sexta-feira, 12 de abril de 2013

Geladeira Não Refrigera a Parte Inferior - Em Referencia Aos Modelos BRM33 BRM37 BRM43



Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?

Esses refrigeradores BRM33, BRM37 e BRM43 foram lançados no final da década de 90, existem muitos deles em funcionamento e  fazem parte de uma mesma linhagem, e apresentam como maior defeito não refrigerar a parte inferior, e como são modelos frost free, o defeito pode estar relacionado á várias peças, mas três peças são as mais trocadas para a correção desse problema. vou postar aqui, quais as peças mais trocadas e também outras que podem estar diretamente relacionadas a não refrigerar a parte inferior, ou seja a parte do refrigerador.


   O motor ventilador, faz a distribuição de ar frio, tanto para freezer quanto para o refrigerador, se queimar, automaticamente, não vai refrigerar a compartimento refrigerador, no freezer ainda vai ter frio, devido á proximidade com o evaporador, que é o congelador.



   Resistência de degelo, fica presa em volta do congelador, aquece e derrete o gelo acumulado, caso ela queime, o congelador, vai formar um bloco de gelo, impedindo a passagem de ar, e mesmo o ventilador funcionando, o bloco de gelo impede a circulação de ar, portanto não refrigerando a parte inferior.



    




   Esse é o kit de degelo, da esquerda para direita temos, kit sensor para campo, esse fica preso no gabinete, acima do evaporador, no centro o módulo de potência, que é uma placa eletrônica, variam as cores das caixinhas, conforme a voltagem, no caso da foto, 110 volts, e na direita, termostato bimetálico. Esse conjunto é responsável pelo degelo, ou seja toda vez que começa a se formar gelo no evaporador, ou seja congelador, esse trio, desliga o motor e ventilador, e energizam a resistência, para que ela derreta o gelo acumulado, esse gelo desce por um dreno e cai no coletor de água que fica em cima do compressor, ou seja o motor, como ele é bem quente , a água evapora, e é esse kit de degelo, o conjunto mais trocado para este modelo de geladeira, diga-se que para o modelo BRM33, o módulo é diferente, para os modelos BRM37e BRM43 são idênticos.

   Ainda existem outros motivos para não refrigerar a parte inferior, como falta de gás, dreno bloqueado, mas são raros os casos, o mais comum mesmo é o kit , o ventilador e a resistência, sendo o kit, o que mais se troca.




Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?



223 comentários:

  1. Tenho uma modelo brm33acana, que foi trocada o modulo, rele e sensor mas o compressor não dá a partida, já verifiquei o compressor em ligação direta ele funciona e gela perfeitamente, mas na ligação normal não funciona nada. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele nem liga? tem que ligar sim, a não ser que o módulo esteja com problema, ou você não ligou o sensor direito, ou seja os fios não estão conectados, hoje tem muitos modelos de sensor, será que você colocou o sensor certo? o correto é o 326005854. o final 997 é para produtos novos. verifique se o sensor que trocou foi o correto, depois verifique se os fios estão realmente conectados, se tiver tudo certo, só pode ser o modulo com problema, o correto para sua geladeira, se for 110 volts, é o módulo com codigo final 512.

      Excluir
    2. Tenho um modelo igual ao da foto acima,comprei em 1999 e até hoje já troquei a placa eletrônica 3 vezes,cada uma custando em média 300 reais,até que um funcionário da autorizada acabou ficando sensibilizado com minha situação,e me disse que esse modelo já saiu de fábrica com esse defeito,e que o certo seria fazer um recal em todos esses modelos,até hoje,vira e mexe eu tenho que descongelar o duto da galadeira para que a parte de baixo volte à gelar.gostaria que alguém me ajudasse co alguma solução!

      Excluir
    3. Tenho uma postagem com a solução, vou deixar o link pra você, mas não saiu com esse defeito, apresentou esse defeito com uns dez anos de uso, que é compreensível, pois são anos e está propensa a apresentar problemas de congelamento de duto, mas a Brastemp, preocupada em corrigir, confeccionou um kit para resolver, vai entender direito isso na postagem, vou deixar o link, leia
      Grande abraço Roberto

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  2. Amigo, tenho um refrigerador frost free BRG43a que não gela mais a parte de baixo, só congela uma parte do freezer, abri a parte do condensador e tinha um pouco de gelo na parte do dreno retirei o gelo e liguei e percebi que o ventilador não está mais funcionando. Será que o problema é o ventilador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o compressor está ligado, pois o ventilador só funciona junto com o compressor, se o compressor desligar ele desliga junto, agora se ele não liga hora nenhuma a geladeira não vai refrigerar nada na parte inferior, e gelar muito pouco no freezer, uma caracteristica de ventilador queimado, é a formação de uma camada de gelo abaixo do ventilador, somente na parte superior do compartimento freezer, se quiser testar, pode pegar um cabo de força e ligar diretamente o ventilador a tomada, caso ele não tenha terminais, o fio verde é o terra, corrente é amarelo e branco, as vezes as cores variam, mas geralmente são amarelo e branco para esse modelo, se estiver queimado, tem que trocar, um exemplo que as vezes ocorre, ele não liga, mas se ligar direto na tomada ele vai ligar, então é o modulo, ou seja, a placa eletronica quem não está energizando ele, aí tem que trocar modulo e sensor de temperatura, mas teste ele, e se estiver queimado troque e vai resolver o problema, abraço

      Excluir
  3. Certo! vou testar-lo amanhã porém ele não liga em momento algum... quando eu ligo a geladeira na tomada o compressor liga e o ventilador continua
    desligado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sousa, essa geladeira tem uma placa eletronica chamada modulo de potencia, assim que você liga na tomada, ela liga o ventilador, depois desliga ele, depois liga o compressor e ele fica energizada, mas a pla vai testando sozinha todos os componentes, o ventilador não entre de imediato, vai entrar depois de uns 15 minutos de aparelho ligado, não espere que o ventilador entre automaticamente após ligar a tomada não, observe isso ok. abraço

      Excluir
  4. fiz o teste do ventilador ligado direto na tomada e ele não funcionou! o ventilador é vendido completo com a hélice e os cabos?

    ResponderExcluir
  5. Não, apenas o ventilador, cuidado ao retirar a helice para não quebrar, mas caso quebre ela á vendida em separado ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, troquei o motor ventilador e a geladeira voltou a funcionar. Muito obrigado!

      Excluir
    2. Que bom que deu certo sousa, abraço

      Excluir
  6. Tem alguma dica pra retirar a hélice? desde já muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pegue nas alhetas da helice, com os dedos apoie o cento da helice e vá puxando com cuidado, algumas saem facilmente.

      Excluir
    2. Amigo, troquei o motor ventilador e a geladeira voltou a funcionar. Muito obrigado!

      Excluir
  7. boa tarde celson! ja fiz a troca quaze tudo do senso de campo, bimetal e a resitencia! Mas a minha geladeira BRM43 continua criando gelo com tempo impedindo refrigera na parte de baixo!
    Ja fiz o teste tecno para ver os componete estão funcionando, COMPRESSO OK, VENTILADOR OK, Menos a RESISTENCIA NÃO AQUECE. Sera que é o MODULO DE POTENCIA?
    ASS:ROMULO SOUZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, se a resistencia não aquece é óbvio que é a resistencia o defeito, mas caso ela esteja esquentando, aí sim troque o modulo.

      Excluir
  8. boa noite, minha geladeira é uma brm 37 ela não estava gelando a parte de baixo, troquei o bimetal mas continuou do mesmo jeito no MINIMO MEDIO E MAXIMO não dispara o motor quando ligo as tres luzes ae o motor entra normal. se poder me ajudar a ficar disparando normalmente nos tres seria uma economia de energia. o ventilador funciona normal mas não prestei atenção se a resistencia ta aqueçendo como faço para testar a resistencia e se for outra coisa o que pose ser a caixinha do modulo é vermelha 220v. passou muitos anos com o bimetal queimado sem refrigerar a parte de baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que testar a resistencia, basta pegar um cabo de força e testar a resistencia, ligi com cabo de força ela diretamente á tomada, deixe por uns 20 minutos, se aquecer está boa, caso esteja boa, troque o kit sensor para campo e o modulo.

      Excluir
    2. Olá Celso.

      Por favor, preciso de uma opinião técnica. Tenho em casa uma BRG43ABBNA (430 Zyrium) e a mesma já deu este defeito de só gelar a parte superior (freezer) e na inferior formar gelo do duto de circulação de ar. Foi consertada (não estava no momento da troca - terá sido o sensor?) e funcionou bem por uns 18 meses.
      Pouco tempo atrás começou a gelar pouco, tanto inferior como superior (como um todo), e a ficar pouco tempo em funcionamento em qualquer temperatura escolhida (funcionamento do compressor). Agora somente funciona sem problemas se estiver na função "Fast-Freezing" (três leds acesos), pois nas demais não funciona - funciona por 15 segundos o compressor se desligar e ligar novamente na rede elétrica, como se identificasse que já está em temperatura correta e desligasse. Como percebido, o compressor está funcionando, o ventilador também (é nítido os ciclos de funcionamento dele ao abrir e fechar portas), o degelo também está (escuta-se o barulho de água escorrendo e estalos característicos de rápida mudança de temperatura), e não existe obstrução de gelo nos dutos mesmo funcionando na função "Fast-Freezing". O engraçado é que no manual de instruções diz que esta função automaticamente é desativada (volta para "Médio") após 18 horas, mas isto não ocorre, funcionando nesta função indefinitivamente se não houver mudanças no painel ou ciclo de desligamento e religamento da rede elétrica (pelo usuário ou queda de energia).

      Bem, um técnico chamado só abriu as portas das geladeira - não verificou componente algum - e logo disse que era preciso trocar as placas (principal e painel). Poderia aconselhar-me alguma verificação?

      Ah, acabei de achar o boletim técnico 356 e fiz a rotina de auto teste completa. Tudo funcionou bem, inclusive a resistência - não verifiquei com amperímetro a mudança de consumo, mas pela quantidade de estalos que começou a fazer após acionar a função de ligar a resistência, presumo estar tudo bem. E se fiz a rotina, tanto painel - principalmente este - como placa principal parecem estar bem também.

      Ah, tenho condições de realizar reparo caso seja o sensor (ou algo que não envolva ferramental especializado).
      Aguardo alguma dica tua.
      Abraço.

      Excluir
  9. Boa tarde. No caso da BRM33, estando todos componentes OK é possível que a ligação que leva a água do degelo até o reservatório em cima do compressor esteja bloqueada, congelada ou algo assim? Isso faria criar bloco de gelo impedindo a circulação do ar frio? Como é possível desobstruir essa ligação, pois não tem acesso. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que deixar ela descongelar totalmente, depois passar algo rigido para tirar algum lodo que esteja impedindo a descida da água, em cima da bandeja que apara a agua, tem um duto, que vai até o congelador, deixa a geladeira com as duas portas abertas e desligada por 24 horas, mas tem que ser com as portas escancaradas mesmo, se a bandeja não acumular agua, faça isso, passe algo rigido com cuidado, lembre-se que esse duto vai dar acesso ao congelador que é de aluminio e se furar é problema dos grandes.
      O que ocorre com esse modelo e com mais dois do mesmo desenho, é que com tempo, o coletor de água que fica perto do congelador, congela porque o poliuretano em volta dele enxarca, então existe um kit da Brastemp para resolver isso de uma vez por todas, mas não vou detalhar aqui, é coisa delicada e não tem como fazer sem explicaçoes detalhadas, por hora, esse procedimento que passei vai resolver, abraço

      Excluir
  10. Celso, graças a Deus pela sua vida!
    Mano a minha geladeira é a BRM43a e ela está alarmando e piscando os três leds, de forma intermitente. Quando acontece isso eu desligo da tomada e volto a ligar. Mas acontece que tanto a parte de cima quanto a debaixo só refrigera e pouquinho. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela não esteja mais fazendo os degelos que tem que fazer, assim acumula-se gelo no freezer, bloqueando as passagens de ar, mas pode ser também ventilador queimado, o ventilador fica no freezer, tem que testar para saber, pode ser também resistencia de degelo queimada, isso provoca acumulo de gelo também, e além disso pode ser apenas bimetálico de degelo, que mesmo o modulo mandando corrente ele não energiza a resistencia, pode ser kit sensor para campo e modulo de potencia, e ainda pode ser dreno entupido, Hugo, são várias as possibilidades para o modelo da sua geladeira, se você abrir a tampa que fecha o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo no evaporador, ou ver se o alicerce da parte do freezer tem um bloco de gelo que se estende até embaixo do evaporador ficaria mais fácil auxiliar no diagnóstico, nesse modelo temos várias possibilidades como eu disse, e sem ver fica bem complicado,por isso preciso de mais informações e só teria se você retirasse as duas tampas que fecham o freezer e me detalhasse melhor, como estão as coisas lá dentro, nesse modelo ainda tem a possibilidade de vazamento de gás pelo cano da baixa. se puder abrir o freezer tirando as duas tampas e me relatando, tento ajudar melhor voce ok, abraço

      Excluir
    2. Celso, obrigado pela resposta. Primeiramente, consegui num desses sites um procedimento para testar a funcionalidade da geladeira (ligar portas fechadas, abrir 4 vezes...). Daí abri as duas tampas do evaporador e constatei que a tubulação estava com gelo até o bimetálico. Esperei desfazer o gelo e então, fiz o teste. 1) O ventilador ligou, OK. 2) O compressor ligou e começou a "gelar" a tubulação, mas notei que não gelou no evaporador, deixei por uns 5 minutos até começar a formar gelo. 3) Teste da resistência. Nesse ponto a única verificação foi sentir que as duas resistências, tanto a frontal como a traseira estava esquentando, então supus que estava ok. 4) testei as Lâmpadas, OK. A primeira ação foi trocar o bimetálico. Fiz a troca dele hoje mesmo e depois de umas 8 horas voltou a alarmar da mesma forma e também qto à refrigeração estava a mesma coisa.

      Excluir
    3. Eu acho que sua geladeira não tem gás suficiente, nesse modelo já vi alguns casos em que o gás vaza por uma corrosão no cano da baixa.
      Vamos ver se eu consigo fazer você identificar o problema, vou te dar instruções e você vai verificar uma coisa pra mim por favor, olhando a geladeira na parte de trás, no motor, veja que o motor tem canos ligados á ele, então olhando a geladeira por trás, tem um cano que chamamos de baixa, que é por onde o gás retorna para o compressor, esse cano, antes de chegar no compressor é envolvido por uma tubo esponjoso, nesse modelo específico,o vazamento de gás, é exatamente onde o cano faz a curva, e o vazamento ocorrer onde o cano é envolto por o tubo esponjoso, então como quando há vazamento de gás, também vaza óleo do compressor junto, verifique se esse tubo esponjoso está com características de óleo, enxarcado, e o cano melado de óleo, caso isso se comprove o defeito do seu refrigerador é insuficiência de gás, é apenas uma possibilidade, mas que ocorre apenas nesse modelo e na BRM37, veja isso e me informe por favor, abraço

      Excluir
    4. Celso, inspecionei a tubulação conforme você me orientou e a primeira constatação é que a minha geladeira não tem o tubo esponjoso, mas eu consegui identificar a tubulação. Eu presumo que é aquelas que vem serpenteando por trás da geladeira. Pelo fato de não ter a esponja, não vi marcas de óleo nem na tubulação nem na geladeira (respingos). Porém notei que a tubulação que sai do compressor para dentro da geladeira está oxidado (marcas verdeadas) bem onde faz a curva, o que achei suspeito. Será que é marcas de vazamento

      Excluir
    5. Não, vazamento iria ter óleo sintético do compressor, e nesse modelo já apresentou vazamento apenas na baixa,ou seja o cano que o gás retorna do congelador, e ele vem praticamente sem pressão, no cano da alta, ele saí quente e com muita pressão, um vazamento ali, e ela ficaria totalmente se gás em poucos dias.
      O cano da baixa, é o mais grosso, ele é de 5/16 enquanto os outros são de 1/4 e 3/16.
      Bem o cano suspeito de vazamento é o mais grosso do lado direito, olhando a geladeira por trás,e geralmente um pedaço dele é revestido por um tubo esponjoso, ele não é todo coberto, apenas um pedaço dele, outra forma de identificar, é que dele sai um cano fininho soldado, que se chama capilar, mas acho que esse não é o problema da sua geladeira, já que não tem marcas de óleo, acho melhor providenciar a visita de um técnico, infelizmente não consigo identificar um problema desses sem ver, tem casos aqui que eu resolvo em duas linhas, mas seu produto não está ajudando, e não é falta de disposição da sua parte, nem da minha, peça a um técnico para ver isso direito pra você Hugo, abraço amigo

      Excluir
  11. amigo minha geladeira é uma brm 43 brastemp eu ligo ela no medio e ele so funciona 30 minutos e desliga e não gela a parte de baixo o que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o sensor de temperatura Josué, é apenas a suposição mais lógica, se você quiser trocar para ter certeza compensa arriscar, não é tão caro, entre 20/25 reais, fica dentro do freezer e chama-se kit sensor para campo, ok, qualquer duvida, pode perguntar, abraço

      Excluir
  12. Amigo, tenho um refrigerador Brm41a que não gela bem na parde do refrigerador já troquei o fusivel termico, porém venho reparando q o problema continua e outra coisa também o compressor sente uma certa dificuldade de dá partida ( ele fica estalando toc, toc e demora muito pra que funcione) será que trocando a caixa de controle ela funcione normalmente ou será um problema do compressor?

    ResponderExcluir
  13. Ola, amigo que ajuda todo mundo.. vc é uma boa pessoa... Sou de são josé dos pínhais e já chamei o técnico e o cara disse que não sabe arrumar isso, pode isso? ele cobrou pelas peças 3X mais caras e agora não sabe resolver..

    bom. A geladeira é BRM43 Abana, frost free, trocou o modulo do sensor, trocou bimetal e modulo de potência.. A geladeira fica 15 dias normal e do nada apita as 3 luzes e começa a descongelar tudo. Eu tiro da tomada e ligo, ele não volta a congelar mais, parece que sai um ar quente do freezer.. como se não sai-se do modo degelo, depois de algumas tentativas de ligar e desligar, ele volta ao normal, mas depois de tudo ficar derretido.. fiz o teste oficial de abrir a porta 4 vezes e talz. e o ventilador ta OK, mas o compressor nem sempre no teste ele liga, as vezes ele da o arranque e para, o resto ta OK, pois o degelo ta funcionando perfeitamente. será que é o compressor ou alguma peça trocada mau instalada ou com defeito? O ponto forte do problema é.. dura 15 dias, começa a apitar as 3 luzes e derrete tudo.. Eu coloquei a um tempo atras um chicote de geladeira consul no duto do gelo para evitar congelamento, pois ele já teve o problema de congelar tudo, e troquei o sensor e não funcionou, depois queimou o modulo de potência ate o técnico vir e trocar, mas agora ele descongela tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, para ter certeza se o problema é o compressor, quando ela apresentar o defeito de não conseguir energizar o motor, ou seja o motor não se manter ligado, com um cabo de força ligue o compressor direto na tomada, se ele partir, deixe funcionar por uma meia hora, então se ele funcionar, com certeza o problema não será ele
      Então nos restará duas possibilidades, podendo ser que o módulo que foi trocado não esteja bom, e assim quando aquece não consegue energizar o compressor, outro defeito, que é bem incomum, mas acontece com pouca frequencia, seria a placa de interface, essa que fica entre uma porta e outra, onde você faz o auto teste, começe pelo compressor, quando der problema, energize ele direto e deixe por meia hora, se estiver ok, troque a placa de interface, não é uma peça cara, imagino que entre 30/40 reais, abraço

      Excluir
    2. OK amigo.. vou tentar.. =)

      Excluir
    3. Ok, qualquer coisa estamos por aqui

      Excluir
  14. Bom dia. Possuo uma Consul CRM 45 ABANA, SERIE JJ0523632. Gostaria de saber onde fica localizado a tal "Caixa Controle". Pois tenho o mesmo problema dos colegas acima, freezer funcionando e não refrigera na parte inferior. Alem da caixa controle, tenho que trocar o fusivel termico, resistencia e sendor de temperatura também ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, tem que trocar apenas o que está com defeito, se o freezer funciona e não refrigera a parte inferior, a primeira coisa que tem que ver é se o ventilador funciona, pode testar ligando direto á tomada, depois teste a resistencia de degelo da mesma forma, se estiver aquecendo, troque apenas o fusível térmico e deixe em observação, no seu caso tem que ver isso, se tiver excesso de gelo no freezer, teste os dois que te falei, se tiverem ok, troque apenas o fusível térmico e observe ok, qualquer coisa, pergunte, abraço

      Excluir
  15. ola, amigo tenho uma brm 33 ela era 110vts dai troquei o compressor e modulo para 220vts ela gela e tudo ok só não desliga já esta a 9 horas ligada e não desliga o que pode ser... desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, vai depender de quanto tempo tem que voce ligou ela, e se estava tudo quente quando ligou, ela vai demorar muitas horas para desligar, tem que esperar mesmo, mas alem das peças que trocou tem mais peças elétricas no produto que tem que ser trocadas, ex: resistencia de degelo, ventilador, lampada.

      Excluir
  16. Olá, tenho essa geladeira, BRM43ABANA e a bacia de agua ( aquela que fica acima do motor) está vazia. Seria dreno entupido ? Se sim, onde fica o dreno no congelador ? Ficaria atrás daquelas duas tampas ? A primeira tampa é encaixada e a segunda é parafusada.

    Eu tirei a primeira tampa e joguei agua quente no duto do meio. A agua saiu do teto da geladeira, escondido no filtro de ar. Pelo menos alí não está congelado e nem tem sinal de gelo.

    Tem um duto preto, no lado direito, que eu não sei para que serve. Não joguei agua nele.

    No caso do dreno, você acha que um "passa-fio" ( usado para passa fio eletrico pelos conduítes) seria fino suficiente para passar pelo duto sem danifica-lo ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Leo, passar fio vai resolver por uns dias, se quiser resolver tem que fazer outro procedimento.
      vou deixar uma postagem pra voce ver o que ocorre com seu produto, e como resolver, abraço.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      se tiver que fazer esse corte no fundo, tem que medir para achar o dreno exatamente, as medidas para seu modelo são 27x54 e tem que fazer um buraco de 15 cm quadrados.

      Excluir
  17. Sr. Celso, primeiramente Muito Obrigado e Parabéns por sua atitude altruísta de ajudar aqueles que tem necessidade.
    Estou com um problema semelhante ao do Sr. Hugo acima: BRM 43 ANA: O alarme dispara piscando os 3 leds rápido. Já abri as placas do freezer e descongelei só a parte inferior (do meio para baixo) do condensador. Ela voltou a funcionar demorando um pouco mais para alarmar (+/- 48hs). Há como testar com multímetro os componentes? Ela não faz o degelo pois a bacia plástica do compressor está seca, notei isso há algum tempo e o dreno não está entupido pois já joguei água para testar.
    Desde já, agradecido, José Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carlos
      tem que ver primeiramente a resistencia, teste continuidade, ou ligue diretamente á tomada, caso ela esteja funcionando elimine essa possibilidade
      Estou falando da resistencia pensando que a geladeira está fazendo gelo em excesso no evaporador, caso não tenha gelo em excesso o problema não vai estar aí, mas pelo fato de não ter água no recipiente de degelo, eu imagino que esteja formando gelo em excesso
      Bem,caso a resistencia esteja ok, troque o bimetálico e o sensor, são peças baratas e compensa trocar, o sensor não tem como testar, o bimetálico dá continuidade apenas a -13 graus, se estiver quente ele corta corrente para a resistencia, então se testar quente ele não vai ter continuidade, eu se fosse voce, testando a resistencia e estando ok, trocaria kit sensor e bimetálico, novamente lembrando, desde que ela tenha formação de gelo cobrindo todo evaporador, caso ela forme gelo apenas encima, pode ser vazamento de gás, am alguns casos, esse modelo apresentou vazamento de gás, mas se fosse isso teria água no recipiente

      Excluir
  18. Obrigado Sr. Celso. Vou fazer os Testes e retorno as informações obtidas.

    José Carlos

    ResponderExcluir
  19. Sr. Celso, boa tarde! Fiz os testes com o multímetro e tanto o bimetálico como a resistência estão com medição normal dando continuidade. O bimetálico para de conduzir quando aquece como o Sr. explicou. O sensor de campo já não apresentou continuidade. Retirei o plug do módulo de potência, medi mas não indica nada. Pelo jeito deve ser ele mesmo. Para a troca do sensor de campo, devo cortar o cabo para servir de guia (pescador) lá dentro do congelador? O plug do módulo tem parafusos de fixação?
    Amanhã vou comprar o sensor de campo e instalar, ver a reação e retorno para o Sr. novamente.
    Mais uma vez muito grato e parabéns.

    José Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose Carlos, por favor responda na sequencia dos comentários, assim o assunto fica todo junto, responda como resposta da minha resposta, assim sigo o assunto na sequencia ok.
      O sensor de temperatura não tem que puxar com pescador não, corte os fios bem no pezinho do sensor, bem junto a peça mesmo, para que tenha fios suficientes para fazer a emenda, no kit sensor novo vem duas conexões, para que você não tenha que emendar fios, basta colocar um fio do sensor junto com um fio do gabinete em cada conector e apertar, a chapinha de metal vai romper a parte plástica do fio, e unir os dois em um só.

      Excluir
    2. Sr. Celso, medi o sensor de campo errado e troquei ele sem necessidade(qdo. está gelado mede +/- 97Kohms e em temperatura ambiente +/- 10Kohms). Prá ajudar qdo. comprei me entregaram o 2K7 e o compressor não parava de trabalhar congelando tudo e causando estralos no refrigerador. Troquei o sensor e o módulo eletrônico e graças a DEUS está tudo OK!!!
      Mais uma vez, muito grato e que DEUS continue lhe abençoando sempre!
      José Carlos.

      Excluir
    3. O José Carlos, que bom que resolveu, fico sinceramente feliz, o problema era o sensor errado então, mas graças a Deus tudo resolvido, que Deus abençoe voce e toda sua casa também

      Excluir
    4. Sr. Celso, o problema era só o módulo eletrônico que era 110 Volts. Houve alteração na rede elétrica (da Eletropaulo)de 110V para 127V e por isso o módulo não aguentou essa elevação da voltagem.
      O sensor eu não precisava ter trocado.
      Esteja sempre com DEUS.
      Grato, José Carlos.

      Excluir
    5. A gente se abituou a falar 110 volts, mas a muitos anos a voltagem é 127 volts. Abraço

      Excluir
  20. Olá Celso, tenho uma geladeira BRM35, comprei ela já usada, ela tava desligada quando fui ver, a mulher disse que ñ usava. Quando fui usar ela funcionou por umas tres semanas normal, depois parou de gelar a parte de baixo, aí eu desligo ela por 24 horas e ela volta a funcionar normal. Eu percebo que a bandeja que fica atras na parte inferior ñ tem água, o que poderá ser? Estão querendo cobrar muito caro para arrumar. Obrigada


    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, vou te ajudar, mas existem duas BRM a 35A e a 35B, então me fale qual é a sua, para que eu não tenha que desmembrar as duas aqui, ok, aguardo, abraço

      Excluir
    2. Raquel, se sua geldeiraBRM35B, estiver funcionando direitinho a parte de cima, tem que ver então uma coisa importante, tem que abrir as tampas que fecham o compartimento do freezer, tem uma tampa branca, e depois dela, uma tampa com ventilador, tem que tirar as duas Raquel, e ver se tem formação de gelo em excesso no evaporador, evaporador é o congelador, ele parace um radiador de carro, então se tiver gelo cobrindo toda a peça, tem que testar a resistencia de degelo, a resistencia fica em volta do congelador, não precisa tirar ela, pode ligar ela na tomada com um cabo de força longo, deixar ligada por uns 105 minutos e ver se esquenta, se aquecer ela está ok, se não é ela quem está queimada, assim não faz degelos e o gelo acumulado impede a circulação de ar.
      se a resistencia estiver ok, então troque apenas o fusível térmico, é ele quem energiza a resistencia, vou deixar uma postagem de resistencia, é de outra marca e de outro modelo, mas vai te servir de referencia, vou deixar na sequencia uma postagem de fusível térmico também ,espero que te ajude, abraço Raquel.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-electrolux-frost-free-df45.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeiras-brastemp-e-consul-com.html

      Excluir
  21. ola celso munha geladeira uma brastemp brm 37abana não gela a parte debaixo , ja testei a ventuinha e esta boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce leu a postagem?
      Tem que testar a resistencia e ver se está aquecendo, isso se tiver acumulo de gelo no evaporador, tem que ver isso, se o evaporador, ou seja o congelador está todo bloqueado de gelo, caso ele esteja limpo e tenha gelo apenas embaixo do evaporador, o problema pode ser dreno entupido, vou deixar uma postagem de dreno entupido pra voce tem uma noção, mas o que tem que fazer para a gente ter certeza do problema, é abrir o compartimento do freezer e ver como está a formação de gelo, baseado na formação de gelo, poderemos ter um diagnóstico mais preciso, vou deixar a postagem de dreno entupido, mas como disse, abra o compartimento freezer pra ver como está la dentro, e baseado nisso vamos ver o que tem que ser feito.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  22. bom dia

    minha brastemp brm43
    não gela parte de baixo
    ja troquei o kit dos sensores mas ainda não gela
    noto q o ventilador esta ligado normal
    mas o ar gelado não chega na parte de baixo
    ja limpei o dreno
    o motor esta funcionando normal
    so não troquei o sensor termico aquele q fica em volta do condensador

    sera o q ventilador esta girando pro lado errado
    e não joga o vento para a parte de baixo

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geladeira BRM43 não tem sensores, tem apenas um sensor, será que você está passando o modelo correto?
      E essa geladeira também não tem fusível térmico, e ele o fusivel térmico, quando existe fica no evaporador, o condensador, é aquela grade preta atrás da geladeira, e ali não vai sensor algum, por favor, eu consigo ajudar quando recebo informações de defeitos compatíveis com os produtos, assim fica difícil, aliás já muito difícil sem ver o produto, por isso modelo e informações corretas são primordiais para que eu possa tentar ajudar ok, abraço

      Excluir
  23. a geladeira é a mesma da foto do post
    so não troquei o fusil termico mas tirei todo o gelo q fica em baixo do congelador

    mais alguma dica celso
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira não tem fusivel térmico, como disse antes, ela não tem fusível termico, tem um sensor de temperatura apenas, mas se tinha gelo embaixo do congelador, o defeito pode ser um pouco mais grave, desligue ela por 24 horas, desligue da tomada, e deixe com as duas portas totalmente abertas, assim o gelo que está acumulado no duto tem que derreter e liberar a passagem de ar, depois das 24 horas desligada, veja se na bandeja que vai encima do motor tem água, se tiver, significa que o gelo derreteu, então religue a geladeira e observe ok.

      Excluir
  24. oi celso boa noite
    ja descongelei o dreno e desceu agua la no reservatorio
    como te falei a ventoinha esta funcionando quando abro a porta ela desliga
    e quando fecho a porta ela liga novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim que ela funciona mesmo,se abre a porta ela para, e o fato de ter um pouco de água lá embaixo não quer dizer que ainda não tenha gelo embaixo do evaporador, tem que ver se ainda tem gelo, se tiver um bloco de gelo tem que retirar todo, com água fervendo ou deixando desligada por 48 horas com as duas portas totalmente abertas, escancaradas para que não fique nada de gelo na passagem de ar entre freezer e o refrigerador

      Excluir
    2. se abre a porta ELE para, o ventilador sempre desliga ao desligar a porta.

      Excluir
  25. bom dia celso eu levantei o evaporador retirei todo o gelo
    aquele dreno ele so vai ai para tras da geladeira
    pois reparei q tirando aquela telinha q fica na frente em baixo do painel de leds
    e ali tem um pouco de gelo tb
    ali tb é uma passagem de ar para o refrigerador ?
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ali é uma passagem de ar para o refrigerador sim, mas se o dreno entope, a agua não desce e começa a sair por ali, pela frente, e se não descongelar o gelo todo, da passagem ele vai ser formar novamente, e então com tempo, vai parar de gelar a parte de baixo, em muitos casos, só se resolve fazendo uma cirurgia no produto, devido ao poliuretano que fica em volta do coletor do dreno congelar, então toda água do degelo cai e congela por ali, vou deixar uma postagem pra vc ver ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  26. Bom dia!
    A minha geladeira Brastemp BRM37A apresentou o seguinte problema: congelava em cima e não resfriava a parte inferior.
    Foi trocado o módulo de potência e o sensor, porém ao religar, funciona por mais ou menos 48h e dispara o alarme com os displeys piscando e de tempos em tempos dispara novamente o alarme com displays piscando. Troquei a placa de intreface e continua apresentando o memso problema, o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja essa postagem e veja se ele tem formação de gelo embaixo do evaporador, se tiver o problema é dreno entupido e má circulação de ar.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  27. Olá! Preciso muito de uma ajuda. Pela minha procura na internet, pude constatar que este não é um problema incomum com este modelo. Minha geladeira para de descongelar o congelador, formando gelo e a parte de baixo simplesmente não gela. Já vieram dois tecnicos, trocaram o kit degelo mesmo assim o problema volta. Eu então tenho que desligar a geladeira, deixa-la descongelar por completo, enxuga-la para ai sim tornar a liga-la. Com esse procedimento ela funciona normalmente por uns 15/ 20 dias e volta a acontecer tudo novamente. Já perdi a conta de quantos alimentos já estragaram devido a isso e estou desesperada pois tenho duas filhas pequenas e não tenho como não ter armazenado na geladeira, leite, frutas, legumes e etc.
    Por favor se algum dos senhores puder me ajudar eu agradeço muito! - See more at: http://inforum.insite.com.br/lavadoras-eletronicas-brastemp/www.lavadoraeletronica.com.br/#sthash.WLI2PCYd.dpuf

    ResponderExcluir
  28. ola eu tenho uma geladeira modelo crm 50 abana consul ela tinha parado de funcionar o ventila ai eu deixei ela desligada por um bom tempo ai volto a funcionar por 3 dias ai voltou a dar o mesmo problema qual pode ser o defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessé, parou de funcionar somente o ventilador, depois voltou e depois parou novamente de funcionar o ventilador é isso, se for isso troque o sensor de temperatura e a caixa controle

      Excluir
    2. obrigado consegui resolver o problema da crm 50 abana era apenas a resistencia do degelo que estava estragada ai ela criava esseço de gelo foi mal mais eu não sube ti espricar direito oque estava aconteçendo mais muito obrigado pela ajudar foi atraveis dos seus comentarios que eu pude resolver

      Excluir
    3. Jessé, ainda bem que leu outros comentários, eu preciso de informações corretissimas para poder ajudar, mas nos comentários tem todas as respostas, é que as pessoas acham cansativo ler, mas se tirarem um tempinho com certeza vão resolver quase tudo, abraço e felicidades

      Excluir
  29. Boa noite, Celso. Por favor. Gostaria de saber se a tensão de trabalho da resistência é a mesma da rede local ou se passa por algum transformador? Refrigerador Brastemp BRM37A (430 litros)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma do produto, se um produto é 127 a tensão de todas as peças seguem o mesmo padrão, se for 220 da mesma forma, então se sua geladeira é 220 a resistencia é 220.

      Excluir
  30. boa tarde estou com uma geladeira brastemp brm 37 abana que esta apresentando o seguinte problema quando eu ligo ela na tomada ela liga o ventilador e apos alguns segundos quando o motor dela vai ligar o ventilador desliga e não liga mais fazendo com que crie eçesso de gelo somente na parte de cima da geladeira qual podi ser o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que você já resolveu seu problema e era a resistencia, acabei de responder voce em outro comentário, abraço Jessé

      Excluir
  31. BOA TARDE
    OLÁ MEU NOME É NATAN,TENHO UMA GELADEIRA BRM 37 ABANA QUE ESTA PRATICAMENTE CONGELANDO TODA A PARTE DE CIMA E NÃO À DE BAIXO,JA LIMPEI O DRENO MAS ELA VOLTA A CONGELAR,ESQUECI DE DIZER QUE O MOTOR ESTA FUNCIONANDO SEM PARAR SÓ DESLIGA A CADA 24HS.JÁ FIZ O TESTE DO TECNICO PARA VER SE ESTA TUDO FUNCIONABNDO NORMALMENTE E ESTA,SÓ NÃO CONSIGO TESTAR O SENSOR DE TEMPERATURA,SERÁ QUE PODE SER ELE,OU O BIMETAL.
    COMO FIQUEI COM ELA +OU- UNS 6 MESES SEM CONCERTAR,AGORA É QUE OS LEDS VIERÃO A PISCAR.O QUE EU FAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que ver se tem formação de gelo em excesso no freezer, abrir e ver se tem gelo cobrindo todo o evaporador, se tiver assim teste o ventilador, depois teste a resistencia de degelo, pode ligar ela diretamente na tomada, sem tirar ela do local, se a resistencia e o ventilador estiverem ok, troque o kit sensor e o bimetalico e deixe o modulo em observação, mas isso apenas se tiver gelo em excesso cobrindo todo o evaporador.
      Em alguns casos , pode ser um problema com gelo no duto do dreno, aí é bem mais complicado, mas também tem solução, vou deixar o link de uma postagem pra voce ver ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  32. Celso, boa tarde!!Você pode me especificar onde se encontra instalado este "termostato bimetálico", para eu poder visualizá-lo e poder comprar um igual ou semelhante. Ou até código do produto, pois pesquisando por este nome não encontrei...
    Grato, Juvenaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termostato bimetálico, fica preso no evaporador que é o congelador, tem uma foto dele lá na postagem, ele fica dentro do freezer, é uma peça redonda e tem uma palheta de aço que se fixa a um cano do evaporador, tem dois fios que são conectados a rede elétrica, fácil mesmo de localizar

      Excluir
    2. olha a peça aí novamente, e achei em uma busca rapida na net, digite
      TERMOSTATO BIMETALICO REFRIGERADOR BRASTEMP>>>
      http://www.pechinchadigital.com.br/MLB454687595P-bimetal-sensor-degelo-refrigerador-frost-free-brastemp

      Excluir
  33. Boa Tarde, possuo uma BRM43, onde a mesma está apresentando o seguinte problema, após horas d funcionamento o painel interface (frontal) começa a alarmar e a piscar todos os leds, porém o funcionamento continua normal. Já troquei Bimetal, Sensor, Modulo e a próprio painel interface, mas mesmo assim ela continua a apresentar o mesmo problema. Será q poderia me ajudar, por favor?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton, todas as peças que trocou foram originais?
      caso não sejam pode estar aí o problema, mas outra coisa que ocorre nesse modelo e pode causar problema com alarme, é formação de gelo em excesso embaixo do evaporador, vou deixar uma postagem pra voce entender ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  34. Primeiramente parabéns pelo blog meu nome é adriana, minha geladeira é brastemp BRM35b frost free, ela está aquecendo dentro do feezer o ventilador funciona mas está circulando ar quente, não refrigera a parte de baixo ela liga mas desliga em poucos segundos mas aparentemente está estralando normalmente me ajude a identificar o problema obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, tem que desligar os fios que vão no motor, e ligar o motor direto na tomada com um cabo de força, se o motor ligar, deixe por alguns minutos, e veja se a grade atrás da geladeira está esquentando, se o motor ligar e esquentar bastante a grade pode ser apenas a placa que não está ligando o motor, agora se o motor ligar e não aquecer a grade atras da geladeira, pode ser um problema que tem ocorrido com algumas geladeiras desse modelo BRM35B, elas perdem gás internamente, dentro do gabinete, ai nao vai ter solução, mas se for isso,chame uma loja da rede autorizada para ver o que eles dizem, vou deixar o link de onde voce vai encontrar a loja mais perto de voce

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  35. boa tarde

    tenho brm37 a geladeira paraou de funcionar mas o freezer esta normal o que posso fazer para arrumar ou se vale a pena mexer ou cromprar outra pois e primeira vez que da problema tenho ela mais 10 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer, ver se está funcionando o ventilador, depois testar a resistencia que fica em volta do evaporador, não precisa tirar ela, basta energizar com um cabo de força por uns dez minutos e ver se está aquecendo, se ventilador e resistecia estiverem ok, e mesmo assim tiver gelo em excesso fechando todo congelador, o defeito pode ser termostato bimetálico apenas, mas isso se tiver formação de gelo em excesso.
      Se não tiver gelo em excesso cobrindo todo o congelador, e tiver um bloco de gelo embaixo do congelador, aí o defeito vai ser dreno entupido, nos dois casos de formação de gelo, o gelo impede a circulação de ar, se o ventilador estiver queimado também não ha circulação de ar e a geladeira não refrigera embaixo.
      Enfim, voce tem que descobrir se tem gelo em excesso e testar os componentes

      Excluir
  36. carlos

    boa tarde

    tenho brm 37 370 litros a parte de baixo nao funcio ja vi as reclamaçoes abri a tampa de baixo do freezer nao a frontal a que fica em baixo esta cheia de gelo o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em que abrir o compartimento freezer, ver se está funcionando o ventilador, depois testar a resistencia que fica em volta do evaporador, não precisa tirar ela, basta energizar com um cabo de força por uns dez minutos e ver se está aquecendo, se ventilador e resistecia estiverem ok, e mesmo assim tiver gelo em excesso fechando todo congelador, o defeito pode ser termostato bimetálico apenas, mas isso se tiver formação de gelo em excesso.
      Se não tiver gelo em excesso cobrindo todo o congelador, e tiver um bloco de gelo embaixo do congelador, aí o defeito vai ser dreno entupido, nos dois casos de formação de gelo, o gelo impede a circulação de ar, se o ventilador estiver queimado também não ha circulação de ar e a geladeira não refrigera embaixo.
      Enfim, voce tem que descobrir se tem gelo em excesso e testar os componentes

      Excluir
  37. Olá, Celso.

    Tenho uma Consul biplex 340, frost free, linha Aquarela.Há um mês, mais ou menos, a parte de baixo na gela. Apesar do termostato estar no Máx, ela só libera um "brisa fresca".rs Já estou perdendo alimentos. O que pode ser? O motor dela foi trocado há 8 meses.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inez
      Desligue por 48 horas e deixe de portas aabertas, depois veja se tem agua no coletor que fica sobre o motor, lá atras, tendo água depois de 48 horas desligada, religue na tomada e observe se vai ocorrer novamente, se ocorrer me fale que veremos outras possibilidades, estou instruindo a fazer isso, pois pode ser somente formação de ar no duto interno, tem ocorrido isso em muitos casos

      Excluir
  38. Venho trazer-lhe 2 problemas, ambos aparelhos Brastemp (uma geladeira e um freezer). Vamos ao primeiro: Geladeira Brastemp 380 Frost free, apresentando um alarme(em média 30 bips por minuto) que não para, além disto, percebo há algum tempo um barulho como se fosse o motor tentando disparar, aí quando não consegue dá um estalo e recomeça a tentativa de novo , até que em algum momento acontece de dar certo. Em out/2010, foi realizado a troca do módulo de potência(220v). Na parte interna da geladeira tem uma etiqueta como se fosse uma referência - BRM38A.

    Também tenho um Freezer, 280 Frost free, que de repente deixou de gelar, mantendo apenas um leve frio na parte superior, sem alcançar o nível de congelamento, apenas conservando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRM38A, quando apresenta esse problema é modulo de potencia, tem que trocar o modulo novamente, troque também o kit sensor para campo que fica dentro do compartimento freezer.

      Tem que retirar todas as prateleiras do freezer, e depois retirar aquela tampa plastica que fecha todo o fundo do freezer, vai ver lá embaixo o congelador, ou evaporador, tem que ver se está funcionando o ventilador, se estiver ok, tem que energizar a resistencia que fica em volta do congelador e ver se ela está aquecendo, se estiver tudo ok com ventilador e resistencia, troque o bimetal de degelo, pode ser apenas ele, se for bimetal ou resistencia, o evaporador que é o congelador vai estar completamente coberto por gelo, caso não tenha gelo podem ser outros problemas, como compressor ou a placa eletronica, mas acho que vai estar entre resistencia ou bimetal

      Excluir
  39. Olá, quero parabenizá-lo pela iniciativa de criação do Blog. Desejo muito sucesso.
    Estou com problemas de não funcionamento na parte inferior do meu refrigerador. Comprei uma peça para troca. Assim que colocá-la no lugar posto o resultado. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bem Rose, torcendo aqui para dar certo aí com a geladeira, felicidades querida

      Excluir
  40. boa tarde, tenho uma BRM37A e ao contrario dos outros a minha geladeira esta congelando tudo na parte de baixo, o que pode ser? já troquei o modulo e o bimetal e testei o damper tambem, so não achei o sensor de campo, comprei ele, mas não consigo saber onde ele está dentro do freezer, voce pode me dizer onde fica?
    grato,
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, congelar os alimentos na parte inferior não tem nada a ver com os componentes do freezer, está relacionado com o damper mesmo, ou por algum motivo o damper travou, pode até ser algum pedacinho de gelo que travou a peça, desligue a geladeira por 24 horas e deixe de portas abertas, assim se tiver gelo vai derreter e quando ligar volta ao normal, se não troque o damper, não tem que trocar o sensor

      Excluir
    2. ok, vou montar novamente, mas acho que o damper está bom, pq tirei ele e coloquei dentro de outra geladeira e ele fechou! só queria saber onde fica o sensor de campo, pois comprei um e não acho nenhuma peça parecida dentro do freezer.
      grato

      Excluir
    3. Essa geladeira não usa sensor de campo, usa apenas sensor, a nominação sensor de campo, era para as geladeiras BRM33/37/43, antes das geladeiras mais novas que usam dois sensores, o sensor das mais novas tem o codigo com final 997, são dois, um fica na portinha que fica no lado superior direito da tampa que fecha o freezer, e o outro fica no primeito cano do evaporador, no primeiro de cima pra baixo, as vezes o que está te confundindo, é que as vezes o formato dos sensores mudam, e a peça que tem em mãos não é identica a que está na geladeira, mas pra facilitar, os sensores tem fios vermelhos, dois fios identicos, um pouco mais finos que o padrão e são vermelhos

      Excluir
  41. Caro Celso, em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns pelo blog. Em segundo lugar, gostaria que me orientasse onde fica localizado o sensor bimetálico(o da ilustração acima) na geladeira consul CRM42, pois procurei e não encontrei. Desde já, agradeço.

    Nilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica atrás do ventilador, um pouco a direita do ventilador, é pequeno, e o formato do original que está no produto não é igual ao que é comercializado agora, por isso voce não deve ter identificado

      Excluir
  42. BOA NOITE , SOU O SIDNEI ...TENHO O MODELO BRM/BRG43 O MOTOR NAO DESLIGA E AS LUZES FRONTAIS FICARAM PISCANDO...DESLIGUEI DURANDE 24H RELIGUEI MAS O MOTOR NÃO DESLIGAVA APÓS 4H LIGADO...O VENTILADOR ESTAVA FUNCIONANDO ....QUANDO COMPREI NA PRIMEIRA SEMANA DEU ESTE PRBLEMA E O TECNICO TROCOU O SENSOR E DISSE QUE ESTE MODELO JÁ SAIU COM ESTE DEFEITO....SERÁ QUE PODE SER O MESMO SENSOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidnei
      Tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo no evaporador, se tiver tem que testar a resistencia de degelo que fica em volta do evaporador, se a resistencia estiver ok, troque o kit sensor e o bimetalico

      Excluir
    2. CELSO, ESSE KIT SERIA O SENSOR , MODULO E TERMOSTATO BIMETALICO? GOSTARIA DE SABE O QUE SERIA AS 2 PÇS VERMELHAS NA IMAGEM DO SENSOR, POIS NÃO IDENTIFIQUEI NO MEU FREEZER...

      Excluir
    3. dnei, a peça que está no freezer é bem diferente, em alguns modelos vem apenas uma pontinha preta, nem parace um sensor, parece mais um fio encapado com fita isolante, em outros modelos vem um sensor grande com fio branco, e dentro dele os dois fios do sensor, no modelo em que o sensor parece um fio, são dois fios pretos.
      Bem, aquelas duas peças vermelhas, vem junto com sensores brastemp, eles são conectores pra voce não ter que emendar os fios, no conector tem duas cavidades, voce coloca um fio do gabinete e outro do sensor, depois aperta uma chapinha de metal, ela desce corta os fios e faz uma ponte entre os fios, assim não precisa fazer emenda, a emenda é o conector

      Excluir
  43. CELSO, NO CASO DA TROCA DO KIT SERIA O MODULO , TERMOSTATO E SENSOR? GRATO
    ATT. SIDNEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidnei, a peça que está no freezer é bem diferente, em alguns modelos vem apenas uma pontinha preta, nem parace um sensor, parece mais um fio encapado com fita isolante, em outros modelos vem um sensor grande com fio branco, e dentro dele os dois fios do sensor, no modelo em que o sensor parece um fio, são dois fios pretos.
      Bem, aquelas duas peças vermelhas, vem junto com sensores brastemp, eles são conectores pra voce não ter que emendar os fios, no conector tem duas cavidades, voce coloca um fio do gabinete e outro do sensor, depois aperta uma chapinha de metal, ela desce corta os fios e faz uma ponte entre os fios, assim não precisa fazer emenda, a emenda é o conector

      Excluir
    2. BOM DIA CELSO, SABERIA ME INFORMAR QUAL O MODELO DO SENSOR, POIS FUI COMPRAR E EXISTE 2 MODLEOS 2,7K E 10K O MODELO DA GELADEIRA É BRM/BRG43 ...MAIS UMA VEZ GRATO ATT. SIDNEI

      Excluir
    3. Não existe geladeira com dois modelos, ou é BRM43 ou BRG43... para cada modelo Sidnei existem as peças exatas, então se voce for na loja de peças autorizada, vai dizer o modelo correto, eles vão abrir o catalogo do produto e te dizer qual peça ela usa, no se caso, se for mesmo a geladeira que estou pensando, com mais ou menos entre 9 e 12 anos de uso, que vai ser uma BRM43A, ela não tem sensores, tem apenas um sensor, que tem o nomo de KIT SENSOR PARA CAMPO, não tem como errar. agora nos modelos mais novos, fabricados depois de 2005 aí sim, elas vem com dois sensores, porém os dois sensores são identicos

      Excluir
    4. BOA TARDE CELSO, FIZ TODO O PROCEDIMENTO, TROCA DO SENSOR DE CAMPO+BIMETAL+MODULO....ESTA FUNCIONANDO ...SÓ QUE NA PARTE INFERIOR ESTA RESFRIANDO POUCO, MESMO DEIXANDO NO MÁXIMO ...É NORMAL? EU TENHO UMA GELADEIRA DE 40ANOS DA CONSUL ESTE NUNCA DEU PROBLEMA E SEMPRE ME SALVA NA HORA QUE ESTRA FROST FREE QUEBRA....ESTA GELADEIRA RESFRIA E CONSERVA MELHOR OS ALIMENTOS....SERÁ QUE É POR FALTA DE RESFRIAMENTO DA FROST?....MUITO OBRIGADO PELAS DICAS , POIS NOS AJUDA BASTANTE..... ATT. SIDNEI

      Excluir
    5. Sidnei, se os alimentos estavam todos quentes quando voce abasteceu a geladeira, e dependendo da quantidade, pode levar até 48 horas para que os alimentos todos estejam completamente resfriados, então aguarde mais um pouco para se ter uma noção se está mesmo sem rendimento, eu acho que é apenas uma questão de tempo

      Excluir
  44. boa tarde celso!
    possuo uma brm37abana que não liga o compressor.
    já fiz a sequencia de teste, e nada.
    qual seria o problema ?
    como faço pra testá-lo diretamente com um cabo de força ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire aquela caixinha que tem lateral no compressor e vai ver tres fios, elimine o verde que é o terra, e ligue o cabo de força no compressor e na tomada

      Excluir
  45. Amigo, tenho um refrigerador convencional CCE Mode C35 NR serie 005270 cod C35BCD11 duplex 320 litros a mais de 10 anos ela começou a não gelar mais a parte de baixo, só congela uma parte do freezer e não deliga, fica funcionado direto. Será que o problema é o termostato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vander não trabalho com essa marca, mas o defeito é evidente que é falta de gás, o sensor do termostato fica colado no congelador, e como ele não gela, não produz temperatura suficiente para o termostato desligar, completando o gás ele volta a desligar normalmente

      Excluir
  46. ola minha geladeira é uma BRM47b ,ela ja foi trocada o ventilador,resistencia e gas e o problema continuou depois deum tempo voltou a gelar so em cima e a parte do refrigerador n gela nda,ela forma uma camada de gelo na parte q solta o vapor p baixo,desligo deixo descongelar e volta so q desta vez n voltou ,sera q e problema no automatico,caixa eletronicaa ou o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se tem formação de gelo em excesso no compartimento freezer, se tiver gelo testar a resistencia, se estiver ok, trocar o fusível termico.

      Excluir
    2. Mas... pode ser que esteja acontecendo o que tem acontecido muito com esse modelo, que é uma formação de gelo no duto central, entre o freezer e o refrigerador, se for isso não temos acessso, o que tem que fazer é desligar a geladeira e deixar com as duas portas abertas por pelo menos 48 horas, assim o gelo derrete, e desbloqueia a passagem de ar

      Excluir
    3. Vi um comentario sobre a BRM47 que pode ser o duto central com gelo, poderia passar um secador de cabelo pra derreter?e onde poderia colocar....axo que esse é o meu problema...

      Excluir
  47. Tenho uma BRM47b que algum tempo atras nao congelava parte debaixo e formava pingos de aguas na parte de cima do congelador e vc me oriento a desliga-la por 3 dias com as portas abertas, funciono e por uns 3 meses estava perfeita, porem agora voltou o problema, o que pode ser e o que devo fazer.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, secador não vai resolver não, o bloco que se forma é muito consistente, e fica em um local totalmente isolado, não sei em qual região do país voce mora, então vou aconselhar a desligar novamente, agora por 72 horas, de portas abertas totalemte, o que aconteceu foi que o gelo não derreteu todo, e ainda ficou um pedaçinho que começou a crescer gradativamente e fechou o duto novamente, com 72 horas, ele tem que derreter todo e assim acabar de vez com o problema

      Excluir
  48. Olá Celso, acho ótimo seus posts, já lí uma boa parte deles desde que descobri seu blog, estou atrás de consertar minha geladeira uma BRG43ABANA, ela forma gêlo ate bloquear a passagem de ár p a parte inferior, mas isso acontece somente uma vez por semana, então tenho de desligar p fazer o degelo manual até a próxima semana, já troquei o "sensor", o "bimetal", o "damper completo" e a borracha de vedação da porta que já estava com uns rasgos, todas as vezes que faço o teste de verificação de sistema (aquele de abrir e fechar a porta, apertar o botão cinco vezes, etc....) o teste sempre dá ok!, p. lampadas de cima e baixo, ventilador, motor e resistência de degêlo (monitorada pelo aumento de corrente de consumo e aquecimento da resistência), tenho dúvidas se troco agora a resistencia de degelo ou o módulo, pois, os dois são caros e precisam ser encomendados, a resistência quando testo com corrente direta aquece mas não fica incandescente será que e normal é o módulo será que está ok por fazer a verificação de sistema, estou em dúvida qual destes dois ítens e mais provável, agradeço a ajuda, obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #geladeiranaogela

      Olha, a resistencia não tem que ser trocada, ela não fica incandescente, as antigas ficavam, essas não porque envolvem todo o congelador, e aquecem bem menos, mas de forma eficiente.
      Veja uma coisa, se tem sempra água dentro do aparador que fica sobre o compressor, caso não tenha água, o problema pode ser no degelo, ou seja, ela degela mas a água não desce, forma-se um bloco de gelo embaixo do congelador, e esse gelo impede a circulação de ar, é comum nesse modelo, talvez seja isso, já que os componentes elétricos e eletronicos parecem estar todos ok, vou deixar o link de uma postagem que fala justamente sobre isso, cole no seu navegador

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  49. Bom dia amigos Meu nome e Franklin. Estou com a Placa Eletrônica Potencia Refrigerador Brastemp
    placa 080380014 ,o transistor posição Q6 que torrou ele só aparece uma parte do código st (ACS1 )e tem alguns números ou letras abaixo disso onde torrou ,ele esta na linha que aciona o ventilador do refrigerador ,
    alguém tem o esquema ou sabe qual e código do transistor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não vou poder te ajudar nesse caso, quando uma placa eletronica apresenta problemas, eu troco a peça, não conserto, acho que vai ser dificil voce encontrar quem te forneça um esquema de montagem de placa, o que voce pode fazer, é ir até uma loja, pedir para ver uma peça nova dessae e então conferir a configuração dos componentes dela

      Excluir
  50. Celso, boa noite!

    Eu estou com um problema com meu refrigerador, um Bratemp BRM48D: ela não congela na parte do freezer, mas a parte de baixo continua funcionando. Outro ponto é que os tres leds ficam piscando mesmo pressionando o botao para parada e as vezes o também fica bipando, mas acaba parando sozinho. Imaginei que substituindo o módulo de potencia resolveria o caso. Estou certo? Tem alguma dica? Obrigado! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, acho que não está certo, tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo em excesso, se tiver tiver gelo cobrindo todo o evaporador, ai teste a resistencia que fica em volta do evaporador, se ela estiver queimada troque, se não tiver troque o fusivel térmico e o sensor de degelo.
      mas isso somente se tiver gelo em excesso no freezer, caso não tenha gelo em excesso, pode ser um problema que vem ocorrendo nesses modelos, uma formação de gelo que ocorre entre o freezer e o refrigerador, esse gelo ali dentro do duto impede a circulação de ar, caso seja isso, desligue o produto por 48 horas, tire da tomada, deixe as duas portas totalmente escancaradas, assim o gelo vai derreter, depois do prazo religue e observe... para abrir o freezer, de uma olhada no link

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeiras-brastemp-e-consul-com.html

      Excluir
  51. olá Celso boa tarde, aqui e o Nelson gostaria de saber como consigo abrir os Links que você posta desde já muito obrigado bom feriado e bom fim de semana, Fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson VAIS CAINDO, eita timinho
      Olha pra abrir o link, não adianta apenas clicar nele, tem que copiar todo o link, passando o mouse por cima de todo link, desde http:// até o final, depois, cole esse endereço lá encima no seu navegador, depois de um enter que vai abrir a pagina com a postagem que me referi ok.

      Excluir
  52. Olá Celso! Gostaria de saber como eu faço para abrir seus links... porque eu não tenho conseguido vê-los! obrigado desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson VAIS CAINDO, eita timinho
      Olha pra abrir o link, não adianta apenas clicar nele, tem que copiar todo o link, passando o mouse por cima de todo link, desde http:// até o final, depois, cole esse endereço lá encima no seu navegador, depois de um enter que vai abrir a pagina com a postagem que me referi ok.

      Excluir
  53. Boa tarde Celso!
    Meu nome é Marcos tenho uma BRM37 que fica em uma casa de veraneio que só ligo de vez enquando.
    Ao ligar ela funciona por volta de umas 6:00 horas e os três ledis frontal piscam simultaneamente emitindo som, desligo a da tomada e ligo novamente ela volta a funcionar e não acontece mais o problema, porem a parte de baixo resfria muito pouco e o freezer demora umas 48:00 horas para congelar os alimentos.
    Compressor funciona normalmente e vetilador também.
    Você poderia me dar alguma orientação? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, aparentemente sua geladeira tem um problema de insuficiencia de gás, e o motivo é que passa muito tempo desligada e a pressão do gás que geralmente é de 5 libras, aumenta para até 50 libras ou mais quando desligada, por isso, com essa pressão tao alta, o gás acaba vazando por algum micro vazamento, a questão das luzes piscando, está relacionada a essa falta de refrigeração, meu conselho é que chame um profissional para constatar isso, e se for o caso colocar gás, se o problema com leds piscando ainda continuar, troque apenas o sensor de temperatura, é uma peça barata, entre 20,00 e 30,00 o sensor ok

      Excluir
  54. Boa tarde Celso!
    Meu nome é Marcos tenho uma BRM37 que fica em uma casa de veraneio que só ligo de vez enquando.
    Ao ligar ela funciona por volta de umas 6:00 horas e os três leds frontal piscam simultaneamente emitindo som, desligo a da tomada e ligo novamente ela volta a funcionar e não acontece mais o problema, porem a parte de baixo resfria muito pouco e o freezer demora umas 48:00 horas para congelar os alimentos.
    Compressor funciona normalmente e ventilador também.
    Você poderia me dar alguma orientação? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, aparentemente sua geladeira tem um problema de insuficiencia de gás, e o motivo é que passa muito tempo desligada e a pressão do gás que geralmente é de 5 libras, aumenta para até 50 libras ou mais quando desligada, por isso, com essa pressão tao alta, o gás acaba vazando por algum micro vazamento, a questão das luzes piscando, está relacionada a essa falta de refrigeração, meu conselho é que chame um profissional para constatar isso, e se for o caso colocar gás, se o problema com leds piscando ainda continuar, troque apenas o sensor de temperatura, é uma peça barata, entre 20,00 e 30,00 o sensor ok

      Excluir
  55. Boa tarde Sr. Celso, Estou com o mesmo problema em meu refrigerador (BRM37ABANA), fui em uma loja para comprar o kit, mas o atendente que também era técnico me aconselhou a levar uma haste resistência (haste resistência sxs 70mm) ele disse que era um método novo de resolver o problema que era indicado pela Brastemp. esta haste tem que dobrar uma ponta no evaporador e enfiada no duto do dreno.
    Você já ouviu falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca ouvi falar, pra resolver problemas com o dreno, a brastemp comercializa um kit, para eliminar o duto interno e instalar o dreno por fora, nunca ouvi dizer que existia algo para inserir no duto, até porque seria complicado isso, o prolema do duto é congelamento por encharcamento do poliuretano, se instalar uma resistencia no meu ver nao vai resolver, mas os problemas são distintos, não adianta trocar kit de degelo, no caso modulo, sensor e bimetal de o problema for no dreno, e não adianta trabalhar no dreno de o problema for com degelo, tem que saber qual é o problema da geladeira, sabendo onde é o problema, aí sim sabe-se o que se tem que fazer pra resolver, vou deixar uma postagem que fala sobre dreno e como resolver ok, grande abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
    2. Só para você saber, há um tempo atrás tive o mesmo problema com o dreno. Eu resolví enfiando uma mangueira fina pelo dreno e com um funil adaptado na mangueira, joguei quase 6 litros de agua fervendo.

      Uns 5 minutos após a mangueira encher de agua quente, a agua começou a descer. E aí foi só jogar o resto da agua quente e pronto, 100% desentupida.

      Toda semana verifico se a bacia de agua em cima do motor está cheia, pois com o dreno entupido ela ficava vazia.

      Desde julho está OK.

      Então, obrigado Celso, pelas dicas e por postar tanta informação útil para a comunidade.

      Excluir
    3. Limpar o dreno, vai resolver por um ano, um mes, uma semana, isso não dá pra prever.
      O que ocorre, é que a isolação do gabinete do produto é de uma espuma seca, chamada poliuretano, ou seja espuma expansiva, com tempo, essa vedação que fica em volta do coletor do dreno começa a enxarcar de água, essa água congela e toda água que cai do dreno, ao chegar ali congela também, então, quando é isso não adianta limpar, pois a água que está na espuma vai congelar, e provocar nova obstrução, no seu caso, pode ser que o produto tinha apenas lodo, ou outro tipo de sujeira, por isso ao limpar ela voltou ao normal e não mais apresentou problemas, já em caso de congelamento tem que ser corrigido, senão vamos ficar literalmente enxugando gelo, abração amigo

      Excluir
  56. brm37abana não liga o compressor. o mesmo já foi testado direto na tomada é funcionou normalmente.
    desconfio do modulo. estou no caminho certo?

    ResponderExcluir
  57. bom dia celso, eu tenho uma geladeira frostfree da brastemp, modelo BRM33b. Ela nao esta mais gelando a parte debaixo e nem o freezer. No freezer sai ar a temperatura ambiente. Ja trocamos o modulo, e nada. A parte de tras, aquela "grade preta" nao esquenta. O primeiro tecnico q veio aqui disse q era vazamento de gas, mas n fez teste nenhum. O segundo suspeitou do modulo e trocamos e nada. Estou com receio de ficar nessa tentativa e erro, gastar tanto dinheiro e nao resolver. Poderia me ajudar? Abs, joyce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, parece sim ser insuficiencia de gás, já que o produto liga o motor e o condensador não aquece, se tivesse gás teria que aquecer, mas tem que ver se o compressor está ficando ligado tempo suficiente para aquecer o condensador, vamos supor que o motor ligue e logo desligue, isso pode ser o problema, se for isso troque o sensor de temperatura, mas se o motor permanece ligado e nada, tem que colocar gás mesmo

      Excluir
  58. Boa Noite Celso, li todos os posts, não encontrei algo sobre Geladeira Bosch Intelligent 44. Não sei se é somente para linha Brastemp e Consul.
    Celso, chamei um técnico porque as luzes piscavam, falou-me que era a placa, pediu-me R$ 600,00, como achei que valeria mais comprar um nova. Pesquisei na internet é existem centenas reclamando da mesma coisa. Mandei que o mesmo colocasse no lugar, só que a mesma parou de piscar e voltou a funcionar. Ontem começou a não congelar parte de baixo. Abri o congelador e tinha uma placa de gelo que bloquea a passagem de ar. Deescongelei e liguei novamente, a mesma ficou um tempo com a luz vermelha ligada. Hoje observei que voltou a congelar a parte de cima, só que a parte de baixo não gela muito, parece que a ventoinha não esta funcionando, mas ela não esta queimada. Alguns dizem que é o gas, poderia me dar uma dica do que seria? Atenciosamente Jorge E Lopes Florianopolis Sc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, conserto apenas Brastemp/Consul e Electrolux
      Vou deixar aqui o endereço de um site, onde vários técnicos respondem em um forum, com certeza um deles vai te ajudar melhor que eu
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  59. Bom dia. Meu nome é Wagner, sou técnico em eletronica e tenho um refrigerador Brasemp BRM35/127 com a caixa de controle queimada. São os dois transistores que alimentam as bobinas dos relês. Essa caixa de controle vem dando problemas nos últimos meses, e agora o que me interessa é o esquema elétrico da placa de controle, como também saber dos transistores equivalentes. Essa placa é mais antiga das que se encontram com facilidade na internet, e é a que usa o CI 7L85S, que é um cmd.
    Ficarei muito grato por uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos esquema de placa, só quem fabrica as placas é quem dispõe desse material, a Brastemp por exemplo, também não vai ter, ela apenas monta as placas nos produtos, portanto, nós técnicos , quando localizamos placas com defeito, trocamos a placa, se a gente ficar tentando recuperar cada placa com defeito, perdemos muito tempo, e ainda corremos o risco de não ficar bom e obrigados a colocar uma placa nova para o cliente, placa com defeito, trocamos

      Excluir
  60. Bom dia!
    A minha geladeira BRM37A esta com as luzes de controle piscando. O que seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando as luzes piscam indicam que alguma coisa não está funcionando como deveria, então tem que observar se a geladeira ainda está funcionando tudo certinho, ou seja, congelando no freezer e refrigerando na parte de baixo, se estiver tudo ok, troque apenas o kit sensor para campo que fica dentro do compartimento freezer, tenho uma postagem que ensina como trocar ok, no meu canal do youtube, num video do dia 04/10
      segue o link
      http://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
  61. bom dia. meu nome é eduardo,
    tenho um refrigerador brm33a, troquei o módulo, esta funcionando, porém esta acumulando gelo na parte superior,
    após uma semana aproximadamente devido ao acumulo de gelo a parte inferior para de gelar. Tenho que derreter o gelo para voltar ao normal. Detalhe após umas 3 horas começa a piscar as luzes do painel. Que peça devo trocar??
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o termostato bimetalico e o kit sensor para campo, tenho dois videos no youtube que mostra como trocar essas duas peças, entre em meu canal e verá.

      Excluir
  62. Meu caro, Jair Celso Pereira. Tenho uma geladeira brastemp modelo BRM43ABANA. Foi trocado o kit, o técnico passou um arame no duto e ainda assim houve um congelamento abaixo do congelador, no duto e não do congelador.Então apenas a parte do congelador funciona, já na parte inferior não funciona. Tem uma particularidade o motor está sempre trabalhando(não para). Cordialmente. . e-mail: francisco.czaja@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, nesse modelo ocorre muito congelamento do poliuretano que envolve o dreno, dessa forma o ar também não circula, vou deixar uma postagem e voce da uma olhada para ver se não é esse o problema com sua geladeira ok...

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  63. tem uma geladeita brastemp brm 37a ela funcionar direitinho a noite mas pela manhã ela para fica piscando e apitando e depois para de apitar e ficar com todas as luzes acesas, ja troquei o bimetal ,será que é o módulo de potencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o kit sensor para campo, talvez trocando apenas o kit vai resolver, troque e observe, se não resolver em ultimo caso troque o modulo, o kit é barato e no meu canal no youtube, ensino como trocar passo a passo ok, abraço Shirlei

      Excluir
  64. tem uma geladeira brastemp brm 37a que funciona normal durante a noite mas pela manhã para de funcionar e ficar com todas as luzes piscando e apitando e depois para de apitar e ficar com todas as luzes acesas, ja troquei o bimetal ,sera que é o módulo de potencia ou o sensor de temperaturar ou os 2 ,desde ja agradeço ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o kit sensor para campo, talvez trocando apenas o kit vai resolver, troque e observe, se não resolver em ultimo caso troque o modulo, o kit é barato e no meu canal no youtube, ensino como trocar passo a passo ok, abraço Shirlei

      Excluir
  65. TroqueI o kit sensor para campo,CONTINUA funciona normal fazendo gelo durante a noite mas pela manhã para de funcionar dereter todo o gelo e ficar com todas as luzes piscando e apitando e depois para de apitar e ficar com todas as luzes acesas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirlei, pela lógica tem que trocar o modulo, mas essa geladeira também tem uma plaquinha de interface, aquele onde tem os leds, mas dificilmente de troca aquela, o mais provavel mesmo é que seja o modulo de potencia, o complicado é que muitos defeitos fogem a regra, tomara que trocando o modulo vá resolver, na minha opinião sincera, achei que apenas o sensor resolveria, e não resolveu, o modulo agora é a unica lógica, mas a lógica já falhou uma vez, abraço querida

      Excluir
    2. o meu chicote ta com as cores diferentes do original e os fios do kit sensor para campo que um preto e um azul tava com os dois fios preto ,então só foi troca as ligações ,e voltou a funcionar normalmente ,só que agora 30/11 não tá mas fazendo gelo ,será que tá sem gás ou é o modulo de potência que ruim.
      ligar normalmente o ventilador e desligar isso quer dizer que o compresso ta funcionando direito?
      muito obrigado por essa iniciativa de passar seus conhecimentos .

      Excluir
    3. Shirlei, o sensor antigo tinha apenas dois fios pretos mesmo, hoje vem vermelho e azul, pode inverter um fio com outro que não faz diferença, toda ligação que tem apenas dois fios, nunca vai ter problema de inversão, pode sim ser o modulo de potencia como te disse, desde que não tenha gelo em excesso no freezer, se tiver pode ser outro problema, como resistencia ou bimetalico, mas pelas informações que voce me passou, tenho quase certeza que vai ser o modulo ok

      Excluir
    4. só faz uma pequena camada de gelo em volta do bimetalico ,como posso testa o modulo de potencia e como ele funcionar ,e me explicar como funcionar o termostato da parte inferior ,pós ele não ta ligar a nenhum fio ,ou trocar o modulo como você falou desde já eu agradeço .

      Excluir
    5. O damper, que é o termostato da parte inferior não é elétrico, é mecanico, e não tem nada a ver com o problema, o damper controla apenas a temperatura na parte inferior.
      Não tem como testar o modulo, sua geladeira pode ter dois problemas, falta de gás e módulo, mas como você disse que as vezes ela gela normal, ou seja congela as coisas no freezer e refrigera embaixo, dá pra supor que tenha gás, desde que essa sua informação de que ela as vezes gela normal esteja correta.
      Então não sendo o sensor, troque o módulo, ou chame um técnico para ver pessoalmente, por que eu a distância não posso fazer nada, me baseio pelas suas informações, você é quem me dá o diagnóstico, baseado no que está vendo.

      Excluir
  66. Oi eu tenho uma cônsul com 45 abana 127 v e a mesma começou a dar problemas naquele aparelho que fica ao lado do motor, eu nao se o nome daquilo é sensor, mas vc pode me ajudar, pode ser por este motivo que minha geladeira parou de resfriar por dentro, sabe se este aparelho é muito caro? É uma caixinha branca do lado do motor, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Girlene, voce passou o medo errado, imagino que seja uma consul CRM45ABANA, bem deve sim ser um problema na caixa controle, que é a placa, é bem simples trocar e custa entre 140 e 150 reais a peça ok.

      vou deixar uma postagem que mostra passo a passo como trocar, mamão com açucar pra voce viu, copie e cole no seu navegador.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  67. oi, tenho uma Geladeira Bosh 403l fross free, ela simplesmente parou de funcionar a parte de baixo, mas a parte de cima está gelando bem mais do que antes, isso ja aconteceu antes com a antiga dona(ela disse que volta ao normal em uns dias, mas não posso ficar esperando), ela tem menos de 3 anos de uso.
    Aguardo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, eu não conserto essa marca, e nenhuma das que ela faz parte, são fabricadas pelo DAKO, e no Brasil Dako é terceira linha, produtos ruins de peças, e de manutenção cara.
      Vou deixar um site, onde muitos técnicos respondem e talvez entre eles alguém possa te ajudar ok
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  68. AMIGO, MINHA BRASTEMP BRM35ABANA - ESTÁ FAZENDO GELO DE 15 EM 15 DIAS. EU JÁ TROQUEI: SENSOR DE DEGELO - SENSOR TÉRMICO - MÓDULO - AINDA CONTINUA COM O MESMO PROBLEMA - DE 15 EM 15 DIAS PRECISO DESLIGAR PARA DERRETER O GELO, SENÃO PERCO TUDO QUE TEM NA GELADEIRA. AGORA COM A CHEGADA DO CALOR, FICA PIOR. GOSTARIA, SE FOSSE POSSÍVEL ME DESSE UMA LUZ PARA EU PODER TENTAR RESOLVER. OBRIGADO. ASS. HUMBERTO - humbertoloredojr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto, teste a resistencia de degelo que fica em volta do evaporador, se estiver queimada troque, se nao estiver queimada , troque apenas o termostato bimetalico e pronto, já que o modulo e o sensor são novos, apenas a resistencia ou bimetalico estão com problema, abraço

      Excluir
  69. Boa tarde,possuo um Refrigerador GE 410 frost free que,creio eu esta com o sensor termostato bimetálico ligado direto,pois cria apenas uma fina camada de gelo no congelador,já testei o compressor funciona normal o ventilador funciona,mas a temperatura não cai,estou correto na minha observação?
    ass paulo jose.
    vitorianopj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu não conserto essa marca de geladeira, aliás nem essa, nem continental, nem bosch e mabe, pois todas sao fabricadas pela DAKO.
      Mas vou te deixar o endereço de um site onde tem um forum que muitos tecnicos respondem, quem sabe um deles possa te ajudar muito melhor que eu com esse produto, abração

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  70. Sr. Celso, meu refrigerador marca Brastemp, modelo 370 Ziryum.
    Problema do refrigerador: não refrigera a parte de baixo.
    Foi trocado, o modulo de potencia, o kit sensor de campo e o bimetal, por um tecnico.
    Decorridos 3 dias voltou a dar o mesmo problema.
    como já gastei o que não podia, resolvi recorrer ao sr. para me dar umas dicas, do que mais pode ser. pois estou ficando desesperado com essa situação. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o compartimento freezer e teste a resistencia de degelo que fica em volta do evaporador, se estiver queimada tem que trocar a resistencia, aliás se estiver mesmo queimada, pode ser apenas ela o problema desde o inicio ok, faça isso, teste e veja se queimou, se queimou troque.

      Excluir
  71. OLá Celso - parabéns pelo blog

    seguinte... minha brastemp BRM 44 ABANA NÃO REFIGERA A PARTE DE BAIXO, achei uma solda fria no rele que fica na placa em baixo...não resolveu, perebi que havia excesso de gelo que estava segurando o ventilado...desbloqueei ...voltou a funcionar mas depois parou, ao fechar as portas não liga...não ahei a resistênicia do degelo nesta máquina...obs não sou técnico em refri....TEM ALGUMA DICA????c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resistencia de degelo fica em volta do congelador, teste a resistencia e veja se não está queimada, se estiver aquecendo ok, troque apenas o termostato bimetalico. vou deixar um link, assim voce vai entender o que é a resistencia ok, abraço

      Nesse video é a resistencia de uma Electrolux, mas fica isntalada na mesma posição que os refrigeradores Brastemp.

      http://www.youtube.com/watch?v=tDoF3xyB4M8

      Excluir
  72. Valeu Celso...vou fazer isso...um abraço

    ResponderExcluir
  73. Muito obrigado pela gentileza de indicar o site.
    Mta Paz.

    ResponderExcluir
  74. olá tenho uma geladeira consul 480 litros duplex não é frost free, ela começou a descongelar um dia, dai notamos que ela não estava ligando mais, deixei ela desligada da tomada por 2 dias, quando liguei ela gelou somente a parte do freezer, a geladeira não gelou, chamei um tecnico o mesmo disse que era problema de motor, achei estranho, pois depois de dois dias desligada ela ligou novamente mesmo que só a parte de cima, quando coloco ela na tomada ela da uma estalinho tipo de quando liga e fica 5 segundos +- de pois desliga, achei que foce algum problemas de rele ou gás, mas o tecnico falou que era o motor, gostaria de saber se o tecnico está certo, pois o orçamento ficou em R$ 600,00 para fazer o motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, olha, pela informação que voce me deu, dos estalinhos do compressor, pode sim ser o compressor com defeito, nesse caso tem que ser trocado realmente, o que voce pode fazer, é desligar os fios do motor, e com um cabo de força ligar o motor na tomada direto, tem que fazer isso com o motor frio, se estiver quente espere esfriar, quente ele não vai partir, quando estiver frio,ligue na tomada, se partir deixe funcionando para ver se vai congelar no freezer e esfriar a placa fria da parte de baixo.
      Caso não parta, vai ter mesmo que trocar o compressor, se eu fosse voce, compraria o compressor, na faixa de 250,00 / 280,00 e negociaria a mão de obra com algum técnico em refrigeração, diga que ja sabe que é o compressor, que já tem a peça e quanto vão cobrar para instalar, isso vai variar de 120,00 a 180,00, assim tendo a certeza que o compressor tem mesmo que ser trocado, tendo a peça você vai economizar, mas antes diga ao técnico que voce tem apenas o motor, que ele tem que trazer o gás, e tem que estar incluso no valor da mão de obra, a geladeira usa no máximo 200 gramas de gás ok, abraço

      Excluir
  75. OLá Celso, o refrigerador ficou ótimo...obrigado. Agora minha lavadora parou....primeiro o motor estava lento e na hora de centrifugar o motor não partia. Troquei o capacitor de partida e a máquina voltou a normalidade. Passados 15 dias de uso o motor parou, o ciclo é normal, tudo correto mais o motor não funciona. é uma brastemp BWL09, aquela com botões,Tem alguma dica? Obrigado, abraços, Marcos da Praia Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,
      Pode ser a chave seletora de centrifugação, veja se nao deixou na posição de adiar a centrifugação,
      Se não for isso, tanto pode ser essa chavezinha, como também a placa de potencia, nesse modelo trocamos muitas placas de potencia, eu se fosse voce, trocaria logo placa e chave seletora, são peças bem baratas ok, abração amigo

      Excluir
  76. a minha é a mesda da foto acima.
    gela só aparte de cima eu escuto o ventilador funcionar quando fecho ambas as portas o q será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter que abrir o compartimento freezer e verificar como está lá dentro, se tiver gelo em excesso cobrindo todo o evaporador, teste a resistencia de degelo que fica em volta do congelador, se estiver queimada, troque, se não estiver queimada e mesmo assim tiver excesso de gelo, pode ser o bimetálico de degelo com problemas, mas somente se tiver gelo, que cubra totalmente o evaporador impedindo a circulação de ar ok.

      Excluir
  77. Ola Celso desde ja ter desejo tudo de bom, Boas festas e que Deus te ilumine neste natal. A propósito, ainda tenho chance de ficar na primeira, Parabéns pelo titulo. Feliz 2014!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nelson,
      Que Deus te cuide e a todos da sua casa também amigo..

      Agora posso te dar um conselho dos bons, tira essa camisa aí amigo, tá queimando seu filme geral kkkk

      Essa semana fui numa loja de esportes comprar uma camisa do Fla, o vendedor me mostrou e disse, custa 298,00 eu achei caro, mas enfim, comprei.
      Dei três notas de 100,00 e veio sem jeito e me disse, amigo o caixa tá sem troco, O Sr não levaria como troco duas camisas do Vasco... kkkkkkk

      Excluir
  78. Celso, tenho um refrigerador duplex BRM440L. Há 15 dias ela começou a piscar a luz e soar o alarme quando a porta é aberta. Desde ontem ela começou a fazer um barulho parecido o de uma moto velha e não está refrigerando, inclusive no congelador. Liguei numa assistência e me disseram que provavelmente terei que trocar um tal "kit frost free". Poderia me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar o sensor de temperatura que fica dentro do freezer, e mais o modulo de potencia, quando isso ocorre, trocando esses dois itens resolvemos o problema, vou te passar dois links, de outro modelo,mas a peças são praticamente as mesmas e a forma de trocar também ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=fMeL1UxrToU

      https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
  79. Celso boa noite, tenho uma Geladeira Electrolux DF38 que não esta refrigerando a parte de baixo, verifiquei que ela não esta fazendo o degelo juntando muito gelo e obstruindo a passagem de ar, fiz o teste com a resistência e a mesma esta funcionando. Verifiquei que este modelo não utiliza placa eletrônica, possui somente o Timer. O mesmo esta funcionando pois ela esta desligando e religando a cada 20 minutos aproximadamente. Você saberia me informar qual dispositivo é responsável por acionar a resistência quando a geladeira esta desligada (Timer ou o Sensor bimetálico).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O timer não tem a ver com ligar e desligar o produto, o timer desliga a cada 08 horas para fazer o degelo, tem que trocar a rede sensora com bimetálico, que fica dentro do freezer e o timer que fica lá atrás.

      Excluir
  80. Olá amigo, sei que vc. não conserta equipamento BOSH. Mas mesmo assim lhe pergunto sobre a minha frost free Bosh KDN46 que está c/ problemas recorrentes no refrigerador (parte de baixo), a qual deixa de resfriar. Já mandei várias vezes à autorizada, mas não resolvem em definitivo esse problema. Já a parte de cima (freezer) não dá problema. O que vc. acha que pode ser? Seria talvez o dreno interno que causa esse problema? É possível adaptar um dreno externo? Qual outro componete do aparelho poderia estar causando essa falha? Muito grato! JOSÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, quando veja o pessoal reclamando desse produto, geralmente é algo no sistema de degelo, ela deixa de fazer os degelos periódicos que tem que fazer, então o evaporador se enche de gelo e o gelo impede o ar de circular, então pode ser um problema de bimetálico de degelo, podem ser sensores, pode ser a resistencia de degelo queimada, pode ser placa eletronica, então fica difícil saber, pois eu realmente optei por não consertar essa marca.
      Vou deixar o endereço de um site, onde tem um fórum em que muitos técnicos respondem, com certeza um deles pode te ajudar mais que eu, abração

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  81. Olá Celso,estou com um problema com a minha geladeira Brastemp Frostfree Zyrium 430 nunca deu defeito de uns tempo para cá,vem disparando o alarme e piscando os 3 lds... eu tirava da tomada e ligava de volta.. só que ela não estava resfriando mais a parte de baixo, chamei um técnico para dar uma olhada,e quando ele abriu a tampa do freezer tinha muito gelo...ele me falou que provavelmente poderia ser o modulo, e me passou orçamento de 340,00..achei muito caro!!! mais em fim, mandei consertar... só q nem passou 8 dias ela começou com o mesmo problema a díspar o alarme de novo...será q foi trocado o" modulo"mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, quando ocorre esse defeito com esse modelo, pode ser apenas o kit sensor e o termostato bimetálico, podendo em alguns casos ser também a resistencia de degelo, módulo é mais difícil apresentar esse problema, e ele cobrou fora de tabela também, pois o modulo para esse modelo gira em torno de 100,00.
      O modulo novo tem data de fabricação na caixinha da peça que fica perto do compressor, presa ao gabinete de lado esquerdo do compressor.
      chame-o de volta, pois todo serviço tem no mínimo 03 meses de garantia.

      Excluir
  82. Olá Celso, tenho uma geladeira brastemp da linha prata 430 litros que parou de gelar na parte de baixo. Como sou ignorante nesses assuntos, hoje veio o técnico que desmontou a geladeira e observei que o ventilador funcionou quando ele ligou direto na tomada mas dentro da geladeira não funciona. Não tem gelo acumulado e faz barulho de água correndo (barulho que sempre fez). Atrás está quente, como sempre. Ele acabou constatando que tenho que trocar o módulo e a placa e me cobrou 490,00 fazendo na amizade por 450,00. Lendo todos os posts eu não tenho certeza que isso vai funcionar. Não está caro? Por favor me dá uma orientação! Obrigada, Flávia

    ResponderExcluir