sábado, 30 de março de 2013

Lavadora Brastemp Eletrônica Com Cesto Solto - A lavadora quando centrifuga, pula muito e bate nas laterais, o que fazer?

Tirantes que centralizam o conjunto tanque/cesto Lavadora Brastemp

Tirante preso a vara de suspensão da lavadora Brastemp
   As lavadoras fabricadas á partir de 1989, que são na sequência, Mondial, Clean, e finalmente todas as Eletrônicas, usam tirantes, são quatro, ficam um em cada canto superior, e serve apenas, para centralizar o conjunto tanque e cesto, para que ele fique alinhado e não bata nas laterais do gabinete, ao contrário do que muitos pensam, os tirantes não suportam peso, apenas centralizam mesmo, mas com tempo, e com o balançar do conjunto, eles vão se rompendo até quebrar, são peças baratas e de fácil troca.
   Durante a lavagem, os tirantes não são muito exigidos, pois o conjunto fica parado, quem movimenta a roupa nessa hora é o agitador e isso não força os tirantes, porém na centrifugação são muito atuantes, principalmente se as roupas não estiverem bem distribuídas dentro do cesto. Durante o início da centrifugação, quando as peças de roupa ainda estão encharcadas de água, se os tirantes estiverem quebrados, o conjunto tanque/cesto, vai bater no gabinete, podendo amassar a lataria.
   Para saber se eles estão intactos, não precisa abrir a tampa da lavadora, basta colocar a mão entre a tampa e o anel e alcançar um a um, e ver como estão, outra forma de verificar é forçar todo conjunto central para os quatro lados da lavadora, ele nunca pode bater na lataria do gabinete, se bater de um lado, com certeza o tirante do lado oposto está quebrado, e quando for substituir, troque sempre os quatro, quando um quebra, o desgaste de todos é uniforme.




190 comentários:

  1. boa tarde !! minha lavadora Brastemp advantech wash 6kg esta com o tirante quebrado ok mas como fazer para trocalo? ela também esta com outro problema não bate a roupa qual seria o defeito? se poderem me ajudar agradeço!! muito obrigado ass: reginaldomoreira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para trocar o tirante, retire os parafusos que fixam a tampa, na parte traseira, levante um pouco a tampa na parte traseira e empurre para frente. ela tem apenas tres travas na frente, com a tampa solta encoste a tampa na parede, para que possa trabalhar á vontade. Aí você já vai ver os tirantes, com a lavadora vazia, puxe a vara de suspensão onde está o tirante para cima, a castanha que apoia a vara no gabinete é encaixada na castanha, solte a vara da castanha e puxe a vara pra baixo, corte o tirante quebrado, e coloque outro no lugar, depois recoloque no gabinete, é bem simples.
      Agora quanto a não bater podem ser mais que um, os motivos, se não lava e não bate, pode ser capacitor, se apenas não bate pode ser motor e placa, é bem mais complexo, mas se não bate porque não entra água, pode ser válvula de entrada, é bem complicado especificar um defeito sem ver o produto, preciso de informações mais precisas para tentar diagnosticar, se quiser faça outra pergunta mais detalhada ok.
      Abraço Reginaldo

      Excluir
    2. veja a postagem de brastemp mondial e brastemp clean, pode ser que na postagem ou nos comentários você encontre sua resposta, e como disse, se quiser especificar melhor o defeito, tipo, a lavadora enxágua mas não lava, ou entra água mas não lava, ou não entra água, preciso que detalhe desde o inicio da programação, para eu ter parâmetros pra te ajudar, ok.

      Excluir
    3. Boa noite, fiz o reparo na minha lavadora, do jeito q/ vc ensinou...muito obrigada.

      Excluir
    4. Que bom que deu certo Ana, parabéns e felicidades sempre

      Excluir
  2. Olá tenho uma lavadora Electrolux lm06 e está com o mesmo problema na hora da centrifugação está pulando muito quase que a lavadora vai parar na rua de tanta pulação, vi alguns fóruns que pode ser o cinto de freio, alguem me ajuda ae como achar isso e se é facil trocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema no caso dessa não é banda de freio, são tirantes, a sua lavadora também tem tirantes, porém são molas que eram pra ser de aço, mas na verdade quebram com tempo, verifique isso.
      Quanto a banda de freio, não é fácil trocar não, ela fica em volta da caixa de engrenagem, e é posta com uma pressão muito alta, para retirar tem que ter uma ferramenta, tanto que muitos técnicos condenam a caixa de engrenagem completa para não ter que retirar a banda.

      Excluir
    2. realmente Celso as molas estão bastante gastas inclusive depois que vc me falou fui tentar dá um aperto e acabei quebrando uma vou postar um video para vc ver

      Excluir
    3. Elas são bem flexíveis mesmo, mas se desgastam com facilidade e quebram muito, mas outra coisa que faz a lavadora bater nas laterais é a má distribuição de roupas, e outras coisas como na lavagem bater para um lado só, aí a roupa fica embolada e na centrifugação chega a pular, outro caso é atuador de freio queimado, e na hora de centrifugar, ao invés de girar o cesto, ela gira somente o agitador, ai também pula muito.

      Excluir
    4. Acredita que não era as molas? o problema persiste, já não sei mais o que fazer, acho que vou ter que comprar outra mesmo pois já gastei com a placa que tava queimada se for ter que gastar mais prefiro comprar outra, o que acha?

      Excluir
    5. Voce viu se na hora de centrifugar ela gira o cesto, ou somente o agitador?

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ola Donizete, cada tirante custa 1 real, nao sei quanto cada empresa ou tecnico cobra, porque nao podemos ver apenas o serviço em si, tem o deslocamento e isso varia muito, eu cobro 45,00.

      Excluir
  4. tenho uma lavadora brastemp e não sei o modelo, mas é muito parecida com a da foto brastemp mondial eletronica.gostaria de saber o modelo dela, se possivel.origado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, tire uma ou mais fotos dela, inclusive e principalmente do painel de controles e mande-me no meu e-mail, celsojair@gmail.com que assim posso identificar o modelo para você. mas talvez ela tenha modelo sim, de uma olhada na parte traseira, se tiver uma etiqueta, nela vai estar o modelo ok, mas caso não tenha mande as fotos que identificamos ela, não pode ser uma lavadora indigente rsrsrs, abraço

      Excluir
    2. A etiqueta está apagada,rsrsr.Mandei as fotos em seu mail.obrigado.

      Excluir
    3. Tania, vi as fotos, mas não sei o modelo exato da etiqueta.
      Sei que é uma mondial fabricada entre 1988 e 1992. o modelo exato da etiqueta vou ter que descobrir amanha.
      Essa é a primeira mondial que foi fabricada, justamente quando a Brastemp parou de fabricar aquelas lavadoras toda de ferro, e começou essa nova linhagem de produtos mais leve, é a famosa mondial push boton, o modelo exato te informo amanha, tá bem.

      Excluir
    4. ok e quanto ao defeito, tem alguma ideia?Voce está onde, em São Paulo?

      Excluir
    5. Não querida, sou de Brasília, mas você não me disse o defeito não, releia os comentários, a não ser que não tenha vindo sua pergunta, mas pra mim não tem pergunta não, você me disse apenas que queria saber o modelo, diga-me o defeito que eu tento te ajudar ok.

      Excluir
    6. minha máquina faz todo o processo de lavagem, com a centrifugação e tudo, porém ela não faz o "gingado" o movimento de chacoalhar de um lado para o outro na hora da lavagem.Ou seja, não lava a roupa.

      Excluir
    7. Olha, vou supor que sua máquina seja parecida com essa da postagem, caso não seja me diga o modelo correto, assim é mais fácil ajudar, pois cada modelo tem seus defeitos caractreristicos entende, mas faça o seguinte, veja o atuador de freio, muitas vezes, ele puxa o armador de freio pra centrifugar e trava, então a lavadora fica com a mecanica na posição de centrifugar, e não deixa o agitador girar, tem uma mola doutada que puxa ele de volta, caso ele esteja todo pra dentro, puxe de volta o braço do armador, que é branquinho, e tente fazer uma lavagem, se ele travar novamente tem que trocar, o motor não pode lavar com a mecanica travada, força muito o motor.
      desculpa a demora em responder, sempre respondo no mesmo dia, mas tive uns problemas aqui com computador, e ainda não está bom, mas vamos lá.

      Excluir
    8. Oi ! Vc pode me ajudar ? Minha maquina tbm faz td processo de lavar ,só que na hora de bater parece estar travada ,pois fica muito lenta e o cesto fica preso no agitador ,o que pode ser ?

      Excluir
    9. Pode ser atuador preso, ou jogo de cames derretido, veja se o braço do atuador está voltando, quando ela termina de centrifugar, se estiver, retire a polia grande, embaixo dela tem um jogo de cames, se ele derreter, ela vai apresentar esse defeito, em ultimo caso, as engrenagens dentro da caixa quebradas, ou agitador espanado e deslizando no eixo da caixa.

      Excluir
  5. o cesto está acompanhãndo o agitador na brastemp cleam a hora da lavagem . será problema no freio / e o espiral é solto mesmo ou tem alguma coisa que faz ele girar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, Boa noite
      O cesto gira sim, não muito, mas quando a lavadora está agitando o cesto gira apenas no sentido anti horário, em algumas lavadoras não gira, em outras gira um pouco e em outras mais, o que não pode é o agitador não girar, o cesto girar um pouco não tem problama não, pela força do impulso do motor sobre o conjunto mecanismo, se a banda de freio estiver um pouco agarrando ele vai girar, mas isso não atrapalha a lavagem e é considerado comum.

      Excluir
    2. Celso a minha agita roda o cesto pouco, umas 5 vezes e logo o cesto parece que trava, será que é cinto do freio Consul 11 kg, trava bem onde o freio é segurado por uma borracha de encaixe

      Excluir
    3. Esse empulso no alinhamento do pe mais fino parece fica pesado

      Excluir
  6. Bom dia Celso, Tenho uma Brastemp Clean de 10 kq (BWC10A) e pelo que li no seu blog esta com problema na suspensão também, pois os tirantes estão ok. Quais peças devo comprar para substituir e resolver o problema da lavadora. Quando centrifuga parece que vai explodir o meu apartamento, o tambor fica batendo nas laterais e a maquina sai do lugar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre as varas de suspensão e substitua, são quatro varas de aço com amortecedor, chamadas de vara de suspensão peneumáticas, mais ou menos 30,00 as 4.

      Excluir
  7. Amigo minha lavadora é bwL11a e fa algum tempo q ela tá trepidando muito na centrifugação isso só no inicio, olhei e não tem nenhum tirante quebrado? será q tenho q trocar as vars de suspensão?

    ResponderExcluir
  8. Amigo minha lavadora é bwl11a e fa algum tempo q ela tá trepidando muito na centrifugação isso só no inicio, olhei e não tem nenhum tirante quebrado? será q tenho q trocar as vars de suspensão?

    ResponderExcluir
  9. Amigo, tenho duas perguntas:
    1-minha lavadora Brastemp Advantech Wash 8kg não tem o filtro plastico normal nas oitras lavadoras e está sujando as roupas com residuos de roupas de outras lavagens. Então eu gostaria de saber como desmontar o cesto e fazer a limpeza interna.
    2-quando comprei essa lavadora ela era muito silenciosa mas atualmente ela é muito barulhenta. Eu gostaria de saber se existe alguma solução para esse outro problema?
    Obrigado. Rinaldo.
    rinaldo.zonzini@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rinaldo, para retirar o cesto, tem que ter uma ferramenta que se chama saca cesto, apesar do cesto ser apenas encaixado, com tempo a sujidade e oxidação das peças, faz ele travar e para soltar somente com ferramenta mesmo ok.
      Quanto ao barulho, imagino que seja na centrifugação, caso seja isso mesmo, devem ser rolamentos, mas não troca-se apenas os rolamentos, troca-se um kit, se eu fosse você contrataria um técnico para fazer essa manutenção, para trocar kit mecanica tem que soltar o cesto, então aproveitaria e faria uma lavagem interna geral, retirando todos os resíduos que estão se desprendendo, geralmente pedaços de amaciante.

      Excluir
  10. minha brastemp advantech 6kg na esta batendo, troquei a placa controladora e o atuador, mas nada de bater e tbm na hora de centrifugar nao drena a agua, sera que da pra vc me ajudar, antecipadamente obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, posso tentar sim, mas seu caso está meio complicado
      Teste a eletrobomba de drenagem, veja se está queimada, e se possivel abra ela e veja se não tem objeto obstruindo a hélice de drenagem, se for apenas sujeira, monte novamente e teste, antes sopre a mangueira de saida, sopre em direção ao tanque, com ela vazia o ar tem que passar direto.
      Quanto a não lavar, já que trocou a placa, veja o capacitor do motor, ele é quem dá tork ao motor, se ele não lava, faz apenas um barulho, mas nada se move, veja se não tem fios quebrados no capacitor também, são dois fios que alimentam ele, preto e amarelo, cuidado porque capacitor acumula energia, e se tocar os dois terminais pode levar um choque, então retire os terminais, e com uma chave de fenda, toque os dois terminais ao mesmo tempo, se tiver energizado vai descarregar, veja isso que te pedi, e se não der certe me fale, abraço

      Excluir
  11. Boa tarde!! A minha máquina de lavar Brastemp modelo BWM06ABANA, está girando somente para um lado enrolando a roupa e não centrifuga. Já troquei as paletas. Me ajude, se possível o mais rápido, pois tenho em casa uma senhora de 92 anos com Alzheimer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está girando somente para um lado na hora da lavagem ou na hora de centrifugar ela gira o agitador em vez de girar o cesto, preciso saber do defeito direitinho pra não te dar informação errada, aguardo essa informação

      Excluir
    2. Ela gira somente para um lado na hora da lavagem(já troquei os roletes e permaneceu o problema) enrolando a roupa. Na hora de centrifugar joga a água fora, fica fazendo zoada e não centrifuga.

      Excluir
    3. Complementando: Quando vai centrifugar joga a água fora, suspende um pouco o tanque e não roda e nem centrifuga.

      Excluir
    4. Olha, acho que você deve trocar o capacitor do motor e observar, se ela voltar ao normal tudo perfeito, se não troque a placa eletronica, pode colocar uma da CP Eletronica, que já vende as duas juntas, e você vai pagar menos que 100 reais, agora se tiver que trocar a placa, retire as duas e leve até a loja para não comprar errado, porque tem mais de um modelo para BWM06, porque tem um modelos que as placas ficam juntas, e em outro modelo elas são distantes da outra, então ela usa uma fita longa de ligação, então resumindo, troque o capacitor do motor, se não resolver,troque as placas ok, abraço

      Excluir
  12. eu participei do forum a um tempo atras porem não consegui resolver meu problema, ainda é o seguinte minha lavadora é uma electrolux lm06, estava com a placa queimada, blz eu mesmo troquei, foi fácil, não sei se foi na hora de colocar a placa que eu a virei d+ e ela se encontra com o problema de bater nas laterais, me falaram que era as molas das hastes fui lá e comprei e nada de resolver, enfim quem tiver um luz por favor me ilumine, acho que deva ser o mecanismo, se for como trocar, há ja ia me esquecendo, quando ela começou a bater nas laterais fiquei assustado e abri a tampa pra parar, ai eu acho que acabei quebrando tbm o atuador de freio, só merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a tampa é encima e o atuador debaixo do tanque da lavadora, não sei como você conseguiu uma coisa dessas.
      Felipe, já peguei casos assim, que a lavadora pula muito na centriugação, e a peça que tinha problema era o capacitor do motor, sabe porque, ele dá tork ao motor para ele funcionar, com capacitor ruim, ela não atinge velocidade e fica se batendo toda, batendo nas laterais, e quando a velocidade vai aumentando aí é que fica feio, eu se fosse você compraria um capacitor do motor e testaria, é uma peça barata, então vale a pena arriscar ok, abraço

      Excluir
  13. Celso, boa tarde. Possuo uma lavadora BRASTEMP ADVANCED WASH 8KG que faz tudo, mas não está lavando direito e quando vai centrifugar, está fazendo muito barulho, o que poderia ser?
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se ela não está vazando na parte de baixo, bem no centro, o barulho é de rolamento, quando eles molham enferrujam, e por haver vazamento, a correia molha e desliza, patina, por isso ela perde a força, aconselho chamar um técnico pra dar uma olhada e corrigir o problema o quanto antes, pois as peças elétricas devem estar molhando e se usar assim, pode ser que danifique mais coisas, tornando inviável o conserto.

      Excluir
  14. Celso, boa tarde, olhei e vi nenhum vazamento, mas vi que os tirantes estão rompidos, só dois da frente estão oks.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não tendo vazamento aparente, o barulho na centrifugação não pode, então ainda acho que tem que chamar um técnico para avaliar, a maioria das assistencias não cobram pra dar orçamento, peça um orçamento, ao menos fica sabendo o que tem que ser feito ok, abraço

      Excluir
  15. Bom dia....gostaria de um auxilo se possivel. Tenho uma lavaroupa brastemp clean 6kg q até hj funcionou perfeitamente, uma boa máquina....porém notei barulho e tripidaçao na hora de centrifugar. Deitei ela e percebi q um tirante estava estourado....comprei 4 novos e pretendia troca-lo eu mesma....pois só consegui atendimento para outra semana. Se puderes me ajudar em como proceder a troca. Obrigada pela atenção desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire os parafusos de 8mm que prendem a tampa na parte treseira
      Levante a parte traseira e empurre pra frente, ela vai se soltar
      Depois recoste a lavadora na parede e levante a tampa para que ela fique apoiada na parede
      Então vai ver os tirantes
      Puxe o cesto pra cima no canto que vai trocar o tirante, quando o cesto subir, retire aquele apoio que prende a vara de suspensão, então a vara de suspensão vai descer.
      Retire o resto do tirante quebrado, coloque o novo e encaixe no trilho onde estava o velho, e recoloque o varão na cavidade e encaixe novamente a castanha, ou apoio da suspensão, do lado do tanque tem um anel que cobre os tirantes, ele é epenas encaixado com travas, solte as travas, tire o tirante velho de onde é encaixado e coloque o novo.

      Excluir
    2. Fiz o procedimento passo a passo...troquei os 4...e deu tudo certo...funcionando normal...muito obrigada pelo suporte...e por ter respondido com rapidez. Parabéns pela iniciativa..

      Excluir
    3. Boa noite Fernanda, que bom que deu tudo certo, abraço

      Excluir
  16. bom dia me chamo JOSÉ tenho uma maquina Brastemp de 07 kg bwq 24 a de auto aquecimento as vezes na hora de centrifugar ele fica batendo o cesto na lataria só quando inicia depois continua o processo normal esta centralizada os pés o que ponderar cer. como fazer a centralização correta das varetas de suspensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, boa noite
      Não tem como regular varas de suspensão, se estiverem desgastadas, quando for iniciar a centrifugação o cesto vai pular e bater nas laterais mesmo, pra corrigir, só trocando mesmo as quatro varas de suspensão.

      Excluir
  17. boa tarde celso sou de brasília minha maquina Brastemp bwq 24a esta funcionado com o nivel meio ou alto com mesma quantidade de água o que pode ser. o nível de água baixo está ok desde já grato josé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem controla o nível de água é o pressostato José, se ela está com problemas de nível, tem que proceder a troca do pressostato, porém a placa eletronica também controla o nível, se for o caso troque o pressostato pra ver se melhora, na maioria dos casos apenas trocando o pressostato o problema é corrigido.

      Excluir
  18. boa tarde, tenho uma brastemp 8kg, e está embolando a roupa no agitador na hora da centrifugação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste o atuador de freio, ele está queimado ou não está recebendo energia, veja que os fios dele vem da eletrobomba, puxe os fios na eletrobomba e veja se não tem algum quebrado, ou quase solto

      Excluir
  19. Bom dia Celso, já dei uma olhada em alguns problemas que vc já comentou, mas para ter certeza vou expor meu caso para sua opinião: Tenho uma máquina GE ide system 2.0 11 kg 220v, o problema esta na lavagem ela inicia o movimento horário e quando vai fazer a troca para o movimento anti-horário ela estala e para e as luzes do painel começam a piscar aí só desplugando. Todas as outras funções funcionam inclusive as LUZES, somente este problema na lavagem. Obrigado desde já e PARABÉNS pelo BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siqueira,
      SE viu os comentários vai ver que eu não conserto GE, nem mabe, nem continental, nem bosch e todas essas marcas saão fabricadas no Brasil pela DAKO, infelizmente não consigo te ajudar, mas vou deixar o endereço de um site, onde muitos técnicos respondem, então poste uma pergunta lá, alguns dos técnicos devem ter entendimento dessa sua lavadora e pode te ajudar melhor, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
    2. F Siqeuria, sou o técnico Edu Fernandes.
      Vc em primeiro caso deve verificar se há algum vazamento na parte inferior, e se há este atinge o sensor que tem no motor causando este defeito, que inclusive pode ser confundido errôneamente c queima de placa eletrônica. se quiser mais informções pode postar a pergunta, ou me manda um e-mail que tiro suas dúvidas, e_vigponce@hotmail.com.

      Excluir
    3. F Siqeuria, sou o técnico Edu Fernandes.
      Vc em primeiro caso deve verificar se há algum vazamento na parte inferior, e se há este atinge o sensor que tem no motor causando este defeito, que inclusive pode ser confundido errôneamente c queima de placa eletrônica. se quiser mais informções pode postar a pergunta, ou me manda um e-mail que tiro suas dúvidas, e_vigponce@hotmail.com.

      Excluir
    4. Eduardo, obrigado pela resposta ao Siqueira, quando voce posta a pergunta, eu tenho que primeiro liberar, por isso não aparece de imediato, pode postar apenas uma vez e aguradar ok.
      Fico grato mesmo, li sua resposta muito esclarecedora, fique á vontade sempre que quiser visitar e esclarecer duvidas, se quiser deixar seu telefone e a cidade onde atende, com certeza algumas pessoas podem precisar de seus serviços, abraço amigo

      Excluir
  20. Boa tarde Celso tenho uma BRASTEMP ADVANCED WASH 8KG e ela esta fazendo um barulhão na hora de centrifugar, parecendo rolamento, e vazando agua, é muito caro para consertar? compensa arrumar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compensa sim, vai gastar de 220,00 a 280,00 mais ou menos, peça para que façam o serviço na sua residencia, assim você as peças sendo trocadas e aproveita para fazer uma limpeza interna, colocando peça originais ela dura muitos anos ainda, é uma ótima lavadora, e se feita uma manutenção de qualidade vai durar muitos e muitos anos ainda.

      Excluir
  21. Olá, achei seu blog bem interessante. Hj pra minha tristeza (em pleno inverno) minha máquina estragou, é uma Consul Lavadora Cargos 8 kg. O cesto simplesmente desceu, fez um barulho horrível. Desconfio que sejam os tirantes, li vários casos aqui. Pode me ajudar? Me pegou numa hora bem complicada financeiramente, péssima pra dizer a verdade.

    Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o cesto desce, não é tirante, os tirantes servem apenas para centralizar o cesto, e uma duvida frequente dos usuários é quando a lavadora está cheia de água e o conjunto cesto desce mesmo, até uns 07 centimetros, pelo peso da água, com a lavadora vazia ele sobe novamente.
      Porém se a lavadora cai para um lado, pode ser que tenha apenas quebrado um apoio superior da suspensão, ou seja uma pecnha plastica que segura na parte de cima as varas de suspensão, ou até mesmo uma das varas de suspensão se quebrou, abra a tampa da lavadora e veja se as quatro varas de suspensão que sustentam todo conjunto estáno lugar correto, pode também apenas ter se soltado, recoloque no lugar se for o caso, mas tem que abrir a tampa superior para ver isso, tem apenas dois parafusos de 8mm que fecham a tampa na parte de trás, solte os dois parafusos, levante a tampa na parte traseira uns 10 cm, e empurre pra frente, na frente tem apenas travas e ele se solta ok.

      Excluir
    2. Oi Celso, abri e não consegui identificar o problema. As varas estão no lugar correto, e o cesto permanece caído mais para o lado direito. Uma dúvida, os tirantes que fala são tiras plásticas que ficam nos 4 cantos? Eles tem que estar presos a algo? Só tem pedaços presos ao cesto...só podem estar quebrados.

      Excluir
    3. Importante - ela ainda centrifuga.

      Excluir
    4. Na foto da postagem, está bem explicito, os tirantes ficam presos no tanque, entre o anel do tanque e o tanque, e também nas varas de suspensão, volte lá encima na foto e veja, se tem apenas pedaços é porque quebraram-se os tirantes e tem que trocar eles ok

      Excluir
  22. Olá!!!
    Tenho uma lavadora bratemp advantech wash 8kg.
    Ela estava com um barulho muito alto de forma que quando centrifugava parecia que ia levantar voo. Os tirantes foram trocados, pois havia um quebrado; o barulho alto ainda persiste.Ela não está com vazamento na parte de baixo ,mas notei que o agitador está girando direto como se estivessem soltos e os pés estão nivelados. Me ajuda por favor. Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, parace que é um problema de rolamentos, acho que tem que chamar um ténico, porque nem tem como eu instruir trocar rolamentos, precisa de ferramentas grandes e o serviço é muito complexo, chame um ou dois técnicos pra avaliar, compare os orçamentos e de prioridade para quem possa fazer o serviço aí na sua casa mesmo, se tiver mais duvidas depois dos orçamentos, pode perguntar, abraço

      Excluir
  23. caro Celso, minha lavadora Brastemp advantech wash 6kg bwm06, ela centrifuga normalmente, a água entra nos dois níveis normalmente mas na hora de bater, o cesto não gira, nem o agitador, ficam só ameaçando girar, mas o motor funciona,apertei o botão iniciar e programa juntos e acredito que tenha entrado em auto teste por sorte tentei outras vezes mas não consegui mas verifiquei no autoteste que:molho bate ameaçando girar,lavar bate ameaçando girar,enxaguar bate ameaçando girar no centrifugar ela centrifuga normalmente peço sua ajuda para tentar solucionar este problema pois estou sem grana para mandar arruma-la, agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse modelo tem sido constante travar o atuador de freio, dessa forma ela fica na posição de centrifugar e na hora de lavar faz apenas.. tumm, tumm, tumm, e nada, então pode apenas destravar o atuador, puxar o braço dele pra fora, mas se ocorrer novamente de travar tem que trocar a peça, vou deixar uma postagem de outro modelo, que usa também o atuador, assim voce vai identificar a peça e puxar o bracinho que entra dentro da peça, na lavadora tem uma mola que faz essa retração, mas as vezes a peça emperra e não volta, faço isso e ela volta a bater ok, abraço
      veja a postagem e vai identificar a peça ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-brastemp-embolando-as-roupas-e.html

      Excluir
  24. Celso , minha máquina é uma BRASTEMP BWQ 24A 220V, acontece o seguinte: Esta lavando normal, quando inicia a centrifugação, gira somente o agitador e o cesto fica parado enrolando a roupas no agitador, me ajude em solucionar este problema por favor!


    atenciosamente Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ana, tenho uma postagem que fala justamente sobre esse defeito, tem até um video mostrando e ensinando como resolver, vou deixar o endereço da postagem , copie e cole no seu navegador ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-brastemp-embolando-as-roupas-e.html

      Excluir
  25. ola BOA NOITE CELSO,VC PODERIA MIM ENSINAR COMO TROCO O KITE DE VARAS DA BRASTEMP WBL11A. DESDE JA TE AGRADEÇO!LEIDY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma postagem que ensina passo a passo como fazer, vou deixar o link, copie e cole no seu navegador Leidy,

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/como-trocar-varas-de-suspensao.html

      Excluir
  26. Olá, boa noite!
    Hoje, percebi que os tirantes da minha brastemp quebraram, por isso estava pulando muito durante a centrifugação;
    Porém, não entendi a explicação que vc deu acima de como trocar os tirantes, então peço se você puder fazer um vídeo explicativo ou explicar novamente.
    Eu até entendi como puxar a vara de suspensão e colocar o novo, porém ele vai preso na vara de suspensão e no cesto né, então como faço para prender no cesto?
    Agradeço, tudo de bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce abre a tampa
      Retira o anel branco que fica encima do cesto, ele é de encaixe apenas, tem travas que prendem ele no tanque.
      o tirante é apenas encaixado no lado do tanque, então solte do lado do tanque o pedaço que ficou preso lá.
      Do lado do varão não solte, puxe o varão pra cima, solte a castanha que prende o varão ao gabinete, tire o varão da cavidade e coloque o tirante novo, depois coloque o varão na cavidade e prenda a castanha novamente, depois puxe o pedaço que ficou preso no varão, ele está preso em uma pecinha que desliza pelo varão, corte o tirante velho e coloque o novo encaixado na pecinha que corre pelo varão e pronto

      Excluir
  27. Olá,a um ano minha brastemp advantech wash 8kg....apresentou diversos problemas,levei a uma autorizada,gastei uma puta grana....Foi trocada o rolamento e varias outras peças,eu morava em uma chacara e direto faltava agua,por ser de poço,coisa e tal....ai ela apresentou o seguinte problema...vc coloca para lavar na pré lavagem funciona normalmente,mas qdo chega na função lavar ela para e não faz mais nada,o estranho e que na pré lavagem ela enche,bate e centrifuga normalmente.
    Vc tem idéia do que pode estar acontecendo,por favor aguardo uma resposta...
    Thiagodumontreggae@hotmail.com.br
    Obrigado até o momento....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, ela tem uma valvula de entrada de água, mas na valvula, existem tres bobinas elátricas, uma para cada estágio da lavagem, uma valvula despeja água no sabão 1 e no alvejante, a outra no sabão 2 e a ultima no enxague, então deve ter queimado uma das vias, então quando tem que entrar água ela para.
      Então troque a valvula de tres vias e vai resolver o problema da sua lavadora ok

      Excluir
  28. Olá, Celso!
    Tenho uma maquina brastemp advant wash 8kg.
    Ela não está lavando a roupa, eu as tiro da mesma forma que as coloquei, sujas. E com bolinhas (pelos).
    Ela faz muito barulho ao centrifugar. Ao ler o seu blog percebi que havia um tirante quebrado e fiz a troca do kit, mas o barulho persiste.E não existe nenhum vazamento visível embaixo da maquina.
    O agitador só gira para um lado.
    E a água morna não esquenta e a quente aquece em uma temperatura abaixo de morna.
    Tenho uma criança de 2 anos e não tenho condições de pagar um técnico eu mesmo trocaria as peças. Me ajude, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que saber quais peças estão com defeito,eu se fosse voce por hora trocaria apenas o capacitor, que pode ser responsável por ela bater apenas para um lado, pode também ser a placa que é bem cara, mas tem que trocar o capacitor pra ter certeza, o capacitor custa em média 15,00 , ele parace um tamborzinho que fica perto do motor, e nele ligados dois fios, um preto e outro amarelo, faça isso e teste, qualquer coisa estou por aqui, abraço

      Excluir
  29. Oie, eu tenho uma brastemp. Ela faz td normal mas na hora de bater ela ta fazendo um barulho diferente. Na hora de centrifugar, o barulho para e fica um barulho bem baixinho rangindo. Oq sera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... vou responder na outra pergunta, oiê é engraçadinho....

      Excluir
  30. Desculpe, ela nao e brastemp. Eh electrolux 7kilo, LT12

    E como eu disse ta lavando normal. Mas ta com um barulho estranho, e qundo vai centrifugar o barulho para e fica rungindo como rato.rs como se tivesse alguma coisa raspando ou faltando oleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayna, electrolux LT12 é de 12 kilos
      pode ser que tenha algum objeto embaixo do agitador, e quando ele se movimenta faz barulho, o agitador tem um chapeu superior, basta puxar que ele sai, lá dentro, depois de retirado o chapeu vai ver um parafuso de 10mm, tem que soltar o parafuso e puxar o agirtador pra ver se tem algum objeto como moeda, clips, grampo de cabelo ou qualque coisa que esteja provocando o ruido

      Excluir
    2. Celso, acredito que seja isto mesmo pelo barulho, mas eu nao tenho a chave certa que chegue ate o parafuso. Aonde eu encontro. Ha entao e ela eh electrolux de 7 quilos. E percebi tbm que as molas que seguram o cesto estao estoradas. Aonde encontro para comprar conhece algum site que venda a chave certa para tirar o parafuso e as molas. Se souber me.mande por favor. Obrigada viu.

      Excluir
    3. Nao sei onde se compra na internet não , mas nas lojas que vendem peças para lavadora e geladeira voce vai encontrar a chave, para retirar as molas que centralizam o tanque, não precisa de ferramenta especifica, com uma chave de fenda force para que as molas se soltem do encaixe do tanque e do varão

      Excluir
    4. Voce poderia me dizer o nome.da chave o.numero dela. Para que eu possa comprar.

      Excluir
    5. É uma chave sextavada de 10mm, o tamanho é 10 mm. Vou deixar o link de uma foto dela em um site ok.

      http://www.maxparts.com.br/detalhes/797/chave-t-boca-10mm.html

      Excluir
  31. olá tenho uma maquina de lavar Consul maré super 10 kg e um dos tirante dela está solto, gostaria de saber se pode ser trocados em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que pode, basta abrir a tampa, como está ali na foto, com a lavadora vazia, levante a vara de suspensão que ela vai subir aquele apoio que prende a vara ao gabinete, desencaixe o apoio e desça a vara de suspensão apenas um pouco, coloque o tirante novo na vara de suspensão, e prenda ela novamente no apoio, depois, puxe o tirante quebrado, corte ele e veja que ele é preso numa peçinha que desliza pela vara de suspensão, coloque o tirante novo naquela peça, encaixe no tanque do outro lado e pronto

      Excluir
  32. Olá Bom dia. Tenho uma maquina de lavar roupas da LG modelo WD-1403RDA. Eu fiz uma mudança e esqueci de colocar os parafusos de transporte para fixar o cesto. Agora quando vou lavar roupas a maquina fica trepidando que bate até na parede... O que será que aconteceu? Obrigado

    ResponderExcluir
  33. olá tenho ima maquina brastemp de aquecimento ela na hora de centrifugar faz muito barulho e o motor gira muito devagar, e fica com cheiro de queimado, coloquei a mão no motor e está muito quente, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser barulho nos rolamentos, isso está sempre relacionado a vazamento de água pelo centro, e essa água faz a correia deslizar, caso não tenha vazamento, pode ser o capacitor do motor que esteja com problema, mas isso não justifica o barulho, no seu caso só mesmo vendo esse barulho pra ter uma idéia melhor do que pode estar acontecendo

      Excluir
  34. caro celso, boa tarde!b tenho uma advanctech wash 6kg e um orçamento de 250 reais para trocar painel e atuador. faço com o profissional ou aventuro-me ao concerto? abraços, jamil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que voce consegue fazer, basta abrir a tampa e acessar a placa eletronica, o atuador fica lá embaixo, e tem uma postagem que ensina trocar, vou deixar o link da troca do atuador.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/lavadora-brastemp-embolando-as-roupas-e.html

      Excluir
    2. tb pensei que fosse simples assim, mas quis confirmar consigo. outra dúvida é qto ao "painel" a que o técnico se referiu: painel é a placa eletrônica? essa é bem mais cara!!!
      abr, e obrigado pelo seu breve retorno. jamil

      Excluir
    3. Jamil, placa é placa, quando se refere a painel, é apenas a pelicula que cobre a placa, ali onde voce faz a programação, chama-se ''painel decorativo''.
      Mas esses são termos técnicos, de pessoas que como eu já trabalhou na rede autorizada, assim estamos mais familiarizados com os nomes corretos das peças, técnicos que aprendem na rua, as vezes dão cada nome para as peças que nem a gente que é profissional sabe o que é,
      Mais de 80% dos técnicos, não tem qualificação, aprendem com outros que também não foram formados com competência, por isso não sei se quando ele disse painel, se referia ao painel de controles ou mesmo a placa ok

      Excluir
  35. Olá Bom dia. Tenho uma maquina de lavar roupas da colormaq. Quando ela vai centrifugar as roupas a maquina fica trepidando e batendo nas laterais dela mesma e sai do lugar até bater na parede... O que será que aconteceu? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis não sei te dizer, não conserto essa marca de lavadoras amigo, mas vou te deixar o endereço de um site, onde muitos técnicos respondem perguntas, e pode ser que um deles te ajude melhor que eu ok,

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  36. Olá Bom dia. Tenho uma maquina de lavar roupas da colormaq. Quando ela vai centrifugar as roupas a maquina fica trepidando e batendo nas laterais dela mesma e sai do lugar até bater na parede... O que será que aconteceu? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis não sei te dizer, não conserto essa marca de lavadoras amigo, mas vou te deixar o endereço de um site, onde muitos técnicos respondem perguntas, e pode ser que um deles te ajude melhor que eu ok,

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  37. Olá Celso boa tarde.

    parabens pelo blog.

    Amigo tenho uma brastemp advantech wash 8kg, pois bem de um pempo para ca ela perdeu a força para bater as roupas, pode me ajudar informando as possiveis causas deste problema .

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser vários motivos, um deles correia folgada, veja isso
      Outra causa, capacitor do motor, pode ser que esteja fraco e não de tork ao motor
      Podem ser apenas roletes dentro do agitador, sem roletes a lavadora perde muito a eficiencia de lavagem, pois o agitador sem roletes não funciona como deveria e as roupas saem com manchas de sabão em muitos casos, vou deixar uma postagem que pode te ajudar, ok, abração

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/roupas-com-manchas-de-sabao-lavadora.html

      Excluir
  38. ola tenho uma lavadora brastemp advantech wash que esta apresentando o seguinte defeito. O liga-la na tomada o painel fica piscando e não da para programa-la. o que pode ser o defeito e a solução? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placa eletronica Nayara, vou postar esse defeito em video essa semana, ela apaga e acende todas as luzes o tempo todo, e não tem como fazer programação alguma, troque a placa

      Excluir
  39. boa noite celso! parabéns pela ajuda que você da a todos que precisa.veja bem meu caso tenho uma brastemp bwq 24a toquei caixa de cambio,capacitor, rolamento montei tudo e agora faz tudo normal menos lavar ela agita bem de vagar parece que esta com o freio puchado celso desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o atuador de freio não está preso, se ele estiver preso, na hora da agitação o agitador vai mesmo ficar preso, e fazer apenas barulho, veja o atuador de freio ok

      Excluir
  40. minha brastemp active 11kg os tirantes estão intactos, mas quando centrifuga ela para quase no quarto de tanto que pula, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque as varas de suspensão e vai corrigir o problema , vou deixar um post que vai te ajudar, cole no seu navegador o endereço abaixo

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/como-trocar-varas-de-suspensao.html

      Excluir
  41. Bom dia, minha maquinha Electrolux 7k, o cesto da maquina abaixou uns 4 dedos e não está puxando a água o suficiente, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,
      todo cesto de lavadora baixa até 7 cm quando tem água dentro, as lavadoras são sustentadas por varas de suspensão com molas, que contraem com peso, por isso o ceste desce, é normal.
      Agora o fato de puxar água eu não entendi, puxando água pra dentro, ela não enche é isso?

      Excluir
  42. Olááá....
    fui colocar roupas para lavar, quando foi bater , pensei que a minha máquina sairia voando de tanto bater dos lados e fazer aquele barulhão !
    nunca aconteceu isso ! O que pode ser ?
    ee minha máquina é electrolux lf90 !
    Muito obrigaa desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ele ao inves de girar o cesto na agitação, esteja girando apenas o agitador, se for isso a roupa embola toda e a lavadora chega a andar mesmo, veja se o atuador de freio não queimou, ou soltou o cabo de aço que aciona a centrifugação ok

      Excluir
  43. Boa tarde, minha maquina Electrolux LT50 ta fazendo um barulho estranho na agitação as vezes , ela parece que patina, o rolamento não é, não sei oq pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente esticar a correia, folgando o motor, afastando o motor da polia e reapertando, assim se for a correia o problema vai estar resolvido ok, abraço

      Excluir
  44. Boa tarde Celso, meu nome é Ari e estou com um problema na maquína de lavar consul maré 10k,o tanque esta descendo, verifiquei as varetas estão boas o que pode ser, quando esta no nível 2 o tanque abaixa e da ruído,será que pode ser a borracha que tem na parte de baixo da vareta, agradeço sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ari, com o peso da água, o conjunto tanque e cesto desce sim até quase 10 cm, por isso as varas de suspensão tem molas, são suspensões pneumáticas, como amortecedores de carro, e com peso tem que ceder.
      Na parte de baixo das varas não tem borracha não, tem um copo com mola dentro, e super engraxador pelo atrito e movimento tem que estar bem lubrificado.

      Excluir
  45. BOA TARDE CELSO, MEU NOME E AGUINEL TENHO UMA ELETROLUX 8KGS TURBO, E O SEGUINTE A MAQUINA NAO CENTRIFOGA SE BATE TODA NAS LATERAIS E PARECE QUE O TANQUE NAO GIRA SO O AGITADOR O QUE PODE ESTA OCORRENDO. TO DESEMPREGADO E TENHO QUE TENTAR ARRUMAR POR FAVOR ME DE UMA DICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguinel, pode ser o atudor de freio, se ele estiver queimado, a lavadora ao inves de girar o cesto na centrifugação, ela vai girar o agitador embolando toda roupa.

      Excluir
  46. Celso preciso de sua ajuda, tenho uma Brastemp advantech wash 6kg
    quando ligo ela o painel acende tudo normal ai seleciono qualquer que
    seja algumas das lavagens a luz acende normal mas ela não enche, ela
    só aceita quando a operação é centrifugar, fiz de tudo até enchi com mangueira
    mais não adianta oque pode ser? por favor se você puder me ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você coloca água com a mangueira ela nem assim lava, talvez você tenha posto pouca água, coloque até quase cheia, e selecione nivel médio, se ela bater, pode ser que tenha queimado a valvula de entrada de água.

      Excluir
  47. Bom dia Celso. Tenho a Brastemp Advantech Wash 6kg. Ela parou de bater e centrifugar. Ela enche, faz o barulho pra bater e não bate, o mesmo ocorre para centrifugar. Ela joga a água fora, faz o barulho para iniciar a centrifugação mas nada de move, ai ela começar apitar.
    O que seria?
    Obrigada e Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser mais que uma coisa, ou seja podem ser várias as possibilidades, placa eletronica pro exemplo, mas é o menos provável, ou motor queimado, ou com fio quebrado, mas o mais provável, já que não bate e não centrifuga, é que seja o capacitor do motor, ou fio quebrado no capacitor do motor, de uma olhada nisso, vou deixar o endereço de um vídeo, que fala de capacitor, não é a mesma lavadora, nem o mesmo defeito, vai servir apenas para você ter noção de onde é o capacitor, se quiser trocar para testar, desde que não localize fios quebrados, acho válido, custa na faixa de 15,00 o capacitor, abraço

      Excluir
    2. Bom dia Celso. Era o capacitor, comprei, troquei e ficou perfeita novamente. Muito obrigada pela dica e um otimo 2014 pra vc. Abs.

      Excluir
    3. Ah, que bom que deu tudo certo, feliz 2014 pra você também, muitas felicidades!

      Excluir
  48. levei minha lavadora para o conserto, a princípio apresentava problemas no lavar ,não girava o batedor, é uma consul 10 kg super maré, o técnico disse que trocou o conjunto + correia + rolamento, o custo foi alto, mas que ficou uma dúvida. teria necessidade de trocar tudo isso? será que foi preciso tudo isso, pois na minha cidade só tem ele que arruma, ou tu faz o deixa parado. Podes me dar uma dica do que poderia ter realmente acontecido. obrigado pela atenção....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha quebrado engrenagens dentro da caixa de engrenagens, que se chama conjunto mecanismo, nesse caso, troca-se mecanismo, rolamento e retentor, para saber, com a lavadora vazia e desligada, tente mover o agitador com as mãos, para os dois lados, simulando uma lavagem, se ele estiver folgado, pode sim ser problemas dentro do mecanismo, mas correia desse modelo não se troca não, o mecanismo novo custa na faixa de 70,00, rolamento original 15,00 e retentor 10,00 isso aqui em Brasília, o resto é mão de obra, mas não sei quanto foi cobrado.

      Excluir
  49. Ola tudo bem? Tenho uma Brastemp e ela ta vazando muita agua pelos fundos durante todo o processo para lavar a roupa sei que as borrachas de suspensão, as 4, estão quebradas porem o vazamento de agua ta cada vez maior sera que é so trocar as borrachas de suspensão resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não, os tirantes servem apenas para centralizar o conjunto tanque e cesto, o vazamento deve ser no retentor central, se for mesmo isso, tem que fazer o que chamamos de mecanica, que é trocar rolamentos, retentor, e conjunto mecanismo.

      Excluir
  50. Olá bom dia, parabéns pela a sua atitude de ajudar os outros.
    Onde eu posso encontrar as tirantes da brastemp, para compra ?
    eu moro em brasilia.
    Obrigado.
    Feliz ano novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asa norte, 710 norte
      3447-7400

      Asa sul, 506 sul
      3346-4747

      Taguatinga Qne 07 lote 10
      3562-5151

      Ceilandia - padock refrigeração
      3373-1333

      Excluir
  51. Boa noite, tenho uma lavadora Brastemp modelo BWQ24B ,a mesma esta apresentando problema na hora de lavar, o cesto gira muito devagar ,para você ter ideia outro dia fiz um teste colocando no nível baixo com apenas duas toalhas de banho e uma bermuda, ela bate tão devagar e não tem força, isso faz com que a roupas sai com a mesma sujeira que entrou ,apesar que já termos trocado o capacitor , roletes e o acionador de freio o problema persiste, gostaria de sua ajuda para maiores informações e possível conserto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide, fica complicado sem ver o produto, minha suspeita, é que fosse o atuador de freio preso, dessa forma o agitador não gira, você disse que trocou acionador de freio, não sei o que é , imagino que seja o atuador como disse, o que pode fazer a lavadora bater lento pode ser estar programada em DELICADOS, mas imagino que não seja isso, então só mesmo vendo o produto em funcionamento para saber, mas faça o seguinte, com ela desligada e vazia, abra a tampa e gire o agitador com as mãos, se ele estiver solto, pode ser um problema dentro da caixa de engrenagens.

      Excluir
  52. Oi Celso,
    Tenho uma LM08 (com aquela capacidade de 12kg) desde jan/2004 e já tive alguns gastos com reparos e agora ela começou a vazar água, não centrifugar (só de vez em quando) e girar de uma forma no enxague que acaba levando a roupa toda pra um lado só. Já gastei quase R$ 700 e agora a assistência pediu R$ 500,00. Já cheguei no meu limite de gasto com ela. Tem alguma forma de eu mesma conseguir reparar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse valor que te passaram, e pelas características do defeito, parece ser um problema de mecânica, não tem como você mesma fazer não, tem que desmontar a lavadora quase toda, e pra isso ferramentas e formação técnica, acho que é hora de você pensar em trocar de lavadora querida. Sinceramente.

      Excluir
  53. Boa Noite.

    Celso

    Tenho uma Brastemp Advantech Wash 8 kg no nivel alto para agua ela esta parando com pouca agua, pelo que observei em comentarios devo trocar o pressostato, porem tenho mais um problema, agora quando ela lava ela esta girando somente para um lado e fazendo um redemoinho, não me recordo direito porem nas creio que antes ela girava para um lado e para outro.
    O que posso fazer para reparar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, girar apenas para um lado, pode ser o capacitor do motor, quando apresenta problemas gira apenas para um lado, mas pode ser também placa eletronica, como sua lavadora tem mais que um problema, e nao temos certeza de onde está a causa, melhor pedir dois orçamentos, assim compara as peças que vão relatar para serem trocadas, e também os valores cobrados, senão vai ficar comprando peças e pode não resolver, saindo mais caro que chamar um profissional.

      Excluir
  54. Celso, acho que pode me ajudar! Tenho uma Brastemp 8 Kg Turbo Eficiência, ela faz o processo todo normal, somente na centrifugação está o problema. Ao iniciar a centrifugação o agitador se movimenta, mas o cesto fica parado e aí a roupa embola no agitador. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que tenha queimado o atuador de freio, vou deixar um video que vai te ajudar, mas antes de trocar a peça, teste para ver se está realmente queimada, se não estiver, pode ser que os fios que saem da eletrobomba estejam quebrados, ou presos aos conectores apenas pela capa do fio, puxe para ver, veja o video, colando esse endereço no seu navegador

      https://www.youtube.com/watch?v=5UaWOcgGiYg

      Excluir
  55. olha tenho uma consul 8kg e foi um tecnico em casa e trocou as borrachinhas do cesto pelo arame, so que na hora de centrifugar ela da um tranco antes, parece que vai satir andando..nao estou conseguindo falar com ele...sera que ele apertou demais, ele tambem trocou quatro borrachinhas que ficam embaixo da maquina... o que pode ser....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, não entendi muito, trocar borrachinhas por arame, consul não usa arame, e não tão pouco sei qual borrachinhas ficam embaixo na maquina, ele não deixou uma ordem de serviço, relatando o que foi trocado, eu não consegui entender.

      Excluir
  56. Olá, tenho uma Lavadora Brastemp Advantech 6kg, que ja esta um pouco velhinha e ja passou por algumas manutenções. Já faz bastante tempo que ela não apresenta defeito, mas há 1 mês começou com um problema serio. Ela não queria soltar a água depois de lavar, enxaguar ou centrifugar. Só soltava quando eu colocava a mangueira no chão. Ai eu continuei lavando dessa forma, e comecei a perceber residuos de espuma depois do enxague e alguma roupas manchadas com sujeira da maquina. Agora ela não quer soltar mais agua de jeito nenhum, porém faz todo o processo de lavar e enxaguar. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE não solta a água nem baixando a mangueira, pode ser que tenha entrado alguma peça pequena de roupa ou na mangueira ou na eletrobomba, vou deixar um video que vai te ajudar, desmonte a eletrobomba para ver ela e a mangueira, e acho também que a eletrobomba está queimada, troque ela se for o caso, depois de testar, custa na faixa de 25,00.

      https://www.youtube.com/watch?v=XivX4Uz_4Ps

      Excluir
  57. Gostaria de tirar uma dúvida, você falou sobre os tirantes que ficam presos a uma barrinha de ferro. Tenho uma máquina Brastemp 11kg novinha, está na garantia, e essa semana começou fazer um barulho nas barras que os tirantes se prendem. O que pode ser? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas lubrificação, mas você não pode fazer nada Mônica, tem que chamar a assistencia autorizada, só eles podem abrir e mexer na lavadora ok.

      Excluir
  58. Celso, tbm sou de Brasília a minha maquina GE de 15kg bate o cesto na hora da centrifugação o que pode ser? Ja troquei as 4 varas de suspensão, toda vez tenho que nivelar as roupas para ela não bater o cesto nas laterais, o que preciso fazer? Segue meu dados vendas.sineiro@gmail.com, cara estou disposto ate pagar uma visita se possível. (61)8414-6750. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, eu não conserto e nem recomendo essa marca, infelizmente não posso te ajudar ok.
      Ligue em uma loja de amigos aqui de Brasilia que conserta essa marca, 3356-4746

      Excluir
  59. tenho uma maquina de lavar brastemp bwt08a na hora de agitar ela esta fazendo um barrulho tac. tac. tac. e na hora centrifugar ela começa devagar mas centrifuga o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, complicado esse defeito, infelizmente nesse seu caso, sem ver não posso nem imaginar o que seja o problema, muitas possibilidades.

      Excluir
  60. Boa tarde! Tenho uma Brastemp Advantech Wash 6kg, ela está com o agitador travado, o que pode ser?
    Grata
    Juçara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que o atuador de freio esteja travado, isso acontece muito nesse modelo, ele aciona para centrifugar e não volta, assim na hora de lavar ela faz apenas tum, tum, tum, e o agitador não se move, vou te mandar um video que mostra o atuador, veja se ele não está preso, puxe de volta e teste, se acontecer denovo, troque e atuador de freio

      https://www.youtube.com/watch?v=5UaWOcgGiYg

      Excluir
  61. Sou tecnico de maquina , a COLOMARQ 11KG ele faz todos os processeso normalmente , mas hora de centrifugar ele bate muito, ja troquei as vereta de suspensao a maquina ta com mecanica toda boa , vc pode me da uma dica, pois a colomarq nao ajuda nos que somo tecnico. meu MAIL. TECTREMAQUINA@GMAIL.COM GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Carlos, eu conserto apenas Brastemp, Consul e Electrolux, justamente por isso, produtos assim não tem suporte, são ruins tanto de uso, quanto de manutenção, então eu nem vejo essa marca, infelizmente amigo, não vou poder te ajudar, se precisar de ajuda com outro produto que eu conheça, com certeza ajuda, mas com colormaq, não tem como ok, abração

      Excluir
  62. Boa tarde,
    Tenho uma Brastemp Advantech Wash 6kg e na hora do molho e lavagem ela gira de um lado só, sem parar, embolando toda a roupa. O que pode ser?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, pode ser capacitor do motor, caso não seja capacitor, pode ser a placa de potência, acho que deve comprar o capacitor para testar, ele custa pouco, veja nesse video

      https://www.youtube.com/watch?v=0u22NSD-hFk

      Excluir
  63. A minha maquina de lavar brastemp é nova funciona muito bem, mais percebo que o cesto esta muito baixo o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idinéia, ela tem varas de suspenção que sustentam o conjunto tanque e cesto, com o peso da agua e da roupa, esse conjunto desce até 10 centimetros, isso é normal, quando ela está vazia, o cesto sobe novamente, é assim que ela funciona.

      Excluir
  64. Boa Tarde!
    Celso tenho uma maquina LSE11 lavadora e secadora Eletrolux a 1 ano e 2 meses hoje ao liga-la qndo começou o 1° enxague começou um barulho muito forte na parte de baixo do cesto, achando que fosse alguma sujeira fiz a limpeza recomendada pelo fabricante e mesmo assim o barulho parecendo pedra continuava então pensei que pudesse ser um isqueiro esquecido dentro do bolso da calça , vc pode me dizer o que fazer ? tem como eu mesma tirar o objeto de dentro sem ter que pagar por isso?
    desde já obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, eu não conserto lava e seca, considero produtos muito ruins em todos os aspectos, dessa forma, não vou poder te ajudar ok.

      Excluir
  65. boa noite,tenho uma brastemp modelo bwbo8a clean 8 kg,coloquei a roupa lavar e ouvi um barulho como se algo tivesse quebrado aí desliguei e percebi que o cesto desceu,só que ela funciona normal,o que pode ser? e posso usar mesmo assim? aguardo resposta obrigada.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cesto desce até 10 centimetros mesmo, quando está cheia de água e roupa, não se preocupe quanto a isso, que é assim mesmo que ela funciona, quanto ao barulho continue obsevando, pode ser alguma peça de roupa com parte metálica, como botões, enfeites, batendo no agitador, isso também é normal, quando a lavadora estiver vazia, a suspensão vai fazer o conjunto levantar e voltar ao normal.

      Excluir
  66. Walter - Brasilia - DF6 de agosto de 2014 às 01:18

    Olá Celso!
    Tenho uma Brastemp Advantech Wash 8 kg que apresenta o seguinte defeito: após o ciclo lavar, ela joga a agua fora e quando começa a centrifugar ela para, mas a bomba continua funcionando. Ela volta a querer centrifugar e acontece a mesma coisa, ai não sai disto. Eu pauso e seleciono em enxaguar, ai funciona normalmente. Não é sempre que isto ocorre, algumas vezes ela passa de ciclo normalmente. O que pode ser?
    Parabéns por sua honestidade e presteza.
    Walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não tem fios quebrados no motor, ou curto ou fios quebrados no conector que liga o motor a fiação da lavadora, caso a fiação do motor e do conector esteja ok, o defeito vai ser na placa, acontece muito de as lavadoras não passarem da lavagem para o enxágue e o defeito ser na placa eletronica.

      Excluir
  67. Bom dia, Tenho uma lavadora Brastemp 10Kg, no momento de encher, parte da água cai por fora do tanque, isso aumenta bastante quando ela começa e encher e o tanque desce. O técnico já veio várias vezes, primeiro disse que era mangueira que estava vazando, depois que trocou ficou pior, depois falou que era o meu piso que estava inclinado, colocamos calços e continuou com o problema, ele trouxe um equipamento para medi a pressão da água e disse que a culpa é da pressão da água que tá baixa. Isso procede ou devo procurar o procom? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi isso acontecer com lavadora alguma, com certeza tem algum problema, mas somente vendo pessoalmente para localizar e corrigir, e tenho certeza que é coisa simples, chame outro técnico para ver uma segunda opinião

      Excluir
    2. É mesmo de 10 kilos, qual modelo exato, porque se for em outro modelo que estou pensando sei o que é o problema, mas preciso do modelo exato.

      Excluir
  68. Oi,boa noite Celso,tenho uma máquina Brastemp Ative BW11 11 kls,ela está batendo nas laterais quando vai lavar ou centrífugar a soada e muito alta,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o defeito da sua lavadora, são as varas de suspensão, vou deixar um video pra você entender melhor

      https://www.youtube.com/watch?v=n2b4H2-tgUU

      Excluir
  69. Oi,boa noite Celso,tenho uma máquina Brastemp Ative BW11 11 kls,ela está batendo nas laterais quando vai lavar ou centrífugar a soada e muito alta,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o defeito da sua lavadora, são as varas de suspensão, vou deixar um video pra você entender melhor

      https://www.youtube.com/watch?v=n2b4H2-tgUU

      Excluir
  70. Boa tarde. Minha maquina é brastemp ative bwl 11a/127 11 kg ela faz toda lavagem mais na hora de centrifugar ela fica batendo nas laterais e rodando devagar eu ja olhei e o cesto nao ta solto,o que pode ser,antes de ficar assim ela fez um barullho enorme como se tivesse pegando em alguma cousa derrapando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadoras de 11 kilos , trocamos muito suspensão, mas... esse barulho é que não dá pra saber sem ver e ouvir pessoalmente.

      Excluir
  71. No meu caso, lendo este blog consegui resolver todos os meus problemas. E a máquina que eu pensava em me desfazer, hoje funciona perfeitamente. As informações contidas aqui foram a base de tudo. Li manuais, vi videos, de como eram a mão de obra de montagem e desmontagem das máquinas, no caso a minha é uma Brastemp. Pois bem, detectei os defeitos e fui atrás das peças. Comprei tudo no centro de SP na rua Glete e fiz as trocas das peças em casa. Troquei roletes, varas de sustentação, tirantes e base de câmbio. Praticamente a máquina ficou nova. Revisei a parte elétrica troquei capacitor e pronto a máquina ficou nova. Quando a minha apresentou barulho semelhante ao seu fiz a troca das varetas de sustentação, tirantes e roletes do tubo agitador. Tenta fazer isso. Qualquer dúvida tem vários vídeos no YouTube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alexandre, também acho que o caso do leitor ali de cima, sejam varas de suspensão, tenho video no youtube de como trocar. abraço amigo.

      Excluir
  72. OI CELSO tenho uma maquina consul mare 10kg quando centrifuga pula muito já troquei as quatros varras de suspensaõ mas continua cpulando muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que o capacitor do motor esteja sem força, aí pode acontecer isso, acho que deveria colocar um Socorro, custa pouco, compensa testar ok.

      Excluir
  73. Oi Celso quando desmontei minha maq lavar Brastemp clean observei que a cinta do cesto estava cheia de líquido, acredito que é para balanço ou é água que entrou nesta cinta?
    Giovanni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto, ali chama-se anel hidrocompensador, água dentro para compensar o peso, se não tivesse água ali, na centrifugação a lavadora sairia pulando ok, abração

      Excluir
    2. Celso, obrigado pela resposta, mas tenho outro problema:
      quando desmontei minha maq. Brastemp Ativel mod. BLW11A, e fui remontar o novo retentor na caixa do tanque observei que a ranhura do tanque que segura o retentor estava rachada, quando coloquei o retentor ele quase vazou.
      Retirei novamente e observei que no fundo do tanque existem duas ranhuras tipo fenda e tentei retirar pensando que poderia retirar aquela peça. Não consegui, acredito que vou ter que compar um tanque novo, ou não!
      Vc poderia me ajudar?
      Giovanni

      Excluir
    3. Teria que ver o tamanho do dano, mas ali é um local delicado, pois tem que ficar na medida certa para o retentor entrar justo, talvez não tenha danificado tanto, mas não pode haver vazamento, talvez, colocando o retentor e jogando araudite sobre a parte danificada vá resolver o problema, araudite veda muito bem e é flexível, monte o retrentor no local, já com toda mecanica, deixando apenas para colocar o cesto e fechar a lavadora, quando fizer tudo isso, misture os dois tubos de araudite e coloque no local com possível risco de vazamento, deixe secar por umas três horas, coloque o cesto, se não for muito grave, não vai vazar

      Excluir
  74. Oi Celso:
    O grande problema é que no lugar onde comprei o retentor e a caixa com o agitador, o senhor me vendeu um retentor maior no comprimento, e foi isto que causou o dano, fui até o comercio desse senhor e ele me trocou o retentor e me vendou um tanque seminovo a um preço razoável.
    Problema resolvido , pois o retentor sendo maior, quando fui apertar os parafusos da máquina o retentor quebrou a aresta e entrou dentro do tanque, mas como disse anteriormente resolvido e mais uma vez obrigado pela atenção.
    Giovanni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, existem modelos de retentor diferentes para a lavadora, tem que ficar atento, mas que bom que resolveu sem maiores transtornos, abração

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.