sexta-feira, 29 de março de 2013

Refrigerador Brastemp BRM44 Luz Piscando e Alarme disparando - Geladeira Não Gela Como Resolver?

Geladeira Brastemp BRM44 com luzes piscando
   Este modelo é um BRM44, mas as peças funcionais são as mesmas do modelo BRM38, portanto se sua geladeira está com esse problema, quando você abre a porta, ela começa a disparar o alarme e a luz começa a acender e apagar, tem que trocar o módulo de potência, que nada mais é do que uma placa eletrônica que gerencia todo sistema da geladeira. E, alguns casos, mesmo apresentando esse prolema, ela continua a refrigerar, mas é apenas uma questão de tempo para que o produto perca rendimento e pare de gelar.

Video mais recente sobre esse modelo no meu canal do youtube:




154 comentários:

  1. bom dia,a minha geladeira e do mesmo modelo só que o problema dela e que ela não esta congelando ,alias ela só congela quando colocamos as 3 luzes de uma vez acesas minimo,medio e maximo eo despositivo que já programado desativa depois de 18hs ai volta a descongelar,o que pode ser.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Clayton, sem poder eatar presente e ver o produto pessoalmente é um pouco mais dificil, e esse defeito que vc esta me relatando para mim é novidade, mas a lógica é que o sensor de temperatura não esteja trocando informaçoes com o modulo, entao troque apenas o sensor de temperatura e observe, temos uma grande chance de resolver, se nao for sanado aí trocaremos mais a placa, que é o modulo e a placa de interface... mas como disse troque apenas o sensor por hora.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, preciso de ajuda. Tenho esse mesmo refrigerador BRM44, e na hora de fazer a mudança tive que retirar as portas do refrigerador pra passar na porta da cozinha que era estreita demais, acontece que perdi a dobradiça inferior com aquela capa plástica do acabamento da dobradiça e também o pé da geladeira, onde consigo comprar essas peças na net? não estou conseguindo encontrar de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na net não vai conseguir essas peças, elas não tem giro, nunca precisam trocar, apenas no seu caso que perdeu: Na lateral do blog tem uma guia chamada MARCADORES, lá vai achar AUTORIZADAS, clique e entre em Brastemp, basta colocar seu CEP, que vai saber o telefone e o endereço da loja Brastemp mais perto da sua casa.

      Excluir
  4. Olá amigo, a minha é uma BRM38, ótima geladeira, 10 anos sem qualquer problema. Semana passada surgiu um defeito semelhante ao seu vídeo, porém não acontece quando abrimos a porta, ocorre com ela fechada o alarme dispara e as luzes do painel frontal piscam, mas a lâmpada interna não pisca como no seu vídeo. Percebi também que quando ocorre o problema o freezer continua resfriando normalmente, mas a geladeira perde potência e não resfria mais. Desligando e religando ela na tomada volta a funcionar por mais algumas horas e volta a entrar em falha novamente. Será que é defeito no mesmo módulo de potência que você mencionou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, troque o modulo de potencia e observe, se persistir, troque o kit sensor para campo também Pablo.

      Excluir
    2. Boa tarde meu amigo,tenho Frost Free BRM44 que está apresentando esses mesmo problema, alarmando e led piscando, congelador não faz mais gelo,parte de baixa,danifica alimentos,fiz o teste,que tem na Brastemp,deu tudo perfeito,retirei o ventilador e liguei fora,funcionou perfeitamente,agora quando eu coloco ele novamente,ele funciona,mas quando abro a porta do congelador,ele para,blz,mas quando fecho novamente a porta, não volta a funcionar,queria uma dica

      Excluir
    3. Bom dia! Amigo a minha está com o mesmo problema. O que seria esse kit sensor.

      Excluir
  5. Primeiramente PARABÉNS pelo excelente blog. Tenho uma BRM44, parou de resfriar em baixo, troquei o bimetal e descongelei o dreno, voltou a funcionar, porém o compressor e o ventilador ficam funcionando muito mais tempo do que antes. Você me aconselha a trocar primeiramente o sensor de campo ou o módulo, ou logo os dois juntos ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Celso, meu nome é Adriano e sou de Recife. ajtg(ponto)adv(arroba)ig(ponto)com(ponto)br

      Excluir
    2. Adriano de Pernambuco, meus pais são de Flores PE.
      Bem, se você trocou ontem por exemplo, compressor, que trabalha simultaneamente com o ventilador, tem que ficar ligados por muitas horas sem desligar, até que o produto atinja temperatura para entrar num cilco normal de liga/desliga, então se fez o reparo recente espere, porque ele tem que estabilizar temperatura interna, para depois começar a desligar com frequencia normal ok, abraço

      Excluir
  6. Oi Celso a BRM44 tem DAMPER ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, toda geladeira que tem módulo de potencia, ou caixa controle, tem damper.

      Excluir
  7. Oi Celso, conheço Flores, é no Sertão, quente de dia e frio de noite, boa cidade. Tenho amigo que tem uma fazendinha por lá. Voltando a geladeira, já faz 4 dias... Ela está esfriando normal(acho) tanto em cima quanto em baixo, mas o compressor e o ventilador(escuto) estão quase sempre em funcionamento, não era assim antes. Entenda, ela até desliga os dois(ventilador e compressor) mas isso demora muito, mas muito mas do que antes. Abs. ass:Adriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, vá no controle de temperatura e baixe, ou seja diminua a potencia do refrigerador, no controle de temperatura e observe. o controle fica dentro do compartimento refrigerador, no fundo ok, talvez esteja no máximo, possivelmente quando ela deixou de gelar, você colocou no máximo para tentar melhorar, depois trocou as peças e se esqueceu de diminuir, veja isso, se não for podem ser outras possibilidades, mas veja isso por favor.

      Excluir
  8. Não mexi, está no médio como antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal esse defeito, abra novamente o compartimento freezer e veja se tem gelo em excesso no evaporador, caso tenha, teste a resistencia que fica em volta do evaporador (congelador) pode ser que ela não esteja energizando e acumulando gelo,e o gelo em excesso esteja dificultando ela entrar num ciclo de liga e desliga, não recomento trocar sensor e modulo sem ter certeza.

      Excluir
  9. Quando troquei o bimetal eu testei a resistência com multímetro e deu continuidade nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quanto tempo sua geladeira fica ligada sem desligar, mas em média fica a metade do tempo desligada e outra metade ligada, mas isso varia muito, depende de quantidade de abertura de portas, de quantidade de alimentos, de temperatura externa, enfim, não se pode determinar quanto tempo fica ligada e desligada, mas só troque peças se ela não estiver desligando de forma alguma, aí sim, mas caso esteja desligando periodicamente trocar peças como sensor e modulo não vai resolver o problema. outros fatores também influenciam com a carga de gás, durante dias frios e chuvosos os refrigeradores rendem mais, porque o condensador é melhor resfriado, assim atinge temperatura mais rápido e em dias muito quentes e secos, o processo de resfriamento é mais lento, como disse, são vários fatores determinantes nesse caso.

      Excluir
  10. Prezado Carlos, antes de qualquer coisa, parabéns pelo blog! Tem muitas informações úteis nele. Minha mãe tem uma geladeira BRM44 e ela está exatamente com este problema, ou seja, quando abrimos a porta ela pisca as luzes e soa o alarme. Ela ainda gela em cima e embaixo, entretanto parece não gelar com antes embaixo. Não tinha ideia do que era até encontrar seu blog. Sempre gosto de saber do que se trata o problema antes de chamar um técnico. Pergunto: É fácil trocar o módulo de potência? É possível fazer em casa? Trocando esta peça é certo que a geladeira volta a funcionar corretamente? Obrigado. Rodrigo - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso ter certeza de um defeito vendo o produto pessoalmente, o que eu posso fazer por aqui é dar uma previsão do defeito mais provável pela informação que as pessoas me passam, e todas BRM44 que apresentam esse problema, a peça trocada foi o modulo, não posso te assegurar isso sem margem de erro.
      Quanto a trocar o modulo, ele é uma caixa que fica do lado esquerdo do compressor, preso apenas por dois parafusos de 1/4, acho que qualquer pessoa consegue trocar.
      Resumindo, é apenas a causa mais provável, não posso te dar garantias até porque não estou te cobrando nada pela informação Rodrigo, e meu nome é Celso, e não Carlos, abraço.

      Excluir
    2. Celso, primeiramente peço desculpas pela troca do nome. Quanto às informações, não faria o menor sentido eu te pedir garantias, fica tranquilo. As informações repassadas aqui são de grande utilidade, ainda mais sendo gratuitas. :) Eu perguntei porque vi que o defeito é idêntico, inclusive piscando a luz interna, mas lendo os comentários do blog também percebi que pode ter mais coisas envolvidas no problema o que ultrapassaria meus conhecimentos. Abraço! Rodrigo - Porto Alegre - RS

      Excluir
    3. Abraço rodrigo, mas quando ocorre o problema citado e filmado acima, eu só consegui corrigir trocando o módulo, porém o produto pode sim ter também outros defeitos, e necessite de troca de kit sensor e termostato bimetálico, mas ser for apenas lampadas piscando, o defeito é modulo, ou seja placa de controle, abraço

      Excluir
  11. bom dia e parabens pelo seu blog. Tenho uma frost free brastemp brm 44b que apresenta o seguinte defeito:Medi a temperatura do freezer e ela está por volta de -15ºC, a temperatura do refrigerador no compartimento cold room está na casa dos 10ºC no modo de congelamento minimo. Acredito que deveria estar entre 2ºc e 4ºc. há alguns dias atras ela ficou piscando o sensor de porta aberta, enquanto na verdade a porta estava fechada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piscar o sensor indica problema, abra o compartimento freezer e veja se tem formação de gelo em excesso no evaporador, caso tenha teste a resistencia de degelo, teste o ventilador, se estiverem ok, aconselho trocar o kit sensor e bimetálico. caso volte a ocorrer troque posteriormente o modulo de potencia. Caso resistencia ou ventilador estejam queimados troque o que tiver queimado e não troque mais nada, troque e observe.

      Excluir
  12. Após uma análise mais atenta, com base nas respostas do seu blog, pude observar o seguinte com relação ao meu frost free brastemb brm44b:
    -No congelador há bastante formação de gelo;
    -Na parte do refrigerador a temperatura não abaixa muito;
    -O ventilador não para de funcionar;
    -O motor parece que também não para de funcionar;
    -O led que indica "ligado" está apagado. Troquei por outro led e este também não acendeu;
    Você me disse para testar a resistencia de degelo. Gostaria de saber se é possivel fazer no proprio lugar utilizando um ohmimetro e como fazê-lo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que testar sem retirar do local mesmo, pode testar continuidade com um multímetro, ou se quiser, com um cabo de força, ligue a resistência diretamente á tomada. se aquecer está ok.

      Excluir
    2. Celso,

      testei a resistencia e ela está ok.
      Troquei o bimetal e o sensor de campo.
      Liguei o freezer e já faz 3 horas que ele não desliga o ventilador.
      A temperatura do congelador está em -8ºC.
      Isto é normal ou pode ser o módulo com problema? Tem como testá-lo?
      O led da energia continua apagado, mesmo tendo sido trocado!

      Excluir
    3. JAmes, desculpa a demora, tive problemas com as respostas do blog, deu uma travada.
      Quando você liga o produto depois de uma manutenção, ele vai ter que ficar horas ligado pra estabilizar temperatura interna, depois disso é que vai entrar num ciclo de liga/desliga, isso pode durar até 24horas.

      Excluir
  13. Bom dia, Celso

    Aparentemente a resposta já esta postada para outras pessoas que o sr tem auxiliado, exceto pelo modelo.
    No meu caso, tenho uma Brastemp frostfree 370, BRM37 ABBNA e os sintomas são os seguintes:

    a) o freezer foi perdendo potencia de uns 15 dias para ca.
    b) atualmente coloquei em potencia máxima e esta funcionando como geladeira
    c) a geladeira não esta refrigerando
    c) a lâmpada do freezer estava intermitente e agora queimou ou parou de funcionar
    d) o alarme dispara com frequência
    e) a agua do recipiente do degelo esta seco
    f) o compressor funciona parece funcionar normalmente.
    g) o radiador parece funcionar pois o mesmo é bem quente

    Gostaria de uma ajuda em relação aos possíveis defeitos, fusível ? caixa? resistência?
    Desde já agradeço pela colaboração e pelo excelente trabalho que o sr tem prestado a toda toda comunidade.

    att
    Makoto






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo não tem caixa controle, nem fusível, trabalha com outras peças diferentes desses modelos mais novos, o que pode estar acontecendo também é bloqueio por falta de degelos, mas a causa é diferente, vou deixar uma postagem , para que você entende a se possível teste os componentes do compartimento freezer ok
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-nao-refrigera-parte-inferior.html
      Outra possibilidade, caso não haja bloqueio total no evaporador, somente no coletor do dreno, é justamente obstrução no dreno, que você pode ver na postagem a seguir.
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  14. Boa Tarde Celso, minha geladeira é uma BRM43 e dpois d algumas horas d funcionamento, ou melhor, dpois d uns dois degelos ela começa a alarmar e a piscar todos os leds do painel frontal, porém reparei q o funcionamento continua normal. Detalhe, já troquei bimetal, sensor, modulo e a própria placa frontal, mas mesmo assim continua a apresentar o problema. O pode ser Celso???? Agradeço desde já, e parabenizo pelo blog!!!! Everton, Natal-RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton, respondi voce na outra postagem e te dei endereço de outra postagem pra dar uma olhada, mas estou achando estranho você ter trocado tudo e mesmo assim o alarme continuar soando, estranho, tem que ver se tudo está bem conectado, me refiro as peças trocadas, se estão bem coectadas com a fiação do gabinete, e além disso veja se está formando gelo em excesso no evaporador, se estiver tem que testar a resistencia de degelo, pra ver se ela está aquecendo

      Excluir
    2. Celso, agradeço pelas dicas!!!! Fica com Deus!!!!

      Excluir
  15. Celso le bastante as postagens acima,

    E meu caso e parecido também, mas não sei o modelo da geladeira ela parece com a BRM 44( só com agua na porta e também digital na frente-6º sentido). O tecnico veio aqui e trocou tudo modulo de potencia, bimetal, termo fusivel, sensor. Testou a resistencia tava ok, o motor ok, fez de tudo. Mas quando ligou o botao de alarme ficou piscando e bipando, quando apertei para de bipar e continuou piscando.

    E agora ainda esta com problema? Não sei o que fazer ja gastei uma grana e nada.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, tem que chamar o técnico que foi aí e te cobrou uma grana, para que ele resolva o problema, quando se cobra um valor por um serviço, obviamente é para chegar a uma solução para esse problema, e se ele te cobrou, então te vendeu uma solução, e se resolveu apenas de forma parcial, tem que voltar e resolver de forma total, converse com ele, peça para que ele volte e corrija, pode ser apenas uma das peças trocadas, que ficou sem conectar com a fiação do gabinete, com certeza ele vai resolver,

      Excluir
  16. Boa tarde Celso, parabéns pelo blog, Refrigerador brm44, mesmo problemas de leds piscando, desligava da tomada e parava, agora parou de gelar, mexi nos conectores atrás e aparentemente voltou, pergunto vc poderia fazer uma sequencia de testes e locais que ficam as peças no refrigerador para servir como um guia pra todos leitores, e uma ideia de preços para comparar com os cobrados pelo técnicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos modelos de refrigeradores amigos, se eu for fazer uma sequencia de defeitos pra cada um, de testes pra cada um, eu iria ficar muito tempo envolvido nisso, por isso, respondo conforme me perguntam, se eu souber responder, e coloco aqui no blog, os defeitos mais constantes em cada modelo, no caso desse modelo, que tem as mesmas peças do BRM38A, as peças que mais apresentam defeito são essas, modulo de potencia,que é a placa eletronica, kit sensor para campo, ventilador e bimetálico, essas tres ficam dentro do compartimento freezer, o modulo fica lá atras no gabinete, do lado esquerdo do compressor

      Excluir
  17. Me chamo Paulo

    Tenho um BRM44A
    Amigo estou com o problema similar , reparei esses dias.
    Certo dia cheguei em casa, a água estava quente, quando fui ver estava a luz do porta aberta piscando.
    Depois de muito custo, consegui fazer de parar.
    A Geladeira voltou a gelar.
    Porém, como minha tia doente mora junto, a pessoa que cuida dela, nem esquenta então eu chego em casa ta sempre piscando, e tudo quente, chego em casa do um "jeitinho".
    Mas se sabe que o jeitinho, não vai durar muito tempo né?

    1. Isso afeta a minha conta de luz? porque com certeza ela ficou 2 dias seguidos com isso piscando eu não estava em casa,

    2. Preço médio do conserto.

    ResponderExcluir
  18. Paulo novamente.

    Esqueci de comentar, que a luz interna não pisca. só para de gelar.
    O que pisca é o sensor de porta aberta, e estranhamente o led do resfriamento médio não liga ou funciona. os outros funcionam normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo em excesso no congelador, ou seja no evaporador, esse questão dos leds piscaram na placa de interface, significa que algum componente não está funcionando corretamente, então tem que abrir o freezer e ver se tem gelo em excesso, caso tenha, tem que testar a resistencia de degelo, ela fica em volta do evaporador, não precisa tirar ela fora, até porque é muito trabalhoso, pode com um cabo de força e com cuidado, ligar ela diretamente a tomada, se ela depois de 10 minutos começar a dereter o gelo que fica no evaporador ela vai estar ok, mas faça esse teste apenas se tiver um bloco de gelo cobrindo todo o evaporador, quando ligar a geladeira na tomada, veja também se o ventilador que fica no freezer está ligando, veja isso e me informe, e o principal, ver se tem gelo em excesso ou não no freezer

      Excluir
    2. Muito Obrigado.
      Acabou que o técnico veio aqui em casa, e fez exatamente isso que você falou. fez os testes.
      Ele disse que tem que trocar o Módulo de Potência , como você citou.
      Só achei cara pra burro. Me Cobrou R$ 290,00.
      Falei que ia ver, que qualquer coisa eu procurava a autorizada.
      Eu vi para comprar no mercadolivre, tem outro local de confiança para comprar? é fácil de trocar?
      Vi por R$ 80,00
      O que você me recomenda?
      Forte Abraço

      Excluir
    3. Está tudo ok.

      1. Isso afeta a minha conta de luz?
      2. Existe algo que eu possa fazer, para ela parar de piscar, enquanto eu não troco o modulo de potencia? eu tenho que ficar abrindo e fechando a porta ou mover ele de lugar, ai ela volta ao normal....

      Excluir
    4. Não tem o que fazer, tem que trocar a peça pra resolver o problema o quanto antes.
      na rede autorizada voce encontra a peça, e pra trocar ele é preso por dois parafusos apenas, fica do lado esquerdo do motor, preso ao gabinete da geladeira, bem simples trocar

      Excluir
    5. Beleza. Muito Obrigado pela sua ajuda.
      Vou comprar o Módulo, achei aqui. Vou aproveitar comprar o Bimetal e o Kit Sensor, que o preço está bom.
      Achei na Samatec.
      Para trocar o Bimetal e o sensor de campo, qual o procedimento?

      Excluir
    6. Vou deixar o link de uma postagem que ensina a trocar o sensor, o bimetalico fica a direita dele e é apenas encaixado no cano do evaporador, esse não tem segredo não, veja a postagem.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/10/como-trocar-sensor-de-temperatura.html#links

      Excluir
  19. prbs pelo excelente trabalho q vc esta fazendo. eu preciso da sua ajuda tenho uma frost free 370 ela esta gelando mas parece q ela esta demorando demais para desligar a tubulaçao do sistema nao esta esquentando muito pode me indicar oque fazer obr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem que ter certeza se está gelando ou não... a tubulação não aquece muito, nos modelos frost free aquecem menos que em modelos convencionais, quanto ao tempo de liga e desliga, isso varia muito, depende de vários fatores, como temperatura externa, quantidade de abertura de portas, a carga de alimentos quentes que foi colocada, regulagem da temperatura do freezer e regulagem da temperatura do compartimento refrigerador
      Portanto a primeira coisa a fazer, é ter certeza que ela deixou de gelar, porque se apenas achar que está demorando muito ligar, isso não é motivo.
      Faça o seguinte, o controle de temperatura do refrigerador fica dentro do refrigerador no fundo, então coloque no MINIMO, assim vai ficar menos tempo ligada, e desligar mais rapidamente, faça isso e observe

      Excluir
  20. Prezado Celso a minha geladeira apresenta o mesmo problema ,porém também com a porta fechada, e quando a porta é aberta o barulho e as luzes piscam mais rapidamente.Por favor o provavelmente pode ser ? Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma geladeira da mesma marca e modelo, troque o modulo de potencia que vai resolver o problema dela ok.

      Excluir
  21. Bom dia,
    O modelo que eu tenho é a inverse XRE48D, ela esta com o seguinte problema, quando aberta, o sensor fica intermitente e a luz piscando, ja vi algumas vezes o led de alarme ligado, para apaga-lo foi só desligar da tomada e ligar novamente. O problema do sensor é que continua. Ja retirei a lâmpada para evitar a queima, e o ruido do sensor continua intermitente como se estivesse piscando, mesmo sem a lâmpada conectada.
    2. Tem solução à distancia? É que moro no interior do Tocantins e assistência técnica só em Palmas na capital (150 km)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refrigeradores INVERSE, tem histórico de defeito meio complicado, acho que não vou me arriscar a pedir pra voce trocar isso e aquilo outro, porque senão vai ficar trocando peças e pode ser que não resolva o problema aí com a geladeira, eu se fosse dizer, diria que é um problema de sensor,mas pode estar sim relacionado com a caixa controle, que é a placa da geladeira, então pra evitar o que eu te falei de ficar tentando advinhar, melhor chamar um técnico da autorizada de preferência, como disse é um produto de histórico complicado desde que a brastemp começou fazer freezer invertido com os modelos, twin system

      Excluir
  22. Boa dia Celso, gostaria de esclarecer minha duvida a respeito do modelo, possuo a BRG44B, mas o defeito parece ser o mesmo luz do painel piscando em "porta aberta" e luz interna apagada, quando desligada e religada , PARA de piscar e volta acender luz interna, será Módulo também., parabéns pelas dicas e aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, troque apenas o kit sensor para campo, e deixe em observação, tenho quase certeza que vai resolver de vez o problema ok, abração

      Excluir
  23. Boa tarde celso,estou com o mesmo problema da luz de porta aberta piscando no modelo BRG44B 220V, realizei a troca do módulo, comprado na autorizada, após instalado ficou normal por 1 hora e voltou o defeito, ainda esta gelando, principalmente o freezer, o devo trocar , o sensores de campo ou bimetálico ou sensor de degelo, me ajuda aí,, valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, troque apenas o kit sensor para campo, e deixe em observação, tenho quase certeza que vai resolver de vez o problema ok, abração

      Excluir
    2. Celso hoje, fiz mais alguns testes , utilizando as dicas do Manual do modulo CP, o que constatei as lampadas ficam ligadas diretas 220V nos pinos 6,7.... teste do sensor em fucionamento tensão maior que 1,5VDC nos Pinos 9,10 e a novidade os leds do painel todas apagadas e não aceitam comandos.. sera os Kits de campo 2x

      Excluir
    3. Troque o kit sensor e observer como ela vai se comportar, não é problema de bimetalico não ok, abraço

      Excluir
  24. Minha geladeira BRM38 dispara os leds da porta, desligo e religo da tomada, fica ok mais depois de um tempo parou de funcionar a parte de baixo, na minha cidade não tem representante da brastemp sera que eu posso arrumar o que pode ser, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando isso acontece com esse modelo, trocamos o modulo de potencia que fica lá atras perto do compressor, e dentro do freezer trocamos uma peça chamada kit sensor para campo, assim resolvemos o problema ok, abraço

      Excluir
  25. Oi Celso, muito útil seu blog!!! demais!!! Estamos com um probleminha, brastemp BRM35B frost free , ela umas 2 semanas parou de congelar no freezer, as coisas estavam borrachudas e a geladeira normal,ela dispara e para, dispara e para. Daí percebemos que ela ta descongelando as coisas de noite, durante o resto do dia ta congelando. O técnico veio e disse que teria que trocar o fusivel termico e o modulo!! Ficamos na duvida se precisa mesmo trocar esse modulo!! pq como saber que o modulo está danificado? por favor nos ajude, pois sem referencia ficamos a mercê de valores exorbitantes!!! agradeço desde Já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, tem sim que trocar, mas nesse modelo, a peça não se chama módulo, chama-se caixa controle, modulo é outra peça, bem diferente dessa e que é usado na BRM35A.
      Não gosto de técnicos que não sabem nem o nome correto das peças.
      O fusivel também é conveninte trocar, pois custa 10,00 e pode apresentar problemas após a troca da caixa controle, que é a placa da geladeira, então posso te ajudar da seguinte forma, te dizendo que a caixa controle original custa na faixa de 150,00 assim voce compara o valor que o tecnico te passou, e tambem te passando duas postagens, uma que mostra como trocar o fusivel, e outra que ensina como trocar a caixa controle, pode ser né...

      http://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      A caixa controle da consul CRM45A é a mesma da Brastemp BRM35B, o mesmo código, identicas ok, abraço.... melhor que isso só indo aí fazer de graça né, fala verdade, abraço

      Excluir
  26. Celso obrigadaça!!!! Meu marido deu uma olhada nos links!! rsrs..vamos tentar!!!!! Só um detalhe..o congelador nao está om acumulo de gelo..nao tem nada por sinal!!! mas vamos trocar logo os dois pra evitar estresses futuros!! so mais umas duvidas, é normal uma geladeira com 4 anos apresentar esse tipo e problema? e se provavelmente será recorrente???! outra coisa celso que me gera muitaaaaaaa duvida, quando a geladeira ta disparada que ligamos uma tomada, acendemos uma luz em qualquer ambiente da casa a geladeira para o disparo! na verdade desde o ano passado ela faz isso, mas pensei q fosse problema da rede elétrica da casa, daí mudamos e ela continua com isso!!! acho bemm esquisito!! tem a ver com essas peças???
    vc é muito bom no que faz, deviríamos encontrar técnicos assim sempre, seria bem mais fácil!! hehehe..
    Muitooooo obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado nessa segunda informação que voce me passsou agora, troque apenas a caixa controlo, a informação que digo, é a geladeira cortar corrente quando acende uma luz na casa por exemplo, isso é caracteristica de caixa controle apenas, não troque sensores por enquanto, quanto ao defeito recorrer não podemos prever defeitos futuros, mas a caixa controle nova, vem com a mesma configuração, porem com componentes diferentes, mais resistentes aos problemas que ja foram detectados com essas placas, eles apanham um pouco e vão corrigindo na segunda versão dos componentes, no caso a placa que se chama caixa controle.

      Excluir
  27. Boa Tarde Celso, os problemas que estou vendo nas postagens anteriores parecem muito com o da minha Brastemp BRM44.

    - A grade de tras da geladeira nao esquenta, só na parte de cima!
    - A parte de baixo da geladeira nao gela!
    - A parte do freezer nao congela, só gela bem de leve!
    - Desligo e ligo na tomada, ela parte e um bom tempo depois ela comeca a apitar mesmo se a porta nao for aberta!
    - O compressor dela fica muito quente!

    Será que se eu trocar esse modulo de potencia poderia voltar ao normal?

    Agradeco desde ja, abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, a BRM 44 tem mais de um modelo, A, B,D tem que me dizer qual a letra depois do BRM44 assim posso imaginar o que esteja acontecendo aí, e o que pode ser feito para corrigir, é claro que não vendo o produto pessoalmente não posso diagnosticar com exatidão, mas podemos prever pela incidencia de problemas que cada modelo específico apresenta, por isso sem modelo fico de mãos atadas ok

      Excluir
    2. Desculpa, rs! É a BRM44D.

      Ela ta vazando um pouquinho de água as vezes, chego em casa e tem um pouco de água no chão também!

      E o compressor ta muito quente também!

      Além dessas informações que te passei no anterior.

      Excluir
    3. Sara o que tem que fazer é abrir o compartimento freezer, e ver se tem gelo cobrindo todo o congelador, se tiver, tem que testar a resistencia que fica em volta do evaporador (congelador) se ela estiver queimada tem que trocar, se ela estiver aquecendo, e mesmo assim tiver gelo cobrindo todo o evaporador, troque o fusivel termico.
      A grade da parte de trás, esquenta muito na parte de cima mesmo, na parte inferior nem aquece quase nada.
      Por não estar gelando normal, o motor esta ficando mais tempo ligado, por isso superaquecendo, sobre o motor tem um coletor de água, veja se não está rachado, trincado,furado, pode ser que a água do degelo que vai para cima do coletor esteja caindo no chão por ele ter furo.
      caso não tenha gelo algum no freezer, digo gelo em excesso, pode apenas ser gelo no duto que passa entre o freezer e o refrigerador, nesse local nao temos acesso, para resolver, vai ter que deixar com as duas portas abertas, desligada da tomada por 72 horas, depois religar, assim o gelo acumulado derrete, e o ar volta a fluir, tanto no freezer quanto no evaporador.

      Excluir
    4. Quando abrir o freezer, veja também se o ventilador está funcionando, sem ventilador, refrigeradores frost free, não funcionam.

      Excluir
  28. bom dia celso, sei que suas perguntas sao sobre brastemp, mas tenho uma electrolux e qm sabe vc pode me ajudar. tenho refrigerador electrolux celebrate blue touch frost free df50 apitando sem parar e as luzes do painel pisca e as vezes muda de funçao. ja desliguei e liguei de novo e o problema persiste, esta assim desde ontem a noite, preferir desliga-la. o que faço? desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na rua agora entao nao vou entrar em detalhes, veja la em cima no blog, na aba REFRIGERADORES, tem um assunto sobre refrigerador electrolux df46.... eh igual a sua e tem que trocar um kit de degelo ok

      Excluir
  29. boa tarde

    caro amigo tenho uma geladeira BRM 48

    e ela esta com o seguinte problema

    depois de algumas horas de funcionamento ela simplesmente comça a apitar 3x e piscar as luzes de temperatura

    ai ela naum gela maisnada mesmo o compressor estando em marcha, porem o ventilador naum funciona nesse momento

    se eu retirar ela da tomada e recolocar ela funciona normal por algumas horas e depois volta o problema.

    eu trabalho com ar condicionado tipo esplit e derrepente com com alguma dica eu poderia resolver isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi esse problema, foi resolvido com a troca da caixa controle, que é a placa que gerencia todo sistema do produto, talvez tenha que trocar também um sensor de temperatura, mas com certeza a caixa controle vai ter que ser trocada, ela fica lá atras do produto do lado esquerdo do compressor presa ao gabinete por dois parafusos ok.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Celso , tenho uma geladeira Brm47b , e estava congelando os alimentos no compartimento de baixo , daí troquei o dumper , mas continua msm coisa , reparei que o motor e o ventilador não desliga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan, pode ser um problema de sensor de temperatura, que não desliga o compressor, mas o damper é mecanico, mesmo que o compressor não desligue, quando a temperatura na parte do compartimento refrigerador for atingida, o damper teria que fechar a portinhola de passagemd e ar para baixo, tem alguma coisa errada aí, e pode ser na montagem da peça, ela tem que ficar encaixada de forma, que ao fechar a portinhola, feche a passagem do ar frio para o compartimento refrigerador, e isso independe do funcionamento do motor, acho que seria conveniente um técnico ver essa geladeira pra voce.

      Excluir
  32. Minha Geladeira é a BRM38, meu problema é parecido com este, porém, o refrigerador apita mesmo com a porta fechada sem algum motivo aparente. Será que é por causa do do módulo de potencia, ou por causa de algum sensor defeituoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre quando apresentam esse problema, troco o modulo de potencia, mas isso não quer dizer que também não tenha problema no kit sensor para campo, se for o caso troque as duas peças, o kit sensor custa na faixa de 20,00

      Excluir
    2. Celso tenho uma geladeira Brastemp Frost Free BRM 44D, o alarme apita e as luzes do painel ficam piscando, e ela não gela, quando aperto o botão para ver a falha acende a luz de minimo e médio,acompanhando seu blog eu fiz a troca do fusível térmico, dos dois sensores e do ventilador, você acha que pode ser a placa?

      Excluir
    3. Olha, podem sim ser placas, esse modelo tem uma placa de interface entre as duas portas, pode ser que a placa de interface esteja com problemas, como também pode ser a placa que fica atrás e se chama caixa controle, ela está refrigarando normal? se tiver e se você pretende arriscar em trocar placas, aconselho trocar apenas a de interface, que custa menos que 30,00 e pode resolver o problema.

      Excluir
  33. Olá Celso obrigado pela ajuda, ao remover a placa intermediária notei que o primeiro cabo de cor amarela estava solto fora do conector, vou conectar novamente e fazer um teste. Obrigado

    ResponderExcluir
  34. parabens pelo blog. vc poderia me responder onde fica o sensor de campo? desde já agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leomar, se for desse modelo, fica dentro do freezer, vou postar vídeo de outra geladeira, mas que também usa o mesmo sensor e no mesmo local, assim você vai ter uma idéia melhor de onde fica a peça ok.

      http://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
  35. Celso, bom dia!;
    Meu refrigerador é um BRM44B, deixei ele descongelar por umas 8 horas e troquei o Sensor de Temperatura, Bimetal e o Modulo, liguei e ela aparentemente funcionou normalmente, pelo que li de seus comentários ela pode levar até 24 horas para se reprogramar, mais já faz 16 horas que ela esta ligada e não esta congelando no Freezer, porem as três leds estão piscando junto.
    Estou com uma duvida, quando comprei o sensor de temperatura o vendedor me deu um vermelho que seria mais antigo e depois ele me perguntou se ela tinha algo eletrônico e falei que a placa frontal era eletrônica e ele me deu um sensor vermelho e foi o que coloquei na geladeira, pode ser isso ?

    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser isso, se colocar o sensor errado não vai fazer a leitura e informar para o modulo, se não colocar a peça correta, nada vai funcionar.
      o código correto do kit sensor é 326005854

      Excluir
  36. olá celso! obgd por responder.. a brm38 da minha mae começou a piscar tds os leds e a bipar tbm, qd desligo e ligo ela volta a funcionar por uns dois dias, troquei a placa e o sensor de campo e funcionou bem por duas noites, mas infelizmente ela continua com o msm problema...teria outra peça a ser trocada com esse problema relatado acima....parabens e desde já agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, quando esse modelo apresenta problema, para corrigir é trocado apenas o modulo e potencia, 326005411 se for 220 volts, e 326005410 se for 110 volts, e o sensor 326005854, será que trocou mesmo as peças corretas para o modelo? sempre que trocamos essas peças o defeito é corrigido, a não ser que ela tenha problemas também no bimetálico ou na placa de interface.

      Excluir
  37. olá celso! a brm38 da minha mae começou a piscar os leds e a bipar, troquei a placa e o sensor de campo, funcionou por dois dias e voltou a apresentar mesmo problema. tem uma dica para mim, se tem outra peça que poderia ser trocada? parabéns e desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, quando esse modelo apresenta problema, para corrigir é trocado apenas o modulo e potencia, 326005411 se for 220 volts, e 326005410 se for 110 volts, e o sensor 326005854, será que trocou mesmo as peças corretas para o modelo? sempre que trocamos essas peças o defeito é corrigido, a não ser que ela tenha problemas também no bimetálico ou na placa de interface.

      Excluir
  38. parabens pelo blog! uma duvida celso! tem alguma brm38 que nao usa fusivel termico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for BRM38A, não usa, usa modulo de potencia que é a placa, usa termostato bimetálico, que tem a mesma função do fusível e usa kit sensor para campo.

      Excluir
  39. ola celso! todas as peças foram comprada em autorizada e conferi com os codigos que me passou e conferem. eu nunca abri o freezer antes de descongea-lo, desta vez abri com ele congelado, e estava com muito gelo(escesso). o defeito continua o mesmo, pisca os leds verdes e o bip....sendo que foi trocado placa, sensor de campo e a interface foi trcada apouco tempo por um tecnico.....muito obgd por sempre responder..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leomar, tem que testar a resistencia de degelo, ela fica em volta do evaporador, e se ela estiver aquecendo, troque apenas o termostato bimetálico, um redondinho, com fio azu e preto, ele é apenas encaixado com uma palheta de aço, nos canos do evaporador ok.

      Excluir
  40. olá celso! testei a resistencia e estava aquecendo. troquei o bimetalico e ja faz tres noites que a geladeira funciona muito bem. muito obrigado por tudo, aprendi muito com seu blog, antes nunca nem tinha ouvido falar em bimetalico e etc..que deus lhe abençoe e te de saude para ajudar muitas outras pessoas. PARABENS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Leomar, que Deus cuide de você e de todos da sua casa, parabéns, mérito seu também que teve coragem de por a mão na massa, abração.

      Excluir
  41. Celso, boa noite, temos uma geladeira desse mesmo modelo (BRM44A) e está acontecendo o mesmo problema. Em alguns momentos, assim que abrimos qualquer uma das portas, a geladeira dispara o alarme e pisca as luzes internas, mas a geladeira e o freezer continuam gelando normalmente. Nesse caso, você acha que é necessário somente trocar o módulo de potência ? Se sim, é muito complicado trocá-lo ? E essa peça eu acho normalmente em alguma autorizada ? Desde já, muito obrigado e parabéns pelo seu blog. Realmente é um excelente trabalho que você realiza e as informações são extremamente úteis !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ilka, pelos elogios
      Encontra sim em quase todas as lojas da rede autorizada, neste endereço tem todas:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Por hora, troque apenas o modulo de potência, e observe como vai se comportar a geladeira, nesse endereço abaixo mostro como trocar:

      https://www.youtube.com/watch?v=fMeL1UxrToU

      Excluir
  42. Olá Celso parabéns pela competência e honestidade.
    Acho que meu problema é igual ao sra. Ilka.
    O modelo é BRM 44 B.
    Quando abro uma das duas portas o alarme soa e as luz fica piscando e o motor faz um barulho como ligando e desligando.
    O led do alarme que é para ficar ligado na luz verde não está funcionando. O vermelho que indica quando a porta está aberta está normal.
    Eu desliguei a geladeira um dia por causa de um temporal. Será que isso pode ter ocasionado o defeito ?
    No caso de ser o módulo de potência, seu não conseguir trocá-lo por falta de experiência, qual o preço justo devo pagar pelo serviço de um técnico autorizado ?
    Desde já te agradeço.

    Edson

    ResponderExcluir
  43. Edson, tem casos em que tem que se trocar o modulo e o sensor, mas o preço das peças você confere na rede autorizada, veja em uma loja mais perto de você, segue o endereço de todas as autorizadas do país

    http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

    segue um video da troca do modulo. esse modelo do video é diferente,mas o modulo fica no mesmo local e tem o memso formato

    https://www.youtube.com/watch?v=fMeL1UxrToU

    segue um video da troca do sensor se não resolver trocando apenas o modulo

    https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

    ResponderExcluir
  44. Você me fez essa pergunta em outro post, preciso do modelo exato, como disse, tem uma letra depois do 40, veja isso para mim.

    ResponderExcluir
  45. Celso obrigado pela ajuda. Se eu não tivesse encontrado seu blog, com certeza eu não teria informações confiáveis.
    Eu comprei as peças e também o bimetal. Depois chamei um técnico que fez o serviço.
    A geladeira está ótima graças à Deus.

    Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo Edson, abração e felicidades, compartilhe esta postagem que te ajudou, assim com certeza mais pessoas vão se beneficiar dessas informações.

      Excluir
  46. Nossa Ariana, ele trocou tudo que tinha que ser trocado, mas me diga, quando ele fez o serviço, a geladeira chegou gelar por uns dias e depois parou, ou nem gelou nada?
    assim vou tirar uma duvida que tenho aqui, depois do modelo exato que me passou, desculpe a demora em responder, prometo que darei mais urgência possível, me diga se chegou a gelar uns dias ok

    ResponderExcluir
  47. Olá Celso, muito legal seu blog e parabéns pelo apoio que você dá a todos.

    Fiquei cerca de 30 dias fora e quando retornei para casa minha geladeira uma Brastemp BRM 37B (tem mais de 12 anos) fica com o painel frontal piscando e o alarme apitando, desligo o alarme e para de apitar mas depois de cerca de duas horas volta a apitar aquele bip! bip! bip! contínuo. Me parece que ela continua a funcionar normal mas desconfio que o congelador não está gelando como antes, o que você recomenda? Algumas perguntas (de leigo):

    1. Vale a pena arrumar ou comprar uma nova, pelo tempo de uso dela (mais de 12 anos)?
    2. Valor aproximado do conserto (autorizada)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena consertar sim Luciano
      Mas tem que ver onde está o problema, pode ser apenas sensor e bimetálico custam menos que 50,00 as duas peças juntas
      Pode ser modulo de potência e sensor, custa na faixa de 130,0 as peças
      Em ultimo caso resistencia queimada, na faixa de 60,00
      A mão de obra varia muito de cada empresa ou cada profissional, mas na casa de 100,00 mais ou menos.
      Sem abrir o freezer e ver se tem formação de gelo, ou se o ventilador está funcionando, não tem como saber ok.

      Excluir
    2. Caro Celso,
      Muito obrigado pela orientação, já contatei a assistência técnica e pelo telefone eles me disseram por aí mesmo, o freezer ao menos na parte interna do congelador não está gelando como costumava e na parte de baixo (refrigerador) não está resfriando mais.
      Prefiro ficar com ele, o refrigerador está bem conservado e tem um tamanho e disposição ótimas. O técnico vem nesta Sexta-feira, qualquer dúvida respondo aqui.
      Abraço e bom trabalho.

      Excluir
    3. Obrigado e boa sorte, abração

      Excluir
  48. Nesse caso, pode ser que ao trocar o compressor, tenha ficado com vazamento de gás, por isso pode ter vazado em alguma das soldas, ele tem que voltar e rever o serviço, não pode cobrar por um serviço que não resolveu o problema, alguma peça está com problema ou vazamento de gás, ele teria que voltar para ver isso, e se ele não voltar, peça para outro técnico rever tudo novamente, ver se realmente foram trocadas essas peças, e se foram trocadas estão corretas para esse modelo e se são peças realmente novas ok

    ResponderExcluir
  49. Sei que está decepcionada com sua geladeira, mas as vezes é uma coisa não tão complicada, e cai na mão de quem não entende muito do produto, e acaba complicando tudo o que seria uma simples manutenção, não estou dizendo que esse é o caso, mas acontece muito isso, espero que ele vá até aí e tenha uma notícia boa para te dar, até porque imagino que você já tenha gasto uma nota com tanta manutenção.
    Estou aqui se precisar, sei que não ajudei muito porque seu caso está bem complicado mesmo, o produto foi muito mexido e fica difícil á distância, mas vamos torcer para dar tudo certo dessa vez, abraço querida.

    ResponderExcluir
  50. Ola Celso. Estou com um problema e com muita dor de cabeça com minha geladeira e so vc pode me ajudar. De uns dias pra ca ela parou de Gelar a parte de baixo,e o Freezer fico gelando com menas potencia. Deixei a Geladeira aberta 3 dias pra tirar o Gelo quando liguei ela ta tendo o mesmo problema. O Modelo dela é uma BRASTEMP BRM48D No momento ela faz seguinte quando ligo: Motor Liga ventiladorzinho do Freezer Liga 5 a 10 mintuos depois o Motor para de funcionar e As Luzes e o Alarme fica piscando e a Geladeira fica apitando um alarme sonoro O que você acha que deve ser Celso ? Porfavor me da uma luz celso. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, estamos conversando no face, até achei que era outra pessoa com mesmo problema, mas agora veja que é você mesmo, abraço

      Excluir
    2. Olá Celso, parabéns pelo blog. Minha geladeira é a brastemp BRM 44Q, As luzes do painel piscavam todas de forma intermitente, mesmo com as portas fechadas e não estava refrigerando na parte inferior. Com base nos seus vídeos, acessei o compartimento e deparei com o condensador repleto de gelo. Fiz o teste com a resistência e esta funcionando. Resumindo, troquei apenas o Bimetal que estava defeituoso, segundo a revenda. ( 26006453). Depois de tudo montado e após 16hs de funcionamento, a temperatura interna do freezer estabilizou em apenas (-5 graus) e a temperatura da geladeira em +13 graus. Pergunto, não são temperaturas ideais, considerando que o termostato esta no máximo ? será que tem um problema a mais a se resolver ? Agradeço por sua Atençao...Sds Jayme

      Excluir
    3. Ainda podemos ter defeito em outra parte do produto, como sensor de temperatura, modulo de potencia ou placa de interface, nesse caso, bem difícil saber sem ver, tem que ver se o motor está ficando ligado tempo suficiente para que ela congele e gele normal na parte inferior, mas espere mais um tempo, talvez esteja muito carregada de alimentos, e por isso esteja demorando para estabilizar, se bem que esse tempo de 16 horas seria suficiente para baixar mais essa temperatura.

      Excluir
  51. Celso, meu nome é Luciana tenho uma Brastemp BRM44E, ela estava funcionando normalmente, quando me mudei deixei ela parada por cerca de 1 mês e agora quando ligo ela na tomada, ela sai um ar fresco na parte do congelador e após alguns minutos esse ar para de sair, o motor continua funcionando porém sem gelar. Logo após todas as luzes de temperatura ficam acessas e nada mais acontece somente o motor fica funcionando.
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é mesmo o motor que fica funcionando, ou é apenas o ventilador dentro do freezer?
      Tem que testar o motor da geladeira, que fica lá atrás, se tiver quente espere esfriar, e ligue ele na tomada com um cabo de força, se ele ligar, deixe por meia hora, e veja se a grade atrás da geladeira aqueceu, se aquecer em meia hora o motor vai estar bom, então aconselho trocar a caixa controle e o sensor, e caso depois disso, as luzes continuem piscando, vai ser necessária a troca da placa de interface, mas tudo isso se o motor compressor estiver funcionando ok, vou deixar vídeos para te ajudar, os videos não são exatamente para esse produto, mas a forma de troca é a mesma ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=3FWv8_dl3n4

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o


      https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
    2. Olá Celso. Fiz todo o percurso sugerido e o defeito adicional estava na caixa controle. troquei e agora a geladeira está funcionando perfeitamente.
      Uma vez mais agradeço pela atenção e dicas !! Abraços

      Excluir
    3. Opa, notícia boa, que bom que deu certo, felicidades e abração

      Excluir
  52. Bom dia Celso. Tenho uma geladeira Brastemp BRM48D que não está gelando. Além disso fica com o sinal sonoro e as 3 lâmpadas de led piscando sem parar.

    O que pode ser?

    Obrigada,

    Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem acontecido muito nesse modelo, problema com a placa de interface, essa plaquinha que fica entre as portas, e está piscando e emitindo sinais sonoros, troque primeiramente ela, depois observe, tenho um video que ensina como trocar a mesma placa em outro modelo, vai te ajudar a desmontar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=3FWv8_dl3n4

      Excluir
  53. Celso, parabéns pelo blog. Tenho uma BRM44E. Está gelando normalmente mas sempre que o chuveiro da casa é ligado ela começa a apitar e piscar as luzes, até que o chuveiro seja desligado. Pode me ajudar?
    Obrigado, Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, pode ser defeito em uma das duas placas, uma delas está causando isso, ou a placa que fica atrás da geladeira perto do motor e se chama caixa controle, ou a placa de interface que fica entre as duas portas, tá mais para a placa de interface, ela custa pouco, na faixa de 25,00 , talvez trocar ela para ter certeza não teria muito custo e valeria a pena.

      Excluir
  54. Olá, Celso! Parabéns pelo blog e pela iniciativa de ajudar e esclarecer o consumidor, que normalmente é esfolado não por todas, mas pela maioria das assistências técnicas.
    Estou enfrentando o seguinte problema com o meu refrigerador, um BRM38BBBNA 220V:
    Ele funciona normalmente, gela, degela (em cima) e resfria normalmente na parte de baixo. Porém, o painel de leds fica com o led de aberto piscando direto, junto com os outros leds de nível de congelamento e o chato e intermitente sinal sonoro, e a luz interna não acende. (não está queimada, pq já testei).
    Aperto o botão de alarme e o som cessa, mas os leds continuam piscando sem parar e a luz não acende. às vezes o alarme sonoro dispara, mas não tem dia e nem hora certos para acontecer.
    Me ajude!
    O que pode estar causando este defeito?
    Grande abraço!

    Gilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson, difícil esse defeito
      Podem ser três coisas:
      vou pela causa mais provável depois pelas causas secundárias
      -Placa de interface, essa que fica entre as portas
      - Sensor de temperatura
      -Modulo de potencia

      Porém, pode ser dois ou até os três itens com prolemas.

      Excluir
  55. Bom dia Celso, tenho um Refrigerador Brastemp BRM44D, um dia ele com as portas fechadas começou a disparar o alarme e piscar os leds, abri e continuou piscando e disparando o alarme, mas a lâmpada de baixo ligava normal sem piscar, depois descobri que não estava refrigerando na parte de baixo, gotas se formavam no teto do compartimento interno, abrindo o frezzer descobri acúmulo de gelo sobre a resistência e no duto que leva o ar frio para a parte de baixo. O frezzer funciona normal. Liguei a resistência direto na tomada e a mesma funcionou derretendo o gelo, ventilador ok, troquei o fusível térmico e o sensor de campo mas não resolveu, daí troquei o módulo mas também continua sem refrigerar a parte de baixo, já fiz a sequência de testes padrão do 1 ao 17 sem identificar o problema, o que você aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, troque a placa de interface já que você disse que ela estava com os leds piscando, e se você já trocou caixa controle, porque esta geladeira não tem módulo, já trocou também sensor e térmico falta somente trocar a placa de interface.

      Excluir
  56. Oi celso, tenho um refrigerador brastemp 6th sense, ele estava c o led piscando e a luz de dentro e soando um apito, qdo eu abria a porta ela piscava duas vezes e parava, mas estava gelando, agora não gela bem, nem gelo tá fazendo está só resfriando mtu pouco. O que pode ser? Por favor me ajude. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, temos varias possibilidades, pode ser ventilador queimado, pode ser que ela não esteja fazendo degelos, então se acumula gelo em excesso no freezer e impede a circulação de ar, o que tem que fazer, é abrir o compartimento freezer com cuidado, pois tem peças de isopor, ver como está a formação de gelo, e a partir daí, podemos ter uma noção de qual seja o problema.

      Excluir
  57. Bom dia minha geladeira frost free Brastemp dispara o alarme de como se estivesse com porta aberta repetidas vezes. Escuto como se o freezer quisesse iniciar funcionamento, mas é interrompido. Ao abrir a geladeira as vezes a lâmpada interna está oscilando. Percebi que o freezer começa a dar sinais de não estar também funcionando perfeitamente.Não chega a desligar ou apagar as luzes, mas fica oscilando. O que poderá ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso do modelo da sua geladeira, são tantos modelos e cada um deles com caracteristicas de defeitos diferentes, sem modelo, nada posso dizer.

      Excluir
  58. No modelo BRM44D o led do painel fica piscando com aviso sonoro. Ao pressionar ele interrompe o aviso sonoro, mas continua piscando. A pressionar novamente ele me indica dois leds da Temp do freezer que segundo o manual de auto-teste indica falha do sensor de temperatura do refrigerador. Após a troca permanece o mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a placa de interface, essa que está alarmando, veja como fazer.

      https://www.youtube.com/watch?v=6q8o3yobqDw

      Excluir
  59. Bom dia. Tenho uma máquina de lavas Brastemp, já li em postagens anteriores, que quando ela não pára de jogar água p problema esta na válvula de entrada. A minha esta desta forma, mas quando abro a tampa da máquina, ela pára de enher, então o problema estaria nesta válvula do preostato ou da mangueira, verifico se ela esta suja soprando o ar para dentro do tanque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quando abre a tampa ela para, muito provavelmente vai estar na placa, coloque para centrifugar, se mesmo drenando a água ela continuar enchendo ao mesmo tempo o defeito vai ser placa eletronica.

      Excluir
  60. Meu amigo, é com grande prazer que venho te agradecer, pois mesmo sem ter perguntado eu consegui concertar minha geladeira Brastemp Frost Free BRM44A VLW MESMO e que Deus continue iluminando sua vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, muitas vezes, apenas lendo os comentários, ou os posts consegue resolver sem perguntar, afinal, são quase 16 mil comentários aqui no blog, e eles ajudam bastante, abração amigo.

      Excluir
  61. Boa noite Celso, parabéns pelo seu trabalho. Estou com um problema na minha geladeira deste modelo, no caso BRM44A, ela está atrasando o relógio. O que sugere ser?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeito na placa, mas não aconselho trocar por esse problema, afinal, o relogio não faz tanta diferença, essa é minha opinião.

      Excluir
  62. Boa tarde, Celso.
    Tenho uma BRM44B que não congelava, não desligava e as luzes de alarme acionavam quando chegava em ponto de estafa, tudo quente por dentro. O técnico, não autorizado, pois moro a 250 km de uma autorizada, disse que o problema era gás, trocou, não houve mais disparos de alarme, voltou a congelar espetacularmente só que faz o desligamento a cada 12 h. Trocou o sensor de temperatura e o problema persiste, ou seja, não faz os desligamento em pausa de tempo menor. O que pode ser? Desde já agradeço se puderes me dar um norte para o problema. Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que tenha ficado com excesso ou insuficiência de gás, se tiver gás de mais não tem rendimento, da mesmo forma que se tiver gás de menos, não tem rendimento e não atinge temperatura para desligar.

      Excluir
  63. Continuando a mensagem sobre a geladeira BRM44B o técnico trocou o kit sensor pelo AC 2,7K código W10696875, aleguei que este não era específico pro meu modelo no que ele respondeu que esse é um modelo universal, diz ele que a esta informação foi passada pela autorizada mais próxima, a que fica 250 Km daqui. Agradeço se puderes me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é que são tantos modelos que não sei de cor, mas tenho quase certeza que a sua usa modulo de potência como placa, e no freezer usa termostato bimetálico e sensor, mas de 10k e não 2,7k, se for mesmo isso, tem que trocar é de técnico, eu vendo esse conjunto de sensor 10k junto com termostato bimetálico, confirme se usa modulo mesmo, e se tiver termostato bimetálico no freezer, sem nenhuma margem de erro, o sensor, só pode ser de 10k vou deixar o link, de uma olhada
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751482073-sensor-10k-bimetalico-p-geladeiras-brastemp-brm37brm43-_JM

      Excluir
  64. Boa tarde Celso, parabéns pelo seu blog, legal que ainda existem pessoas dispostas a ajudar sem retorno financeiro imediato.
    Tenho uma Bratemp Twin System 410, e de alguns dias para cá, ela começa a apitar e piscar o led que corresponde a parte do frizer. Dou o comando para parar sinal sonoro, mas após algumas horas volta acontecer.
    Fazendo a limpeza percebi que na parte de traz existe um cano (que creio ser o duto de gas´), que parece estar meio derretido e pegajoso, mas ela esta gelando bem. Se puder me dar alguma dica te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele tubo esponjoso é só para proteção do cano de gás, pois em tempos de umidade muito alta, ou de baixa temperatura externa, pode congelar ali, o tubo esponjoso com tempo, murcha, e isso ocorre, não se preocupe quanto a isso, quando ao alarme disparando é bem complicado, pois não temos mais peças para esse modelo, suponho que seja uma BRH42, ou BRI42

      Excluir
  65. Olá esqueci de fechar a porta da geladeira a noite e pela manha as luzes do painel do lado direito nao acendeu mais o modelo da brastemp e BRM50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire da tomada, abra as duas portas, de deixe por 24 horas desligada, deve ter enchido de gelo internamente, assim vai derreter e talvez volte ao normal

      Excluir
  66. Boa noite! Tenho um refrigerador modelo brm44d 220w. apresenta os seguintes defeitos: os LEDs e a luz piscando do refrigerador e o alarme apitando mesmo com a porta fechada.
    E o refrigerador parou de gelar só funciona o freezer. Desliguei por 48 horas e não funcionou mais nada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado, o correto, é desligar os fios que estão ligados ao compressor, e com um cabo de energia ligar o motor compressor direto na tomada, se ele partir, deixar funcionar por umas duas horas, depois ver se a grade atrás da geladeira vai estar bem quente, isso vai significar que o compressor vai estar bom e tem gás, e nesse caso, tem que trocar algumas peças viu, infelizmente esse modelo apresenta defeito eletrônico e para resolver, tem que trocar as duas placas , mais sensor e mais termostato bimetálico, a placa da frente, entre as portas é bem cara nesse modelo, faça isso, teste o motor, e depois se quiser consultar as peças mais rápido, pode mandar um whatsapp para meu departamento de peças que vemos o preço de tudo, fazemos anuncio do kit completo e te enviamos o link para compra se estiver de acordo com o valor. whatsapp apenas para peças 61 98289-8820

      Excluir
  67. Olá, por favor se alguém puder ajudar com uma geladeira Brastemp BRM43.. Quando eu coloco ela na tomada ela liga e acende as luzes internas e o compressor dá partida, mas o ventilador não, a temperatura do freezer no painel frontal fica no médio e não é possível alterar, a luz de porta aberta não acende.. uns 3 minutos depois ela começa piscar as luzes de temperatura do freezer e as luzes internas apagam e ela começa refrigerar, mas sempre bipando e piscando e a luz interna não aciona mais. Li em algum tópico que esse é o "modo de segurança" do aparelho... Alguém tem alguma ideia do que está causando esse problema?

    ResponderExcluir
  68. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, tenho uma Brastemp BRM44 e parou de congelar, troquei a placa os sensores e resistência, qual o tempo para que volte a congelar?

    ResponderExcluir
  70. Boa noite! Minha geladeira é uma BRM38, cheguei em casa e observei que as luzes verdes estavam piscando. Retirei da tomada e religue. Mas depois de um tempo voltou a ficar piscando.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.