terça-feira, 2 de abril de 2013

Fusível Térmico Das Novas Geladeiras Brastem/Consul - Onde Fica o fusível e como trocar?

Evaporador bloqueado de gelo - Refrigerador BRU49


   O fusível térmico, substitui os antigos bimetálicos,ou bometais e ficam inseridos dentro do evaporador, ou seja congelador, os dois fios brancos que vão ligados ao gabinete ali na parte superior são dessa peça. Para fazer a substituição, é necessário tirar o excesso de gelo, que pode ser feito com um soprador térmico, ou com secador de cabelos mesmo, desde que seja bem potente, é melhor fazer a substituição da peça, sem o gelo acumulado, assim fica mais fácil localizar, e além do mais não adianta trocar a peça e deixar o gelo formado ali, pois com gelo em excesso, mesmo com a peça nova não vai funcionar, visto que o gelo obstrui a passagem do ar pelas alhetas do evaporador.


Fusível Térmico - Refrigeradores frost free Brastemp


Dica - Uma nova loteria chamada QUINA FÁCIL onde existem apenas 30 números, aumentando imensamente sua chance de ganhar apostando a partir de 05 dezenas, totalmente legal e que faz milhares de ganhadores em cada aposta, conheça, aposte e ganhe - CLIQUE AQUI!

INSCREVA-SE EM MEU CANAL DO YouTube 
VÁRIOS VÍDEOS ENSINANDO A CONSERTAR ELETROS.


67 comentários:

  1. Amigo! a peça q comprei foi essa mesma q vc postou porém no meu refrigerador brm41 sei sei indentificar qual dos 2 é o fusivel termico pois são muitos parecidos e todos estão com a fiação vindo direto do refrigerado. necessitando para substituir cortar e emendar os fios. Um está mas afastado o outro fica quase junto ao cano do evaporador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, o fusivel tem fios BRANCOS, impossível não saber qual é, e alé do mais não tem que cortar fios, ele é conectado, tem um conector, não tem que cortar nada não, o que ocorre é que tem uma capa preta protegendo o fio do fusível, basta retirar essa capa preta, que serve apenas para proteger o conector, retirando a capa, solte o conector, conecte o fusível novo e pronto, a não ser que sua geladeira não use fusível, porque o fusível tem fios BRANCOS e é conectado, não tem mesmo que cortar, o que tem que cortar é o sensor de temperatura, esse sim teria que ser emendado, mas já vem com conexões para ser conectado aos fios do gabinete. qualquer duvida pergunte aqui, mas acho que não tem como errar pelas cores dos fios, e olha que sou daltonico, abraço

      Excluir
    2. Veja quando o video chega em 40 segundos, eu dou uma focada com a camera no fusivel termico, ele fica inserido dentro do evaporador e tem os fios branquinhos ok.

      Excluir
  2. vi o cenector no seu video, porém minha geladeria não tem os conetores q tem são: dá resistencia e do ventilado fora isso é tudo ligado direto. Tem duas peça q parece sensor de campo uma fica no lugar mais afastado e a outra junto ao cano do condesador ambas com ligação dereta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então sua geladeira não usa fusível térmico e sim kit sensor para campo, e também não tem caixa controle, quero dizer que a placa dela não é caixa controle, e sim módulo de potencia, outro modelo de placa. Danilo respondo tanta gente aqui, mas acho que você disse que a sua geladeira é uma BRM41A, não é isso mesmo?
      mande um email por favor, celsojair@gmail.com , confirmando esse modelo ok, aguardo

      Excluir
  3. Amigo enviei um email com o modelo do refrigerador e uma foto da mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, já vi lá e te respondi, aguardando mais informações, abraço

      Excluir
  4. Amigo mesmo depois da troca do fusivel termico continuo achando q continua com o mesmo defeito pois ela não gela como antes o compressor dispara muito, acho q não trabalha nem 2 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já trocou a caixa controle também? a placa? teste o motor direto como eu te falei, ligue um cabo de força nele e na tomada, se ele partir sem dificuldade tem que trocar a placa, mas teste o motor quando ele estiver frio, não ligue ele na tomada quente que não parte mesmo, por causa do protetor térmico, espere esfriar, ligue diretamente na tomada, se partir normalmente o defeito é a placa, ou seja a caixa controle ok.

      Excluir
  5. Olá amigo abri meu freezer e havia gelo (não muito) pois ela tinha ficado desligada bastante tempo. Fiz o teste da resistência e percebi que ela aquece, mas qual temperatura tinha que ficar: tinha que ficar bem quente? Bom deixei só uns 5 minutos e notei que aquece (fica morno, e mais na parte de cima), não tinha que aquecer até lá embaixo? De qualquer forma, acredito que a resistência esteja ok. Retirei o fusível térmico (vi o vídeo que vc fez), aquele com 2 fios brancos. Existe um jeito de testar ele com multímetro? Fiz o teste de continuidade com o multímetro e ele à temperatura ambiente mostrou continuidade - ou seja, mexeu o multímetro mostrando que ele não está interrompido. Agora não entendi o funcionamento dele: ele tem que interromper a continuidade frio? tem como testar ele com gelo? Não gostaria de trocar ele a toa, de bobeira. Outro detalhe: não achei o timer dessa praga (o freezer dela é idêntico akele vídeo que vc fez pra mostrar o fuzível térmico). Onde ele fica pra eu testar? Um grande abraço e peço socorro, estou precisando mto de geladeira (criança em casa, etc) aki não existe técnico em refrigeração.

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, boa noite
      Se não tem acumulo de gelo igual ao do vídeo não tem que trocar fusível térmico, nem a resistencia, até porque ela está aquecendo, o fusível libera corrente para a resistencia se estiver a uma temperatura de -13 graus, então como estava no gelo normal ter continuidade.
      Como eu respondo até 50 perguntas todos os dias, e você postou um novo comentário ao invés de seguir a sequencia dos outros comentários, eu não sei qual modelo do seu produto, são muitas perguntas mesmo, e não tenho como me lembrar de tudo, porém se o freezer é igual ao do vídeo, a sua geladeira não tem timer, tem uma placa que fica do lado esquerdo do compressor, dentro de uma caixa branca e se chama caixa controle, se ela não está refrigerando na parte de baixo, se o ventilador funciona, a resistencia funciona, o problema só pode ser bloqueio de gelo, entre o compartimento freezer e o compartimento refrigerador, algumas geladeiras estão formando um bloco de gelo na passagem de ar, uma parte inacessível e complicada, pois como é feito de isopor o duto, não podemos aquecer com soprador térmico, o conselho que eu dou, e o que eu tenho feito com meus clientes para sanar o problema, é desligar o produto e deixar de portas abertas por 72 horas, de portas totalmente aberas, para que todo gelo acumulado derreta e desobstrua a passagem de ar.

      Excluir
  6. Caro Sr. Celso. Parabéns pela iniciativa do Blog. Tem sido muito útil para muitas pessoas.
    Meu nome é Otacilio e tenho um refrigerador Brastemp duplex Frost Free, modelo BRM 40D. Ele não está refrigerando o suficiente a parte inferior. Acompanhando às suas informações sobre possíveis defeitos em outros refrigeradores, executei as seguintes ações:
    1 - Troquei o módulo de potência;
    2 - Troquei o sensor de campo;
    3 - Testei o fusível térmico com multímetro e tinha continuidade;
    4 - Testei o ventilador e ele funcionou normalmente;
    5 - Testei a resistência de degelo e ela aqueceu.
    Aparentemente o sistema está funcionando bem pois o freezer esfria normalmente e não está com acúmulo de gelo no evaporador nem nos dutos de ventilação.
    O que eu tenho observado é que quando eu religo o refrigerado na tomada, a placa de controle executa os testes e aciona o ventilador e o compressor, entretanto, após o primeiro degelo, o ventilador não é mais acionado, impossibilitando o resfriamento da parte inferior.
    Por tudo isto gostaria de saber se exite alguma explicação para o ventilador continuar desligado. Se for possível peço que me oriente como proceder para resolver este problema.
    Desde já agradeço o seu empenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otacilio,
      Será que voce conectou certinho os fios do sensor?
      É ele quem tem que acionar o ventilador.
      o sensor vem com conexões para unir os fios do gabinete com a peça nova, se usou as conexões, veja se está bem fixado, tem que colocar o fio na cavidade e depois apertar a chapinha de metal prateado, para que ela entre e corte a capa dos fios, fazendo uma ponte entre os dois, tem que apertar a capinha até ela entrar totalmente na conexão vermelha, depois fechar a tampinha, pode ser que não esteja bem conectados os fios do sensor ok.

      Excluir
    2. Caro Celso
      Ontem à noite o alarme foi acionado como se uma das portas estivesse aberta. Desliguei a tomada e depois que religuei ele voltou a funcionar. Em seguida refiz a conexão do sensor e o problema do ventilador ainda continua.
      Hoje deixei a porta do freezer aberta e aguardei o alarme. No tempo certo ele foi acionado. Depois que fechei aquela porta o ventilador voltou a funcionar, até que sistema parou para o degelo. Dai em diante o ventilador continuou parado.

      Excluir
    3. Otacilio,
      Tá comlpicada sua geladeira, será que você colocou a caixa controle (placa eletronica) certa?
      Nunca vi esse problema em campo não, a não ser que tenham te vendido uma caixa controle com defeito ou vendido a peça pra outro modelo

      Excluir
    4. Celso,
      Consegui resolver o problema.
      Segui as instruções do Boletim Técnico BTRF0151 da Brastemp e descobri que o sensor de degelo estava indicando uma temperatura maior (5 graus) que da indicação de um novo sensor.
      Fiz a substituição e a geladeira voltou a funcionar normalmente.

      Abraços.

      Excluir
    5. Ah tá, tinha mais problemas então, mas o bom é que não tem mais nenhum e geladeira funcionando normal, abraço

      Excluir
  7. Ola, tenho uma BRM50, brastemp, ela parou de gelar embaixo, nao ha acumulo de gelo, observei a cx de agua cheia, abri a central do lado do motor e tbm nao vi capacitor nenhum estufado e nenhum defeito aparente! Na parte de cima, ela gela muitooo bem, porem embaixo, caos total, nao gela nada.. Será algum sensor ou essa placa central? chamei um cara q disse q era gas, mas a geladeira tem 2 anos, ai mandei embora, ja quer inventar moda.. Alguma dica q eu possa fazer, obrigado, otimas postagens.. ahhh tem alguma ventuinha alem do freezer na parte de baixo? pq a de cima liga perfeito Rogers Gigante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tem formação de gelo em excesso no freezer, mas as coisas congelam normalmente, pode ser que o duto de ar que fica entre o compartimento freezer e o compartimento refrigerador esteja bloqueado de gelo impedindo a circulação de ar, e só se resolve desligando o produto por umas 72 horas e deixando as duas portas totalmente abertas, porém existe sim a possibilidade de vazamento interno de gás, embora o produto seja novo, acontece de vazamento de gás na tubulação interna, mas isso se caracteriza por o produto deixar de refrigerar na parte de baixo e perder rendimento no freezer, algumas coisas congelam e outras ficam moles, como sorvetes que precisam de temperaturas baixíssimas para se manterem sólidos.

      Excluir
  8. bom dia . moro no interior de minas . Tenho uma geladeira eletrolux dff40 e recentemente ela não está ligando mais sozinha, ou seja, tenho que tirar e ligar novamente na tomada. Ela faz todo processo correto, só que depois de tudo estar gelado ela desliga o compressor (como é normal) e não liga mais. Tudo começa a descongelar...é como se ela tivesse desligada, mas não tá, todos os comandos dos botões estão funcionando, mas o compressor não liga. Então tiro da tomada e ligo novamente aí o compressor liga. abraços e por favor me deem uma dica do que será... valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, aparentemente é a placa, mas podem ser sensores da rede sensora, não tem como te instruir a trocar uma peça ou outra, é melhor que um técnico capacitado veja isso pra voce, chame um técnico competente, seu produto tem muitas peças eletricas e eletronicas

      Excluir
  9. Celso, bom dia! Minha geladeira é deste modelo e há extamente 1 mês atrás eu troquei o fusível térmico e a geladeira ficou uma beleza, estava degelando bastante, gelando bem os alimentos.

    Porém hoje reparei que o freezer estava com muito gelo e a parte debaixo gelando quase nada, com certeza o gelo está acumulando de novo. Estou achando que o sensor de temperatura do freezer não está legal. É Esta peça que fica colocada próximo ao botão de normal ou máximo? Vc Recomenda eu trocar também a caixa de controle? Eu vejo que o compressor desliga e liga e ouço um barulho de agua caindo, como se estivesse fazendo o degelo normalmente. Tb escuto uns estalos de gelo quebrando, parece que o degelo está normal. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE ela faz degelos e não gela Vando, tem que ver o ventilador, se ele não estiver funcionando ela não vai refrigerar embaixo, veja primeiramente o ventilador.

      Excluir
    2. Oi Celso. O ventilador funciona normal. Como disse já troquei o fusível térmico. Abri ela agora a noite e o reduto de água estava metade todo congelado. Fiz uma limpeza grande usando água quente e secador de cabelo e creio que tirei todo o gelo. Comprei um kit sensor p campo de 2,7 mas pensando mais acabei não trocando pois queria ter a certeza se pode ser isso já que vi que ele serve mais para as geladeiras que tem alarme e a minha eu vejo ela ligando e desligando. Ela demorou cerca de 1 mês para apresentar de novo o problema. O que vc recomenda? Obrigado e que Deus te abençoe!

      Excluir
    3. Como você descongelou ela totalmente, espere e observe, mas se ficou resíduo de gelo internamente, quando o ar frio passar por esse resto de gelo, ele vai crescendo até bloquear tudo novamente, por isso peço para as pessoas desligar o produto por três dias e deixar com as duas portas abertas, assim todo gelo derrete com certeza, e pode-se ligar novamente a geladeira sem riscos de bloqueio, ontem visitei um cliente que a geladeira parou de gelar, não tinha nenhuma peça com problema, o defeito era apenas bloqueio também, desliguei e mandei religar na sexta, não adianta trocar peças, quando as peças não tem problemas, em muitos casos o defeito é gelo dentro da estrutura e só se resolve derretendo o gelo totalmente.

      Excluir
  10. Olá amigo, fiz o que você falou: desliguei por 3 dias minha geladeira, desmontei ela toda, soprei com secador de cabelos, testei resistência e ok, testei o fusível térmico e ok... passando 10 dias após funcionar normalmente o pesadelo retornou: diminuiu a eficiência do refrigerador (congelador ok, temperatura na faixa de -16, -17 graus), porém ela já está há 4 dias funcionando sem desligar, compressor ligado direto! Cara não sei mais o que fazer - o outro tópico está bloqueado, n tem mais como postar. Já mandei email direto para você... Cara peço socorro pois moro na roça, não tem técnico na minha região (tem que vir de uma cidade há mais de 100km de distância)... Meu modelo é o BRQ 47 (latinha na porta)... Sou o Carlos Barbosa. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, seu produto pode estar com isuficiencia de gás, ou com excesso de gás, o correto seria então você dar um jeito de levar essa geladeira até a cidade, e depois da manutenção deixar uns dias em teste antes de levar novamente pra roça, como te disse sem ver o produto eu tento ajudar Carlos, mas tem problemas que são muito complicado mesmo estando diante do produto, imagine assim á distância, tem mesmo que ver com um técnico essa questão da quantidade de gás no produto.

      Excluir
  11. Boa Noite Celso.

    A minha Geladeira da Ariston têm um problema que já foi falado de criar gelo e obstruir a ventilação para a parte de cima da geladeira. A primeira vez deixei descongelar 60 horas e testei com o suprador para ver se chegava a cima ou tinha alguma obstrução e tudo bem. Voltei a ligar, tudo normal e agora 12 dias depois tem o freezer completamente cheio de gelo novamente. Será o fusivél termico ou pode ser outra coisa? Têm como testar o fusivél?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como testar continuidade no fusivel, desde que ele esteja a -13 graus, ou seja desde que ele esteja a 13 graus negativos ou menos, menos quer dizer mais frio que isso, -14 -15 -16....
      Não conheço essa marca de Geladeira, Ariston
      Desculpa a ignorância, mas sinceramente não conheço esse modelo e não sei se posso te ajudar muito, se achar melhor Raul, entre em um site, onde tem vários técnicos que respondem perguntas, com certeza um deles vai entender mais que eu sobre o seu produto ok, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  12. Bom dia , tenho um refrigerador consul CRM:45a .. o motor ficava ligado alguns segundos e desligava.e a placa ficava instalando.. ai troquei a placa controladora que fica ao lado do motor.. so que agora na parte do congelador parece que esta gelando sem parar como se eu tivesse apertado o botão de maximo. pode ser o sensor de campo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela refrigera direitinho na parte de baixo? se refrigera não tem que trocar nada, e vamos supor que você trocou a placa hoje, ela vai ficar talvez mais que 24 horas ligada direto até estabilizar a temperatura interna, somente depois disso vai entrar num ciclo de liga/desliga.

      Excluir
  13. Bom dia Celso,

    Possuo um geladeira duplex Brastemp BRD46A. Ela não é frost free certo? Devo fazer o degelo do freezer periodicamente. Ela não possui uma ventoinha para distribuir o ar para a parte do refrigerador? Como é feito para gelar aparte de baixo pois em dias de uso, ela não gela quase nada a parte inferior, somente o freezer funciona legal;
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, ela tem uma placa fria no fundo do compartimento refrigerador, então o gás circula no freezer e desce para a placa fria na parte inferior, para aumentar a capacidade de refrigeração, vá até o botão do termostato e aumente a regulagem, asssim o motor vai passar mais tempo ligado e consequentemente sua geladeira vai refrigerar melhor na parte de baixo, abraço

      Excluir
  14. Boa noite Celso, veja se pode me ajudar.
    Tenho uma geladeira brastemp frost free modelo bru 49 b ana, ela esta gelando normalmente no freezer, porém na parte de baixo nâo gela, abri o congelador e retirei a tampa protetora da serpentina, e não vi acumulo de gelo. já substitui o damper, a caixa central ou placa central e o problema continua. ventilador funciona, motor e ventilador não funcionam por muito tempo, não observei água no acumulador nas três vezes que 'a observei. o que pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus, ela deve estar com um bloco de gelo no duto central que fica entre o freezer e o evaporador, não é o duto do damper, e não tem acesso, o unico jeito é voce desligar o produto, deixar com as duas portas abertas por umas 48 horas, desligar da tomada, após esse prazo, ver se tem água no coletor que fica emcima do motor, quando parar de cair água, então não tem mais gelo, então religue e pronto

      Excluir
    2. OK, Celso, obrigado por seu retorno, mais costumo pecar por excesso e hoje comprei o termofusivel e troquei, mais só vou ligar o aparelho após as 48hs de sua recomendação, mais uma coisa me intriga, porque o motor e o ventilador só ficam ligados por uns 20 minutos e demoram e se religar, seria alguma informação errada que a central estaria recebendo e repassando para o motor,,,,,o que faz ele ligar e desligar,,,,

      mais uma vez obrigado,

      Excluir
    3. Celso, obrigado, geladeira funcionando perfeitamente.
      um abraço,

      Excluir
    4. BEm, nem vamos mais falar de ventilador e motor, pois a geladeira tinha muito gelo no freezer, e o tempo de liga/desliga estava afetado, agora com certeza tudo normal, abraço e felicidades

      Excluir
  15. Celso obrigado pelo retorno,mas tudo começou à 2 meses quando o técnico da autorizada veio à minha casa e eu acompanhando tudo,vi que ela acusou o erro A05,ele ligou para brastemp que informou que esse erro significa sensor do refrigerador queimado,mas se o sensor é do refrigerador,como ele pode ficar no freezer? ele deve ficar no termostato do damper ou outro lugar no próprio refrigerdador,por que no freezer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responda na sequencia do seu primeiro comentário, como resposta da minha resposta, senão não possa saber de que assunto se trata, respondo a centenas de perguntas por semana.
      Mas respondendo especificamente a sua pergunta, não existe sensor do refrigerador, no compartimento refrigerador fica o damper, ele abre e fecha uma portinhola, não é uma peça elétrica o damper, ele é mecanico, quando passa ar frio suficiente o sensor do damper fecha a passagem de ar, não permitindo que passe ar frio e excesso e os alimentos congelem no compartimento refrigerador

      Excluir
  16. Celso, boa noite, tudo bem? Eu tenho uma CRG36AB - Frost Free da consul. Qual o problema: Ela para de congelar, ou seja, cria gelo em cima na serpentina e embaixo fica tudo "suado". Troquei a placa de potencia, depois o sensor de campo embaixo e o fusivel termico que fica encaixado na serpentina condensadora pela manhã, tudo descongelado, e o restante eu usei um soprador (de longe, p´ra não derreter nada. rsrss), e Dreno Ok. Agora eu fui ver pelas frestas do congelador, e notei que está começando a formar "neve" na serpentina, e na lateral do plastico que fecha o conjunto, está começando a criar uma placa de gelo. O problema parece q voltou. O que será isso ???? Já não sei mais o que faço. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o inicio teria que ter testado a resistencia de degelo, a resistencia fica em volta do evaporador, e nesse modelo de geladeira é a peça mais trocada, se a resistencia queimar, vai receber energia e nao vai aquecer, e não aquecendo o gelo não derrete e se acumula, e gelo em excesso não permite a circulação de ar, assim não chega ar no compartimento do refrigerador, teste a resistencia, e vai ver que está queimada.

      Excluir
    2. Boa noite Celso tudo bem? Tenho uma consul crm 45 e ela parou de gelar de repente , não liga o compressor. Ela liga o compressor por alguns segundos e depois desliga por um tempão. A placa de controle ficava só estalando então imaginei que fosse ela e a troquei, mais continua o defeito, pode ser algum sensor de temperatura, qual deles? Me ajude a mulher ta doida!!!kkk
      Fernando Mozol

      Excluir
    3. Fernando, tem certeza que conectou tudo direitinho na placa, esse defeito de não partir o compressor está diretamente ligado a caixa controle que é a placa eletronica dela, quando isso ocorre troca-se a placa e resolve, mas para ter certeza se o compressor está ok, com um cabo de força ligue o compressor direto á tomada, desligue os fios que estão no motor e ligue um cabo de força e então ligue na tomada, ignore o fio verde que é o terra, use apenas os outros dois terminais, se ele partir, deixe funcionar uns 20 munutos pra ver se está ok, se ele funcionar normal, acho que o defeito ainda é a placa, ou seja a caixa controle, os sensores não vão estar relacionados a esse problema, se for o caso troque a placa onde voce comprou, diga que ela não está energizando o compressor, confira o codigo da peça se é o mesmo da peça que estava na sua geladeira, existem muitos modelos de caixa controle, pode ser que tenha comprado uma diferente, por isso não liga

      Excluir
  17. FALA CELSO!!!!

    CARA,TENHO UMA BRASTEMP BRU 49 QUE ESTÁ GELANDO POUCO TANTO NO FREEZER QUANTO NA PARTE DE BAIXO. ABRI O FREEZER E OBSERVEI QUE NÃO TEM ACÚMULO DE GELO E NÃO TEM GELO BLOQUEANDO A PASSAGEM PARA A PARTE DO REFRIGERADOR. O PROBLEMA É QUE O COMPRESSOR TRABALHA UNS 5 MINUTOS E PÁRA. AÍ COMEÇA DÁ UNS ESTALOS( TEC,TEC TEC) PERTO DO MOTOR E AÍ ELE VOLTA A FUNCIONAR E DE POIS DE 5 MINUTOS PÁRA NOVAMENTE.JÁ VERIFIQUEI O PROTETOR TÉRMICO E O RELÊ E ESTÃO NORMAIS. O QUE PODE SER? SE PODER ME RESPONDA POR E-MAIL(prwilsondantas@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  18. CELSO BOA NOITE EU SOU GUSTAVO ,E DOU PARABÉNS POR VOCÊ AJUDAR O PROSSIMO, OLHA SÓ CELSO EU ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DESTE RAPAIS, O MEU PROBLEMA É QUE A MINHA FROST FREE DA BRASTEMP NOVA POREM FORA DA GARANTIA NÃO ESTA FUCIONANDO SO DA UNS ESTALO NA CX DE COMANDO E O COGELADOR ESQUENTA MUITO ME AJUDA POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue o compressor direto na tomada com um cabo de força, se ele estiver quente, espere duas horas para esfriar, depois ligue na tomada, se ele partir, deixe funcionar por uma meia hora, se funcionar direitinho, aí vai ter certeza que o problema é a placa eletronica que se chama caixa controle, troque a peça e pronto ok

      Excluir
  19. Boa noite Celso. Queria compartilhar um pequeno problema com a minha geladeira. Ela está pingando água durante alguns momentos do dreno para o refrigerador molhando as estantes superiores. Ela é o modelo BrastempAtive BRU49. Vc saberia me informar qual pode ser o problema? Será que a peça que fica embaixo do dreno está aberta, eu vejo que ela tem um espaço, mas o dreno não deveria sair tanta água assim, concorda?

    Ela começou a apresentar este problema após eu ter deixado ela funcionando 25 dias sem eu abrir a porta dela, pois estava viajando...obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vando, o problema é dentro do duto de ar que fica entre o freezer e o refrigerador, não temos acesso a esse local, quando isso ocorre não tem que trocar peça alguma, tem que desligar da tomada, deixar por 72 horas com as duas portas totalemte abertas, escancaradas, assim o bloco de gelo vai derreter e vai parar de pingar água ali, geralmente elas param de gelar a parte inferior quando isso ocorre.

      Excluir
  20. Ola Celso! Parabens pelo blogg!! Minha consul facilite frost free, não esta gelando, antes até resfriava um pouco, e formava muita agua ..O motor esta ligando, e o condensador esta esquentando, mas o ventilador e o evaporador não resfria. Vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucio tem que desmontar o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso cobrindo o evaporador, se tiver teste a resistencia de degelo, tendo gelo e se a resistencia estiver queimada, o gelo que acumula não permite circulação de ar e a geladeira não refrigera, se a resistencia estiver ok e mesmo assim tenha gelo, tem que trocar o fusivel térmico, estes casos que estou citando de troca de resistencia ou fusivel, somente se tiver gelo em excesso ok.... teste também o ventilador se estiver queimado frost free não funciona.

      Excluir
  21. Olá Celso, Bom Dia...Meu nome é RENATO. Tenho uma geladeira Brastemp BRU 49, a mesma começou a apresentar o defeito de não gelar na parte de baixo, notei que hora funcionava o compressor hora o ventilador, não havia um sincronismo entre os dois, chamei o técnico que fez os testes pertinentes e chegou a conclusão que era a placa e o termo fusível. Trocado os dois, a geladeira voltou a funcionar normalmente...após um mês a geladeira começou com o mesmo def. de não gelar na parte de baixo...lendo a respeito nos blogs, descobri que o termo fusível estava aberto...trocado o mesmo, gelou perfeitamente, agora apresentou o def. de se colocar carga térmica , cervejas e refrigerantes para gelar ela não reconhece essa carga e não liga...reparei que ao retirar o plug da tomada e liga-lo novamente ela liga e segue normalmente. Será a placa ? Ela é nova , O sensor PTC é comum dar defeito ? , Quanto aos dois interruptores, um é da lâmpada e o outro ? Bom, peço que se possível uma ajuda, desde já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem que chamar o técnico que fez o serviço, com certeza ainda está na garantia do serviço, no caso parece ser sim a caixa controle, que é a placa eletrônica da geladeira.
      Quanto ao relê ele não tem defeito, o que ocorre é que a placa não está energizando o compressor, pode ser sensor de temperatura, que fica dentro do compartimento freezer, se for o caso troque apenas os sensores 2,7 k e observe o funcionamento, caso continue da mesma forma, troque a caixa controle, mas tenho quase certeza que trocando os sensores vai resolver definitivamente.

      Excluir
  22. Caro CELSO

    Possuo um freezer Electrolux FFE 24 que provavelmente está com problema na
    Rede Sensor Degelo como sensor original é muito complicado de trocar pois vem
    junto com o evaporador depois de muito pesquisar descobri que tem como adaptar um sensor de outro refrigerador,
    minha dúvida é qual modelo de sensor seria possível adaptar????? e como adaptar ????
    o meu freezer esta perfeito estado (maquina compressor etc...)todas as peças foram trocadas
    funciona normalmente, com o tempo vai acumulando bastante gelo no interior ate parar de gelar nas
    gavetas inferiores me obrigando a efetuar o degelo manualmente (desligando e esperando o gelo derreter)
    a cada 02 meses.Depois volto a ligar e freezer faz o seu papel normalmente ate iniciar o acumulo de gelo
    no seu interior.

    Desde já agradeço

    Droopy.rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Droopy,
      Tem sido um problema quando abrimos esses freezers, pois cada um vem com um tipo de rede sensora diferente, outros vem com bimetal comum, em outros bimetal azul redondo que nem comercializa mais.
      Bem, você tem também que descobrir se a resistÊncia de degelo não está queimada, ela fica em volta do evaporador, se queimar, não adianta trocar nada, teste e se ela estiver ok, tire fotos de todo conjunto freezer, com ele degelado, para que fiquem bem visíveis as peças, desconecte a rede sensora e tire foto do formato dos conectores dessa rede com a fiação do gabinete, leve em uma loja de peças electrolux e procure um bom vendedor que ele vai te ajudar resolver o problema, é assim que tenho feito.

      Excluir
    2. O timer também é responsável pelo degelo, ele fica lá atrás preso ao gabinete , e é ele quem controla o tempo de degelo, de tempos em tempos desliga o compressor e manda corrente para a resistência, se não estiver bom, também não faz degelos.

      Excluir
  23. Celso, bom dia, Tenho um refrigerador Brastemp BRM44A que está congelando o freezer chegando até o ventilador. Já desliguei duas vezes e religuei em vinte e quatro horas e o problema continua. Conforme dicas do site troquei sensor e modulo de potencia mas não adiantou. Gostaria de saber se este modelo possui fusível térmico e timer e se tiver onde fica? Onde fica a resistência de degelo e como testa-la? É comum ficar água no duto de ar, desculpe, sou leigo, não sei se este é o nome correto(entrada preta quadrada)? Se puderes me ajudar e dar alguma sugestão, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi você mais cedo em outro postagem, não me lembro onde, mas tenho certeza que sim , procure onde fez essa mesma pergunta, que minha resposta com minha opinião vai estar lá.

      Excluir
  24. celso, bom dia a minha geladeira e uma brm35b brastemp a uma semana ela não ligava o motor e estalava a placa, troquei a placa e funcionou 1 dia mais ou menos ligando e desligando normal ,Ai o motor passou a ficar direto sem desarmar ,seguindo as suas instruções eu troquei o kit completo e fiz o teste da resistencia e ventilador tudo normal ate a placa eu troquei de novo mas o problema continua ela esta direta ,gelando muito. desde ja meu muito obrigado joão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está gelando muito onde João, na parte inferior?
      porque no freezer não tem como saber se gela muito, a partir do momento em que entra em -5 graus, tudo congela de empedrar, então no freezer não dá pra saber o que é gela demais, agora se congela as coisas na parte inferior, aí sim está congelando demais, então veja que ela tem um controle de temperatura na parte do refrigerador, coloque ele no mínimo e observe se melhora ok

      Excluir
    2. Celso,muito obrigado pela sua resposta,atraves de vc eu consegui acertar a minha geladeira. O que ocorreu foi que eu não soube esperar um tempo, para ela pudesse fazer o seu processo de trabalho. mas, eu te agradeço de coração, por todas as suas informações.Pois sem elas eu não conseguiria fazer o conserto. Espero que vc possa continuar com esse seu projeto, pois assim como eu outras pessoas tambem precisam de seus conhecimentos tecnicos. Do seu aprendiz de tecnico; JOÃO

      Excluir
    3. Obrigado a você, por dar crédito as minhas informações, e que bom que resolveu o problema aí com sua geladeira, felicidades João.

      Excluir
  25. Celso bom dia possuo uma BRU49B. Troquei o módulo e ela funcionou por cerca de uma semana. Voltou o mesmo problema (gelando pouco) os alimentos no freezer ficando moles. Troquei por outro módulo, e continua o mesmo problema.... Pode ser bloqueio? Pois não fica visível no difusor de ar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, desligue e deixe as duas portas abertas por 48 horas, caso o problema continue,troque os dois sensores de temperatura.

      Excluir
  26. Caro amigo Celso, estou com um problema parecido com o do Paulo Germann, o técnico me disse qual peça trocar mas esqueci do referido nome será que pode me ajudar? Minha geladeira é uma BRU 49, o freezer não congela e a geladeira muito mal refresca, deixei a mesma aberta por 48 hs e ela voltou a funcionar bem, mas agora está com o mesmo problema! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo faz que você fez esse degelo de 48 horas?

      Excluir

Poste seu comentário com modelo e marca do produto,
Depois diga o defeito com o máximo de detalhes possíveis,
Assim posso te ajudar melhor.
O comentário não aparece de imediato.
Vai aparecer somente quando eu for responder, aguarde.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.