sábado, 2 de março de 2013

A peça mais trocada em todas as lavadoras




Eletromba:

   Eletrobomba é sem sombra de dúvidas a peça que mais trocamos em lavadoras de roupas, isso serve para todas as marcas e modelos de lavadoras, e isso não quer dizer que as peças são ruins, isso acontece com  todas a marcas e modelos, poque na maioria das vezes, que temos que trocar essa peça, a culpa é do usuário da lavadora.
   como é uma peça elétrica, com certeza está sujeita á queima, como todas a peças elétricas, mas o que mais acontece, ao encontrarmos, eletrobombas queimadas, é achar no seu interior, objetos pequenos que travam a hélice que impulsiona a água pra fora da lavadora, esses pequenos objetos, travam a hélice, a eletrobomba super aquece e queima, muitas vezes o cliente reclama de cheiro de queimado, e em quase todos os casos, já podemos presumir que é ela, a eletrobomba.

Quais são os objetos mais encontrados nas eletrobombas?

   O que mais encontramos, é aquele ferrinho de sutiã, nem sei se ele tem nome, parece um arquinho, ele se desprende dos sutiãs, e como é fino, vai direto para eletrobomba, que as vezes até avisa isso, fazendo um grande barulho no momento da drenagem, quando isso ocorrer, desligue imediatamente, se retirado o objeto a tempo, podemos salvar a peça.
   Outros objetos são: grampos de cabelo, clips, moedas pequenas... Esses são os mais frequentes, outras vezes encontramos peças de roupas pequenas, geralmente meias de bebê e calcinhas, isso ocorre, quando a  roupa é lavada no nível alto, e as peças que ficam flutuando, caem entre o cesto e o tanque, por isso recomendamos lavar peças pequeninas, apenas no nível médio ou baixo.










Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q



142 comentários:

  1. Olá Celso, o que vc acha dessa lavadora BWG11a?? Estou pensando em comprá-la.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho que vai ser uma ótima lavadora, das três lançadas é a mais simples, e quando digo mais simples não digo a pior, digo mais simples em todos os aspectos, ela é uma sequencia da BWL11a, que ainda está á venda nas lojas. como sou técnico, mais simples quer dizer de manutenção mais simples que a bwu, e bwp.
    Eu ainda indico a bwl11a, um modelo anterior á essa bwg11, se voce procurar reclamaçoes dela, bwl11 vai ver sim, mas de 2010 pra trás, porque quando lançada, teve muitos problemas com a suspensão, por causa do peso, as varas de suspensão pneumáticas relaxavam e ela trepidava muito, isso foi corrigido a anos, por isso é uma lavadora segura.
    Lavadora tem que cumprir os três princípios básicos, lavar - enxaguar - centrifugar, o resto são acessórios que os fabricantes adicionam pra acrescer preço aos produtos.
    Entre a bwg11 e bwl11 , fico com a bwl, pela segurança que ela proporciona hoje, deu problemas quando lançada, mas todos corrigidos, é a lavadora mais perfeita do mercado na minha opinião.
    Com certeza as outras são ótimas, mas só vão provar isso em uso, e só vamos atestar elas depois de uns anos de uso.
    Abraço, bom fim de semana e esteja sempre presente no blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá estou precisando trocar minha máquina de lavar e estou em dúvida em relação a dois modelos. A Consul Facilite 11 cwk11 e a 11kg Brastemp Ative BWU11AB, Sistema Smart & Fast. Estou em dúvida pq vi muitas reclamações referente a Facilite 11 kg. Poderia me ajudar por favor??? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen, aconselho vc comprar uma bwl11a, porque a consul, mesmo sendo do mesmo fabricante da brastemp, tem uma qualidade um pouco inferior, e a bwu11, é lançamento, precisa de uns dois anos de uso para a gente ver como ela se comporta em campo.. a bwl11a, ja tem uns 5 anos de uso, deu problemas de suspensao, mas foi tudo corrigido e eu considero ela a melhor lavadora de hoje. acabei de ver ela no www.comprafacil.com por 1199,00 em 10 vezes sem juros... otimo preço, excelente lavadora. Abraço e disponha.

      Excluir
    2. Obrigada Celso pelas informações.

      Excluir
    3. Ja mandei resposta tres vezes, mas acho que estou com problemas aqui.
      Ellen, caso vc leia comentarios ou veja videos da bwl11a, trepidando ou pulando, vai ser referente ao problema da suspensao que eu comentei com vc, mas veja que os videos e comentarios sao antigos... pode comprar sem medo.
      Felicidades

      Excluir
  4. Olá. Comprei uma Brastemp Ative BWU11AB, Sistema Smart & Fast (que achei excelente), há 3 meses. Tenho tbem uma bwl11a (que só faltava pular do meu apartamento e cansei de arrumar), mas comprei de novo uma brastemp pq acreditei que eles estao melhorando as falhas...como vc já comentou.
    Minha pergunta: notei nesta semana que coloco amaciante e ele não desce o nível (já mudei para concentrado...para amaciante normal...mas não sai amaciante). Não tem esta duvida no manual...você já viu este problema?
    Obrigada,
    Regiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane, parece-me que a valvula que solta o amaciante está com problema, e como sua lavadora tem apenas tres meses, melhor acionar a assistencia técnica, o amaciante tem que sair no ultimo enxágue, se você programar dois enxágues por exemplo, o amaciante sai apenas no ultimo, se programar apenas um enxágue ele sai no enxágue por ter apenas um enxágue na programação. o que não pode é colocar amaciante acima do nivel determinado no dispenser, porque nesse caso ele podo sair antes da hora, durante a lavagem ainda, mas esse não é seu caso, é o inverso, acione a garantia com nota fiscal em mãos.

      Excluir
  5. Olá Celso,
    Tenho uma lavadora Electrolux turbo Econo 6kg, ela liga enche e depois de uns minutos ela para de bater, fica fazendo barulho como se estivesse funcionando mas não lava a roupa, meche bem pouco, o botão vai girando normalmente, e quando chega para centrifugar ela o fazer com um barulho forte. O que pode ser? Um dos técnicos que veio disse que tinha que trocar o câmbio e outro nem esperou a máquina começar a dar problema e foi embora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Essas lavadoras sem agitador alto, ou seja com batedores igual de tanquinho, são muito frágeis e de manutenção cara, eu nem conserto, mas o problema da sua deve ser sim mecanica, ou seja, é um kit completo que se chama conjunto chassi, ela para porque vaza muita água, a correia molha e depois de uns minutos lavando com a correia molhada, ela começa a patinar, deslizar, não sei quanto lhe cobraram, mas fica mais que 300,00 e uma lavadora dessas custa um pouco mais que o dobro disso, então nesse caso, eu aconselho a você pensar em trocar de lavadora, de uma pesquisada em preços de lavadoras novas, consertos que custam mais que 30% do valor no produto novo, não é viável, abraço

      Excluir
  6. A consul facilite pode ser enchida com baldes? No meu caso, há falta d'água constantemente. Como posso resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda lavadora pode ser enchida com balde, o que não pode é ultrapassar o nivel de água maximo, isso faria com que o controle de nível, entendesse que há um problema, e na maioria dos casos, as lavadoras drenam a água, para que não molhem componentes internos, então veja até onde sua lavadora costuma encher no nível alto, marque esse local e depois encha com balde até um pouco menos que esse limite, coloque ela para lavar no nível médio por exemplo, assim ela vai lavar entre o médio e o alto, se correr o risco de entrar no nível de segurança do pressostato, abraço Isaac

      Excluir
  7. Tenho uma lavadora Brastemp BWM06abana, com 9 anos, uso mais intenso nos últimos 3 anos, ela liga enche e fica fazendo barulho como se estivesse funcionando mas não bate a roupa, passa de lavagem para enxague e quando chega para centrifugar ela faz normalmente, mas tenho a impressão que faz mais barulho. O que pode ser? Quando começou o problema não centrifugava, só girava o agitador e embolava a roupa, mas lavava. Às vezes acabava centrifugando. Mas uma dia parou de lavar, mas centrifuga. Disseram para ver o atuador, não tem sinais de queima e dá para perceber um movimento do tambor quando começa e termina o enxague. Veio um técnico encheu a máquina, viu que não está batendo, olhou rapidamente embaixo e disse que o câmbio está travado e precisa trocar várias peças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição de defeito, só pode ser o atuador de freio, ele puxou o conjunto pra centrifugar e não voltou, então quando ela vai agirar fica assim TUM.TUM.TUM e o agitador não se move, mas centrifuga normal, outra caracteristica de atuador travado, é que quando a lavadora desliga na centrifugação, o cesto ainda fica girando sozinho um tempão, pois como a atuador não desarma ela não freia, é muito comum problemas com atuador nesse modelo, se quiser testar, veja que por baixo tem a atuador, ele puxa uma peça com bracinho branco, que é o armador de freio, e uma mola de aço puxa o armador, então puxe a mola, para ela arrastar de volta o atuador, se ela arrastar de volta, experimente fazer uma lavagem, deve lavar normal, mas mesmo assim troque a peça, porque ela vai travar novamente. abraço

      Excluir
  8. Agradeço a resposta imediata. Consegui trocar o atuador, mas não lavou. Parece que ele funciona, pois percebo quando ele aciona antes de iniciar a centrifugação (levanta todo sistema) e quando acaba abaixa tudo. A centrifugação acontece normalmente. Acho que usei errado os termos quando falei do tambor. Consigo puxar a mola, mas ela volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mola volta ao final da centrifugação mesmo.
      tem que voltar para que ela lave normal,
      Faça o seguinte, solte a polia grande onde passa a correia, atrás dela tem tres peças plasticas, chama-se jogo de cames, é apenas encaixado na base com quatro travas, solte ele e veja se o came que tem dentes que se encaixam na polia não está derretido, quebrado.

      Excluir
    2. Não estava conseguindo responder no blog para agradecer.
      Olá, você estava certo, mas acabei chamando um técnico, pois não tenho as chaves para abrir em baixo. O primeiro apesar de certo, sem ver, mandou comprar peças que dariam, segundo ele, uns R$ 250,00. O último, abriu, pegou o came cortou um pouco a borda e fez a máquina funcionar, deu para lavar um pouco de roupa, um barulhão. Voltou no dia seguinte com a peça nova (R$ 45,00) e trocou. Já lavei sem problemas. Um grande abraço!

      Excluir
    3. É difícil pra mim sem ver o produto, mas com informações corretas a gente acerta na maioria das vezes, não precisava de muitas ferramentas não, a polia sai com uma chave 13, se não tiver com alicate iria tirar, o cames apenas com uma chave de fenda pra soltar as travas, ele é encaixado, mas que bom que deu tudo certo.
      Quanto a não estar conseguindo responder, é que o BLOG volta e meia trava tudo, e eu não tenho como responder os comentários, então bloqueio, para as pessoas não ficarem com perguntas sem respostas, abraço pra você

      Excluir
  9. Comprei minha brastemp BWU11AB no dia 22 de junho adorei no inicio mas no dia 12 de julho exatos 20 dias de comprada ela quebrou. Ela começou a sacodir desesperadamente e se debater pra la e pra cá com o cesto interno batendo nas laterais ai começou a fszer um barulho muito alto como de uma engrenagem quebrada patinando junto com um barulho de freada de carro. Foi agendado para ontem a visita do tec da brastemp que nao apareceu nem deu satisfação. Minha cruel pergunta minha maquina nova muito cara sera trocada ou concertada. Pois nao acho correto pagar tao caro e ter uma maquina concertada se fosse assim compraria uma seminova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua lavadora vai ser concertada, pois ela não está toda com problema, apenas um componente com defeito vai ser trocado e ela volta ao normal, te pergunto, a tampa quebrou? claro que não não, então pra que trocar, o motor queimou? não então pra que trocar, a máquina não é uma coisa, é um conjunto de peças, e 99% delas está perfeito, apenas um componente está danificado e tem que ser trocado, a não ser que o caso seja tão grave que o técnico ache que seu produto não tenha mais condições de uso, mas no geral a garantia serve para corrigir problemas, imagine você a Brastemp não fabrica lavadoras, ela monta, cada peça vem de um fabricante, por isso um produto é um conjunto de peças montadas, troca-se a danificada e pronto, imagina você se toda vez que um carro der um problema na garantia as pessoas quiserem um novo, como os carros, as lavadoras seguem o mesmo principio.

      Excluir
  10. Ola, tenho uma lavadora Eletrolux LTS12 e do nada não esta mais saindo a agua dela, ela bate a roupa mas a agua nao solta mesmo eu abaixando a mangueira de saida de agua.

    Pelo que li pode ser a eletrobomba certo? mas pq a agua nao sai nem eu abaixando a mangueira? e vc saberia me dizer quanto um tecnico costuma cobrar para trocar essa peça?
    Pois a assistencia da elotrolux eles nao me dizem uma media de preço so que cobram se eu nao aprovar o conserto, fica complicado, pois dai chega aqui o cara fala que vica 500,00 para consertar e nao vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karin, tem modelos de Electrolux que tem um desviador de água, se a sua tiver um filtro que retem fiapos pode ser que ela tenha esse desviador e ele pode ter quebrado o braço que faz a água ao inves de ir para o filtro ir para bomba de drenagem, por isso que voce baixa a mangueira e a água não sai, vou deixar uma postagem que explica bem isso, voce vai ver, mas antes retire a mangueira de saida, desconete a mangueira da eletrobomba e veja se não tem sujeira ou alguma peça de roupa pequena dentro da bomba ou dentro da mangueira de saida, pode ser apenas isso que esteja obstruindo a saida da água, em muitos casos nem precisa trocar a peça, apenas limpar a sujeira e pronto, leia a postagem que te falei

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-electrolux-lq11-nao-solta-agua.html

      Excluir
  11. Sr. Celso muito obrigada, realmente minha maquita tem esse desviador mas nao estava quebrado, era a eletrobomba mesmo, como meu marido é mecanico, ele abriu a eletrobomba e a limpou por dentro e voltou a funcionar, nao havia sujeira do tipo moedas, clips, mas muita sujeira de sabão e amaciante acumulada, e a bomba voltou a funcionar perfeitamente, sem eu gastar 1,00, rsrsrs
    Muito obrigada pela ajuda e parabens pelo blog ajuda muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Karin, e de um abração no esposo que teve disposição pra por a mão na massa, cada um faz um pouquinho e tudo acaba dando certo, felicidades querida

      Excluir
  12. olá boa tarde Celso!
    Tenho uma maquina de lavar Eletrolux LF75 minha eletrobomba queimou e fiz a troca após algumas lavagens ela voltou a queimar , tem algum outro motivo que poça esta queimando a eletrobomba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troque novamente a eletrobomba, veja se não tem algum objeto entre o tanque e a eletrobomba, pode ser que ele o objeto esteja travando a helice da bomba

      Excluir
    2. Obrigado Celso por ter respondido , mas troquei a bomba e não deu certo. meu marido acha que a bomba não deve esta recebendo a informação da placa , ele testou a bomba e esta funcionando .

      Excluir
    3. Anie, então peça a ele para colocar a maquina na função centrifugar, e ver se tem energia nos dois fios que levam corrente para a eltrobomba, caso não tenha energia chegando podem ser dois motivos, placa eletronica ou fio quebrado em algum ponto, antes de trocar a placa, peça para ele dar uma olhada na fiação, pode ser curto em algum local, se for mesmo isso, basta emendar e isolar o fio partido ok

      Excluir
  13. Olá Celso, meu nome é Viviane minha máquina é uma Electrolux LM 6 Turbo Limpeza, ela não está completando o último estágio o G. É como se o botão adiar centrifugação estivesse acionado. Para poder esvaziar a máquina tenho voltado para o estágio anterior onde ela esvazia e faz um pouco de centrifugação. Qual pode ser o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, o problema pode ser o timer, que está atrás do botão que faz a seleção de programas, porque se fosse outro componente como a eletrobomba ela não funcionaria em está nenhum, se ela funciona em outro local, quer dizer que não tem problemas com ela, eu no seu caso chamaria um técnico para ter certeza vendo pessoalmente a lavadora, já que dificilmente se troca timer dessas lavadoras, pode ser também defeito na placa eletronica, e isso só poderá ser constatado vendo seu produto pessoalmente, eu sem ver arriscaria que é o timer, mas como disse, pode também ser a placa, veja se ela não tem um botão onde está escrito adiar centrifugação, se tiver acionado esse botão, pode ser apenas esse o problema, caso ela tenha essa função

      Excluir
    2. Obrigada pelo seu retorno e parabéns pelo seu trabalho.

      Excluir
  14. Vera Regina
    Boa tarde
    No modelo Brastemp BWG11AB quando o amaciante desce ? Na minha máquina ele está descendo logo qua a máquina começa a encher.É normal isso ? A máquina tem 12 dias de uso e ainda não a conheço bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amaciante só desce no ultimo enxágue, o que pode ter feito é ter colocado amaciante acima do nivel indicado dentro do dispenser, se colocar acima do máximo ele vai descer fora de hora. coloque antes do nivel máximo indicado

      Excluir
    2. Será que voce não colocou no lugar do alvejante? se colocar vai descer junto com o sabão

      Excluir
  15. Celso, preciso de sua ajuda, tenho uma maquina de lavar roupa da Eletrolux 7kg, e ela está vazando água com óleo... aparentemente dá para ver que o óleo se espalha pela lateral da maquina e cai no chão, porem é no centro da maquina que está concentrado a maior parte do óleo. O que é, e o que devo fazer????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, se fosse somente o óleo seria tolerável, essas lavadoras vazam um pouco de óleo mesmo, mas como está vazando água também, tem que chamar um técnico mesmo, esse serviço é complicado, chama-se fazer a mecanica, e somente um técnico vai poder reparar, não só pela dificuldade, mas pelas ferramentas necessárias

      Excluir
  16. Olá Celso, tenho uma Eletrolux turbo economia 6kg, na hora de centrifugar ela faz um barulho muito alto como se tivesse roncando, um som metálico. Só que ultimamente as roupas têm saído muito molhadas. o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela esteja vazando água pelo centro, o barulho é dos rolamentos, e a dificuldade pra girar, pode ser que que pelo vazamento, a correia esteja molhando e assim ela desliza, patina e perde força, essa é a suposição mais lógica paro o defeito aí, mas peça a um técnico pra dar uma olhada e fazer um diagnóstico mais preciso pra voce

      Excluir
    2. obrigado Celso, vou procurar um técnico.

      Excluir
    3. Outra coisa, vc tem noção de valor desse serviço?

      Excluir
    4. Vai variar entre, 180,00 até 400,00 dependendo do desgaste e de quais peças tem que ser trocadas ok

      Excluir
  17. Boa noite Celso,tenho uma lavadora da electrolux lts12 que ela não quer ligar o painel, vc tira o cabo dela da tomada e liga novamente ela apita mas não liga, depois de muita insistência ela liga porém não permite que vc faça o ajuste de regulagem de água daí vc também só consegue desliga-la se o cabo for novamente retirado da tomada,sem contar que ela para de funcionar no meio de processo de lavagem.Será que vc pode me ajudar a resolver esse problema por favor?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, pare ser um problema de placa de interface, porque ela tem duas placas, uma onde voce faz a programação, e outra que fica dentro da lavadora.
      Mas eu não vou pedir pra voce comprar essa peça, já que assim a distancia fica impossível te assegurar que é realmente isso, então, meu conselho é que chame um técnico para que ele avalie e te de um diagnostico exato, se for o caso chame dois técnicos, assim voce compara o orçamento e os valores, e se tiver duvida quanto aos orçamentos, eu tento te ajudar ok

      Excluir
  18. Olá Celso. Tenho uma Brastemp. Não sei o modelo em especifico. É uma lavadora 7KG. E ele deu o seguinte problema: Durante uma lavagem, ela começou a piscar os leds e apitar. Ela apitava 5 vezes. Pensei, foi a eletrobomba. Dito e feito era ela. Mas mesmo eu trocando ela, a maquina continua com o mesmo erro. Apita 5 vezes e pisca o nivel de água alto (ou baixo, agora não me lembro qual dos dois.). Só que agora quando ligo ela na tomada, a eletrobomba já liga sozinha. Nem preciso apertar o ligar da maquina, basta ligar na tomada. Já fiz um reparo nela uma vez com o atuador da tampa, onde liguei os quatro fios juntos. Pode me ajudar? Abração
    OBS: o modelo dela e parecido com o BWQ24A só que sem aquecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #lavadoraligandoaeletrobombasozinha

      Sim sua eletrobomba queimou, e vai queimar quantas voce colocar, pois o defeito está na placa que manda corrente para e peça, mesmo que voce não programe, então tem que trocar a placa eletronica para resolver o problema ok

      Excluir
    2. Obrigado Celso. Era a placa mesmo. Comprei uma paralela da CP eletrônicos. Ficou 100%.

      Excluir
    3. Que bom, para os modelos brastemp, quase todos recomendo as placas da cp, claro que não se compararm com as originais, mas tem boa qualidade e funcionam certinho, abraço e felicidades

      Excluir
  19. Boa noite, tenho uma lavadora LVGE 1535 eletrolux com o seguinte defeito, enche e na sequencia esvazia, sem continuar o ciclo programado pra executar. se puder ajudar, ja agradeço por compartilhar tanta informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não conheço esse modelo, verifique o modelo corretamente, pois a electrolux não usa essa nomenclatura ali que voce colocou não, o modelo fica em uma etiqueta atrás do produto, ou na tampa, exemplo: LM08 - LF10- LTE09- LM06 - ETC...

      Excluir
  20. Olá Celso,
    Tenho uma lavadora Eletrolux 10 kg (acho), agora ela apresentando um defeito que é o seguinte: Quanto a ligamos ela começa encher e quando para encher começa a tentar bater, mas é como se o freio ativasse e ela para, tenta de novo e freia, fazendo um estalo forte, e fica assim e depois de muito tempo e consegue bater e enta funciona normalmente. E durante todo este tempo o temporizador funciona normalmente, pelo menos se escuta o tica-tac do relógio. O que pode ser? Já procurei a descrição deste defeito e não achei na web.
    Obrigado

    Maurício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, sem modelo fica mais complicado, já que dependo de detalhes e descrição para imaginar o produto e o defeito.
      Mas no seu caso parece ser problema mecanico, pode ser atuador travado, ou travando, de uma olhada no atuador de freio.

      Excluir
  21. Olá Celso, boa noite.
    Sou o terceiro técnico que está apanhando de uma Electrolux LTS12 aqui em Anápolis (GO), com um defeito muito estranho. Se você tira ela da tomada e deixa um tempo desligada ela, após ligada, funciona normalmente. Entretanto, quando termina o ciclo e desliga automaticamente, se tento ligá-la novamente ela apita quatro vezes e desliga, tendo que ser retirada da tomada novamente, sendo que esse subterfúgio às vezes demora a funcionar. Já trocamos placa, chicote superior, botão seletor de funções, eletrobomba, atuador de freio, interruptor da tampa móvel e conferi a amperagem do motor. Dentro do seu conhecimento, o que você entende que possa ser o fator causador desse defeito tão estranho. Desde já agradeço. Deus lhe pague.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo, eu sempre falo dessa lavadora aqui, ela tem as mesmas peças da LTR10, e as vezes apresenta problemas sem solução mesmo, eu deixei de consertar essa lavadora, eu e meus amigos técnicos.
      A unica peça que falta é a chave seletora da direita, não a CSI que é a chave seletora iluminada, acho que deveria trocar ela pra ver se vai funcionar, se bem que a caracteristica desse problema aí que voce citou é a placa eletronica, mas já vi isso acontecer por problemas de capacitor do motor, então faça o seguinte , primeiramente troque o capacitor do motor, e depois observe, pode ser somente ele, depois as opções vão ser a chave seletora e em ultimo caso a placa nova pode estar com defeito, para electrolux tem que ser placas originais , senão não funciona corretamente ok, abraço e boa sorte

      Excluir
  22. ola não sei se postou ai meu comentario
    bom eu sou o marco eu tenho uma electrolux lmo8 turbo limpeza de 8kg , ela não enche , e minha esposa enche com uma mangueira , ela cheia conseguimos esvasiar automaticamente, ela sentrifuga e não bate a roupa , poderia me dar uma orientação desde ja agradeço pela atenção e esta de parabems com seu sit , muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, pode ser a valvula de entrada de água, ele deve ter queimado, dessa forma não entra água, então abra a tampa e vai ver a valvula, pode testar ela, ligando diretamente na tomada, se não energizar, troque e pronto, é uma peça barata, mas teste antes, abraço Marco

      Excluir
  23. olá tenho uma electrolux 15 k turbo...já tem mais de 2 anos e essa semana ela parou de esvaziar quando vai enxaguar ou centrifugar...ai tirei a agúa com um balde e deitei no chao como vc falou tirei a eletrobomba e estava com areia...dei uma limpada e coloquei novamente testei e saiu a aguá as depois fui fazer de novo o procedimento e parou de novo...oq pode ser? andrea sapucaia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a areia que estava lá, travou a hélice da eletrobomba, então ela deixou de funcionar, o meu conselho é que troque a eletrobomba de drenagem

      Excluir
  24. ok obrigada pelo retorno,encontro onde esta peça?sabe a faixa de valor? obrigada

    andrea sapucaia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, encontra na rede autorizada electrolux, na faixa de 35,00

      Excluir
  25. Boa Tarde Celso.
    Primeiramente parabéns pelo blog, ele já me ajudou muito!
    Celso, tenho uma eletrolux lte09 e ultimamente ela vem apresentando uns ruídos bem estranhos no momento em que ela está girando o agitador. Quando ela gira o agitador para a esquerda ela faz um barulho como se tivesse algo meio frouxo. Esse barulho parece vir do fundo na parte frontal da lavadora. Lembrando que quando ela gira para o lado direito o barulho não aparece.
    O Segundo problema é relativo a drenagem. Quando ela vai soltar a água, seja para centrifugar ou enxaguar, ela faz um pequeno estalo antes. Não me recordo muito bem, mas o estalo e o barulho ao girar apareceram na mesma época.

    Outra dúvida é referente a válvula dupla de saída de água. Retirei a minha válvula e levei numa loja de peças para comprar uma igual, porém o vendedor só tinha uma outra válvula similar a minha. A única diferença era a posição daqueles conectores de metal, na minha ficam 2 conectores do lado direito e 2 do lado esquerdo da válvula. Na do vendedor os 4 conectores ficam na parte traseira da válvula. Segundo o vendedor isso não faz diferença, pois a válvula é de duas vias da eletrolux. Fiquei com receio e não comprei, gostaria de saber se a válvula dele pode funcionar na minha máquina sem problemas.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Tiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O barulho tem que ver na parte mecanica dela Tiago, com a lavadora vazia, tente movimentar o cesto, veja se ele não está meio solto, se tiver, pode ser que a base inferior da lavadora que é fixada ao tanque possa estar com os parafusos folgados.
      Quanto a valvula, pode sim usar uma da LM06, não tem problema a posição dos terminais, apenas certifique-se de que é uma valvula original, se colocar uma valvula paralela da marca Emicol eu não recomendo, nessa marca, para electrolux, essa Emicol tem pouca vazão de água, eu não uso e nem recomendo, para Brastemp pode usar Emicol se for o caso.

      Excluir
    2. Celso, o cesto parece estar ok, porém movimentei o agitador com a mão e percebi q o barulho vem da base dele. Vc tem alguma dica do que pode ser?
      E quanto ao problema no estalo que a máquina faz antes de soltar a água, será que é problema na eletrobomba?

      Excluir
    3. O estalo antes de soltar é normal, mas o problema de não agitar pode ser apenas o agitador quebrado, sem dentes para fixar no eixo, vou deixar um link que vai te ajudar, é do meu canal no youtube.

      https://www.youtube.com/watch?v=AcXdKvoMyHE

      Excluir
  26. Ola!! tenho uma lavadora eletrolux 12 kg, qdo completou um ano ela deu problema no painel, foi trocada a alguns meses, ela vem agora apresentando um problema que o tecnico nao consegue descobrir, sera q pode ser do painel q foi trocado? O problema é o seguinte: ela faz o procedimento normal, ms quando chega no enxague ela enche e depois nao vai ms para frente, acende o botao de aproveitar agua e para, fica assim sem completar as outras tarefas.. eu tenho q desliga-la e ao religa-la ja começo na centrifuga, pois se colocar no enxague ele vai querer encher de novo o tanque sendo q ainda esta com agua. O que podera ser? esse problema nao ocorre toda vez q a ligo para trabalhar, tenho q ter a sorte dela chegar a concretizar toda a tarefa designada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, parece ser sim problema na placa da lavadora, mas teria que ver para ter certeza, nesse caso complicado pra mim tentar identificar o defeito, acho que voce deveria, chamar mais um ou dois técnicos, para comparar os diagnósticos do defeito do produto, assim não vai ter duvidas, qualquer coisa estou por aqui, mas de imediato é a unica coisa que posso fazer, te pedir para pedir dois orçamentos.

      Excluir
  27. Celso, estou com uma Brastemp Clean que seguindo a rotina de funcionamento: enche - agita - molho - agita - drena e no final da drenagem a bomba pára e nada mais acontece. Já eliminei as seguintes possibilidades: Placa Controladora, fio quebrado no motor, pressostato e bomba de drenagem que, apesar de conter no seu interior aquelas coisas como grampo e moeda está ok. Pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roque, voce disse que a bomba drena e no final da drenagem para, se para sem jogar toda a água fora ela não vai centrifugar, justamente porque o pressostato não permite que centrifugue com água dentro.
      Então pode ser que a eletrobomba esteja superaquecendo e não consiga jogar toda água fora, se for isso, quando ela parar, desligue da tomada, espere uma hora para esfriar a eletrobomba e religue na tomada, ela tem que continuar de onde parou, mas se não continuar, pode ser o timer que esteja com alguma engrenagem interna quebrada nesse ponto, e quando chega no ponto ela para total. então a minha dica é, teste a eletrobomba, se não for tem grande possibilidades de ser o timer ok, abração

      Excluir
  28. Respostas
    1. Roque, voce disse que a bomba drena e no final da drenagem para, se para sem jogar toda a água fora ela não vai centrifugar, justamente porque o pressostato não permite que centrifugue com água dentro.
      Então pode ser que a eletrobomba esteja superaquecendo e não consiga jogar toda água fora, se for isso, quando ela parar, desligue da tomada, espere uma hora para esfriar a eletrobomba e religue na tomada, ela tem que continuar de onde parou, mas se não continuar, pode ser o timer que esteja com alguma engrenagem interna quebrada nesse ponto, e quando chega no ponto ela para total. então a minha dica é, teste a eletrobomba, se não for tem grande possibilidades de ser o timer ok, abração

      Excluir
  29. Boa noite,
    Minha máquina é ELECTROLUX LTE09, a máquina esta vazia sem água e quando eu a coloco na tomada na mesma hora a eletrobomba arma, não consegue encher, a água entra e ela começa joga fora, a bomba nunca desarma, só quando tiro da tomada, mesmo sem ligar no botão só colocando na tomada ela fica com a bomba ligada fazendo aquele barulho para puxar água.
    Obs.: a bomba é nova.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, o defeito é na placa eletronica e tem que ser trocada para corrigir o problema, amanhã vou trocar a placa de uma LTC10, que ao ligar na tomada, entra água mesmo sem programar, é uma maquina e um defeito diferentes da sua, mas a placa faz isso mesmo, energiza componentes diferentes em diferentes casos, só pelo fato de ligar na tomada. Abraço

      Excluir
    2. Boa noite Celso, Já troquei a placa e a máquina está funcionando como nova.
      Muito obrigado.
      Feliz Natal e um Ano novo cheio de realizações!

      Excluir
    3. Ah que bom, enfim notícia boa, felicidades pra você também querida, e parabéns pela sua iniciativa, eu ajudei sim, mas você buscou informação, e boa informação sempre trás bons resultados, nem sempre consigo ajudar todo mundo, a distância é muito difícil, mas seu caso estava fácil, abração

      Excluir
  30. Olá, bom dia! Obrigada pelas dicas. Tenho uma Brastemp ative bw9 e há uns 2 meses começou a ter problemas pra jogar a àgua fora, conforme ví nas suas dicas e vídeos, retirei e limpei a eletrobomba (tinha fiapos de tapete) e ela voltou a jogar a àgua, no entanto, vez ou outra ela travava. Na semana passada a maquina começou a embolar a roupa na hora de centrifugar e fez um barulho bem alto como se tivesse alguma coisa enroscada, desliguei a máquina e retirei a roupa q ainda estava bem molhada. Desde então a máquina não jogou mais água fora, então comprei uma eletrobomba nova, troquei e mesmo assim, não jogou a àgua fora, desci a mangueira, retirei toda a agua e coloquei no modo centrífuga e aí ela só gira o agitador e vai embolando a roupa. O q poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, suponho que ela esteja girando apenas o agitador , quando deveria girar o cesto na hora de centrifugar, e nesse caso, o atuador não está sendo energizado, então vou me basear nas suas informações para imaginar o que pode estar ocorrendo.
      Como trocou a eletrobomba e nada, e o atuador funciona simultaneamente com a eletrobomba, eu presumo, que tem fio quebrado, veja que os fios ligados na eletrobomba são pares de fios, dois fios em um terminal, dali eles seguem para o atuador, então, retire os fios da eletrobomba, pegue nos dois fios do mesmo terminal, cada um em uma mão e puxe, com meia força, se ele se romper, vai estar quebrado e preso apenas pela capa do fio, se for isso, retire fora o terminal, desencape a ponta dos dois fios, una as duas em uma só, arranje outro terminal, e una esse outro terminal aos dois fios, e então ligue a eletrobomba, faça isso com os dois terminais, caso não resolva, volte aqui e me diga, mas estou torcendo para você nem voltar, abraço Renata.

      Excluir
  31. oi! Boa tarde, gostaria de te perguntar qual poderia ser o problema da minha maré super 10kg. Ela faz quase todos os ciclo, mais na hora de centrifugar ela fica parada como se quisesse funcionar, rodar, enfim não faz e a roupa fica encharcada. o que pode ser? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode ser o capacitor do motor, ou também placa eletronica, pode ser fio quebrado no motor, enfim, nesse caso, seria bom um técnico dar uma olhada pessoalmente, pois são muitas as possibilidades.

      Excluir
  32. oi , boa noite, gostaria que me ajudasse: minha maré super 10Kg , faz quase todos os ciclos, mais na hora de centrifugar ela fica para e a roupa sai toda molhada. Oque pode ser? muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode ser o capacitor do motor, ou também placa eletronica, pode ser fio quebrado no motor, enfim, nesse caso, seria bom um técnico dar uma olhada pessoalmente, pois são muitas as possibilidades.

      Excluir
  33. Prezado, muito util e explicativo seu blog, parabéns.Necessito de uma luz, tenho uma Brastemp Mondial bll22 MAC, o timer estava maluco, adquiri um novo e coloquei, na primeira lavagem funcionou perfeito, já na segunda notei um barulho no timer e não rodava, é um pequeno motor que funciona direto nos ciclos de lavagem , certo ? abri e fiquei observando ele tremia ,fazia ruídos e não girava, para fazer o ciclo tinha que rodar c/ a mão.Troquei na garantia e coloquei o novo, aconteceu a mesma coisa, funciona 1 ou 2 vezes perfeito e sem mais para, na ultima lavagem funcionou os 30 minutos de repouso , começou a bater e não parou mais, com o painel aberto notei q o motor não girava.
    Pode ser outro timer c/ defeito? ou algum outro componente que esta ocasionando o não funcionamento.
    É comum este defeito ?, Grato, abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu tive o mesmo problema essa semana, e ainda não resolvi, o que ocorre, é que não é a primeira vez que isso acontece com timer para mondial e clean, o defeito é sim na peça, onde comprei, o vendedor disse que dos quinze que vendeu, 14 voltaram com defeito, então o defeito é numa série de produção da peça, vergonhoso porque comprei na autorizada, o código do timer que usei foi o 000330087, se for 110 volts é o 0003300086.
      e não é a primeira vez que isso aconteceu com esse peça, a alguns anos atrás tivemos o mesmo problema, o que tem que fazer é esperar chegar uma remessa nova e trocar, ou pedir devolução do seu dinheiro.

      Excluir
    2. Celso, boa noite, obrigado pela resposta, cheguei até a pensar na placa eletrônica, achei muito estranho o mesmo defeito nas 2 peças novas, com sua experiencia confirmando o eventual problema de fabricação voltarei na loja e trocarei novamente , vou tentar até funcionar, não temos muita saída.
      Agradeço novamente, feliz ano de 2014 com bastante saúde e realizações.

      Excluir
    3. Paulo, não estou afirmando que esse seja o problema do seu timer aí, mas que tem acontecido por aqui, e aconteceu comigo essa semana, por isso a maior probabilidade é que seja isso também, converse com o vendedor, veja o que ele vai dizer, abração amigo.

      Excluir
  34. Olá Celso.
    Primeiramente parabéns pelo teu blog e tua ajuda às pessoas.
    Tenho uma máquina Electrolux LB12Q já ha 2 anos e funciona perfeitamente.
    Essa semana deu problema na eletrobomba, e procedi à desmontagem, limpeza e lubrificação e novamente está perfeita.
    Mas uma coisa que tem acontecido há algum tempo é com relação ao nível automático de água. Nessa posição entra muito pouca água. Já nas outras posições (baixo, médio, alto etc) ela obedece certinho.
    Tenho bastante conhecimento de eletrônica e eletrodomésticos, apesar de não atuar nesse segmento, mas não fui capaz de encontrar nenhuma dica de como é que a máquina faz para reconhecer o nível quando selecionado o automático.
    O que devo observar/substituir?
    O que eu olhei quando manuteni a eletrobomba foi um cano de silicone rosa/vermelho que vai do tanque até uma plava no painel.
    Agradeço a atenção e desejo um Feliz Natal e próspero Ano Novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,
      Essa questão do nível automático, tem sido reclamado também na Brastemp touch, acontece que a placa calcula, peso da roupa e então baseado nisso, estipula um tempo de enchimento, e como a velocidade de entrada de água varia de uma casa para outra, isso acaba comprometendo muito essa função automática de entrada de água, não é defeito que possa ser corrigido, talvez seja um item que os fabricantes nem devessem tentar implantar em lavadoras, e tenho certeza que nos próximos modelos serão eliminados, pois é um detalhe que não faz diferença, e acabou sendo um inconveniente inútil, pois não acresce nada, se as lavadoras tem até quatro níveis de água, esse questão de nível automático é uma besteira desnecessária, então posso te dar apenas um conselho, se quiser acatar, tudo bem, meu conselho é:
      Não use o automático, programe o nível conforme a quantidade de roupas e pronto.

      Excluir
    2. Perfeitamente Celso.
      É oque viemos fazendo desde então.
      Mas após tua explicação de como funciona, faz sentido. Tenho observado uma diminuição da vazão de água no tanque, (creio que o síndico deu uma "fechada" no registro geral a fim de economizar água) e foi mais ou menos na mesma época que o nível de água no automático começou a ficar aquém do necessário.
      Muito obrigado novamente, e continue nessa empreitada.

      Excluir
    3. Por nada querido, isso faz sim diferença, poque a placa vai calcular um tempo de entrada de água, e a pressão vai influenciar muito nessa questão, abração.

      Excluir
  35. Boa tarde, Celso.
    Você sempre ajudando, né? Parabéns!
    Bom, Já precisei de sua ajuda e seguindo sua instrução, resolvi o problema na minha eletrolux lte 09. Agora Celso, a danada vazou óleo por baixo e pergunto: O que houve? O que fazer? Tem conserto? Gostaria que me ajudasse, mais uma vez, o que agradeço antecipadamente.
    Ivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vazamento de óleo, é de dentro da caixa de engrenagem, é comum em Electrolux vazar um pouco de óleo, tanque que deixa o protetor do motor encharcado, mas não se preocupe, mesmo vazando óleo, ainda tem óleo dentro da caixa de engrenagem, pode usar assim mesmo, se for mexer na mecanica por conta de óleo vai gastar muito, tem que desmontar toda a lavadora, não é conveniente, deixe para mexer na mecanica quando for um problema grave e que afete no funcionamento ok, use como está, e não se preocupe.

      Excluir
    2. Como a quantidade de óleo que vazou, não foi pouca, fiquei preocupado. Mas seguindo sua instrução, vou voltar a usá-la, pois vem de um perito no assunto. Desejo a você e sua família, um final de ano muito feliz. Que 2014, seja melhor ainda, com MUITAS BÊNÇÃOS DE DEUS.
      Obrigado,
      Ivo

      Excluir
    3. Fique tranquilo, vamos supor que troque a caixa de engrenagem hoje por conta disso, se trocar daqui um ano, não vai fazer diferença no valor, então use, sem preocupação, e que Deus esteja sempre com todos da sua casa, felicidades.

      Excluir
  36. Boa noite ..me da uma luz por favor. tenho uma eletrolux LTS12 e quando ligo ela ela funciona até o passo agitação,depois começa a estralar a chave seletora, a tensão e fica oscilando e quando passa de 26v começa a estralar será que é a placa fonte. o que pode ser já troquei a chave e continua estralando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, não vou opinar nesse modelo, ela tem apresentado muitos defeitos, tem duas chaves seletoras, eu e alguns amigos, já chegamos a pegar lavadoras dessa, e trocar tudo, duas chaves e a placa e mesmo assim a lavadora funcionava apenas alguns dias, depois voltava o defeito, por isso, quando pego dessas em meus clientes, nem atendo mais, nem eu nem muitos amigos, excluimos esse modelo, ela tem um fiação muito fina, que perde contato com os componentes, então melhor chamar a autorizada para olharem pra você, eles fizeram, eles tem que solucionar problemas.

      Excluir
  37. Celso, boa tarde! Preciso de uma ajuda/orientação sua, tenho duas maquinas em minha casa, sendo uma ELETROLUX MODELO LE08A 8KG e uma outra GE 15KG 3 BOTÕES onde devido as chuvas, picos de luz e falta de energia do dia 11/12 ambas deram problemas e não estão funcionando, acredito eu que deve ter sido devido aos picos de luz,chamei um técnico e ele me falou que ambas não tem reparos, o melhor e comprar outras pois foi danos elétricos e não compensa consertar mas não me relatou o que teria que consertar o em casa maquia. Você com sua experiência saberia me esclarecer o que picos de energia poderia queimar nas maquinas ??Queria ouvir outra opniao e saber se o laudo dele sta certo...

    Aguardo seu retorno e conto com sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, respondi você no google+
      veja lá que respondi você bem mais cedo, como disse, chame mais dois técnicos, ou duas empresas, porque esse que esteve aí, está totalmente fora de cogitação, também veja o detalhe da tomada que eu citei pra você lá na resposta ok, abraço e boa sorte querida.

      Excluir
  38. Celso, boa tarde! Preciso de uma ajuda/orientação sua, tenho duas maquinas em minha casa, sendo uma ELETROLUX MODELO LE08A 8KG e uma outra GE 15KG 3 BOTÕES onde devido as chuvas, picos de luz e falta de energia do dia 11/12 ambas deram problemas e não estão funcionando, acredito eu que deve ter sido devido aos picos de luz,chamei um técnico e ele me falou que ambas não tem reparos, o melhor e comprar outras pois foi danos elétricos e não compensa consertar mas não me relatou o que teria que consertar o em casa maquia. Você com sua experiência saberia me esclarecer o que picos de energia poderia queimar nas maquinas ??Queria ouvir outra opniao e saber se o laudo dele sta certo...

    Aguardo seu retorno e conto com sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, respondi você no google+
      veja lá que respondi você bem mais cedo, como disse, chame mais dois técnicos, ou duas empresas, porque esse que esteve aí, está totalmente fora de cogitação, também veja o detalhe da tomada que eu citei pra você lá na resposta ok, abraço e boa sorte querida.

      Excluir
  39. Oi Celso, boa tarde. Preciso trocar minha Máquina de Lavar Roupas Automática Brastemp, já que o técnico disse que está ficando muito cara a manutenção, tendo em vista o tempo de uso dela. Confesso que, com tantas reclamações que tenho lido sobre máquinas de lavar roupas, não sei qual comprar. Preciso de uma que tenha bom desempenho, que lave edredons, colchas de casal, enfim, que tenha motor forte, que não quebre tanto e que não seja barulhenta.Você poderia, por favor, orientar-me ? Obrigada. DIVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diva, eu recomendo hoje dois modelos da Brastemp
      BWL11A
      BWB11A

      Mas saiba que não exista lavadoras imunes a defeitos, porém se usar de forma correta, ela vai durar no mínimo 20 anos
      Então dois conselhos para sua lavadora durar muito

      1. toda vez que terminar de usar, tire da tomada, assim vai proteger as placas, pois mesmo não estando em uso, o fato de estar na tomada, deixa as placas energizadas e sujeiras a queima

      2. Nunca faça lavagens em sequência, sempre entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos uma hora, assim não vai sobrecarregar nem a parte eletrônica e nem a parte mecânica da sua lavadora ok.

      Excluir
  40. ola ganhei uma eletrolux lts12
    ela não esta enxaguando, o restante do processo ela parece fazer normalmente, o que sera que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não entra água para o enxágue, pode ser que tenha queimado uma das vias da valvula que entra água, ela tem apenas uma valvula, mas com duas vias, uma para lavar, outra para enxaguar, se queimar a via do enxágue, ela não etra água e portanto não enxágua, portanto, acho que é valvula, ela é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água.

      Excluir
  41. Boa tarde Celso, parabens pelo blog muito legal seu trabalho, divide numa boa seus conhecimentos. Parabens de verdade.
    Olhando seus vidéos consegui abrir minha Eletrolux LTS 12, quando fui lavar o tambor furadinho vejo que fica agua acumulada na parte superior e nao sai de forma alguma. Como poderei tirar essa peca pra liberar essa agua suja?.muito obrigada desde ja. Erika Scholler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu ri aqui, mas me desculpe, é porque achei engraçado, não é culpa sua, você com certeza não tem que saber disso, mas isso acontece sempre.
      A água fica dentro do anel superior dentro do tanque, ela não pode sair jamais, ela tem que estar ali, para fazer um contrapeso, para que quando a lavadora for centrifugar ela ganhe estabilidade com o peso, não pode tirar a água de forma alguma, e ela não está suja de forma nenhuma, pois fica dentro do anel que é isolado, o anel chama-se anel HIDROCOMPENSADOR, justamente para compensar o peso da parte inferior do cesto e dar estabilidade a peça, não se preocupe porque é assim mesmo, tá bem.

      Excluir
  42. Oi Celso, boa tarde!
    Gostaria de uma sugestão. Vou comprar uma Brastemp 11 kg, mas estou em dúvida entre os modelos bwl11a e bwl11ab. Qual a diferença entre elas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma, aliás a diferença é entre BWL11A e BWB11A, mas a programação é a mesma, o que muda é apenas o disign do painel de controles, a BWB é mais nova, compre ela.

      Excluir
  43. Bom dia Celso, minha Electrolux LCT10 faz barulho quando drena a água, já vi a eletrobomba e não tem nenhum vestígio de algum elemento pegando na ventoinha, pode ser desgaste dela mesmo?
    È difícil trocar ela?
    Abs, Claudinei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela ainda está funcionando,deixe como está Claudinei, mas se tiver que trocar, vou deixar um vídeo que pode te ajudar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=XivX4Uz_4Ps

      Excluir
  44. Olá Celso - Tenho uma lavadora Brastemp 6 Kg Clean, ela faz todo o processo, só que tenho que enchê-la utilizando o balde, ela só enche sozinha no 2º enxágue - Qual será a causa deste problema? Obrigado e parabéns pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, parece que queimou uma das vias da valvula de entrada de água, tire a valvula e teste, ligando todas as bobinas, uma por uma na tomada, se uma delas não responder, troque a valvula de tres vias, como nesse vídeo abaixo ok

      https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

      Excluir
  45. Celso, boa noite!
    Tenho uma máquina Electrolux LB12Q e a mesma parou de funcionar, não acontece nada ao conectar na energia, nem soa o bip. Ja testei a alimentação nas 3 placas de interface e em todos terminais nas partes de baixo e todos tem alimentação, ja saquei a bomba de drenagem e esta ok, tem alguma dica? Desde ja grato Elio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um defeito de placa de potência, mas sua lavadora é muito nova, já saiu da garantia, se ainda não saiu, não pode mexer, tem que chamar a rede autorizada.

      Excluir
  46. Celso tenho uma eletrolux de 12kg modelo lt12f primeiro gostaria de saber o que você acha dessa maquina ? e segundo estou com um pequeno problema com ela quando ela está enchendo pra começar a lavagem o amaciante cai junto com o sabão o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma excelente lavadora, do tempo em que as lavadoras Electrolux batiam de frente com Brastemp, hoje considero a marca em declínio.
      Se você colocar amaciante em excesso, ou seja dentro do compartimento onde é posto o amaciante tem uma marca, um limite ate onde pode ser posto o amaciante, se colocar além, ele vai sair antes da hora mesmo.

      Excluir
  47. Boa Tarde Celso, a minha maquina é eletrolux ltc 10 kilos, lava normal, mais ñ joga a água fora e nem centrifuga, pelo que li no seu blog, deve ser a eletrobomba, minha duvida onde comprar essa peça, muito obrigada, adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre uma Eletrobomba comum, no caso de uma Brastemp mondial que é mais comum, retire o corpo dela, e use apenas a parte elétrica que é igual para qualquer modelo dessas lavadoras, vou deixar um video para que você entenda melhor ok

      https://www.youtube.com/watch?v=Ncxf9oLnFFM

      Excluir
  48. Bom dia!

    Minha máquina de lavar é LTS12 e ela liga faz um barulho como se estivesse querendo puxar a água mas não vem água. O que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha queimado a valvula de entrada de água, mas antes de trocar, teste, ligando cada uma das bobinas na tomada para ver se libera passagem de água
      veja esse video de troca de valvula

      https://www.youtube.com/watch?v=_w7nEPl3dHs

      Excluir
  49. Solução para quem tem a LTS12: Devolvam essas máquinas para o fabricante, pois nem os seus técnicos sabem o que fazer para solucionar os incontáveis problemas ocultos que esse produto traz. Só não vi relatos de problemas no gabinete, pois o resto funciona no máximo um ano e pifa. A minha já veio com defeito, válvula de água do amaciante entupida e não queimada. Após um ano (e final da garantia) ao ligar na tomada dá seis bips e não liga mais nada; deixando um tempo, duas semanas ou mais parada, quando liga ela funciona uma vez e vai até o final do ciclo sem nenhum problema, mas ao ligar para novo ciclo, tudo recomeça (6 bips). É de lascar. Já troquei quatro vezes a eletrobomba, que não estava queimada, mas cada vez que trocava, funcionava tudo; e uma vez a placa principal, mas nada muda e ela continua a trabalhar quando bem entende. Agora mesmo está dando uma surra nos técnicos da Eletrolux daqui. Eles a levam e testam, funciona, trazem de volta; ela lava um ciclo completo e pára de novo; chamo de novo e tudo vira um ciclo, bem como foi planejado pela fabricante. É de rir para não chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wills, respondo perguntas todos os dias aqui no blog, ou quando posso, mas todos os dias são feitas dezenas de perguntas, mas quando me fazem perguntas sobre LTS12 ou LTR10 eu simplesmente digo que não posso ajudar, pois nesses dois modelos, mesmo que você troque tudo, muitas vezes a lavadora não funciona, com certeza foi um erro de projeto, por isso não peço para meus leitores trocar peça alguma desse modelo, sabendo do enorme risco que vão correr de trocar peça e o produto não funcionar.

      Excluir
    2. Se você me permitir, vou usar seu comentário aqui para fazer uma postagem do blog, assim quando tiverem perguntas sobre esse modelo, eu nem respondo, dou direto o link da postagem onde você faz esse relato, abraço

      Excluir
  50. Oi Celso meu nome é Valdelice, tenho uma lavadora Continental 13 kg, ocorre que na hora que termina de preencher o nível de água, continua a vazar pelo dispenser. O que sera q aconteceu? Como VC pode me ajudar? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca de lavadoras, infelizmente não sei como funcionam.

      Excluir
  51. Ola Celso tenho uma Brastemp 5 kg, uma maquina mto boa, porem a alguns dias tenho notado oleo embaixo dela o q devo fazer? Desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, só vai resolver trocando mecânica, veja esse video, que vai entender melhor
      https://www.youtube.com/watch?v=HtKe5nbK__A

      Excluir
  52. Celso, bom dia! Tenho uma Consul Maré Super de 10kg. De uns tempos pra cá a roupa tem saído muito molhada ao final do processo. Olhando a centrifugação tive a impressão de que não centrifuga com a força máxima, tanto que as roupas ficam mais no meio da máquina do que ficavam antes. O que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde ser capacitor do motor, pode ser correia folgada e em ultimo caso pode ser placa.

      Excluir
  53. Olá Boa Noite. Tenho uma máquina de lavar BRASTEMP 08kg Clean. Há algum tempo ela está sem funcionar, pois moro no interior e é muito dificil um técinico pra avaliar, os defeitos dela é que quando ligo na tomada logo ela começa fazer barulho como se tivesse enxaguando e a água passa direto pela mangueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando liga na tomada, mesmo sem programar nada, com painel apagado ela já fica jogando água fora, é isso?

      Excluir
  54. Olá tenho uma Electrolux lse09 e quando coloco ela pra bater ela funciona normalmente na primeira lavagem,mas na segunda ela não esvazia e não centrífuga, chamei o técnico e ele falou que é a eletrobomba mas nem olhou a máquina, ele falou que era porque aparece um código 0E no painel.
    Mas olhando a eletrobomba não parece estar queimada,mesmo porque ela faz a primeira lavagem se fosse a eletrobomba não faria nem a primeira estou certa?
    Vc poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
  55. Não conserto lava e seca, mas vendo pelo seu ponto de vista, já que ela faz a drenagem após a lavagem, tem sim chances de não ser eletrobomba.
    Mas, as vezes as elrtrobombas superaquecem, e por estarem muito quentes, não fazem a drenagem do enxágue, quando ela parar, tire da tomada, espere ao menos meia hora, depois religue na tomada, isso é tempo para ela esfriar, se ao religar a placa retomar o serviço de onde parou e ela jogar água fora, vai ser mesmo a eletrobomba superaquecendo ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado, se for ela superaquecendo tem como concertar ou só trocando ela?

      Excluir
    2. Só trocando, não tem conserto não.

      Excluir
  56. Boa tarde celso , sou iniciante na profição, tenhio uma ltr 15 , ao final do processo. ela para a centrifugação mas continua com a bomba de saida ligada ea maquina não desliga o botão celetor trava bem no final , ja troquei a placa e i celetor e continua com o mesmo problema !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi esse defeito amigo, quem manda corrente para os componentes é a placa, trocando teria que resolver, sinceramente não sei o que dizer nesse caso, pois nunca peguei defeito parecido, de uma olhada na fiação, e nos conectores onde os fios se juntam, só pode ser defeito em algum lugar na rede elétrica, quando resolver me diga, para a gente compartilhar, aprendemos todos os dias.

      Excluir
  57. Olá, tenho uma Electrolux Turbo Compacta 7 kg Ltc07 e a última vez ela lavou as roupas e jogou toda a água fora como normal para encher de novo para botar amaciante só que não encheu. Ponho a tomada e nem dá o bip e nem acende a luzinha. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deixou de fazer apenas essa função, mas ainda enche para a lavagem e também escoa e centrifuga normalmente, pode ser defeito na valvula de entrada de água, teste as duas bobinas da valvula de entrada, se tiver uma delas queimada vai ser isso, vou deixar o link da compra da valvula, tenho as duas voltagens
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749263018-valvula-dupla-original-lavadora-electrolux-220-volts-_JM

      Excluir
  58. Bom dia Celso, tenho uma Electrolux LTD09 Turbo Economia 8kg e ela está estalando quando começa a diminuir a velocidade da centrifugação (está centrifugando normalmente, só o barulho que está muito alto ao final de cada ciclo de centrifugação). Percebi que isso começou a acontecer depois que meu marido colocou um tênis enorme e pesado para lavar na máquina :( Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se trata de barulho, sem ver e ouvir fica bem complicado, porque lavadoras fazem muitos tipos de barulho, teria que ver de onde vem esse barulho, talvez inclinando ela com segurança e olhando por baixo para ver se descobre de onde vem o barulho

      Excluir
  59. tenho uma electrolux ltc 10 ,placa de potencia e interface estao ok,mas quando ligo na tomada nao acende nada,qual seria o problema? grto pela atençao

    ResponderExcluir
  60. Brastemp bwq24 caindo água antes do enxágüe

    ResponderExcluir
  61. Brastemp bwq24 caindo água antes do enxágüe

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.