quinta-feira, 28 de março de 2013

Refrigerador DI80X Electrolux - Não gela




   Refrigerador Electrolux DI80X, não refrigera a parte inferior, e não congela no freezer, tem acontecido muito com esse modelo, a Electrolux, comercializa um kit de três peças para resolver esse problema, o qual é composto por uma placa de interface, essa que fica sob o painel que você pode ver na foto, nela estão os leds, outra placa de potência, essa fica atrás do produto, perto do compressor, e mais uma rede sensora, essa contém dois fusíveis térmicos e um sensor de temperatura. Embora sendo comercializado um kit completo para esse modelo, sabemos que na maioria dos casos, o problema é sanado, trocando apenas a rede com os fusíveis e o sensor, por isso uma recomendação útil é trocar apenas a rede e observar, um detalhe é que as partes que fazem a montagem do freezer, atrás da tampa plástica do fundo, é composta por  duas peças grandes de isopor, por isso, para desmontar, é necessário que o produto esteja desligado por pelo menos umas 24 horas e de portas abertas, para facilitar a desmontagem, e evitar que as peças de isopor se quebrem, pois geralmente ficam coladas ao gelo acumulado no freezer.
   Peças de isopor, usadas como difusores de ar, são comuns hoje em dia, para todas as marcas, a Brastemp/Consul vem usando há algum tempo também, e todo cuidado na hora de desmontar o freezer, para que essas peças não se partam.





Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q









106 comentários:

  1. tenho um modelo electrolux di80x

    ela gela durante 1 mes apos isso ela começa a descongelar sozinha parte do refrigerador!!
    é a parte do frezzer forma uns blocos de gelo onde há uns buracos e passa tudo para o refrigerador molhando tudo!!
    para ela volta ao normal tenho que desliga ela do dia para noite, deixa todo o gelo derrete limpa dae sim ela volta ao normal!!

    oq poderia ser?

    obrigado keila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keila,
      Tem que abrir o compartimento freezer, e testar a resistencia de degelo que fica em volta do evaporador, evaporador é o congelador, se a resistencia estiver queimada tem que trocar, se estive esquentando, aconselho trocar a rede sensora que também fica no freezer, mas para esse modelo, não vende em separado essa rede, ela vem junto com um kit, onde também vem o ventilador que é trocado apenas porque nos fios do ventilador está o sensor de temperatura, e a placa eletronica, então teste a resistencia, se estiver queimada troque, se estiver ok, tem que trocar o kit de degelo completo

      Excluir
    2. Prezado o meu refrigerador é DF80x e esta gelando pouco tanto no freezer quanto na parte de baixo, porem o compressor não desarma fica ligado o tempo todo, mais a temperatura de ambas a as partes não esta gelando suficiente, pode ser a placa de potencia, ja verifiquei se tinha algum vazamento no compressor e partes visíveis e não encontrei nenhum vestígio de óleo, pois quando vaza gás, fica vestígios, pode me auxiliar.
      Grato.

      Excluir
    3. Prezado o meu refrigerador é DF80x e esta gelando pouco tanto no freezer quanto na parte de baixo, porem o compressor não desarma fica ligado o tempo todo, mais a temperatura de ambas a as partes não esta gelando suficiente, pode ser a placa de potencia, ja verifiquei se tinha algum vazamento no compressor e partes visíveis e não encontrei nenhum vestígio de óleo, pois quando vaza gás, fica vestígios, pode me auxiliar.
      Grato.

      Excluir
    4. Celso boa tarde eu tenho refrigerador DF80x e ele esta refrigerando muito fraco no freezer e refrigerador, mesmo regulando para temperatura ferias o compressor fica ligado o tempo todo, ja verifiquei o freezer e não tem acumulo de gelo ao contrario somente uma pequena nevoa de gelo nas serpentinas, em janeiro foi ao contrario ficava trocando a programação sozinha e congelava tudo, troquei a placa de potencia e voltou ao normal, agora esta semana é ao contrario como já descrevi, pode ser novamente a placa de potencia, ela também esta fazendo um barulho de passagem de gas nos dutos e serpentinas não achei marcas de óleo no motor ou no freezer, pode me ajudar.Grato! Robson

      Excluir
    5. Olha, já respondi você no youtube, as perguntas passam por moderação, e eu deixo acumular 1 ou 2 dias, depois respondo um bloco de perguntas de uma vez, por isso, pode fazer a pergunta e aguardar que eu não deixo nenhuma sem resposta, e olha que ja estamos chegando a 9000 comentários.
      Veja minha resposta no youtube, qualquer coisa, estamos por aqui e lá também, abração.

      Excluir
    6. a minha esta ligada desde as 17 horas do dia de ontem (já são 9 horas agora) e ela nao congelou a carne e nem o refresco (ou geladinho) ainda.... a agua na parte debaixo esta uns 5 graus soh abaixo da temperatura ambiente.


      obs: comprei a geladeira ontem, usada

      Excluir
  2. Gostaria da solução de como resolver o problema de não fazer gelo no ice maker dessa geladeira. A minha já foi consertada um monte de vezes e o problema volta :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marluce, é um produto relativamente novo, não pode ter sido consertado um monte de vezes, até porque cada conserto tem uma garantia, e se der problema tem que chamar quem consertou para resolver, o problema com ice maker, só mesmo vendo, pode ser um problema tanto eletrico, quanto eletronico ou ainda mecanico da peça, desde que o fluxo de água esteja normal é claro.
      voce tem que chamar os técnicos da rede AUTORIZADA, é um produto complexo esse seu, e tem que ser manipulado por pessoas capacitadas, somente técnicos da rede autorizada.

      Excluir
  3. Celso, estou numa fase de escolha de modelos e esse modelo é um dos candidatos. Quando comecei a olhar os problemas ocorridos nos modelos Electrolux e Brastemp, me assustei com a quantidade de problemas, principalmente causados pela "inteligência" embarcada, pelos módulos eletrônicos. Queria fazer 2 perguntas então: 1) você recomenda modelos sem a interface eletrônica para maior "robustez" dos produtos (quais modelos)? 2) Dentre Electrolux e Brastemp, na classe de modelos top de linha, você recomenda uma marca em relação a outra? (vi muitos relatos sobre a má qualidade da assistência da Electrolux, porém vi muitos defeitos sistemáticos para os modelos da Brastemp, o que me preocupou, apesar de já ter utilizado assistência, pela qual fui bem atendido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diorgenes,
      Quanto a assistencia, o melhor produto vai ser sempre uma Brastemp, o que fez e faz a marca grande, não são apenas os produtos em si, e sim o que tem por traz da marca, que é a segurança de um produto depois da venda, e isso Brastemp/Consul tem de sobra, PÓS VENDA.
      quanto a definir um modelo não posso, não sei qual o tamanho do produto que pretendo adiquirir, mas posso dizer o seguinte, escolha um frost free dentre essas tres marcas, e vai ver sim reclamações desses produtos, porque de cada 10 vendidos, com certeza oito vão ser dessas marcas, portanto elas vão estar sempre no topo dos comentários e clientes satisfeitos não reclamam e nem aparecem pra elogiar, vai ver sempre produtos com defeitos, portanto os mais vendidos vão ser sempre os mais citados, eu compraria pra mim sim essa geladeira, que tem apresentado problemas em campo, mas as novas, já vem com esses problemas corrigidos na fábrica, me refiro a DI80X

      Excluir
  4. Troquei o sensor da minha di80x e apareceu er no display o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esse modelo troca-se um kit para resolver o problema, com placa, ventilador e rede sensora, isso dependendo do defeito, e vc nao disse defeito algum, disse apenas que trocou determinada peça

      Excluir
  5. Olá Celso
    Meu nome é Vinicius. Parabéns pelo trabalho. Li muitos comentários e percebi que você é um anjo (rs).
    Tenho um refrigerador Electrolux DWX51 e há uma semana tentei programar para gelar uma bebida mais rápida na parte do freezer, porém, o comando não alterou o funcionamento. Eu então desfiz o comando no painel eletrônico e voltou para a anterior, conforme indicação do manual. Depois disso, o freezer parou de congelar. A parte de baixo está refrigerando normalmente. O freezer também mantém os alimentos frios, mas nada de congelar de verdade. O ventilador parece estar funcionando normalmente. Já desliguei a tomada por 10 minutos e liguei de novo, mas não voltou a congelar. Ela tem 1 ano e dois meses de uso, ou seja, a garantia terminou agora. Qual pode ser o problema? O que eu faço? Será que a programação que eu tentei fazer no painel eletrônico estragou o refrigerador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, o que pode estar ocorrendo é um problema frequente com esse modelo, e outra coisa, nenhuma programação que faça, vai fazer com que a geladeira deixe de congelar no compartimento freezer, vou deixar uma postagem que pode te ajudar, cole o endereço no seu navegador, na postagem tem um video meu que explica bem esse problema ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/10/geladeira-electrolux-parou-de-gelar.html

      Excluir
  6. Olá Celso!! Minha Geladeira é uma DF 80, troquei o sensor de degelo e continua com mesmo defeito...não gela a parte de baixo do refrigerador o freezer está em perfeito estado. Gostaria de saber se vai ser preciso trocar a placa de potência e se é obrigatório junto com ela trocar a placa de interface?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, imagino que tenha trocado toda a rede sensora, somente sensor não vem separado, então tem que testar o ventilador, sem ventilador não gela a parte inferior e também a resistencia de degelo, se estiver queimada, vai formar gelo em excesso no freezer e obstruir a passagem de ar para o refrigerador ok

      Excluir
    2. Quantos k tem que da o sensor de degelo?

      Excluir
    3. Depende, tem geladeiras do mesmo modelo, de séries diferentes em que uma usa sensor de 10k e a outra de 2,7k.

      Excluir
  7. Boa noite celso! minha geladeira e uma DI80x e tempos a atrás troquei a placa de potencia que fica no compartimento posterior ao lado do compressor. Funcionou bem uns 15 dias depois parou de resfriar a parte de baixo e não congelava mais os alimentos na parte do freezer. Como eu tenho uma outra geladeira, deixei ela parada por algum tempo.Minha esposa nesses dias ligou a novamente, e ele voltou a funcionar normalmente, mas não se passou uma semana ele apresentou o mesmo defeito.
    Ela liga e desliga normalmente, mas não refrigera...quando ela liga parece que e o ventilador do freezer que está funcionando.
    Me ajude por favor.
    Obrigado
    Marcos Migliorini

    ResponderExcluir
  8. Boa noite celso! minha geladeira e uma DI80x e tempos a atrás troquei a placa de potencia que fica no compartimento posterior ao lado do compressor. Funcionou bem uns 15 dias depois parou de resfriar a parte de baixo e não congelava mais os alimentos na parte do freezer. Como eu tenho uma outra geladeira, deixei ela parada por algum tempo.Minha esposa nesses dias ligou a novamente, e ele voltou a funcionar normalmente, mas não se passou uma semana ele apresentou o mesmo defeito.
    Ela liga e desliga normalmente, mas não refrigera...quando ela liga parece que e o ventilador do freezer que está funcionando.
    Me ajude por favor.
    Obrigado
    Marcos Migliorini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, nesse caso, troque a rede sensora que vai dentro do freezer, sempre resolvemos dessa forma, se trocou a placa então trocando a rede vai resolver, o que acontece é que ela deixou de fazer degelos, então em uma semana se acumula muito gelo no compartimento freezer, e esse gelo impede o ar de circular, o degelo é feito com uma resistencia que fica em volta do congelador, se ela não aquece, teste a resistencia, pode estar queimada, mas é quase certeza que vai estar boa, trocando a rede vai resolver, vou deixar um video, de outra geladeira electrolux, não é igual a sua , mas vai servir de referencia para voce trocar a rede sensora da sua ok, abração

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  9. Boa noite celso! minha geladeira e uma DI80x e tempos a atrás troquei a placa de potencia que fica no compartimento posterior ao lado do compressor. Funcionou bem uns 15 dias depois parou de resfriar a parte de baixo e não congelava mais os alimentos na parte do freezer. Como eu tenho uma outra geladeira, deixei ela parada por algum tempo.Minha esposa nesses dias ligou a novamente, e ele voltou a funcionar normalmente, mas não se passou uma semana ele apresentou o mesmo defeito.
    Ela liga e desliga normalmente, mas não refrigera...quando ela liga parece que e o ventilador do freezer que está funcionando.
    Me ajude por favor.
    Obrigado
    Marcos Migliorini

    30 de novembro de 2013 23:52

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, nesse caso, troque a rede sensora que vai dentro do freezer, sempre resolvemos dessa forma, se trocou a placa então trocando a rede vai resolver, o que acontece é que ela deixou de fazer degelos, então em uma semana se acumula muito gelo no compartimento freezer, e esse gelo impede o ar de circular, o degelo é feito com uma resistencia que fica em volta do congelador, se ela não aquece, teste a resistencia, pode estar queimada, mas é quase certeza que vai estar boa, trocando a rede vai resolver, vou deixar um video, de outra geladeira electrolux, não é igual a sua , mas vai servir de referencia para voce trocar a rede sensora da sua ok, abração

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  10. Boa noite, primeiro quero agradecer pela dicas que tem em seu blog, em segundo queria pedir uma orientação, pois tenho uma df80 e ela não tava congelando na parte de cima e não tava resfriando na parte de baixo, usei um vídeo seu do YouTube para me basear na troca do sensor de degelo; fiz a troca do sensor tudo certo, liguei a geladeira mas agora to achando que ela não ta gelando direito(a impressão e que ela ta fraca), o que poderia ser isso? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver quanto tempo tem que você trocou, vai demorar mais que 24 horas para estabilizar temperatura interna, e assim você poder saber se está ou não normal, outra coisa, é que quando posto soluções para determinados defeitos aqui, não quer dizer que aquele item que eu troquei, é o único que causa aquele determinado tipo de problema, mas como disse, aguarde para ver como vai se comportar com mais tempo ligada ok.

      Excluir
    2. Boa tarde celso, como vc falou a geladeira demorou 1 dia pra voltar ao normal, mas depois de quase uma semana funcionado normalmente ela parece esta fraca( ela matem o que tem no congelador congelado, mas o que coloco nele sem ta congelado demora muito pra congelar e o que fica na porta do congelador nao congela. e a geladeira em baixo so ta refrescando nao esta gelando) so lembrando que troquei o sensor de degelo a +ou- 1 semana, e testei a resistencia e o ventilador, que estao funcionando. desde ja agradeço. abraço

      Excluir
    3. Abra o compartimento freezer, e se tiver gelo em excesso, isso pode estar causando o problema, gelo em excesso, impede a circulação de ar, e frost free, trabalha com ventilação, eu suponho que tenha um bloco de gelo no freezer impedindo circulação, mas abra, veja como está, teste novamente a resistência, veja se o ventilador está funcionando por favor.

      Excluir
    4. Boa tarde Celso, Feliz Natal , desculpe a demora em te responder, mas época de festas o tempo é meio corrido. Abri o compartimento do freezer, e como vc falou tinha gelo em excesso, testei a resistência e o ventilador e os dois estão funcionado normalmente. O que mais pode ser?
      Desde ja agradeço.

      Excluir
    5. Na maioria dos casos, quando apresenta esse defeito Vinicius, o defeito é na rede sensora, vou deixar o endereço de um video, de outro produto, que tem que ser trocado kit, mas nesse video mostra a rede sensora e como ela é trocada, assim você vai ter uma noção melhor de qual peça é, e onde ela fica, se for comprar a rede sensora, tem que pedir para o modelo exato da sua lavadora.

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
    6. Bom dia Celso.Desculpe estar te dando esse trabalho, eu já tinha trocado esse que tem os fusíveis e esse sensor que vai preso na resistência e continua dando excesso de gelo.Pelo que entendi no vídeo terei que trocar também a placa eletrônica e o ventilador para sanar esse defeito? Novamente agradeço pela paciência.

      Excluir
    7. O sensor não pode ser preso na resistencia de forma alguma, o sensor fica preso no ultimo cano do evaporador, se prender na resistência com certeza vai ter problemas, veja se o sensor está preso no evaporador ou na resistencia, pode estar aí o problema.
      Caso tenha prendido corretamente, temos sim que considerar a possibilidade da troca da placa e do ventilador ok, abraço

      Excluir
    8. Boa noite Celso, o sensor estava preso corretamente no ultimo cano do evaporador, troquei a placa e o ventilador no dia 4 e a geladeira ainda continua não congelando, tem alguma ideia do que mais posso fazer?Desde já agradeço

      Excluir
    9. Vinicius, estranho demais isso, bem você disse que ela não está gelando, mas tem que ver algumas coisas, por exemplo, o ventilador funciona?
      Quando você abre o compartimento freezer, tem gelo em excesso impedindo a circulação de ar, ou não gelo de forma nenhuma no freezer?

      Excluir
  11. Só completando, já fiz o teste no ventilador e na resistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, esse refrigerador, além da rede, tem placa eletronica também, e sensor que vai no ventilador, apresentam raros problemas, mas podem sim apresentar, mas vamos aguardar mais um tempo, qualquer coisa estou por aqui, vamos juntos, abração

      Excluir
  12. Prezado boa tarde, eu tenho o refrigerador DF80X electrolux, e a dois dias ele não esta gelando tanto no freezer quanto no refrigerador, o compressor fica ligado direto, porem não gela praticamente nada, na parte superior eu abri para ver se estava congelando no evaporador mais só tinha uma leve formação de gelo somente na parte superior da serpentina, esta fazendo um barulho do tipo circulação do gas porem intermitente bem fraco, ja procurei vazamento na parte do compressor e não achei nenhuma marca de oleo ou qualquer indicio de vazamento, pode ser a placa de potencia, que fica no lado do compressor, pois já troquei ela a um ano porque ela ativava toda hora novas programações fazendo o compressor ficar ligado direto e congelando todos os alimentos dentro do refrigerador, com potencia máxima, troquei e voltou a funcionar normal, agora como já disse ela fica ligada porem não gela quase nada, pode me orientar sobre o assunto. grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi você em outra pergunta em outro post, e também no youtube, qualquer coisa estamos por aqui e lá também, abraço.

      Excluir
  13. Celso Bom Dia, obrigado pela resposta na parte traseira do refrigerador possui uma chapa galvanizada, blindando toda traseira, como eu retiro ela para poder ter acesso ao dutos ou este acesso é pela parte interna do refrigerador, por acaso você tem o manual de serviço desta marca em especifico, para eu poder procurar melhor possível vazamento, antes ela esquentava somente nas laterais, na traseira nunca percebi se ela esquentava, por isto o manual seria importante para eu poder examinar melhor, vou enviar em anexo foto dela e do seu interior.

    31001 mostra a serpentina com gelo na parte superior apenas, porque eu desconectei o plugue dos sensores e resistência como mostra a foto 3104, a foto 3107 mostra a traseira blindada impedindo o acesso aos dutos.

    Grato!

    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, respondi você no email, mas como disse, a chapa galvanizada faz parte da estrutura do gabinete e não tem como retirar, e as fotos que me enviou foram esclarecedoras, faça o que eu te disse o quanto antes, chame um técnico para fazer uma carga de gás.

      Excluir
  14. Tenho uma di80x e hoje parou de gelar no friser io ice maker parou de funcionar tb o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para de gelar pode estar relacionado a vários fatores, tem que abrir o fundo do compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso, bloqueando as passagens de ar, se for isso, pode ser a rede sensora, veja também se está funcioando o ventilador.

      Excluir
  15. Celso eu tenho uma geladeira eletrolux infinity DF80, e após uma queda de energia a mesma parou de funcionar, porém a luz interna acende mas o motor e o painel frontal não dão sinal algum de ligar, com estas informações vc teria como informar possíveis causas do que pode ter ocorrido.

    Desde já agradeço...
    Igor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, parece que a placa morreu, mas em alguns modelos, tem que se trocar todo um kit, onde vem placa, rede sensora e ventilador com sensor, mas são tantos modelos de geladeiras, que não sei de cor se a sua troca somente placa ou kit, ligue em uma autorizada e veja se troca apenas placa, ou kit todo, então eu vou te deixar a relação de todas as lojas do Brasil, e se tiver que trocar apenas a placa, ou o kit todo, vou deixar um video, de outro modelo, mas que vai te ajudar a proceder na troca ok, abração

      Assistencias

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Troca da placa ou kit todo:

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  16. Por favor o senhor tem algum vídeo ensinando a trocar a placa do painel frontal da Di80x ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho, mas é muito simples Lucas, tem aquele painel frontal, ele é apenas encaixado, com uma chave de fenda fina, com cuidado, force a lamina frontal que ela vai se soltando, então com ela fora, vai ver a placa, é bem simples mesmo a troca da peça ok.

      Excluir
  17. Olá, tenho um refrigerador DI80X, comprei a placa eletronica da maquina de gelo, porem não sei onde fica para poder substituir, pode me ajudar? Obrigado. LF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que retirar uma proteção que fica atrás do refrigerador, na parte inferior traseira tem um tampão parafusado, retire ele, e olhando o refrigerador por trás, do lado esquerdo do motor preso ao gabinete tem uma caixa branca, desparafuse e retire, vai ver dentro da caixa duas placas, uma grande e outra encaixada na lateral da caixa, esse placa menor é a do conjunto ice maker, ou seja, do fabricador de gelo, é essa que tem que ser trocada no seu caso, ok Luis, abraço

      Excluir
    2. Olá Luis Fernando, meu problema parece ser semelhante ao seu. Uma dúvida que você ou o Celso poderá me ajudar: no seu caso houve algum problema com o dispenser de água da porta também? Em outras palavras, essa placa do ice maker também controla o dispenser de água da porta? Ou são placas independentes? Por fim, quanto você pagou nessa placa do ice maker?

      Excluir
    3. Não a água da porta é controlada por um interruptor que energiza a válvula, o ice maker não sei te dizer o valor, veja com o Luis.

      Excluir
  18. Olá, tenho um Electrolux DFi80 . O problema começou com desligamentos e descongelamentos inesperados depois o dispenser de água que parou de funcionar e às vezes dispensava água em grande quantidade no compartimento de Icemaker finalmente após desligado e religado o aparelho apresentava erro no painel "Er" e agora não está ligando mais fica totalmente inoperante. Você tem alguma dica? Pode ser somente a placa de potencia? ou será melhor substituir todo o kit de três peças que as autorizadas recomendam. Obrigado Mário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se para o seu modelo, se faz necessária a troca do kit, tem que se trocar o kit todo, somente se resolve dessa forma.

      Excluir
    2. um video de troca de kit, de outro modelo, mas o mesmo procedimento.

      https://www.youtube.com/watch?v=6fkXQ7un9Yo

      Excluir
  19. Prezado Celso bom dia, estou com um problema no ice maker do meu refrigerador DI80x da electrolux e gostaria de contar com suas orientações. Ocorre que o mesmo quando acionado o botão do painel frontal (ice maker), não está enchendo a bandeja (forma) de gelo, ele começa a fazer o barulho de sucção da água e para, e fica assim várias vezes. Ontem, observei também, que quando ele tenta encher a forma de gelo, inicia o barulho de sucção, e ao mesmo tempo a luz led do compartimento drink express apaga (somente quando faz o barulho iniciando a sucção, quando cessa o barulho, a luz reacende) e fica assim, parece que tem alguma placa em curto. Mas não é só isso, aconteceu também da gaveta aonde cai o gelo ficar com uma placa de gelo colada, ocorreu por duas vezes, aí eu não sei se ao invés de despejar o gelo pronto, ele despejou apenas água e então a mesma congelou. Um outro problema que aconteceu hoje pela manhã, foi no dispositivo que sai água na porta da geladeira, coloquei o copo, a água saiu, mas não interrompeu totalmente o fluxo quando soltei o botão, ficou pingando, fui obrigado a desligar e religar o refrigerador na tomada, acionar novamente o botão do dispenser de água, para que enfim ele obedecesse o comando e interrompesse completamente o fluxo sem ficar pingando. Minha duvida é, será que o problema está na paca do ice maker ou pode ser outra coisa? Esses problemas tem relação entre si? Desde já muito obrigado. Meu e_mail é rickmero@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim problema na placa do ice maker, embora eu nunca tenha visto esse defeito ocorrer, mas vamos supor que tenha gelo formando em local errado, provocando esse problema, o correto, seria descongelar tudo, para que tudo ficasse limpo e se for um problema de bloco de gelo formado em local que atrapalhe o funcionamento, esse gelo derreta e ela volte ao normal, aconselho desligar da tomada, deixar com a porta do freezer aberta por pelo menos 24 horas, se for apenas um bloco de gelo , ela volta ao normal.

      Excluir
  20. Olá Celso. Não sei ao certo se aqui é o local do blog mais adequado para postar minha dúvida, mas não encontrei outro melhor. Tenho um refrigerador Electrolux DF80. O problema parece ser apenas no painel eletrônico, já que freezer e refrigerador funcionam normalmente. Ocorre que o painel começa a bipar e piscar repentinamente, e acaba mudando a programação. Percebi o problema no ano passado. Depois de um tempo monitorando a temperatura do freezer com um termômetro (com medo de que a mudança na programação fizesse o congelamento e a refrigeração parar), percebi que quase sempre ele acaba mudando para um programa de congelamento rápido (exemplo: turbo, bebidas, festa, etc.). Também percebi que durante os meses mais quentes do ano o problema desapareceu, somente voltando a ocorrer agora, no início do outono, onde a temperatura ambiente fica abaixo de 22ºC. Procurei vídeos seus no You Tube sobre este problema específico e não encontrei. Por isso, peço sua ajuda com as seguintes questões: 1) qual é o problema; 2) precisa trocar o kit inteiro ou apenas uma peça; 3) o melhor lugar para comprar a peça/kit, de preferência original; 4) dá para fazer sozinho? 5) caso precise chamar a assistência, que cuidados tomar para não ser enganado e pagar mais do que o necessário. Agradeço antecipadamente. Um abraço, Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Não posso afirmar o problema sem ver o produto
      2- nesse modelo, trocam as peças em separado
      3- Original, sempre na rede autorizada
      4- Da pra fazer tudo sozinho, tendo cuidado e ferramentas adequadas, senão pode quebrar alguma coisa e complicar ainda mais
      5- Se chamar a assistencia, pergunte quais peças tem que ser trocadas, ligue na assistencia e veja o preço das peças

      Excluir
  21. estou com uma problema Refrigerador DI80X Electrolux depois de um pico de energia a geladeira não liga, no displyer fica aparecendo a err, e fica dano uns estalo parençedo rele e não liga o compressor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que testar o compressor, com ele frio, se estiver quente não liga, então com ele frio, ligue direto na tomada com cabo de força, se ligar, deixe funcionar por umas duas horas, assim saberá que o defeito não é no motor. Então o defeito poderás estar no kit de degelo composto por ´placa, rede sensora e ventilador com sensor

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Tenho um refrigerador DI80X que hoje foi trocado o kit de placas sensor porem continua nao gelando. O motor está funcionando direto sem desarmar. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu se o ventilador está funcionando, digo o ventilador dentro do freezer?

      Excluir
  24. Amigo, sou tecnico aqui em Santos, estou com uma di80x, aparece o codico ER, TROQUEI O KIT, NO CASO DESTA, E A PLACA DE POTENCIA, INTERFACE E REDE SENSORA, DE PERSISTE. Quando o produto é ligado, nao funciona e persiste o codigo de erro. Vc poderia me ajudar em algo?, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, complicado isso, veja se a placa de potência não está com o jumper que troca a voltagem, em alguns modelos a placa tem um jumper que serve pra trocar de 127 para 220 volts, talvez esteja ali o problema, já peguei problemas assim com outro modelo da Electrolux.

      Excluir
  25. Boa noite Sr. celso
    gostaria de saber se o sr pode me dar uma luz.Teno um refrigerador DI80X da electrolux, que comecou a apresentar alguns defeitos.Dentre eles o ice maker parou de funcionar, ele simplesmente parou a forma de gelo na posição que cai o gelo e não voltou mais ao normal,tbm não suga a água para a forma.Outro defeito , mas acho que pelo que li em outras respostas suas é o congelamento de frutas e legumes, que tem a ver com a temperatura e não é sempre, então acho que mudam a temperatura e isso acontece.Por enquanto acho que é isso, até aparecer outros defeitos, espero que não.Por acaso seria só a placa do ice maker ou mais alguma.Se puder me orientar, meu esposo fará a troca, pois as peças desse refrigerador são muito caras e se nós pudermos fazer a troca ,ja economizaremos o custo de tecnico. Meu esposo já consertou alguns eletros em casa ,então acho que fico mais segura. Desde já agradeço a sua atenção. Muito origada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu de imediato trocaria apenas a placa de potência, em 90% dos casos o defeito é na placa de potência, eu particularmente nunca troquei a plaquinha do ice maker, muitas vezes o ice maker dos meus clientes apresentam defeito e eles deixam quieto, quando apresenta outro defeito mais grave, troco a placa de potência e o ice maker volta, isso ocorreu mais de uma vez, mas não posso afirmar com toda certeza pra você, estou apenas relatando o que tem acontecido em meus atendimentos ok, se quiser trocar apenas a plaquinha do ice maker para testar, acho válido também.

      Excluir
  26. Boa noite tenho uma Df80x e o ice maker parou de funcionar porém percebi que não está puxando a água do reservatório e o dispenser também não libera água pela porta. É possível a válvula de água ter apresentado esse defeito? E esses estralos na região da porta onde fica essa válvula tomei a liberdade de desmontar e ver e percebi isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, teste a valvula pra ver se não está queimada, caso não esteja, outra possibilidade é a placa que comanda o ice maker, ela fica junto com a placa que controla a geladeira, dentro da caixa da placa, que fica perto do motor, tem uma placa grande, e outra placa que fica de lado, dentro da mesma caixa, essa placa menor é a placa do ice maker. Mas antes teste a valvula.

      Excluir
  27. Olá o refrigerador liga porém não gela, nem no freezer..

    Aparece a sigla ER qual problema poderia ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ER é indicação de erro, geralmente de placa de potência, mas sem ver não tem como ter certeza absoluta, é a suposição mais provável.

      Excluir
  28. olá o refrigerador liga, porém não gela, nem o freezer...

    Aparece a sigla ER... qual problema poderia ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ER é indicação de erro, geralmente de placa de potência, mas sem ver não tem como ter certeza absoluta, é a suposição mais provável.

      Excluir
  29. Meu refrigerador liga mas não gela e aparece tb a sigla ER tem 1(um )ano que troquei essas pecas, gostaria de saber o motivo ou melhor o problema?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ER é indicação de erro, geralmente de placa de potência, mas sem ver não tem como ter certeza absoluta, é a suposição mais provável.

      Excluir
  30. Boa noite,tenho uma eletrolux db52x ela parou de funcionar..fica apenas uma sigla no painel Er2,tipo erro...o que pide ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja defeito de placa, mas é um produto novo, não tenho consertado deles ainda para ter uma noção exata do problema, melhor chamar um técnico, de preferência da rede autorizada, produto novo, tem que mexer quem conhece bem, senão pode trocar coisa sem necessidade, aumentando o custo de manutenção.

      Excluir
  31. Tenho uma eletrolux db52x ela parou de funcionar fica apenas com a sigla Er2 no painel..o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja defeito de placa, mas é um produto novo, não tenho consertado deles ainda para ter uma noção exata do problema, melhor chamar um técnico, de preferência da rede autorizada, produto novo, tem que mexer quem conhece bem, senão pode trocar coisa sem necessidade, aumentando o custo de manutenção.

      Excluir
  32. Boa noite,tenho uma eletrolux db52x ela parou de funcionar..fica apenas uma sigla no painel Er2,tipo erro...o que pide ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja defeito de placa, mas é um produto novo, não tenho consertado deles ainda para ter uma noção exata do problema, melhor chamar um técnico, de preferência da rede autorizada, produto novo, tem que mexer quem conhece bem, senão pode trocar coisa sem necessidade, aumentando o custo de manutenção.

      Excluir
  33. Tenho um Di80x. É a terceira X que troco o kit, todo ano ela dá esse problema. Não aguento mais. Como resolver esse problema? Será que tem alguma outra coisa que está fazendo queimar toda hora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o fornecimento de energia é isntável, como em quase todo país, os produtos levam a culpa, quando na verdade as companhias de energia elétrica fornecem uma energia muito oscilante, como tudo no Brasil, nenhum serviço público presta, não seria diferente com as distribuidoras de energia, aqui em Brasília, a CEB é uma vergonha.

      Excluir
  34. Bom dia. Tenho uma Di80X, já troquei as placas várias vezes, porém dessa vez já chamei o técnico umas 5 meses e ele diz que Ñ são as placas. O freezer está totalmente normal, o icemaker tb, mas na parte gela muito pouco, fica apenas "frio", Ñ chega a ficar gelado. O que pode ser?grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse apenas ...NA PARTE GELA MUITO POUCO... imagino que seja no compartimento refrigerador, então, se for isso, pode ser que esteja havendo bloqueio de gelo no freezer, impedindo circulação de ar, se for isso, tem que testar a resistência de degelo que fica em volta do congelador, se estiver queimada, troque, se não estiver queimada, aconselho que troque a rede sensora, é muito comum trocar rede sensora com fusíveis nesse modelo, mas tem mais que uma versão de rede sensora para esse modelo, aconselho, tirar a sua e levar até uma loja Electrlux, para não comprar errado ok.

      Excluir
  35. Bom dia. Tenho uma di80x e já apresentou vários problemas. Dessa vez, porém, já chamei o técnico umas 5 vezes e ele diz q Ñ são as placas. O congelador está totalmente normal e o icemaker tb, mas na parte inferior apenas fica frio, Ñ gela. O que pode ser? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma igual à sua e já apresentou este mesmo defeito, foi trocado o sensor de temperatura e resolveu

      Excluir
    2. Rosangela
      Você disse apenas ...NA PARTE GELA MUITO POUCO... imagino que seja no compartimento refrigerador, então, se for isso, pode ser que esteja havendo bloqueio de gelo no freezer, impedindo circulação de ar, se for isso, tem que testar a resistência de degelo que fica em volta do congelador, se estiver queimada, troque, se não estiver queimada, aconselho que troque a rede sensora, é muito comum trocar rede sensora com fusíveis nesse modelo, mas tem mais que uma versão de rede sensora para esse modelo, aconselho, tirar a sua e levar até uma loja Electrlux, para não comprar errado ok.

      Excluir
  36. Meu amigo. Minha di80x não estava ligando. Veio um técnico aqui e disse que era a placa. Me cobrou 580 reais. Resumindo. Placa trocada e nada da geladeira gelar, ele disse que eu teria que esperar 8h e ela voltaria a gelar, já se passaram as 8h e nada de gelar. O que vc acha que mais pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser rede sensora, ventilador, resistência de degelo queimada, em 8 horas teria que gelar ao menos o freezer, a parte de baixo leva mais tempo, se estiver cheia de alimentos, demora ainda mais, mas em 08 horas o freezer teria que ter congelado, eu comecei a vender peças no mercado livre, e tenho essa peça para um modelo de DI80 ou DF 80, achei bem caro o preço cobrado, de uma conferida na peça, para esses modelos, tem que abrir e ver o código exato na peça, porque sempre tem mais que uma versão, mas o preço é quase o mesmo , variando muito pouco, veja o link de venda e compare com o que te foi cobrado
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753749846-placa-eletrnica-geladeira-electrolux-di80x-_JM

      Excluir
  37. Bom dia, tenho a geladeira DFI80 e quando acabou a força, ao ligar novamente ela ficava estraçando os reles e não ligava o motor, ai deixei a noite fora da tomada e ligou, mas quando tirei da tomada pra por no lugar não ligava mais! deixei de dia fora da tomada e nada, troquei o rele de partida do compressor, mas não resolveu! Alguma dica? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue o motor direto na tomada, com um cabo de força, deixe ele desligado por duas horas para esfriar, depois faça isso, ligue direto na tomada, se ele ligar deixe funcionar por duas horas, se estiver tudo certo com ele, tem 90% de chances de ser defeito na placa Marcelo.

      Excluir
    2. Fiz o teste ontem a noite... Compressor funcionando.
      Trocarei a placa hoje ou amanha! Obrigado pela ajuda! Bom trabalho.

      Excluir
  38. Olá pessoal, bom dia.
    Refrigerador df80x, trocado placa de potência, placa de interface, e sensor de degelo, por causa de bloqueios constantes.
    Ela está funcionando "normalmente", porém ela faz gelo no refrigerador, que as vezes preciso comno secador de cabelos da minha mulher, derreter esse gelo...kkkk
    Ah! E não sei se é normal, mas pra mim ela fica muito tempo com o motor ligado. Não tenho certeza, mas de 24 hs que o dia tem, pelo menos 20 ela fica ligada.
    O que fazer?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve em algum momento ter descido água de degelo para a parte do compartimento refrigerador, o que deveria fazer, é desligar da tomada, deixar com as duas portas totalmente abertas, para que todo gelo que tenha em algum lugar interno derreta, então, depois desse tempo, seque tudo e religue, essa é a dica que posso te dar.

      Excluir
  39. Olá meus caros.
    Tenho um DI80X e ele está apresentando os seguintes problemas: o refrigerador não está resfriando, o congelador não está evaporando e o painel frontal está com os leds piscando de forma aleatória. Exatamente como o que foi descrito no vídeo. Pergunta: é necessário trocar o kit todo (placa de interface, placa de potência e o sensor de degelo)??

    Obrigado pela atenção
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a placa de potência e a rede sensora, hoje troquei uma dessas na casa de cliente, mas tem que abrir o freezer para ver a rede sensora que está usando, tem mais que um modelo de rede sensora

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta.
      A rede sensora do meu refrigerador é de um modelo só. Falei com a autorizada e através do PNC me disseram isso. Vou tentar trocar somente ela. Se não der vou comprar placa de potência.
      Valeu Celso.

      Abraços

      Excluir
    3. Valeu, vai dar conta sim, o vídeo acima ensina como trocar

      Excluir
  40. Boa noite
    Existe alguma versao de interface diferente nesse modelo ? Pois tinha 2 geladeira
    Sendo q uma parou de gelar embaixo entao troquei a rede sensora e corrigiu mas a interface estava meia descontroldada desde antes ai tirei a interface da outra q tava boa e coloquei nela para vender agora o rapaz esta dizendo q nao gela embaixo
    Obs antes de trocar a interface tava normal tinha uns 3 meses q tinha trocado o sensor depois q troquei a interface o cara levou nao fiquei com ela para testar
    Vc acha q pode ser a versao da placa de interface nao ser compativel ?
    Uma é de 2009 a outra é de 2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, todas as interface para esse modelo são a mesma

      Excluir
  41. Olá cara beleza? aqui vc podia me ajudar se poder.
    Eu tenho essa df80 e essa semana ela deu pau, parou de gelar tanto o freezer como a parte de baixo a geladeira, olhei alguns videos na internet e eles ensinavam que se eu trocar uma placa na parte traseira da geladeira poderia voltar a funcionar, vc pode me dizer se isso e fato e que placa seria essa ? ficaria muito agradecido pela sua ajuda meu camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem 90% de chance de ser a placa, mas para esse modelo existe mais que uma placa, tem que ver na etiqueta do produto que fica na parte do refrigerador o PNC, que é uma identificação do produto, como se fosse um CPF dele, esse modelo usa mais de um modelo de placa, e com o PNC da etiqueta, podemos identificar qual placa usa, se quiser, mande um whatsapp para meu departamento de peças que respondemos mais rápido, 61 9 8289-8820

      Excluir
  42. Estou com um problema o meu refrigerador é um df80 , ele está acendendo dois traços no temperatura do freezer e no painel o ícone da temperatura está ficando acesso!! O que pode ser ???obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito na placa eletrônica que fica lá atrás perto do motor do lado esquerdo, é apenas uma possibilidade, seria bom um técnico dar uma olhada

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.