segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Geladeira vazando água



   Refrigerador continental Frost Free RSU43, nesse modelo verificamos vazamento de água, o acumulo de água ocorrem embaixo da gaveta de legumes e escorre pela frente, na partre inferior do refrigerador, tenho outra postagem referente a esse mesmo assunto, mas postei em vídeo também e estou compartilhando o vídeo nessa postagem, dessa forma mais pessoas poderão corrigir esse problema que ocorre muito com esse modelo de refrigerador.

INSCREVA-SE EM MEU CANAL DO YouTube 
VÁRIOS VÍDEOS ENSINANDO A CONSERTAR ELETROS.

99 comentários:

  1. Bom Dia a Geladeira Consul Facilite Frost Free - 342 litros, ela está vazando água, e fica acumulado atrás da gaveta de legumes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já vi muitas dessa geladeira com esse problema, nas que eu vi, o defeito era no reservatório de água que fica na porta, a água escorre por dentro e sai lá embaixo, veja que a borracha, na parte inferior da porta vai estar enxarcada, então solte o reservatorio, limpe a borracha de vedação dele com a porta e recoloque, apenas fazendo isso talvez ja vá resolver o problema ok.

      Excluir
  2. MEU AMIGO, MEU REFRIGERADOR É CONSUL FACILITE FROST FREE E DE DOIS MESES PARA CÁ, COMEÇOU ACUMULAR AGUA POR BAIXO DA GAVETA DAS VERDURAS. COMO NAO TEM GELO É COMO SE A ÁGUA SOLTASSE DO REFRIGERADOR E ACUMULASSE EM BAIXO DA GAVETA E TODA SEMANA TENHO QUE ENXUGAR PRA NAO ESCORRER NO PISO. O QUE FAÇO? QUE DEUS ABENÇOE A SUA AJUDA.
    GRATA, CORÁLIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corália, já vi muitas dessa geladeira com esse problema, nas que eu vi, o defeito era no reservatório de água que fica na porta, a água escorre por dentro e sai lá embaixo, veja que a borracha, na parte inferior da porta vai estar enxarcada, então solte o reservatorio, limpe a borracha de vedação dele com a porta e recoloque, apenas fazendo isso talvez ja vá resolver o problema ok.

      Excluir
  3. Olá Celso, tenho uma geladeira Brastemp, modelo BRM47A e o dreno está intupido, pois está vazando água dentro da geladeira pela saída de ar próximo ao extra frio, porém não sei onde é o dreno para poder desobstruir, poderia me ajudar? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, não tem como acessar o problema, que é um bloco de gelo entre o freezer e o refrigerador, não temos acesso a esse local, não tem que trocar peça, tem que desligar o produto por 72 horas e deixar com as duas portar completamente escancaradas, bem abertas, desligada da tomada, depois religue e pronto.

      Excluir
  4. Boa tarde Celso!
    Tenho um refrigerador Brastemp BRM44B, e no meu caso o buraco é bem mais em baixo - perdão pelo trocadilho infame! - pois, já a vários meses que, o reservatório de evaporação sobre o compressor parece não ter suportado as altas temperaturas do mesmo e está cheio de buracos e se esfarelando todo. Queria saber se o procedimento para sua substituição é fácil ou vai exigir remover o compressor?
    Além de ter o incoveniente de encontrar de vez em quando uma poça d'água na cozinha, o compressor não pode ficar tomando banho toda hora senão mais cedo ou mais tarde ele vai começar a oxidar. Apesar de que sua eficiência deve até estar melhor com essa quase "dissipação à água".
    Desde já grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, o aparador de água é apenas encaixado sobre o compressor, basta puxar com um pouco de força e jeito que ele sai, da mesma forma para colocar o apardor novo, força menos que jeito e ele entra sobre o compressor, não pode ficar sem de jeito nenhum, o compressor tem o rele do lado, e se molhar pode dar curto, e se der curto, o defeito é mas embaixo, kkk. abraço amigo

      Excluir
  5. Celso, valeu mesmo, sua dica me deu coragem pra insistir um pouco mais.
    Em minha geladeira foram instalados pés adicionais pra elevá-la um pouco mais do chão e assim prevenir a oxidação com as águas de lavagem da cozinha. Como eles ficam mais ao centro da chapa galvanizada onde o compressor se apoia, acredito que estão pressionando o mesmo contra o chassi da geladeira, por isso tive que erguer a parte de trás da geladeira, só assim o aparador saiu e pude substituí-lo, e pude perceber que ele literalmente queimou, pois a tinta da geladeira ficou com uma mancha de fumaça preta sobre o compressor subindo por trás da serpentina. Aliás, os engenheiros poderiam ter especificado um aparador de alumínio, que além de ser mais resistente e durável ia melhorar substancialmente a dissipação térmica mas, pelo menos foram precavidos na hora de alocar a pingadeira do dreno, ficando no lado oposto do relé, prevenindo curto, como você bem lembrou.
    Muito obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se fabricam um dos primeiros fatores que os engenheiros analizam é a segurança e o custo do material, um de aluminio custaria infinitamente mais caro, não seria viável. este de plástico dura mais de 20 anos, e se derreteu significa que o compressor está superaquecendo bem mais que o comum, isso pode ser atribuido a vários fatores, um deles é a ventilaçao atras e nas laterais do produto, se ele for embutido por exemplo, necessita de espaços laterais e no fundo, para que haja dissipação de calor, não sei se é o caso do seu, mas produtos de embutir, com pouca ventiladção apresentam com muita frequencia esse problema aí.

      Excluir
  6. Tenho uma Brastemp Inverse BRE49B á 03 anos e parou de funcionar. O freezer funciona, mas rte superior não gela, acumula mto gelo na parte de baixo e vaza mta água. A +/- 03 meses precisei deliga-la durante 03 dias a pedido da autorizada para o gelo derreter dps funcionou normal, mas hj estou com ele desligado novamente pq ñ gela na parte superior e os blocos de gelo estão lá novamente. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça para o pessoal da autorizada, vir a sua casa depois que degelar, desmontar o freezer e retirar os pedaços de isopor que vão esfarelando dos dutos, ela tem dois dutos grandes, duas carenagens de isopor que fazem os dutos de circulação de ar, acontece que com o tempo, eles por ficar em contato com gelo, absorvem umidade e começam esfarelar, os pedaços de isopor obstruem o gelo, a a água que teria que ir para o coletor sobre o motor depois de cada degelo começa a se acumular, e com tempo bloqueia, então, peça para o pessoal da autorizada ser mais competente e parar de empurrar o defeito com a barriga, eles sabem o que tem que fazer, fizeram apenas ganhar tempo com seu produto. Desculpa a sinceridade, mas pra ser autorizado tem que trabalhar com competência e excelência. Abração

      Excluir
  7. Celso bom dia,
    Tenho uma geladeira BRASTEMP BRM47A. O freezer funciona mas a geladeira não. Chamei um técnico para fazer um orçamento e ele me disse que eu preciso trocar a placa de degelo. Existe algum teste para verificar se realmente o problema é esse e se é necessária a troca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, me desculpe pela demora em responder
      Não sei como seu comentário ficou sem resposta esse tempo todo, sinceramente não sei como explicar eu não ter visto antes...

      tem que ver se o ventilador está funcionando, ele fica dentro do freezer, se estiver, veja se tem gelo em excesso dentro do compartimento freezer, se tiver, tem que testar a resistencia de degelo, se estiver queimada, tem que trocar, se não estiver, pode ser apenas o fusivel térmico.
      Em alguns casos, o defeito é apenas obstrução do duto de ar, se for apenas isso, basta desligar a geladeira por 48 horas e deixar com as duas portas abertas, assim o gelo sai, e a geladeira volta ao normal.

      Excluir
  8. MEU AMIGO, MEU REFRIGERADOR É CONSUL FACILITE FROST FREE E DE DOIS MESES PARA CÁ, COMEÇOU ACUMULAR AGUA POR BAIXO DA GAVETA DAS VERDURAS. EU VI NAS SUAS RESPOSTAS SOBRE ESSE MESMO PROBLEMA QUE ERA NO RESERVATÓRIO DE ÁGUA DA PORTA. MAS A MINHA NÃO TEM ESSE RESERVATÓRIO. QUAL PODE SER O PROBLEMA? OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja essa postagem que vai te ajudar, copie e cole no seu navegador:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/12/geladeira-consul-facilite-frostfree.html

      Excluir
  9. Olá Celso,

    Após um problema na rede elétrica devido a chuva, no retorno da energia, a minha geladeira Brastemp BRM47A passou a apresentar disparo do alarme juntamente com todas os leds piscando de modo intermitente. Executei a rotina de auto-teste e aparentemente todas as etapas foram executadas com sucesso (só não conferi a da resistência de degelo porque não tenho alicate amperímeto). Ao pressionar o botão "Desliga Alarme" para finalizar o teste, o alarme e as luzes intermitentes dos leds começam. O que você acha que pode ser? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema tanto na placa de interface como nos sensores de temperatura, bem a distância é mais complicado ter certeza, mas é o mais provável que sejam sensores ou placa de interface.

      Excluir
  10. Boa tarde Celso. Tenho uma geladeira Consul Facilite Frost Free e a mesma de uns dias para cá não está desligando e está congelando todos os alimentos, mesmo estando o controle de temperatura no n° 1. O que podeira ser? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana, quem controla a temperatura na parte inferior,é um damper termostático, e ele fica dentro do duto de ar na parte do refrigerador, o botão gira o eixo do damper, teria que desmontar o duto, e trocar o damper, para retirar o duto, em quase todos os modelos, tem dois parafusos, basta levantar a tampa de acrilico da lampada, retirar os parafusos e desencaixar o damper de dentro do isopor, o damper não tem fios, os unicos fios ali, são os da lampada.

      Excluir
  11. Caro Celso,
    Possuo uma geladeira modelo Bosch Ecoplus 430, que tem uns 17 anos. Ela nunca deu defeito, entretanto, exatamente no dia 24 de dezembro (em pleno Natal!), ela parou de funcionar e degelar desesperadamente. Trocamos o motor (modelo Tecumseh - um quarto - e ela aos poucos foi voltando ao normal. A parte inferior agora possui uma placa enorme de gelo, com forte vazamento pelo chão da cozinha. Notei hoje que ela parou de funcionar novamente após constatar esse vazamento.Tirei a tomada e esperei por uma hora e liguei, e depois ela voltou a funcionar. O que aconteceu ? Ah, o vazamento continua! Você pode me ajudar? Grato.Marcos Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a placa está com bloco enorme de gelo, o defeito ou é excesso de gás, se o gelo cobrir toda a placa, ou falta de gás, se o bloco de gelo for concentrado apenas em um local da placa, formando um monte em um só ponto, a água escorrendo, pode ser o dreno entupido, então, chame o técnico que fez a troca do motor, com certeza absoluta, o serviço ainda está na garantia, peça para ele corrigir a carga de gás e também o vazamento de água, se tiver que tirar gás, tire, se tiver que colocar, adicione, mas o defeito está aí ok.

      Excluir
  12. comprei uma geladeira consul bem estar frost free modelo CRM50 437 litros e depois de um ano e meio fica pigando agua do congelador ai um tecnico veio e disse que esse modelo algumas unidades deu esse problema e não tem conserto ai cada 0 dias mais ou menos tenho que descongelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira tem uma valvula entre o freezer e o refrigerador, ela pode ser aberta para fazer o degelo e retirar a água do freezer, pressionada de cima para baixo ela se fecha, não seria aí o problema, será que a valvula não está aberta, fazendo pingar água no compartimento refrigerador?

      Excluir
    2. ohei de tudo quanto lado e não achei essa valvula .

      Excluir
    3. Chamamos de valvula, mas é apenas um furo bem no centro do alicerce do freezer, com um tampão, esse furo da acesso ao teto do compartimento refrigerador

      Excluir
  13. minha geladeira frost free DF37 esta vazando água por dentro e escorre por tras da gaveta de legumes escorrendo por todo o chão o que pode ser???
    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dreno de escoamento deve estar entupido, assim a água que teria que ir para o aparador de agua na parte de trás do lado direito do motor, está caindo dentro da geladeira, veja se a bandeja que coleta água do lado direito do compressor está seca, se estiver o defeito é esse, dreno entupido.

      Excluir
  14. Celso, boa tarde, tenho refrigerador brastemp mod. BRD 48DBBNA, e na parte de dentro do refrigerador tem uma placa e esta com muito gelo, e o reservatório de agua que fica em cima do comprenssor esta cheio e vazando muita agua. A alguns dias esteve muito quente na minha região chegando a 40º nada teve de anormal. Agora com temperatura agradável está ocorrendo isso. O que fazer. grato pelo retorno. Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, desligue a geldeira, deixe com as duas portas totalmente abertas por 24 horas, depois de tudo descongelado, seque tudo, depois religue, não use faca e nem nada pontiagudo no freezer par tirar o gelo, deixe que derreta por si só, depois religue e veja como vai se comportar o produto ok.

      Excluir
  15. Boa noite Celso,
    Tenho uma Consul BRM42C. No lado direito inferior está vazando água. O que pode ser?
    obrigada,
    luciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane, na parte da frente ou de trás do refrigerador?

      Excluir
  16. Prezado Celso parabéns pela iniciativa ,e como muitos, tenho um problema na minha geladeira BRASTEMP 440 FROOS FREE, que é o seguinte: esta gelando normal ,porém esta minando água dentro , e aparentemente é por um ralo que fica perto do compartimento extra frio... Observei que o depósito d àgua que fica em cima do motor está totalmente vazio com uma aparência de muito tempo ressecado. O que pode ser e que posso fzer para solucionar o problema ? Muitíssimo obrigado pela atenção.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo, ainda não tinha visto esse defeito, que é característico dos modelos mais antigos, isso é dreno entupido, o que tem que fazer é desligar por pelo menos 24 horas da tomada, deixar as duas portas totalmente abertas, e ao fim desse prazo, ver se tem água no coletor do que vai emcima do motor, se tiver bastante água, pode religar.
      Para os modelos mais antigos, a Brastemp comercializa um kit dreno, para adaptar no produto e corrigir esse problema, no caso os modelos BRM33/37/43 para as BRM44 ainda não vi, acho que nem tem. Faça o que eu te pedi, vai resolver por hora.

      Excluir
    2. Prezado Celso,
      Segui suas orientações, porém deixei 3 dias desligada com as portas abertas... Olhei o coletor e praticamente quase não caiu agua. Desmontei a parte dos fundos do congelador até identificar o ralo do dreno,notei que continha agua como se estivesse entupido, e então introduzi um fio duro flexível e funcionou pois encheu a bandeja e está gelando normal,sem apresentar o problema. Peço, por gentileza, mais uma informação: Como faço o aterramento correto ,qual o tipo do produto e quantos centímetros deve ficar aterrado ? Parabéns pela sua iniciativa,tenho certeza que sua ajuda não será em vão,com todo mundo lhe desejando energias positivas vc será recompensado ,muito obrigado !!!!

      Excluir
    3. Olha, aterramento eu não sei fazer, sei que tem que ser fundo, com cobre, e mais material ainda, mas não se preocupe quanto a isso, menos que 1 % dos produtos são aterrados, o fio do aterramento está ali porque é uma norma de segurança obrigatória.
      E agradeço sim tudo de bom que me desejam, sei que são votos de sinceridade e prosperidade, e sei quanto o poder das palavras tem poder, recebo sim todas as bençãos que as pessoas me mandam, e sei que Deus tem visto elas, e isso me fortalece sempre, obrigado a você também, e que Deus abençoe você e todos da sua casa também, abraço

      Excluir
    4. Ok muito obrigado mais uma vez , e que Deus abençoe sua família também. Um forte abraço .

      Excluir
  17. Caro Celso, boa noite!
    Eu tenho uma geladeira Brastemp Inverse, modelo BRE50N, que começou a vazar um pouquinho de água pela parte de baixo (freezer). Você tem idéia do que pode ser?
    Eu li aqui que é possível que seja o entupimento do do tubo que leva água para o reservatório sobre o compressor. Olhei atrás dela e o reservatório está seco. É possível que seja isso mesmo?
    Há alguma coisa que eu mesmo posso fazer para resolver ou devo chamar a assistência técnica?
    Muito obrigado pela atenção. Um abraço e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem a fazer é apenas esvaziar a geladeira, deixar por no mínimo 48 horas com as duas portas completamente abertas, assim, se for apenas gelo, vai derreter e ela volta ao normal, isso acontece muito, porque tem peças de isopor no freezer, que com tempo encharcam e começam esfarelar, pode ser apenas isso, não tente desmontar o freezer se tiver gelo sólido, pode quebrar as peças de isopor que formam os dutos de ar do freezer, depois de descongelado pode desmontar com cuidado, depois desse prazo, veja se tem água no coletor, caso tenha religue o produto e ficamos torcendo para ter resolvido ok, abraço

      Excluir
  18. Olá Celso, bom dia! Eu tenho uma geladeira Brastemp Clean Frost Free, modelo BRB39, que dois dias pra cá, começou a vazar água para dentro da geladeira, caindo na gaveta de legumes. Observei que no reservatório, onde cai a água do dreno, está vazio. Gostaria que me orientasse como fazer para evitar, ou sanar, este vazamento.
    Celso, se for o dreno, você acha que eu conseguirei desentupi- lo? Pergunto isso, pois, na minha cidade não temos assistência técnica, e quando acontecesse algum defeito em eletrodoméstico temos que levar para outra cidade.
    Muito agradecido pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligue da tomada por 24 horas e deixa as duas portas abertas, a porta da geladeira e a portinha do congelador, veja se vai chegar água no reservatório, se tiver água após esse prazo religue que o gela vai derreter e desobstruir a passagem.

      Excluir
  19. Celso, bom dia.
    Minha geladeira é uma brastemp frost free, ela nao estava gelando. Chamei um tecnico que efetuou a troca do modulo. Ela continuou sem gelar, ele trocou o termostato. Continuou sem gelar e vazando muita agua pelo reservatorio, acima do motor. Ele voltou a minha casa trocou novamente o modulo, e agora ela esta gelando, mas vaza muita agua, do coletor. E na parte de cima da geladeira, aonde termina o freezer ela fica com formacao de gotas de agua. Nao sei mais o que fazer. Meu marido quer joga-la fora, mas tenho dó, pq é uma geladeira relativamente nova e muito grande, espaçosa.
    Me de uma dica do que posso fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diga o modelo de sua geladeira por favor, sem modelo não tenho como imaginar que peças usa e qual possível defeito.

      Excluir
  20. Minha Brastemp BRE49 inverse comecou a vazar agua na porta da frente.. De baixo .q merd....essa Brastemp. Produto caro e novo...q faco???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, as duas portas são na frente, sinceramente não imagino onde esteja vazando água.

      Excluir
  21. A Brastemp BRM47 daqui de casa apresenta defeito pela terceira vez. Nas duas primeiro foi o damper, agora ela não está gelando na geladeira, o freezer está normal (pelo menos aparenta...) Durante uns 20 ou 30 dias ela ficou vazando água dentro da geladeira pela saída de ar próximo ao extra frio do freezer e agora ela não gela mais. Por favor me dê uma orientação, o que eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa demora em responder, estive de ferias por um tempo, oha já que ela vazou água por um tempo pelo duto, pode ser duto obstruido veja esses video que vai te ajudar com certeza

      https://www.youtube.com/watch?v=1G9Gq1R23uQ

      Excluir
  22. Olá! Tenho um Refrigerador Consul Frost Free Duplex CRM33EB - 263 L, e começou a vazar agua da parte do refrigerador.
    Dá a sensação que vem do freser. O que devo fazer?

    Katiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça com ela o que indico para se fazer nessa Bratemp

      https://www.youtube.com/watch?v=1G9Gq1R23uQ

      Excluir
  23. Sr. Celso,
    boa tarde! tenho uma geladeira electrolux double D330 e há algum tempo anda com vazamento e acumula água na parte forntal, embaixo da gaveta de verduras, o que pode ser??? Obrigada!
    Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela atrás da gaveta de legumes, ou um pouco acima, tem que ter um coletor de água, que escorre da placa fria toda vez que o motor desliga, então puxe a gaveta, retira prateleiras se for o caso e vai ver essa poça de água, no fundo da poça de água, que é a calha, vai ter um furo, para que a água desça para um compartimento lá atrás, muitas coisas podem obstruir o furo, como sujeira, resto de alimentos, lodo, e isso impede que a água desça, então passe um arame no furo, e limpe tudo, com certeza a água vai descer e resolver seu problema, depois jogue um copo de água fervendo para limpar esse dreno e pronto ok.

      Excluir
  24. Bom dia Celso, Tenho uma geladeira Brastemp BRE80 inverse nova de apenas 4 meses ele não veio com a tampa de baixo pois os novos modelos são todas tampadas atrás da geladeira e tem uma magueira que está saindo água isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual tampa de baixo, não entendi, e ela não tem mangueira pra vazar água, tem coletor de água, que fica sobre o motor compressor, pode ser que esteja transbordando, mas como está ainda com 04 meses de uso, aconselho você acionar a autorizada para que veja essa questão do vazamento de água, ainda está na garantia e nenhuma manutenção pode ser cobrada, apenas taxa de deslocamento, caso more longe de uma assistência autorizada.

      Excluir
  25. Bom dia Celso, Tenho uma geladeira Brastemp BRE80 inverse nova de apenas 4 meses ele não veio com a tampa de baixo pois os novos modelos são todas tampadas atrás da geladeira e tem uma magueira que está saindo água isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. água, tem coletor de água, que fica sobre o motor compressor, pode ser que esteja transbordando, mas como está ainda com 04 meses de uso, aconselho você acionar a autorizada para que veja essa questão do vazamento de água, ainda está na garantia e nenhuma manutenção pode ser cobrada, apenas taxa de deslocamento, caso more longe de uma assistência autorizada.

      Excluir
  26. Boa tarde, minha geladeira Electrolux Frost Free DF37, está com vazamento de água no coletor encima do motor, você pode me ajudar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geladeiras Electrolux não tem coletor sobre o motor, elas usam uma caixa lateral, onde passam os canos do pré resfriador, não tem coletor sobre o motor.

      Excluir
  27. Boa noite,minha geladeira e uma Brastemp ativa recentemente ela parou de funcionar não mas gelando na parte de bai
    xo,chamei um técnico na minha residência onde foi constatado que a parte de cima estava cheia de gelo ele no ato do degelo onde ele usou um secador de cabelo descongelando geladeira . Quando abriu o congelador, a tampa de isopor um pedaço quebrou,justo o que estava colado no freezer .
    Resumo ele disse que o defeito era esse , ele cubriu o pedaço quebrado com papel aluiminio e ligou a geladeira, esta funcionando normalmente.Precisa substituir o isopor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não precisa, mas se fosse um técnico experiente saberia que não poderia desmontar esse modelo com gelo no freezer, todos os clientes que atendo, olho o interior sem desmontar, e se tiver gelo, mando desligar por 24 horas de portas abertas, depois volto e desmonto sem quebrar nada, outra coisa, se tinha gelo assim, com certeza não está fazendo degelos, e tirar o gelo, vai fazer funcionar no máximo uma semana, tira gelo não faz milagre, faz voltar a funcionar, até o gelo de formar novamente e impedir a circulação de ar, fazendo parar de gelar novamente.

      Excluir
  28. Celso, Tenho uma Geladeira Brastemp modelo BRM49, a mesma esta gotejando na parte de baixo, entre as gavetas (dispenser de latas interno) superior, já mandei 03 vezes para conserto mas por 30 dias fica normal e o problema volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho fazer da seguinte forma, desligar da tomada, deixar por pelo menos 48 horas desligada e com as duas portas abertas.
      Depois, ajustar os pés dianteiros para que o produto fique inclinado para trás, assim a água do degelo vai para o coletor sobre o motor, e não escorre pelo duto que fica entre os dois compartimentos
      E mais uma coisa, sobre o motor compressor tem uma bandeja aparadora de água, ali tem um duto sobre ela, de onde vem a água do degelo, pode ser que a borrachinha que veda a saida de água, tenha colado pelo aquecimento do motor compressor, corte metade da borracha para que a água possa descer sem obstrução, depois religue, deve voltar ao normal.

      Excluir
  29. Oi Celso tenho uma geladeira continental duplex copacabana rcct480 rcct375 e desde que comprei ela sempre vazou água em baixo e naum consigo fazer parar esse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca, fiz esse video porque era de um amigo, se nao for frost free, pode ser dreno entupido, vou deixar um video pra você entender.
      https://www.youtube.com/watch?v=geowfSyxrcM

      Excluir
  30. Tenho uma geladeira fostfree ge 410 esta vazando agua debaixo do frezer dentro da geladeira,o que será isso,o reservatório esta seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa marca eu não entendo nada, não tenho como ajudar

      Excluir
  31. Oi boa noite minha geladeira brastemp ative 48n esta congelando tudo dentro do refrigerador agua leite inclusive já perdi muitas verduras por esse motivo,poderia me ajudar por favor. ..josiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o damper, eu vendo ele no mercado livre, veja o anuncio que vou deixar aqui embaixo, mas veja pelo computador, pois junto com as fotos do anuncio, tem um video que ensino como trocar a peça, assim vai ficar mais fácil se caso for trocar você mesmo/a ok

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749288047-damper-termostatico-original-geladeiras-brastempconsul-_JM

      Excluir
  32. Oi boa noite minha geladeira brastemp ative 48n esta congelando tudo dentro do refrigerador agua leite inclusive já perdi muitas verduras por esse motivo,poderia me ajudar por favor. ..josiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o damper, eu vendo ele no mercado livre, veja o anuncio que vou deixar aqui embaixo, mas veja pelo computador, pois junto com as fotos do anuncio, tem um video que ensino como trocar a peça, assim vai ficar mais fácil se caso for trocar você mesmo/a ok

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749288047-damper-termostatico-original-geladeiras-brastempconsul-_JM

      Excluir
  33. Boa noite Celso tenho uma eletrolux DF34 e ela vaza muita água dentro,enche a gaveta de legumes e escorre pelo chão também, sempre tenho q deixar um pote na primeira prateleira para aparar a água, e sempre que vou esvaziar o pote a água está congelada!ela tem salvação ainda?rsrs tem algo que eu possa fazer para melhorar? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligue da tomada, deixe as duas portas totalmente abertas por 48 horas depois religue, pode ser apenas bloqueio nos dutos de ar, vamos torcer para não voltar a acontecer.

      Excluir
    2. A gente já chegou a fazer isso ela melhora um pouco mais volta a vazar ela perdeu uma tampinha q tinha atrás parecia uma tampinha de garrafa,eu mudei de casa e na mudança arrancaram a tampinha sem querer,poderia ser isso?você teria essa tampinha para vender?

      Excluir
    3. A gente já chegou a fazer isso ela melhora um pouco mais volta a vazar ela perdeu uma tampinha q tinha atrás parecia uma tampinha de garrafa,eu mudei de casa e na mudança arrancaram a tampinha sem querer,poderia ser isso?você teria essa tampinha para vender?

      Excluir
    4. Não sei qual tampinha é essa.... se quiser mandar uma foto de onde estava a tampinha para meu email, eu analiso pra você celsojair@gmail.com

      Excluir
  34. Bom Dia Celso tenho uma geladeira Electrolux DCW 49 airflow Ela parou de gelar a parte de baixo e esta fazendo um barulho de agua escorrendo no fundo da geladeira.
    O barulho e alto de agua se movendo mais nao gela a parte de baixo.
    O congelador de cima ta tudo normal.
    A alguns dias atrás ela ate congelou o fundo da geladeira da parte de baixo dai abaixei a temperatura pra baixa ai parou de gelar. Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu diria que é falta de gás, mas se chegou congelar depois parou de vez, pode ser que tenha alguma coisa dentro da tubulação de gás, ou óleo do motor compressor ou umidade, impedindo circulação de gás, nesse caso, é serviço que somente um técnico em refrigeração pode resolver, melhor pedir um ou dois orçamentos sem compromisso pra comparar o defeito e os valores.

      Excluir
  35. Prezado Celso, Boa Tarde! Primeiro gostaria de lhe dar o parabéns pela iniciativa e dedicação ao trabalho de responder as dúvidas de todos.
    Tenho uma geladeira Brastemp Frost free BRM47A desde 2010 instalada no mesmo local e tomada, mas desde a semana passada ela tem apresentado o seguinte problema: a geladeira mesmo estando fechada emite de repente constantemente o sinal sonoro do alarme de como se estivesse aberta, após isso ela deixa de gelar, tanto embaixo quanto no freezer. Na primeira vez que ocorreu chamamos o técnico, porém um dia antes de ele vir tirei a geladeira da tomada e religuei e ela volto a funcionar. Assim quando o técnico chegou disse que não havia problema na geladeira....Aconteceu novamente neste fim de semana e outra vez após algumas ligadas e desligadas da tomada ela voltou a funcionar. Por favor você poderia me dar alguma sugestão do que está ocorrendo? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela for aquela que tem uma plaquinha entre as portas, com três botões, infelizmente não tenho boas notícias, já consertei dezenas desse modelo, e em todas , tem que trocar tudo, senão não resolve, quando digo tudo quero dizer:
      Placa de interface
      Placa de potência ou caixa controle
      02 Sensores internos no freezer
      01 Fusível térmico interno no freezer

      se for 220 volts, eu consigo montar um kit desses para você, assim paga apenas um frete, pois comprando todas as peças, vai ter apenas um frete, eu vendo peças no mercado livre, e comprando comigo, vai ter meu whatsapp e eu vou te ajudar a fazer a troca das peças com vídeos, audios e textos, mas isso se for 220 volts, o valor de todas as peças fica em 275,00 caso tenha interesse me avise, melhor no email que vejo mais rápido, celsojair@gmail.com

      Excluir
  36. Celso,bom dia!
    Possuo uma Electrolux DW42X que há pouco mais de duas semanas vem escorrendo água atrás das gavetas, que se acumula na parte de baixo e escoa para fora da geladeira, com o coletor de água sempre seco. Quando percebi o vazamento, o freezer apresentava formação de gelo, foi realizada uma limpeza e não voltou a ocorrer.
    Desde já agradeço a disponibilidade,
    Tina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, atualizando a presente situação, o meu freezer voltou a formar gelo. Grata.

      Excluir
    2. Formação de gelo, tem a ver com resistência de degelo que fica em volta do congelador, veja se não está queimada, não estando, pode ser rede sensora com problemas, é um produto relativamente novo, e não tenho muita experiência ainda com esse modelo, mas tem a ver com esses dois itens, o estranho é essa água, porque quando bloqueia de gelo, tudo fica congelado, e não deveria escorrer água, talvez seja bom chamar um técnico, de preferência da autorizada, pois o produto, como disse é novo, e necessita de mão de obra qualificada.

      Excluir
  37. Olá, meus pais tem uma geladeira Brastemp ative frost free duas portas. De uns dias pra cá ela tem feito uns "estalos" bem alto, lembra algo caindo no chão...notamos que a bandeja atrás dela está vazia...já visse algo parecido com esse problema ou é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estalos em frost free é normal, porque ela faz um gelo dentro do freezer, onde você não vê, e quando a resistência aquece para derreter o gelo, o calor faz alguns blocos sólidos de gelo, literalmente se partirem, fazendo barulho bem alto, as vezes.
      talvez esse seja o barulho alto ao qual se refere. a bandeja atrás não pode estar vazia, pelo menos não pode estar vazia o tempo todo, em alguns momentos do dia teria que ter água, pode ser que a geladeira dos seus pais, apresente congelamento nos dutos de ar, se for mesmo isso, o que vai acontecer em alguns dias, ou semanas, é parar de gelar na parte do compartimento refrigerador, se isso ocorrer, me procure, que eu montei um kit de peças para resolver esse defeito que tem ocorrido muito.

      Excluir
  38. Celso, estou com um problema em minha geladeira mas já li suas respostas acima e vou tentar aplicá-las. Escrevo aqui só para elogiar suas respostas e vontade de ajudar as pessoas gratuitamente. Parabéns!Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo, caso não resolva, me chame aqui, veja esse vídeo, de for atrás o vazamento, o vídeo vai ajudar, eu vendo a peça se precisar
      https://www.youtube.com/watch?v=vbRK3TVcVGw

      Excluir
  39. Oi Celso, tenho uma geladeira Eletrolux df36a e pela porta está saindo água vindo direto da gaveta de legumes.
    Olhei atrás e o reservatório de água está vazio o que eu faço para resolver meu problema?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter algum duto congelado e obstruindo a descida da água para o aparador, tende desligar da tomada, deixar as duas portas abertas por 24 horas, e veja se o coletor de água perto do motor vai ter água, se tiver, apenas desligar vai resolver.

      Excluir
  40. Oi Celso, tenho uma geladeira Eletrolux df36a e pela porta está saindo água vindo direto da gaveta de legumes.
    Olhei atrás e o reservatório de água está vazio o que eu faço para resolver meu problema?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter algum duto congelado e obstruindo a descida da água para o aparador, tende desligar da tomada, deixar as duas portas abertas por 24 horas, e veja se o coletor de água perto do motor vai ter água, se tiver, apenas desligar vai resolver.

      Excluir
  41. Bom dia Celso, tenho uma Brastemp brm48 ative!e começou a escorrer pouca água pela parte interna, precisamente em cima do compartimento de latas, onde existe refrigeração. Reparei que existe vedação de um tipo de isopor. Mas não tenho ideia ds como resolver esse problema. Obrigado desde já pela atenção. Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem formação de gelo, abaixo do evaporador, um bloco de gelo, isso vai provocar o defeito, assista a esse vídeo e vai entender
      https://www.youtube.com/watch?v=C6FOTaPIZ80

      Excluir
  42. Olá gostaria de saber o que fazer, minha geladeira é Bosch frost free de inox e faz um mes mais ou menos que está derramando agua pela frente da geladeira, li os comentarios acima e vi que é possivel que seja uma borrachinha do reservatorio de agua, é isso mesmo?desde já agradeço

    Liria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não é o coletor sobre o compressor, vou deixar um video o abaixo do video tem os links para a compra da peça que eu vendo para corrigir se o defeito for esse ok
      https://www.youtube.com/watch?v=vbRK3TVcVGw

      Excluir
  43. Boa tarde tenho uma geladeira frost free 340 e notei que ela esta acumulando agua no reservatorio atraz dela o que eu faço??

    ResponderExcluir
  44. possuo um geladeira eletrolux dff40, está acontecendo que a água do degelo que cai no reservatorio em cima do motor não evapora e transborda. Outro ponto, é que ela não aumenta nem diminui a capacidade, só fica indicando médio no painel de controle da porta.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.