quinta-feira, 6 de junho de 2013

Minha Geladeira Parou de Gelar, o que pode ser?

    



Criei esta postagem apenas para que as pessoas que estão postando comentários na outra postagem '' Minha geladeira parou de GELAR," tenham onde fazer suas perguntas, devido á quantidade de perguntas na postagem de 17/02/2013, não consigo mais responder, por algum motivo que eu desconheço, tenho acesso á pergunta, mas quando respondo a resposta não vai, então quem tiver que fazer pergunta sobre geladeira que não refrigera, á partir de hoje poste somente aqui. por favor.

no YOUTUBE, muitos vídeos ensinando a consertar vários defeitos em vários modelos de refrigeradores, entre no meu canal no link abaixo e aprenda muito mais.


Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?

264 comentários:

  1. Boa noite! Tenha uma geladeira Continetal copacabana frost free que não está gelando e proximo ao motor fica uma balho de estalo, por gentileza sabe me dizer qual o problema, eu creio que temostato estja funcionando....grato. Rony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rony, eu não sou especialista em Continental, mas você pode fazer o seguinte, com um cabo de força, ligue o motor diretamente á tomada, o motor tem apenas dois fios, se tiver um fio verde é terra, ignore o terra, e com um cabo de força ligue o motor diretamente á tomada energizando os dois terminais do motor, se ele funcionar saberá que está bom, então deixe ligada por uns 20 minutos, se o condensador, ou seja a grade atrás dela esquentar, significa que o motor está bom e quem tem gás suficiente, então o problema pode ser o termostato sim, pois é ele quem tem que ligar o motor compressor, e se ligando ele direto na tomada sem depender do termostato ele funcione corretamente, significa que o termostato não está mandando energia pra ele, o motor.
      Mas caso ligando direto na tomada, ele faça os estalos e não ligue, então o defeito está no motor compressor mesmo, abraço.

      Excluir
  2. Bom dia, tenho uma geladeira cônsul e ontem fiz uma limpeza sem desligá-la, ficou ligada por uns 10 minutos, passei um pano com veja e limpei.
    Fechei e ela ficou ligada anoitecer toda, e parou de gelar, sai um ar fresco da saída de ar, mas não está gelando.. Nem mesmo o congelador.

    Quebrei a geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não quebrou não, apenas errou em fazer limpeza com o produto ligado á tomada, com certeza ele esquentou tudo que tem dentro, por isso demora para equalizar a temperatura externa, pode ser apenas isso.
      mas caso hoje ainda esteja sem gelar, desligue da tomada, deixe as portas abertas por umas 12 horas e depois religue, pode ser que por ter ficado funcionado muito tempo de porta aberta, tenha criado gelo em excesso e esse gelo esteja impedindo a circulação de ar, abraço silas

      Excluir
    2. Boa tarde. Tenho uma geladeira CONSUL BIPLEX de 334 lts CRD36F desde 2009 e estranhei na semana passada o fato de nao estar refrigerando a parte debaixo inclusive estragando os alimentos. No ultimo sabado resolvi descongelar, e como sempre faço, apenas desligo no botao interno que fica na parte de baixo da geladeira e coloco um ventilador para acelerar, face nao dispor de muito tempo. Ela nao esta gelando normalmente apenas esfria a agua e os alimentos acabam se estragando. Uma placa que fica no fundo da primeira prateleira esta fazendo um acumulo de aproximadamente 2 cms de gelo me fazendo ficar raspando om frequencia. O que pode ser isso? Ah sim desde que comprei o deposito de agua que fica em cima do motor nao suporta a quantidade de agua e vive se desprendendo e jogando agua toda no chao e alagando a cozinha. Tenho que ficar afastando a geladeira toma semana para estar esvaziando esse deposito, na epoca chamei o tecnico e ele disse que era nornmal. Me ajude por favor. Obrigada Wilma

      Excluir
    3. Wilma, pode ser que sua geladeira esteja com insuficiencia de gás, isso faz com que ela não desligue pelo termostato, mesmo formando esse bloco de gelo não significa que tenha refrigeração suficiente para refrigerar, o que faz gelar é um gelo bem fino e duro, e principalmente que complete toda a superfície da placa, o que eu suponho é que a placa do compartimento refrigerador não esteja gelando por completo, por isso formando esse bloco de gelo fofo, que quado derrete transborda o coletor que vai sobre o compressor, então chame um técnico para que complete a carga de gás e sua geladeira volte a gelar normalmente ok.

      Excluir
    4. Oi Celso bom dia obrigada pela gentileza de me orientar, vou seguir suas orientações chmando o tecnico. Apenas gostaria de complementar que de ontem pra hoje apesar de estar com 2 cms de gelo fofo voltar a gelar que é uma maravilha rs. braços e parabens por esse blog que ajuda muitas pessoas leigas.

      Excluir
    5. Não chame o técnico agora, já que voltou a funcionar deixe em observação, deixe o telefone do técnico para quando precisar, já que a geladeira está gelando normal não faz sentido a visita do técnico, aguarde.

      Excluir
    6. eita que noticia boa kkkkkkkkk estou descongelando seja, de modo normal, ou seja desliguei na tomada abrir as portas e estou deixando que ela descongele por ela mesma (sem ventilador) deixarei la por umas 4 horas. Lhe darei noticias da paciente. Abraços.

      Excluir
    7. Tá bem Wilma, vamos ver como a paciente se comporta depois que religar, espero boas notícias, abraço querida.

      Excluir
    8. Celso, só voce pra responder essa pergunta difissilima, mas com o conhecimento que possui é facil demais.Descongelei toda a geladeira, limpei e deixei ela com as portas abertas. Por volta de umas 11:40 fechei a porta do congelador mas a porta ebaixo ficou aberta e um pequeno detalhe: a geladeira continuo desligada da tomada. Agora é que vem a magica. Ainda pouco, abrir a porta do congelador para guardar as gavetas com carnes e pra minha surpresa o congelador estava gelado como se a mesma estivesse ligada. Agora me deu medo.

      Excluir
    9. faça o seguinte:
      - Você corre para direita
      - Eu corro para esquerda, ela está mal assombrada!!!!
      Bem, vamos falar sério, imagine que ela ficou por meses, anos gelando, então ela formou um bloco de gelo na parte de dentro do congelador, e você limpou, mas o evaporador, que é o congelador, tem dois lados, o lado de fora também cria uma camada de gelo que fica prensada entre o evaporador e a isolação da geladeira, que é de isopor ou poliuretano, como o evaporador é de alumínio ele absorve o frio do bloco de gelo, assim, mesmo que a geladeira fique desligada por umas 24 horas de porta fechada, pela eficiência da isolação, pode ser que o bloco de gelo ainda assim não derreta por completo, então mesmo desligada por um dia todo, o congelador ainda vai ter gelo, ou estar muito frio a ponto de você imaginar que tem um fantasminha do iceberg do titanic. abraço
      Engraçado isso, se quiser fazer um teste deixe um mês desligada, se ainda tiver gelo, chame os caça fantasma... kkkk ai ai

      Excluir
    10. kkkkkkkkkkkk nao precisamos mais nos desesperar, voce acaba de desvendar o misterio. Voce é o "cara". Valeu por esse imenso apoio. Abraços querido. Qualquer coisa pedirei socorro. kkkk

      Excluir
    11. Segundo OBAMA, o 'cara' é o LULA, e eu não quero tirar esse posto dele Wilma, qualquer coisa peça socorro que estou por aqui, grande abraço e felicidades sempre.

      Excluir
    12. kkkkkkkkkkkkk amigo nem eu quero comparar esse sujeito com voce, jamais. Mas entao vamos mudar: voce é o entendido. Pronto. Mas falando serio, apenas para lhe informar que a minha geladeira BIPLEX ja está exorcizada. Depois das suas orientações ela está funcionando perfeitamente e nao faz mais aquele gelo todo na parte debaixo. Abraços e sucesso sempre.

      Excluir
    13. Abraço e felicidades querida.

      Excluir
  3. Olá Celso,
    Tenho uma eletrolux frost free DF46. Ela tem dois anos e recentemente parou de funcionar. Chamei um tecnico e ele disse que a placa havia queimado. Ele fez a troca e um mês depois ela parou de gelar na parte de baixo, mas continuou gelando na parte do freezer, mas só gelando e não congelando... chamei o tecnico novamente, que me orientou a desligar por 24h. fiz isso e voltou a funcionar. E agora aconteceu novamente a mesma coisa... o que será que esta acontecendo?
    Obrigada
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Mariana, desculpa a demora, estava em Spam seu comentário,
      Pois bem, esse modelo não se troca apenas a placa, DF46, a Electrolux comercializa um kit, que vem numa caixa, no kit vem a placa, a rede sensora e um ventilador, o ventilador tem que ser trocado, porque nele é preso um sensor de temperatura, então se ele trocou apenas a placa, está aí a explicação, tem que trocar o kit, e não somente um item, abraço

      Excluir
  4. Prezado Celso, primeiramente, obrigado por esse canal de conhecimento. Tenho certeza que você ajudou muita gente com essas dicas preciosas. Li suas dicas sobre meu refrigerador antes de fazer essa pergunta. Trata-se de um BRM34B 340 litros. Nos últimos dias, ele parou de gelar a parte inferior e o próprio freezer não está lá grande coisa. Vi que você sugere ligarmos o motor diretamente na rede elétrica e pergunto: é fácil de identificar os dois fios do motor para fazer essa ligação? Quanto tempo devo deixar o motor funcionando para garantir que ele esteja OK? Se ele funcionar, posso concluir que o problema é a "central" ou pode ser alguma outra coisa? Agradeço demais pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, só vai ligar o motor direto na rede elétrica se perceber que ele não está ligado no produto, se o motor está ligado e mesmo assim a geladeira não refrigera, com certeza não precisa testar o motor, no seu caso suponho que o motor esteja ligando, já que você disse que ela perdeu rendimento, e que ainda gela um pouco no freezer, então o motor obviamente que está ligando, embora o produto não atinja o rendimento desejado.
      O que pode estar ocorrendo é que ela não esteja fazendo degelos, então tem gelo acumulado no compartimento freezer impedindo a circulação de ar.
      Portanto abra o compartimento freezer e teste primeiramente o ventilador, pode ligar diretamente com cabo de força á tomada, teste a resistencia que vai em volta do congelador, ventilador queimado faz com que ar não circule e não refrigere nada na parte inferior, resistencia queimada cria um bloco de gelo também impedindo a circulação de ar, caso esteja boa a resistencia e o ventilador, e mesmo assim tenha um bloco de gelo no freezer fechando todo o congelador, troque o bimetalico e o kit sensor, troque os dois e observe, caso ainda apresente o problema, aí troca-se o modulo de potencia que é a placa, então faça tudo passo a passo.

      Excluir
  5. boa noite tenho uma consul crd34 gostaria de saber pq ela parou de gelar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que o motor não esteja ligando porque o termostato, que é o controle de temperatura não esteja mandando corrente elétrica para o motor compressor, então se o motor não estiver mais ligando, desligue os fios que estão no motor e ligue ele diretamente á tomada, se ele ligar deixe funcionar por meia hora, se a geladeira voltar a gelar, troque o termostato, mas caso ligue na tomada o motor direto e ele não ligue, aí o problema vai estar no motor mesmo, mas eu acredito que seja o termostato, mas caso o motor mesmo estando ligado, ainda assim não refrigere nada, o problema pode ser falta de gás ok.

      Excluir
  6. ajuda muito essas dicas.sou tecnico estou brastemp modelo brm44 ....já troquei kite eletronico completo continua sem gelar na parte inferior ...que devo fazer????manda uma dica irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duarte?
      Acho que foi você quem perguntou na outra postagem, tá complicado responder lá, tem muitas perguntas e as vezes as respostas não estão indo, então vou bloquear comentários lá.
      Bem, você trocou o kit... bimetálico, sensor e módulo?
      o ventilador funciona?
      viu se o dreno está limpo?
      esse modelo as vezes bloqueia por dreno entupido, me passe mais informações Duarte, para ver o que foi trocado e tentar descobrir porque não está refrigerando ok, abraço

      Excluir
  7. OLÁ CELSO BOM DIA , VC ME AJUDOU NA LAVADORA DE ROUPAS QUE SÓ DAVA BIPS LEMBRA? TROQUEI A PLACA DE CIRCUITO E ELA VOLTOU A FUNCIONAR . CARA AGORA O PROBLEMA É A GELADEIRA ANTIGA DA MINHA MÃE NÃO SEI A MARCA MAS TEM FREEZER NA PARTE DE CIMA , UMA BELA NOITE ELES ESTAVAM SENTADOS NO SOFÁ E OUVIRAM UM BARULHO DE ZUMBIDO E A GELADEIRA PAROU, PODE TER SIDO O GAS SAINDO? ELA ESTAVA COM O PROBLEMA DE MUITA AGUA NO COMPARTIMENTO EM CIMA DO MOTOR E AS VEZES CAIA PODE TER AFETADO O MOTOR? VOU FAZER O TESTE DO MOTOR E TE FALO. SÓ DE LER AS DICAS JÁ CONSIGO DA UM PONTA A PÉ NAS COISA. VALEU !!!! QUALQUER COISA TE ESCREVO PARA OUTRAS ORIENTAÇÕES VOU PEGAR O MODELO DA GELADEIRA FICA MAIS FÁCIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Deco, mas parece ser o motor mesmo, porque geladeira antiga tem apenas motor e termostato, a não ser que seja uma frost free antiga, veja o modelo e marca e teste o compressor direto na tomada, depois me fale, abraço amigo

      Excluir
  8. Bom dia Celso, tudo bom?

    Tenho um refrigerador Frost Free Eletrolux RFE38 Modelo 01362FBA106 que não está gelando, apenas resfria. Em primeiro lugar, desde a compra, a porta do equipamento não fechava direito, fazendo que o refrigerador ficasse todo o tempo “suado”, no entanto, após aproximadamente 10 meses de uso ele começou a apresentar o problema não congelamento. Como o equipamento ainda está na garantia (faltando 01 mês para acabar) acionei a assistência técnica autorizada que constatou “porta desalinhada, saindo ar em cima, gaxeta não veda”, efetuando assim a troca do gabinete (cód.70003412) que estava empenado e substituiu o tubo isolante (cód. 69258041). No entanto, apenas dois dias ap;os realizado o serviço o equipamento voltou a não gelar. A assistência retornou e constatou que dessa vez o compressor estava com libras a mais de gás, retirando então o excesso. Após isso, o refrigerador voltou a funcionar normalmente apenas por um dia. Liguei novamente para a assistência, eles decidiram levar o produto para a oficina, permanecendo lá por aproximadamente uma semana. Durante esse período, foi informado que não foi trocado nenhuma peça, apenas realizado alguns ajustes. O equipamento retornou funcionando normalmente por dois dias apenas, hoje voltou a não gelar. Gostaria da sua opinião sobre o assunto, pois até agora a autorizada mostrou ter total falta de conhecimento sobre o assunto, além disso dentro de 01 mês a garantia acaba e tenho receio o problema se perdure até o fim da garantia e eles não se comprometam mais em dar uma solução definita para o problema.

    Desde já, agradeço pela atenção. No aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu, se fosse você, entraria em contato diretamente com a Electrolux, relataria todo esse histórico do produto, e pediria a troca desse produto por outro novinho, porque o produto que você tem aí não é confiável, ligue e converse com o atendimento, não precisa usar palavras grosseiras, mas seja firme, seja enérgico/a com eles, diga que tem um relatório de todo o histórico de manutenções ineficientes, diga que sua garantia está acabando e desde que comprou o produto ele não cumpre sua função, e você AINDA confia na Electrolux, mas não confia naquele produto que está na sua cozinha, então peça uma solução, veja o que eles vão dizer, se forem negativos com sua solicitação, diga que vai juntar tudo que aconteceu a acionar o procon.
      Eu sei que produtos estão sujeitos a apresentar problemas, isso é normal até, mas o que não pode é você comprar um produto que não funcione, mesmo depois de um ou mais reparos, então use seu direito de consumidor para resolver isso, tenho certeza que a Electrolux vai resolver seu caso, afinal uma empresa só se faz grande como eles são, quando não tratam as pessoas como consumidores, e sim como clientes, abraço e boa sorte.

      Excluir
    2. Quando eu disse para você acionar a Electrolux, não estou me referindo á loja que atendeu aí na sua região, digo pra você ligar diretamente no 0800 da fábrica e conversar com o fabricante e não mais com a assistencia técnica que te atendeu aí ok, abraço

      Excluir
    3. Boa noite Celso!

      Muito obrigado pelas sugestões, irei acatá-las. Espero que realmente a Electrolux seja uma empresa séria e troque o produto e eu não tenha que recorrer ao Procon, enquanto isso minha carne ta na casa da vizinha..rss. Mas não teria como me dar um possível diagnóstico com as informações que lhe passei, inicialmente, só para efeito de conhecimento?

      Abs,

      Kleber

      Excluir
    4. Kleber,
      A Consul tem também um modelo de uma porta frost free, eu sinceramente não sei qual a causa de tantos problemas, imagino que seja algo relacinado a isolação estrutural do produto, talvez eles não tenham vedação de gabinete suficiente para um modelo frost free que trabalha com temperaturas mais baixas que as convencionais, sinceramente não sei, ainda não fiz manutenção nesse modelo igual a sua, até porque é um produto muito novo, e só quem tem contato com o produto é o pessoal da rede autorizada, abraço Kleber

      Excluir
  9. tenho uma consul 6kg super jato, ela não está drenando a água, eu já testei a bomba fora ela funciona. mas com a o tanque está cheio ela funciona mas não joga a água fora. o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha fio partido, ou com mal contato, veja se está chegando corrente nos fios que alimentam de energia a eletrobomba, se não chega corrente pode ser a placa ou o timer, você não me disse o modelo da sua Consul, disse apenas que é uma 6 kilos super Jato, e isso não é modelo, o modelo fica lá atrás em uma etiqueta.

      Excluir
  10. Boa noite!Celso. Tenho uma BRM44ABANA. A parte de cima congela normalmente e a debaixo não. Desliguei o refrigerador da tomada, aguardei alguns minutos e ao plugar o mesmo na tomada o ventilador funcionou, mas quando o compressor entrou em funcionamento o ventilador parou.Dutos e dreno estão desobstruidos, luzes do painel estão normais. Peço sua ajuda.
    Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, quando você liga o produto á tomada, a placa eletrônica entra em uma rotina de teste de todos os componentes, portanto eles não funcionam simultaneamente, isso é normal, depois de um tempo o compressor vai funcionar juntamente com o ventilador.
      Bem, quando á não refrigerar o compartimento refrigerador, tem que abrir o compartimento freezer, ver se o evaporador não está com gelo excedente, ou seja, se o congelador não está todo tomado por gelo, caso isso esteja acontecendo, o gelo em excesso, está obstruindo a circulação de ar, então tem que testar a resistencia que fica em volta do evaporador, se ela estiver queimada, substitua, caso ela esteja aquecendo, troque o bimetálico de degelo e o kit sensor para campo, e observe o funcionamento, caso volte a acumular gelo, troca-se o modulo de potencia, isso tudo, se ela estiver com um bloco de gelo cobrindo todo o evaporador.

      Excluir
  11. Bom dia, sou João! Minha geladeira ainda está gelando mas está emitindo um odor muito forte de pneu (freada de pneu) acabei de descobrir um óleo caindo na bandeija de água, me falaram que é vazamento de gás e se for é na parte interna (em um tipo de resistência), pois em torno do compressor não há incidência de óleo, está tudo sequinho. Queria saber o que pode ser o problema e se for realmente isso qual procedimento o técnico vai tomar, isso é por cautela, apenas para que não possa ser enganado. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha João, se ela está gelando normal, com certeza não é vazamento de gás, se o gás vazar a ponto de escorrer óleo, com certeza ele iria perder todo gás em segundos, e a geladeira iria parar de gelar, outra coisa é que gás de geladeira é inodoro, e inodor, não tem cheiro e nem cor, então o que pode estar ocorrendo aí, é que tenha sujeira no aparador de água, algum resto de alimento, sangue de carnes, alguma resto de alimento que desceu com o degelo e está exalando o mal cheiro, gás e óleo eu imagino que não seja, pelo fato dela ainda estar gelando normal.

      Excluir
  12. Tenho uma consul frost free crm49 biplex bem estar. Foi adquirida em 2010 e está com dois dias que não gela, aparentemente funciona normal, som e luz interna normal, porém não gela nem no congelador nem na parte de baixo. Troquei o ventiladorzinho do congelador mas continua na mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o compressor está quente, se estiver desligue e deixe esfriar por pelo menos uma hora, depois, retire os dois fios ligados ao compressor e ligue ele diretamente na tomada, se funcionar, deixe ligado por uns 30 minutos, então abra o compartimento freezer, lá onde está o ventilador e veja se tem formação de gelo no evaporador, ou seja no congelador, se tiver com compressor ligado e gelando normal, o defeito é a caixa controle, ou seja a placa eletronica que fica instalada do lado esquerdo do compressor dentro de uma caixa branca, abraço

      Excluir
  13. Minha geladeira consul CRD36 Não funciona o motor. A luz da geladeira esta normal, mas o mortor não esta ligando. O que pode ser esse problema Celso?
    Att.
    Antonio Coutinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, boa tarde
      Eu imagino que pode ser motor, ou termostato, para saber, desligue os dois fios que estão ligados ao motor, então com um cabo de força ligue no motor e na tomada, assim vai estar ligando o motor direto, se ele funcionar, deixe por uma meia hora, se a geladeira voltar a gelar, então troque o termostato que fica atrás do batão de controle de temperatura, na parte de baixo, no compartimento refrigerador ok, abraço

      Excluir
  14. Olá celso. Primeiro quero parabenizar você pela consultioria prestada aqui.
    Celso. Tenho uma geladeira consul CRD36 Não esta funcionendo o o motor. A luz da geladeira esta normal, mas o motor não esta ligando. O que pode ser esse problema Celso?
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, boa tarde
      Eu imagino que pode ser motor, ou termostato, para saber, desligue os dois fios que estão ligados ao motor, então com um cabo de força ligue no motor e na tomada, assim vai estar ligando o motor direto, se ele funcionar, deixe por uma meia hora, se a geladeira voltar a gelar, então troque o termostato que fica atrás do batão de controle de temperatura, na parte de baixo, no compartimento refrigerador ok, abraço

      Excluir
    2. celso, como é que testa o kit desgelo dos refrigeradores frost free?

      Excluir
    3. Boa noite! Celso, meu nome é Eduardo e gostaria de saber como se testa o kit de desgelo de um refrigerador frost free.

      Excluir
    4. desligar os fios do termostato e ligar em uma tomada?

      Excluir
    5. Eita, não tem como responder vocês dessa forma, vocês fizeram perguntas como resposta de outra pergunta do TONI, então complica tudo, além do mais está como ANONIMOS, tem que fazer uma pergunta como pergunta, e não como resposta de outro comentário, assim vocês me quebram as pernas...

      Respondendo ao TONI, que é o dono desse espaço
      R: Não disse em momento algum para desligar fio do termostato e ligar na tomada, leia a resposta e veja que é para ligar o motor direto na tomada, se ele estiver funcionando, troque o termostato, foi isso que disse e repito aqui novamente. o motor não está ligando na geladeira, pedi para ligar ele direto na tomada, para saber se o problema é com a geladeira, que no caso não estaria mandando corrente para o motor, e quem faz isso é o termostato, então se ligar o motor direto na tomada, vai estar testando o motor, sem que ele dependa que o termostato da geladeira energize ele, então se ele funcionar o motor ligando direto na tomada, e não funcionar na geladeira, quer dizer que na geladeira ele não recebe corrente elétrica, e quem manda corrente é o termostato, e se não manda quem está com defeito? o termostato, por isso eu disse, se o motor funcionar, troque o termostato.

      Excluir
    6. Respondendo ao Eduardo, que fez a pergunta dentro da resposta do TONI>>>
      R: Olha Eduardo, acho que se contar todos os modelos e marcas de frost free, teremos mais de 100 produtos, se você me dissesse modelo e marca do produto, iria me ajudar muito, aguardo ok, abraço

      Excluir
  15. Fiz o teste Celso. Motor parece ter ligado pois estava quente. Mas a geladeira não gelou. Valeu A dica. E mais uma vez. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe ligado por uma meia hora pelo menos, demora, ela começa a gelar primeiro no congelador, depois de completar totalmente o congelador é que vai gelar a placa fria no fundo do compartimento refrigerador, tenha paciência, se em meia hora perceber que gelou, troque o termostato, ok

      Excluir
    2. Deixei meia hora Celso. Mas só esquentou o motor. Pode ser outra coisa? Poxa... Tomara q não seja o motor.

      Excluir
    3. Pode ser o motor sim, mas pode ser insuficiência de gás, ou seja, mesmo com o compressor ligando sem gás ela não funciona, ou então entupimento interno, óleo do compressor entrou na tubulação e impede a circulação de gás, isso ocorre muito quando se transporta o produto deitado, assim o óleo do compressor entra nos canos, no seu caso Toni, somente com a visita de um técnico para avaliar e ver onde é realmente o problema e corrigir, eu suponho que não seja o compressor, principalmente se ele for Embraco, dificilmente vai queimar em um prazo tão curto, então agende um orçamento com um técnico capacitado,abraço e boa sorte

      Excluir
    4. valeu Celso. Muito agradecido cara. Abraços.

      Excluir
  16. Boa noite,Celso meu refrigerador não está gelando a parte de baixo,ou seja só funciona o frezzer e também tá fazendo barulho na ventuinha do frezzer o que pode tá acontecendo...o que eu percebi é que tá formando gelo e obstruindo a hélice.. como eu posso resouver...vale lembrar que minha geladeira BRASTEMP FROST FREE BRM35B desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que teve acesso ao compartimento freezer, teste a resistência que fica em volta do congelador, pode ligar ela diretamente a tomada e deixar por uns 15 minutos, se aquecer ela vai estar funcionando perfeitamente, então troque o fusível térmico e se a formação de gelo voltar, troque a caixa controle, mas por hora se a resistencia estiver ok, troque apenas o fusível térmico. Ah, se a resistencia estiver queimada, troque a resistencia, abraço

      Excluir
    2. Boa noite,Celso eu realmente tive acesso ao compartimento do Frezzer,porem não localizei a resistência você pode me ajudar?obrigado.

      Excluir
    3. Paulo, a resistencia confunde-se com o congelador, pois tem o formato igual e a cor também é alumínio, porém, como a resistencia é elétrica, em cada ponta dela saem fios, dois fios que se unem em um terminal, vou deixar o link de uma foto dela aqui, aí você vai identificar com mais clareza, abraço


      http://www.preciolandia.com/br/resistencia-degelo-brastemp-127v-7cat9p-a.html

      Excluir
  17. Tenho uma geladeira Eletrolux dff44 e mandei na assitencia devido a mesma não estar gelando o refrigerador e o frezzer bem fraco trocaram a placa,como voce disse em cima e em baixo, funcionou apenas o frezzer e bem! mas o refrigerador parou isto em 7 dias ,mandei de novo,durou de novo 07 dias, pois o frezzer uma beleza mas a geladeira quente de novo.Ah! troquei tambem o termofusivel com sensor.Pelo que sei como o frezzer funciona e bem mesmo na temperatura média e a geladeira não,o que será que esta acontecendo,pois, até o tecnico quer devolver o dinheiro não sabendo resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Geladeira tem duas placas eletronicas, e quando se troca, tem que trocar as duas, pois a maioria das placas que estão nesses produtos, não são mais compatíveis com as placas que são fornecidas pele rede de autorizadas hoje. quando você trocar a placa tem que trocar as duas, por causa da compatibilidade, outra coisa importante que eu tenho que saber, O VENTILADOR, está funcionando???
      Preciso saber se duas coisas estão funcionando, o primeiro é o ventilador, veja se quando o compressor liga, o ventilador também liga, pois eles funcionam simultaneamente, e tembém teste a resistencia de degelo, ela envolve todo o congelador, tanto o ventilador quanto a resistencia podem ser testados ligando eles diretamente a tomada, aguardo essas duas respostas, para gente continuar analizando o problema aí ok, abraço

      Excluir
  18. Boa noite,Celso eu não consegui testar a resistência pois eu não encontrei a mesma, a pesar de ter acesso ao compartimento do freezer você pode me ajudar...desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo. Posso te ajudar sim, mas não sei qual o modelo da sua geladeira, não sei se já falamos antes, porque você colocou o comentário aqui no final, quando for me dizer o modelo da geladeira, coloque aqui embaixo como resposta desse comentário meu, que aí nosso assunto fica todo junto, e eu posso acompanhar tudo, é que são em média 30 a 40 perguntas por dia, e as vezes eu não me lembro de todos os assuntos ok, aguardo o modelo da geladeira, para eu descobrir onde é a resistencia, abraço

      Excluir
  19. Boa noite Celso. Tenho uma Brastemp BRM 38ABANA. Algum tempo ela começou a piscar todos led's e a soar o alarme. Só parando de soar o alarme e desligar os led's quando desligava da tomada. Reparei também que a parte de baixo parou de gelar e o frezer não estava mantendo os alimentos congelados. Pelo o que eu pude ver aqui no blog, poderia ser o bimetal. Troquei o bimetal e o alarme e os led's param de dar problemas. O frezer voltou a funcionar, mas aparte de baixo ainda não esta gelando. Reparei também que antigamente quando abria o frezer e depois fechava, e queria abrir novamente na mesma hora, ficava muito difícil tendo que fazer uma força maior e agora ela abre muito fácil. Gostaria que me direcionasse para tentar solucionar o problema. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. abra novamente o freezer, e veja se tem acumulo de gelo no evaporador, se tiver, teste a resistencia de degelo, pode medir continuidade, ou ligar ela diretamente a tomada, dixe por uns 15 minutos, mas isso apenas se tiver excesso de gelo no congelador- evaporador, caso não tenha formação de gelo em excesso, eu aconselharia você ligar o compressor direto na tomada, se ele permanecer ligado por uma meia hora, então troque o modulo de potencia, ok

      Excluir
  20. Boa noite
    socorroooo,tenho uma geladeira DF46 e ela deu uns apitos e parou de gelar,ela ta com as luzes internas acessas,painel tem escrito LJ e o motor nao ta ligando...sera que queimou?? O que devo fazer??
    Aguardo
    Att Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, para esse modelo, tem que trocar um kit que a fábrica manda para corrigir o problema, no kit vem uma placa, um ventilador com sensor, e uma rede sensora, mas como ela parou completamente, compre o kit, troque a placa que fica perto do motor do lado esquerdo em uma caixinha branca, é a peça mais fácil de trocar, troque a placa e observe, se precisar troque a rede sensora e o ventilador com sensor, mas de imediato troque a placa e guarde as outras peças.

      Excluir
  21. boa tarde, li todas as duvidas e respostas antes de fazer a minha...
    tenho um refrigerador "consul 280" acredito ser esse o modelo, pois esta escrito na porta, e atrás não tem nenhuma etiqueta que a identifique como outro modelo.
    bom... minha duvida é a seguinte, como nos demais defeitos que foi relatado aqui, ela não esta gelando, nem no congelador.
    vamos do principio, a dois meses mais ou menos transportei ela por uns 80km deitada, quando ela chegou ao destino a coloquei no lugar e esperei por mais ou menos uma hora para liga-la... liguei e tudo correu bem, funcionou perfeitamente, a uma semana atrás minha esposa a desligou para limpa-la, "no botão", então após liga-la novamente, ela fez somente um acumulo de gelo na parte superior do congelador, (que só fomos notar uns 2 dias depois) mesmo assim a deixamos ligada na tomada funcionando, ontem a noite reparei que o barulho do motor dela estava mais alto (o que antes era quase imperceptivel) hoje pela manha notei que dentro dela não tem nada refrigerado, ou seja, ela esta com a temperatura interna na mesma temperatura ambiente fora da geladeira, e no congelador não tem mais nem a camada de gelo que havia se formado antes na parte superior, ele esta apenas "fazendo agua", isso mesmo, a caixa que fica embaixo do congelador esta cheia de agua assim como dentro do congelador. fazendo uma analize de todas as respostas e perguntas postadas aqui, cheguei a conclusão que o defeito somente poderia ser gás?!?!?!?!?! então pergunto: estou certo ou errado?
    abraços e aguardo sua resposta,
    att Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, aparentemente o problema é sim com gás, e não é a falta dele, gás tem sim no sistema, prova disso é que você ouviu o compressor trabalhando mais forte, o que ocorreu aí, pelas informações detalhadas que me passou, foi que entrou óleo do compressor na tubulação por onde passa o gás, esse óleo foi tomando de conta do congelador, até o ponto de impedir parcialmente a circualção de gás, e agora invadiu todo congelador, aconselho desligar a geladeira urgente, para não por em risco o compressor, depois peça para um técnico constatar se é realmente isso, caso seja ele vai abrir o sistema, tirar o gás, fazer uma limpeza interna , trocar o filtro e fazer uma nova carga de gás, abraço

      Excluir
  22. oa Tarde, Celso.
    Meu nome é Luis, tenho uma Brastemp modelo BRG39ECA,
    na segunda comecou a dar uns estalos na parte do motor.
    Abri a porta a luz acesa. No segundo dia fui abrir o freezer e tudo descongelado.
    O motor estava quente, continuava dando uns estalos e reparei que sai
    um ventinho dentro da geladeira. Desliguei pelo botao que vai de 0 a 7,
    depois retirei da tomada. deixei desligada por dia e voltei a ligar.
    Ja esta mais de um dia ligada, continua dando uns estalos, o motor esta frio,
    as grades atras tambem. se giro o botao para o ZERO ela desliga e se coloco no 7
    ela liga so que nao gela nada em parte nenhuma.(estalos continuam)....poderia me
    ajudar meu amigo Celso.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que os estalos sejam o compressor tentando partir, ele superaquece, e o protetor térmico corta corrente, então você ouve um clique, após alguns instantes o protetor esfria, e novamente libera corrente para o motor, ele tenta ligar, aquece e corta novamente, essa é uma possibilidade mais proxima da sua informação, a outra possibilidade é que o timer de degelo que também fica lá atrás, possa estar com problema, note que do lado esquerdo do compressor, tem preso ao gabinete por um suporte uma peça chamada timer, dela saem quatro fios, no centro do timer, tem um eixo que parece uma rodinha, gire ele no sentido horário um pouco, pode ser que tenha quebrado alguma engrenagem interna e não consiga adiantar e fazer a geladeira voltar a funcionar, faça isso com ela desligada, depois que girar o timer um pouquinho, ligue novamente a tomada, caso ela volte a funcionar, troque o timer e observe pra ver se está tudo normal, se não, aconselho chamar um tecnico da sua confiança, para constatar o que está acontecendo.

      Excluir
  23. quero saber dosistema eletrico onde conpoe aparde do frizer onde tem aresistensia como poso asesa pela internet

    ResponderExcluir
  24. tenho uma geladeira brastmp frost free clean . apos uma falta de luz ela ficou ligando e desligando fazia um barulho de tic tac aq pode ser . obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com o modelo da geladeira fica mais fácil te ajudar, o modelo exato fica em uma etiqueta atrás do produto, sem modelo, não sei qual informação te dar, e Clean é uma linha de produtos e não modelo, o modelo é composto por Letras e numeros, começando sempre com três letras.

      Excluir
  25. Boa noite celso tenho visto suas respostas e acredito que você pode me ajudar .Eu tenho um refrigerador consul modelo crg36a que não estava gelando,quando eu o retirava da tomada e deixava por algumas horas sem funcionar. Depois de liga-lo novamente ele voltava a gelar, mas só por dois dias depois parava de gelar.chamei um técnico que identificou o problema como sendo a resistencia a qual tive que comprar. Depois que ele trocou a resistencia continuou com o mesmo problema. depois ele disse que era o censor que tive que comprar mas o problema não foi solucionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele trocou a resistencia, entao ela está acumulando gelo no freezer, e esse gelo fazendo um bloco que impede a circulação de ar, então ele achou que fosse a resistencia, deveria ter testado pra ver se estava queimada, porém, quem energiza a resistencia não é o sensor de temperatura e sim o fusível térmico, na minha opinião, e pelas informações que você me passou, a peça a ser trocada para corrigir, é o fusível térmico.

      Excluir
    2. Depois que eu comprei o censor ele foi colocar e eu fiquei olhando só que tinha dois censores o que fica entre as placas e outro na parte inferior. Ele chegou a conclusão de que o censor que faz parar o funcionamento e ativar a resistência estaria queimado, só que na hora de trocar a peça eu percebi a duvida dele de quais censores deveria trocar. Ele trocou o censor que fica na parte

      Excluir
    3. De baixo que pode ser visto ao abrir a porta só que agora a geladeira só funciona quando tirmos e ligamos na tomada novamente e isso por um periodo de 10 minutos parando em seguida e não volta mais.se voce puder me ajudar eu lhe agradeço porque esse técnico que contratei é o melhor da cidade e não ta conseguindo.

      Excluir
    4. O fusível térmico fica inserido entre as alhetas do congelador, vou colocar aqui uma foto da peça para você não ter dúvidas, ele não é um sensor, funciona como o antigo bimetálico, veja a foto da pela no link ali embaixo, copie e colo o endereço no navegador.

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-485322056-fusivel-termico-p-refrigerador-e-freezer-brastemp-e-consul-_JM

      Excluir
  26. Tem um ano e meio qe comprei uma geladeira brastemp inverse com muito custo acabei de pagar a ultima prestação,ja mostrou problema,n faz mais o barulho normal qe seria como bolhas e motor turbo, o frizer só mostra estar ligado com a porta aberta,,e a parte de cima ñ ta gelando,,E atraz da geladeira proximo ao motor tem uma luz verde qe acende a cada 5 segundos,,Por favor me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo é bem complicado, melhor você acionar a assistência técnica autorizada, mas tem que ser o pessoal da autorizada mesmo, até eles tem dificuldades com esse produto, não chame qualquer oficina, ou empresa que não seja o representante da fábrica, sem ver o produto fica difícil te dar uma instrução, então para que eu não acabe confundindo você, melhor você chamar mesmo o pessoal da rede autorizada, e para as pessoas que lerem aqui, não aconselho comprar INVERSE, abraço

      Excluir
  27. Boa tarde Celso, Tenho uma geladeira duplex brastemp clean frost free e ja faz algum tempo que percebo que ela dá uns estalos tentando ligar e depois de algum tempo ela funciona normal.As vezes ela funciona por um longo periodo (+/- 20 minutos), mas as vezes funciona por 5 segundo e logo desliga. Reparei tambem que quando ela está funcionando,ao abrir a geladeira ou ligar alguma luz da casa, ela desliga sozinha.Ela está gelando normalmente. Será que pode ser o rele de partida? Aguardo, Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo.
      Mesmo ainda estando gelando, normal ela não está, mas clean, é uma linha grande de refrigeradores, isso não é o modelo, para que eu tenha uma noção de qual produto você tem e quais os defeitos que esse modelo apresenta, preciso do modelo exato, no caso o modelo fica atrás em uma etiqueta, me passe o modelo que eu tento ajudar voce melhor, abraço

      Excluir
  28. Bom dia Celso, parabéns pelo blog.. muito útil!!! A minha geladeira é um Refrigerador - Consul Frost Free Duplex CRM33EB - 263 L 110V - comprei faz 10 meses, ainda está na garantia e de uns tempos pra cá ela está estalando muito, principalmente a noite. Como a garantia dela vai vencer daqui dois meses, teria que detectar se tem mesmo algum problema para conseguir arrumar pela garantia. Obrigada!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estalos em refrigeradores são comuns, vou deixar uma postagem aqui que fala sobre, mas se você achar que deve acionar a garantia para não ficar com duvidas, acho melhor voce chamar, aproveite o seu prazo de vigencia de garantia para fazer isso, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/barulho-refrigerador-e-freezer.html

      Excluir
  29. Bom dia,

    Meu nome é Ana Carolina e gostaria de uma informação:
    Minha geladeira é da marca Brastemp Clean e acredito q d ontem a noite ela parou de gelar. ate então estava funcionando normalmente. agora toda vez que ela tenta gelar fica fazendo uma barulho e para.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina, a Brastemm tem mais de 20 geladeiras da linha Clean, se me der o modelo eu terei satisfação em te ajudar, se eu ficar dando respostas baseado em todos os modelos vou ficar o resto da noite aqui, me passe o modelo exato que fica em uma etiqueta atras do produto por favor.

      Excluir
  30. Boa Tarde Celso, tenho um consul 380 bíplex, ela parou de gelar e ficou fazendo um barulho, como se a placa estivesse estalando, liguei o motor direto na tomada e funcionou normalmente, tirei a placa de controle e testei com o multímetro, achei um capacitor de 470mf/105º/35v com defeito e troquei, a placa está com uma marca preta próximo aos diodos zener e ao capacitor trocado, mas aparentemente não tem mais nenhum componente com defeito, reinstalei a placa e a geladeira continua sem ligar o motor, agora os estalos diminuíram, a impressão que dá é que a placa tenta ligar o motor mas não consegue, será que pode ser mais alguma coisa, ou provavelmente é só a placa? outra coisa, por quanto tempo posso deixar o motor funcionado direto enquanto não acho o defeito da geladeira? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode deixar muito tempo não Paulo, normalmente ele funciona não mais que 20 a 30 minutos e para, então não pode deixar funcionando direto, agora recuperar placa não é o aconselhável, prova disso é que você trocou componentes e nada adiantou, é obvio que o problema é a placa, já que ligando direto ela funciona, troque a placa e pronto.

      Excluir
  31. Meu nome é Ruthy, tenho uma geladeira Electrolux frofree RFE38 e nunca descongelei, de repente ela parou de congelar, aquele barulho que ela fa não faz mais quando estar ligada.E quando antes ela estava fazendo um barulho como de uma moto no congelador. O que sera que aconteceu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthy,
      sua geladeira é de uma porta frost free, o que pode estar ocorrendo é que ela deixou de fazer os degelos, então o excesso de gelo está pegando na helice do ventilador e fazendo esse barulho, além disso sem ventilação ela não refrigera.
      Então tem que abrir o compartimento freezer e testar a resistencia de degelo, para ver se não está queimada, caso esteja, troque e peça e vai solucionar o problema

      Excluir
  32. Olá boa tarde me chamo Mayara, e minha geladeira consul 340 parou de gelar depois que eu furei o congelador o que pode ser ?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, boa noite
      quando se fura o congelador, imediatamente o produto para de gelar, pois o gás sai todo em poucos segundos, tem que imediatamente desligar o produto e chamar um técnico para trocar o congelador, ou fazer um reparo se for o caso, mas desligar imediatamente é o primeiro procedimento, vou deixar uma postagem para voce entender melhor, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/congelador%20furado

      Excluir
  33. Boa noite Celso, voltei para agradecer pela força, realmente era a placa, a geladeira está funcionando novamente, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Que bom que conseguiu resolver, parabéns, abraço e felicidades

      Excluir
    2. Celso, tenho um geladeira Eletrolux DFF44 pêmium. Quando ela desliga, para voltar a funconar tem que ser retirada da tomada e tornar a ligar na tomada. Foi trocada a placa principal e o painel que fica no congelador. Não adiantou, continua sem funcionar automaticamente. Quando está funcionando tudo é normal, ventilador, luzes, gela e congela. O problema é somente voltar a ligar automaticamente. Continua dependendo de ligar e desligar da tomada.
      Por favor que devo fazer?

      Excluir
    3. Trocou as duas placas, então troque a rede sensora que fica no freezer. se a resistencia estiver ok e o ventilador ok, a unica coisa que pode estar com problemas é a rede sensora, troque também i interruptor de porta, ele as vezes entra em curto interno e fica dando mal contato, são peças baratas em relação as placas ok, abraço

      Excluir
  34. ola celso,primeiramente parabens pelo seu blog.e de uma utilidade imensa.li suas respostas mas mesmo assim continuo na duvida.minha brastemp e a brm43a.o freezer esta normal mas o refrigerador nao funiona.esta acumulando gelo no duto.eu limpo,fica normal por alguns dias,comecaa congelar no refrigerador e depois o refrigerador para de funcionar.inicialmente fiz o teste da resistencia e esta ok.troquei a palca eleronica mas o problema continuou.fiz o teste da brastemp de abrir 4 vezes a porta,apertar 5 vees o botao freezer,etc e parece que tudo deu certo.inclusive a resisncia comecou a esquentar.seria o kit sensor o problema?vi em outro post seu a respeito da troca de duto na parte externa traseira,seria no meu caso tambem?agradeco desde ja um conselho salvador amigo.muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, respondi uma pergunta identica a sua ontem, não me lembro em qual assunto, até coloquei aqui a postagem que se refere a dreno entupido, vou colocar novamente, veja se tem um bloco de gelo embaixo do evaporador, se tiver o defeito é sim dreno entupido por congelamento do poliuretano, tem que descongelar e retirar a espuma congelada, abraço vou deixar a postagem aqui embaixo, copie e cole no seu navegador, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html#links

      Excluir
  35. Ola Celso!
    Parabéns pelo blog e sucesso para você.
    Tenho uma Consul CRM50ARANA biplex frost free, já e a 3 vez que a parte debaixo não resfria, a ventoinha do freezer gira normalmente e o compressor liga e desliga e a temperatura do freezer mesmo na função turbo parece que não esta gelando ao máximo.
    Tentei de tudo, deixei desligada, já dei uns tapas, girei o termostato varias vezes caso tivesse gelo acumulado na parte interna e dessa vez a danada não quer funcionar, na primeira vez chamei a autorizada e o técnico disse que e normal, mais eu acho que não e normal não.
    O que posso fazer emergencialmente para ela funcionar ou qual seria o provável defeito desse modelo?.
    Ficaria muito grato por alguma informação ou dica, fico no aguardo e um abraço.
    Fanelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiziano,
      Já peguei alguns casos assim, que não tinha nenhuma peça com defeito, e isso em vários modelos novos de Brastemp e Consul.]
      O que ocorre as vezes, é um acumulo de gelo no duto de ar, embaixo do freezer tem tres dutos por onde passa ar frio do freezer para o refrigerador, então no duto central, onde não temos acesso, começa a se formar uma bola de gelo que vai crescendo e invadindo todo o duto, se você desligar o produto por uma 12 horas, ela vai funcionar por no máximo uma semana, porque o gelo vai apenas começar a derreter e abrir um pouco a passagem, o que eu tenho indicado e feito com meus clientes, é instruir a abrir as duas portas do produto, desligar da tomada e deixar por 72 horas desligado da tomada e com as portas totalmente abertas, por ironia do destino a minha consul de casa estava assim, e eu corrigi da mesma forma.

      Excluir
  36. Celso, obrigado pelas informações e sou muito grato por você ter me ajudado, pelo jeito não vai ter muito o que fazer a não ser a sua dica, mais na verdade o que eu percebi e que não comprei uma geladeira e sim uma bomba, frost free e só no nome, acho que vou aproveitar as rodinhas que ela tem e soltar na descida aqui de casa só pra ver o estrago, brincadeira.
    Você com sua experiência qual e a melhor geladeira que existe no momento, que não apresente esse problema ou outros, sei que e difícil indicar e uma dica ajudaria porque com essa não da pra confiar, quando a gente mais precisa a coisa falha.
    Obrigado por tudo e desculpe a brincadeira.
    Fanelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como te indicar uma em especial, porque todos os produtos de hoje são feitos praticamente da mesma forma, com materiais frágeis e que danificam muito, a única certeza que tenho é que as marcas que dispõe de peças no mercado e de profissionais qualificados são Brastemp, Consul e Electrolux, faça o que eu te pedi e vai ver que vai ficar tudo certo sem gastar nada...

      Excluir
  37. Bom dia. Tenho uma geladeira Brastemp frost free com 3 anos de uso. Ela não congela mais. dispara (vrummmm) e daí a pouco faz"tec" e para. Depois de algum tempo dispara de novo (vrummm)e "tec" novamente. Por favor, se puder me dá uma dica eu agradeço demais. Veio um cara aqui e disse que era um tal de moden (acho que é esse o nome). Mas tem muito picareta aqui na minha cidade e eu prefiro ouvir a voz de um profissional como você. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ribamar, o problema parece ser a placa eletronica, ela fica em uma caixinha do lado esquerdo do motor, o nome da peça é Módulo de potencia, e ela faz isso mesmo, tenta partir o compressor e não consegue. faz esse barulhinho mesmo ok. Abraço. qualquer coisa estamos por aqui.

      Excluir
  38. Celso, bom dia. Tenho uma geladeira igual a mostrada no link: http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-465886184-heladera-whirlpool-no-frost-modelo-arb-210-no-enfria-_JM
    De uns tempos pra cah, venho notando que tanto a parte do refrigerador quanto o congelador nao estao funcionado bem. Apesar de ouvir o compressor funcionado, parece que nao gela o suficiente, mesmo com o termostato regulado para frio maximo.
    Eu solicitei a visita de um tecnico e ele constatou que o problema estah na placa de controle da geladeirae quer me cobrar 500,00 para troca-la por uma nova...
    Eu sou leigo no assunto, mas como ouco o compressor trabalhando direto (passa 80% do tempo ligado), achei que pudesse ter alguma relacao com falta de gas ou algo do tipo.
    Na sua opiniao, a placa eletronica de controle poderia causar uma baixa performance da geladeira? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otávio, a placa eletronica pode causar sim, mas isso se o produto deixar de fazer os degelos periódicos que tem que fazer, como ela é frost free, o gelo é feito somente no freezer, e o ventilador faz o ar circular por todo produto, se ela deixa de fazer os degelos, o gelo se acumula e faz um bloco impedindo a circulação de ar, o defeito pode estar em vários itens do produto, o correto, seria abrir as tampas que fecham o freezer e ver como está a formação de gelo dentro do compartimento, aí sim teríamos um diagnóstico preciso, porém o valor está bem acima do mercado, gostaria de poder te ajudar mais, se pudesse abrir as duas tampas que fecham o compartimento freezer e eu visse como está lá dentro seria bem mais fácil, porque além das peças eletronicas, ainda podem ser ventilador, pode ser resistencia queimada, e pode ser também insuficiencia de gás, só saberiamos corretamente se visualizasse o freezer sem as tampas, se puder abrir posso te ajudar melhor.
      se conseguir me diga, não deu pra saber se sua geladeira é uma BRM37 ou BRM43 pela foto, pois as duas são identicas, e só se diferem na litragem, mas pela largura parece ser uma BRM43, veja se consegue abrir o compartimento freezer e me diga, aguardo, vou deixar uma postagem de outra possibilidade aqui, que tem a foto dela com freezer aberto, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html#links

      Excluir
  39. Celso obrigada, ja achei a pagina que ensina a limpar http://tecnicobrastoempweb.blogspot.com.br/2013/04/refrigerador-vazando-agua-geladeira.html, meu marido ja leu tudo e vai dar a limpada e deixar ela novinha em folha, que beleza de site, ameii, toate querendo aprender a arrumas maquina de lavar que tenho aqui encostada, kkk, mas fora de brincadeira, vou compartilhar no face, obrigada mais uma vez
    cristina mattar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso compartilha mesmo Cris, assim as pessoas que também precisarem podem encontrar algumas respostas aqui, já tinha te respondido a outra pergunta sem saber que você tinha encontrado a resposta, mas que bom que achou, felicidades querida

      Excluir
  40. Caro Celso, sou o Anônimo de 26.6.23 l2:10 com sua resposta mesmo dia 21:03 h. Além de trocar placas, como salientei, fiz o que recomendou:troquei a rede sensora e o interruptor. Nada! Continua sem religar automaticamente. Tem que retirar da tomada e religar. Pode dar novas dicas? Neste caso o dreno tem alguma influência, se tiver entupido? Obrigado pela valiosa e voluntária orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi um problema desses, se trocou as duas placas, rede sensora e interruptor de porta, se o ventilador e a resistencia de degelo estão ok, sinceramente não sei o que está acontecendo, a única possibilidade é o sensor que fica preso na tampa do freezer, saque aquele branquinho, que fica preso na tampa do freezer, no canto superior direito, eu nunca troquei, nem sei se é comercializado, mas vou ver isso pra você com amigos técnicos, para ver se alguns deles já viram isso acontecer eu nunca vi.

      Excluir
  41. OMG!!! Estou ha 3 horas lendo os comentarios e, fascinada com sua paciencia e devoção ao Blog...... Bem, cai neste Blog porque queria saber opinião sobre a "geladeira Continental Copacabana" que esta a venda como mostruário em uma loja. Sou completamente leiga em assunto de marcas e modelos. Ouvi opiniões de amigos e, ninguém sabe dizer nada desta marca, a maioria aconselhou comprar a "Electrolux".
    Por favor, pode me ajudar com sua opiniao?
    E, com esta leitura que me deixou estagnada perdi a hora e, agora a loja já fechou!!!!! Hummmm, to sem geladeira e "gelo" principalmente....
    Celso vc é "Genial".......Posso te adotar?.... rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou para adoção OMG!!!
      E pra sua tristeza completa nem estou a venda ainda, estou em fase experimental de testes, kkkk
      Cada pessoa que aparece né não??? e estou falando de você.
      Bem, vamos falar sério... Vou ser curto e GROS.... Vou ser curto e Objetivo, em se tratando de geladeira no Brasil, escolha uma que esteja dentro das suas possibiliades de espaço, de estética, de orçamento, enfim uma que se encaixe na sua necessidade, mas dentro de três marcas: Brastemp, Electrolux ou Consul, assim não vai conseguir evitar que seu produto apresente defeitos, mas quando apresentar, vai estar segura de que vai ter peças e pessoal competente pra resolver,
      Você é uma de ótimo humor, que Deus te abençoe e que você tenha uma semana Iluminada.

      Excluir
  42. Oi Celso! Li os textos e não achei nada sobre frost free consul, a minha esta ligada, porem não gela, o que poderia ser? Biplex 440 CRM44D8ANA. no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gela nadinha?
      Ou não refrigera apenas a parte inferior?
      se não gela nada pode ser a placa eletronica, para ter certeza, retire da tomada, desligue os dois fios que vão no motor compressor, então com um cabo de força, ligue o compressor diretamente em uma tomada, se ele ligar, deixe funcionando por uns dez minutos para testar, então vai ficar evidente que é a placa, nesse modelo a placa se chama caixa controle, e fica em uma caixa branca, perto do motor do lado esquerdo, presa ao gabinete.

      Excluir
    2. Oi Celso! fiz o teste e o motor ligou, antes tb estava ligando, o que acontece é que entra um ar vento frio no frezer mas não congela nem resfria a parte de baixo, e o motor esta funcionando direto, que pode ser então?

      Excluir
    3. Como ela não congela os alimentos no freezer, e nem resfria, está parecendo que está faltando gás, porque se fosse um problema com o degelo, ao menos os alimentos no freezer teriam que congelar,nesse caso, é necessário que um técnico vá pessoalmente avaliar o defeito e te dar um diagnóstico, tem coisas que não tem como saber se não ver pessoalmente o produto ok, abraço

      Excluir
    4. Oi Celso, teve um tecnico que disse que poderia ser entupimento na canalização do gaz, pode ser, se for como isso acontece? a geladeira tem +ou- 6 anos

      Excluir
    5. Pode ser que alguma impureza, como óleo do próprio motor por exemplo tenha entrado na tubulação, então tem que abrir o sistema, limpar com um gás de maior pressão para que tire todo resíduo, trocar o filtro e fazer uma nova carga de gás.
      Porém se ao abrir o sistema, não tiver gás dentro, o problema pode ser vazamento interno de gás, nesse caso não sei se compensa o serviço, pois se tem algum ponto de vazamento, o gás vai vazar novamente, e isso pode ser rápido ou não, depende da intensidade do vazamento.

      Excluir
  43. Só lendo suas dicas resolvi o problema da minha geladeira. Ufaaaa agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly boa noite
      Voce fez corretíssimo, tem gente que chega atropelando tudo, já vai perguntando, e com perguntas que não me ajudam nada, se fizessem como você, lessem os assuntos e principalmente os comentários, veriam que a resposta estaria nos comentários.
      Que bom que resolveu o problema da sua geladeira, abraço

      Excluir
  44. oi, preciso de uma ajuda, minha geladeira é Electrolux DF38 frost free e esta fazendo gelo no fundo e embaixo ñ está gelando o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se o ventilador está funcionando, se perceber que o ventilador que fica dentro do freezer não está girando, pode ser apenas que o interruptor que fica entre as portas não esteja sendo acionado, nas portas tem uma pecinha encaixada, para acionar o interruptor que liga o ventilador,acontece de esse acionador cair e o ventilador não girar, então ela acumula gelo no freezer e não gela embaixo.
      Outra possibilidade é não estar fazendo os degelos que tem que fazer a cada 8 horas, então nesse caso o problema pode ser o timer e a rede sensora que fica dentro do freezer, tem que ver o que está acontecendo dentro do freezer para se ter uma noção exata, possibilidades são várias

      Excluir
  45. celso li nos comentários, mas ñ achei o mesmo modelo da minha geladeira, serve qualquer marca desde q tenha o mesmo problema da minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE voce me dissesse qual o modelo da sua, ficaria mais fácil, sem saber modelo e marca, sei apenas que é uma geladeira, e isso não facilita nada.

      Excluir
  46. bom dia celso, tenho uma brastemp frost free bottom freeze inverse, ela começou com um barulho muito forte, depois parava o barulho ne fucionava normalmente, quando foi ontem ela parou de funcionar na parte de cima(geladeira) e o freezer(baixo) funciona normalmente, e as 2 luzes estar funcionando qu é 7 / 20. gostaria que vc me ajudasse.grata eugenia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eugênia, no caso de INVERSE, vou aconselhar você acionar a assitencia técnica, AUTORIZADA, porque mesmo eles tem dificuldades com esse produto, imagina técnicos sem experiencia com esse modelo, não vou te aconselhar mais nada, apenas isso ok, chamar a rede autorizada para que eles resolvam o problema, já que fizeram e insistem com esse produto, tem que fazer ele funcionar, abraço querida.

      Excluir
  47. Prezado,

    Possuo- um refrigerador Electrolux DF45 que não está gelando na parte inferior. Abrir a o fundo da parte superior e notei o acúmulo de gelo no evaporador, chegando até a calha. Gostaria de fazer um teste de continuidade na calha, levantei um pouco e afastei para o lado direito o evaporador de sua posição inicial, com cuidado para não romper nenhum cano do mesmo, porém, não consigo visualizar a resistência da calha.

    Como acesso a resistência da calha, para fazer um teste de continuidade e se necessário, efetuar a sua substituição?

    Foto do compartimento superior e evaporador.
    http://imageshack.us/photo/my-images/41/1x4c.jpg/


    Obrigado,

    Eliezer Perlmutter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não tem nada a ver com resitencia de calha, se o gelo se formou por todo o evaporador, teste a resistencia de degelo, essa que fica em volta do evaporador, de fios brancos ali protegidos por uma capa preta, se a resistencia estiver ok, o problema vais ser a rede sensora com bimetal, aquela amarela, ou o timer, que fica perto do compressor preso no gabinete do lado esquerdo.

      Excluir
  48. Olá, boa tarde Celso.
    Eu tenho uma geladeira Electrolux FrostFree DF34, e alguns dias vem vazando um pouco de água (encontrei uma poça d'água no chão e percebi que vinha da geladeira). Hoje, notei que a parte de baixo não está resfriando, porém o freezer continua normalmente. Li alguns posts daqui, e pelo que li, o ventilador do freezer está normal, mas não há passagem de ar para baixo (senti com a mão na saída do ar). Não sei como verificar se a passagem de ar para a parte de baixo está obstruída, você poderia me ajudar nisso? E quais prováveis defeitos poderia está ocasionando isto? Não tenho nenhuma noção em eletrônica, mas pergunto por precaução, para evitar ser enganado por um especialista (se é que precisarei de um) em concerto de geladeira.
    Até mais e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baiano, se tiver uma formação de gelo cobrindo todo o evaporador (tem que abrir pra ver) se tiver troque o timer, que fica perto do compressor ´preso no gabinete do lado esquerdo e a rede sensora com bimetal, essa que fica dentro do freezer e tem fios amarelos, antes teste a resistencia de degelo que fica em volta do evaporador, a resistencia é essa que tem dois fios brancos e um terminal com dois fios juntos, pode testar ligando diretamente na tomada, se a resistencia estiver ok, como disse troque timer e rede sensora.

      Excluir
  49. Boa tarde Celso, tive um problema a uns dias atras com uma consul biplex 380, ela não ligava o motor e não gelava nada vc me orientou a trocar a caixa controle, troquei e voltou a funcionar normalmente, acontece que ontem percebi que não estava gelando direito, o freezer até congela, faz gelo, mas se for colocado muita coisa ele não consegue congelar e a parte de baixo está sem gelo nenhum, percebi que o motor aparentemente não está ligando, liguei direto e o motor ligou normalmente, o ventilado também parece estar normal, quando ligo na tomado escuto a placa fazer um "tec" do relê como se fosse ligar o motor mas não liga, o que pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o problema tem toda caracteristica de placa eletronica, como é nova, troque onde comprou, se apresentar o mesmo problema, veja se sua corrente elétrica está normal, e se estiver e ela mesmo trocada por outra não ligar, recomendo trocar o sensor de temperatura, mas troque primeiramente a placa.

      Excluir
  50. Olá! Tenho uma geladeira fros free da marca Eletrolux Df37 e há meses parece que n~~ao está refrigerando normalmente.Como posso ter certeza se ela está funcionando normal??Pois a parte de baixo não está gelando como antes e no freezer está demorando muito para fazer gelo.Grata,Manoela (manoelario@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoela, tem que ver se o ventilador que fica dentro do freezer está ligado, ou seja ventilando, se estiver ok, tem que abrir o freezer e ver se tem formação de gelo cobrindo todo o evaporador, caso tenha, tem que testar a resistencia, se estiver queimada troque, se estiver ok, e mesmo assim tenha uma camada grande de gelo bloqueando a circulação de ar, então troque o rede sensora que fica dentro do freezer, e o timer de degelo que fica atrás da geladeira, no canto infeior esquerdo perto do motor, para ver uma resistencia e formação de gelo em excesso, vou deixar uma postagem de outra electrolux, diferente da sua, apenas para você ver uma formação de gelo em excesso e uma resistencia de degelo, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-electrolux-frost-free-df45.html

      Excluir
  51. bom dia tudo bom
    tenho uma frost free brastemp330, o que esta acontecendo é que ela gela mas não congela os alimento na parte do freezer, na parte inferior fica tudo gelado, no freezer fica gela mas não congela, o que pode ser, aradeço antecipadamente e fico no aguardo de sua resposta.

    AFONSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo em excesso obstruindo as pasagens de ar, mas sua informação é complicada, nesso modelo, se não congela encima não pode resfriar embaixo, visto que embaixo só esfria com o ar frio do freezer que desce forçado por um ventilador, vou deixar duas postagens aqui, para você ver se te ajudam, abraço Afonso.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-nao-refrigera-parte-inferior.html#links

      Excluir
    2. Bom dia celso, tudo bom
      abri o compartimento do freezer, tem uma camada pequena de gelo, somente na parte superior do evaporador, sera que seria por ter pouco gelo que não esta congelando,
      como disse na parte inferior fica tudo gelado e na parte do freezer não congela.

      Excluir
    3. Se o gelo é somente na parte superior, o problema tem grandes chances de ser com o ventilador, veja se o ventilador está funcionando, para testar pode ligar ele diretamente na tomada.

      Excluir
  52. Boa tarde Celso, tenho uma geladeira eletrolux DF 48, no momento ela anda fazendo um barulho como se tivesse uma ventuinha, existe isso mesmo? Afeta o motor? essa geladeira tem 3 anos de uso, fico triste como as coisas hoje em dia dão defeito rapido né?
    Obrigada, aguardo!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,
      todas as geladeiras frost free tem uma ventilador dentro do freezer, é ele quem faz o ar circular tanto no freezer quanto no compartimento refrigerador, e ele o ventilador, é ligado toda vez que a placa liga o compressor, não se preocupe com barulho do ventilador, é normal.

      Excluir
  53. Boa noite celso, tenho um refrigerador cônsul frost free CRM44D8ANA biplex 440, ele não está congelando e a refrigeração parece está abaixo do normal, o motor e a ventoinha estão funcionando, abri o compartimento do freezer e percebi que no primeiro tubo da parte superior tem um acúmulo de gelo, também percebi que na parte superior traseira não está aquecendo como de costume...será que é a resistência de degelo? se for, será que eu consigo troca-la? desde já agradeço a sua ajuda. parabéns pela iniciativa. obrigado. (Jurandir)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele não completa de gelo todo o evaporador, parece insuficiencia de gás, nunca vi isso ocorrer nesse modelo, mas não é impossivel, outra possibilidade seria o ventilador queimado, mas voce disse que ele funciona, então nao pode ser
      Acho melhor chamar um técnico competente pra ver isso, é um defeito diferente, mas se quiser pode ligar a resistencia diretamente na tomada, e espere uns 15 minutos pra ver se esquente, não precisa tirar ela pra testar, teste no lugar onde ela está no produto

      Excluir
  54. boa tarde Celso, tenho uma geladeira Consul frost free CRM45 , o problema é que ela esta congelando tudo na parte de baixo, já coloquei o termostato no numero 1, e continua congelando tudo, vc poderia me ajudar? será que meu termostato ficou maluco? obrigado
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, quando esse modelo congela na parte de baixo, tem que trocar o damper, é como se fosse o termostato, porém não é elétrico, é mecanico, fica atras do botao do controle de temperatura do compartimente refrigerador, tem que desmontar o duto de ar, e retirar ele de dentro.

      Excluir
  55. Olá Celso é o Jurandir novamente, conforme outras postagens do seu blog eu segui e fiz mais alguns testes...testei o fusível térmico e ele apresentou continuidade normal, liguei a resistência direto na tomada ela aqueceu normal, abri a caixa de controle e "visualmente" não tem nenhum componente avariado, acho que é falta de gás pois quando ligo o refrigerador ele forma uma camada de gelo somente no primeiro tubo superior e não desce para o condensador que fica apenas gelado. Obrigado , abraço.(Jurandir)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que seja isso, respondi você agorinha e mesmo sem ver sua nova postagem suspeitei de falta de gás. abraço

      Excluir
    2. OK Celso, entrarei em contato com a assistência técnica, obrigado pela ajuda. abraço. (Jurandir)

      Excluir
  56. Refrigerador Consul CRM49. No início achei que era coincidência, mas não. Toda vez que a geladeira está com o motor ligado e eu ligo uma lâmpada, televisão ou até mesmo abro a própria geladeira (e a luz interna acende), o motor desliga. Será que é algo na rede elétrica ou no refrigerador??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser na placa eletronica do refrigerador, mas enquanto ela estiver funcionando normal, ou seja refrigerado, deixe assim ok, abraço Jota

      Excluir
    2. Olá Celso. Mas não tem perigo de pifar o motor, ficando nesse liga/desliga?? Porque às vezes o motor liga e logo depois uma lâmpada acende aí vai o motor desligar de novo...e assim vai...desse jeito a cerveja não gela uai,rsrs. Obrigado.

      Excluir
    3. Jota, cerveja quente realmente não tem jeito,
      Além da placa também pode ser um dos sensores de temperatura, eu aconselho você pedir um orçamento pra ver o que o técnico vai dizer, chame um técnico da rede autorizada se possível, é um defeito pra ser visto por um técnico competente.

      Excluir
  57. Boa tarde, Celso. Eu tenho um refrigerador duplex Electrolux FrostFree, modelo DF37. Há cerca de um mês ela simplesmente parou de gelar na parte de baixo e começou a formar gelo na parte de cima. Eu retirei o painel da parte superior e constatei que as passagens de ar entre o freezer e a geladeira estavam totalmente obstruídas por gelo. Degelei e religuei e ela voltou a funcionar normalmente. Porém, depois de uma semana ela voltou a apresentar o mesmo problema. Repeti o procedimento e ela voltou a funcionar. Depois de mais alguns dias ela voltou a apresentar o problema. Ou seja, meu refrigerador frostfree deixou de ser frostfree! Chamei um técnico da Electrolux, que veio à minha casa hoje. Ele apenas abriu a geladeira e o freezer (não desmontou nem testou nenhuma peça) e disse que o problema era o timer bi-metal, o qual precisa ser trocado, sendo que a substituição ficaria em R$380,00. Gostaria de saber se você acha que ele está sendo honesto, pois achei o valor um pouco alto. Desde já agradeço a resposta, e parabéns pelo site, parece ser bastante útil e informativo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha as peças timer e rede sensora com bimetálico vão custar mais ou menos 60/70 reais, foi o que eu paguei essa semana, eu não gosto de por preço no serviço dos outros, cada um tem que medir o quanto vale seu trabalho técnico, o caro do trabalho de um técnico não é trocar as peças, dependendo da peça até umacriança troca, o serviço técnico consiste em localizar o problema e corrigir, outra coisa éo deslocamento, andar custa muito tem dias que ando 200 km, tem que se levar em conta os orçamentos que não seraão autorizados, então as despezas aumentam e tem que ser cobradas dos clientes que autorizam o serviço, enfim são vários itens que vem somar no custo de um técnico que atende e resolve o problema na casa do cliente.
      Até agora eu vi o lado do profissional, mas não posso ser hipócrita e concordar com 310,00 ou 320,00 reais para se localizar o problema e trocar essas duas peças, o preço realmente foi abusivo e extrapolante.
      Faça o seguinte, ligue em outra empresa, ou em outro técnico e diga: Eu tenho que trocar o timer e a bimetálico com rede sensora de uma Electrolux DF37, quanto você me cobra, com certeza absoluta, vai achar preços bem mais justos, ou troque você mesmo, seria um pouco injusto com o profissional que teve um custo pra ir até sua casa ver o produto, mas não sinta-se culpado, quem começou com a injustiça foi ele, grande abraço

      Excluir
    2. Bom dia, Celso. Realmente eu já imaginava que o preço estava abusivo. Pela explicação que o técnico me deu, eu achei que era apenas uma peça que precisava ser trocada, mas pesquisei na internet e descobri que na verdade são duas peças. O bimetálico eu já consegui localizar, realmente é bem fácil de substituir, mas o timer eu não consegui localizar. Você sabe me dizer onde ele fica localizado nesse modelo? A propósito, não seria injusto eu trocar, pois a autorizada cobra R$40,00 só pela visita, que durou 5 minutos, sendo que da empresa até a minha casa são cerca de 10Km! Bem, se eu conseguir resolver o problema sozinho até que valeu a pena essa visita só para fazer o diagnóstico. Abraço.

      Excluir
    3. SE cobraram pela visita nada mais justo então, e caríssimo também diga-se de passagem,
      Mas eu vou te cobrar somente 30 reais então pra dizer onde está o timer kkkkk
      To brincando, é mais fácil que trocar o bimetalico, o timer fica em uma caixinha, parafusada no gabinte na parte de trás, do lado esquerdo do compressor, vai apenas tirar um parafuso phillips que prende a placa ao gabinete, e para tirar o timer, mais dois parafusos phillips, bem simples mesmo, grande abraço

      Excluir
    4. Boa noite Celso. Bom, vou contar o que fiz por partes. Ontem, após a visita do técnico, eu degelei a geladeira e ela voltou a funcionar. Hoje pela manhã pedi ao meu pai que comprasse o timer e o bimetálico para eu fazer a troca. Enquanto ele trazia as peças eu retirei as placas do refrigerador para fazer a substituição do bimetálico. Quando retirei as placas, observei que ela já estava com bastante gelo. Quando meu pai chegou com as peças, eu logo percebi que o bimetálico que ele comprou estava errado, ele então voltou à loja. Enquanto isso eu fiz a troca do timer, porém quando liguei a geladeira ela não deu nenhum sinal de vida! Eu retirei o timer e comparei com o antigo, e percebi que havia uma espécie de regulagem na parte de trás do timer, como se fosse um reloginho que faz contagem regressiva. Vi que a regulagem do timer antigo estava bem próxima do ponto inicial, então coloquei a do timer novo bem próximo disso (apenas girei um pouco em sentido horário até dar um "clic", como se tivesse ligado). Religuei o timer e a geladeira funcionou. Isso foi por volta de uma hora. Lá pelas 5 horas, meu pai já tinha comprado o bimetálico certo, então eu abri a parte de trás do freezer novamente, e percebi que não havia praticamente nenhum gelo, além de que o gelo que tinha parecia estar se desmanchando. Isso é um bom sinal, correto? Significa que estava havendo degelo, não é isso? Além disso, eu mechi na regulagem de temperatura da geladeira e percebi que ela só armava quando chegava quase no máximo. Antes da troca do timer, se eu desligasse e religasse ela armava imediatamente, mesmo que já estivesse bem gelada. Isso também é um bom sinal não é mesmo? Significa que ela não está mais gelando o tempo todo, correto? Enfim, eu fiz a troca do timer e do bimetal, e ela parece estar funcionando bem. Vamos ver daqui a alguns dias. Um abraço.

      Excluir
    5. Com certeza vai funcionar tudo certinho, ela talvez ficasse boa apenas com o timer, mas como essas peças trabalham juntas, trocamos as duas, pois assim eliminamos a possibilidade de uma peça com defeito acabar danificando a outra, com certeza sua geladeira está normal , abraço e felicidades.

      Excluir
  58. Boa noite Celso... tenho uma lavadora de roupa eletrolux... tudo normal menos o reservatório do sabão,amaciante e alvejante q não funciona... pq será? Pode me ajudar?Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem que ser mais especifico/a
      Diga o modelo do produto, são mais de 70 lavadora Electrolux
      e o que é não funciona? o dispenser não é elétrico, se você não especificar e detalhar o que é não funciona eu infelizmente não tenho como ajudar, como não estou diante do produto, meus olhos são suas informações, e sinceramente estou cego.

      Excluir
  59. Olá Celso, meu nome é Gilberto, tenho uma Consul crm37 e ela usa gás R600a o técnico usou o gás R134a, tem algum problema? continua não gelando. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE não gelava Gilberto, e o técnico colocou gás e ainda não gela, o problema não era gás então.
      Quanto a colocar outro gásé complicado falar sobre isso, se um produto usa 134a, tem que colocar novamente gás 134a, por causa de vários fatores, como o óleo que o compressor usa, ele é específico praquele gás, mas na rua os técnicos fazem isso o tempo todo, colocam gás diferente, quanto a gelar vai ter que gelar sim, mas o problema vem a longo prazo, dentro do sistema o gás pode reagir com o óleo e causar problema, mas isso a longo prazo.

      Excluir
  60. Olá Celso, tudo bem?
    Tenho uma Electrolux DF46 que parou de gelar tanto o freezer quanto a geladeira, porém as luzes funcionam normal.
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, vou deixar aqui uma postagem que vai te ajudar muito mesmo, fala justamente desse produto e desse defetio, abraço
      Copie e cole no seu navegador:
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-electrolux-df46-frost-free.html

      Excluir
  61. Celso Boa Noite.

    Tenho uma Refrigerador BRM35B bratemp, ele estava fazendo um clic no motor, e conforme e um dos seus conselhos que li, liguei o motor direto na força e a geladeira está pegando, agora queria saber como que troco o termostato dessa geladeira, que peça que tenho que comprar e como trocar... você pode me ajudar? Obriagado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que trocar termostato, se leu mesmo os comentários vai ver que esses modelos novos nem tem termostato, o defeito no seu produto é a placa eletrônica que se chama CAIXA CONTROLE, vou deixar uma postagem, que vai te ajudar, abraço
      Esse modelo da cônsul usa a mesma peça usada no seu Brastemp BRM35B, a caixa controle é a mesmo para os dois produtos
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  62. Celso bom dia
    Meu no me é Leandro tenho uma geladeira Frost Free 357 bem estar hoje acordei e ela esta armando e desarmando toda hora ela esta ventilando mas nao esta gelando vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual é essa geladeira Leandro, tem que me dizer a marca e o modelo, a marca é fácil, o modelo fica em uma etiqueta atrás do produto, com modelo exato, aguardo

      Excluir
  63. Celso, bom dia,

    Tenho uma geladeira Whirpool modelo ARB210 (serie 20J669616), produzida em 05/2000 cujo congelador / refrigerador nao estah funcionando corretamente. Quando percebo que os alimentos no congelador estao querendo descongelar, eu retiro o plug da tomada, aguardo alguns segundos e plugo novamente. Ai eu ouco que o compressor volta a funcionar... QUando o compressor funciona, tanto o congelador como o refrigerador funcionam bem. No dia 29/06 eu te enviei uma mensagem, descrevendo que o evaporador estava congelando... mas na verdade o evaporador congelou porque eu apertei aquele botao de congelamento rapido.... Na sua opiniao, o fato do compressor nao ligar adequandamente poderia ser o sensor bimetalico ou o sensor de campo? Qual a diferenca entre eles? Onde fica localizado o sensor de campo? Obrigado pela ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otávio,
      Não conheço esse produto, se puder me mandar uma foto do compartimento freezer sem as tampas, pode ser que seja similar a um dos Brastemp, pois a Whirpool é a dona dos produtos Brastemp/Consul, então vou poder analisar melhor, mande no celsojair@gmail.com, por favor

      Excluir
  64. Agradeceria uma ajuda! Possuo uma geladeira Brastemp Frost free clean, o primeiro modelo de 330 Litros. Eu troquei seu módulo, pois ela não estava gelando plenamente e percebi que quando aperto o botão frontal (único que ela possui ) para copngelamento máximo e fecho a porta a lâmpada permanece acessa ( ponho a mão la dentro para ver a temperatura se ela estava desligada ). Quando o memos botão esta sem ter sido precionado eu passo a mão por baixo da porta onde a um interuptor , preciono-o , e a lâmpada deliga normalmente. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, boa noite
      Não pode ficar de lampada acesa mesmo de porta fechada, por dois motivos, primeiro é qua a lampada gera calor, e vai comprometer o funcionamento do compartimento refrigerador, segundo problema é também que a lampada gera muito calor, e se ficar ligada constantemente, vai derreter o local onde a lampada é fixada, então se deixando de pressionar o botão de congelamento rapido do freezer ela se apague, deixa na posição que mantém a luz apagada, assim é mais seguro

      Excluir
  65. Boa noite!

    Estou achando que a minha Geladeira/Refrigerador Consul Frost Free, Super Freezer, 2 Portas CRM33EB 263L está com defeito, pois, constantemente percebo que não está gelando, as vezes só volta a gelar depois que eu mudo o nível da temperatura. È como se ela estivesse oscilando. Você pode me ajudar? Há já tenho ela cerca de 3 anos e nunca apresentou defeito, somente agora.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley, tem que abrir o fundo do compartimento do freezer, e ver como está la dentro, ou seja, se tem formação de gelo normal, se tem formação de gelo em excesso, ou se nem tem formação de gelo, dependendo de como estejam as coisas dentro do compartimento freezer, poderemos ter uma noção do que esteja acontecendo por aí, veja isso e me fale, que tentamos te ajudar melhor

      Excluir
    2. O Celso, boa noite!!

      Verifiquei conforme solicitado e percebi que não tem nenhuma formação de gelo. O que pode está acontecendo.

      Desde já agradeço novamente!

      Boa noite!!!!!!

      Excluir
    3. Shirley,
      Acho que o problema então, já que não tem formação de gelo no evaporador, é uma formação de gelo no duto de ar que fica entre o compartimento freezer e o refrigerador, não tem peça com defeito, o problema é que se forma uma pedra de gelo em um local inacessivel, só se resolve desligando o produto por tres dias, e deixando com as duas portas abertas, desligar da tomada e deixar tres dias com as portas totalmente abertas, assim o gelo vai derreter todo e o produto volta ao normal.

      Excluir
    4. Boa noite!!

      Celso eu fiz conforme você orientou e por enquanto está dando certo.
      Quero agradecer por sua boa vontade de me ajudar a selecionar um problema que achei que era defeito.
      Muito sucesso pra você.

      Abraços!!!

      Excluir
  66. Olá Celso,

    Tenho uma geladeira Consul CRM45A e tenho observado que muita água de acumula embaixo do cesto de legumes e também atras da própria geladeira. No geral não vejo problemas no congelamento, mas observo muita água acumulada, em virtude disso preciso colocar um pano de chão para absorver.
    Desde ja obrigada! Viviane S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane
      Nunca vi esse problema com esse modelo, estranho
      Veja se a bandeja que fica em cima do motor compressor, lá atrás tem agua dentro, o correto é ter água, caso não tenha, pode ser que o duto do dreno esteja obstruido, assim a agua que teria que ir para a bandeja aparadora em cima do compressor, estã passando pelo duto e caindo dentro da geladeira, mas é importante que veja se tem ou não água dentro do aparador em cima do motor compressor.

      Excluir
  67. Olá Celso,

    Tenho uma geladeira eletroluz RDE30 que ficou um mes desligada e quando liguei tava gelando bem pouco com o termostato no minimo. quando mudei o termostato pro médio simplesmente parou de gelar na hora. o que pode ser? Ja mudei o termostato pro minimo novamente e nada. ja desliguei a geladeira pelo botao do termostato, já tirei da tomada e deixei funcionando, ja pressionei o botao do degelo. O que pode ser?
    O motor funciona aparentemente normal, mas o condensador nao esquenta quase nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o condensador não esquenta, significa que não tem gás, o gás é quem esquenta o condensador, e congela o evaporador, então como ela ficou desligada por um tempo, e isso aumenta a pressão do gás dentro do sistema, pode ser que em algum ponto ela tenha um micro vazamento de gás, por isso deixou de gelar, o correto é chamar um técnico para ver se realmente é falta de gás, verificar se encontra o ponto de vazamento e corrigir o problema, se a geladeira liga o motor e não gela nada, dois motivos, ou falta de gás, ou falta de compressão do motor, ou seja motor liga, mas não tem força suficiente para fazer o gás circular, na grande maioria dos casos o problema é falta de gás.

      Excluir
  68. ola minha geladeira é pequena e simples é uma consul jf4447905 degelo seco apeta um botão e ela descongela e tem um compartimento de plastico em cima do motor depois é so retirar e jogar fora a agua. o problema foi hoje quando abri ela tava descongelando tudo a luz dela ta funcionando normal e tambem não faz nem um barulho esta em silencio o q sera .obigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que o motor queimou, ja que a luz está acesa, mas pode ser também que o termostato esteja com problemas, veja se não está acionado o centro do botão do termostato, se você acionar o degelo, mesmo sem querer, ela só vai voltar a religar quando não tiver mais gelo algum, mas caso ela derreta todo gelo, e mesmo assim não ligue, voce deve testar o motor, desligue os fios que estão no motor, e com um cabo de força ligue o motor direto na tomada, se o motor ligar, deixe ele funcionar por um tempo e veja se ela volta a gelar, se voltar, tem que trocar o termostato, mas lembre-se como disse, pode ser que tenha acionado o botão do centro do manipulador do controle de temperatura, então ela só vai religar quando não tiver mais nada de gelo ok, abraço

      Excluir
  69. Tenho um Refrigerador Brastemp Frost Free Duplex Clean BRM35B - 319L , e nao esta gelando a parte debaixo dela, a uns dois meses atras ele parou de gelar tanto o freezer qto a parte de baixo, entao troquei a placa eletronica por uma nova e volta funcionar tudo, so q agora nao esta refrigerando a parte debaixo, o freezer funciona certinho, ela ta ligando o motor e deslingando so q nao esta refrigerando a parte de baixo oque pode estar de errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo em excesso cobrindo todo o evaporador, caso esteja cheio de gelo, o gelo impede a circulação de ar, então podem ser duas as causas, a resistencia de degelo, ou então o fusível termico, teste a resistencia,pode com um cabo de força ligar ela diretamente na tomada, não precisa tirar ela da geladeira, apenas ligue na tomada e deixe 15 minutos se aquecer vai estar ok, se não troque a resistencia.
      se estiver ok, então troque o fusível térmico, tenho quase certeza que é apenas ele, mas tem que se testar a resistencia pra ter certeza absoluta ok, no blog , na aba refrigeradores tem postagens sobre fusível térmico, de uma olhada, vai te ajudar, abraço

      Excluir
  70. boa tarde camarada, espero que voce possa me dar uma força, tenho uma geladeira duplex BRASTEMP modelo BRM35/127 que parou de acionar o motor depois que o condutor fase da minha casa arrebentou devido a um problema com chuveiro kkkk, depois que reparei o problema, quando fui ligar a geladeira ela ficava fazendo estalando (barulho de relé armando e desarmando), dei uma olhada na placa (ou modulo nao sei como se chama ao certo) e tinha 3 diodos zener queimados( 2 diodos 1N5349B e 1 diodo 1N5338B),fiz a troca dos 3 diodos mas mesmo assim o relé continua armando e desarmando muito rapido, fazendo um som bem enjoado, ja ate troquei o relé (o relé e identico ao original da placa tirando a parte que o original vem escrito 227 VAC e o que eu coloquei (meu pai comprou) esta 127 VAC), a pergunta ficou grande me desculpe por isso, acho que dessa forma com todos os detalhes eu te ajudo e ME ajudar kkkk, abraço e aguardo seu contato, se possivel. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan,
      Nós tecnicos de eletrodomésticos, não ficamos abrindo placa eletronica para "tentar" recuperar, localizamos um componente do produto com problemas e trocamos, atendemos as vezes 12 ou 15 cleintes por dia, imagina se em cada placa a gente fosse ficar procurando componentes defeituosos, a CAIXA CONTROLE, que éo nome certo da peça, custa em média 70,00 eu dou orçamento da peça e mão de obra, se o cliente quiser fazer autoriza, se não, eu que não vou mexer em placa e me tornar responsável por ter mexido na peça
      Resumindo, placa com defeito é pra ser trocada, se quiser resolver o problema da sua geladeira, troque a placa, ou caixa controle

      Excluir
    2. é realmente fica futucando componente eletronico de cada cliente seria um transtorno, mas como no caso a geladeira e minha, achei que veleria a pena a tentativa, eu ja estava pensando em comprar uma placa nova depois que a troca dos diodos nao funcionaram, pode me indicar um site pra comprar essa placa? moro em campo grande e por aqui coisas especificas assim sao ruins de encontrar.

      Excluir
    3. Allan, comprar pela internet é mais caro que na lojam além disse você vai pagar o frete e esperar chegar, se for campo grande MS, vou te deixar o telefone e o endereço da loja, você liga, passa o modelo correto e pergunta se tem a caixa controle para o modelo da sua geladeira ok, abraço, tenho certeza que vai resolver isso sem mais transtornos, a placa nao apresenta problema naqueles componentes com marca de aquecimento, apresenta problema na central, onde é memorizado a programação, abraço

      Campo Grande
      Vila Cidade
      CENTRAL SERVICE
      Rua Carlos Rugueny, 10
      CEP: 79008-000
      Fone: 67 3383-7550 / 3325-3030
      Fax: 67 3325-3030
      E-mail: central-service@hotmail.com

      Centro
      SERV OESTE
      Rua Dom Aquino, 2365
      CEP: 79002-183
      Fone: 67 3325-8022 / 3324-8014
      Fax: 3321-0459
      E-mail: servoeste@brturbo.com.br

      Excluir
    4. na verdade e campo grande rio de janeiro, vo da sei que tem um lugar por aqui que vende tudo de regrigeraçao acho que é cascadura, vo da uma caçada nisso, vlw mesmo pela ajuda, sua iniciativa e louvavel. abraço

      Excluir
    5. Allan, em Campo Grande RJ não tem loja da rede autorizada, vai ter que procurar em outro local mais próximo, mas tenho certeza que vai encontrar aí no Rio, é uma peça comum hoje em dia, já que é usada em vários modelos de Consul e Brastemp.

      Excluir
  71. Olá Celso, bom dia.
    Poderia me ajudar?
    Tenho uma frost Free Eletrolux modelo DC50X. O congelador dela funciona normalmente porém a parte inferior não está gelando nada. Já retirei as partes do freezer e usei um secador para retirar o excesso de gelo e desobstrui tudo. Ela volta a funcionar muito bem mas depois de 3 dias volta a parar de gelar a parte inferior. Já fiz isso 5 vezes e não aguento mais desmontar, passar o secador, etc. O que pode ser? Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robério, veja que em volta do evaporador, ou seja do congelador tem uma resistencia de degelo, tem que energizar ela e ver se não está queimada, se estiver queimada tem que trocar, pois sem aquecer, vai se formando gelo, e esse gelo impede a circulação de ar, vou deixar uma postagem de outro modelo da electrolux com resistencia queimada, não é o mesmo modelo, mas a resistencia é um item que todos frost free usam, e quando queima ocasiona o mesmo problema, veja:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-electrolux-frost-free-df45.html

      Bem, mas caso a resistencia de degelo esteja ok, então troque a rede sensora, tem que ir a uma loja electrolux e comprar a rede sensora exata para o modelo da sua geladeira electrolux, a rede também vai no freezer e tem apresentado problemas também, a rede é aquela que tem fusível térmico dentro de uma embalagem transparente, e mais um sensor de temperatura

      Excluir
  72. Olá a todos!

    Tenho um refrigerador Consul CRM45B, e toda a vez que tem alguma queda de energia, ela desliga e após o retorno da energia ela não liga mais. Liga a luz interna, os ventiladores internos, mas o motor não parte. Somente após umas 12 horas desligado e que ele volta a funcionar normalmente. Gostaria de saber se isso é normal e se for, o por que de tanto tempo para ela voltar a funcionar normalmente??

    Desde já, obrigado!
    Alan Resende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é norma não Alan, o problema é na placa eletronica dela, no caso a placa para esse modelo se chama caixa controle, vou deixar uma postagem, com uma geladeira consul que já não liga mais nada, somente a lampada, o defeito é o mesmo que o seu, porém a sua ainda liga a geladeira, mas em algum tempo vai desligar e não consegue mais ligar novamente, isso definitivamente, olhe a postagem e vai saber como resolver, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  73. olá!

    tenho uma geladeira eletrolux DFF 44 que parou de funcionar após uma queda de energia, e agora fica piscando o LED de temperatura baixa.
    olhei no manual, que diz que quando pisca este led é por está com problema no sensor de temperatura.

    pensei em trocar a placa pois antes deste problema os led's de porta aberta e congelamento rápido já não estavam ascendendo, então pergunto, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira tem muitos componentes, e além disso, as do modelo mais antigo não se pode trocar apenas uma placa, porque elas são de fabricantes diferentes, digo a placa de potencia que fica perto do compressor, não é compativel com a placa de interface que fica na porta superior, quando se troca, tem que substituir as duas, como nos códigos de defeito indica que é a rede sensora, troque então apenas a rede sensora, não é uma peça cara, compensa correr o risco, caro seria trocar as placas apenas pra testar, além da maior possibilidade ser a rede sensora, a rede ainda é bem mais barata que as placas, veja também o interruptor duplo de portas, nesse modelo ele apresenta defeito também, veja se ela está ligando o ventilador, se não estiver ligando o ventilador, teste ele diretamente na tomada, o problema pode ser apenas o interruptor de luz em curto, e em outros casos, tem uma pecinha presa a porta que aciona o interruptor, as vezes a pecinha cai, quebra, então o ventilador não funciona por conta de uma pecinha de 3,00.

      Excluir
  74. ola!!!me chamo felipe e tenho uma brastemp duplex frost free brg43abana e não refrigera a parte inferior porem o freezer funciona normalmente abri o freezer e retirei a primeira tampa tentando achar o ventilador que refrigera a parte inferior o ventilador que vi no freezer esta funcionando normalmente queria uma luz sobre oque devo fazer to perdidão !!!

    ResponderExcluir
  75. Olá. Minha geladeira consul CRD48D biplex não está refrigerando a parte de baixo, chamei o técnico e ele disse que teria que trocar um anel que refrigera a parte de baixo da geladeira. O que eu faço? Mando trocar? Ele me disse que a geladeira teria que ficar na oficina uns 4 dias para medir se a potência do motor se mantinha a mesma. O custo do serviço seria 700 reias,eu achei um absurdo.. Me ajude por favor; obrigado!

    ResponderExcluir