quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lavadora LF75 Electrolux - Não entra água e não lava

Lavadora Electrolux LF75


Lavadora Electrolux modelo LF75

Nesse modelo como em outros da Electrolux que usam essa mesma placa eletrônica, é comum encontrar produtos com esse defeito, a lavadora não entra água, quando se coloca o produto para iniciar a lavagem, ela fica sem dar sinal, apenas com a luz de ligada acesa.
O que leva a crer de imediato que o problema é na válvula de entrada de água, então o que deve ser feito, para se ter certeza aboluta do problema é abrir a tampa lavadora e testar as bobinas da válvula de entrada de água, porque esse defeito é comum, mas não o único defeito, claro que a válvula pode sim queimar, por isso não se pode condenar a placa sem ter certeza absoluta.
Mas como disse, tem ocorrido muito nas lavadoras que usam essa placa esse defeito, ela não entra água, mas quando testamos as valvulas elas estão energizando e liberando passagem de água, quando isso acontece fica evidente que é a placa que não está então mandando corrente elétrica para as válvulas, e a lavadora na maioria dos casos com esse problema também não centrifuga e nem gira o cesto para o início da lavagem.
Então quando sua Electrolux LF75 não estiver entrando água, a maior probabilidade de defeito, contrariando a lógica, não é a válvula, e sim a placa eletrônica de código 64800160.

Placa eletrônica LF75


Video do meu canal trocando placa de uma Electrolux








Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI



53 comentários:

  1. como faço para abrir o painel superior e ter acesso à placa? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo, a placa fica lá atras presa ao gabinete, tire os parafusos de 1/4 que fecham a tampa traseira, e vai ver em uma caixa branca do lado direito, parafusada ao gabinete a placa dentro da caixa ok.

      Excluir
  2. ola tenho uma electrolux turbo limpeza 8 kilos lm08 o motor dela esta em curto você pode me dizer quanto que custa mandar rebobinar o motor no aguardo obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  3. ola celso tenho uma eletrolux LTR10 e ela nao esta enchendo so quer funcionar com muita pressao de agua me mudei agora para uma casa com menos pressao e ela nao funciona nao quer encher fiz um teste ligando uma mangueira e levando na torneira da rua e ela funcionou porem a gambiarra estourou quando a maquina parou de encher para bater dai tentei encher com um balde e ela nao bateu liga gira o cesto para distribuir a agua porem nao passa disso é como se ela nao reconhecesse que esta cheia por favor nao sei mas oq fazer se puder me ajudar ficarei muito grata,obrigado e parabens pelo otimo trabalho com o blog dessa forma ajua muitas pessoas com seus problemas domesticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso está complicado mesmo, além do mais esse modelo apresenta defeitos praticamente sem solução, muitas vezes se troca placa, chave seletora da direita e CSI chave seletora iluminada, que é a central e a lavadora não funciona, ela tem uma fiação muito fina, e perde contato com os componentes, os fios se oxidam internamente, dentro da capa do fio.
      No seu caso, tem que ver, pode ter deixado mangueira enchendo e transbordou, molhando a placa por exemplo, se for isso, abra a caixa da placa, seque bem e teste a lavadora novamente.

      Excluir
  4. boa tarde Celso.
    a minha Lavadora Electrolux modelo LF75 nao gira o timer automaticamente , apenas manualmente. quando é colocado em uma posiçao ele permanece la todo tempo, ele fica istalando (patinando) e nao sai da posiçao que foi colocado. qual seria o defeito??? conto com seu apoio. desde ja agradeço. Donias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donias, acho que falei com você no youtube, nesse caso a maior probabilidade de defeito é no próprio timer, ou engrenagem quebrada, ou motor do timer queimado.

      Excluir
  5. Boa tarde Celso!
    Minha maquina Eletrolux 6K LM06 é uma maquina muito boa, mas no domingo minha esposa estava usando e a mesma parou pela primeira vez, com água dentro.

    Desliguei a mesma e tentei ligar novamente, não funcionou. Deixei por alguns minutos sem ligar e quando liguei, ela jogou a água para fora, mas não girou para centrifugação.

    Conforme sua orientação em outra explicação, testei o interruptor de tampa fazendo ligação direta, mas continuou acendendo a luz verde e não se mexeu.

    como faço para testar? ela não esta entrando água.

    fico no aguardo e obrigado.

    Marcelo Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entra água então, não lava e nem centrifuga, se fosse apenas um defeito, como não lavar e não centrifugar, eu arriscaria o capacitor do motor, mas como não entra água, tanto podem ser valvula de entrada também queimada, ou pode ser a placa, que deixou de fazer funções.

      Excluir
  6. Celso Boa Tarde!!

    Meu nome é Gabriel e tenho uma Electrolux LF11 que as vezes não enche ou enche muito devagar, tenho que ficar abrindo e fechando a torneira que tem junto com o registro da água que vai para a maquina para a mesma pegar no tranco pra encher sera que o problema é a válvula de água?

    Se puder me ajudar eu agradeço desde já!

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, pelo que me disse, e sim problema na valvula dupla de entrada de água, se for trocar, compre original ok.

      Excluir
    2. Postei um video da troca da valvula para uma LM08 ontem, não é igualzinha, mais pode te ajudar a trocar a valvula da sua, vou deixar aqui o endereço do vídeo

      https://www.youtube.com/watch?v=_w7nEPl3dHs

      Excluir
    3. Celso muito obrigado pela atenção e mais uma pergunta a valvula da LF 80 é igual a da LF 11 ?

      Grato

      Excluir
    4. Elas tem o mesmo formato, podendo ter a posição dos terminais onde vão os fios um pouco diferentes, mas dá para colocar sim ok.

      Excluir
  7. Muito obrigado Celso valeu pela atenção

    Gabriel

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Celso!

    Minha maquina é igual a essa, e esta acontecendo este caso, testei a valvula de entrada de agua a mesma esta funcionando, tem como testar a placa?? É dificil trocar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como testar a placa não tem, mas se não entra água e a valvula está boa, parece ser placa também
      para trocar a valvula é simples, ela fica em uma caixa na parte de tras da lavadora, tem que tirar a tampa do fundo, presa por parafusos de 1/4 e vai ver uma caixa branca onde a placa esta dentro, no canto superior direito, presa por dois parafusos phillips, em alguns modelos a placa fica embaixo do painel de controles, apenas encaixada.

      Excluir
  9. Boa noite amigo, tenho uma maquina eletrolux LM-8, ela faz todas as funções, mas na hora de centrifugar não gira o cesto e sim o agitador, pode me informar qual seria o defeito, ja troquei a engrenagem que trabalha junto com o atuador, o atuador esta funcionando normal o que poderia ser. obrigado no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que o atuador de freio está puxando o armador, eu aconselharia rever se o atuador está mesmo movendo aquele braço que troca a mecanica de lavar para centrifugar, se o atuador puxar o braço e nada, pode ser problema no acionadorzinho plástico, que tem um dentinho plástico que encaixa em uma engrenagem para acionar a centrifugação, caso não seja isso, pode ser problema na mecanica.

      Excluir
  10. Minha Lavadora LF75 Electrolux não entra água,me mudei tem 1 semana. Enchi com a mangueira lá fez os processos normais,apenas não entra água.e na outra casa tava entrando.o que deve ser? Urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a valvula de entrada de água
      veja nesse vídeo
      https://www.youtube.com/watch?v=_w7nEPl3dHs

      Excluir
  11. Celso, bom dia

    a minha maquina as vezes não bate para um lado e as vezes não centrifuga, será que é a placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro, parece ser uma perda de potência, e isso pode estar relacionado apenas ao capacitor do motor, então seu eu fosse você trocaria o capacitor para ter certeza, porque é uma peça barata, e compensa arriscar para ter certeza, do contrário pode sim ser placa, mas como disse a maior suspeita é que seja o capacitor.

      Excluir
  12. Celso,
    este final de semana tive que consertar a minha máquina (Eletrolux LF75, como a da foto) e o técnico cobrou um valor que me pareceu excessivo apenas para substituir a válvula. Você poderia me dar uma ideia de quanto o serviço deveria custar, e, para referência futura, informar seu telefone para contato (DF)?
    Obrigado,
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso colocar preço no serviço de outros técnicos, até porque não existe uma tabela para isso, e tem outros fatores que podem diferenciar o custo de cada profissional, no meu caso, ficaria entre 70 e 90 reais a mão de obra, nós técnicos não cobramos para trocar peças, cobramos para diagnosticar o problema, depois de saber o que é, as vezes até uma criança pode consertar, mas sem saber, talvez 100 pessoas juntas não resolvam. Meu telefone eu não divulgo no blog, já respondo a centenas de perguntas todas as semanas, aqui, no youtube, email, redes sociais, se deixar meu telefone aqui, não iriam me deixar trabalhar, e eu trabalho o dia todo.

      Excluir
  13. Celso, boa noite !

    A minha máquina de lavar - Electrolux LTE 06 turbo Economia. liga mas não puxa água em nenhum modo de lavagem, antes dela para de vez, ela demorava para encher e demorava para iniciar o processo de centrifugação. O que deve ser isso ? qual a solução para este tipo de problema ? por favor me ajude !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza, pois somente vendo o produto para ver, mas parece que queimou a valvula de entrada de água para a lavagem, teste a valvula, pode ligar ela direto na tomada para ver se entra água, a valvula é a peça onde vai rosqueada a a mangueira de entrada de água.

      Excluir
  14. Celso, boa tarde!

    A minha máquina de lavar da electrolux 8kg LF80, quando entra em processo de centrifugação está fazendo muito barulho. Poderia me ajudar informando o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda hora respondo a mesma coisa aqui, não tem como ajudar com barulho, sem ouvir ou ver de onde vem o barulho, pois barulho é apenas um som alto, e lavadoras quando apresentam defeitos, podem fazer uma dezena de barulhos diferentes, não tem como ao menos imaginar o que pode estar acontecendo com a sua.

      Excluir
  15. Boa tarde Celso!
    Tenho uma LF75, já rebobinei o motor e troquei o capacitor. O eixo não está trancado. Ela enche de água normalmente mas não bate nem centrifuga, porém faz o som de como estivesse funcionando normalmente. Estava descartando a possibilidade de ser a placa eletrônica porque ela faz as etapas de encher e esvaziar nos tempos corretos. O que será que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela faz o barulho é porque a placa está mandando corrente, então se manda corrente e não funciona, o defeito vai estar entre motor, capacitor e fiação com mal contato ou em curto, se tem certeza que o motor e capacitor estão perfeitos, resta conferir a fiação dela.

      Excluir
  16. bom dia .
    eu tenho uma eletrolux lf 75, ela hj começou a bate a roupa de vagarinho, ai coloquei p centrifuga, e ela n quis joga a água fora, sera q pode me ajuda? obeigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a eletrobomba de drenagem não está queimada ou obstruida, é ela quem joga a água fora, veja esta vídeo

      https://www.youtube.com/watch?v=zjS96UMlNcw

      Excluir
  17. Olá Celso Minha maquina Electrolux LF 75 esta apresentando exatamente o citado acima, como faço para ver a funcionalidade desta placa?? e qual e o valor de uma nova
    No aguardo
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como testar a placa não, e faz muito tempo que não troco uma dessas, mas custa na faixa de 100,00 compre somente original na rede autorizada se for mesmo trocar ok.

      Excluir
  18. Olá aqui minha maquina e electrolux turbo econômica 6k Lte 06 e ela não quer encher mas se eu encher ela manualmente ela bate normal... O problema é q ela não quer encher sozinha. O que devo fazer troca a peça. da água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEste a válvula de entrada de água, pode estar queimada, a válvula é onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água, se estiver queimada, troque.

      Excluir
  19. Olá Celso;
    Gostaria de saber como faço para retirar o agitador da LF75 .... Pois to tomando um baile ...... Já desmontei tudo .... Vou precisar trocar o cambio ... Não consigo retirar o agitador ...... Pode postar algum vídeo como retirar ?

    Muito obrigado.
    Abraços.

    Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem um parafuso no centro, tem que retirar ele, depois soltar o agitador, vou deixar vídeo de outro modelo, mas vai te ajudar
      https://www.youtube.com/watch?v=kZ7G4Z5k13c

      Excluir
  20. Minha geladeira ela arma ventila e para já troquei rele e a caixa de controle ela estala para ligar mais não esta para desligar asim o ventilador arma e logo para o que eu faço

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Celso minha maquina eletrolux LF 75 esta com esse problema ela enche de pouco em pouco demora para encher troquei bomba e a placa e ainda continua com o problema ela faz toda programação normal só não esta enchendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso, quem faz o enchimento é a valvula e não a bomba, a bomba faz a drenagem da água, quem enche é a valvula, vou deixar o link da venda da valvula, caso seja esse o defeito na sua lavadora
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749263018-valvula-dupla-original-lavadora-electrolux-220-volts-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776926302-valvula-dupla-127-volts-lavadora-electrolux-lt10b-original-_JM

      Excluir
    2. Celso boa tarde fiz troca da valvula escrevi errado mas ainda continua com o defeito maquina fica enchendo de pouco bombeando de pouco resto ela esta fazendo tudo normal.

      Excluir
    3. Pode ser placa que não está mandando corrente, tem que colocar um multímetro na valvula enquanto ela estiver enchendo e ver quanto de corrente elétrica está chegando

      Excluir
  22. ola, tenho uma eletrolux LF90 e nao sei como trocar a mangueira de drenagem, alguem pode me ajudar com imagens ou video de como retirar a mangueira velha, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra a tampa traseira, tirando todos os parafusos de 1/4 e vai ter acesso a onde a mangueira é conectada na eletrobomba

      Excluir
  23. Olá teve várias quedas de energia elétrica em meu apartamento e por fim meu refrigerador Brastemp inverse de 422 litros parou de funcionar apenas está ligando a luz interna ,tem uma sugestão do que pode ter danificado em meu refrigerador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o modelo exato, mas deve ser uma BRE50, aconselho trocar a placa e os sensores, eu vendo um kit completo para esse modelo, vou deixar o link, se precisar de ajuda com a troca das peças, após a compra vai ter meu whatsapp, e te ajudo com vídeos
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782567833-kit-degelo-refrigerador-brastemp-inverse-bre50-bivolt-_JM

      Excluir
  24. Será que ainda responde? Tenho uma Lavadora Electrolux LM08, hoje ela não quis encher de jeito nenhum, dai o timer não anda, só fica a luz verde acesa. Se eu coloco perto do F ela começa a jogar água, mas logo para, se colocar pra centrifugar o timer volta e ela centrifuga normal. Não bate também. E joga água fora ali pelo F também... será a placa?

    ResponderExcluir
  25. Será que ainda responde? Tenho uma Lavadora Electrolux LM08, hoje ela não quis encher de jeito nenhum, dai o timer não anda, só fica a luz verde acesa. Se eu coloco perto do F ela começa a jogar água, mas logo para, se colocar pra centrifugar o timer volta e ela centrifuga normal. Não bate também. E joga água fora ali pelo F também... será a placa?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.