sábado, 27 de abril de 2013

Como Transportar Geladeira e Freezers de Forma Correta?


Qual a  forma correta, para transportar eletrodomésticos de refrigeração, no caso geladeira, freezer, frigobar etc...?

   A forma correta de transporte de Eletrodomésticos de refrigeração, é sempre em pé, ou seja, os produtos tem que ser movidos e transportados de forma vertical, porque os compressores, ou seja, os motores que fazem a circulação do gás pelo sistema de refrigeração, tem em seu interior óleo, essa foto, com a carcaça do compressor transparente ilustra muito bem o que estou dizendo. Observe o óleo acumulando dentro do compressor, e acima os três canos, um por onde o gás sobre comprimido, o outro por onde retorna depois de passar por todo sistema, e o terceiro, por onde se faz a carga de gás, portando se você ao transportar inclina o produto, o óleo, inevitavelmente, vai entrar em um desses canos, e obstruir a passagem do gás, e automaticamente, ao ligar, o produto não vai funcionar, pois o gás vai estar impedido de circular, pela presença de óleo no sistema, e eu estou apenas me referindo a inclinar, deitar jamais.
   Por isso, toda vez que se transporta um produto como freezer ou geladeira, novo ou usado, pedimos que quando se chegue no local onde vai ser ligado esse produto, deixe ele pelo menos umas quatro horas desligado, para que se eventualmente um pouco de óleo do compressor tenha entrado na tubulação durante o transporte, esse óleo retorne para dentro do compressor, e assim passado esse tempo, ligue-se o produto a tomada com total segurança.





82 comentários:

  1. Qual a melhor secadora de roupas? Qual o modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Secadoras de roupas não são como lavadoras que tem vários modelos, sempre vai ter apenas um modelo comercializado, procure Brastemp ou electrolux, sao as melhores do mercado.

      Excluir
  2. Oi Celso, tenho uma geladeira Brastemp Cycle Defrost 360 (BRD36EBANA) e ela não liga.
    Ela funcionava perfeitamente, foi desligada e ficou parada quase 1 ano. E essa semana foi transportada. No transporte veio na vertical e teve alguma inclinação para colocada e retirada do carro. Esperei quase 24h, fui ligar e nada. Não emite som algum, não resfria, não treme, não acontece nada.
    Bom, fiquei então desconfiada de ser algo da própria alimentação de energia..., o que você acha? Dei uma olhada nos fios e não achei nada rompido ou com defeito aparente.
    Obrigada, Lisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisa, veja se o botão de controle de temperatura não está na posição desligado, se for isso, basta apenas girar o botão do controle de temperatura que ela vai religar, se for mesmo isso prepara a orelha que eu vou dar um puxão de orelha viu, caso não seja me diga, que vamos ver outras possibilidades

      Excluir
  3. Haha, não Celso. Posso mexer no controle de temperatura que tb nada acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai ter que testar outra coisa, tem que retirar os dois fios que vão ligados no motor, desconsidere o verde que é o terra, então com um cabo de força ligue os dois fios no motor e na tomada, se o motor ligar deixe funcionar por uma meia hora, se estiver gelando normal, então tem que trocar o termostato, se o motor, mesmo sendo ligado direto na tomada não ligar, então o defeito é no proprio motor ok Lisa

      Excluir
  4. Oi amigo! Poderia me ajudar? Precisamos saber qual gás utilizar em um motor de geladeira antigo. É de uma cônsul, acredito que seja da década de 80. Não tem mais a identificação... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usa-se o gás MP39 para modelos antigos, substituindo o antigo R-12

      Excluir
  5. Celso, não voltei ainda para escrever porque cai totalmente de cama, doente. Pra vc ver que não são só as geladeiras que sofrem impacto com mudanças...afe.
    Assim que eu conseguir fazer os testes, volto pra contar o que aconteceu. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas coloque sua resposta debaixo do primeiro assunto, como resposta da minha resposta, pois são centenas de comentários por semana, e o assunto tem que estar todo junto para que eu possa acompanhar cada caso, abraço e melhoras querida

      Excluir
  6. Celso, obrigado pelas suas informações!
    Ficou tudo mais claro agora.

    Então.. acho que eu mereço um puxão de orelha rs.
    Transportei minha geladeira e agora ela não está refrigerando direito.
    O freezer está gelando, mas a geladeira não está gelando quase nada. O motor tem ficado ligado direto, independente do numero que eu coloco no controle de temperatura. Já coloquei no máximo pra ver se formava alguma placa de gelo na geladeira e nada dela gelar.

    Tirei uma foto pra voce ver:
    https://www.pucci.eng.br/canomotor.png
    Tem uma barriga no cano que volta pro compressor.
    Estava aqui pensando, se eu deitar a geladeira pro outro lado? Caso tenha oleo na barriga, ele vai voltar pro motor?
    Como ele só tem barriga de um lado, eu vou deitar e vai entrar oleo no outro cano, mas este não tem barriga.. então penso que depois ele volta.

    Voce acha que dá certo?
    Voce tem noçao de preço? pra eu nao ser passado pra tras caso eu chame alguem pra arrumar?

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o desenho dos canos é estratégico,para evitar ruídos, para separar óleo de gás, mas se virar não vai adiantar nada, o óleo entra no sistema e não entope esses canos aí, eles são largos, o óleo entope o capilar, que parece um fio, mas na verdade é um cano por onde passa o gás, é uma passagem milimétrica, por isso, qualquer minimo de óleo vai bloquear a passagem de gás.
      Veja que onde voce mostrou a barriga, do cano grosso, sai um fino, parece um arame, mas na verdade é um cano por onde o gas passa, ele sai do filtro, e dá umas voltas no filtro, está pintado de branco, é esse cano capilar que entope
      Quanto ao volor do serviço, eu não posso estipular, mas algo justo, seria entre 120,00 e 180,00 , depende do custo que o profissional ou empresa que vá te atender tenha ok.

      Excluir
    2. Gastei 120,00! (interior de sp). o Cara mecheu bem neste cano fininho...
      Ele soltou todo gás (nao recolheu nem nada.. soltou dentro da cozinha msm.. saiu um gas meio esbranquiçado. )
      Daí ele cortou um pedacinho de cano na saida do filtro e ligou a geladeira.. até o motor parar de fazer barulho (Acho que tirando o gás todo. )
      Daí tampou este caninho e começou a encher com gás e o motor foi voltando a fazer barulho! :)

      Obrigado!

      Excluir
    3. Por nada amigo, que bom que tudo voltou ao normal por aí, grande abraço

      Excluir
  7. Celso comprei uma geladeira df80x eletrolux e deixei na minha sogra pois ainda não recebi a chaves do meu ap , quando eu for transportar posso deita-la só pra passar nas escadas ??? me ajude estou preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode inclinar sim, deitar não aconselho de forma alguma, depois que chegar ao apto, deixe ela de pé por pelo menos umas 06 horas antes de ligar, assim todo oleo do compressor que possivelmente tenha entrado na tubulação vai ter tempo suficiente pra retornar ao comrpessor ok.

      Excluir
  8. Bom dia Celso, não sei se tu trabalhas com lava e seca roupas, tenho uma electrolux, 9 kg, se não me engano, o modelo é es09, posso trandporta-la deitada? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com lava&seca não Fabricio, mas meu conselho é que transporte o produto em pé, mesmo em pé, lavadoras de tombamento precisam ser transportadas com travas de segurança, pois tem componentes pesados, como pedras de concreto internamente para equilibrar o peso, então vamos imaginar que mesmo em pé presisam de travas para não se auto-danificarem, imagine um produto desses deitado....

      Excluir
  9. Olá! Celso, preciso de ajuda. Comprei um frigobar Brastemp modelo Retrô, montei os pés - para isso virei o frigobar como indicado com a porta para cima - desvirei e liguei em seguida. Fez uns barulhos estranhos e desliguei. Liguei novamente uns 10 minutos depois e sai por uma hora. Quando voltei fui verificar se estava gelando. Está, porém estou receosa que está pouco fria, já que está no máximo e hoje não está quente.

    Estraguei tudo?????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, já que está esfriando
      A questão é que este modelo tem um congelador pequenino, por isso esfria pouco, faça o seguinte, coloque a mão no congelador, veja se tem gelo na superfície do congelador, se tiver congelado está tudo normal, se não estiver me fale, que vamos ver o que fazer ok.

      Excluir
  10. Frigobar Brastemp Retrô - Não sei se a temperatura interna do produto está correta.
    Ao colocar os pés deitei o frigobar com a porta para cima, conforme instrução. Não li a última frase que dizia para ligar o produto só depois de uma hora de desvirado. Ligando fez uns barulhos estranhos. Resolvi desligar para limpar, mas como tinha que sair liguei novamente uns 10 minutos depois.Sai e ao retornar fui verificar se já estava bem gelado seu interior - após 2 horas - mas, acho que não está muito frio não. Apesar de hoje a temperatura externa estar 20° C.
    Me ajude, por favor!!! Estraguei meu frigobar novinho??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, já respondi você ali na outra pergunta, se não estiver congelado a superfície do congelador me relate que vamos ver o que fazer, mas não fique preocupada, isso se resolve com certeza, abraço, e tomara que nem me responda, pois assim, saberemos que está tudo normal, abraço

      Excluir
    2. Olá, Celso. Tenho um frigobar do mesmo modelo citado acima. Ele estava com acúmulo grande de gelo e por isso o desliguei para descongelar. Limpei a geladeira e religuei e agora ele não gela mais como antes. Está bem fraquinho mesmo ligado no máximo. Você tem ideia do que pode ser?

      Excluir
    3. Maria, não gela ou não faz gelo, porque fazer gelo em excesso não significa que está gelando, gelo em excesso tem capacidade de refrigeração bem reduzida, só faz volume, se faz apenas uma fina camada de gelo, e mesmo assim congela liquidos normalmente, não tem com que se preocupar, é isso mesmo...

      Excluir
  11. Comprei uma Brastemp Frost Free e infelizmente para entrar em casa ela não só teve de entrar deitada como ficou até de cabeça pra baixo, deixei descansando por 24 horas, mas estou preocupada, será que pode haver algum dano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, virar o refrigerador de cabeça para baixo, não vejo essa necessidade, já que isso não vai alterar suas medidas, ou seja ele tem a mesma medida tanto na parte superior quanto na inferior, por isso, fazer essa manobra não faz sentido.
      Mas esse prazo de 24 horas é suficiente para o óleo do compressor retornar para a peça, se tiver que dar problema vai dar, ligue e veja como o produto vai se comportar. Não temos o que fazer, a não ser torcer para não ter problemas mais graves, abraço.

      Excluir
  12. Celso, transportei meu freezer e inclinei um pouco ao descer do caminhão, liguei em seguida. Não sabia dessa história de esperar. Agora ele ta congelando bem pouco, não gela nem a cerveja, mesmo na posição freezer. É um metalfrio da302. Será que se eu desligar e esperar uns dois dias e voltar a ligar ele volta a funcionar corretamente? Ou devo chamar a assistência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente se tiver óleo no sistema, não volta ao normal não, mas tente fazer isso, não sabemos até onde foi o óleo, faça e se não resolver, chame um profissional, mas não precisa ser dois dias, deixe apenas 24 horas ok.

      Excluir
  13. Boa tarde amigo comprei uma geladeira americana GE inverse, no transporte tiveram que deita-la, esperei alguns dias para liga-la e funcionou normalmente por uns 3 dias, agora so a parte inferior (freezer) esta gelando a parte do refrigerador nao.
    Se desligo da tomada e ligo volta a funcionar normalmente por uns 10 minutos. Me disseram que poderia ser oleo no sistema. Que o gas da geladeira esta ok. Voce teria como me ensinar a concerta-la. Roberto Filippi scoutsom@gmail.com 11 2815-0036

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for óleo no sistema, apenas um técnico de refrigeração pode resolver Roberto, precisa de ferramentas como maçarico, manometro e muito mais, além disso precisa de qualificação técnica para esse serviço, melhor chamar um técnico para conferir se é mesmo isso e corrigir o problema.

      Excluir
    2. Boa tarde tenho um frefrigerador GE inverse americano e estou com problema pois so esta gelando o freezer a geladeira nao, me fizeram trocar o sensor de desgelo e me cobraram 600,00 e a geldaeira continua apresentano o mesmo problema. Por acaso vc teria ou sabe se existe sensor que ativa a rotacao da ventilacao do freezer para geladeira? pois testamos o ventilador ligando direto na forca e ele esta funcionando perfeitamente. quando desligo e ligo a geldaeira ele volta a funcionar por alguns instantes e depois para nao aciona mais, as vezes ele comeca a rodar mais para. me ajude por favor!!!

      Excluir
    3. Roberto, eu não trabalho com essa marca, trabalho com as marcas Brastemp/Consul e Electrolux, como descrevi no blog, e não imagino que existe qualquer sensor que custe esse valor, é um absurdo um valor desses, então eu só dou instrução do que eu conheço a fundo e quando tenho certeza que minha informação é correta, responder apenas por responder não faço, então não vou pode te ajudar, mas entre em um site de amigos, onde muitos técnicos respondem, pode ser que um deles te ajude melhor ok
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
    4. Pucci4 de janeiro de 2014 21:28
      Roberto... aconteceu a mesma coisa com a minha geladeira... idêntico. .. so o frete zero gelava... dae o cara trocou o gás... na retirada do gás o oleo já sai... 120 reais eu paguei no interior.... franca sp

      ResponderExcluir

      Excluir
  14. Roberto... aconteceu a mesma coisa com a minha geladeira... idêntico. .. so o frete zero gelava... dae o cara trocou o gás... na retirada do gás o oleo já sai... 120 reais eu paguei no interior.... franca sp

    ResponderExcluir
  15. Olá, Tenho um regrigerador Consul (CR038DBBNA) Biplex e o mesmo foi enviado para manutenção (havia furo na parte inferior do evaporador). No momento da entrega o mesmo teve de ser inclinado para entrar na cozinha. Aguardei 2 horas e depois liguei. Notei que já se passaram 4 horas e o mesmo ainda não desligou, estando vazio (freezer e refrigerador) e com o termostato no nível 5 (ultimo ajuste para dias frios e poucos alimentos), cheguei a verificar o ponto onde foi efetuado o reparo (aplicação de espuma) e não constatei vazamentos de gás. O que pode estar havendo? Será que há óleo no interior do circuito ou é normal este comportamento, após vários dias desligado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é normal, só vai desligar quando retirar o calor do interior e dos alimentos ali colocados, pode ficar até 48 horas ligado direto, é normal, mas diminua a temperatura do controle no termostato, mude para o 3. Assim vai desligar mais rápido.

      Excluir
  16. Boa tarde tenho um frefrigerador GE inverse americano e estou com problema pois so esta gelando o freezer a geladeira nao, me fizeram trocar o sensor de desgelo e me cobraram 600,00 e a geldaeira continua apresentano o mesmo problema. Por acaso vc teria ou sabe se existe sensor que ativa a rotacao da ventilacao do freezer para geladeira? pois testamos o ventilador ligando direto na forca e ele esta funcionando perfeitamente. quando desligo e ligo a geldaeira ele volta a funcionar por alguns instantes e depois para nao aciona mais, as vezes ele comeca a rodar mais para. Me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Celso, vou me mudar e ficar de aluguel até comprar outro apartamento e minha geladeira Brastemp vai ficar num deposito desligada por um tempo, tem algum problema ela ficar desligada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendável Nessa, porque desligada a pressão do gás aumenta e com isso a possibilidade de vazamento de gás internamente, mas isso apenas aumenta essa possibilidade, não quer dizer que vá dar problema, deixe as portas um pouquinho abertas, coisa de 05 cm, para evitar formação de bolor e mal cheiro, se for o caso, coloque um prato em cada compartimento, com um pouco de pó de café espalhado no prato, para evitar mal cheiro ok. abraço

      Excluir
  18. Olá, tenho uma brastemp inverse, estou de mudança, quanto tempo antes do transporte eu devo desligar a geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode desligar e transportar imediatamente, mas não pode transportar inclinada, tem que transportar em pé o tempo todo, e quando chegar ao novo local, deixar ela em repouso por pelo menos umas 05 horas, depois religar.

      Excluir
  19. Oi, a minha geladeira não passa pela porta da cozinha, e os marcos da porta não podem ser retirados. Tem um um "buraco" da sala para a cozinha em que ela passa perfeitamente, mas para isso ela precisaria ser deitada por alguns minutos. Nem isso é possível? Esse "buraco" começa na altura de 1.35 da parede, mais ou menos, então teríamos que levantar de um lado, deitá-la, e outras pessoas receberem do outro lado...Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tem outro jeito, pode sim, faça essa passagem o mais rápido possível, mas depois deixe ela em pé, sem ligar por umas 04 horas, assim o óleo que entrou na tubulação por onde passa o gás , retorna para o compressor e você não corre risco de entupimento

      Excluir
  20. Celso, pretendo comprar uma geladeira da eletrolux modelo side by side, porém vou casar no final do ano que vem.. Tem problema deixar ela desligada por mais de um ano? Qual o máximo depois da entrega q posso deixar desligada?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, um produto parado, aumenta em muito a pressão dentro do sistema por onde o gás passa, Giovanna, em funcionamento fica em média com 5 psi, e desligada com 50 ou seja 10 vezes mais, e como os produtos novos, tem uma tubulação interna cada vez mais fina, vai aumentar dez vezes o risco de vazamento de gás, não que vá ocorrer com a sua, mas deixar de correr risco é melhor, e isso pode causar problemas a curto, médio ou longo prazo, talvez quando sair da garantia, então no seu caso, acho melhor, pegar o dinheiro que iria pagar na geladeira, e colocar em uma poupança reservada, assim com a correção vai comprar uma geladeira porque vai aumentar muito pouco de valor nesse tempo, e a correção da poupança deve cobrir essa diferença, se não, pelo menos não corre o risco de danificar o produto, entende? esse é meu ponto de vista, sabendo que hoje, temos uma grande incidência de vazamento de gás internamente dentro dos produtos, o que é um absurdo, visto que isso jamais poderia ocorrer, pois os sistemas são completamente lacrados, vaza porque eles para diminuir custos de fabricação, colocam cada vez canos mais finos, e com mistura de metais, ao invés de cobre grosso, que seria o ideal e correto. abraço e felicidades.

      Excluir
  21. Olá tudo bem? Transportei a minha geladeira e infelizmente deitaram ela no transporte... por pouco tempo mas deitaram. Esperei em torno de 1h30min para ligala mais ela só faz um barulho estranho e não gela mais. Será que se eu manter ela desliga, o óleo ainda volta para o motor? Ou terei que chamar um técnico mesmo? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente fazer isso, caso não volte chame um profissional para ver se é esse mesmo o problema.

      Excluir
  22. Olá
    Adquiri recentemente uma geladeira nova e moderna. A antiga continua aqui em casa. Se trata de uma CLIMAX fabricada por Pereira Lopes em São Carlos - SP há mais de trinta anos. Bem antiga né, precisou uma vez apenas de manutenção que foi a troca do gás que por sinal era prejudicial a camada de ozônio. Ela funciona perfeitamente e eu estou em dúvida em que destino dar a ela.
    Será que compensa reformá-la? Trocar o compressor por um mais recente e econômico, trocar a vedação das portas e até mesmo o isolamento embutido em suas paredes.
    Se é preciso fazer isso tudo mesmo ou basta usa-la assim do jeito que está.
    Se não for viável nada dito anteriormente... terei um ótimo compressor para encher os pneus de minha bicicleta rsrs

    Antônio, Montes Claros - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não compensa trocar componentes por dois motivos, e o primeiro é que você nao vai mais encontrar peças para esse produto, segundo é que se mesmo existindo as peças não compensaria a manutenção, então acho que se ela ainda funciona, deixe assim como está.

      Excluir
  23. Oi Celso tudo bom

    Moro na Nova Zelandia e estive olhando seu blog para tirar umas duvidas e por sinal muito bom vc esta de parabens por esta sempre respondendo as pessoas e profissionalismo, obrigado e que Deus te a bencoe!!!!!!!!!

    Eduardo Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eduardo, muito obrigado, saber que podemos alcançar pessoas tão distantes é gratificante, é um prazer ter você aqui, e se precisar de mim e eu puder ajudar, conte comigo, abração amigo.

      Excluir
  24. Bom dia!
    Celso, comprei ontem um bebedouro três torneiras do modelo industrial da marca Karina K100, o vendedor colocou na posição horizontal ( deitado) na cabine da caminhonete; questionei para que fosse vertical e até disse que na estrada havia muitas costelas de vacas, mas ele disse que era assim a forma correta: cheguei em csa e no papelão que forrou o bebedouro havia muito oleo derramado. o que eu devo fazer? não liguei ainda não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ligue, com certeza quebrou algum cano que vai ligado ao compressor, é a única peça que contém óleo, volte até a loja e nem desembale, se já desembalou leve de volta e converse com eles, quando transportar, tem que ser em pé, na posição em que fica o produto quando em uso, se for inclinar incline o mínimo que puder, e quando chegar do transporte antes de ligar, deixe sempre no mínimo 04 horas desligado, isso são dicas para o outro, esse aí que está vazando óleo, sem condições de uso ok.

      Excluir
  25. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde! Eu tenho uma geladeira frost free e gostaria de saber se antes da mudança devo deixá-la desligada tipo um dia inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, só precisa deixar desligada após chegar no local para onde está se mudando, por umas quatro horas, mas desligar, pode desligar na hora em que for transportar ok.

      Excluir
  27. Bom dia!
    Gostaria de saber se devo deixar minha geladeira desligada por 24hrs antes de transportá-la na mudança? A minha geladeira é Eletrolux- frost free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, só precisa deixar desligada após chegar no local para onde está se mudando, por umas quatro horas, mas desligar, pode desligar na hora em que for transportar ok.

      Excluir
  28. Comprei uma geladeira Frost free Electrolux inverse e no ato da entrega percebi que os entregadores concluíram o trajeto da escada de acesso a minha casa com a geladeira de cabeça para baixo, essa irregularidade foi por um período de cinco minutos. E agora? Ela esta na posição correta há 13 horas. Posso ligar? Já mandei um E Mail para a loja reclamando do serviço de entrega.Ainda não me responderam. Existe o risco de causar danos ao produto? Modelo da Geladeira Electrolux DB53X 220-60 BR
    Grato
    Moisés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa demora, já deve ter ligado ela, e com certeza, ficando esse período de 13 horas não deve ter problemas, mas caso tenho acione a loja, para que troquem por outro, você tem 07 dias, para que a troca possa ser feita, em caso de não funcionamento do produto.

      Excluir
  29. Boa noite ! Tenho o Brastemp retro a 3/anos gostaria de saber se é preciso fazer a troca de gás ? Ou se não de quanto em quanto tempo se faz? O brigado assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gás, só se coloca no sistema, quando vaza, mas se vaza é porque tem problema, como o sistema de refrigeradores são herméticos, ou seja, completamente isolados, deveriam durar mil anos sem vazamento de uma grama de gás, mas ocorrem vazamentos pela má qualidade dos materiais, mas não se preocupe, não tem que repor gás não, use a vontade, só se preocupe se um dia parar de gelar, somente nesse caso ok. por hora, tudo certo.

      Excluir
  30. Boa noite ! Tenho o Brastemp retro a 3/anos gostaria de saber se é preciso fazer a troca de gás ? Ou se não de quanto em quanto tempo se faz? O brigado assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gás, só se coloca no sistema, quando vaza, mas se vaza é porque tem problema, como o sistema de refrigeradores são herméticos, ou seja, completamente isolados, deveriam durar mil anos sem vazamento de uma grama de gás, mas ocorrem vazamentos pela má qualidade dos materiais, mas não se preocupe, não tem que repor gás não, use a vontade, só se preocupe se um dia parar de gelar, somente nesse caso ok. por hora, tudo certo.

      Excluir
  31. Tenho um frigobar Brastemp retro a 3 anos ; gostaria de saber se é preciso trocar o gás ?/ e se não como saber qual do e preciso trocar o mesmo e se a troca se faz necessária obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gás, só se coloca no sistema, quando vaza, mas se vaza é porque tem problema, como o sistema de refrigeradores são herméticos, ou seja, completamente isolados, deveriam durar mil anos sem vazamento de uma grama de gás, mas ocorrem vazamentos pela má qualidade dos materiais, mas não se preocupe, não tem que repor gás não, use a vontade, só se preocupe se um dia parar de gelar, somente nesse caso ok. por hora, tudo certo.

      Excluir
  32. Oi estava lendo suas dicas quanto ao jeito correto de transporte de geladeira, freezers e afins. Pretendo fazer o transporte de uma geladeira e estava pensando em incliná-la, pois em meu veículo, apesar de ser grande, ela só cabe inclinada. Pensei que não houvesse muita implicação nisso, mas pelo visto o transporte dela só pode mesmo ser feito na posição vertical, em pé, não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em pé, mas se tiver que inclinar, incline o mínimo que puder, e ao chegar no novo local, deixe ela em pé por umas horas, quanto mais tempo melhor, para que se eventualmente tenha entrado óleo do motor compressor no sistema, esse óleo vote gradativamente para o compressor.

      Excluir
  33. Ola,
    Tenho uma casa de veraneio em que a geladeira só é usada duas ou três vezes no ano. A GELADEIRA É UMA DUPLEX. esse modo de utilização danifica a mesma??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom que fique desligada, pois a pressão do gás aumenta muito dentro do sistema, chegando a mais de 60 libras, e como os canos utilizados hoje são se péssima qualidade, aumenta o risco de vazamento interno de gás, estando desligada quase o tempo todo.

      Excluir
  34. celso estou com um problema com a minha geladeira que não esta gelando nem em baixo e nem em cima
    ela liga normal mais não esta gelando ,a marca dela é continetal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca, se não for frost free, você pode desligar os fios que vão no motor, e ligar o motor direto na tomada, com um cabo de força, se o motor ligar, deixar por uma hora, se gelar tudo, o defeito vai ser termostato, se não ligar e não gelar, com certeza defeito no motor, agora se for frost free, infelizmente não conserto essa marca.

      Excluir
  35. Olá, tenho uma geladeira Brastemp Clean e ela está desligada a cerca de 6 meses e como vou me mudar, ela infelizmente vai ser transportada deitada por mais de 24h, é possível que haja problema ao liga-la novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando chegar ao novo local, deixe em pé pelo menos por 24 horas antes de ligar

      Excluir
  36. amigo eu sem querer deitei a minha é uma electrulox df42 e agora ela fica piscando e nao funciona oque devo fazer. me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado, o correto agora é deixar ela em pé por algumas horas, no mínimo 05 horas e depois religar para ver se volta a funcionar

      Excluir
  37. olá,comprei uma geladeira usada e na casa do proprietario estava normal,mas quando cheguei na minha casa ela liga o motor mas não gela,acredito q tenha entrado oleo no sistema ,,,egora que ja liguei,,adianta deichar desligada umas horas? pode ser que volte a funcionar? desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tentar deixar algumas horas desligada, no mínimo umas 8 horas

      Excluir
  38. Oi comprei um bebedouro de pressão e ele tava com o bojo de inox com sujeira daí tombei ele de cabeça pra baixo pra sujeira sair e até agora não liguei ele faz umas 6h ja oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deveria ter tombado jamais, mas depois de 06 horas pode ligar

      Excluir
  39. Olá comprei uma geladeira já tem uns 3 meses e só pretendo usá-la quando receber meu apartamento que está com previsão de entrega somente para dezembro 2018, ou seja está novo e embalada, porem quero saber se existe algum problema ficar esse tempo todo desligada, lembrando que nunca foi ligada.

    ResponderExcluir
  40. Celso boa tarde!
    então o transporte de uma geladeira usada nunca pode ser dela deitada? é que por não ter um carro com carroceria, eu ia transportar no bagageiro (sem os bancos do fundo). pode ser?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.