quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lavadora Electrolux LQ11 - Entrando água durante a centrifugação



   Lavadora Electrolux modelo LQ11 apresentando o seguinte problema, durante a drenagem de água para centrifugação, e durante todo processo de centrifugação ela fica entrando água, assim mesmo que a lavadora centrifugue normalmente, ao término do programa as roupas vão sair todas molhadas, porque a água estava caindo dentro da lavadora o tempo todo, isso pode confundir, pois nos dá a impressão que a válvula de entrada de água está com problema, ou seja que a válvula de entrada de água está com o diafragma interno danificado e por isso não fecha a passagem de água, mas se fosse isso, quando você desligasse a lavadora a válvula ainda continuaria entrando água, nesse caso que estou falando aqui, quando a lavadora desliga a água para de entrar, então isso quer dizer que a válvula só libera água se for energizada, e quem energiza a válvula é a placa, e se está energizando fora de hora, o defeito não é a válvula, e sim a placa que está mandando corrente elétrica quando não deveria, trocando a placa o defeito é corrigido imediatamente.


Ponto onde fica a placa da lavadora Electrolux LQ11

   Retirando a tampa traseira, podemos ver do lado superior direito, presa por dois parafusos phillips, a placa em uma caixinha branca, embalada em um saco plástico para evitar respingos dágua. solte os parafusos e abra a caixa que é fechada apenas com travas sem parafusos. retire a placa e coloque a nova.

Placa eletronica da lavadora Electrolux LQ11

Placa eletrônica 64800226 LQ11


Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI


48 comentários:

  1. Olá. Cheguei até seu blog através de uma postagem q vc fala em não comprar lava e seca. Sou de Bento Gonçalves e o inverno aqui é do tipo: 4 dias chovendo, 2 nublados e 1 com sol entre nuvens. Sem falar na temperatura. Bom, no meu caso acho q preciso de uma lava e seca. (não tenho nenhuma lavadoura hj). Gostei da Eletrolux LSE12. Tem algum outro modelo que vc indicaria? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não indico lava e seca, seria contraditório de minha parte indicar uma lava e seca, pois sou da área técnica e sei o que os consumidores tem sofrido com esses produtos quando dão problema. compre e que mais lhe convier.

      Excluir
  2. Caro Celso, esta placa tem nome específico, em média quanto custa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nome, com o modelo eles sabem qual é a placa, essa no caso é a de código 64800226 e custa na faixa de 120,00 mais oumenos.

      Excluir
  3. Olá Celso Jair, tenho uma LQ11 eletrolux, que durante o ciclo de lavagem a chave seletora não desliga ao final do processo como deveria e sim passa direto e reinicia todo o processo automaticamente, além de que faz um barulho na chave seletora durante o ciclo. Troquei a chave por uma nova, mas o problema continua. Por favor me informe o que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes quando a lavadora apresenta esse problema o defeito é a placa e não a chave, vou deixar uma postagem de uma electrolux de outro modelo, porém com o mesmo problema, de uma olhada para ver se o defeito é igual, se for troque a placa eletronica ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-electrolux-lt12-nao-faz.html

      Excluir
  4. Olá Celso. Troquei a placa e o problema na LQ11 foi completamente resolvido graças à sua informação, muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a sua disposição em resolver o problema também, felicidades

      Excluir
  5. Olá Celso, tenho uma Electrolux LTE 09 e está entrando água somente quando está de molho após o agito, chamei um técnico e ele somente trocou a mangueira do pressostato e o problema não parou. Será que é esta placa eletrônica ? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que não seja na placa, essa lavadora tem uma valvula apenas, mas na valvula, duas bobinas eletricas, uma que leva agua para o sabão e outra que leva para o amaciante, então o que pode ter ocorrido é que tenha queimado a valvula que joga agua no amaciante, ou seja a do enxague, sendo assim, quando ela termina de lavar, ela centrifuga e não enche para o o enxague.

      Excluir
  6. Boa noite celso tenho uma electrolux turbo limpeza LT 12 que entra água direto troquei a valvula e continuo
    tudo funciona normalmente só a água não para de sair mas quando desligo a maquina a água para me de uma luz desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A placa eletronica está energizando a valvula assim que voce liga na tomada, independentemente de qual função esteja programada, nesse caso tem que se trocar a placa eletronica, isso acontece muito com várias marcas e modelos de lavadoras, é defeito de placa eletronica ok

      Excluir
  7. Boa noite Celso!
    Minha maquina Eletrolux LQ 11, estava fazendo barulho na chave seletora e girando direto sem controle. Conforme recomendações, troquei a placa eletrônica e agora ela fica enchendo direto sem iniciar o processo de lavagem, apenas faz a centrifugação.
    Qual a peça que devo troca?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas sujeira na mangueira do pressostato, essa mangueirinha vai ligada no tanque e no pressostato, retire do lador do pressostato e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, e tiver sujeira limpe a mangueira e o conector do tanque onde ela se encaixa, depois reconecte tudo e teste, em ultimo caso troque o pressostato, essa é a causa mais provável baseado em suas informações, abraço

      Excluir
  8. Boa noite, celso sou o marcelo a minha maquina é uma electrolux turbo limpeza LT12 ela estar entrando água direto
    troquei a valvula de entrada da água mas não resolveu notei que quando desligo a maquina a água para de sair por favor me ajude obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, é um defeito de placa eletronica e não de valvula, tem que trocar a placa de potencia ok amigo, abração

      Excluir
  9. to como problema na maquina lavar eletrolux 9kg ela ta entrando pouca agua sera que esta com problema na bomba de entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire a mangueira de entrada, ela tem um filtro, uma telinha na mangueira, e outro filtro na valvula, onde voce rosqueia a mangueira na lavadora, limpe os dois filtros e teste para ver se não vai melhorar, veja também se a lavadora não está muito proximo da parede e a mangueira de entrada não está dobrando, em muitos casos é apenas isso, a pressão da água também influencia demais nisso viu, abraço

      Excluir
  10. Celso estou com esse mesmo problema na Electrolux Top6f...Vou comprar a placa ainda essa semana mais pra frente eu posto o resultado

    ResponderExcluir
  11. Olá tenho uma Electrolux lte 09 e está com uma falha intermitente quando está no nível alto, pois as vezes ela não para de encher e as vezes ela está batendo e enchendo até transbordar o que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser problema na valvula de entrada de água, a valvula é onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água, resta saber se é um problema mecanico na peça e ela não fecha após completar o nível, ou é um problema eletronico, ou seja a placa não deixa de mandar corrente elétrica, mesmo com nivel atingido, para saber, quando ela começa a bater e ainda enche, tem que testar a valvula com multimetro e ver se tem corrente na peça, se não tiver, é defeito mecanico na valvula

      Excluir
  12. OI Celso,tenho uma Electrolux lt 60. A centrifugação está ligada direto,mudo para outra função e ela continua fazendo a mesma coisa, o botão liga desliga quando apertado, faz a calandra parar de rodar e só isso, e quando mudo a chave para a função lavar, ela deixa a água entrar ao mesmo tempo que libera a água por centrifugação. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walmir, quando liga a lavadora e ela já liga a eletrobomba, o defeito é na placa eletrônica, em todas que eu vi esse defeito, a causa era a placa ok.

      Excluir
  13. boa noite celson .tenho uma maquina consul de 12 kg e não para de correr agua .mesmo ligada lavando roupas.e se tiver desligada entra agua do mesmo jeito.preciso saber o que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não existe consul de 12 kilos, veja a marca e modelo de sua lavadora.

      Excluir
  14. Olá Celso, tenho uma LQ11, no momento o problema dela é a falta de vazão de água. Já verifiquei a mangueira que conecta na torneira, os filtros, as mangueiras que conectam na válvula de entrada de água, a peça por onde a água passa que fica acima da gaveta e tudo está ok. A pressão de água que sai da torneira é forte.
    Há um tempo atrás,deu problema na placa e antes dela ser trocada foi trocado a válvula de entrada de água, então fico pensando se esta válvula é original. Como posso saber se ela está funcionando adequadamente? Se não fosse pela quantidade de água que entra na máquina, eu diria que está funcionando bem.
    O que você acha? Onde está o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se entra pouca água, imagino que o defeito seja sim na valvula, o problema é que algumas pessoas, para baratear o custo, colocam valvulas da EMICOL. e para esse modelo, elas são muito ruins de passagem de água, para Electrolux, valvula de entrada de água, somente original, as que vem na caixa da Electrolux e são comercializadas na rede autorizada, custam o dobro do preço da paralela, mas para resolver, somente original.

      Excluir
  15. Celso, a minha máquina está sujando as roupas brancas com algo que parece graxa, somente roupas brancas, será sujeira? Antes não era assim, a limpeza é feita somente com cândida? É muito complicado fazer uma limpeza mais profunda desmontando o agitador, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel, quando e sujeira de amaciante, pode sim ser feita a limpeza com água sanitária, mas você não disse o modelo e a marca da lavadora, fica difícil eu te ajudar, com modelo ficaria mais fácil te orientar.

      Excluir
  16. Celso, boa tarde, primeiramente parabens pelo blog e pelas diversas ajudas q vem prestado pro pessoal aqui. Meu problema é em uma LQ11, ela aparece a luz verde acesa mas nao faz nenhuma função, troquei placa e eletrobomba. Ela não faz nenhuma função, nem enche de agua, nem centrifuga, nas mangueiras da eletrobomba e da válvula q tem aquele braço de plastico branco não tem nada entupindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela além da placa tem aquele botão que você gira para programar, pode ser que esteja naquela chave abaixo do botão o problema, pois trocou a placa e nada, imagino que seja ali, ou então veja a fiação, a fiação sai da tampa e tem um conector que une a fiação superior com inferior, desconecte e veja se não tem curto ali, pode ser isso também, sem ver fica difícil nesse caso.

      Excluir
  17. Celso, boa tarde, primeiramente parabens pelo blog e pelas diversas ajudas q vem prestado pro pessoal aqui. Meu problema é em uma LQ11, ela aparece a luz verde acesa mas nao faz nenhuma função, troquei placa e eletrobomba. Ela não faz nenhuma função, nem enche de agua, nem centrifuga, nas mangueiras da eletrobomba e da válvula q tem aquele braço de plastico branco não tem nada entupindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela além da placa tem aquele botão que você gira para programar, pode ser que esteja naquela chave abaixo do botão o problema, pois trocou a placa e nada, imagino que seja ali, ou então veja a fiação, a fiação sai da tampa e tem um conector que une a fiação superior com inferior, desconecte e veja se não tem curto ali, pode ser isso também, sem ver fica difícil nesse caso.

      Excluir
  18. Celso, boa tarde, Meu problema é em uma LQ11, ela aparece a luz verde acesa,ela enche de água no nível selecionado, não centrifuga e o botão de programação não adianta fica parado, quando adianto para centrifugar o botão de programação para centrifugar ela fica bombeando a água eternamente dentro dela a água fica circulando. Vc pode me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vavi, é um defeito diferente dos que estamos habituados, mas parece bem evidente que é um defeito de placa eletrônica, seria bom chamar um técnico, para dar uma olhada e constatar se é mesmo placa.

      Excluir
  19. Celso, boa noite. Tenho uma Lavadora Eletrolux LQ11. Ela faz todos os processos porém não ocorre a centrifugação. Ela também drena a água porém sem a centrifugação.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. OI Celso, tenho uma eletrolux de 15 quilos, ela fica ligada direto a centifugaçao, nao atende os comandos, mesmo desligada e só fechar a tampa que ela esta centrifugando. O que pode ser??? obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  21. Olá Celso tenho uma eletrolux 12kg ela lava enxagua porém não centrifuga só roda e não centrifuga o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só roda e não centrifuga, só roda o que, o batedor no meio roda e a roupa embola toda, é isso? se for isso, o defeito pode ser atuador de freio queimado, mas tem que ver se o defeito é esse mesmo, caso seja isso eu vendo o atuador de freio, mas sua pergunta ficou meio confusa, porque só roda, e rodar é centrifugar, não entendi direito.

      Excluir
  22. Ola celso.Tenho uma eletrolux 12kg ela lava enxagua porém não centrifuga só roda e não centrifuga o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só roda e não centrifuga, só roda o que, o batedor no meio roda e a roupa embola toda, é isso? se for isso, o defeito pode ser atuador de freio queimado, mas tem que ver se o defeito é esse mesmo, caso seja isso eu vendo o atuador de freio, mas sua pergunta ficou meio confusa, porque só roda, e rodar é centrifugar, não entendi direito.

      Excluir
  23. Olá Celso tenho uma eletrolux 12kg ela lava enxagua porém não centrifuga só roda e não centrifuga o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só roda e não centrifuga, só roda o que, o batedor no meio roda e a roupa embola toda, é isso? se for isso, o defeito pode ser atuador de freio queimado, mas tem que ver se o defeito é esse mesmo, caso seja isso eu vendo o atuador de freio, mas sua pergunta ficou meio confusa, porque só roda, e rodar é centrifugar, não entendi direito.

      Excluir
  24. Olá Celso, primeiramente quero dizer que a sua orientação é perfeita, eu mesma ja arrumei 3 vezes a minha máquina de lavar através de suas orientações, parabéns por sua iniciativa. Minha máquina lq 11 Electrolux Q/F está meio louca, qd ligo ela o seletor vai girando e ela vai funcionando conforme ele vai girando sozinho sem parar. Acredito que seja o timer q seja o problema, uma vez q as funções permanecem em funcionamento, porém não o fazem porque o seletor gira contante. Como não achei nada sobre o timer (trocar) penso q o correto seria a troca da placa. No entanto sou uma mera curiosa, por isso peco a sua orientação para q eu faça o reparo, uma vez q aqui na minha cidade o conserto é um absurdo, só a visita para ver o q é o problema querem 120,00 fora a peça e fora a mão de obra. Por isso faco eu mesma os reparos. Agradeço a sua atenção e aguardo sua resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vendo peças no mercado livre, veja qual código que está na placa da sua lavadora, que eu vejo quanto custa a peça para você, nesse caso, tem mesmo que trocar a placa. essa postagem acima mostra certinho como acessar a placa, veja o código ou mande foto da peça para nosso whatsapp do departamento de peças, 61 9 8289-8820

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.