sexta-feira, 29 de março de 2013

Lavadoras de Roupas CONSUL - Defeitos - Melhores Modelos


   As lavadoras CONSUL, tem duas linhas de fabricação, essa da foto, é uma lavadora sem agitador, veja que ela faz o trabalho de lavagem com um acoplamento, e não tem aquele agitador alto como nos modelos da Brastemp, eu particularmente não recomendo nenhuma lavadora que use esse sistema de lavagem, elas são muito frágeis, e de manutenção cara, não tem muitas peças, mas o conjunto mecânico vem em forma de um kit completo, e quado apresenta esse problema mecânico, que é caracterizado por vazamento central de água ou óleo, torna-se praticamente inviável fazer a manutenção, se for comparar o preço do produto com a da manutenção, o conserto fica em quase 50% do valor da lavadora, mas não podem ser questionadas quanto á alta qualidade, visto que o preço de mercado desse produto, gira em torno de 600/700 reais. A Electrolux, também dispõe de lavadoras com esse mesmo sistema de agitador, e no caso das duas, a manutenção gira em torno dos mesmos valores, tanto para o conserto, quanto ao preço do produto novo.


Lavadora Consul Maré 10 Kg




   Já este modelo, com Agitador alto, eu recomendo, pois usa a parte mecânica idêntica a da Brastemp, apenas a parte de controles é diferenciada, tem um conjunto bem mais robusto, e tem se apresentado como um ótimo produto desde que foi lançado, além da quantidade de opções de programas, tem maior capacidade que as lavadoras também da CONSUL sem o agitador, e se o consumidor, for ver a diferença de preço, entre essa e aquelas citadas primeiro, não compensaria mesmo comprar aquelas de menor capacidade e estrutura tão inferior. Trabalho com a Consul desde 1996, mas sinceridade acima de tudo, eu não aprovo lavadoras sem agitador, mesmo que seja para cobrir uma parcela de consumidores que optam por um produto de menor valor.





257 comentários:

  1. Olá tenho um Cônsul Maré Super de 10 kg. Após um vazamento de água. (Usamos uma mangueira para encher e transbordou) ela depois de um tempo passou a fazer um ruído na centrifugação. Um ronco.

    O que devo trocar? Ela esta bem nova mas começou com esse ronco na centrifugação.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, Barulho na centrifugação pode ser rolamento, aliás em quase todos os casos é sim rolamento, mas não troca-se apenas os rolamentos, o barulho é proveniente de vazamento, mas não dessa água que você derramou, o vazamento é pelo retentor central, as vezes nem é um vazamento que chegue a vazar no chão.
      Trocamos o que chamamos de kit mecânica, que no caso são: Rolamentos, retentor e conjunto mecanismo, não é um serviço fácil de fazer, de todos os reparos esse é o mais complexo, para chegar até essas peças, faz-se necessário desmontar a lavadora quase toda. Melhor que você chame um profissional para avaliar, e depois disso se ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar que eu tento ajudar, Abraço

      Excluir
  2. Olá Celso, obrigado pela resposta.

    A máquina tem 2 anos, já apresentaria vazamento no retentor? (Foram umas 3x que vazou agua por cima do tambor dela.) Percebi que girando ela desligada tem uma certa resistência e esse ronco. A loja onde compro peças (eu mesmo conserto minha secadora a Gás brastemp) Disse que pode ser o motor por causa do vazamento de agua.

    As peças Retentor e rolamentos são bem baratas, só não cotei esse conjunto mecanismo. Vi em outro site uma sequencia de desmontagem dela e não achei tão complicado, eu praticamente refiz minha secadora (Troca do ignissor, mancal do tambor, correias, motor, chicote elétrico completo, ventilador, sensores, solenóides etc)e ela funciona normalmente.

    Eu vou desmontar o conjunto e trazer aqui pra loja ai avalio o que está ruim.

    Obrigado
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel , boa tarde,
      Solte a correia entao o motor vai ficar livre, gire a polia do motor, se fizer barulho excedente vai perceber
      Com a correia solta gire o cesto pra saber se é mesmo rolamento, sem a correia vai estar livre da possibilidade de ser o motor.
      Quanto a idade da lavadora, nao e comum o desgaste mas as vezes essas peças sao trovadas ainda na gatantia, com menos de um ano, é raro mas acontece.

      Excluir
  3. Olá Celso obrigado, farei esse teste e posto o resultado aqui. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso boa noite. Tirei a polia e o
      Motor esta perfeito. O ronco vem mesmo do mecanismo. E mesmo transbordando nao tem como a água atingir o mecanismo ou o
      Motor. Realmente parece que o retentor tem vazamento. Vou proceder a desmontagem e te mantenho informado. Tem lguma dica dessa parte mecânica ?

      Obrigado
      Daniel

      Excluir
    2. Eu já sabia que o motor não poderia estar com problemas, mas foi melhor você mesmo ter constatado, quanto a dicas, desmontar mecânica é bem complexo, mas como você disse que já viu um vídeo aqui na net e não achou tão complicado, acho que não vai ter problemas, troque o rolamento, o retentor e o mecanismo e pronto, vai solucionar o problema com certeza,
      Abraço

      Excluir
  4. Olá Celso. O suporte do cesto esta bem duro de tirar. Tirei o parafuso que saiu com dificuldade, mas nao consigo tirar o suporte do cesto. Coloquei um desengripante pra ver se ajuda.

    Abraços

    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Ja descobri que preciso do saca cesto e também do saca rolamentos. Amanha vou cotar essas peças. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas o saca cesto, não precisa de saca rolamentos não, o rolamento que vai trocar é apenas o da base, se quiser compre a base completa, que já vem com rolamento e retentor, ai vai precisar mesmo apenas do saca cesto.

      Excluir
  6. Olá Celso. Tenho uma Cônsul Maré Super de 10 kg, que está apresentando os seguintes problemas:

    1) Ela está demorando uns 40 minutos para encher, mesmo eu tendo tirado todas as peças dentro do cano de entrada da água, e a torneira com boa vazão de água.

    2) está trepidando muuito na centrifugação, tipo batidas...

    O que eu faço???


    Obrigado!!!

    João Sant'Anna

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,
      Realmente o tempo está bem excedente, 40 minutos é demais, já que você verificou a mangueira, olhe também o filtro da válvula de entrada de água, vou deixar aqui o endereço de uma postagem que vai te ajudar:
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-de-roupas-entra-pouca-agua.html

      Caso o filtro da válvula também esteja limpa, a única alternativa, é trocar a válvula toda.

      Quanto á trepidar na centrifugação, ai podem ser tirantes quebrados, eles servem para centralizar o conjunto tanque/cesto, e as vezes roupas má distribuídas e tirantes quebrados, resultam na lavadora batendo o conjunto central na lataria e fazendo bastante barulho.
      Outra possibilidade, e isso ocorre muito nesse modelo, é que as varas de suspensão podem estar desgastadas, fazendo com que a lavadora trepide muito mesmo na hora de centrifugar, chega a sair do lugar.
      Caso minha resposta não esclareceu sua dúvida, pode fazer mais perguntas que estou aqui pra responder. Abraço

      Excluir
    2. Sim Celso, eu já retirei a peneirinha, a borrachinha e a outra peça que fica dentro da entrada da água,ou seja, já desbloqueei toda a entrada de água da máquina, e a pressão da torneira é excelente, o sr acha que eu devo trocar a válvula? como faço isso?

      Sobre a trepidação, o sr conseguiria me mostrar alguma foto dos tirantes, e como fazer a troca das varas e dos tirantes? qual é o e-mail do Sr.?

      Obrigado

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. João bom dia,
      Nesse caso tem sim que trocar a válvula, solte os dois parafusos que prendem a tampa na parte traseira, levante um pouco a parte traseira e empurre para a frente que a tampa fica solta. Então você vai ver a válvula, é a peça onde está conectada a mangueira de entrada, não tenho como detalhar passo a passo como fazer isso, mas uma vez você tendo acesso á peça, vai ver como ela é parafusada e como estão ligadas a fiação e as mangueiras de água.

      Quanto aos tirantes e a suspensão da mesma forma, com a tampa aberta vai ver quatro borrachinhas, uma em cada canto, elas centralizam o conjunto tanque, e para substituir é bem simples, apenas olhando voce vai entender, mas vou te dar dois conselhos, o primeiro é: chame um técnico pra te fazer um orçamento, geralmente orçamentos são gratuitos, e sua lavadora tem mais que um defeito, fica complicado tentar resolver assim, não pela válvula, mas por esse problema da centrifugação, melhor um profissional verificar.
      segundo conselho: aqui no blog tem sim, postagem sobre trepidação, fotos do cesto, foto dos tirantes e tudo relacionada, de uma olhadinha nas postagens que o Sr. vai localizando, e nos comentários estão muitas respostas, tem uns 400 comentários, claro que não somente de lavadora, mais todos os comentários com conteudo, tanto na pergunta quanto nas respostas ok.

      Excluir

      Excluir
  8. Celso bom dia, já comprei as peças e estou no aguardo. Mais uma ajuda, qual é o melhor jeito de trabalhar na parte de baixo dela? Tirar todo o cesto por cima? Ou virar ela de ponta cabeça e trabalhar nela com o cesto montado?

    Obrigado
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce disse que tinha visto um video de como fazer a mecânica? como te disse mecânica não é simples de se fazer, mas não tem como desmontar a parte de baixo com cesto montado, tem que tirar a tampa fora, tirar o cesto, com o cesto no local, o conjunto mecânico não vai sair, ele fica preso ao cesto.
      Retire o cesto, e sem a tampa, vire a lavadora de cabeça pra baixo, apenas com o tanque, aí vá soltando a parte mecânica, primeiro polia, depois jogo de cames, depois travinha que prende o fundo da caixa de engrenagem.
      Depois os quatro parafusos L12, solte toda a fiação, solte a mola do armador de freio, e não se esqueça de soltar o braço do armador que fica preso ao atuador de freio, depois solte puxe a base de onde está o motor, solte a babda de freio que está em volta do tubo de centrifugação, depois solte os parafusos que prendem a base ao tanque, puxe a base com todo conjunto, se comprou base completa, basta colocar a base no local, note que ela tem um pé mais fino, nele vai preso a banda de freio, tem que estar na posição certa. coloque a base, parafuse, coloque o conjunto mecanismo novo e vá montando tudo de volta ok

      Excluir
  9. Oi Celso me confundi. Onde escrevi cesto era tanque. Obrigado pelas dicas.

    Ja tirei o cesto a tampa o agitador etc. Estou aguardando a ferramenta pra tirar a base do cesto. Na verdade vi um procedimento na internet com fotos da desmontagem

    ResponderExcluir
  10. Ola Celso, meu problema e com a maquina de lavar Consul Mare super, e o problema e que ela so fica piscando um LED independente da funcao escolhida. Achei que era problema no dispositivo de seguranca, pois a tampa descolou justamente onde se encontra o dispositivo de seguranca. EU Abri e tentei ver se tinha algum mal contato mas nada. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para testar o interruptor, retire os dois fios que vão nele, e ligue uma ao outro, ou seja elimine o interruptor da tampa, pelo que entendi sua lavadora nao aceita nenhum programa, é sim caracteristica de placa eletronica, mas antes de trocar, confira toda a fiação, veja se não tem fio partido.
      retire a tampa e com cabo de força teste as bobinas da valvula de entrada de água, ligue os dois fios do cabo de força, em cada uma bobina da valvula e veja se funcionam, ligue o cabo de força também na eletrobomba de drenagem e no atuador de freio, para ver se uma dessas peças não está queimada, gerando informação de defeito na placa ok. caso tenha mais duvida, pode perguntar, abraço

      Excluir
  11. Olá Celso. Hoje conclui a montagem da minha lavadora.

    Ficou perfeita.

    Realmente refazer a mecânica não é pra qualquer um. Dá muito trabalho, necessita de ferramentas pesadas e muita atenção.

    Comprei o conjunto de cames, rolamentos, o mecanismo completo e o saca cesto e saca rolamentos.

    Meu maior problema foi retirar o suporte do cesto. Emperrada cheguei a quebrar o saca cesto mas ele nao saiu. Ai acabou
    Comendo um pedaço e eu resolvi quebrar a peça. Depois de muita marreta e furadeira com broca de metal consegui tirar. Antes dessa medida radical tentei cloro, água quente, esquentar a peça com um mini maçarico mas ela estava colada no tudo de centrifugação.

    Após quebrar o suporte consegui virar a lavadora e desmontar a mecânica.

    Outra dificuldade foi tirar o conjunto mecanismo. Só saiu na marreta. O rolamento estava podre e colado no tubo. O retentor tbm estava podre e inchado e foi bem complicado retirar ele do tanque.

    Alias o grande culpado é o retentor que tem alma metálica. Essa alma apodrece incha e deforma o retentor que começa a vazar água no rolamento. Bola fora da Brastemp.

    Na montagem usei um
    Óleo especial no rolamento (corrosion x) que protege de umidade. Vamos ver se dura mais de 3 anos.

    Fiz a montagem toda e só fiquei esperando a base do cesto que chegou hj. Alias os preços variam muito. Encontrei a mesma base de 22 até 98 reais. Um absurdo.

    Obrigado pelas dicas. Acabei de lavar roupas e a maquina ficou como nova.

    Abraçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, feliz que tenha terminado a obra, vou te falar uma coisa, tem lavadoras que dão muito trabalho mesmo, mas outras estão bem fáceis de desmontar, quando eu trabalhava na autorizada, as vezes a gente atendia 12 clientes por dia, e meu serviço sempre fiz na casa do cliente, até hoje não recolho nada, se não tem possibilidade de fazer na casa do cliente, não tem como fazer em lugar nenhum.
      Bem resumindo, já fiz mecanica igual a que você fez em 17 minutos, mas isso vai da experiência que a gente tem, e como disse, em produtos mais novos, está sempre mais fácil de fazer este serviço, quanto mais tempo de uso, mais difícil mesmo, quanto a variação de preço, o mercado está cheio de exploradores, mas quem mantém eles são as pessoas desavisadas.
      Bem resumindo, fico feliz que tenha conseguido, e fique sempre a vontade para visitar o blog, será sempre bem vindo, grande abraço.

      Excluir
  12. Olá Boa Tarde!!

    Tenho uma Consul Maré de 10KG e ela estava perfeita e de repente ficou parada na Função "Enxague Extra" - a Luz fica piscando e nem enche com água nem desliga ou atende nenhum outro comando. Só desliga se for na tomada.

    Vou chamar um Técnico, mas antes gostaria de ter uma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente á a placa de interface, a placa que você programa, esse modelo tem duas placas e parece que a placa de interface, essa tem tem as luzes, não está mais em contato com a placa de potencia, agurde o técnico e veja se realmente é isso, sem ver o produto é mais dicícil, mas sem ver eu diria que é essa placa. abraço

      Excluir
  13. Prezado Celso, minha Consul Mare Super 10kg ao agitar somente "bate" a roupa para um lado, fazendo um barulho de enrosco qdo devia voltar. Fica so jogando a roupa fazendo-a se enroscar toda no agitador deixando-a descontrolada. Alguma sugestão? O q devo trocar?
    Abracos e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode ser a placa de potencia, mas em muitos casos trocando o capacitor resolve, eu trocaria o capacitor que é barato, caso não funcione chame um técnico ou troque a placa de potencia, abraço
      Lembrando que somente vendo o produto pessoalmente para avaliar sem sombra de duvidas, por aqui eu apenas dou sugestão do que possa ser, pela experiencia com o mesmo modelo e mesmo defeito ok

      Excluir
  14. ola meu prezado minha Consul Mare Super 10kg não esta parando a agua no nível regulado por mim como devo proceder? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela enche até transbordar podem ser dois motivos, o pressostato,que é o controle de nivel.
      abra a tampa e veja que do lado esquerdo, tem uma mangueirinha que sai do tanque e vai para o pressostato, quando o tanque enche de água, a mangueirinha vai dando pressão no pressostato, e quanto mais água mais pressão, então vamos supor que a mangueirinha esteja entupida, com sabão, ou amaciante ou até sujeira, isso impede que o nivel de água seja calculado, outro caso é a mangueira ter dobrado, mas suponho que não seja isso, se você não abriu a lavadora, impossivel a mangueira dobrar, então retire a mangueira do lado do pressostato e assopre, veja se está limpa, depois assopre o pressostato, veja se ele dá um estalinho, isso significa que ele está sendo ativado.
      Outra possiilidade é o diafragma da valvula de entrada de água não estar mais fechando, então mesmo sem estar energizada a valvula libera a passagem de água, mas nesse caso a lavadora começa a bater, porque o pressostato acionou o motor, mas a lavadora continua enchendo porque a valvula continua aberta.
      uma terceira possibilidade é a placa eletronica estar energizando a valvula, isso você vai perceber se ligar a lavadora na tomada, e mesmo sem fazer qualquer programação, ela já entra água na lavadora, mesmo com as luzes apagadas.
      Marcos, é um defeito complexo, o correto nesse caso é chamar um técnico para avaliar melhor sua lavadora, assim á distancia é complicado. abraço

      Excluir
    2. Muito obrigado pela atenção valeu celso jair Pereira

      Excluir
  15. Boa tarde Celso,

    Acabei de adquirir uma Consul Maré 7,5kg. Após a instalação, no teste da limpeza, parece que a agitação está travada. Poderia me dar uma dica do que é?
    Agradeço,
    Tione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tione,
      Quando apresenta problemas durante a vigência da garantia não pode mexer, tem que chamar a rede autorizada.
      Mas de uma olhada embaixo da lavadora, tem uma peça chamada atuador de freio, ela puxa o conjunto de cames para centrifugar, pode ser que ela apenas foi e a mola não arrostou de volta, por isso o conjunto ficou preso, apenas puxe de volta o braço do atuador de freio, se for apenas isso não tem que desparafusar nada, assim não vai violar o produto que ainda está na garantia.

      Excluir
    2. Obrigada Celso,

      Vou dar uma olhada nisso porque a loja virtual que comprei disse que vai trocar sem nem mandar um técnico antes, e com isso, vai demoraaaaaaarrrrrr. Te agradeço pela atenção.

      Excluir
    3. Por nada, veja o que eu te falei, e se for realmente isso, ultilize até que eles troquem, porque o defeito pode reincidir, mas use e aguarde a troca, abraço querida.

      Excluir
  16. Boa noite Celso gostaria de parabenizar pelo exelente blog. e gostaria saber se voce poderia mim ajudar estou com uma maquina Lavadora de Roupa 10kg Maré Super CWL10, ultimamente tem apresentado um problema já a levei a um tecnico mais nao resolvel o problema da mesma e que ao programar uma lavagem ela so esta lavando em um dos processos , do time e as outras progamaçoes nao esta funcionando , gostaria muito que voce mim ajuda-se a tira essa duvida ,

    obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sua informação foi meio vaga pra mim, não é culpa sua, mas sem ver o produto já é bem complicado ajudar, eu tento da melhor forma possível, mas sem informação não consigo mesmo ajudar.
      Preciso que me diga passo a passo, ela entra água para lavagem? ela lava? ela joga agua fora depois da lavagem? entra entra água para enxaguar mas não enxágua?
      e eu ainda faria mais uma 10 perguntas, mas quero que me informe passo a passo o que ela realmente faz e o que deixa de fazer, para eu poder te ajudar melhor tá bem, aguardo novo comentário, abração

      Excluir
  17. ok celso , a maquina de modelo Maré Super CWL10, tenho ela ja alguns meses, so que durante a programaçao para lavagem ,so esta respondendo um processo do time,e os outros nao estam respondedo. na programaçao do time de lavagem de roupa muito suja , ela faz todo o processo lava e centrifuga normalmente so em uma programaçao do time a de roupa muito suja .

    obrigado .
    batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Batista,
      pelo que você está relatando, só pode ser o timer, se todos os outros componentes funcionam durante uma programação, quer dizer que todos estão bons, o que está errado é o timer, que tem que mandar corrente eletrica para os componentes durante os outros programas, mas para que não tenha duvida nenhuma, chame um tecnico para avaliar ok, abraço

      Excluir
  18. Olá Celso... Gostaria de saber onde compro a mangueira que entra a agua na maquina consul 10 kG.... Tirei a peneirinha para limpar e acho que estragou a borracha. Agora quando esta ligada a torneira fica vazando agua.

    Obrigada!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, bom dia.
      Vá na lateral do blog, na guia MARCADORES, e lá vai ver AUTORIZADAS, entre e clik na CONSUL, basta colocar o seu CEP, para que te informem o endereço e o telefone da loja Consul mais próximo da sua casa.
      Caso queira, pode ver em outra loja como Electrolux por exemplo, de repente tem uma loja mais proxima de voce, e mangueira de entrada é igual para todas as lavadoras, abraço

      Excluir
  19. Olá celso

    Minha consul 10 kg está funcionando apenas na função pouco suja, e em outras funções somente roda para um lado ou desliga com todas as luzes acesas no painel.

    O que pode estar acontecendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa eletronica, ou o capacitor do motor, sem ver pessoalmente esse defeito é meio complexo, tem grande possibilidade de ser a placa de potencia, mas esse modelo as vezes apresenta defeito também na placa de interface que é onde estão as luzes do painel. eu aconselharia trocar as duas placas, tem um fabricante paralelo que vende as duas placas já conjugadas, o preço das duas sendo fabricadas pela CP eletronica, sai pelo mesmo preço da placa de potencia sendo comercializada pela consul, compensa colocar essa paralela ela é de otima qualidade, mas antes disso, peça para um técnico atestar para ver se é isso mesmo, porque podem ser outras coisas que só mesmo vendo pessoalmente para ter certeza, abraço

      Excluir
    2. Ola Alexandre, a minha esta exatamente cm o mesmo problema, é o mesmo modelo...vc conseguiu resolver?

      Excluir
    3. olá Celso, a minha Consul maré 10k esta com o mesmo problema relatado pelo Alexandre, só que na hora de centrifugar ela faz um barulho estrondoso, perde força, para e fica com as luzes piscando,ela bate normalmente, enche e solta água tambem normalmente, com isso ela não faz o ciclo completo...por favor me ajude me mande um e-mail..

      Excluir
    4. Fernanda, eu digo a você o mesmo que disse ao Alexandre, sem ver o produto é um pouco difícil, mas tem enormes possibilidades de ser as placas, eu se fosse você trocaria as duas, se optar por colocar as placas da CP, elas vem juntas e voce vai pagar menos que 100,00 pelas duas, abraço

      Excluir
  20. Boa noite! ME AJUDA POR FAVOR... tenho uma Consul Maré 10kg. A água não está escorrendo após lavagem... quando o ciclo de lavagem chega na função "Super Amaciante" a luz dessa função fica piscando, o amaciante não desce.. Aí pode passar dias, a máquina fica aí, a água não escorre, as roupas ficam la parada e essa opção fica piscando.. e nisso a maquina trava, qualquer botao que se aperte nao funciona.. é preciso desligar na tomada e ligar denovo pra maquina voltar ao inicio do ciclo.. mas sempre para nessa fase.
    Obrigado amigo! ótima iniciativa a de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lavadora tem valvulas independentes de entrada de água, uma joga agua no sabão, para que ele desça e faça a lavagem, e tem outra valvula de entrada de amaciante, apesar das bobinas elétricas da valvula ficatem no mesmo corpo onde é rosqueada a mangueira de entrada, elas são bobinas elétricas independentes, o que pode ter acontecido, é que a bobina que energiza para liberar água para enxaguar tenha queimado, por isso a lavadora para, justamente na hora de entrar agua para o enxágue, portanto, com um cabo de força, ligue em uma bobina e depois ligue na tomada, se entrar água a bobina está boa, teste as duas, se uma não entrar água, realmente estará aí o problema, então troque a valvula e pronto, estará sanado o problema ok, abraço

      Excluir
  21. Boa Tarde !!!
    Celso tenho uma maquina 10 kg Mare Super com 14 meses de uso estava fazendo o processo normal de lavagem e parou de funcionar
    Tento ligar a maquina e não faz nada esta chegando corrente normal tem algum fusivel de proteção ?
    Damião

    Obrigado




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Damião, ela não tem fusível, mas a maré tem mais de um modelo, tem o primeiro modelo com uma plaquinha, e o segundo modelo com duas placas eletronicas, possivelmente o problema tenha relação com a parte eletronica, veja se o modelo é de uma ou duas placas e veja se a placa apresenta algum sinal evidente de curto, de fuligem, aí fica mais fácil localizar o problema.
      Claro que pode ser outra coisa, mas o que mais ocorre em modelos com placa, é a queima dela/s, caso não localize o problema, contacte uma assistencia técnica, para que possam ver direitinho onde é o prolema ok, abraço

      Excluir
  22. Celso desde já agradeço a sua atenção
    este modelo tem 02 placas a placa onde vai ligado os cabos da bomba esta com uma marca preta onde esta o componente L1
    a placa do painel de comando a interface aparentemente esta normal sei que para esta avaliação sem o contato com equipamento e meio complicado de afirmar mais qual seria a porcentagem do problema estar na placa a onde vai ligado os cabos da bomba ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damião, tem 80% de chance de você trocar a placa de potência e resolver o problema, mas tenho uma notícia pra você, existe para esse modelo, um fabricante de peças paralelo, são placas de boa qualidade, eu uso sempre, no caso desse modelo a CP eletronica, comercializa as duas placas já conjugadas, e o preço é bem em conta, para alguns modelos de lavadoras Brastemp e Electrulux eu não recomento placas CP, e sinceramente ainda não usei elas na consul maré, mas amigos técnicos já aplicaram e me disseram que funcionaram muito bem, veja essa possibilidade, assim pelo preço de uma, você compra as duas e fica sem margem de risco entende. Abraço

      Excluir
  23. Celso mais uma vez agradeço toda a sua atenção com o meu problema vou pesquisar esta placa
    não tenho palavras para agradecer a sua disposição para minhas perguntas, as respostas foram de muita ajuda a minha pessoa
    obrigado
    nos falamos em breve e um grande abraço



    ResponderExcluir
  24. Celson possuo uma consul super cargo 10kg modelo CWL10ABANA00, funciona normal retirar toda a agua para iniciar o processo de enxague mas não libera agua para o amaciante. o que pode ser? o botão para após a retirada da agua, eu consigo rodar ele a ele termina e desliga a maquina. Somente não entra agua no amaciante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente, a bobina da valvula que entra água para o amaciante está queimada, e por isso, quando ela tem que admitir água para o enxágue, ela para, então abra a tampa e veja que a mangueira que entra a água é rosqueada em uma peça, esta peça é a valvula, veja que tem duas bobinas elétricas, com um cabo de força ligue nos dois polos de cada bobina, uma bobina de cada vez e ligue direto na tomada, caso uma delas não responda, é porque realmente está queimada, então substitua a peça, que é vendida completa, mas custa menos que 30,00. abraço

      Excluir
    2. Vlw Celso era a bobina mesmo agora tá tudo ok!!!! obrigado pela dica!

      Excluir
    3. Que bom que deu certo, abraço

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite !!!

    Celso, conforme o combinado estou aqui para te agradecer toda a sua atenção e orientação com o meu problema na lavadora consul mare super 10 kg que não estava ligando.
    Comprei a placa da cp, que vem com os dois modulo com um preço bem abaixo conforme a orientação. E posso dizer que a placa da cp esta funcionando normalmente na minha lavadora.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Olá Celso
    Minha Consul Mare Super 10kg,NÂO "bate" a roupa. Faz todo processo: 1º Enche de água no nível estabelecido;2º Solta água com sabão sem bater, 3º Enche de água de novo; 4º Fica período de enxague/molho; 5º Solta água; 6º Centrífuga normal.Alguma sugestão? O q devo trocar?
    Abracos e obrigado
    Gerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerson, complicado esse defeito, eu nunca vi, mas eu arriscaria placa de potencia, ou pressostato, mas aconselho você chamar um técnico para ver isso pra voce, pois comprar peça apenas para testar não é conveniente, mas se sua lavadora for uma CWL10A, esse modelo usa apenas uma placa e ela é bem barata, compensa trocar, mas caso seja a CWL10B, são duas placas, aí é melhor ter certeza ok, abraço

      Excluir
    2. Olá Celso, obrigado! pela atenção.
      A minha máquina de lavar Cônsul Maré de 10,2 KG é modelo: CWL10B 14Progamação, com botão giratório p/ identificar tipo de roupas, significa, que devo chamar um técnico para ter certeza se é a placa de potência ou pressostato? Lembro que antes do problema aparecer minha esposa lavou a máquina com água corrente, ela ficou um dia para funcionar de novo, acredito após ela ter secado. Seria a placa de potência?

      Excluir
    3. Não sei, mas lavar máquina é uma com água corrente não é aconselhável de forma alguma, lavadoras de hoje tem no mínimo 1 e no máximo 3 placas eletronicas, mesmo que a lavadora tenha apenas botões e aparente não ter placas, tenha certeza que no mínimo 1 placa tem, portanto lavar jamais mesmo, no máximo limpar com pano umido, e o defeito pode ter sido água em uma das placas sim, como disse é melhor um técnico diagnosticar pra voce ok

      Excluir
  28. Boa noite Celso tenho uma lavadora consul maré 10 kg que funcionou perfeitamente na ultima vez que foi usada mais agora coloco na tomada e não liga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa a fazer é testar a tomada, pode por um eletrodoméstico pequeno para testar, um carregador de celular, caso a tomada esteja com energia, tem grandes chances de ser a placa da lavadora, a maré tem dois modelos, no modelo mais antigo cwl10a ela usa apenas uma plca, no modelo mais novo cwl10b, ela usa duas placas. Verifique primeiramente a tomada Alessandro, abraço

      Excluir
  29. A tomada já foi testado e o modelo e cwl10b.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo tem duas placas Alessandro, eu já me enganei mais de uma vez com esse modelo, ela dava toda pinta de que era placa de potencia, e na verdade era a placa de interface, o que você pode fazer, é comprar a placa da CP eletronica, é um fabricante de placa paralela, eu ainda não apliquei, mas amigos técnicos estão usando, pois o preço das duas, fica o mesmo valor que o preço de apenas uma, fornecida pela consul, uma pessoa aqui no blog teve o mesmo problema, e eu instrui ele aplicar essa placa conjugada da CP eletronica, ele usou e no mesmo dia veio para avisar que estava tudo ok, meu conselho é esse, troque as duas, que não vai ter problemas.
      O leitor do blog disse até o valor, mas não me lembro em que postagem foi, são muitos comentários, mas acho que ficou menos que 90,00 as duas placas juntas, abraço

      Excluir
  30. gostaria de saber como faço para colar a tampa da consul mare pois saiu os dois lado e por isso o mecanico ta condenando a placa e eu sei que nao e placa pois peguei um alicate e apertei a peça que aciona ela, e ela funcionou normalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre a tampa, do lado direito olhando de frente ela tem um pino que entra na tampa fixa, do lado esquerdo ela tem uma cavidade que entra naquela pecinha branca basta encaixar o pino do lado direito, e colocar a tampa na peça do lado esquerdo e forçar que ela encaixa, não necessita de nenhuma ferramenta e vai gastar 3 segundos se for lerdo/lerda... brincando, apenas quis dizer que é muito simples colocar a tampa, abraço

      Excluir
  31. ola celso gostaria de saber si existe algum lugar que mulher tambem possa fazer curso de consertar maquina e geladeira pois gosto muito desse tipo de coisas gostaria de aprender desde ja o meu muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha dona mulher, é muito muito incomum, mulheres no nosso ramo,de assistencia técnica, aqui em Brasília eu nunca vi, me disseram que tem uma ótima profissional em minas, na rede autorizada de lá, mas apenas ouvi dizer.
      A maioria dos profissionais aprendem em oficinas, você trabalha um tempo com outros profissionais e vai se qualificando, o SENAI também oferece cursos técnicos, os cursos do SENAI são ótimos para se ter uma noção, mas somente a prática e o acompanhamento de outro profissional para que você possa se tornar uma boa profissional.
      Veja com o SENAI mais proximo de sua casa, e depois que fizer o curso, deixe seu curriculum em uma empresa de assistencia, antigamente a manutenção de lavadoras por exemplo era bem pesada, coisa de mecanica mesmo, hoje o serviço é bem mais técnico, mais leve e mais rentável, boa sorte querida

      Excluir
  32. Olá! Celso,
    Percebi outra coisa após fazer teste com água no mínimo, quando começa o processo de bater ela faz barulho como se tivesse batendo porém o eixo do meio (filtro), fica parado e o cilindro gira pouco. O que seria? Obrigado!
    Abraço
    Gerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é o mesmo Gerson da Consul CWL10B.
      mas mesmo assim vamos ver, se o eixo não gira e o motor gira, então pode ser que o eixo onde o agitador encaixa esteja enferrujado e tenha perdido as fresas, o agitador tem uma cavidade, e nessa cavidade tem dentes plasticos que se encaixam no mesmo desenho do eixo, então se o eixo enferruja, ele perde os dentinhos e desliza, e acaba estragando o agitador, que sem as travas gira em falso, veja que no agitador, se for mesmo a CWL10B, tem no parte lateral do agitador um parafuso 8'mm, que prende o agitador ao eixo, tire o parafuso e puxe o agitador, as vezes é difícil soltar, uma dica é ferver uns tres litros de água, e ir despejando bem devagarinho dentro do agitador, assim o plastico amolece e fica mais fácil retirar, veja se consegue retirar o agitador e observar se o eixo está enferrujado ok. abraço

      Excluir
    2. Olá! Celso, Sou eu mesmo, Gerson da Consul Super Maré 10,2 Kg CWL10B.
      + uma vez agradeço pela atenção carinhosa.
      Farei o que você me pediu, sobre o agitador ao eixo enferrujado ok! Abraço.

      Excluir
    3. Olá Celso, tudo bem!
      Rapaz! Fiz tudo que você me pediu,realmente você tem razão, o eixo está enferrujado e também os dentes da cavidade do agitador estam com os dentinhos plásticos gastos. Retirei o defletor de água, também o cesto,retirei o parafuso da cunha p/ retirar o suporte do cesto, porém estou com dificuldade em puxar para cima, não sei se é devido o ferrugem do eixo e sujeira em volta do suporte, Você tem alguma ideia? a dica da água quente para a retirada do agitador deu certo.
      Conseguindo retirar o suporte do cesto, agora tem que trocar o eixo e o agitador? correto? como faço a retirada do eixo? para trocar?
      Aguardo resposta Obrigado!

      Abraços!
      Gerson

      Excluir
    4. Amigo, isso só vai sair com um saca cesto, ferramenta para tetirar o cesto, é o trabalho mais complexo de lavadoras, trata-se da mecanica, além disso, como vai mexer na mecanica, aconselho trocar a caixa completa, o retentor que e rolamento, e sinceramente não é por má vontade, é que seria difícil explicar o passo a passo, e mesmo que eu conseguisse, você precisa de ferramentas pra isso, então minha dica nesse caso é que chame um técnico para fazer essa manutenção pra voce ok, abraço amigo

      Excluir
    5. Olá Celso,
      Amigo, como não tinha saca cesto, fiz um paliativo para retirar o Conjunto Mecanismo, depois que retirei o eixo antigo, serrei o tubo do mecanismo, então retirei o suporte do cesto (tanque), comprei novo conjunto mecanismo original (aço), retentor e novo agitador com 8 pás. Aproveitei, ela desmontada toda, fiz uma manutenção preventiva e corretiva(lavagem: tanque cesto etc...), depois montei toda parte mecânica nova e também o agitador. Rapaz! minha esposa me parabenizou e disse até que virei técnico rsrsrs!!!, graças a você e sua boa vontade, muito obrigado! Deus te abençoe. Porém, depois da 1ª lavagem, na 2ª lavagem minha esposa disse que o agitador parou de agitar? falei para ela deve ter sido mal encaixado no eixo? retirei o mesmo e procurei encaixar direitinho simulando com a mão e chegou girar o mecanismo, pois bem apertei o parafuso de 8" milímetro. Fiz um teste o motor faz barulho como batendo e o agitador não agita, o que seria? esse problema?

      Excluir
    6. veja o atuador de freio, ele pode estar travado na função centrifugar, então o agitador não vai se mover durante a lavagem, faz apenas o barulho.
      Outra possibilidade é o jogo de cames, aquelas tres peças plasticas que vão embaixo da polia, veja se não desencaixou, ou ficou mal posicionado durante a montagem e acabou derretendo a anel deslizante, aquele came branco que tem dentes que encaixam na polia, veja isso, o problema pode estar ali

      Excluir
    7. Olá Celso,
      Você tinha razão, era o atuador de freio, ele estava travado, devido a posição da montagem em diagonal na base, Logo que comecei retirar os 6 parafusos da base o atuador de freio destravou. Porém, desmontei a base de novo revisando tudo direitinho, verificando a 2ª possibilidade ser o jogo de cames, + graças a Deus estava tudo certo. Depois de montada, fiz um teste de água no mínimo sem roupa e sabão,assim que chegou a água na posição de mínimo, logo começou a bater e o agitador funcionando normalmente. Agora minha esposa disse que verdadeiramente virei técnico de máquina de lavar rsrsrs!!!kkk!!!, + reconheço que se não fosse você eu não teria conseguido, Muito obrigado! e parabéns pelo seu Blog. Rapaz! minha esposa disse, que vai ter festa hoje dia dos namorados rsrsrs!!! kkk!!!.
      Fique na Paz! amigo. abraços.

      Excluir
    8. Boa festa do dia dos namorados, fique na paz e felicidades sempre. Abraço

      Excluir
  33. ola Celso, eu tenho uma consul facilite de 11 kl, ela não está lavando e nem centrifugando, ela da umas mexidinhas pequenas indo e voltando. A impressão q da é q ela não tem força. Vc sabe o q é? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas suponho que seja o capacitor, é ele quem dá tork, força ao motor, tanto para lavar quanto para centrifugar, e já que ela não faz nem um nem outro, o mais suspeito é que seja ele.
      Para saber quem é o capacitor, é uma peça redonda com dois fios ligados á ele, um fio preto e um fio amarelo, se for o caso compre outro igual para testar, quando peço para comprar uma peça para testar é porque a peça é barata e compensa arriscar.... quando retirar o capacitor, cuidado para não levar um choque, ele acumula energia elátrica ok, abraço

      Excluir
  34. Blz vou comprar um capacitor novo e testar pra ver se resolve. obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde!
    Tenho uma lavadora Maré Super de 10kg,
    eu conecto ela na energia e ela acende tds as lâmpadas e pisca e se apagam, eu aperto o botão de ligar e ñ dá sinal algum, dai vou onde programa para roupa suja, roupa de passeio, e etc; e ela acende as lâmpadas da programação que colocou ao girar o botão de programação, porém ela não encheu de água, enchi ela e ela não funcionou, coloquei p centrifugar e nada, dai fui até o dispositivo da tampa e liguei direto para ver se era lá e nada tbm, ela não está enchendo de água, ela só acende ao girar o botão de programação e fica piscando e só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelson, boa tarde, se ela está dessa forma e você testou o interruptor de tampa e nada, o defeito só pode ser a placa eletroniva, se sua lavadora for uma CWL10B, ela vai ter duas placas, então aconselho comprar uma da CPeletronica, que já comercializa as duas placas juntas, e por um preço bem acessível, apliquei uma dessas conjugadas ontem, e funcionou perfeitamente, abraço

      Excluir
  36. tenho uma consul mare 10,1 ela enche mas nao enche para enxaguar fica parada piscando a luz da função amaciante e quando enche transborda e não centrifuga me disseram que é a placa pode me dar uma luz desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laudeceia, boa noite
      Pela informação que voce me deu, ela está com a valvula de entrada de água do amaciante queimada, essa lavadora tem uma valvula com duas vias, embora fique em um corpo só, ela tem duas partes elétricas, uma para lavar e outra para enxaguar, teste cada via da valvula, pode testar ligando direto á tomada, se uma das vias não funcionar, troque a valvula e pronto, abraço

      Excluir
    2. Bom dia Celso como faço para testar está valvula.

      Excluir
    3. Basta pegar um cabo de força e ligar a valvula diretamente á tomada, de preferencia com a mangueira de entrada de água ligada a ela, se ela estiver boa, vai liberar a entrada de água, se estiver queimada não vai dar nem sinal ok.

      Excluir
  37. Olá Celso, Ótimo pelo blog !, é muito dificil encontrar pessoas dispostas a ajudar parabens.
    Bom, tenho uma lavadora Consul Super Jato 6kg e independentemente do programa de lavagem selecionado,ela enche de água(às vezes ela enche até transbordar mas sei que isso é culpa do pressostato e esse não é o foco da minha consulta), e começa o trabalho de lavagem, MAS! ela funciona só a parte que gira o cesto, o agitador do centro não gira, ela fica quietinha nessa parte, então ela gira o cesto e fica quieta, e assim se segue até encerrar o programa. A centrifugação ocorre normalmente.
    O que deve fazer?
    Obrigado e mais uma vez parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doug, boa noite
      no centro do agitador em uma tampinha, retire-a
      depois veja que o agitador no centro tem umas garrinhas que fixam o agitador ao eixo da caixa de engrenagem, abra as garrinhas e puxe o agitador, o eixo da caixa de engrenagem se encaixa no agitador, veja se o eixo não enferrujou e perdeu os dentes, pois os dentes tem um desenho que se encaixa no agitador, se enferrujar, pode espanar o parte onde é travado no agitador, pois o agitador é plástico, se for isso, está explicado porque não gira.

      Excluir
    2. Olha Celso, ela nem faz barulho do motor na fase do agitador... por isso eu falei que ela fica quietinha, ela nem tenta girar... a parte plastica fica bem presa ao eixo de maneira que quando giro ele com a mão, pode-se movimentar o mecanismo junto com ela.

      Excluir
    3. Pode então ser o capacitor do motor Doug, acho que compensa até comprar um para testar, visto que é uma peça barata, outra possibilidade é o timer, mas o capacitor é o mais provável, veja o conector do motor, fiação do motor e do capacitor, caso esteja tudo correto com a fiação, compre um capacitor, ou se tiver como medir capacitancia da peça, se for 110 deve ser um capacitor de 45mf, e se for 220 15mf, mas se não for exatamente isso, a capacidade vem descrita no próprio capacitor ok, abraço

      Excluir
    4. Oi Celso, tive mesmo que chamar um profissional daqui da cidade para olha a máquina com mais cuidado e infelizmente tive uma notícia ruim.
      Ele me disse que o problema é no conjunto mecanico. Mais precisamente naquela peça que freia o tambor onde tem uma lingueta de metal que para no solenóide, ela faz o motor mudar de direção, isso fica logo acima da polia, ele disse que aquilo está tudo travado por conta de vazamento, mas nunca reparei nenhum vazamento.
      Me falou que só trocando o conjunto mecanico e que ficaria em 350 reais, estou quase desistindo dela e partindo para outra maquina nova, e agora?

      Excluir
    5. Eu aconselho outra, o valor do conserto é metade do preço da lavadora. Não é viável gastar mais que 30% do valor do produto em um conserto, pesquise quanto custa uma nova

      Excluir
  38. Outra coisa, desculpe desviar o foco do post mas estou um tanto insatisfeito com o sistema da minha consul super jato 6kg, ela lava mal, e aproveitando seu conhecimento e experiencia, pergunto, qual melhor sistema(mais eficiente) para lavagem de até 12kg?, com agitador central?, com tombamento? qual marca/modelo oferece um bom resultado e longevidade?
    Mais uma vez desculpe desviar o foco.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem Problema,
      Doug sua lavadora de 6kg, apesar de ser de uma marca conceituada, é um produto muito frágil, eu por exemplo nem dou manutenção em lavadoras Consul sem agitador, ou seja que tem o mesmo sistema da sua. Quando o produto é assim frágil demais, e quebra muito, fica parecendo que o profissional é quem tem a culpa, então optei por não consertar lavadoras desse modelo, as vezes um conserto custa mais que 50% do valor do produto, e o motivo é o alto preço das peças de reposição.
      Então voltando ao foco, acabei de responder a uma pergunta parecida com a sua, sobre qual melhor lavadora, vou até copiar ali, para não ter que escrever tudo novamente.......
      segue>>>
      Lavadoras por Agitação, ou seja com abertura superior dominam o mercado hoje, por vários fatores, manutenção de menor preço, maior capacidade de lavagem, comodidade tanto para o manuseio, que é você não ter que abaixar para retirar e colocar roupas e a vantagem de poder abrir a tampa durante uma lavagem e adicionar peças de roupas, por isso as lavadoras com tampa encima invadiram a Europa e EUA. Lavadoras de tombamento são também muito eficientes, lavam agredindo menos as fibras das roupas, consumo baixo de água, mas no geral lavadoras de agitação estão bem a frente, nota-se isso pela quantidade de produtos vendidos

      Se eu tivesse que comprar uma lavadora hoje, compraria Brastemp/Consul/Electrolux, de 12 kg para baixo, lavadoras grandes são meio descartáveis em todos os sentidos. Dentre essas evite as que não tem agitador, que é o caso da sua e outras da Electrolux.
      Partindo desse princípio, escolha uma que se adeque em tamanho, estética e programação á sua necessidade. Eu se fosse comprar uma lavadora nova hoje, optaria pela Brastemp BWL11A. Abraço

      Excluir
    2. Nossa, essa Ative 11kg tem 62cm de largura e tenho 61,5cm disponiveis na largura... caramba por 1cm ... mesmo assim tem que deixar uma folga né? O que você me diz da mesma Ative mas a de 9kg? é a mesma coisa? Desculpe te amolar com isso denovo.

      Excluir
    3. Não, a programação da 11kg é maior e o espaço interno também, são bem diferentes em capacidade, se não engano a 9kg, tem cesto plastico e a 11 kg, tem cesto inox, são bem diferentes em tudo.

      Excluir
  39. Bom dia celso como faço para testar a valvula do amaciante sem a presença de um tecnico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laudicéia, já respondi você a mesma pergunta agorinha, basta energizar os dois terminais da bobina da valvula de entrade de água, ou seja ligar a valvula diretamente á tomada, para ver se ela vai permitir a entrada de água.

      Excluir
  40. Olá Celso, temos uma lavadora Consul de 6kg CWE06BBBNA00 e hoje a tarde, depois de trabalhar normalmente simplesmente parou de funcionar. Ela nao responde a nenhum programa selecionado no painel eletrônico, apenas enche de água. Qualquer outra função que selecionamos, ao invés de começar a funcionar ela apenas fica piscando o LED correspondente ao programa selecionado.
    O que poderia ser a causa do problema?

    Obrigado e grande abraço.

    Telmo - Florianópolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telmo, pode ser placa eletronica, que não está energizando o motor para a lavagem e também não drena, e podem ser outras coisas como fio partido em algum ponto, mas tem casos que o que provoca esse defeito é a micro chave, na tampa móvel da lavadora tem um pino que entra na tampa fixa para acionar a microchave, veja se não quebrou esse pino, se quebrar a lavadora fica em modo de pausa o tempo todo, ou então pode ser a micro chave com problema, basta retirar os dois fios da microchave, e ligar um ao outro para testar ok, vou deixar aqui uma postagem que fala sobre micro chave para voce dar uma olhada ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/a-lavadora-de-roupas-acendo-o-painel.html

      Excluir
    2. Celso. Microchave é a peca que faz o contato da tampa, informando que esta fechada? Se for essa, ela esta perfeita. Inclusive informa a maquina que comece a encher. Te informe errado, ela nao fica piscando com a tapa fechada, fica aceso direto e nao bate nem drena.
      Estou com a maquina toda aberta e deitada, tb testei a peca que funciona sob pressão, que informa que chegou ao nível desejado de água, esta ok tb, ela faz a entrada de água parar assim que estala.
      Posso fazer alguma ligação direta para testar as partes, se sim, quais e como?

      Obrigado mais uma vez.

      Excluir
    3. Acabei de ver tb que nao chega energia na bomba de drenagem quando ela esta selecionada para centrifugar. Deveria chegar pois aquela peça de pressão esta informando que o cesto esta sem água, pronto pra centrifugar. Vi em outra postaem que poderia ser o capacitor tb. Qual o teu palpite, placa ou capacitor apenas?

      Obrigado.

      Excluir
    4. O palpite é que seja a placa, capacitor não tem a ver com esse problema não.
      Telmo a Placa é barata em relação á outras placas, se for colocar uma original, vai gastar talvez uns 80/90 reais, se optar por uma placa paralela da CP Eletronica, vai gastar mais ou menos 40/50 reais, se quiser por a placa da cp, pode colocar, é segura e é a mesma placa da consul CWC22a ok, tem 90% de chances de ser a placa.
      Mas me lembrei aqui que em poucos modelos peguei um problema na fiação, siga os fios da eletrobomba até a placa, e veja que perto do tanque a fiação tem duas ou tres abraçadeiras, que unem os fios, ali, pode dar curto, mas tão sutil que a abraçadeira esconde o curto, os fios se partem, mas a abraçadeira esconde, por isso remova a abraçadeira, não precisa cortar, apenas mova de local, para que fique exposto os fios onde eram presos pela abraçadeira, depois resta apenas a placa, se a fiação estiver ok é claro, abraço

      Excluir
    5. Muito obrigado Celso, farei moqueca vc falou. Agora te pedindo apenas mais uma gentileza, poderias passar o telefone ou site da CP Eletronica? E aqui em Floripa será difícil encontrar essa placa.

      Grato

      Excluir
    6. A CP Eletronica nao faz venda direta, ela vende apenas para empresas, ou seja no atacado, você tem que procurar aí em Florianópolis as empresas que vendem peças para lavadoras e refrigeradores, com certeza você vai encontrar ok, abraço, caso não encontre, coloque no google que vai encontrar no mercado livre, mas aconselho você compar em uma loja daí da cidade mesmo, porque comprar pela internet demora chegar, além do frete, abraço

      Excluir
    7. Celso, meu novo guru! Era apenas o fio mesmo, e bem no local que vc falou. Ele estava rompido, porém preso ainda abraçadeira. Consertada e funcional novamente. Nosso muito obrigado pela ajuda.

      Grande abraço.

      Telmo.

      Excluir
    8. Celso, era exatamente o fio! Logo depois que identifiquei o fio a ser reparado (o azul) e fiz a emenda, ficou perfeito.

      Porém. surgiu um novo problema. Ela agora ao lavar a roupa (agitar) faz apenas o movimento para o lado direito, não fazendo o movimento contrário. Um detalhe que talvez seja importante, aliás, todos são: Se estiver com pouca água ela faz o movimento correto para os dois lados, dá a impressão que não tem força suficiente para girar para a esquerda. E fica dando um estalos bem altos.

      Li aqui em cima que nesse caso (agora) pode ser o capacitor, e vc o que me diz?

      Obrigado mais uma vez!

      Excluir
    9. Sim Telmo, agitar apenas para um lado tem relação com capacitor, e com placa de potencia, se eu fosse voce, compraria primeiramente o capacitor para testar, coloque e faça uma lavagem no nível alto para ver como a lavadora vai se comportar.

      Excluir
    10. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Telmo, seu primeiro comentário do dia 07/06 estava bloqueado, e descobri apenas hoje, mas vi que está tudo resolvido, abraço

      Excluir
  41. boa tarde Celso eu tenho uma maquina de lavar consul maré 10 kg ela funciona normal ate na hora de centrifugar quando ela parece estar sem força será que vc poderia me dar uma ajuda deis de ja eu lhe agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Claudio, podem ser várias possibilidades aí, acho melhor voce pedir para um profissional técnico verificar para você.
      Vou passar algumas possibilidades, mas somente um técnico nesse caso ok.
      Primeiramente veja se não tem vazamento na parte de baixo dela, bem no centro, isso pode molhar a correia durante a lavagem, então ela vai patinar durante a centrifugação, perdendo a força
      Outra possibilidade é o capacitor que trabalhando dando tork, força para o motor, as vezes capacitor perdem potencia e o motor fica fraco.
      Outra possibilidade é a placa de potencia ok, mas como disse, peça um orçamento para ter certeza.

      Excluir
    2. boa tarde celso eu tive sorte era a correia ela estava com folga e na hora de centrifugar perdia força estiquei e ficou 100% eu lhe agradeço de novo obrigado pela ajuda e que Deus te abençoe .

      Excluir
    3. Que bom que deu tudo certo Claudio, e não gastou nada, abraço

      Excluir
  42. Boa tarde celso....tenho uma consul super jato 6 kg, e ela não esta centrifugando, pode me dar alguma dica? agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o capacitor do motor, ou o timer que faz a programação, no caso se quiser comprar um capacitor é barato e compensa trocar para testar, se for outra coisa é melhor um técnico ver pessoalmente ok, abraço

      Excluir
  43. Olá Celso, tenho uma Maré Super de 10kg, após encher ela não consegue bater a roupa, o motor gira mas o agitador só faz um pequeno movimento ou nem isso. Por onde eu começo a analisar o problema? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o atuador de freio não está travado, ele puxa o armador de freio para centrifugar, e se travar na posição de centrifugar, o motor faz o barulho mas não consegue mover o agitador, veja primeiramente o atuador, depois pode ver o capacitor do motor, mas caso seja o capacitor, provavelmente ela também não teria forças para centrifugar, veja os dois ok, abraço

      Excluir
  44. bom dia celso peguei um defeito meio critico aqui, uma consul 10kg clw10B as veses, pula o processo de bater, ou seja enche no nivel escolhido, mas na hora de bater pula este processo e solta a agua e depois centrifuga, so bater que as vezes pula , valeu e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Bem, já vi que você postou outro comentário identico no mesmo dia. que bom que conseguiu. abraço

      Excluir
  45. bom dia celso peguei um defeito meio critico aqui, uma consul 10kg clw10B as veses, pula o processo de bater, ou seja enche no nivel escolhido, mas na hora de bater pula este processo e solta a agua e depois centrifuga, so bater que as vezes pula , valeu e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela esteja enchendo demais, então o pressostato que controla o nivel, entra em nível de transbordamento e cancela a programação, experimente lavar em um nivel mais baixo de água ok. abraço

      Excluir
  46. oi celso quero saber como monta a eletrobomba com os fio so falta isto como monto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem apenas dois fios para ligar na eletrobomba, e a eletrobomba tem apenas dois terminais, impossivel errar, a ligação dos dois fios na eletrobomba não tem ordem, ligue em qualquer lugar, são apenas dois fios ok.

      Excluir
  47. Respostas
    1. Quando voces comentam como anonimo não tem como eu saber sobre qual assunto se referem, eu suponho que seja sobre a eletrobomba, se for já respondi ali encima. abraço

      Excluir
  48. ola sou Valdir eu tenho uma maquina 10kg mare super minha maquina esta com um defeito ela enche normal no nivel certo porem qnd vai bater ela bete bem pouco faz o barulho como se estivesse batendo mais nao bate... so da uma mexida....e depois faz o restante do processo normal...obs. vi em um dos comentarios para tirar o agitador e ver se estava enferrujado ja fiz isso e sim estava um pouco enferrujado mais porem pelo o que eu vi nao estava gasto os dentes e nem os espaços do agitador ...oq pode ser obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Respondi esse comentário apenas para não ficar em branco, até no spam tu aparece, ainda bem que já resolveu o problema da sua lavadora, kkkkk abraço

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. ola celso tenho uma maquina mare super 10kg ela faz td processo normar poem o agitador que fica no meio só mexe um pouco o motor faz o barulho normal mais ela nao bate a roupa.. ja tirei o agitador o ferro tava um pouco enferrujado mais nao oestava desgastado e nem as entradas do agitador esta desgastada o que eu faço?
    ahh aproveitando se puder ensinar como reseta a maquina eu gostaria de tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como resetar a lavadora não Valdir, respondi a uma pergunta parecida com a sua ali encima, vou colocar a mesma resposta aqui, com certeza é o mesmo problema, abraço.

      Sinistro6 de junho de 2013 00:53
      Olá Celso, tenho uma Maré Super de 10kg, após encher ela não consegue bater a roupa, o motor gira mas o agitador só faz um pequeno movimento ou nem isso. Por onde eu começo a analisar o problema? Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas

      celso jair Pereira6 de junho de 2013 20:05
      Veja se o atuador de freio não está travado, ele puxa o armador de freio para centrifugar, e se travar na posição de centrifugar, o motor faz o barulho mas não consegue mover o agitador, veja primeiramente o atuador, depois pode ver o capacitor do motor, mas caso seja o capacitor, provavelmente ela também não teria forças para centrifugar, veja os dois ok, abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. oi celso eu tirei o atuador e levei em uma loja pra testar se estava travado e comprar outro porem o tecnico que me atendeu disse que o atuador esta funcionando normalmente... tbm ja testei o capacitor...
      percebi um detalhe crucial neste processo a maquina da minha sogra mexe eu consigo mexer o agitador com as mãos com ela desligada ja a minha nao parece que esta travada oque pode ser???

      10 de junho de 2013 13:51

      Excluir
    4. VAldir, com a lavadora desligada ela tem que girar sim o agitador, caso ela não mova pode ser o atuador travado, que não é o caso porque você já testou.
      O problema pode estar então na parte mecanica, ou seja, dentro da caixa de engrenagem, ou simplesmente no jogo de cames, se for nos cames é simples, são tres peças plasticas que que ficam embaixo da polia onde passa a correia, os cames é quem fazem a troca de lavar para centrifugar, e o atuador de freio é quem move o jogo de cames, através do armador de feio, que é outra peça plástica, ligando os cames ao atuador de freio, veja o jogo de cames ok.

      Excluir
    5. celso to te dando trabalha néhh kkkk...
      um detalhe que me esqueci de menciona qnd eu puxo com a mão o atuador de freio ai eu consigo mexe o agitador... ainda com esse detalhe pode ser o jogo de cames??

      Excluir
    6. celso... quando eu puxo manualmente o atuador o agitador fica livre e assim consigo girar isso quer dizer que o problema entao esta nas engrenagens?

      Excluir
    7. veja que os fios que alimentam o atuador, vem da eletrobomba, então se o atuador não estiver queimado, veja se não tem fio partido ou com mal contato, onde tem os terminais da eletrobomba, as vezes o fio está preso apenas pela capinha do fio mais não tem contato com a parte metálica, assim o atuador mesmo não estando queimado não vai funcionar ok, teste isso por favor, você dá trabalho demais mesmo, kkk abraço

      Excluir
    8. kkkk.... ja aproveitando que eu vou desmonta-la se for as engrenagens tenho que compra o jogo completo ou troca separadamente elas;... e vc pode me passar o preço ...vlw agradecido,,...

      Excluir
    9. Se for o jogo de cames, pode ser comprado em separado, mas também é comercializado todo junto, da ALADO, e já vem com a mola interna, menos que 10,00 ok.

      Excluir
    10. celso acho que tenho uma má noticia pra mim heheh estou achando que é as engrenagens mesmo o jogo de cames me parece que esta trabalhando corretamente. percebi um detalhe eu disse ali em cima que qnd puxo o atuador manualmente o agitador mexia porem percebi que ele mexi sim mais juntamente com o cesto então ele nao fica livre como imaginava. as engrenagens tem que compra o jogo completo? ow da pra compra separado?

      Excluir
    11. Valdir, estou achando que tem algo errado ai com a montagem das peças, se rodam junto o cesto e o agitador,é porque a banda de freio está agarrada ao tubo, e se você puxou e continuou da mesma forma, pode ser que que o pino do armador esteja fora do came que tem um orifício, para mover o came externo, se puder mande umas fotos da mecanica, mande em posições diferentes para eu entender como está isso aí, celsojair@gmail.com

      Excluir
    12. celso pelo oque eu vi elas estão montado igual da minha sogra eu estou achando que é as engrenagens pq se eu forço o agitador escuto uns estralados tipo engrenagem quebrada... o problema é que nao estou conseguindo tirar o suporte do cesto ja tirei o parafuso mais o suporte nao sede. tenho que tirar o suporte para tirar a caixa de engrenagem por baixo certo.qual modo mais facil para tirar este suporte?
      pelo oque eu vi a caixa de engrenagem da minha maquina é essa do cano longo. http://www.polipartes.com.br/Caixa-Engrenagem-Smart-Original-S-Furo-326014361/p
      a maquina esta toda desmontada no momento ñ adiantaria eu te mandar as fotos. a lembrando que o suporte do cesto da minha maquina parece ser de ferro fundido. obgd pela atençao. ahh nao esqueça se tiver um jeito mais facil de tirar o suporte me ensine. obg

      Excluir
    13. O valdir, para retirar o suporte do cesto, aliás o cesto está preso no suporte, então para retirar o cesto, apenas com o saca-cesto.
      pode tentar jogar bastante WD40 ali onde o tubo do mecanismo sai do suporte, e deixe agir, depois segure no anel hidrocompensador puxando o cesto para cima, enquanto puxa, bata com uma marreta no eixo da caixa de engrenagem, não se importe em danificar, já que vai trocar mesmo, deixe agir o WD40, depois bata com força no eixo puxando o cesto pra cima, assim vai fazer uma força contrária, se tiver uma barra de ferro grossa, apoie no suporte do cesto e bata com a marreta para fazer o suporte do cesto vibrar, ele é apenas encaixado, mas com o tempo a sujeira e a oxidação, fazem ele prender, eu, como tenho maçarico, aqueço muito o suporte do cesto, com calor ele dilata, e basta bater com a marreta no eixo puxando o cesto pelo anel que ele solta, portando pode tentar aquecer o suporte do cesto, não sei como vai fazer isso, pois o maçarico tem um foco de chama concentrado, caso tenha alguma coisa que aqueça o suporte, que produza chamas, não coloque o WD40, pois ele é altamente inflamável, e pode causar uma explosão dentro da lavadora, não é uma coisa fácil de se fazer Valdir, só gente bonita que consegue, acho que você não vai conseguir não... to brincando, mas o caso é sério, não é fácil tirar não, tem um pessoal que cerra o tubo por baixo, já vi um vídeo na internet de um pessoal fazendo esse serviço de mecanica soltando por baixo, mas nem sei como fazem, se achar te passo o link de como fazem, aliás não é video não, é um manual com fotos e textos, vou ver se me lembro onde foi que eu vi isso ok, boa sorte

      Excluir
    14. Você dá trabalho demais, acho que vou acabar comprando uma lavadora nova pra você, tá doido meu, kkkkk

      Excluir
    15. kkkkkkkkk... é que estou em casa o dia td essa semana entao vo tenta arruma-la kkkk
      olha ja consegui tirar...vlw
      realmente as engrenagens estavam quebradas abri pra ver....
      estou fechando a maquina amanha se eu termina kkkk digo qual foi o resultado....
      estou tendo problemas pra encaixa o prmeiro rolemã mais acho que vo consegui....vlw por enqt

      Excluir
    16. Coloque o rolamento velho encima do novo e bata no velho para ele descer, depois com uma chave de fenda solte o velho da base, se ele ficar preso, não bata no rolamento novo ok, abraço e agurado

      Excluir
    17. celso ñ troquei os rolamentos ñ pois os meus estavam em bom estado... consegui colocar e esta td ok.. maquina funcionando normalmente...tive um pouco de problemas pra por a caixa de engrenagens dei umas batidas por baixo e ela encaixou kkk ai danificou um pouco a rosca que fica la em baixo pra aperta a polia mais td ok.... a gostei de um tutorial que achei pela net pra testa as funçoes da lavadora...
      INICIANDO O AUTO-TESTE:
      Para iniciar o Auto-Teste, deve-se:
      - Desconectar a Lavadora da tomada;
      - Selecione o ciclo de lavagem para MUITO SUJA;
      - Conecte a Lavadora na tomada, todos os led´s piscarão 2 vezes;
      - Dentro de 10s, pressione os Botões TURBO LAVAGEM e FUNÇÃO AMACIANTE
      simultaneamente;
      - Todos os led´s deverão permanecer ligados por 3s, indicando a ativação
      - Após isso, todos os led´s desligarão e somente o led TURBO LAVAGEM piscará, aguardando o início do teste.
      - Pressione a tecla TURBO LAVAGEM para dar inicio a rotina, o Led irá parar de piscar.
      - Gire o Manípulo de Programas no sentido o horário, perceberá que toda vez que selecionar um novo programa, acenderá um led de cada vez, está seqüência tem a finalidade de testar o ENCODER e os LED´s;
      - Quando selecionar novamente o Programa Muito Suja, perceberá que o led Turbo Lavagem volta piscar;
      - Pressione novamente a tecla Turbo lavagem, led para de piscar, e acionará a válvula 1 por 10 segundos;
      - Em seguida acionará a Válvula 2, até que atinja o Nível Baixo d´agua;
      - Pressione novamente a Tecla Turbo lavagem, o produto começa a Agitar;
      - Pressionando novamente a tecla Turbo Lavagem, o produto liga a eletrobomba, e depois de 30 segundos, com o produto vazio, começa a centrifugar;
      - Pressionando novamente, todos os LED´s piscaram indicando a finalização da Rotina de Auto- Teste e também a sua gravação.

      vlw celso obrigado....

      Excluir
    18. Por nada, eu tenho esse manual que você descreveu, quem disponibiliza ele na internet é um fabricante de placas eletronicas, CP ELETRONICA, abraço Valdir, vamos ver se voce sossega agora kkkk, grande abraço

      Excluir
  51. Celso,
    Minha maquina maré super cwl10b está apresentando problemas... ela enche para bater e não enche para enxaguar e fica piscando o enxague extra. Se eu apertar o enxague extra ela enche , mas aí ela não faz o processo automático, tenho que fazer manualmente o que pode ser?

    Veronica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veronica, sua lavadora tem uma valvula, mas a valvula de entrada de água dela tem duas vias, ou seja duas bobinas elétricas independentes, mesmo sendo em um corpo só, então o que aparente ser é que a valvula de entrada de água para soltar o amaciante queimou, então ela não entra água para o enxágue, o que tem que fazer é testar a valvula e ver se uma das vias está queimada, pode testar ligando cada uma das bobinas com o cabo de força na tomada, se uma estiver queimada troque a valvula todo ok, abraço

      Excluir
  52. tenho uma maré super 10kg.Ela está toda desregulada,às vezes ela enche normal,outra hora transborda,não enche para enxague,não centrifuga,às vezes trava no meio do processo de soltar a água e as luzes ficam todas piscando e aí não desliga no botão, só tirando da tomada.Chamei um técnico e ele disse que são as placas.O que vc me diz?Será que pode ser outra coisa tbm?O técnico fez um teste com uma das placas,a interface, mas não resolveu,pensei em comprar eu mesma as duas placas e trocar pq o técnico me pediu R$300,00,achei caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um fabricante de placas paralelas, e no caso já vem as duas placas ligadas uma a outra, o valor não chega a 100,00 reais, procure a placa para sua lavadora do fabricante CP Eletronica, vai sair bem mais em conta, abraço Rosa.

      Excluir
  53. Olá Celso. Fui consertar uma consul floral 7kg e ela faz todas as funções mas, não centrifuga. Notei que ao por a lavadora no nivel 1, ela so travava a valvula e agitava praticamente no nivel 2. A falha na centrifugação pode ser devido ao pressostato?
    Obrigado.
    Armano Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto, tem relação sim com o pressostato, já que ela está apresentando esse problema de nível de água e o pressostato tem influencia direta sobre agitação e centrifugação, caso não seja pressostato tem grandes possibilidades de ser o timer.

      Excluir
  54. Valeu pela dica. Bom fim de semana.
    Armando Neto

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde

    A minha consul facilite novinha, tem menos de um mes de uso ja apresentou defeito.
    Quando clico no botão iniciar, em vez de iniciar a lavagem ela desliga e apaga todas as luzes. Além disso nao consigo selecionar as opçoes mais secas e enxágue duplo, essas luzes nem acendem mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Livia, sua lavadora está na garantia, o correto é não mexer no produto por causa da garantia, por isso com nota fiscal em mãos acione a garantia que eles vão resolver rapidamente, pode ser a placa eletronica ok, abraço

      Excluir
  56. Boa noite
    Meu pai comprou uma maquina de lavar Maré super 10 kg há 2 anos e ela vem apresentando o seguinte problema: ela não está enchendo quando se coloca a roupa e não realiza nenhuma etapa da lavagem.Ele até estava enchendo a máquina com água, mas ela não realizava o trabalho, pelo contrário, até deixava a água ir embora. O técnico esteve aqui e disse que era a água da caixa que não estava entrando, fez o teste, e voltou ao normal. Depois que ele foi embora, meu pai colocou para bater umas roupas e por incrível que pareça, a água não quer sair de jeito nenhum. O que eu devo fazer?
    Desde já agradeço
    Patrícia

    ResponderExcluir
  57. Boa Tarde Celso, parabéns pelo blog você está ajudando muitas pessoas leigas como eu. Celso agradeço se puder me ajudar. Coloquei muito peso na máquina maré 7,5Kg e aconteceu o seguinte o cesto abaixou um pouco, agora não para de encher de água e não joga a água fora. pode me ajudar? Agradeço desde já pela atenção. Andréia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, vamos por partes
      Primeiro, toda vez que coloca roupas e água na lavadora o cesto desce mesmo, alguns centimetros, quando ela esvazia o cesto volta, ela é sustentada por varas de suspensão com molas, que sobem e descem, portanto isso está ok.
      Quando voce diz que ela não para de encher de água, então ela enche e transborda? a agua vaza no chão, ou apenas enche sem parar e a lavadora não completa o nível, se for isso, ela enche e não completa, pode ser que a mangueira de saída esteja baixa, a mangueira de saída tem que estar no minimo na altura da tampa da lavadora, senão a agua entra e sai pela força da gravidade.
      Quanto a não jogar a água fora, podem ser que a mangueira de saida esteja obstruida, sopre a mangueira e se não tiver obstruida, teste a eletrobomba ligando ela diretamente á tomada.

      Excluir
  58. Bom dia! Minha maquina consul maré super 10k, parou de funcionar, como tenho assistencia residencial 24hrs chamei um tecnico q constatou q havia queimado uma placa q fica embaixo do paine de controle, tirou então a parte de cima da maquina e levou, disse que q passarai o orçamento, liguei para assistencia me disseram que havia queimado oa placa de interface e placa de potência... minhaq duvida é a seinte estas placas ficam juntas na tampa da maquina? e possivel ter queimado as duas ao mesmo tempo?

    Agradeço a ajuda.

    Sheila Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, é bem difícil queimar as duas,
      O que ocorre, é que como não houve um sinal evidente de curto, o técnico que esteve aí, por não ter certeza do problema, pediu para que você comprasse as duas, é compreensível a atitude dele, já que sinceramente não tem como saber, pois a característica do defeito, não indica qual delas está com problemas.
      Sheila, na maioria das assistência residenciais que eu conheço, como a porto seguro e caixa por exemplo, eles te dão a mão de obra e você compra as peças, não é isso, então se você quiser diminuir seu custo, existe um fabricante de placas paralelas, tenho usado essas placas e elas apresentam um bom desempenho, além do mais tem garantia, se quiser reduzir seu custo e confiar na minha dica, compre a placa da CP ELetronica, elas vem conjugadas já, as duas juntas, você vai pagar entre 75,00 e 85,00 mais ou menos ok, abraço

      Excluir
    2. Celso, bom dia! Muito obrigado pela dica vou olhar.

      Excluir
  59. Celso,Parabéns pelo blog está nos ajudando muito, testei a válvula como vc havia dito, está funcionando corretamente, meu marido testou a entrada de energia da valvula na maquina e viu que não está energizado, aparentemente o problema está na maquina pois a mesma não está energizando a válvula. Quando o enxague extra fica piscando a maquina trava, não responde nenhum comando tenho que desliga-la da tomada pra funcionar novamente. Ela hora funciona normalmente, hora trava. E preciso desliga-la pra terminar o processo manualmente. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veronica, o problema então está na placa que não energiza a valvula de entrada.

      Excluir
    2. Oi Celso! Coloquei outra pergunta fora esta. Meu marido entrou no site da CP e viu um manual, no qual diz a respeito de um "Autoteste" da placa. Esse teste funciona na placa original ou e particularidade da placa da CP?? Um grande abraco.

      Excluir
    3. Funciona na original também, mas esse teste é para ver como estão funcionando os componentes da lavadora, pois a placa vai energizando um de cada vez, embora a placa completanto o teste, as vezes não quer dizer que a placa esteja totalmente boa.

      Excluir
  60. olá eu tenho uma maquina de lavar maré 10 kg e ela trava piscando as luzinhas e não funciona o q devo fazer me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver quando é que ela trava Jane, não podemos atribuir todos os defeitos as placas eletronicas, vamos supor que ela trave quando tem que jogar a água fora e não drene, então o problema é eletrobomba, esse é apenas um exemplo, mas você não especificou quando e em qual função ela trava, assim fica bem complicado ajudar voce, se puder dar mais informaçoes, ficaria mais fácil.

      Excluir
  61. Ola Celso, obrigada pela pronta resposta, como sempre cordial e atencioso. E qual das placas devo trocar? Essa CP Eletronica fica em Americana/SP? Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CP não vende placas para consumidores diretos, eles vendem apenas no atacado para empresas, e caso compre a da CP em alguma revenda perto da sua casa, a vantagem é que a CP comercializa as duas placas juntas, elas vem unidas por um cabo, um conector, ela não vende uma separada da outra, se comprar virão as duas ok, abraço

      Excluir
  62. celso boa noite tou com um problema numa lavadoura consul mare super 10 kg ela faz todo o processo só o processo de exagar e sentrifugar no atomatico ela não faz so faz no manual o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manual que você quer dizer Marcio é você girar o o botão e por na posição para que ela execute o programa? se você mover o timer ela faz a função indicada, é isso? caso seja isso o defeito é o timer então, caso não seja isso e eu não tenha entendido, refaça a pergunta por favor, abraço

      Excluir
  63. Boa noite Celso. Tenho uma lavadora consul super jato de 5kg semelhante a essa da sua postagem, sem o pino batedor central. Ela está com cerca de 6 a 7 anos e começou a vazar água e óleo por baixo de forma discreta (Usei ela 4x hoje completamente cheia e só formou um respingado a baixo da máquina). Quando vai centrifugar, dá um tranco com barulho de borracha, mas só na hora do tranco de partida da centrifugação.
    Ela também está deixando uma espécie de lodo preso à roupa.
    No caso do óleo e da água, é isso mesmo que disse? Cerca de 50% do valor da máquina pra arrumar? Quanto tempo acha que ela aguenta até pifar de vez, caso não arrume? Quanto a esse "lodo", só a lavagem com água sanitária deve resolver?
    Muito bom seu blog.
    Desde já agradeço.
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Rafael, quando chega a essa situação de lodo, que na verdade é sujeira de amaciante e resíduos, não tem como resolver apenas com a higienização periódica, o que tem que ser feito é uma desmontagem e limpeza interna, o que pode ser feito juntamente com a troca do conjunto chassi, o conjunto chassi é um kit mecanica para esse modelo, eu sinceramente não acho muito viável essa manutenção, pelo preço vai ficar na casa de 300 reais ou mais, levando em conta que o produto se acha nas lojas por 700 reais, isso é quase metade do valor do produto, manutenção que fica mais cara que 30% do valor do produto é pra se repensar.
      usar a lavadora assim pode e com certeza vai afetar as partes elétricas inferiores, pois o vazamento pode provocar curto, lá embaixo temos motor, capacitor, eletrobomba e um solenóide de freio, então não dá para prever quanto tempo ela vai continuar funcionando assim, talvez algumas lavagens, talvez alguns meses não sei, mas peça um orçamento, para ver se é viável ou não, abraço Rafael

      Excluir
    2. Obrigado pelos esclarecimentos. Se for este mesmo o caso, verei o que faço a respeito. Nesses valores realmente compensa comprar uma nova e ver se alguém compra a antiga como sucata ou esteja disposto a pagar pra arrumar.

      Excluir
    3. Correto, peça um orçamento para você avaliar melhor a situação, abraço

      Excluir
  64. celso,minha maquina quando ligo na tomada ela funciona direto ia bomba de botar água também despejando água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora você não tenha me dito nem marca e muito menos modelo da sua lavadora Janeide, o defeito é característico de placa eletrônica, pode ser problema na fiação ou no conector que vai na placa, mas na maioria dos casos é sempre placa eletrônica, se for uma Consul de 5 kilos, pode ser outro o problema, que ocorre no modelo CWC22, mas não sendo tem uma enorme chance se ser a placa eletronica ok, abraço

      Excluir
  65. Boa noite Celso.
    Tenho uma Consul Maré super 10 KG. Ela está fazendo um barulho quando vai iniciar a centrifugação, neste video aparece exatamente o que acontece ( http://www.youtube.com/watch?v=sSc9cu4ikW4 ). O barulho parece algo como uma engrenagem quebrada ou que não se encaixa direito, porém o processo de centrifugação segue normalmente até o final.
    Caso possa sugerir alguma solução, ficarei muito grato.
    Att
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, uma coisa importante era saber o modelo exato da lavadora, e só consegui descobrir qual das maré era no momento em que o video passa do segundo 52 para o 53, mas deu pra ver que é uma CWL10B.
      Vamos pensar, o problema não é mecanido, pois ela dá uma arrancada para centrifugar e o barulho acontece, então ela corta o motor, e quando o corta o motor ela vai na banguela, ou seja no embalo da arrancada, se fosse engrenegens o barulho continuaria, mas quando deixa de ir corrente elétrica o barulho cancela.
      Então não temos nada mecanico aí, podem ser então motor ou placa de potencia, o atuador tambpem está energizado junto co a eletrobomba, mas eles não apresentam barulho quando a placa deixa de energizar o motor, eu tenho quase certeza que o defeito é a placa de potência, apesar do vídeo ter uma qualidade baixa.
      O problema é que nesse modelo, as vezes as placas enganam, pois são duas placas, então aconselho você, se realmente quiser arriscar em trocar a placa sem consultar um técnico, comprar a placa paralela da CP eletronica, que já vende as duas placas juntas por um preço bem acessível. abraço
      * se quiser chamar um técnico para ver isso pessoalmente seria bom, abraço

      Excluir
  66. Olá Celso, tenho uma lavadora cônsul daquelas sem agitador com 8 anos de uso. Nunca apresentou defitos, ocorre que agora, durante uma lavagem, ela começou a exalar um cheiro estranho e desliguei. Depois que tentei religar ela apenas enchia e esvaziava, nao efetuava a lavagem ou centrifugação, apenas faz um barulho mas nao se move. O motor parece Ok! Mas parece que o capacitor vazou... Esse é um caso típico de capacitor? Ou pode ser outra peca que esta com defeito... Além dele claro.. Obrigado!
    Dario Novais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dario, parece que o problema é apenas o capacitor, sem ele o motor não funciona, troque o capacitor que é bem barato em relação a outras peças, observe se vai voltar tudo ao normal, o que está estranho é o cheiro estranho, capacitor não exala cheiros estranhos, mas faça isso e observe ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigado, Celso. O cheiro, tudo indica, foi por conta do capacitou que vazou. Já troquei e ficou bom. Mas outra coisa me deixou em dúvida: a tensão da Correia do motor. Há algum macete ou regulamos a tensão pela pratica mesmo? Da primeira vez que coloquei ficou um pouco folgada e ela deslizava um pouco. Minha duvida é porque tenho medo de apertá-lá demais e forcar a estrutura.
      Grato, Dário.

      Excluir
    3. Não tem como explicar isso não, a gente vai pela prática e sabe a tensão correta, não deixe folgada demais senão desliza, e nem apertada demais, se apertar demais o motor talvez nem de partida, mas consul sem agitador, a correia casa-se no desenho de riscas da polia, e nesse modelo a correia é bem apertada mesmo. Abraço

      Excluir
  67. Olá Celso,ganhei uma máquina usada consul maré 10kg só que ela acende a luz na posição função super amaciante e nas 5 funções no botão liga e desliga não funciona ,será que compensa arrumar,acho que é a placa,ah e também a tampa de vidro na parte plastica esta quebrada sera que tem a venda essa peças .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim claro, mas acho que deve fazer o seguinte, abra o painel e veja que ela tem duas placas, na placa de potencia tem um conector, retire o conector da placa e coloque novamente, tem um fio preto também junto ao conector, desconecte e conecte novamente, a fiação superior conecta a fiação inferior por outro conector de 4 terminais, desconecte e reconecte, coloque para funcionar, hoje mesmo peguei uma assim, bastou desconectar e reconectar para ela voltar ao normal, quanto á tampa troque, custa em média 50,00 na rede autorizada ok, abraço

      Excluir
  68. Caro Celso;

    Minha Lavadora é a Consul Super Cargo 10kg. Minha duvida é a seguinte?
    - O chicote superior da Consul Maré 10 kg serve nela??
    - O chicote da Super cargo 8kg serve nela?

    Grato

    Agnaldo

    ResponderExcluir
  69. Bom dia , tenho uma consul 10 kl, não gira o cesto na centrifugação.

    ResponderExcluir