segunda-feira, 4 de março de 2013

Qual é a melhor lavadora de roupas?

Brastemp – Wikipédia, a enciclopédia livre



   Consagrada como a melhor marca de lavadoras de roupas do país, fabrica lavadoras a mais de 50 anos, a facilidade de encontrar peças e assistência técnica faz da marca a mais popular, tanto pela venda, quanto pelo pós venda. Um produto pra ser bom tem que ter qualidade, mas atrelada a qualidade tem que ter suporte, ou seja, estar preparada, para eventuais manutenções, o que faz a Brastemp ser grande é a grandeza que envolve seu nome, toda empresa que presta assistência em eletrodomésticos, tem a bandeira da Brastemp, mesmo não sendo da rede de Autorizadas. Quando uma Brastemp precisa de um técnico ou de uma peça, basta pegar uma lista telefônica, ou ir a sua caixinha de correio, acessar a internet. isso é uma segurança, saber que vai ter suporte imediato.


  Comprada pela Brastemp na década de 90, era especializada na produção de refrigeradores, mas sua linha de lavadoras que contava com apenas um modelo, que era uma lavadora de tombamento (tampa na frente), não tinha muito espaço no mercado. Á partir da compra, foram investidos recursos da Multibrás, detentora das duas marcas, na ampliação da fabricação de lavadoras também pela Consul, que fabrica lavadoras com partes mecânicas idênticas as da Brastemp, o que muda nos produtos, é o visual, as tampas que tem comandos diferentes, mas as partes funcionais são idênticas para as lavadoras com agitador no interior do cesto.
A marca apesar de ter um valor de mercado inferior, também é muito confiável, pois conta com o mesmo padrão de excelência em atendimento que a Brastemp, tanto para peças quanto para serviços.


   Maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, veio para o Brasil, em 1996, comprando a Prosdócimo, veio em 1996 para o setor de eletrodomésticos linha branca, porque aqui já estava fornecendo eletroportáteis á décadas. Suas lavadoras, ganharam muito espaço no mercado, pela qualidade e também pelo mesmo motivo que faz da Brastemp/Consul  marcas confiáveis, pós venda.
Tem uma grande e competente rede de representantes, com peças disponíveis para reposição. Na minha visão o que complica a marca no setor de lavadoras hoje, são as lavadoras de grande capacidade, ou seja, lavadoras grandes, problemas grandes. Até 12 kilos são lavadoras bem duráveis e confiáveis.
 
 

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q

 



161 comentários:

  1. http://www.eletrodomesticosforum.com/perguntaserespostas/lavadora-electrolux-lt60-transborda-a-agua#comments

    Fiz o que você recomendou mas não deu resultado.
    Continua sem obedecer o nível da água.
    Como falei antes o Pressostato e a Mangueira são novos.
    Se assopro na mangueira em direção ao Pressostato ele arma e fecha a entrada da água, então estou achando que o problema pode ser no bulbo, acho que é esse o nome da peça que está soldado no tambor.
    O que acha?

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco,
    ME diga, quando você desconecta a mangueira do tanque, e assopra o ar em direção ao pressostato, ela bate? mesmo sem água tem que bater, por o ar que você assoprou, é uma simulação de tanque cheio de água. Bate ou não bate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso,
      Já fiz isso, ele bate sim.
      Estou usando a máquina assim, deixo encher de água e assopro em direção ao pressostato, ele arma aí tranco o ar na ponta da mangueira e máquina lava normalmente depois faço o mesmo para o enxague.

      Excluir
    2. Ah, que bom, então não resta dúvidas que p problema é no tanque, e pode ser por dois motivos:
      1 - pode ser que o conector, bulbo, esteja rachado, trincado, permitindo a entrada de ar, e não possibilitando a lavadora atingir o nível.
      2 - Pode ser que tenha alguma sujeita, na entrada do bulbo, conector, pegue a ponta da mangueira e assopre com força empurrando o ar em direção ao tanque, se o ar passar, mesmo assim, pegue um preguinho, ou arame que entre no orifício, e passe várias vezes, uma vez, eu peguei um excesso de plastico do tanque, que formou uma película, que abria e fechava, foi difícil descobrir, mas faça essas duas coisas que eu te pedi, com certeza o problema vai estar no tanque.
      Abraço.

      Ah, diga-me se seu certo, fico sempre querendo saber se deu certo, pois essa é minha intenção, corrigir problemas.

      Excluir
    3. Celso, boa noite!

      Fiz o que você pediu. E não resolveu.
      Enfiei um arame varias vezes e assoprei também e nada, continua enchendo sem parar.
      Quando ela já estava com água pela metade do tanque, desconectei a mangueira do bulbo e começou a sair água, é normal isso?
      Estou achando que o bulbo está com defeito.

      Abraço

      Excluir
    4. Também acho que á a unica alternativa que nos resta Marco, isso é uma coisa tão simples de resolver, mas nesse seu caso tá pior que a encomenda. Façamos o seguinte: esvazie, e retire a mangueira do pressostato, aliás, tomara que tenha comprado a mangueira original siliconada, porque se na conexão com o tanque ou com o pressostato vazar ar, a mangueira fica sendo inútil, mas partindo do princípio que a mangueira é original, retire a mangueira, e feche uma ponta dela, coloque o máximo dela dentro de uma vasilha com água e sopre, pra ver se não tem vazamento, depois faça isso, com o outro lada da mangueirinha, pra ver toda sua extensão se não tem algum furinho, pode estar ai o problema, e me fale depois, temos que terminar essa novela, se puder, tire foto dela no local, junto com pressostato e o tanque, talvez quem sabe eu possa identificar algo errado.
      Me lembrei de um detalhe, talvez na montagem, e eu já peguei isso em campo na casa de clientes, eles passam a mangueirinha no orifício errado, um buraquinho que ela desce do painel para o tanque, daí ela dobra e fecha, assim o ar nunca chega ao pressostato, será que não é isso.
      Quando você fechar o painel, verifique se ela não está dobrando.


      Abraço.

      Excluir
    5. Celso,
      A mangueira é a original siliconada, comprei junto com pressostato.
      Inclusive instalei com lacres de plásticos na pontas, para vedar bem, como é o original.
      Estou testando com o painel aberto e a tampa traseira aberta também, sem risco de dobrar.
      Notei que sobe um pouco de água pela mangueira do bulbo, não sei se é normal isso.
      Vou providenciar as fotos.
      Abraço

      Excluir
    6. Celso,
      Como posso enviar as fotos, não encontrei seu email?

      Excluir
    7. Marco, boa noite, desculpa demora, trabalhei até as nove, e não tive como responder pelo celular hoje, mande as fotos pelo email celsojair@gmail.com

      ou cole o link da foto aqui em comentários, algumas pessoas ja mandaram fotos de produtos aqui em comentários.

      Excluir
  3. Olá Celso!

    Seu site é um espetáculo! Ainda mais pra quem gosta de tentar colocar a mão na massa e resolver os problemas por conta própria.

    Sei que é complicado e vai depender muito da sorte também. Mas você se arriscaria a fazer um ranking das geladeiras menos problemáticas disponíveis hoje no mercado?

    Eu tenho uma eletrolux DC47 que é um horror. Pelo que já encontrei na internet, é algum defeito de projeto. Me fez pegar raiva da marca. Agora estou de olho numa um pouco menor, de 400L. Estou comparando a Brastemp BRD48 ou Consul CRM45.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,
    Bato sempre na mesma tecla, eletrodoméstico como todo produto, tem que ter pós venda, ou seja uma assistência que atenda com peças e profissionais competentes, e em se tratando de eletrodomésticos da linha branca, as marcas confiáveis são, Electrolux, Brastemp e Consul, é claro que essa é minha opinião pessoal, mas baseada em 17 anos de experiência, acho que uma marca não determina um produto em especial, ex: A Brastemp fabrica simultaneamente, várias lavadoras e refrigeradores, pode ser sim, que algum modelo dentre eles seja problemático, e isso vai sempre parar na internet, e em outros meios de comunicação, porque pessoas satisfeitas não se manifestam, apenas as que estão desagradadas de alguma marca ou modelo. e com certeza vai se ver muita reclamação das três marcas que eu citei ali encima, justamente porque são as que mais vendem, portanto está com muitos produtos vendidos e correm esse risco sem dúvida.
    Acho que você não deu sorte com o modelo específico que comprou, os refrigeradores Electrolux estão na média ótimos, eu recomendo um de 480 litros, pela versatilidade e fácil manutenção, mas escolhendo entre uma das três marcas, você com certeza fará uma boa escolha.
    Grande abraço, obrigado pelo elogio, e continue visitando esse espaço.
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Celso, seu site é mto instrutivo, estou lendo de tudo!!!!
    pretendo comprar uma geladeira duplex 400-450L e uma máquina de lavar 9-10 kg de uma destas 3 marcas, Brastemp, Consul ou Eletrolux. Algumas das reclamações de defeito que vejo na internet são a respeito da Eletrolux nem sempre ter peças de reposição (por serem importadas, demoram a chegar). Vc sabe se isso costuma acontecer com mais frequência na Eletrolux ou é comum com essas 3 marcas?
    Estou casando e montando minha casa agora, estou preocupada! Desses aparelhos mais recentes (ano 2000 em diante) meus pais só possuem Brastemp (geladeira) e Consul (máquina de lavar), ambos em perfeito estado com menos de 10 anos de uso. Sua opinião como profissional é de que devo seguir a tradição e ficar com Brastemp/Consul, na busca por maior durabilidade?

    muito obrigada!!!!
    Gláucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia, boa noite, Agradeço a visite e por estar lendo as postagens, realmente tem coisas instrutivas sim.
      Olha, aconselho você comprar sim uma dessas três marcas, saindo delas é bem complicado, mesmo tendo produtos bonitos no mercado, a segurança para o pós venda, vai estar centralizada nessas tres marcas.
      Não sei onde você mora, talvez em determinados locais, a rede de assistência seja meio deficiente, moro em Brasilia e aqui assistência sobra.
      Aconselho você comprar uma lavadora de 11kilos da brastemp, de preferencia BWL11A, é a mais antiga da série de 11 kilos, deu problemas de suspensão quando lançada, mas tudo corrigido hoje, veja que vai encontrar reclamações dela, de 2010 pra trás, foram lançadas mais três modelos de 11 kilos da brastemp, recentemente, pode ser que sejam a oitava maravilha do mundo, mas pra mim que tenho um olhar técnico, precisa ter no mínimo dois anos de mercado, para que possamos assegurar sua qualidade e durabilidade. Digo 11 kilos, porque você tá casando, o edredom vai ser de casal né, , tem que futuramente lavar a roupa dos bebês, portanto, quando compra um eletrodoméstico que é um bem durável, tem que pensar a longo prazo. Se quiser uma Electrolux de 12 kilos, também são seguras, mais kilos que isso, não aconselho, visto que a brastemp que tem 50 anos de mercado, não passou de 11 kilos, aí vem a BOSCH, CONTINENTAL, MABE e GE, com lavadoras descartáveis de 15 kilos, o que elas não falam é que são todas fabricadas pela DAKO, aí não preciso falar mais nada quanto a lavadoras não é mesmo.
      Geladeira, a Electrolux está sim com produtos excelentes, compatíveis com Brastemp e Consul, não escolha nada cheio de leds, luzes e painéis que mais parecem uma boate, escolha um modelo frost free com grande capacidade e ponto. Produtos cheios de detalhes eletrônicos, não vão fazer nada além do que è a sua função, congelar no freezer, e refrigerar no compartimento refrigerador, quanto mais acessório eletrênico, mais probabilidade de defeito, mais probabilidade de faltar peça.
      Se ainda tiver alguma dúvida, faça a pergunta que quiser, será sempre bem vinda, desejo a você e ao seu futuro esposo, uma vida muito feliz, sem ter que se preocupar com problemas em eletrodomésticos, abraço querida.

      Excluir
  6. ola boa tarde tenho uma lavadora brastemp 7 kilos auto aquecimento super capacidade ela nao esta centrifugando a roupa ela começa a centrifuga e para e começa fazer bip bip e pisca o led do nivel de agua. oque sera que ta acontecendo alguei pode me ajuda? outra coisa sera q compensa arruma e uma lavadora boa ou nao? obrigado fico no aguardo de uma resposta Att.valter souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Valter, pode ser que tenha fios quebrados no motor, veja que a lavadora Brastemp 07 kilos tem tres fios, branco, amarelo e vermelho, puxe um a um, tanto do lado do motor, quanto do lado do conector, as vezes você não vê eles quebrados, partidos, mas estão rompidos dentro da capa do próprio fio, então a lavadora ameaça centrifugar, mas os fios esticam e perdem o contato, por isso ela para, teste por favor, e caso não seja isso me informe que veremos outras possibilidades ok.

      Excluir
    2. Obrigado vou ver sim ai te aviso.......

      Excluir
    3. muito obrigado verefiquei os fios e era eles mesmo... obrigadooo...

      Excluir
    4. Que bom que deu certo e resolveu, abraço

      Excluir
    5. Boa tarde Celso.....
      entao minha lavadora ta otima agora mais ta demorando muito para encher de agua acho que ta sujo onde cai a agua e possivel limpa?

      Excluir
    6. Olá Valter,
      Tem sim como melhorar, mas se fizer como te indicar e não resolver, tem que trocar a valvula, considerando que sua pressão de água seja boa. caso a pressão seja muito fraca, não se tem muito o que fazer, mas vou deixar aqui o endereço de uma postagem que com certeza vai te ajudar, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-de-roupas-entra-pouca-agua.html

      Excluir
  7. brastemp eletronica super capacidade não faz o ultimo enxague porque??? troquei a placa e continua não enchendo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente porque o defeito nao eh na placa, é a valvula de tres vias com a bobina do enxague queimada. troque a valvula de tres vias e guarde a placa.

      Excluir
  8. cara vc é rápido demais meu nome e junior entrei como anonimo vou comprar e depois escrevo abrçss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce que é lento (brincando)
      Junior, antes de comprar a válvula, teste as tres bobinas dela, pegue um cabo de força e ligue em cada bobina e na tomada, pra ver se está energizando, mas pra facilitar, a válvula de tres vias, tem duas bobinas paralelas, e uma acima, a do enxágue é a que fica separado, se eu estiver certo, a que está queimada é a que está em separado, depois que tiver certeza que realmente é a válvula, aí sim você compra a peça ok.

      Excluir
    2. Junior, olhe essa postagem, fala justamente de válvulas vai ser interessante pra voce, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-de-roupas-transbordando-entra.html

      Excluir
  9. Olá, Celso. Conheci seu blog hoje. Muito bom. Parabéns!

    Em breve eu estarei mudando da casa de minha mãe para morar sozinho. Pesquisei sobre refrigeradores pequenos na internet, e, o que mais me pareceu com melhor "custo x benefício" foi o Refrigerador Consul Biplex frost free CRM33 263L (branco). As maiores reclamações que vi dessa geladeira foram concentradas no que diz respeito ao barulho dela. Mesmo assim, resolvi comprá-la, já que em outros modelos de refrigerador pequeno (duplex + froste free), o número de reclamações era muito maior.

    Pesquisando na net, e seguindo as recomendações da Proteste, comprei também um Fogão Brastemp Clean 4 bocas branco BF050BBUNA. E agora, tenho que comprar uma máquina de lavar roupas. Minhas perguntas são as seguintes:

    1) Qual ou quais as melhores opções de máquinas de lavar roupa mais recomendadas pra mim que vou morar sozinho? (Quando eu digo melhor, quero dizer, em custo x benefício. Nada de excessivamente caro)

    2) Na geladeira, coloquei garantia estendida de mais dois anos. Já no fogão, preferi não colocar. Para a máquina de lavar, você sugere que eu faça uma garantia estendida?

    3) Com relação àqueles modelos de geladeira e fogão que comprei, eu realmente fiz boas escolhas ou nem tanto assim?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hilton, boa noite
      Vamos lá, lavadora boa, é aquela que te abastece em capacidade, mesmo morando sozinho pode ser que tenha necessidade de lavar um edredon por exemplo, então uma lavadora nova de 8 kilos por exemplo não seria suficiente. teria que ser uma de 10 kilos
      Recomendo qualquer Brastemp ou Consul de 10 kilos, abaixo disso são muito pequenas, e porque?
      Hoje as montadoras, aliás desde algum tempo, e não vou dizer qual das marcas porque são todas, estão pegando lavadoras que eram ... por exemplo a electrolux que era LM08, virou LT10, depois LT12, trocando apenas as inscriçoes na tampa, a Brastemp BWQ24, antiga 07 kilos, hoje com o mesmo conjunto, ou seja, com mesmo tamanho de cesto e tanque virou BWG10, então quando você compra uma lavadora onde está escrito 08 kilos, na verdade é a mesma que já foi 05 kilos antigamente, não sou de acordo com essa briga de mercado por capacidade, mas ela existe em todas as marcas, portanto, uma lavadora média hoje,seria no mínimo de 10 kilos entende.
      Outra coisa, compre uma dessas três marcas, Brastemp-Consul-Electrolux até 12 kilos, lavadoras grandes, problemas grandes, lava e seca nem pensar, outras marcas, nem pensar.
      Não estou aqui queimando outras marcas, mas tenho que responder conforme meus conhecimentos desde 1996 com eletrodomésticos, grandes marcas americanas, como Bosch e GE, são fabricadas e assistidas no Brasil pela Dako, que não tem estrutura, não tem peças e muito menos pessoal qualificado para atender os consumidores, a Dako também detém as marcas Continental e Mabe.
      Resumindo, compre uma lavadora média de 10 a 12 kilos, das três marcas que eu indiquei, e se tem reclamações delas, é porque de cada 10 lavadoras vendidas, 08 estão concentradas nas tres maiores, portanto muito produto vendido, mais propensão a reclamações.
      Quanto á garantia estendida, fez perfeitamente, fogão dá pouco problema, mas a geladeira merece sim uma extensão de garantia, e não deixe de fazer para lavadora, que tem mais chances de dar problemas, marca forte não quer dizer que não de problemas, quer dizer que vai ter peças e pessoal qualificado para atender você quando precisar, e quanto mais se vende, mais diminui o custo de fabricação de peças.
      Fez sim escolhas excelentes, está de parabéns por ter pesquisado antes de comprar, tenha certeza que fez ótimas escolhas e vai usufruir de ótimos produtos, parabéns e volte sempre, tem muita postagem útil, sobre como usar melhor seus eletrodomésticos, prevenção é sempre melhor que conserto. Abraço

      Excluir
  10. Boa tarde quero saber como faço para liga a agua quente da minha lavadora os fios da tudos desligados?? a lavadora e uma brastemp 7 kilos super capacidade auto aquecimento.....
    obrigado desde ja!!! Att valter souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valter, não sei se entendi sua pergunta?
      você perguntou se tem fios desligados? é isso?
      Caso não tenha fios desligados, e apenas ela não esteja funcionando água quente, muitas vezes é porque as pessoas não sabem, mas água quente só funciona se você programar molho, a água só aquece na lavadora, se tiver tempo suficiente pra isso, portanto, tem que programar molho, e posicionar em água quente ok, se não for isso, refaça a pergunta, não sei se tem fios desligados, abraço

      Excluir
    2. Boa tarde entao no fundo da maquina tem os fios que liga na resistencia eles estao desconectados. ai eu nao sei se pode conecta eles ou tem uma ordem de liga certa ... pq tem as cores dos fios la.....

      Excluir
    3. Valter desculpa a demora em responder, estive sem computador por tres dias, Olha, cada modelo de lavadora com aquecimento, vem com a cor da fiação diferente, as vezes o da resistencia é preto e branco, ou laranja e branco, ou vermelho e preto, enfim, muitas combinações, mas é fácil, são tres fios, os dois bem grossos, são ligados na resitencia, e o verde com uma faixinha amarela, ligado no terra ok.

      Excluir
  11. Celso estou querendo compra uam segunda geladeira a primeira é modelo fost free e deu defeito com pouco mais de 3 anos, estou pensando em compra um modelo Consul Cycle Defrost 2 Portas 450 Litros Branca - CRD48F ou vc me recomendaria uma nova Consul Bem Estar Frost Free 2 Portas 437L Branca - CRM50A ? è impressão minha ou os modelos frost free apresentam defeito mais rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sousa, boa noite
      A questão do frost free apresentar defeito mais rápido que os modelos convencionais, se explica pelo fato de que um modelo convencional, tem apenas motor, termostato, e o sistema por onde o gás circula. Nos modelos frost free, você além das peças usadas no modelo convencional, tem a parte responsável pelo degelo, que são, dependendo do modelo, 2 ou 3 sensores, bimetal ou fusivel termico, placas eletronicas, no Mínimo uma e no máximo três, ventilador e resistencia.
      Então naturalmente o frost free tem tres vezes mais itens que uma convencional, e por isso tres vezes mais possibilidades de apresentar problemas.
      Embora eu tenha trabalhado anos na rede autorizada Brastemp/Consul, e sabendo da qualidade da rede de serviço e da disponibilidade de peças, vejo a Electrolux com Refrigeradores excelentes também e com manutenção compatível com Brastemp/Consul.
      Acho que você deve escolher um produto entre essas tres marcas, que esteja de acordo com sua necessidade em litragem, espaço, e estética, qualquer produto desses tres fabricantes será uma compra segura, não 100%, porque se não apresentassem problemas nem teriam rede de serviços para assistir os produtos, mas a competencia dessas tres marcas em fazer isso, é que faz delas, as melhores do Brasil, em todos os sentidos imagináveis.

      Excluir
  12. http://www.magazineluiza.com.br/lavadora-de-roupas-11kg-brastemp-ative-bwg11ab/p/0105532/ed/lava/

    Lavadora de Roupas 11Kg - Brastemp Ative! BWG11AB

    Boa tarde, gostaria da sua opinião referente a lavadora descrita no link.


    Desde já agradeço!

    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose eu sempre indiquei aqui o modelo BWL11A, porém a BWL11A, acabou de sair de linha, e quem ficou no mercado com as mesmas caracteristicas é a BWG11A, portanto estou torcendo para que ela tenha a mesma performance, a anterior BWG11A, deu uns problemas quando lançada, principalmente com a suspensão, ela pulava muito, mas nas séries sequentes de fabricação esses problemas foram corrigidos, e ela é a melhor lavadora do mercado na minha opinião.
      Agora, para mim que sou técnico, não posso dar crédito a um produto sem que ele tenha pelo menos dois anos de mercado, precisamos desse tempo mínimo para saber como vai se comportar todo conjunto, apesar de ser uma Brastemp, pode sim estar sujeito a algum problema de campo. Eu compraria sim, porque sei que ela segue a mesma linha do modelo anterior.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Entendi Celso, andei pesquisando em alguns sites e lendo algumas avaliações que fizeram do produto, e 95% dos compradores indicam este produto, eu vou arriscar e depois volto pra dar minha opinião rsrs


    Desde já agradeço!


    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim boa sorte querida,
      Olhe quando terminar de usar a lavadora, desligue da tomada
      Não faça várias lavagens seguidas, se tiver que lavar mais de uma carga, de intervalo de pelo menos uma hora entre uma lavagem e outra.
      Assim você vai ter uma lavadora por mais que 20 anos, abraço

      Excluir
  15. Obrigada pela dica.....

    Rose

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde Celso !
    Sei que vc indica a Brastemp, consul e eletrolux, mas tem como vc ser mais específico, quanto a modelo, pois tem vários modelos dentre essas três máquinas, eu tenho uma brastemp gran`luxo mecânica, como vc pode ver muito antiga, e chegou em um ponto que acho que não compensa mais conserta-la, minha dúvida é ainda encontro alguma máquina de lavar com painel mecânico com timer, eu acredito que não, essa máquina está comigo a uns 11 anos e gosto muito pois limpa realmente a roupa e até um ano atrás não dava problema, mas ela já bem velha e o técnico me disse que tem que trocar muitas peças e o painel dela está muito ruim, resumindo vai ficar caro, fora o que já gastei com ela. obrigada até o momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa, bom dia
      Eu indico as marcas, as pessoas tem que saber qual é a sua necessidade, ou seja tamanho da familia, disponibilidade de medidas métricas no local onde a lavadora vai ser instalada, estética... são vários fatores por isso a pessoa tem que decidir qual produto vai se enquadrar melhor em sua necessidade, de tamanho e modelo de lavadora.
      Eu recomento a Brastemp de 11 kilos, a primeira série delas que é a BWL11A, para mim é a melhor lavadora do mercado hoje, porém a BWL11A, está sumindo do mercado, ainda encontra em alguns sites, é um produto que deu problemas de suspensão quando foi lançada, mas isso foi corrigido e ela está ótima, se encontrar lavadora Brastemp BWL11A, compre. bom dia

      Excluir
    2. Boa Noite Celso,
      Sou a Angélica e agradeço pela sua atenção, essa brastemp BWL11A é a active, pois encontrei duas a BWL11ABBNA e não sei se são a mesma.
      Eu li também o comentário da Tainá, onde vc diz para não fazer uma lavagem atrás da outra, pois por falta de tempo é o que faço, isso aplica a qualquer lavadora.
      obrigada

      Excluir
    3. Boa noite Angélica,
      Sim a BWL11A, é a Active.
      Quanto a fazer lavagens em sequencia, e deixar o produto ligado a tomada mesmo não estando em uso, aplica-se á todas a marcas e modelos, á partir de 2000, praticamente todas as lavadoras e eletrodomésticos em geral usam componentes eletrônicos, e ligados a tomada ficam energizados e sujeitos á queima ou desfunção por conta de alteração na intensidade da corrente elétrica.
      Lavar várias cargas de roupa em sequência, pode até não influenciar de imediato, mas com certeza absoluta vai causar desgaste muito maior de todo conjunto, tanto mecânico quanto elétrico e eletrônico.

      Excluir
    4. Opa Angélica,
      Talvez você tenha visto modelos assim, BWL11ABBNA, esse que voce me passou significa que a lavadora é 220 volts, se achar um assim: BWL11ABANA, quer dizer que apenas a voltagem é outra, no caso 110 volts. a terceira letra do modelo, faz referência á voltagen, e o NA, do final do modelo, significa NAcional. abraço

      Excluir
    5. Muito Obrigada, já comprei BW11A Active chegou hoje e espero ter feito uma boa escolha, fico realmente agradecida pela dica.
      obrigada

      Excluir
    6. Por nada Angélica, disponha

      Excluir
  17. Boa noite, Celso!

    Infelizmente, conheci teu blog depois de comprar minha lavadora. Comprei online, ainda não chegou, mas o produto é a Electrolux LT11F 10kg, para uma casa de 5 pessoas, você acha que fiz uma boa escolha?

    Parabéns pelo blog!

    Abraços,

    Tainá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez sim Tainá, é uma boa marca
      Somente siga dois conselhos que vou te dar
      Toda vez que terminar de usar, retira da tomada
      Nunca faça lavagens em sequencia, ou seja termine de lavar uma carga de roupa, e espere no mínimo uma hora para fazer outra lavagem, assim o produto não vai superaquecer, assim vai aumentar em muito a vida útil da sua lavadora
      Bom fds querida.

      Excluir
  18. Boa tarde Celso. Tenho uma geladeira Bottom freezer 420 MOD. BRI42 (ABANA).
    Ela parou de gelar e o freezer ja estava a muito tempo formando gelo no fundo. Chamei o técnico e ele acusou que era problema em uma placa, porém ele não encontrou mais essa placa, sendo assim ele fez uma adaptação e colocou uma peça para ela funcionar como se fosse uma geladeira frost free e trocou o gás. Só que depois disso a parte do refrigerador está gelando quase nada, e no freezer o ventilador fica um tempo funcionando e depois para por uns 40 min. Você acha que essa mudança foi válida? Pois paguei 400,00 reais para esse serviço.
    Obrigada...
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luiza, pergunta difícil a sua, porque eu não sei qual adaptação ele fez.
      Mas sei que se ele cobrou 400,00 foi para resolver um problema, e só iria cobrar esse valor se tivesse certeza que ficaria bom, portanto, chame-o novamente, todo serviço tem por lei, no mínimo 90 dias de garantia, pode ser que ao colocar gás, ele colocou pouco e o produto não rende, como também pode ter posto em excesso e assim também não rende, o gás tem que estar calibrado, portanto vou simplificar, chame o técnico e diga que não está refrigerando normal, para que ele corrija o problema, você tem direito á garantia ok, abraço querida

      Excluir
  19. Bom dia! Preciso comprar uma lavadoura p mim, porém estou em duvida de qual devo comprar. Gostaria da sua opinião sobre essa lavadora-de-roupas-facilite-11-kg-consul.

    Obrigada!

    Araceli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Areceli,
      As Lavadoras Consul e Brastemp são do mesmo fabricante, portanto tem uma qualidade superior, não apenas pela forã da marca, mas pela experiência em fabricar esses produtos, veja que outras marcas estão fabricando lavadoras de 15 e 16 kilos de roupas, acho isso uma apelação para seduzir o mercado, mas que com tempo acabam prejudicando quem fabrica, a maioria dos consumidores que compraram lavadoras grandonas, quando trocam de produto, voltam sempre para a segurança de marcas seguras como Brastemp, Consul e electrolux.
      Resumindo, será uma ótima compra com certeza e para que sua lavadora dure mais, toda vez que terminar de usar, tire da tomada, toda lavadora hoje tem n mínimo 01 placa eletronica, em algumas tem 03 placas, outro conselho é não fazer lavagens seguidas, elas são frágeis embora grandes, então entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos 60 minutos, abraço e felicidades

      Excluir
  20. BOA NOITE celso jair Pereira TENHO UMA BW11A Active NOVA QUANDO LIGO O CABO NA REDE A MAQUINA ACENDE OS LEDES , MAS NÃO INICIA OS PROGAMAS , APERTO AS TECLAS PARA AVANÇAR E NADA , VC PODE ME AJUDAR OBRIGADO ROBSON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver na garantia não pode mexer, senão perde a garantia
      Mas caso esteja fora de garantia, pode ver se o problema não é o interruptor de tampa, vou deixar uma postagem aqui, quem sabe te ajude Robinho

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-brastemp-bwm06-nao-programa.html

      Excluir
  21. opa celso. tudo bem, estou para comprar um refrigerador, maquina de lavar e fogao. moro sozinho em apartamento pequeno e nao preciso de muito, porem gosto de eficiencia, praticidade e preço bom.

    resolvi comprar os 3 itens da marca eletrolux. vc citaria bons modelos da eletrolucx de fogao(4 bocas), refrigerador(nao mais que 300 litros, e que seja frost free) e maquina de lavar???
    Obrigado.
    JP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fogão de quatro bocas qualquer um da marca, ela não faz fogões ruins
      Não tem refrigeradora frost free com menos de 300 litros, e um conselho não compre frost free de uma porta só, a Electrolux e a Consul tem geladeiras de uma porta frost free, e tem apresentado problemas demais em campo,
      Lavadora aconselho Brastemp de 08 kilos, são as melhores lavadoras do mercado hoje, a electrolux deu uma caída na qualidade de suas lavadoras, tanto as grandes, que já tem péssimo histórico, por isso a Brastemp nunca passou de 11 kilos, e as pequenas Electrolux tem apresentado mais problemas que o normal.

      Excluir
  22. Celso, a lavadora que tenho é uma Electrolux LS12Q. Quando aperto o botão de ligar, a mesma dá vários bips e não liga. Ja teste o botão da tampa e todos os cabos (da placa de interface, da placa eletronica, do CSI e do CSM. Ja testei as conexões e não apresentam defeito. A mesma só ligava da seguinte forma: após eu fazer o autoteste (com exito ), eu abrir abrir a tampa, desligava e ligava. Neste caso ela funcionava normal. Depois notei que bastava eu pressionar (e segurar) a mangueira do pressostato eletronico (esse modelo não usa o pressostato eletromecanico, comuns em outros modelos) e ela liga normal (sem a necessidade do autoteste antes). Ja inspecionei a mangueira e ela tá normal. Será que o problema é de pressostato mesmo? O que vc acha? Desde já agradeço. Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se com o pressostato acionado ela funciona e o problema não é entupimento ou furo na mangueira, é bem provável que seja sim no controle de nível, mas essa lavadora dessa série de CSI, tem sido um problema, eu nem dou orçamento para esse produto, as vezes você troca todas as peças e nada, a fiação é muito muito fina e pode oxidar em algum ponto perdendo contato, ou apresentando problema itermitente, acho que deve trocar o controle de nível e torcer para dar certo, abraço

      Excluir
  23. Obrigado pela dica, Celso. Quando tiver condição pra comprar outro controle de nível, vou trocá-lo.

    ResponderExcluir
  24. Celso, você comentou que a BWL11A saiu de linha, mas, ainda está disponível em algumas lojas.Como fica a reposição de peças? Creio ser mais difícil porque o produto saiu de linha. É melhor comprar a BWG11A, mesmo ainda tendo a BWL11A no mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu da linha de montagem, para venda, mas as peças Brastemp mesmo com produtos de mais de 40 anos de fabricados, como são as lavadoras antigas por exemplo, ainda são vendidas, quando digo saiu de linha, saiu da linha de montagem da fábrica, mas peças para BWL11, vc ainda vai encontrar daqui 30 anos, pela quantidade de produtos que vendeu e ainda vende, é uma lavadora que vai ter peças por mais 20 anos no mínimo.

      Excluir
  25. Celso, boa noite
    Sempre estou atenta as suas dicas quando vou adquirir algum eletrodoméstico. No momento pretendo adquirir uma lavadora de roupas inox frontal para uma família de 4 pessoas. Que marca eu devo comprar? o que me diz de uma lava e seca? Por favor me dê algumas opções. Ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxar sua orelhinha viu, se estivesse mesmo atenta saberia que eu jamais recomendo lava & Seca, são produto de manutenção caríssima, eficiencia baixa e pra gente que está no ramo de manutenção, atualmente é o lixo do mercado. Não posso te indicar um produto tão ruim, que chegou no mercado a alguns anos por até 7.000,00 e hoje você encontra até de 1. 899,00 será que fosse tão bom lava e seca, perderia tanto valor de mercado?
      Lavadoras com tampa na frente, perderam muito espaço no mercado, primeiro pelos programas lonnnnnngggoooooossss, as pessoas precisam de coisas ágeis, depois, tem a questão da versatilidade, se você coloca sua lavadora para lavar, e depois acha peças de roupas pela casa, basta abrir a tampa quando ela é de agitação, ou seja tampa encima, abrir a tampa e colocar a peça, se fosse uma lavadora de tombamento, teria que esperar todo programa terminar, de depois de 05 minutos ela iria abrir a tampa, outra coisa é a posição, tampa frontal é inconveniente para manipular.
      Mas o que mais fez as lavadoras de tombamento sumirem do mercado, foi a manutenção caríssima.
      Se você quer mesmo comprar uma lavadora frontal, eu nem sei o que te indicar.

      Excluir
  26. Acabei de perder uma Electrolux com 4 anos de uso porque segundo o seguro, não fabricam mais peças de modelos anteriores a 2 anos e o mesmo não faz manutenção com peças de segunda linha... Vamos tentar a Brastemp. Sabe se terei problemas da mesma forma??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janne, nunca vi uma história tão mal contada como essa, todo fabricante mantém peças para seus produtos pelo menos por 10 anos, brastemp e electrolux principalmente, que papo é esse que produto de 4 anos não tem peça, acho que voce tem que trocar é de seguradora, qual a marca e modelo do seu produto, e qual peça que eles alegam não ter, por favor modelo exato e você nem sequer disse qual é o seu produto, seja mais especifica

      Excluir
  27. Margareth M. Oliveira20 de agosto de 2013 às 23:20

    Prezado Celso, por questões de espaço procuro modelos de máquina de lavar e secar com abertura frontal que possam ser colocadas dentro de um armário empilhadas. A máquina de lavar no chão e a de secar apoiada numa prateleira logo acima. Não sei qual o problema com abertura frontal nas maquinas de lavar, mas a única opção de lavadora (das 3 marcas indicadas neste blog) com abertura frontal é a Eletrolux Eco Turbo 12kg (TRW12). Quanto a secadora, tem a Eletrolux Turbo Rápida (STR10) e a secadora Ative Suspensa BSI10AB e a mesma versão piso. A fim de adquirir os produtos de lavar e secar da Eletrolux pergunto se existiria alguma restrição quanto a instalação da sua secadora? Ainda, se os produtos citados acima da Eletrolux e Brastemp serão uma boa aquisição. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve comprar os produtos da mesma marca, e se tem mesmo que comprar lavadora com abertura frontal, essa marca é a mais indicada, nao entendi quanto a sua duvida quando á instalação, voce disse: '' pergunto se existiria alguma restrição quanto a instalação da sua secadora? ''
      Não entendi essa parte
      Quanto a quais produtos comprar, é melhor comprar lavadora e secadora da mesma marca, assim se precisar de assistencia, a empresa que te atender vai ser a mesma e vai seguir um histórico dos teus produtos, digo no caso de manutenção, vai ser assistida por uma mesma empresa e assim facilita

      Excluir
  28. Boa noite Celso
    Estou comprando uma lavadora e nem precisa te perguntar mais nada, você já me responde nas respostas anteriores.
    PARABÊNS SEU BLOG É MUITO ÚTIL.OBRIGADO PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adailson,
      eu tenho minha opinião formada sobre o assunto, baseado em 17 anos de experiência, mas veja mais sites, mais opiniões, compare as opiniõe e aí então chege as tuas comclusões próprias ok, abração

      Excluir
  29. Oi Celso
    Conheci hoje seu site e foi muito útil. Pretendo comprar uma lavadora de 11 kg, ainda não me decidi pela Brastemp BWL11 ou a Consul CWK11, mas pelo que vi na loja, a gaveta onde se coloca o sabao/ amaciante da Brastemp parece meio emperrado, já a da Consul desliza melhor. Fico com receio que da Brastemp dê problemas logo.
    De qualquer forma foi muito útil ler os casos e suas opiniões.
    Marilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas porque é do mostruário e todo mundo fica mexendo Marilda, mas tanto Consul quanto Brastemp são a mesma fábrica, as duas de excelente qualidade

      Excluir
  30. Boa tarde Celso,
    Vc poderia me ajudar na escolha do produto?
    Estou querendo comprar uma nova lavadora, fiquei entre Brastemp Ative Smaart & Fast modelo BWU11AB 11kg e a Eletrolux 12kg Turbo Capacidade LT12F. O que vc acha? Ou indicaria outro modelo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, entre os dois modelelos eu indicaria a Brastemp.
      Mas não posso dizer que essa BWU, mesmo sendo Brastemp é uma excelente lavadora, pois é praticamente lançamento, e precisa de uns anos de uso pra gente saber como se comporta, se eu fosse indicar, indicaria os modelos anteriores a esse, que são comprovadamente eficientes BWL11A ou BWB11A.

      Excluir
  31. Olá Celso,
    Estou para comprar uma lavadora, e fiquei interessada nas novas linhas da brastemp BWG ou BWU. Mais tenho dúvida por ainda não ter achado opiniões a respeito delas. Já a BWL11A pelo q vi já é mais conceituada. E tb percebi q as brastemp não lavam edredom, ai tb me causou uma duvida em comparação com a Eletrolux. Se puder me ajudar a tirar essas dúvidas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #melhorlavadorade roupas

      Gabriela,
      Voce ainda não vai ver comentários a respeito de BWU, BWG e BWP, justamente porque são lançamentos, e produtos novos precisam de um tempo no mercado, para ser avaliado, eu nunca vi uma lavadora Bastemp ruim, já vi fogões, geladeiras, mas a linha de lavadoras nunca teve uma ovelha negra, mesmo assim eu não posso atestar que essas novas são maravilhosas, justamente poque precisam desse tempo em campo para serem totalmente consagradas, digo que são versões mais modernas da BWL e da BWB11.
      A Brastemp em minha humilde opinião, não faz lavadoras acima de 11 kilos porque é a marca com mais experiencia, a mais conceituada e a que mais vende lavadoras no Brasil, não adianta ela pegar uma fatia grande do mercado desesperada por lavadoras grandes e depois se queimar com produtos pessimos que são essas lavadoras grandes, acho que ela não vai muito mais que isso em termos de capacidade de lavagem, é o que eu espero.
      A Electrolux, se consagrou a partir de 2000, fez ótimas lavadoras até, mas de uns tempos pra cá, tem modelos super problemáticos, LTE, LTR,LTS, e isso queima a marca, não imediatamente, mas a longo prazo, quando em uso.
      Lavadoras de 15 kilos, são praticamente descartáveis, as primeiras de 15 da Electrolux tem um kit, que é motor e mecanica juntos, vem da china e custa 650,00 somente as peças, portanto, na primeira manutenção vai para o lixo, e vai junto a marca na mente daquele consumidor.
      Lavadora Brastemp de 11 kilos lava sim edredon, não lava uma cama box toda, mas um edredon normal ela vai lavar com certeza.
      Então eu posso te indicar com segurança, três lavadoras, BWL11A, BWB11A ou Consul de 11 kilos, que também é da Brastemp.
      Algumas lavadoras Electrolux ainda estão bem, de 12 kilos pra baixo, acima disso é por sua conta e risco, quanto ao resto das lavadoras, o resto delas já tem nome. RESTO.

      Excluir
  32. Ola Celso boa noite meu nome é Marcos e tenho uma brastemp clean a uns 10 anos, vaza água, está fazendo muito barulho e deixa sabão em pó nas roupas. O tecnico cobrou 300 a achamos melhor comprar outra minha esposa comprou hoje pela net uma eletrolux lte09 de 9kg 110v e vi que vc não fez boas menções as linhas lte, mantenho a compra com relação ao modelo ou devo cancelar a compra?? Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, as mais problematicas são as de 10 e 12 kilos, essa de 09 kilos tem se comportado bem, e tem um bom histórico de uso, é uma lavadora eficiente e economica em relação a energia, se fosse minha eu manteria a compra.
      Quando um fabricante produz uma lavadora que está sendo problemática, nas séries seguintes eles corrigem os problemas, fique tranquilo com sua LTE09 e parabéns pela compra

      Excluir
  33. Olá Celso vou comprar uma lavadora de 15k Eletrolux q que vc acha da marca, preciso de uma que lava cobertor e edredon king.
    Abçs Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara, não aconselho lavadoras acima de 12 kilos, mas é uma opção sua, eu particularmente acho péssimo negócio, como voce perguntou minha opinião não posso me omitir em dizer, abraço querida

      Excluir
    2. Celso tem a brastemp de 12kg lava king size?

      Excluir
    3. Não Mara, a maior Brastemp é de 11 kilos, e eu particularmente acho ótimo se ela não fizer lavadora maior que essa, lavadoras grandes, grandes problemas.

      Excluir
  34. Olá Celso!
    Vou me casar e gostaria de saber quais modelos de geladeiras você indicaria, por favor.
    Gostaria de uma de tamanho razoável, para não sofrer com falta de espaço dentro dela rs
    Obrigada,
    Glaucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia,
      Escolha uma marca segura, que vá te garantir que vai ter peças disponíveis e assistencia técnica se eventualmente precisar, durante e depois do período de garantia. Então escolha entre Electrolux/Consul/Brastemp. Quanto a um modelo específico não vou citar, você é quem tem que escolher, entre capacidade de litros, estética, dimensões e valores, quais modelos se encaixam dentro das suas necessidades, escolhendo uma dessas marcas, com certeza não vai estar livre de problemas, mas caso eles venham ocorrer, com certeza vai ter certeza que esses eventuais problemas serão sanados, felicidades para voce e para o noivo. abraços

      Excluir
  35. Boa noite, quero comprar uma lavadora, me indicaram a brastemp 11kg, mas ouvi dizer que ela faz muito barulho na hora de centrifugar e que falta sair correndo, rsss Qual vc me indica para uma casa de 4 pessoas? Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lavadora Brastemp de 11 kilos, BWL11A, realmente deu problema de trepidação, tempos depois de fabricada, mas isso já foi corrigido, as reclamações quanto a esse problema são datadas de 2011 pra trás, hoje ela é uma lavadora segura e na minha opinião a melhor do mercado. aconselho a BWB11A, existem outros tres modelos novos de 11 kilos, mas como são lançamentos, precisam de um tempo em uso, para nós técnicos, saber como esses produtos vão se comportar no dia a dia entendeu. Abraço

      Excluir
    2. Entendi sim, mas vou abusar um pouco de suas informações. Quero comprar uma lavadora de boa qualidade, porém, com preço bom também. Será que podia me indicar umas 3 ou 4 de 11kg, pode ser de outras marcas também, para que eu possa fazer uma pesquisa? Pq estou achando muita diferença de preço
      nos modelos BWL11, BWL11A, BWB11A, ai meu amigo, fiquei perdida...desde já agradeço, abraços...

      Excluir
    3. Veja os valores entre BWB11A, BWG11A e a consul CWL11A, essas tres

      Excluir
  36. obrigada mais uma vez,
    abraços...

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde, quero comprar uma lavadora para uma casa com 3 pessoas e gostaria de uma sugestão, a respeito de qual lavadora teria o melhor custo x benefício, quantos kg deveria utilizar, qual marca e modelo devo comprar ??

    Muito Obrigado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, aconselho pra voce uma lavadora de 11 kilos, entre brastemp e consul, qualquer modelo que te agradar mais, a consul tem modelos com valores mais em conta, mas todas são fabricadas pela mesma empresa, por isso a qualidade das duas é equivalente, a consul tem preço e manutenção mais em conta, pois usa peças menos sofisticadas na parte de controles, por isso mais baratas.

      Excluir
  38. Preciso comprar uma maquina de lavar e, recebi uma oferta de compra de uma máquina "Brastemp Ative! BWL09B Superior 9 kg" Podes me dar informações sobre esse produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è uma lavadora pequena, se sua familia for de no máximo tres pessoas vai ser suficiente, porém se for maior que isso, aconselho uma lavadora maior, quanto a detalhes, é uma lavadora Brastemp, o maior e melhora fabricante de lavadoras do país, se te agradou o produto compre, é uma excelente lavadora.

      Excluir
  39. Olá Celso!
    Tive por muitos anos uma lavadora frontal da Enxuta, e mesmo morando no litoral, nunca me deu problemas, porém vendi meu apartamento há 7 anos com ela junto. Após isso já tive duas lavadoras eletrolux e uma consul (não eram frontais), que sempre me deram dor de cabeça: batia só de um lado, vazamento, embolava roupas.... Agora estou no interior, e de mudança novamente: quero uma nova lavadora! Gostaria de saber sua opinião sobre as lavadoras frontais (sempre achei que funcionava melhor pelo sistema de tombamento), se as lava e seca de hoje dão mais prejuizos ou benefícios, e o que você pode indicar, disponivel no mercado, para uma familia de 4 pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauren
      Lavadoras de tombamento, praticamente estão extintas do mercado, ainda existe, mas por serem fabricadas muito poucas, a manutenção se torna caríssima, por não fabricar muitas peças, cada peça fabricada triplica de preço.
      Quanto a lava e seca, eu sempre deixei bem claro no blog minha opinião pessoal, são produtos ruins, chegaram no Brasil a 7 mil e hoje voce acha por menos que 2 mil, eu pergunto, presta um produto que desvaloriza 70% do valor, alguma coisa tem de errado.
      Aconselho você, com quatro pessoas em casa, comprar uma lavadora de 11 kg, podendo ser uma Brastemp BWB11A - BWG11A ou consul CWL11A... ótimas lavadoras com certeza

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção Celso!
      Abraços

      Excluir
  40. ola.. tudo bem ? ... parabens pelo blog ...
    Na data de hoje ( dezembro/13 ) . gostaria de saber qual lavadora de 11kg voce recomenda ?
    Outra pergunta .. qual a diferenca entre BWG11a e a BWL11a ? ... Se fosse entre esses dois modelos ..qual voce recomenda ?

    Obrigado
    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu recomendaria a BWB11A, é uma versão identica a BWL11A
      Eu recomendaria porque ela tem mais tempo de mercado, apresentou problemas de trepidação quando foi lançada, mas nos modelos novos, isso foi corrigido.
      A BWG 11A, tem um painel mais moderno, as teclas são TOUCH igual de celular, tem mais tecnologia, mas não faz nada além de lavar enxaguar e centrifugar, e como ainda é praticamente lançamento, precisamos de mais tempo para saber como ela vai se comportar em campo, portanto, não que BWG/BWU e BWP não sejam boas,mas é que precisam de mais tempo de mercado para ver como se comportam, enquanto BWL/G já estão consolidadas ok, abração

      Excluir
  41. Ola ...parabens pelo blog ..
    Na data atual ( dezembro 2013 ) qual lavadora de 11kg voce indica ?

    Outra pergunta ... Queria saber entre o BWL11A e o BWG11A ..qual voce recomenda e qual a diferenca entre elas ?

    Obrigado

    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu recomendaria a BWB11A, é uma versão identica a BWL11A
      Eu recomendaria porque ela tem mais tempo de mercado, apresentou problemas de trepidação quando foi lançada, mas nos modelos novos, isso foi corrigido.
      A BWG 11A, tem um painel mais moderno, as teclas são TOUCH igual de celular, tem mais tecnologia, mas não faz nada além de lavar enxaguar e centrifugar, e como ainda é praticamente lançamento, precisamos de mais tempo para saber como ela vai se comportar em campo, portanto, não que BWG/BWU e BWP não sejam boas,mas é que precisam de mais tempo de mercado para ver como se comportam, enquanto BWL/G já estão consolidadas ok, abração


      A Consul, CWL11A também é da mesma fábrica da Brastemp e é uma excelente lavadora, uma opção com preço mais acessível ok, abraço

      Excluir
  42. Ola Celso ..
    Obrigado pelas respostas ...

    Em relacao a BWB11A ... essa o cesto eh de plastico , certo ?
    E o BWL11A .. eh de inox , certo ?
    Fora isso ..tem mais diferenca entre elas ( BWB11A e BWL11A ) ?
    O BWG 11A teve algum problemas desde que foi lancado e jah foi corrigido ?
    Desculpe tanta pergunta .. mas fico com pe atras com tanta reclamacao da brastemp ..

    Obrigado

    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ambas tem cesto inoxidável
      não tem diferença entre as duas, apenas o painel da BWB11A tem um design mais moderno
      A BWG, como é muito nova ainda, apenas o pessoal da rede autorizada faz manutenções, pois praticamente todas ainda estão na garantia, sá vamos saber quando sair da garantia e entrar no mercado geral.
      Todo produto tem reclamações, a Brastemp tem mais , porque obviamente vende muito mais.
      Mas as reclamações da Brastemp são sempre quanto aos produtos, e como disse todo produto apresenta defeito, dificilmente você vai ver reclamações de que a Brastemp deixou de resolver os problemas dos produtos, isso você muito com outras marcas, mas Brastemp e Consul só são grandes, porque desde sua existência sempre prezaram pela satisfação dos clientes.
      Não existe perfeição, mas eles tem uma qualidade superior.

      Excluir
  43. Ola Celso ...
    Existe no brasil alguma lavadora com movimento do agitador forte igual ao deste video ??
    http://www.youtube.com/watch?v=eS5YnpiRvbY ... eh uma lavadora whirpool ... as roupas durante a agitacao desde e sobe ... com isso lava-se roupa de verdade ...
    Tem algumas whirpool importada e usada no mercado livre ... sera que vale a pena ? ... acho facilmente as pecas aqui no brasil para manutencao ?

    Obrigado
    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Whirpool, é atualmente a dona da Brastemp, porém se você comprar uma lavadora antiga deles, com certeza nos lojas Brastemp não vão ter peças para elas, e nem em lugar algum, não aconselho comprar.
      Quanto a velocidade da agitação, tudo tem uma medida correta, velocidade não quer dizer eficiência, com certeza aquela lavadora do vídeo, tem internamente um agitador diferente, porque se colocar essa velocidade nos agitadores que conhecemos, não tem roupa que suporte essa agressão, as roupas se destruiriam em poucas lavagens.

      Excluir
  44. Ola boa noite, estive olhando uma lavadora da colormaq hoje, o vendedor falou mt bem, ressaltou que nao é uma "brastemp", mas que é mt boa, o preço dela é bem mais em conta do que as mais populares, gostaria de saber se vc conhece e sabe se vale o investimento... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço apenas a marca, e sei que poucos técnicos consertam esse produto, pela falta de peças no mercado, e quando poucos consertam, a mão de obra encarece muito, é um produto de terceira linha pra te ser sincero, eles fazem tanquinhos e não tem ainda boa reputação com lavadoras, de uma pesquisada na internet sobre a satisfação do produto, eu não aconselharia, Lavadora é um bem durável, que vai resistir até 20 aos se bem cuidada, compensa gastar mais um pouco e comprar algo que realmente valha a pena.

      Excluir
  45. Ola boa noite, estive olhando uma lavadora da colormaq hoje, o vendedor falou mt bem, ressaltou que nao é uma "brastemp", mas que é mt boa, o preço dela é bem mais em conta do que as mais populares, gostaria de saber se vc conhece e sabe se vale o investimento... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço apenas a marca, e sei que poucos técnicos consertam esse produto, pela falta de peças no mercado, e quando poucos consertam, a mão de obra encarece muito, é um produto de terceira linha pra te ser sincero, eles fazem tanquinhos e não tem ainda boa reputação com lavadoras, de uma pesquisada na internet sobre a satisfação do produto, eu não aconselharia, Lavadora é um bem durável, que vai resistir até 20 aos se bem cuidada, compensa gastar mais um pouco e comprar algo que realmente valha a pena.

      Excluir
  46. Ola .. vi na internet que o BWB e o BWL nao tem avanco das funcoes ... ou seja .. se estiver lavando .. e eu quiser pular uma etapa nao dah .. eh verdade isso ?
    Vi que tambem tem a BWC11AB ... qual a diferenca para a BWB e BWL ? ... Voce recomendaria a BWC ?


    Obrigado
    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe lavadora que não avance as funções como não existe Brastemp BWC11A.
      Nos modelos BWL e BWB11A, você pode sim somente centrifugar se quiser, basta avançar as funções, como em qualquer lavadora que existe no mundo.

      Excluir
  47. olá tenho uma lavadora Electrolux LBU15 de 2 anos de uso e deu problema, chamei o técnico e ele cobrou 450 reais ,quase cai de costa .o problema dela é que quando liga na tomada ela da o bip sonoro só que não aparece nem uma luzinha ai não liga ,não funciona.me ajuda por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, eu conserto lavadoras Electrolux, mas nos modelos acima de 12 kilos eu nem dou orçamento, lavadoras acima de 12 são todas semi-descartáveis, imagino que o problema da sua seja a placa, mas como não conserto, nem posso te dar uma estimativa de valores, se quiser faça o seguinte, entre em um site, onde muitos técnicos respondem, e um deles pode te dar uma instrução melhor que eu, acesse o site que vou te dar, e entre no fórum, lá faça sua pergunta
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  48. ola .. o modelo correto eh BWC10

    http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Maquina-de-Lavar-Lavadora-de-Roupa-Brastemp-Clean-10Kg-Branca-Automatica-com-Turbo-Performance-BWC10A/256-332-338-207502/?utm_source=Buscape&prc=242&utm_medium=CPC_Eletrodomesticos_Buscape&utm_campaign=Lavadora_de_Roupa&utm_content=Lavadora_acima_de_9kg&cda=3301-33BA-72E4-D459&cod_keyword=28436002&cod_big=ok&lastAtualizationCompany=20131210070203&lastAtualizationProduct=20131203142714


    http://loja.brastemp.com.br/produto/detalhes.aspx?pc=4431&cc=0&sc=0&fc=0&vc=0&nm=lavadora+brastemp+clean+%u2013+10kg&bcp=1&utm_source=buscape&utm_medium=xml&utm_campaign=br&cache=s

    qual a diferenca para a BWB e BWL ? ... Voce recomendaria a BWC ?

    Obrigado
    Liao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre as de 11 e de 10 kilos a diferença é a capacidade apenas, quanto a funcionalidade é praticamente a mesma.
      A BWB é exatamente a BWL, o que muda é apenas o dsign do painel de controles, é praticamente a mesma lavadora com uma cara mais nova, até as funções são as mesmas e o painel com teclas nas mesmas posições.

      Excluir
  49. Olá,
    Fico feliz de encontrar pessoas como você que compartilham seus conhecimentos ajudando os outros a escolherem melhor sem perder tanto tempo.
    Mas vamos lá gostaria de contar com sua ajuda.
    Hoje tenho uma lavadora BWA24A e ela vem apresentando algums defeitos, ontem mesmo troquei a placa. Fico pensando se está na hora de troca-la, pois preciso de uma secadora. Somos uma familia de 5 pessoas e moramos em um apartamento.
    Andei olhando na net e tenho algumas dúvidas.
    Abertura frontal ou top? Por que uma ou por que outra?
    Andei lendo algums posts e vi que vc não recomenda a função secar e lavar juntas. é isso mesmo?
    Estou "PENSANDO" em uma lavadora frontal por questões de espaço, mas posso dar um jeitinho e ver como me arrumo com uma lavadora top load.
    Das seguintes lavadoras frontais o que vc sabe? São importadas? A manutenção é constante? É caro fazer a manutenção? Tem alguma noticias de defeitos?
    - BNQ11 (Brastemp)
    - BNQ11C (Brastemp)
    - TRW12 (Electrolux)
    - LSE12 (Electrolux) Não pretendo usar a secadora dela
    - LSI11 (Electrolux) Não pretendo usar a secadora dela

    Quanto a secadora:
    - TRD17 (Electrolux) Que pode fazer par coma TRW12 ou
    - BSI10AB (Brastemp)
    - BSG17B (Brastemp)

    Desde Já agradeço a sua ajuda.

    Lourival

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje a tendência é lavadora de agitação, ou seja com tampa superior, e porque?
      Tempo de lavagem muito mais rápido
      Conveniência de posição, para colocar e tirar roupas
      conveniência de poder abrir a tampa e adicionar uma peça de roupa ou mais, durante o processo de lavagem em uma lavadora de tampa superior, em uma front load, tem que esperar mais que duas horas para terminar o programa e lavar outra vez, não tem como abrir a tampa durante a lavagem, mas com certeza o que fez as lavadoras frontais perderem tanto espaço no mercado nos últimos dez anos, foi a manutenção caríssima.
      Não posso recomendar nada frontal, não conserto, não aconselho.
      São importadas, tanto Brastemp quanto Electrolux, a Brastemp trás muita coisa de fora, a Brastemp foi comprada pela americana Whirlpool, então muitos produtos vem de fora, e são apenas etiquetados com a marca Brastemp.
      A manutenção não chega a ser constante, mas como são poucos produtos comercializados, o custo que a indústria tem para fabricar as peças, se tornam muito mais caro, mas muito mais caro mesmo, e por serem produtos que muitos técnicos optam por nem consertar, quem conserta também explora, pela falta de mão de obra qualificada.
      Quanto a notícias de defeitos, não tenho, as front da Brastemp são lançamentos, e só vão chegar nas mãos dos técnicos que não fazem parte da rede autorizada, daqui alguns anos, quando saírem da garantia, é que vão entrar no mercado de forma geral.
      Todas são importadas, e se não vai usar como secadora, não faz sentido comprar uma lava e seca.

      Vou resumir Lourival:
      Se eu fosse comprar uma lavadora e uma secadora hoje para meu uso eu compraria:
      Lavadora BWB11A , porque ela é uma sequencia da BWL11A, um produto com anos de mercado, que apresentou problemas de suspensão quando lançada, mas hoje é a melhor lavadora na minha opinião, quanto a BWG, BWU e BWP por exemplo, não posso opinar, pois ainda não entraram no mercado, estou falando das com tampa superior
      Secadora seria a BSI10A

      Mas se você pretende comprar outras, maiores, Brastemp e Consul são marcas mundiais e famosas, e não sem motivo, são famosas, pois além de bons produtos, tem um pós venda seguro, com mercado de peças e técnicos competentes, as marcas que você citou, tem preço mais elevado que as lavadoras que circulam no mercado em sua grande maioria, se são produtos mais caros, também tem que oferecer uma segurança e qualidade mais elevada, caso invista um valor mais alto que a média de mercado tem investido, aconselho que faça na compra, uma garantia estendida, vai pagar um pouco mais, mas vai ter seu produto totalmente protegido por dois ou três anos
      Espero ter ajudado, abração.

      Excluir
    2. Corrigindo:
      Brastemp e Electrolux são marcas mundiais e famosas, a Consul é do mesmo grupo Brastemp.

      Excluir
    3. Caro Celso, Ajudou muito!!!! Muito obrigado!.
      A questão é que preciso de uma secadora, mas moro em um apartamento e não sei se tenho espaço para colocar uma top load e a secadora. Procurei a BWB11A no site da brastemp e não achei o engraçado é que achei a antecessora que vc cita a BWL11A. É mesmo esse o modelo dela?

      1 grande abraço

      Lourival

      Excluir
    4. Corrigindo. Achei a BWB08 mas não a BWB11. Voce saberia a altura dela com a tampa aberta?

      Excluir
    5. Não, mas é a mesma altura da BWL11A, porém acho que no manual não vem essa informação de altura com tampa aberta, não que eu saiba, abração

      Excluir
    6. Celso,

      Realmente não tenho espaço na cozinha para a lavadora e a secadora. Então eu não tenho escola a não ser comprar uma com essas duas funcoes. Se voce estivesse na minha situacao qual seria a que vc compraria?
      - LSE12
      - BNS10
      - ou LG/SAMSUNG
      Se vc mesmo assim não se sentir confortavel em dizer, qual dessas vc ouve falar que apresenta memos problemas?

      Valeu pela sua ajuda!

      Excluir
    7. Sinceramente, não conserto lava e seca, também não pesquiso sobre elas, então não sou a pessoa mais indicada para te ajudar nesse caso, se eu desse qualquer resposta, seria sem conhecimento de causa, pesquise na internet sobre os modelos que você pretende comprar, faça essa pergunta em um site onde tem um forum que muitos técnicos respondem, com certeza um deles vai te ajudar melhor que eu.
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
    8. Valeu pela resposta, entendo que vc não conserta as lava e seca. Mas por experiencia com as marcas citadas qual que em caso de manutenção eu teria menor valor para arrumar e menor tempo de espera?

      Excluir
    9. Com certeza LG, qualquer manutenção gira em torno de 800,00 e 1.400,00, o tempo de espera vai depender da autorizada que atende a sua região ter ou não peças em estoque, conheço um monte de clientes que no primeiro orçamento de manutenção encostou o produto, pelo valor do orçamento.

      Excluir
    10. Caro Celso, sou muito grato por suas respostas. Realmente elas ajudam muito.Ficou somente uma dúvida... Eu fiz tantas perguntas que fiquei na dúvida com a sua ultima resposta. Andei pesquisando na net e achei mais problemas com os rolamentos da LG, da samsung achei a questao de um erro no sensor de aquecimento.
      A LG é melhor que a SAMSUNG em termos de peça e manutenção ou é o contrário?

      Excluir
    11. Se a LG vende 100 lavadoras enquanto a Samsung vende 2, vamos ter mais incidência de reclamações com a LG, porque tem muito mais vendas, como vende mais tem mais peças, e mais assistência técnica.

      Excluir
    12. Só tenho a agradecer!!! Valeu!! Que seu caminho seja iluminado!

      Excluir
    13. O seu também amigo, entendo a sua preocupação, está comprando um bem durável, e pretende ter quanto menos problema nesse produto, qualquer coisa estamos por aqui, felicidades e boa sorte.

      Excluir
  50. Boa tarde Celso Jair. Meu nome é Virgínia e adorei o seu blog. Parabéns! Como muitos aqui, vou adquirir uma lavadora nova em janeiro. A minha brastemp clean tem 16 anos de uso e começou a apresentar problemas. Minha dúvida está entre os modelos BWL11 e BWG11. Pelo que li, a BWL não permite o uso de sabão líquido no despenser, estou correta? Adorei o modelo da BWG (linda porém nova no mercado). Gostaria de sua opinião para que eu tome uma decisão correta. Muito obrigada por sua ajuda com seu blog. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virgínia, A BWL está saindo de linha, mas a BWB11A, é idêntica, com a mesma configuração, apenas o design e cores do painel são diferentes.
      Quanto ao sabão, a BWB11 não tem compartimento para sabão líquido, mas vou ser sincero, eu e meus colegas técnicos com quem converso, achamos sabão líquido uma enganação, serve apenas para quem tem que lavar roupas do dia a dia, ou seja, suor e poeira, se tiver que tirar sujeira com sabão líquido, esqueça.
      Mas sim, a BWG é nova, ainda não sei como vai se comportar a longo prazo, mas não se esqueça, ela é uma Brastemp, e Brastemp não é apenas um nome, é uma marca segura e confiável.
      Se a Sra/Srita Vírgínia flertou com a BWG, pode se casar com ela, tenha certeza que ela é de boa família, abraço querida.

      Excluir
  51. Boa Noite Celso! Parabéns pelo site. Preciso da sua ajuda na indicação de um modelo de máquina de lavar sistema tombamento de uns 10kg. A minha esta muito velhinha, tem mais de 10 anos é de 5kg, e como somos 4 ela esta pequena para nossa familia. Gosto muito desse tipo de máq,
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto muito de lavadoras de tombamento, manutenção cara, e programas muito, muito demorados, elas sumiram do mercado, pela praticidade e baixo custo das lavadoras de agitação, a Brastemp tem um lançamento de lavadora de tombamento, mas ainda não posso dizer que é uma ótima lavadora, precisa de um tempo no mercado para avaliarmos melhor, escolha entre Brastemp, Electrolux ou LG, essas tem assistência técnica, para eventuais problemas.

      Excluir
  52. Boa noite, Celso!
    Adorei seu blog! Parabéns pelo trabalho!
    Acredito q vc poderá me ajudar.....minha máquina Electrolux deu problema, o cambio quebrou, está manchando as roupas de preto, um líquido viscoso q solta, com orçamento em média de 450,00 o conserto. Decidi comprar outra, apesar dela ter apenas 5 anos, uso muito! Depois de ler muito, pesquisar muito, decidi q tem q ser Brastemp ou Electrolux, mas fico com medo de comprar outra Electrolux e ter o mesmo problema e pouca vida útil e medo de comprar Brastemp e o painel eletrônico dar problemas devido às trepidações e à umidade....como lavo edredom em casa, pensei q deve ser acima de 11 kgs e o tambor largo, por isso desisti da Consul, q li q tem o tambor pequeno e não lava direito e fica com resíduos dos produtos utilizados na lavagem. Sendo assim, qual vc me indica, Brastemp ou Electrolux?!
    Muito obrigada!!!!!
    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, recomendo a Brastemp BWG11A
      ou BWB11A

      Agora duas dicas para sua lavadora durar muito mais que 05 anos

      1- Toda vez que terminar de usar, tire da tomada, pois ligada a tomada, mesmo sem uso as placas ficam energizadas e podem queimar apenas pelo fato de estar na tomada.
      2 - Jamais faça lavagens seguidas, sempre entre uma lavagem e outra, de intervalos de pelo menos uma hora, assim não superaquece nem a parte mecânica e nem a parte eletrônica.

      Excluir
  53. Boa tarde !!!
    Primeiro quero parabeniza-lo pelo blog, adorei.
    Gostaria de saber sobre a lavadora Consul Facilite 11 kg CWG , eu tinha uma Electrolux 12 Kg , eu não gostei muito dela pois não lavava muito bem,consegui passa-la p frente e agora estou pensando em comprar a Consul e sem contar que está com um preço muito acessível.
    Obrigada
    Úrsula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Úrsula, a Consul é da mesma fábrica da Brastemp, usa as mesmas peças mecanicas e tem a mesma configuração de programação, esse modelo é novo, e não temos como avaliar um produto com pouco tempo de mercado, mas as lavadoras Consul tem se saído muito bem no mercado, excelentes lavadoras, com baixa manutenção e peças disponíveis para reposição, a Electrolux fez ótimas lavadoras, mas de 2008 pra cá, quando começou a fabricar modelos grandes, caiu muito a qualidade e eficiência, tenho certeza que fará uma ótima compra com a CWC
      Duas dicas para que sua lavadora dure muito mais
      - Sempre quando terminar de usar, tire da tomada, assim protege as placas eletrônicas

      - Nunca faça lavagens seguidas, entre uma lavagem e outra, sempre deixe o produto descansar por pelo menos uma hora.

      Excluir
  54. Oi Celso, que site legal, é tudo que gostariamos de encontrar e lendo as suas respostas dadas as pessoas percebemos o prazer que voce tem em ajudar. Parabéns!!
    Bom, estou querendo comprar uma lavadora de roupa front, o que voce me aconselharia. Somos uma familia de 4 pessoas e moramos no sul do Brasil. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, lavadoras front load, caíram muito no conceito, porque tem programas demorados, porque não pode parar durante o programa e adicionar peças de roupas, porque é inconveniente a posição de acesso ao produto e principalmente pela manutenção caríssima, mas se quer mesmo comprar, a marca mais indicada seria Electrolux, pois entre as três maiores, ela é a única com mais experiência nesse modelo, e vai ter peças e assistência técnica para reposição quando precisar.

      Excluir
  55. Olá Celso parabéns pelo seu blog ótimas dicas gostei.
    To precisando comprar minha primeira máquina de lavar e gostaria de saber qual modelo você me indicaria, somos em 03 pessoas em casa aguardo suas dicas, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, compre uma Brastemp de 11 kilos, BWL11A ou BWB11A, se preferir uma menor, pode comprar consul de 10 kilos, as duas marcas são da mesma fábrica, lavadoras grandes tem sido um grande problema, essas que te disse são as melhores do mercado, tanto pela qualidade do produto, quanto pela manutenção.

      Excluir
  56. Ola td bem Celso?
    Quero saber sobre a lavadoura LUC10 ELECTROLUX
    É uma boa lavadoura? ou da muito problema?

    obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MILLY, não conheço esse modelo,
      Se for nova, eu não posso informar sobre a qualidade do produto, todo produto, precisa de algum tempo em campo, para que possamos avaliar seu desempenho, produto novo, somente a autorizada tem acesso, e se vai ser bom ou não, somente o tempo de uso, vai nos mostrar isso.

      Excluir
  57. Oi Celso, teu blogg é de total utilidade pública.

    Estou como tantos, na busca de uma maquina que atenda as nossas necessidades mínimas ( eu e meu filho). Como fiquei 9 anos com uma maquina (Atlas, 5kg, chechelenta de ruim, algumas idas a assistencia) e deu probelmas novamente resolvi mudar. Por ficar tantos ano com esta maquina acredito que minha exigencia não seja tão alta. Mas busco algo que não me faça ir dezenas de vezes em assitencia tecnica e gastar muito dinheiro. Buenas, pesquisei pela eletrolux, o modelo LTE 08, a descrição me deixava bem feliz mas os comentarios sobre a eletrolux me deixaram horrorizada, em especial sobre este modelo. Vi que haviam comentarios nao felizes em relação a Brastemp Clean. Acredito que pra mim, 8kg é uma boa capacidade. Gostaria de teu conselho para:
    - Estes dois modelos (LTE 08 da eletrolux e brastemp clean).
    - Outro modelo que tenha uma boa relação custo/beneficio
    - Se valeria a pena buscar maquina usada, com modelos mais antigos?

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lavadoras novas, por exemplo Electrolux e Brastemp de 08 kilos, são as mesmas que eram 05 quilos antigamente, aumentaram a capacidade por causa da concorrência, mas são lavadoras pequenas, agora eu te indicar um produto livre de possíveis defeitos, impossível, todos estão sujeitos á isso.
      compre uma lavadora Consul de 10 kilos, fabricadas pela Brastemp, e tem peças mais simples e baratas, e dois conselhos para que sua lavadora dure muito mais:
      1 - Quando não estiver usando, desligue da tomada
      2 - Nunca faça lavagens seguidas, sempre entre uma lavagem e outra, de um descanso de pelo menos 60 minutos para que ela não superaqueça.

      Excluir
  58. Celso, boa tarde!!

    excelente seu blog......por favor uma dúvida: devo optar por uma lavadora com painel Touch/Digital ou uma com painel mecânico ?...pergunto pois as Brastemp de 11 Kg são todas com painel digital/touch e fico com mede desse tipo de painel cheio de luzes!...o que vc me diz?....muito obrigado!

    Oliveira - Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, entre as duas o mais seguro, seria você comprar uma lavadora modelo anterior a BWG11, no caso a BWB11 que está no mercado a alguns anos, e tem se comportado muito bem, sinceramente as novas BWG/BWU e BWP ainda estão a maioria na garantia, por isso ainda não temos acesso a esses produtos, apenas a rede autorizada, eu aconselho como disse, BWB11A

      Excluir
  59. boa tarde Celso!...excelente sou blog!

    por favor, para lavadoras, devo optar por uma com painel Mecânico ou Touch/Digital?....não sinto muita segurança nesse tipo de painel touch/digital mas as Brastemp de 11 kg de hoje são todas assim ( exemplo: 11Kg Ative! Sistema Fast Cycle BWG11AB).......ja a Eletrolux tem painel mecânico ( exemplo: Eletrolux TT12KG ).....o que vc me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, entre as duas o mais seguro, seria você comprar uma lavadora modelo anterior a BWG11, no caso a BWB11 que está no mercado a alguns anos, e tem se comportado muito bem, sinceramente as novas BWG/BWU e BWP ainda estão a maioria na garantia, por isso ainda não temos acesso a esses produtos, apenas a rede autorizada, eu aconselho como disse, BWB11A

      Excluir
  60. Olá celso parabéns pelo blog com certeza serei uma seguidora vc tem feito diferença como profissional, a grande maioria tenta enganar o consumidor e vc tem ajudado sem cobrar nada DEUS te abençoe grandemente, mas gostaria de um conselho preciso comprar uma geladeira frost free acima de 400l e uma lavadoura automática, mas tenho pouca grana para faze isso andei flertando um refrigerador consul bem estar modelo anterior a esse com horta e uma lavadora consul facilite de 10 ou 11 k, li também sua indicação da lavadoura brastemp BWG, BWB 11A , mas ela é um pouco mais cara que as da consul vc poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALE...
      É muito bom ser abençoado por muitos, se as pessoas tivessem noção do poder de ser abençoado e amaldiçoado, saberiam do que eu estou falando, mas tenho certeza que você sabe e que Deus cuide sempre de você e dos teus também.

      Olha, a marca Consul, e Brastemp são praticamente o mesmo produto, hoje as duas marcas são de uma grande empresa americana, mas antes já formavam uma só empresa no Brasil, a Multibrás S/A.
      Quero dizer com isso, que comprando lavadora e refrigerador Consul, vai levar produtos com a mesma qualidade Brastemp, e com certeza fará excelente compra.

      Excluir
  61. Olá Celso,
    Estou pesquisando lavadora e refrigerador e encontrei as seguintes marcas:
    Lavadora Brastemp BWG11ARBNA (ainda estou na dúvida, pois conversando com algumas pessoas as mesmas apelidaram de "puladora" ou "andadora");

    Refrigerador Panasonic NR-BT48PV1X.

    Gostaria de saber se esse modelo de lavadora melhorou e se Panasonic é uma boa marca para refrigerador.
    Obrigada,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, quem pulava era a BWL11A e isso foi corrigido a partir de 2010, raramente vai encontrar reclamações após esse período, alguma reclamação vai ter, porque elas foram corrigidas nesse período, mas ainda tem muitas delas que não foram trocadas a suspensão. Estou falando de BWL11A e BWB11A, quanto a BWG que é mais nova, ainda não temos acesso a esse produto, está na garantia e só quem mexe é a rede autorizada, eu sempre aconselho a BWB11A, porque conheço e sei da qualidade da lavadora.
      Refrigerador Panasonic, não conheço, moro em Brasilia e não conheço uma autorizada da marca, minha preocupação não é com a qualidade, e sim com a necessidade de uma manutenção, quem faz??? onde tem peças? quanto custa???
      só posso dizer que enquanto Brastemp fabrica 10 mil prateleiras para um modelo, a Panasonic deve fabricar 50 e o custo de montar uma industria para fazer algumas peças apenas é muito caro, por isso, que quando se vende muito, diminui o custo da industria, pois o preço agregado de maquinário é dividido pela estimativa de peças a serem fabricadas, não vou falar mal dessa marca conceituada, mas procure saber mais sobre, eu indico marcas famosas, que não ficaram famosas por serem bonitinhas, ganharam mercado porque tem pós venda, ou seja, assistem o cliente quando precisa de peças e de mão de obra.

      Excluir
  62. Olá Celso, parabéns pelo blog e pela facilidade com q explicas e dás sugestões. Tive muita sorte em te encontrar justamente, quando preciso resolver se conserto a minha ou se compro uma nova.Tenho uma Lavadora Brastemp Intelligent 7 kg com água quente, q tenho desde 2001.Ela não está fazendo as funções de lavar e centrifugar. Só enche e solta a água. O técnico da Brastemp disse q tem q trocar o motor, mas como ela está fora de linha não tem mais o motor, e se tivesse custaria 300,00 reais. Será q vale a pena eu mandar rebobinar ou colocar um um motor usado? Quando comprei esta lavadora, deu problema na placa, estava na garantia e a Brastemp mandou a placa, e a assistência técnica trocou. Se achares q não vale a pena consertar, lendo teu blog, vi q a Consul Facilite 11 kg (CWG11), mas li alguns comentários q o cesto dela e fundo mas é estrito, ruim p/ lavar edredom de casal, tapetinhos etc..
    Qual a diferença entre a Brastemp BWL11A ,a BWB11A, e a Brastemp Ative! Sistema Fast 11 kg (BWG11AB) a voltagem é de 220.
    Somos em 4 adultos, sempre tem muita roupa p/ lavar, lençóis, toalhas de banho, edredons solteiro, casal.
    O técnico me informou q não se deve comprar lançamentos, pq só com o uso constante é q se constata os problemas q possam vir a acontecer.
    Qual tua sugestão de lavadora mais adequada as necessidade da minha família??
    Ah...moro na praia e aqui tudo enferruja, existe diferença entre as lavadoras quanto a maresia? O cesto de inox é melhor né?
    Espero tua resposta e muito obrigado
    Liane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve sim trocar o motor, e existe sim ele para venda, é o mesmo das lavadoras mais novas, como BWM08 - BWT08 - BWF09 enfim, uma infinidade de modelos, acho que ele não está seguro quanto a isso, digo, não tem certeza que é o motor, acho que deve chamar outro técnico para avaliar a lavadora, se quer colocar um recondicionado, também são bons, todos que recondicionam dão garantia por isso.
      A Consul é da Brastemp, ótima lavadora, com mecânica idêntica a da Brastemp, porém com painel mais simples, que barateia o custo de manutenção.
      BWL11A e BWB11A são praticamente a mesma lavadora, com detalhes de serigrafia diferente no painel, mas com funções idênticas, e funcionamento igual, foi tão boa a BWL11A que não quiseram deixar de fabricar, e não quiseram deixar tantos anos no mesmo modelo, por isso deram uma repaginada, imagino isso.
      Talvez nem encontre mais a BWL, mas se comprar BWB mesma coisa.
      Lançamentos ele tem razão, precisamos de tempo em campo para avaliar, e com menos que dois três anos não dá pra fazer isso, então, aconselho BWB ou CWG a seu gosto ok, caso queira trocar mesmo, mas peça outro orçamento para avaliar a sua que é excelente também.

      Excluir
  63. Olá Celso, parabéns pelo blog e pela facilidade com q explicas e dás sugestões. Tive muita sorte em te encontrar justamente, quando preciso resolver se conserto a minha ou se compro uma nova.Tenho uma Lavadora Brastemp Intelligent 7 kg com água quente, q tenho desde 2001.Ela não está fazendo as funções de lavar e centrifugar. Só enche e solta a água. O técnico da Brastemp disse q tem q trocar o motor, mas como ela está fora de linha não tem mais o motor, e se tivesse custaria 300,00 reais. Será q vale a pena eu mandar rebobinar ou colocar um um motor usado? Quando comprei esta lavadora, deu problema na placa, estava na garantia e a Brastemp mandou a placa, e a assistência técnica trocou. Se achares q não vale a pena consertar, lendo teu blog, vi q a Consul Facilite 11 kg (CWG11), mas li alguns comentários q o cesto dela e fundo mas é estrito, ruim p/ lavar edredom de casal, tapetinhos etc..
    Qual a diferença entre a Brastemp BWL11A ,a BWB11A, e a Brastemp Ative! Sistema Fast 11 kg (BWG11AB) a voltagem é de 220.
    Somos em 4 adultos, sempre tem muita roupa p/ lavar, lençóis, toalhas de banho, edredons solteiro, casal.
    O técnico me informou q não se deve comprar lançamentos, pq só com o uso constante é q se constata os problemas q possam vir a acontecer.
    Qual tua sugestão de lavadora mais adequada as necessidade da minha família??
    Ah...moro na praia e aqui tudo enferruja, existe diferença entre as lavadoras quanto a maresia? O cesto de inox é melhor né?
    Espero tua resposta e muito obrigado
    Liane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve sim trocar o motor, e existe sim ele para venda, é o mesmo das lavadoras mais novas, como BWM08 - BWT08 - BWF09 enfim, uma infinidade de modelos, acho que ele não está seguro quanto a isso, digo, não tem certeza que é o motor, acho que deve chamar outro técnico para avaliar a lavadora, se quer colocar um recondicionado, também são bons, todos que recondicionam dão garantia por isso.
      A Consul é da Brastemp, ótima lavadora, com mecânica idêntica a da Brastemp, porém com painel mais simples, que barateia o custo de manutenção.
      BWL11A e BWB11A são praticamente a mesma lavadora, com detalhes de serigrafia diferente no painel, mas com funções idênticas, e funcionamento igual, foi tão boa a BWL11A que não quiseram deixar de fabricar, e não quiseram deixar tantos anos no mesmo modelo, por isso deram uma repaginada, imagino isso.
      Talvez nem encontre mais a BWL, mas se comprar BWB mesma coisa.
      Lançamentos ele tem razão, precisamos de tempo em campo para avaliar, e com menos que dois três anos não dá pra fazer isso, então, aconselho BWB ou CWG a seu gosto ok, caso queira trocar mesmo, mas peça outro orçamento para avaliar a sua que é excelente também.

      Excluir
  64. Lavadora de Roupas 11Kg Facilite CWG11 Branca - Consul

    Caríssimo essa maquina é boa . comprei uma GE 15kg não durou 18 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadoras de hoje são bem mais frágeis que as antigas, mas não podemos comparar uma Consul com uma GE
      a GE quem fabrica é a DAKO, terceira linha, e a Consul, é a mesma Brastemp com peças e manutenção mais em conta, então, com certeza a Consul tem muito mais qualidade.

      Excluir
  65. Celso, quero comprar uma lavadora nova. Quero de 11kg ou 12kg... Só não quero elextrolEl, tive duas de 9kg e ambas deram problemas. Agora quero partir pra outra marca. Consegie me dar uma dica de modelo pra comprar?
    Obrigado

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.