segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Geladeira Brastemp não liga - BRF36Z



   O que ocorre nesse modelo, é que mesmo programando a temperatura para máxima, ou seja com todos os leds acesos, a geladeira fica com todos os leds piscando e nem consegue ligar o motor, para solucionar o problema, só mesmo trocando a placa eletronica.

    Para fazer com que a geladeira volte a funcionar, basta reprogramar ela para uma temperatura inferior, aconselho colocar no mínimo, ou seja, deixa apenas um led aceso, isso vai fazer com que o motor da geladeira consigar partir e ela volta a gelar, por quanto tempo não podemos prever, talvez, fazendo esse procedimento, ela funcione por mais algumas semanas, em alguns casos funciona até por alguns meses, mas quando ela deixar de ligar mesmo selecionando a temperatura mínima, tem mesmo que se trocar a placa eletrônica para corrigir o problema. A placa eletronica fica ali encima no painel de controles.


INSCREVA-SE EM MEU CANAL DO YouTube 
VÁRIOS VÍDEOS ENSINANDO A CONSERTAR ELETROS.

21 comentários:

  1. Bom dia,

    Celso parabéns pelo seu blog você é muito bom, e por isso estou precisando de ajuda de alguem como você, tenho uma geladeira brastemp BRX48D, tem 5 anos, ela tem uma placa chamada sento sentido, e o problema com ela é o seguinte, no ano passado(2012) ela começou a estalar e fica piscando a luz toda vez que abria ela, chamei um técnico sem muita experiência, pois na minha cidade não tem, e ele disse que era a placa e que tinha uma, perguntei se tinha algum problema ficar daquele jeito e ele falou que não, que a única coisa era ficar sem funcionar qualquer momento, neste ano de 2013 em maio a geladeira parou de funcionar chamamos ele novamente e ele falou que era placa que havia queimado, trocou a geladeira ligou, no entanto não gelava, ele falou que era a outra placa a da porta da frente do congelador, trocou ela ligou funcionou direitinho com dois dias a geladeira não funcionou mais, ligava mais não gelava, ele voltou e disse que tinha colocado a placa invertida, e agora não ia mais dá problema, quando foi agora no mês de outubro a geladeira pifou de novo, isto porque no meu município, acredito eu, a energia oscila muito, tem horas que parece um pisca-pisca ligando e desligando em questão de segundos, o que eu faço agora? Qual pode ser o problema e o que fazer para evitar novamente depois de consertada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samara, tem que providenciar um estabilizador de voltagem, igual a esses que são usados em computador, isso vai manter a corrente elétrica estável e evitar que as placas da geladeira sofram danos por variação de corrente elétrica ok.

      Excluir
  2. Olá Celso, boa noite, minha geladeira não está gelando, o motor liga (esquenta) dá uns estalos mas não esquenta a grade, ele não faz aquele barulho de motor ligado, somente esquenta. Fiz a ligação direta no motor, continua acontecendo a mesma coisa, ele esquenta, dá 1 estalo, depois de uns minutos dá outro estalo, esfria um pouco mas não liga, fazendo com que aquela frande fique quente. Isto aconteceu depois que descongelamos a geladeira, o que pode estar acontecendo, estou um pouco perdido, depois de ler muitas dicas suas, ainda continuo sem saber do problema, ela não é frostfree, tem o congelador separado, mas continua sem gelar, liga as luzes também, porém gelar... nada. Se ajudar, a marca é Dako, mas ela é muito boa, nunca deu problema, primeiro sinal foi hoje. Aguardo resposta, obrigado se puder me orientar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não trabalho com essa marca,
      Mas se tentar ligar o motor direto na tomada, com ele quente, ele vai ficar tentando e desarmando pelo protetor térmico, então espere umas quatro horas com o motor fora da tomada para esfriar, depois ligue direto na tomada, se ele ligar e se manter ligado, a grade atrás tem que esquenta, e a parte interna tem que gelar, mas se mesmo frio ele não ligar, então o defeito é no motor compressor e tem que ser trocado.

      Excluir
  3. Tenho uma Brastemp BRF36F. Esta congelando os alimentos na temp 5. Qual a maior incidência de defeito nesse caso, o sensor de temperatura que fica atras da placa de refrigeração no interior do refrigerador, aplaca eletrônica que fica perto do compressor ou a placa eletrônica da parte da frente? Ficarei muito grata pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stella,
      Troque apenas o sensor que fica atrás da placa, todas que apresentaram esse defeito, eu resolvi apenas trocando o sensor, ok, abraço

      Excluir
    2. Agradeço a dica. Estou esperando os técnicos que contactei, e nada, nenhum deles apareceu, alem disso a assistência técnica mais próxima, fica em outra cidade e ñ faz atendimento na minha. Tocarei o sensor. Muito obrigada.

      Excluir
    3. Pode ser que o sensor novo, final 13997 tenha outro formato, e não seja identico ao que esteja no produto, se for, pode encaixar que ser for com esse codigo 326013997 está correto ok.

      Excluir
  4. Troquei o sensor ontem. Realmente o novo não é do mesmo tamanho que o original. O original é bem pequeno, do tamanho de uma capsula de remédio, o outro alem de mais longo é um pouco mais largo, mas ñ tive problema, a canaleta da placa é grande o suficiente para receber o novo sensor.Unica cousa que impediria o encaixe seria uma alça metálica moldada na própria placa, mas cortei a tal alça na parte superior,(descobri uma outra utilidade para um velho alicate de cutículas) afastei-a um pouco, encaixei o novo sensor, e aproximei-a novamente. O refrigerador esta funcionando perfeitamente até agora, qualquer problema peço socorro a você novamente. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo, como disse, o sensor é sim maior, e teria mesmo que cortar o encaixe, mas você é suficientemente inteligente para isso, enfim, que bom que deu tudo certo, tenho certeza que o problema já está totalmente resolvido, parabéns.

      Excluir
  5. Olá, tenho uma Brastemp frost fre BRM 35B, Há 4 anos, desde que compramos ela estala o tempo inteiro, só que faz um mês que ela funciona só as vezes, chamamos 2 técnicos que disseram que não tem problema nenhum, ora, ela estala o motor começa a funcionar dá uns estalos e para(como se estivesse engasgado) e degela o freezer, perco alimentos toda a semana, do nada ela volta a funcionar normalmente. Não sei o q fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa eletronica, ou seja a caixa controle que gerencia todo o sistema, a caixa, quando apresenta problemas, fica dando estalinhos e não consegue ligar o compressor, depois volta ao normal, mas tem que testar o motor compressor antes, nesse caso, acho bem provável que seja a caixa controle, ou seja a placa, veja nesse vídeo

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
  6. Celso, bom dia amigo! A minha geladeira Consul duplex 350 litros, de vez enquanto para de funcionar descongela mas depois volta a funcionar, mas desta vez demorou muito, ficou mais de um dia sem funcionar. Observei que o motor estava quente, estalava mas não funcionava. Desliguei e dei umas "porradinhas" no motor, passado um tempo liguei-a novamente e ela voltou a funcionar. Claro que "porradinhas" no motor não é para ser feito. O quê está acontecendo? Qual é o defeito? Abraços. felicianoinacio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber do modelo exato de sua geladeira, pela litragem não sei qual é.

      Excluir
  7. Olá. Parabéns pelo teu blog. Estou com um problema muito interessante: tenho um refrigerador BRF36F e um freezer BVE28F instalados lado a lado. O que ocorre é que há uns dois meses, quando eu ligo uma luminária em minha casa, o refrigerador pisca no indicativo de temperatura e emite um bip como se fosse um alarme. Chamei meu eletricista e testamos se havia queda de tensão, trocamos o disjuntor e a fase da geladeira e nada faz parar o bip. Inclusive coloquei um filtro de rede apesar de não haver queda ou aumento de tensão quando é ligada qualquer luminária da casa. Meu eletricista sugeriu que eu chamasse um técnico da brastemp para ver se a geladeira não está se entregando, uma vez que nada acontece com o freezer! Tens alguma dica? Devo tentar trocar a placa da geladeira? Qual delas? Obrigado. luismmuller@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive problemas relativo a isso com esse modelo, mas com certeza está relativo a corrente elétrica, o defeito que esse modelo apresenta, quando apresenta é em um sensor que fica atras da placa fria e o produto passa a congelar os alimentos, então vou te dar um conselho, se ele está refrigerando normalmente, não troque nada, nem placa superior e nem caixa controle, a não ser que esteja te incomodando muito, mas sei que isso é em uma das placas, em qual delas, não sei mesmo.

      Excluir
  8. Olá. Parabéns pelo teu blog. Estou com um problema muito interessante: tenho um refrigerador BRF36F e um freezer BVE28F instalados lado a lado. O que ocorre é que há uns dois meses, quando eu ligo uma luminária em minha casa, o refrigerador pisca no indicativo de temperatura e emite um bip como se fosse um alarme. Chamei meu eletricista e testamos se havia queda de tensão, trocamos o disjuntor e a fase da geladeira e nada faz parar o bip. Inclusive coloquei um filtro de rede apesar de não haver queda ou aumento de tensão quando é ligada qualquer luminária da casa. Meu eletricista sugeriu que eu chamasse um técnico da brastemp para ver se a geladeira não está se entregando, uma vez que nada acontece com o freezer! Tens alguma dica? Devo tentar trocar a placa da geladeira? Qual delas? Obrigado. luismmuller@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive problemas relativo a isso com esse modelo, mas com certeza está relativo a corrente elétrica, o defeito que esse modelo apresenta, quando apresenta é em um sensor que fica atras da placa fria e o produto passa a congelar os alimentos, então vou te dar um conselho, se ele está refrigerando normalmente, não troque nada, nem placa superior e nem caixa controle, a não ser que esteja te incomodando muito, mas sei que isso é em uma das placas, em qual delas, não sei mesmo.

      Excluir
  9. Olá. Parabéns pelo teu blog. Estou com um problema muito interessante: tenho um refrigerador BRF36F e um freezer BVE28F instalados lado a lado. O que ocorre é que há uns dois meses, quando eu ligo uma luminária em minha casa, o refrigerador pisca no indicativo de temperatura e emite um bip como se fosse um alarme. Chamei meu eletricista e testamos se havia queda de tensão, trocamos o disjuntor e a fase da geladeira e nada faz parar o bip. Inclusive coloquei um filtro de rede apesar de não haver queda ou aumento de tensão quando é ligada qualquer luminária da casa. Meu eletricista sugeriu que eu chamasse um técnico da brastemp para ver se a geladeira não está se entregando, uma vez que nada acontece com o freezer! Tens alguma dica? Devo tentar trocar a placa da geladeira? Qual delas? Obrigado. luismmuller@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive problemas relativo a isso com esse modelo, mas com certeza está relativo a corrente elétrica, o defeito que esse modelo apresenta, quando apresenta é em um sensor que fica atras da placa fria e o produto passa a congelar os alimentos, então vou te dar um conselho, se ele está refrigerando normalmente, não troque nada, nem placa superior e nem caixa controle, a não ser que esteja te incomodando muito, mas sei que isso é em uma das placas, em qual delas, não sei mesmo.

      Excluir
    2. Olá cesto Boa tarde, minha geladeira fros free brastemp parou de funcionar não liga nen as luzes o que poderia ser?

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.