quarta-feira, 19 de junho de 2013

Lavadora LT50 Electrolux -Vazando água


   Pode ser que você perceba um vazamento de água nessa lavadora, e tenha dificuldade em localizar a fonte do vazamento, então vou dar uma dica, pois é característica do modelo, visto que não foi a primeira vez que me deparei com esse mesmo problema.
   Com a lavadora cheia de água, incline ela um pouco pra trás, recostando ela na parede para que fique apoiada e assim você possa ver a parte inferior com segurança, se preciso peça para alguém apoiar a lavadora enquanto você localiza o vazamento.



   Mesmo nessa foto, não tendo pego o ponto exato do vazamento, postei a foto mesmo assim, para que vocês entendam o contexto de onde está posicionada a mangueira, veja que aquela mangueira cinza e sanfonada, é a mangueira que é ligada a eletrobomba de drenagem, ela tem uma abraçadeira preta, que fixa ela ao gabinete, prende ela a lataria do produto para que não fique solta, e porventura batendo na lata e fazendo barulho. O problema está justamente nessa fixação dela ao gabinete, vou explicar com a próxima foto.


   Na foto acima, fica bem visível a mancha de água e sabão escorrendo da mangueira, bem no ponto onde ela fica roçando no gabinete da lavadora. Quando a lavadora está em funcionamento, inevitavelmente ela movimenta o tanque e faz com que a mangueira fique o tempo todo deslizando no gabinete, e esse atrito, com passar do tempo, acaba perfurando a mangueira, e causando o vazamento.


  Veja que na foto acima, eu puxei a mangueira, e fica evidente que além de danificar a mangueira, a tinta do gabinete também foi removida pelo atrito constante.
   Para resolver esse problema, duas opções que vão sanar de vez o vazamento, a primeira delas seria trocar a mangueira por outra original. Mas com tempo sabemos que vai ocorrer novamente, porque a mangueira vai ficar na mesma posição. Então o que eu fiz nesse caso, foi afastar a mangueira, e sabendo onde estava o furo, com uma fita isolante, comecei a  passar uns 5 centímetros antes do furo, passando a fita pelo furo e mais uns 5 centímetros a frente, dando voltas na mangueira, tem que se aplicar um pouco de força, para que a fita isolante fique bem esticada e vede perfeitamente, então voltei com a fita dando voltas, até cobrir o mesmo ponto novamente, e depois mais uma vez, enfim,  passando a fita isolante umas 5 camadas sobre o furo, então a fita vai criar uma proteção firme, e por recobrir as dobras da mangueira, a camada de fita isolante, vai criar uma superfície lisa dificultando então que a ação do atrito venha causar novo vazamento.


Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI




34 comentários:

  1. Celso, boa tarde! Desculpe por perguntar sobre geladeira em post de maquina de lavar, mas estou seguindo suas orientacoes devido ao excesso de comentarios no post sobre geladeiras. Bom.. tenho uma Brastemp BRM, que ha alguns meses parou de gelar. Com as suas dicas, troquei a placa de controle e ela ficou boa. Passado alguns meses, notei um barulho bem forte vindo dela. Ao abrir a porta do freezer, eu percebia que o barulho aumentava (apesar de não ser nada vibrando). Desliguei ela da tomada e liguei logo em seguida, porém ela novamente não aciona o compressor (não ventila, somente acende a luz). Será que pode ser a caixa de controle de novo? Obrigado pela ajuda e parabens pelo excelente trabalho que desenvolve por aqui!! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha poderia me passar o modelo correto, fica mais fácil pra mim, se eu te disser que só de BRM tem mais de 20 modelos, BRM33A, BRM37A, BRM43A, BRM35A, BRM35B, e isso vai até BRM48D, tem mais de 20 com certeza, mas voltemos ao assunto.
      Quando você desliga a geladeira da tomada, e religa novamente de imediato, o compressor nunca vai ligar, ele tem uma peça chamada protetor térmico, que só vai permitir que ele ligue novamente depois que o motor esfriar um pouco, dependendo da condição de aquecimento que o motor esteja, ele pode ligar novamente de 10 minutos até mais que uma hora. Tem que esperar ok

      Excluir
    2. Celso, boa noite! Obrigado pela resposta! O modelo é BRM35BANA. A geladeira voltou a ligar, mas está gelando bem menos (mesmo mexendo no termostato, inclusive colocando no maximo). Por exemplo, uma garrafa de agua fica somente fresca e, na parte de cima, notei que o vento das aberturas sai bem mais fraco. Nao chega a derreter o gelo das forminhas, mas sinto que sai muito menos ar frio quando, por exemplo, abro a porta do freezer. Pode me dar mais uma ajuda por favor? Obrigado novamente!

      Excluir
    3. Sim, vamos tentar.
      Abra o compartimento freezer, lá no fundo onde tem o ventilador, veja se tem formação de gelo, ou seja um bloco de gelo formando todo o evaporador (congelador) caso o evaporador esteja todo tomado pelo gelo, isso significa que ela não está fazendo os degelos periódicos, e o gelo impede a circulação de ar, diminuindo o rendimento do produto, caso isso se confirme, tem que testar a resistencia que envolve o evaporador, ela é elétrica, basta ligar ela á tomada, com um cabo de força, não precisa retirar, é muito trabalhoso, ligue um cabo de força á ela e deixe por uns vinte minutos, se aquecer estará boa, se não tem que trocar
      Se tiver gelo no freezer e a resistencia estiver ok, tem que trocar o fusível térmico, é ele quem libera corrente para resistencia aquecer no degelo.
      MAS.... mas caso não tenho esse gelo em excesso no freezer, e o congelador tenha muito pouco gelo, pode ser um problema que tem ocorrido com vários refrigeradores do mesmo modelo do seu, o BRM35A, em alguns casos tem apresentado problema de vazamento de gás internamente, ou seja por onde a tubulação passa por dentro do gabinete, aí não tem como resolver, só se eliminar o pré-resfriador, mas isso é outra história, vamos torcer para ser gelo em excesso, abraço

      Excluir
  2. Na mosca, Celso! Cheio de gelo na regiao do ventilador (aliás, o barulho que comentei que ouvi "dentro do freezer" era das pás do ventilador raspando na camada de gelo que estava se formando). Para testar a resistencia preciso remover a tampa plastica (cinza) ou basta ligar com um cabo de força nos plugs do lado direito? A resistencia é o par de fios brancos ou o azul e laranja? Obrigado de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resistencia é a peça que envolve o evaporador, ou seja o congelador, dela saem dois fios e vão para um conector, as cores dos fios podem variar, mas o que importa que a resistencia é a peça que envolve o congelador.

      olha aí a foto de uma resistencia>>>>
      http://www.polipartes.com.br/Resistencia-Degelo-127V-326030256/p

      Excluir
    2. Boa Noite...
      Normalmente neste modelo o problema está no fusível térmico (peça preta no meio do evaporador). Teste a resistencia dele e continuidade. Se der erro, troque o fusivel. Os sensores teste a resistencia com água gelada. Espero ter ajudado. Boa Sorte. Cristiano. Tecnico.

      Excluir
  3. Boa noite Celso. Tenho uma lavadora de roupas consul 7kg Cwc22 e a mesma ao ligar na tomada começa fazer um zumbido no motor meio alto, o pode ser?Se continuar na tomada mesmo sem apertar algum botão depois de uns 30 segundos ela dá uns estralos fortes o painel parece estar funcionando pois sai agua e se colocar na centrifuga ela retira agua mas gira bem lento. Olhei o motor gira folgado desligado mas quando liga ela na tomada parece que trava o motor parece estar em curto...se puder dar uma dica agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos,
      Olha, aparenta ser a placa, mas você acabou me confundindo aqui, disse que a lavadora é de 07 kilos, e passou modelo de uma de 05 kilos, de 07 kilos seria do modelo CWC24, acho que pela sua informação fica bem claro que o defeito é na placa, mas se quiser trocar o motor para ter certeza, pode ligar ele diretamente na tomada.
      - Fios amarelo e branco ela vai girar o motor para lavagem
      - Fios vermelho e branco vai girar para centrifugação

      veja se o motor está ok, se tiver que trocar a placa, pode comprar da CP ELetronica, tenho usado as placas deles para a consul, tanto CWC22 quanto CWC24, e não tenho tido problemas, abraço

      Excluir
    2. desculpe é cwc24 me confundi. então liguei o motor fora da maquina com o capacitor mas ele não girou sozinho tive que dar a partida com a mão.A placa manda mais potencia para ele girar? ou o capacitor está ruim?

      Excluir
    3. fica dificil sem ver , eu colocaria um capacitor para testar então, é a peça mais barata, custa menos que 15,00, se quiser colocar um capacitor para testar é valido.

      Excluir
    4. fiz a ligação diretamente no fio da placa e ai motor funcionou nos 2 lados.Acho que é a placa mesmo.

      Excluir
  4. Boa tarde!
    Tenho problemas com uma ge e não encontrei quem solucionasse, podes me ajudar?

    Grato
    Carvalho
    pro_carvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carvalho infelizmente não posso, não entendo de GE, e também de nenhuma das outra marcas que a DAKO fabrica, vou deixar aqui um endereço onde muitos técnicos respondem perguntas, entre no site e exponha seu problema, com certeza um deles vai te responder, grande abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite celso troquei a placa e a maquina já está funcionando obrigado pela ajuda.coloquei da cp a anterior era cp tambem.queria uma dica para a placa aguentar mais pois é a segunda placa em 5 anos e ela fica fora da tomada quando ela está em desuso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As placas da Cp são bem mais em conta que as originais, porém tem esse efeito colateral, podem durar menos tempo que uma fornecida pela rede de peças autorizadas, mas isso é relativo, outro conselho que posso te dar, além do que você já sabe que é tirar o plug da tomada, é não fazer lavagens em sequencia, ou seja, sempre entre uma carga de roupas e outra, de intervalos de pelo menos uma hora, para que tanto a placa, quanto componentes elétricos e mecanicos esfriem, assim todas as peças terão uma vida útil prolongada, abraço

      Excluir
  7. Bom dia Celso, comprei uma lavadora ELECTROLUX BLUE TOUCH ULTRA CLEAN 15KG (LBU15), a 3 meses, fui ligar hoje e não liga mais e nem acende o painel verifiquei a energia da tomada está ok, não deu temporal, pois usei a 4 dias a trás estava tudo normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, vamos supor que eu tivesse certeza do defeito, não poderia nem te ensinar, pois como está na garantia, se você abre o produto, vai violar os termos de garantia, podendo até perder essa garantia, então mesmo o produto sendo seu, a responsabilidade dele é toda do fabricante, então tem que chama a autorizada, para que eles vejam e solucionem qualquer problema dentro da vigência da garantia.

      Excluir
  8. Joel, vamos supor que eu tivesse certeza do defeito, não poderia nem te ensinar, pois como está na garantia, se você abre o produto, vai violar os termos de garantia, podendo até perder essa garantia, então mesmo o produto sendo seu, a responsabilidade dele é toda do fabricante, então tem que chama a autorizada, para que eles vejam e solucionem qualquer problema dentro da vigência da garantia.

    ResponderExcluir
  9. Celso bom dia. tenho uma lavadora de Roupas Electrolux 9 kg Turbo Economia LTE09 . é muito boa pois minha esposa nao dá folga pra ela. mas hoje ela começou a vazar agua e parece que óleo tambem. liguei para um técnico mas ele nao quis nem olhar. disse que quando faz isso o melhor é comprar uma nova. o que vc me diz ? esse problema é grave mesmo ? se puder ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, é característica de mecânica, pelo vazamento de água e óleo, mas ligue para mais dois técnicos, para comparar valores e as peças que tem que ser trocadas, assim você vai ter uma noção do quanto vai gastar, e se compensa o conserto. ligue e diga apenas que está vazando água, assim eles vão fazer a visita sem fazer corpo mole, e se você achar que compensa, faça com um técnico ou empresa de confiança e peça uma garantia por escrito do serviço ok.

      Excluir
  10. Minha Electrolux modelo LT15F parou de centrifuga
    Faz todos os programas menos o último de centrifugação
    Pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não joga a água fora, também não centrifuga, se for isso pode ser eletrobomba, agora se joga e não centrifuga, tanto pode ser fio quebrado, pode ser motor, mas na maioria dos casos é placa eletrônica

      Excluir
  11. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Celso, Minha Lt60, está com problema intermitente, ela funciona normalmente, de repente ela funciona apenas alguns segundos e desliga, ja troquei a placa ON/OFF e o problema persiste, troquei o cabo de alimentação também e nada, notei que ao retirar o cabo da rede elétrica ajuda a resolver temporariamente mas logo ela volta a parar, quando ela "decide" funcionar ela completa todos os ciclos normalmente, mas derrepente começa tudo de novo ... liga por 10 a 20 segundos e desliga novamente, acabo vencendo ela por insistência, pode ser essa placa controladora ou outra placa ? Vc tem a venda ? Obrigado. (Detalhe cheguei a trocar 1 dos triac´s de potencia mas continua na mesma, não troquei todos pq a loja não tinha mais) (tambem mudei a tomada que alimenta a maquina para descartar problema de alimentação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza é defeito na placa de potência, eu vendo sim peças no Mercado Livre, mas não tenho essa peça anunciada lá, mas posso ver quanto eu consigo pra você ok, mande email amanhã, para celsojair@gmail.com que eu vejo pra você, mas mande amanha se tiver interesse, respondo a muitas perguntas todos os dias, e se não me mandarem email, acabo me esquecendo de tanta coisa, abraço

      Excluir
  13. Bom di amigo, minha maquina é uma electrolux 8kg, não está entrando agua e ainda ta dando choque.Gostaria de saber o q pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de não entrar água, pode ser que tenha queimada uma das vias da valvula de entarda de água, quanto a dar choque, tem que ver toda a fiação, pode ser fio desencapado em algum lugar, ou alguma peça em curto, isso é perigoso, lavadoras levam muitas pessoas a óbito por descarga elétrica, acontece muito mesmo, melhor chamar um técnico para ver pessoalmente , as valvulas eu vendo, mas a questão do choque, sem ver não tem como saber de onde vem
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749263018-valvula-dupla-original-lavadora-electrolux-220-volts-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762771350-valvula-dupla-electrolux-127-volts-_JM

      Excluir
  14. Tudo bem Celso? Vi o comentário do Vinicius acima e tenho uma Electrolux LT60 que também está com 02 problemas. Liga e funciona por 1 ou 2 minutos e pára de funcionar. Aí, ligo de novo e faz o mesmo problema. Outra, é que ao colocar na centrifugação, não funciona, e fica tipo um zumbido. Li na net que a centrifugação pode ser um tal de atuador, que é barato. E, pelo que vc disse ao Vinícius, poderia ser a placa do liga/desliga resolveria o funcionar e desligar em seguida, após 1 ou 2 minutos? Mas, será que um defeito não tem nada a ver com o outro? Ou se resolver um, resolveria o outro? Vc pode me dizer qual a função desse tal atuador que tem a ver com a centrifugação, e da plaquinha que fica abaixo do botão liga/desliga? Obrigado.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.