do capacitor, não surtiu efeito, fiz por que fiquei na duvida, mas tudo bem, fiz uma bateria de testes na placa e não consegui identificar nenhum problema, o problema era mais simples que pensava, era no chicote que estava com uma via rompida, fiz solda e isolei, comprei os tirantes, agora minha espeosa tera que conviver um pouco mais com ela, que penso ser uma excelente máquina, perdi um poco de tempo, tive custos, mas não precisei comprar uma nova.

      Agradeço muito vossa atenção, Deus abençõe.!

      Excluir
    3. Amém, e Que Deus abençoe você e sua casa.
      Eu respondo aqui pela lógica do problema, e defeitos como fios rompidos, conexões soltas, mangueiras obstruidas etc, isso foge á lógica da incidência de defeitos e por isso o leitor que descobrir sozinho, mas que bom que localizou e corrigiu, sua lavadora é mesmo um excelente produto, abraço

      Excluir
  60. Olá, Celso! Tenho uma lava-louças Brastemp de 8 serviços. Depois que ela foi instalada, sinto um mau cheiro (de esgoto). O que devo fazer? Como deve ser feita a instalação para evitar mau cheiro? Existe sifão para lava-louças? Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      A mangueira de saída, antes de ir para o esgoto, ainda na parte interna da lava-louças, tem uma curva, justamente para que fique sempre um resíduo de água, é como se fosse um sifão estratégico do produto, para evitar odores do esgoto, ou então para evitar que insetos venham a adentrar no produto, então eu digo que com certeza o mal cheiro pode vir da sua rede de esgoto, mas de dentro do produto é praticamente impossível, pois ela tem esse sifão, a não ser que você nunca tenha usado ela, e assim, a parte onde teria que ter o resíduo de água ainda está seca, portanto se for isso, faça uma lavagem, ou simplesmente coloque uns 300ml de água dentro dela, para que a água desça para vedar a passagem de ar que vem do esgoto.
      Onde voce conecta a mangueira de saída, se tiver espaço entre a mangueira e o cano do escoamento, vede com o que você achar mais viável, pode ser massa de calafetar, pode ser um pano em volta da mangueira para que não sobre brechas, pose ser qualquer coisa que impeça a saída de ar. Espero ter ajudado, abraço

      Excluir
  61. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle Rodrigues, sem querer deletei seu comentário, mil desculpas, mas eu li, acho que o reservatório de sabão e amaciante da sua lavadora soltou-se, deve ter quebrado alguma das travas que prendem ele á tampa, acho que a cola quente não vai segurar, quando a lavadora entra em centrifugação ela vibra muito, e é quase certeza que a cola quente vai se desprender, mas se quiser tentar, tente, é uma possibilidade, abraço

      Excluir
    2. não e a plaquinha que mostra as medições de sabão não a tampa e a plaquinha laranja ???? posso colar com cola quente

      Excluir
    3. Cole e veja se vai sustentar, se cair, veja quanto custa e peça e substitua, sua lavadora é nova, e produtos novos tem peças mais baratas quando ainda estão em garantia, caso a cola quente não resolva, cole com araudite se o preço da peça for muito alto, ou se tiver dificulades em conseguir a peça nova ok.

      Excluir
    4. mim ajudou um pouco mais muito obrigada CELSO

      Excluir
  62. Estou com um problema na minha maquina de lavar consul jasmim, tenha uma blusa presa embaixo do tampão que bate a roupa e não consigo puxar, tem algum jeito de desmontar, não consigo lavar roupa e tenho medo de quebrar a maquina, consigo desmontar sem um técnico? Grata Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, bom dia
      Bem no centro do agitador, tem uma tampinha , remova ela com uma chave de fenda, depois vai ver no centro o eixo da caixa de engrenagem, e em volta dele um monte de garrinhas plásticas, abra as garrinha e depois puxe o batedor (agitador)

      Excluir
  63. boa noite celso.tenho um lavadoura brastemp clean 10kg,ela está apresentando o seguinte defeito,quando coloca na tomada acende todos os leds do painel e depois apaga todos e não funciona nada.sera q é defeito na placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funciona nada é o que? liga acende os leds, apaga tudo e depois acende a placa e fica aguardando programação, então você programa e ela não inicia, se for isso pode ser interruptor de tampa.
      Mas caso o painel fique completamente apagado, pode ser uma das placas sim ok.

      Excluir
  64. é isso mesmo todos os leds ficam apagado.depois de colocar na tomada eles acendem depois apagam-se e não acende nada mais, eu aperto em todos os botoes e ela não da nehum sinal de vida.
    se for uma das placas somente um tecnico para consertar ou será que eu consigo?
    desde já te agradeço muito pelas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lavadora tem duas placas, se for a que eu imagino, ou seja BWG10A, então as vezes nos enganamos com suas placas, já ocorreu de eu trocar uma e o defeito estar também na outra, então uma opção é usar a placa de um fabricante paralelo, que á fabrica as duas peças interligadas por uma fita, assim elimina a possibilidade de comprar e peça errada, e o preço é bem em conta, abraço

      Excluir
  65. Gostaria de saber como faço pra arrumar o painel da minha geladeira nao acende


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber qual é a marca e o modelo da sua geladeira.

      Excluir
  66. Olá! quando minha geladeira está com o motor trabalhando e eu ligo qualquer luz da minha casa ele para e fica oscilando até voltar normalmente. quando apago a luz nada acontece, mas se volto a ligar todo esse procedimento se repete. E observei que a parte superior dela nao esta congelando como deveria. Se puder me ajudar, ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual modelo e marca da sua geladeira, para mim que não estou aí vendo o produto pessoalmente é essencial marca e modelo, sem isso fica bem mais complicado que o normal, mas aparentemente é a placa eletronica, se o seu modelo for de placa eletronica.

      Excluir
  67. Minha maquina de lavar brastemp Ative 9k na hora de enxaguar ela entra um pouquinho de agua e para de entrar agua mas não desliga fica fazendo o tempo todo um barulhinho. Se puder me ajudar ficarei muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser a valvula de entrada de água, o barulhinho quer dizer que a placa está mandando corrente, e aparentemente a valvula não estáabrindo passagem de água, essa é a minha suposição.

      Excluir
  68. Olá! Sou o da pergunta do dia 3 de junho de 2013 10:44
    A marca e brastemp, modelo ative! frost free BRU49B.
    Como já havia dito, ligo a luz, motor dispara, já chamei a companhia de energia, trocaram meu medidor, mas o problema persiste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suponho que o problema esteja na placa da geladeira, mas tem que chamar um técnico para constatar o problema exatamente, como disse minha suspeita é que seja na placa, mas somente o técnico para atestar isso para você, ligue na assistencia, explique o que já ocorreu, peça para que levem uma placa do modelo da sua geladeira, assim fica mais fácil testar, trocando a placa e observando.

      Excluir
  69. Oi Eu tenho uma lavadora cwl10 e ela joga a água pra fora mas não gira pra centrifugar.. sendo que na hora de lavar ela bate normalmente o que poe ser??? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for a cwl10a, tem uma plaquinha de potencia e uma chave seletora que cancela a centrifugação, veja se a chave não está em uma posição cancelando a centrifugação, acontece muito isso, caso não seja isso e seja a cwl10a, podem ser a plaquinha de potencia e essa chave seletora de centrifugaçao.
      Caso seja a CWL10b, esse modelo tem duas placas e pode ser a placa de potencia, isso é apenas uma suposição, mas tem grandes chances de ser a placa, abraço

      Excluir
  70. Boa noite,Celso!
    Tenho uma máquina de lavar roupa consul maré super 10.
    Quando vou colocar ela para lavar as roupas ela não enche de agua,mais porem todos os contatos na placa fica fica ligado perfeitamente,"todos as funções selecionadas fica ligada normalmente,mais ela não dá aquele barulinho de encher de água.
    Acompanhando algumas sugestões do seu site,já fiz o teste nas válvulas de entrada,são duas amarelas por que a máquina é 110 v.
    Gostaria de saber outro local que posso verificar...
    No aguardo, Ricardo Lemos.

    Abração,Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, Celso!
    Minha lavadora consul maré super 10,depois de selecionado as funções ela não enche de agua.
    Já tirei a válvula dupla de cor amarela,liguei direto na rede e ela não inicia,liguei direto os fios da tampa,também não deu certo...
    solicito sua atenção,caso tenha mais algum lugar que devo verificar...
    OBS: Fiz estes testes pelo seu blog, e gostaria de saber de você se tem mais alguma peça que posso testar...


    Grato e no aguardo,

    Ricardo Lemos.

    Obrigado,Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. OBS: Liguei as válvulas direto e elas estão ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      Olha se as valvulas estão ok, se ligou direto o interruptor de tampa e mesmo assim ela não inicia, aparentemente é um problema de placa, existem mais de um modelo de consul maré, a primeira versão trabalha com timer e uma plaquinha de potencia, a segunda versão, que suponho que seja a sua de modelo CWL10B, tem apresentado problemas de placa eletronica, nesse modelo são duas placas, eu indico para quem quer economizar, comprar a placa da CP eletronica, já vem as duas placas conjugadas e o preço é bom, bem menos que 100,00 as duas, mas troque se tiver certeza, se quiser chamar um profissional para atestar o defeito seria bom, mas pela descrição não sobra muitas alternativas, parece mesmo ser a placa, mas se ela centrifugar e apenas não encher, aí podemos ter problemas com o pressostato, coloque ela para drenar, se ao menos drenar pode ser pressostato ok. abraço

      Excluir
  74. minha lavadora de roupas é a BRASTEMP ATIVE! 9 KG (BWL09B) ...estou com um problema quando giro o botão para selecionar os programas de lavagem ela so seleciona dois programas daí nao consigo usar os outros se giro o botão para selecionar outro ela nem acende a luz do programa escolhido sempre fica só nos dois ...


    janaina

    ResponderExcluir
  75. minha lavadora é a BRASTEMP ATIVE! 9 KG (BWL09B) esta com o seguinte problema , quando giro o botão nao seleciona todos os programas ou seja somente seleciona o modo dia a dia e o tira manchas quando o giro o botão para outro nem acende a luz do programa e volta para o dia a dia ...o que seria o botão ou o painel ?

    janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde já agradeço e aguardo um retorno.... janaina

      Excluir
    2. Janaina,
      Olha o botão faz parte da placa de interface, mas sua lavadora tem duas placas que trabalham interligadas, seria bom um técnico ver pessoalmente onde está o problema, com certeza em uma das placas, que nesse caso é difícil identificar em qual delas.
      Existe um fabricante de placas que já produz essa placa conjugada, ou seja as duas placas vem juntas e por um preço bem diferenciado da placa original, vou deixar um post aqui e você dá uma olhada no conjunto ok, mas se quiser chamar um técnico para ter certeza de qual é o problema seria bom também, abraço

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481579724-placa-eletrnica-interface-potncia-lavadora-brastemp-bwl09b-_JM

      A placa da foto no endereço acima é produzida pela CP Eletronica, não é a mesma placa que vem originalmente na sua lavadora ok

      Excluir
  76. Boa tarde.

    Tenho a lavadora Consul Facilite 10 Kg. Ela é excelente, mas o que me desagrada é que quando coloco o sabão no compartimento próprio, percebo que ele parece que fica lá em baixo e não se mistura com a água. Percebi isso um dia que fui reaproveitar a água pra colocar no tanquinho, e quando a mangueira soltou o jato o sabão parecia que estava quase intacto. Eu uso o sabão líquido. Será que isso é normal?
    Obrigada.

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, boa noite
      Eu particularmente não recomendo nenhum sabão liquido, digo isso por experiencia propria, e vou dizer por qual motivo, quando fazemos munetenção de mecanica em lavadoras, sujamos inevitavelmente as mãos de graxa mesmo, e ao final e durante o processo do serviço temos que lavar as mãos, e quando o cliente me dá sabão líquido para lavar as mãos, é que fica evidente quanto eles não são eficientes para remover sujeira, ao passo que o velho e bom sabão em pó, bate na graxa e elimina de imediato, então eu por experiencia propria digo que sabão liquido não tem nem de longe metade da eficiencia do sabão em pó. Mas quanto ao seu problema aí que você apenas descobriu por acaso, acho que ocorre porque o sabão liquido é bem denso, mais pesado que a água, e quando cai dentro dalavadora, ela ainda está vazia, então a tendencia é o sabão descer mesmo e ficar no fundo do tanque, o que me intriga é apenas o fato de que quando você colocou a lavadora para encher e lavar ela deveria estar cheia de roupas, então a roupa teria que reter o sabão liquido, para que ele mesmo que ficasse concentrado em poucas peças de roupas, não descesse para o fundo do tanque, a não ser que você coloque ela para encher antes de colocar as roupas, que não é a forma correta , a forma correta é colocar a roupa depois colocar para encher.
      como você lava as roupas na lavadora, coloca as roupas e depois coloca para encher, ou enche primeiro depois coloca as roupas?

      Excluir
    2. Olá Celso.

      Eu coloco as roupas primeiro e depois coloco para encher. Mas a minha lavadora enche de baixo pra cima e quando a água cai no compartimento do sabão ele desce junto com a água por trás do tambor.
      Eu notava que o sabão não fazia quase nada de espuma e quando percebi que o sabão ficava lá embaixo fiquei super chateada.
      Agora eu coloco o sabão naqueles medidores de plástico que a gente coloca direto na máquina.
      É uma pena isso acontecer pois a lavadora é excelente.




      Excluir
    3. Eu coloco as roupas primeiro, aí coloco o sabão no compartimento próprio e depois ligo a máquina. Só que na minha lavadora a água entra por trás do tambor, não cai direto sobre as roupas entende? Eu gostaria que fosse desse jeito.
      Então o sabão cai junto com a água lá por trás do tambor e a maior parte dele fica lá embaixo.
      Isso me deixa chateada pois a lavadora é excelente, só isso que me desagrada.
      Eu gostaria de saber se é somente a minha que é assim.
      Obrigada pela ajuda!!!

      Excluir
    4. Sim, agora entendi, a facilite não joga a água dentro do cesto, ela tem no anel superior um coletor que faz com que a água entre por trás do cesto, caindo entre o tanque e o cesto, não sei porque eles fizeram isso.
      Vanessa, não tenho certeza absoluta, porque são muitos e muitos modelos e não posso afirmar com certeza, mas talvez pode-se trocar o anel superior para que a água não caia mais entre o tanque e o cesto e sim diretamente na roupa, vou ver isso pra voce ok, abraço

      Excluir
  77. Julio mendonça
    olá celso
    qual a possibilidade de me ajudar, tenho uma maquina brastemp ative! BWl11A ao ligar na tomada fez um barulho e apagou tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, tem que retirar a tampa móvel, pode puxar ela com força que ela é apenas encaixada na dobradiça, com a tampa fora, solte os dois parafusos que prendem o paimel onde está a placa, com os parafusos soltos, levante o painel e veja se tem sinal de curto em uma das placas, provavelmente na placa menor, que é a placa de potencia, se for realmente isso, troque a placa de potencia e pronto. Caso não veja sinal aparente nenhum de curto, aconselho que chame um técnico para ter certeza, mas o defeito que me relatou está diretamente relacionado a placa, e se não tiver sinal de curto aconselho então trocar as duas placas, tem um fabricante paralelo para essa placa que já comercializa as duas juntas, mas tem dois modelos, uma para placa que usa interruptor de tampa, e outro para a que usa sensor de tampa, se tiver que trocar as duas sai mais em conta trocar a paralela da CP Eletronica, se for somente a de potencia, a placa menor que deu curto, compre a original, mas mesmo assim é melhor um técnico atestar o defeito corretamente, se o curto não for visível ok Julio

      Excluir
  78. Boa Noite Celso.
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa e boa vontade.
    Eu tenho uma lava loucas Brastemp 8 servicos modelo BLE20A, que começou a apresentar defeito, ela simplismente ligou sozinha acionando a bomba de drenagem e o painel não responde, fica piscando o led em LAVAR II e quando coloco agua manualmente ela joga a agua fora mas a bomba não desliga e nem a lava louças.
    Será que o problema está na placa do painel de controle?
    Se puder me ajudar ficarei muito agradecido.
    Desde já, obrigado.
    José Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Luiz, é uma característica de placa sim, lavadoras também apresentam esse problema de assim que colocada na tomada, entra em drenagem, mas mesmo assim seria bom um técnico ver isso, placa é coisa que não se troca apenas para testar, pode correr o risco de gastar dinheiro sem necessidade, se bem que no seu caso fica bem evidente que apenas a placa pode causar esse problema, mas isso você já sabia não é, e minha opinião é que realmente seja a placa. abraço JL

      Excluir
  79. Então Celso, receio que o problema seja mais complicado do que eu pensava, fiz um teste desconectando do da placa do painel de controle e, usando uma chave de fenda, acionei a chave de segurança que interrompe o serviço quando se abre a porta e a drenagem continuou, se fosse a placa, acredito que tendo desconectado o cabo, teria sido interrompida a drenagem. É melhor chamar um técnico mesmo.
    Muito obrigado pela sua atenção e mais uma vez, parabéns pela iniciativa.
    Forte abraço.
    Zé Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Luiz,
      Acho que não entendi, você soltou o conector que conecta a fiação na placa e mesmo assim ela continua drenando se for energizada?
      então só pode ser um curto dentro do conector, ou então veja o seguinte por favor, veja que a fiação que desce para a parte inferior da lavadora, é presa por abraçadeiras plásticas, as vezes onde as abraçadeiras apertam, a fiação entra em curto, fechando um fio ao outro, são casos raros, mas já vi isso algumas vezes, as vezes o curto é tão discreto que nem se vê se não mover os fios, retirando eles de onde estão presos pelas abraçadeiras, veja as abraçadeiras quem prendem os fios, se não tem fuligem de curto, caso seja isso, faça uma emenda nos fios partidos e pronto, veja também se não tem marca de fuligem de curto dentro do conector da fiação, no conector que vai ser encaixado na placa, estou dizendo isso supondo que o que você disse ali encima, é que mesmo com o conector solto da placa a eletrobomba continua drenando. abraço

      Excluir
    2. É isso mesmo Celso, mesmo com o cabo da placa desconectado a bomba de drenagem continua funcionando, tentei descobrir se havia algum rompimento no fio, soltei das abraçadeiras e testei movimentando-o, porém nada aconteceu, não vi sinal de fuligem que pudesse indicar curto em nenuma parte, nem no conector, acredito que o problema seja em outra parte.
      Vou chamar um técnico e quando descobrir do que se trata eu te falo.
      Muito obrigado pelas dicas.
      Grande abraço.
      ZéLuiz

      Excluir
    3. Abraço Zé Luiz, por favor me fale mesmo, também quero saber do que se trata, mas com certeza se ele energiza a eletrobomba mesmo sem conectar na placa, os dois fios que alimentam de energia a eletrobomba, estão unidos em algum ponto, isso é evidente, e sem estar presente aí junto ao produto fica difícil pra mim localizar onde é, eu ainda aposto que é dentro do conector, mas deixa o técnico ver e depois você me fala ok, abraço

      Excluir
  80. Estou com a lavadora Consul Jasmim,que somente centrifuga,não faz lavagem,já foi efetuado a troca da placa e continua do mesmo jeito,o interessante é que quando eu pressiono
    o botão da mesma forçando para baixa ela dá um sinal de querer começar a lavar, mas só quando estou pressionando o botão ,se soltar para. A placa é nova,se poder me enviar algumas sugestões do que esta ocorrendo , ou esquema elétrico , ou como desmonta-lá se for necessário agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, vou te falar uma coisa, eu não conserto lavadoras Consul que não tenha agitador alto, ou seja, essas que tem agitador igual tanquinho, por opção minha mesmo, são lavadoras frágeis, e de manutenção cara, pois tem poucos componentes, consertar produto que apresentam problemas além do normal, acaba descreditando o trabalho do técnico entende, portanto eu infelizmente não vou poder te ajudar muito, vou ver se localizo o manual dessa lavadora, e se achar coloco o link aqui embaixo pra você, se foi você mesmo quem trocou a placa, vai saber acessar ela denovo, se não foi você e foi um profissional, ele cobrou por isso, e você tem que chamar de volta para resolver o problema, todo serviço tem garantia.
      Mas caso por algum motivo vc queira resolver, então o problema parece que foi na montagem da placa, ela deve ter ficado fora do local correto, ou os parafusos que fixam a peça não estão apertados, isso faz com que a placa fique distante do contato do botão, por isso quando aperta ela a placa se aproxima do botão, parece mesmo ser um problema de montagem, veja isso se puder. abraço

      Excluir
  81. Boa Tarde Celso

    Tenho uma consul cargo 8K CWL08BBBNA 10 (bem antiquinha é verdade) :)
    De alguns dia para ca ela faz todo o processo de lavagem e uma primeira
    centrifugação, torna a colocar e a tirar a agua mas ai não faz a centrifugação final.
    O timer para ali mesmo, se eu empurar o timer (girar ele com a mão) ele começa a centrifugar, mas ai ele não para tenho de Parar (dar um girinho final) para ele parar.
    Seria o timer? Já esperimentei o pressostato e esta bem, acredito ser o timer pois ele não gira dali em diante.

    Obrigado.

    ResponderExcluir