terça-feira, 12 de novembro de 2013

Geladeira não refrigera - BRM47B com ventilador queimado



   Sempre tenho visto aqui, centenas de problemas com refrigeradores frot free que não congelam ou não gelam na parte inferior, e na maioria das vezes o problema está relacionado ao produto deixar de fazer degelo, acumular gelo em excessor no freezer e esse gelo impedir a circulação de ar.
   Nesse caso que estamos vendo agora, o defeito é diferente e ocorre muito menos que os outros defeitos mais comuns em refrigeradores frost free.
   O vídeo acima, mostra um problema com o ventilador, ele deixou de girar, mas mesmo assim ainda recebia energia e estava superaquecido, isso ocorre muito com ventiladores de frost free, eles não chegam a queimar, eles travam o induzido e deixam de girar, mesmo assim ficam energizados e geram muito calor, tanto que estã dentro do freezer, em temperaturas bem abaixo de zero, e mesmo assim nem conseguimos toca-los de tão quentes que ficam, então quando isso ocorre, há aquela formaçãozinha de gelo na parte superior do evaporador, e isso ocorre porque o ventilador gela tanto calor que á formação de gelo proximo á ele, uma condensação forçada justamente pelo excesso de calor, então quando a gente que jpa tem experiência abre um frost free e vê aquela camadinha de gelo na parte superior, já se sabe que o ventilador parou e necessita ser trocado, o vídeo explica bem essa situação, abraço á todos e fiquem com Deus.


 

 
Quer Ganhar dinheiro, aprendendo em um curso completo de conserto de lavadoras e Ar Split, clique no link abaixo e seja um profissional na área podendo ter ganhos entre 3.000,00 a 10.000,00 CLIQUE AQUI
 

 
Participe de minhas redes sociais:

youtube - Inscreva-se INSCREVER-SE AQUI
Google+ - Seguir no GOOGLE
Linkedin - Participar da Rede
 

76 comentários:

  1. Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa essa sua de compartilhar conhecimento!

    Minha geladeira desse mesmo modelo (BRM47B) não está mais congelando na parte de cima. Através das informações
    aqui do seu blog fiz alguns procedimentos. 1) Verifiquei que o ventilador está funcionando. 2) Testei a resistência ligando direto
    na tomada (Vi que ela está esquentando. Deveria esquentar a ponto de queimar o dedo?) 3) Testei o fusível térmico e vi que estava
    dando continuidade (por ser barato acabei comprando um novo). Derreti o gelo acumulado e liguei denovo. Após mais de 4 horas ligadas ela não conseguiu congelar uma forminha de gelo (será q foi pouco tempo de ligada?). Abri ela denovo e vi que já tinha novamente uma pequena capa de gelo no condensador.

    Minha dúvida é se o próximo passo seria trocar a placa? Ou vc acha q pode ser mais sério e devo jogar a toalha e chamar a assistência brastemp?
    Agradeço a atenção,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os componentes estão ok, o que ocorre muitas vezes nesse modelo, é a formação de um bloco de gelo no duto de ar que fica entre o freezer e o refrigerador, não temos acesso a esse local, são peças de isopor, então para derreter o gelo no duto, se for esse o caso, e me parece muito que é, desligue da tomada, abra as duas portas totalmente e deixe por 48 horas, não menos que isso, depois desse prazo, todo gelo do duto tem que derreter, religue e veja como ela vai se comportar, tenho quase certeza que volta ao normal ok, abração

      Excluir
    2. Demorou uns 2 dias pra conseguir congelar uns bifes. :)
      Vou tentar isso que vc falou pra ver se a danada volta a ter a força que tinha antes. Muitíssimo obrigado pelo retorno.

      Excluir
    3. Faça e vai ver que vai dar certo, abração

      Excluir
    4. Olá Celso, não repare o tempo que faz desde o último contato :). Era final de ano, fui levando com a barriga depois veio férias... enfim, a bichinha continua não gelando direito no congelador. Forma uma camada de gelo só na parte de cima do evaporador e logo começa a encostar no ventilador e fazer aquele barulho chato. Quando faz isso eu desligo e tiro o gelo pra resolver o problema do barulho. E nada de congelar...

      Voltando ao caso.. Deixei ela os 2 dias desligada pra descongelar por completo conforme vc falou mas tbém não resolveu. Antes disso eu havia trocado o fusível térmico e testado a resistência.

      Vi vc comentando em um outro post sobre ligar o compressor diretamente na tomada... Isso seria pra testar se o compressor está funcionando e com gás suficiente? Se puder me confirmar o procedimento... devo deixar o motor esfriar (2 horas desligada) e depois ligar o compressor na tomada esperar 30 minutos e conferir se o condensador está quente e o evaporador com a camada fina de gelo cobrindo ele todo. Correto? Não tem risco de queimar o compressor não né? :)
      Se tudo estiver Ok o próximo passo é trocar a caixa de controle? Agradeço sua atenção.

      Excluir
    5. Boa noite Celso, fiz o teste ligando o compressor direto na tomada. Desliguei a geladeira por 2 horas e depois liguei direto na tomada por 30 minutos. Resultado: O condensador esquentou praticamente nada e o evaporador criou uma fina camadinha de gelo só na parte de cima. Na parte de baixo até parecia estar começando a formar mas não chegou a acumular nada. Carga de gás é o próximo passo? Grato pela ajuda.

      Excluir
    6. Não, o motor pode ficar ligado por horas e horas sem problemas, mas o defeito não é compressor, já que ela faz gelo em excesso, teste novamente a resistência de degelo, e o fusível térmico, em ultimo caso a caixa controle.

      Excluir
  2. Minha geladeira Brastemp BRQ47 parou de congelar os alimentos, deixei ela desligada por 24 hrs agora ela refrigera a parte de cima e a de baixo nao funciona mais. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o compartimento freezer e veja se o ventilador está funcionando, veja também se tem gelo em excesso cobrindo todo o evaporador, caso tenha tem que testar a resistencia de degelo, para ver se ela está aquecendo, caso nao esteja aquecendo, pode ser a resistencia de degelo, ou ventilador queimado. teste esses dois e veja se tem gelo em excesso no freezer.

      Excluir
  3. Bom dia celso. Tenho um refrigerador eletrolux air flow dc 45 e, a temperatura do refrigerador fica em torno de +15°C e não desliga o compressor. cada técnico que faz o orçamento diz coisa diferente e sempre acima de 200 reais. o freezer manten os -15°C.Verifiquei que existe inumeras reclamações deste mesmo produto na internet. poderia me dar ma luz pra não gastar mais deuma vez com o mesmo problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carlos, esse produto apresenta problemas de vazamento de gás, então se repor gás, com certeza vai vazar novamente, não podemos prever quanto tempo vai durar a carga do gás, mas pode ser feito o seguinte, elimina-se a tubulação que passa por dentro do gabinete, chama-se pre resfriador, passa entre as portas para aquecer e evitar sudação entre as portas, então, elimina-se essa tubulação e acaba o vazamento, mas em dias chuvosos e de umidade alta, pode formar gotinhas de água, perto das borrachas das portas, esse serviço fica mesmo na casa de 200,00, mas se eliminar o pré, fica bom e seguro, e com certeza não vai mais ocorrer, mas vai ter o incomodo de as vezes molhar perto das borrachas.

      Excluir
  4. Prezado Celso.
    Tenho um refrigerador deste modelo BRM47B. Aumentei no final de semana a potência para o máximo pois precisei gelar uma quantidade maior de produtos. Ocorre que agora está congelando tudo na geladeira mesmo com a regulagem no mínimo. O que posso fazer para solucionar o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o damper termostático, que fica dentro do duto do compartimento refrigerador, mas pode ser apenas que tenha travado, então desligue por 24 horas da tomada, e deixe com as duas portas abertas, depois religue e vamos torcer para voltar ao normal.

      Excluir
  5. Celso, boa tarde!
    Tenho uma geladeira Brastemp BRM47BR e os produtos ficam com gotículas na parte de dentro dos saquinhos e potes, por fim acaba estragando. Pelo que li no seu blog teria que trocar a gaxeta, certo? É fácil de trocar?
    Procuro um local para comprar em São paulo e não encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, gelo dentro das embalagens não vai ter a ver com gaxeta, produtos ensacados dever ser retirado o ar de dentro, por isso, se embala produtos a vácuo, o ar dentro do saquinho é composto por moléculas de hidrogênio e oxigênio, que juntas formam água, procure tirar ao máximo o ar dos saquinhos antes de congelar.

      Quanto a potes, o correto é levar para congelamento depois de resfriado, vamos supor que pegue um produto quente, morno, o menos que morno, se levar direto ao freezer, pode sim ter formação de água, pela evaporação do calor, novamente, as gaxetas não vão influenciar nesse caso, se a gaxeta estiver ruim, vai se formar gelo, fora do saquinho, e fora do pote, e não dentro deles, visto que estão fechados e isolados.

      Excluir
  6. Celso.Boa noite
    Minha cunhada me deu sua geladeira usada(bota usada nisso).Uma CCE Duplo 430. Já procurei na internete por manuais e informações sobre ela, mas nada encontrei. Ela só gela o freezer, a parte de baixo não gela.
    Eu queria saber aonde fica o ventilador e os outros componentes do freezer e como localiza-los ou como chegar até eles.
    Examinei a parte interna do freezer, mas só tem plástico, não vejo nenhuma tampa que eu possa retirar para localizar as peças.
    Jose G. Azevedo 11 de Fevereiro de 2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira não é frost free, portanto não vai ter ventilador no freezer, ele tem apenas canos internos por onde circula o gás, e nesse local não temos acesso.
      O mais provável defeito com sua geladeira é falta de gás, por isso não refrigera a placa fria do compartimento refrigerador, contate um técnico para completar a carga de gás, quase certeza que é apenas isso ok, abraço

      Excluir
  7. Boa noite! Minha geladeira é essa BRM47B ela parou de gelar em cima e em baixo chamei o cara pra olha ele disse que era o controle eletrônico 290 reais trocou e ela não funcionou continuou do mesmo jeito agora ele disse que é o motor que não esta tendo força pra gelar será que pode ser isto? Ele disse que o motor custa 720 reais será que compensa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, primeiramente ele tinha que ter testato o motor antes de trocar a placa.
      Segundo, um motor de geladeira como a sua, custa na faixa de 250,00 a 300,00 novo, original e com dois anos de garantia, claro que temos que considerar a mão de obra, mas como ele já trocou peça sem necessidade, teria que abater a mão de obra e cobrar apenas o motor nesse caso, para ser justo.
      Eu sinceramente, acho que você tem que chamar um ou dois técnicos, para conferir e te dar um orçamento competente, assim vai saber o que realmente tem que ser trocado, por hora não troque o compressor, por vários motivos, entre eles o preço, e o principal, pode ser que esse motor nem tenha defeito, pode ser apenas sensor ou fusível térmico.

      Excluir
  8. Adquiri um geladeira Frost vfree Brastemp Ative modelo BRM 48 NB. Liguei ela e ja fazem 4 horas e acho que somente está resfriando. A minha dúvida é quanto tempo leva para o refrigerador gelar e o frieezer para congelar os alimentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da quantidade de alimentos que tenha dentro, mas em média de 24 a 48 horas para congelamento total do freezer e resfriamento do refrigerador.

      Excluir
  9. Opa blz! Minha geladeira eletrolixo tem 2 anos. A luz piscou ai qdo voltou b energia ela piscou e parou. Oq pode ser? Motor , fusível? Ela não liga mais.
    Eu abri atraz e nao sei oq pode ser! Se pder dar dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso dar dicas no seu caso, nem sequer me disse o modelo de sua geladeira, fica impossível para mim ok.

      Excluir
  10. Minha Frost Free DF38X não gela na parte inferior e muito fraco na parte superior. Quando desligo da tomada e religo, o compressor não funciona. Depois de algum tempo fora da tomada, volto a ligar, ele funciona muito fraco. Percebo que o compressor está quente. Outra coisa que percebi: quando desligo o termostato na parte do refrigerador e religo, a lâmpada interna diminui a intensidade, ou seja, parece que vai ligar, mas não liga. Quais testes devo fazer? Muito obrigado. Blog excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem que desmontar o freezer, ver se o ventilador funciona, ver se tem gelo em excesso cobrindo o evaporador, se tiver gelo e o ventilador estiver ok, veja se a resistência está aquecendo, se estiverem ok, resistencia e ventilador e mesmo assim gelo em excesso, troque o bimetálico com sensor, e deixe em observação.

      Excluir
  11. celso boa noite tudo bem!
    gostaria de te perguntar uma coisa tenho uma geladeira brastemp brm 47 b, so gela no congelador, ja tinha dado este poblemas deixei ela desligada um durante o dia e ela voltou ao normal , so que agora deu o mesmo poblema , abri o congelador para ver se o ventilador estava funcionado normal , so que pelo que percebi o isopor da vedaçao onde fica o ventilador estava muinto fraco tipo desfarinhando em alguns lugares checou ate quebrar , o ventilador esta funcionando normalmente. oque pode ser.
    me email e educachex@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode ser gelo no duto de ar, acontece muito nesse modelo, e esse gelo do duto impede a circulação de ar , nesses casos, eu peço para o cliente desligar da tomada e deixar 72 horas desligada, assim o gelo derrete totalmente, menos tempo que isso nem adianta desligar, podem ser também outros problemas , mas o mais comum nesse modelo é esse problema

      Excluir
  12. a mimnha geladeira e uma brastemp BRM47B e ela nao ta gelando embaixo,o que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se não é este mesmo defeito apresentado nesse video:

      https://www.youtube.com/watch?v=-m19geHdYzU

      Excluir
  13. Boa tarde, minha geladeira brastemp do modelo brm 48 ative, esta bloqueando o evaporador com gelo. Ela já havia dado este defeito quando estava na garantia, mas eles consertaram e voltou a dar o mesmo defeito. o que devo testar pois o conserto gira em torno de R$ 700,00. fora o frete para levar até a autorizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você desmontou a geladeira, e viu que tem mesmo gelo no evaporador, teste a resistência de degelo que fica em volta do congelador, se estiver queimada troque, se não estiver troque apenas o fusível térmico, essa resposta está baseada na sua informação que ela está com o evaporador cheio de gelo, e cheio é nele todo, não somente em cima, como não somente na parte do alicerce ok.

      Excluir
  14. Boa noite Celso. Minha geladeira Frost Free modelo BRM42EBANA10 parou de congelar a parte de cima depois de alguns dias com um barulho estranho que parecia uma ventoinha ou relé que desarmava. Não entendo bem e por isso preciso de sua opinião antes de chamar o técnico. Comprei essa geladeira em Dez/2012 e ela ficou embalada até Dez/13 quando terminei minha cozinha. Faz menos de um ano que a instalei. Perdi a garantia e estou sem condições de chamar um técnico, por agora. Toda ajuda será bem vinda. Obrigada. Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria de desmontar o compartimento freezer, e ver se tem gelo em excesso dentro, pode ser gelo em excesso pegando na hélice do ventilador e provocando o barulho, se tiver gelo em excesso, pode ser essa a causa do problema, e sendo isso, termos como analisar qual a causa, mas antes tem que abrir o freezer e ver se é mesmo esse o problema, no caso excesso de gelo.

      Excluir
    2. Célio, boa noite. Desliguei o refrigerador e percebi que na parede interna e no fundo do freezer há um acúmulo de gelo. Tem dois parafusos e não consegui retirar essa placa onde se lê: Frost Free Maxi freezer e um botão de controle de circulação de ar. Parece estar presa por uma camada de gelo. Vou aguardar o descongelamento e entro em contato. Muito obrigada pela atenção de disponibilidade. Elaine

      Excluir
  15. Célio tem um excesso de gelo na hélice mesmo. Desliguei da tomada e está descongelando e a hélice está girando, claro, manualmente. Deixarei desligado até o degelo total. Agora é descobrir o motivo do excesso de gelo.

    ResponderExcluir
  16. Após o degelo, retirei a placa e realmente havia acúmulo de gelo na hélice. Depois que derreteu, recoloquei a tampa e liguei o refrigerador que voltou a funcionar sem o barulho de tec, tec, tec, que fazia.Fiquei super feliz de ter conseguido consertar "sozinha"! Obrigada! Agora é descobrir o motivo do gelo acumulado. Mais uma tarefa que te dou com prazer. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, sabemos que o ventilador está bom, agora ela tem em volta do congelador, uma resistência de degelo, se estiver queimada, essa pode ser a causa, se acumular gelo novamente teste a resistência, não precisa tirar do lugar, basta arranjar um cabo de energia longo e energizar os dois terminais da resistência direto na tomada por uns 20 minutos, se a resistência aquecer estará boa, e estando boa, aconselho trocar apenas o fusível térmico, se estiver queimada troque ela, é uma peça delicada se tiver que trocar, delicado mexer no evaporador, vou deixar dois vídeos que podem auxiliar, veja

      https://www.youtube.com/watch?v=JcUGMuNFDjw

      https://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      Excluir
  17. Desculpe por ter trocado seu nome Celso. É a idade mesmo. Vou aguardar e seguir as instruções. Mais uma vez te agradeço pela disponibilidade e pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas quanto a trocar o nome
      Olha, quando postar um novo comentário, poste como resposta da minha resposta, assim o assunto fica todo em um bloco e eu posso acompanhar todo o caso, se postar sempre em local diferente como anônimo eu vou me perder se passar algum tempo, pois respondo dezenas de perguntas todos os dias ok, felicidades querida.

      Excluir
    2. Celso, mariane aqui.
      Talvez eu precise de um ventilador brastem ative. Sera que consigo trocar ou é coisa ora especialista?

      Excluir
    3. Claro que consegue, se tiver dificuldades, comprando comigo vai ter meu whatsapp, e eu te ajudo, com vídeos, fotos textos e aúdios, fique tranquila, eu vendo a peça, vou colocar o link aqui do 220 volts, se o seu for 127 volts, faça avise, que eu faço um anúncio do 127 volts, faça uma pergunta nos comentários do anúncio
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763967705-ventilador-original-220v-refrigerador-consul-e-brastemp-_JM

      Excluir
  18. Boa noite Celso tenho uma geladeira Brastemp modelo brm47a o problema dela é que o ventilador trava aí vou e giro ele volta funciona de novo oque devo fazer nesse caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar o ventilador, se não tiver onde você mora, me avise, eu vendo peças no Mercado Livre, aí se você precisar eu faça um anuncio dessa peça pra você ok, se não trocar não adianta, ele fica travando toda vez que para, depois nao volta.

      Excluir
    2. Mande email para celsojair@gmail.com que eu vejo quanto vai custar a peça, e diga também a voltagem para eu ver se tenho disponível ok, abraço

      Excluir
  19. Olá Celso! Tenho uma BRM47B acumulando gelo no evaporador.Desliguei várias vezes pra derreter o gelo e com uns 4 dias volta a acumular gelo de novo. Testei a resistência direto na tomada e está ok. Testei o fusível térmico e está dando continuidade. Testei o sensor de temperatura e degelo e estão com 2,47K. Não sei mais o que fazer! Será que é a placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem certeza absoluta que o fusível térmico está ok, e os sensores também, pode sim ser placa, mas os sensores estão com valores abaixo, eu trocaria os sensores e o fusível, eles dão muito problema, eu vendo essas peças, aliás, já vendo o kit, para a pessoa não ter que pagar três fretes, comecei a vender peças a poucos dias, e já vendi três kits desses para vários modelos de produtos, tenho certeza que logo as vendas vão explodir, pois esse kit eu mesmo troco demais em meus clientes, vou te passar o link, é válido trocar antes de trocar a placa que é bem mais cara.

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752067561-02-sensores-01-fusivel-termico-originais-gelad-brastemp-_JM

      Excluir
    2. As pessoas tem comprado peças comigo, porque após a venda, elas tem contato direto pelo meu whatsapp e eu auxilio com a troca, ou com outros defeitos no produto após a venda.

      Excluir
  20. ola Celso, boa noite, vi que faz assistencia tecnica online, parabens, meu refrigerador é um brastemp brm47bb, nao esta formando gelo na cacambinha, e a parte de baixo nao refrigera, sempre no nr.7, comprei usada, a ex-dona, me disse q pode ser gaz, pois ficou muitos dias sem ligar na energia.220 v
    obrigado, Waldir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , pode ser gás, tem que abrir o compartimento freezer e ver como está a formação de gelo dentro do freezer, pode ser que tenha gelo em excesso e isso impeça a circulação de ar, ou pode ser que não tenha gelo, sem abrir nao tem como te dar uma posição mais concreta.

      Excluir
  21. Boa tarde,
    Tenho uma brastempo frost free ative, ela não esta gelando a parte de beixo, o freezer funciona normalmente, mas tem um pouquinho de gelo acumulado na parte superior do turbo frezzer, o que pode estar acontecendo? abri a porta e paertei no botão de fechamento e não ouvi barulho algum, como se nada tivesse funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que ver onde é essa formação de gelo, se puder me mandar umas fotos do produto e de onde é a formação de gelo, vejo melhor, celsojair@gmail.com

      Excluir
  22. boa noite celso a minha geladeira consul frost free biplex ela apresentou um problema onde a gente liga ela ela o motor dispara o ventilador liga mas uma hora depois o moto para o ventilador para e percebo que se forma uma camada de gelo pois eu abri a parte de cima. chamei um tecnico meia boca e ele me disse que era a placa comprei e continua do mesmo jeito o rele esta bom, o que poderia ser o problema sera que é o ventilador que para na hora do degelo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja, teste a resistência de degelo que fica em volta do congelador, não precisa tirar ela do lugar, ligue direto na tomada com cabo de força por 10 minutos, tem que esquentar, se tiver gelo, ligue por 20 minutos, caso não esteja queimada, troque os dois sensores e o térmico, eu vendo essas peças, mas antes teste a resistência para ter certeza, comprando as peças comigo vai ter meu whatsapp e posso te ajudar com a geladeira ok, vou deixar link para a venda
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752067561-02-sensores-01-fusivel-termico-originais-gelad-brastemp-_JM

      Excluir
  23. Boa noite Celso tenho uma eletrolux dw42x não está resfriando a parte inferior , percebi que o ventilador está fazendo barulho e rodando fraco será que o problema e o motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste o ventilador, ligando ele direto em uma tomada, não precisa tirar do local, basta ligar um cabo de força nele, se ele funcionar com mais velocidade, ligando direto na tomada, pode ser a placa que não esteja mandando corrente suficiente para que ele gire com toda velocidade.

      Excluir
  24. Tenho uma brastemp inverse na parte de baixo no freezer esta normal congelando porem na parte de cima nao gela sai um ar bem fraquinho e nao gela a agua etc so resfria tem um rapaz que mexeu e disse que a parte de baixo onde fica o isopor acoplado esta bem quebrado e com buraco no isopor e devido a isso nao fica bem acoplado e porisso o ar gelado nao esta indo para parte do refrigerador isso procede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se tem isopor quebrado, alguém quebrou, talvez ele ao mexer na geladeira, geladeiras novas, não tentamos abrir se tem gelo, pedimos aos clientes que desligue da tomada, deixe a porta aberta, e voltamos após 24 horas para abrir e resolver, qual modelo exato da sua geladeira, com modelo exato posso ajudar melhor, tenho ajudado milhares de pessoas a resolver problemas com suas inverse, mas tem mais que um modelo, por isso, sem modelo, não tem como ajudar.

      Excluir
  25. Boa tarde. Tenho uma geladeira brastemp brm35b. Troquei o fusível termico e troquei tb o módulo de potencia, pois o ventilador ameaçava ligar e já desligava. Após trocas as peças, o ventilador ameaça ligar umas 4 ou 5 vezes, até q ele liga por uns 5 minutos e deliga. Desmontei o ventilador, liguei direto na tomada e funcionou perfeitamente. Após medi a tensão nos fios que liga o ventilador, ao ligar ele manda os 220v corretamente. Vc sabe o que pode ser? Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trocaria essas peças do link abaixo, que eu vendo no mercado livre, comprando comigo, vai ter meu whatsapp e suporte técnico para geladeira até que se resolva o problema
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761049075-2-sensores-27k-para-geladeiras-brastempconsul-_JM

      Excluir
  26. Boa noite.
    Tenho uma frost free Brastemp BRM 47B. Não está congelando o freezer e a parte de baixo funciona normal. Já deixei desligada por algumas horas e percebi que o ventilador não está funcionando. Será que o conserto fica muito caro? Moro no RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o compartimento freezer e teste o ventilador, se estiver queimado troque, eu vendo no Mercado Livre
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763967705-ventilador-original-220v-refrigerador-consul-e-brastemp-_JM

      Excluir
  27. Caro Celso,
    tenho um refr. BRM47 110Volts a parte inferior não está refrigerando... Estou iniciando o procedimento para verificar se o tal ventilador está queimado... Mas já de ante-mão gostaria de saber o seu preço. Grato. Seu site é muito BOM! Parabéns!
    Jo Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se é mesmo isso, se for, mande um whatsapp para meu departamento de peças dizendo que precisa do ventilador 127 volts que eles veem o preço e se não tiver, fazemos um anúncio para você, esse telefone é somente para peças e é mais rápido, pois aqui no blog não consigo colocar todas as perguntas em dia, são dezenas e dezenas de perguntas diariamente, contate o whatsapp de peças 61 9 8289-8820

      Excluir
  28. CELSO minha brastemp brm48nb não congela mais,fica só fria tanto o congelador quanto o refrigerador vc sabe me dizer se é gaz? ou outro componente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o ventilador dentro do freezer está funcionando, ou se tem um monte de gelo no corpo do congelador, se tiver o defeito pode ser formação de gelo em excesso ou ventilador queimado

      Excluir
    2. ventilador funciona,com vento(fresco kkk)não frio,dentro do congelador não tem gelo, vou ter que desmontar para ver se tem gelo dentro do dreno,geladeira só tem 6 meses de uso

      Excluir
    3. Se tem 06 meses não tem que fazer nada, tem que chamar a garantia, mexer em produto em garantia, viola os termos de garantia

      Excluir
  29. Ficou um ano parada, não tem mais garantia,desmontei e percebi que só tinha gelo no caninho fino ligado ao grosso onde tem um sensor que parece um fusivel,em outra nesse lugar tem um bimetal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que abrir o compartimento refrigerador e ver se tem, e como está a formação de gelo, assim podemos ter uma noção de qual seja o defeito na sua geladeira.

      Excluir
    2. não tem formação de gelo, só o primeiro cano que esta branco de gelo fino.
      eu liguei o motor direto sem passar pela placa pra ver se vai amanhecer tudo congelado,pois umas 16 horas é pra congelar tudo não é?? testei os sensores estão passando corrente,o estranho que hoje de manhã eu fu conferir se tinha congelado quando estava tirando a tampa tinha começado o degelo, resistencia estava esquentando , só que tinha pouco gelo no primeiro cano

      Excluir
    3. Mas se estava em degelo, não tem como ter certeza, pois a resistência derrete rapidamente camada de gelo fina, e a resistência aquece mais na parte inferior, podendo derreter primeiro o gelo na parte de baixo.

      Excluir
  30. Olá Celso
    Poderia me dar um alcilio tenho uma Brastemp brd48d ela está resfriando pou à parte de baixo e o freezer funciona normal e o motor está com um barulho o que poria ser? Desde já agrade pela atenção até. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.