segunda-feira, 15 de abril de 2013

Instalação de Fogões - Como instalar Fogão Com Segurança?



   Instalação de fogão tem que ser feita sempre com toda segurança, e os motivos nem preciso citar, instalações mal feitas, põem em risco a segurança da casa e de seus ocupantes, portanto vou dar algumas dicas simples de como proceder com segurança.
   Os fogões de hoje, não dispõe mais de entradas de gás dos dois lados do produto, portanto, caso você tenha que instalar o fogão de modo que a mangueira tenha que passar por trás do forno, obrigatoriamente, a mangueira que vai passar por trás do produto, tem que ser como essa da foto, ou seja, de borracha na parte interna, mas revestida por uma malha de aço, que protege a mangueira interna e facilita na dissipação de calor.
   Este modelo de fogão da foto, pode usar uma mangueira revestida em aço, mas sem aquelas conexões, ou seja, como do fogão sai uma conexão BM, ou seja sem rosca, pode-se usar uma mangueira revestida em aço, mas com conexão em borracha, basta por uma abraçadeira e apertar bem. veja a foto da peça a seguir:

   Quando a conexão for uma rosca de 1/2'', use a mangueira também revestida em malha de aço, mas com as pontas com rosca interna de 1/2'', use veda rosca suficiente para uma conexão segura, e quando terminar teste com espuma de sabão, não é aconselhável testar com fogo. a seguir a foto da mangueira revestida em malha de aço, com conexão de rosca.

   Porém, se o ponto de gás estiver do mesmo lado da entrada de gás no fogão, e a mangueira não tenha que passar por trás do forno, não ha necessidade de que as mangueiras sejam revestidas em malha de aço, podem ser de plástico, que hoje são confeccionadas em duas camadas, e tem o selo do INMETRO com data de validade, respeitem sempre a data de validade. veja a foto da mangueira sem a proteção da malha de aço.

---//---//---//---//---//---//---//---//---//---//---//---//---//---//---//---

   Resolvido a questão de mangueira, outro ponto importantíssimo, é a posição da tomada de energia elétrica, é proibido em qualquer hipótese, que a tomada para instalação do fogão esteja atrás do produto, ela tem que estar acima da tampa do fogão, e de preferência, do mesmo lado que saia o cabo de energia do produto, para que o cabo de força não passe por trás do forno, e muito menos a tomada fique próxima ao calor do forno quando esse estiver ligado, antigamente as tomadas, por questão de estética ficavam atrás do fogão, e por muitas vezes, pegamos tomadas completamente derretidas, correndo um enorme risco de curto elétrico.


107 comentários:

  1. muito obrigada vc foi exatamente na minha duvida acabo de comprar um fogao e o problema é que a saida feita na parede para a passagem da mangueira no gas ficou do lado contrario da saida do fogao... a mangueira vai ter que passar atras do forno... muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, com gás todo cuidado é pouco, abraço e felicidades

      Excluir
  2. Tenho uma dúvida. Tenho um fogão Electrolux 76STB, e fala que a "conversão" para gás natural será feita pela autorizada, sendo necessário um "kit de conversão". De que se trata esse kit? A dúvida é, posso comprar uma mangueira e instalar no registro que já tenho atualmente? Ou há alguma peça adicional que "transforme" o fogão a GLP para Gás Natural? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O kit, consiste em registros de gás, ou torneira, o registro é a peça que libera o gás para as bocas, ele fica atras do botão, quando voce gira o botao, automaticamente abre o registro de cada boca e do forno, e também são trocados os injetores, que são os bicos por onde o gás passa para chegarem até as bocas, ou queimadores, os injetores para gás natural tem um furo bem grande, porque a pressão do gás natural é fraca e precisa de um furo maior

      Excluir
  3. amigo vou ter que passar a manguera por tras da geladeira e gostaria de saber queal a manguera é recomendada neste caso?seria 2,5m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver que passar por trás do forno, pode usar a mangueira transpatente amarela mesmo, desde que tenha o simbolo de certificação do INMETRO ok, nesse caso e nessa distancia não precisa ser uma mangueira especial.

      Excluir
  4. Entao Amonha duvida de como passa uma mangueira para o outro fogao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nao entendi suapergunta pessoa, pode reformular sua pergunta?

      Excluir
  5. Bom dia, vc poderia me orientar a respeito,eu contratei uma empresa que fez a ligação de cobre para o gás encanado do prédio agora o pessoa da Consul vai ligar ou converter o fogão para o gás encanado,mas esta faltando uma mangueira que vai do relógio a entrada do cano seria uma mangueira pequena creio que seja de uns 30cm,eu não sei aonde comprar isso eu sei que tem mangueira maiores será que poder colocado esta mesmo,ou seria a Comgas que deveria colocar esta mangueira.se puder me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mangueira menor que tem para instação é de 80 cm, mas voce pode ligar na Consul e pedir para o técnico que vai em sua casa instalar, legar mangueiras e conexões, assim ele já resolve o problema na primeira visita ok, eu disse mangueiras porque pode ser que ele tenha que usar mangueira metálica ou plastica, e vai levar também as conexões possiveis, porque para cada situação, existem possibilidades de mangueiras e conexões diferentes.

      Excluir
  6. Boa Noite. Gostaria de saber se ha como utilizar um fogao de embutir como um fogao de piso? ha alguma forma de pe, ou suporte que possa faze-lo? Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um pé ou suporte especifico, voce vai ter que instalar ele em um piso bem mais alto, porque como é de embutir tem uma altura bem menor que os fogoes convencionais, não existe adaptação de fabrica pra isso, voce vai ter que providenciar

      Excluir
  7. Boa tarde. Todo fogão quando sai da loja, vem perparado para ser instalado para gas do tipo de bujão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se na etiqueta atrás do produto estiver gás, GLP é para botijão, esse é o Gás Liquefeito de Petróleo, GLP, mas se na etiqueta atrás do produto estiver GN, quer dizer que ele foi feito para ser usado com Gás Natural.

      Excluir
  8. Boa noite. Mudei para um apartamento agora e o fogão era para gás de rua, o meu pe de botijão.. o dono do apartamento vem buscar o fogão dele e ainda esta com a mangueira na parede, tem problema eu tirar essa mangueira?? vai ficar vazando??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriane, muitas vezes o fato do gás vir direto do prédio, não quer dizer que é gás de rua, ou seja GN, gás natural, aqui em Brasília por exemplo, tem um monte de consumidor que acha que porque o gás vem do prédio é diferente do gás do botijão, e não é, em brasília, independente de onde o gás venha, ele é o GLP. gás liquefeito de petróleo.
      Se tiver um registro para fechar o gás que vai para o fogão, instalado antes da mangueira, pode sim, fechar o registro e retirar a mangueira, caso não tenha como fechar a passagem de gás, não pode tirar de forma alguma.

      Excluir
  9. Olá Celso, Tenho um fogão de embutir que precisa ser trocado e eu comprei um de pé, que vou instalar no mesmo nicho existente. Para resolver a questão da altura vou tirar os pés e colocá-lo sem eles. Acontece que a mangueira já existente é daquelas revestidas com rosca. Como o fogão novo tem somente a entrada para mangueira plástica, com fixação através de braçadeira, gostaria de saber como continuar usando a mangueira revestida (questão de segurança - temperatura, já que passa por traz do forno) e conectar com o uso da rosca existente na entrada para mangueira plástica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe no mercado, mangueiras com malha de aço, que de um lado são de rosca de 1/2 e do outro lado ela tem terminal de borracha para conetar com o fogão que você tem aí, no caso, seria de 1/2XBM, BM significa Bico de Mamadeira, é uma referência as mangueiras com ponta plástica.
      Se você quiser apenas adaptar alguma coisa na mangueira que já está aí, pode então usar essa conexão>>>
      http://www.sofogoes.com/produto/conexoes-p-instal-de-gas/bico-14-bm-x-18-bsp/4657

      Então usar apenas um pedacinho de uns 6 cm de mangueira plástica, que vai nessa conexão e no fogão, com duas abraçadeiras plasticas, a parte de rosca vai na mengueira é claro.

      Mas o correto é evitar ao máximo fazer várias conexões, o correto seria uma mangueira saindo direto do ponto de gás até o fogão, porque quanto mais conexão, mais chances de vazamentos de gás.

      Excluir
  10. Olá Celso, Tenho um fogão de embutir que precisa ser trocado e eu comprei um de pé, que vou instalar no mesmo nicho existente. Para resolver a questão da altura vou tirar os pés e colocá-lo sem eles. Acontece que a mangueira já existente é daquelas revestidas com rosca. Como o fogão novo tem somente a entrada para mangueira plástica, com fixação através de braçadeira, gostaria de saber como continuar usando a mangueira revestida (questão de segurança - temperatura, já que passa por traz do forno) e conectar com o uso da rosca existente na entrada para mangueira plástica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe no mercado, mangueiras com malha de aço, que de um lado são de rosca de 1/2 e do outro lado ela tem terminal de borracha para conetar com o fogão que você tem aí, no caso, seria de 1/2XBM, BM significa Bico de Mamadeira, é uma referência as mangueiras com ponta plástica.
      Se você quiser apenas adaptar alguma coisa na mangueira que já está aí, pode então usar essa conexão>>>
      http://www.sofogoes.com/produto/conexoes-p-instal-de-gas/bico-14-bm-x-18-bsp/4657

      Então usar apenas um pedacinho de uns 6 cm de mangueira plástica, que vai nessa conexão e no fogão, com duas abraçadeiras plasticas, a parte de rosca vai na mengueira é claro.

      Mas o correto é evitar ao máximo fazer várias conexões, o correto seria uma mangueira saindo direto do ponto de gás até o fogão, porque quanto mais conexão, mais chances de vazamentos de gás.

      Excluir
  11. Qual o espaço necessário entre a saida de gas canalizado na parede e o fogão? (a saida de gás fica ao lado do fogão).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa de muito espaço, apenas o suficiente para que a mangueira não dobre e vede a passagem do gás, mas como o ponto de gás fica perto do fogão e a mangueira vai ficar atrás do forno, é obrigatório usar uma mangueira com malha de aço, assim não vai ter problema com aquecimento, a distância não tem importância, apenas tem que usar uma mangueira de malha de aço ok.

      Excluir
  12. Amigo, primeiramente parabéns pelo blog.
    Acabe de comprar um fogão facilite da Consul para trocar pelo velho que tenho aqui. A assistência da Consul esteve aqui e fez a troca dos itens que se adapta ao gás natural fornecido pela Bahiagás aqui no meu prédio. No entanto, ele não fez a troca do fogão alegando que não estava com as chaves de boca. Liguei na Bahiagás e a atendente disse que a fornecedora de gás não efetua a troca de um fogão pelo outro, nem pagando. Andei dando uma lida aqui, mas fico com receio de fazer a troca, porque não sei exatamente qual peça encaixa naquele duto que recebe a mangueira de gás. Também não possuo as tais chaves de boca. Será que consigo fazer isso com alicate ou uma chave de bicicleta (não sei se é do mesmo encaixe)? Outra, além da fita veda rosca, há necessidade de um anel de vedação, correto? Qual a referência que devo fornecer na loja de material de construção para adquiri-lo?
    A Bahiagás indicou que há uma empresa que cobra R$ 70,00 para efetuar essa troca. Achei o preço salgado ante o grau de complexidade do serviço. Tá um preço justo?

    Desde já, agradeço.
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,
      Olha acho que o preço não está exorbitante não, não conta-se apenas o serviço do técnico, isso envolve deslocamento e outros custos que as pessoas não veem, atender o consumidor em sua residência gera custos, e em muitos casos uma visita apenas não resolve.
      Acho que é conveniente você pagar esse serviço, pois vai ter menos dor de cabeça, pra começar você já iria andar a toa, loja de material de construção não tem peças para fogão, pode até ser que tenham mangueiras, mas e as conexões, isso se encontra em autorizadas, ou casas de ferragens.
      Chaves para apertar porcas de instalação de gas, tem que ser específicas, com gás não se brinca e tem que ficar bem apertado mesmo, para eliminar qualquer possibilidade de vazamento, acho que deve contratar pessoal qualificado para fazer esse serviço, você iria acabar gastando mais se fosse ficar rodando atrás de peças ok.

      Excluir
    2. Valeu!!
      Vou fazer isso mesmo. Encontrei uma outra empresa que cobra 50,00.
      Vou fazer com ela.
      Aproveitando, quanto você acha que vale uma geladeira DAKO 360, com 10 anos de uso, precisando, basicamente de trocar a borracha da porta? É que troquei por uma nova e quero vender essa minha usada, mas não estimativa de preço. Ela não gelava muito bem, mas acho que é por causa da borracha que eu nunca troquei. O congelador é ótimo. Empedra uma cerveja em minutos.
      Obrigado.

      Excluir
    3. o problema de não gelar a parte de baixo, pode estar relacionado a falta de gás, isso acontece com produtos mais antigos, vazam um pouco de gás, eu não tenho avaliar sua geladeira, mas se estiver boa, vale entre 200,00 e 400,00 reias, anuncie no olx e no bom negócio, que vai vender rapidinho ok.

      Excluir
  13. “Amigo, preciso de sua ajuda. Porque será que meu fogão funcionava com botijão e agora não funciona com gás encanado? Instalei tudo certinho, não há vazamentos, porém escuto o gás saindo na boca com pressão e o cheiro de gás forte quando abro a boca, mas não acende de forma alguma, já tentei com fosforo, isqueiro, acionamento automático e nada. Tem alguma dica? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque para cada tipo de gás, o fogão é montado com peças diferentes, se usa gás de botijão usa torneiras e injetores para GLP gás liquefeito de petróleo, e se for instalado com GN ou seja gas natural, torneiras e injetores sao outros, tem que chamar um técnico para ver isso, nem tente usar assim como está, é PERIGOSO esse vazamento, muito mesmo.

      Excluir
  14. Celso, morava em sp onde o fogão usava gas encanado, onde moro hoje é gas de botijão . Retirei a adaptação que a GE fez atras do fogão e fiz a ligação com a mangueira para gas de botijão coloquei a presilha esta tudo ok sem vazamento . O problema é que a chama esta amarela e minhas panelas todas pretas . Ja falei com a rapaz que me vendeu o gas e ele me fala que o problema nao é do gas e sim do fogão . Meu fogão é novo e nunca apresentou problemas. O que pode estar acontecendo . Na mudança ele veio embalado com plastico bolha e papelão e não sofreu avarias .Todas as bocas estão com a chama muito alta e amarela . Parece uma labareira ... um horror. Sera que voce pode me ajudar ??? Obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atila, eu não trabalho com essa marca, mas o que tem que ser trocado, quando se muda de gás natural, para gás GLP, são os injetores que ficam internamente antes do gás chegar a cada boca e forno do fogão, e também as torneiras, que ficam atrás do botão de cada torneira e forno, então, o problema pode estar aí, mas não te afirmo com toda certeza, justamente por não trabalhar com essa marca, mas geralmente, nas outras marcas de fogão, é assim que funciona ok

      Excluir
  15. Celso, comprei um fogão e embutir e o técnico autorizado da Electrolux vai lá instalar, o gás é encanado. Do lado de fora do ap. já tem um registro de gás. Preciso colocar um outro registro entre a saída de gás e fogão??? Atualmente não tem, a mangueira está presa com um braçadeira e nunca tive problema. Eles estão me cobrando R$ 110,00 pelo kit ( mangueira com malha de aço e o regulador de pressão) achei muito caro. Onde posso comprar esse kit?? Quero comparar os preços. Esse regulador de pressão é um registro normal, aquele que se usa em botijão?? Pode me ajudar??? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, os fogões de embutir, geralmente vem com mangueira junto com o produto, pelo menos nos Brastemp vem....
      Acho que os preços não estão fora de padrão, um registro para esse modelo de mangueira custa na faixa de 25/30 reais, uma mangueira de qualidade, de 1 metro na faixa de 60,00 então vai sobrar muito pouco para mão de obra, se quiser pesquisar, pesquise, mas não vai encontrar nada mais em conta que isso, se for material de qualidade.

      Excluir
  16. Olá Celso, muito obrigada pelo retorno!!

    ResponderExcluir
  17. Amigo, por favor, tenho uma mangeira com malha de cobre ou latão, com conexão de rosca, passando por trás do fogão. Dificilmente usamos o forno. Qual o prazo de validade dessas mangeiras?

    ResponderExcluir
  18. Celso, boa tarde!
    Primeiro, parabenizo pelo excelente trabalho que você tem feito através de seu blog. Sou da Bahia e pesquisando sobre instalações de fogões achei sua página e logo comecei a visitá-la.
    Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Comprei um Fogão Brastemp 4 Bocas Clean BF550ABUNA com Timer Digital. Na minha casa, instalei mangueira de cobre passando da cozinha para a área de fora. Comprei um registro com mangueira revestida com aço. Neste caso eu ponho a mangueira fora ou dentro de casa? Se fora, na parte de dentro para conectar ao fogão posso usar a mangueira amarela com a braçadeira?
    Obrigado e uma abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem mangueiras metálicas de aço trançado, que se conectam com o fogão, com uma conexão diferente, pois as saídas dos fogões hoje não são mais de rosca, são de um um formato BM ou seja, bico de mamadeira, então a mangueira tem uma ponta metálica, mas por dentro é liso e se encaixa no BM, depois você aperta a porca que vem na ponta da mangueira e ela vai se fechando, pressionando para isolar e evitar vazamento, a mangueira de malha de aço foi feita para ir direto na conexão do fogão, não para ficar na parte externa, ela foi confeccionada, para casos em que a mangueira tenha que passar por trás do forno, e essa malha é para suportar altas temperaturas, mas se no seu caso, a mangueira não passar por trás do forno e sair lateralmente, pode sim conectar com um pedalo de mangueira transparente, bem conectado para que não haja possibilidade de vazamento ok.

      Excluir
  19. Obrigado pelo esclarecimento. Então vou colocar a mangueira de aço fora e a mangueira transparente dentro. Para conectá-las a mangueira de cobre basta usar apenas braçadeiras ou conectores de cobre?? Um abraço e obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a mangueira de aço serve para passar por trás do forno, se não vai passar ela por trás do forno, não faz sentido usar ela fora desse local, se vai conectar no fogão uma mangueira plástica, então vá com ela até o botijão, assim não fica fazendo emendas, vai usar apenas duas abraçadeiras de metal, uma no fogão e outra no botijão, e a mangueira plástica você compra por metro, quantos metros precisar.

      Excluir
  20. Boa tarde! Gostaria de pedir uma orientação se for possível. Estou me mudando para uma casa que tem a tubulação de gás embutida na parede e por ela passa uma mangueira para fogão de alta pressão, ou seja, existe apenas uma saída de gás.
    Preciso usar 2 fogões, um de baixa pressão e outro de alta pressão, porém não tem espaço para as 2 mangueiras dentro da tubulação. Existe alguma solução para isso?
    Estava pensando em utilizar um registro duplo (baixa e alta pressão) à saída já existente que é uma mangueira de alta pressão. A partir daí conectar o registro duplo, e nele, ambas mangueiras (baixa pressão e alta pressão). Isso resolve?
    Agreço a ajuda.
    Johnny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa demora, também estive de mudança nesses dias.
      Olha, nesse caso, não posse te dar uma informação segura, pois lido com o produto fogão, com a instalação simples, quanto a pressão de gás, com certeza um fornecedor de gás vai pode te auxiliar melhor, até um vendedor de gás desses de rua, vai ter esse resposta que você precisa, mas acho que sim, pode ser feito como você imagina.

      Excluir
  21. Tenho uma duvida na minha casa tem mangueira com registro ligar e desligar gas, porem na ponta da mangueira de aço tem rosca para fora, o que devo utilizar para colocar nessa rosca e encaixar no fogao para nao vazar?

    meu parece com essa primeira foto do fogão porem na foto rosca está interna, minha e para fora externa a rosca de cobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a mangueira para uma que se adapte na conexão do seu fogão, ou colocar uma conexão de 1/2 para BM onde tem a rosca, dessa forma a parte BM vai conectar-se a uma mangueira plástica, e você vai usar um pedaço pequeno de mangueira plástica, para conectar essa conexão ao fogão.

      Excluir
  22. Por favor, estou sem saber o que acontece aqui em casa! Moro sozinha num apartamento e minha conta de gás vem uns R$ 54,00 e eu nem cozinho todo dia, só esquento almoço e jantar. Quando cozinho mais um pouco, a conta vem unsR$ 62,00! O rapaz da Fenosa já olhou lá em baixo no marcador e disse que estava normal. Tenho um fogão velho Dako que herdei dos meus pais e a mangueira e a torneira estão velhas também.Será que há algum vazamento no fogão? Isso é possível?! Por favor, me ajude! Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houvesse algum vazamento no fogão, com certeza você iria perceber pelo cheiro forte que os vazamentos de gás provocam, então se não tem mal cheiro, com certeza não tem vazamento, como mora em prédio, converse com seus vizinhos e veja quanto eles pagam pelo gás, procure alguém que use o fogão pouco como você, para você comparar com uma pessoa que tenha a mesma quantidade de consumo, se for muito diferente, então peça para que troquem os registros, ou o registro, porque com certeza tem algo de errado, e se não tem vazamento, com certeza não é com o fogão

      Excluir
  23. Olá , será que poderia me esclarecer uma dúvida , com relação ao fogao de embutir da brastemp, o meu botijão fica do lado de fora da cozinha , logo o registro também fica lá, e nunca desligo, preciso de colocar um registro dentro de casa , e este regitro deve ficar visivel , fora dos armarios planejados ?desde já agradeço ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já tem um registro entre o ponto de gás e o fogão, não há necessidade de colocar mais um.

      Excluir
  24. Olá!
    Tenho um fogão Brastemp, 6 bocas, com uns 20 anos de uso. Ele está em bom estado, limpo e bem cuidado, mas recentemente nos mudamos e passei a sentir cheiro de gas toda vez que chego perto dele, isso nunca havia acontecido antes. Já verificamos com sabão a mangueira e todas as conexões e não apareceu nenhum vazamento, mas continuo sentindo cheiro de gas. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir e ver a conexão das torneiras, que alimentas as bocas, e do termoseletor que alimenta o forno, eles são todos conectados a bateria, que é o cano grosso por onde o gás vai para as bocas passando pelas tornerias, então com tempo, pode ser que tenha vazamento ali, na conexão das torneiras com a bateria onde elas são rosqueadas, sendo isso, retire a torneira com o registro fechado, passe quatro voltas de veda rosca e reaperte a torneria...

      Excluir
  25. Bom Dia!
    Comprei um Fogão Electrolux i-kitchen 76EIX De Embutir e estou com uma duvida, a tomada fica bem atrás do fogao mais exatamente no meio do fogao , o fio do plug do fogao é bem grosso acho que é até de silicone será que posso ter problemas ligando nessa tomada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem projetou o móvel deveria saber, que ha muitos anos, não é permitido que as tomadas para fogões não podem em hipótese alguma ficar atrás do forno do produto, elas todas tem que ficar fora de alcance do calor do forno, do contrário correm grande risco de derretimento e curto, se o pessoal da autorizada tivesse ido instalar seu produto, com certeza não fariam e condenariam o local, até que a tomada estivesse em um local seguro, lateralmente, ou acima do fogão e mesmo acima, nunca atrás do mesmo, sempre a direita ou esquerda do fogão.

      Excluir
  26. Olá, gostaria de saber se um fogão e uma geladeira comum pode ser usado sem os pés sem danificar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente não danifica o produto, desde que não molhem eles ao lavar, o que danifica, é o piso pelo contato do metal com o chão, o produto em si não.

      Excluir
  27. tem fogão de embutir 06 bocas deville, quero trocar pelo de piso, tem algum risco. neide carvalho, salavdor, bahia

    ResponderExcluir
  28. Boa noite,

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog, ele realmente é muito esclarecedor.

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar. Estou montando a cozinha do meu apto e infelizmente com a planta tive que deixar a geladeira ao lado do forno de embutir e do cooktop, além disso a saída de gás fica atrás da geladeira. Minha dúvida é, desse jeito eu consigo colocar alguma espécie de um T partindo de trás da geladeira para ligar no cooktop e no forno com segurança? Não tem problemas por causa da alta temperatura do motor da geladeira?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motor da geladeira não aquece tanto assim, mas o correto seria ter um registro na saída do ponto de gás, com fácil acesso para o caso de ter que fechar rapidamente em uma emergência, com certeza o profissional que for fazer a instalação, vai analisar o local e ver quais peças vai precisar para alimentar dois produtos, claro que existem conexões para isso sim, abraço Paulo.

      Excluir
  29. Olá Celso. O gás do meu prédio é canalizado e tem um registro e medidor do lado de fora do apartamento (no corredor do predio). Preciso colocar outro registro ou posso ligar a mangueira diretamente no fogao? Se for utilizar outro registro preciso de um prolongador de cobre pois a saida de gas (curva roscada) foi colocada muito proxima ao azulejo nao permitindo rodar o registro para encaixar. Nesse caso qual veda rosca é melhor? Fita teflon ou liquido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho chamar um profissional para instalar um registro dentro de casa pra você, e para vedar cano de cobre com rosca, tem que ser teflon, o profissional vai dar um jeito de colocar o registro, talvez tenha que abir um pouco de espaço, desgastando o azulejo, mas o registro interno é um item de segurança indispensável.

      Excluir
  30. ola por favor gostaria de saber quais modelos de fogões de 4 bocas de piso ja vem pronto para uso com gas natural. Ou se nao tem, quanto custa a mangueira e bicos para eu comprar na loja ao inves de comprar do tecnico que é mais caro.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vendo peças, veja você em uma loja perto de você quanto custa o material que vai usar, e quando for comprar, existem dois tipos de fogão, e na etiqueta atrás dele vem indicando qual gás usa, se a etiqueta estiver GN, quer dizer que usa gás natural e se vier GLP significa que usa gás de botijão, GLP gás liquefeito de petróelo.

      Excluir
  31. Bom dia!
    comprei um fogão e me deparei com o seguinte problema: é um fogão que usa GLP (entrada do lado esquerdo), mas eu uso gás natural (entrada do lado direito). Ocorre que já passou o prazo legal de eu solicitar troca, de modo que me reta pedi ajuda no sentido de buscar uma maneira de passar essa mangueira por trás do fogão , pois o botijão deveria ficar do lado direito, já que no ap o espaço é projetado nesse sento. Quais são as soluções nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar uma mangueira com malha de aço passando por trás do forno, para que suporte o auto aquecimento, não tem como inverter lado de entrada de gás.

      Excluir
  32. Parabéns amigo muito obrigado por compartilhar esssas informações

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Mudei para um ap e o gás aqui é canalizado, o fogão não possui forno, então queria comprar um forno a gás e se teria como comprar um "T" para adaptar ao fogão e ao forno ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode procurar em casas de ferragens, uma conexão que alimente dois produtos com apenas uma entrada de gás, mas procure um profissional de instalação antes, daí ele vai ver o local, e ver quais peças precisa comprar, e te fazer uma relação, ou te passar um orçamento e comprar ele mesmo as peças ok. são peças relativamente caras, pelo material do qual são confeccionadas, mas em se tratando de instalação de gás, faça com material adequado e profissional de competência ok.

      Excluir
  34. Bom dia Celso eu tenho um fogão Brastemp Maison de embutir e vou usar ele normal com pé improvisado, só que a entrada de gás dele é diferente, VC sabe qual conector eu preciso comprar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conexãoes para fogão só mesmo olhando, porque são várias possibilidades, mas caso o seu fogão tenha saída igual a que vai conectada ao registro, basta conectar uma mangueira comum com abraçadeira, assim elimina um monte de conexões, eu estou vendendo peças pelo mercado livre, e hoje anunciei dessas mangueiras para venda, se o seu fogão tiver essa entrada comum, ela vai servir, tenho de trÊs tamanhos, vou deixar o link de uma delas para você entender
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763916002-mangueira-malha-de-aco-01-metro-02-abracadeiras-p-fogo-_JM

      Excluir
  35. Olá Celso, parabéns pelos esclarecimentos. Estou numa reforma e acabei desistindo do fogão de embutir, pois percebi ser mais largos que os de pé e com isso perderia a parte seca, além da distâcia de 0, 5cm até a parede. Quando fazem cozinha planejada nunca aparece o ponto elétrico na parte de cima como nas máquinas de lavar, será que nunca fica atrás do fogão ou eles colocam para o lado de dentro do armário? E, o registro amarelo do gás encanado, medi a distância de um já instalado deu 0, 7cm, este pode ficar atrás do fogão com mangueira de aço. Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Determinação do InMetro, jamais, o ponto de energia, ou seja a tomada, pode ficar atrás dos fogões, isso a muitos anos, se o técnico da autorizada, for instalar um fogão e a tomada estiver atrás dele, ele volta sem instalar, e notifica na ordem de serviço que não pode instalar por esse motivo, nem ele e nem a autorizada assumiriam tal risco, digo risco de o calor do forno derreter a tomada a causar curto elétrico e até fogo.
      Portanto as opções são, colocar a tomada acima do fogão ou na lateral, direita ou esquerda, mas jamais atrás do produto, quanto ao ponto de gás, também, jamais atrás do produto, mesmo que seja com mangueira em malha de aço, mas isso, quem está fazendo sua cozinha, tem que ter o mínimo de conhecimento para isso.

      Excluir
  36. Só informando que ainda não comprei o fogão por causa dessas dúvidas, pois estou precisando comprar o fogão para solicitar a bancada de mármore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja com a pessoa que está fazendo os móveis, ele teria que saber das especificações de medidas de segurança para instalação de fogões.

      Excluir
  37. Boa tarde amigo, comprei um fogao novo e preciso realizar a conversao para gas encanado, contudo a assistencia tecnica esta me cobrando 150,00 por um "kit" que consiste em mangote de cobre de 1m e adaptador padrao p gas encanado. Este valor é correto e justo? A conversão não deveria ser toda gratuita?
    Abraços e Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse material não é de conversão, é de instalação, a conversão é feita trocando torneiras e injetores internos, dentro do fogão, o fato de a instalação de gás ser em prédio, não quer dizer que o gás seja diferente, para converter o gás para GN , ou seja gás natural, somente onde tem o GN, acho que somente em SP e RJ tem essa possibilidade, aqui em Brasília, muitos moradores, acham que porque moram em prédio e o gás vem de uma central, consideram como gás encanado, e não é mesmo, é o mesmo GLP. gás liquefeito de petróleo, o mesmo que tem nos botijões, disse isso, porque te cobraram por mangueira e registro, e isso não tem a ver com conversão, apenas com instalação padrão.

      Excluir
  38. Obrigado pelas dicas. Com a mangueira de aço, a mesma pode ficar encostada na "parede" de trás do fogão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim claro, ela é confeccionada para suportar altas temperaturas, e tem durabilidade de 10 anos, muitas vezes, quando se compra um fogao novo, tem que se comprar um monte de conexão para conseguir instalar o gás, se for instalar em botijão com registro, eu vendo uma mangueira simples, que se encaixa tanto no fogão quanto no registro do botijão, essa mangueira não precisa de um monte de conexãoes caras, apenas encaixar bem no conector do fogão e no registro do botijão, para vedar e apertar, apenas duas abraçadeiras que já vão junto, tenho em três tamanhos, vou deixar o link aqui, caso alguém queira instalar com mangueira especial para alta temperatura, sem complicações e um monte de conexãoes, basta comprar essa mangueira ok
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763916002-mangueira-malha-de-aco-01-metro-02-abracadeiras-p-fogo-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763918259-mangueira-malha-de-aco-15-metros-02-abracadeiras-p-fogo-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763918378-mangueira-malha-de-aco-02-metros-02-abracadeiras-p-fogo-_JM

      Excluir
  39. Boa noite tubo flexivel de borracha tipo 2 revestido com malha metalica. borracha nitrilica trancada. Pode passar por traz do fogao.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite gostaria de saber se posso passar por traz do fogao tubo de borracha flerxivel tipo 2 revestido com malha metalica. Coligas flexivel borracha nitrilica trançada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim claro, ela é confeccionada para suportar altas temperaturas, e tem durabilidade de 10 anos, muitas vezes, quando se compra um fogao novo, tem que se comprar um monte de conexão para conseguir instalar o gás, se for instalar em botijão com registro, eu vendo uma mangueira simples, que se encaixa tanto no fogão quanto no registro do botijão, essa mangueira não precisa de um monte de conexãoes caras, apenas encaixar bem no conector do fogão e no registro do botijão, para vedar e apertar, apenas duas abraçadeiras que já vão junto, tenho em três tamanhos, vou deixar o link aqui, caso alguém queira instalar com mangueira especial para alta temperatura, sem complicações e um monte de conexãoes, basta comprar essa mangueira ok
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763916002-mangueira-malha-de-aco-01-metro-02-abracadeiras-p-fogo-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763918259-mangueira-malha-de-aco-15-metros-02-abracadeiras-p-fogo-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763918378-mangueira-malha-de-aco-02-metros-02-abracadeiras-p-fogo-_JM

      Excluir
  41. Boa noite tubo flexivel de borracha tipo 2 revestido com malha metalica. borracha nitrilica trancada. Pode passar por traz do fogao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim claro, ela é confeccionada para suportar altas temperaturas, e tem durabilidade de 10 anos, muitas vezes, quando se compra um fogao novo, tem que se comprar um monte de conexão para conseguir instalar o gás, se for instalar em botijão com registro, eu vendo uma mangueira simples, que se encaixa tanto no fogão quanto no registro do botijão, essa mangueira não precisa de um monte de conexãoes caras, apenas encaixar bem no conector do fogão e no registro do botijão, para vedar e apertar, apenas duas abraçadeiras que já vão junto, tenho em três tamanhos, vou deixar o link aqui, caso alguém queira instalar com mangueira especial para alta temperatura, sem complicações e um monte de conexãoes, basta comprar essa mangueira ok
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763916002-mangueira-malha-de-aco-01-metro-02-abracadeiras-p-fogo-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763918259-mangueira-malha-de-aco-15-metros-02-abracadeiras-p-fogo-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763918378-mangueira-malha-de-aco-02-metros-02-abracadeiras-p-fogo-_JM

      Excluir
  42. Olá Celso, estou para adquirir um fogão, e, de acordo com seus comentários, o ponto de gás encanado deve ficar cerca de uns 0, 5 centímetros na parede à direita/esquerda do fogão aquela válvula e nunca atrás do forno, e existe também uma distância mínima entre o ponto elétrico e o ponto do gás de se não me engano no mínimo 30 cm. O fogão que pretendo adquirir tem o ponto de saída do gás do mesmo lado do fio para a tomada, ou seja ,do lado direito. Sendo o ponto do gás do mesmo lado direito, como faço para fazer com que o ponto eletrico não cruze atrás do forno, pelo fato de ter que existir a distância dos 30cm necessário e no fogão a saída estarem do mesmo lado do gás e da tomada? Outra coisa, os técnicos analisam quais situações em relação a estas coisas para instalarem o fogão caso necessite da conversão? Obrigado e parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não disse que o ponto de gás tem que ficar a menos de 1 centimetro de distancia do fogão não.
      o cabo de energia jamais pode passar por trás do fogão, devei ficar acima do produto, ou na lateral direita ou esquerda, desde que, de maneira alguma o fio passa por trás do produto, o ponto de gás pode ficar de qualquer lado, pode usar uma mangueira de malha de aço, que resiste a temperatura, essa eu até vendo, de 1, 1,5 e 2 metros
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763918259-mangueira-malha-de-aco-15-metros-02-abracadeiras-p-fogo-_JM
      Os técnicos, vão ver todos os detalhes, ponto de tomada de energia, ponto de fornecimento de gás, distância entre fogão e parede, distância entre fogão e espaços laterais direito e esquerdo para que haja dissipação de calor.

      Excluir
  43. Oi Celso, deixe tentar ser mais objetivo. Existe a parede... do lado esquerdo tem o ponto eletrico e do direito o ponto do gás encanado. O fogão que vou comprar é o chef timer 4 bocas da electrolux, onde a saída do gás e o fio de energia saem do mesmo lado direito, ele tem de largura 52 cm. Vou precisar afastar mais a tomada para sair atrás do forno. A pergunta é...como resolvo o problema do fio que sai do lado direito do fogão para ligar na tomada que esta do lado esquerdo justamente para não ficar próxima do ponto do gás? Obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu não sei, a tomada não precisa fica a direita ou a esquerda do fogão, geralmente, quem planeja as cozinhas, coloca a tomada, sempre acima do fogão, acima, não a direita e muito menos a esquerda, ficando acima, na mesma direção de onde vem o cabo de força do fogão não vai ter problema, desde que o cabo de força não passe por trás do forno, todos os clientes aqui, usam a tomada, uns 50 cm acima do fogão, como disse, nem a direita e nem a esquerda.

      Excluir
  44. Será que no meu caso o ponto da tomada deveria estar do mesmo lado direito que o ponto do gás ja que os 2 ítens do fogão estão do lado direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu não sei, a tomada não precisa fica a direita ou a esquerda do fogão, geralmente, quem planeja as cozinhas, coloca a tomada, sempre acima do fogão, acima, não a direita e muito menos a esquerda, ficando acima, na mesma direção de onde vem o cabo de força do fogão não vai ter problema, desde que o cabo de força não passe por trás do forno, todos os clientes aqui, usam a tomada, uns 50 cm acima do fogão, como disse, nem a direita e nem a esquerda.

      Excluir
  45. O registro não pode ficar atrás do fogão por causa do alto aquecimento do forno, não pode mesmo, tem que ficar lateral esquerdo ou direito, atrás não é recomendado.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, Celso. Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de saber se existe algum pé para fogão de embutir,ou seja, quero transformar um fogão de embutir em um de piso. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que tivesse, o fogão não teria onde rosquear os pés

      Excluir
  47. Boa noite,Celso. Parabéns pelo trabalho! Gostaria de saber se consigo transformar um fogão de embutir em um de piso. Existe alguma peça no mercado para isso? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que tivesse, o fogão não teria onde rosquear os pés

      Excluir
  48. Boa noite, Celso. Parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de saber se existe algum pé para fogão de embutir,ou seja, quero transformar um fogão de embutir em um de piso. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que tivesse, o fogão não teria onde rosquear os pés

      Excluir
  49. Bom dia, Celso... Muito bom as suas explicações.
    Gostaria de saber se existe algum problema em colocar o botijão de gás abaixo do cooktop?
    A cozinha que possuo é bem pequena e fiz um armário em MDF para colocar o cooktop, porém não tem espaço para o botijão de gás.

    Abraços
    Gabriel Queiroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, não tem problema não, cooktop, não tem forno, não aquece nem fundo nem laterais, tranquilo

      Excluir
  50. Boa noite, a saída de gás pode ficar bem atras do fogão? não tem perigo? a mangueira é de aço. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mangueira com malha de aço é para altas temperaturas, mas nunca é aconselhável que o ponto de gás fique atrás do fogão, jamais, a mangueira pode passar por trás se não tiver jeito, mas o ponto de gás não pode ficar atrás do fogão.

      Excluir
  51. Celso, boa noite. Tenho um nicho na pia da minha casa de 61(A)X 58,5(L) X 55(P) de inox, que não pode ser modificado. Pensei em comprar um fogão de embutir, mas os tamanhos que encontro são somente de 54 cm (L) e precisaria fazer uma adaptação com um complemento para apoiar o fogão. Vi uma opção de Brastemp de Piso mod BFS4G de 56 cm (L) e 96,6 (A). Gostaria de saber essa diferença de 2cm na lateral é suficiente para a ventilação e se posso retirar os pes do fogão para que não fique muito alto. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  52. Olá tenho uma duvida, meu botijão teve que ser convertido pra gas de botijão só que no espaço da casa ele tem que ficar do lado do fogão, isso é seguro? estou com muito receio de usar o forno por medo de explosão... a magueira é de cobre e no caso de eu tentar deixa mais longe ela vai passar por detras do fogão. Isso é seguro?

    ResponderExcluir
  53. Helder Silva Recife3 de abril de 2018 às 16:50

    Comprei um fogão Brastemp de embutir e o cabo de energia elétrica não é fornecido pelo fabricante. Onde posso encontrar no Recife-PE, o cabo de energia e qual o contato, pois pretendo eu mesmo instalar, já que pesquisei e não há dificuldade para isso!

    ResponderExcluir
  54. Esse fogão é de gas natural ou de bujão?
    Jober Chaves site editorMaquina de Falar Ingles"

    ResponderExcluir
  55. Bom dia,
    Possuo um fogão cuja entrada de gás fica do lado esquerdo do fogão. No entanto o ponto de gas do apartamento encontra-se do lado direito, sendo necessário a utilização de uma mangueira de aço. A minha dúvida é qual a distância segura que essa mangueira precisará ter do forno passando atrás?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.