segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lavadora de roupas Brastemp não centrifuga - mondial/Clean

Mondial
Clean

   
   Estas são as lavadora Brastemp Mondial e Brastemp Clean, apresentam muito esse defeito de não centrifugar, esses dois modelos, usam para acionar a centrifugação uma peça chamada solenóide de freio, é essa peça que dá um estálo, quando a lavadora deixa de agitar e começa a drenar, muitas vezes o solenóide de freio queima mesmo e tem que ser trocado, mas em muitos casos, talvez na maioria dos casos, um dos fios que alimenta de energia o solenóide se quebra bem no pezinho do conector do terminal da fiação que chega no solenóie.
   Para verificar esse defeito é bem simples, não precisa nem deitar a lavadora de roupas, note que na parte traseira da lavadora tem uma janelinha, uma abertura na parte inferior traseira do produto, olhando por essa janela de acesso, a primeira peça elétrica que vemos é justamente o solenóide, e nele tres fios, dois juntos e um na lateral, o da lateral é verde, portanto se trata do fio terra e o fio terra nunca se quebra, apenas um dos dois que alimentam de energia a peça.
   Quando isso ocorrer, não precisa trocar a peça, basta arranjar outro terminal, retirar o terminal velho que ficou ainda conectado ao solenóide, e emendar o terminal novo ao fio que se rompeu, emendar fazendo uma emenda bem feita, e isolar bem com fita isolante, depois reconectar o fio a solenóide e testar a lavadora, vou deixar a seguir uma foto do solenóide, assim fica mais fácil localizar, identificar a peça e corrigir o problema.


Solenóide de freio Mondial/Clean


Solenóide de freio

INSCREVA-SE EM MEU CANAL DO YouTube 
VÁRIOS VÍDEOS ENSINANDO A CONSERTAR ELETROS.

43 comentários:

  1. Olá! Tenho uma máquina CLEAN igualzinho da foto a direita,ela funcionava direitinho;depois parou de bater,so centrifugava,agora parou de centrifugar ,e esta travada naum sei mais o que fazer,pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa nesse caso fica bem complicado, ela enche de água quando voce coloca no inicio do programa? temos que ir eliminando possibilidades e saber se enche de água ou não vai me ajudar a tentar imaginar o que ocorre aí.

      Excluir
  2. Olá Celso, fizemos contato em 26 de junho, transcrevo aqui minha questão:
    Então vamos lá...
    Minha Brastemp é uma moça é de modelo BLL22MGABB VER. W.W SERIAL 1NVO219720 CAP.5KG/65 Lts água 3 ciclos super luxo.
    Era tudo isso que estava na etiqueta rs
    Ganhei de presente de uma tia, que me deu por ela ser muito barulhenta rsrs, já está comigo por 15 anos.
    Como trabalhamos fora o dia inteiro, temos dificuldade de horário pra chamar alguém pra olhar, mas estou quase louca sem ela.
    O cesto está solto, girei com a mão como vc pediu...gira para os dois lados, coloquei o seletor no último ciclo e só gira o miolo dela, o cesto não gira, com isso a água sai mas ela não torce a roupa. Levantei a tampa para olhar (segurei aquela peça pra ela funcionar mesmo com a tampa aberta), e é isso que acontece, o tambor parado e só o miolo gira.
    Será que fui clara? Deu pra vc entender?
    Então, ainda não tinha parado pra resolver, como aqui onde moro faz muito frio, mesmo a roupa sendo lavada na máquina demora para secar, então minha mãe tava lavando para mim, mas com a entrada da primavera, preciso colocar minha a minha para funcionar, não devo ficar explorando minha doce mãe né rs. Ontem, eu e meu marido seguimos suas instruções e era o fio branco que estava partido, resolvido um problema apareceu outro rs ela enche e o sistema não para de encher, mesma quando ela passa para outra operação continua a entrada de água acionada, logo após meu marido emendar o fio, já colocamos para funcionar e percebemos esse outro probleminha, mas mesmo assim lavei umas roupas acumuladas, quando ele chegava no nível certo fechava o registro ou resistro (não sei qual o certo rs), enfim...aguardo sua ajuda!
    *não encontrei aqui o número da sua conta da Caixa, lembro que da outra vez que vim aqui tinha em algum lugar, vi só um site renda extra, entrei mas não localizei onde contribuir.Aguardo esta resposta também ok
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o problema agora é com a valvula de entrada de água, vou deixar o link de uma postagem que vai te ajudar, vou colar aqui o endereço da postagem, a valvula além de queimar e deixar de entrar água, pode apresentar um problema mecanico da peça, que é abrir para agua entrar e depois não fechar mais, assim a lavadora começa a bater, mas depois se deixar transborda.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/lavadoras-brastemp-mondial-e-brastemp.html

      Excluir
  3. Só pra dizer que acabei de achar o número da sua conta nas dicas rs pode apagar esse comentário ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,
      Não precisa se preocupar em colaborar não querida, até hoje apenas uma pessoa colaborou, e não estou mentindo, em contrapartida, já vieram um monte de gente dizer que economizou 50,00 - 100,00 - e até mais que 200,00 com minhas instruções, as pessoas são ótimas para receber, sabem elogiar e dizem que meu trabalho é muito bom, mas doar, ninguém tem essa capacidade, as pessoas se acostumam em receber sem ter que dar nada, quem sabe um dia eu coloco o blog privado, aí só vai entrar quem quiser pagar pra resolver seus problemas com eletrodomésticos
      No seu caso já está mais que pago, vi sua ótima intenção em colaborar, mas sinceramente não precisa, o preço que vou cobrar, é torcer para voce resolver seu problema aí com a lavadora, pois é isso que faço todos os dias, respondo aqui, no email, no face e no you tube, quando eu não der mais conta eu paro, mas por hora vou conciliando meu trabalho como técnico na casa dos meus clientes e aqui, quando posso responder, abração e felicidades para família querida

      Excluir
  4. Olá Celso,
    fiz uma contribuição na sua conta hoje pela manhã, não depositei o tanto que economizei (eu sei que não), justamente vim parar aqui no seu blog por estar em dificuldades financeiras, procurei pela internet se conseguiria resolver o problema sem chamar um técnico e assim deixar de gastar, mas daí também não contribuir com nada já é demais né...e eu pensando que todo mundo retribuía a sua ajuda :(
    Agora, você acha que a gente mesmo resolve este problema da válvula?
    Obrigado
    Um abraço
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teimosa...
      Claro que sim, é bem simples. compre a valvula para esse modelo de lavadora, a valvula é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada de água, nela apenas dois parafusos de 5/16 ou 8mm.
      abra a tampa e vai ver a valvula por baixo, nela vão apenas os dois fios, de um lado é rosqueada a mangueira de entrada de água, e do outro lado uma mangueirinha que é encaixada na valvula e no defletor de água, se tiver duvida, mande-me um email no celsojair@gmail.com que falo com seu esposo pessoalmente e auxilio voces ok, abração

      Excluir
  5. Olá Celso,achei seu blog ótimo está sendo de bom uso,já consegui encontrar dois defeitos em uma máquina da electrolux,um dos defeito era o interruptor de tampa estava quebrado e o outro a chave da válvula de direcionamento de fluxo estava quebrado.Com os seus comentários me ajudou a uma boa economia.
    Bom é o seguinte tenho uma lavadora brastemp clean 5kg bem antiga,toda vez que uso ela para centrifuga o motor cheira queimado e a roupa sai molhada,com isso não uso ela em todos os processo pq está uma pouco lerda e com esse cheiro.O que pode ser? O técnico me disse que tem que trocar o motor e me deu um orçamento de R$400,00.Gostaria da sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um motor novo, custa na faixa de 150,00 aqui em Brasília, pode optar por um recondicionado, na faixa de 80,00 , os motores recondicionados para esse modelo, são muito bons e tem 180 dias de garantia, enquanto um motor novo tem apenas 90 dias, acho que seria conveniente colocar o motor recondicionado, são apenas dois parafusos de 13mm que prendem o motor á base, bem fácil trocar.

      Excluir
  6. Olá Celso.

    Tenho uma Máquina de lavar roupa 5 KG Consul Clean ,ela enche de água mas não gira tambor nenhuma função.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Luis Filipe Przybylski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que não lava e nem centrifuga?
      Pode ser o capacitor do motor, ou fio quebrado no motor, se quiser, pode comprar um capacitor, custa na faixa de 15,00 e tem muitas chances de ser ele, mas antes, olhe os fios do motor, puxe com meia força para ver se não tem fios quebrados, veja no conector que une os fios do motor com a fiação, e veja também se não tem curto no capacitor, outra coisa, não existe consul clean, existe brastemp clean.

      Excluir
  7. Olá... Boa tarde Celso..
    Vc tem algum vídeo que me mostre como eu faço para apertar a correia da minha máquina Brastemp Clean?? Ela não centrifuga ,, e sei que é a correia pois já veio um técnico em casa e disse que é isso.. vc pode me ajudar??
    Desde já agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, dificilmente correia nesse modelo apresenta defeito, não tenho vídeo, mas é muito simples, a correia passa pela polia grande e pela polia do motor, então o que tem que fazer, é distanciar o motor da polia e assim a correia estica, o motor é fixado na base por dois parafusos com porca de 13 mm, folgue um parafuso, afaste mais o motor da polia, nem precisa soltar a correia, com a correia mais esticada, reaperte o parafuso.

      Excluir
  8. Boa tarde Celso
    Estou com seguinte problema tenho uma lavadora Consul automatica 7 kg, ela não lava, só centrifuga. O que pode ser?

    Wellington

    ResponderExcluir
  9. Oi. Boa noite. Tenho uma brastemp 9kg. Ela parou de centrifugar e agora de bater. Tinha vezes que em vez de lavar girava como se estivesse centrifugando. E esta cheirando queimado. Perdi minha maquina?
    Gostaria de saber ... pois fiz um orçamento hj e assustei com o preço que me pediram. Me ajude por favor. Compro outra? ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, tenho que saber qual foi o orçamento que te deram, eu suspeito de placa, mas como estou distante não posso ter certeza, se foi placa, quanto cobraram?

      Excluir
  10. Ele falou que ficava em 400 reais de problema mecânico e elétrico ele nem sabia quanto. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei com você no email, faça o que eu te pedi, peça mais dois orçamentos para comparação de valores e qual é realmente o problema da lavadora, esse negócio de eu não sei o que é, não é coisa de profissional, técnico é técnico e esteve na sua casa, para dizer qual o problema do seu produto, e quanto vai custar para resolver, dizer que não sabe o que é, isso é sua parte, a parte do técnico é dizer O QUE É!!!

      Excluir
  11. Muito obrigada! Vem um outro hj. Vamos ver o que ele diz.

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma Brastemp Mondial 5kg e não está centrifugando, já troquei o Solenóide de freio e não centrifugou. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa eletronica dela, pode ser timer, motor queimado, ou com fio quebrado, sem ver, tem certos defeitos que é bem complicado por ter várias possibilidades, mas eu arriscaria a placa eletronica.

      Excluir
  13. olá boa tarde tenho uma maquina mondial brastemp , modelo BLL 22MACBB versao WW, a mesma so enche de agua nao bate o qual será o defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser motor com fio quebrado, pode ser motor queimado, pode ser também placa de potência ou até o timer, só mesmo vendo e testando os componentes para saber ao certo.

      Excluir
  14. OLA CELSO--VI QUE VC É DO BEM E DOS BONS-PEÇO PERMISSAO PRA DIVULGAR SEU BLOG DENTRO DO MEU..
    (ASSIMVENDE.BLOGSPOT.COM)
    --TENHO UMA LAVADORA CONSUL-TUDO FUNCIONA,MAS QUANDO PARA DE CENTRIFUGAR ,ELA DA UM 'ESTALO' MUITO FORTE-SE PUDER ME ORIENTAR TE AGRADEÇO-
    OUTRA COISA-NAS CONFIGURAÇOOES DO BLOGGER TEM COMO MONETIZAR SEU BLOG.
    SE VOCE TEM VISITAS,VAI TER ANUNCIANTES E ASSIM VAI CAIR UNS ''PIXULECOS' PRA VOCE-
    PRA MONETIZAR NAO SE GASTA NADA...SE QUISER UE TE ORIENTO COMO FAZER ISSO-ABÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, quando se trata de barulho, fica complicado demais sem ver e ouvir pessoalmente, porque não tem nem como imaginar onde seja o barulho e nem por qual motivo, o meu blog é sim monetizado, veja que no topo tem dois links de propaganda do google, e na lateral direita o primeiro icone de propaganda também é do google, recebo em média 35 mil visitas/dia, mas os rendimentos tem sido muito baixos ultimamente, muito aquem de quando iniciei o blog.

      Excluir
  15. Boa noite Celso gostaria que você me orientasse sobre um defeito em uma lavadora brastemp Advantech Wash 6KG, ela faz todo o processo mas na hora da centrifugação ela não acontece a drenagem funciona e ao termino da mesma ela não centrifuga ela tenta entrar em centrifugação mas o cesto trava e desliga tudo. Se você puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com ela desligada, tente girar o cesto com as mãos, veja se não está travado, pode ser isso, aí pesa muito, e a placa cancela o programa, é uma possibilidade.

      Excluir
  16. Boa tarde Celso tenho uma máquina brastemp clean e ela não está centrifugando já olhei e não é o solenoide e nem fio quebrado...o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser motor com fio quebrado, pode ser motor queimado, pode ser a plaquinha de centrifugação, se for a plaquinha eu vendo, mas tem que ter certeza se é mesmo ela, pode ser timer também, seria bom um técnico dar uma olhada.

      Excluir
    2. Celso será que não é o pressostato?
      Grato,
      Fernando José

      Excluir
    3. è improvável, ma não impossível

      Excluir
  17. Boa tarde tenho uma brastemp ative 11 kg ela por vezes não centrífuga. ...Faz todo o processo de lavagem normal, depois que termina de jogar a água fica só fazendo sucção e não Centrífuga. ..As vezes tiro ela da tomada por algumas horas daí ela volta a centrifugar normal. .O que será que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser placa, porque se fosse alguma coisa queimada, ela jamais voltaria a centrifugar, eu vendo placas para essa lavadora, mas para esse modelo existem três versões, precisa ver o código na placa de interface, ou seja, na placa maior, para saber qual versão a sua está usando

      Excluir
    2. Onde fica essa placa maior ou como faço pra visualizar o código e te passar?

      Excluir
    3. hoje ela parou de centrifugar de vez. ... atrás dela está escrito:modelo BWL11ABANAOO

      Excluir
    4. As placas ficam juntas, tem uma maior que preciso do código, mande pelo whatsapp do departamento de peças que vejo mais rápido 61 9 8289-8820, assista ao vídeo e vai ver onde é a placa
      https://www.youtube.com/watch?v=ORITKA3ZaL8

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.