sábado, 10 de agosto de 2013

Lava Louças BLE20 - Não liga, não programa



   Lava louças Brastemp modelo BLE20, não liga, não programa, é um defeito frequente nesse modelo, o defeito é simplesmente o pino que fica no puxador superior da porta, o pino quebra de deixa de acionar o interruptor que fica na parte superior do gabinete, com o pino quebrado, a lava louças mesmo de porta fechada, fica como se estivesse de porta aberta, para corrigir, troca-se apenas o puxador da porta, que é fixado por apenas dois parafusos.



Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI
  

186 comentários:

  1. Bom dia Celso,

    adorei seu blog, super útil! Parabéns pela iniciativa! Gostaria de uma indicação para comprar uma máquina. Tinha uma bosch que foi de vez, mas adorei pq era uma porcaria, não quero errar de novo! Na minha casa somos duas pessoas mais um cachorro, lavo edredons... Poderia me indicar uma máquina com bom custo benefício?!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi voce no E-mail né Amanda, até disse que voce tem o mesmo nome da minha filha de 14. abraço querida, felicidades

      Excluir
  2. Celso, a Bomba de circulacao après entity defeito e sibstitui, mas o defeito não era apenas esse. Agora ao ligar a maquina os LEDS lavar I e Lavar 2 piscam e a água é escoada. Já testei o termostato e está ok. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Lava louças é um caso sério, veja o sensor de nível de água, pode ser nele o problema, vou te ser sincero, eu conserto raríssimas desse modelo, e estou pensando seriamente em nem consertar mais, produtos assim, fazem a gente perder tempo, tem peças caras e dificultam os consertos, sinceramente é um produto chato.

      Excluir
  3. Adorei as dicas! Vou indicar seu site para muitos amigos. Tenho essa lava-louças e a autorizada pediu 280 reais para trocar o puxador! Vi no mercado livre a mesma peça por 32,00. Parabéns e muito obrigado pelas dicas! Muito úteis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tá caro, nas autorizadas ela custa na faixa de 15,00, indique sim meu blog, compartilharemos conhecimentos com certeza ajudando mais pessoas, bjo querida.

      Excluir
  4. Oi tenho uma Louças Brastemp Clean BLF06 na hora de usar, ela enche para lavar normal, porem depois que "solta" a primeira agua, na hora de encher novamente para o enxague ela para e as luzes ficam piscando, segundo o manual e o nivel de agua, porem esta tudo normal na parte da instalação hidraulica, e as louças estão corretamente dentro da lavadora, o que pode ser ??? no caso o que eu tenho feito e desligar e reiniciar a lavagem para terminar de enxaguar, nem dá para colocar a opcao secagem, pois fica dando o mesmo problema das luzes piscando. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, difícil esse defeito, pode ser placa eltronica, pode sim ser o sensor de nível, ou até termostato operacional ou de segurança, no caso desse defeito, não vou poder te ajudar muito, o correto é você chamar um técnico competente para ver sua lava louças.

      Excluir
  5. Boa tarde Celso,
    possuo exatamente essa maquina ble20b. Assim que ligo na tomada começa um barulho estranho, vou escolher o programa para o barulho, clico em iniciar e recomeça o barulho, como se fosse encher, mas não enche! Já deixei ela dessa maneira para ver se mudava algo e depois de um tempo ela passa a piscar o pause
    tentei gravar para mostrar a situação: http://youtu.be/5mk14OWtDQ8
    consegue imaginar o que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Náira, deu pra ver duas coisas
      a primeira é que você tem um bebezinho que já tá doido para falar né.... um beijo no nenem
      Bem, toda vez que você coloca essa lavadora para funcionar, a primeira coisa que ela faz, é drenar qualquer resíduo de água que tenha restado, depois começa a encher, como não enche, o que eu suponho é que a válvula de entrada de água tenha queimado, a válvula fica onde é rosqueada a mangueira de entrada de água, então tem que abrir e testar a valvula, pode ligar ela com um cabo de força direto na tomada, ligue ela com a mangueira de entrada de água ligada a ele, então ligue direto na tomada, se começar a passar água pela peça ela vai estar ok, mas imagino que o defeito vá estar nela.
      pode testar também assim, coloque ela no inicio, ela vai drenar, espere esse tempo de drenagem, quando começar a fazer o barulho, que seria na hora de encher, abra a tampa, para não cancelar e apenas pausar o programa, abra a tampa então e coloque água com uma vasilha, coloque água suficiente para iniciar a lavagem e feche, veja se vai lavar, se continuar o barulho, é porque ainda falta água, abra a tampa e vá colocando até atingir nível, se chegar a lavar, o defeito tem mais chances ainda de ser a valvula, espero ter ajudado, feliz ano novo, para família toda.

      Excluir
  6. coloquei a agua, liguei e ela drenou normalmente e começou a encher. Resolvi colocar para fazer um ciclo e ela resolveu nem ligar mais! Inicialmente não trocava os botões no painel e no fim nem ligar e tirar da tomada funciona. To vendo que terei que chamar um tecnico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, talvez seja o melhor mesmo, mas procure um técnico da rede autorizada, essa lava-louças não é muito constante no mercado, por isso, nem todo mundo domina ela, os técnicos da rede autorizada tem mais intimidade com esse produto ok.

      Excluir
  7. Celso, comprei uma Brastemp solucion 8 serviços, começou a dor de cabeça, ela vaza água, para a programação, fica piscando a pausa e outros~, ninguém acha o problema, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, com tantos problemas assim, somente o pessoal da rede autorizada, porque se fosse apenas uma coisa, poderíamos tentar, é um produto chato mesmo, mas são muitos defeitos, acione o pessoal da rede autorizada, e exija um orçamento que resolva seu problema, chamando a autorizada, vai ter argumentos, pois se não resolverem, você pode ligar direto na fábrica, e pedir uma solução para seu produto, pois mesmo não estando na garantia, a fábrica é responsável, afinal, foram eles quem fizeram o produto.

      Excluir
  8. Minha maquina parece que está esquentando demais, pois está manchando todas as louças, será a resistência??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi isso ocorrer, até porque ela tem termostatos de segurança, que impedem o superaquecimento, pode ser que esteja usando sabão vencido, ou que esteja sem liquido secante, veja isso, recomendo usar sabão e secante da marca SUN.

      Excluir
  9. Realmente ela está sem liquido secante, vou providenciar para verificar se o problema acaba...Mais um pergunta quando as louças começam a sair sujas o que pode ser? Com relação ao sabão está no prazo de validade, sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Providencie primeiramente o liquido secante, isso deve resolver, caso não, então veremos outras possibilidades ok.

      Excluir
  10. Celso, tenho uma lava louças brastemp BLE 20 b, e o defeito é o seguinte: ligo e a mesma depois de alguns minutos começa os leds, a piscar (como se tivesse desarmado) não acontece nada, abri a parte traseira, desconectei os dois fios que ligam a valvula de entrada agua, liguei ela direto e funcionou, puxou a agua porem continua desarmando mesmo com agua, vc pode me ajudar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aniovaldo, isso é um defeito complexo, mas pode ser relacionado ao sensor de nível, veja isso, o sensor de nível, pode estar com problemas, assim ela nem completa o enchimento.

      Excluir
  11. Oi Celso,
    que legal o seu blog...
    A minha máquina está com um problema parecido com o da Andréia aí acima: ela começa o ciclo, enche de água, aí para no meio e fica com as luzes piscando.
    Já levei num técnico e ele disse que precisa trocar a placa... e pra isso vai cobrar R$ 240,00. Tá certo isso, não é demais?
    Quanto você cobraria?
    Obrigada! um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa placa é bem cara mesmo, mas em muitos casos o defeito nem é na placa, se for fazer o serviço, o preço está correto, mas peça a ele uma garantia longa, se for o caso, veja se consegue uma garantia de pelo menos seis meses nesse serviço, assim fica mais seguro pra você.

      Excluir
    2. Oi Celso e Mariane, vc achou caro? Aqui estão pedindo 400 reais só pela placa, Celso vc sabe onde conseguir essa placa mais barata, obrigado e parabéns pelo seu blog

      Excluir
    3. Mariane eu vendo peças, tenho um whatsapp somente para o departamento de peças, então amanha, veja o modelo correto da sua lava-louça e a voltagem e mande whatsapp para 61 9 8289-8820 e veja se tem a peça e o valor para você ok

      Excluir
  12. Cara, eu tenho uma Soutions 8 serviços que de uma hora para outra parou de funcionar. Chamei o técnico da Brastemp e ele disse que uma das placas havia queimado. Me passou um orçamento de R$ 650,00 para realizar o concerto. Já estava decidido a comprar outra. Mas depois que vi seu vídeo resolvi fazer o teste e encontrei o pino quebrado dentro da máquina. Ao encaixar o pino no local, para minha surpresa a máquina ligou e desde então ela voltou a funcionar perfeitamente. É um absurdo o que esse técnico fez. É de uma total desonestidade. Vou comprar um puxador novo e entrar em contato com a assistência da Brastemp para pedir uma explicação.

    Obrigado e um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes isso acontece por incapacidade técnica, por não conhecimento do produto e de suas falhas, mas em se tratando de um tecnico da rede autorizada, isso caracteriza má fé sim, e não estou aqui para criar contendas com técnicos, mas tem coisas absurdas e que devem sim ser condenadas, portanto acho que se foi um técnico da rede autorizada quem fez isso, deve sim ser reportado a fabrica, para que eles tomem atitudes cabíveis.
      se minha postagem te ajudou, compartilhe em suas redes sociais,assim ajuda a divulgar meu trabalho, abração e felicidades.

      Excluir
    2. Celso, muito obrigada. O técnico deu o nome de "motobomba", que em loja nenhuma souberam o que é. Já a eletroboma achei da Brastemp, em torno de 35 a 45 reais, mas estou aguardando outro técnico para confirmar.
      Valeu demais.


      Excluir
    3. Voce respondeu aqui encima, e sua pergunta está ali embaixo, ainda bem que deu pra ver seu nome ali embaixo e me conectar com o assunto.
      Vera, acho que se equivocaram com o valor da peça, o caso, é que esse produto tem duas eletrobombas, uma de drenagem, que joga a água fora após cada ciclo, e é essa que custa 45,00 e tem outra eletrobomba, a de circulação de água, que funciona como motor mesmo, e é bem mais cara, mas aguarde outro técnico e outro diagnóstico para retirar suas dúvidas.

      Excluir
  13. Primeiro quero parabenizá-lo pelo site, pela idéia, e disponibilidade em ajudar. Tenho a lava louças Brastemp, 8 serviços, que enche de água, fica fazendo um barulho forte do motor, e quando pára de encher, ao invés de começar o ciclo de lavagem o painel fica piscando, como qdo damos pause, e não começa. Daí desligo e a água sai.
    O que pode ser isso. Um técnico ( credenciado da Brastemp) disse que tem que trocar a motobomba e o termostato. Fez o orçamento apenas ligando uma vez e deixando encher e já deu o diagnóstico, pq o barulho é característico deste tipo de defeito. Cobrou 480 reais. Fiqui de dar um retonro. Vou chamar outro para fazer um comparativo. Gostaria que me dissesse se pode ser isso mesmo. O termostato não é relacionado à temperatura? Obrigada. Vera/BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Vera, o termostato está relacionado a temperatura e não tem nada a ver com a eletrobomba de circulação travada.
      Sim o problema pode ser na eletrobomba de circulação, mas a muito tempo não troco uma dessas, se ficou muito tempo parada, pode ser apenas que tenha travado, a ultima que troquei, custava na casa de 200,00 a peça, podendo variar um pouco para mais e um pouco para menos, mas acho sim inteligente chamar mais um profissional para avaliar e orçar o conserto ok.

      Excluir
  14. Boa Tarde!! Tenho minha maquina brastemp 8 serviços e ela não está girando as pá, você saberia me dizer se há algo que eu posso fazer ou somente na assistência? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylla, ela enche de água e não gira?
      se for isso, retire os cestos, pode ser que tenha algo pegando na hélice.
      se mesmo sem cesto não girar, aconselho sim que chame a assistência, lava louças é complicado mexer, pois tem que desmontar e montar com cuidado para evitar vazamentos de água.

      Excluir
  15. Boa Tarde, minha lava louças brastemp solution faz todo o ciclo de lavagem, joga a água suja mas na hora da secagem ela começa novo ciclo de lavagem sem secar, será que é a placa eletrônica interna ou no painel digital? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que não acabou o líquido secante?
      e ela não enche apenas uma vez depois joga a água suja e seca, ela enxágua várias vezes dependendo do programa ela enche e drena até seis vezes, são vários enxágues, a questão de não secar, pode ser falta de líquido secante.

      Excluir
  16. Chamei o técnico e ele levou as hélices ou pás para a assistência disse que elas poderiam estar com folgas, agora estou aguardando a resposta..
    Fico muito grata pela dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vamos aguardar o retorno do técnico, e torcer para dar certo.

      Excluir
  17. lava louças brastemp solution ble 208
    ela so faz a pre lavagem, nos outros programas entra agua, mas em seguida a agua e' drenada e fica piscando as luzes dos ciclos de lavagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece um problema que só aparece quando a lavadora tem que trabalhar com água quente, nesse caso, pode ser o termostato de segurança, que esteja cortando corrente, é uma possibilidade.

      Excluir
  18. ola celso tenho uma ble20b q esta com problema de pausar ela funciona normal + na hora de drenar a agua ela drena toda a agua e entra em pausa tenho q desligar da tomada e ligar novamente . o q pode ser .obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, esse produto não é nada fácil, mas parece que a valvula de entrada de água deixa de receber energia para entrar água para o enxágue, nesse caso, pode ser que ela esteja esquentando e cortando corrente, pode também ser defeito no controlador de nível da lava louças, e também pode ser problema de placa, só mesmo vendo para se ter certeza do defeito, acho que deve chamar um técnico, e de preferência que entenda bem desse produto, se você for ficar trocando peças para testar, pode gastar muito e nem resolver.

      Excluir
  19. ola celso tenho um ble20b brastenp esta uncionando normal aé drenar a agua quando acaba de drenar a agua ela entra em pausa ai tenho q desligar da tomada e ligar novamente para q funcione o q poderia ser? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, esse produto não é nada fácil, mas parece que a valvula de entrada de água deixa de receber energia para entrar água para o enxágue, nesse caso, pode ser que ela esteja esquentando e cortando corrente, pode também ser defeito no controlador de nível da lava louças, e também pode ser problema de placa, só mesmo vendo para se ter certeza do defeito, acho que deve chamar um técnico, e de preferência que entenda bem desse produto, se você for ficar trocando peças para testar, pode gastar muito e nem resolver.

      Excluir
  20. Celso , tudo bem!!! Preciso comprar os cestos que enferrujaram .Aonde eu co mpro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente na rede autorizada, procure em uma loja perto de você, veja aqui a relação de todas as lojas no Brasil

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  21. Bom dia Celso, tenho uma lavadora Brastemp 8 Serviços linha Luminata, e estou precisando da parte interna da porta/tampa, onde fica o reservatório de sabão e secante, a minha quebrou bem na base, não estou conseguindo encontrar, poderia informar se conhece alguma loja que forneça peças ? Parabéns pelo blog e obrigado pela ajuda. Wagner

    ResponderExcluir
  22. Vou te passar, a lista de todas as lojas do país, veja se tem em uma perto de você, mas não tendo no estoque, eles pedem de fábrica para você, e se tiver em estoque, no máximo em 15 dias chega

    http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, Celso! Nossa lava-louças Brastemp bl20 não sai do LAVAR II. O led LAVAR II fica piscando. O led do PAUSE também pisca. Ficam intercalando LAVAR II e PAUSE. No início do procedimento (LAVAGEM ECONÔMICA) ouve-se o barulho característico e começa a entrada de água. Ao atingir um certo nível, começam as piscar os referidos leds! A SABE Assistência Técnica da Brastemp de Taguatinga DF (Av. Sandú) pediu 3 X R$226,00 para consertar. Disse que o problema é na placa, sem dizer qual é. Pelos indicativos visuais que mencionei, seria mesmo defeito de placa? O dono da loja não me disse quanto custa a placa; disse que cobra pelo serviço. O preço cobrado pelo serviço está coerente? Apreciaríamos vossos comentários e orientações! Bons Negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, essa loja não é mais autorizada desde 2012.
      Então aconselho que ligue na Autorizada e peça um orçamento para conferir o que tem que ser feito, e os valores ok.
      Ligue 61 3484-0050 e agende um orçamento.
      Veja o preço da peça no 3562-5151 essa lavadora tem apenas uma placa grande ok.

      Excluir
  24. Boa tarde, Celso! Nossa lava-louças Brastemp bl20 não sai do LAVAR II. O led LAVAR II fica piscando. O led do PAUSE também pisca. Ficam intercalando LAVAR II e PAUSE. No início do procedimento (LAVAGEM ECONÔMICA) ouve-se o barulho característico e começa a entrada de água. Ao atingir um certo nível, começam as piscar os referidos leds! A SABE Assistência Técnica da Brastemp de Taguatinga DF (Av. Sandú) pediu 3 X R$226,00 para consertar. Disse que o problema é na placa, sem dizer qual é. Pelos indicativos visuais que mencionei, seria mesmo defeito de placa? O dono da loja não me disse quanto custa a placa; disse que cobra pelo serviço. O preço cobrado pelo serviço está coerente? Apreciaríamos vossos comentários e orientações! Bons Negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, essa loja não é mais autorizada desde 2012.
      Então aconselho que ligue na Autorizada e peça um orçamento para conferir o que tem que ser feito, e os valores ok.
      Ligue 61 3484-0050 e agende um orçamento.
      Veja o preço da peça no 3562-5151 essa lavadora tem apenas uma placa grande ok.

      Excluir
  25. Olá Celso. Parabens pelo blog, tem dicas muito interessantes. Gostaria de uma orientação sua, ganhei uma BLF08 que funcionou uma vez e quando fui usar novamente, ela iniciou os jatos de agua mas parou e ficou com os leds piscando. Ligo na tomada novamente os leds nem acendem. Já agendei a visita do tecnico, mas gostaria da sua opinião para ele não esquecer nenhum detalhe. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não acende nada, ou é defeito na tomada, ou no cabo de força, não sendo isso, resta a placa eletrônica.

      Excluir
  26. Olá Celso. Parabens pelo blog, tem dicas muito interessantes. Gostaria de uma orientação sua, ganhei uma BLF08 que funcionou uma vez e quando fui usar novamente, ela iniciou os jatos de agua mas parou e ficou com os leds piscando. Ligo na tomada novamente os leds nem acendem. Já agendei a visita do tecnico, mas gostaria da sua opinião para ele não esquecer nenhum detalhe. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não acende nada, ou é defeito na tomada, ou no cabo de força, não sendo isso, resta a placa eletrônica.

      Excluir
    2. Estão dando a resposta imaginando o que você disse por ultimo, que ao ligar na tomada, agora não acende mais nada.

      Excluir
  27. Tenho uma lava louça brastemp solution. Quebrou o pino daporta que aciona o interruptor do gabinete. Aí coloquei um palito para fazer esta função(pressionar o botão do interuptor) de modo que a máquina "entendesse" que a porta estava fechada! Deu certo e funcionou por vários messes. Só que agora, os Leds ficam piscando e a máquina enche de água e logo após esvazia, continuando a piscar. Só consigo usar a pré lavagem que funciona normal. Poderia sugerir algo? Pensei em trocar o interruptor do gabinete, mas não sei se seria a solução! Agradeço desde já. Maria Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, não tem a ver com o pino da porta, uma vez que ela faz a pré lavagem, podem ser outras possibilidades, como placa, como termostatos de segurança, no seu caso, melhor um técnico da autorizada ver isso, esse produto é melhor ser visto por um técnico que realmente entenda, pois não são todos que dominam esse produto.

      Excluir
  28. Olá ! Nem usamos e 2 min as Leds lavar1 e enxaguar piscam juntas com a Pausa. O que poderia ser? Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela nem chegou a encher toda e iniciar a lavagem, pode sem um problema com a valvula de entrada de água, mas esse modelo de lava louças é complicado, melhor chamar um técnico da autorizada para te fazer um orçamento.

      Excluir
  29. Respostas
    1. Se ela nem chegou a encher toda e iniciar a lavagem, pode sem um problema com a valvula de entrada de água, mas esse modelo de lava louças é complicado, melhor chamar um técnico da autorizada para te fazer um orçamento

      Excluir
  30. Olá Celso, adorei seu blog! Minha lava louça BLE 20a , drena água e mesmo não tendo mais água. ela continua repetindo o processo . Depois ela pára e as luzes do painel ficam ciclando entre os modos lavar e pausa.Qual seria o problema? Obrigada pela Daniela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, pode ser placa eletrônica, mas também podem ser outros itens do produto como termostato de segurança e operacional, esse produto é bem complicado reparar, aconselho voce Procurar um técnico da rede autorizada para te fazer um orçamento seguro.

      Excluir
  31. Boa Noite Celso, tenho uma lava louças mod. PLE20A e esta apresentando o seguinte problema : Enche normalmente quando atinge o nível ela fica piscando o led de secar, apos apertar o botão iniciar ela joga a água fora e começa tudo novamente.Fiz um teste na eletrobomba , ligando direto, e funciona normalmente , o sensor de nível acho que esta funcionando pois deixei encher um pouco, completei o nível manualmente e nada. Estou achando que é a placa mas não tenho certeza. Outra coisa você teria o esquema elétrico dessa placa ? Você teria esta placa para vender ou indicar algum local que possa adquiri-la. Parabéns pelo blog e obrigado pela ajuda. André Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, não vendo peças ainda, mas não aconselho trocar a placa dela sem ter certeza, pois em muitos casos não é defeito na placa, e você corre o risco de gastar dinheiro sem resolver o problema. Peças para esse produto somente na rede autorizada.

      Excluir
  32. Celso, preciso trocar a bomba de circulação da lavalouça Brastemp solution, que inclusive já comprei, mas não tenho idéia de como fazê-lo.Analisando a máquina, vi que há parafusos na lateral, bem lá embaixo, de modo que deve dar pra tirar o gabinete. Mas será que é só isso. Ao tirá-lo, já terei acesso à bomba? É simples de trocar ou exige um técnico mesmo? Pq em casa conserto tudo, abro os aparelhos, etc...mas como nunca vi a mecânica de uma lavalouça, não tenho idéia de como seja. Parabéns pelo site. E obrigado, desde já. José Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Luiz, veja por favor o modelo da lava louças, SOLUTION é uma linha de produtos e nao modelo exato ok

      Excluir
  33. Celso, tenho uma lava louça da Brastemp, de 8 serviços modelo BLF08AS. O que ocorre é que ela só funciona no modo dia a dia. Tento selecionar outro modo de operação mas nao funciona. Tens ideia do que pode ser? A recem ela completou 1 ano de uso. Utilizo ela de 1 a 2 vezes ao dia.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric, parece ser um defeito na placa, mas não aconselho você a trocar, melhor chamar uma assistencia autorizada, pois esse produto não são todos que entendem e podem fazer uma manutenção confiável, além disso podem ser outros problemas, como termostatos de segurança ou operacional.

      Excluir
  34. Celso
    Estou com um problema na minha lava louça Brastemp de 8 serviços, modelo BLF08AS. A mesma só funciona no modo dia a dia. Tento selecionar outra função mas nao consigo pois ao apertar o botao ele nao troca de função. Fica sempre neste modo dia a dia que é a primeira função da lava louça. Tens ideia do que pode ser? Ela fez 1 ano agora em abril e utilizado ela 2 vezes ao dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric, parece ser um defeito na placa, mas não aconselho você a trocar, melhor chamar uma assistencia autorizada, pois esse produto não são todos que entendem e podem fazer uma manutenção confiável, além disso podem ser outros problemas, como termostatos de segurança ou operacional.

      Excluir
  35. Ola Celso, parabéns pelo Blog, amigo, saberia me indicar um lugar para eu poder comprar o puxador da porta da BLE20 e as rodinhas do cesto inferior? meu e-mail é fabio@visualmidia.info
    Grato.

    Att. Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vai encontrar peças para esse produto na rede autorizada Brastemp. Veja no link, todas as lojas do Brasil

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  36. Bom dia
    Instalei uma lava-louças Brastemp Solution BLE20A. Coloquei para lavar no programa LAVAGEM NORMAL e após alguns minutos lavando, ela para e fica piscando as luzes indicativas LAVAR I e PAUSA. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, esse modelo é complicado dar informações sem ver o produto, teria que ver pessoalmente e testar o produto, pode ser valvula, pode ser termostato de segurança ou operacional, pode ser placa eletronica também, no seu caso, aconselho a chamar uma assistência técnica, e de preferência da rede autorizada, eles conhecem bem esse produto, outras pessoas, vão ter dificuldade com o produto, e podem diagnosticar erradamente, prejudicando você ok

      Excluir
    2. Sr. Celso não consegui postar, mesmo estando seguindo o blog, então me desculpe mas gostaria neste espaço questionar o suposto problema q acontece na minha lava louça! O Modelo é Brastemp Ative BLF08 - 08 serviços! Comprei em março e uso pouco, tipo 1-2 x por semana! Sempre funcionou normalmente, sem nenhum problema, até que sábado (31/05/2014) ao selecionar o programa que mais uso (econômico) e apertar início, ela começou a encher de água mas não parou, teve excesso, aí ela drenou o excesso e continuou normal a lavagem, enxagues e secagem! Nunca coloco nada com água dentro dela, até no manual explica que isso pode ocorrer se adicionar água em seu interior! Pois bem, no domingo (01/06/2014), ao selecionar o mesmo programa, ela repetiu o feito... ao ligar para realizar a lavagem, encheu demais e ficou drenando toda a água umas 3x até que na 4ª tentativa ela "pegou"... daí seguiu normal, inclusive nos enxagues, não enchendo além! Já ouvi falar que o que regula o nível de água é o pressostato e que uma vez desregulado ele não regula sozinho novamente (não sei se é verdade)! Pois se estivesse desregulado na hora de realizar os enxagues ela também encheria em excesso como na lavagem! Depois de 2 dias seguidos e usando o mesmo programa como disse, o econômico, esperei ela terminar todo o processo e umas 2 hrs depois fui testar a entrada de água para lavagem nos outros programas e também no econômico (pois foi nele que gerou este imprevisto, pois é o que mais uso)! Testei em todos, aquafresh, dia a dia, pesado, delicado, rápido e econômico, e, ela entrou água normalmente sem o excesso! O que pode estar ou ter acontecido? Será que ela vai ficar fazendo isso quando "der na telha"? Cabe lembrar que ela está super nivelada, certinha! Minha mãe tem uma lavaroupas Brastemp de uns 8 anos atrás que logo no início, também fazia isso, a água quase transbordava depois q atingia o nível para lavagem, só que com o tempo foi parando e nunca mais apresentou este problema! Cito o exemplo da máquina só para ilustrar algo parecido! Agradeço se puder ao menos me orientar sobre o que ocorreu! Obrigado!

      Excluir
    3. Bruno, é um defeito estranho, não parece ser pressostato, pois como você mesmo pode julgar, ele nivela certinho das outras vezes que a lavadora enche, o que pode estar ocorrendo, é um retardo da placa, quando o pressostato informa que tem água suficiente, a placa ainda permite que continue entrando água por um tempo, e isso está causando esse problema, mas isso é apenas uma suposição, porém, como você disse que comprou em março, mesmo que nós tivéssemos certeza absoluto da problema, você não poderia fazer nenhuma intervenção do produto, ele é seu, mas durante a vigência da garantia, ele é de total responsabilidade da fábrica, e abrir o produto, iria violar os termos de garantia e fazer você perder sua garantia, então o que tem que fazer nesse caso, é acionar o serviço autorizada mais perto de você para que eles veja o produto, e solucionem o problema ok Bruno, abração.

      Excluir
    4. Há alguns meses atrás tive problema semelhante em minha lava louça Solution BLE20A. A válvula de entrada de água apresentava um problema interessante. Abria a água quando era alimentada pelo 115VCA e não fechava mais quando era desenergizada, ficando aberta direto e a maquina drenando. Se eu fechasse o registro da água da casa por alguns segundos e depois o abrisse novamente a válvula de entrada de água se fechava, a maquina parava de encher e funcionava corretamente até o próximo acionamento da válvula de entrada, quando eu tinha que repetir o fechamento e abertura do registro da casa.
      O problema foi resolvido com a troca da válvula de entrada.
      Como sempre, o técnico da autorizada havia condenado a "placa eletrônica".

      Excluir
    5. Sim, valvulas apresentam esse defeito, dificuldade de fechar o diafragma, depois disso elas abrem e não fecham mais, o povo tem o costume de atribuir todo defeito a placa eletrônica, mas tem que ter conhecimento para dar orçamento, esse é o papel do técnico, eu nem conserto mais lava louças, não tem peças e hoje são produtos problemáticos demais.

      Excluir
  37. Olá celso, parabéns pelo suporte que você está dando aos mechanicos e técnicos de plantão.
    Tenho uma lavadoura de louça Consul 6 serviços CLC 19 ABANA10 que está realizando todo o ciclo de lavagem, porém a água quente não está funcionando. Já tive este problema com uma Brastemp que bastava trocar a placa de controle do nível da água e resolvia, porém neste modelo fica tudo na placa principal então limpei a peça que controla o nível da Àgua e fixei com silicone novamente no local e chegou a realizar duas lavagens e voltou o problema novamente. A resistência está OK e aparentemente não tem nada queimado ou trilha rompida na placa principal. Como está placa não é barata peço uma dica sua para ter certeza que o problema é mesmo a placa.( placa nova R$ 179,00 conserto da placa 70,00)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, estranho porque o defeito vai estar ligado á resistência, mas faça o seguinte antes, veja que por baixo da resistência tem dois termostatos, e em um deles tem um pino bem no centro dele, se esse pino saltar para fora, ela para de aquecer, então pressione o pino no centro do termostato para dentro, se ele entrar um pouco mais é poque estava mesmo pra fora, teste, se aquecer deixe em observação, se ocorrer novamente, troque o termostato de temperatura.

      Excluir
  38. Boa noite Celso, tenho uma lavadora de louças brastemp eletrônica 6 serviços BLC19bbana, que está apresentando o seguinte defeito, logo após selecionarmos a função de lavagem ela inicia a drenagem (o que é normal), porém imediatamente entra em pausa e aciona o bip sonoro, piscando as luzes do painel, saberia me dizer se pode ser o sensor de nível, tirei ele, limpei e recoloquei porém o problema persiste, porém percebi que se eu acionar a programação da lavadora com ele na posição que fica quando a lavadora está chega ao nível de trabalho a drenagem ocorre mesmo não havendo água, porém quando solto ele para voltar a posição normal como se ela estivesse vazia o bip sonoro volta a soar imediatamente e assim sucessivamente se eu fizer a programação. Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lava louça é um problema, pode sim ser defeito no sensor de nivel, mas antes de trocar, veja que por baixo, essa lavadora tem dois termostatos, são duas pecinhas redondas, um termostato operacional, e outro de segurança, eles estão debaixo da resistência de aquecimento de água, um desses termostatos, tem no centro dele por baixo, um pino, e esse pino, as vezes salta pra fora, então vai localizar esse termostato, e pressionar o pino pra dentro, se ele entrar um pouco, significa que estava acionado, então a lava louça volta ao normal, caso não entre nada pra dentro, então troque o sensor de nível e veja se vai resolver ok, boa sorte.

      Excluir
  39. Boa tarde amigo. Temos uma lava louca brastrmp ative! 8 servicos e nas duas últimas lavagens eu coloquei ela pra lavar no DIA A DIA. Ela começa a encher, para bruscamente, esvazia e começa a piscar a luz do RÁPIDO. Esse problema não está previsto no manual. O que poderia ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse produto é complicado, nunca peguei esse defeito também, pode ser apenas a valvula de entrada de água superaquecendo, mas podem ser também termostato de segurança ou operacional, ou até mesmo placa, acho melhor chamar um técnico que domine esse produto, no caso um técnico da rede autorizada ok.

      Excluir
  40. Olá amigo! Nossa lava louça é Brastemp solutions 220v e nossa residência é 127v, não a usamos por este motivo, há possibilidade de mexer em alguma parte interna para transforma-la em 127v? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,não tem com fazer isso, o que pode fazer é comprar um transformador para poder usar ela com voltagem diferente, as peças internas, como placa eletronica, eletrobomba de drenagem e circulação, valvula enfim, não é bivolt o seu produto ok

      Excluir
  41. Celso, boa noite! Minha lava louças Brastemp BLE20, está vazando por causa da contra capa plástica da porta. A autorizada tá me cobrando um abuso pra trocá-la. Sabes me dizer se encontro essa peça pra comprar sem ter que pedir a uma autorizada? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai encontrar uma peça dessas fora da rede autorizada, mas não é necessário que eles troquem, basta você mesmo comprar no balcão de peças e trocar você mesmo, já que quer apenas a peça.

      Excluir
  42. Prezado Celso,
    estava com um problema em minha lava louças BLE20B e pesquisei na internet e vi seu blog dias atras, fiz questão de vir aqui novamente para contar pois achei muito interessante a sua acessoria com o pessoal aqui.
    È o seguinte, a maquina do nada começou a piscar LAVAR ll, por suas dicas olhei termostato, fim de curso da porta (tudo okay) até que cheguei ao sensor de nivel (na verdade são dois, um magnetico e um mecanico) no mecanico (branco) tirei os fios e a maquina parou de piscar, pensei bingo, é o sensor de nivel mecanico (fim de curso) tirei ele e testei com multimetro mas tudo normal tanto o NA (normalmente aberto) quanto NF (normalmente fechado) coloquei de novo e piscando do mesmo jeito, então fui colocando um a um pra ver, e a minha surpresa, quando conectava o fio branco (NA) ela piscava, tirava e ele parava. Pensei como pode acontecer isso se é o contato que fica aberto? nao tem nada a ver. foi aí que me lembrei de uma coisa, é um circuito eletronico e qualquer fuga pode acionar o sistema de segurança, pois trabalha com miliamperes. e o que poderia causar a fuga? simples ...humidade. Como a maquina trabalha com agua (claro né) entrou humidade dentro do fim de curso e apesar de não estar acionado fechava contato no circuito, mas testando no multimetro nao dava nada.
    tirei os terminais do fim de curso (nem precisa marcar pois os terminais são de tamanho diferente e mesmo que voce queira nao consegue ligar errado), de qualquer forma é azul em cima, branco no meio e marrom embaixo. tirei o fim de curso peguei ele com um alicate e mandei ar quente com um secador de cabelo por uns 3 minutos, ele ficou tão quente que não dava para segurar, esperei esfriar, montei e funcionou direitinho.
    acho que muitos dos problemas dessa maquina se deve a este tipo de defeito, pois é tudo aberto e com certeza a humidade as vezes atrapalha o circuito, então o melhor é tirar todos os conectores limpar com um spray LIMPA CONTATO, secar todas as conexões, e claro testar tudo.
    espero ter lhe ajudado assim como voce ajuda a todos aqui e que esse post tambem ajude quem tiver problema parecido.
    Outra dica, é mais facil virar ela de cabeça para baixo e tirar a tampa inferior que voce tem acesso a todo o circuito.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza absoluta, sua instrução foi de grande valia, eu não tenho tanto conhecimento quanto você na parte de eletrônica, e com certeza seu problema e a solução que você providenciou é sim de grande valia para mim e para todos os leitores deste blog, não respondi antes pois me ausentei por problemas de saúde, e vou usar seu comentário para fazer posteriormente uma postagem sobre esse assunto, vou usar seu comentário na integra, pois sei que vai ajudar muitas pessoas com mesmo problema ou com problemas parecidos ok, grande abraço e muito obrigado por compartilhar.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Olá. Tenho uma Brastemp ative e esta acontecendo o seguinte. Ao iniciar o ciclo de lavagem. Ela para e desliga cada vez em um ponto diferente. Antes de usar o sabão, antes de enxaguar, etc. Então eu tiro da tomada, espero +- 1 hora e ligo a tomada. Ela acende todas as luzes e começa a trabalhar de onde parou. Você tem alguma ideia do problema. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aparenta a placa superaquecendo e parando, se ela desligasse sempre no mesmo ponto, poderia ser algum componente com problema, mas como para em pontos diferentes, resta a placa a maior possibilidade de defeito Ana.

      Excluir
  45. Celso, parabéns pelo blog!
    Num mundo do "descartável" ter dicas de como consertar os bens que deveriam ser duráveis é uma ajuda e tanto.
    Vamos ao meu problema: minha ble20b hoje resolveu traçar, entra água normalmente, mas quando a bomba deveria funcionar apresentacum barulho característico de bomba travada e a máquina fica com os leds piscando, depois joga a água-forte quando tento fazer outro programa.
    Vou chamar a assistência técnica para orçar, mas gostaria de saberão o modelo da bomba e onde encontro. Dependendo da "paulada" pretendo eu mesmo trocar a bomba.... É muito difícil?
    Abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acesso a eletrobomba é por baixo, mas antes de trocar abra a lavadora e veja se a eletrobomba apenas não travou, gire a hélice dela com as mãos, pode ser que isso resolva e ela volte a funcionar, isso acontece em alguns casos ok.

      Excluir
  46. Celso, parabéns pelo blog! Extremamente útil.
    Tenho uma ble20b que hoje resolveu travar. Ela faz todos os procedimentos , enche d'Água mas quando a bomba deveria funcionar vem o barulho característico de bomba travada.
    Qual o modelo desta bomba? Onde encontro? Dependendo do custo da autorizada vou encarar a mecânica e trocar eu mesmo. O acesso é fácil ou é complicado?
    Abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acesso a eletrobomba é por baixo, mas antes de trocar abra a lavadora e veja se a eletrobomba apenas não travou, gire a hélice dela com as mãos, pode ser que isso resolva e ela volte a funcionar, isso acontece em alguns casos ok.

      Excluir
  47. Oi Celso...Parabéns pelo Blog!!!
    Tenho uma lava louças Consul Facilite 6 serviços que faz toda a programação, mas quando termina na parte de baixo a água que escorre da louça fica empoçada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem que ficar água abaixo da tela do filtro, não é resto de água, isso é estratégico do produto, um sifão, protegido com água, para que não venha odores da tubulação de esgoto, para que não venham insetos da tubulação do esgoto pra dentro do produto, por isso fica uma quantidade de água, uma barreira para odores e insetos, é assim mesmo que funcionam todas as lava-louças.

      Excluir
  48. Caro Celso, tenho uma Brastemp Solution 8 serviços PLE20A. Ela parou de funcionar, não liga, não acede nada. O técnico disse que era o controle eletrônico que custa R$ 500,00, fora a mão de obra. Achei caríssimo. Esse controle eletrônico que ele condenou é a placa de interface que fica na frente por detrás dos botôes ou é aquela placa que fica atrás ligada no cabo de energia que chama de placa timer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Timer é a placa principal do produto, interface é apenas a que você aciona e ela envia comandos para o timer, que é a placa principal, eu deixei de trabalhar com lava-louças, cada dia mais chato, pela falta de peças, pelo preço abusivo das peças, e porque a maioria dos produtos vem de fora, alemanha, EUA, enfim, é produto pra perder tempo e tempo é dinheiro, as peças são caras mesmo, não sei o valor, pois como disse a tempos nem olho mais lava louças, mas de uma ligada em uma autorizada, para ter uma noção de valores ok, essa é minha dica

      Excluir
  49. Caro Celso, tenho uma Brastemp Solution 8 serviços PLE20A. Ela parou de funcionar, não liga, não acede nada. O técnico disse que era o controle eletrônico que custa R$ 500,00, fora a mão de obra. Achei caríssimo. Esse controle eletrônico que ele condenou é a placa de interface que fica na frente por detrás dos botôes ou é aquela placa que fica atrás ligada no cabo de energia que chama de placa timer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Timer é a placa principal do produto, interface é apenas a que você aciona e ela envia comandos para o timer, que é a placa principal, eu deixei de trabalhar com lava-louças, cada dia mais chato, pela falta de peças, pelo preço abusivo das peças, e porque a maioria dos produtos vem de fora, alemanha, EUA, enfim, é produto pra perder tempo e tempo é dinheiro, as peças são caras mesmo, não sei o valor, pois como disse a tempos nem olho mais lava louças, mas de uma ligada em uma autorizada, para ter uma noção de valores ok, essa é minha dica

      Excluir
  50. Olá, tenho uma lava louça brastemp 8 seviços, e pelo que li nos comentários acho que esta com a eletrobomba travada pois me mudei e a deixei 4 meses parada, ela parece encher fazendo um barulho, mas não circula a água e depois de um tempo ela não lava e joga a água fora. Como poderia destravar a eletrobomba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eletrobomba de circulação tem uma hélice externa, gire ela, que se for apenas travamento vai se soltar e volta a funcionar, as vezes acontece isso mesmo

      Excluir
    2. A minha lava-louça Brastemp estava assim e com algumas luzes do painel piscando. Era o sensor de nível Q estava sujo. Eu abri a lava-louça, tirei ele (fica na lateral, abaixo da lataria de fora), desmontei e limpei, depois coloquei no lugar e voltou a funcionar normal. Tá ok até hoje, já tem uns 6 meses.
      A peça é esta:
      Sensor De Nivel Lava Louça Brastemp Blf08 Blf06 326007876
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-741803504-sensor-de-nivel-lava-louca-brastemp-blf08-blf06-326007876-_JM

      Excluir
    3. Minha lava-louças não iniciava nenhum programa de lavagem, enchia e esvaziava 3 vezes, depois ficava com todas as luzes do painel piscando.
      Segui o comentário do rapaz que tirou o sensor de nível para limpar, e minha lava-louças voltou a funcionar normal depois de limpá-lo.
      Fiquei super grata com o comentário dele, pois economizei R$450 que a autorizada queria me cobrar para trocar o sensor de nível + rede elétrica da máquina. Ou seja, queriam trocar uma peça que estava em perfeito estado, apenas suja, além de trocar toda a rede elétrica da máquina que não apresentava nenhum problema =(

      Excluir
  51. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  52. Caro Celso,

    Minha lava louças Solution BLE20A passou a transbordar antes de entrar em operação. A válvula de entrada de água já foi trocada. Pelo que li no seu blog, imagino que o problema esteja no sensor de nível. É muito difícil trocar esta peça? Onde fica?

    Atenciosamente,
    Paulo Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica na lateral do produto, tem que retirar a capa de metal da lava louças, retirando a capa que recobre todo produto no teto e nas laterais, vai ter acesso ao sensor de nível.

      Excluir
  53. Obrigado pelo rápido retorno. Removi todos parafusos visíveis(16 grandes e 8 pequenos) que fixam a capa de metal. Porém, parece que a capa de metal ainda está presa na frente por algo que ainda não consegui descobrir. Será que ainda falta remover alguma coisa ou existe algum jeito especial para remover a capa metálica. Será que é necessário remover a porta frontal também?
    Qualquer informação será muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa tirar a porta não, ela é apenas encaixada, mas tem uma fita dupla face entre a tampa e o gabinete, por isso as vezes uma dificuldade pra sair, após tirar os parafusos, levante um pouco a capa na parte traseira, depois vá puxando, tem que sair, é apenas encaixada mesmo, veja se não ficou algum parafuso sem tirar ok.

      Excluir
  54. Bingo.
    Com mais atenção descobri faltava retirar 6 clips de plástico branco na frente. Localizei, Desmontei e lavei o sensor de nível. Testei os dois reed switches e a microswitch. O defeito foi localizado no contato "NO" da microswitch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que resolveu, eu não recupero placas, mas quem entende de Eletrônica, não recupero também porque se apresentar defeito, tem cliente que vai querer uma nova no lugar e outro motivo é falta de tempo, atendo muitos cliente por dia, olha a hora que sobra pra responder perguntas. mas parabéns.

      Excluir
  55. Bom tarde,

    Me chamo Fábio, tenho uma lava louça Brastemp BLF08AS que quando liga fica com os leds piscandos (pesado,rapido e delicado) e a bomba de renagem ligada direto.

    Vc pode me ajudar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lava louças, nem conserto mais a anos, problemáticas demais , faltam peças, peças caras, enfim.... mas pelo defeito eu diria que é placa de potência.

      Excluir
    2. Fabio, tenho o mesmo problema. Descobriu o que é? Obrigado!

      Excluir
    3. Carlos, estou com o mesmo problema, vc conseguiu ?

      Excluir
    4. Fabio ou Carlos, conseguiram resolver? estou com o mesmo problema. Obrigado.

      Excluir
    5. tambem tenho o mesmo problema, vou comprar essa placa de potencia e testar, alguem ja conseguiu resolver?

      Excluir
  56. Olá a todos, e ao Celso. Estou com um problema na minha lava-louças Brastemp PLE20A. Ela começa o serviço enche de água aí para, drena toda a água e fica com os leds de pausa, lavar II e enxaguar piscando. Aí não acontece mais nada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser placa, pode ser sensor de nível, termostato operacional ou termostato de segurança, acho que deve chamar um técnico pra dar uma olhada, essa lava louças é complicada.

      Excluir
  57. A minha estava assim e era o sensor de nível de água. Eu abri ela tirando o gabinete, fui na lateral dela e despluguei o sensor, desmontei as peças, limpei e coloquei no lugar. Pronto, voltou a funcionar e não parou mais. É uma caixinha transparente C uma plaquinha de circuito verde pequena. http://mlb-s2-p.mlstatic.com/sensor-de-controle-nivel-de-agua-lava-loucas-brastemp-ble20-21967-MLB20220188586_122014-O.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, esse é um produto complicado de se mexer, mas você é mesmo fera. parabéns mesmo, eu nem conserto mais lava louças, roubam muito do meu tempo, e são bem problemáticas.

      Excluir
  58. Boa noite Celso,
    Gostaria de contar com a sua ajuda. Quando ligo a minha lava louças brastemp ble20b na tomada, fica ligado o led lavagem normal, inicia/pausa e lavar II. Também faz barulho como estivesse trabalhando, mas nada funciona. Não consigo selecionar nenhuma função, nem pausar, nem desligar (apenas diretamente na tomada). Será que sabe como posso resolver o problema?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, sem ver eu diria que é na placa, já que nem desligar consegue, mas aconselho chamar um técnico, da autorizada, para que veja pessoalmente sua lava louças, são produtos que nem todos dominam, então não coloque na mão de curiosos, pois podem acarretar mais problemas, não troque placa sem ter certeza, é peça cara.

      Excluir
  59. Ola vc sabe me dizer onde encontro a bomba de circulação da lavadora brastemp 12 serviços ble12a?

    ResponderExcluir
  60. Olá Celso,
    Tenho Uma Lava Louça daqueles modelo antigo 6 ciclos, ela apresenta o seguinte problema única função que funciona no seletor dela é pra esgotar o resto não funciona nada já troquei a placa do sensor nível não resolveu o que vc acha que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso desculpa esqueci do principal Marca é Brastemp modelo 6 ciclos

      Excluir
    2. Pode ser apenas defeito no termostato de segurança ou no termostato operacional, veja que por baixo, vão ter duas pecinhas pretas e redondas com dois fios ligados, são os termostatos, em uma dela tem um pininho bem no meio, as vezes o pino sai um pouco pra fora, basta pressionar para dentro, se for esse o defeito.

      Excluir
    3. Valeu Celso Problema Resolvido era este o defeito mesmo !

      Excluir
  61. Boa tarde. Lava louças Brastemp ative 8. Acende normal, porém não "sai do lugar"ao tentar ligá-la. O pino pode estar mal encaixado uma vez que não está quebrado? ou o problema poderá estar em outra parte da máquina? Agradeço sua atenção em responder. Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode estar mal encaixado, mova a tampa, para o pino melhorar de posição e teste

      Excluir
  62. Ola Celso,Liguei a minha lava louça brastem ble 12a no 220 e nao liga mais o que pode ter danificado?





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom um técnico avaliar, mas pode ter danificado alguma peça elétrica, ou eletrônica, somente vendo e testando pra avaliar com precisão

      Excluir
  63. Ola Celso,Liguei a minha lava louça brastem ble 12a no 220 e nao liga mais o que pode ter danificado?





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom um técnico avaliar, mas pode ter danificado alguma peça elétrica, ou eletrônica, somente vendo e testando pra avaliar com precisão

      Excluir
  64. Bom dia, Celso.
    Li muitos comentários aqui no seu blog, porém não encontrei algum semelhante aos meus dois problemas com uma ble20b.

    Um dos problemas é que de vez em quando, ao iniciar a drenagem da água após as etapas de lavar ou enxaguar, ela para e fica com os leds piscando. Eu aperto o botão de iniciar/pausar e ela finaliza o serviço. O técnico me disse que devo trocar o Conjunto Sensor de Nivel e a Rede Elétrica Monet FL E Afrodite. Isso procede? Como acontece apenas de vez em quando, não sei se devo trocar já.

    Também tem o problema de uma quebra na Contra Porta no canto inferior esquerdo. bem na parte inferior mesmo, que causa um leve vazamento de água durante os ciclos. O técnico me informou que a peça custa 190,00 para reposição mais 180,00 de mão de obra. Será que se eu comprar a peça consigo eu mesmo trocar?? Mais ainda, será que se eu fizer uma camada de durepoxi posso ter problemas??

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho durepoxi, eu tenho um departamento de peças, somente pelo whatsapp, veja o modelo completo de sua lava louças e mande whatsapp para 61 9 8289-8820 e veja se eles tem as peças que você precisa e o valor, caso tenham eles disponibilizam em um anúncio no Mercado Livre e mandam o link para você

      Excluir
    2. A substituição da Contra Porta é simples? Hoje pretendo retirar os parafusos e dar uma olhada se existem e como são as ligações eletrônicas. Se for de fácil execução farei a cotação com seu departamento de peças. Obrigado!

      Excluir
    3. É simples, os parafusos são todos externos, soltando vai ver que a tampa interna vai sair, abraço amigo

      Excluir
  65. Ola Celso bom dia! Parabéns pelo blog que tem ajudado muito! Preciso da sua ajuda pois tenho uma lava louças Brastemp 8 serviços eletrônica modelo BLE20B que no ciclo pré lavar funciona normal mas nos demais ciclos assim que ela atinge o nivel de agua imediatamente comeca a drenar!!! Ja testei resistencia, sensor de temperatura, termostato de seguranca, micro chaves, placa do sensor de nivel e tudo mas o problema continua.....voce pode me ajudar? Se for a placa de potencia posso comprar com voce???? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Lava louças é bem complicada para mexer, eu já nem conserto lava louças nenhuma a uns dois anos, perda de tempo e dinheiro para nós técnicos, mas poderia olhar o seguinte, ele deve ter dois termostatos, um operacional e um de segurança, tem um deles, o que fica na resistência, que possivelmente embaixo dele tenha um pino, em alguns casos, o pino no centro dele por baixo, sobre, basta apertar ele com meia força para dentro, em muitos casos é apenas esse o problema, confira se a sua também é assim ok.

      Excluir
  66. Boa noite Celso, eu tenho uma lava louças Bosch 12 serviços. Já é bem antiga mas está perfeita. Estava funcionando perfeitamente mas precisei tirá-la do lugar para reforma da casa, depois de alguns meses, coloquei-a no lugar, liguei ela encheu de água normalmente o motor ligou direitinho mas não giravam as helices e tb não drenou a água. O técnico disse que precisa trocar a bomba de drenagem e circulação, tb disse que não fabricam mais. Vc saberia me informar se em algum lugar eu encontro essa bomba? A máquina está tão bonita que tenho pena de jogar fora! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca, infelizmente não posso ajudar quanto a saber se ainda existem peças para sua lava louças.

      Excluir
  67. Boa noite Celso, eu tenho uma lava louças Bosch 12 serviços. Já é bem antiga mas está perfeita. Estava funcionando perfeitamente mas precisei tirá-la do lugar para reforma da casa, depois de alguns meses, coloquei-a no lugar, liguei ela encheu de água normalmente o motor ligou direitinho mas não giravam as helices e tb não drenou a água. O técnico disse que precisa trocar a bomba de drenagem e circulação, tb disse que não fabricam mais. Vc saberia me informar se em algum lugar eu encontro essa bomba? A máquina está tão bonita que tenho pena de jogar fora! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca, infelizmente não posso ajudar quanto a saber se ainda existem peças para sua lava louças.

      Excluir
  68. Boa noite Celso, possuo uma lava louças Brastemp BLF06 com mais ou menos um ano e meio de uso. A porta dela não fecha totalmente, só do lado direito, e as a porta se abre com a maquina em funcionamento. Aparentemente os fechos, dobradiças e vedações estão ok, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente quando isso acontece é porta empenada, tem que trocar a porta

      Excluir
  69. Boa noite Celso tenho uma lava louça brastemp BLF12 inox, ao apertar o botão iniciar o fusível da placa queima, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma coisa em curto, talvez na placa,porque só de ligar já acontece isso, se fosse em um determinado programa, por exemplo drenagem,poderia ser o componente responsável pela drenagem, mas nesse caso parece placa

      Excluir
  70. Consigo encontrar na placa o componente em curto, usando multimetro, tem alguma orientação prática? Grato.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, obrigada pelo sua ajuda, para com nós leigos!
    Tenho uma Brastemp BL 08 serviços, ultimamente tenho percebido resíduos de sabão no fundo dos copos e vasilhas, uso o recomendado finish, as vezes tem resíduos também nas louças tipo uns resíduos pretos, me ajude, o que pode ser? Minha máquina só tem três meses de uso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que chamar a rede autorizada para dar uma olhada, não deveria ter resíduo algum, mas como está em garantia, somente a autorizada pode verificar, mexer em um produto em garantia, viola os termos da mesma.

      Excluir
  72. Boa tarde, Celson. Tenho uma lava louças Brastemp Ative! 12 Serviços Branca - BLF12AB. Ela está parando a lavagem e fica com toda água dentro dela. Exemplo: Selecionei uma lavagem de 2 horas, parou faltando 55 minutos com água é sabão. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a eletrobomba de drenagem não esteja soltando a água, por isso ela não segue o programa e fica com água dentro, teria que testar a eletrobomba de drenagem, é a principal suspeita para esse defeito.

      Excluir
  73. Bom dia, a minha máquina enche de água, não inicia a lavagem e todas as luzes menos a do ciclo econômico ficam piscando,daí ela joga a água fora e enche de novo e não sai disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual modelo da sua, mas pode ser placa eletrônica, podem ser termostatos de segurança e operacional, se for de 12 pessoas pode ser flutuador que vai em uma bandeja abaixo do produto, mas o melhor é um técnico da rede autorizada dar uma olhada, porque esse produto é extremamente chato em se tratando de manutenção.

      Excluir
  74. É uma brastemp ative 8 serviços branca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, essa não tem flutuador, mas podem ser as outras opções

      Excluir
  75. Boa noite tenho uma lava louça brastemp solution 8 serviço...cometi um erro coloquei talhar embaixo sem o cesto e acabou trancando a haelice e parou de funciona de lavar só faz o barulho do motor mais n funciona...o que pode ser...obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hélice não gira por nenhum mecanismo elétrico, não pode ter queimado, ela gira apenas pela pressão que a eletrobomba impulsiona a água para ela, gira com a mão para ver se não está mal encaixada, travada, pode ser apenas isso

      Excluir
  76. Boa noite tenho uma lava louça brastemp solution 8 serviço...cometi um erro coloquei talhar embaixo sem o cesto e acabou trancando a haelice e parou de funciona de lavar só faz o barulho do motor mais n funciona...o que pode ser...obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hélice não gira por nenhum mecanismo elétrico, não pode ter queimado, ela gira apenas pela pressão que a eletrobomba impulsiona a água para ela, gira com a mão para ver se não está mal encaixada, travada, pode ser apenas isso

      Excluir
  77. Ola tenho uma lava louca Brastemp ative linha prata ple20a ela coloca na tomada e nem liga. Levei na assistência da minha cidade tentaram trocar a placa pequena mas não funcionou ai informaram que o problema e na placa grande que custa 680,00. Alguma recomendação? Ou local para comprar essa placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos ver se temos a placa e o valor, mande um whatsapp para o nosso departamento de peças que vemos o preço da peça para você, mas mande modelo exato e voltagem da lava louça, o whatsapp do departamento de peças é 61 9 8289-8820

      Excluir
  78. Bom Dia tenho ua lava louca ative prata ple20a e ao colocar na tomada ela nem liga. Levei na assistência da cidade me informaram que o problema podia ser a placa pequena trocaram 2 vezes e ainda não funcionou. Ai falaram que deve ser a placa maior que fica em baixo que custa 680,00. Alguma recomendação? Ou local onde posso achar mais barato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos ver se temos a placa e o valor, mande um whatsapp para o nosso departamento de peças que vemos o preço da peça para você, mas mande modelo exato e voltagem da lava louça, o whatsapp do departamento de peças é 61 9 8289-8820

      Excluir
  79. Bom dia Celso!
    Estou com um problema na lava louças modelo BLF 10 ABANA onde ela simplesmente não liga nada, nenhum led sequer. Pode ser algum fusível ou algo do tipo? A tomada onde está plugada está perfeita. O que pode ser? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser placa eletrônica então, não tem fusível não

      Excluir
  80. Bom dia Celso,
    Tenho uma lava-louça Brastemp PLE20ASBNA. A tampa do compartimento de sabão não trava fechada. Quando ligo a máquina o solenóide fica ligado direto, já até queimou um pouco o compartimento. Testei o solenóide fora da máquina e ele funcionou direitinho. Também já troquei a placa interface, mas o problema continua. Alguma dica?
    Luiz Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser a placa de potência, apesar de nunca ter visto esse defeito, a placa de potência é a causa mais provável

      Excluir
  81. Bom dia Celso,
    Tenho uma BLE20B que esta funcionando normal, mas com um som um pouco diferente quando circulava água, um dia na hora de circular a máquina apresentou um barulho como de motor preso.
    O técnico que foi ver a máquina falou que era a placa de potência, e esta já está fora de linha.
    Eu ainda acho que é a bomba de circulação.
    O diagnóstico do técnico é correto? se o problema é a placa a máquina liga enche e somente na hora de circular agua para com barulho de motor preso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim a bomba de circulação, abra e veja ela em funcionamento se apresenta barulho , ela fica na parte de baixo da lava louças

      Excluir
  82. Boa tarde meu caro!
    To com uma BLE20B ela enche mas não faz a circulação mandando água pra lavar, visualizei que o motorbomba estava com uma sujeira parecendo vazamento pode ser o problema?
    Como fasso pra testar a bomba?

    ResponderExcluir
  83. Olá mais uma vez! BLE20B lava louças...
    Fiz o teste na bomba fora da maquina e fez a rotaçao. Liguei a máquina de novo
    ela faz o enchimento mas em seguida pula direto pra drenagem, se for a placa seria a do painel frontal ou a que fica embaixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  84. Minha lava-louça brastemp clean 6 serviços não para de encher mesmo desligada. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  85. Bom dia Celso
    possuo uma lava-louças Consul facilite Compacta CLC06AB 6 serviços, ultimamente ela anda apresentando um problema que é o seguinte, algumas vezes ela liga normalmente, aceita a escolha do programa e começa a lavar normalmente, só que durante o processo de lavagem ela fica emitindo bipes. Outras vezes ao pressionar o botão ligar a lavadora passa para o programa econômico e fica travada nele, e o indicador de progresso fica piscando na posição lavar, quando fica nesta situação o único botão que funciona é o liga/desliga. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  86. Ola, tenho uma lava Louça ble20b, ela funciona perfeitamente mas quando ela chega na parte de secar ela para e fica piscando as luz lavar1 e lavar 2 e pause/iniciar, o que poderia ser? Ela está esquentando, lava normalmente solta a água tudo, mas ela não vai para secar, e já está com o líquido secante, não sei o que pode ser.

    ResponderExcluir
  87. Olá, tenho uma lava louças brastemp ative 8 serviços e esta com o seguinte problema: quando ligo ela enche de agua normal ai quando deveria iniciar a lavagem ela faz um barulho tipo um zumbido (hummmmmm) e começa a piscar o modo rápido e joga a agua fora sem fazer a lavagem. Liguei na assistencia e me disseram que tinha que trocar a placa que era problrma de placa. Sera?

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde tenho uma Brastemp 8 serviços ative ela enche de agua e extrai um pouco isso várias vezes depois extrai toda a agua e para de funcionar oq posso fazer pra resolver obrigado

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde tenho uma Brastemp 8 serviços ative ela enche de agua e extrai um pouco isso várias vezes depois extrai toda a agua e para de funcionar oq posso fazer pra resolver obrigado

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.