sábado, 13 de julho de 2013

Refrigerador Continental Frost Free RSU43 - Vazando água embaixo da gaveta de legumes

 
   Refrigerador continental RSU43 vazando água embaixo da gaveta de legumes 

   Vou adiantar uma coisa, não me façam perguntas sobre defeitos funcionais nesse produto, não sou especialista nessa marca, e em se tratando de um frost free, muito menos, mas como era produto de um amigo, e o defeito não era de componentes eletro-eletrônicos, resolvi desmontar e corrigir o problema.
    Nesse caso, o prosuto estava com um vazamento de água, que escorria por baixo da gaveta de legumes e saia pela frente, por baixo da porta inferior da geladeira, vou postar um passo a passo de como resolver o problema, caso seu refrigerador apresente especificamente esse problema, vai corrigir fazendo da seguinte maneira:


Retire as prateleiras do freezer, depois solte essa tampa do alicerce do freezer, tem tres parafusos cobertos por três tampinhas de acabamento, retire as tampinhas e depois solte os parafusos phillips.




Veja que embaixo da tampa vai ter uma placa de gelo sólido, talvez tenha dificulade para retirar a tampa, mas com um pouco de força e jeito ela vai sair, se quiser esperar descongelar para retirar será mais fácil.




 Depois retire esse acabamento que fecha o duto superior do ventilador, ele é apenas encaixado com travas laterais, eu tirei com as mãos mas se precisar, pode usar uma chave de fenda para soltar as travas que prendem ele á tampa do fundo. 
Com o duto liberado, veja que nas laterais do ventilador tem dois furos, dentro deles dois parafusos phillips que prendem a tampa ao gabinete, solte os dois parafusos para liberar a tampa.


Puxe a tampa um pouco pra fora, vai ver que os fios do ventilador são conectados ao gabinete, no canto superior esquerdo, desconecte com cuidado os fios para não quebrar uma tampa de isopor que fica atrás dessa tampa onde vai o ventilador, com os fios soltos, retire essa tampa com o ventilador fora.


Depois retire essa tampa de isopor com cuidado, se na base da peça de isopor estiver cheio de gelo, espere derreter, se puxar a peça de isopor com a base dela grudada no gelo, com certeza vai acabar quebrando a peça, se for o caso jogue água fervendo por trás do isopor, para que o gelo derreta e libere a peça, só retire quando tiver certeza que a peça está totalmente liberada do gelo.




Com a placa de isopor fora do produto, você vai ter acesso á essa placa metálica que tampa o evaporador, ou seja, o congelador, ela tem duas travas laterais, levante as travas para que a tampa possa se soltar.


Veja que embaixo do evaporador também tem um bloco de gelo, e esse bloco faz parte daquele mesmo gelo acumulado no alicerce do freezer, veja que onde estou mostrando com a chave de fenda tem um duto, que desce para o duto inferior da parte do refrigerador, então quando o produto aquece a resistencia (essa prateada em volta do evaporador) o gelo que se formou em algumas horas de funcionamento derrete, e cai embaixo do evaporador, embaixo do evaporador tem um dreno, uma mangueira que leva a água para um recipiente, uma bandeja que fica encima do motor compressor, como o compressor aquece essa água do degelo evapora, o que ocorre então é que por algum motivo, a água do degelo não está descendo pelo dreno, então a cada degelo a água vai se acumulando embaixo do evaporador, chegando a preencher todo o alicerce do freezer, quando ela chega na altura desse duto, onde mostro com a chave, ela ultrapassa a altura limite e começa a descer pra baixo, chegando até embaixo da gaveta de legumes e escorre pela frente da geladeira.
Então o defeito todo do produto é apenas o dreno entupido, temos que desobstruir o dreno para corrigir o problema, não adianta apenas tirar o gelo acumulado, isso vai resolver por uns dias, depois a água do degelo vai se acumulando até transbordar novamente e causar o mesmo vazamento de água.



Ali está o duto do dreno, é bom que jogue bastante água fervendo ali, e com uma chave vá furando o gelo com cuidado, para que esta passagem se abra novamente, mesmo com água quente o dreno não liberava a passagem de água, com o dreno limpo, você coloca água ali e ela desce imediatamente, eu coloquei água fervendo e á agua não descia, por dois motivos, o primeiro era gelo e sujeira na entrada do duto onde estou marcando com a chave e depois o segundo problema e causador de todo o vazamento de água, depois de virar o produto então localizei a fonte de todo problema, veja a seguir.







Veja que a água cai na bandeja que vai encima do compressor, e para isolar a passagem tem esse tampão, ele é siliconado, de borracha bem molinha, e fica fechado, e força da água faz com que ele se abra e a água caia sobre o compressor, quando a água acaba ele se fecha, não permitindo que insetos ou outras coisas subam pelo duto do dreno.
O que ocorre é que perto do motor compressor é um local muito quente, então o calor fez com que a borracha acabasse se fundindo e colando uma borda da borrachinha do tampão á outra, assim o tampãozinho do duto se uniu pelo calor e vedou a passagem de água, e a cada degelo a água como não tinha por onde descer, foi se acumulando debaixo do evaporador até transbordar e sair pela frente. É um defeito simples mas porém muito trabalhoso de ser resolvido, então quando isso ocorrer, retire esse tampãozinho daí, eu tenho certeza que nenhum inseto vai querer entrar no freezer, eu se fosse um inseto não iria querer entrar em um ambiente onde estive a uma temperatura de -20 graus.
Depois que limpar o dreno, retirar esse tampão, jogue água lá encima e certifique-se de que á água escorre imediatamente para o coletor encima do compressor, se estiver tudo certo feche novamente o freezer e está resolvido o problema, mas não venha me perguntar como se fecha, é só fazer passo a passo no sentido contrário da desmontagem, e novamente vou frisar, não me venham fazer perguntas nos comentários de outros defeitos nesse produto, eu não conserto esse modelo, mas como era de amigos, e o defeito não era elétrico e nem eletrônico, era um defeito estrutural eu resolvi. Abraços á todos.



Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

15 comentários:

  1. Quanto ficaria esse serviço se eu fosse pagar uma assistência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso estipular o serviço quando é somente mão de obra, nesse caso, cada técnico ou empresa, sabe o custo que tem, e isso não é apenas o serviço em si, tem que contar o deslocamento, e outros custos, mas o que cobramos, não é para trocar peça ou fazer um serviço, o técnico tem que cobrar, pela capacidade técnica de resolver problemas, acho que um valor entre 70,00 e 100,00 seria justo, na minha opinião.

      Excluir
  2. Amigo, um técnico veio mexer na minha geladeira que é uma Consul CRM 45, e ao tentar tirar o tampão traseiro do congelador ele quebrou a tampa de isopor que fica atrás. Eu achei estranho ele falar que irá passar uma fita no isopor, isso pode trazer problemas futuros para a geladeira? O ideal seria dizer para ele trocar, uma vez que foi ele que quebrou? Att: Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, respondi vc bem mais cedo no youtube, veja a resposta lá ok, abração.

      Excluir
  3. Olá Celso, tudo certo?
    Minha geladeira é uma Continental tb, modelo RFCT500.
    Parou de gelar embaixo por excesso de gelo, então depois de ver vários vídeos seus verifiquei algumas peças:
    O fusível térmico e sensor do evaporador estão com continuidade. O ventilador e Resistência do evaporador funcionando.
    Não testei o sensor de temperatura pq ele fica preso por um fio e teria que cortá-lo já que não tem conector, correto?
    Não achei o timer em lugar nenhum, esse modelo de refrigerador tem timer?
    Se não tiver, vou ter que cortar o fio e testar a continuidade do sensor de temperatura, pois foi a única peça que não verifiquei.
    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não trabalho com essa marca, eventualmente conserto algum porque é de algum amigo, como o caso desse, mas veja que esse que consertei era apenas dreno obstruído, sinceramente, eu não domino muito esse produto, e sinceramente não faço empenho, porque não gosto dessa marca, é fabricado pela DAKO aqui no Brasil, qualidade muito baixa, peças muito difícies de encontrar e quando se encontra , se encontra a preços exorbitantes, sinceramente, não vou poder te ajudar muito, mas veja que os outros produtos te serviram de parâmetro para mexer no seu, e está no caminho certo, pode ser apenas um bloqueio por entrada de ar quente, então se for isso, deixar ela desligada por umas 48 com as duas portas abertas, pode derreter todo gelo acumulado nos dutos internos, e ao religar ela volta ao normal, veja muitos comentários a esse respeito com esse produto, experimente fazer dessa forma, te desejo sinceramente boa sorte.

      Excluir
  4. Eu vi o nome do blog, mas como tinha algo sobre uma continental resolvi perguntar....
    Pois é, comprei da Continetal pensando que era fabricação própria, mas não, quando comecei a ver os vídeos, vi que era DACO.... que arrependimento!!!!!!
    Já deixei desligada por mais de dois dias e continua fazendo gelo, desmontei o congelador pra ver o pq da falta de acionamento da resistência evaporadora.... faço o degelo na marra, com secador de cabelo, leva uns 10min só, mas tem que fazer em média de 7 dias... vou cortar o fio do sensor de temperatura pra ver se é ele mesmo que está com problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que seja apenas isso, digo para descongelar, porque já vi alguns videos, onde um técnico da rede autorizada, filmado pelo cliente, disse que esse era um problema sem solução e ele deveria desligar o produto toda vez que isso acontecesse para fazer degelos forçados, não sei se é o mesmo caso seu, aliás não somente continental é dako, também são as marcas, bosch, ge, mabe eu nem olho esses produtos

      Excluir
  5. Ok, obrigado!
    E mais uma vez parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui abrir apenas dois links
      De um Consul CRD48
      Esse produto não é frost free, hoje a maioria das geladeiras são frost free
      Esses modelos dos links, são bons, tem poucos componentes, no caso o compressor e o termostato apenas, mas gelam com menor velocidade que os frost free, a vantagem é que tem muito menos componentes para apresentar defeito e por terem menos componentes, gastam muito menos energia elétrica.

      Excluir
  6. Consegui abrir apenas dois links
    De um Consul CRD48
    Esse produto não é frost free, hoje a maioria das geladeiras são frost free
    Esses modelos dos links, são bons, tem poucos componentes, no caso o compressor e o termostato apenas, mas gelam com menor velocidade que os frost free, a vantagem é que tem muito menos componentes para apresentar defeito e por terem menos componentes, gastam muito menos energia elétrica.

    ResponderExcluir
  7. Essa não é frost free, e como é um modelo muito novo, não sei se ela apresenta o mesmo defeito dos modelos anteriores, provavelmente eles tenham corrigido o problema, mas a gente ve os que apresentam problemas porque consertamos todos os dias, com certeza a grande maioria das geladeira jamais vão apresentar defeito, e dessas jamais nós técnicos ficaremos sabendo, com certeza essa do link é uma ótima geladeira.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.