quinta-feira, 4 de abril de 2013

Refrigerador vazando água - Geladeira duplex zyrium frost free, acumulando água debaixo da gaveta de legumes e escorrendo no chão (BRG39)


   Refrigerador  Frost Free - duplex Zyrium modelo BRG39, Vazando água.
   A água fica acumulada embaixo das gavetas de legumes, chegando a transbordar e vazar no chão, o que ocorre nesse caso, é que a água, do degelo que tem que ir para o aparador de água, que fica encima do compressor, encontra o duto do dreno entupido, e ao invés de descer pra fora, acaba escorrendo pra dentro, vou mostrar como acessar e limpar o dreno.
Tampa do difusor de ar do refrigerador Brastemp Duplex BRG39

   Retire as prateleiras da parte inferior, de forma que o difusor de ar da parte inferior fique totalmente livre.
Trava lateral da tampa do difusor - Refrigerador duplex zyrium

   Veja que tem uma trava em cada canto da tampa do difusor, é bem simples, basta pressionar a travinha que fixa a tampa e puxar a tampa, as vezes ela parece colada, mas pode puxar que ela se solta.

Coletor do dreno - Refrigerador frost free BRG39 Brastemp
    
   Retirada a tampa, já podemos ver onde está acumulada a água, mas o dreno por onde a água tem que passar, está bem no centro, onde está acumulada a água, e ainda temos que tirar mais uma peça, pra facilitar a limpeza.

Água acumulada no coletor da duplex Brastemp clean frost free

   Geralmente encontramos uma espécie de lodo, limo, que forma-se ao longo dos anos de uso do produto, e esse lodo é quem fecha a passagem do dreno.

Difusor de ar interno - Refrigerador clean frost free BRG39

   Agora vamos soltar esse difusor interno, note que ele tem 5 parafusos, o que estou retirando, está próximo de onde está preso o sensor do termostato, não há necessidade de retirar esse parafuso onde o bulbo do termostato está preso, retire apenas os 4 parafusos.

Como acessar dreno do refrigerador duplex Brastemp

   Retirado os 4 parafusos, é só puxar essa segunda tampa, ela tem duas espumas de vedação na saída de cada duto superior, as vezes ele cola mas pode puxar que solta.

Resistência do difusor de ar - Refrigerador BRG39

   Pronto, agora temos acesso ao dreno, veja que atrás da tampa tem uma resistência, e dois fios ligados ao gabinete, se quiser retirar a tampa pra lavar pode, basta desconectar os fios, mas caso não queira, nem precisa soltar pra efetuar a limpeza do dreno.

Coletor do dreno - Refrigerador duplex frost free

   Olha, a quantidade de sujeira, é normal, visto que os consumidores não tem acesso á esse local para efetuar a limpeza. 
    O que tem que fazer, é pegar um fio rígido ou arame não muito grosso, e introduzir bem no cento de onde está a água acumulada, é ali o buraco do dreno, quando fizer isso, vai perceber que a água vai descer de uma vez e caso esteja com sujeira densa e pedaços de lodo, melhor retirar antes os pedaços sólidos.

Dreno do refrigerador frost free Brastemp Clean BRG39
   Pronto, aí já é o dreno limpo, o ideal é ferver um copo de uns 300ml de água, e jogar ali no duto, para que a  água fervendo, retire mais um pouco de sujeira que se acumula dentro do duto, agora é só recolocar as peças e ligar novamente o produto, pois não vai mais acumular aquela água inconveniente debaixo das gavetas.
  Caso ainda não tenha ficado claro as informações e queiram fazer mais alguma pergunta, façam em comentários, se acharam interessante a postagem, compartilhem no seu facebook, ou em outras redes sociais, tem um ícones direto para compartilhar ali embaixo, as vezes essa informação pode ser útil para outras pessoas também, abraço á todos, e fiquem com Deus.

218 comentários:

  1. amigo celso
    vc esta de parabens quanto ao seu blog, pois, os seus ensinamentos e suas ilustraçoes sao perfeitas
    vc tem o dom de ensinar , fala com linguagem do mecanico nao linguagem tecnicas; fica mais facil de aprender.
    desde ja muito obrigado pelas suas dicas para aqueles que estao começando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro usar uma linguagem que todos entendam, e quando dou instruções de como testar um produto ou uma peça, não falo de multimetro, capacímetro, ou ferramentas que não são usadas por pessoas que não são da área técnica, assim fica mais fácil ser compreendido, pois a minha intenção é mesmo ajudar pessoas leigas a resolverem seus problemas, da melhor forma possível, obrigado pela visita, grande Abraço.

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog , me economizou uma grana.
    Agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza economizou Bruno, muitos técnicos exploram não só esse como muitos defeitos simples, eu sou a favor de cobrar sim, o preço justo, levando em conta que não é apenas o serviço, é o deslocamento e a capacidade técnica para resolver problemas, mas tem gente que vai muito além da conta, Abraço

      Excluir
  3. Eu tenho uma Eletrolux Frost free BRM 49 que está com o mesmo problemas. Ligo na assistencia técnica e eles não souberam resolver o problema.
    O procedimento para a limpeza seria o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara, esse código de modelo BRM49 é de Brastemp, você disse que é uma electrolux, veja direitinho o modelo e marca que eu tento ajudar você tá bem, mas preciso da marca e modelo correto, senão fico de mãos atadas, abraço

      Excluir
    2. Oi Celso, é verdade.. eu me enganei!! Eu estava procurando algumas coisas para a maquina de lavar que é electrolux (LE08A) que inclusive aparece aqui no seu blog, e me confundi.
      A geladeira é Brastemp mesmo, BRM47B, agora eu vi na própria geladeira.
      O procedimento é o mesmo?

      Obrigada

      Excluir
    3. Barbara, bom dia
      Não, o procedimento é bem diferente, porque sua geladeira tem peças diferentes, e o dreno desse modelo ACTIVE, que é a sua, fica no compartimento freezer.
      Olha será que você ligou na ASSISTENCIA autorizada, tem que ver porque muitas lojinhas falam que são da BRASTEMP, mas a rede autorizada está sim qualificada para resolver qualquer problema, e seu produto não tem histórico de defeito que não possa ser resolvido, vou deixar aqui um link, você vai acessar e colocar seu CEP, e aí vai saber qual a loja autorizada mais próximo da dua casa, tá bem, qualquer coisa estou aqui para ajudar com alguma informação que você ainda precise, e seja do meu conhecimento, abraço.

      http://www.brastemp.com.br/Assistencia/EncontreAssistencia/CEP

      Excluir
    4. Oi Celso, Obrigada pelas informações. Liguei na autorizada sim, de são vicente, pois moro no Guarujá, e o telefone eu peguei do próprio encarte da Brastemp que veio com a geladeira. O técnico chegou aqui e disse que tinha de perguntar ao engenheiro sobre o problema, pois ele não sabia resolvê-lo e ainda queria me cobrar R$ 30,00 pela visita. E desde janeiro estou com essa pendenga.

      Excluir
    5. Barbara, cobra-se alguma coisa do cliente quando se presta um serviço, ou uma informação que resolva, ou seja uma instrução de uso que venha a mudar o funcionamento ou resolver um problema, o técnico foi e além de nada resolver, ainda quis cobrar, espero que não tenha pago nada, ligue no 0800 e fale diretamente com a fábrica, não seja grossa, mas seja enérgica e exija uma solução, afinal, foram eles que fabricaram o produto, você acreditando na marca, comprou, fez sua parte, pagou ou ainda está pagando, isso não vem ao caso. Eles são responsáveis pelo seu produto, ligue direto na fábrica e exija uma solução definitiva ou a troca do seu produto, seja firme, eles dão prioridade a clientes insatisfeitos e bravos, relate tudo que ocorreu, que o técnico foi aí, não resolveu e ainda cobrou, estipule um prazo para que resolvam seu problema ok, se precisar de mim, pode falar, abraço Barbara

      Excluir
    6. Obrigada Celso,
      De fato queria enfiar o técnico dentro da geladeira, mas resolvi não pagar nada porque ele não me prestou nenhum serviço. Vou ligar no 0800 da Brastemp e vr o que eles vão fazer a respeito.
      Depois eu posto aqui no blogo desfecho desse conto!!

      Abs

      Barbara

      Excluir
    7. Tomara que seja um conto de romance entre voce e a Brastemp, sem terror por favor, vai dar tudo certo, como disse, seja firme, boa sorte Barbara, abraços

      Excluir
  4. Prezado, a minha tem exatamente este defeito. E mais um cheiro fortíssimo, como se fosse álcool, e que impregna todos os alimentos da geladeira! O que fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fazer?
      Limpar o dreno, se for igual á essa, está ali em cima o passo a passo de como resolver, quanto ao odor, tem como limpar sim, vou deixar aqui um link de uma postagem de como tirar odor da geladeira ok, abraço querida.

      As duas postagens do link a seguir falam justamente de como resolver mal cheiro:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Refrigerador%20com%20Mal%20Cheiro

      Excluir
  5. Caro Celso Jair Pereira.
    O meu refrigerador Brastemp Duplex Zyrium Frost Free Eletrônico BRG43A está apresentando vazamento dágua.
    Só que o vazamento não é para debaixo da gaveta de legumes; o vazamento se dá para trás do refrigerador, escorrendo no chão. Como devo proceder? Você poderá me ajudar?
    Sou médico e Professor Universitário, mas nas horas vagas mantenho a minha curiosidade fora dessa área, tentando resolver alguns problemas simples que ocorrem com eletrodomésticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Médico Luciano Pinheiro, boa noite
      Nem tudo é tão simples com refrigeradores, com lavadoras, com carros ou com seres humanos, que é sua área de manutenção, por isso existem pessoas qualificadas, em todos os setores, acho você mais corajoso que eu, eu como técnico jamais diria isso: Ah nas horas vagas eu faço uma cirurgia de coração ali, retiro um tumor ali.... óbvio que estou brincando, me desculpe.
      Já que disse que o vazamento é na parte traseira e externa, a maior possibilidade, é que o coletor, esteja rachado, o coletor, é uma bandeja aparadora de água que fica encima do compressor, ele coleta á água do degelo que é feita entre 1 e 3 vezes por dia, se estiver furado ou rachado pelo grande calor gerado pelo motor compressor, toda vez que a geladeira degelar, vai vazer sobre o motor e escorrer pelo chão, caso não seja isso me reporte por favor, vamos ver outras possibilidades ok, abraço

      Excluir
    2. boa noite celso jair pereira eu imploro a sua ajuda meu caro, eu tenho a mesma geladeira que o Dr. luciano pinheiro e que esta apresentando o mesmo problema e atrás dela veio escrito nao retirar o coletor e a minha faxineira muito da curiosa viu o coletor cheio de agua e retirou ele e depois disso o coletor passou a nao evaporar a agua, e eu ja verifiquei se coletor estivesse furado mais nao esta, será que vc poderia me ajudar?

      Excluir
    3. Bem, o que pode ter ocorrido com a sua, é que ao colocar o coletor de volta, ele não tenha ficado encaixado de forma correta, e assim ficou distante do compressor, e o que faz a água evaporar é jsutamente o calor do motor, estando mais distante pode ser que esteja transbordando, acho que foi isso que eu entendi, que sua secretária retirou, depois reposicionou e depois disso a bandeja aparadora está transbordando, é isso mesmo?

      Excluir
  6. Prezado Celso,
    Suas orientações são ótimas contudo tenho ainda dúvidas, minha geladeira vaza água na parte superior da geladeira, bem de frente da tampa do compartimento extra frio, onde tem uma pequena grade, tentei chegar no cano de dreno partindo do frezzer, na parte de cima, mas não estou convicto se é por aí, favor me ajudar.

    Que Deus, o grande arquiteto do universo te ilumine sempre.

    Atenciosamente,

    Athos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Athos, bom dia
      Sem modelo fico sem como poder imaginar o que está ocorrendo aí amigo, cada modelo tem uma característica de defeito, e muitas vezes mesmo com o modelo correto eu me engano na previsão do defeito, pelo fato de não estar diante do produto. Então no seu caso vou aguardar o modelo ok, bom dia.

      Excluir
  7. Bom dia Celso,
    O modelo é: Brastemp - ZIRIUM Frost Free - Fast Frrezing 430

    Att.

    Athos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da sua geladeira é dreno entupido, porém nesse modelo seu, o dreno fica embaixo do congelador, e um duto conduz a água até o recipiente sobre o compressor, com o tempo a isolação da geladeira que é de poliuretano encharca, e encharca em volta do coletor do dreno, então forma-se um bloco de gelo onde a agua cai, impedindo a água de descer, e como vai se acumulando água e ela não tem para onde ir, por causa do entupimento, ela a água passa entre um compartimento e outro e sai na parte frontal do teto do compartimento refrigerador, bem ali onde tem o desodorizador, para resolver de uma vez por todas, somente fazendo uma cirurgia no produto, e instalando um kit dreno que a fabrica criou para resolver esse problema, mas o que voce pode fazer é desligar e deixar com a porta do freezer aberta por 24 horas, bem escancarada a porta do freezer, depois de 24 horas veja se tem água no coletor que vai encima do motor, caso tenha, religue novamente, caso não tenha, passe um arame pelo dreno, para tirar algum lodo que esteja impedindo a água de descer, cuidado com arame muito rigido, pois o duto dá acesso ao congelador que é de aluminio e não pode furar de forma alguma, para achar a entrada do duto, ele fica encima do compressor, onde cai água, veja que tem uma borrachinha, ou um cano rigido por onde a água desce, é ali o duto do dreno.

      Excluir
  8. Celso. Demorei responder, em virtude de ter viajado. O problema do vazamento do meu refrigerador Brastemp Zyrium 430, frost free duplex, foi devidamente resolvido. Afastei-o do local onde estava embutido e observei que a bandeja de degelo que é posicionada sobre o motor, estava completamente vazia. Retirei-a com alguma dificuldade e detectei que apresentava cinco furos. Desloquei-me até uma loja que vende produtos para refrigeradores e adquiri uma bandeja nova por 15 reais. Eu mesmo a instalei com muito cuidado. O refrigerador está funcionando perfeitamente, sem o menor vazamento. Como se diz aqui em Fortaleza, você é o tal. E presta inúmeros serviços às pessoas na área que você domina com perfeição. E tem uma qualidade inestimável: a prontidão de serviço sem ver a quem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Que bom que resolveu de forma simples e com custo baixo, desculpa em responder, seu comentário estava em Spam, abração

      Excluir
  9. Cesar Augusto Fernandes14 de junho de 2013 às 16:39

    Boa tarde Celso
    Primeiramente lhe parabenizo pelo excelente blog e por sua iniciativa de ajudar a todos com seus conhecimentos.
    Eu tenho um Refrigerador Brastemp Frost Free - duplex Zyrium modelo BRG39, alvo desta sua postagem.
    O meu refrigerador está acionando/ativando seguidamente, mais ou menos de 15 em 15 minutos, o sistema de ventilação, o ruído do motor ativado seguidamente não era normal e que acaba incomodando. Esta ativação seguida pode ser um problema? Devo acionar uma assistência técnica da Brastemp?
    Peço sua gentileza, caso possa me ajudar, de me enviar uma orientação.
    Desde já agradeço sua atenção e lhe desejo muitas felicidades.
    Att.
    Cesar A. Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar, boa tarde
      Não é normal que ele tenha que ligar o compressor em tão pouco espaço de tempo, visto que o ventilador trabalha juntamente com o compressor, então se você ouve o ventilador, é porque o compressor entrou junto, então abra o compartimento freezer, é simples, são quatro parafusos phillips, dois ficam na tampa do alicerce do freezer, bem perto da porta do congelador na parte de baixo, tire esses dois, depois tire os dois parafuos da tampa do fundo, isso sem as prateleiras do freezer, então verifique se o evaporador, ou seja congelador, não tem gelo em excesso, não pode ter gelo, caso tenha é sinal de uma deficiência no sistema de degelo, se isso ocorre acumula-se gelo em excesso e o gelo pega na hélice do ventilador provocando barulho, se for isso tem que testar a resistencia de degelo, se estiver queimada troque, caso esteja aquecendo, troque o bimetálico e o timer que fica lá atras perto do compressor do lado esquerdo, mas isso somente se tiver um bloco de gelo tampando completamente o evaporador, caso não seja isso, veja se o problema não é no próprio ventilador, as vezes ele pode estar com deficiência, então o ar não circula como deveria e a parte de baixo não recebe ar frio suficiente, então a geladeira tem que ficar ligada muito mais tempo que o normal, veja isso por favor, abraço

      Excluir
  10. Caro Celso, minha geladeira é uma eletrolux frost free dfn 49 402L, esta saindo água por baixo dela, pela parte de fora, isso é normal ou existe algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi uma pergunta agorinha muito parecida com a sua, imagino que seja você mesmo que tenha feito, se foi fique tranquilo, eu vejo todas as perguntas e não deixo de responder, as vezes demoro no máximo um dia, mas não é má vontade, apenas cansaço. Vou deixar aqui a resposta da outra pergunta, caso não seja a mesma pessoa, abraço.

      leandro14 de junho de 2013 18:36
      Caro Celso, tenho uma geladeira eletrolux frost free dfn 49 402l, ela parou de gelar, o técnico disse que era o gás ai colou o gás e agora ela está saindo um pouco de água embaixo dela, isso é normal, ou existe outro defeitos?

      ResponderExcluir
      Respostas

      celso jair Pereira14 de junho de 2013 19:25
      Leandro, não é comum refrigeradores novos perderem gás, mas acontece, o que pode estar ocorrendo, é que ao colocar gás, o técnico colocou em excesso, característica disso seria um dos canos perto do motor compressor, ter uma formação de gelo, olhe a geladeira por trás e veja se um dos canos do motor não está coberto de gelo, se tiver com excesso de gás, o cano congela e forma um bloco de gelo, então esse gelo quando o compressor desliga derrete e escorre por baixo do produto, veja isso, porque essa é a causa mais provável, ou então o coletor de água, que recebe a água do degelo está foro do local ou furado, atras da geladeira tem um coletor que recebe a água do degelo, se estiver fora do local, ou furado, a água do degelo pode cair no chão, veja isso e caso não seja isso veremos outras possibilidades ok, abraço

      Excluir

      Excluir
  11. A sua explicação é fantástica. As fotos são bem nítidas e me ajudaram a resolver o problema da minha geladeira. Fiz os procedimentos conforme aqui indicados e deu super certo. Obrigada por compartilhar conosco. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que resolveu seu problema de vazamento Eliza, abraço

      Excluir
  12. Olá Celso... excelente blog... tá favoritado aqui no meu browser...

    Veja se podes me dar alguma sugestão, apesar de você trabalhar com outras marcas.

    Possuo uma GE390, igual a do link abaixo:

    http://www.olivecenter.com.br/photos/refrigerador_ge_profile_maior_RFGE390MDA1BR.jpg

    Ela é frost free... o fato é que ela simplesmente quase que parou de refrigerar a parte de baixo da geladeira... já o freezer funciona que uma beleza, com o ventilador fazendo aquele barulho cheio de saúde... e a fumaça saindo do freezer, rsrsrs

    Olhei por trás dela, motor sem barulho anormal mas o recipiente em cima do motor está seco e aparentemente já há um bom tempo não cai água alí... pois está totalmente seco... ví que esse tipo de problema é crônico nas Frost Free e principalmente com a General Eletric...

    Você tem alguma sugestão do que possa ser isso? Vou desmontar aquela tampa atrás do congelador mas se tiver alguma indicação do que seja, vai me ajudar bastante.

    Obrigado.

    Att,
    Rafael Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, está evidente que é um problema de degelo, ou seja ela não está fazendo degelos, o gelo se acumula no freezer impedindo a circulação de ar, não é falta de gás porque você disse que encima esta tudo normal, mas sinceramente eu não sei na GE, quais as peças usadas para fazer o degelo, então não vou te dar informações, porque poderiam ser incorretas, vou te dizer apenas para entrar em um site amigo, onde vários técnicos respondem perguntas, e com certeza entre eles, alguns tem conhecimento do seu produto e de quais peças serão necessárias para resolver seu problema aí, vou te deixar o endereço aqui ok, abraço Rafael

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  13. Celso Jair,
    Tenho uma geladeira (Brastemp Frost Free Ative!) a cada três dias uma gaveta que se encontra na sua parte de trás (próximo ao motor) derrama água. Qual a possível solução para esse problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela esteja com insuficiencia de gás, então produz muita água no evaporador, pois como o gás não completa totalmente a peça ele fica todo molhado e escorrendo, assim cria água além do normal, tem que ser um técnico de refrigeração, pra abrir o compartimento freezer e ver como está a formação de gelo no evaporador, e se for o caso completar a carga de gás.

      Excluir
  14. Boa noite estou tendo problemas com a geladeira brastemp brm36 a parte do freezer funciona normalmente já a parte de baixo não gela o ar frio sai bem fraco, gostaria de saber aonde fica o dreno desse modelo para tentar limpar e solucionar o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que desmontar o freezer, tirar a tampa branca, depois tirar a tampa onde está o ventilador, o duto do dreno fica embaixo do congelador, ou seja do evaporador, é um local delicado, não pode ficar movendo o evaporador, ele é todo de alumínio, então desligue, desmonte e deixe desligada de portas abertas por umas 24 horas,se quiser com secador de cabelo pode jogar ar quente no bloco que gelo que se forma embaixo do evaporador, depois veja se quando o gelo derreter todo, veja se tem água no coletor que vai encima do compressor lá atrás, se o gelo derreter e a agua descer para cima da bandeja que fica em cima do compressor e recebe a água do degelo, significa que o duto do dreno já está limpo, aí não precisa fazer mais nada, apenas religar a geladeira.

      Excluir
  15. Eu estou com problema similar ao anterior. Tenho geladeira Brastemp BRM49 frostfree e faz algumas semanas començou a pingar agua de acima da parte fria e alagar o recipiente dos ovos e agora nao esfria nada. O freezer esta normal. Pareceria que desligar 24 horas com as portas abertas resolveria. Mais nao consigo visualizar como chegar ate o dreno (desmontar o freezer ? ) (tirar a tampa branca ? ) ( tirar tampa do ventilador ? ) Agradeceria comprender melhor

    Obrigado

    luisangel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que tirar as duas tampas do freezer, a branca e a do ventilador, o dreno fica embaixo do evaporador, melhor descongelar com água fervendo, o congelador é de aluminio, canos finos e delicados, ou espere derreter todo gelo deixando ela desligada, depois veja se na bandeja que coleta água encima do motor está cheio de água, se tiver, sinal de que o gelo derreteu e que a passagem do dreno está limpa, então religue o produto.

      Excluir
    2. Tenho um refrigerador Frost Free Bosch KDN43a e nesta semana após 3,5 anos a geladeira parou de gelar na parte de baixo. Hj abri a parte de cima e removi as tampas. Fiz uma limpeza na entrada do dreno. Na verdade peguei um fio de antena e introduzi na parte de baixo para cima (atrás do refrigerador) e dentro do congelador (desmontado). Depois coloquei um pouco d'água e vazou na parte de baixo. Montei tudo e liguei o mesmo agora. Não entendo de refrigeradores mas vi um vídeo de um procedimento similar. Liguei o mesmo agora e vou aguardar. A ventoinha parece estar funcionando. Segue o vídeo que visualizei http://www.youtube.com/watch?v=zKQ5s5IClA4&feature=endscreen

      Excluir
    3. Começei a ver o video francisco e nem terminei, vou deixar uma postagem que vai te ajudar muito mais, é uma geladeira continental, mas tem o mesmo funcionamento do bosch, pois é da mesma linha e do mesmo fabricante ok, cole o link no seu navegador.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-continental-frost-free.html

      Excluir
  16. Sr Celso, ganhei uma geladeira Brastemp Fross Free 430 lt. modelo BRM43ABANA Serie S10784345. Esta vasando agua do freezer para a geladeira pela aquela grade que fica na parte superior frontal da geladeira, uma que tem uma grade vasada. O probelma é que esta congelando no dreno por onde deveria sair a agua do freezer. Chamei um tecnico não autorizado, amigo ha mais de 20 anos. Ele fez uma adaptação de uma resistencia para aquecer e não formar gelo. Na epoca ate resolveu mas agora voltou o mesmo problema e a resistencia esta funcionando normalmente, pois ja fiz o teste e ela esta aquecendo. O que o sr acha que deve ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deve chamar o tecnico novamente para corrigir de vez o problema e não é colocando resistencia, ele que é da autorizada deve saber o que tem que ser feito, mas vou deixar uma postagem de como resolver esse problema definitivamente, tomara que ele tenha acesso a essa informação da troca do kit, eu que não sou mais da rede autorizada a tempos tenho acesso a isso, e espero que ele também tenha, o defeito é comum, porém esse kit não são todos que trocam, e somente trocando pra corrigir o problema, vou deixar o endereço da postagem e voce vai entender melhor, copie e cole no seu navegador, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
    2. Caro Celso, possuo uma geldeira brastemp FROST FREE FAST FREEZING 440 L - BRD47B, que ha anos apresenta um vazamento decorrente de um acumulo de gelo em um cano de cobre proximo ao compressor (aquele cano mais grosso e em formato de S). Na ocasiao da compra a assitencia foi acionada diversas veses e como nao conseguiu resolver o problema, substituiram a geladeira inclusive deixando a nova com uma espuma revestindo esse cano, mas mesmo assim, a nova apresenta o mesmo problema desde sempre. Vi que em uma explicacao anterior, vc informou que esse tipo de problema seria ao excesso de gas. Entao lhe pergunto, ao longo desses 8 anos de uso, esse exceso de gas ja nao deveria ter estabilizado? alguns tecnicos anteriormente, me disseram que o problema estava em uma peca, cujo nome nao lembro e cujo valor nao justicaria o conserto. Adoro minha geladeira e suas divisoes, alem de que ela esta com o funcionamento perfeito, se nao fosse esse vazamento, razao pela qual acabei aceitando conviver com esse problema, mas ocorre que vou me mudar para um apto onde a geladeira ficara em um nicho na parede e ira dificultar a limpeza da agua. Ao ver suas gentis e claras informacoes tecnicas, fui tomada por um fio de esperanca em resolver esse problema. Poderia me dar alguma orientacao? Ingrid

      Excluir
    3. Escesso de gás não tem como estabilizar, o sistema é hermético, ou seja, totalmente lacrado, e se permanecer assim o gás vai estar em excesso por mil anos se não houver vazamentos.
      Ingrid, me admira como isso ainda não foi resolvido, basta o técnico, cortar o cano de serviço, cano pelo qual é colocado e retirado gás do produto, então, corta-se o cano, deixa sair um pouco de gás para que ele não congele mais a BAIXA, que é o cano de retorno e pronto, esse serviço leva menos que dez minutos, não sei mesmo porque isso não foi sanado, peça a outro técnico pra ver isso pra você e se realmente constatado excesso de gás, ele vai resolver em poucos minutos ok, abraço

      Excluir
  17. Olá!

    Estava procurando uma solução para o problema da minha geladeira e encontrei seu blog e fiquei aliviada, já que ela também acumula água embaixo da gaveta de legumes. Observei o procedimento que você demonstrou nas fotos e não identifiquei esse encaixe na minha geladeira. Tenho uma BRASTEMP CLEAN FROST FREE - 342 LITROS (Modelo BRB39). Esse compartimento fica no congelador? Como faço para desentupir?

    Desde já agradeço.
    Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, nesse modelo seu é bem mais complicado, o dreno sai do compartimento freezer, e é meio trabalhoso desmontar, então se tiver mais paciencia, desligue o produto da tomada por 24 horas, e deixe com as duas portas abertas, então, depois das 24 horas desligado e de portas aberta, veja na parte de trás dela, que tem uma bandeja, um aparador de água encima do motor, veja se acumulou agua nesse reservatorio, se estiver com água, é sinal que o gelo derreteu e liberou a passagem do dreno, então pode religar o produto ok

      Excluir
  18. bom dia Celso,

    tenho uma geladeira Brastemp Frost Free Clean, e está acontecendo a mesma coisa, acumulando agua por baixo da gaveta, o processo do dreno é igual???

    obrigado

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, a linha clean é bem grande, tem que passar o modelo da geladeira,que fica atras do produto em uma etiqueta,se ela for igual a da postagem o dreno é igual

      Excluir
  19. Obrigada Celso. Valeu. Solucionei o grande mistério em minutos e tudo está bem agora. Você é danado heim?! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou não, danado apesar de ser uma palavrinha bonitinha, refere-se a alguém que sofreu algum dano, que foi avariado, que sofreu alguma perda.
      Digamos que consegui te ajudar de alguma forma, abraço e felicidades!

      Não me leve a mal quanto ao "DANADO" é que as palavras nos enganam, o que parece ser uma coisa carinhosa, não é, e nem é por maldade das pessoas, é apenas uma questão de costume, as palavras tem tanto poder, e se soubéssemos usar elas melhor, muita coisa seria diferente, só pra voce ter uma idéia de como as palavras são poderosas, Deus nos ensinou isso, lá no comecinho de tudo, Ele deixou isso pra gente entender... quando Deus quis que as coisas fossem criadas, ele não apenas pensou, ele teve que DIZER, com palavaras para que as coisas se tornassem... Ex: Deus disse: Façam-se as águas, ele poderia ter apenas mentalizado, mas nos ensinou que se precisa falar, para que verdadeiramente aconteça, e tem um monte de palavrinhas que parecem amigáveis e bonitinhas, mas com certeza são maldição em nossas vidas, exemplos:
      DANADO: que sofreu dano, que foi avariada, com defeito
      DESGRAÇADO: fora da graça, que não é mais digno da graça
      COITADO: que sofreu coito, que foi abusado em alguns casos
      MULEQUE: referente a maloque, um demonio peralta

      ah, um monte de palavras que devem ser evitadas

      felicidades sempre!

      Excluir
  20. Não quis ofendê-lo. Lamento profundamente. 3 Disposto, esperto, hábil, jeitoso, valente; danisco. 4 Extraordinário, levado da breca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que não rsrsrs, tenho certeza absoluta disso, apenas quis passar o que um dia aprendi, felicidades sempre pra voce!

      Excluir
  21. Possuo uma geladeira consul frost free facilite CRB36A.E esta acumulando muita agua em baixo gaveta dos legumes.será o dreno entupido?ou pode ser pq as vezes deixo porta congelador mal fechada? Como faço para limpar o dreno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatima, deixe ela fora da tomada e de porta aberta por 24 horas, assim vai descongelar tudo que está acumulado, e voltar a funcionar normalmente

      Excluir
  22. Tenho um freezer brastemp frost free que também acumula água em baixo da gaveta, só que a água congela e não consigo remover a gaveta do lugar. Já limpei o dreno, mas o problema continua. o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a água tem que congelar, ele é um freezer, então tem que esperar descongelar, desmontar as peças que fecham o evaporador, que é o congelador, embaixo do congeladore tem uma passagem, um duto, por onde a água passa pra cair emcima da bandeja que vai sobre o motor, tem que descongelar ali e limpar, depois jogar um copo de água e ver se a água vai passar direto, depois de ter certeza que está realmente limpo, aí pode montar que o defeito vai estar resolvido, voce disse que limpou o dreno, se estivesse limpo, não iria acontecer isso de formar gelo embaixo da gaveta

      Excluir
    2. Na verdade, quem limpou foi o técnico da Brastemp. Pedi que ele retornasse, pelo fato de o problema não ter sido resolvido, ele falou que não sabia o que fazer. Vou seguir suas orientações para ver se resolvo o problema. A limpeza do dreno da geladeira ficou ótima, segui suas orientações também. Espero conseguir o mesmo com o freezer. Obrigada. Qualquer coisa, retorno.

      Excluir
    3. Voce tem que exigir que ele volte, desmonte e refaça o serviço, se voce pagou pelo serviço, ele tem que resolver, eu sou técnico, e vendo soluções, se não resolvo não posso cobrar, peça pra ele retornar, desmontar e fazer o que eu te disse, desobstruir o gelo que tem no duto, pode passar uma chave de fenda fina, até sair todo gelo, pode ajudar com água fervendo, até ter certeza que a gua esta descendo direto para o coletor sobre o motor, feito isso vai estar resolvido ok

      Excluir
  23. ola possui uma igual a essa e ao transportar furou a grade,chamei um tecnico ele trocou mas logo parou de gelar,chamei ele de novo ele falo que nao me cobraria nada pq o gas vazou na solda e fez o serviço agora logo apos ele sair ela desarmou o protetor termico e funciona uns 10min e desarma mesmo sem esta gelada ainda.percebi que estava com a grade muito quente a ponto de queimar a mao, e o tubo de retorno gom gelo la no motor.pode ser excesso de gas?lembrando que ele nao trocou o filtro e nao usou bomba de vacuo tirou o ar com o próprio motor atraves de um capilar no filtro.desde ja agradeço pela atenção
    ass Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser excesso de gás, ou que ele tenha soldado o capilar, de modo que a solda fechou a passagem de gás, assim não gela, o compressor superaquece e desliga, ele tem que refazer o serviço mais uma vez

      Excluir
  24. retirei um pouco pela valvula e ficou boa, mas ta fazendo gelo no retorno. isso pode prejudicar o motor ou nao?oque devo fazer tirar mais?fico com medo de tirar faltar. posso deixar assim mesmo sem perigo?obg pela atençao
    ass pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, responda sempre como resposta da minha resposta, assim o assunto fica todo junto e fica mais fácil pra eu acompanhar ok
      Tem que tirar mais um pouco, não pode congelar o cano de retorno, mas retire apenas um pouco, vá tirando aos poucos e observando até ela não formar mais gelo perto do compressor, assim ela vai gelar melhor, com gás em excesso não gela adequadamente, e sem gás também não, o gás tem que estar equalizado dentro do sistema, e se está congelando a baixa, ainda está em excesso, tire bem pouco e observe.

      Excluir
  25. Anônimo20 de junho de 2013 15:07
    oa Tarde, Celso.
    Meu nome é Luis, tenho uma Brastemp modelo BRG39ECA,
    na segunda comecou a dar uns estalos na parte do motor.
    Abri a porta a luz acesa. No segundo dia fui abrir o freezer e tudo descongelado.
    O motor estava quente, continuava dando uns estalos e reparei que sai
    um ventinho dentro da geladeira. Desliguei pelo botao que vai de 0 a 7,
    depois retirei da tomada. deixei desligada por dia e voltei a ligar.
    Ja esta mais de um dia ligada, continua dando uns estalos, o motor esta frio,
    as grades atras tambem. se giro o botao para o ZERO ela desliga e se coloco no 7
    ela liga so que nao gela nada em parte nenhuma.(estalos continuam)....poderia me
    ajudar meu amigo Celso.?

    Responder
    Respostas

    celso jair Pereira20 de junho de 2013 22:39
    Imagino que os estalos sejam o compressor tentando partir, ele superaquece, e o protetor térmico corta corrente, então você ouve um clique, após alguns instantes o protetor esfria, e novamente libera corrente para o motor, ele tenta ligar, aquece e corta novamente, essa é uma possibilidade mais proxima da sua informação, a outra possibilidade é que o timer de degelo que também fica lá atrás, possa estar com problema, note que do lado esquerdo do compressor, tem preso ao gabinete por um suporte uma peça chamada timer, dela saem quatro fios, no centro do timer, tem um eixo que parece uma rodinha, gire ele no sentido horário um pouco, pode ser que tenha quebrado alguma engrenagem interna e não consiga adiantar e fazer a geladeira voltar a funcionar, faça isso com ela desligada, depois que girar o timer um pouquinho, ligue novamente a tomada, caso ela volte a funcionar, troque o timer e observe pra ver se está tudo normal, se não, aconselho chamar um tecnico da sua confiança, para constatar o que está acontecendo.

    Celso desculpa a demora....mas troquei a recem agora o timer. ( acima meu post antigo )
    Mas infelizmente continua , da um estalo e em seguida o segundo, as grades atras temperatura ambiente e o motor quente.....sera que pode ser a falta de gas, termostato ou o compressor ( ele fica quente ) ????
    me ajuda por favor......Obrigado Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis,
      teria que ter testado a timer como te disse, girando ele antes, se tivesse girado o centro dele ia ver que a geladeira iria continuar da mesma forma, assim não teria comprado esse aí. nesse caso, com timer novo ela continua do mesmo jeito, o defeito é mesmo o compressor, ele não consegue partir, mas aquece sim, as vezes fica tão quente que você nem consegue tocar nele

      Excluir
    2. Obrigadao, Celso. Voce é demais....
      Mas a ultima esperança antes de ser o compressor....Pode ser o rele ? ou realmente só a troca do compressor vai resolver ? Aguardo e muito obrigado novamente. e uma boa semana.

      Excluir
    3. Pode tentar colocar um rele sim, mas na maioria dos casos, quando o rele se parte, se quebra, é porque o compressor entrou em curto, mas faça isso se quiser tentar, em alguns casos resolve. abraço

      Excluir
  26. ola acho que agora ta normal fica 15min ligada e desliga fica 20 min.o motor quase nao esquenta. esse excesso de gas pode queimar o motor ?caso nao tenha perigo vou deixar assim pq tenho medo de ficar com pouco gas. devo tirar o gas com o motor ligado ou com ele desligado?
    valeu pela ajuda
    ass pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mexa mais Pedro, mas deve tirar com motor ligado, assim quando estiver correto a carga de gás ele vai desligar pelo termostato

      Excluir
  27. Olá meu congelador está congelando normalmente até forma gelo por eu colocar no máximo, mas não encaminha refrigeração para a parte da geladeira, sendo assim começa a suar as gavetas e a temperatura da geladeira a é baixíssima, a marca é Brastemp ative duplex 407 litros com a porta digital podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre precisamos do modelo, o modelo fica atras do produto em uma etiqueta.
      se for frost free, podem ser várias possibilidades, mas sem modelo não sei qual peças ela usa, se for convencional, ou seja se não for frost free, pode ser apenas insuficiencia de gás

      Excluir
  28. Tenho a Brastemp Frost Free Zyrium duplex, mas não é essa das fotos. O problema da minha é que quando o freezer, da parte de baixo está ligado, a vazão da aguá da parte de cima entope, ou seja congela impedindo que a agua vai embora. Disseram que é o sensor de degelo. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-me o modelo da geladeira, sem modelo não posso nem imaginar o que seja o problema, o modelo fica atrás do produto em uma etiqueta.

      Excluir
  29. Tenho uma twin system bratemp zyrium duplex e não é igual a essa da foto. O problema da minha é que na parte de cima acumula agua como se aquele furinho estivesse entupido, porém ao desligar o freezer, parte de baixo, essa passagem fica livre. Um técnico disse que é o sensor de degelo, e outro que é o termostato. O que pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-me o modelo da geladeira, sem modelo não posso nem imaginar o que seja o problema, o modelo fica atrás do produto em uma etiqueta.

      Excluir
  30. Tenho uma twin system bratemp zyrium duplex e não é igual a essa da foto. O problema da minha é que na parte de cima acumula agua como se aquele furinho estivesse entupido, porém ao desligar o freezer, parte de baixo, essa passagem fica livre. Um técnico disse que é o sensor de degelo, e outro que é o termostato. O que pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-me o modelo da geladeira, sem modelo não posso nem imaginar o que seja o problema, o modelo fica atrás do produto em uma etiqueta.

      Excluir
  31. Bom dia Celso,
    Tenho uma BRASTEMP ACTIVE BRM49B FROST FREE e teve problemas no motor. Como a garantia tinha expirado, chamei uma assistência técnica, onde o técnico condenou corretamente o motor, mas disse o motor original era chinês e terminou por colocar um novo, da marca EMBRACO. Ocorre que, durante o processo de degelo escorre água por debaixo da geladeira. O técnico disse que a bandeja do motor original era maior e que o motor novo teria dimensões diferentes do original e bandeja menor.
    Seria esse o problema?
    Teria eu como solucionar esse inconveniente, colocando outra bandeja? Seria isso possível?
    Por favor, me ajude com alguma solução.
    Muito Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosane,
      O téncico, tem que saber, que obrigatoriamente, ao trocar o motor compressor, ele tem que adicionar ao orçamento a bandeja aparadora de água, tem que por outra que vai se encaixar perfeitamente no Embraco, aliás o compressor Embraco é o melhor do mundo para linha doméstica, a a Brastemp montou produtos sem ele, porque ele abriu exportação para o mundo todo e não conseguiu abastecer todo mercado
      Voltando ao assunto, tem sim como colocar um aparador de água no seu compressor Embraco, faça isso o quanto antes, não pode ficar molhando o compressor, se molhar o rele de partida, pode entrar em curto o compressor, ele tem dois anos de garantia, mas mesmo assim tem que se fazer as coisas de forma correta, e sinceramente o técnico foi meio irresponsável, meio muito

      Excluir
  32. Boa noite, Sr. Celso
    Tenho um Refrigerador Frost Free Inverse 425L BRE49BB - Brastemp, embora a agua esteja caindo no reservatorio, há um vazamento embaixo do motor, o que devo fazer? Agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o reservatório de água, não está trincado e tenha vazamento, retire e veja direitinho isso, não pode vazar água sobre o compressor, ele é elétrico e pode queimar, veja também os canos que saem do motor, se um deles tiver gelo, ou estiver suado, pode ser isso a causa do gotejamento de água

      Excluir
  33. Boa tarde! Parabéns pela sua explicação. Tenho essa geladeira da foto e como ela tem 16 anos de uso já tive que fazer várias vezes essa limpeza. Hoje o meu problema é que ela não esta funcionado a parte de baixo e o freezer está fazendo uma fina camada de gelo, estou conseguindo manter os alimentos congelados, mas quando coloco uma forminha de gelo ela não congela completamento. O técnico que esteve aqui disse que era o dispositivo eletrônico e me cobrou R$ 400,00. Gostaria da sua opinião antes de estar solicitando o conserto. Agradeço pela sua atenção. Modelo BRG39

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira não tem dispositivo eletronico nenhum, se está formando gelo no freezer, tem que abrir e testar a resistencia que fica embaixo do congelador, pode ligar um cabo de força na resistencia, se ela esquentar, não está queimada, então troque apenas bimetal e timer, o bimetal é um redondinho que fica preso no evaporador (congelador) e o timer fica lá atras perto do motor, preso no lado esquerdo do gabinete, a resistencia custa na faixa de 45,00 o bimetal 18,00 e o timer 55,00 -- apenas essas tres peças é que são responsáveis pelo degelo, mas pode ser que a resistencia esteja boa

      Excluir
    2. Boa noite. Testei a resistência e ela aqueceu normalmente. Comprei o timer e o bimetal, o timer veio com a numeração com a seguinte sequencia 3412 o timer original da geladeira tem a seguinte sequencia 1234, ou seja o 3 do novo corresponde ao 1 antigo o 4 corresponde ao 2 do antigo o 1 corresponde ao 3 do antigo e o 2 corresponde ao 4 do antigo, quando segui a numeração do novo (3412) trocando os fios correspondente ao número, o ventilador não funcionou. Quando coloquei os fios da numeração antiga (1234) no timer novo o ventilador funcionou. A geladeira demora muito para arma e desarma mas não está descongelando. Obrigada pela ajuda anterior!

      Excluir
    3. Siga a sequencia da posição dos fios, colocando no mesmo ponto independente da numeração, ignore os numeros e siga apenas as posições dos fios que vai dar tudo certo ok, mas acho que ja fez isso, pois a geladeira está funcionando, abração

      Excluir
    4. Boa tarde Celso, o timer está funcionando corretamente seguindo a posição original da geladeira. A resistência do degelo não ligava quando o time era acionado porque meu marido trocou a posição dos fios do bimetal. Obrigada pelas informações e por manter esse blog ativo pois foi de grande ajuda e me economizou R$ 350,00, pois gastei R$ 50,00 de peças e o técnico me cobrou R$400,00. Se ele tivesse me cobrado R$150,00 aceitaria bem e seria justo.
      Ao contrário do que muitos acham, acredito que vc não tire o trabalho de ninguém. Eu tenho um técnico de minha confiança que conserta maq. de lavar, ele é justo no seu orçamento e seu que o Senhor o tem abençoado não lhe faltando serviço, que o Senhor Jesus lhe abençoe também não lhe faltando serviço e que continue a iluminas os seus caminhos, pois vc tem ajudado o próximo mesmo tão longe!! Obrigada. Que o Senhor abençoe a vc e sua família!

      Excluir
    5. Amém querida, que Deus cuide sempre de voce e de todos da sua casa também.
      Neiva, hoje informação gratuita é o que mais tem, na internet também, está cheio de informações, o que tem pouco é informação de qualidade, por isso esse blog tem tantas visitas e tantas perguntas, imagino sim que muitas pessoas podem achar que eu atrapalho, mas tenho certeza que a grande maioria pensa como voce, e sabe que minha intenção é ajudar, e vou te falar mais uma coisa, tem um monte de técnico que visita o blog todo dia, para aprender, para se aperfeiçoar, e eles são gratos por eu compartilhar o que sei, e eu sou grato por ter você e todos eles aqui, no mundo viemos sempre para somar, não para diminuir, e conhecimento nunca é demais, eu aprendo aqui também, porque muitas vezes tenho que pesquisar para não responder errado, e acabo adquirindo mais conhecimento também,
      Abraço querida e fique com Deus.

      Excluir
  34. Boa noite, Sr. Celso
    Retirei o reservatório e tinha um furo bem grande no meio, trocado o mesmo o problema foi resolvido,
    agradeço, a atenção e sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Lucineide,
      Que bom que era somente isso, abraço querida

      Excluir
  35. Amigo me ajude, por favor!
    Tenho uma frost free Consul Biplex 300. A abençoada está vazando/pingando água pelo "teto" do refrigerador (ao que parece através de uma pequena "janelinha" próxima à lâmpada interna). O que será isso?? Se for falta de limpeza, etc., como fazer? E se você suspeita de alguma quebra, o que poderia estar causando isso??
    Muito grata!
    Se puder me responda pelo email satcc@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,
      Parece que se formou um bloco de gelo entre o freezer e o congelador, não temos acesso a esse local, o que tem que fazer, é tirar da tomada por 72 horas e deixar com as duas portas totalmente abertas, para que esse gelo derreta e ela volte ao normal, essa é a forma mais eficaz de resolver esse problema ok, abraço

      Excluir
  36. Bom dia, estou com um problema de vazamento de água pelo desodorizador de uma geladeira Electrolux DF46.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o coletor de água que está la atrás do lado direito do compressor tem água, se não tiver água dentro do coletor, significa que a agua do degelo que teria que ir para lá, está indo para a frente, nesse caso parece ser dreno entupido, se for isso, teria que abrir o compartimento freezer, ver se tem um bloco de gelo compacto e firme embaixo, apenas embaixo do congelador, então descongelar, desobstruir o duto do dreno e conferir se a água está caindo no coletor.

      Excluir
  37. Boa noite, Celso. Tenho uma Consul biplex Frost Free CRM 50 ARBNA11 faz 1 ano e 2 meses. Ela começou a pingar no filtro Bem-Estar e a parte de baixo não está resfriando, embora o freezer esteja congelando normalmente. O que devo fazer? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, retire da tomada, deixe com as duas portas totalmente abertas por 48 horas, deve ter um bloco de gelo no duto entre o freezer e o refrigerador, nesse local não temos acesso, precisa desligar, para o gelo derreter todo, e liberar o fluxo de ar frio para o refrigerador.

      Excluir
    2. Obrigada, Celso. Mas hj vendo a NF vi que a garantia vai até 2014 pois pagamos pra estender essa garantia, coisa que eu nem lembrava mais. Mas antes da sua resposta, resolvi aumentar a temperatura do médio para o máximo, pq senti que o calor aqui onde moro estava maior. Então no dia seguinte observei uma camada fina de gelo no compartimento extra-frio, limpei e não voltou mais. O resfriamento em baixo melhorou um pouco, mas não é mais o mesmo, e os pingos diminuiram, as vezes nem pinga. Agora não sei o que fazer, devo esperar ou acionar a assistência técnica? Obrigada!

      Excluir
    3. Tem que sim que acionar a garantia, o fato de ter mudado o controle de temperatura apenas amenizou o problema, mas não resolveu totalmente, como voce tem uma garantia estendida, tem sim que acionar essa garantia ok.

      Excluir
  38. Olá Celso tenho uma geladeira brastemp frost free e há algum tempo está vazando água por baixo da geladeira. Olhei no reservatorio atrás da geladeira e ele vive cheio de transbordar... é muita água mesmo... tirei o reservatorio joguei a água fora e no dia seguinte minha cozinha estava inundada de novo . O que pode ser? Desde já agradeço. Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, tem que encaixar ele corretamente sobre o compressor, é o calor do compressor que vai fazer a água evaporar, confira isso, se está bem encaixado, pois a água do degelo não pode ser muita, ao ponto de transbordar.

      Excluir
  39. Boa noite, estou com problema em uma geladeira Brastemp frost free, fast frezing 430. O que acontece é que a geladeira desarma o motor e não arma mais, eu a desligo da tomada e espero um tempo, no minimo 30 minutos, religo na tomada e em uns 5 segundos ela arma, as vezes fica dias sem acontecer e as vezes acontece varias vezes em um unico dia. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romário, voce não me disse o modelo da sua geladeira, cada produto tem uma caracteristica diferente, usam peças completamente diferentes, e apresentam defeitos diferentes, sem modelo não faço idéia do que seja o problema, se me passar o modelo tento te ajudar melhor.

      Excluir
  40. Boa noite, eu tenho uma eletrolux frost free DFF44 Premium, Ela esta sempre transbordando o coletor de agua, que fica proximo ao motor, O que esta acontecendo com ela, pode me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ela esteja com pouco gás, então o cano que passa por dentro do coletor não aquece o suficiente, então a agua que teria que evaporar com o calor do cano, não evapora.

      Excluir
  41. LIMA - BMANSA/RJ 228/11/2013
    Em fev/2010 adquiri uma Brastemp Inverse 425 lt Modelo BRE49 BB Frost Free, em julho de 2011 ela apresentou um defeito na qual o freezer que fica na parte de baixo, criou várias camadas de gelo e a parte superior que é o refrigerador não gelava, estava quente igual a um armário. Liguei para a SAB de minha região (Hoje já não existe mais) e expliquei o problema, marquei uma visita e informei que estava perdendo vários alimentos se poderiam agilizar a visita, foi quando me pediram p/ desligar a mesma e aguardar o dia seguinte. No dia seguinte o técnico veio e ao ligar a geladeira a mesma não apresentou nenhum defeito e o Técnico pediu que assim que o problema retornasse ligar imediatamente p/ a SAB. O problema só foi voltar este ano em Março, Julho, Outubro onde apresentou o problema 02 vezes, e ontem dia 27 a mesma coisa. A BRASTEMP informou que não tem garantia e senti muito pelo acontecido, que eu deveria logar p/ um representante em Minas (O mais perto de BM) para uma visita e que as custas seriam todas minha. O que fazer ? ninguém quis informar qual peça devo trocar, se vale a pena, se é caro, se devo comprar outra, estou sem geladeira, e olha que antes dessa tive uma FF que durou +- 20 anos FF Brastemp , por isso eu acreditei... o que fazer. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligue da tomada, deixe com as duas portas abertas por 48 horas.
      Depois desse periodo, veja se tem água no coletor que fica sobre o motor compressor, se tiver ligue que ela vai voltar ao normal, o que ocorre, com sua inverse, é que no freezer, existem duas peças grandes de isopor, e com tempo e enxarcamento das peças de isopor, elas começam a esfarelar, e os farelos de ispor entopem o dreno, e vai se formando um bloco de gelo, e quando esse bloco cresce demais,ele impede a circulação de ar, e frost free, funciona por ventilação, faça isso, se não resolver volte aqui e me relate, aguardo, abraço e boa sorte

      Excluir
  42. boa noite meu nome e adelice tenho uma geladeira Consul bíplex 440 ela ta com um defeito bem do lado de cima onde colocamos frios esta pigando água o que sera que esta acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelice, poderia me passar o modelo da geladeira, fica atrás do produto, preciso do modelo exato, não somente a quantidade de litros ok.

      Excluir
  43. boa noite Celso o modelo da geladeira e CRM44DBBNA espero que vc descumpra o problema boa noite fica com deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelice,
      O que pode estar ocorrendo aí, é acumulo de gelo dentro do duto de ar, não tem que trocar peça, mas vai ter que desligar por 48 horas, desligar da tomada e deixar as duas portas totalmente abertas, para que o gelo acumulado no duto central derreta e escorra para o coletor do motor, se for mesmo isso, o aparador que vai encima do motor deve estar seco, então faça o que te pedi, regule os pés dianteiros de modo que o produto fique inclinado um pouco pra trás, então depois desse período, feche e religue ok, abraço

      Excluir
  44. Celso fiz que mim pediu e já tem mas ou menos 1 hora que ela esta ligada e não esta vazando obrigado por ter mim ajudado a resolve o problema pois já estava desesperada
    si caso o problema volta de procuro de novo mas sei que nao vai volta o brigada que deus te abençoa sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom querida, vamos torcer para não voltar mais o problema, abração

      Excluir
  45. Prezado Celso,

    Estou com um problema de vazamento de água em meu freezer da metalfrio modelo DA550, já solicitei o serviço autorizado e até agora estou com o mesmo problema, pois os técnicos que vieram não conseguiram resolver a questão. Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não conheço nada dessa marca amigo, entre em um site de amigos, lá tem um forum onde muitos técnicos respondem e um deles pode te ajudar melhor que eu, vou deixar o endereço do site:

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  46. Obrigado pela dica e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  47. celso tenho uma geladeira brastemp inverse BRM 50 que esta derramando agua pelo frezeer o q pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser dreno entupido, veja se tem gelo naquela grade que fica no alicerce do freezer na parte frontal, tem uma gradezinha plastica apenas encaixada, se tiver gelo ali, pode sim ser dreno entupido, tem que descongelar com a porta aberta e desligada da tomada por pelo menos 48 horas, abrir o compartimento freezer e limpar o duto, que leva a água do degelo para cima do compressor, sobre o compressor tem uma bandeja, um coletor de plastico, se estiver vazio,seco, sem água, pode ser sim apenas dreno entupido.

      Excluir
  48. bom dia, tenho uma geladeira Continental Frost Free 445L que também esta sem gelar a parte debaixo, vc sabe me dizer onde fica o dreno desta geladeira na parte interna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu não trabalho com esse marca, as vezes faça algum conserto quando é um cliente amigo, alás consertei uma continental frost free com dreno entupido, se for igual a sua, vai te ajudar a resolver o problema, vou deixar aqui um vídeo meu que vai te ajudar, abração.

      http://www.youtube.com/watch?v=tyehBJNOfdM

      Excluir
  49. boa noite, possuo uma geladeira BRASTEMP inox inverse, eo congelador que fica na parte de baixo começo a escorrer agua, tem umas canaletas e estão ficando sempre cheias de gelo, ja fiz o descongelamento e parece que dura uns dias mas depois elas enchem novamente, sabe me dize a solução?? parece que elas não esta conseguindo pucha a agua.. e ela está esquentando muito atras mais do que o normal... me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, possivelmente não tenha nada com defeito, apenas dreno entupido, nesse modelo, dentro do freezer, tem duas peças grandes de isopor , que servem de dutos, para circulação de ar, com tempo esse isopor começa a esfarelar e entope o dreno por onde a água tem que sair após cada degelo, essa água vai acumulando e bloqueia as passagem de ar e enche todas as cavidades do freezer de gelo.
      O que tem que fazer, é desligar da tomada, deixar dois dias com as duas portas abertas, depois desmontar o freezer com cuidado para não quebrar peças de isopor, se tiver gelo ainda, espere derreter, depois desmonte e tire sujeira de isopor que esteja embaixo do congelador, ali tem um furo para a agua do degelo descer, limpe, depois jogue um copo com água para ver se está passando normal a água e caindo na bandeja sobre o compressor, depois feche tudo e religue, quando for desmontar, tire fotos, para ver a sequencia em que estavam as peças, assim fica mais fácil, na hora de montar.

      Excluir
  50. Olá! Meu nome é Felipe e sou de São Paulo - SP.
    Tenho uma geladeira brastemp duplex 440 (aquela antiga geladeira marrom).
    O problema dela é que ela está pingando no "teto" da parte de baixo da geladeira, cria uma crosta de gelo na parte do fundo dela de uns 5, 6 cm e também deixa os alimentos com um cheiro não muito agradável quando passam 3 dias dentro dela. Já torquei o termostato dela e a gaxeta está ligeiramente torta para fora.
    O problema dela pode estar relacionado com a gaxeta, o termostato ou pode também ser o duto dela?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema dela, é que ela tem entre o freezer e o congelador, uma placa de isopor, que separa um compartimento do outro, e debaixo do isopor uma resistencia, revestida por uma placa de papel aluminio, então, tem que deixar descongelar, retirar as duas portas, retirar o painel que separa um compartimento do outro, retirar a bandeja, e puxar e trocar isopor e resistência, isso vai resolver o problema, mas é um serviço bem complicado, isso é serviço para um técnico profissional, o correto seria comprar as peças, que não são tão caras e pedir a um técnico pra trocar.

      Excluir
    2. Prezado Celso cumprimento-o pela clareza das informações. Minha geladeira é Zyrium Clean frost free, parou de repente. O técnico veio e disse que era o relê e colocou um relê velho dizendo que era bom! Funcionou, está gelando porem não desliga, funciona continuamente. Pode me ajudar a esclarecer?
      Grata, Zilfa

      Excluir
    3. Senão ligava, colocou e rele e voltou a ligar, está resolvido um problema, agora a questão de não desligar, pode ser que não esteja atingindo temperatura suficiente para isso, então, no controle de temperatura do compartimento refrigerador, diminua a temperatura,talvez esteja regulado para o máximo, diminuindo ela vai entrar num ciclo de liga/desliga novamente.

      Excluir
    4. Olá Celso, a minha geladeira é a mesma, Zyrium Clean frost free. O que aconteceu: O meu filho deixou a porta aberta, uns 10cm a noite e só fomos perceber pela manhã, e a parte de baixo não estava gelando, apenas o freezer estava gelando normalmente, e e compressor estava ligado direto. O que fizemos: Desligamos da tomada e deixamos 24hs com as portas abertas, para o degelo. O que acontece hoje: Gela o freezer e a parte de baixo, mas o compressor, mesmo na temperatura 1, fica ligado durante muito tempo, desligando poucas vezes, fica uma, duas horas ligado e desliga por 20 min. Pode ser o termostato com defeito? Obrigado Celso!

      Excluir
    5. Espere mais tempo, precisa de mais tempo para entrar num ciclo normal de liga/desliga, as vezes até 48 horas depois de religada, depois disso, observe se ela vai desligar com mais frequencia.

      Excluir
  51. Bom dia, Sr. Celso. Parabéns pelo blog, este tipo de iniciativa é muito bem vinda. Tenho uma duplex quallity Brastemp 440 lt. Tenho enfrentado um problema de excesso de agua, ou seja, constantemente há um "suor" interno, principalmente na parte de baixo do freezer. Um técnico nos informou que trata-se de um isopor que fica abaixo do freezer que estaria encharcado, isto procede? Costuma inclusive acumular gelo na placa do refrigerador. Curioso que sou fui averiguar mas não notei nenhuma umidade neste isopor, há inclusive uma placa com resistência em contato com o isopor, esta placa serve para que? Como saber se a mesma esta funcionando? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, procede sim, o isopor com tempo enxarca de água, e faz pingar, a resistencia, quando o motor desligue aquece, para evitar sudação, para testar a resistencia pode ligar ela direto na tomada, ela tem que aquecer, mas pingar água no teto, também pode estar relacionado com má vedação, se as borrachas não estiverem vedando, vai entrar ar quente e condensar, virar muita água nesse mesmo ponto, então antes de desmontar e ver isolante de isopor e resistencia, veja as borrachas das portas, que se chamam gaxetas.

      Excluir
    2. Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos, ajudou bastante, vamos fazer algumas verificações então.

      Excluir
  52. oi tenho uma brastemp brm36 ela nao esta gelando a parte de baixo e o freezer gela bem pouco,o compreensor esta esquentando .o que pode ser. vilmar martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilmar, você tem o modelo correto dessa geladeira?
      Por favor me passe o modelo exato por favor.

      Excluir
    2. oi é BRM 36D ela comprei em 2005 ,360 litros.atras esta escrito modelo BRM36DNA .obrigado pela ajuda.

      Excluir
    3. oi é BRM36D atras diz; modelo BRM36DBBNA.obrigado

      Excluir
    4. Vilmar podem ser várias as possibilidades, primeiro tem que ver se o ventilador que fica dentro do freezer está funcionando, se não tiver, é ele o defeito, o ventilador só funciona quando o compressor está ligado, eles trabalham juntos
      Tem que abrir o freezer e ver se tem gelo em excesso, cobrindo todo o congelador, se tiver gelo demais, esse gelo impede a circulação de ar, assim o produto deixa de gelar
      Então se tiver gelo, tem que testar a resistencia que fica em volta do congelador, se estiver queimada troque, se tiver gelo e a resistencia estiver boa, troque apenas o fusível térmico
      Caso não tenha gelo em excesso no evaporador,que é o congelador, aí o defeito pode ser na placa eletronica, que tem o nome de caixa controle,. e fica perdo do motor do lado esquerdo, ainda pode ser gelo no duto de ar, aí você não vai ver gelo em excesso no freezer, mas o gelo se forma entre um compartimento e outro, e impede a circulação de ar, nesse caso, tem que se desligar a geladeira da tomada, deixar 48 horas de portas abertas e depois desligar, assim o gelo derrete e libera a passagem de ar.

      Excluir
  53. Bom dia Celso, Tenho uma Brastemp Frost Free Modelo BRM34B, onde a bandeja de degelo "derreteu"o seu fundo por não aguentar o calor do compressor. Já adquiri a peça nova, porém não consigo encaixá-la. Tem algum segredo? Ob
    rigada,
    tedeschi.beatriz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz,
      A primeira coisa é que a bandeja tem que ser para o mesmo modelo de compressor, senão não vai mesmo encaixar, e sendo igual, tem que fazer uma forcinha, porque ela entra sobre pressão, por isso não é tão facil, desligue a geladeira da tomada, e com jeito e força encaixe a peça, acho que vou ter que fazer um vídeo de como fazer isso, tenho respondido mutas perguntas nesse sentido, abraço

      Excluir
  54. boa noite celso,tenho uma brastemp zyrium modelo brg39 serie 6 jn 825947 384 lts nao sou tecnico mas como no quartel temos que aprender de tudo acabei tendo nocao de tudo um pouco'; , mes passado chamei um tecnico,pois estava gelando muito a parte debaixo,ele trocou a resistencia e o timer, quando foi a tarde meu filho me ligou que havia cheiro de queimado na cz,pedi que desligasse a geladeira e chamei o tecnico novamente.fiquei observando pra ver o que era , simplesmente ele deixou a resistencia solta (fora do suporte)com isso queimou uma boa parte do difusor,ficou de repor e ate hoje nada,sumiu.Procurei nas autorizadas o difusor e na encontro .tivemos que fazer um trabalho de mestre para recuperar a peça antiga tomando o cuidado de deixar todas as passagens de ar e vedacao para o ar fluir, agora ela gela bem em ambas as partes mas só esta se desligando para o desgelo. observei ao lado da ventuinha um fio verde com um terminal que nao sei de onde ele é.Seria esse fio ou problema de termostato? o termostato ele trocou tb da primeira vez estou achando que que na hora de colocar e tirar o difusor acabou mexendo nele? como posso testar pra ver se esta com defeito? grato pela atenção
    valmirdovale@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdomiro, o fio verde, é porque já foi trocado o ventilador, e os novos não usam fio terra, e o antigo usava, por isso o fio terra está sobrando,não influencia em nada no funcionamento.
      Agora o problema de não desligar, pode sim estar relacionado com o termostato, mas uma coisa me intriga, se ela só desliga pelo timer, passando 08 horas ligadas direto, as coisas da parte de baixo, deveriam estar todas congeladas, sem desligar, a parte de baixo vira freezer também...

      Excluir
  55. Bom dia Celso tenho uma Consul Biplex CRD48 que está acumulando água para baixo da gaveta dos legumes e que chega a transbordar para fora, o precesso de limpeza é o mesmo que você mencionou anteriormente?
    Obrigada
    Daniele d_larre@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Daniele, nesse modelo é bem mais simples, retire a gaveta de legumes, retire a prateleira de vidro que vai sobre a gaveta de legumes, e vai ver que tem água empoçada ali, e onde tem a água, tem um furo no centro, deve ter até uma peçinha para você fazer a limpeza periódica do dreno, nos modelos mais novos vem com uma hastezinha inserida no dreno, basta passar ela pra dentro e pra fora por algumas vezes, que a sujeira sai e a agua desce, se não tiver essa haste, o furo vai estar ali no centro, passe um arame para limpar, depois jogue um pouco de água para ver se vai descer tudo direitinho.

      Excluir
  56. Meu caro prestativo Celso, a minha geladeira Brastemp frost free zirium BRG43A esta transbordando água pelo coletor do compressor notei uma pequena deficiência na refrigeração do congelador, o que pode ser esse acumulo de água demasiado? Deficiência no gás, termostato. Por favor, Oriente-me, Desejo-te tudo de bom em nome de Jesus por ter orientado a tantas pessoas. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, obrigado amigo
      Olha, esse defeito não é nada comum, o mais provável é que não tenha mesmo gás suficiente, e esteja degelando muito rápido, não aconselho trocar nada, antes de abrir o compartimento do freezer e ver como está a formação de gelo dentro do congelador, somente vendo como está é que poderemos ter uma noção melhor do que pode estar ocorrendo com seu produto, faça isso e me diga como está por favor, aguardo.
      para abrir vou deixar um video que pode te ajudar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
    2. Celso bom dia, fiz o procedimento conforme o vídeo que você me enviou inclusive o teste da resistência a qual esta aquecendo normal,achei formação de gelo nas alhetas sem bloco de gelo, porém na parte do termostático bi-metálico estava totalmente coberto de gelo.O que pode ser? sensor térmico,termostato bi-metálico,gás? Grato.

      Excluir
    3. Se a formação de gelo é somente na parte superior do congelador, é mesmo falta de gás, se quiser me mande uma foto no celsojair@gmail.com

      Excluir
    4. Celso bom dia, já te enviei a foto do congelador para o seu e-mail.favor avaliar.Grato.

      Excluir
    5. Ah sim, respondi você lá no e-mail, abração

      Excluir
  57. tenho uma consul duplex e o dreno da mesma sempre entope após uma limpeza de 15 em 15 dias. O que devo fazer para resolver esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passe um arame rígido pelo duto do dreno, depois de limpo, jogue um copo de água fervendo, assim vai limpar o resíduo de lodo que está bloqueando a passagem da água.

      Excluir
  58. Boa Tarde
    Tenho uma geladeira Brastemp BRE49B (Inverse) e caiu agua dentro das saídas de ar do sistema frost free. O problema é que a parte de baixo (onde no caso se localiza o freezer) está gelando demais e a parte de cima (no caso a geladeira) praticamente nada. O que devo fazer ???? Me ajude por favor, abraços !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, deve estar com os dutos de ar, todos congelados, não aconselho tentar desmontar, pois tem peças de isopor e podem se quebrar, se tentar desmontar com gelo, o que deve fazer, é desligar da tomada, deixar com a porta inferior aberta, depois de 48 horas, veja se tem água no coletor que vai encima do motor, se tiver, significa que o dreno vai estar limpo, nesse caso, veja se não tem gelo nos dutos, tem uma grade branca no alicerce da porta do freezer, ela sai, retire essa grade e veja que tem seis dutos de passagem de ar, veja se estão totalmente sem gelo, se tiver, pode religar a geladeira e observar o funcionamento, se ainda tiver gelo, mantenha desligada até derreter totalmente.

      Excluir
  59. Celso,
    Boa noite.
    Meu Brastemp Club Frost Free BRR49BR começou a gotejar na parte interna do refrigerador, mais especificamente pelo duto de ar localizado acima do dispenser de latas. Mantendo o refrigerador no máximo o gotejamento se reduz, mas deixando no médio ou mínimo, goteja bastante e o refrigerador não refrigera direito. O freezer não apresenta alterações. Terei que chamar um técnico ou você teria alguma solução? Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, isso ocorre muito, é defeito dentro do duto de ar que fica entre o freezer e o refrigerador, não tem como acessar esse local, o que eu sempre aconselho fazer é desligar da tomada por 48 horas, deixar as duas portas totalmente abertas, assim esse bloco de gelo derrete e a geladeira volta ao normal novamente, mas tem que ser no mínimo esse tempo mesmo , 48 horas.

      Excluir
    2. Jair, será que esse defeito deve ser consertado para não causar outros danos?

      Excluir
    3. Não tem conserto ali, só resta descongelar e quanto mais tempo desligada e de portas abertas melhor, o ideal seria de no mínimo 72 horas, eu peça 48 porque ficar sem geladeira é complicado.

      Excluir
    4. Muito agradecida pela sua ajuda. A geladeira está funcionando novamente!

      Excluir
    5. Que bom, por nada, felicidades sempre.

      Excluir
  60. Olá!! Socoooooorrro!!!!
    Conforme suas instruções, extremamente claras e objetivas, consegui limpar o dreno da minha geladeira BOSCH Intelligent frost free 40., pois ela estava vazando água e achei que fosse o dreno. Para minha infelicidade, o problema não é o dreno. Pergunta: Qual seria o outro problema desta geladeira, que está causando o vazamento interno. Como poderia, com sua ajuda, consertar este problemão
    Obrigada. Meu nome é Marlene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, eu não conserto essa marca de produto, infelizmente não vou conseguir te ajudar, entre nesse site que vou te passar, la tem um forum onde muitos técnicos respondem e um deles vai te ajudar melhor que eu ok, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  61. vc esta de parabens quanto ao seu blog, pois, os seus ensinamentos e suas ilustraçoes sao perfeitas
    vc tem o dom de ensinar , fala com linguagem do mecanico nao linguagem tecnicas; fica mais facil de aprender.
    desde ja muito obrigado pelas suas dicas para aqueles que querem limpar a sua geladeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sinceramente as vezes acho difícil me expressar para que a pessoa entenda o que eu quero passar, é difícil porque não pretendo alcançar técnicos, e sim pessoas comuns que entendem pouco, ou até mesmo nada de consertos, sei que ainda estou longe, mas com tempo vou pegando jeito e se consigo ajudar algumas pessoas que procuram resolver problemas, já me sinto realizado, muito obrigado pelo elogio, é meu combustível para continuar tentando ajudar, grande abraço Wilton.

      Excluir
  62. c esta de parabens quanto ao seu blog, pois, os seus ensinamentos e suas ilustraçoes sao perfeitas
    vc tem o dom de ensinar , fala com linguagem do mecanico nao linguagem tecnicas; fica mais facil de aprender.
    desde ja muito obrigado pelas suas dicas para aqueles que querem limpar a sua geladeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sinceramente as vezes acho difícil me expressar para que a pessoa entenda o que eu quero passar, é difícil porque não pretendo alcançar técnicos, e sim pessoas comuns que entendem pouco, ou até mesmo nada de consertos, sei que ainda estou longe, mas com tempo vou pegando jeito e se consigo ajudar algumas pessoas que procuram resolver problemas, já me sinto realizado, muito obrigado pelo elogio, é meu combustível para continuar tentando ajudar, grande abraço Wilton.

      Excluir
  63. Celso, eu tenho uma Brastemp BRM 48 ative 2 inox, mas de uns dias pra cá ela tem vazado água como se fosse do freezer pras bandejas de água, o que devo fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lanny, tem ocorrido isso em muitos produtos, ela tem um duto de ar que passa entre o freezer e o refrigerador, esse duto começa a formar gelo, e se deixar bloqueia a passagem de ar para a parte de baixo, o que eu peça para fazer, é desligar da tomada, abrir as duas portas e deixar por pelo menos 72 horas desligado, assim o gelo do duto se derrete e o produto volta a funcionar.

      Excluir
  64. Celso bom dia, meu nome é Célia! Me ajuda por favor.. Comprei uma Electrolux frost free DF46 Celebrate uns dois anos atrás, tenho muito cuidado com ela, porém de repente o painel luminoso que fica na porta do congelador começou a endoidar até se apagarem todas as luzes: turbo congelamento, temperatura e etc... chamei a assistência técnica e o Sr ao retirar a tampa do painel me mostrou que estava ensopado, disse que terei de pagar pela porta, painel e mão de obra o que não aceitei, mesmo que esteja fora da garantia, esse problema surgiu não por questão de falta de cuidado ou de mau uso e sim por uma questão de defeito de fábrica...resumindo, o técnico desativou esse painel e desligou um fio acima da porta onde fica a tampa na dobradiça, me disse que eu deixasse a geladeira desligada por 12 horas e que ela voltaria a funcionar normalmente mais sem o painel, eu disse: Não tem problema, não faço questão do painel, mas porém, 24 h após isso a porta passou a transpirar um pouco, 2 dias depois já quase toda a porta do congelador e hoje a cada 20 min tenho que enxugar ou escorre e agora até na dobradiça está molhando...o que vc me aconselha além de buscar meus direitos em pequenas causas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, solução não vai ter, porque parece que a isolação interna da porta encharcou toda, e o problema realmente não á culpa sua, você não tem como evitar isso, mas não deve procurar juizado de pequenas causas, primeira tem que entrar em contato direto com a fábrica, ou seja com a Electrolux, com o orçamento da autorizada em mãos, mande tudo para a Electrolux, e veja qual a posição deles referente ao seu caso, não seja grossa, mas seja enérgica com eles, afinal, foram eles quem fabricaram o produto, e mesmo não estando dentro do prazo de garantia, ainda assim o produto é de responsabilidade deles, pois tem muito pouco tempo de uso, para apresentar um problema dessa gravidade, no que eu puder ajudar, estou por aqui, se quiser compartilhar o que ocorre, podemos até fazer uma postagem aqui, desde que e Electrolux não se disponha em resolver, mas como disse, antes converse com eles ok, e se quiser e puder, me deixe a par do assunto, se quiser mandar por email, mande no celsojair@gmail.com

      Excluir
  65. Célia, solução não vai ter, porque parece que a isolação interna da porta encharcou toda, e o problema realmente não á culpa sua, você não tem como evitar isso, mas não deve procurar juizado de pequenas causas, primeira tem que entrar em contato direto com a fábrica, ou seja com a Electrolux, com o orçamento da autorizada em mãos, mande tudo para a Electrolux, e veja qual a posição deles referente ao seu caso, não seja grossa, mas seja enérgica com eles, afinal, foram eles quem fabricaram o produto, e mesmo não estando dentro do prazo de garantia, ainda assim o produto é de responsabilidade deles, pois tem muito pouco tempo de uso, para apresentar um problema dessa gravidade, no que eu puder ajudar, estou por aqui, se quiser compartilhar o que ocorre, podemos até fazer uma postagem aqui, desde que e Electrolux não se disponha em resolver, mas como disse, antes converse com eles ok, e se quiser e puder, me deixe a par do assunto, se quiser mandar por email, mande no celsojair@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Bom dia Celso. Tenho um refrigerador Brastemp Frost Free Ative, modelo BRU49BBANA. No fim do ano passado ele começou a vazar água da bandeja no chão da cozinha e depois passou a gelar muito pouco quase que como desligado. Chamei a assistência técnica da Brastemp que identificou o defeito no controlador eletrônico. O refrigerador voltou a gelar normalmente, porém, continua vazando água da bandeja. A assistência técnica alega que a bandeja está fora do lugar, o que não é verdade. Eles não estão conseguindo resolver. A bandeja está bem colocada e água está quente mas não evapora. A bandeja enche em 2 dias após esvaziá-la. O que está acontecendo? Obrigado, Bráulio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque de assistência, o defeito de sua geladeira está nos sensores dentro do freezer, eles estão desligando o produto antes da hora, por isso, o gelo que se forma no congelador derrete e enche a bandeja rapidamente, diga para eles trocarem os dois sensores de codigo 326013997 que o problema vai ser sanado com certeza, e se perguntarem quem disse isso, diga que fui eu, abração amigo,
      Ah, como já te cobraram pelo serviço, eles não tem que cobrar mais nada além das peças, que custam na faixa de 22,00 cada como são dois, na faixa de 44,00.

      Excluir
  67. Ola. Preciso por favor de sua ajuda. Tenho um Electrolux frost free df46 que esta formando agua em cima da gaveta das verduras. Já desmontei toda e cheguei ate a calha que estava limpa e escoava a agua. Chamei um tecnico pois o problema continuava. Ele disse que só poderia ser a borracha da porta que estava rasgada já que eu havia observado a calha e estava OK. Enfim comprei a porta toda pois esse modelo não tem como trocar só a borracha( absurdo) só q continua formando agua em cima da gaveta de verduras. Onde sera q esta o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael, nunca vi esse defeito nesse produto, ele tem um duto de dreno, que é por onde a água desce, do freezer para o coletor que fica perto do compressor, então o que pode estar ocorrendo, é que o duto do dreno esteja entupido, veja atrás da geladeira, perto do motor, vai ter um coletor de água, e nele uma mangueira que fica conectada no gabinete acima do motor compressor, retire essa mangueira, veja se não está obstruida, e veja se não tem sujeira onde ela é conetada no duto, se for o caso, passe um fio rigido por esse duto, com muito cuidado, lembrando que esse duto vai direto para o congelador, cuidado para não danificar a tubulação do congelador, se colocar um fio com muita força, vá inserindo o fio, e se puder, desmonte o congelador, para ver se o fio chega até a calha do dreno, que fica embaixo do congelador, a unica explicação, é que tenha problemas no duto, ou no coletor do dreno.

      Excluir
  68. Celso,
    A geladeira aqui de casa é um consul frost free crb39, tem um mês de compra e a água da bandeja de degelo já transbordou mais de 10 vezes, verifiquei que a bandeja está encostada no compressor.Um técnico disse após verificação que terá que colocar uma serpentina dentro da bandeja o procedimento seria esse mesmo? Isso não aumenta o consumo de energia do equipamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual técnico disse isso pra você???
      O defeito é o sensor de temperatura, que está desligando o produto muitas vezes acima do normal, então quando desligar, a formação de gelo do congelador derrete e vira água, que vai se acumulando muito rapidamente no coletor, por isso transborda, mande trocar os dois sensores de codigo 326013997 que vai resolver, se estiver na garantia, só quem pode fazer o serviço são os técnicos da rede autorizada, e me estranha saber que um técnico da autorizada te disse isso de colocar serpentina dentro do coletor, tem certeza que é técnico da autorizada???

      Excluir
  69. Celso,
    O técnico é da autorizada sim, ta na garantia ele veio e analisou a geladeira e viu que estava gelando normal e mandou desligar que vinha outro dia com a peça COMPL. CONDENSADOR 4 ESPIR que trouxe na embalagem da whirlpool para coloca-la, Dai ele retirou a ligação que existe entre o compressor e o condensador da geladeira e colocou essa peça fazendo ligação entre eles na bandeja de degelo.
    Fique pensando se a geladeira sai de fábrica dizendo que a água evapora lentamente e naturalmente, e isso não acontece é defeito em peças dela e não a falta de alguma peça, ainda mais que nunca vi geladeira frost free com essa peça e até a da loja não tinha. Dai o técnico vem e a coloca para forçar o evaporização da água.

    ResponderExcluir
  70. Foi exatamente o que eu te disse, já consertei muitas assim, que gelam, mas ficam muito pouco tempo com o compressor ligado, e logo desligam, dessa forma, a casquinha de gelo que se forma derrete, e acumula-se agua demais no coletor, eu resolvo trocando os sensores de temperatura, mas se eles são a AUTORIZADA, imagino que tenham capacidade para resolver melhor que eu.

    ResponderExcluir
  71. Celso, Boa Noite, Tenho uma Consul CRM 50 Frost Free nova com 06 meses de uso na minha casa de campo, e a mesma está vazando água para o compartimento extra frio como faço para resolver este problema? Observei que a água sai pelo filtro de ar do refrigerador. O refrigerador tem pouco uso pois vou só fim de semana e o mesmo não costumo enchê-lo de produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está na garantia, chame a autorizada, é de inteira responsabilidade deles o produto, mas pode tentar isso antes, veja os videos.

      https://www.youtube.com/watch?v=1G9Gq1R23uQ

      https://www.youtube.com/watch?v=-m19geHdYzU

      Excluir
  72. Tenho uma geladeira Brastemp Duplex Clean Frost Free BRM39/127, e o agente de saúde esteve em minha casa e verificando a água na parte de trás da geladeira puxou a bandeja de degelo sem minha autorização que era colada e não deveria ter sido retirada nunca, segundo o manual da mesma, desde então a água que se acumula nele não evapora e sempre que enche transborda, o que antes isso não acontecia, o que devo fazer, aguardo resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve estar mal encaixada, pois tem que ficar bem colada ao compressor, assim o calor do mesmo faz a água evaporar, ele não deveria ter mexido ali, a água não fica parada , ela evapora e o calor não deixaria procriar nenhuma larva de mosquito, recoloque com cuidado para que fique bem ajustada.

      Excluir
  73. Amigo bom dia! primeiramente gostaria de te agradecer pelo blog, está ajudando muitas pessoas aqui e é uma iniciativa muito louvável! como a maioria aqui eu também tive e estou com um problema em minha geladeira, ela é um modelo brastemp clean zyrium BRG39A, antes ela não gelava na parte de baixo e pouco na parte de cima, chamei um técnico e ele informou que era falta de gás, fez a carga de gás e depois disto, observei que ela não desliga o compressor, só desliga o compressor quando faz o degelo, observei também que na parte de trás os dois capilares que saem do compressor formam uma grossa camada de gelo, que derretem quando o compressor é desligado e de vez enquando no compressor ligado faz uns barulhos tipo uma gota de água caindo em óleo quente (não é o barulho de estalo quando liga o compressor). O que pode ser? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas coisas, ele colocou gás em excesso, e por isso, não está desligando e formando gelo na tubulação perto do motor, gás em excesso faz gelo fofo e sem capacidade de refrigeração e por isso não desliga, e o barulho é porque como está em excesso, está retornando gás liquido para o compressor, e ao bater no óleo quente dentro do motor, ele faz um barulho que parece água caindo em óleo quente, tem que voltar e retirar o excesso de gás, e outro motivo para esse barulho, é que ele deve ter colocado gás R134a que não é o mesmo com que está carregado o sistema da sua geladeira, assim aumentando a reação a causando esse barulho, mas quem sabe retirando o excesso o barulho vá cessar, tem que fazer o quanto antes, pois o compressor está trabalhando sem desligar e superaquecendo ok.

      Excluir
    2. Muito obrigado meu amigo! desliguei a geladeira e vou solicitar a visita do técnico, assim que ele realizar o serviço te informo. Uma abraço e obrigado.

      Excluir
  74. Inicialmente, parabéns pelo Blog.

    Gostaria de saber qual a função da Resistência do difusor de ar?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como passa muito ar frio por ali, se por acaso ficar alguma gota de água naquele local, o ar frio pode fazer ela ir crescendo até virar um bloco de gelo, assim a resistência aquece quando o compressor desliga e derrete qualquer formação de gelo existente ok.

      Excluir
  75. bom dia Celso tenho um refrigerador Brastemp BRM47B e começou a vazar água dentro da geladeira na saída de ar em frente do compartimento das latinhas o restante esta tudo normal.
    desde já obrigado e parabéns pelo seu blog achei fantástico.
    Marcio SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vídeo vai ajudar a resolver o problema da sua geladeira, assista

      https://www.youtube.com/watch?v=1G9Gq1R23uQ

      Excluir
  76. Olá, muito boa noite Celso, tenho uma geladeira frost free Bosch Kdn47,
    Tenho ela a alguns anos, e hj pela manhã abri ela e pude perceber que não está gelando, nem a parte de cima e nem a debaixo.
    Apenas uma leve brisa de frio.
    Fui olhar na parte de traz no motor, e vi que aquele tubo de cobre q vai pra dentro dela está coberto de gelo, tem idéia do que pode ser?

    Ass:Bruno Falcao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca de geladeira, que é fabricada pela DAKO.

      Excluir
  77. Olá Celso, tudo bem? Acompanho seu blog por um tempo e confesso que me ajudou bastante! Possuo uma geladeira Brastemp Inverse modelo BRE50NK. A ums duas semanas notei um vazamento de água toda vez que abria o freezer. Na semana passada no meio daquela chuva forte minha casa foi inundada e a geladeira ficou um pouco embaixo d'água, ela chegou a ligar normalmente depois disso mas agora ela só acende a luz e o painel... Não gela... Você poderia me dar uma ajuda em como proceder? Ou só me dar uma luz do que pode ser para eu não levar calote do técnico??? Agradeço desde já, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A placa eletronica dela, fica perto do motor compressor, lá atrás, e em uma posição baixa, pode ter sido atingida pela água, assim como o motor compressor também tem a parte elétrica baixa e pode ter sido molhada, então sua geladeira, pode ter queimado a placa ou o compressor, ou os dois, o compressor, você pode testar, retirando os fios que estão ligados a ele e com um cabo de força ligar direto o motor compressor na tomada, se ele ligar e se manter ligado, a grade atrás da geladeira vai aquecer, isso significa que o compressor funciona e está fazendo o gás circular, peça dois orçamentos para comparar o diagnóstico dos técnicos, assim você vai ver o que aconteceu com a geladeira

      Excluir
  78. Olá Celso! Minha geladeira é uma brastemp ative BRM50NBBNA00 a alguns dias ela está vazando água na parte interna, bem em cima do dispenser de latas. Oque posso fazer para resolver esse problema? Desde já agradeço...abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista ao vídeo que vou deixar abaixo, tenho certeza que vai te ajudar ok, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=-m19geHdYzU

      Excluir
  79. simone dos Santos fagundes4 de abril de 2016 às 18:38

    Olá Celso! Minha geladeira é uma brastemp ative BRM50NBBNA00 a alguns dias ela está vazando água na parte interna, bem em cima do dispenser de latas. Oque posso fazer para resolver esse problema? Desde já agradeço...abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista ao vídeo que vou deixar abaixo, tenho certeza que vai te ajudar ok, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=-m19geHdYzU

      Excluir
  80. Olá Celso
    Fiz o procedimento conforme descrito na geladeira Brastemp modelo duplex zyrium BRG39a, porém, na hora de recolocar, ficaram duas espumas pequenas e brancas soltas que não sei onde devo coloça-las.vc tem alguma foto pra saber onde devo encaixa-las?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São vedantes do duto de ar, não precisa repor não, deixe fora mesmo, não vai interferir no funcionamento não.

      Excluir
  81. Boa noite, tenho um REFRIGERADOR CONSUL FROST FREE CRM50 , troquei o filtro desodorizador e agora nao para de vazar agua por ele, o que poderia ser? O que preciso fazer pra resolver esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o defeito não é nele, foi coincidência, pode ser duto congelado, veja esse vídeo
      https://www.youtube.com/watch?v=1G9Gq1R23uQ

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.