sábado, 6 de abril de 2013

Peças Para Lavadora antiga Brastemp - As mais trocadas

   Já postei aqui, algumas peças muito trocadas na lavadora Brastemp antiga, mas neste post, vou esticar mais um pouco, e aumentar a quantidade de peças, sempre é bom ter uma noção a mais, das peças que um produto usa, e quais suas funções, claro que não posso aqui desmembrar a lavadora toda, e além disso, são muitos modelos, podendo ter uma variação de peça de um modelo para outro, mas aqui vou relacionar as mais trocadas.

Timer lavadora antiga Brastemp
Timer - Controla toda programação, nele vai rosqueado o botão, ou manipulador.
--//--

Pressostato lavadora antiga Brastemp
Pressostato - controla o nível da água.

--//--


Motor - Que pode ser de uma ou duas velocidades

--//--
Bomba dupla lavadora Brastemp Antiga

Bomba dupla - Faz a água circular pela escova do filtro, e drena ao final da lavagem e ao final do enxágue, nos modelos sem filtro, a bomba é um pouco menor, e chama-se bomba simples.

--//--
Correia - Muito trocada,  pois a mecânica é  pesada,  além  disso,  quando acontece da bomba travar, ela trava a correia,  e como o motor não para de girar, a correia queima e as vezes chega a quebrar.

--//--


Magneto e Pinos do Núcleo - Peça elétrica, que aciona os núcleos, um pra lavar e outro pra centrifugar, também muito trocada.

--//--




Caixa de engrenagem e Canga de centrifugação - Essa é a mecânica, a caixa de engrenagem que fica embaixo e tem a polia maior, faz a lavagem, e a canga, que tem a polia um pouco menor, fica na parte superior e é responsável pela centrifugação, esse conjunto não é mais comercializado NOVO, não existe mais na rede de peças, porém, muitas lojas comercializam o kit á base de troca, pois muitas peças são reaproveitadas, e apenas algumas peças do kit são trocadas pelo desgaste.
--//--

Cesto Original da lavadora Brastemp Antiga

   Cesto esmaltado - No mercado de peças são comercializados dois modelos, o de cima, é um cesto não esmaltado, no caso pintado, não recomendável,  pois com pouco tempo de uso, começa a descascar e enferrujar, o recomendável é o original esmaltado, o de baixo é bem mais caro, mas se contar que dura mais que 20 anos, compensa pagar um pouco mais.
--//--

Tanque original da Lavadora Brastemp Antiga


Tanque esmaltado - este da foto é o esmaltado mesmo, lembrando que como acontece com o cesto, para esta peça também existe o modelo pintado, é bem mais barato, mas dura muito pouco, não compensa. 
No caso do tanque, muitas vezes ele apresenta vazamento, mesmo sendo esmaltado, pode apresentar um pouco de ferrugem no fundo, e alguns furos pequenos, assim as vezes compensa fazer um reparo, pelo alto valor da peça, e pela dificuldade para se trocar esse tanque, além dele, na troca, são obrigatoriamente trocadas um monte de peças pequenas, que são acessórios para a montagem do mesmo.

--//--


Agitador - Faz a lavagem da roupa

--//--

Chapéu do Agitador - Vai sobre agitador, é rosqueado no eixo e serve apenas para prender o agitador que é apenas encaixado, e sem o chapéu ele subiria e se soltaria.

--//--

Bloco do cesto - vai fixado no tubo da canga, e nele é preso o cesto, na parte rosqueável vai uma porca do mesmo material, e apertando a porca, ela vai travando o cesto.

--//--

Bloco do Agitador lavadora Brastemp Antiga

Bloco do agitador - Esse vai no travado no topo do eixo da caixa de engrenagem, e tem esse formato sextavado, e encaixa dentro do agitador, o bloco agita, e como é encaixado no agitador, faz com que a lavadora bata as roupas.



131 comentários:

  1. muito bom, quero saber o preço das peças, se vende pela iternete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao vendo nao, apenas dou instruçoes de como consertar e outras dicas. procure no mercado livre, la tem muitos vendedores de peças para lavadoras, abraço.

      Excluir
  2. Celso tudo bem, estou tentando retirar o Bloco do Agitador lavadora Brastemp Antiga esta muito travado mesmo batendo de baixo para cima ele não sai o que fixa ele no eixo. Quero desmontar o eixo e retirar a caixa de engrenagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como eu imagino que você não tenha um maçarico, faça da seguinte maneira: pegue um chumaço de algodão, ou pano, envolva o bloco, encharque com alcool e coloque fogo, deixe queimar até acabar o alcool, quando queima, bata com martelo ou marreta de baixo pra cima ok.

      Excluir
  3. Olá Celso,

    Como retiro a caixa de engrenagens da Brastemp antiga, por favor? Já soltei todos os 3 parafusos principais, mas "algo" ainda segura a caixa.
    Pode me indicar o que devo fazer para retirar a caixa de engrenagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno,
      Para retirar a caixa, ainda falta tirar o agitador, tem um chapéu rosqueável sobre o agitador, retire, depois puxe o agitador, vai ver um bloco de metal, tem seis lados, chama-se bloco do agitador, ele é posto com marreta, para encaixar na fresa do eixo, para tirar bata com marreta de baixo pra cima, mesmo assim é dificil, então umedeça um pedaço de pano ou algodão com alcool, e envolva no bloco, depois coloque fogo e deixe queimar todo alcool, a peça quanto mais aquecida menos difícil para sair, deixe queimar bastante para aquecer, com o bloco do agitador solto, a caixa de engrenagem sai ok, abraço

      Excluir
  4. Olá Celso, agradeço pela dica! Consegui retirar o bloco do agitador e a caixa de engrenagens com suas orientações. Agora parei no cesto. Já retirei aquela rosca redonda com quatro cantos sob o bloco do agitador, mas o cesto ainda parece estar segurado por algo mais.
    Como retiro, por favor, o cesto da lavadora brastemp antiga, Celso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, se voce soltou a porca, pode forçar o cesto que ele sai, apoie as duas maos em uma borda dele e force co, seu peso todo nele, depois do outro lado, vá forçando, porque se retirou a porca, não tem mais nada que o prenda, apenas ficou encaixado por muito tempo, por isso parece que ainda está preso, mas faça força apoiando-se nele e empurrando pra baixo várias vezes que vai sentir ele folgando, depois basta puxar para cima, mas não basta folgar a porca, tem que retirar ela fora ok.

      Excluir
  5. Olá Celso, agradeço pela dica para retirar o cesto! Deu certo perfeitamente como você orientou.
    Agradeço se puder me orientar com outra dúvida.
    No sistema de freio da brastemp antiga, ali onde estão as quatro molas verticais, logo abaixo da lona de freio superior, tem um parafuso sextavado tipo chave Allen. Me parece que ele trava o sistema polia acionadora do cesto no eixo tubular do cesto para centrifugar, correto!? Soltei esse parafuso e para apertar-lo novamente gostaria por favor de saber se ele tem uma POSIÇÃO certa em relação ao eixo tubular do cesto para ser apertado e travar corretamente. Se tem uma posição, como eu vejo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno tem sim uma posição, veja que no tubo tem um furo, onde a ponta do parafuso tem que entrar para travar o guia do cesto, guia do cesto é a peça de aluminio onde vão as molas encaixadas, então para facilitar e colocar as molas, efie uma chave de fenda fina travando no local do furo, depois retire a chave coloque as mola sem mover o guia, para não sair do rumo do buraco onde tem que entrar o parafuso allen, coloque as molas, se for o caso coloque no chão e pise no guia para ele descer sobre pressão, e então coloque o parafuso, detalhe, as molas tem que trocar, as velhas perdem pressão.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. "DIEGO" OLA,CELSO,antes fiz um pergunta sobre a lavadora que estava lavando e centrifugando ao mesmo tempo,depois de muito pesquisar e quebrar a cabeça com ela,descobri era a lona do freio estava grudada apenas separei com uma chave de fenda mais na sua opiniao seria melhor trocar a lona por uma nova? e a maquina bate e centrifuga normal so que estava fazando agua na bomba comprei uma bomba nova na autorizada e agora esta ok so que esta fazando agua no tanque porem nao consigo retirar aquela rosca redonda para fazer o reparo poderia me dar um dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue uma chave de boca grande, encaixe a parte de fora dela em uma das quatro cavidades daquela porca, bem encaixada, depois com uma marreta, de meio ou um kilo, bata do lado oposto da chave, bata com força, aquela porca só sai na pancada mesmo, ela vai desrosqueando, em alguns casos ela se quebra, se for o caso compre outra porca depois, depois dela solta o cesto está livre, mas em alguns casos está livre, mas não está solto, então apoie nele com as duas maos e jogue seu peso forçando pra baixo, vá girando e fazendo isso, até perceber que ele está soltando, depois puxe pra cima que sai, abraço

      Excluir
  8. ola celso,fiz tudo como vc disse e deu certo,agora se nao for pedir demais,me da uma dica como posso reparar o tanque que esta meio enferrujado e com vazamentos? que material eu uso? muito obrigado pela ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diago, limpe e seque todo local que tem ferrugem, limpe e seque os parafusos que prendem o tanque á base, vai vedar com durepoxi, não sei quanto tem de ferrugem e furos aí, então vamos supor que seja pouco, uma caixa de durepoxi, misture as duas massas do durepoxi, misturando e molhando a massa, pouca água, vamos supor que uns 50ml, para uma caixinha, depois, vede todos os pontos de vazamento, os parafusos com vedador, pode vedar até cobrir, ali são pontos passíveis de ferrugem, vede até cobrir os parafusos, se ficar grudento onde for passando a massa, molhe a mão, e molde, a água vai fazer deixar de grudar na sua mão e você com a mão molhada pode deixar a vedação lisinha e bem acabada, vede também a base da coluna central, tem uma vedador grande de borracha, vede no pé da borracha, onde ela pega no tanque e onde ela pega na coluna, enfim vede tudo mesmo, depois com a mão molhada deixe tudo bem lisinho, se for o caso, use mais de uma caixinha.
      deixe secar até amanha, por umas 12 horas, depois coloque água para ver se não tem vazamentos, verificando que não vaza mais pode montar e pronto.

      Excluir
  9. ola amigo, e isso mesmo que eu estava pensando durepoxi! ate ai ok so que a coluna ta muito enferrujada queria troca la quais materiais seria preciso para fazer isso? muito obrigado pela ajuda amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda coluna enferruja, não tem que trocar por causa disso, para trocar tem que retirar o tanque, e coluna só se coloca em prensa de 2 toneladas, ou compre outra a base de troca em lojas de peças Brastemp, leve a base velha e troca por uma recuperada e já com a coluna nova nela, não sei onde mora e não sei se vai encontrar fácil, de uma pesquisada na internet, coluna com base da lavadora convencional.

      Excluir
  10. Boa tarde,
    Minha lavadora de roupas Brastemp Luxo, está com a polia da bomba d´água (dupla) travada. Vale a pena abrir pra verificar ou acreditas que devo trocá-la de uma vez?

    grato

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar. é desgaste na bucha e não tem reparo, custa em média 40,00 a bomba.

      Excluir
  11. ola amigo ,gostaria de saber as conexões dos cabos do motor de 2 veloc. quais conexões do timer e no motor, ou seja, meu chicote ñ é original então qual nome do contato do time e o do motor que se liga o cabo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sei decor, além disso não existe apenas um timer para motores de duas velocidades, não tenho mesmo como saber. Essas lavadoras saíram do mercado em 1988, a mais nova delas tem mais de 25 anos, as mais velhas mais de 55 anos, nesse caso não vou poder te ajudar infelizmente.

      Excluir
  12. Bom dia! Minha brastemp de quase 30 anos, parou de bater a roupa, apenas coloca a água para fora e centrifuga. Um técnico veio aqui e disse que é o tanque e que não vale a pena consertar, gostaria de saber se isso é fato. Desde já agradeço, pois adoro minha máquina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem se é tanque é porque tem vazamento, é isso mesmo? tem vazamento?
      caso não tenha, peça outro técnico para ver, pois podem ser outras coisas como magneto e tudo que envolve o magneto, não sendo vazamento, de uma olhada ma postagem que vou deixar o link aqui pra voce, ok, abraça pessoa.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Magneto

      Excluir
    2. Não tem vazamento na máquina e sim no registro da parede, ele deve ter se confundido, pois a área estava molhada. Meu pai testou o magneto e está normal e ela está centrifugando normalmente. Vou chamar outro técnico. Obrigada!

      Excluir
    3. Peça para seu pai dar uma olhada também na fiação que vai no magneto, no magneto tem um fio que alimenta dois terminais, ele tem uma junção, e as vezes ele se quebra mas não se solta, fica preso apenas pela capinha do fio, peça a seu pai para puxar todos os fios desde a base até o magneto, e ver se não tem um deles quebrado, o lado do magneto que faz a lavagem é o lado direito, então veja o fio amarelo e o marron.
      no magneto tem duas peças que entram nele, chama-se nucleo, o da direita lava e as vezes quebra, e no nucleo tem um pino, que parece um preguinho de aluminio, esse pino é que puxa a alavanca para agitar, então peça para ele ver tudo isso, abraço

      Excluir
  13. Olá celso, o motor da minha maquina Brastemp eletronica de 5Kg esta com o motor fazendo muito barulho e não tem força para girar os componentes, acho que esta queimado, onde eu posso encontrar este tipo de motor para trocar, pois estava vendo o processo de troca e bem simples, Obrigado pela atenção: João Luiz (mauá-sp)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, em qualquer loja autorizada Brastemp, vou deixar um link aqui, e voce coloca seu CEP que o site te informa o endereço e telefone da loja mais proximo da sua casa ok, abraço.


      http://www.brastemp.com.br/Assistencia/EncontreAssistencia/CEP

      Excluir
  14. minha maquina de lavar roupas Brastemp antiga,só enche de agua,e não faz a função de lavar e nem de centrifugar e nem solta a agua,o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pode ser o motor, já que na verdade ela não faz nada, apenas enche, veja que embaixo do motor tem dois ou tres fios ligados dependendo do modelo, veja se não tem nenhum fio solto, caso não tenha, tem grande possibilidade de ser o motor, mas peça para um técnico verificar isso pra voce.

      Excluir
  15. MINHA MAQUINA DE LAVAR ROUPAS BRASTEMP ANTIGA,NÃO FUNCIONA:ELA SÓ ENTRA AGUA DEPOIS PARA NA FUNÇÃO DE LAVAR,EU ADIANTO PARA ENXAGUE,CENTRIFUGAÇÃO E NADA E NEM SOLTA A AGUA,TENHO QUE POR A MANGUEIRA NO CHÃO PARA SAIR A AGUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lurdes,

      Olha pode ser o motor, já que na verdade ela não faz nada, apenas enche, veja que embaixo do motor tem dois ou tres fios ligados dependendo do modelo, veja se não tem nenhum fio solto, caso não tenha, tem grande possibilidade de ser o motor, mas peça para um técnico verificar isso pra voce.

      Excluir
  16. Bom dia!

    Caiu um saquinho de meias entre a caixa da maquina de lavar Brastem Active e o cesto. Como faço para retirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, tem que soltar primeiro o agitador e depois o cesto, se o cesto for de plastico e não inox vai ficar bem mais simples retirar, me informe sua sua active tem o cesto plástico ou inox Claudia.

      Excluir
  17. Bom dia!
    Tenha um refrigerador frost-free Brastemp modelo brm44b. Na parte do congelador, medi a temperatura e ela esta em -15ºC. Na parte do refrigerador, a temperatura está na casa dos 14ºC. com isto algumas coisas estragaram. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que não esteja chegando ar frio no compartimento do refrigerador do seu BRM44, tem que abrir o compartimento do freezer, e ver se tem formação de gelo obstruindo todo o evaporador, caso tenha, tem que ver se está funcionando o ventilador, a resistencia de degelo, se os dois estiverem ok, o problema vai ser com bimetálico, sensor, e módulo, mas antes tem que testar resistencia de degelo e ventilador. No teto do blog tem o item REFRIGERADORES, lá, nas postagens tem mais de mil comentários a respeito desse assunto, de uma lida nos posts e nos comentários.

      Excluir
  18. Boa tarde,

    Tenho uma brastemp super luxo aqui. Ela faz bastante barulho na centrifugacao, parece que o cesto bate em alguma coisa. Levantando aquela parte de cima de ferro e tirando aquela parte preta que fica em cima do cesto da pra ver que o cesto esta torto para um certo lado. O que pode ter acontecido? O que devo fazer ? Tem outra coisa tambem: ela comeca a centrifugar a uma certa velocidade e vai caindo ate ficar mais lenta e se mantem assim. A correia esta nova e bem ajustada, se for ajuste na embreagem, em qual porca / parafuso devo mexer ? Tenho medo de deitar a maquina e o oleo vazar.... é preciso deita-la?
    Desculpe tantas perguntas..
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deitar sim por alguns instantes, se vazar um pouco de óleo é normal, mas se o cesto está torto dentro do tanque, o cesto quebrou, veja aquele tubo do centro do cesto, imagino que tenha quebrado pelo ferrugem em algum ponto pela descrição que você passou.

      Excluir
  19. Olá, Celso. Tenho uma dúvida.

    Tenho a Brastemp Luxo aqui em casa e aconteceu do agitador dar uma travada na hora de começar, assim q enche de água. Ele começa a funcionar se eu giro um pouco manualmente, tipo pegando no tranco. Um técnico veio aqui e me disse que tem que trocar a correia e uma biela.. não sei se isso é caro, mas ele me cobrou uma fortuna! Estou pesquisando preços dessas peças e só achei a correia. Você sabe me informar?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei informar, nem imagino o que é biela, acho que os técnicos, ou as pessoas que se dizerm técnicos, tem ao menos que saber o nome das peças, tá estranho esse seu técnico aí,
      Mas faça o seguinte Daniel, o que pode estar acontecendo aí é apenas correia folgada, vou te ensinar a apertar a correia, cole no seu navegador esta postagem e leia com atenção. abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/05/lavadora-brastemp-antiga-sem-forca-na.html

      Excluir
  20. Boa Noite,

    Tenho uma super luxo, nao consigo remover aquela porca do cesto por nada ! Comprei a chave especifica soh pra tirar ela, mesmo batendo com a marreta na chave ela nem se meche !
    Ja tentei serrar na divisao dela com o cesto, ja tentei lubrificar com oleo e anti-ferrugem mas nem assim ela sai...

    O que devo fazer ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para soltar, tem que colocar a ferramenta que comprou e bater com força, com uma marreta de meio kilo, ou até de um kilo, com martelo por exemplo ela nem se mexe, tem que ser com uma marreta e com força, muita força

      Excluir
  21. Consegui retirar a porca jah, obrigado.

    Uma duvida agora: realmente como tinha me falado acima, o cesto dela esta bastante enferrujado somente na coluna dele, tem uns buracos na coluna do cesto devido a ferrugem, sera por isso que ela fica torto dentro do tanque e batendo na centrifugacao ? encontrei bastante cesto pra vender mas acredito que nenhum deles eh original como o meu antigo... os precos ficam entre 110 e 190 reais. Onde encontro um cesto original realmente esmaltado? Teria como consertar o meu ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como consertar o seu não, se estiver sem condições de uso tem que trocar, lá encima na postagem tem foto dos dois cestos, original e paralelo e são bem diferentes, veja a pigmentação do original.
      Voce encontra nas rede autorizada de peças Brastemp/Consul e em outras lojas que vendem peças para lavadoras.

      Excluir
  22. Bom dia seria possível me informar por que a água não está passando por aquela escovinha que pega fiapo? a minha máquina é de 1980 aquela azul Brastemp Luxo ...por favor me ajudem
    Obrigada dona de casa desesperada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, se a água não passa é problema com a bomba dupla, a bomba que faz a drenagem da água após a lavagem e após o enxague, troque a bomba e veja se a correia não está muito gasta, se estiver ok a correia troque apenas a bomba dupla e resolva seu problema ok, abraço

      Excluir
  23. Obrigado, troquei a bomba d água conforme sua orientação, mas quando LEVANTA a tampa a água ñ para de cair, o que devo fazer??????.

    Marcio, Nova Iguaçu - RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, quando for responder a uma resposta minha, faça bem abaixo do meu comentário, assim eu vou saber do que se trata, são muitos comentários todos os dias, não sei mais do que se trata.
      por favor, me diga denovo qual seu produto e o defeito que ele apresenta, mas coloque aqui embaixo como resposta da minha resposta, assim vamos ficar com o assunto todo junto

      Excluir
  24. Ola, sabe onde posso encontrar o timer do brastemp mondial baby? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nara, a Brastemp não comercializa mais essa peça, vai ter que adaptar de outro modelo e trocar a fiação, vai ter que usar o da clean, 330087

      Excluir
  25. celso a minha maquina entra agua ja coloquei bomba e agua mas nao ate coloque capacitor mais nao pega sera ok amigo

    ResponderExcluir
  26. Celso tirei a caixa de engranagem da brastemp antiga coloquei no lugar mas quando aperto os tres parafusos com a base o eixo trava e não gira nem com a mão, as lonas estão todos no lugar certo e os parafusos alen estão na popsição correta, sera que é dentro da caixa de engrenagem, já mexi e troquei varias peças nunca deu problema, me parece que o freio superior fica colado na base quando aperto os tres parafusos, as tres hastes que sai da base e coloca os parafusos fica uns 2 a 3 milimetros para afastado da caixa de engrenagem, se puder me ajudar agarade muito pois estou o dia todo nesta maquina porque está dando esta diferança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja que onde voce prende os parafusos na base, os tres, deve ter arruelas de encosto no parafuso, retire as arruelas do parafuso e coloque eles entre a caixa de engrenagem e o local onde o parafuso encaixa, assim vai distanciar a caixa e a canga da base, outra coisa, as vezes quando se tira a canga velha, aquela lona que fica na parte superior, fica colada na base, assim quando voce coloca a outra canga, ficam duas lonas juntas, já vi muito isso acontecer, veja se não tem duas lonas entre a canga e a base.
      A lavadora tem também uma porca grande de regulagem de distancia da canga, acho que é uma porca de 17mm, ela fica ali onde tem aquela mola que estica e prende o prato da canga com a lateral da caixa, veja que aquela porca serve pra regualar o conjunto mecanico, mexa nela, regulando pra cima e pra baixo e testando com a mão pra ver se a polia da caixa vai girar

      Excluir
  27. Desliguei o magneto da brastemp e me esqeci de marcar os fios nos lugares deles,
    Alguem poderia me dizer os fios do magneto nos seus lugares certos.
    Abraço,tem como testar o magneto direto na luz pra ver se as bobinas estao queimadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jocimar, do lado direito que eh o da lavagem, osfios sao amarelo e marron, do lado esquerdo, marron e vermelho ok.

      Excluir
  28. Oi td bem,minha brastemp antiga n esta fazendo nd quando giro o botao,o motor apenas ronca mas o cesto n faz nd.
    O q pode ser? das vezes ele tenta pegar embalo pra secar mas n consegue,e o magneto fica estralando.
    Tenho como testar o magneto direto na luz pra ver se as bobinas estao queimadas,?como devo fazer para saber qual é o positivo e o negativo no magneto das bobinas.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sim para testar o magneto, e nao tem positivo e nem negativo, sao apenas dois fios, entao nao tem problma inverter, mas no seu caso podem ser pio do nucleo do magneto, ou fio quebrado no motor, veja isso, afiacao do motor tudo qe envolve o magneto, no caso fiacao, pinos e nucleos

      Excluir
  29. BOA NOITE CELSO, TENHO UMA MAQUINA DE LAVAR ANTIGA BRASTEMP SUPER LUXO....GOSTARIA DE SABER PARA TROCAR A MANGUEIRA (CACHIMBO) EU TENHO QUE RETIRAR O TANQUE DO GABINETE ???? GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem que soltar o tanque, pois ele fica posto sobre a mangueira, e pra fazer isso é muito complicado, além disso se for soltar o tanque vai ter que trocar vários acessórios do tanque,como guarniçoes, e manguieras e vedadores, aconselho, voce deitar a lavadora, e com um rolo de fita isolante, dar várias voltas na mangueira tanque/bomba, para vedar o vazamento, dessa forma não vai precisar tirar o tanque

      Excluir
  30. Olá td bem? gostaria de saber como resolver um problema de vazamento de agua, em uma maq. lavaroupas brastemp mondial / clean- Berge. Pois assim que começa a encher a agua sai, caindo na correia, na solenoide e no motor, falando nisso, vc não teria um motor para esta maquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser vazamento pelo retentor central da lavadora, veja se a água vem do centro dela, passando pelo mecanismo, se for mesmo isso, tem que desmontar e trocar kit mecanica, que são dois rolamentos, retentor e conjunto mecanismo, e detalhe, eu ainda não vendo peças, no momento não, abraço

      Excluir
  31. Minha maquina de lavar, uma brastemp gran luxo, não está batendo nem centrifugando. Só enche e logo após faz uma barulho, mais um zunido tipo hummm... O que pode ser... Ela estava trabalhando normal, depois minha esposa foi adiantar o programa e fez isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o motor, já que não lava e nem centrifuga, solte a correia do motor, não precisa tirar a correia fora, apenas soltar ele do motor, então ligue a lavadora para centrifugar e veja se o moto vai girar, se não girar e superaquecer vai estar queimado e tem que ser trocado ok

      Excluir
  32. Vixi... Pode ser isso mesmo, pq o motor esquentou mesmo. Muito obrigado, mas onde acho um para comprar? Compensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso dessa lavadora, voce encontra recondicionado a base de troca, novo não compensa mesmo, mas tem que saber e ter certeza se é mesmo o motor, eu aqui a distancia só te dei uma previsão do que possa ser, certeza não tem como te dar

      Excluir
  33. Oi Celso: Tenho duas maquinas Brastemp antiga(30 anos),e uma esta em uso e já tive que trocar varias vexes o magneto,nucleo,rebite e o tecnico me disse que esta forçando muito,pois tem que trocar a base,pois esta com vazamento no cambio e base inferiores tera que trocar,enfim a outra maquina só esta com o cesto vazando,gostaria de saber,como faço para trocar o cesto da que eu estou usando e colocar na outra,tenho que tirar das duas,é meio trabalhoso,porem eu acho que pode dar certo,o que voce acha?
    grata LURDES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lurdes, não entedi sua pergunta, os dois cestos tem que estar vazando, eles não retém água, o cesto é furado, tem mais de 400 furos para a água sair durante a centrifugação.

      Excluir
  34. ah o modelo é BLG61S16 serie 50U1960 Brastemp tensão eletrica 110V FREQUENCIA 60HZ INTENSIDADE DA CORRENTE BA - Brastemp convencional ou antiga,é o modo que falam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sei qual é, imagino que o vazamento seja no tanque, no caso, para retirar o tanque de uma pra outro, se torna mais viável é trocar a mecanica de uma pra outro, é trabalhoso demaisssss, mecanica é muito trabalhoso, mas trocar tanque é o pior serviço a ser feito em lavadoras antigas, então se for o caso, retire o cesto da lavadora que está com tanque furado, se o furo for pequeno, limpe, seque e passe camadas de durepoxi para vedar, se não for grande o furo, com certeza vai resolver.

      Excluir
  35. Boa tarde,

    Como eu faço pra consertar os buracos no cesto da minha maquina de lavar? tem algum produto especifico pra isso? onde eu posso comprar e se eu mesma posso fazer? Eu sei que o ideal é comprar um cesto novo, mas como eu não consigo encontrar um lugar que vende.
    Desde já quero agradecer pela ajuda.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  36. celso onde compro chiicote inferior da brastemp plus,nao acho em lugar nenhum aqui no rio meu email é dulce1008@oi.com.br obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá no topo do blog, na aba AUTORIZADAS vai ter a relação de todas as lojas brastemp no Rio, veja o telefone das lojas mais proximas da sua casa e vai encontrar, mas não se tem dificuldade para encontrar essa fiação, embora a lavadora seja antiga, fiação dela jamais faltou no mercado.

      Excluir
  37. Celso deixei minha lavadora deitada de um dia pro outro e vazou óleo não vazou muito mas vazou um tanto bom, como faço pra colocar mais óleo? o que tenho que fazer? posso usar ela? Brastemp GRan luxo venezia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para colocar óleo na caixa, tem que desmontar toda a lavadora, ou seja tirar o agitador, o cesto, e depois soltar a mecanica, sinceramente acho que não vai ser nada facil, pode usar assim mesmo, vamos supor que tenha vazado até uns 200 ml de óleo, pode usar sem problema ok, nesse modelo as lavadoras perdem oleo mesmo em funcionamento, pode usar

      Excluir
  38. Celso virei minha lavadora e deixei de um dia pro outro vazou óleo um tanto razoavel , gostaria de saber qual óleo colocar e como faz para colocar se eu mesmo consigo? se posso usar ela do jeito que tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para colocar óleo na caixa, tem que desmontar toda a lavadora, ou seja tirar o agitador, o cesto, e depois soltar a mecanica, sinceramente acho que não vai ser nada facil, pode usar assim mesmo, vamos supor que tenha vazado até uns 200 ml de óleo, pode usar sem problema ok, nesse modelo as lavadoras perdem oleo mesmo em funcionamento, pode usar

      Excluir
  39. Celso, minha lavadora Brastemp Luxo Plus não está entrando água nem centrifugando. Coloquei água com o balde para testar. Ela bateu e jogou a água fora. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, será que você não pode arranjar um problema de cada vez não heim?
      vamos lá, quando não entra água em lavadora antiga, em 99% dos casos é a valvula de entrada de água, abra a tampa e pode testar a valvula ligando um cabo de força direto nela, a valvula é onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água ok...

      Excluir
  40. Celso, boa tarde. Minha lavadora Brastemp Luxo Plus, não está entrando água nem centrifugando. Coquei água com um balde para testar. Ela bateu jogou a água fora mas não centrifugou. O que pode ser? Agradeço desde já vossa atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vamos ao não centrifuga

      Olhe o magneto, fica lá embaixo ele tem duas bobinas, a da esquerda é a da centrifugação, pode também ligar o cabo de força e ver se ela vai puxar o nucleo, que fica inserido dentro da bobina do magneto, se não fizer som de ligado, queimou, então troque..
      Se tiver ok o magneto, veja que nele vai inserido dois nucleos, o da esquerda é o que centrifuga quando entra dentro do magneto, veja se não quebrou o nucleo, veja que o nucleo vai preso em uma alavanca, e pra prender em cada um dos dois nucleos tem um pino, parece um preguinho, mas é de aluminio, veja se não quebrou, e por ultimo, veja os fios que alimentam o magneto, eles quebram muito, por isso as vezes ela para uma função, siga os fios, desde o motor até o magneto e veja se não tem algum lugar partido, veja que no magneto o fio marron alimenta as duas bobinas, na junção dos fios, as vezes quebra e fica preso apenas pela capinha do fio, então puxe para ver se nao está solto ok, abração

      Excluir
  41. Celso, sou eu novamente. Testei o magneto. Está OK. Testei a solenoide que libera a entrada de água e também está OK. O que pode ser a não entrada de água e falta de centrifugação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, pode ser o timer, que não esteja mandando corrente para essas peças, ou o pressostato de controle de nível, ele o pressostato também é responsável pela entrada de água e pela centrifugação.

      Excluir
  42. Celso, bom dia. Tem como testar o timer e o pressostato em casa sem precisar chamar técnico, porque devido ser lavadora antiga ninguém quer vir consertar. No entanto é uma lavadora excelente da Brastemp.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu não sei como testa o timer não, o que se pode fazer é colocar ela para encher por exemplo, quem tem que mandar corrente para a valvula é o timer, se a corrente elétrica não vai, então é o timer que não manda ou tem fio quebrado, testar o timer em si não tem como não, e nem o pressostato.
      Compre o pressostato que é bem barato, e troque, se resolver está eliminado o problema, ou chame um técnico, insista, com certeza alguem vai te atender, muitos ainda consertam esse modelo, assim você não fica na duvida e nem trocando peça para testar, muitas vezes sai muito mais caro que chamar quem entende mesmo.

      Excluir
  43. Celso, bom dia. É possível testar o timer e o pressostato em casa? Como testar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu não sei como testa o timer não, o que se pode fazer é colocar ela para encher por exemplo, quem tem que mandar corrente para a valvula é o timer, se a corrente elétrica não vai, então é o timer que não manda ou tem fio quebrado, testar o timer em si não tem como não, e nem o pressostato.
      Compre o pressostato que é bem barato, e troque, se resolver está eliminado o problema, ou chame um técnico, insista, com certeza alguem vai te atender, muitos ainda consertam esse modelo, assim você não fica na duvida e nem trocando peça para testar, muitas vezes sai muito mais caro que chamar quem entende mesmo.

      Excluir
  44. oie celso a minha brastemp mondial esta fazendo tudo mais na hora de bater ela bate muito devagar o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina
      Podem ser várias possibilidades nesse caso
      Pode ser que sua mondial tenha no painel uma tecla para roupas delicadas, se acionada vai bater devagar mesmo.
      Pode ser que o capacitor do motor, esteja com problemas e não gere tork suficiente para dar força ao motor.
      Pode ser o motor que esteja com defeito interno
      Pode ser vazamento de água, assim a correia molha e desliza perdendo força também.
      Pode ser a plaquinha, que chamamos de controle eletronico

      Nesse caso, é melhor chamar dois técnicos para olhar, assim você compara o defeito, e o valor do orçamento, se quiser vir aqui depois dos orçamentos para tirar duvida, tudo bem pra mim, abraço querida.

      Excluir
  45. Celso Bom Dia!

    Meu nobre, me dá uma ajuda? onde posso comprar por um bom preço o tanque com 3 furos e o cesto de uma Brastemp antiga. abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, ainda se encontra o cesto e o tanque esmaltados originais em muitas das lojas da rede autorizada, vou te passar o link da rede autorizada:
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      tem uma empresa que vende muitas peças na internet também, eles devem ter em estoque, chama-se poliparts

      Excluir
  46. Celso, minha brastemp clean estava com um barulhão, depois queria sair pulando, agora não quer bater, só centrifuga.
    Será o magneto e pinos do núcleo?
    como faço para trocá-lo?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Brastemp Clean não usa essas peças Izilda, ela tem outro sistema de mecanica, agora barulho, sem ver fica difícil identificar, teria que ver como é esse barulho, as vezes pode ser uma plaquinha que ela tem que faz esse barulho, fazendo a lavadora bater apenas para um lado, se for isso, ela também pode deixar de agitar, mas não tenho certeza se é mesmo isso, teria que ver como era o barulho. acho melhor chamar dois técnicos para avaliar, assim você compara o serviço e os valores cobrados, qualquer coisa estou por aqui para a gente analisar os orçamentos ok

      Excluir
  47. BRASTEMP CLEAN, estava com um barulhão depois queria sair pulando, agora não bate só centrifuga,.
    Será nos cabeçotes e pinos, o defeito? se sim como trocá-los?
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Brastemp Clean não usa essas peças Izilda, ela tem outro sistema de mecanica, agora barulho, sem ver fica difícil identificar, teria que ver como é esse barulho, as vezes pode ser uma plaquinha que ela tem que faz esse barulho, fazendo a lavadora bater apenas para um lado, se for isso, ela também pode deixar de agitar, mas não tenho certeza se é mesmo isso, teria que ver como era o barulho. acho melhor chamar dois técnicos para avaliar, assim você compara o serviço e os valores cobrados, qualquer coisa estou por aqui para a gente analisar os orçamentos ok

      Excluir
  48. Boa tarde. Minha brastemp luxo automatica, antiga......troquei mês passado todas as pessas ( timer, controle de nível, bomba dupla e motor.Funcionou perfeitamente até ontem, agora qdo começa a encher de agua, ela não continua o processo, já começa a esvaziar e dar trancos para centrifugar.......no ciclo todo ela faz isso enche e esvazia. Deixei a mangueira direto nela, pra não esvaziar, ela faz o mesmo defeito fica circulando a agua tentando esvaziar e dando trancos para centrifugar. será que é o timer??Grato e grande abraço.

    ResponderExcluir
  49. O defeito vai estar no magneto, pode ser fio quebrado, pino do nucleo quebrado, ou nucleo do magneto quebrado, veja isso, o defeito vai estar ali no magneto em algum lugar, ou até mesmo uma das bobinas queimada ok. coisa simples.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite,gostaria de saber como se troca o gabinete da maquina de lavar brastemp,o que tem o painel inteligente,desde já agradeço.JORGE HAYAMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inteligente é uma linha de lavadoras, e não apenas um modelo, com modelo posso te ajudar melhor.

      Excluir
  51. boa noite Celso ! olha tenho uma lavadora luxo plus, ela enche de água bate fraco, enxagua e centrifuga até trocarmos a correia, ficou com a agitação forte só que parou de soltar água para enxaguar , coloquei para centrifugar não gira só fas barulho e a correia tá girando normal na hora do enxague e na centrifugação só não ta girando uma pulia pequena em cima da bomba ! o que pode ser , o que devo fazer ? grata: Lú..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE não está girando, a polia da bomba travou e tem que trocar a bomba, isso vai resovler.

      Excluir
  52. Amigo, uma peça que esta quebrando muito em minha Brastemp baby ( tem 20 anos) é um semi-circulo de plástico, que sustenta um ferro que da estabilidade ao cesto, você sabe me dizer o nome dele? é de plástico e fica logo depois que tira a parte de cima da maquina ( eletronica, botões e etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja o apoio superior da suspensão, são eles que sustentam as varas de suspensão, se for isso mesmo, você pode colocar uma das lavadoras mais novas, nos modelos mais novos essas peças são bem mais reforçadas e não vão quebrar.

      Excluir
  53. Celso, boa tarde, tenho uma Brastemp luxo plus e quando chega na hora de centrifugar ela começa a apitar e já deu até um cheiro de queimado. O técnico me falou que o problema é o seletor e não tem conserto. Fui na autorizada e eles informaram que não tem assistência técnica para esse modelo. Você concorda com essas informações? Ronald - Maceió/AL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a autorizada não conserte mais esse modelo, pela idade do produto, mas muitos técnicos consertam sim, eu acho que o defeito de sua lavadora é a bomba de drenagem de água, acho que ela travou a polia, e por ter travado impede a correia de girar, então o motor que não para de girar, começa a deslizar na correia que está travada, então por isso você ouve barulho de correia deslizando e o cheiro de queimado é da correia queimando, para ter certeza, solte a correia da polia grande da caixa de engrenagem, assim vai deixar a correia fora da polia da bomba, sem a correia gire com a mão a polia da bomba, se ela estiver travada, com certeza o defeito é apenas a bomba de água ok.

      Excluir
  54. Celso, boa noite!

    Olha, não estou consertando nenhuma máquina, mas li atentamente as perguntas e as suas respostas... não pude me furtar da oportunidade de parabenizar esse seu empenho em ajudar a todos indistintamente. Parabéns pela sua paciência e pela boa vontade em ajudar a todos. Deus o abençoe. Você é uma pessoa incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe a todos nós, sim, me dispus a ajudar e enquanto puder, vou respondendo tudo que posso, vou te confessar que não é fácil, muitas perguntas repetidas, as pessoas tem preguiça de pesquisar e ler, aqui no blog já são quase 13 mil coments, e no youtube quase 4 mil, fora email e facebook, vamos indo até onde a paciência aguentar, prazer em ter você me visitando, volte quando quiser ou quando precisar, felicidades amigo.

      Excluir
  55. Celso, me chamo Ricardo e tenho algumas peças como o cambio, cesto esmaltado, a base, a tampa na cor azul, de uma Brastemp antiga de 3 velocidades com opção de agua quente. Acredito que esse modelo principalmente na parte de comando elétrico seja mais difícil de encontrar as peças, estou disposto a vender elas, sou de campinas e meu contato é retfy@hotmail.com se tiver interesse ou souber de interessados... As peças não estão anunciadas em nenhum lugar. Parabéns pelo site ... bela iniciativa e ate utilizei a dica de forçar o cesto pros lados pra retirar o que tenho aqui do restante da maquina, precisamos de pessoas assim aqui no nosso país !! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraço, não tenho interesse, mas com certeza se algum leitor tiver, vai ver seu contato, boa sorte.

      Excluir
  56. minha Brastemp é a luxo plus, estava com problema no Magneto e Pinos do Núcleo, graças ao seu blog descobri esse defeito e solucionei, valeu.

    ResponderExcluir
  57. Oi Você tem a base de metal que sustenta o cesto esmaltado? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho, já procurei para uma pessoa aqui hoje, nao encontrei em lugar algum na internet, estão acabando as peças para lavadoras antigas

      Excluir
  58. Boa noite Celso. Minha brastemp clean 6kg parou de centrifugar. O agitador funciona mas o cesto não gira. Que peça pode estar quebrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o atudor de freio, teste para ver se não queimou, eu vendo atuador de freio, mas como disse, tem que testar, pode ligar ele direto na tomada, pra ver se não está queimado ok
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751692656-atuador-de-freio-220v-tirantes-lavadoras-brastemp-_JM

      Excluir
  59. Oi, boa tarde, eu gostaria de saber como tira o agitador dessa máquina. Ela está estragada e está encostada há anos, mas quero mandar pra reciclagem, mas antes de mandar eu gostaria de retirar o cesto dela. Agradecida, Elis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire o chapeu do agitador, rosqueando, depois vai ver uma porca grande com 04 cavidades, pode calçar ali com uma peça de metal rigida e bater com uma marreta para a porca desrosquear, é ela quem prende o cesto.
      depois de tirar o chapéu do agitador, tem que tirar o agitador ok, para acessar a porca do cesto

      Excluir
    2. Ok, muito obrigada, vou tentar...

      Excluir
    3. O modelo é brastemp super luxo antiga, mais de 30 anos. Não achei essa porca grande com 4 cavidade.

      Excluir
    4. Tire o chapéu do agitador, depois tire o agitador, tirando o chapéu ele o agitador vai sair , é só puxar, depois vai ver a porca do cesto

      Excluir
  60. olÁ , tenho uma brastemp supre luxo antiga , e não sei onde liga a mangueira para encher a máquina, atrás dela tem um espaço com tipo um caninho só que achatado vermelho é la ??? me ajude preciso saber onde liga a mangueira para máquina encher direto da torneira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mangueira tem rosca, e a valvula tem rosca para que você rosqueie a mangueira, não tem como errar. a peça que tiver rosca, olhando por trás, do lado esquerdo superior, vai ser lá.

      Excluir
  61. Por gentileza, poderia me dizer como faço para retirar e desmontar a caixa de engrenagem da brastemp luxo plus, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhum material explicando como fazer, mas tem que ter ferramentas específicas para isso, esse modelo não é fabricado a 27 anos, e já não tem nem mais metade das peças para ela, abrir a caixa e não ter peças para repor é inviável, a muitos anos que nao conserto esse modelo, a rede autorizada também não conserta mais ela a anos, talvez não compense criar expectativas com essa lavadora, pela falta de peças de reposição

      Excluir
  62. Por gentileza, poderia me dizer como faço para retirar e desmontar a caixa de engrenagem da brastemp luxo plus, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhum material explicando como fazer, mas tem que ter ferramentas específicas para isso, esse modelo não é fabricado a 27 anos, e já não tem nem mais metade das peças para ela, abrir a caixa e não ter peças para repor é inviável, a muitos anos que nao conserto esse modelo, a rede autorizada também não conserta mais ela a anos, talvez não compense criar expectativas com essa lavadora, pela falta de peças de reposição

      Excluir
  63. Como retirar a caixa de engrenagem e desmontar a caixa da Brastemp luxo plus, ela esta muito pesada e vazando óleo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhum material explicando como fazer, mas tem que ter ferramentas específicas para isso, esse modelo não é fabricado a 27 anos, e já não tem nem mais metade das peças para ela, abrir a caixa e não ter peças para repor é inviável, a muitos anos que nao conserto esse modelo, a rede autorizada também não conserta mais ela a anos, talvez não compense criar expectativas com essa lavadora, pela falta de peças de reposição

      Excluir
  64. Ola, Celso,como troco a mangueira cachimbo,tenho que tirar o tanque,ou coloco por cima do tanque,brastemp luxo antiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.