segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lavadora Não Aquece a Água - Lavadora auto aquecimento não está aquecendo a água, o que pode ser?

Lavadora Tira Manchas

   Muitas pessoas tem lavadoras de roupas com aquecimento interno de água e não usam, em muitos casos por opção, e em alguns casos porque não sabem como funciona, talvez essa seja uma informação sem proveito para muitas pessoas, mas para algumas com certeza vai ser de grande valia.

   Porque minha lavadora nunca aqueceu a água, mesmo sendo para água quente?

   Toda lavadora Brastemp com aquecimento, só vai aquecer a água internamente, se você programar a opção MOLHO, sem o MOLHO programando as lavadoras não aquecem a água internamente, porque no molho o produto vai ter tempo suficiente para ir aquecendo a água gradativamente.


34 comentários:

  1. Boa noite, tenho uma Brastemp advantech wash 8 kg que não lava, só centrifuga, e quando lavava só conseguia fazer um enxague, depois não ficou lavando mais. Troquei o capacitor e o atuador solenóide. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste as tres bobinas de entrada de água, com um cabo de força teste uma a uma, pode tem uma delas queimada, assim a lavadora não entra água e não vai terminar o ciclo, caso não seja isso veremos outras possibilidades, por hora veja isso ok, abraço Barna.

      Excluir
  2. olá,tenho uma lavadora brastemp bwL09,quando chega na hora do enxague,ela fica entrando e saindo agua costantemente,o que pode ser,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a mangueira de drenagem esteja abaixo do nivel da tampa, e a água esteja saindo por gravidade, a mangueira de saida tem que estar no minimo na altura da tampa da lavadora, veja isso por favor.

      Excluir
  3. tenho uma lavadora brastemp auto aquecimento , acionamos para aquecer a agua e ela começou a sair fumaça e cheirar queimado , existe alguma resistencia , onde fica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, fica dentro do tanque na parte inferior, mas os terminais ficam do lado de fora do tanque, pode ver na lateral inferior do tanque, vai ver terminais onde vão fios bem grossos e um par de fios verdes que é o terra, exatamente lá é a resistencia

      Excluir
  4. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog. Não o conhecia, mas já adicionei aos meus favoritos. Não sou técnico em nada (exceto na área jurídica), mas sou bastante curioso e fuçador. Isso não significa que irei fazer algum reparo em qualquer eletrodoméstico que seja. O caso é que, antes de comprar qualquer coisa, busco a maior quantidade de informações possíveis.
    Bem, eu quero uma ajuda para encontrar um modelo atual de máquina de lavar-roupas que tenha aquecimento. Pelo que estou vendo nos sites de compra, e na própria Brastemp, atualmente não há modelos que aquecem a água. Eu, minha esposa e minha filha nos mudamos recentemente, e precisamos comprar uma máquina nova. Eu dou preferência a uma máquina com aquecimento, pois a minha filha é pequena e, embora ainda não suje MUITO a roupa, como ela está em fase pré-escolar e é muito ativa, acredito que num futuro breve uma máquina com aquecimento será melhor para lavar principalmente as roupinhas dela.
    Será que alguém pode me ajudar a encontrar um modelo, de preferência de até 9 ou 10kg, com aquecimento. E preferencialmente Brastemp ou Electrolux, nessa ordem. Ou alguém recomenda produto de outro fabricante e por que?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,
      As lavadoras novas, quase todas, não aquecem mais a água internamente, justamente porque na grande maioria das pessoas que tem lavadora com aquecimento nem usam, por vários motivos, mas vou enumerar três
      As lavadoras com aquecimento de água internamente, aquecem muito pouco a água, e isso acaba não fazendo grande diferença quanto ao diferencial de lavagem
      Lavadoras com aquecimento, aumentam em muito o consumo de energia elétrica, e hoje a grande tendência são produtos que econimizam energia, até por aceitação das normas governamentais.
      Para que as lavadoras aqueçam, é necessário que esteja programada no molho, e isso vai atrasar a lavagem em mais de 60 minutos, pois os molhos tem média de 80 minutos.

      Portanto, os fabricantes mais conceituados, e mais seguros no pós-venda, que são Brastemp, Electrolux e Consul, não disponibilizam modelos com aquecimento, e vou te dar o quarto motivo, elas são mais caras porque tem mais componentes e com mais componentes, mais probabilidades de defeito.
      Então, aconselho uma lavadora Brastemp de 11 kilos, escolha entre BWB11A, BWL11A ou BWG11A, abração

      Excluir
    2. Me chamo Geisa.
      Atualmente quais máquinas indicaria? De melhor custo-benefício e qual seria a top do meercado?

      Excluir
    3. Eu indicaria Lavadoras Consul, ou Brastemp sem painel touch, porque as lavadoras Consul são as mesmas Brastemp, mas com painel de comando diferente e mais simples, mas a parte mecanica, ou seja, da tampa para baixo são praticamente iguais, a vantagem da consul é que a manutenção é mais em conta com a mesma eficiência, lavadora tem que ter suporte técnico e peças, isso Faz de Brastemp e Consul tops no mercado, depois Electrolux... daí pra frente complica

      Excluir
  5. Olá boa noite! Nossa eu vi esse seu site aqui pq estava com um problema no motobomba da minha maquina que não estava escoando a água e o problema foi totalmente resolvido com as suas orientações. Tinha uma aste de sutien enganchada dentro dele que o impedia de girar. Quero agradecer, mas gostaria que me tirasse outra dúvida sobre o aquecimento da água da máquina. Minha maquina não tem a opção molho, somente a opção temperatura da água: Quente, morna e fria. Logo quando comprei ela aquecia a água. Mas nunca saiu fumaça ou cheirou a queimado como relata o anonimo acima. O que poderia ser? Mas uma vez o meu muito obrigada pelo problema solucionado anteriormente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadoras com aquecimento precisam de opção molho, ou programas longos, que mesmo não vindo descrito no painel, tem molho sim, se molho a lavadora não tem tempo suficiente para que a água aqueça.
      A lavadora não aquece a água ao ponto de sair fumaça, a agua fica aquecida apenas, não chega a tanto, portanto, aquecimento de água é um item que poucas lavadoras usam hoje, pelos motivos que citei acima, e por não aquecer tanto a água assim.

      Excluir
  6. olá, minha máquina é uma Brastemp, como a do vídeo "como testar a placa...", ela embola a roupa, gira só de um lado, não centrifuga e pula bastante, troquei o capacitor e o atuador, quando fiz o teste da placa, na parte da centrifugação, fez bastante barulho durante um bom tempo, mas nada aconteceu....o problema pode ser mesmo a placa, devo trocar ou pode ser outra coisa? desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser outra coisa, vamos ver se estou certo, faça o seguinte:
      na eletrobomba, tem dois terminais , em cada terminal ligados dois fios duplos, então retire os terminais duplos da eletrobomba e puxe, algum deles deve estar em curto e preso apenas pela capinha do fio, então recupere os terminais e teste ok.

      Excluir
  7. Ganhei uma lavadora Brastemp dessas que aquecem a agua, so que ela não solta a agua e nem centrifuga, o que poderia ser o defeito?
    Obrigada/Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, pode ser defeito na eletrobomba, se não drena a água não pode centrifugar com água dentro, por isso não centrifuga, teste a eletrobomba, pode ser isso, vou deixar um vídeo para te ajudar ok, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=XivX4Uz_4Ps

      Excluir
  8. Oi tido bem? Tenho uma Brastemp Tira Manchas, mas de um tempo pra cá ela não está aquecendo e fica apitando. Oque pose ser?
    Obrigado!
    Graciele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciele, pode ser que tenha queimado a resistência de aquecimento interno, mas tem um detalhe, ela só vai aquecer se estiver programada no molho, sem o tempo de molho ela não aquece

      Excluir
  9. Celso, pretendo comprar uma geladeira da eletrolux modelo side by side, porém vou casar no final do ano que vem.. Tem problema deixar ela desligada por mais de um ano? Qual o máximo depois da entrega q posso deixar desligada?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, um produto parado, aumenta em muito a pressão dentro do sistema por onde o gás passa, Giovanna, em funcionamento fica em média com 5 psi, e desligada com 50 ou seja 10 vezes mais, e como os produtos novos, tem uma tubulação interna cada vez mais fina, vai aumentar dez vezes o risco de vazamento de gás, não que vá ocorrer com a sua, mas deixar de correr risco é melhor, e isso pode causar problemas a curto, médio ou longo prazo, talvez quando sair da garantia, então no seu caso, acho melhor, pegar o dinheiro que iria pagar na geladeira, e colocar em uma poupança reservada, assim com a correção vai comprar uma geladeira porque vai aumentar muito pouco de valor nesse tempo, e a correção da poupança deve cobrir essa diferença, se não, pelo menos não corre o risco de danificar o produto, entende? esse é meu ponto de vista, sabendo que hoje, temos uma grande incidência de vazamento de gás internamente dentro dos produtos, o que é um absurdo, visto que isso jamais poderia ocorrer, pois os sistemas são completamente lacrados, vaza porque eles para diminuir custos de fabricação, colocam cada vez canos mais finos, e com mistura de metais, ao invés de cobre grosso, que seria o ideal e correto. abraço e felicidades.

      Excluir
  10. Bom dia Celso Jair, meu nome é Neco, minha maquina de lavar é a mesma da foto acima no inicio desses post, uma brastemp 8kg advantech wash, quando ligo ela na tomada, ela simplesmente começa a funcionar a bomba de drenagem com o painel desligado, o que poderia ser por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Neco, com certeza defeito na placa eletronica, tem que trocar.

      Excluir
  11. Olá. Tenho uma Brastemp Active Turbo 9kg que ao por na tomada e ativar os comandos os mesmo não responde, quando vou fazer a programação do nivel de água, do tipo da lavagem e ligar simplesmente ela nao "obdece" e faz o que quer.O que poderá ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste colocando para centrifugar, se obedecer o comando, pode ser que tenha queimado a valvula de entrada de água, assim coloca pra lavar e por a valvula estar queimada, não enche, não inicia o programa, se colocar pra centrifugar e ela obedecer, abra e teste as vias das valula de entrada de água ok.

      Excluir
  12. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, Celso...eu tenho uma Eletrolux com aquecimento,que por sinal mesmo sendo antiga (lm08a)atende muito bem as necessidades aqui se casa.Recentemente troquei a placa dela e o capacitor,entretanto ela está apresentando um novo problema ocasionalmente que é:ao iniciar o processo de enxague, ela não joga a água fora.dae as vezes eu tenho que dar uns "toques "no botão de ligar até a bomba começar a jogar a água fora.o que deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em muitos casos igual ao seu o defeito é na eletrobomba de drenagem, ela deve estar superaquecendo, se for isso, quando ela entrar e drenagem e parar, você abra a tampa, para ela esfriar, depois de meia hora feche a tampa, se ela voltar a drenar, é porque esfriou e vai drenar mais agua até superaquecer e parar novamente, eu vendo eletrobombas, comprando comigo vai ter acesso ao meu whatsapp e te dou suporte com a lavadora após a compra da peça, faça o teste e tendo certeza que é isso, troque a eletrobomba, é a maior possibilidade de defeito pelas informações que me passou
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751694139-eletrobomba-220-volts-para-lavadoras-elecrolux-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751699836-eletrobomba-127-v-lavadoras-brastemp-bwl11bwf09bwt08-_JM

      Excluir
  14. tenho uma lava e seca lg 16 kg, os ciclos de lavagem e a secagem estão funcionando porem parou de funcionar o auto aquecimento de agua, eu seleciono no painel as opções de agua morna e quente mas nao aquece a agua durante o ciclo de lavagem, o que será que esta acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com essa marca. não tenho como ajudar

      Excluir
  15. Boa tarde Celso. Tenho uma lavadora Brastemp BWT09B que há algum tempo passou a apitar na fase de aquecimento do programa e piscar o led "quente" ( sim, minha esposa usa o programa para certas lavagens :) ). Já li por aqui que pode ser a resistência ou a sonda que mede a temperatura. Minhas perguntas são: Tenho que desmontar a máquina toda para ter acesso a esses componentes? Quão complicado é o accesso aos mesmos? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado é a troca, pois se não for feita com cuidado tem possibilidade de vazamento, a resistência se troca por fora do tanque, ela é encaixada, mas tem uma borracha de vedação que é o problema da possibilidade de vazamento, o defeito também pode ser um termostato de segurança que toda resistência tem, esse é só encaixado ou parafusado perto da resistência.

      Excluir
    2. Só uma coisa não ficou clara para mim, tem que retirar o bojo (tanque) para acessar esses dois itens que vc falou ou retirando um plástico rebitado que tem atrás da máquina ou por baixo da mesma é possível o acesso? Vc vende essas peças? Obrigado novamente.

      Excluir
    3. Vendo peças, mas essas não, inclinando a lavadora, você vai ver a fiação que é ligada na resistência, por fora do tanque, assim localiza a peça, não precisa tirar o tanque, mas deitando a lavadora com segurança, fica menos difícil a troca.

      Excluir
  16. Boa tarde! Tenho uma máquina Brastemp 8kl tira mancha ela parou de aquecer a água na lavagem com molho, a luz no painel indica está a função quente mais não aqueci. O restante das funções está tudo funcionando, o que pode ser?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.