segunda-feira, 24 de junho de 2013

Refrigerador Electrolux DF46 Não Gela, Não liga, Não Gela a Parte Inferior



   Refrigerador Electrolux DF46 Não refrigera a parte inferior - Quando o produto apresenta esse defeito, geralmente o que ocorre é que ele deixa de fazer os degelos periódicos, então acumula-se gelo em excesso no compartimento freezer, e esse gelo acumulado impede a circulação de ar, o que tem que se fazer, é desmontar os acessórios do freezer e acessar a parte onde ficam os componentes, a primeira coisa a se testar é a resistência de degelo que fica em volta do evaporador (congelador), caso a resistência esteja queimada, a troca da peça vai corrigir o problema, porém o que mais tem ocorrido é outro problema, então se testando a resistência de degelo, constatar que ela tem continuidade, ou ligando ela diretamente á tomada ela aquece normalmente, o que tem que ser feito é a troca do kit de degelo, a Electrolux comercializa para esse modelo as peças não mais separadas, vem em uma caixa com três peças que são elas:
-  Placa eletrônica
-  Rede sensora
- Ventilador com sensor de temperatura ( o ventilador mesmo não estando queimado tem que ser trocado, porque o sensor de temperatura que vem para reposição juntamente com o kit, fica na mesma fiação do ventilador, por isso a obrigatoriedade da troca do ventilador)
   Vamos supor que o produto pare de gelar totalmente, ou seja apenas acenda as luzes e nada mais funcione, então o que tem que ser feito é testar o motor compressor, do lado esquerdo do compressor tem uma caixinha onde vão o rele e o protetor térmico, retire a tampa da caixinha, desligue os fios que alimentam de energia o compressor e com um cabo de força ligue diretamente o motor á uma tomada, se ele partir, deixe funcionar por uns dez minutos, caso ele funcione normalmente, o problema é o kit de degelo, mas nesse caso específico, eu não aconselho a trocar todo o kit, abra o kit, retire apenas a placa eletrônica e faça a troca, guarde o restante das peças que são a Rede Sensora e o Ventilador com Sensor, digo isso porque trocar a placa é bem simples, apenas um parafuso prende a caixa onde está a placa, e como ela parou de gelar totalmente, não há necessidade da troca do kit de imediato, mesmo não sendo comercializada apenas a placa em separado, troque a placa que fica presa ao gabinete do lado esquerdo do compressor, ligue, e o produto volta a funcionar normalmente, então guarde as duas peças para que se eventualmente o produto deixe de gelar a parte inferior, essas peças sejam substituídas, eu já peguei casos em que o produto parou totalmente e troquei apenas a placa eletrônica do kit e o problema foi sanado.


Kit Placa, Rede Sensora e Ventilador com Sensor DF46 Electrolux

Caixa Branca onde a placa Eletrônica Electrolux DF46 fica dentro

Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI





251 comentários:

  1. onde posso encontrar essa placa e qual o custo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se vende apenas a placa, somente o kit, comercializado na rede de lojas autorizadas Electrolux, custa entre 150,00 e 200,00

      Excluir
    2. boa noite . tenho um refrigerador df 46 troquei o kit e o produto liga ums minutos fica soando alarme aparece fo e se desliga toda, tiro da tomada, religo e nao religa nada , logo aparece lj no displey . oque pode ser meu amigo....??

      Excluir
    3. Lucas, se trocou o kit tinha que funcionar, o kit vem com componentes diferentes na rede sensora, e isso tem causado problemas na montagem, voce instalou os dois fusiveis juntos na lateral do evaporador, bem colados ao evaporador?
      O sensor que vem junto com o ventilador, fica preso no primeiro cano da parte de cima do evaporador, bem fixado, apesar de ser pequenino, tem que fixar com duas abraçadeiras plasticas, para que fique coladíssimo ao cano de aluminio do evaporador, e o outro sensor, que vem na rede, tem que fica preso ao ultimo cano do evaporador, também preso com duas abraçadeiras

      Excluir
  2. Boa noite Celso, minha geladeira DF46 não estava gelando na parte de baixo. Fiz a compra do kit degelo, mas depois que fiz a troca das peças está aparecendo no visor da geladeira a palavra ERRO. O que pode ser?

    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, boa noite, você trocou todo o kit, placa, ventilador e rede sensora?

      Excluir
    2. Engraçado eu né, respondo uma pergunta com outra, mas quero entender passo a passo aí, aguardo você me responder e vamos tentar analizar o que houve, abraço

      Excluir
  3. Celso, primeiro eu troquei a placa, mas a parte de baixo continuou sem gelar, então troquei o ventilador e a rede sensora, após a troca dessas duas peças é que começou a aparecer a palavra ERRO no visor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntei Luis porque a rede sensora que veio é diferente da que estava aí, pode ser que você tenha colocado as peças de forma incorreta no freezer, então ela indica erro, tem dois fusíveis que tem que ser postos juntinhos na lateral do evaporador, nas curvas dos canos de alumínios, são dois fusíveis identicos, mas o sensor branquinho, aquele que tem um fio preto, tem que ser posto no último cano do evaporador, na parte de baixo, ou seja tem que ser preso com duas abraçadeiras plasticas, no ultimo cano de baixo do congelador, é bem difícil colocar as abraçadeiras plásticas por causa da posição, mas tem que ser posto na ultima volta inferior do congelador, e mesmo sendo um sensor pequenino, tem que prender duas abraçadeiras nele, para que ele fique bem colado no cano, talvez esteja aí o ERRO

      Excluir
  4. Bom dia Celso. Tenho uma Df40 e ela não gela embaixo, está formando uma crosta de gelo em cima e na parte de baixo do congelador está saindo água (tipo umedecida, pingos). Como devo proceder? Morrison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deolli, boa noite
      tem que ver se o timer que fica perto do motor do lado esquerdo está girando, pode ser que ele esteja parado, então ele não chega no ponto de degelo, ele tem no centro uma rodinha, vá girando ele no sentido horário, até dar um estalinho, quando der, deixe, ele terá de 15 a 20 minutos para fazer degelo, e terá que voltar a ligar o motor depois desse tempo, caso fique por mais de meia hora sem religar, o defeito é mesmo o timer.
      Outro problema comum nesse modelo é a geladeira não fazer degelo por conta da rede de sensor e bimetálico defeituosos, se tiver com problemas, mesmo o timer mandando corrente, a resistencia não vai aquecer.
      Outra possibilidade é a própria resistencia queimada, ela fica em volta do congelador, pode testar ligando ela diretamente a tomada, se ficar ligada por uns 10 minutos e não aquecer, tem que trocar.
      Quer mais uma possibilidade? ventilador, se o compressor estiver ligado e o ventilador que fica dentro do freezer não estiver girando, não vai circular ar frio e com certeza não vai gelar, pode testar o ventilador ligando ele á tomada, se o ventilador não estiver girando, e testando você constatar que ele não está queimado, veja que entre uma porta e outra tem um interruptor com dois pinos, o ventilador só funciona de portas fechadas, portanto com os pinos acionados, pode ser então que o interruptor esteja com defeito, ou que os dois acionadores que pegam os interruptores tenham quebrado, veja que na porta tem uma pecinha de plastico, ela é apenas encaixada com tres travas, essas duas pecinhas, uma em cada porta é que acionam o interruptor que energiza o ventilador, veja se os acionadores das portas estão encaixados.
      Resumindo, são muitas possibilidades e tem que ir testando uma por uma para saber o que está falhando ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigado Celso, sua ajuda irá me ajudar muito. Só fiquei com uma duvida: quanto a resistência que fica em volta do congelar. para ter acesso á mesma, consigo apenas retirando a parte de plástico do fundo do congelador? Muito obrigado.

      Excluir
    3. isso mesmo, tem duas tampas no congelador, uma que fecha tudo, e outra que tem o ventilador, retire as duas e terá acesso ao evaporador, onde está a resistencia.

      Excluir
    4. Boa noite, Celso. Já li todos os comentários mas não vi nada que me satisfizesse. Comprei hoje uma Electrolux DFN 49 e quando liguei, após 2 horas do transporte, não gelou nada. Deixei ligada por mais de 4 horas e nada, a não ser as luzes acesas e o motor quente. O que pode ser?

      Excluir
    5. Amigo, teria que refrigerar ao menos no freezer nesse periodo de tempo, será que voce não está tendo um problema de corrente elétrica nessa tomada aí, porque dois produtos com defeito e um novinho, da pra suspeitar da tomada, troque de tomada e teste pra ver se vai funcionar, caso não, tem que acionar a rede autorizada para ver esse produto novo, não pode mexer, está na garantia, e na garantia somente a rede autorizada, senão voce viola o produto e perde a garantia ok

      Excluir
  5. Boa noite amigo. Esse mesmo problema vale para as geladeiras da GE? Possuo uma GE390 Frost Free e ela com 3 meses de uso já está com esse problema. Freezer funciona que uma maravilha, congelando bem e o ventilador que fica no fundo funciona com perfeição, mas a parte de baixo está refrigerando muito pouco, por exemplo, coloco uma garrafa de água e depois de 2 dias, ela não está gelada, só fresca... as margarinas ficam mole etc...

    Obrigado.

    Att,
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Rafael, cada produto, mesmo que fosse da mesma marca, usaria peças diferenciadas, ainda mais sendo de outra marca.
      como seu produto é GE, eu não vou nem tentar te ajudar, porque poderia acabar te atrapalhando mais ainda, eu não conserto GE, e nenhum produto fabricado e assistido pela DAKO. GE, MABE, BOSCH, CONTINENTAL e DAKO são todos da mesma família.

      Vou te deixar o endereço de um site, onde vários técnicos respondem, com certeza um deles vai poder te ajudar, poste sua pergunta lá por favor, abraço Rafael

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
    2. Olá bom dia, sou o técnico Edu Fernandes, respondo ao Rafael.

      No seu caso Rafael, como o aparelho só tem 3 meses deve estar em garantia, e vc pode acionar a assistência pela garantia, porém este defeito pode ser a princípio um entupimento na entrada do caninho do dreno, isto causa um congelamento da agua do degelo criando uma placa e consequentemente faz c que o freeezer fique normal e a ventilação na circule na parte inferior, espero ter ajudado de alguma forma.

      Excluir
    3. O problema é que a MABE, responsável pela marca GE, DAKO, BOSCH e CONTINENTAL, está sem atender garantia de fábrica a dias, por isso indiquei o site portal, para que ele tente uma solução, ficar sem geladeira não dá, abraço Eduardo

      Excluir
    4. Eduardo, agradeço a sua ajuda. Eu já deixei ela 3 dias desligada e ao ligar, funciona por 1 semana bem e depois volta o mesmo problema. Então não acredito que o problema seja entupimento.

      Celso, isso que você informou está perfeito. Não é a toa que meu caso já está no juizado de pequenas causas. O técnico deles esteve aqui vendo o refrigerador em Julho e condenou o bimetal e resistencia. Estamos em Setembro e nada. Por isso essa semana eu vou ter que chamar um técnico para efetuar a troca dessas peças. Obrigado pela ajuda.

      Att,
      Rafael

      Excluir
  6. Boa noite, tenho uma df46 celebrate, ela está ligada, mas nao está gelando, ou melhor dizendo o congelador está demorando muito pra congelar os alimentos e a parte de baixo só está mantendo frio, pode ser a troca desse tal kit ou fuga de gás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem que fazer é abrir o compartimento freezer, e ver como está a formação de gelo no evaporador, se tiver um bloco de gelo, tem que testar a resistência de degelo, que não faz parte do kit, se estiver queimada provocando o excesso de gelo tem que ser trocada, se apenas o ventilador não está girando e testado esteja queimado, tem que ser trocado, não é apenas o kit quem dá problemas, pode sim ser outro defeito, mas tem que testar e descobrir o que é, nunca peguei esse modelo com insuficiência de gás, o que não quer dizer que seja impossível, resumindo, tem que ver o problema, a partir dele, se chega a solução








      Excluir
  7. Olá, tenho uma DF46 e esta alarmando sem para com uma mensagem F0 no display.

    Um detalhe ele esta soando bem no display em certos momentos. O que posso fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se ela está com a refrigeração normal Roberto,
      Aparentemente já tem algum componente com problema, pois alarme só faz sinal sonoro para indicar falha em componentes, e nesse modelo aí, vem um kit para atualização, veja se ela está refrigerando direitinho no compartimento refrigerador e congelando no freezer, mas pela indicação do defeito, logo vamos ter problemas de refrigeração, se prepare para providenciar o kit com placa, ventilador e rede sensora.

      Excluir
  8. Celso boa noite, poderia indicar um local de venda do kit 46? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai encontrar na rede de lojas autorizadas electrolux, veja no link qual é a loja mais perto de voce:

      http://electrolux.force.com/buscaautorizada/buscasae

      Excluir
    2. Celso, obrigado mais uma vez!

      Excluir
  9. Olá Celso, estou com um problema em um refrigerador electrolux df46 adquirido há 3 anos. Inicialmente ele apitava um som parecido com o quando a geladeira fica com a porta aberta, porém, sem estar. Sempre que isso acontecia eu desligava da tomada e voltava a ligar, entretanto, essa semana ela parou de funcionar. Somente as luzes ficam acesas. Um técnico da electrolux deu uma olhada e disse que o problema era a placa interface, inclusive ele me mostrou, realmente ela tá toda corroída em função da umidade (eu já tinha observado que ela soava muito no painel). Ele disse que não adiantava trocar só a placa porque ele não dava garantia no serviço, que provavelmente em 3 meses ocorreria o mesmo problema. Ele sugeriu trocar toda a porta do freezer. Depois de trocar a porta ele ainda verificaria a placa da parte de baixo, segundo ele. A minha dúvida é: trocar a porta realmente seria viável, pois o custo repassado disso é de 555,00. Pelo que percebi esse modelo tem dado muitos problemas, então mais uma dúvida conserto ou compro outro refrigerador? Gostaria de saber a sua opnião. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse técnico é mesmo da rede autorizada?
      DF 46 não apresnta defeito de placa de interface, as que tem apresntado problema de nãoligar nada, somente as lampadas, tem sido resolvido com kit que eu menciono na postagem, claro que um técnico estando aí pessoalmente tem mais valia que eu aqui de longe, mas por favor, peça outro técnico, de outra empresa, para que voce tenha uma segundo opinião

      Excluir
  10. eu tenho uma eletrolux DFF44 que apresentou esse defeito de gelar apenas o freezer, desmontei o compartimento traseiro do freezer pra ver se era excesso de gelo e a principio não era,testei a resistencia e esta ok,ventoinha ok,só que essa não aciona e não joga o ar frio pro compartimento de baixo..fusivel térmico ok....sera que a troca da rede sensora resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DFF44 não funciona a ventoinha podem ser outros dois problemas, primeiro, interruptor de porta, veja que ela tem entre as portas um interruptor duplo, ele as vezes da curto interno e deixa de ligar o ventilador, em outros casos é mais simples ainda, nas duas portas, vão duas pecinhas brancas, apenas encaixadas nas portas, são elas que fazem um resslto, e são elas que acionam o interruptor do ventilador, então veja se as pecinhas estão lá, ou então com as portas abertas, acione os dois pinos do interruptor de luz, se o ventilador ligar, é porque algum dos acionadores caiu, se não ligar troque o interruptor duplo, ele é apenas encaixado no gabinete, puxe que sai, troque por outro e veja se vai funcionar, é uma peça barata e compensa arriscar, caso não seja nem um nem outro, pode sim ser a rede sensora ou as placas.

      Excluir
  11. Olá Celso, sou a Arlenny do caso da DF46, obrigada por responder. O interessante é que há dois dias meu esposo ligou a geladeira de novo e ela voltou a funcionar. O painel digital não está ligando, mas ela está funcionando bem, gelando normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem problemas, já que o painel não acende, e a qualquer hora pode parar novamente.

      Excluir
  12. Amigo

    Caiu um raio aqui em casa e a df46 so acende a luz, nao liga o motor, nao liga o painel, Com o kit resolvo o problema???

    Obrigado maiko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue o motor direto na tomada, retire os fios do motor e ligue ele na tomada, se funcionar deixe uns 10 minutos, se estiver ok, basta comprar o kit, e trocar apenas a placa e testar o produto, se ela ligar normalmente, deixe funcionar e guarde as outras peças do kit, talvez nem precise trocar tudo, coloque a placa que é bem simples trocar e deixe em observação

      Excluir
  13. Oi Celso, sou o Pedro tenho uma ELECTROLUX-df46. Então fiz conforme você explicou e vi que na parte da resistência dela não tinha camada de gelo e o motor esta trabalhando normalmente, só que ela não gela a parte debaixo somente o freezer que está gelando normal. Você acha que devo trocar o kit, Kit Placa, Rede Sensora e Ventilador com Sensor??? Se for este o problema tenho, duvida na troca de como trocar a rede sensora???
    E um técnico me falou também em módulos que fica na parte de traz, seria correto isso???
    Fico no aguardo. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem módulos, tem a placa eletronica apenas. uma placa apenas, e quanto a rede sensora, tire uma e coloque a outra. a rede que estava nela é um pouco diferente da que vem nova, não é tão simples trocar, quanto a placa e o ventilador é mais simples, a rede é mais complicado, mas essa geladeira não tem módulos não, apenas uma placa mesmo

      Excluir
  14. Ola

    caiu um raio em casa e a geladeira nao refrigera mais nem acendo e painel da porta. A unica coisa que funciona he a luz.

    Comprando o kit e trocando as pecas, deve voltar a funcionar ?

    Sei que he complicada essa analise ainda mais por mensagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue o motor direto na tomada, retire os fios do motor e ligue ele na tomada, se funcionar deixe uns 10 minutos, se estiver ok, basta comprar o kit, e trocar apenas a placa e testar o produto, se ela ligar normalmente, deixe funcionar e guarde as outras peças do kit, talvez nem precise trocar tudo, coloque a placa que é bem simples trocar e deixe em observação

      Excluir
  15. Oi Celso, sou o Pedro tenho uma ELECTROLUX-df46. Então fiz conforme você explicou e vi que na parte da resistência dela não tinha camada de gelo e o motor esta trabalhando normalmente, só que ela não gela a parte debaixo somente o freezer que está gelando normal. Você acha que devo trocar o kit, Kit Placa, Rede Sensora e Ventilador com Sensor??? Se for este o problema tenho, duvida na troca de como trocar a rede sensora???
    E um técnico me falou também em módulos que fica na parte de traz, seria correto isso???
    Fico no aguardo. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te respondi em outro comentário agora a pouco, e te expliquei bem sobre o que tem que fazer, abraço

      Excluir
    2. pedro paulo simon junior16 de agosto de 2013 13:45
      Oi Celso, sou o Pedro tenho uma ELECTROLUX-df46. Então fiz conforme você explicou e vi que na parte da resistência dela não tinha camada de gelo e o motor esta trabalhando normalmente, só que ela não gela a parte debaixo somente o freezer que está gelando normal. Você acha que devo trocar o kit, Kit Placa, Rede Sensora e Ventilador com Sensor??? Se for este o problema tenho, duvida na troca de como trocar a rede sensora???
      E um técnico me falou também em módulos que fica na parte de traz, seria correto isso???
      Fico no aguardo. Obrigado!!!

      ResponderExcluir
      Respostas

      celso jair Pereira17 de agosto de 2013 23:14
      Não existem módulos, tem a placa eletronica apenas. uma placa apenas, e quanto a rede sensora, tire uma e coloque a outra. a rede que estava nela é um pouco diferente da que vem nova, não é tão simples trocar, quanto a placa e o ventilador é mais simples, a rede é mais complicado, mas essa geladeira não tem módulos não, apenas uma placa mesmo

      Excluir
  16. Celso, boa noite,

    Primeiramente, parabéns pelo seu site e obrigado por sanar algumas dúvidas.
    Comprei o kit da Eletrolux DF46: kit sensor, placa e ventoinha. Fiz a troca de todas peças (3), quando liguei, funcionou por 4 ou 5 dias, porem voltou a apresentar a mensagem: Err no visor!, tem mais alguma dica que poça me fornecer ?

    Obrigado!
    Jonatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatas, será que isntalou o kit direitinho, tem que colocar os dois fusíveis térmicos juntos na lateral do evaporador, o sensor que vem junto com o ventilador fica fixado no cano superior do evaporador e o sensor que vem na rede, e que é igual o que vem no ventilador, é fixado no ultimo cano do evaporador, pode ser que tenha instalado a rede sensora de forma incorreta, e por isso ela esteja indicando erro.

      Excluir
    2. Boa noite sr. Celso!
      Desculpe postar aqui, mas como é praticamente o mesmo problema o fiz. Instalei conforme esta ai, esta funcionando bem ate demais pois agora ela esta congelando um pouco a agua das jaras e alguns alimentos mais sensíveis e estou com ela no minimo. O que pode ser?
      Desde ja agradeço.
      Cláudio.

      Excluir
    3. Ela tem dois controles de temperatura, veja que o controle de temperatura do compartimento refrigerador, fica dentro no fundo dentro do refrigerador, será que não deixou ele no máximo e diminuiu o controle do compartimento freezer?

      Excluir
  17. Olá Celso mais uma duvida, conforme o que te relatei no meu primeiro post. Você acha que devo trocar só a placa??? ou o Kit inteiro, não esquecendo que ela não gela a parte de baixo. O freezer esta normal e o ventilador, e resistência também. Aguardo!!! Obrigado. E parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a resistencia está normal, e o ventilador normal, então o defeito está na rede sensora, e tem que trocar o kit todo, porque a placa que está na geladeira, pode não reconhecer a rede sensora nova, então troque todo o kit, pois ele foi feito para atualizar as peças velhas, e se misturar peça antiga, no caso a placa antiga com a rede nova, pode não funcionar ok

      Excluir
  18. Olá Celso, boa tarde! Tenho uma geladeira df46 que começou a apitar e deixou o painel frontal doido. O técnico da Eletrolux veio e trocou a placa inferior e de dentro do congelador mas o defeito continuou. Ele me falou que teria que trocar a placa frontal da porta do congelador. Me falou que poderia ir usando a geladeira enquanto a peça não chegasse pois ela estava funcionando apenas apitando.Dias depois ela parou de funcionar. Ele trouxe a outra placa frontal da porta do congelador e ligou mas deu a mensagem err .Ligou na fábrica e constatou após alguns testes que seria o gabinete da geladeira????? Estou ainda sem geladeira e sem solução? Pode me orientar sobre este defeito? Obrigado João Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, nunca vi esse problema com esse modelo, o que tem ocorrido nesse modelo, é a necessidade da troca do kit, que vem em uma caixa completo, com placa, ventilador com sensor de temperatura e rede sensora, agora se sua geladeira está sem condições de uso, peça a loja que te forneça um produto de empréstimo até que eles resolvam o problema aí com sua geladeira, e mesmo que ela esteja fora de garantia, esse problema de gabinete não é aceitável, refrigerador é um produto caro, não pode ser semi-descartável, seja firme, ligue na fábrica e exija um produto que funcione, se já gastou, diga que não vai mais gastar um centavo e quer uma geladeira que possa usar, não seja grosso, mas seja firme com eles, eles só acatam quem tem firmeza e exige os direitos de consumidor

      Excluir
    2. Obrigado Celso, estou agendando um novo técnico para uma nova opinião e estou também vendo junto a Eletrolux mas está complicado.

      Excluir
    3. mas vai dar tudo certo, veja com o técnico e com a Electrolux, qualquer coisa estou por aqui, abraço

      Excluir
  19. Celso muito obrigado pela atencao ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  20. ola, CELSO...BOA NOITE!!!!!
    ME CHAMO CLÍCIO - POSSUO UMA ELETROLUX DF45 - MEU PROBLEMA E O SEGUINTE: MINHA GELADEIRA DO NADA - DESCONGELOU....O MOTOR PAROU DE FUNCIONAR, EU TIREI DA TOMADA - E LOGO EM SEGUIDA LIGUEI - NOVAMENTE E O MOTOR FUNCIONOU NORMALMENTE....TRABALHA NORMAL - POREM DEPOIS DE UMAS 2HORAS DE FUNCIONAMENTO- ELE DESLIGA NOVAMENTE E NÃO LIGA MAIS.
    EU JA TROQUEI O SENSOR PCT QUE JA VEM COM O PROTETOR.....MAS,CONTINUA DANDO O MESMO PROBLEMA???? EU TIRO DA TOMADA E LIGO NOVAMENTE - FUNCIONA 100% PELO PERIODO DE 2HORAS.....MAS, APÓS ESSE TEMPO, ELE DESLIGA E PERMANECE O MOTOR SEM FUNCIONAR...... SERÁ QUE TEM ALGO EM CURTO....NO TIMER????ESSA GELADEIRA, O MOTOR LIGA E DESLIGA....DE QUANTO EM QUANTO TEMPO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem com estipular o tempo de liga e desliga, isso depende de vários fatores como temperatura externa, quantidade de carga, quantidade de abertura de portas, mas em condiçoes normais liga e desliga uma ou duas vezes por hora, mas desliga e volta a funcionar normalmente após alguns minutos desligada, apenas para estabilizar a temperatura interna.
      Esse refrigerador tem duas placas eletronicas Clicio, além disso outras coisas influenciam no controle de funcionamento do compressor, como a rede sensora por exemplo, veja se quando ela liga o compressor o ventilador está ligando junto, pois entre as portas ela tem um interruptor duplo que aciona o ventilador, então o defeito pode estar nas placas, na rede sensora ou até no interruptor de porta, nesse caso seria bom um tecnico da rede autorizada Electrolux ver isso, pra voce não ficar trocando peças erradas ok

      Excluir
  21. Vc pediu para ligar o motor direto na tomada, mas quais fios devo ligar ?? Do motor tem 2 pretos 1 verde 1 azul. O fio que vai na tomada so tem azul e marrom..

    ResponderExcluir
  22. Fiquei com receio de errar os fios e so troquei a placa, a geladeira so ligou a luz interna, nada de refrigerar.


    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o modelo da sua geladeira, é a mesma da postagem?
      olha no motor tem apenas dois terminais uteis, no caso um duplo preto, e um azul, o verde é o terra, então o cabo de força tem dois terminais, e um tem que ser ligado no azul, e o outro no local onde estão os pretos.
      Faça esse teste pra saber se o motor não está queimado, e se for mesmo uma geladeira df46 não vende apenas a placa, vende um kit completo com placa, ventilador e rede sensora

      Excluir
    2. Modelo e' o mesmo df46
      Vou testar isso que vc falou
      Obrigado pela ajuda !!!!

      Excluir
  23. Olá Celso, sou eu de novo, da Electrolux DF46, é que chegou o kit para troca. Então, o chicote veio diferente do original, ou seja, com um sensor a mais no fio vermelho e preto ai eu eliminei, fiz uma emenda no fio vermelho e no preto, mas também teve diferença nos fios do motor do ventilador que veio sem um capacitor azul que vem no original, então coloquei o que veio, sem capacitor. Ai, se, deixo a porta aberta para soar o alarme de porta aberta, ela da "erro" no visor. Ai deixo fora da tomada por uns 30" e volta ao normal. Aguardo resposta. Abraços!!! Mas a parte de baixo que não gelava esta gelando com ou sem erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, não pode eliminar componentes do kit que veio novo, pois ele veio alterado, justamente para corrigir um problema anterior, se fizer isso não vai adiantar trocar o kit oras.
      Os dois fusíveis iguais, voce coloca na lateral do evaporador, juntos e bem presos ao evaporador, o sensor pequenininho, prenda lá no ultimo cano do evaporador, ele é bem dificil de prender, mesmo ele sendo pequenino, tem que passar duas abraçadeiras plasticas nele, para que ele fique bem colado ao cano do evaporador, eu quando tenho que colocar, eu solto os dois parafusos do evaporador, puxo o evaporador pra fora para que seja facilitado o acesso
      O sensor que vem junto com o ventilador, é preso no primeiro cano, na parte de cima do evaporador, da mesma forma, com duas abraçadeiras para que fique bem preso e colado ao evaporador

      Excluir
  24. Celso, fiz tudo conforme me mandou, ai ficou assim: A placa que veio com o kit não funciona quando coloco ela no lugar o relé que dispara o motor liga e desliga sozinho e ele o motor não da a partida, ai coloquei a placa original de volta e a geladeira funcionou gelando a parte do freezer e do congelador, mas a hora que deixo a porta aberta ao invés de disparar o alarme de porta aberta aparece "erro" no visor, fecho as portas novamente e fica tudo normal. Aguardo alguma instrução. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi algo assim, a placa nova tem que funcionar, o problema está todo no sensor que voce cortou e jampeou os fios, acho que voce teria que por de volta o sensor, e instalar ele onde eu falei, ali encima está como deve proceder e onde colocar os dois sensores e os fusíveis térmicos, se fizer dessa forma vai resolver todos os problemas, antes de cortar e alterar a rede sensora nova, teria que buscar informação, assim não teria esse tipo de problema que está tendo agora, não tem como fazer milagre, tem que colocar a peça que veio pra corrigir um problema sem cortar nada, se veio diferente, é justamente porque a original apresentou problemas em campo e teve que ser modificada

      Excluir
  25. Então Celso, foi o que eu fiz, tudo que você falou la em cima eu fiz, e na verdade eu emendei os fios que cortei. Ai acontece o que te falei: ela funciona normal,(com a placa original, porque a que veio no kit não da de jeito nenhum) mas a função do "alarme da porta aberta" da "err" no visor, fecho a porta e volta ao normal.
    Uma observação na placa que veio com o kit os jamper estavam de acordo com a original, só que na parte que diz "reset" veio jampeada, ai eu liguei ela, não partiu o motor, ai tirei o jamper, e também não partiu o motor. Mas estou com ela ligada vou testando por aqui qualquer coisa vou deixar assim pelo menos esta gelando. Obrigado mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho isso, tem um jamper que é de voltagem, ele original vem para versão 110 volts, caso seja pra um produto 220 volts, corta-se o jump, mas como está funcionando deixe como está e apenas observe

      Excluir
  26. Celso, tenho uma DF46, já ocorreu 3 vezes o problema de não gelar a parte de baixo, o que eu faço é deixar ela 24 horas desligada, ai quando ligo ela volta a funcionar, funciona durante 2 à 3 semanas e volta a não gelar em baixo, acho estranho ela funcionar durante um período de tempo e depois parar, o que você acha que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando... liguei a resistência de degelo direto na tomada e funcionou. Então posso trocar o kit (placa eletrônica, rede sensora, ventilador com sensor de temperatura) que não tem erro ou pode ainda ser outro problema?

      Excluir
    2. Tem que ver por qual motivo ela deixa de gelar Willian, se for um bloco de gelo cobrindo todo o evaporador, que é o congelador, pode sim trocar o kit, mas tem que abrir e ver se o gelo está fechando todo o congelador

      Excluir
  27. Olá Celso, meu nome é Cleber e escrevo de São Paulo capital. Li todo este fórum referente à DF46, no meu caso tenho uma DF50 e ela está apresentando o famoso problema de não gelar a parte de baixo, somente o freezer funciona corretamente. Gostaria de saber se os procedimentos e dicas apresentadas para DF46 são aplicáveis para DF50 ou se tem alguma particularidade neste modelo. Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, resolvi fazer a analise nos componentes da minha DF50 conforme as dicas. Realmente são muito parecidas, creio que o mesmo sistema da DF46. Comecei pela Placa e aparentemente nada que visualmente pudesse condená-la. Fiz o teste nos interruptores e vi o comportamento normal das luzes e do ventilador ao acionar e soltar as chaves. Testei o conjunto de resistência de degelo, resistência auxiliar e fusível térmico aplicando 110Vac direto nos fios vermelho e azul do conector. Neste caso observei que a resistência esquentou mais na região próxima da entra dos fios do que embaixo, mas ele esquentou, não sei se o normal, mas esquentou. Justamente na região de baixo que não esquentou muito na tampa aonde vai o ventilador havia uma crosta de gelo, mas ou menos no caminho para o duto que leva o ar gelado para a parte de baixo. No próprio conjunto da resistência e exaustou não havia muito gelo, isso me chamou a atenção. Após desligar a resistência, fiquei monitorando a variação no valor da resistência do sensor de degelo. Constatei que a resistência se alterava conforme a resistência de degelo ia esfriando. Após tudo isso fiz o caminho de volta e montei todo o conjunto. Coloquei a geladeira para funcionar e aparentemente ela apresentou comportamento normal. Fez os ruídos naturais da geladeira, esquentou as laterais (o que é normal) e gelou a parte de baixo. Porém, em menos de 24 horas ela está com o mesmo problema. Outra coisa que me chamou atenção é no ruído do ventilador. Não sei se é normal ele trabalhar sobre pulsos, isto é, liga e desliga constantemente. Isso observei depois que a geladeira havia gelado toda a parte de baixo, até isto não acontecer o ventilador ficava girando sem parar. Peço a sua gentileza de analisar estas informações e se possível me informar qual peça devo substituir. De fato não consegui identificar nenhum componente que estivesse danificado de cara, e me estranha muito o fato dela funcionar adequadamente após o período que a mantive aberta. Obrigado. Cleber.

      Excluir
    2. Cleber, tem que ver mesmo se tem formação de gelo em excesso no compartimento freezer, se tiver esse gelo vai impedir passagem de ar, voce disse que estão funcionando resistencia e ventilador, e que o ventilador fica oscilando, nessa caso vai ter que trocar o kit de degelo da DF50. isso vai corrigir o problema definitivamente.

      Excluir
    3. Celso, gostaria de dar um retorno referente a esta minha consulta.
      Informo que fiz a compra do kit de degelo da DF50 em uma autorizada da Electrolux e realizei a troca na minha geladeira. Tomei todos os cuidados e segui as orientações que você descreve em suas respostas. Hoje é sexta-feira e realizei o trabalho na noite de terça-feira desta semana. Após passados estes dias, posso concluir que geladeira voltou a funcionar corretamente sem apresentar nenhuma anormalidade durante este período. Isto significa que o problema estava relacionado à algum dos componentes deste kit, e que na substituição o problema foi eliminado.
      Quero mais uma vez agradecer pelo seu trabalho e pela paciência em responder as questões dos leitores do seu blog. Confesso que fiquei confiante em fazer eu mesmo a troca das peças somente por conta do nível de detalhes que você traz em suas explicações. Parabéns pela iniciativa do blog. Um abraço. Cleber.

      Excluir
    4. Cleber, boa noite
      Fico feliz que tenha resolvido, eu sempre dou as respostas aqui, evitando termos técnicos, ferramentas de técnico, isso parece meio rustico as vezes, mas me imagino como o consumidor e não como um profissional, e tento ensinar da forma mais prática, e minha ferramenta aqui são apenas palavras, as vezes fico aguniado quando tento encontrar uma forma de fazer a pessoa compreender meus pensamentos e não encontro as palavras certas, seu produto é meio complicado de se mexer, mas foi sua coragem e sua perseverança que te levaram a solucionar o problema, inclusive de ter pesquisado e encontrado meu blog, méritos seus também, parabéns por ter conseguido e felicidades sempre, abração

      Excluir
  28. Oi Celso, utilizei uma máquina de solda na moinha rede domestica e a geladeira parou de funcionar 2 dias depois. No dia da sobrecarga apareceu Fo no visor. mas depois que retirei da tomada e liguei novamente, funcionou aparentemente normal. 2 dias depois parou tudo. Devo trocar esse kit, ou pode ser mais grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais grave que isso não pode ser, a não ser que tenha queimado o motor, então teste o motor, tirando os fios que estão nele e ligando diretamente na tomada, se ele partir, deixe uns 20 minutos, se funcionar por esse tempo, significa que está ok, então troque o kit e pronto

      Excluir
  29. Bom dia Celso.,
    Estou com problema na Df 41 que nao esta gelando na parte de baixo. Ja foi trocado o sensorporum picareta que trocou a peça sem defeito, depois de15 dias voltou o problema acumulo de gelo dentro do refrigerador perto do ventilador. Chamei um técnico agora de confiança e constatóu que a placa que fica atras embaixo estava queimada, devido as formigas que fizeram casinha lá o mesmo trocoua placa e agora menos de um mês acontecendo o mesmo problema sem gelar a parte de baixo, e como ja sabemos o que é meu marido sempre abre o freezer e atras cheio de gelo derretemos o mesmo com o secador ai a geladeira volta a gelar na parte de baixo, o que faço estou sem poder comprar as coisas pois estão estragando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, de uma olhada nessa postagem, teste a resistencia e se estiver ok o problema vai ser outro, mas tenho quase certeza que o problema desde o inicio é resistencia de degelo, qualquer coisa me diga, veja esta postagem ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-electrolux-frost-free-df45.html

      Excluir
  30. boa tarde celso meu nome e david minha geladeira eletrolux df46 estava com o painel sem funciona mais gelando normal,um amigo falou que era a placa frontal,comprei a placa e troquei o painel funcionou normal durante todo o dia quando foi a noite apareceu erro no painel tirei da tomada e liguei novamente e o defeito continua acabei deixando ela na tomada pois estava funcionando,pela manha olhei o painel e vi que estava normal novamente ao longo da semana vi que este defeito só aparece a noite você pode me ajudar com alguma dica desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David
      Pode ser um problema interno de algum sensor da rede elátrica, porém essa rede elétrica, só é vendida junto com um kit, onde vem o ventilador com sensor, a placa eletronica e a propria rede elátrica, então acho que voce deve deixar como está, porque não é conveniente trocar o kit todo, se a geladeira está funcionando ainda normal, mas fica sempre alerta quanto ao funcionamento, quando apresentar algo do tipo não refrigerar a parte inferior, troque todo o kit de atualização, com as peças que eu citei ali encima ok, abraço

      Excluir
  31. Celso, boa noite! O meu problema nao é com funcionamento da geladeira! Mas preciso da porta do Home bar da side by side da Eletrolux! Onde encontro?! Pode ser usada!
    Obrigada Lídia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lídia, só vai encontrar na rede autorizada da electrolux, eles possivelmente não vão ter a peça em estoque, e voce vai ter que encomendar, geralmente eles exigem 50% do valor adiantado, de calção, e quando a peça chega, eles te ligam e voce paga outra metade, não vai encontrar em outro lugar

      Excluir
  32. Boa noite eu tenho uma geladeira dessa e ja chamei o tecnico umas 3 vezes e ele vem e ela funciona fica 4 dias e continua funcionando mais nao da mesma forma ela mantem o que esta congelado a parte de baixo tem dias que funciona e tem dias que não sera que pode ser essa tal placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, diga-me o que o técnico já trocou, tem que ver o que foi trocado, e o que foi cobrado, mas esse modelo tem que se trocar um kit, onde vem placa, rede sensora e ventilador com sensor, o kit já vem completo em uma caixinha, mas tem que saber o que está acontecendo realmente com o produto para se chegar ao defeito e a solução

      Excluir
  33. Olá amigo Meu nome é Gilmar , a minha DF46 também parou de esfriar a parte inferior, eu gostaria de saber onde fica a placa a qual você citou que precisa ser trocada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar, para esse modelo é recomendado a troca do kit completo, e não somente a placa, mas a placa fica atras da geladeira do lado esquerdo do motor, presa ao gabinete em uma caixa branca. os outros itens ficam dentro do compartimento freezer

      Excluir
  34. Bom dia Celso,

    Também estou com o mesmo problema na minha DF46, que é o de não resfriar na parte inferior.
    E as minhas dúvidas são as seguintes:
    - Como faço para ter acesso à resistência de degelo para fazer o teste nela? Seria tirando aquela tampa traseira que cobre toda a parte de trás da geladeira, ou seria por dentro do freezer?
    - E se o problema for com o kit, a placa a ser trocada seria naquela caixinha do lado esquerdo do compressor, correto? Mas e o ventilador e o sensor de temperatura; onde eles ficam e por onde ter acesso a eles na geladeira para efetuar a troca dos mesmos?
    Parabéns pelo blog. Muito informativo e de uma maneira bem clara.
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #refrigeradordf46naogela

      Sim, tem que tirar as tampas do fundo, são duas, vai ver a reistencia em volta do evaporador, retire os fios da fiação ligados á ela, e ligue um cabo de força nela e veja se aquece, espere uns 15 minutos ligada.
      Sim a placa é na caixinha do lado esquerdo do compressor.
      um sensor fica junto com o ventilador, e tem que trocar o ventilador por conta disso, o ventilador e a rede sensora tamém ficam no freezer, quando comprar o kit vai ver as peças e quando abrir o freezer vai identificar todas elas, o unica diferença é que a rede sensora nova vem com dois fusíveis, e voce vai colocar na mesma posição onde tinha somente 1. coloque um bem colado, sobreposto ao outro, onde tinha apenas 1

      Excluir
  35. Bom dia Celso, parabéns pelo blog
    Bom, meu refrigerador DF38 parou de refrigerar a parte de baixo, chamei um técnico autorizado, depois de examiná-la ele constatou que a resistência de degelo e o timer tem que ser substituído. Minha dúvida é, o timer tem a ver com isso, porque pelo que eu li nos posts anteriores, sempre que esse problema acontece é relacionado com resistência. Outro sim, com relação aos valores, a resistência R$105,00 o time R$80,00 e mão de obra R$ 60,00. É isso mesmo? desde já, Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resistencia é facil testar, veja que ela é conectada ao gabinete, e soltando vai ver dois terminais, pode ligar direto na tomada com um cabo de força e esperar uns 15 minutos pra ver se aquece, quando isso acontece nesse modelo, geralmente trocamos bimetal com sensor e timer.
      mas cada caso é um caso, aqui em Brasilia, o resistencia original custa em média 80,00 e o timer 40,00

      Excluir
  36. Bom dia Celso... !!
    Eu tenho uma geladeira Electrolux DF46 e tbm estou tendo o problema que ele fica com o visor Fo e apitando a cada 1 segundo. Eu comprei o kit e fiz todo o procedimento para a troca. A rede sensora que foi o mais complicado de fazer foi realizado da maneira como vc falou (colocando o fusivel branco no ultimo cano, 2 fusiveis transparentes no lado e 1 fusivel branco que estah junto com o motor colocado no cano ao lado...Ele liga e estah esfriando corretamente, mas quando peço para mudar o nivel de temperatura do freezer (de medio para minimo), a tela volta a aparecer o fo e apitar... Sera que a instalação continua errada??? ou tem mais coisas que preciso fazer??

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marc, não sei porque apresenta esse problema, já que foram trocadas todas as peças, deveria funcionar corretamente, desligue da tomada, deixe alguns minutos desligadoe e depois religue novamente e veja como vai se comportar, espero que volte ao normal, pois não faz sentido algum apresentar esse problema se fez o procedimento de instalação corretamente.

      Excluir
  37. Olá Celso tudo bem? Minha geladeira DFF44 da electrolux não arma o compressor automaticamente, abri aquele compartimento no freezer e vi que um fio estava solto na resistencia e tinha marca de queimado no plastico, emendei o fio e liguei a geladeira novamente, ela gela só que o motor continua desarmando e só arma novamente se eu tirar e colocar na tomada....obs: não há acumulo de gelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo é meio complicado, porque trabalha com duas placas, e na maioria dos casos o defeito é placa, e o pior, é que as placas que vem hoje não sao mais compativeis com as que estão no produto, e se for placa pra resolver tem que trocar as duas, mas pode também ser um problema com a rede sensora que fica dentro do freezer, nesse caso amigo, seria melhor chamar um profissional para ver pessoalmente o seu produto, e assim identificar onde é exatamente o problema

      Excluir
  38. Tenho uma Eletrolux frost free df 41 e A três dias ela começou a apitar e trocar toda hora o nivel de temperatura direto. Nem imagino o que pode ser. Por favor me ajude.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denize, se a geladeira ainda está gelando fica difícil imaginar o que pode estar ocorrendo, caso ela deixe de gelar, aí sim teremos que ver o que está ocorrendo, por hora, desligue a geladeira por umas duas horas, tire da tomada, depois religue e veja como ela vai se comportar ok

      Excluir
  39. Boa terde celso estou com um problema na minha geladeira eletrolux df46... ela acende as luz porem o motor nao funciona e nao esta gelando...vi que no seu blogue outras pessoas tiverao o mesmo problema que o meu...eu chamei um tecnico para consertar..ele me informou que teria que trocar a placa...ate ai ok...porem a placa que ele troxe estava com a caixa aberta e so tinha a placa sem os outros ascessorios..entao nao permitir ele faze ra troca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse a DF46 usa um kit, e o que foi que ele disse á respeito disso?

      Excluir
  40. Tenho uma dff44 porem ela ligaava e desligava sozinha o tecnico falou que seria o modulo, ai comprei o modulo e o coloquei, mais a inteface tbm estava queimada, comprei outra e não sei como tirar a queimada para colocar a nova. tem como me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que arrancar o painel decorativo que fica na frente dela, tem uma pelicula ali que se chama painel decorativo, tire com cuidado para não danificar,soltando a pelicula, vai ter acesso a dois parafusos, troque, parafuse e recole a pelicula da frente

      Excluir
  41. Olá Celso, boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo espaço e suporte que você dá neste blog. Sua informações estão sendo de grande valia. Bem, eis minha dúvida. A minha geladeira é uma Electrolux DFX50 estava funcionando apenas o freezer, sem resfriar corretamente a parte de baixo. Após tirar a tampa do congelador, vi bastante gelo acumulado. Fiz o procedimento que você orientou e a resistência está funcionando normalmente. Deixei ela ligada direto até derreter todo o gelo acumulado, fechei tudo e a geladeira ficou funcionando normal por uma semana. Hoje, aconteceu novamente (parou de gelar na parte de baixo, e ao abrir o congelador tem novamente gelo acumulado). Que orientação você me daria? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, são tantos os modelos de electrolux, e eu não sei decor se esse seu modelo troca todo o kit de degelo ou somente a rede sensora vai resolver.
      Então ligue em uma loja electrolux autorizada e pergunte se para a DFX50, vende todo o kit ou somente a rede sensora separada, se vender somente a rede sensora, troque apenas ela que vai resolver o problema, vou deixar aqui um video do meu canal no youtube, e voce vai entender melhor ok, abraço

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
    2. Celso, estou passando aqui para lhe agradecer a dica. Por sorte, a DFX50 vende o sensor separadamente. Fiz como você ensinou no vídeo e tudo certo, só vim agradecer agora porque quis fazer o teste de uma semana para saber se ela iria acumular gelo, e está de boa, funcionando 100%. Aproveitei e tirei algumas fotos do processo na DFX50. Caso queira posso te enviar por e-mail a fim de contribuir com o seu blog. Abraços.

      Excluir
    3. Que bom que deu tudo certo, fico feliz mesmo, ensinando eu também aprendo, agora sei que para esse modelo vende rede em separado, duro vai ser lembrar, a gente lida com mais de 500 modelos entre todas as marcas e modelos, mas valeu mesmo, e obrigado por vir agradecer, abração.

      Pode mandar sim, celsojair@gmail.com

      Excluir
  42. Ola tenho uma electrolux df40 frost free e ja sei que tem q trocar o time e o bimetal. Ela gela so em cima e ta formando gelo nas saidas de ar do freezer. Abri a tampa do freezer e achei a parte de cima do bimetal conectado mas a parte de baixo nao consegui vizualizar para desconectar. Pode me ajudar a trocar e confirme o defeito e realmente essas peças. Agradeço desde já. Vania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bimetal desse modelo vem com sensor Vania, é quando voce compra é uma peça só, então quando pegar a peça nova em mãos vai entender, e ver que a outra que está no produto é identica, basta trocar, mas para isso é preciso estar sem gelo, assim voce ve melhor as peças, mas tem que testar a resistencia de degelo, nesse modelo queima muito resistencia de degelo.

      vou deixar um link, copie e cole no seu navegador, tem a foto da peça, é apenas o bimetal e um fusivel térmico, simples a peça

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521919651-sensor-degelo-c-bimetal-electrolux-df34-df35-df36-_JM

      Excluir
  43. Bom dia Celso, tenho uma df44 e a parte inferior só estava refrigerando, abri o compartimento do freezer e a parte de tras estava tomada de gelo...eliminei todo o gelo e ela votou a funcionar normalmente só que não esta desarmando ou seja ela arma e fica direto...consumindo muita energia...Oque pode ser????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem defeito, tem que ver onde está o problema, apenas limpar o gelo formado, vai fazer ela funcionar por mais alguns dias, até acumular gelo novamente, por isso está ficando mais tempo ligada, tem que ver onde está o problema.

      Excluir
  44. Boa noite , tenho um DF 40 Electrolux , ela não estar gelando bem , o painel estar apagado e apitando com frequência , o técnico veio aqui e falou que preciso trocar as duas placas. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se chamou um técnico de confiança, pode resolver o problema sim, eu a distancia apenas dou dicas, mas o tecnico pessoalmente tem mais credibilidade que eu com certeza, mas na duvida, peça mais um orçamento, para comparar peças e valores, pode ser apenas um problema na rede sensora também, uma opinião a mais não faz mal.

      Excluir
  45. boa tarde celso, meu nome é fabiola, eu tenho uma electrolux df50 que de uma hora para outra começou a apitar sem parar e o visor as vezes muda as funçoes, o resto do regrigerador esta funcionando direitinho, tanto a parte do freezer qto o refrigerador, a luz de dentro acende normalmente, ou seja todas as funçoes ok, porem n para de apitar. acabei desligando por n saber o q fazer e n mais suportar a zuada que faz. sera q o problema esta nesse kit q vc falaou a respeito? aguardo retorno com procedimento a ser seguido e desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiola, DF50 usa kit sim e tem que ser trocado, vou te passar um video do you tube, é de outro refrigerador electrolux que também usa o kit, apenas para voce ter uma noção de quais são as peças, porque sendo um modelo diferente o do video, as peças também são diferentes ok.

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  46. Celso, estou com problemas na minha eletrolux tmb, formando gelo no "freezer", se trocar só o sensor resolve? li que para testar a resistência, posso ligar diretamente na tomada, isso mesmo? ela é 110 volts?
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode testar ligando na tomada sim, se estiver queimada tem que trocar a resistencia, mas voce não me disse o modelo da sua geladeira, com modelo sabemos qual defeitos ocorrem mais no produto.

      Excluir
  47. Ola Celso tenha uma Electrolux DF46 de uns tempos pra cá ela não esta gelando a parte de baixo chamei um técnico aki em casa ele limpou e abriu ela falou que o problema tinha sido resolvido mas ela continua a msm coisa sem gela na parte de baixo o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer, ver se tem gelo em excesso cobrindo todo evaporador, se tiver, teste a resistencia de degelo, se não estiver queimada, troque esse kit da postagem que vai resolver o problema.

      Excluir
  48. Bom dia!! Minha side by side Electrolux SS76x1, parou de funcionar a geladeira, marca 26 graus e o freezer esta a 11 graus, e eh a segunda vez que acontece o problema. Da primeira vez, depois de eu aguardar 2 meses pela peca, foi apenas trocado o termostato e ela voltou a funcionar. Desta vez mesmo ela tendo apresentado exatamente os mesmos problemas, eles disseram que preciso trocar a resistência de degelo, o termostato e a placa de controle de temperatura( igual a $710,00) que ele diz nao aceitar mais programação, o que eu acho um absurdo, pq mesmo que vc coloque pra baixar a temperatura do freezer a -4 C, nao acontecera pq existe outro problema na geladeira que nao permite que isto aconteça. Enfim,minha geladeira esta com problema desde o dia 06 de novembro e a assistencia tecnica so conseguiu o termostato e a placa de temperatura e a resistencia de degelo so chega dia 23 de dezembro....vc nao acha q se trocarem o termostato, ela pode voltar a funcionar como da primeira vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, acho que nem mesmo eles sabem, por isso condenaram um monte de peças para cercarem o defeito, tem que ligar o compressor direto e ver se ele parte, e se ele partir e se manter ligado, jampeie os fios do termostato que alimentam o compressor, assim vai eliminar o termostato, e as outras peças vão continuar funcionando, se ela gelar normal, então basta trocar o termostato, se for o caso, peça para outro técnico fazer isso, ligar direto o termostato e observar como vai se comportar o produo

      Excluir
  49. celso tenho uma df46, ela fica uma 1 hora ligada e uns 25 min desligada pode ser a placa principal.

    ResponderExcluir
  50. Se estiver gelando normal, não tem com que se preocupar, o tempo de liga e desliga varia muito, depende da temperatura externa, depende da regulagem de temperatura, da quantidade de vezes que abre e fecha as portas e da quantidade de alimentos no interior do produto, portanto, se estiver gelando normal, não tem com que se preocupar.

    ResponderExcluir
  51. ola Celso. Temos uma frost free eletrolux df 34. Apos mudança,ficou dois dias parada ,quando ligamos, parou de congelar na parte superior,apenas resfria como se fosse na parte inferior e a parte inferior ñ refrigera nada. Abri o compartimento do freezer e esta formando gelo ,mas pouco. Testei os componentes desse compartimento, estão bons. Olhei na parte traseira p/ ver se tinha quebrado alguma coisa na mudança, mas nada vi. Deixei parada mais dois dias e continua com esse defeito. Pode me ajudar? , por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, tem que ver se ela está aquecendo o condensador, ou seja a grade que fica lá atrás, se não estiver, pode ser que não tenha gás, ou o mais provável é que seja emtupimento de oleo na tubulação, geralmente isso ocorre em mudanças, transportam o produto inclinado, e quando chegam no novo local já religam, então o oleo do compressor vai para os canos e entope tudo, impedindo a circulação do gás, nesse caso somente um técnico dando uma olhada, vou deixar uma postagem pra voce entender melhor, cole no seu navegador o link abaixo

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/como-transportar-geladeira-e-freezers.html

      Excluir
  52. Celso, bom dia ! Tenho uma DF52 e está apresentando o mesmo problema citado, não gela a parte de baixo. Para resolver esse problema tenho que trocar este kit também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, sinceramente eu não tenho certeza, as DF46/48/50 tem sim que trocar, a 52 eu ainda nao consertei em campo, mas faça o seguinte, veja ali encima, na aba AUTORIZADAS, veja a loja Electrolux mais perto de você e de uma ligada, pergunte se para a DF52 também é comercializado kit, ou vende a rede sensora separada ok, abraço

      Excluir
  53. Celso, boa tarde! Tenho uma DF42, comprada há 1 ano e 3 meses, que deu esse defeito de não gelar na parte inferior e, por azar, não li seu blog antes de tentar o conserto. Como não está mais na garantia e a Electrolux pede 3 dias pra um técnico nos visitar, chamamos técnicos avulsos de empresas locais pra olhar a geladeira... o primeiro disse que era defeito na placa e pediu R$ 400 pra consertar. Não achei q uma geladeira com 1 ano pudesse dar defeito na placa e mandei ele embora. O segundo disse que era problema no sensor de degelo, cobrou o mesmo valor. Também não achei que pudesse ter esse problema e mandei-o embora. O terceiro disse que era falta de gás, que teria vazado pelas tubulações internas. Achei essa hipótese mais plausível porque realmente já havia ouvido falar que essas tubulações internas podem sofrer microvazamentos facilmente. Pedi que ele consertasse. A partir daí começou uma série de gambiarras que tou achando que a melhor solução é jogar essa geladeira fora e comprar uma nova.

    Pra começar, o cara cortou as tubulações inferiores, que ficam próximas ao compressor, pra eliminar a parte interna do circuito de circulação do gás. A esse procedimento ele chamou de "eliminação do pré-interno". Assim, nos dizeres dele, ele poderia reabastecer o gás e não haveriam novos vazamentos. Isso foi feito e não deu solução ao problema.

    No dia seguinte ele veio e trocou o ventilador, que realmente não estava funcionando. Detalhe: trocou por um modelo diferente do original! Não sei se esse novo é adequado pra minha geladeira.

    Por fim, a geladeira está funcionando há algumas horas e ainda não sei como ficou a refrigeração, mas após ler bem o seu blog, temo que o condensador ficará cheio de gelo e impedirá a passagem do ar, ocasionando novamente o problema de falta de refrigeração na parte inferior.

    O que vc sugere que eu faça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que aguarde e se a geladeira voltar ao normal, vamos precisar de uma semana para saber se está realmente fazendo degelos, se não estiver o problema volta, pois o acumulo de gelo vai impedir a passagem de ar, mas isto só da pra saber após alguns dias gelando normal, depois vai perdendo rendimento, vamos aguardar e depois me relate, se não funcionar adequadamente ok, abração

      Excluir
  54. Olá Celso, muito interessante e bastante esclarecedor seus comentários e seu videos! Porém gostaria de uma ajuda sua. Tenho um DF46 FAz uns 5 anos), há 4 dias ela começou a congelar os alimentos na parte de baixo, congelava até ovos na porta! Liguei para um técnico em refrigeração amigo meu (sou técnico em eletrônica) que me deu uma dica, pena que ela não mora aqui em porto alegre pra ver pessoalmente a geladeira. Bom, ele disse para desliga-la, esperar 8hs e voltar a ligar. Retirei todos os alimentos e lotei meus isopores de pesca hehehe...bom, depois de religar a geladeira, isso hoje, ela parece estar funcionando perfeitamente, mantive um termômetro digital para monitorar a temperatura interna e com o ajuste entre minimo e medio do termostato fica em 7 graus. Acontece que o painel frontal agora não esta funcionando! logo que liguei ele aparecia bem esmaecido, como se fosse falha de aterramento e com o passar das horas desligou totalmente. A geladeira está 100%, não emitiu nenhum sinal sonoro. Te pergunto: eu vou tentar solucionar o problema e gostaria de saber se a placa de controle do painel frontal é também aquela que fica ao lado do compressor, ou se tem outra que faz essa função.

    Aguardo sua ajuda, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, perto do compressor tem sim uma placa de controles, mas no painel também tem uma placa, a placa de interface, tem que soltar os puxadores tirando a frente deles, assim vai ter acesso aos parafusos que fecham o compartimento da placa de interface. veja se não é mal contato no flat, ou trilha rompida, essa é sua área.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta e atenção Celso. Hoje tive tempo para desmontar conforme tu indicou e tive acesso a placa de interface. Numa primeira inspeção após retirar a placa da geladeira, verifiquei que no encaixe elétrico o pino que leva o Ground para o circuito estava quebrado. Fiz o conserto. Analisando de perto a placa, notei que existiam marcas de infiltração de umidade em algumas trilhas, bom, precisei trocar o led vermelho, que estava queimado, o capacitor de filtro da entrada (100uf/35V) e duas chaves micro touch, que estavam inoperantes.

      Religuei a placa mas não obtive qualquer sinal, medi a placa no local e vi que não chegava Vcc no microcontrolador. Retirei a placa e, analisando-a, percebi uma micro falha na trilha do Vcc, refiz com fio rígido isolado a trilha de Ground e a trilha de VCC, coloquei na geladeira e tudo 100%!!!

      Espero que esse relato possa ajudar outras pessoas. Te agradeço muito toda a ajuda e, novamente, parabéns pela sua iniciativa do blog!

      Excluir
    3. Com certeza vai sim ajudar outras pessoas que vão ler os comentários, eu não recupero placas, a gente que trabalha o tempo todo correndo na rua não tem tempo pra ficar testando placa e nem recuperando, placa com defeito trocamos sempre, mas você que teve tempo, tem entendimento de eletrônica resolveu seu problema, grande abraço e felicidades.

      Excluir
  55. Boa tarde.
    Meu refrigerador está com defeito.
    Entrou água na parte do motor e esperei 1 dia para ligar. Coloquei um ventilador para secar e no outro dia liguei.
    Ela demorou para gelar então apertei uma função chamada(turbo congelamento) que se encontra no painel de controle.
    Ainda assim não gelou então eu cancelei esta função e apertei outra que se chama (drink express) daí o painel começou a apitar com uma mensagem de erro e não para mais. Toda vez que ligo ela acontece isso.
    Modelo: REFRIGERADOR CELEBRATE BLUE TOUCH DW50X INOX
    MARCA: ELETROLUX

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alma. A questão é que onde está o motor, também tem um ventilador e uma placa eletronica que gerencia todo sistema, pode ter queimado a placa, ou o ventilador que ajuda a resfriar o pré resfriador, nesse caso, tem que chamar um técnico, pois ali onde está o motor, tem mais peças delicadas, mais delicadas que o proprio motor, o ténico vai ver, e avaliar o que tem que ser trocado.

      Excluir
  56. Meu nome é Ana, a minha geladeira Electrolux DFW35 parou de funcionar ela n,ao gela mais tanto a parte de cima como a de baixo, o motor aciona mas nada dela funcionar, o que sera q pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente veja se o ventilador dentro do freezer está funcionando, sem ventilador não vai haver circulação de ar, veja isso primeiramente.

      Excluir
  57. Reinaldo
    Tenho um refrigerador Electrolux Frostfree DFF44.
    Aparentemente funciona normalmente, o problema é que o LED do congelamento rápido está acionando sozinho e dando um sinal sonoro como se estivesse no automático. No manual a informação é que quando você precisar congela mais rápido, você pode utilizar desse artifício acionado o botão do mesmo fazendo com que o motor permaneça ligado por 02:30 sem desligar. o sistema desabilita automaticamente após esse período.
    Infelizmente esse sinal sonoro perturba, já verifiquei a placa eletrônica que fica ao lado do compressor, visualmente não tem nenhum problema.
    Você tem alguma ideia, Desde já eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconecte os fios da placa eletrônica, e reconecte novamente, deixa fora da tomada alguns minutos depois religue, as vezes pode ser apenas um mal contato.

      Excluir
  58. Olá. Possuo um refrigerador Electrolux DF45 que aparentemente não funciona a função TURBO. Ajusto o tempo normalmente e o alarme dispara indicando o término da operação, porém não escuto, como escutava antes, o acionamento contínuo da ventoinha. Pergunto: Qual a lógica da função TURBO no refrigerador, ela altera a temporização da resistência de descongelamento do evaporador ou o controle de temperatura do termostato do compressor ? Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu,
      O que vai fazer o turbo, é manter o refrigerador ligado por mais tempo, para que congele mais rápido os alimentos, ou gele mais rápido na compartimento refrigerador, mas isso, é para quando o produto está desligado, ou seja, tudo quente, então o turbo vai cancelar a função liga/desliga, até que as coisas estejam todas congeladas, ligar o turbo com o produto em funcionamento normal, ou seja, com alimentos jpa congelados, nem vai fazer diferença, o turbo, serve para acelerar o congelamento/resfriamento, então se já estiver tudo congelado, não tem efeito o turbo, agora se estivesse quente, com certeza iria congelar mais rápido, pois o turbo não deixaria o produto desligar.

      Excluir
  59. Olá. Possuo um refrigerador Electrolux DF45 que aparentemente não funciona a função TURBO. Ajusto o tempo normalmente e o alarme dispara indicando o término da operação, porém não escuto, como escutava antes, o acionamento contínuo da ventoinha. Pergunto: Qual a lógica da função TURBO no refrigerador, ela altera a temporização da resistência de descongelamento do evaporador ou o controle de temperatura do termostato do compressor ? Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu,
      O que vai fazer o turbo, é manter o refrigerador ligado por mais tempo, para que congele mais rápido os alimentos, ou gele mais rápido no compartimento refrigerador, mas isso, é para quando o produto está desligado, ou seja, tudo quente, então o turbo vai cancelar a função liga/desliga, até que as coisas estejam todas congeladas, ligar o turbo com o produto em funcionamento normal, ou seja, com alimentos já congelados, nem vai fazer diferença, o turbo, serve para acelerar o congelamento/resfriamento, então se já estiver tudo congelado, não tem efeito o turbo, agora se estivesse quente, com certeza iria congelar mais rápido, pois o turbo não deixaria o produto desligar.

      Excluir
    2. Sim, a função turbo é para acelerar o congelamento de um produto em temperatura normal que é colocado no FREEZER. Regula-se o tempo desejado e o alarme dispara avisando o término da operação, que é cancelada quando abre-se a porta do freezer e retira-se por exemplo uma cerveja do compartimento. Logo se a função turbo não opera há algo de errado na placa de controle que executa essa função, não permitindo que o compressor da geladeira fique ligado continuamente para conseguir o efeito TURBO. Deve-se trocar/reparar a placa que está na porta do FREEZER ?

      Excluir
    3. Não, não deve se fazer nada, até porque essa função não é importante para o produto, é apenas um adicional, que sinceramente nem vai fazer diferença se funciona ou não.
      Porque não trocar a placa? Porque não tem como trocar apenas uma placa, as placas que estão nela não existem mais, então quando se tem que trocar uma placa desse modelo, só resolve se trocar as duas, pois as novas não são compatíveis com as antigas, a Electrolux trocou o fabricante das placas desse modelo, e só vai funcionar se trocar as duas juntas, portanto como essa função turbo não tem tanta importância não compensa investir tanto para corrigir esse pequeno problema.

      Excluir
  60. Ola, meu nome é Joaquim, tenho um eletrolux df 47, que nao refrigera a parte de baixo, desmontei e cheguei a conclusão que a resistencia queimou após teste de continuidade e ligada diretamente a tomada. Voçe teria algum video que demonstre como se procede a troca da mesma? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um vídeo da troca da resistencia da DF 45, não é o mesmo modelo, mas o procedimento de troca é identico ok.

      cole o link no seu navegador ok.

      http://www.youtube.com/watch?v=tDoF3xyB4M8

      Excluir
  61. boa tarde celso .peço sua ajuda eu tenho um refrigerador df46 deu problemas e troquei o kit ,so qo sensor degelo esta queimando , o que pode ser ?
    e outra duvida o painel onde tem o controle de refrigeração e alarme fica molhado isso é nomal , desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, quanto a estar danificando o sensor não sei o motivo, isso não faz sentido
      a água no painel de controle, pode ser a borracha da porta que esteja com má vedação, veja se tem passagem de ar entre a borracha e a porta, onde está o painel.

      Excluir
  62. Joaquim.... Bom dia Celso. Outro dia te pedi sobre a resistencia da df 47, mas eu estava enganado retestei a resistencia e estava boa, me sobrou o kit para trocar, pois ela nao refrigerava em baixo, e acumulava grande quantidade de gelo na resistencia. Troquei o kit, como explica seu video, no entanto estorou a placa nova, literalmente deu aquele curto. O que poderia ter feito eu de errado? Tambem percebi que na placa nova existem alguns terminais que vieram cobertos por uma proteçao e que cria uma ponte entre dois desses terminais, o que nao tinha na placa antiga, teria eu que ter tirado essa proteçao? Coloquei a placa velha , ela ligou normalmente, mas da erro e nao consigo nenhuma regulagem agora, ficarei grato e se der uma luz, muito obrigado e feliz anonovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A placa que vem no kit , é identica a placa que está na geladeira, os terminais de encaixe são identicos, o detalhe é que em algumas placas, tem um jumper, e esse jamper vem para as placas que são de voltagem 110 volts, se for 220 volts, tem que soltar o jumper, senão não funciona, pode ter sido isso, jamper da placa.

      Excluir
    2. Bom dia Celso. Realmente essa placa tem o jumper, no entanto a etiqueta identificadora da placa diz claramente ser para 220 volts. Estaria correto, sendo que é 220 volts no R\S. Então para ficar bem claro, eu deveria ter retirado este jumper?

      Excluir
    3. Como a placa tinha estourado apenas os caminhos eu refiz e coloquei na geladeira, ela ligou o motor normal, no entanto ela da erro e nao consigo fazer nenhuma programaçao nela. Revisei toda a instalaçao do kit sensor, os dois fusíveis deixei o mais proximo possível do evaporador, prendi o sensor com duas braçadeiras na parte de baixo. O sensor quem vem no motor coloquei na mesma posiçao do antigo. O que voçe desconfiaria que pode estar acontecendo?

      Excluir
    4. Vamos deixar bem claro.
      Moro em Brasília, que é 220 volts
      então, se a placa vem original, tenho que retirar o jumper, porque com o jumper estando como vem de fábrica, é para 110 volts, se for geladeira, é um pino de plastico que une os dois fios, se for lavadora, é uma ponte metálica parecendo um arame, nesse caso cortamos, no caso da geladeira, apenas retiramos o pino que une o jumper, se for 220 RETIRE o jumper.

      Excluir
    5. Esclarecido quanto ao jumper, realmente tenho que retira o jumper! A geladeira esta funcionando, liga motor, desliga motor, liga o motor da parte de cima, congela na parte de cima e refrigera em baixo, no entanto persiste o "erro". Instalei o kit exatamente como recomenda em seu vídeo, sensor com duas bracadeira, até coloquei 3 braçadeiras, fusíveis térmicos bem próximos ao evaporador, tudo funcionando com a excessão do "erro" e não poder fazer nenhuma regulagem.

      Excluir
    6. Desligue da tomada, acesse a placa, quando manipular a placa, não toque em nenhum dos componentes, por causa da estática, o correto é manipular com luvas isoladas, desconecte todos os conectores da placa e reconecte tudo novamente, depois ligue na tomada, pode ser que o fato de ter ficado muito tempo ligada com jumper pode ter memorizado um defeito, ou causado um defeito na placa, mas faça isso que te falei e veja como vai se comportar ok.

      Excluir
    7. Ok, vou fazer sim. E caso nao de certo , retirarei todo o kit e reinstalarei. Mas me diga tecnimamente poque os fusiveis termicos tem que estar bem grudados ao evaporador, caso nao fiquem bem proximo ao evaporador, o que pode acontecer? Isto poderia ocorrer no "erro"?

      Excluir
    8. Antes tinha apenas um fusível térmico, agora vem dois no kit, eu entendo que os dois tem que fazer a mesma leitura de temperatura, para que a placa entenda que está na hora de desligar o produto para que ele entre em descanso, se estiverem em lugares diferentes, captando temperaturas diferentes, pode dar informação de erro para a placa, também não entendi porque o fabricante alterou esse item de um para dois, mas é assim que funciona, colado um no outro no mesmo ponto do evaporador.

      Excluir
    9. Faz sentido, diferença de leitura de temperatura levara duas leituras para a placa. Ela certamente nao é programada para leituras diferentes, concordo que isto leva ao erro. as leituras tem que ser identicas

      Excluir
  63. Boa tarde Celso!! Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo seu site, admiro pessoas que repassam seus conhecimentos de bom coração. Mas aproveitando.... eu tenho uma Electrolux DF36, ja gastei uma grana com técnicos e peças e não tenho o problema sanado, ela não esta gelando na parte de baixo e agora esta fazendo gelo na parte interna do freezer. Já estou quase desistindo e comprando outra, mas como li alguns comentários no seu site acho que talvez você possa me ajudar a resolver este problema. Desde já te agradeço e mais uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem que abrir o freezer e ver se funciona o ventilador, se está esquentando a resistencia, pode ligar a resistencia direto na tomada, e o ventilador também, a resistencia não precisa tirar do local, se os dois tiverem ok, troque o timer e o bimetalico com sensor.

      Excluir
  64. tenho uma eletrolux frost free derrepente começou a gelar menos tanto na parte superio quanto na parte inferior vejo que ainda funciona mais com essa deficiencia me ajude a resolver esse problema obrigado

    ResponderExcluir
  65. Bom dia meu caro, Comprei uma geladeira Electrolux df 46 em dezembro de 2011. Ontem dia 28/12/2013 não apresentava no painel eletrônico os números da temperatura do freezer, apenas um número 0 incompleto entre o Drink Express. Após esse ocorrido a geladeira começou a apitar um alarme anormal, verifiquei a porta se estava aberta e não estava, fiz de tudo, tirei da tomada e liguei novamente. Agora, não gela mais nem o freezer e nem o refrigerador, a única coisa que funciona é a iluminação interna. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo, troca-se um kit com três peças para resolver problemas igual apresentou na sua, no kit vem, ventilador com sensor, placa e rede sensora, vou deixar um video de outro modelo, que também usa kit, e apesar de não ser o mesmo kit da DF46, é bem parecido e a forma de trocar é a mesma, mas antes, tire da tomada, deixe por uma hora desligada da tomada depois religue , se não voltar ao normal, a maior probabilidade é que seja o kit, não posso te assegurar sem margem de erro sem ver o produto, mas o mais provável é que seja isso, antes de trocar o kit, teste o motor compressor da geladeira, você pode com um cabo de força ligar ele direto na tomada, se ligar, deixe por meia hora, se permanecer funcioando, significa que o motor está ok, e o defeito é memso o kit

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  66. Celso, bom dia! Tenho um refrigerador modelo Electrolux DF46 que passou a apresentar problemas no alarme de porta aberta (o mesmo soava a todo tempo) e não estava resfriando e congelando satisfatoriamente. Trocamos o painel mas não resolveu. Em seguida, trocamos o kit degelo. Agora percebemos que ao abrirmos a porta inferior, nem sempre a luz acende ( as vezes temos que apertar o plug branco) e quando fechamos a porta superior, nem sempre escutamos o barulho de funcionamento do motor. Você acha que esses dois plugs podem estar danificados? Qual seria o nome desta(s) peças(s) para que eu possa comprá-la no mercado? Grata, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, nem toda vez que fechar a porta do freezer o ventilador tem que ligar, se o compressor da geladeira estiver em descanso, o ventilador não vai ligar, eles trabalham juntos, e durante uma hora, eles ficam metade do tempo ou mais que isso desligados, quanto a luz não acender, pode ser mal contato na lampada, então acesse a lampa, e aperte ela no bocal, rosqueie para que fique bem encaixada, se não resolver, troque o interruptor de porta, a peça é interruptor de luz ou de porta.

      Excluir
  67. Celso feliz ano novo, tenho uma geladeira Df 46 electrolux, que apresentou os mesmos problemas ja citados por algumas pessoas aqui no blog, no momento ela esta funcionando perfeitamente, so que com o painel frontal todo apagado.Chamei um tecnico e ele me disse que devo reprogramar a geladeira....isso procede? Como faco para reprogramar? Obrigado Carlson cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi dizer isso, se isso fosse verídico, porque ele como técnico não a reprogramou???
      Então o que pode estar ocorrendo é uma falha no contato da placa de potência, com a placa de interface que fica na frente do produto, para acessar a placa frontal tem que tirar o acessório dos puxadores, depois retirar os puxadores e acessar a placa de interface, depois desconectar e reconetar o cabo flat que alimenta essa plaquinha, se nada acontecer, ela pode estar queimada, e se for mesmo isso, troque a placa de interface, essa na frente entre as duas portas, onde tem as luzinhas.

      Excluir
    2. Bom dia celso tenho uma geladeira celebrate DFN49 ela fica alarmando e nao refrigera fica tipo dando estralo e dando mensagem de erro ela tem um ano e cinco meses de uso, ela ja alarmo outras vezes mas paro pela noite mas não descongelo agora é direto

      Excluir
    3. Cássia, retire da tomada, deixe uma hora desligada, fora da tomada, depois religue e observe, esse produto é muito novo, e sinceramente, não tenho consertado deles ainda em campo, por isso minha experiencia com esse modelo ainda é ZERO, produtos novos, são manipulados apenas pela rede autorizada, mas talvez, deixando ela desligada, volte ao normal depois que religar.

      Excluir
  68. celso feliz ano novo , boa tarde , estou com refrigerador ELECTROLUX DFN 50 CELEBRATE que se apresentou no dia 30/12/2013 na parte do visor aparece a palavra ER e esta apitando direto e desliguei a geladeira devido ele apitar direto e fiquei comedo e não liguei mais , gostaria se possível pudesse me ajudar e desde ja agradeço a sua atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valmir, religue, e se voltar o problema, acione a assistencia, de preferencia a autorizada, porque seu produto é muito novo, e nesse modelo também não tenho experiencia, ppis produtos novos assim, só são manipulados pela assistencia autorizada. só temos acesso a produtos novíssimos, depois que saem de garantia, ou seja, de dois a três anos depois de fabricados.

      Excluir
  69. Boa tarde Celso! Gostaria de uma informação: Tenho uma Side by Side Electrolux e ela me deixo na mão no Natal e Ano novo. O refrigerador não gela, e o freezer esta com uma camada de gelo na parede do fundo. Vc poderia me informar qual seria o problema. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela aparentemente, deixou de fazer degelos, então se acumulou gelo em excesso, impedindo a circulação de ar, as causas podem ser ventilador queimado, resistencia de degelo queimada, ou placa eletronica, no caso, como é um produto que não temos muito no mercado, aconselho chamar um técnico da rede autorizada, para ver seu produto, porque não é todo mundo que tem capacidade técnica para consertar esse produto.

      Excluir
  70. Boa tarde, tenho uma df47, não gela no maximo na parte do freezer e gela muito pouco na parte inferior ,troquei essa placa eletronica e continua na mesma ,estou pensando em trocar os sensores e ventilador com sensor de temperatura,minha duvida é a seguinte,é muito dificil a troca desses componentes?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, vou deixar um vídeo da troca desses componentes, não é do mesmo modelo, mas as peças são quase identicas, e a forma de trocar também ok.

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  71. Bom dia Celso!!! Tenho uma eletrolux dfn49 ela de vez enquando fica desarmando, da ultima vez ela ficou assim por uns dois dias, um tecnico olhou e fez os testes básicos no motor, rele e disse que teria que trocar a placa, mas o engraçado é que ela voltou a funcionar normalmente. Gostaria de saber se esse tipo de problema é normal e caso ela volte a dar o mesmo problema se seria facil de encontrar o kit deste modelo e eu mesmo realizar a troca? obrigado e parabens pelo blog....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As peças encontra na rede autorizada e a troca eu tenho um vídeo que ensina como trocar, veja o vídeo:

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  72. Olá, o que pode ter acontecido com uma geladeira que ficou por 13 dias com a porta aberta e não refreigera mais, apenas conversa o frio na parte do congelador (duplex), que ficou com a porta fechado. A parte da geladeira não liga nem a luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-me a marca e o modelo da geladeira por favor, cada produto tem características diferentes, por isso, podem reagir diferente a cada procedimento.

      Excluir
  73. Boa noite Celso!
    Tenho uma Electrolux DF46 a quase cinco anos, hoje travou o painel não temos como regular a temperatura ou fazer qualquer operação. Todas as luzes ficam acesas menos a luz vermelha que indica porta aberta e a luz média da regulagem do freezer.
    Aparentemente ela esta gelando normalmente, como devo proceder?
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retire da tomada, espere meia hora e religue novamente, pode ser apenas uma pane na placa, caso não seja, pode ser problema no kit de degelo, que só é vendido completo, mas antes de trocar, tem que testar a resistencia de degelo.

      Excluir
  74. olá Celso, apos uma queda de energia aqui em casa, meu refrigerado DF50 começou a apitar, qdo tiro da força e coloco de novo o painel acende mas após uns 40 segundos apaga e só as luzes ficam acesas, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, parece que a placa apagou, porém nesse modelo, tem que ser trocado kit, igual a geladeira da postagem ali encima, troca o kit todo que já vem em uma caixa com as tres peças, vou deixar um video que vai te ajudar a resolver, vou deixar o endereço do vídeo aqui embaixo ok. É outro modelo de geladeira, mas o procedimento de troca é o mesmo.


      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  75. oi celso, minha geladeira eletrolux DFN 49 parou de funcionar de ontem pra hoje...as luzes acendem mais nao gela nem faz barulho nenhum....vc acha que seria um problema na placa como vc disse antes? ela tem 1 ano e 2 meses de uso...
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho sim que é um problema de placa, mas esse modelo é muito novo, e eu ainda não conheço esse produto a fundo, mas pode fazer o seguinte, desligue os fios do motor, e com um cabo de força ligue o motor na tomada direto, sem passar corrente pela placa, se o motor ligar, deixe por meia hora, então saberemos que o motor está ok e que o defeito é na placa ok.

      Excluir
  76. POr favor, gostaria de saber como desmontar o painel da geladeira Electrolux DF46, porque deu o mesmo problema que notei com muitas outras geladeira dessa, apitando sem parar e não liga mais as luzes do painel. Não encontrei nenhum vídeo ensinando a abrir aquele painel. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o defeito esteja ali, pode ser problema no kit de degelo, que é o mais provável

      Mas se quer desmontar, não é difícil demais, tem que tirar a capa do puxador superior, ele tem um acabamento frontal que é apenas encaixado, retirando a capa, vai ver parafusos, retire e depois solte a lamina que cobre a placa de interface, soltando o puxador, vai ver que é apenas desparafusar, a placa também é bem fácil trocar, o mais dificil é tirar o puxador, tirando ele, tudo se desenrola, mas qualquer duvida, estou por aqui ok

      Excluir
  77. Por favor. gostaria de saber como desmontar o painel digital da geladeira Electrolux DF46, pois apresentou o mesmo defeito que muitas outras, apita sem parar e parou de acender as luzes do painel. Não encontrei nenhum vídeo ensinando a desmontá-lo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o defeito esteja ali, pode ser problema no kit de degelo, que é o mais provável

      Mas se quer desmontar, não é difícil demais, tem que tirar a capa do puxador superior, ele tem um acabamento frontal que é apenas encaixado, retirando a capa, vai ver parafusos, retire e depois solte a lamina que cobre a placa de interface, soltando o puxador, vai ver que é apenas desparafusar, a placa também é bem fácil trocar, o mais dificil é tirar o puxador, tirando ele, tudo se desenrola, mas qualquer duvida, estou por aqui ok

      Excluir
  78. olá celso!!tambem tenho uma df 46 electrolux que na parte superior gela-mais não congela, na parte inferior só acende a luz, um técnico esteve aqui abriu tudo na parte superior onde stava tudo congelado ,descongelamos ele voltou testou algumas partes do congelador, retirou o parafuso para ver a placa, disse esta funcionando perfeitamente,ligou na tomada começou a dar queda de luz,problema frequente aqui,apresentou um monte de problemas,disse estar na minha luz,foi embora logo quando ele saiuvimos que apresentava ERRO no painel e já não funcionava os botões.
    Precisamos de tua ajuda! obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela, para esse modelo, quando apresenta problema, tem que se trocar esse kit ali de cima da postagem, não adianta trocar apenas um item, como placa, ou rede sensora, tem que trocar tudo, assim resolve o problema. tenho um video, de outro modelo de electrolux, que também usa um kit parecido com esse, e a forma de trocar é quase a mesma, portanto vai te ajudar se for trocar o kit de degelo, veja o vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  79. olá celso!!tambem tenho uma df 46 electrolux que na parte superior gela-mais não congela, na parte inferior só acende a luz, um técnico esteve aqui abriu tudo na parte superior onde estava tudo congelado, descongelamos ele voltou e testou algumas partes do congelador, ele retirou o parafuso para ver a placa, disse está funcionando perfeitamente, ele ligou na tomada começou a dar queda de luz, apresentou um monte de problemas, disse estar na minha luz, foi embora logo quando saiu vimos que apresentava ERRO no painel e já não funciona os botões.
    Precisamos de tua ajuda! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela, para esse modelo, quando apresenta problema, tem que se trocar esse kit ali de cima da postagem, não adianta trocar apenas um item, como placa, ou rede sensora, tem que trocar tudo, assim resolve o problema. tenho um video, de outro modelo de electrolux, que também usa um kit parecido com esse, e a forma de trocar é quase a mesma, portanto vai te ajudar se for trocar o kit de degelo, veja o vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  80. Olá celso, tenho uma df50 ela as vezes fica com as laterais frias e depois volta a esquentar seu motor não liga quando ligo o turbo congelamento,o que pode ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que o motor liga, o gás circula, então aquece as laterais, quando desliga, esfria. Isso acontece várias vezes por dia, normal.
      Quanto ao turbo, melhor que não use, já que não liga quando aciona, e não faz tanta diferença assim o turbo, melhor não mexer no produto por conta disso.

      Excluir
  81. Boa noite,
    Minha geladeira DF50 parou de esquentar as laterais e o motor parou de fazer barulho faz dois dias (as vezes ela liga, fica uns 10 minutos funcionando, esquenta e desliga de novo voltando a esfriar as laterais). Embora esteja gelando normal fiquei preocupada e gostaria de saber qual poderia ser o problema. Pode me ajudar?
    desde já agradeço,

    Cybelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As laterais só aquecem quando motor liga, então é normal esfriar, visto que o motor passa mais tempo desligado que ligado, sua geladeira está gelando normal, não tem com que se preocupar, é assim mesmo o funcionamento dela.

      Excluir
  82. Boa noite Celso,
    Tenho uma geladeira DF 46, onde o painel frontal não funciona já algum tempo,porém, seu funcionamento interno está normal. Só que, a partir de hoje está emitindo um sinal sonoro de quando em quando. Seria o Kit como já foi mencionado em respostas de perguntas semelhantes??Aguardo sua resposta, Aproveito para parabenizá-lo pelo seu Blog que vem ajudando. muito a todos que nele recorre . Abraços.

    ResponderExcluir