quinta-feira, 28 de março de 2013

Lavadoras Brastemp BWF24A e BWF08A - Não passa programa de lavar para enxaguar

Placa Lavadora Brastemp Bwf24a / Bwf08a Bivolt - 127v/220v | Mercado Livre


   Essas duas lavadoras, possuem conjuntos idênticos, tanto de toda estrutura mecânica, como a parte eletro-eletrônica, a única diferença, é que uma delas, a da direita, que é mais velha de fabricação, quando você pressiona as teclas, ela emite sinal sonoro a cada toque, a da esquerda um pouco mais nova, não emite sinais sonoros ao pressionar as teclas, porém, a disposição das teclas é a mesma, e as funções iguais, essa postagem é pra falar de uma característica de defeito desses dois modelos.
   O que ocorre, em muitas delas é: Ela faz a lavagem, independente de programado molho ou não, e após a lavagem ela drena, e depois da drenagem, ela centrifuga por poucos minutos, para retirar a água com sabão e admitir água para o enxágue, pois bem, quando ela apresenta o defeito que quero citar, ela passa a apresentar a seguinte deficiência: depois que ela drena e começa dar as primeiras arrancadas para o início da centrifugação, a placa acende todos os leds e apaga novamente, cortando o início da centrifugação, continua no processo de drenagem, e novamente tenta iniciar a centrifugação, mas novamente apaga-se as luzes, reacendem e assim fica por horas, sem conseguir passar de LAVAR, para ENXAGUAR.
   A única forma de corrigir esse problema, é substituindo a placa eletrônica por uma nova, porém, se você quiser prorrogar por mais um tempo, antes da troca que é inevitável, basta clicar em INICIA/PAUSE, e passar manualmente para o enxágue, dai pra frente, ela fará a quantidade de enxágues selecionada e por fim vai centrifugar.
   Após algum tempo, com esse defeito, ela pode começar a não mais centrifugar, aí não tem mais como protelar a troca, tem mesmo que se fazer a substituição.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q




53 comentários:

  1. Complicado essa bwf08a, ficou uns 3 meses parada, trocada placa eletrônica, e agora quando liga só funciona drenagem, não atendendo nenhuma configuração, seleciona lavagem e iniciar só centrifuga/drenando aguá.
    Complicado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas mesmo com o led de lavar aceso ela drena e centrifuga? ou quando coloca para encher e lavar ela não obedece? por favor se me der mais informações posso tentar te ajudar melhor, abraço

      Excluir
  2. Boa noite Celso, tenho uma Brastemp BWQ24 8 quilos tira-mancha, quando coloca para lavar ela começa a fazer um barulho quando começa a bater. Um barulho alto que incomoda muito. Começou a fazer o barulho um tempo depois que o técnico trocou o rolamento. Bom isso já faz muito tempo, mas o barulho continua, as vezes quando coloca desengripante ela para um pouco, mas depois continua. Tentei procurar o manual dela para ver o que esta acontecendo mas não achei e também já gastei muito com ela e não vale a pena mandar arrumar de novo. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problemas dentro da caixa de engrenagem, o eixo as vezes faz barulho no retentor, as vezes o rolamento da base, as vezes jogo de cames, só vendo mesmo pra saber, sem ouvir o barulho vendo o produto impossível saber

      Excluir
  3. Bom dia Celso, Estou com um problema. A placa da lavadora Bwq24a do meu pai queimou, comprei uma placa paralela, instalei igualzinho estava a outra e na hora que liguei ela deu um estouro do lado do chicote que liga as válvulas e o pressostato. Tem três pecinhas pretas (talvez diodo), a do meio que estourou. O que pode ter acontecido? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a bobina da valvual está em curto, por isso o que tem que fazer de imediato é trocar a valvula de tres vias, possivelmente foi ela quem queimou a placa, ou as placas, tem que trocar a valvula, e depois ver se a placa ainda funciona, se for o caso tem que trocar a placa novamente.

      Excluir
  4. boa noite celso estou com uma bwf08 com esse defeito ela lava e drena a água na hora de enxaguar ela simplesmente para eu estou fazendo o processo manual aperto o pause e passo manualmente para o enxague mas vale salientar que substituir a placa e o defeito continua ela só enxágua quando passo manualmente você poderia me informa algo mais que eu possa fazer pois ta difícil assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo nesse caso veja os fios do motor, puxe um por um e veja se o fio estica, se esticar está quebrado dentro da capa do próprio fio, puxe em direção ao motor, e também veja no conector que liga o motor a fiação da lavadora ok, abraço

      Excluir
  5. Olá. Tenho uma Tira Manchas de 9Kg da Brastemp e vendo o seu site que é ótimo, resolvemos tentar consertar. Ela enche de água, bate a roupa, esvazia mas só fica esvaziando, não centrifuga. Trocamos o capacitor e continua do mesmo jeito. As vezes quando você muda o programa, onde ela deveria começar a encher ela bate a roupa. Se puder nos informar que outros testes podemos fazer e se for necessário trocar alguma peça/placa, qual seria e onde podemos encontrar as peças. Deus Abençoe e realmente sua iniciativa é muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ela bate sem água as vezes, o defeito mais provável é apenas o pressostato de controle de nivel, ou sujeira na mangueira que vai ligada no pressostato e no tanque, então abra a tampa, retire a mangueira do pressostato e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, se estiver entupida a mangueira ou suja limpe, e limpe também o conector onde ela se encaixa no tanque, depois de limpa teste pra ver se o ar passa livremente, se não tiver sujeira pode trocar o pressostato e pronto, se for sujeira, não precisa trocar nada, apenas limpar ok, abraço

      Excluir
  6. onde comsigo a placa eletronica da placa eletronica brastemp advantech wash 8kg qual é o modelo da placa c puder enviar a resposta por email pra min fico grato machado.alcione@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda placa é feita para um modelo específico de lavadora, com o modelo da lavadora vai saber qual placa ela usa, advantech 08 kilos não é modelo, é apenas uma linhagem de produtos, o modelo exato fica em uma etiqueta atras da lavadora, por exemplo, a sua pode ser uma lavadora BWT08ABANA. mas pode ser outro modelo, então com modelo exato peça a placa na rede de lojas autorizada, ou em outra loja que venda peças para lavadoras de roupas Brastemp.

      Excluir
  7. Olá. Gostaria de agradecer, pois minha 9kg Tira Manchas não estava centrifugando e após a sua informação, trocamos o pressostato e ela está funcionando perfeitamente. Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Celso. Tenho uma Brastemp BWF22A. Reparei que ela faz o movimento de vai e vem bem pequeno quando cheio de roupas. Porém, quando fiz uma limpeza, só com água, o movimento é grande (creio que é o normal). O que poderia ser? Me parece que é falta de força, mas seria problema do capacitor ou seria a correia? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja ess postagem de roletes, pode ser apenas isso, vou deixar o link aqui embaixo, cole no seu navegador, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/roupas-com-manchas-de-sabao-lavadora.html

      Excluir
  9. Ola, Celso
    Meu nome é Ângelo, tenho uma Brastemp BW024BRANA7KG, estou com o seguinte problema.
    A maquina lava normalmente, mas no enxague, ela enche de água e simplesmente descarta a água sem bater( várias vezes) não passa para o procedimento de centrifugação?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo, veja se a mangueira de saida de água não está baixa, a mangueira tem que estar na altura da tampa, senão a agua fica entrando e saindo e nunca vai encher totalmente pra enxaguar

      Excluir
  10. boa noite celso, meu nome e carlos e tenho uma BWF08A que quando ligada na tomada ela fica so piscando o display e lava quase 24 horas para parar de piscar, quando ela normaliza nao faz todas as funçoes, o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde ser a placa eletronica, quase certeza que é um defeito de placa, pode colocar uma placa paralela, da CP placas eletronicas, são placas confiáveis e de custo bem menor

      Excluir
  11. Boa tarde Celso,

    tenho uma BWF24A e esta apresentando problemas na centrifugação. O técnico disse que é problema na placa e que a Brastemp não tem mais essa peça nova.
    A minha pergunta é se vale a pena eu comprar uma placa similar que vi no MERCADO LIVRE por 120,00.
    Preciso trocar também os 4 amortecedores (ou algo parecido) que também não é mais fabricado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem disse que não tem mais placa original da BWF24A? claro que tem todas as peças disponiveis ainda pra essa lavadora, voce pode sim por a placa eletronica paralela da CP placas eletronicas, mas existem sim todas as peças pra ela, vou deixar um link e voce vai ver a loja brastemp mais perto de voce e ver quanto custa a peça ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
    2. Boa noite Celso,

      consegui as peças, foram trocadas e a máquina tá zero bala!!!

      obrigado pela ajuda

      Abraço

      Excluir
  12. Boa noite Celso! Tenho uma BWF08A que não está batendo a roupa. A impressão que tenho é que o motor está sem força na hora de iniciar o processo de lavagem. Dá só um sinal de que vai iniciar e para. já troquei a placa mas não deu resultado. O que pode estar ocorrendo? desde já obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Roberto, quem dá tork ao motor é o capacitor do motor, é uma peça barata, custa em média 15,00 , parece um tamborzinho e nele dois fios, preto e amarelo, é o capacitor quem dá tork ao motor, se estiver ruim, não lava e nem centrifuga.
      Veja também o proprio motor, ele dificilente apresenta problemas, mas em alguns casos ele pode estar em curto, e esquentar e parar, tente fazer ela lavar, quando ela parar, como voce disse que ela para, voce desliga da tomada e coloca a mão no motor, se estiver superaquecido, o problema pode ser o motor

      Excluir
  13. ola celso minha maquina é o modelo brastemp Advantech Wash 8kg (BWF08A
    testei todos os componentes eletricos direto na rede motor ok bomba ok valvulas ok quando ligo ela na rede os leds acendem todos e imediatamente apagam e nada mais acontece nao liga este pode ser um defeito no integrado mc 1413p ou sera na placa de potencia fico muito grato por uma resposta um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um defeito de placa eletronica, tem que trocar a placa, é comum nesse modelo apresentar esse problema, as vezes desligando ela da tomada, e deixando descansar por algumas horas ela volta ao normal, mas depois o problema volta com mais frequencia até para de vez, no caso somente trocando a placa pra resolver

      Excluir
  14. ok celso mas estranho mito o fato de ao conectala na rede ela acender todos os leds e apar e apos isso nada mais acontece testei todas as microchaves estao perfeitas entao acho que o ci mc1413p deve ter pifado so sei nao sei onde encontro alias pelo que sei por lei é proibido vender equipamentos com tudo lacrado ou coberto com fibra dificultando a manutençao e estas placas haha sao impossiveis de consetrar a brastemp por ser processada por qualquer um e a coisa é muito seria sabia vc sabe se posso encontrar este ci aui no brasil pois la fora tem a venda um abraço mc1413p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não sei, e a resina que cobre os componentes pode sim ser retirada, basta aquecer que ela vai se soltar, ela amolece com calor.

      Excluir
  15. ola celso tudo bem estive em viagem e agora voltei e voltei a usar minha antiga brastemp luxo uma maquina perfeita rsrs depois de 8 anos sem usa-la esta como nova bom peguei a placa brastemp Advantech Wash 8kg (BWF08A e novamente examinei com cuidado e percebi que tinha fios soltos refiz toda fiaçao e troquei as chavinhas rsrsrsrsrs alegria ela voltou a funcionar mas so bate de um lado kkkkk o resto ta perfeito tem uma dica para este seu ja amigo e uma dica ao pessoal verifiquem as chaves e fios com multimetro pois a informaçao que tive da fabrica é que as placas sao dificeis de queimar um forte abraço a vc e a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batendo apenas para um lado pode ser apenas o capacitor do motor, que fica na parte inferior da lavadora, nele ligados dois fios, amarelo e preto, acho que compensa voce arriscar trocar para testar, vai custar na faixa de 15,00

      Excluir
  16. ola celso fico muito grato pelas respostas e agradeço suas respostas e admiro seu profissionalismo olhe ainda nao veriquei o capacitor mas com certeza vou verificar mas aconteceu o seguinte liguei ela todas as funçoes normais a placa ficou nova alias vou começar a recondicionar estas placas pois é minha area so nao conhecia de lavadoras vou fazer um site..... bem quando ela começou a funcionar coloquei a mao no batedor e e apertei ela ficou normal por alum tempo depois ficou so para um lado e entao novamente apetei ela ficou normal depois novamente mas para o outro lado rsrsrsrsr que doidice rsrsrsrsrs tem uma dica ai um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batendo apenas para um lado, pode ser o capacitor do motor, geralmento o problema é nele, em alguns casos é defeito de placa, principalmente se for dos modelos tira-manchas, em outros modelos apenas capacitor

      Excluir
  17. ola celso tudo bem bom posso dizer q vc é o cara e novamente venho aqui para te pedir dicas rsrsrsrsr olhe estou com uma consul cargo 10 kilos ta vazando agua e com o rolamento fazendo barulho sera que precso trocar o conjunto ou so o rolamento e o retentor pois ela ta normal apos eu trocar o capacitos ela lava e centrifuga direitinho mas com barulho e com vazamento fico grato desde ja e um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar os rolamentos, os dois se estiverem sem condições de uso, o retentor, e o mecanismo, se for o caso, troque apenas o tubo do conjunto mecanismo, mas tem que trocar, depois que rolamento enferruja, ele faz um vinco no tubo do mecanismo, e logo vai apresentar o mesmo problema se não trocar a peça, pois isse vinco, essa ranhura, vai danificar rapidamente o retentor novo e provocar vazamento, e então em poucos meses a lavadora vai estar do mesmo jeito, ou seja com o mesmo problema, já que vai ter que desmontar tudo, troque o que tem que trocar.

      Excluir
  18. onde achar a placa da lavadora brastemp BWF08A para comprar? e como troca-lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualquer autorizada Brastemp, e para trocar, basta retirar os dois parafusos traseiros que fixam a tampa, levantar a tampa fixa da lavadora, vai ver a placa, ela tem um protetor plastico fixado com apenas um parafuso, retire e desencaixe o protetor, vai ter acesso a placa, retire os conectores de fios dos dois lados e desencaixe a placa, coloque a outra, religue e pronto.

      Excluir
  19. Celso estou com problemas na minha maquina brastemp modelo BWF24A , ela não esta batendo, eu troquei o capacitor, correira, estava vazando agua pelo retentor, que não mexi ainda. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vaza água pelo retentor central, tem que trocar kit mecanica, (rolamentos, retentor e mecanismo) se não corrigir o vazamento, a lavadora molha a correia e fica deslizando, patinando, não tem força, além disso vazamento, molha motor, atuador, eletrobomba e capacitor, e peça eletrica molhada da curto, e curto queima placa, atuador molhado, explode varistô de placa na hora, não tente tapar sol com peneira, tem que resolver a fonte do problema.

      Excluir
  20. BENJAMIN JOSÉ AFFONSO CALDAS25 de novembro de 2013 às 20:09

    Olá Celso. Tenho uma lavadora BRASTEMP ÁGUA FRIA ADVANTECH WASH 8kg, Modelo BWF08ABANA, 127 V. Acabei de receber uma placa da "CP - Placas Eletrônicas" que comprei no MercadoLivre para substituir a paca dessa minha lavadora. Na etiqueta da placa que me enviaram informa que a placa é compatível tanto para o modelo BWF24A como BWF08A 7k s/ aquecimento BIV, CP 0206. Gostaria que você me informasse, o mais breve possível, se essa placa que comprei é compatível com o modelo da minha lavadora que é de 8kg ou se essa placa só serve para a lavadora de 7kg, já que, de acordo com as informações que busquei na "internet", o modelo BWF24A é de 7kg. (por favor, se possível, peço a você que me responda ainda hoje). Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respondo conforme minha disponibilidade de tempo, faço o possivel para ser no mesmo dia, mas nem sempre consigo, estou respondendo a 77 perguntas agora, so no blog, ainda tem no email, no youtube e no face, eu trabalho o dia todo, faço o que posso.
      A placa é a mesma para as duas lavadoras, a de 07 e de oito kilos, são a mesma lavadora, o que muda é apenas a inscrição na tampa, mas todo o conjunto é o mesmo, identico. pode usar sem problemas.

      Excluir
  21. Bom dia amigo, tenho uma lavadora Brastemp advantech wash 6kg (BWQ06A) e deu problema na placa, pois bem a placa da CP placas BWQ22 5KG c/ aquecimento é compatível com minha maquina? Outra dúvida o que seria as letras que vem depois do codigo das maquinas tipo BWQ22A, BWQ22B, 22D....Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , pode colocar de uma lavadora BWQ24A que é idêntica ou BWQ22B também
      B de Brastemp
      W de Washer, ou seja lavadora
      Q quente, com aquecimento
      24 07 quilos, ou retentor de 7 polegadas
      depois dessas letras principais cada letra significa cor e voltagem e no final NA quer dizer nacional
      ok

      Excluir
  22. Temos uma BWF24A e a programação entre o molho, lavar e enxague não está seguindo automaticamente. Tem que ser feito manualmente a cada etapa, pois a etapa seguinte não está entrando. A máquina tenta fazer a programação e para..tenta e para e assim sucessivamente, até que passamos manualmente para a etapa seguinte. A bomba tripla que estava com defeito foi trocada e a entrada de água no teste da máquina está correto, só não está cumprindo a programação de forma automática. Como a programação é controlada pela placa eletrônica da máquina, te pergunto se a troca da placa resolve o problema da programação porque um conhecido ja fez a troca só que não sei a procedência da placa e o problema persiste!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso Jair Pereira assim que possível se vc ja viu ou conhece algum problema parecido me avise por gentileza pois ja tentei de quase tudo!
      Grato.

      Excluir
    2. Nesse modelo, ela tenta centrifugar depois da lavagem, para tirar o sabão, mas piscam todos os leds e ela cancela, se for isso é mesmo placa, eu vendo peças, e para esse modelo custa 200,00
      caso queira me avise que te mando o link, comprando comigo, eu dou suporte técnico pelo whatsapp para meus clientes de peças, dou suporte para o produto até resolver o problema.
      segue o link da peça
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767977664-placa-eletronica-lavadoras-brastemp-bwf24bwf08-bivolt-_JM

      Excluir
  23. Oi Celso, estou com uma máquina Brastemp 5kg – bwq22bbana que quando liga dá um estalo. A única coisa que ela está fazendo é encher e mais nada, nem centrifuga essa água que enche. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou te mandar um vídeo Meire, talvez te ajude
      https://www.youtube.com/watch?v=GHsUIAYEl8s

      Excluir
  24. Minha máquina é Brastemp 5kg – bwq22bbana. Quando ligo dá um estalo. Ela enche, mas não bate, não centrifuga, só acende as luzes do painel. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou te mandar um vídeo Meire, talvez te ajude
      https://www.youtube.com/watch?v=GHsUIAYEl8s

      Excluir
  25. bom dia, tenho uma maquina intelligent tira manchas e no ano passado troquei a placa porque a tecla iniciar não estava funcionando e agora é a vez da tecla liga/desliga, parece que tá com mal contato pq ela funciona quando quer. e acho que dessa vez ela não quer mais funcionar. Terei que trocar a placa de novo? ou tem alguma opção mais barata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TErá que trocar a placa, mas veja se o painel não está furado, ou por algum motivo as teclas não estão sendo molhadas, ou local com muita umidade

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.