segunda-feira, 24 de junho de 2013

Refrigerador Brastemp BRM33, BRM37 e BRM43 Não Gela Parte Inferior - Dreno Entupido

Refrigerador Brastemp BRM33 Não Gela Parte Inferior e Pingando água dentro da Geladeira

Refrigerador Brastemp BRM37 Não Gela Parte Inferior e Pingando água dentro da Geladeira 

Refrigerador Brastemp BRM43 Não Gela Parte Inferior e Pingando água dentro da Geladeira



Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?
Quer comprar o kit dreno - CLIQUE AQUI

   Este refrigerador é o menor de uma série de 03 produtos da mesma linhagem, fabricados a partir de 1999/2000, eles começaram a apresentar depois de anos de uso, um problema comum em todos os modelos 33/37/43. O Problema a qual me refiro, é o entupimento do duto do dreno, em muitos refrigeradores é comum o entupimento do duto do dreno por sujeira, lodo, objetos e nestes produtos também é comum que esses itens venham obstruir a passagem da água do degelo para o coletor que fica encima do compressor, mas nesse caso vamos tratar de um problema pertinente nesses três modelos, que é o encharcamento do poliuretano, ou seja, a espuma de vedação do gabinete que envolve o coletor do dreno encharca de água, que por estar em ambiente congelado acaba congelando também e impedindo assim o fluxo da água para o coletor que fica sobre o compressor.
   Tendo em vista que isso era um problema constante, a Brastemp criou um kit, chamado kit dreno, para corrigir esse problema de forma menos complicada que a troca de todo gabinete do produto, então o que tem que ser feito é uma intervenção no gabinete para retirar todo poliuretano encharcado, com essa operação de retirada do poliuretano, elimina-se o dreno que é interno, e instala-se um novo dreno, agora por fora do produto, isso corrige de forma eficaz o problema do encharcamento da espuma de vedação, e consequentemente corrige o problema mais grave, que é o refrigerador deixar de gelar na parte de baixo, devido ao bloco de gelo impedir a circulação de ar.
   Vou expor aqui, não detalhadamente por falta de condições e espaço, a forma como tem que ser feito para corrigir o problema, o kit usado não foi o específico para esse modelo,  pois a loja de peças não tinha disponível em estoque o kit para esse modelo específico que é um BRM33A, foi usado nesse produto então, o kit de outro modelo, o da BRM43A, que se diferencia do kit correto apenas na estética da cobertura da parte traseira e no comprimento da mangueira do kit dreno novo, mas isso é apenas estética como eu disse, e em nada vai influenciar no funcionamento do produto, e também não vai alterar a estética frontal, pois todo trabalho é feito na parte externa e traseira do refrigerador.

Evaporador Brastemp BRM33 Com Dreno Entupido de Gelo

Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?
Evaporador Brastemp BRM33 sem formação de gelo nas alhetas


Bloco de Gelo no Duto do dreno do Refrigerador BRM33A



   Veja que após desmontar a tampa que protege o evaporador, visualizamos o evaporador sem formação de gelo em excesso, e mesmo assim o produto deixou de gelar na parte do refrigerador, nota-se então um bloco de gelo no alicerce do evaporador, bem onde cai a água do degelo, isso é a característica mais evidente que o dreno está totalmente encharcado e bloqueado por gelo. Nesse caso então teremos que fazer um corte na parte traseira do produto, para retirar a espuma de vedação encharcada e corrigir o problema, a primeira coisa a fazer é, desligar o produto da tomada, e deixar como está mesmo, com o freezer desmontado para facilitar a circulação de ar e o derretimento do gelo que se acumulou naquele ponto.
   Então deixaremos o produto desligado e com as duas portas abertas por pelo menos 24 horas, para que o gelo dentro do poliuretano derreta e torne o serviço de remoção menos complicado.


Condensador do Refrigedor Brastemp BRM33A

   Após 24 horas com o produto desligado, solta-se o condensador das travas que prendem ele a parte traseira do gabinete, para se ter acesso ao local do dreno, apenas solta-se deixando o produto próximo á uma parede, para que o condensador não fique no chão, e sim apoiado na parede, pois os canos por onde passam o gás não podem quebrar ou trincar, apenas retira-se o condensador do local onde é fixado, para se ter espaço para trabalhar na traseira do produto.

Quer comprar o kit dreno - CLIQUE AQUI

Dreno do Refrigerador Brastemp BRM33

   Então faz-se uma abertura de 15 cm quadrados exatamente onde está localizado o dreno na parte interna do gabinete, nesse modelo a cobertura é de plástico colado ao poliuretano, então com uma faca fazemos o corte e retiramos o pedaço cortado, nos modelos em que o fundo do produto é de chapa metálica, tem que se cortar essa parte para ter acesso ao dreno, é um pouco mais complicado e trabalhoso.

Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?


Coletor do dreno do Refrigerador Brastemp Brm33A, encharcado de gelo
   Não sei se dá para perceber, mas entre as peças pretas, do canto superior esquerdo, tem muita espuma encharcada de água, que era gelo sólido, mas por ter ficado desligado por 24 horas, agora escorre muita água de dentro da espuma, justamente onde a mangueira se encaixa no coletor.

Dreno do Refrigerador Brastemp BRM33 coberto por poliuretano encharcado

Retirando espuma de poliuretano do dreno do refrigerador Brastemp

Quer comprar o kit dreno - CLIQUE AQUI
   Para retirar a espuma encharcada, é necessário cuidado e paciência, com uma chave de fenda, vai se soltando toda espuma em volta do dreno, com muito cuidado mesmo, pois se fizer algum furo ali, vai estar acessando diretamente o interior do refrigerador, ficando então um furo exposto na parte interna do produto, que além de prejudicar a parte estética interna, dependendo do local da perfuração, pode também prejudicar o funcionamento.
Cortando a mangueira do dreno do Refrigerador Brastemp 330 litros
   Depois de retirado toda espuma congelada, então corta-se a mangueira do dreno para retira-la fora e limpar alguma sujeira que possa estar ali no duto, com muito cuidado, pois ela fica bem rente á estrutura de plástico que faz o acabamento da parte interna do refrigerador. 

Retirando mangueira do dreno refrigerador Brastemp BRM33



Mangueira do Dreno Refrigerador Brastemp duplex 330 litros

Mangueira do dreno geladeira Brastemp 330 litros


Instalando mangueira do dreno da geladeira Brastemp 330 litros
   Esta é a mangueira nova, que conecta-se onde foi retirada a mangueira velha do dreno, agora a mangueira não vai mais ficar interna no produto, ficará na parte externa, entre o gabinete e o condensador, antes de conetar a mangueira, limpe bem o local onde vai encaixar, veja se não tem sujeira, lodo, limpe tudo e seque bem o local do encaixe.

Quer comprar o kit dreno - CLIQUE AQUI
Parte traseira do gabinete do refrigerador Brastemp 330 litros


   Lembram que eu disse lá atrás que esse kit que estou aplicando não é o exato para esse modelo, e agora é que percebe-se porque, o kit original para esse modelo, vem com esse tampão na mesma cor e no mesmo material do qual é feito o fundo do gabinete, então após colado no produto, ele fica da mesma cor e no mesmo formato, tornando o trabalho praticamente imperceptível, mas como o cliente não ia ficar sem a geladeira por uma questão de detalhe, porque essa é a parte traseira e fica virada para a parede, jamais vai aparecer, eu coloquei o kit dreno usado em outro modelo de produto, onde o fundo é metálico e branco.
    A parte do tampão que fica virada para o gabinete vem com uma camada de cola dupla face, tem uma aderência poderosíssima, então você abre apenas o furo para passar a mangueira, depois que o tampão estiver no local, retira a camada de papel que protege a parte colante, para que ele não fique grudando fora de hora e fora de local, com ele no lugar, retire a camada de papel e fixe no gabinete, após colado, não vai sair de jeito nenhum.

Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?



Espuma expansiva - Poliuretano

Injetando poliuretano no Gabinete do Refrigerador Brastemp Frost Free

   Com o tampão devidamente colado, falta apenas preencher o espaço aberto com a retirada do poliuretano encharcado, então aplicamos o poliuretano líquido, para preencher todo espaça vazio que ficou em volta do dreno, leia as instruções de uso do produto e pronto.
   Depois de aplicado a espuma, o produto precisa ficar por no mínimo mais 12 horas desligado, para que a espuma seque totalmente, depois desse tempo, pode religar o produto que o problema com de dreno congelando vai estar completamente resolvido. Não precisa injetar muita espuma, ela é EXPANSIVA, um ou dois jatos curtos no máximo, caso depois de aplicada ela comece a sair pelo buraco do tampão, não se preocupe, é normal, como ela expande, se não couber na cavidade, com certeza vai sair pelo furo, depois que secar corta-se para dar um melhor acabamento e pronto, recoloca-se a grade e liga-se depois do prazo de secagem.
Quer comprar o kit dreno - CLIQUE AQUI




Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?



160 comentários:

  1. AMIGO A MINHA GELADEIRA ESTA ACONTECENDO O MESMO PROBLEMA, NÃO GELA NA PARTE INFERIOR E CRIA PEDRA DE GELO NA CALHA IMPEDINDO A ÁGUA DESCER PARA O COMPRESSOR. SÓ QUE JA É A TERCERA VEZ QUE ACONTECE ISSO. EU POSSO ABRIR DENOVO RETIRAR TODA ESSA ESPUMA ENCHARCADA COLOCAR A MESMA BORRACHA E DEIXAR ESSA ABERTURA, E NÃO COLOCAR ESSA ESPUMA DE POLIURETANO. VAI DANIFICAR OU A GELADEIRA NÃO VAI FUNCIONAR CORRETAMENTE, SE DEIXAR SEM ESSA ESPUMA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se o defeito é o dreno, tem que trocar a mangueira do dreno e isolar novamente, se não for fazer da maneira correta vai piorar, e vou ser sincero, não é um trabalho fácil de fazer, tem que retirar o condensador, e todos os canos ali atras passam gás, tem que saber onde cortar, cada modelo tem uma medida diferente pra fazer a abertura, o que faz um produto refrigerar além dos componentes é a isolação Bruno, se for pra deixar aberto, não mexa, e se for pra não trocar a mangueira de drenagem, não mexa.

      Excluir
    2. BOA NOITE. JA TIREI TODA ESPUMA ENCHARCADA DA PARTE DO DRENO E DA CALHA ESSAS PARTES PRETAS. MAS TEM MAIS FORA DESSAS PARTES. POSSO DEIXA-LAS OU DEVO TIRAR TAMBÉM? TIVE QUE FAZER UMA GRANDE ABERTURA POIS TEM MUITA ESPUMA ENCHARCADA DE ÁGUA.

      Excluir
    3. A abertura é padrão, de 15x15 cm,, não precisa fazer mais que isso, senão o tampão não vai cobrir a abertura, retire toda espuma que fica em volta das peças pretas, corte a mangueira velha, limpe o duto na parte de cima, encaixe a mangueira nova de forma a não se soltar, coloque o tampão e destaque o adesivo, cole o tampão e fixe a mangueira com aquela abraçadeira e parafusos que vem no kit, coloque o poliuretano e espere 12 horas pra secar, retire a espuma congelada, principalmente que fique em volta do coletor de água que cai do degelo, é uma peça preta, limpe toda espuma enxarcada em volta dela e pronto, não vai mais congelar.

      Excluir
  2. Bom Dia Celso, estou com uma consul CRM 45ABANA que as vezes ela congela todos os alimento no interior da geladeira, seria defeito no modulo. desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, se estiver congelando os alimentos na parte inferior, ou seja no compartimento refrigerador, o defeito é no damper, que fica dentro do duto do compartimento refrigerador, o duto substitui os antigos termostatos, e quando apresenta defeito, não fecha a passagem de ar, assim os alimentos do refrigerador congelam.

      Excluir
  3. minha geladeira brastemp não estava gelando as coisas tanto frizer como no refrigerador
    troquei a resistência e ela voltou a gelar mas o evaporador esta congelando o que pode ser sera o fusivel térmico.
    gilvandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem modelo gilvandro eu não posso nem imaginar o que seja

      Excluir
  4. Amigo, me chamo Carlos e minha geladeira, Brastemp brm39 do ano 1999, mesmo modelo que mostra nas fotos, ela não gela a parte de baixo, sempre entope de gelo na calha, eu deixo todo aquele gelo derreter, e ela volta a funcionar normalmente por uns 3 dias, dai gelo novamente, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o compartimento freezer, e se tiver gelo formado embaixo do congelador como mostra nas fotos, o problema vai ser o mesmo que está descrito ali encima, o poliuretano em volta do dreno encharcou e a geladeira está congelando a calha do dreno, tem que instalar o kit dreno novo ok

      Excluir
  5. Celso, bom dia! Estou tendo os mesmos problemas de congelamento obstruindo a passagem de gelo para parte inferior, já troquei o módulo de potência mas o problema continua. Estou com suspeita de mal funcionamento do ventilador, ele estava com um barulho estranho, porém coloquei um lubrificante e ele aparentemente melhorou, mas o problema segue. Mas o que mais está estranho é o alarme no painel frontal, ora fica piscando todos os led de forma constante e ora de forma aleatória, tens alguma dica em relação a isso ? Outro detalhe, na parte do congelador está formando pequenos flocos de gelo por toda parte do mesmo. Obrigado !!
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, se o gelo é em todo o evaporador e não apenas embaixo dele, o problema é que a geladeira não está fazendo degelos, então tem que testar a resistencia que fica em volta do congelador, não precisa tirar ela do local, basta energizar e ver se está aquecendo depois de uns 10 minutos ligadas, se ele estiver queimada troque, se estiver ok, troque o termostato bimetalico e o kit sensor, que vai resolver ok

      Excluir
  6. Celso, bom dia! Estou com os mesmos problemas relacionados a obstrução por falta de degelo, já troquei o módulo mas o problema continua. Minha suspeita está no ventilador, estava com um barulho estranho e depois de lubrificar parece que melhorou. Em relação aos alarmes no painel frontal, essa parte está muito estranho, ora os led piscam todos juntos e ora piscam de forma aleatória, isso tem alguma ligação com o problema de degelo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, veja também esta postagem que pode te ajudar melhor ok, abraço, copie e cole o link no seu navegador:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-nao-refrigera-parte-inferior.html

      Excluir
    2. Bom dia Celso! Me chamo Lucas. Meu problema é exatamente o mesmo do Eduardo. Meu modelo é a Brastemp BRM43. Piscava as luzes e a geladeira parava de funcionar. Às vezes congelava tudo em cima, tanto o dreno, quanto o duto do refrigerador, quanto todo o congelador. Testei a resitência ligando direto na energia e ela está funcionando. O ventilador também está funcionando. Troquei o módulo de potência e o sensor bimetálico. Quanto ao sensor de campo, fui comprar e o cara não sabia se era um de 10K ou de 2,7K. Me vendeu o de 2,7K. Com isso a geladeira funcionou normalmente, sem apresentar o problema dos leds piscando, mas estou com a impressão que ela não está desarmando. Funcionou por dez dias perfeitamente e criou o gelo que entope a passagem de ar para o refrigerador. Quando percebi que embaixo não estava mais gelando, a parte de cima estava criando gelo ao redor das borrachas de vedação, assim como gelo entupindo todo o duto que leva ar para o refrigerador e o próprio congelador e dreno. Minha dúvida é: será que o sensor de campo deveria ser o de 10K? Pois talvez esteja com algum problema que não está desarmando a geladeira.

      Excluir
    3. Bom dia Celso! Meu problema é exatamente o mesmo do Eduardo. Meu modelo é a Brastemp BRM43. Piscava as luzes e a geladeira parava de funcionar. Às vezes congelava tudo em cima, tanto o dreno, quanto o duto do refrigerador, quanto todo o congelador. Testei a resitência ligando direto na energia e ela está funcionando. O ventilador também está funcionando. Troquei o módulo de potência e o sensor bimetálico. Quanto ao sensor de campo, fui comprar e o cara não sabia se era um de 10K ou de 2,7K. Me vendeu o de 2,7K. Com isso a geladeira funcionou normalmente, sem apresentar o problema dos leds piscando, mas estou com a impressão que ela não está desarmando. Funcionou por dez dias perfeitamente e criou o gelo que entope a passagem de ar para o refrigerador. Quando percebi que embaixo não estava mais gelando, a parte de cima estava criando gelo ao redor das borrachas de vedação, assim como gelo entupindo todo o duto que leva ar para o refrigerador e o próprio congelador e dreno. Minha dúvida é: será que o sensor de campo deveria ser o de 10K? Pois talvez esteja com algum problema que não está desarmando a geladeira.

      Excluir
    4. Para esse modelo o sensor é de 10k. O sensor de 2,7 vai dar problema

      Excluir
  7. Prezado, a bandeja coletora de água que fica sobre o motor da minha brm43 (430 litros) está apodrecido. Pode me indicar onde consigo um compatível para fazer a troca? Aqui na minha cidade, São Carlos, não encontrei para o meu modelo de geladeira.
    Obrigada e excelente sexta-feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane, em muitas lojas que vendem peças para geladeira existe um modelo de aparador de água universal, ele se encaixa ma maioria dos compressores, retire o que resta do seu e leve em uma loja que venda peças para geladeira, olhando e vendedor vai saber se pode ser substituido pelo que voce tinha ok

      Excluir
  8. Celso Jair Pereira, estou com este problema em minha geladeira (BRM37ABANA) fui em uma loja para comprar este kit mas o vendedor que também era técnico me ofereceu uma haste de alumínio que vai colocada dentro da boca do duto enrolado uma ponta no evaporador, segundo ele este é um novo método que a Brastemp indica a fazer.
    Você conhece??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi voce em outra pergunta identica agora a pouco, não me lembro em qual postagem, mas te indiquei o que a Brastemp recomenda e como a gente tem solucionado esse problema por aqui, mas pode sim ser que já tenham feito uma resistencia de degelo para o dreno, porém eu ainda não vi, e também não usei em nenhum produto, quanto ao kit dreno, tenho aplicado constantemente, e ele tem sanado em 100% dos casos ok, abração

      Excluir
  9. eu tenho uma geladeira brastemp do mesmo modelo brm33bbana ela parou de fazer gelo no freezer, queimou o modulo, eu troquei ele funcionou por um dia e parou oque eu faço?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso fechando todo o evaporador, se tiver, teste a resistencia de degelo, se estiver queimada troque, se não estiver e mesmo assim tiver gelo em excesso, troque o bimetalico, se não tiver gelo algum, veja se o ventilador está funcionando, se não estiver troque, se ela não tiver gelo em excesso o modulo é novo e mesmo assim não se mantem ligada, troque o sensor de temperatura, no caso kit sensor para campo

      Excluir
  10. Olá amigo olha eu novamente com minha BRQ 47 (tira latinha de cerveja na porta) - após meses de estudo e testes percebi o seguinte:
    - ela para de gelar a parte de baixo - cria gelo que impede a circulação do ar;
    - depois de algum tempo ela para de desligar o compressor, fica ligada direto mas a parte de cima, o congelador, gela muito bem;
    - fazendo o degelo manualmente, deixando desligada 2 dias, volta a funcionar normalmente por uns 10 dias a começa todo o problema novamente;
    - já testei resistência: ok, já testei a peça que fica dentro do condensador no freezer: ok já testei o termostato: ok
    - cheguei a conclusão que ela NÃO está fazendo o degelo automático, pois a bandeja não cai nunca nem um pongo de água! sei que ela evapora da bandeja pelo calor do motor mas coloquei papel pra ver se ao menos pinga na bandeja e nada.
    Pergunta: o que faz ela degelar, ou seja, mandar corrente para a resistência?

    Obrigado. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem manda corrente pra resistencia é a placa, ou seja a caixa controle, mas antes a corrente passa pelo fusivel termico, se o fusivel estiver com problema, a resistencia não vai receber energia e não vai degelar ok

      Excluir
  11. Olá, Celso! Tenho um freezer Electrolux, e o cano que está atrás dele está com alguns furos, pois existe dois lugares na grade que encostaram nele e perfuraram o cano e onde está o furo está criando gelo em volta. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tivesse furo, não estaria congelando nada, porque a pressão do gás dentro do sistema é muito alta, e tendo o furo, o gás vazaria em minutos e ele deixaria de gelar, quanto ao gelo, pode ser que tenha excesso de gás, isso pode ocorrer se foi feito alguma manutençao recente de troca de motor ou carga de gás, mas caso não tenha sido feito, pode ser apenas um pequeno excesso mesmo, em épocas de umidade de ar alta, o gás excede no sistema e pode congelar externamente, por isso os canos externos que vem do congelador tem uma cobertuda de tubo esponjoso.

      Excluir
  12. Olá amigo,

    Primeiramente gostaria de agradecer pela ajuda que tem oferecido a todos!

    Tenho uma geladeira brastemp frost free brg43 abana. O problema é que a geladeira embaixo não esfria e na parte do freezer ele congela tudo. Após ler praticamente todos os comentários deste tutorial e outros, fui testando. Abri a parte do freezer e abaixo da resistencia estava tudo congelado, exatamente como nesta foto do tutorial. A tubulação estava congelada até na parte de liberar a água na parte debaixo. Pensei, o dreno esta entupido pois esta congelando a espuma. Descongelei tudo da geladeira e liguei. Começou a gelar tudo novamente certinho. Porém após uns 2 dias, mesmo colocando na configuração de gelar mínima, a geladeira na parte debaixo estava quase congelando os alimentos. Ai fiquei confuso pois será que o termostato que não está funcionando e acaba não controlando a temperatura ideal e por fim acaba gelando tudo?

    Agradeço demais pela ajuda!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter descido gelo e travou o damper, desligue por 24 horas e deixe de portas abertas, depois relige, ela deve voltar ao normal, caso não , pode ser um problema com o damper termostatico que controla a passagem de ar para a parte do refrigerador, ele é termostato, mas não é elétrico, não tem fios, é completamente mecanico

      Excluir
    2. Já descongelei completamente a geladeira. Assim que eu ligo, volta ao normal a geladeira mas a parte debaixo começa a congelar novamente mesmo deixando na configuração mínima. Não seria apenas trocar uma peça então? Teria que chamar um tecnico para arrumar? Abraços.

      Excluir
    3. se tem defeito tem que trocar a peça, se ela não está fechando a portinhola de passagem de ar, tem que ser trocada, não tem como consertar o damper.

      Excluir
  13. Olá amigo, não precisa aceitar esta pergunta. Apenas comente na outra que mandei ok. Olhe este anúncio. http://www.polipartes.com.br/Damper-Termostatico-326062640/p . Trocando isto será que não funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa mesma a peça, tem que trocar, ela fica dentro de uma carenagem de isopor, cuidado ao desmontar para não quebrar as peças de isopor onde o damper fica inserido ok, abraço...
      obs: ache bem barato, na autorizada custa na faixa de 50,00

      Excluir
  14. bom dia, Celso muito bom o seu blog, tenho uma brastemp brm 43a, e acontece o mesmo problema de nao resfriar a parte inferior, mas quando em uso os 3 leds disparam, desligo e religo, passado algum tempo que nao e possivel determinar o quanto, acontece novamente, reparei tambem que o chao em volta fica com agua, testei a resistencia e esta aquecendo, vou trocar o sensor, uma duvidapor ter agua no chao pode indicar que nao esta entupido o dreno? obrigado Albert.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por ter água no chão, se for na parte de trás, significa que o aparador de água que fica sobre o motor pode estar quebrado/rachado/furado e tem que ser trocado, o compressor não pode ficar molhando.
      Se abriu o compartimento freezer, deve ter visto se tem gelo em excesso cobrindo todo o congelador, se tiver esse gelo, e a resistencia não estando queimada, troque o termostato bimetalico e o kit sensor de temperatura ok... mas caso não tenha gelo em excesso, pode ser o ventilador que não esteja funcionando com velocidade suficiente, se possivel me diga melhor como estava o interior do freezer quando abriu e testou a resistencia, tinha ou não gelo em excesso?

      Excluir
    2. boa noite Celso, a primeira vez que aconteceu o problema tinha uma pedra de gelo embaixo do congelador, deixei descongelar por mais de 2 dias, joguei agua quente, e coloquei para funcionar, por um dia e meio mais ou menos funcionou bem, ai novamente começou a disparar os 3 led e o alarme, quando abri o congelador tinha gelo novamente, quando escrevi para voce tinha acabado de trocar o sensor, ja tinha trocado o bimetalico, obs.: nao sei se fiz corretamente, mas nesta ultima verificação, deixei a geladeira funcionando sem as tampas no congelador e aquela peça da parte debaixo, para ver se forma gelo, muito obrigado pela atenção.

      Excluir
    3. Não pode funcionar sem as tampas, são elas que fazem a circulação de ar, tem que funcionar montadinha para que funcione de acordo como tem que funcionar.

      Excluir
    4. boa tarde Celso, realmente nao funcionou bem, tanto que congelou algumas coisas em baixo, montei ela toda e estou acompanhando,verifiquei hoje e nao tem gelo, por enquanto esta refrigerando embaixo, notei que o ventilador esta ligando mais vezes que o habitual, num outro comentario voce disse que a geladeira tem que fazer 4 degelos por dia? como percebo o momento de degelo? mais uma vez grato pela atenção.

      Excluir
    5. Não disse isso não, talvez tenha dito que ela faz de 01 a 03 degelos por dia, no máximo 03, isso quem determina é o sensor de degelo, quando ela entra em degelo, começa a cair água no coletor que fica sobre o motor, é bem silencioso esse processo, e imperceptivel em alguns modelos, tem que observar, mas logo a água do degelo vai evaporando dentro do reservatório que vai encima do motor, porque lá é bem quente, então observe várias vezes, pela quantidade de água vai perceber se fez degelos

      Excluir
    6. bom dia Celso, por enquanto a geladeira esta funcionando normal, refrigerando a parte de baixo,e de vez em quando dispara os leds e o alarme, troquei sensor e termostato bimetalico so nao a resistencia, que quando eu testei aqueceu, depois de muito tempo de uso ela demora mais a aquecer? conve troca-la? de qualquer forma a geladeira esta funcionando, mais uma vez agradeço o tempo para responder as minhas duvidas, abraços.

      Excluir
    7. Não, não troque a resistencia não, deixe como está ok

      Excluir
  15. ola td bm eu tenho uma geladeira brm 37 e ela ñ gela a parte de baixo jah troquei o modulo mais parece q ñ adiantou, ela ñ pinga sera q o problema é esse msm....?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o freezer e testar a resistencia de degelo, se estiver queimada troque, isso se tiver gelo em excesso no freezer, então tendo gelo demais, e a resistencia estando boa, troque o bimetalico e o kit sensor para campo, os dois ficam dentro do compartimento freezer, mas vou repetir, somente se tiver gelo em excesso fechando todo o evaporador.

      Excluir
  16. Olá Celso, boa noite!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog.
    Conforme a postagem acima, fiz a instalação do kit dreno na minha brastemp brg43a porém na parte de vedação, não coloquei o poliuretano, apenas vedei externamente os espaços do dreno com isopor e silicone. Logo após (não aguardei as 12 horas), liguei na tomada e o refrigerador funcionou mas a lâmpada do refrigerador não estava acendendo e então resolvi removê-la e houve um pequeno estouro. Depois disso, o refrigerador não liga nem o motor e nem os leds do painel. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que o curto tenha queimado a placa, isso não tem nada a ver com o serviço do dreno, mas tem a ver com o curto da lampada, veja se apenas não caiu o disjuntor que alimenta a geladeira quando deu curto na lampada, pode ser apenas isso também. quando digo placa, nessa geladeira se chama modulo de potencia e fica la atras do lado esquerdo do compressor em uma caixinha parafusada ao gabinete ok

      Excluir
    2. Veja onde fica e como trocar o modulo se tiver que trocar, copie o link e cole no seu navegador

      http://www.youtube.com/watch?v=fMeL1UxrToU

      Excluir
  17. bom dia, tenho uma continental modelo rsv 47, ela nao esta gelando na parte inferior e o congelador noto que esta muito, mesmo estando no numero 3, notei que o ventilador que fica dentro da geladeira esta lento e quando coloco a mao perto dele nao sinto ar frio vindo da ventoinha, o que pode ser amigo:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, não trabalho com essa marca, vou deixar um site onde tem vários técnicos que respondem, pode ser que um deles te ajuda melhor que eu ok

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  18. Olá! Boa Noite!
    Celso, gostaria de pedir sua orientação em relação a minha geladeira Brastemp frost free Clean duplex 352, o problema é que está vazando água e essa água fica acumulada debaixo da gaveta de legumes. Percebi também que a água não está indo para o reservatório que está sem água nenhuma(seco).Tirando esse problema de vazamento de água, está gelando normalmente.
    Peço sua ajuda, por favor e desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me passe o modelo da sua geladeira, o modelo não é a litragem do produto, o modelo fica atrás em uma etiqueta, sem modelo não sei de qual produto se trata, e sem saber qual produto fica dificil saber como solucionar o problema, existem mais de 100 refrigeradores Brastemp, e o modelo nunca tem compatibilidade com a litragem do produto ok.

      Excluir
  19. Oi boa tarde tenho um refrigerador Brastem BRM33 já foi trocado sensor de temperatura, modulo e bimetal e a mesma não desarma o compressor, não sei mais o que fazer? Alguem me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema com a calibragem do gás dentro do sistema, chame um técnico para conferir se não tem gás em excesso, ou gás insuficiente ok

      Excluir
  20. em que situação podemos condenar um motor geladeira consul, liga a tomada o mesmo não dispara a luz interna da geladeira fica acesa, termostato interno sendo girado não produz nenhum efeito digo não dispara motor, as vezes dá pra ouvir um estalo rápido como se tenta-se armar o motor, desativa rápido motor não faz barulho nenhum como se tivesse queimado ou colado é possível motor queimado??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro, se o motor recebe energia e desarma, significa que o motor foi energizada, mas como está em curto, ele superaquece rapidamente em segundos, então o protetor térmico que fica do lado do relê, automaticamente corta a corrente para o compressor, para evitar complicações elétricas, assim passa-se um tempo, o compressor esfria, e o protetor libera corrente novamente, e volta a cortar em segundos, nesse caso, com certeza é compressor, se for de uma porta a geladeira, praticamente não compensa o conserto, somente o compressor custa na faixa de 250,00 mais a mão de obra, vamos para casa de 400,00.

      Excluir
  21. Bom dia Sr. Celso, gostaria de saber por que minha geladeira começou a pingar agua por dentro a agua vem do freezer eu suponho, e sai bem no centro da geladeira no suporte de latinha cerveja, ai pinga nas prateleiras de vidro, ainda não percebi se a temperatura interna da geladeira caiu mas a do frezzer esta normal; ela é modelo BRM49B; Abraço Cley;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cley,
      Nesses modelos mais novos de refrigeradores tem ocorrido muito esse problema, o que ocorre é um a formação de gelo interno, em um duto de passagem de ar que fica entre o freezer e o refrigerador, não temos acesso a esse ponto que é todo confeccionado em isopor, então para que esse gelo saia todo com segurança, recomendo que desligue o produto da tomada, deixe 48 horas com as duas portas totalmente abertas, depois desse período religue e veja como vai se comportar o produto ok.

      Excluir
    2. Bom dia Celso; Farei este procedimento, e vamos torcer para dar tudo certo, agradeço pela ajuda, abraço; Cley.

      Excluir
    3. Grande Abraço, vai dar certo sim.

      Excluir
  22. Ola meu amigo Celso.
    Gostei muito do seu blog tem muitas informaçoes que nos ajuda muito.
    Agora o meu caso eu tenho uma geladeira brm 33 duplex igual a da foto,ela estava con problema no modulo de potencia,o mesmo foi trocado,mas quando coloquei e liguei notei que fez um barulho de rele no modulo e ligou o ventilador por alguns segundos e logo parou,depois disso ela demorou um bom tempo para voltar a ligar,agora notei que ela funciona um tempo e para e nao gela bem a parte superior nem a inferior mesmo estando com a regulagem no maximo,o ventilador esta funcionando bem e ela ficou parada por um ano e meio pode ter influenciado algum defeito? o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, boa noite amigo
      Quando um produto fica tanto tempo parado, ele tende a perder gás, porque parado a pressão dentro do sistema, chega a quase 70 libras, então tende a apresentar microvazamentos, então tem que abrir o freezer com ela em funcionamento, e ver se o congelador está todo completo de gás, ou seja, se todos os canos tem gelo, se fizer gelo apenas nas primeiras curvas superiores, tem que ser colocado uma carga de gás, essa é a possibilidade mais provável.

      Excluir
    2. Boa tarde Celso.
      Entao no meu caso a geladeira ligada e sem deixei abrir por 5 dias,ao abri-la notei que a parte inferior estava quente e a parte superior gelada,ao abrir o compartimento superior notei que estava completamente congelado,medi a resistencia com o multimetro e acusou estar boa,entao liguei-a novamente na tomada e medi a voltagem na tomada da resistencia que nao acusou tensão nenhuma. Antes disso cortei a parte trazeira para ver o dreno,mas ao começar a tirar o poulieretano nao notei sinal de agua ou qualquer tipo de mancha,o que pode ser?
      Obrigado novamente e um abraço

      Excluir
    3. Acho que não deveria ter cortado o gabinete de forma alguma, a geladeira estava parada, não poderia ter gelo no poliuretano, porque não me perguntou isso antes, como estava desligada isso jamais iria acontecer, gelo no dreno, se forma após uso continuo por anos.
      Se gela perfeitamente no freezer e nada gela na parte inferior, o defeito pode estar no damper, que é como se fosse um termostato, mas não tem fios, ele tem uma portinhola, que abre e fecha uma portinha para a passagem de gás para a parte do refrigerador, esse damper, fica dentro do duto, no compartimento refrigerador, o botão de regulagem de temperatura fica preso no damper.
      para retirar o duto, retire a capa da lampada, aquela de acrilico, embaixo dela, tem dois parafusos, retire os parafusos que prendem o damper, pode ter um mais embaixo , perto da gaveta de legumes, com os parafusos soltos, basta desencaixar o duto, e desmontar com cuidado e ver se a tampinha do damper está fechada impedindo a passgem de ar, se for isso, troque o damper, e pronto, o ar volta a chegar na parte da geladeira.

      Excluir
    4. bom dia Celso!
      Aqui estou eu novamente com os problemas do meu refrigerador,como ele fica em um rancho não tenho como mecher diariamente,entao so agora voltei a tentar arruma lo.
      mas entao indo ao caso Celso agora quando ligo ele na tomada ele liga o ventilador por alguns segundos e logo desliga,ai demora um bom tempo para ligar o motor,funciona por algum tempo e logo desliga,demorando novamente a voltar a ligar,ela fica repetindo essa situaçao,ai o tempo que ele fica ligado não é suficiente para gelar,
      desmontei o dumper,mas como ela nao esta refrigerando nem a parte superior acredito que não esteja com problema,conferi o os canos de gas e eles gelam normal por inteiro,lembrando que ë uma brastemp brm 33 e que o modulo de potencia e novo e original brastemp.
      sera que pode ser o modulo com problema mesmo sendo novo,ou pode ser o kit sensor como vc descreveu em outros comentarios!
      desde ja agradeço novamente e aguardo sua resposta.
      Um abraço.

      Excluir
    5. Thiago, troque o kit sensor, pode ser somente ele, afinal, é ele quem vai gerenciar o ligar do compressor, troque e observe, se for o caso, depois troque o modulo novamente, mas tenho quase certeza que trocar o sensor vai resolver ok, abraço e boa sorte.

      Excluir
    6. Vou fazer isso Celso e te dou um retorno,o modulo esta na garantia faz apenas 2 meses que troquei..
      Obrigado novamente e parabens pela paciencia e atitude!

      Excluir
    7. Faça e me diga, mas já sei que a resposta vai ser positiva, abração.

      Excluir
  23. Olá Celso parabéns pela iniciativa, estou com este problema na minha geladeira uma Brastemp BRG43ABANA, a agua pinga pela gradezinha e cai na bandeja de ovos, quando tirei a tampa do evaporador apos esperar descongelar, o duto do dreno estava cheio d'agua que depois desceu para a bandeja, olhei todas as perguntas aqui e não encontrei a resposta para minha duvida que alias são duas:esse problema é realmente o dreno congelando e posso comprar o kit e a segunda é a que não encontrei resposta aqui, como faço pra saber a localização exata aonde devo fazer a intervenção neste modelo, visto que o mesmo é de metal e o trabalho é mais complicado e tem que ser preciso ??
    Desde já agradeço e observo a sua paciência e dedicação em ajudar as pessoas, parabéns mais uma vez e obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, pode sim ser problema no dreno, mas como esperou descongelar para abrir o compartimento freezer, pode ser que não seja esse o defeito, e também disse que a água escorreu pelo dreno indo para o coletor sobre o motor, então, se era dreno, religue a geladeira, e vamos ver como ela se comporta, se voltar a apresentar o problema, aí vamos fazer uma intervenção, mas tem que abrir ela com gelo, para que vejamos como é a formação desse gelo, sem isso, não tem como saber corretamente.
      Quanto as medidas, existem sim medidas exatas para cada modelo, o seu é 27x54
      54 cm do teto descendo, marca-se um ponto, e na mesma altura, 27 cm do ponto até a borda lateral direita da geladeira, olhando ela por trás.
      então com o ponto exato, marca-se 7,5 cm para cima e para baixo, e mais 7,5 para direita e para esquerda, termos um quadrado de 15 cm quadrados, corta-se e temos o ponto exato do dreno, mas como disse, não faça nada, religue a geladeira, se for dreno, o fato de ter corrido água para a bandeja, pode ser que fique meses sem voltar o problema, quando voltar vemos isso ok, abraço

      Excluir
  24. Olá Celso parabéns pela sua iniciativa, ajuda demais.
    Meu caso não é muito diferente, possuo uma geladeira Brastemp BRG43ABANA que começou a pingar pela grade do desodorizador em cima da bandeja de ovos, após desligar a geladeira e consequentemente descongelar, segui as suas instruções retirei a tampa do evaporador e constatei que estava até a boca de água, no dia seguinte está já havia escorrido para o reservatório, entendi as suas instruções e vou fazer eu mesmo a colocação do kit do dreno, mas tenho uma duvida que não encontrei resposta aqui nos comentários: como saber a localização exata de onde devo cortar para ter acesso ao dreno visto que essa geladeira o fundo é metálico tornado o trabalho um pouco mais complicado ??
    Desde já agradeço a sua atenção e mais uma vez parabens pela sua atitude descompromissada tendo o intuito só de ajudar obrgado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, pode sim ser problema no dreno, mas como esperou descongelar para abrir o compartimento freezer, pode ser que não seja esse o defeito, e também disse que a água escorreu pelo dreno indo para o coletor sobre o motor, então, se era dreno, religue a geladeira, e vamos ver como ela se comporta, se voltar a apresentar o problema, aí vamos fazer uma intervenção, mas tem que abrir ela com gelo, para que vejamos como é a formação desse gelo, sem isso, não tem como saber corretamente.
      Quanto as medidas, existem sim medidas exatas para cada modelo, o seu é 27x54
      54 cm do teto descendo, marca-se um ponto, e na mesma altura, 27 cm do ponto até a borda lateral direita da geladeira, olhando ela por trás.
      então com o ponto exato, marca-se 7,5 cm para cima e para baixo, e mais 7,5 para direita e para esquerda, termos um quadrado de 15 cm quadrados, corta-se e temos o ponto exato do dreno, mas como disse, não faça nada, religue a geladeira, se for dreno, o fato de ter corrido água para a bandeja, pode ser que fique meses sem voltar o problema, quando voltar vemos isso ok, abraço

      Excluir
  25. Celso
    Boa Noite

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog.Tenho uma geladeira Geladeira Brastemp Brd48d Duplex Com Dispense De Água Externo a parte de cima gela ate bem mas a parte de baixo que e a geladeira não esta gelando nada veio um técnico e falou que era falta de gás.ele repôs o gás e depois de 4 meses o problema persistiu poderia me dizer oque ta acontecendo pois só to usando a parti de cima Grata pela att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele pôs o gás e ficou normal, ele estava certo, porém se vazou gás, tem vazamento interno, e o gás vazou novamente, se colocar vai vazar novamente em um prazo menor, o que tem que fazer para não perder o produto, é eliminar o pré resfriador, ou seja, a tubulação que passa internamente, mas em dias de chuva ou de umidade muito alta, pode formar goticulas de água perto das borrachas da porta, pois a tubulação que passa internamente, aquece perto das borrachas para evitar sudação, mas esta é a unica maneira de salvar o produto, porém corre o risco desse efeito colateral.

      Excluir
    2. Boa tarde Celso
      Obrigada pela resposta rapida
      Então o tecnico veio aqui e colocou gas novamente e trocou o filtro ontem funcionou mas pra minha supresa hoje ela parou de vez falei com ele e o mesmo condenou o meu compressor,a geladeira da partida mas não gela nada,pergunto pra vc devo trocar o compressor ou pode ser outro problema.estou em duvida.Grato pela att.

      Excluir
    3. Acho que não deve fazer o serviço, ainda suspeito de vazamento interno de gás, por isso, aconselho chamar mais um ou dois técnicos para avaliarem, e se for o caso, apenas eliminar o pre resfriador e colocar gás, acho pouco provável que tenha que trocar motor, mas isso somente vendo, assim, chamando outro ou outros técnicos, vai sanar essa duvida ok Roseli.

      Excluir
  26. Celso Boa Dia ( Noite Ou Tarde ) , Tenho Um Geladeira " Brastemp Clim Frost free Eletrônica ".
    Daí o Motor : Funciona ! , Logo Que Liga Funciona e Gela Normalmente , Mas Ao Passar De 2 ( Dois ) Dias ( Aproximadamente ).
    Ela Para De Gelar E Começa A Formar Gelo Na Parte De Trás Do Congelador E O Ventilador Fazendo Barulho !

    ME AJUDE POR FAVOR !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passe o modelo, que eu te ajudo melhor, passe o modelo exato, se for BRM35, ela tem duas versãoes, a A e a B, por isso tem que ser o modelo exato, se não for nenhuma das duas, preciso do modelo correto okeio, abraço e aguardo.

      Excluir
  27. Me passe o modelo, que eu te ajudo melhor, passe o modelo exato, se for BRM35, ela tem duas versãoes, a A e a B, por isso tem que ser o modelo exato, se não for nenhuma das duas, preciso do modelo correto okeio, abraço e aguardo.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!!! Celso tenho uma geladeira Brastemp frost free Brm43abana que não esta resfriando a parte inferior e esta com gelo acumulado no fundo do congelador (superior) o que pode esta acontecendo??? Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, teste a resistencia de degelo, se ela estiver queimada troque, se não troque o termostato bimetálico, pode ser apenas ele caso não seja a resistencia, se nao resolver, depois troque o modulo de potencia o o kit sensor de temperatura ok.

      Excluir
  29. Boa tarde caro Celso!
    No caso, vc faria este serviço da troca de dreno em minha residencia, e quanto seria o valor, meus agradecimentos por dianto, meu email, fsica2010@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei onde você mora, trabalho na região de taguatinga no DF.

      Excluir
    2. Grato meu caro, realmente não imaginei a distancia, por este motivo deixei o email, realmente estamos muito longe, de qualquer forma muito obrigado.

      Excluir
  30. Então minha geladeira é uma 330 brastemp, ela sai o vento em cima mas não gela. E em baixo mal sai o vento mas, o dreno não está entupido, O ferro atras o condensador não esquenta muito, o que será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o motor liga, e o ferro atras que é o condensador por onde o gás passa não aquece, ou é falta de gás, ou falta de compressão do motor, nesse caso, apenas um técnico de refrigeração vendo o produto pessoalmente.

      Excluir
  31. Celso,
    A minha Brastemp Fost Free BRM41BBANA não está congelando. Somente uma corrente de ar fresco quando o ventilador funciona. Ouço alguns estralos tipo liga/desliga bem embaixo dela. O dia quase todo esses estralos e após eles o ventilador vai sendo acionando e desligamento rapidamente. Quando o conpensor é acionado o ventilador também é acionado por um periodo maior. O que pode está acontecendo? Muito Grato!
    Alberto Farias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto, ao que me parece, sua geladeira tem problema na caixa controle que tenta ligar o compressor mas não consegue, então fica fazendo barulhos assim, téééémmmmm ......téc.

      vou deixar um vídeo que vai te ajudar ok, abração

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
    2. Celso,
      Problema resolvido com a troca da placa. Por falta da similar, coloquei uma placa original. Agora está ventilando bastante e fazendo fumaça no congelador. Muito obrigado e sucesso com seu blog.
      Alberto Farias

      Excluir
    3. Que boa notícia, eu indico a similar, para diminuir custo, mas é apenas um opcional, com certeza a placa original, tem melhor qualidade e durabilidade, abração

      Excluir
  32. boa tarde, minha Brastemp 330, quando fui viajar de férias ficou desligada sem intenção, ocorreu que na volta das férias tudo dentro estava estragado, um sacrifício fazer sua limpeza
    agora ela esta gelando no freezer mais não congela e na parte de refrigeração a temperatura num fica agradável para beber um liquido.
    por favor me ajude a resolver esse problema, antecipadamente agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de quanto tempo que você ligou ela percebeu que deixou de gelar embaixo?
      Tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso bloqueando a passagem de ar, se tiver gelo pode ser sistema de degelo com defeito, se não tiver gelo em excesso, pode ser o damper que fica na parte de baixo que não está abrindo a passagem de ar, mas é essencial que abra o freezer e veja como está a formação de gelo ok, vou deixar um vídeo para te ajudar, qualquer coisa estou por aqui

      https://www.youtube.com/watch?v=BsqYzSrQhvk

      Excluir
  33. Celso, me ajude. Minha Brastemp BR39ER de -6 meses não gela mais. Ela liga, mas a parte de baixo fica somente fria e o congelador somente um pouco gelado, não consegue nem fazer gelo. Já li que esse modelo apresenta muitos problemas, mas você pode me dar alguma dica?
    Obrigado, você ajuda muitas pessoas com o seu blog.
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo o modelo está incompleto, mas imagino que seja Um BRM39ER, e como está com apenas 06 meses você não pode fazer nada a não ser chamar a assistência técnica autorizada, somente eles podem fazer intervenções no produto, por estar em garantia, e esse modelo apresenta raros problemas, no seu caso, parece ser apenas fusível térmico.

      Excluir
  34. Celso, me ajude. Minha Brastemp BR39ER de -6 meses não gela mais. Ela liga, mas a parte de baixo fica somente fria e o congelador somente um pouco gelado, não consegue nem fazer gelo. Já li que esse modelo apresenta muitos problemas, mas você pode me dar alguma dica?
    Obrigado, você ajuda muitas pessoas com o seu blog.
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo o modelo está incompleto, mas imagino que seja Um BRM39ER, e como está com apenas 06 meses você não pode fazer nada a não ser chamar a assistência técnica autorizada, somente eles podem fazer intervenções no produto, por estar em garantia, e esse modelo apresenta raros problemas, no seu caso, parece ser apenas fusível térmico.

      Excluir
  35. Meu Refrigerador Frost Free Brastemp Clean BRM39 - 352 Litros - Inox ela esta tudo ok mais a lampada não esta acendendo antes ficava piscando agora a lampada não liga sera defeito grave pois ele não esta mais na garantia desde já agradeço pela resposta www.valdemirsampa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas mal contato da lampada no bocal, e ela pode ter queimado ou nao, acesse a lampada com a geladeira fora da tomada, reaperte, se nao acender, troque a lampada, custa entre 3,00 e 5,00

      Excluir
  36. Olá Celso estou de volta, depois de meses observando a minha geladeira no caso uma Brastemp BRG43ABANA que apresenta o problema cronico de pingar pelo grade do desodorizador, e neste tempo notei que ela fica pingando por aproximadamente uns 5 dias seguidos e depois para de pingar sem eu fazer nada, então depois de um mês sem a goteira e funcionando normalmente o ciclo se repete ou seja 5 dias pinga um mês, não fiquei agora sem saber o que fazer mas uma vez obrigado pela sua atenção e parabens mais uma vez pelo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, todas que apresentam esse problema, resolvo com a troca do kit dreno, mas elas não deixam de apresentar o problema e depois volta, apresenta e mantem-se até ser resolvido, mas imagino que sua geladeira não tenha esse problema, pode ser que ela esteja desnivelada, acumula-se água, que com tempo transborda pela frente, o produto tem que estar inclinado para trás, então regule os pés dianteiros para que ela fique inclinada para trás, e observe ok.

      Excluir
  37. Boa tarde Celso tem uma geladeira brastemp modelo brm 39 bbana no começo ela funcionava durante dez dias geleva normal ai depois parava de funcionar eu desligava da tomada tava um tempo e religava e voltava a funcionar,porém agora ela não funciona mais e alem disso quando liga fica fazendo um barulho de água depois de um tempo ligada para. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, parece defeito no sensor de temperatura que fica dentro do freezer, eu se fosse você , trocaria o sensor e observaria o comportamento do produto, se for o caso de trocar a placa, troque somente depois que trocar o sensor, pode ser apenas ele.

      Excluir
  38. Boa noite Celso , tenho um refrigerador brm 37 ele esta disparando o alarme todas as luzes do painel ficam piscando e só param quando desligo da tomada ai ligo de novo e depois de umas 7 horas o problema volta oque pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, tem que abrir o freezer e ver se tem gelo em excesso, pode ser que o que está acontecendo seja uma informação de defeito, a placa sinaliza defeitos com sinais sonoros de de leds, mas é necessário abrir o freezer e ver como está a formação de gelo, a partir daí podemos chegar a conclusões.

      Excluir
  39. Boa tarde Celso.Temos uma geladeira Brastemp BRM47.Percebemos que há alguns dias ela não está gelando a parte de baixo adequadamente.O compartimento de frio apresenta acúmulo de água, um dos lado apenas.Já na parte superior do freezer, próximo a tampa, notamos também que há uma superfície bem rasa de gelo. Problema grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri essa água acumulada pode ser de dentro do duto de ar que passa entre o freezer e o congelador, não temos acesso a esse ponto isolado do produto, sempre que isso ocorre, na grande maioria das vezes não precisa trocar nada, apenas peço para desligar o produto por 72 horas, e deixar com as duas portas abertas, isso tem resolvido o problema.

      Excluir
  40. Celso Minha geladeira estava com o mesmo problema q nao refrigerar a parte inferior. descongelei ela e religuei novamente , apos alguns dias ela parou de refrigerar novamente a parte de baixo, eu ja testei a resistencia esta ok.
    Entao vi q o problema era no dreno msm, ai eu enfiei um fio grosso no dreno pra ver se desentupia saiu ate umas sujeiras .... vc acha q somente isso nao resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do modelo do produto resolve, depende do modelo não. vamos torcer para que seja apenas sujeira no caso da sua.

      Excluir
  41. Ola, bom dia. Tenho uma BRM47B 220v. Ha 2 meses ela comecou a congelar tudo na geladeira e freezer normal. Apos uma semana , limpei o freezer e voltou ao normal.agora esta pingando pela grade que fica na frente do porta latinhas.abri o freezer e tinha um pouco de gelo dentro da passagem de ar frio para a geladeira.fiz toda a limpeza e assim que liguei, voltou a pingar. O que pode ser? Me de uma ideia ,por favor.agradeco desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, vou te dar a solução, veja esse video, não é a mesma do seu modelo, mas a estrutura do gabinete é a mesma e a solução a mesma ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=-m19geHdYzU

      Excluir
  42. Ola, completando a pergunta anterior, se tiver que trocar o kit dreno, qual as medidas para cortar? BRM47B 220v. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo não tem essa intervenção no dreno, somente os modelos BRM33/37/43

      Excluir
  43. bom dia celso minha consul modelo crm33bana está com o seguinte problema: esta congelando a parte inferior onde fica os alimentos, até os alimentos que ficam na porta congela exemplo ovos. na parte superior ta tudo certo. sem acumulo de gelo, verifiquei que esta fazendo o degelo certinho. o motor desliga ( quer dizer não fica ligado direto), mas esta congelando tudo dentro dela, a placa e o sensor sao novos com 3 meses de uso. o que devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, quando isso ocorre é um defeito no damper, o damper fica dentro do duto de ar na parte inferior, e ele não é como termostato que tem fios, é apenas um sensor e tem uma portinha, por onde passa o ar, totalmente mecanico, quando esfrio o bulbo do sensor, a portinha se fecha e deixa de ir ar frio para o refrigerador, então o que ocorre é que a portinha não se fecha, pode ser que tenha algo atrapalhando, geralmente gelo, então desligue da tomada a geladeira, deixe com a porta inferior aberta por 12 horas durante o dia que é mais quente, depois religue, se não voltar ao normal, troque o damper.

      Excluir
  44. Boa tarde, Celso. Possuo um refrigerador dessa linha. Ele parou de gelar aí troquei o modulo. Voltou a funcionar por um dia, chegou até a congelar as verduras na caixa. Depois do primeiro dia não gela quase nada a parte de baixo e o congelador demora demais a congelar aguar por exemplo. Já abrir o fundo da freezer e não possui gelo no condensador e não reaproximar água pinga do na geladeira. O que acha que pode ser? Obrigado, ótimo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não está queimado o ventilador, sem ventilador frost free não funciona.

      Excluir
  45. OI CELSO TENHO UMA GELADEIRA FROST FREE BRR49 BRASTEMP CLUB...TENHO ELA Á QUATRO ANOS A 2 ANOS ELA COMEÇOU A CONGELAR A PARTE DE CIMA E NÃO GELAR A DE BAIXO...CHAMAMOS TODOS AS ASSISTÊNCIA DA CIDADE ,TROCARAM TODOS OS TERMOSTADOS,RESISTÊNCIA E ATÉ A PLACA E NADA ADIANTOU CONTINUA O MESMO PROBLEMA....MAS NÃO DISSERAM QUE PODIA SER ESSE TAL DE DUTO INCLUSIVE MANDARAM EU JOGAR NO LIXO E COMPRAR OUTRA,ACHO UM ABSURDO POIS PAGUEI R$ 3,000,00 MIL REAIS E DUROU PRATICAMENTE 2 ANOS SEM PROBLEMAS,FORA QUE JA GASTEI COM AS ASSISTÊNCIA SÓ A PLACA CUSTOU 200,00 REAIS,SE PUDER ME AJUDAR AGARDEÇO.OBRIGADO.ANA PAULA-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, se mandaram jogar no lixo, teriam que ter feito antes de ter cobrado por serviços não acha, como eu ganho dinheiro em um produto depois mando jogar fora, se trocou a caixa controle, os dois sensores de temperatura e ela não refrigera embaixo, pode ser defeito no damper que libera passagem de ar para parte inferior, ou apenas bloqueio de gelo no duto que é o mais comum, eu acho que pode ser apenas isso desde o começo, vou deixar aqui abaixo dois videos que podem te ajudar muito tá bem Ana, veja-os:

      https://www.youtube.com/watch?v=-m19geHdYzU

      https://www.youtube.com/watch?v=1G9Gq1R23uQ

      Excluir
  46. oi celso!! tenho uma Brastemp BRR49 CLUB ,a quatro anos e a dois anos ela começou a congelar o freezer e não gelar a parte de baixo, após deixar desligada por 48hrs ela volta funcionar normal... mas a atrás onde é pra ter sempre água não tem somente quando desligo....já chamei todas as assistências da cidade, já trocaram tudo inclusive a placa, mas nada adiantou ,mas nunca falaram no duto, pois vi tuas postagem e gostaria de saber se pode ser esse o problema ou se não pode?? o que poderia ser?? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser apenas duto, como eu te respondi ali encima, faça o procedimento e veja como vai se comportar, e me diga como ficou, não vai poder comentar aqui nos proximos dias, vou viajar, mas pode comentar no youtube ok

      Excluir
  47. Olá Celso; eu tenho uma BRG43a, troquei compressor pq queimou mesmo, mas antes de queimar, ela já estava piscando os leds do painel frontal e após a troca do compressor, ela procedeu da mesma forma, mas reparei que mesmo tendo trocado o sensor e bimetal, o evaporador não fica coberto de gelo, mas com o aspecto normal, aquela aspecto de uma camada fina em todo o evaporador e aletas, mas me chamou atenção que o bimetal fica com um pouco de gelo em volta. Os alimentos estão bem congelados e em baixo a temperatura é normal. Mas os Leds continuam a piscar depois de 12 horas em média... pode ser mesmo a resistência? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se não tem formação de gelo não pode ser a resistencia, e nem tão pouco o bimetal, pode ser modulo de potência mas a causa mais provável é que seja apenas o sensor de temperatura, troque ele e veja como a geladeira vai se comportar, ele custa pouco, na faixa de 20,00 vou deixar um video para te ajudar se for o caso de ter dificuldades ok, veja:


      https://www.youtube.com/watch?v=f1oei7ZYoVw

      Excluir
  48. PARABENS PELO SITE E RECEBA MEUS AGRADECIMENTOS, ISSO É UMA VERDADEIRA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO,
    Celso, seguindo sua orientação, adquiri o kit dreno para a aminha BRG43ABANA por R$49,90. Abri a parte traseira para obter acesso ao coletor afim de fazer a adaptação do kit dreno, no entanto, dentre as muitas dicas que você nos dá, me ative ao fato de que o isolante de poliuretano estava encharcado, fui retirando até onde a chave de fenda alcançou, porém mais para o fundo, uns 22 cm, ainda tenho o isolante encharcado. Para não retirar todo o isolante, optei por deixar o acesso aberto por uns dias, voltado para o sol, a fim de que seque. Analisando, cheguei à conclusão de que a origem do problema não reside no dreno, e a solução não se resume só na instalação do kit externo; o cerne do problema está na má vedação das conexões das duas peças que compõem o coletor, do coletor com dreno e do coletor (peças pretas) com o próprio gabinete, pois de onde estaria vindo essa água, por onde ela infiltra?
    Notei que nos encaixes das peças pretas, que constituem o coletor há infiltração de água e na parte interna do gabinete, a fita aluminizada que forra o assoalho do congelador está parcialmente descolada, por onde, suponho eu a água atinge o encaixe das duas peças que compõem o coletor.
    1. Posso aplicar silicone nesses pontos de conexão das peças que compõem o coletor, que suponho, serem os de infiltração?
    FOTO 1
    AQUI EU TENTEI INSERIR A FOTO, PARA ILUSTRAR AOS LEIGOS COMO EU. NÃO CONSEGUI, COMO PROCEDER?

    2. Devo substituir a fita aluminizada, ou vedar com silicone os pontos onde ela descolou?
    FOTO2
    3. Deixar secar o isolante resolverá o problema, ou devo removê-lo na totalidade, e preencher novamente com a espuma expansiva?
    FOTO 3
    Se o fabricante quisesse resolver o problema, teria que injetar toda a caixa do congelador, já com a saída em forma de bico na parte inferior com um comprimento de cerca de 8 cm em direção à bandeja, terminando já distante da área onde a temperatura solidifica formando gelo, no final desse bico seria encaixado o tubo condutor até a bandeja, ou seja a peça inteiriça não permitiria infiltração de água no isolante. (Conclusão de um leigo, o que você me diz???).

    De São Paulo, um leigo, aprendendo com a sua ajuda. Em 05 de Agosto de 2014.
    Grato,
    Sidney e-mail: inirgams@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da formação de água no poliuretano, é justamente porque naquela parte preta plástica do coletor junta-se lodo, ou outro tipo de sujeira que provém do freezer, e essa sujeira impede a água de descer, e a água empoçada ali, congela e quando o freezer entra em degelo, e aquece um pouco a água, a peça preta congelada, começa a suar na parte externa, imagine um copo com água gelada sobre a mesa, imediatamente, as moléculas de hidrogênio e oxigênio que estão no ambiente são atraídas pelo corpo frio, e juntando hidrogênio e oxigênio, temos h2o, ou seja, formação de gotículas de água, não é proveniente de vazamento, por isso, isolar com silicone não vai resolver, é proveniente de sudação externa no corpo do coletor do dreno, porque por entupimento ele vai estar cheio de gelo, então o que tem que ser feito, é limpar todo lodo na mangueira a fim de que não entupa o dreno, e forme gelo novamente, retirar o poliuretano encharcado, e colocar um novo, é suficiente para resolver, tenho feito esse procedimento ha alguns anos já, e jamais tiver recorrência do problema, mas o fato de deixar exposto ao sol, vai sim melhorar em muito a secagem do poliuretano, depois de injetar o poliuretano novo, deixe secar por mais umas 24 horas, depois religue o produto, tenho certeza absoluta que vai resolver o problema.

      Excluir
    2. Caro Celso, muito boas as suas explicações sobre Refrigeração, mas me desculpe uma pequena correção no que se refere à Química e à Física. No meio ambiente normalmente não existe hidrogênio livre (o ar é formado por oxigênio e nitrogênio). Se houvesse hidrogênio livre em quantidade suficiente para acontecer o que você descreve, o que poderia ocorrer é uma grande explosão, ao menor sinal de centelha, como por exemplo, ao se acionar um interruptor de luz. O que está acontecendo, de acordo com as Leis da Física, é que a umidade presente no ar (vapor d'água) se condensa ao entrar em contato com a superfície fria, voltando ao estado líquido. Da mesma forma que um copo "sua", quando você o enche com um líquido gelado.

      Excluir
    3. Então a química está errada e você certo, porque desde que eu me entendo por ser humano, água é formada por 2 átomos de HIDROGÊNIO e um de OXIGÊNIO , tanque que sua fórmula é H2O.
      Sinceramente, temos que rever isso urgentemente, ou seja, mudar a química e talvez a física também.

      http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agua.htm

      http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_qu%C3%ADmica

      Excluir
    4. Rsrsrsrs.... dei varias gargalhadas ao ver o comentário realizado por essa pessoa que não quiz se identificar, afirmar que "No meio ambiente normalmente não existe hidrogênio livre" kkkkkkk..... ele só pode ser de outro planeta!!!!!! é isso que acontece nos dias atuais por "empurrar" os alunos para a próxima série....

      Celso seu blog esta tirando a dúvida de muitas pessoas, inclusive a minha!
      Minha geladeira Brastemp (MODELO BRM50NB) parou de gelar a parte de baixo (do refrigerador) e vou seguir suas orientações para verificar se é o Dreno, pois notei que atras dela esta seco onde teria que ter a água do degelo, mais tarde comento se deu resultado.
      Abraços.
      Ricardo

      Excluir
    5. Pois é amigo, não sou físico, nem químico, apenas um técnico de geladeira, mas dá pra ver que quem se diz informadíssimo sobre o assunto nada entende, vai ver é até um professor de uma escola onde nossos filhos estudam, uma vergonha isso, eu comento ou explico um assunto que eu tenha conhecimento, para não ter que ficar desconcertado com isso, mas fazer o que???
      Nem voltou para questionar minha posição o ANONIMO.
      Sua geladeira pode estar com bloqueio de dreno, tomara que tenha resolvido, abração amigo.

      Excluir
  49. minha geladeira so gela na parte do freezer e a de baixo muito fraco, escorre água, esta a mesma coisa como no seu demostrativo, um tecnico foi ao local e disse que tem fazamento. ele colocou gas nela e gelou bem, e ficou por uns 3 meses e depois ficou fraca. gostaria de saber se fazer um corte de 15 cm da para trocar essa mangueira. aguardo amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se colocou gás e durou apenas tres meses, pode ter vazamento de gás, e não tem nada a ver com o assunto do post, chame o técnico novamente, para ver se é falta de gás, se for, tem que ver se está vazando no cano da baixa, perto do compressor, se for isso, tem que trocar o evaporador.

      Excluir
  50. Olá,achei esse post antigo , mas com o modelo da minha geladeira , saberia me informar se encontro e onde a porta desse modelo de refrigerador? , quebrou a porta de baixo, na dobradiça do canto superior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso encontre, somente na rede autorizada, veja no site da Brastemp a autorizada mais próxima de você.

      Excluir
  51. Meu refrigerador e o Brastemp Zyrium e ele enche de agua em baixo da gaveta de verduras e meus sorvetes nao congelam derretm o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. água embaixo da gaveta é um problema que você pode corrigir assistindo ao video abaixo
      https://www.youtube.com/watch?v=wTYsxcxKHds
      assista pelo computador, pois tem texto nas fotos

      o outro problema, de não congelar, tem que abrir o compartimento freezer e ver se o ventilador funciona, ver se a resistência de degelo que fica abaixo do congelador funciona, baseado em como está a formação de gelo dentro do freezer, poderemos analisar melhor, somente dessa forma.

      Excluir
  52. Tenho uma geladeira modelo DAKO DT 450 só que a parte inferior não esta congelando,gostaria de saber onde esta o problema, o compressor esta normal, termostato funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca de geladeiras, não tenho como te ajudar.

      Excluir
  53. Prezado boa noite, minha geladeira esta formando gelo em cima e em baixo, muito gelo, pelo que vi deve ser o dreno ok, vou ver, agora a minha geladeira é uma Brastemp duplex defrost ou algo assim! 470 - bom , a parte de traz é metálica e não este fundo cinza que você mostra, e agora???

    Agradeço a ajuda
    Xavier - SP j.xavierneto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xavier, vários fatores podem levar o seu refrigerador a formar gelo(ventilador, resistência de aquecimento e a placa de controle hercules), outro fator é o dreno, como o Sr. mesmo disse. Veja se os sensores NTC estão bons, junto a resistência tem um fusível que pode estar aberto. Cheque estes itens e certifique-se de que está operando tudo ok.

      Excluir
    2. Jota Silva, esse modelo de geladeira, não tem ventilador, não tem resistência, ela não é frost free ok.
      Xavier, o defeito de sua geladeira, provavelmente vá estar no termostato de degelo, não tem a ver com dreno também não, antes de trocar o termostato, faça assim, desligue da tomada, deixe com as duas portas completamente abertas até que derreta todo gelo do freezer e da placa fria na parte de baixo, não use nada para acelerar o derretimento do gelo, nada mesmo, deixe de portas abertas para derreter tudo, depois disso seque todo o freezer, coloque o controle de temperatura no botão do termostato no mínimo e religue, veja em quanto tempo vai formar gelo novamente.

      Excluir
    3. Boa noite Celso, realmente não tinha prestado a atenção aos detalhes da pergunta. Valeu irmão, muita luz para você e família.

      Excluir
    4. ok, felicidades para todos aí.

      Excluir
  54. Caro Celso boa noite!
    Antes de tudo fico grato pelas suas postagens onde ajudam as pessoas solucionarem seus problemas com eletrodomésticos.
    Tenho uma Geladeira Consul CRM49A e provavelmente ela está com problema no dreno pois não gela a parte de baixo. Já mexi no Damper e está tudo ok.
    Queria saber quais são as medidas para eu fazer o corte atrás e localizar o dreno. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixei bem claro, que esse dreno, foi criado apenas para geladeiras BRASTEMP, modelos BRM33 BRM37 e BRM43 , não é para Consul CRM49 não.

      Excluir
  55. Boa tarde, quero instalar o kit dreno meu modelo é BR33 qual a medida que devo cortar?

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde, quero instalar o kit dreno meu modelo é BR33 qual é a medida que devo cortar?

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Celso, primeiramente parabéns por ajudar à todos com relevância profissional.
    Bem, minha geladeira é uma Brastemp BRG43ABANA - Série 9589030 - Modelo Zyrium 430L.
    Não refrigera como deveria e está congelando em demasia no compartimento do freezer, chegando a formar placas de gelo na parte inferior e interior da porta.
    Fiz um descongelamento por 26h, o que resolveu provisoriamente e agora voltou ao mesmo problema. Pelos dados acima você recomenda a troca pelo kit dreno da Brastemp? Você indica alguém no RJ - Capital que faria esse serviço?
    Outra pergunta, pelas referências que dei acima,tem como saber o ano de fabricação da geladeira? Aguardo sua preciosa ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi fabricada no início dos anos 2000 deve ter 15 anos em média esse modelo.
      Para trocar o kit dreno, tem que abrir o compartimento freezer e ver a formação de gelo, se é no duto abaixo do congelador, se for tem que instalar o kit dreno mesmo, eu vendo esse kit com e sem poliuretano e tenho vídeos mostrando passo a passo como proceder, qualquer pessoa com um pouco de disposição faz isso com certeza, não conheço ninguém no RJ, sou de Brasilia
      https://www.youtube.com/watch?v=iUqCU7ny8LM
      Acima o video, abaixo os links para compra das peças
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745970185-kit-dreno-para-refrigeradores-brastemp-modelos-brm333743-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752484769-kit-dreno-poliuretano-refrigeradores-brastemp-brm333743-_JM

      Excluir
  58. Bom dia amigo, preciso de sua ajuda. Minha Brastemp BRM37abbna está disparando o alarme sem estar com a porta aberta. E o funcionamento esta normal tanto da geladeira quanto do freezer. Eu desligo o alarme e depois de algum tempo ele dispara novamente. Seria defeito da placa de interface ou do módulo (que fica ao lado do motor)? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o defeito pode estar sim no módulo, mas também pode ser interface, sensor e bimetálico, complicado nesse modelo.

      Excluir
  59. Bom dia, Celso. Primeiro, quero parabenizá-lo por dividir seu conhecimento com as pessoas !
    Tenho uma BRM 43 que em setembro de 2015 começou a pingar dentro. Chamei um técnico que trocou umas peças dentro do freezer mas o problema continuou. O técnico, então, instalou uma peça - que infelizmente não sei qual - que "forçaria" o degelo. E a geladeira ficou ótima.
    Infelizmente, há duas semanas, a geladeira começou a congelar os alimentos na parte de baixo. Descongelei tudo e por dois dias ela funcionou corretamente. Depois desse tempo, começou a pingar por dentro.
    Descongelei tudo novamente, verifiquei que estava saindo água para o coletor e liguei novamente.
    Não refrigerou a parte de baixo mais. Chamei um técnico que não mediu nada, não abriu a parte do freezer e já foi dizendo que era o kit degelo e cobrando 350 reais.
    Não aceitei.
    Chamei outro, aquele que fez o conserto em 2015, e ele mediu tudo, verificou o ventilador, verificou se tinha gelo e não encontrou o problema. Disse que voltaria mais tarde e nunca mais apareceu. Liguei mais duas vezes e nada...
    Fiquei insegura com os "diagnósticos" e gostaria de uma opinião sua. Pode ser o Damper termostático ?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser o damper, desde que não tenha dutos obstruidos de gelo, mas como você disse que descongelou tudo, resta ao damper a causa do problema, eu vendo damper, vou deixar o link caso precise , junto com as fotos do anúncio, tem um vídeo de como efetuar a troca da peça ok
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749288047-damper-termostatico-original-geladeiras-brastempconsul-_JM

      Excluir
  60. Boa tarde Celso! Minha geladeira é a Brastemp BRM43. Ela apresentava um problema que ás vezes o alarme de porta aberta disparava, os leds piscavam, congelava o dreno, o duto do refrigerador e o congelador. Segui suas instruções. Liguei a resistência direto na energia e ela esquentou perfeitamente. O ventilador também verifiquei que está funcionando. Troquei o módulo de potência e o sensor bimetálico. Quanto ao sensor de campo, o vendedor ficou na dúvida se era o de 2,7K ou o de 10K. Fiquei com o de 2,7K. Liguei minha geladeira e ela funcionou perfeitamente por 12 dias sem piscar leds, sem alarme de porta aberta, sem congelar o duto... Acontece que eu percebi ao longo deste tempo de teste, que ela não desarmava. Por fim, congelou tudo , dreno, duto do refrigerador e a serpentina do congelador. Fez gelo até ao longo da borracha de vedação da porta. Peguei o sensor de campo errado e por isso não desarma, ou talvez o bimetálico errado? Ou agora parto para a trocas do kit de dreno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sensor correto para esse modelo é o de 10k, troque e deixe em observação, se continuar congelando o duto, eu tenho uma solução para isso, mas antes troque o sensor pelo correto.

      Excluir
  61. Boa Noite Celso, minha BRM33B qnd liga , aciona o ventilador e para, mas ñ volta a ligar, será defeito do módulo??, tem como consertar essa peça da placa ?? Posso ligar o ventilador junto com o compressor ?? Ela está toda funcional, só o ventilador parado, estou deixando ele ligado direto para poder usar a geladeira, desde já agradeço pelo teus conhecimentos compartilhados, abs

    ResponderExcluir
  62. Boa noite, tenho um Brastemp BRM33ABANA, ela não está gelando a parte de baixo, abri o freezer e tem bastante gelo na caixa de alumínio, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite, minha BRM33ABANA, nao estava gelando o freezer, so estaca gelando a parte de baixo, aí troquei o módulo, ela passou a funcionar perfeitamente porém após uns 10 dias, ela parou de gelargelar so a parte de baixo aí retirei a tampa no freezer e verifiquei excesso de gelo nas aletas de alumínio, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, minha BRM33ABANA, nao estava gelando o freezer, so estaca gelando a parte de baixo, aí troquei o módulo, ela passou a funcionar perfeitamente porém após uns 10 dias, ela parou de gelargelar so a parte de baixo aí retirei a tampa no freezer e verifiquei excesso de gelo nas aletas de alumínio, o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.