domingo, 6 de outubro de 2013

Geladeira Não Liga , Não Gela - Troca do Módulo de Potência das Geladeiras Brastemp BRM37/BRM33/BRM43/BRN43



Assista o vídeo que explica bem como proceder na troca do módulo de potencia.



   A troca do módulo de potência nas geladeiras frost free Brastemp em alguns casos resolve o problema, mas em outros casos a troca de módulo é acompanhada da troca de outros componentes como o kit sensor para campo e o termostato bimetáilico, vai depender de como se apresenta o defeito da geladeira, quando o produto está funcionando perfeitamente e para por completo, caracteriza uma queima de módulo e a troca da peça vai resolver o problema, mas se o produto vem apresentando queda de rendimento, deixa de refrigerar o compartimento refrigerador, se começa a disparar o alarme sonoro e piscar os leds nos modelos 37/43, aí, nesse caso tem que se abrir o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso, caso tenha tem que se testar resistencia de degelo e ela estando aquecendo, nesse caso é que se trca o kit completo de modulo de potencia, termostato bimetálico e kit sensor.
Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

36 comentários:

  1. Boa tarde Celso. Parabéns pelo site. É de grande ajuda para nós que não mexemos com eletrônicos mas somos bastante curiosos. Tenho uma geladeira Brastemp BRM37 há uns 13 anos. Ela começou a dar dar defeito igual ao narrado aqui por você. Não gela embaixo e muito pouco na parte de cima e alarme toca e os 3 leds ficam piscando. Com os seus ensinamentos do contéudo deste blog eu testei a resistência e ela está OK, ou seja, está esquentando. Troquei o kit sensor e o bimetálico. Voltou a dar os mesmos defeitos. Aí eu troquei o módulo de potência e ela funcionou perfeitamente. Fiquei muito satisfeito com o meu conserto e a minha economia, mas depois de uns 15 a 20 dias o alarme voltou a apitar e as luzes piscando. Fiquei decepcionado. E é a mesma coisa, não gela embaixo e pouco encima, porém a diferença agora é que não tem gelo em excesso no freezer, como acontecia no passado. Isto aconteceu há uns 10 dias atrás e agora não sei mais o que fazer . O que eu venho notando é que se eu deixar ela no máximo (as 3 luzes acesas) ela funciona perfeitamente, gelando muito bem, mas se eu colocar em qualquer outra fase (com a 1º luz acesa ou a 2ª ou até a terceira) ela dá o problema. Desde então eu mantenho ela no máximo e, como ela abaixa automaticamente depois de 18 horas, eu ponho no máximo de novo. Gostaria de te pedir ajuda. O que eu faço agora ? O que trocar ? Como consertar este problema ? Te agradeço desde já. Um abraço. Flávio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, não é comum apresentar esse problema, mas acontece, e já que trocou sensor, bimetálico e modulo, resta apenas a placa de interface, essa que tem os leds e fica entre as duas portas, para retirar, basta soltar duas travinhas que ficam na parte de baixo, com a tampinha dela solta, ela fica apenas encaixada com duas travas internas, custa pouco, semana passada troquei uma, e custou aqui em Brasilia 23,00 original ok, é somente isso, pode trocar e pronto.

      Excluir
  2. Celso vc esta de parabéns pelo blog de alto nível pois encontrei informações idênticas aos problemas que tenho.
    Esse é o modelo da Minha Brastemp BRN37ABANA 127v, que do nada para de funcionar só acende a luz, e após quase um dia parada volta a funcionar. Da última vez que aconteceu isso foi dia 10/020/2014 então retirei o módulo, limpei os contatos então voltou a funcionar por uns 15 a 20 minutos e parou denovo. Será que é o módulo? Qual é o modelo e quanto deve custar?
    Muito Obrigado desde já. Um Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, Pode sim ser o módulo, custa em média 100,00 , mas troque também o kit sensor de temperatura, que custa na faixa de 25,00.... para trocar o sensor, tenho um video no youtube, veja o endereço abaixo:

      https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
  3. O seu trabalho é muito bom me despertou minha curiosidade minha geladeira estava funcionando 10 em 10 dias ela gelava por 10 dia ai depois acendia todos os leds e não gelava mas, eu desligava da tomada deixava uma tempo desliga e depois ligava normalmente e voltava a funcionar,só que agora ela não gela mas,porem comprei o modulo,sensor e o bimetal e instalei porem ela não gelou começou faz um barulho de água, o motor esquenta mas agrade atras não esquentava completamente só metade ficou quente.o que pode ser é uma brastemp 39 ABANA 127 v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, a grade não esquenta mesmo toda, começa aquecer de cima pra baixo, as primeiras voltas do cano aquecem bastante, mas as ultimas voltas nem aquecem, olha, você trocou as causas mais prováveis de defeito, todas as peças responsáveis pelo degelo, mas tem um porém, tem que ver se o ventilador está fucionando, veja isso, se estiver queimado, não vai circular ar frio e não vai gelar, nem no freezer e nem embaixo.

      Excluir
  4. O seu trabalho é muito bom me despertou minha curiosidade minha geladeira estava funcionando 10 em 10 dias ela gelava por 10 dia ai depois acendia todos os leds e não gelava mas, eu desligava da tomada deixava uma tempo desliga e depois ligava normalmente e voltava a funcionar,só que agora ela não gela mas,porem comprei o modulo,sensor e o bimetal e instalei porem ela não gelou começou faz um barulho de água, o motor esquenta mas agrade atras não esquentava completamente só metade ficou quente.o que pode ser é uma brastemp 39 ABANA 127 v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, a grade não esquenta mesmo toda, começa aquecer de cima pra baixo, as primeiras voltas do cano aquecem bastante, mas as ultimas voltas nem aquecem, olha, você trocou as causas mais prováveis de defeito, todas as peças responsáveis pelo degelo, mas tem um porém, tem que ver se o ventilador está fucionando, veja isso, se estiver queimado, não vai circular ar frio e não vai gelar, nem no freezer e nem embaixo.

      Excluir
  5. Ola amigo,tenho uma geladeira frost free brm35b que ha algum tempo vinha apresentando um estalo constante e agora parou tudo.O freezer nao funciona,incluisive ele esquenta e a parte de baixo so a lampada funciona.Poderia ser o modulo?Utilizando as informacoes que vc postou sobre outros modelos localizei o modulo dela,mas ele e uma caixa fechada.Constatei que nesse modelo a troca e da placa que fica dentro dessa caixa.Vc acredita pela descricao do problema que seria modulo mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, troque a caixa controle, que é o modulo, e troque também os dois sensores que vão no freezer, já que você disse que ela está esquentando dentro, os dois sensores de código 326013997 e a placa que é o modulo, nome correto, caixa controle.

      Excluir
  6. olha,tem como recuperar a placa original trocando os componentes defeituoso?e quais os dados da placa nova para trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recupero placas, há quem faça em alguns casos, mas não recomendo, recomendo a troca da placa em todos os casos.

      Excluir
  7. Celso, boa tarde. Tenho uma geladeira brastemp clean frost free brm35b que liga e desliga constatemente. Como se o motor não tivesse força para se manter ligado. De 10 tentativas 3 ele liga. O que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligue da tomada, espere 02 horas para o motor esfriar
      depois abra a caixinha onde vão os fios no motor
      desligue os fios que estão lá
      pegue um cabo de força e ligue nos dois terminais de onde foram tirados os fios
      ligue na tomada, dessa forma vai ligar o motor direto na tomada
      se ele ligar, e permanecer ligado, deixe funcionando por pelo menos uma hora
      veja se a grade atrás da geladeira vai aquecer, dentro não vai gelar porque o ventilador não vai estar ligado
      então se o motor ligar e permanecer e a grade esquentar, o compressor vai estar bom
      nesse caso, troque a placa, que é a caixa controle e os dois sensores de temperatura que vão dentro do freezer
      veja como trocar a caixa controle e os sensores nos dois videos que vou deixar abaixo

      https://www.youtube.com/watch?v=UFo1DKmixJw

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
  8. Bom dia! Tenho uma geladeira bratemp brm37 e ela nao estava desligando, troquei o modulo e o sensor de campo, e entao ela passou a funcionar um mês mais ou menos
    Agora ela nao esta desligando mais de novo.
    O que será que pode ser?
    Já testei o bimetalico e a resistência, e esta funcionando perfeitamente.
    Sera que nao é o sensor, pois ao comprar, o vendedor disse que podia ser um de 10hms!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter posto um sensor errado, o codigo do sensor correto e original é 326005854

      Excluir
  9. Bom dia,Celso
    Tenho uma geladeira BRD36C ABANA,com cerca de 2 anos de uso.Ela ficou parada por 4 meses e há 2 dias atrás,eu joguei água sanitária para retirar um pouco de bolor,inclusive no freezer,na parte de cima e joguei água com mangueira por dentro, na parte debaixo.Ok, ficou limpinha mas, não está gelando.Nem resfria.Acende a luz, o motor parece funcionar...faz um barulhinho fraquinho,mas não gela.Estraguei a geladeira com minha forma de lavar?Pode ser porque ela ficou parada um tempo?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a agua não vai ter relação com o problema não, a nao ser que tenha molhado a caixa onde está a lampada, dentro dela, atras do botão de controle vai estar o termostato, e não deve ser molhado, para saber se tem problemas com o motor, pode pegar um cabo de força e testar o motor, ligando ele direto na tomada, para saber se está queimado, ligue ele na tomada, se estiver quente espere esfriar, depois ligue direto na tomada, se ele ligar, deixe funcionando direto por uma três horas e veja se a geladeira vai funcionar, caso gele direitinho, pode ser defeito no termostato, dentro da geladeira, perto da lampada, como disse antes.

      Excluir
  10. Bom dia!
    Celso,troquei o sensor da minha geladeira e comprei um modulo novo, porém não achei do mesmo e comprei outro parecido, tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem parecido, cada módulo foi feito para um determinado produto, tem que ser exato, com o modelo exato do produto, vão te vender o módulo para aquele produto, de um modelo não funciona em outro, salvo modelos que usam a mesma peça, como por exemplo, o modulo da BRM37 é o mesmo da BRM43. Mas só em casos assim, se colocar de modelos não compatíveis de fábrica, não vai fazer todas as funções ok. Eu vendo peças no Mercado Livre, mas jamais venderia uma peça errada, sabendo que iria dar problema, quem compra peças comigo, após efetuar a compra, tem acesso ao meu whatsapp e eu ajudo com a instalação da peça, ou com outros problemas com o eletrodoméstico para o qual a pessoa comprou a peça comigo, abraço.

      Excluir
  11. Bom dia, minha geladeira e uma brm35b brastemp, ela fica fazedo um barulho de click de dois em dois minutos, não faz gelo e agora nem ventila, eu desligo da tomada dou um tempo e ligo novamente, rla faz um barulho estralho como se estivesse ligando e ai para e volta a fazer o click sem função de refrigeração e freezer sem funcionar. Isso significa que pode ser o sensor e a placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A placa com certeza é, eu trocaria logo tudo para não voltar a dar problemas, eu vendo esse kit completo, comprando comigo, vai ter acesso ao meu whatsapp e eu posso ajudar com a troca e com outro defeito com a geladeira, vou deixar o link, se for de outra voltagem eu também tenho.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751492993-placa-geladeira-consul-crm45-127volts-2-sensores-fusivel-_JM

      Excluir
  12. Bom dia Celso Jair Pereira, quero lhe agradecer pelas dicas que você tem nos dado
    A minha Geladeira Brastemp BRM444abana, esta degelando e gotejando na parte inferior, na parte superior esta gelando, depois de algumas horas Forma muito gelo a ventoinha raspa no gelo e começa a fazer barulho.
    Como posso solucionar este problema, qual seria o defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o compartimento freezer, teste a resistência de degelo que fica em volta do congelador, não precisa tirar do local, pode testar com multimetro ou ligar um cabo de energia direto na resistência por uns 15 minutos pra ver se vai aquecer, se aquecer está boa, estando ventilador e resistência bons, pode ser que seja defeito na placa, que se chama módulo de potência, mas tem muito, mas muito mais chances de ser apenas bimetálico e sensor, em 90% dos casos, trocando esses dois resolve, eu vendo eles no Mercado Livre, comprando comigo, vai ter meu whatsapp e eu posso ajudar com a manutenção do produto, enviando vídeos, fotos, textos e áudios, vou deixar o link caso queira comprar após testar a resistência.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751482073-sensor-10k-bimetalico-p-geladeiras-brastemp-brm37brm43-_JM

      Excluir
  13. Boa tarde Jair! Muito bom seus videos. Esse conector numerado, onde eu encontro? Preciso de um desses e não acho modelo brm43

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual conector numerado, desculpa não entendi de qual peça se trata

      Excluir
  14. Boa noite tenho uma Brastemp brm35b teve uma queda de energia e agora eu ligo ela na tomada ela fica estalando como se fosse pra ligar e estalando pra desligar direto,ela fica assim tac tac tac tac como se não tivesse força pra ligar ,como tivesse armando e desarmando,isso pode ser a placa, e antes disso ela já não tava gelando normal será q pode me ajudar um abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza vai ser placa, tem que ver qual das duas voltagens, vou deixar o link das pelas, comprando comigo eu ajudo com a isntalação ou com qualquer outro defeito no refrigerador, através do meu whatsapp
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752071063-placa-eletronica-geladeira-consul-crm30d-127-volts-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752071292-placa-eletronica-geladeira-consul-crm30d-220-volts-_JM
      Essas placas são as mesmas usadas na BRM35B, serve em vários modelos de BRastemp e Consul ok

      Excluir
  15. Amigo tenho uma Brastemp Club BRQ47B e de um mês pra cá ela está apitando e fica com o painel piscando, porém, não estou percebendo nenhum outro problema nela. O quê pode ser? Teria algum teste que eu pudesse fazer? Agradeço desde já a ajuda. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema de sensores, mas também a placa pode fazer sinais sonoros quando apresenta defeito, BRQ é Brastemp club, poderia chamar um técnico para dar uma olhada, e de preferência da autorizada, pois é um produto específico.

      Excluir
  16. Geladeira BR33 para de funcionar, quando desligo da tomada depois vde algum tempo ela volta a gelar, cada vez ta mais dificil de funcionar.

    ResponderExcluir
  17. Olá Sr. Jair, primeiro, parabéns pelo seu trabalho e pelo blog muito bom mesmo!
    Tenho uma BRM37ACBNA ela vinha apresentando esse defeito clássico de não passar refrigeração para a parte de baixo, troquei os o sensor e aquela outra peça que fica atras do congelador, e comprei uma placa nova, coloquei tudo certinho quando liguei ela fez um estralo lá em baixo tipo queimando um fusível e não deu outra uma pecinha na placa queimou-se uma pecinha com três perninhas era visível na placa ela toda torrada (preta) de queimada, será que liguei algo errado ? desconfio que a plaquinha da frente que ficam os leds esta com defeito pode ser ela ? estou com medo de comprar uma terceira placa nova e queima-la de novo me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  18. Olá Sr. Jair parabéns pelo blog muito bom mesmo tem ajudado muitas pessoas, tenho uma BRM 37 há muito tempo ela começou a apresentar esse clássico problema de não passar a funcionar a geladeira então troquei o sensor e a outra peça de trás do congelador e comprei uma placa nova também porém quando liguei a a geladeira ela fez um estralo como que de queimar fusível e não deu outra foi a placa que estralou e uma pecinha com três perninhas queimou na placa depois disso não funcionou mais, estou desconfiado que pode ser a peca que ficam os leds na frente da geladeira que tenha defeito por ela já vinha apitando fora de hora e piscando como outro já declarou aqui o que eu devo fazer ? estou com medo de comprar outra placa e queimá-la de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.