sexta-feira, 5 de abril de 2013

Geladeira Congelando Os Alimentos - Qual é o defeito ?




   Um defeito comum em refrigeradores, e isso independe que seja ele de uma porta ou duplex, e isso independe que seja ele frost free ou convencional, é congelar os alimentos, mesmo que esses alimentos não estejam no compartimento freezer.
    Todos os refrigeradores, tem uma peça chamada TERMOSTATO, muitos chamam de automático, mas o nome correto é mesmo TERMOSTATO, geladeiras novas, usam um tipo de termostato novo, chamado de Damper Termostático, mas todos tem a mesma função, controlar a quantidade de frio no compartimento refrigerador do seu produto.
   O que ocorre, é que as vezes, o termostato apresenta defeito, e passa a não mais desligar o produto, quando esse atinge a temperatura desejada e selecionada no botão do termostato, ou seja ele para de desligar o motor (compressor) da geladeira de tempos em tempos, então o motor passa a trabalhar sem intervalos, e isso faz com que os alimentos congelem dentro da geladeira , mas não é só isso, além do inconveniente de congelar alimentos e queimar verduras, temos outro problema, um grande aumento no consumo de energia da residência, e um superaquecimento do motor, que vai ter sua vida útil diminuída pelo desgaste do funcionamento contínuo, portanto, quando perceber que os alimentos estão bem mais gelados que de costume, vá até o manipulador que controla a temperatura e diminua, coloque no mínimo, e observe se o funcionamento vai voltar ao normal, e caso isso não ocorra, providencia a substituição da peça.
Damper termostático refrigeradores





Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?


261 comentários:

  1. Romildo vieira da silva12 de abril de 2013 às 07:38

    Bom dia estou com esse problema na mh casa a velhinha doei pra mh sogra aha uns tres anos atraz ela esta lá na casa dela funcionando belezinha em compensação a nova top de linha, inox que inferruja propaganda inganosa me senti lesado congelando os alimento as vezes nem gela nada na parte dos alimentos ñ entendo mas isso ja troquei uma peça algum dias atraz mas voltou de novo o mesmo defeito ñ sei mas o que fazer uma pelicula esta soltando na folha da porta e nos cantos esta inferrujando estou triste com mh Brastemp comprei gato por lebre!!! e ja mandei recado p td que é lado mas ninguém me ajuda é enquanto isso fico sem geladeira na mh casa obgd

    ResponderExcluir
  2. Romildo vieira da silva12 de abril de 2013 às 07:41

    espero ter uma solução na mh causa porque a Brastemp é top no mercado e isso ñ pode acontecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romildo, você tem que acionar diretamente o fabricante, como você disse que mandou recado para tudo que é lado não vai adiantar, tente manda para o lado certo, e só quem pode resolver sua insatisfação é a fábrica. Entendo sua insatisfação.
      Mas você já acionou a loja da rede autorizada mais próximo da sua casa?
      Se eles não resolverem, ali do lado direito do blog, tem uma guia chamada MARCADORES, veja que o terceiro item é: AUTORIZADAS, clique ali, e vai ter um link direto com a Brastemp.
      O fato da sua geladeira não estar mais na garantia, não quer dizer que a Brastemp não tenha responsabilidade sobre ele, tem que reclamar sim, mas com quem fabricou, a Brastemp não é uma grande empresa apenas porque faz bons produtos, mas também e principalmente por fazer produtos que tenham assistência, durante ou depois da garantia. Abraço

      Excluir
  3. ola amigo estou com o problema citado acima ,congela tudo e a geladira não desliga,demora muito,
    reparei que o compressor trabalha direto,o modelo daminha é uma brastemp 470lt forstfree ative BRM47BBANA10,acho que é isso,a peça em queatão seria essa ai? esse damper? e como é feita a troca?
    eu abri o freezer que tem uma caixinha que contem nela um termostato igual a esse ,só que o fio dele desse por dentro da geladeira??? esse damper fica aonde na geladeira no freezer ou no botão de temperatura?desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  4. O damper só se troca quando congela os alimentos na parte inferior, fica no compartimento refrigerador, atrás do botão de controle de temperatura, e não tem fios ligados a ele, ele abre e fecha por resfriamento.
    Veja se a sua geladeira não está fazendo gelo em excesso no freezer, caso seja isso, forma-se um bloco no freezer, impedindo a passagem de ar, e ela também não desliga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. é exatamente oque acontece,na parte inferior que congela os alimentos,ontem criei coragem e resolvi remover o botão do controle de temperatura que vai do 1 -7,vi que estava quebrado ,peguei uma chave alicate de bico e girei o botão no sentido horario e depois voltei pro nº 2 ,por incrivel que pareça depois disso a geladeira voltou ao normal,agora desliga e não esta congelando mais os alimentos,talvez o botão estivesse preso no maximo,até agora não entendi???? mas funcionou graças a deus e espero que continue assim,muitissimo obrigado pela atenção,pessoas como vc fazem a diferença no mundo de hj ..valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter quebrado o manipulador, veja que ele tem uma desenho de meia lua, para se encaixar no damper, ele não quebra as vezes, apenas trinca, mas quando você gira o botão ele gira sozinho, sem mover o damper, o que você fez com o alicate foi voltar para uma posição mais sensível, assim ele vai fechar a passagem de ar com mais frequencia evitando o congelamento dos alimentos, fico feliz que tenha descoberto o problema, abraço.

      Excluir
  6. Olá. Nos últimos dias verifiquei que minha geladeira brastemp frost free está congelando os alimentos até da parte inferior, puxei a geladeira e vi que aquele compartimento onde fica a água do degelo ao invés de água tem gelo, a água de degelo congelou!! o pior é que vem escrito que aquela peça não pode ser retirada.O que pode ser que está acontecendo na minha geladeira?

    ResponderExcluir
  7. Kalline, boa tarde
    olha eu nunca vi água congelar no aparador de água, nunca mesmo, até porque ele fica sobre o compressor da geladeira, o compressor em funcionamento passa dos 60 graus, então é praticamente impossível o que você acabou de relatar ocorrer.
    o fato de congelar os alimentos é até normal, porém agua congelar no aparador, impossível, mas me diga o modelo da sua geladeira, com certeza o fato de congelar os alimentos internamente está relacionado ao termostato, se for uma frost free antiga, caso seja fabricada a partir de 2000 aí é outra peça que se chama damper tersmostático, mas o fato intrigante é essa formação de gelo, se puder mande o modelo correto, e veja novamente se é mesmo gelo dentro do aparador de água ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pode ocorrer, é gelo em um dos canos do compressor, o cano da baixa, por onde o gás restorna do freezer, isso acontece quando tem gás em excesso no produto, vamos supor que algém tenha feito uma manutenção recente, e tenha deixado com gás demais, isso vai congelar o cano da baixa, e as vezes forma-se uma bola de gelo enorme, e em consequencia disso, de gás em excesso, a geladeira não desliga, e vai congelar os alimentos.

      Excluir
  8. alguem pode nos dizer se tem como testar um termostato fora da geladeira, e como se faz isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o termostato e coloque um multimetro nos dois terminais, tem que dar continuidade, depois coloque a ponta do bulbo em um copo cheio de água e gelo, muito gelo, depois de alguns minutos veja se ele cortou continuidade, se cortou continuidade, quer dizer que desligou o motor, e está correto.

      Excluir
  9. Amigo...bom dia...Tenho um Refrigerador Brastemp Frost Free modelo BRM48 Ative...de uma semana pra cá está congelando tudo, observei no site reclameaqui várias reclamações desse mesmo modelo. Vc acha que o problema tbm seria o Damper (Termostato)? É complicado para eu mesmo trocar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está congelando só pode ser o damper, não é complicado não, mas falando isso como técnico é uma coisa, como consumidor é bem diferente.
      o damper fica dentro do compartimento refrigerador, atrás do manipulador de temperatura do refrigerador, tem que retirar todo um conjunto de peças de isopor, pois ele fica inserido dentro desse conjunto, apesar de não ter fios ligados á ele, é bem mais complicado que um termostato comum, pela posição onde está.

      Excluir
  10. Mas Celso, mas uma dúvida. Se fosse o damper o refrigerador não estaria ligado direto? Pois eu verifico que as vezes ela está desligada. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim as vezes ela desliga, na hora de fazer os degelos do frost free, ela tem que desligar, e o defeito do damper não quer dizer que ele não desligue, quer dizer apenas que ele não fecha a passagem de ar quando deveria fechar, no damper tem um bulbo que identifica temperatura suficiente para fechar a passagem de ar, quando está frio suficiente ele fecha a passagem de ar para o refrigerador, isso não quer dizer que o compressor tenha que parar de funcionar, o compressor funciona apenas o damper se fecha para que o ar não continue passando, o damper não tem fios, ele não controla tempo de liga e desliga, ele não é conectado a qualquer componente elétrico ou eletrônico da geladeira, é uma peça mecanica que apenas abre e fecha passagem de ar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. Para efeito paliativo poderia tampar algumas entradas de ar como algum tipo de fita...sei que é gambiarra pura, mas liguei hoje na assistencia e eles só tem como vir na próxima semana, gostaria muito de eu mesmo tentar trocar essa peça, mas são muitas peças sensiveis e tenho medo de detonar de vez.....abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, Levante a proteção da lampada da parte do refrigerador, e veja que vai ter um parafuso de 1/4, as vezes esse parafuso pode ser torx, em alguns modelos tem dois parafusos, retire os dois depois puxe o conjunto que ele sai todo, tem dois pinos que prendem no teto, bem simples.
      para fazer isso, tem que tirar todas as prateleiras da parte inferior, com o conjunto todo fora, vai ver que ele tem uma capa plastica e externa, e na parte interior duas peças grandes de isopor, o damper fica dentro delas, e o sensor fica por fora dando a volta no isopor, não é complicado mexer na parte inferior porque não tem gelo ali, não corre perigo de quebrar nada, se fosse no freezer seria complicado.
      tenho certeza que voce vai conseguir, se tiver duvida me contacte.
      Então retire o damper e coloque outro na mesma posição, retire o manipulador antes de tudo, a manipulador da temperatura do compartimente refrigerador.

      Excluir
  12. Bom, a minha Lavadora já esta com os tirantes novos! Custo R$ 2,0!!! heheheh. Agora falta arrumar o Refrigerador, é antigo, Brastemp Frost Free Quality 420. O defeito é o seguinte, ela não faz mais o degelo! Refrigera "normal" congelador e refrigerador, mas não faz o degelo e acaba criando muito gelo na parte superior. O timer aparentemente está funcionando normal, liga e desliga conforme as horas... Chamei um técnico e ele nem testou nada, já citou 4 peças para trocar: bimetal, resistência, termostato e timer. Problema que ela é 110v e aqui é 220v, então não tem peças para testar. Creio que não seja o timer, ou ele libera corrente para o degelo? E também essa é a única peça que nao encontrei em sites de venda, ele é preto e tem uma parte redonda metálica atras q parece um motor. Enfim gostaria de alguma dica para teste ou logo substituição de peça, bimetal e resistência e termostato achei em alguns sites. Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomo a liberdade de informar que hj fiz o teste da resistência e ela não aquece nada, tomara que seja então somente isto. Com a chave teste verifiquei que o timer no meu entendimento funciona normal, liberando corrente etc. Agora estou na procura da peça pois vou ter que comprar via net! Será que o modelo da resistência é o LDT20? Me indica algum site para compra? Encontrei neste: http://www.samatec.com.br/RESISTENCIA-TUBULAR-REFRIG-BRAST-F-FREE-110V-LDT20-SAMATEC---REFRIGERACAO--Resistencia-_cod_1479 Fico no aguardo de sua resposta!

      Excluir
    2. Se a resistencia está queimada, provavelmente seja apenas ela, agora onde vende peças 220 volts, também vende 110, é claro que vende menos, mas tem sim, quanto ao código LDT20, isso é uma encheção de linguiça de fabricante paralelo de peças, não sei decor o código de todas as peças, mas para linha antiga são 9digitos, começando com 000??????, então procure pela resistencia da frost free quality antiga 110 volts e pronto, ela é a unica que tem o formato de U, para freezer tem no mesmo formato, mas para geladeira brastemp frost free antiga é a unica que tem esse formato.

      Excluir
    3. Retorno para agradecer a ajuda! Informo que minha frost free está de resistência nova e fazendo religiosamente "xixi" duas vezes por dia! rsrsrs. Problema resolvido! Forte abraço!

      Excluir
    4. Entendi, suponho que tenha trocado a resistencia, que bom, fico feliz por estar funcionando e por vir me informar, é bom saber que as coisas vão bem com nossos pacientes (eletrodomésticos). abraço amigo

      Excluir
  13. ola minha geladeira brastempe,esta com algum defeito ela funciona e para rapidamente oq pode ser,grato. Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que eu não posso fazer muita coisa sem saber o modelo exato para te ajudar, a Brastemp faz geladeira a mais de 45 anos, tem mais de 200 modelos, me ajuda que eu te ajudo, aguardo modelo Fábio, abraço
      Se mandar modelo logo, a gente vê as possibilidades e quem sabe voce mesmo resolva isso amanha, pode ver também os comentários na postagem - minha geladeira parou de gelar - Lá tem muitos comentários e com certeza vai encontrar alguem falando de uma geladeira do mesmo modelo da sua ok, abraço

      Excluir
  14. Bom dia, Celso!

    Tenho uma Brastemp all refrigerator BRF36 (sem congelador) que está congelando tudo. Vc saberia me dizer onde exatamente posso fazer os testes?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, a BRF36 tem várias séries, por exemplo, BRF36F, esse modelo que tem o 'F' depois de BRF36, tem uma placa que fica lá atrás perto do compressor, e uma outra placa de interface no painel superior frontal, hoje eu fui ver uma dessas BEF36F na casa de um cliente, o defeito era a placa eletronica inferior, que fica perto do compressor, no caso de congelamento não tem como testar, o sensor é interno, e as unicas peças externas responsáveis são a placa de interface e a placa inferior, pela lógica seria a placa inferior, como foi aqui no meu caso, mas nem tudo segue uma lógica, além do mais não sei qual modelo da sua, caso não seja uma BRF36F, me passe o modelo que eu vejo quais peças ela usa e qual a maior incidencia de defeitos, abraço

      Excluir
    2. Atrás dela tem a seguinte etiqueta:BRF36FBANA10

      Obrigada novamente.

      Excluir
    3. Meu conselho é que troque as duas placas, é exatamente igual a que eu vi aqui, vão custar mais ou menos 150,00 as duas peças, abraço

      Excluir
    4. Não tem risco de ser o próprio termostato?

      Excluir
    5. Como disse anteriormente, esse modelo BRF36F, não tem termostato de controle de temperatura, tem um sensor que não é subtituivel, esse modelo tem duas placas, uma atrás perto do compressor do lado esquerdo em uma caixa branca, e uma placa de controle de temperatura no painel frontal superior, não tem termostato ok

      Excluir
    6. Ok. Muito obrigada mais um vez!

      Excluir
  15. minha geladeira esta gelando de mais e até congelando alimentos que ficam nas prateleiras o que fazer e qual a causa e solução.agradeço desde já a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce me disser a MARCA e o MODELO exato eu teria como tentar te ajudar, sem saber marca e modelo infelizmente nada posso fazer, abraço

      Excluir
  16. Bom dia Celso, A minha geladeira continental deu defeito com 4 meses de uso. Vou trocá-la e gostaria de uma dica de qual marca apresenta menos defeito, pois vejo muitas reclamações sobre todas. Você acha que frost free dá mais defeito que ciclo defrost? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, hoje das geladeiras que eu conserto 90% são frost free, não tem como fugir dessa modernidade e conforto, agora respondendo as tuas perguntas, um refrigerador frost free tem muito mais componentes elétricos e eletronicos que uma geladeira comum, portanto, inevitavelmente os modelos frost free tem muito mais possibilidades de apresentar defeito, não por ser pior, apenas pelo fato de tem um conjunto muito maior de componentes, eu hoje compraria uma geladeira frost free que não tenha muitas luzes, muitos painéis, isso faz encarecer o produto e a manutenção, e as luzes os painéis modernos não vão acrescentar praticamente nada ao produto, quero dizer que pode ser simples, mas que seja frost free e tres marcas eu atendo e confio, Brastemp, Electrolux e Consul, escolha entre essas marcas uma que te agradar em tamanho e estética. abraço

      Excluir
  17. Está ocorrendo isso com a minha geladeira, o modelo dela é Brastemp Clean Frost Free Duplex 352 Litros Inox BRM39ER, esse termostato é aquele digital que fica na porta da geladeira???
    Me ajudem por favor
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse modelo não tem termostato comum, tem um damper termostático, mas não fica na parte frontal, fica no fundo do compartimento refrigedor, no duto de saída de ar frio, aquilo que tem luzes, leds, é a placa eletronica de controle de todo refrigerador, em caso de congelamento de alimentos tem que trocar o damper, retirando todas as prateleiras e desmontando do conjunto de dutos de ar.

      Excluir
    2. Celso,

      Vou procurar a peça para trocar e te informo se deu certo.
      Muito obrigado, suas informações foram de grande valia.

      Excluir
    3. Ok, espero que de tudo certo por aí, abraço

      Excluir
  18. Amigo minha geladeira é uma brastemp, ela tá gelando a parte debaixo, mas o motor não está acionado direto, o que pode ser? Pode ser tambem o TERMOSTATO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela não pode ficar acionado direto, o termostato é justamente pra isso, desligar o motor quando a parte de baixo atingir temperatura suficiente, em uma hora a geladeira fica mais tempo desligada que ligada, isso em condições normais de uso, se o motor não desligasse você teria um freezer emcima e um freezer embaixo,e o motor queimaria, não suportaria ficar ligado por tempo integral.

      Excluir
  19. completando a pergunta anterior o modelo é brastemp BRM47BRANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi já, o motor não fica ligado direto, senão queima o proprio motor e congela os alimentos.

      Excluir
  20. Oi Celso, Boa noite!

    Estou com um problema com meu refrigerador Frost Free DF50X, o frezzer está com gelo e muita umidade, não é gelo seco, tem gelo por todo o frezzer, está congelando tudo, e na parte inferior da geladeira está estragando as hortaliças, já regulei no mínimo não sei mais o que fazer, por favor me ajude. Desde já agradeço.
    Edilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para corrigir este problema, a Electrolux comercializa um kit, onde vem uma rede sensora, que é colocada no freezer, anexadas ao congelador, mais uma placa eletronica que fica na parte externa próximo ao motor compressor, e no kit também vem o motor ventilador do freezer, que possivelmente não esteja queimado, mas tem que se trocar o ventilador, porque acoplado ao ventilador, vem um sensor de temperatura que tem que ser trocado, portanto tem que se trocar esse kit completo, para que seu produto volte a fazer os degelos periódicos e assim não acumule gelo no freezer, gelo que impede a circulação de ar. Abraço Edilene

      Excluir
  21. Bom dia !

    Eu possuo uma geladeira Brastemp BRM47 que esta congelando tudo na parte de baixo (refrigerador) Isso passou a acontecer após eu desligar ela da tomada para limpar pois os alimentos do freezer estavam colados na superficie. Após religa-la observei que a água no refrigerador passou a ficar empedrada e os alimentos ficarem congelado. O que srá que esta acontecendo? Sera que é o problema relatado acima? É facil de resolver? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a regulagem no termostato não está no máximo, caso não esteja no máximo troque o termostato, o termostato é o responsável pelo controle de temperatura.

      Excluir
    2. Ola estou com um refrigerador desses que já foi trocado o kit todo inclusive o damper mas ainda o cliente reclama que fica um gelo falso (tipo uma nevoa) no refrigerador e gela tanto que chega a estourar as garafas...

      Excluir
    3. Refrigeradores frost free não criam névoa de gelo no compartimento refrigerador, mas se congela os alimentos na parte de baixo tem que trocar o damper, se já foi trocado o damper, tem que abrir e ver se não tem alguma coisa mal montada, se o damper é novo tem que fechar a passagem de ar para o compartimento refrigerador, veja se na montagem não ficou alguma coisa impedindo que a tampinha que fecha a a passagem de ar se feche totalmente.

      Excluir
  22. Bom dia !

    Possuo uma geladeira Brastemp BR47M e a mesam esta congelando todos os alimentos que se encontram no refrigerador em baixo. Isso começou após eu desligar a mesma pois os alimentos que se encontravam no freezer estavam grudados na superficie. Após ligar os alimentos passaram a congelar e a agua passou a congelar. Será que o problema é o mesmo citado acima? Quanto fica em média o reparo? Vale a pena concertar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a regulagem no termostato não está no máximo, caso não esteja no máximo troque o termostato, o termostato é o responsável pelo controle de temperatura.

      Excluir
  23. Celso, bom dia.
    Estou com problema em uma Brastemp BRM47BBANA10, fica ligada constantemente e os alimentos que ficam no refrigerador estão congelando. Tenho algumas duvidas, esta modelo tem termostato ou o controle de temperatura é eletrônico? Se tem, onde fica? Retirei uma tampa que fica no canto direito superior do freezer, lá tem um sensor de temperatura e alguns cabos mas não encontrei o termostato. Tentei ter acesso ao damper, mas tive dificuldade, retirei todas as prateleiras, gavetas, e dois parafusos de fixação do duto de ar onde fica o damper, mas não consegui remover o dispenser de latas para retirar o duto, tentei puxar, soltei três parafusos que unem as duas partes do dispenser para tentar retirar um lado por vez, enfim não consegui remove-lo. Poderia me orientar, em relação ao defeito citado, em que peça pode estar o defeito? Como retirar o dispense de latas? Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O defeito é mesmo o damper, e vou te falar uma coisa, para retirar o suporte de latas, tem que puxar com muita força mesmo, dar um tranco, mesmo para nós técnicos, as vezes é muito difícil soltar ele dali, o defeito não está no compartimento freezer, é apenas o damper que não está fechando a passagem de ar, não sei o que fazer para te ajudar, apenas dizer para tentar novamente soltar o dispenser de latas, segure firme e de um solavanco, senão não sai mesmo, quando você retirar o duto, vai ficar fácil, o damper não tem fios, é apenas um sensor que abre e fecha manipulado pela temperatura, tente mais uma ou duas ou tres vezes, até conseguir, abraço e boa sorte.

      Excluir
  24. Olá, minha geladeira está com uma rachadura na parte interna. Tem como consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pessoa, não tem como consertar, o que você pode fazer é passar em uma casa de ferragem, ou material de construção e comprar silicone branco, passe o silicone até cobrir as partes rachadas, pois o silicone branco vai cobrir as rachaduras, passe e de acabamento com o dedo mesmo, mas não se preocupe que essas rachaduras não influenciam no funcionamento, é mais questão de estética mesmo, quando passar o silicone vai ficar tão bom que só você mesmo/a vai saber que tinha rachaduras antes, abraço

      Excluir
  25. Olá amigo boa noite. Comprei uma Brastemp BRF36C "All refrigerator" usada. O problema é o seguinte, quando vou passar, no botão de controle de refrigeração, para refrigeração média ou máxima, as luzes verdes indicadoras no painel começam a piscar e a geladeira não funciona, até mesmo o ventilador começa a funcionar depois para. Então quero saber se isto é normal para evitar um congelamento dos alimentos ou o sensor da temperatura esta com defeito. OBS. a geladeira esta funcionando normalmente ma temperatura minima (2 luzes acesas), é que as vezes quero gelar uma cervejinha, tento baixar a temperatura e a geladeira não aceita o comando. Estou frustrado....eheheheh!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, já peguei várias do mesmo modelo da sua com esse defeito, não querendo te desanimar, vai chegar o dia em que nem no mínimo ela vai funcionar, é uma característica de defeito desse modelo aí, para corrigir somente trocando a placa, é na placa que estão os leds que ficam piscando, trocando a placa o problema será corrigido imediatamente ok, abraço

      Excluir
  26. Tenho uma geladeira Electrolux Frost Free DF46 e está apresentando esse problema, de congelar os alimentos na geladeira. Talvez seja esse termostato que está com defeito. GOstaria de saber como arrumar. Se há necessidade de chamar algum técnico ou daria para consertar em casa mesmo sem auxílio profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,
      Essa geladeira não usa termostato, existe outra peça que substitui o termostato, nesse caso o damper, ele não é tão difícil de trocar, mas talvez você deva primeiro baixar para o mínimo o controle de temperatura no compartimento refrigerador, quem sabe apenas isso já resolva o problema , abraço

      Excluir
  27. Olá. Minha geladeira é uma Consul biplex muito antiga, daquelas ainda na cor marrom. Não consigo descobrir qual é o modelo. Estou com esse problema de a geladeira estar congelando os alimentos na parte do refrigerador. Já tentei mudar o controle de temperatura e parece que não surtiu efeito. Você poderia ajudar?
    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, posso sim te ajudar
      Troque o termostato de controle de temperatura, ele fica justamente atrás do botão do controle de temperatura, mas recomendo que retire a peça e leve até a loja, pois para a consul tem dois modelos, um com tres terminais e outro com resistencia embutida, então levando a peça velha a loja, não vai ter problemas, abraço

      Excluir
  28. Olá! Acho que encontrei o modelo da minha geladeira, a não ser que tenha outro idêntico a esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-486855453-geladeira-biplex-consul-430-litros-com-defeito-no-motor-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse tempo o modelo não era importante, eles fabricavam apenas um modelo durante anos, hoje é essencial modelo exato, por fabricarem mais de 20 modelos ao mesmo tempo, essa aí chama-se apenas consul biplex antiga e ponto.

      Excluir
  29. Boa Tarde Celso,
    tenho uma geladeira Brastemp modelo BRB39ABBNA Frost Free (não é duplex). Embora ela esteja ligada, com a luz verde acesa o congelador não está funcionando, meus alimentos todos que estavam lá descongelaram e o barulho do motor está quase imperceptível. No compartimento de baixo também a mesma coisa. Será que você pode me ajudar? Atenciosamente, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, seu produto é praticamente lançamento, tenho quase certeza que ele ainda está na garantia, e eu não vou pedir que você faça nada em um produto em garantia, pois mexendo no produto, você pode violar e acabar perdendo a garantia, a única instrução que vou dar é para que você retire da tomada por uma meia hora, e depois volte a ligar novamente, pode ser apenas um problema de entrada de energia na placa, depois que religar se persistir o problema, com nota fiscal em mãos, ligue para a loja autorizada mais perto de sua casa, vou deixar embaixo aqui um link, que você precisa apenas por o seu CEP para saber onde fica a loja mais próxima de você, abraço

      http://www.brastemp.com.br/Assistencia/EncontreAssistencia

      Excluir
  30. Bom dia Celso a mina é consul CRM45 bem estar, ela também esta congelando tudo embaixo, esta tem termostato? e como troca-lo? Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, esse modelo não tem termostato, tem damper, tem que trocar sim e o damper fica no fundo do compartimento do refrigerador, tem que retirar as prateleiras, desmontar o duto e acessar e trocar o damper, não é muito simples não.

      Excluir
  31. Boa tarde Celso,

    Tenho uma geladeira Eletrolux DC45 à 8 anos e começou a congelar os alimentos. O técnico autorizado compareceu e constatou o defeito e citou o problema no compressor e que será necessário substituir a peça. O custo total ficou em 650 reais, ou seja, peça 440 reais 1 ano de garantia e o retante é mão de obra. Gostaria de saber de você que entende se realmente vale a pena..
    Obrigado,

    Valter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valter, boa noite
      Olha um compressor de 1/5 de hp Embraco custa no máximo 300,00 vamos colocar mais 200,00 de mão de obra com gás.
      Quando um compressor tem problemas, automaticamente ele não gela, ou gela pouco, o fato de congelar não está relacionado em nada ao compressor, e sim ao termostato que é quem faz o controle de temperatura interna na parte do refrigerador, pelo menos todos os electrolux DC45 que eu vi congelando, foram solucionados os problemas trocando o termostato, eu se fosse você pediria mais um orçamento para comparar tanto a causa do problema quanto ao valor, abraço

      Excluir
  32. Ola, boa noite!
    Tenho uma geladeira brastemp modelo bdr 47 d, que parou de funcionar. Como tenho um pouco de conhecimento em eletronica e sou curioso resolvi verificar.
    1 verifiquei se tinha cheiro de queimado, não tinha. 2 Depois fui testar o termostato com o multimetro e nao passava corrente, liguei os fios do termostato direto e funcionou..

    Troquei o termostato por um original do mesmo modelo, e ja estava me sentindo "O técnico"!
    Quando percebi q o motor nao estar desarmando e a parte de baixo nao gela....

    Mas uma duvida o tubo de cobre do termostato q fica no fundo da parte de baixo da geladeira a parte q vira gelo no fundo tem posição correta.

    Grato desde ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta colocar o sensor do termostato no mesmo ponto onde o outro estava, mas o problema aí coma a sua geladeira BRD47, é que ela está com insuficiência de gás, já que o motor fica ligado, o gás tem que gelar no freezer e embaixo, mas como não tem gás suficiente, ela gela apenas a parte de cima, então como o gás não esfria a placa onde está o termostato, ela não desliga, porque quem desliga o motor, é o termostato, e sem gelo na placa, o termostato deixa ela trabalhar constantemente, completando a carga de gás, ela vai voltar a desligar novamente.

      Excluir
  33. João Alves
    Olá, tenho uma Brastemp Ative BRM50NBque está congelando os alimentos na parte de baixo.
    Um amigo me deu uma dia de descongelar por 3 horas e depois disso voltar a usar normalmente.
    Isto resolve?
    Com sua exeperiência como devo proceder?
    Qual o passo a passo para retirar o damper/termostatico ?
    É fácil como leigo retirar esta peça?
    Obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligar não vai resolver nada, o problema de congelamento é mesmo o damper.
      Para trocar basta retirar as prateleiras,
      Retirar os parafusos que prendem o duto de ar da parte do refrigerador,
      Desmontar o duto, e retirar o damper que fica dentro do duto,
      Colocar o damper novo e montar, não tem muito segredo, porém não é muito simples

      Excluir
  34. VALEU PELA DICA. TROQUEI A PLACA ELETRONICA DA MINHA DF50X, DIGA-SE DE PASSAGEM DECEPÇÃO TOTAL,E ELA ESTAVA FICANDO LIGADA DIRETA,COMO TINHA COMPRADO O KIT TROQUEI O DUMPER E FICOU FINOSA!!! OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é decepção, é uma ótima geladeira, e todos os produtos dão manutenção, vamos torcer para ficar sem problemas por muito tempo, abraço

      Excluir
  35. Adquiri um refrigerador Brastemp BRM 47 B FF 409 L BR 110 no dia 23/06/2009.

    Após 03 (três) anos de uso, foi observado por mim que o no interior do refrigerador os alimentos e líquidos estão congelando. Foi posicionado o Controle de Temperatura na porta do refrigerador em Congelamento Mínimo e o botão de controle da temperatura do compartimento do refrigerador em “Resfriamento Mínimo (1) e o problema continua. Foi observado após várias horas com as 02 (duas) portas do refrigerador fechadas, o tempo de funcionamento do compressor é de aproximadamente 30 a 40 minutos com um período de repouso de 20 minutos.

    Solicito a vossa ajuda, pois não sei como evitar o congelamento no interior do refrigerador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O tempo de liga e desliga do motor é relativo, isso vai depender de vários fatores como quantidade de abertura de portas, quantidade de alimentos no interior, vai depender da temperatura externa, enfim não podemos predeterminar isso, é controlado pelo sensor de temperatura, ele vai ficar mais tempo desligado durante a noite quando a temperatura externa cair, e a porta vai ser aberta com menos frequência que durante o dia.
      Quanto a congelar os alimentos, é sim um problema e tem que ser trocado o damper termostático, que fica dentro do duto de ar no fundo do compartimento refrigerador, é a mesma peça da foto lá encima, com a troca da peça, o tempo de liga/desliga do produto pode sim ser alterado, para menos tempo ligado e mais tempo desligado, além disso os alimentos, depois de trocado o damper termostático, não vão mais congelar na parte de baixo, abraço

      Excluir
  36. Boa noite. Tenho uma brastempe BRN48 nr e estou com o seguinte problema: Minha esposa colocou um pote no Freezer e na pressa, a porta ficou mal fechada, quando cheguei do trabalho, umas 7horas depois, o freezer estava cheio de neve, ela desligou o refrigerador da tomada, limpou a neve, secou os potes e o compartimento do frezer e ligou, isso foi ontem, hoje notei que o leite e o iogurte estaavam congelando no compartimento do refrigerador, verifiquei o ajuste da terperartura no controle interno do refrigerador e esta na posicao 1, o que pode ser? Ela estava funcionando normalmente antes disso, desliguei da tomada novamente, pois esta ficando ligada direto mesmo eu baixando a temperatura dofreezer para o minimo. Agradeco qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui identificar esse modelo BRN48...
      Mas se for uma geladeira com menos de 10 anos, ela tem uma peça dentro do duto inferior que controla a temperatura da parte do refrigerador, chama-se damper e fica atrás do botão de controle de temperatura da parte do refrigerador. Bem o damper não tem fios ligados a ele, é uma peça que tem uma portinhola, e um sensor, então quando o sensor esfria, essa portinhola se fecha e impede a passagem de ar frio do freezer para o refrigerador, aparentemente o defeito não está relacionado com o fato de ter ficado de portas abertas, foi apenas coincidência, vou deixar uma postagem para você entender melhor, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Congelando

      Excluir
    2. Obrigado pela ajuda! O modelo correto e BRM48nr, E um duplex inox, compramos a mais ou menos 3 anos tentei abrir a parte onde fica o damper, mas nao consegui, nao consegui tirar o dispenser de latas, ele tem parafusos internos que nao tem como tirar. E muito dificil abrir aparte onde fica o damper? Essa peca e muito cara? Obrigado novamente.

      Excluir
  37. Desculpe, o modelo correto e BRM48NR e um duplex inox, compramos a mais ou menos 3anos. Tentei retirar o dispenserde latas, mas nao consegui. Tentei desencaixar dos parafusos, mas ele nao saiu, fiqueicom medo de quebrar, fora esse despenser, e muito dificil de desmontar essa parte onde fica o damper? Quanto custa mais ou menos essa peca? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma letra no modelo faz toda diferença,
      Vou te falar uma coisa, aquele dispenser de latas se tira puxando com força, mas tem que dar um solavanco forte pra frente, ele é encaixado, mas até pra nós que temos experiencia as vezes é bem chato remover o dispenser.
      Não é muito simples, tem que retirar o duto inteiro, dentro do duto está o damper, para a gente que tem costume é fácil, mas não é tão simples, ele o damper custa em média 50,00 , um conselho, compre e peça e negocie com um técnico somente a troca, o que mais encarece um conserto é o diagnóstico, mas como você já sabe o que é, vai ter que negociar apenas a mão de obra, veja isso com mais que um técnico, não vai gastar muito não.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Olá, sou o (feliz) proprietário de um BRF36FBANA que, de uns tempos prá cá desandou a congelar TUDO. Moro no interior e aqui s[o tem uma assitência técnica que já cansou de mecher sem resolver - e eu, mais ainda. Já trocaram a placa de baixo (controle) e a de cima (interface). Li as outras postagens. Ela passa muito tempo ligada direto e deve mesmo estar acumulando gelo na serpentina como você disse. Mas onde fica o acesso a esta serpentina? É a placa grande branca no interior da geladeira presa por quatro parafusos? Na base desta placa existe um sensor de temperatura cuja resistência aumenta com o frio. A minha maior dificuldade é localizar os acessos... abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o unico defeito aí é o sensor, não nas placas, troque o sensor que fica atras da placa, o que vem original é pequenino, ele se encaixa em uma cavidade na placa, então quando for colocar o outro, pode cortar a cavidade onde ele encaixa para abrir um pouco ela e o outro sensor poder se encaixar, cuidado que a placa é onde o gás passa, mas no ponto onde fica o sensor não passa gás, então isnira o sensor novo e maior, o final do código do sensor novo é 997. então estará resolvido o problema. abraço

      Excluir
    2. Celso, obrigado. Troquei o sensor e ela funciona perfeitamente agora. Em lugar de cortar a cavidade da placa, cortei a ponta do sensor - que é ôca. Nas outras postagens você fala de um resistor de degêlo; minha geladeira tem isso? Onde se localiza? Um abraço e, mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    3. Não suam geladeira não tem isso, ela não é frost free, ela tem placa fria, geladeira com placas frias, não tem resitencia de degelo, não como as frost free, sua geladeira tem apenas as duas placas que foram trocadas e mais o sensor somente.

      Excluir
  40. Muito obrigado novamente, masolha, ainda estou muito pocesso com essa geladeira,achei anota agora, comprei em 21/01/2012, nao durou dois anos, e comum esse problema? Sera que seguido vou passar por isso? Po ja comprei Brastep pra nao me incomodar e me acontece isso. Minha mae tem uma duplex frost free que tambem e com ventilacao forcada e nunca incomodou, muito azar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, sua geladeira é uma das melhores do mercado.

      Excluir
  41. Efetuei a troca, aparentemente resolveu. Tirei algumas fotos. Fiquei apavorado com a construcao interna do refrigerador. Os dutos sao de isopor, por traz sao colados com fita adesiva, achei horrivel o acabamento, para um refrigerador que custa mais de 2.500,00 e que briga para retirar o dispenser de latas, so depois de aquecer com um secador de cabelos consegui tirar, depois de quente, saiu facil. Muito obrigado pela ajuda novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poste as perguntas como resposta da minha resposta, assim o assunto fica em sequencia ok, se você visse o acabamento de marcas inferiores acharia que a Brastemp é ótima, para voce ter uma idéia , algumas geladeira usam parafusos de ferro, então enferrujam e escorre um trilho de ferrugem manchando o gabinete na parte branca, horrível mesmo, os parafusos de brastemp tem alta qualidade de aço pelo menos, kkkkk.
      Problemas existem, e a diferença da Brastemp é essa, voce anda pela internet e encontra resposta, procura desmontar uma samsung por exemplo. abraço

      Excluir
  42. Tenho uma BRM39 que incorre nesse problema.
    Não estou é sabendo como retirar a tampa do fundo para trocar o termostato.
    Retiro os dois parafusos philips e a tampa continua presa, mesmo depois de 1 dia inteiro desligada e de portas abertas. Estou com medo de forçar e quebrar alguma coisa.
    Como desmontar a tampa do fundo do congelador BRM39E?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não entendi sua pergunta, porque esse modelo nem tem termostato, e se tivesse não seria dentro compartimento freezer, será que é mesmo uma BRM39, e se for ela usa damper em vez de termostato, e ele o damper fica no compartimento refrigerador.

      Excluir
  43. Tenho uma consul triplex mod CRM44D. O MOTOR COMEÇA COM UMA ZUADA DEPOIS PARA TIRNA E PARA NUNCA VIRA O MOTOR. O QUE DEVO FAZER OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue o motor diretamente á tomada e veja se ele vai funcionar, se não funcionar mesmo ligando direto na tomada o problema é o motor e tem que ser trocado.

      Excluir
  44. Olá celso preciso da sua ajuda tenho uma consul CRM36A ela parou de congelar e gelar então chamei um tecnico que trocou a resistência e o fusivel a principio ela ficou aparentimente boa por umas duas semanas, agora ela parou de congelar de novo. só gela porque ela aciona bem de vez enquando, por isso ainda gela porem não congela o que pode estar acontecendo.obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que chamar o técnico que esteve aí e fez a troca das peças, o serviço ainda está na garantia, o defeito pode ser sensor de temperatura, mas ele tem que conferir isso pessoalmente pra você, chame o técnico, é um direito seu, pois todo serviço tem obrigatoriamente 90 dias de garantia no mínimo

      Excluir
    2. Obrigado celso.Eu chamei ele novamente.ele colocou a chave de teste no motor e constatou que estava passando eletricidade e chegou a conclusão de que alguma peça na geladeira está feichando curto.Mas ele ainda não sabe o que é.Desculpe por ocupar seu tempo assim que puder tentarei lhe recompensar pelos beneficios obtidos aqui.

      Excluir
    3. Não se preocupe, não tem que recompensar nada, eu me dispuz a dar um auxílio, e faço o que eu posso, á distancia não tem como ajudar muito, a princípio o blog era para tirar duvidas simples, defeitos simples, mas tem muitas perguntas e em alguns casos eu consigo sim ajudar, em outros não muito, e em outros talvez minhas informações até atrapalhe, porque como disse,sem eu ver o produto, as informações que me passam são meus olhos, tento fazer o que posso por aqui, fique tranquilo quanto á isso, e quando precisar e eu puder de alguma forma contribuir, conte comigo, abraço

      Excluir
  45. minha geladeira é uma CRM45 consul e agora depois de 5 anos ela liga e desliga vária vezes seguida depois de muito tempo é que liga de novo, qual será o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema parece ser a caixa controle, a placa que gerencia todo produto, troque a caixa controle e pronto. tem um post aqui a respeito desse assunto.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  46. bom dia,minha geladeira brastemp frostfree mod.brm33ccbna esta desligando sozinha depois de umas 12 horas ou mais ela para..ai eu tiro da tomada e religo ela funciona normal,depois novamente en 12 15 hras ela para de novo,
    sou tecnico eletronico trabalho com conserto de tvs,e computadores..
    gostaria de uma opinião

    desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donizete, seu comentário estava em span, por isso não vi antes.
      O problema pode ser o sensor de temperatura que fica dentro do compartimento freezer, caso não seja o sensor, pode ser o modulo de potencia, que é a placa que fica perto do compressor, presa no gabinete do lado esquerdo por trás do produto, eu trocaria primeiramente o sensor de temperatura e observaria o comportamento do produto, abraço

      Excluir
  47. Meu Refrig.é biplex Frost free CRM50.O refrigerador dela parou de gelar e só funcionava o frezer.o rapaz desentopiu o dreno com agua quente e depois funcionou,só que no outro dia estava congelando todos os alimentos e aí o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chamar o rapaz que desentupiu o dreno, e ver se ele não deixou cair algum parafuso no duto, quando isso ocorre o parafuso trava o damper, que é o termostato que controla o refrigerador, ele tem uma portinhola que abre e fecha, se cair alguma coisa a porta não se fecha, e a passagem de ar fica aberta continuamente, e as coisas consequentemente congelam

      Excluir
  48. boa tarde Celso , tenho uma geladeira frost free Consul CRM45 Bem estar, o problema e que ela esta congelando tudo na parte de baixo, em cima esta normal,mas embaixo não já coloquei o termostato no numero 1, mas mesmo assim ele congela tudo,será que tenho que trocar o termostato { damper}?, onde ele fica? caso ele fica no lugar da rodinha de numeros?{termostato] preciso de sua ajuda obrigado
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ele fica atrás da rodinha, tem que tirar as prateleiras e soltar todo duto do fundo do compartimento refrigerador, dentro do duto está o damper, tem parafusos fixando o duto ao gabinete, geralmente os parafusos ficam perto da lampada em em outro local mais abaixo

      Excluir
    2. Boa Noite!
      Tenho um refrigerador Brastemp Frost free Ative BRU49BB 439 LTs.
      O problema começou a 1 semana atrás, quando estava criando gelo no compartimento de cima e não gelava nada no compartimento de baixo, Daí descongelei abri o compartimento de cima e retirei uma placa de gelo que estava por trás do congelador, quando voltei a ligar a mesma no dia seguinte estava tudo congelado em cima e em baixo, voltei a desligar e religar 2 horas depois e novamente tudo congelado, então girei o botão do nível que vai do 1 ao 7 até o fim e esperei um pouco e novamente deixei no nível 1 mais não adiantou nada continua congelando tudo em baixo a 2 dias notei que não tá disparando “ligando e desligando”.
      Como vejo que esse problema é recorrente dessa marca devo presumir que seja o termostato também, como eu sou um zero a esquerda com eletrodomésticos, peço uma grande ajuda.
      1º qual o modelo de termostato indicado para o meu produto?
      2º como localizo o termostato do meu refrigerador?
      3º o passo a passo da troca!!!
      Só pra constar liguei pra central Brastemp e pediram pra eu desligar e ligar no dia seguinte! O que foi feito e não resolveu e liguei também na autorizada e só pro técnico vir a minha casa e fazer o orçamento é 50,00 reais “um roubo” imagina as peças que ele vai pedir e a mão de obra! To na dependura e só vocês podem me ajudar!
      Obrigada!!!

      Excluir
    3. Claudia, vou te pedir novamente pra fazer o procedimento de desligar a geladeira, a minha aqui de casa, não é do mesmo modelo da sua, e tambem bloqueou, quando eu religuei congelou tudo, o que pode ter ocorrido foi o travamento do damper, sua geladeira nao tem termostato. é bem complicado trocar, então faça o seguinte e da maneira correta, desligar o produto somente não adianta, tem que desligar da TOMADA e deixar por 12 de PORTAS ABERTAS, escancaradas mesmo, a geladeira é uma caixa térmica, e se você desliga e deixa fechada, de pouco adianta, e se você morar no sul, pior ainda, então desligue da tomada, portas abertonas, 12 horas desligada, tem 96% de chances de resolver, se não resolver, me diga, mas não seja teimosa e nem aguniada, espere pelo menos 12 horas ok, abraço

      Excluir
    4. Boa Noite!!!
      Bom ontem a noite ela deixou de congelar não entendi mesmo isso, quero saber se mesmo assim eu faço o procedimento indicado por você? ela tá aparentemente normal agora!

      Excluir
    5. Não faça mais nada, apenas observe, se está normal deixe como está, tenho quase certeza que não volta mais a congelar os alimentos, abraço e vamos torcer pra ficar tudo certinho por aí.

      Excluir
  49. Boa Tarde, Celso.

    Comprei uma geladeira Consul Biplex CRD48, ela vai completar um mês de uso semana que vem.
    Bom, tenho notado que ela praticamente não desliga, desde então passei a observá-la.
    Fiquei a noite inteira acordado atentamente, ela desligou apenas uma vez durante 50 minutos, e estava muito frio o ambiente.
    Depois meu irmão olhou durante o dia, aconteceu o mesmo, ela desligou uma vez durante 50 minutos mais ou menos também.
    Conclusão, a geladeira desliga duas vezes em 24:00 horas, e nem chega a 2:00 horas o motor desligado. Considerando o curto espaço de tempo, ela praticamente fica com o motor trabalhando sempre.
    O regulador de temperatura está ligado no 1, no mínimo, uma vez que está frio o clima.
    Gostaria de saber se é normal isso. Algumas pessoas falaram que por ser nova é normal, e com o tempo ela vai desligar mais. Isso procede?
    Desde já agradeço.

    Aguardo resposta.
    Reinaldo.

    Obs.: ela congelou parcialmente verduras que estavam fora da gaveta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Reinaldo, não é normal, o normal seria desligar uma ou duas vezes num periodo de uma hora, mas isso não obrigatoriamente, varia muito dependendo de quantidade de abertura de portas, quantidade e temperatura dos alimentos internamente, temperatura externa, enfim, varia muito, mas também não pode desligar apenas duas vezes por dia, isso é defeito e não tem que esperar um tempo pra estabilizar, isso é conversa, aproveite seu período de garantia e chame a assistencia autorizada, não mexa no produto pra não violar a garantia, mas ela não está normal e eles tem que corrigir o problema, abraço

      Excluir
    2. Bom dia, Celso.

      Realmente ela estava com problemas e estes foram sanados!!!
      Muito obrigado pela ajuda, você não imagina o quanto nos ajudou. Muito obrigado mesmo!!!

      Bom, tenho mais uma dúvida e se puder me ajudar novamente ficarei grato.
      Dei uma olhada minuciosa no interior da geladeira, e notei que ela tem alguns “furinhos” do tamanho da ponta de uma caneta mais ou menos. A maioria deles estão situados nas partes onde as grades (ou prateleiras) ficam suspensas.
      Gostaria de saber se isso é normal ou não. Pode ocasionar algum problema no seu funcionamento? Se sim, o que devo fazer?

      Obrigado novamente.
      Abraços!
      Reinaldo.

      p.s. o que você faz neste site pelas pessoas é digno de honra, parabéns!!!

      Excluir
    3. Se esses furinho forem na parede do produto onde são encaixadas as prateleira não tem problema não, ali tem apenas uma cobertura plastica, do outro lado tem apenas uma espuma expansiva, ou seja poliuretano, e não vai atrapalhar em nada ok, abraço

      Obrigado pelos agradecimentos, com certeza não consigo ajudar a todos, tem problema complexos que só mesmo a visita de um profissional para corrigir, quando começei o blog a intenção era dar dicas simples, de coisas simples, mas com tempo o pessoal vai perguntando coisas complicadas, eu por aqui tento ajudar na medida do possível e dentro dos meus conhecimentos, tento não ajudar errado, uma informação errada é melhor nem ser dada, se não conheço um produto, não respondo apenas para preencher uma resposta, as respostas tem que ser objetivas, se não eu não respondo ou passo a bola, abraço e volte sempre que precisar

      Excluir
  50. Bom dia

    Tenho uma geladeira Brastemp Ative modelo BRM47BBBMA que de duas semanas pra cá tem perdido rendimento e atualmente não gela mais, o produto tem aproximadamente 3 anos(fora da garantia) e de acordo com algumas informações sei que pode estar ocorrendo vazamento interno, o que num refrigerador desse porte e com pouco tempo de uso é inadmissível pois se trata de vicio oculto, qual seria o procedimento nesse caso já que se trata de um conserto caro?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que tem que fazer é pedir um orçamento da rede autorizada, somente com orçamento da rede credenciada vai poder argumentar com o fabricante, pode ser que não seja vazamento interno de gás, e sim defeito em peças eletro-eletronicas,o que é admissível, mas caso a assistencia autorizada constate vazamento interno de gás, com a ordem de serviço você vai contactar diretamente á fábrica e questionar como um produto tão novo apresenta esse defeito.

      Excluir
  51. Oi Celso, boa tarde, o meu refrigerador Brastemp frost free ative BRM50, está queimando as verduras, principalmente no último compartimento da geladeira, mesmo deixando o botao no número 3, e a geladeira é nova só tem 5 meses, o técnico veio e como não tinha nada congelado no dia, disse que não podia fazer nada. Será que pode ser o tal do Damper?
    Percebi tbm que depois que comprei o refrigerador a conta de energia aumentou 200 KWH. desde já agradeço a atenção. Rosely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosely, o local das verduras não é na ultima prateleira, o local correto para que as folhagens não queimem, é dentro da gaveta de legumes, toda folhagem que ficar fora da gaveta de legumes, tende a queimar sim, então o local onde está colocando está incorreto, outra coisa, estamos no inverno e se por acaso você more na região sul do país, o numero 03 ainda está muito alto na regulagem de temperatura, diminua para o 01 ou 02. Então a partir desses procedimentos, de baixar a regulagem e colocar as folhagens no local correto, observe se ainda vai ocorrer o problema de queimar as folhar, caso aconteça chame novamente os técnicos da rede autorizada, mas creio que se fizer dessa forma vai estar corrigido o problema, quanto ao consumo, não podemos atribuir ao refrigerador, pode ser outro eletrodoméstico aumentando o consumo, estamos no inverno e geralmente aumentamos a temperatura do chuveiro por exemplo.

      Excluir
  52. Boa noite, Celso
    Minha geladeira é a frost free BRM47B inox, acontece que algum tempo atras ela congelava os alimentos, desliguei e voltou a funcionar, agora nao esta congelando os alimentos, ela nao esta fria embaixo, o freezer sempre esteve ok, e esta criando gotas de agua encima das gavetas e no dispenser de latas. Pode ser o damper e como faço pra trocar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem relação com o damper não, o que pode estar acontecendo é que ela tenha problemas com o sistema de ventilação no compartimento freezer, ou seja o ventilador tenha queimado, tem que ver isso , se queimou ou travou, troque.
      Tem que ver também se está fazendo degelos periódicos, senão estiver, tem que testar a resistência de degelo que fica em volta do evaporador, quando ela não faz degelos, o evaporador fica completamente bloqueado de gelo, impedindo a circulação de ar, então se estiver assim tomado por gelo é que vai testar a resistência, se estiver queimada, troque, se estiver coberto de gelo e a resistência estiver ok, tem que trocar o fusível térmico e observar como ela vai se comportar, repetindo, somente se estiver com um bloco de gelo cobrindo todo o evaporador, caso ela não esteja refrigerando embaixo e mesmo assim o evaporador estiver limpo, o defeito tem grande chance de ser acumulo de gelo dentro do duto central, onde não temos acesso, tem ocorrido muito com refrigeradores novos, então o que tem que fazer é desligar da tomada e deixar por três dias desligado de portas abertas, somente assim pra resolver de vez, pois o gelo se forma se que tenha nenhum componente defeituoso, e não temos mesmo acesso ao duto central, só se descongela com eficiência desligando por três dias, e de portas abertas, se deixar de portas fechadas, não vai descongelar

      Excluir
  53. bom dia tenho uma Brastemp forsfree ela não esta gelando a parte inferior o que poder se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem modelo eu não posso nem imaginar o que possa ser, porque cada modelo tem suas particularidades, e a Brastemp fabrica frost free a mais de 30 anos, imagine a quantidade de modelos existentes.

      Excluir
  54. Oi Celso, também me chamo Celso, e estou com o mesmo problema!
    Tenho uma Duplex Frost Free BRU49. Estou com esse mesmo problema de congelar tudo na geladeira. Atrás da geladeira existe uma bandeja, que no manual fala Bandeja de degelo, e pelo que entendi, vc falou que essa bandeja não pode ter líquido congelado. Agora, percebi que está com líquido congelado, como pode acontecer isso? Percebendo esse gelo nessa bandeja, desliguei a tomada do aparelho, fiz certo? Ou pode acontecer algo?
    Uma vez aconteceu isso com a geladeira anterior que era frost free também. Chamei um técnico e ele jogou água quente em algum lugar, dizendo que estava congelando. Isso é correto? Caso seja, onde posso tentar fazer isso?
    Existe algum tempo de vida útil para esse damper funcionar? Percebendo esse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso
      Quanto ao fato de congelar os alimentos internamente o problema é sim o damper, mas congelar á água do recipiente que fica sobre o compressor é praticamente impossível amigo, pelo simples fato de o compressor ligado chegar a mais de 50 graus de temperatura, portanto isso é um tanho complicado de se enteder, veja isso direito novamente, quanto a congelar os alimentos tem que se trocar o damper mesmo.

      Excluir
    2. Oi Celso, realmente não estava congelando a água do recipiente, desculpe pela ignorância. Esperei 12 horas e religuei o aparelho e voltou ao normal, apesar de aparecer muita água por dentro da geladeira. Será que voltará a acontecer isso?
      Obrigado

      Excluir
    3. Celso,
      Deixe em observação, se a água for no teto é normal, pois o produto está gelado e ao entrar ar quente, esse ar condensa virando gotas de água, é o mesmo que colocar um copo com água gelada na mesa, o corpo frio atrai moléculas de água, que se formam em volta do copo, o mesmo ocorre com o refrigerador, resumindo é isso, aguarde um tempo, e observer apenas. abraço

      Excluir
    4. Oi Celso, nessa época que escrevi para vc, o aparelho voltou a funcionar, porém hoje, o que aconteceu é que a geladeira não está gelando, e a parte do congelador está tudo bem, aparentemente. O que pode ter acontecido agora? Não observo que forma gelo em excesso dentro do freezer, nem que está gelando a mais também. Outra coisa que reparo é que aqueles estalos que fazia antes, não faz mais. Não sei se isso é normal ou não.

      Excluir
    5. O fato de você ter desligado por algumas horas, fez um bloco de gelo que existe na parte interna derreter um pouco, e liberar passagem de ar, mas o bloco não derreteu todo, e voltou a obstruir a passagem de ar, o que tem que fazer, é desligar o produto da tomada, e deixar por pelo menos 48 horas desligado da tomada e com as duas portas abertas, assim esse gelo interno derrete totalmente, depois religue e volta ao normal, se o gelo não derreter todo, vai sempre ocorrer isso, funciona por uns dias, depois bloqueia novamente, então retire da tomada e deixe de portas escancaradas mesmo, só assim

      Excluir
    6. Oi Celso, obrigado, estou fazendo essa manobra, ainda não deu 48 horas, para poder religar. Se depois que eu religar, e voltar a funcionar normalmente, preciso fazer algo, ou posso deixar assim? Vc sabe porque acontece essa formação de bloco de gelo que vc comentou que derreteu um pouco? isso é normal??
      Obrigado pela atenção

      Excluir
    7. Celso, não é normal, mas tem ocorrido muito, na verdade é um problema estrutural, se voltar a funcionar normal, deixe como está, não tem que fazer troca de peças se estiver ok, apenas se voltar a ocorrer, tem que ver o que tem que ser feito, abraço

      Excluir
  55. s minhs brastemp est ligando e desligando o ventilador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que o compressor, ou seja o motor da geladeira liga, o ventilador liga junto, e quando desliga, desliga junto, então é normal que isso aconteça até mais que 50 vezes por dias, ligar e desligar o ventilador.

      Excluir
  56. Boa noite. minha geladeira biplex CRM 45 Consul "mal estar", pois está dando muita dor de cabeça,tem 3anos e nunca tinha dado defeito, porém agora parece que quer dar todos. À princípio notei que ela estava congelando os alimentos na parte inferior, então acho que diminuí a numeraçao da temperatura e melhorou. Mas isso nunca tinha acontecido antes. Pouco tempo depois o freezer não congelava e o refrigerador mal refrigerava. Veio o técnico da autorizada e escreveu no orçamento, motor do ventilador, capa, hélice e vedação. Visita 30,00 e conserto com as peças 320,00. Achei caro e veio outro técnico recomendado. Disse que o problema era o ventilador e o trocou. Cobrou pouco mais que a metade do que fora pedido anteriormente. O refrigerador ficou funcionando bem, até uns 15 dias após o conserto, quando começou a fazer um BARULHO QUE IA AUMENTANDO CADA VEZ MAIS, tipo um zumbido alto e forte. Como se fosse um motor de avião ou algo parecido. Descobri que se desse umas pancadas na direção de onde vinha, de dentro do freezer, um pouco abaixo de onde fica o ventilador, o barulho parava. Mais tarde e aleatóriamente voltava a se manifestar. Uma, duas ou mais vezes ao dia. Alguns dias mais tarde o técnico veio ver o que havia. falei para ele o que sucedia, mas ele disse que estava tudo normal. Substituiu o ventilador que havia trocado por outro e disse que ficaria em observaçao. Pouco depois que ele foi embora notei que começava uma nova modalidade de aborrecimento pois o dito cujo refrigerador começou uma sessão de liga/desliga em varias modalidades: liga 2 min. desliga 5, liga e desliga e depois fica mais tempo ligado do que desligado e de repente desliga e liga...... e agora por ultimo reparei que em 1 hora ele não se desligou. Tirei da tomada pois vou dormir . Logo mais eu ligo novamente, mas ao sair terei que desligar novamente porque não confio em deixa-lo sozinho. Celso, gostaria de sua opinião sobre isso. Esses defeitos tem ligação entre si? O que pode ser toda essa loucura? Hoje já tive dor de cabeça e veja a hora que estou postando esse comentario devido esse problema ter me tirado o sono. E terei que chamar o técnico novamente... muito obrigada pela sua paciência e atenção. Deus te abençôe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse refrigerador tem uma placa eletronica, que chama-se caixa controle, pode ser esse o problema, mas teria que ver pessoalmente pra ter certeza, é um produto eletronico minha amiga, peça para o técnico ver direitinho se a caixa controle está ok, ver também o sensor de temperatura, são dois, mas o de cima é responsável pelo ventilador, derepente o defeito não é o ventilador, e sim a peça responsável por energiza-lo.

      Excluir
  57. Olá Celso,
    Vê se pode me ajudar. A minha Electrolux DF36 parou de gelar a parte de baixo. Chamei um técnico e ele trocou o timer e outra peça chamada bimetal. Depois disso, funcionou um tempo e parou de gelar embaixo de novo.
    Parece que congela em cima e não passa ar pra parte de baixo. O técnico já voltou aqui e disse que o timer e bimetal estão ok, mas não soube dar solução, já estou desistindo dele...


    Agora aprendi como descongelar o freezer com o secador de cabelo, e quando acontece de congelar (1 x por mês) eu uso o secador e descongelo, fazer o que...
    Quando ela está funcionando, os alimentos na parte de baixo costumam gelar muito, mesmo estando regulada no mínimo, às vezes alguns congelam alguma água superficial que tenha.
    Pode me ajudar?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te ajudar sim, eu suponho que se o timer foi trocado, a rese sensora com bimetal foi trocada e a geladeira continua do mesmo jeito, o defeito não era um nem outro, eu tenho quase certeza que ela está é com a resistencia queimada , somente isso, vou deixar o link de uma postagem, onde tem uma geladeira Electrolux com o mesmo problema, é outro modelo, mas o defeito o mesmo, assim você tem até como testar pra saber se a peça realmente queimou ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-electrolux-frost-free-df45.html

      Excluir
    2. Oi Celso, obrigado pela resposta!

      Quando o técnico trocou o bimetal e o timer, ele me mostrou que estava funcionando a resistência. Encostei a mão nela e estava esquentando, então acho que não é ela, estou certo?

      Ele disse que trocou o bimetal e o timer, mas não falou nada dessa rede sensora, pode ser que seja ela? Ela costuma dar problema? Pode ser um mau contato?

      Muito obrigado novamente.

      Christian.

      Excluir
    3. Christian,
      Tem que testar novamente a resistencia, pode ter queimado de lá pra cá.
      Mas o bimetal não vende separado pra esse modelo, ele faz parte da rede sensora, o nome da peça é rede sensora com bimetálico, e vende tudo junto, se ele trocou apenas o bimetal pode estar aí o problema, a rede são fios, onde vem fusíveis térmicos e o bimetal no mesmo conjunto, se ele tentou fazer um gato trocando apenas o bimetal, pode estar aí o erro, mas se trocou tudo certinho, fica difícil, pode ser que das peças que trocou uma esteja com problema, como disse, tem que ver novamente a resistencia, o timer se está ok, e a rede sensora, essa geladeira tem poucos componentes, por isso não tem onde mais dar problemas ok.

      Excluir
    4. Hmmmm... Então acho que você matou a charada, pois foi justamente o que ele fez. Ele até me mostrou que o conector do bimetal que ele tinha não encaixava perfeitamente e ele ia fazer uma "adaptação". Na hora achei que não teria nenhum problema, você acha que isso pode estar dando problema? Essa parte é tranquila de trocar?

      Muito obrigado novamente!

      Excluir
    5. Não é tão simples e nem tão complicado, aconselho a voce trocar a rede sensora original que ja vem com bimetal, pode sim ser esse o problema da sua geladeira, trocar somente o bimetal pode não ter resolvido, na rede sensora tem mais componentes que infuenciam no funcionamento do produto, mas aconselho você falar com o técnico que esteve aí, se for o caso você compra a peça e fale com ele, para que ele substitua pra você, já que o serviço não ficou bom, é obrigação dele colocar a peça sem custo de mão de obra. abraço

      Excluir
  58. Olá.
    Tenho uma Consul 334 L CRD 36 e percebemos que ela parou de funcionar..a luz interna acende tudo normal ..ai resolvi mexer no termostato..depois de girar ele para lá e para cá algumas vezes ela voltou a funcionar ..ficou mais ou menos 1 hora ligada e depois desligou de novo e não ligou mais ...passa várias horas resolvi girar de novo o termostato e depois de algumas rodadas ela funcionou de novo...provavelmente é o termostato que esta com problema né?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se quando você mexe na peça ela volta a ligar o compressor, com certeza o problema é nele, no termostato, trocando resolve imediatamente.

      Excluir
  59. Minha geladeira é a frost free BRM47B inox e como faço p ter acesso ao ventilador do freezer, pois qd abre e fecha a porta faz barulho de vento, sera q ta ok ou msm assim tem q olha, e ao damper como posso ve-lo....ela nao esta congelando embaixo e deixei desligada a 2 dias....como me disse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uil, quando se abra a porta o ventilador para de funcionar, quando fecha ele volta, as vezes mesmo com a porta do freezer aberta ele funciona, se estiver em rotina de teste ele vai funcionar de porta aberta.
      O damper fica na parte de baixo, no fundo do refrigerador, dentro do duto onde tem aquelas saídas de ar, para ter acesso tem que retirar o duto todo fora, ele fica inserido dentro do do duto
      Mas sua geladeira não gela nada? se não estiver gelando nada o defeito não pode ser damper, pode estar relacionado a caixa controle, ou seja a placa eletronica dela Uil.
      Se ela estiver com bloco de gelo dentro da passagem de ar, tem que deixar desligada por tres dias e com as duas portas totalmente abertas, desligada da tomada e com as portas abertas

      Excluir
  60. Ôi Celso, sou a Anonima do post de 22/07/13 da geladeira Consul "Mal Estar" e venho te agradecer pela atenção e rapidez de sua resposta, só que gostaria de aproveitar para te perguntar mais uma coisa que me admirou. A geladeira está interagindo com alguns interruptores da casa e desligando ou ligando de acordo com a utilização desses interruptores. Aparentemente parece que aquele frenético liga/desliga melhorou, mas agora tem essa interação que te relatei. Muitissimo agradecida quero dizer ainda, que Deus te abençôe ricamente e te parabenizar por esses esclarecimentos tão importantes que nos dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonima da BEM ESTAR, boa noite querida e que Deus te cuide e cuide dos teus também.
      O problema da geladeira interagir com os interruptores, pode ser a placa eletronica que gerencia todo sistema da geladeira, ela deve estar com algum componente desgastado e reagindo a picos de energia, futuramente terá que ser substituida, vou deixar o endereço de uma postagem que vai ajudar você a identificar a peça, para quando precisar trocar, fazer isso você mesma ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  61. Bom dia Celso eu tenho uma Geladeira Brastemp modelo BRM44BBANA, e foi preciso trocar o compressor, só que agora notei que o cano que retorna o gas para o compressor esta congelando e quando ela desliga forma uma possa de agua embaixo dela, o que pode ter ocorrido

    Grato
    Juliandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliandro
      O que ocorreu aí, foi que o técnico ao trocar o compressor,deixo o produto com gás em excesso, assim a gás completa o evaporador, e por estar em excesso dentro da geladeira, ele congela o cano de retorno para o compressor, com gás em excesso o produto perde rendimento, então tem que chamar o técnico que fez a troca do compressor, para que ele retire esse gás que está sobrando dentro do sistema, isso é prejudicial ao produto, ele não pode cobrar por esse serviço, faz parte da garantia da troca do compressor ok, abraço

      Excluir
  62. BOA TARDE CELSO MINHA GELADEIRA UMA BRM37ABANA NÃO ESTA GELANDO A PARTE DEBAIXO, NOTEI QUE O VENTILADOR LIGA QUANDO COLOCO NA TOMADA DEPOIS NÃO LIGA MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você coloca o produto na tomada, ele liga e desliga o ventilador, e assim também faz com os outros componentes, como a resistencia, o motor, as lampadadas, enfim o modelo BRM37A, após ligado a tomada, vai entrar imediatamente em uma rotina de teste de componentes, depois de alguns minutos, entre 07 e 15 ele vai energizar o ventilador, desde que tenha refrigeração suficiente pra isso.
      Quanto a não refrigerar a parte inferior, pode estar relacionado a varios motivos, mas para a gente ter uma noção mais exata do que está ocorrendo aí, seria necessário, que você abrisse o compartimento freezer, e ver como está a formação de gelo, assim poderemos ter um diagnostico preciso do problema, o ventilador sabemos que não está queimado, mas dependendo da formação de gelo no congelador, vamos saber qual a causa de não refrigerar a parte inferior, veja isso e me relate que eu tento te ajudar melhor ok, no blog, ali emcima na aba refrigeradores, tem muitos assuntos relacionados a esse produto, veja em refrigeradores, tem dois assuntos que vão te ajudar muito ok

      Excluir
  63. Oi!! Minha geladeira é uma consul CRM 45 e parou de gelar da noite para o dia, chamei um técnico e ele disse que é a placa eletronica que queimou, a luz dela acende normalmente . será isso mesmo? onde eu posso comprar essas placa pois não encontrei na net.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais tem na net são essas placas eletronicas para geladeira consul CRM45A, o nome da peça é CAIXA CONTROLE, vai encontrar muitos vendedores no mercado livre por exemplo, você mesmo pode trocar, vou deixar uma postagem aqui que vai te ajudar muito a fazer a troca da peça. Procure a peça com o seguinte nome, digite assim no google
      CAIXA CONTROLE PARA GELADEIRA CONSUL CRM45A

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  64. Bom dia, Celso.

    Realmente ela estava com problemas e estes foram sanados!!!
    Muito obrigado pela ajuda, você não imagina o quanto nos ajudou. Muito obrigado mesmo!!!

    Bom, tenho mais uma dúvida e se puder me ajudar novamente ficarei grato.
    Dei uma olhada minuciosa no interior da geladeira, e notei que ela tem alguns “furinhos” do tamanho da ponta de uma caneta mais ou menos. A maioria deles estão situados nas partes onde as grades (ou prateleiras) ficam suspensas.
    Gostaria de saber se isso é normal ou não. Pode ocasionar algum problema no seu funcionamento? Se sim, o que devo fazer?

    Obrigado novamente.
    Abraços!
    Reinaldo.

    p.s. o que você faz neste site pelas pessoas é digno de honra, parabéns!!!

    30 de julho de 2013 02:31

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esses furinhos forem na parede do produto onde são encaixadas as prateleira não tem problema não, ali tem apenas uma cobertura plastica, do outro lado tem apenas uma espuma expansiva, ou seja poliuretano, e não vai atrapalhar em nada ok, abraço

      Obrigado pelos agradecimentos, com certeza não consigo ajudar a todos, tem problema complexos que só mesmo a visita de um profissional para corrigir, quando começei o blog a intenção era dar dicas simples, de coisas simples, mas com tempo o pessoal vai perguntando coisas complicadas, eu por aqui tento ajudar na medida do possível e dentro dos meus conhecimentos, tento não ajudar errado, uma informação errada é melhor nem ser dada, se não conheço um produto, não respondo apenas para preencher uma resposta, as respostas tem que ser objetivas, se não eu não respondo ou passo a bola, abraço e volte sempre que precisar

      Excluir
  65. Ôi Celso, boa noite. Venho mais uma vez a esse maravilhoso Blog para te agradecer pelas suas orientações. Sou a Anônima da Consul BEM-ESTAR, DE SUA RESPOSTA em 27/07/13 às 21:28 hs. Já que possivelmente essa placa terá de ser substituída mesmo, vou esperar a virada do mês para falar com o técnico. Estou um pouco mais tranquila após os esclarecimentos que obtive por teu intermédio e aproveito para te parabenizar por tamanho amor ao próximo com essa atenção para conosco. Que o Senhor nosso Deus te cubra e aos teus amados com Suas mais preciosas e ricas bençãos. MUITO OBRIGADA MESMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada querida, que Deus cuide de você e de todos os teus também, assim como me deseja o bem, a ti o dobro desejo sempre, grande abraço e felicidades sempre.

      Excluir
  66. Ricardo, oi Celso Tenho uma geladeira BRM 39EBBNA primeiro estava bloqueada então troquei o sendor de degelo não gelava em baixo e em seguida não está desligando, congela tudo em baixo, procurei o damper e não encontrei, acho que não tem, observei que tem um sensor de temperatura no fundo da parte de baixo dentro de uma gradezinha então substituí o sensor por outro de 2,7 K continuou sem desligar, não tem o duto de ar, o ar sai direto na parte superior da geladeira, gostaria de receber alguma dica.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,
      Desligue o produto por umas tres horas, depois volte a ligar novamente, se ainda continuar apresentando congelamento na parte inferior, mesmo com a troca do sensor, vai ter que trocar a placa de contr ole, nesse modelo a placa fica ali entre as duas portas na parte da frente no lado oposto ao puxador, onde tem aqueles leds que acendem, a plaquinha de controle fica justamente ali, mas antes deixe ela desligada por umas tres horas depois ligue pra ver como vai reagir ok, abraço

      Excluir
  67. Bom Dia Celso!
    Preciso muito de sua orientação.Tenho uma Brastemp BRG43 Zirium. Os leds começaram a piscar e logo chamei o técnico. Primeiro diagnóstico: carga de gás. Colocou o gás funcionou 2 dias e parou de gelar novamente.Segunda visita: "troca da tubulação da baixa 1/4", funcionou apenas 3 dias.Nessa troca observei que: ele substituiu o cano de alumínio por um de cobre e de calibre mais grosso e que a temperatura no fundo da geladeira estava tão elevada que nem conseguia tocar. Além disso os ruídos eram enormes.Estou insegura se devo chamá-lo para uma terceira visita...o que pode ser?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me responda você uma pergunta por favor, quando você chamou o técnico, porque os leds piscavam, ela ainda gelava normalmente? baseado nessa resposta poderei entender melhor o que aconteceu aí. aguardo.

      Excluir
  68. Olá, Meu nome é Patricia!
    Tenho uma Refrigerador Consul Frost Free Bem Estar 490, e hoje ele simplesmente parou de gelar na parte debaixo, a parte de cima ta congelando normalmente, mas a parte debaixo simplesmente não está congelando nada desde cedo...Não sei o que fazer, ou o que pode ser... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, para saber o que houve tem que abrir o compartimento freezer e ver algumas coias, primeiro ver se o ventilador está funcionando, ver se não queimou o ventilador, ele é quem faz a circulação de ar para o freezer e para o compartimento refrigarador, depois ver como está a formaçao de gelo no evaporador, se o evaporador, que é o congelador, estiver totalmente coberto por gelo, tem que testar a resistencia que envolve o evaporador, ela tem que aquecer algumas vezes por dia para derreter o gelo, se ela estiver queimada pode ser ela o problema então, para testar não precisa retirar, basta com um cabo de força ligar ela diretamente na tomada, estando ela aquecendo depois de alguns minutos ligada na tomada não precisa trocar, e se resistencia e ventilador estiverem ok, o defeito tem grandes chances de ser o fusível térmico que fica inserido dentro do evaporador. vou deixar uma postagem de fusivel termico, para voce ver melhor a peça.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-brm35b-fusivel-termico.html

      Excluir
  69. boa noite, arrumei minha geladeira df50x , troquei a placa eletronica e o ventilador do freezer ate ai belezinha, so que agora de 7 em 7 dias ela não degela, tenho que desligar para ela voltar a funcionar normalmente, no caso ligando e desligando automaticamente. Por favor me ajude, to quase botando fogo nessa merda!!! obrigado. Obs. Seu blog e muito bom, parabéns!!
    CRISTIANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pra esse modelo tem que trocar o kit todo Cristiano, que vem em uma caixinha, que são: placa, ventilador com sensor e a rede sensora, se não trocou a rede sensora pode estar aí o problema, além disso tem que testar a resistencia de degelo, se ela estiver queimada, pode ser apenas esse o problema desde o principio.

      Excluir
    2. vou trocar a rede sensora no fim de semana. como testar a resistência do degelo??? Essa rede sensora fica toda enrolada nos caninhos do frezer, existe algum "macete" para retira-la. Obrigado

      Excluir
    3. teste a resistencia assim, como está nesta postagem abaixo

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-electrolux-frost-free-df45.html

      ela fica apenas fixada perto dos canos e é presa com abraçadeiras plásticas, corte as abraçadeiras e retire com cuidado, quando colocar a nova, prende no mesmo local da outro e prenda também com abraladeiras, os fusíveis da rede sensoras tem que ficar totalmente colados aos canos do evaporador.

      Excluir
  70. Boa noite, Sou Rodrigo, tenho uma geladeira BRM48 comprada dia 13/04/13, à cerca de 10 dias notei que algo está errado, verifiquei alguns alimentos com algumas marcas de queimadas, eu tinha na geladeira cervejas colocadas no porta latas e todas estavam suadas, ai abri uma e estava choca (todas estragadas), passou 2 dias coloquei outras cervejas no porta latas e de um dias para o outro aconteceu novamente, no outro dia as cervejas estavam todas chocas (estragadas). isso aconteceu três vezes (sempre mudando as marcas). Tipo agora se eu colocar uma cerveja na geladeira, amanhã estará estragada, "nunca vi isso"
    Agora a noite notei que o congelador está formando pingos de gelo dentro, na porta, nas peças de acrílico, e tem neve tbm. Agradeço muito sua ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os alimentos com marca de queimado estariam congelados, se for isso, se os alimentos estiverem congelando na parte do compartimento freezer, assim com as cervejas congelando e ficando chocas o defeito pode estar no damper, ele é quem controla a temperatura da parte da geladeira, ele é como se fosse um sensor, que fecha a passagem de ar frio para a parte de baixo da geladeira, e quando da problemas, permite que o ar frio que vem do freezer passe muito mais que deveria, assim os alimentos passam a congelar também na geladeira

      Excluir
  71. Boa noite, Sr Celso.
    Meu nome é Luciana e ganhei uma geladeira usada Brastemp Frost Free modelo BRM43abana SERIE s10784345. De uns tempos para ca ela começou a vasar agua pela geladeira embaixo do freezer. Vasa pela quela grade que fica interna na parte superior da geladeira. Chamei um tecnico e ele disse que estqa congelando na parte do dreno dentro do freezer, Ele fez uma adaptação com uma resistencia para aquecer no local, na epoca resolveu parou de vasar. Mas ultimamente começou a vasar novamente e o tecnico falou para eu verificar se a resistencia esta funcionando. Fiz o teste que ele pediu mas a resistencia esta funcionando normalmente; E esta acha que deve ser ? Agradeço pela atenção e fico no aguardo de um retorno.congelando novamente no dreno por onde deveria sair a agua do freezer. O que o sr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve chamar o tecnico novamente para corrigir de vez o problema e não é colocando resistencia, ele que é da autorizada deve saber o que tem que ser feito, mas vou deixar uma postagem de como resolver esse problema definitivamente, tomara que ele tenha acesso a essa informação da troca do kit, eu que não sou mais da rede autorizada a tempos tenho acesso a isso, e espero que ele também tenha, o defeito é comum, porém esse kit não são todos que trocam, e somente trocando pra corrigir o problema, vou deixar o endereço da postagem e voce vai entender melhor, copie e cole no seu navegador, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  72. Meu nome é Luciana e ganhei uma geladeira usada Brastemp Frost Free modelo BRM43abana SERIE s10784345. De uns tempos para ca ela começou a vasar agua pela geladeira embaixo do freezer. Vasa por aquela grade que fica interna na parte superior da geladeira. Chamei um tecnico e ele disse que estava congelando na parte do dreno dentro do freezer, Ele fez uma adaptação com uma resistencia para aquecer no local, na epoca resolveu parou de vasar. Mas ultimamente começou a vasar novamente e o tecnico falou para eu verificar se a resistencia esta funcionando. Fiz o teste que ele pediu e a resistencia esta funcionando normalmente. O que o sr ahca que pode ser? Agradeço pela atenção e fico no aguardo de um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve chamar o tecnico novamente para corrigir de vez o problema e não é colocando resistencia, ele que é da autorizada deve saber o que tem que ser feito, mas vou deixar uma postagem de como resolver esse problema definitivamente, tomara que ele tenha acesso a essa informação da troca do kit, eu que não sou mais da rede autorizada a tempos tenho acesso a isso, e espero que ele também tenha, o defeito é comum, porém esse kit não são todos que trocam, e somente trocando pra corrigir o problema, vou deixar o endereço da postagem e voce vai entender melhor, copie e cole no seu navegador, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html


      Luciana, pode postar o comentário e aguardar, ele só vai aparecer quando eu puder responder ok. abraço querida

      Excluir
  73. Prezado, Lendo seus posts, acredito que o problema da minha geladeira Brastemp BRM39 seja mesmo o damper, pois está congelando direto os alimentos.............mas como acesso para troca desta peça? é via freezer ou via refrigerador mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo não tem damper, ele tem um sensor na parte do refrigerador, no fundo do refrigerador, veja que tem uma gradezinha e dentro dela um sensor de temperatura, se for o modelos BRM39E

      Excluir
    2. Oi Celso, agradeço pela resposta. Minha geladeira é este modelo mesmo,o defeito nesta peça causa o congelamento dos alimentos no refrigerador? Se sim, qual o nome da peça,sendo necessário a troca como proceder?
      Obrigada.

      Excluir
    3. Marcela o sensor fica encaixado em um compartimento, no fundo do refrigerador, ele tem que ser trocado cortando os fios, o novo vem com os fios e dois conectores, para que voce não tenha que emendar, o conector recebe um fio do sensor novo e um fio do gabinete, então voce insere os dois fios no conector e aperta a trava, ela fecha e uneum fio ao outro, faça isso com os dois fios, não é complicado demais não, mas como você sabe o que é, pode contratar um técnico apenas pra trocar a peça, o que onera o nosso serviço é diagnosticar um problema, como você já sabe o que é, ligue para um técnico e negocie apenas o preço da troca

      Excluir
  74. Minha Brastemp Frost free está criando gelo no congelador, tenho que limpá~la seguidamente pois entope de gelo, já foi trocado todos os sensores e placa eletronica, até funcionou por um tempo mas persiste o defeito, é possível ser problema de vedamento das borrachas das portas e está entrando ar? Ela liga o compressor muito seguidamente. Não consigo fazer um teste definitivo nas portas e ter certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro,
      GAxetas, ou seja borracha não tem nada a ver com esse problema, qual é o modelo exato da sua geladeira?

      Excluir
    2. Boa tarde Celso, o modelo da geladeira é BRM36D, o problema dela é que enche de gelo e toda semana tenho que abri-la e limpá-la, não sei se está fazendo o degelo ou não, não desce água pelo dreno, eu a desmonto descongelo largo água e ela desce até o motor a resistencia eu havia medido e estava boa, o sensor liga desliga (bimetal) esses tempos medi e quente estava com o contato fechado. Não sei como testar o sensor de campo, o termofusível creio que em temperatura ambiente tenha que estar fechado mas não sei em que condição se encontra. Logo que a limpo ela faz o degelo mas em dois dias já não desce mais água. Representa que faz o degelo mas acaba congelando a agua no dreno e fica entupido de gelo virando um grande cubo de gelo solido, ela trabalha muito seguidamente o intervalo que fica sem funcionar eu acho muito curto. Agradeço se puder dar alguma dica.

      Excluir
    3. Voce tem que ver se quando ela para de refrigerar esse bloco de gelo envolve todo o evaporador ou se se forma embaixo do evaporador, se for embaixo, significa que tem um bloco de gelo dentro do duto de ar, e só vai resolver desligando ela por tres dias e deixando de portas abertas, para que saia todo gelo que está internamente, não tem outro jeito.
      Mas caso o gelo esteja no evaporador, tem que testar a resistencia de degelo, não precisa tirar ela do local, mas não teste continuidade, pode pegar um cabo de força e,ligar ela diretamente na tomada, espere 10 minutos e veja se aquece, se não está queimada então troque, caso aqueça, então o defeito vai ser o fusivel termico, que é mais comum apresentar problemas ok

      Excluir
  75. Bom dia!
    Tenho uma geladeira BRASTEMP, ela ficou desligada por 3 meses, e quando coloquei novamente ela pra funcionar, ela começou a congelar todos os alimentos, já regulei ela para a temperatura desligado, mais mesmo assim ela congela TUDOOOOO, os Ovos estão congelados, a agua, tudinho. Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que falar o modelo, sem modelo não consigo imaginar qual defeito possa estar ocorrendo ai, o modelo fica em uma etiqueta atras do produto, veja isso e me informe, e coloque sua resposta como resposta da minha resposta, assim o assunto fica todo junto e eu vou saber de que assunto se trata ok, aguardo

      Excluir
  76. Boa tarde Celso, tenho uma Bosch Ecoplus 400 Duplex e de uns meses para cá ela passou a congelar os alimentos que ficam no compartimento abaixo do freezer. A Assistência Técnica da Bosch veio até a minha residência, mas infelizmente informaram que a peça com defeito não existia mais no mercado de reposição... Terei que jogar a geladeira no lixo ou existe alguma forma de contornar este defeito? Seria problema no termostato dela? Dá para fazer alguma adaptação? vagner.federal@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, esse problema de falta de peças tem sido uma constante com essa marca, quem detem essa marca BOSCH no Brasil é a DAKO, e eles infelizmente acabam queimando uma marca tão forte como a BOSCH, aconselho voce pegar o termostato e levar em uma loja de peças para refrigeradores, mesmo eles nao tendo, voce tem que ver as descrições no termostato e procurar um de igual valor de RC, veja em uma grande loja de venda de peças para geladeira e descubra onde tem um com mesmo RC e com o bulbo ou seja o caninho do termostato do mesmo tamanho, então compre que vai dar certo, mas tem que ser o mesmo RC, isso é o mais importante

      Excluir
  77. Estava gelando a parte de baixo, em cima começou a dar problema.

    ResponderExcluir
  78. Olá sou o Gilson Passos, tenho uma Brastemp Modelo BRM 38 - A, está dando alarme com os três leds frontais piscando, desligo da tomada e ligo novamente e ele fica normal, funciona umas 12 horas e novamente dá o alarme dos leds, que pode ser ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma postagem com video que mostra esse defeito, para corrigir troque o modulo de potencia, que é uma placa que gerencia todo sistema, leia mais na postagem ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/refrigerador-brastemp-brm44-luz.html

      Excluir
    2. Obrigado pela orientação, vou olhar o vídeo e providenciar a troca, abraço Celso.

      Excluir
  79. Boa tarde Celso. estou com uma geladeira brastemp flex, que apresentou defeito na placa de alimentação e no painel da geladeira, foi feito a substituição dos mesmo, mais o painel não acendeu e agora a geladeira esta congelando foi feito teste de continuidade dos fios principais e estão normal. qual pode ser o problema desta geladeira. Me ajude. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser apenas o sensor de temperatura, ela tem um sensor que controla temperatura interna, pode ser apenas ele o problema

      Excluir
  80. Celso, Bom dia!
    Tenho lido seu blog para resolver um problema no meu refrigerador da Consul, modelo CRM50abana e até agora não consegui resolver, apesar de já ter trocado todas as peças que imaginei ser o motivo do problema até agora nada deu certo, e continua congelando os alimentos do refrigerador, já troquei o damper termostático, o sensor de temperatura que fica no congelador e até a placa de potência e não resolveu, será que faltou alguma coisa?

    ResponderExcluir
  81. CONSUL FROS FREE Mod. CRM49ABAMA serie JB1096259, 2 anos de uso e esta congelando tudo, o que fazer???

    ResponderExcluir
  82. MINHA GELADEIRA ESTA LIGANDO DIRETO E CONGELANDO TUDO DESLIGUEI,MODELO CRM30BANA

    ResponderExcluir