quarta-feira, 20 de março de 2013

Lavadora Brastemp Antiga - Magneto, como funciona?







   O MAGNETO, é a peça elétrica que mais trabalha na lavadora de roupas Brastemp antiga, pois ele fica em constante funcionamento durante o processo de lavagem, fica em descanso apenas quando a lavadora está admitindo água, e depois quando está drenando, mas durante todo processo de lavagem e durante todo processo de centrifugação, ele fica em movimento, no vídeo, você vê a lavadora agitando, e olhando para o magneto, ele tem dois núcleos, o da direita, durante a lavagem, fica energizado, acionando a alavanca de agitação, veja que o núcleo da direita, ele está todo dentro do magneto, e o da esquerda está pra fora, esperando pra ser acionado apenas na centrifugação.
   Veja que ligado ao magneto, vão quatro fios, uma ponte de dois fios ligados um em cada bobina, e mais dois independentes, essas cores que você vê no vídeo, não são as cores originais de fábrica, pois nessa lavadora, já foram feitas correções na fiação, originalmente, a ponte de dois fios é marrom, o fio da direita, agitação é amarelo e o da esquerda, centrifugação é vermelho.
   Muitos dos problemas das lavadoras antigas estão diretamente ligados ao magneto, porque ele pode apresentar vários defeitos como: 
* Os fios ficam em constante movimento, portanto podem se romper, e rompidos, interrompem a lavagem ou centrifugação.
* Os núcleos, também podem se quebrar, é comum que isso aconteça, um dos núcleos quebrando, também para uma das funções, e dependendo da posição em que ele quebrar, a lavadora pode lavar e centrifugar ao mesmo tempo.
* Para prender cada núcleo, existe um pino, ou rebite, que passa por dentro da alavanca, um dos pinos quebrando, a lavadora também para uma função.
* O magneto tem duas bobinas elétricas, essas do vídeo são pretas, para lavadora 220 volts, se fosse para 110 volts, seriam amarelas. Elas são a parte elétrica do magneto, e se uma delas queima, também para de efetuar uma das funções.
   Portando, mesmo a magneto sendo apenas uma peça, conectado á ele, estão a fiação, os pinos e os núcleos, e todos podem quebrar parando a lavadora. Quando sua lavadora antiga parar de fazer alguma função, desligue da tomada, e olhe bem esse conjunto, pra ver se um desses itens que citei, não apresenta problemas.


Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q

40 comentários:

  1. Temos uma Lavadora Brastemp Luxo - Modelo BLN61S , onde troquei o magneto em Outubro/12 , pois a mesma não centrifugava e , hoje minha esposa colocou a máquina pra lavar e ela simplesmente transbordou água por cima , girava somente para a direita e com pouca força .

    Verifiquei a fiação dos 4 terminais do magneto e estava tudo OK ( troquei os terminais e a fiação várias vezes , pois os fios estão quebrando com certa facilidade ) .

    Foi retirada toda a roupa do cesto e , colocado o seletor para " Enxaguar " para retirar a água da máquina , porém ela trepidou muito , com muito ruído e jogando água por todo o gabinete .

    Teria alguma dica sobre o problema ?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja que no magneto tem dois nucleos que entram dentro das bobinas do magneto, e prendendo cada nucleo á alavanca, tem um pino, veja se um dos nucleos ou um dos pinos do nucleo não estão quebrados ok Marco.

      Excluir
    2. Verifiquei estes itens e , aparentemente está tudo em ordem .

      Logo após fizemos um teste , somente com água e selecionamos o nível em " baixo " ( seletor esquerdo ) e não parava de abastecer , passou de 1/2 tanque e então passamos pro estágio " lavar " , onde ela girava lentamente ( sem a força normal ) com muito ruído ( de atrito ) e jogou água por todo o gabinete .

      Desligamos ela e tiramos a água pela saída com um balde , a qual saiu com muitas " crostas " de sujeira .

      Atenciosamente , Marco .

      Excluir
    3. Ela está lavando e centrifugando ao mesmo tempo, isso tem relação com magneto e tudo que envolve o magneto, veja se uma das bobinas não estão queimadas, pode testar com cabo de força, ligando os dois fios do cabo nos dois terminais de cada bobina, teste uma por vez, depois veja a fiação que vai no magneto, puxe fio por fio, tem um fio que vai no magneto que é ponte, ou seja de um fio saem dois, veja se na junção não está quase se partindo, puxe com meia força pra testar, o defeito tem que estar ali, entre magneto, pinos, nucleos e fiação.

      Excluir
  2. Olá estou tentando resolver um probleminha relacionado ao magneto. Veja só.
    Verifiquei q os dois magnetos estão funcionando, simplesmente alimentando diretamente da rede.
    Mas tem uma coisa q não estou compreendendo:
    Qual é o momento onde o fio amarelo envia energia, para junto com o verde alimentar o magneto?
    Obrigado
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amarelo é o da lavagem, ou seja da agitação, a corrente tem que ir, toda vez que ela acaba de encher, atinge o nivel tanto para a lavagem quanto para o enxágue, olhando por tras da lavadora, do lado direito está a bobina de agitação, e do lado esquerdo a de centrifugação, se os fios aí ainda são originais, amarelo e marrom(ponte) do lado direito, e vermelho e marron (ponte) do lado esquerdo.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? A minha lavadora, as vezes centrifuga, as vezes não, nessas vezes que ela não centrifuga, precisa dar uma força a ela e ir girando o cesto de roupa, ae ela pega o embalo e vai, isso acontece mesmo se a maquina estiver vazia. Tem ideia o que pode ser isso? Recentemente foi trocado o motor dela, mas sem sucesso. Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, quem da tork, potencia ao motor, é o capacitor, eu trocaria o capacitor para ver se funciona, é uma peça barata e compensa arriscar, capacitor do motor ok.

      Excluir
    2. Opa, cancele o que eu disse sobre o capacitor Eduardo, se o modelo da sua lavadora for convencional, ou seja mais ou menos igual a da foto, o problema não tem nada a ver com capacitor, faça o seguinte, solte a correia, e gire a polia da bomba dágua, se a polia não girar com extrema facilidade, pode trocar a bomba dágua, que só pode ser ela quem está segurando o conjunto, caso não seja a bomba, pode ser correia muito desgastada ou mesmo a correia folgada ok, desconsidere a resposta anterior, abraço

      Excluir
  4. Ola uma questao tenho essa lavadora antiga brastemp,ja troquei o magneto a algum tempo,agora ela somente centrifuga vc teria uma soluçao para essa questao,poderia ser o presostato com mau funcionamento? obrigado

    ResponderExcluir
  5. Ola uma questao tenho essa lavadora antiga brastemp,ja troquei o magneto a algum tempo,agora ela começou a nao querer agitar ela somente centrifuga vc teria uma soluçao para essa questao,poderia ser o presostato com mau funcionamento? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que não é o pressostato, veja os fios que vão no magneto, eles quebram muito, não apenas conectado no magneto, siga a fiação que sai do magneto, os tres fios, veja como eles estão, até o conector da base da lavadora, puxe um pouco para ver se não tem algum partido, principalmente o amarelo que é o da lavagem.
      Veja que no magneto vai inserido um nucleo, que puxa a alavanca, veja se o nucleo do lado direito não quebrou, e veja se o pino que prende o nucleo na alavanca não quebrou, o pino do nucleo parece um preguinho de alumínio. veja isso tudo. abraço

      Excluir
  6. Bom dia, eu preciso de ajuda com a minha lavadora, ela e uma Brastemp Luxo,tinha parado de centrifugar, mas este problema foi resolvido, eram só um fio quebrado, mas depois do conserto ficou tudo certo. Ai começou o problema, ela centrifugou normal, mas no dia seguinte, eu enchi a maquina, quando foi bater a roupa ela não fazia nada, nem batia a roupa e nem centrifugava, ela só derrama a água e só faz isso. e ficou com esse problema depois do conserto, O que pode ser????Agradeço pela sua ajuda e paciência, obrigada:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entra água, não lava e nem centrifuga? veja se não quebrou algum dos fios que vão ligados ao motor.

      Excluir
  7. Bom dia! Tenho uma lavadora Brastemp Luxo, pois a mesma não centrifugava. Verifiquei tudo sendo que o defeito era no magneto (bobina de centrifugação queimada). Feita a troca do magneto, a lavadora funcionou aproximadamente 1 mês voltando a queimar o magneto da centrifugação. Já é a terceira vez que troco o magneto e ele sempre queima. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo. Desde já agradeço muito pela atenção. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil saber o que pode ser, quem alimenta o magneto de energia éo timer, mas acho que ele não tem nada a ver com isso, veja a marca do magneto que voce está comprando, e compra outra, pode ser a marca de qualidade ruim

      Excluir
  8. olá, tenho uma lavadora brastemp luxo plus,a maquina enche normal, mas quando vai bater a roupa ela fica tentando agitar o batedor e nao consegue. só quando liga e desliga varias veses ai ela começa a bater normalmente,e faz todas as funçoes até chegar a hora de bater novamente para enxaguar. e esta com o eixo do time muito duro a ponto de quebrar o dial.desde já agradeço.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um problema dentro da caixa de engrenagem, se for somente trocando a caixa
      mas veja o seguinte, tire o chapeu do agitador desrosqueando ele, então puxe pra fora o agitador, vai ver que o agitador se encaixa em uma peça que fica na parte de cima do eixo, se chama bloco do agitador, se dentro do agitador, onde se encaixa no bloco estiver espanado, ele vai ficar patinando na hora de lavar, então basta trocar o agitador e pronto

      Excluir
  9. tenho uma brastemp antiga e não esta centrifugando,as vezes ela até centrifuga,mas depois do enxague ela não centrifuga o que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lurdes, se as vezes centrifuga e as vezes não, posso supor que não peça quebrada ou queimada, se tivesse iria parar de vez, eu acho que pode ser apenas correia folgada, então , folgue o parafuso que prende o motor na base, até o motor ficar solto na base e poder deslizar pra direita e esquerda, então puxe o motor pra esquerda, assim vai esticar a correia, depois da correia mais esticada, reaperte a porca que fixa o motor na base, assim vai esticar a correia e melhorar a potencia da lavadora

      Excluir
    2. era isso mesmo,agora com a correia esticada,ela funcionou direito até o fim.
      Agora Celso estou com outro problema,a máquina estava embolando as roupas,quer dizer:batia e girava o cesto ao mesmo tempo,acho que é o magneto,mas não sei trocar,será que é isso mesmo? e se for como trocar?
      tenho duas maquinas antigas,e no momento não tenho nehuma funcionando,acho que vou me desfazer delas e comprar uma nova.
      Obrigada

      Excluir
    3. No magneto tem dois nucleos que entram dentro dele, pode estar quebrado, pode ser que o pino que prende o nucleo na alavanca esteja quebrado, pode ser que também tenha fios quebrados, olhe os fios, puxe um por um , se tiver quebrado emende, se for pino ou nucleo do magneto ou magneto não é peça cara Lurdes, compensa trocar.

      Excluir
  10. celso minha maquina consul facilit 10kg inicia enchendo, depois gira pros dois lados, seca e quando vai enxaguar fica fazendo barulho como se etivesse sugando e depois fumaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema na eletrobomba que drena a água, veja se ela tem sinal de curto ou cheiro forte de queimado, a eletrobomba fica lá embaixo e nela é ligado a mangueira de saida de água, não use a lavadora assim, pode dar curto e danificar as placas eletronicas ok

      Excluir
  11. Boa Tarde Celso. Eu me chamo Waldemar. Tenho uma lavadora Brastemp Luxo Plus. Já testei o Magneto energizando cada bobina colocando uma chave e puxa a chave. Acredito que está ok. Testei a bobina na entrada da água. Alimentei a válvula de entrada de água fora da lavadora e deu passagem de água. Já troquei o Timer e o Pressostato. O que está acontecendo:
    Logo no início, ela não enche de água. Abasteci manualmente.Aí ela bate normalmente, Drena normalmente. Na hora de centrifugar ela começa a querer centrifugar, mas pára, começa a entrar água, drena e começa a centrifugar e pára.
    Estou confuso. Vai indo a gente perde o raciocínio e não sabe mais o que fazer. Pode me ajudar por favor? Eu não sei se fui claro nas explicações.
    Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waldemar, muito dificil esse problema, só mesmo vendo, mas parece ser problema de timer, ou fiação partida em algum ponto, você comprou o timer identico, e ligou os fios conforme estava no timer original?

      Excluir
  12. Boa tarde Celso, tenho uma brastemp antiga(painel pequeno), ela nao centrifuga, fui olhar o magneto e inverti os fios da batida e centrifugação, mas nao funcionou, testei a batida na bobina de centrifugar e funcionou a batida, mas nada de centrifugar, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não tem fios quebrados, os fios que alimentam o magneto
      Veja que no magneto vão inseridos dois nucleos que são presos nas alavancas, são presos por pinos que parecem preguinhos de aluminio, veja se não quebrou o da esquerda, que é centrifugação, veja também se não quebrou nucleo do magneto, acho que o problema envolve o magneto, ou pode também estar queimada a bobina de centrifugação.

      Excluir
  13. Boa tarde Celso, tenho uma Brastemp antiga(painel pequeno), e ela nao centrifuga, testei o magneto invertendo os fios da batida com centrifuga, nao funcionou, mas a bobina da centrifuga bateu quando invertida, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não tem fios quebrados, os fios que alimentam o magneto
      Veja que no magneto vão inseridos dois nucleos que são presos nas alavancas, são presos por pinos que parecem preguinhos de aluminio, veja se não quebrou o da esquerda, que é centrifugação, veja também se não quebrou nucleo do magneto, acho que o problema envolve o magneto, ou pode também estar queimada a bobina de centrifugação.

      Excluir
  14. Olá, tenho uma Brastemp como a do vídeo. Hoje ela funcionou normalmente, como queria adicionar amaciante, girei o botão até a parte que aciona a entrada de água para o enxágue. A água entrou normalmente e ela bateu normalmente também, porém não drenou a água para fora. No momento de drenar fazia o ruído habitual, mas não havia nenhum movimento na máquina. Deixei assim alguns minutos mas precisei desligar porque me pareceu começar a cheirar a queimado. O que pode ser? Ao ligar novamente a cena se repetiu. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser fios quebrados no magneto, o magneto tem dois nucleos, eles podem se quebrar também, e os nucleos, são presos nas alavancas, por dois pinos, que parecem dois pregos de aluminio, podem se quebrar também, o magneto é elétrico, tem duas bobinas, uma para lavar e outra pra centrifugar, pode ser que tenha queimado a de centrigugação, enfim são muitas possibilidades envolvendo o magneto, mas também, a bomba que joga a água fora pode ter travado, tem que tirar o correia, da polia da bomba e tentar girar a polia com a mão , se tiver travada é defeito na bomba de drenagem.

      Excluir
  15. Olá Celso, muito legal suas dicas! Queria perguntar, tenho uma Brastemp Luxo que quando liga o motor, ele desliga após três segundos. Na agitação e na centrifugação, tanto faz. Depois de uns minutos ele liga novamente, começa a funcionar mas desliga de novo. E fica só nisso. Vou tentar trocar o capacitor para ver se resolve. A fiação está certinha e os magnetos estão bons. Agradeço qualquer dica que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se o capacitor não resolver, vai ser curto interno no motor, veja se os fios do motor não estão superaquecendo ok.

      Excluir
  16. Celso, boa tarde.

    Conheci seu site, e desde já agradeço pelas informações, muitas pessoas não passam seu conhecimentos, Deus abençoe pela iniciativa.

    Tenho uma Brastemp luxo antiga, ela esta com o tanque furado, eu desmontei eu retirei o cesto e vedei com massa plástica, e troquei o magneto, pois o vazamento fez queimar a bobina. Porem hoje minha esposa estava lavando roupa e começou a vazar novamente porem não é do tanque, pois a maquina parada não vaza somente quanto esta na tomada em funcionamento. Oque pode ser este defeito?

    Desde já eu agradeço, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi você agora a pouco em outra postagem, olhe o magneto e tudo que envolve o magneto, fios, pinos, nucleos e alavancas de agitação e centrifugação.

      Excluir
  17. Ola Celo, Boa Noite

    Tenho uma Brastemp antiga e o problema é o seguinte : no momento de agitar, o agitador fica tando uma travadas e ouço uns estralos. Olhei pela parte traseira da máquina e parece que quando da os estralos, sobe um pino ( uma ponta de alguma coisa ) na região da caixa de engrenagens. Teria alguma dica para que eu possa verificar e tentar consertar ?

    Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a fiação do magneto esteja com mal contato, algum fio prestes a se romper, veja isso, puxe todos os fios, olhe os pinos e os nucleos que entram no magneto também.

      Excluir
  18. Olá Celso tenho uma brastemp antiga super luxo e ela está centrifugando na hora de bater e na hora de enxaguar e centrifugar ela não dá nem sinal o que pode ser já testei o magneto as fiações me ajuda Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o timer, se ela não dá sinal em alguma função

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.