sábado, 4 de maio de 2013

Freezer Prosdócimo Não Gela Nas Prateleiras Inferiores


   Com certeza a maior incidência de defeito do freezer PROSDÓCIMO é parar de gelar as prateleiras inferiores, esse produto foi comercializado até 1998, mesmo assim, ainda existem muitos deles em atividade, são excelentes e duram muito tempo.
   Com o passar do tempo, depois de anos de uso, eles apresentam micro vazamento de gás no pré-resfriador de gás, e como a gás começa a circular das prateleiras superiores para as inferiores, quando ocorre vazamento de gás, ele começa a ficar evidente nas prateleiras inferiores, começando de baixo pra cima. Quando isso ocorre tem que ser corrigido com urgência, porque o sensor do termostato fica justamente na última prateleira, e como essa é a primeira que para de congelar pela falta de gás, o sensor do termostato não capta temperatura suficiente para desligar, assim o compressor passa a ficar ligado 24 horas sem descanso, isso vai aumentar o consumo de energia e diminuir a vida útil do compressor.
   Para corrigir definitivamente o problema, basta eliminar o pré resfriador, o cano da alta deixa de passar pelo pré resfriador interno, ou seja a tubulação de gás que passa por dentro do freezer, isso vai causar um efeito colateral, que é a possibilidade de formação de gotículas de água em dias chuvosos perto da borracha na porta do freezer, isso porque sem o pré interno, as laterais perto das portas deixam de esquentar, e em dias de muita umidade do ar, inevitavelmente vai se formar sudação perto da porta.
   Mas isso vai ocorrer raramente, é um serviço seguro e rápido, elimina-se o pré resfriador, e coloca-se gás novamente, e o freezer estará preparado para mais um 20 anos de funcionamento.

17 comentários:

  1. Olá Celso! Me chamo Gláucia, e gostaria saber se você faz orçamento em casa, minha máquina de lavar é da Brastemp modelo Mondial e está fazendo barulho na centrifugação. Futuramente pretendo comprar outra lavadora da Brastemp, mas estou na dúvida se compro a de 9kg automática com água quente ou de 11kg, o que você me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico 11 kilos sem aquecimento, se encontrar a BWL11A melhor ainda, se não enontrar mais esse modelo disponível pode optar pela BWG11A. se voce morar em Brasilia em uma cidade que eu atenda, posso sim ver sua lavadora.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Celso,
    quem posso chamar em São Paulo para consertar meu frezer prosdocimo que tem exatamente
    o que descreveu acima ? Muito obrigada,
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Beatriz, não conheço nada aí, sou de Brasilia, mas veja nos teus ciclos de amizada, familia, com certeza alguem vai te indicar uma loja ou técnico de refrigeração de confiança, é um serviço simples, ou pegue a lista telefonica e agende uns dois orçamentos pra comparar preços querida

      Excluir
  4. Celso meu frizer nao ta gelando mais. ele ta funcionando mais nao ta mais disparando como antes ele despara fraco nao e mais forte como antes o que. sera esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se as prateleiras da parte de baixo estão deixando de gelar, ele começa a gelar de cima pra baixo, então se estiver gelando apenas nas primeiras prateleiras de cima, é esse mesmo o problema, falta de gás

      Excluir
  5. Boa tarde Celso, possuo um freezer prosdócimo classic luxo 180 e o compressor fica ligado 24 horas e a última prateleira não congela.Foi trocado o termostato, mas continuou o problema. Chamei o técnico da seguradora Porto Seguro e o mesmo disse que não poderia eliminar o estagio pre-resfriador, pois a empresa não permite este tipo de alteração, ele somente trocou o gás e colocou uma válvula schrader para facilitar a colocação do gás. Ele colocou 100 gramas do gás refrigerante Suva MP39, mas mesmo após a troca o compressor continua ligado, será que a quantidade colocada é o suficiente? Qual a quantidade recomendada? Para não queimar o compressor deixei um timer que deixa 1 hora ligada e 1 hora desligado. Muito obrigado, Tauane.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo necessidade da troca do compressor, visto que o problema era apenas vazamento no pré, eliminar o pré iria corrigir o problema, e outra coisa, o freezer é seu, e se você autorizar, o técnico teria sim que eliminar o pré, pois seria autorizado pelo dono do produto, e a Porto não tem que determinar isso.
      Acho que tem sim problemas com a quantidade de gás, e se eu fosse você contrataria um técnico de outra empresa para fazer esse serviço, já que o técnico da Porto se omitiu. O que a Porto não poderia fazer, é fazer serviços que não vão sanar o problema do produto, se não vai resolver, então que não faça intervenção no produto, pra que mexer se não vai resolver???

      Excluir
  6. Olá Celso,
    O freezer da minha casa está com este defeito... Ele é um Prosdócimo F25 Stock
    Onde fica o pré resfriador e como ele é?
    Como faço para eliminar o pré resfriador? Tenho que retira-lo ou somente desconecta-lo e deixa-lo no freezer mesmo?
    Você poderia me enviar fotos do mesmo? ... walacedias@hotmail.com.br
    Desde já agradeço sua atenção e compreensão para comigo.
    Grato Walace Dias
    (31) 9126-1020 (Whatsapp)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pode fazer isso, o pré resfriador é uma parte da tubulação de gás, e quando for eliminado, o gás vai sair todo, necessitando ser feito uma nova carga de gás, então, esse serviço só pode ser feito por um profissional de refrigeração, por necessitar de ferramentas adequadas para isso e principalmente qualificação técnica ok.

      Excluir
    2. Olá Celso, primeiramente gostaria de lhe agradecer por ter me respondido.
      Dá para você só me indicar qual localização e qual a parte da tubulação é o pré resfriador? ... Liguei para um técnico em minha cidade e ele me pediu R$ 240,00 para fazer este serviço... Eu encontrei este freezer parecido com o meu por R$ 200,00 ... Veja o link abaixo... Já que eu tenho muitas ferramentas em minha casa e encontrei alguns vídeos no you tube ensinando a trocar o gás... Eu creio que vou arriscar... Rsrs!!! ... Pois o máximo que pode acontecer é eu ter que comprar um outro. ... Rsrs!!!
      Grato Walace

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596041429-freezer-vertical-prosdocimo-classic-luxo-220-litros-110v-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-START,V:2]

      Excluir
    3. Não adianta ter ferramentas, tem que ter as ferramentas de refrigeração, por exemplo, você tem um manifold que custa em média 200,00?
      Você tem uma massarico que atinge no mínimo 700 graus mais o cilindro de gás que vão custar na faixa de 330,00?
      você tem cortador de cano de cobre que custa na faixa de 50,00?
      você tem fluxo para solda foscoper que custa 5,00?
      Se tiver essas ferramentas eu te ajudo.

      Excluir
    4. Bom dia meu amigo Celso,
      Muito obrigado por ter me respondido.

      Se possível é só Sr. me informar...

      Qual localização e qual a parte da tubulação é o pré resfriador?
      Como faço para eliminar o pré resfriador? ... Onde corto?
      Tenho que retira-lo ou somente desconecta-lo e deixa-lo no freezer mesmo?

      Sobre as ferramentas...

      Tenho...
      Microrretífica Dremel (Cortar os canos de cobre)
      Maçarico e Gas Benzomatic (400gr)

      Eu compro...
      Fluxo Aron-200 100gr
      Varetas Solda Foscope "banhada a Prata" (2,5 mm X 50 cm)

      Não tenho o Manifold

      Caso precise de alguma coisa que esteja ao meu alcance... Saiba que sou técnico em informática e trabalho em uma loja especializada em manutenção em notebook's.
      Desde já agradeço sua atenção e compreensão para comigo.
      Grato Walace Dias

      Excluir
    5. Olha, infelizmente , para se fazer um serviço de magnitude, não é com duas perguntas e duas respostas amigo, refrigeração é bem mais complexo que isso, não é má vontade minha, tem coisas que ensino aqui no blog, porque são passíveis de ser feitas em casa sem muito trabalho e muita qualificação, eliminar um pré resfriador e dar vácuo no sistema, colocar gás, não é serviço pra quem conserta computador. Chame um técnico, ele vai te cobrar entre 120,00 e 250,00 , ligue e diga o que tem que ser feito e negocie com o profissional, é mais sensato, mais seguro e tem garantia, melhor que arriscar e comprometer seu produto.

      Excluir
    6. Caro Celso, veja no link abaixo o tutorial que fiz a alguns anos atrás...

      https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=1ZVQVLH-LoOagwTdy4CQCQ&url=https://pt.scribd.com/mobile/doc/37704939&ved=0CBwQFjAA&usg=AFQjCNG3ov9fI_Nol-7dN9aSBYoby6EfTg&sig2=9WANLgp9mlEBGY7RGlDqwg

      Eu simplesmente ensinei a fazer o serviço por conta e risco da propria pessoa.
      Se você precisar de alguma informação na área de informática é só me perguntar, que eu lhe ajudarei independente de sua qualificação técnica.
      Novamente muito obrigado por ter respondido minhas menssgens.
      Eu simplesmente queria que você me desse as instruções referente ao pre resfriador, pois, não pretendo fazer um serviço com certificação ISO 9001.
      Grato Walace Dias

      Excluir
    7. Por nada, mas refrigeração não tem nada a ver com o tutorial que você postou ali, basta ter um ferro de solda na mão e paciência para compreender tudo que foi dito, realmente foi um grande tutorial, com certeza muito trabalhoso e você está de parabéns, mas se eu der sequência nessa instrução, tenho certeza que nem com 50 comentários de perguntas e respostas vamos conseguir terminar o serviço ai, e vou abrir precedente para que venham me cobrar que eu ensine refrigeração apenas com perguntas e respostas e isso não existe mesmo, desculpa se não pude te ajudar.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.