domingo, 24 de novembro de 2013

Lavadora bate apenas para um lado - Troca do capacitor Consul BWC24A



   Esse defeito ocorre muito em quase todas as lavadoras, independente da marca e modelo, quando o capacitor do motor perde capacitância, ou seja, perde torque, ele perde a capacidade de dar potência ao motor, que por sua vez não consegue fazer a inversão do agitador, assim a lavadora vai bater apenas para um lado, e na maioria das vezes, as lavadoras com capacitores deixam de centrifugar também.
    Em muitos casos, quando isso ocorre a reclamação do cliente é que a lavadora está vazando água, e isso realmente procede, se a lavadora estiver no nível alto, e começar a bater apenas para um lado, o que vai acontecer é que ao bater apenas para um lado, a água vai subir pelas laterais do tanque e a água vai cair por todas as extremidades do tanque, como viram a solução é fácil, neste caso dessa lavadora do vídeo, uma Consul de 07 kilos modelo CWC24A, apenas a troca do capacitor resolveu, e isso não significa que todas as vezes que a lavaora apresentar esse problema vai ser resolvido apenas com a troca do capacitor, em outros casos, o defeito pode ser placa eletronica também, principalmente se a lavadora for uma Brastemp tira manchas, modelos BWQ24B, geralmente nesse modelo de Brastemp, tem que ser substituido o capacitor e se o defeito persistir, troca-se também a placa eletronica ok pessoal. Felicidades a todos.

Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

50 comentários:

  1. lavadora consul modelo cwc24 a . não está agitando nem centrifugando .enche de agua e a eletrobomba está funcionando normalmente . seria o capacitor ou a placa? me de um help. um abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ver o produto fica muito dificil, eu se fosse voce, trocaria o capacitor, mas antes verifique os fios do motor, puxe para ver se não tem fio quebrado, principalmente o branco, depois veja o conector do motor, dos fios do motor com a rede eletrica, se estiver ok, troque o capacitor e observe, se não funcionar pode ser a placa.

      Excluir
  2. lavadora cwc24 a . pressostato e eletrobomba funcionam normalmente. so não agita nem centrifuga. pode ser o capacitor ou a placa ? me dê um helpl . obrigado . estou no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ver o produto fica muito dificil, eu se fosse voce, trocaria o capacitor, mas antes verifique os fios do motor, puxe para ver se não tem fio quebrado, principalmente o branco, depois veja o conector do motor, dos fios do motor com a rede eletrica, se estiver ok, troque o capacitor e observe, se não funcionar pode ser a placa.

      Excluir
  3. oi celso sou joão antonio ( anomimo) 26 de novembro de 2013 as 18:47 foi quando postei. eu troquei o capacitor e continuou o problema. ela enche normalmente e na hora que vai acionar a agitação , ela começa a fazer o barulho como se fosse dois clics ., 2 gaatilhos ( clac ... clac.... ) e fica nisso . centrifuga normalmente tb . estou no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu problema está complicado João, teria que ver pessoalmente, assim a distancia tem problemas praticamente impossiveis de detectar, no caso adivinhar, se ela entra água, joga fora e centrifuga e apenas não bate, pode ser que não seja a placa, por isso, sem certeza não posso pedir pra voce trocar placa, teria que um técnico ver pessoalmente, pode ser um problema na parte mecanica da lavadora, pode ser fio quebrado como ja disse antes, pode ser cames, pode ser atuador, pode ser um monte de coisa, que só mesmo vendo pessoalmente, o que tem que fazer é chamar um técnico para dar uma olhada, se for o caso, chame dois, para comparar os defeitos e os valores que vão te passar ok.

      Excluir
  4. desculpe. ela tv não esta centrifugando mas esta liberando a agua normalmente;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei do que se trata, voce postou como anonimo e não está na sequencia do uma conversa aqui, sinceramente não sei de qual assunto está falando, pois são dezenas de comentários que respondo todos os dias, procure postar seu comentário na sequencia do assunto,poste como resposta da minha resposta no mesmo assunto ok, assim posso acompanhar o produto e o defeito, abraço

      Excluir
  5. Falar exatamente qual problema impossível, pois somente vendo pessoalmente o produto para diagnosticar corretamente, eu suponho que o defeito seja no atuador de freio, ele tem que puxar o armador para a lavadora centrifugar, suponho que ele tenha puxado o armador e travou, ficando somente na posiçao de centrifugar, assim, quando ela vai agitar o agitador fica preso, fazendo apenas tumm, tummm, e não se move, veja isso, atuador de freio ok.

    ResponderExcluir
  6. Armador de freio é uma peça plástica, a mola é outra peça em separado, que serve para recolher o braço do atuador depois que ele desliga, as molas dos armadores existem na Brastemp/Consul desde 1990 quando foi lançado o modelo MONDIAL.

    ResponderExcluir
  7. Diogo, tem que ter uma mola sim, pode ser que tenham tirado, ela fica presa na base da lavadora e no armador, sem ela, a lavadora não vai bater, pois o atuador não vai sair da posição de centrifugar, que puxa ele de volta, para colocar em posição de lavar, é justamente essa mola.
    Quanto a bater apenas para um lado, pode ser o capacitor do motor, tem que resolver essa questão da mola de retorno, e o bater apenas para um lado, podem ser capacitor como eu disse, ou a plaquinha, o capacitor é barato, a placa para esse modelo também não é cara não, abração

    ResponderExcluir
  8. Não, eu não vendo peças, mas procure em uma loja de consertos, com certeza vai ter uma máquina velha que foi condenada e você consegue com o pessoal dessa oficina, muitas vezes o pessoal compra maquina velha para retirar peças.

    ResponderExcluir
  9. oi celso . Bom dia. eu tenho uma lavadora consul cwc 24 7kg. ela não está agitando nem centrifugando. ela enche e atinge o nivel da agua corretamente . mas na hora vai agitar , não agita o motor não gira .e ela não está centrifugando tb. ou seja todas as funçoes que exigem do motor não funcionam .eu já troquei o capacitor e a placa .só não troquei o chicote. .eu tirei o motor e testei ele sem o capacitor . ele girou normalmente. o que pode ser? por favor me dê uma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra a tampa, e veja que tem fios que descem da tampa para a parte de baixo, veja que os fios são presos por várias abraçadeiras, então puxe os fios para que saiam de onde estão presos, muitas vezes, dá curto ali onde a abraçadeira prende, e o fio nem se rompe, fica partido mas preso, então tem que puxar debaixo de onde está preso, minha suspeita é que tenha fio em curto, olhe toda a fiação, mas em especial onde estão as abraçadeiras ok

      Excluir
  10. Celso Boa noite! a pouco tempo mandei minha maquina brastemp BWQ22b para um técnico arrumar, trocquei rolamentos e resistência, apos isso notei que um que ela estava diferente, um dia a agua subia alem do normal...ao passar do tempo a agitador começou bater apos o molho começou bater para uma unica posição e a começou encher ate o final do cesto e ficava apitando, bom abrir a maquina e dei uma olhada no pressostato, um dos fios estava oxidado, lixei e voltar encher no nível correto, na duvida comprei um pressostato novo e troquei, mas o agitador continuou batendo para uma posição, então comprei o capacitor e troquei e o defeito persiste, fiz o auto teste da placa está ok. minha placa tem 1 ano o que pode ser? Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, pode ser fiação, puxe os fios do motor, e veja se não tem fio quebrado, veja também onde os fios do motor se conectam com a fiação da lavadora, no conector, veja se não está em curto, ou se os fios realmente estão em contato dentro do conector.

      Excluir
  11. Celso Boa noite! a pouco tempo mandei minha maquina brastemp BWQ22b para um técnico arrumar, trocquei rolamentos e resistência, apos isso notei que um que ela estava diferente, um dia a agua subia alem do normal...ao passar do tempo a agitador começou bater apos o molho começou bater para uma unica posição e a começou encher ate o final do cesto e ficava apitando, bom abrir a maquina e dei uma olhada no pressostato, um dos fios estava oxidado, lixei e voltar encher no nível correto, na duvida comprei um pressostato novo e troquei, mas o agitador continuou batendo para uma posição, então comprei o capacitor e troquei e o defeito persiste, fiz o auto teste da placa está ok. minha placa tem 1 ano o que pode ser? Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, embora sua placa seja relativamente nova, isso não quer dizer que não possa apresentar defeito, então faça o que eu disse, confira a fiação do motor, mas considere também a placa, o fato dela funcionar no auto teste, não significa que ela vai ter força para uma lavagem completa, agora se no auto teste o motor bate normal, nem precisa ver fiação, se bate normal no teste não vai ser motor, aí vai estar mais propenso a ser placa eletronica mesmo ok.

      Excluir
  12. Boa Noite

    estou com uma CWL75A e esta com o seguinte defeito.
    1º quando a maquina esta para lavar a roupa, o batedor gira apenas para um dos lados.
    2º na centrifugação o motor não aciona.

    sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior suspeita é que seja o capacitor, esse mesmo da postagem embora a lavadora seja de outro modelo, é uma peça barata, compensa comprar para testar, custa na faixa de 15,00. Caso não seja, pode ser placa eletronica, mas na maioria dos casos é apenas o capacitor mesmo.

      Excluir
  13. Bom dia Celso,
    Tenho uma lavadora Brastemp 7k com aquecimento, BWQ24A. O problema está na agitação das roupas, que começa normalmente de um lado para o outro, mas depois de alguns minutos, começa a rodar apenas para um lado. Se eu pausar ou abrir a tampa e deixar parada por 1 ou 2 minutos aproximadamente, ela volta a agitação normal por mais alguns segundos mas depois começa rodar só para uma lado novamente. A centrifugação também falha algumas vezes, mas não sempre. Já troquei o capacitor e não adiantou. Percebi que a fiação que chega ao capacitor está bem oxidada. A troca do chicote poderia resolver? O painel parece estar ok e faz todos os testes sem problemas. Poderia ser ele também? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, não sendo o capacitor a maior causa desse problema vai ser a placa mesmo, o auto teste server para testar basicamente os componentes, para ver se todos estão funcionando, e isso não significa que que placa não esteja com problemas, no seu caso, o defeito é placa que não consegue fazer a reversão do motor, e algumas vezes não centrifuga.

      Excluir
  14. minha lavadora nao centrifuga[continental evolution 10kg lvg vertical] ja troq placa eletro bonba,acho que comprei uma bonba ne
    me ajude por favor puxei fios fiz quase tudo,que faco agora ? um abraco um bom dia e desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Você não fez uma boa compra, e eu não posso te ajudar, essa marca eu nem olho, trabalho com apenas 03 marcas.

      Excluir
  15. Ola Celso sou o Paulo. minha Brastemp 8kilos ela faz Tdo normal mas na hora de centrífuga no nivel máximo ela não agita se tiver no nivel baixo centrifuga normal ja troquei a correia e continua oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta ficou um pouco confusa Paulo, pois não entendi se não agita ou não centrifuga, mas se não centrifuga, aconselho dar uma olhada na mangueira do pressostato, pode ter sujeira, se for isso, basta limpar e recolocar, se mesmo assim não centrifugar , pode ser o pressostato, troque ele e a mangueira, vou deixar um video pra você ver, isso supondo que seja defeito na centrifugação ok
      https://www.youtube.com/watch?v=LmReKgLxcWs

      Excluir
  16. Ola Celso sou o Paulo. minha Brastemp 8kilos ela faz Tdo normal mas na hora de centrífuga no nivel máximo ela não agita se tiver no nivel baixo centrifuga normal ja troquei a correia e continua oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta ficou um pouco confusa Paulo, pois não entendi se não agita ou não centrifuga, mas se não centrifuga, aconselho dar uma olhada na mangueira do pressostato, pode ter sujeira, se for isso, basta limpar e recolocar, se mesmo assim não centrifugar , pode ser o pressostato, troque ele e a mangueira, vou deixar um video pra você ver, isso supondo que seja defeito na centrifugação ok
      https://www.youtube.com/watch?v=LmReKgLxcWs

      Excluir
    2. Obr celso me ajudou mnto.continue conosco obr

      Excluir
  17. Obr celson sua dica foi mnto ultil para mim

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, tenho uma BWQ24A onde o agitador inicia normalmente durante a lavagem mas após algum tempo só gira em sentido antiorario. Já troquei o capacitor e o problema persiste. No entanto a máquina foi desmontada para a troca do mecanismo completo por conta dos rolamentos estourados. Será que houve alguma falha de montagem?
    Não sei se o capacitor novo poderia vir com problema.
    Por favor, me dê uma luz.

    Abraços.

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se bate apenas para um lado, a maior possibilidade é o capacitor, mas já trocou, veja a fiação do motor, puxe os fios do motor e no conector, se não for fiação, vai ser placa eletrônica
      https://www.youtube.com/watch?v=GHsUIAYEl8s

      Excluir
  19. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  20. Celso, já vi em um vídeo seu que as placas da CP são muito boas na lavadoras BRASTEMP, mas em outras marcas?
    Aconselha essa marca ou só a original mesmo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas Electrolux, eu nem aplico, mas em poucos modelos, na maioria estão funcionando sem problemas, não podemos dizer que essas placas são iguais as que estão nos produtos, mas o custo em relação as comercializadas pela rede autorizada é muito viável, e o produto muito aceitável, pois funciona sem margem de devolução, eu uso, vendo no mercado livre e indico sim, com toda certeza.

      Excluir
  21. Tenho uma Consul Maré 7,5 e no autoteste bate normal para os dois lados, no entanto na lavagem normal bate apenas no sentido horário. Troquei capacitor e não resolveu. O que mais poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placa, é o mais provável, como disse é o mais provável, eu vendo peças e dou suporte técnico para meus clientes de peças, ajudo pelo whatsapp após a compra até solucionar o problema, segue o link da placa, caso queira comprar, a que eu vendo, já vem as duas placas juntas, pois nesse modelo, as vezes se troca uma delas apenas e não resolve.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748063979-placa-eletrnica-lavadoras-consul-mare-10-kilos-e-75-kilos-_JM

      Excluir
  22. Lavadora brastemp ative 11kg. Gira só para um lado. Ja troquei capacitor, placa, verifiquei a fiação elétrica , verifiquei se o motor tava travado e nada. Continua girando só para um lado. Pode mim ajudar por favor?
    fabio . Email fj_representacoes@hotmail.com 
    no aguardo.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Celso...
    Tenho um Consul mare e tambem so gira para um lado(sentido horário), troquei o capacitor e continua o problema.
    O interessante é que, em algumas lavagens ela volta ao normal, depois volta a dar o probelma.
    Você ja se deparou com esta situação?
    Um abraço,
    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, o defeito, não sendo capacitor, só pode ser a placa, porque se fosse um fio quebrado por exemplo, ela não bateria normal nunca, mas a placa, quando esquenta um pouco para de bater para os dois lados, eu vendo essa placa, e a que vendo já vem as duas juntas, assim não tem como errar, vou deixar o link e se voce quiser comprar, comprando comigo, para todos meus clientes de peças, eu dou suporte técnico gratuito, pelo whatsapp, tanto para trocar a peça, quanto para qualquer defeito com a lavadora, segue o link
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748063979-placa-eletrnica-lavadoras-consul-mare-10-kilos-e-75-kilos-_JM

      Excluir
  24. Boa tarde Celso>
    Tenho um consul e também so gira para um lado, ja troquei o capacitor e nada.
    Algumas lavagem ela volta ao normal até o final da lavagem e depois volta a dar o mesmo problema girando para o sentido horario somente.
    Já env=frentou este problema?
    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Celso...
    Tenho um Consul mare e tambem so gira para um lado(sentido horário), troquei o capacitor e continua o problema.
    O interessante é que, em algumas lavagens ela volta ao normal, depois volta a dar o probelma.
    Você ja se deparou com esta situação?
    Um abraço,
    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, o defeito, não sendo capacitor, só pode ser a placa, porque se fosse um fio quebrado por exemplo, ela não bateria normal nunca, mas a placa, quando esquenta um pouco para de bater para os dois lados, eu vendo essa placa, e a que vendo já vem as duas juntas, assim não tem como errar, vou deixar o link e se voce quiser comprar, comprando comigo, para todos meus clientes de peças, eu dou suporte técnico gratuito, pelo whatsapp, tanto para trocar a peça, quanto para qualquer defeito com a lavadora, segue o link
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748063979-placa-eletrnica-lavadoras-consul-mare-10-kilos-e-75-kilos-_JM

      Excluir
  26. Olá Celso!pode me ajudar? A minha máquina é BWQ24A , ela gira para um lado só,e não centrifuga. As vezes funciona normalmente. Já troquei o capacitor e não resolveu. Vi os fios do capacitor e estão bons. Será que é a placa eletrônica? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é placa eletrônica, eu vendo e para meus clientes de peças dou suporte técnico até resolver o defeito, veja o link
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768018692-placa-lavadora-brastemp-bwq24bwq22bwq06-bivolt-_JM

      Excluir
  27. ola estou com um problema na minha lavadora electrolux lm06 ela esta funcionando tudo normal mais esta batendo só para um lado..... troquei placa e atuador........ alguem me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser catraca com mola, ou o acionador que vai na ponta do braço co injetado

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.