quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Brastemp BRM47B





INSCREVA-SE EM MEU CANAL DO YouTube 
VÁRIOS VÍDEOS ENSINANDO A CONSERTAR ELETROS.

17 comentários:

  1. Sou técnico em manutenção industrial e esse ano resolvi fazer bicos consertando maquinas de lavar roupas. Preciso muito de qualificação, só que na minha região não estou conseguindo na nessa área. Você poderia me ajudar ou tem algo para me oferecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristian,
      Como te disse antes, aqui em Brasília, quem oferece cursos nessa área é sempre o SENAI, entre em contato e veja se eles tem algo disponível pra voce amigo, abração

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Minha maquina de lavar Electrolux Top 8 Premium eletrônica, estava funcionando perfeitamente quando a faxineira desligou e ligou novamente na 220v. Não percebi e fui lavar as roupas, a maquina encheu e depois de cheia ela desligou, não percebi que estava na 220v. Liguei novamente e tentei mudar o programa para o leve e então funcionou mas com um barulho enorme, logo desliguei e então percebi que não estava na tomada certa. Coloquei na tomada correta e então ela ligou mas não entra água. Comprei uma válvula de agua nova e trocamos, mas na hora da troca esqueci de desligar a maquina da tomada.
    Efetuamos a troca e nada resolveu, o painel fica piscando no modo normal e suave, mas não entra agua na maquina. Já no modo super lavagem a agua entra.
    O que pode estar acontecendo? Por favor me ajude! Obrigada, Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidia,
      Parece que é um problema de placa, já que a valvula entra água em outra programação, agora o problema, é que não existe mais placa para esse modelo, ela usa duas placas eletronicas, uma de interface, onde voce digita, e outra lá atras , presa ao gabinete, não existe mais nem uma e nem outra para comercializar

      Excluir
  3. Opa..Parabéns pelo trabalho..
    Se vc puder me ajudar, tenho um Refrigerador GE Profile Side by Side Frost Free 505 Litros que não está gelando a parte de baixo. A de cima está OK e cria gelo nas entradas de ar o que impede a circulação para a parte de baixo.
    É a terceira vez que acontece em menos de 2 meses. Nas outras vezes eu desliguei esperei dois dias para fazer o degelo e liguei e funcionou, porém 2 semanas depois volta a acontecer. Você tem alguma dica para me dar sobre o que fazer? Agradeço muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conserto GE, não posso te ajudar
      vou te deixar um site, onde vários técnicos respondem e com certeza um deles vai te ajudar
      www.portaldoeletrodomestico.com

      Mas de informações corretas do modelo do produto, imagino que sua geladeira não seja Side By Side, pois side é LADO, e side by side, LADO a LADO, ou seja, ela tem duas portas, é uma geladeira e um freezer em um só corpo com duas portas, e nesses modeos, o gelo é feito na parte inferior do freezer, e um ventilador faz o ar circular pelo freezer e vai também para o refrigerador, bem é assim nos modelos que eu conheço

      Excluir
    2. Olá amigo na maioria das vezes
      O defeito e o termo fusível que abril u outro defeito e a resistência que faz o degelo esses componentes ficam localizados no evaporador ou congelador para realizar a mediçao dos componentes e preciso conhecimento técnico boa sorte

      Excluir
  4. boa noite Celso!
    tenho uma máquina de lavar consul super jato 6kg, as funções de lavar não estão funcionando, só o enxague e centrifugar. me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não lava, pode ser porque não esteja entrando água, se não estiver entrando água para encher e lavar o defeito pode ser a valvula de entrada de água, se ela queima, deixa de entrar agua e portanto não lava, agora se entra água e não bate, aí pode ser um problema com o timer ou com fio rompido em algum ponto.

      Excluir
  5. Bom DIA
    Celso minha brastemp 10Kg, Turbo Performance, faz toda a operação mas quando chega na centrifugação, solta toda água, fica tentando virar o cesto mas não consegue o que está havendo? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, eu diria que é o capacitor do motor, se eu fosse voce trocaria para testar, custa apenas 15,00

      Excluir
  6. Celso,

    Tenho um Refrigerador Brastemp brm47bbana, e de umas duas semanas pra cá ela vem perdendo potência está cada vez gelando menos, o refrigerador está quase temperatura ambiente, e o freezer está gelando como o refrigerador.
    Na minha ignorância fui aumentando o termostato, vi que não deu certo e voltei pro meio, tanto do freezer quanto da refrigerador.
    Após ter lido algumas sugestões suas resolvi colocar tudo no mínimo, pois não vou poder deixá-la desligada ainda porque está muito cheia (pra ajudar só constatei o problema depois que fiz as compras, pois deu pra perceber melhor a perda de potência)
    Obs: O motor quase não está fazendo barulho, ela no início era bem silenciosa, mas com o tempo o nível de ruído aumentou (acredito que dentro do normal) e agora as ventilação faz mais barulho.
    Os barulhos que ela fazia quando estava descongelando não acontecem mais.
    Quando abro o freezer, ao parar a ventoinha faz um barulho como se estivesse encostando em algo (tipo um fio ou gelo não sei).

    Se puder dar uma dica pra ver se eu mesmo resolvo seria ótimo, pois pra piorar estou desempregado.

    Agradeço a sua atenção,

    André Oliva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o compartimento freezer, e teste a resistencia que fica em volta do congelador, porque deve ter um bloco de gelo cobrindo todo o congelador, teste a resistencia se ela estiver ok, basta trocar o fusivel térmico, isso se tiver um bloco de gelo fechando todo congelador, o fusivel é bem barato, menos que 15,00. veja isso ok, caso não tenha gelo me diga que vamos ver outras possibilidades, para trocar o fusive, tem postagens e videos aqui no blog, basta ver em REFRIGERADORES lá encima

      Excluir
    2. Celso,

      Primeiro obrigado pela sua ajuda, troquei o fusível, como você indicou e voltou a funcionar bem por um tempo. Estava fazendo os barulhos do desgelo na boa, mas notei que potência da geladeira não estava 100%.

      Quando eu troquei o fusível, como não tinha certeza de quando a resistência tinha que funcionar na hora, eu fiquei com a geladeira desmontada por umas horas, pra ver se ia funcionar. Chegou a juntar bastante gelo no condensador, então resolvi fechar, depois como notamos os barulhos do desgelo presumi que estava resolvido.

      Só que agora ela está perdendo potência novamente e não está mais fazendo os barulhos do desgelo.

      Vou abrir ela novamente pra ver se o fusível queimou novamente, mas caso isso tenha acontecido o que deve ser a causa da queima do fusível???
      Não acredito que seja a elétrica porque mais nada deu problema, a não ser que seja específico na tomada.
      É possível que a resistência não esteja muito boa e tá queimando o fusível???

      Desculpe por tá te perturbando novamente, mas você sabe como é nesse verão sem geladeira não dá.

      Obrigado mais uma vez pela atenção e as informações.

      Excluir
    3. Não acho que seja um problema com a resistencia, ela tem uma amperagem baixa, pode ser sim uma coincidencia desagradável, se for o fusivel troque novamente e observe, e vamos torcer para que não ocorra mais isso com o fusível, como disse, pode ser apenas coincidencia.

      Excluir
  7. Bom dia, Celso. Minha Geladeira Brastemp BRM47 está congelando tudo dentro dela. E outra oportunidade vi por aqui algumas dicas suas de como resolver o problema que poderia ser o termostato. Já retirei o botão giratório, girei com um alicate de bico e a primeira vez deu certo. Agora (passaram-se uns 10 meses) voltou a congelar tudo. Mas a retirada do botão e girar o termostato não deu certo. Acredito que precise trocá-lo, mas não sei fazer isso. Teria por acaso um vídeo mostrando como fazer? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tenho video de como fazer isso, apesar de ser bem simples, existem refrigerador BRM47 convencional e frost free, isso depende da letra que vem depois do 47, sua geladeira é ou não frost free?

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.