quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lavadora Electrolux LQ11 - Não Solta Água, Não Drena


   Geralmente, em todas as lavadoras que trabalham com eletrobomba de drenagem, quando o defeito é não escoar, não jogar água fora, de imediato pensamos o óbvio, se não joga a água fora, o problema vai ser a eletrobomba ou algo relacionado á ela, como fio quebrado, algum objeto que caiu dentro da eletrobomba impedindo que a hélice interna gire, mas no caso dessa lavadora, tenho visto várias vezes outra peça causar o problema de a lavadora não soltar a água, a peça que causa o problema chama-se válvula direcionadora de fluxo, porque nesse modelo como em alguns outros poucos modelos da Electrolux, a água circula de volta para o tanque, passando por um filtro para filtrar fiapos de tecidos, então essa válvula tem a função de direcionar a água de volta ao interior da lavadora enquanto ela está lavando, e essa mesma válvula, quando a lavadora vai centrifugar redireciona a água, fazendo com que a água saia pela mangueira de drenagem.
   Então a lavadora tem sim eletrobomba que funciona nesse modelo não somente durante a drenagem, mas também durante a lavagem, porém quando o atuador de freio é acionado, essa válvula tem um braço branco ligado á ele, então o atuador acionado move o interior da válvula redirecionando a água não mais para retornar ao tanque, e sim, sair pela mangueira de drenagem, para que a lavadora esvazie e possa centrifugar.
   Com o movimento contínuo, o braço que move o interior da válvula se quebra, então ela fica  apenas  fazendo a água retornar ao tanque o tempo todo, quando deveria mudar a direção do fluxo para escoamento, vou postar fotos da peça para ficar melhor a compreensão.



   Veja que a peça branca é uma peça inteira, mas nas fotos dá para se ver bem que está rompida, quebrada, isso faz com que mesmo a eletrobomba de drenagem funcionando a água não saia, fique apenas recirculando em direção ao tanque.



   Essa foto esclarece bem como funciona,  a mangueira preta e mais grossa, é ligada na parte de baixo á eletrobomba, quem manda a água para a válvula direcionadora, dentro da válvula tem uma portinhola que direciona a água de volta ao tanque pela mangueira preta mais fina, e quando o atuador se move pra centrifugar, move junto o braço branco fazendo com que a água agora deixe de subir para o tanque pela mangueira preta, e tome o rumo do escoamento pela mangueira cinza, ou seja, a mangueira que sai externamente da lavadora jogando a água no esgoto. Para trocar a peça, solte as três mangueiras conectadas á válvula, depois solte os dois parafusos de 10mm prateados, assim a válvula estará livre. Coloque a outra válvula no local, parafuse, conecte as mangueiras, conecte o braço branco ao atuador de freio e pronto.

Braço acionador da válvula direcionadora de fluxo lavadora Electrolux LQ11




Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI




70 comentários:

  1. a minha maquina nao drena e nao centrifuga, mas essa peça não esta quebrada, o que pode ser???

    ResponderExcluir
  2. A MINHA ESTÁ COM ESTA PEÇA QUEBRADA, DEVIDO AO TEMPO DE VIDA, MELHOR NEM ARRUMAR A PEÇA E COMPRAR UMA NOVA. ONDE É MELHOR PRA COMPRAR, QUE ENTREGUE VIA CORREIO EM MINHA CIDADE???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei onde voce mora, procure em local perto de voce para ficar mais barato o frete, ou em uma autorizada electrolux

      Excluir
  3. Tenho uma eletrolux LTE 12, ela lava normal mas na hora de enxaguar ela solta a água mas não gira para terminar o processo de enxágue e também não centrifuga. Qual deve ser o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, esse modelo é problematico, não vou te aconselhar a comprar peça alguma, vou pedir para voce chamar um técnico, de preferencia da rede autorizada electrolux para ver sua lavadora ok.

      Excluir
  4. minha maquina quebro a mangueira que fica na torneira tentei coloca uma normal mais nao vai agua sera que so uma original por que na mangueira ta escrito que tem valvula um simples nao da certo mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não sei o que é mangueira simples, as mangueiras de entrada de todas as lavadoras de roupas independente da marca são padrão, todas tem rosca de 3/4 dos dois lados, não existe mangueira simples, todas são iguais, desde que seja para lavadora de roupas.

      Excluir
  5. oi Celso, minha lavadora é colormaq lca 11 kg ela nao tá funcionando corretamente quando liga a tomada ela funciona sem a pessoa indicar o tipo de lavagem e a agua sai diretamente pra fora nao entra dentro da maquina e fica como se estivesse centrifugando e trava a tampa sem precisar do auxilio do botao de ligar e desligar o que pode ser o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso te ajudar, não trabalho com essa marca de lavadora
      entre no forum desse site, muitos técnicos respondem e um deles pode te ajudar melhor que eu
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  6. minha maquina eletorlux LT 60 não dena e ne centriguga o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a eletrobomba de drenagem, pode ser ela o defeito, sem drenar a água a lavadora não centrifuga mesmo, vou deixar um vídeo que pode te ajudar, é de outro produto, mas eletrobomba, todas tem a parte elétrica iguais, e se encaixam em todos os modelos, veja o vídeo, mas antes de trocar a peça, tenha certeza que está queimada ou travada, ou mesmo se nao tem objetos dentro, impedindo que ela gire, veja também se não tem peça de roupa dentro da mangueira ou da eletrobomba.

      https://www.youtube.com/watch?v=XivX4Uz_4Ps

      Excluir
  7. A minha máquina de modelo lts 12 está com este braço quebrado, sera que eu consigo trocar só o braço? Ou tenho que trocar a válvula também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O braço faz parte do corpo da valvula, não tem como trocar somente o braço ok

      Excluir
  8. Celso troquei a válvula que estava com o braço quebrado, mas ainda não centrifuga, o atuador me parece funcionar normal o Cabo de aço está normal também, o que pode ser? Modelo lts 12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a água está sendo drenada? ela joga água fora?

      Excluir
  9. Sim, ela está fazendo todo processo de lavagem mas quando chega na hora de centrifugar antes do enxágue e depois ela só fica sugando a água que já foi drenada.
    Modelo lts12 electrolux turbo secagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito na placa eletrônica dela, tem ocorrido muito isso, mas não dá para ter certeza, é apenas uma grande suspeita.

      Excluir
  10. Tenho uma lq11 e o seletor do programa fica fazendo um barulho intermitente e virando fazendo a programação muito rapido.
    Pode ser placa ou o seletor de programa motorizado?
    Um abraço
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os casos que eu tenho visto por aqui, é defeito na placa Maurício, todos que eu vi.
      veja esse vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=TJvFXkcnKRo

      Excluir
  11. boa tarde tenho uma maquina de lavar electrolux lf10 e ela parou de soltar agua ,liga a luz verde mas nao solta agua/quando coloco no enxague ela faz barulho mas ainda assim nao solta agua, ja troquei a bomba de agua mas nao funcionou o que podera ser entao.obrigada silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, se sua lavadora tiver aquele filtro, que serve para coletar fiapos, pode estar ali o problema, ela tem uma valvula que faz o desvio de agua para o fitro, e essa peça quebra e a lavadora deixa de drenar, você viu a postagem ali encima, ela trata justamente desse problema, se sua lavadora tiver essa peça, pode ser esse o problema.

      Excluir
  12. boa tarde! estou usando primeira vez minha máquina hoje, consul de 11 kg, fez o processo, mas, na hora de sair a água não saiu, fica parada, o que foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com certeza uma excelente lavadora, não sei o que pode ter ocorrido, mas veja a coisa mais simples primeiro, veja a mangueira de saida se não está obstruida, muitas vezes na instalação ocorre esse problema, algum tampão ou coisa parecida, caso não seja isso, não pode mexer mais em nada, como é nova e está na garantia, apenas o pessoal da rede autorizada pode mexer nela, do contrário você corre o risco de violoar os termos da garantia, se não for mangueira entupida, acione a assistência autorizada mais perto de você ok

      Excluir
  13. Ola tenho uma electrolux lf 10 q nao drena nem centrifuga js testei a bomba q está funcionando a helice dela gira normalmente,então o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso ela tenha um filtro, pode ser problema na valvula desviadora de água, o mesmo defeito descrito na postagem ali encima, caso não tenha, pode ser defeito na placa eletronica.

      Excluir
  14. Minha maquina lf10 electrolux faz todo o ciclo de lavagem mas não drena nem centrifuga,ja testei a bomba e a helice gira normalmente mas o q pode ser então?se qd coloco na máquina não centrifuga?me auxilie por favor,aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso ela tenha um filtro, pode ser problema na valvula desviadora de água, o mesmo defeito descrito na postagem ali encima, caso não tenha, pode ser defeito na placa eletronica.

      Excluir
  15. Minha maquina lf10 electrolux faz todo o ciclo de lavagem mas não drena nem centrifuga,ja testei a bomba e a helice gira normalmente mas o q pode ser então?se qd coloco na máquina não centrifuga?me auxilie por favor,aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso ela tenha um filtro, pode ser problema na valvula desviadora de água, o mesmo defeito descrito na postagem ali encima, caso não tenha, pode ser defeito na placa eletronica.

      Excluir
  16. ola celso, gostei do seu blog é bem esclarecedora então tenho esse modelo eletrolux LQ11, e do nada parou de drenar ja percebi que fica agua no seu interior msm, e vi que na eletrobomba tem um fio cinza preso a um terminalzinho esta quebrado sera que pode ser isso ? aguardo seu auxilia obga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem fio solto, pode ser esse problema, geralmente nas eletrobombas, são ligados pares de fios, veja se não tem um fio solto e outro preso ou com mal contato.

      Excluir
  17. Boa tarde, Parabéns pelo Blog! muito legal.
    Eu tenho um LTR 10 que não joga a agua fora, não centrifuga e quando isso ocorre faz um barulho que parece que tem pedras batendo, recentemente eu troquei a bomba de agua, troquei a válvula de entrada a agua, e aquela peça que mede do nível (desculpe esqueci o nome), tudo isso com menos de 1 ano, e agora este problema diferente, o que pode ser?
    A maquina tem 7 anos de uso....Obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, a peça que controla o nível é o pressostato.
      Nesse modelo eu não posso ajudar, eu nem conserto mais esse modelo, pois é muito, muito problemático mesmo, as vezes trocamos placa eletrônica, chave seletora da esquerda, e chave seletora iluminada, que é aquele botão central onde liga, e mesmo assim nada dela funcionar, ele tem fios muito, muito fininhos que oxidam por dentro e perdem contato com os componentes, então por esse motivo, eu e a maioria dos técnicos que eu conheço nem olhamos mais esse modelo da Electrolux.

      Excluir
  18. Celso, boa tarde, primeiramente parabens pelo blog e pelas diversas ajudas q vem prestado pro pessoal aqui. Meu problema é em uma LQ11, ela aparece a luz verde acesa mas nao faz nenhuma função, troquei placa e eletrobomba. Ela não faz nenhuma função, nem enche de agua, nem centrifuga, nas mangueiras da eletrobomba e da válvula q tem aquele braço de plastico branco não tem nada entupindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela além da placa tem aquele botão que você gira para programar, pode ser que esteja naquela chave abaixo do botão o problema, pois trocou a placa e nada, imagino que seja ali, ou então veja a fiação, a fiação sai da tampa e tem um conector que une a fiação superior com inferior, desconecte e veja se não tem curto ali, pode ser isso também, sem ver fica difícil nesse caso.

      Excluir
    2. Bom dia Richard e Celso. Em minha LQ11 troquei a placa que entrou em curto. Após alguns meses troquei a válvula que tem o "bracinho" pois o mesmo quebrou e após mais alguns meses troquei o 'timer" de programação. Pelo que li em minhas pesquisas acerca do timer, ele tem uma vida útil de um número aproximado de 3000 ciclos de lavagem. Minha lavadora tem 10 anos e estes 3000 ciclos corresponderiam a utilizar a lavadora cerca de 6x por semana. Seguramente não a utilizamos tanto assim. Mas como foi um componente relativamente barato resolvi arriscar e deu certo.

      Richard como o Celso sugeriu, verifique os fios e verifique se o timer está girando. Em meu caso o motor do timer fazia barulho mas não tinha força suficiente para girar a programação que é feita num disco cheio de ranhuras.

      Celso, minha LQ11 agora está com outro problema: de vez em quando ela resolve ficar pingando água. Já verifiquei as mangueiras e nenhuma delas está danificada. A única que ainda não verifiquei é aquela transparente que vai no botão de nível da água. Tens idéia do que pode ser?

      Obrigado.

      Excluir
    3. Celso obrigado pela ajuda, o problema era o sensor da tampa, liguei ele direto e está funcionando. Agora um novo problema rsrs, mas esse é mais complicado, acho eu que por ter ficada parada por um tempo o retentor central deve ter partido, ela esta vazando agua do centro do cesto, olhei todas mangueiras, nenhuma está partida, depois de começar a encher ela começa a vazar, antes mesmo de iniciar qualquer função. Agora acho que o problema é um pouco mais complexo, necessita de ferramentas especificas e tal. Vou ver qual valor um tecnico que eu encontrar aqui perto na região norte de SP.

      Excluir
    4. Richard será que o problema da minha também é este retentor? Já fiz a desmontagem do cesto dela uma vez para fazer a limpeza e não observei o estado do retentor. Celso este retentor é fácil de encontrar? Como escrevi anteriormente a máquina anda meio sentimental. De vez em quando ela resolve vazar água. Como a válvula que manda água para o esgoto e também para o filtro é na parte mais baixa a água acaba percorrendo o caminho até lá, mas ainda não consegui descobrir a origem do vazamento.

      Excluir
    5. Richard, isso mesmo, se vaza pelo retentor central, tem que ter ferramentas específicas para isso, e tem que chamar um técnico, senão vai gastar mais em ferramentas que com peças ok.
      Carlos, esse lavadora, costuma ficar roçando a mangueira de saída no gabinete os nos varões, e com tempo apresenta vazamento, ou mesmo na mangueirinha que liga a valvula reversora de fluxo, encha a lavadora, abra a tampa traseira, e com ela cheia, vai identificar o vazamento com certeza.

      Excluir
    6. Celso e Carlos, bom dia. Maquina funcionando 100%, era o retentor central que estava vazando, ficou 350, arrumou o retentor, trocou o sensor da tampa e limpou a maquina que estava bem suja a pintura e tals...
      Muito Obrigado pela atenção.

      Excluir
    7. Valeu amigo, que bom que a lavadora está na ativa novamente.

      Excluir
  19. Richard foi você mesmo quem fez o serviço ou o Celso?

    ResponderExcluir
  20. Achei um técnico próximo da minha residencia.

    ResponderExcluir
  21. Olá boa noite!eu tenho uma máquina electrolux de 9 kg,ela não drena e nem centrifulga msm eu abaixando a mangueira do dreno,ela só faz o procedimento se eu puxar a água com a boca,vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a eletrobomba de drenagem, deve estar queimada, veja esse video.
      https://www.youtube.com/watch?v=zjS96UMlNcw
      teste a eletrobomba, pode ligar ela direto na tomada com um cabo de força, se não ligar vai estar queimada, eu vendo essa peça, tanto 127 quanto 220 volts, comprando comigo, vai ter meu whatsapp e posso te ajudar com a troca ou com outro defeito na lavadora ok.

      Excluir
  22. Bom dia, parabéns pela iniciativa. Celso tenho uma máquina Electrolux LQ11 a mesma começou a soltar água durante a lavagem, às vezes preciso até completar o nível. Qual seria o problema, será que consigo resolvê lo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja esse vídeo, pode te ajudar
      https://www.youtube.com/watch?v=dPgnfnGMirk
      Se for mesmo essa peça quebrada, eu vendo, e comprando comigo vai ter suporte técnico para lavadora através do meu whatsapp, vou deixar o link da peça caso seja ela, e detalhe a minha é a original, tem um monte de peça paralela que vendem por aí
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761004981-valvula-direcionadora-de-fluxo-lavadoras-electrolux-_JM

      Excluir
  23. bom dia gostaria que vc passace seu zap pra que eu possa comprar peças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vendo muitas peças ainda, tenho anunciadas algumas peças no mercado livre, comecei a pouco mais que 02 meses, mas estou colocando novos intens todos os dias, vou deixar o link para todas peças que tenho disponíveis, futuramente, isso muito em breve estarei disponibilizando um whatsapp apenas para venda de peças, ok

      Excluir
  24. Respostas
    1. http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

      Excluir
  25. Olá Celso tudo bem, troquei a valvula direcionadora de fluxo de minha lavadora LQ 11, mas a agua continua voltando para a maquina e nao sendo jogada fora.
    poderia ser a eletrobomba ? o que acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não pode ser, veja se não tem objeto, dentro da mangueira de saída ou nas mangueiras ligadas a bomba, e veja se está bem encaixado o braço que move a alavanca que muda a direção da água dentro da valvula direcionadora

      Excluir
    2. Eu travei ela no mesmo local que vc mostra no video, e ainda coloquei uma fita hellerman pra garantir que ela nao se soltasse.
      na hora que fui retirar a peça quebrada eu quebrei o encaixe do fio que movimenta o braço de plastico pra agua circular ou ser jogada fora.travei a mesma com as tais fitas hellerman tbm, será que nao esta movimentando o braço, pode ser ?

      Excluir
    3. A peça muda de posição a cada função se quebra vai ficar presa e então ou só circula ou só joga fora.

      Excluir
  26. Oi Celso tenho uma electrolux 15 kilos modelo LBU15 ela esta lavando super bem porém quando chega na parte de enxague ela solta a água e não termina o processo de encher e enxaguar para centrifugar o que pode ser ela fica fazendo um barulho como se quisesse encher e não tem força.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser defeito na valvula de entrada de água, teste as vias da valvula de entrada de água, com certeza tem uma das vias queimada, se precisar da peça após verificar, mande uma foto da peça e a voltagem para meu departamento de venda de peças no 61 9 8289-8820 apenas whatsapp

      Excluir
    2. Ta ok entendi Celso
      A máquina ontem funcionou normal ela faz o ciclo todo quando ela quer,será que pode ser mesmo essa válvula tem dia que ela não faz o processo todo mais depois ela funciona normal achei tão estranho.
      Agradecida Celso por tirar minhas dúvidas e vou ver se é essa válvula mesmo bjks e fiquem com Deus.

      Excluir
    3. Complicado, porque agora pode até ser a placa, já que as vezes faz e as vezes não, verifique se o problema só ocorre quando você faz duas lavagens,porque se for componente superaquecendo, pode ser isso, faz a primeira lavagem normal, na segunda lavagem, por ter componentes superaquecidos ela para.

      Excluir
  27. Bom dia Celso, desde já agradeço as dicas, aqui no blog. Tenho uma LQ11 e está com o mesmo problema. Ela lava, faz o ciclo do filtro mas não joga a agua pra fora. Ja analisei a valvula de desvio da agua, está OK. Testei a peça que puxa a valvula e está funcionando. Troquei a placa, troquei o pressostato. o Capacitor não pode ser pois ele aciona o motor para lavar. o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da valvula direcionadora não é só puxar, tem que ver se dentro dela o desvidador está se movendo, se quebrou dentro não vai funcionar, outra coisa, olhe a mangueira de saída, veja se não tem alguma peça de roupa pequena dentro dela, as vezes entram pequenas peças de roupa e entopem a mangueira de saída, se precisar da valvula desviadora eu vendo original, vou deixar o link
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761004981-valvula-direcionadora-de-fluxo-lavadoras-electrolux-_JM

      Excluir
  28. Celso você pode me explicar como faço pra testar a valvula da minha maquina por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue um cabo de energia e ligue na bobina elétrica dela, pode deixar ligada na água, se energizar a valvula e a água entrar a valvula vai estar boa, valvulas tem de 01 a 03 bobinas elétricas, se tiver mais que uma , teste todas

      Excluir
  29. Boa tarde Celso!
    Ontem minha máquina parou de vez e agora ela só ascende o painel faz o bip de que ligou e mais nada lembrando que é uma electrolux LBU15.
    Qual será as peças que irei trocar agora me ajude por favor não posso ficar sem máquina família grande kkkkkkk
    Agradecida desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lavadora tem mais que uma placa, mas é característica de placa de potência

      Excluir
  30. Bom dia, tenho uma lavadoura eletrolux 7 kilos, ela começou fazendo muito barulho na hora de drenar, mas agora ela não drena e nem centrifuga somente bate a roupa, onde pode ser o problema, compensa arrumar ?

    ResponderExcluir
  31. A minha ltr10 Eletrolux não solta água ....e não possui essa válvula o que devo fazer ???? A eletrobomba foi trocada ... socorro ..quem pode ser feito ?? Gratidão muito obrigado.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.