segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Lavadora não inicia os programas - como trocar micro-chave



   Esse é um defeito que muito acontece com as lavadoras de roupas , a lavadora liga, você consegue fazer a programação, ou seja, você consegue escolher o programa, mas a tecla início não funciona, você aciona a tecla mas o led de início da lavadora continua piscando sem que a lavadora comece a executar a funçao.
   Muitas pessoas acham que esse defeito está relacionado a placa eletrônica da lavadora, porém é apenas um defeito de interruptor de tampa, ou microchave, que é uma peça barata e fácil de ser trocada.
   O vídeo é bem explicativo e tira qualquer dúvida que se tenha a esse defeito.



Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI


133 comentários:

  1. Caro Celso,
    Tomara que você possa me ajudar. A minha máquina de lavar BRASTEMP, modelo BWG11, apresenta o seguinte "defeito": o painel eletrônico apresenta-se - o tempo todo - totalmente aceso (todas as luzes), só que de maneira quase imperceptível à luz do dia (no escuro é que percebe-se melhor). Ao desligar a tomada e ligar novamente, então todas elas acendem normalmente (fazendo, inclusive, aquele sonoro) dando pinta de que vai funcionar, e nada. Todas voltam a ficar como falei antes. Logo em seguida, por mais que se tente, ABSOLUTAMENTE NENHUM PROGRAMA é acessado, processado ou iniciado. NADA! O painel torna-se totalmente inútil, apresentando, como já disse, todas as ledizinhas "semi-acesas". É possível um reparo simples para esse problema, meu irmão???
    Desde já, muito obrigado e PARABÉNS pelas excelentes postagens, seja aqui no blog, sejam em vídeos.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Candido, essa lavadora é nova, e quase todas em garantia ainda, eu não tenho consertado delas, mas aparenta ser um problema de placa eletronica mesmo e tem que ser substituida, mas aconselho chamar um técnico da rede autorizada, eles vão ter mais competencia para verificar seu produto.

      Excluir
  2. Bom dia gostei muito de seus videos. Gostaria de saber o motivo da minha máquina de lavar roupa marca Electrolux super capacidade 8 kg . De inicio só lavava e não saia a aguá e também não centrifugava, agora ela só entra água e não faz mais nada, desmontei ela e observei a bomba queimada, além disso oque pode ser o motivo do problema.
    Gostaria de postar um link do modelo de minha maquina para ficar mais fácil: http://img.clasf.com.br/2013/10/20/Mquina-de-lavar-roupa-8KG-20131020063525.jpg
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o dispositivo trava que vai na tampa, se ele apresentar problemas a lavadora pode parar de drenar e centrifugar, mas como viu que queimou a eletrobomba, tem que ser trocada, se ela encher de água e mesmo assim não lavar e não centrifugar, pode também ser o capacitor do motor.

      Excluir
  3. Bom dia , tenho uma maquina bwl09b , consigo fazer toda a programação da maquina , porem quando aperto no botão iniciar/desligar , ela não começa o processo de lavagem !!!! o que pode ser????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, pode ser o mesmo probelma que apresenta nessa lavadora, ela acende o painel, voce programa o que quer, porém a tecla inicio não inicia o programa, porém na lavadora BWL09 exstem dois modelos de micro-chave, uma é igual a da postagem, e a outra é um sensor que fica na parte da frente da tampa fixa, a tampa de vidro nesse caso, naquele puxador da frente, tem dentro do puxador um sensor, que ao se aproximar do sensor embaixo da tampa, dá indicação tampa fechada/aberta.

      Excluir
  4. Olá, Celso! Tenho uma brastemmp inverse. O freezer parece estar funcionando perfeitamente, mas, a geladeira não funciona. O que pode ser? Seu blog e muito legal, pois, quando um eletrodoméstico como geladeira quebra, o pânico se instala! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, na maioria das vezes é apenas entupimento no dreno, então forma-se um bloco de gelo no congelador do freezer, que fica interno, e esse gelo impede a circulação de ar, veja se a bandeja que fica sobre o motor compressor está seca, se estiver sem água, tem muitas chances de ser dreno entupido, desligue por 48 horas, deixe fora da tomada, e com a porta do freezer aberta, isso vai fazer o gelo derreter e ela volta ao normal ok. Caso volte a apresentar o problema, temos que abrir o compartimento do freezer e ver como estã la dentro, para ter mais exatidão no diagnóstico, mas por hora faça o que te recomendei ok, abraço

      Excluir
  5. Olá, bom dia. comprei uma cônsul facilite 10kg, fiz toda a instalação devida e usamos ela pela primeira vez normalmente. hoje fomos usa-la pela segunda vez e ao ligar na tomada percebemos que as luzes do painel que indica os processos já realizados e a realizar (logo abaixo do botão liga\desliga) ficam piscando e não é possível liga-la...
    poderia me ajudar? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias, pode ser problema com a tomada, troque de tomada e teste, se continuar da mesma forma, parece ser um problema de placa eletrônica, se for, tem que acionar a garantia, com nota fiscal em mãos, ligue na loja mais próxima, você não pode abrir o produto para não violar a garantia.
      Ali encima no blog tem uma aba AUTORIZADAS, onde tem a relação de todas as lojas da Consul no Brasil.

      Excluir
    2. Olá Celso, obrigado pela resposta.
      o meu medo é exatamente a garantia, comprei-a no Brasil e trouxe para Santa Cruz de La Sierra-Bolivia...
      uma informação: a lavadora é 110V. aqui a energia é tudo 220V. mas eu tenho um transformador que eu trouxe do Brasil (meus eletrodoméstico são 110V). ele é de 1500w. (real 1100w) na primeira vez funcionou normalmente com ele. poderia ser isso? grato

      Excluir
    3. Use o transformador somente para a lavadora, se usar junto com outro produto, geladeira por exemplo, quando ligar a geladeira vai consumir muito, e não vai poder usar os dois ao mesmo tempo.
      Para saber se a capacidade do transformador está correta, veja a etiqueta da lavadora, lá tem a voltagem que já sabemos que é 127, e veja também a amperagem, indicada pela letra A, maiúscula, então calcule a voltagem vezes a Amperagem, vamos supor que seja 10 Amperes, então serão 10x127 que dá u total de 1270 de potência, assim o transformador ideal, seria um de 1500 watts, nunca abaixo da soma, sempre acima, para ficar com segurança.
      Depois disso, faça o seguinte, abra o painel da lavadora, acesse as placas, retire todos os fios, e religue, os fios da placa, e também as conexões dos fios que unem os fios das placas com os do gabinete, depois religue tudo novamente, se for o caso, tire fotos para não ligar errado, pode ser somente um tilt, que ocorre muito nesse modelo.
      Caso não seja nada disso, pode ser também problema com interruptor de tampa, mas acho que desligando e religando tudo, vai resolver ok, abraço

      Excluir
  6. tenho uma lavadora consul 10 kg,ela ascende as luzes do painel e fica piscando o tempo todo e ñ inicia o processo de lavagem,caro amigo gostaria de uma informação sua pra saber oq pode ser isto,abrçss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, pode ser apenas o interruptor da tampa, vou colocar aqui embaixo, o link de um vídeo meu no youtube, onde ensino a trocar essa peça, é de uma Brastemp, mas a posição da peça e a peça são iguais, apenas para você ter uma noção de como proceder, não estou dizendo que seja isso, mas é uma possibilidade, para testar a peça, desligue os dois fios que estão no interruptor, una um ao outro e teste a lavadora, se funcionar, basta trocar esse interruptor ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=FKkv1WNLcxI

      Excluir
    2. Agora que vi, que esta postagem fala justamento sobre esse problema, desconsidere o vídeo ali encima, é o mesmo que você viu no início da postagem, mas faça como eu te disse, teste o interruptor.

      Excluir
    3. Celso,
      Boa noite! Veja bem, a lavadora de minha mãe é a CONSUL Maré Super 10 kg, modelo CWL10BBANA10. Apresenta o mesmo defeito da lavadora do Sr. Evandro. Quando ligo a tomada ela acende e apaga o painel e fica piscando o tempo todo, não iniciando o processo. Já testei a micro-chave conforme o vídeo mas ela apresenta o mesmo problema. Pode me ajudar?
      Alberto Farias

      Excluir
    4. Alberto, acesse as placas, retire todos os fios, depois reconecte, muitos casos se resolvem apenas fazendo isso, tire fotos para não ligar errado, solte também os fios que ligam a parte superior a inferior, solte as conexões depois reconecte e teste, se não resolver, troque as placas.

      Excluir
  7. boa noite Celso, minha lavadora lavadora consul cwl 21 abana, liga porém não inicia a programação, não lava nem centrifuga.
    como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius,
      Liga, enche de água ou não enche de água?
      Outra coisa, esse modelo que você me passou não existe, veja esse detalhe se entra ou não água e corrija o modelo por favor. aguardo.

      Excluir
    2. boa noite Celso, a marca é consul ideale cwi21a 4kg, sim, ela enche de água, só não inicia os programas.

      Excluir
    3. Vinicius, sinceramente não conheço nenhuma consul cwi21a, sem modelo eu fico sem nem imaginar qual produto seja, eu não conheço esse modelo que você citou, e apesar de serem talvez quase trezentos modelos de produtos, eu conheço praticamente todos consul e brastemp, esse modelo, eu sinceramente não sei qual é.

      Excluir
  8. Olá Celso Jair.

    Excelente blog, estou aprendendo muito e agradeço desde já por dispor de parte do seu tempo para ajudar tanta gente.
    .
    Eu também estou tendo problemas com a minha lavadora brastemp- modelo bwq22a.
    Faz alguns dias, a lavadora apresentou esse mesmo problema de não iniciar a lavagem, eu ligava normalmente, escolhia a lavagem mas na hora de iniciar, a lavadora não estava respondendo, então pesquisei bastante até chegar no seu blog, depois das festas fui atrás dessa microchave,
    troquei e na hora de ligar a lavadora, ela simplesmente não respondia de maneira alguma e assim está até agora.
    A lavadora está energizada mas os led´s não acendem, na hora em que plugo na tomada, escuto aquele 'tranco' que ela faz mas não ascende nenhum led e nenhum botão responde.
    .
    fiquei com receio de ligar os dois fios para confirmar se o problema é na microchave, eu não queria desemcapar os fios e nem cortar os chicotes, então fui direto comprar a microchave.
    .
    Poderia me ajudar com esse problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se tem certeza que chega energia na placa, e nada de resposta, o problema só pode ser na própria placa eletronica que deve estar queimada.
      Veja que no vídeo ali acima, a lavadora acende tudo, aceita qualquer programação, apenas não inicia, no seu caso é diferente, nada acende, muito provavelmente placa, se tiver mesmo que trocar, pode optar por uma placa paralela da CP placas eletronicas, elas tem boa qualidade, eu não uso em todo produto, mas para esse modelo de lavadora tenho usado e não tem aprensentado problemas.

      Excluir
    2. A marca e consul jasmin automatica cwi 06bbanaoo,e que eu foi trocar a chave ae eu tirei os fios,troquei a peca e agora eu nao sei incacharos fios n seu devido lugar.pode min ajudar.

      Excluir
    3. quais fios tem dificuldades para ligar, na micro-chave tem apenas dois fios, pode inverter que não vai ter problemas, eles não tem posições definidas, aliás, toda peça elétrica que tem apenas dois fios, não tem problema algum inverter as posições.

      Excluir
  9. Quero trocar a micro chave de uma consul jasmin automatica06bbanaoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. retire a tampa superior e troque, é bem simples. a micro chave é igual essa do vídeo da brastemp.

      Excluir
  10. Bom dia Celso!

    Tenho uma máquina de lavar Eletrolux mod. LTS12 e ela está apresentando a seguinte pane: Ao acionar o botão iniciar a mesma emite seis apitos intermitentes e desliga. Já fiz o teste indicado por seu blog, ou seja fiz a ligação direta no interruptor da tampa, mas o defeito permanece. O que pode estar acontecendo?
    Desde já agradeço sua ajuda e o parabenizo pela iniciativa de ajudar as pessoas através do seu Blog.

    Jorge Portella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua LTS12 for aquela que tem dois botões no painel, ou seja, tem uma chave do lado direito que indica o que está fazendo e outra com uma luz no centro que é onde faz a programação, eu nem vou poder opinar no defeito, esse produto eu nem conserto, é bem problemática se for essa sua lavadora.

      Excluir
  11. Celso! muito obrigado! eu não sabia que a ATIVE 9kg tinha um senso naquela peça na frente da tampa, eu estava perdido quando li sua dica, a peça havia se soltado e a máquina ligava, aceitava as programações, mas não funcionava. foi só colocar a peça no lugar e ele funcionou. Você é 10. obrigado! precisamos de mais pessoas como você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que resolvemos esse problema juntos então, assim vencemos batalhas sempre, abração e felicidades.

      Excluir
  12. Celso tenho uma maquina de lavar Mare super 10kg, fui lavar ela começou a funcionar e depois parou de repente não acende mais nada, não da nenhum sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se tem energia na tomada onde ela está ligada, caso tenha, pode ter queimado a placa eletrônica da lavadora.

      Excluir
  13. Boa tarde Celso.
    Tenho a lavadora Brastemp 11kg modelo Bwg11.
    Acontece que apenas os botões de passar etapas e o iniciar não funcionam,. o q pode ser?

    ResponderExcluir
  14. Celso,
    Tinha postado sobre a lavadoura consul maré de minha mãe e recebí sua resposta... confesso que não achei a minha pergunta e consequente resposta sua... estou postando agora para agradecer pois troquei a placa potência que realmente estava queimada e funcionou perfeitamente. Muito grato e feliz pascoa para você e sua familia.
    Alberto Farias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que resolveu trocando a placa Alberto, felicidades pra voce também amigo.

      Excluir
  15. Tenho uma maquina consul facilite 10 kg, ela completou o ultimo ciclo, desligou e não ligou nem acendeu o painel, será a placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se tem energia na tomada, se tem energia e não liga nada, provavelmente queimou mesmo a placa.

      Excluir
  16. Tenho uma maquina Brastemp ative 11kg. Ontem em mais um de seus "pulos" na centrifugação a Tampa caiu da Maquina. Ja li que preciso apenas colar com fita dupla face e pronto, porem tem mais um problema, na hora de encaixar a tampa novamente o pino da trava não esta na posiçao correta, esta virado. Movendo o mesmo com a Mão consigo notar o Click e ela funciona, porem quando nessa posiçao a tampa não fecha, fica na posiçao de meio aberta. Como posso solucionar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esse negócio de colocar uma fita, a tampa tem que ser trocada, porque a vibração da centrifugação vai fazer qualquer tipo de cola, descolar.
      Tem que trocar a tampa, como nesse video, até porque a tampa nova, não vem mais com duas dobradiças, uma em cada canto, ela vem com uma dobradiça apenas que vai de fora a fora e pega nos dois cantos da lavadora, na tampa nova, você vai eliminar o pino da direita, que já é fixo na tampa, e do lado esquerdo encaixar no pino que aciona o interruptor de tampa, mas para solucionar o problema de trepidação, que aliás foi quem fez a tampa cair e descolar, tem que trocar a suspensão da lavadora, isso vai corrigir o problema por completo, vou deixar dois videos, eles vão te ajudar a solucionar de vez o problema ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=n2b4H2-tgUU

      https://www.youtube.com/watch?v=HT9tZdEaAoA

      Excluir
  17. Tenho uma maquina Brastemp ative 11kg. Ontem em mais um de seus "pulos" na centrifugação a Tampa caiu da Maquina. Ja li que preciso apenas colar com fita dupla face e pronto, porem tem mais um problema, na hora de encaixar a tampa novamente o pino da trava não esta na posiçao correta, esta virado. Movendo o mesmo com a Mão consigo notar o Click e ela funciona, porem quando nessa posiçao a tampa não fecha, fica na posiçao de meio aberta. Como posso solucionar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esse negócio de colocar uma fita, a tampa tem que ser trocada, porque a vibração da centrifugação vai fazer qualquer tipo de cola, descolar.
      Tem que trocar a tampa, como nesse video, até porque a tampa nova, não vem mais com duas dobradiças, uma em cada canto, ela vem com uma dobradiça apenas que vai de fora a fora e pega nos dois cantos da lavadora, na tampa nova, você vai eliminar o pino da direita, que já é fixo na tampa, e do lado esquerdo encaixar no pino que aciona o interruptor de tampa, mas para solucionar o problema de trepidação, que aliás foi quem fez a tampa cair e descolar, tem que trocar a suspensão da lavadora, isso vai corrigir o problema por completo, vou deixar dois videos, eles vão te ajudar a solucionar de vez o problema ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=n2b4H2-tgUU

      https://www.youtube.com/watch?v=HT9tZdEaAoA

      Excluir
  18. olá. Estou com problemas na maquina de lavar Brastemp ative 11kg. A tampa da maquina simplesmente caiu durante a centrifugação. Até ai tranquilo, pois pelo que li, só preciso colar a tampa novamente com fita dupla face. O problema são os pinos de encaixe da tampa. Um eu consigo alterar a posição dele com tranquilidade, porem o que é responsável pelo acionamento da maquina não esta mais na posição correta. Quando encaixo a tampa novamente ela não fecha, fica entre aberta, e pelo que posso notar acredito que ele esteja virado, pois no encaixe da tampa tem um vinco, e no pino esse vinco esta para cima e não para baixo. Minha duvida é como reposicionar esse pino, pois desse jeito a maquina só funciona quando fico segurando o pino na posição com a mão, sem a Tampa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esse negócio de colocar uma fita, a tampa tem que ser trocada, porque a vibração da centrifugação vai fazer qualquer tipo de cola, descolar.
      Tem que trocar a tampa, como nesse video, até porque a tampa nova, não vem mais com duas dobradiças, uma em cada canto, ela vem com uma dobradiça apenas que vai de fora a fora e pega nos dois cantos da lavadora, na tampa nova, você vai eliminar o pino da direita, que já é fixo na tampa, e do lado esquerdo encaixar no pino que aciona o interruptor de tampa, mas para solucionar o problema de trepidação, que aliás foi quem fez a tampa cair e descolar, tem que trocar a suspensão da lavadora, isso vai corrigir o problema por completo, vou deixar dois videos, eles vão te ajudar a solucionar de vez o problema ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=n2b4H2-tgUU

      https://www.youtube.com/watch?v=HT9tZdEaAoA

      Excluir
  19. Oi AMIGO MEU NOME É SUSANA TENHO UMA CONSUL SUPER JATO 6 KG E O JATO DE AGUA DELA SÓ FUNCIONA QUANDO QUER... O QUE POSSO FAZER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se tem pressão de água onde a lavadora é instalada?
      se hora a pressão estiver boa e hora estiver fraca, isso pode ocorrer, do contrário é um ´problema do timer, a peça que controla todas as funções da lavadora, e se for isso, acho que nem compensa trocar, essa lavadora é muito fraquinha, é como se fosse um tanquinho disfarçado de lavadora, não compensa investir em manutenção desse modelo não.

      Excluir
  20. Boa tarde, preciso de ajuda, minha consul facilite 11kg lavou roupa essa manhã e parou para eu aproveitar a agua, e agora nao funciona, painel aceso, ela atende ao comando e enche e comeca a funcionar vagarozamente, quase nao movimenta. Camilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente fica difícil sem ver nesse seu caso Camila, pode ser muita coisa, elétrica ou mecânica que só mesmo vendo para ter uma noção exata.

      Excluir
  21. Boa tarde Celso? minha lavadora brastemp modelo BWL09A daquelas que se gira o seletor de programas, não está inciando o processo de lavagem ou mais precisamente não está entrando a primeira água para iniciar o processo, quando eu giro para o programa de enxague ela libera a água cai normalmente, você pode me ajudar a achar o defeito, pois eu troquei a chave que faz as programações de lavagem pesada, normal, rapida e mesmo assim não resolveu o problema, desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que uma das vias da valvula de entrada de água esteja queimada, ela tem uma valvula com duas vias, uma para sabão e outra para amaciante, provavelmente a do sabão queimou.
      veja esse vídeo, talvez te ajude, não é desse modelo, mas é valvula também.
      https://www.youtube.com/watch?v=EFAzH3It4vY

      Excluir
    2. Celso Bom Dia,[
      eu tenho uma maquina Brastemp ative 11kg, e esta com este problema ela não inicia o processo de encher a maquina para lavar as luzes ficam acesa normal, então eu encho manualmente ela atingindo o nivel ela começa a bater a roupa e para o enxague ela enche normal s´o não enche para lavar este video que vc postou é de uma consul então por ser de outra marca a minha eu não intendi muito bem,aguardo retorno desde ja muito obrigado

      Excluir
    3. O defeito da sua lavadora, parece ser na valvula de entrada de água, ela tem uma valvula com duas vias, uma delas parece ter queimado, a valvula é onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água, teste as duas vias e vai ver que tem uma queimada, esse vai ser o defeito da sua lavadora, estou começando uma loja de peças pela internet, se precisar de peças acesse a loja, se não tiver a peça, mande email para celsojair@gmail.com com assunto peça, e uma foto de qual peça precisa, junto com modelo exato do produto ok
      http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

      Excluir
  22. Celso tenho uma maquina de lavar consul Mare super 10kg, fui lavar ela começou a funcionar e depois parou de repente acende todas as funções mais não esta executando as tarefas ai vc muda a função ela começa tudo de novo e para e nao esta conseguindo concluir as etapas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for em uma etapa específica, como por exemplo encher de água, pode ser somente a valvula dupla de entrada de água, mas se ela não executa nenhuma das funçoes pode ser placa de potência, mas antes, abra o painel, retire todos os fios que estão ligados na placa e nos conectores que unem as fiações superior com inferior, depois religue tudo novamente e teste, pode ser mal contato, com esse modelo ocorre muito isso. Quando for desligar os fios, tire fotos ou anote tudo par anão ligar errado ok.

      Excluir
  23. Nilson salles 27 /10/14
    Olá celso tb bem! Tenho uma brastemp antiga deu problema no painel foi trocado a placa só que quando liga as luzes do painel acende faz todas as programações, e ao iniciar a luz fica piscando e ela não funciona,chamei um técnico o mesmo me falou que era a placa estou na dúvida preciso do teu conselho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas interruptor de tampa, veja esses videos

      https://www.youtube.com/watch?v=qE1qWLSAMN0

      https://www.youtube.com/watch?v=FKkv1WNLcxI

      Excluir
  24. Boa noite Celso tudo bem???
    Tenho uma brastemp ative bwg 11kg.
    Ela liga acende o painel faz o sinal sonoro mas aí vem o problema!!!!!
    Simplesmente ela não funciona,quando eu aperto qualquer botão ela faz sinal sonoro,mas o Led aceso não muda de posição.
    Gostaria muito de sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, parece ser placa de interface, mas aconselho chamar a rede autorizada para ter certeza se é isso mesmo, a placa dessa lavadora é bem cara e ela tem duas, portanto, não aconselho comprar placa sem ter certeza absoluta, melhor chamar um técnico que entenda do produto para ver, por isso a rede autorizada, por ser um produto muito novo, apenas eles tem conhecimento aprofundado sobre esse produto,

      Excluir
  25. Bom Dia Celso, tudo bem?
    Tenho uma brastemp BWL 09B /127.
    O botão Iniciar / Desligar não está funcionando, coloco todas as opções de lavagem e quando aperto esse botão não acontece nada. Sabe pq isso?
    Antes estava funcionando perfeitamente.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. veja se a tampa não está quebrada, sem a tampa fechar ou com a dobradiça da tampa quebrada pode não acionar o interruptor de tampa ou o sensor de tampa e assim a lavadora não funciona, outra possibilidade é o interruptor de tampa ou sensor de tampa com de defeito

      Excluir
  26. Celso, boa tarde. Tenho uma maquina Brastemp Active 9kg. Ela está com problemas para iniciar o programa de lavagem. Qdo eu ligo a máquina, acendem os leds e ficam piscando, consigo montar o programa que vou utilizar mas qdo aperto o botão iniciar ela desliga. Tudo apaga. Tentei fazer o auto teste e não consigo também. Meu marido tirou o sensor da tampa da máquina, ligou direto mas não funcionou, será que é a placa? Vc tem algum direcionamento pra me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem 90% de chances de ser a placa eletrônica, já que ela nem inicia o programa, mas faça uma coisa, ligue e programe apenas centrifugar, se ela funcionar pode ser que não seja a placa e sim a valvula de entrada de água, vamos supor que a valvula que entra água está em curto, quando ela for ligada para entrar água, pode ser que pela alta amperagem, ou seja, alto consumo de energia a placa desligue cancelando a programação, então se colocar apenas pra centrifugar, a valvula não vai ser usada, se a lavadora funcionar centrifugando pode ser valvula, do contrário, acho que pode sim ser a placa.

      Excluir
  27. Celso, boa tarde. Tenho uma maquina Brastemp Active 9kg. Ela está com problemas para iniciar o programa de lavagem. Qdo eu ligo a máquina, acendem os leds e ficam piscando, consigo montar o programa que vou utilizar mas qdo aperto o botão iniciar ela desliga. Tudo apaga. Tentei fazer o auto teste e não consigo também. Meu marido tirou o sensor da tampa da máquina, ligou direto mas não funcionou, será que é a placa? Vc tem algum direcionamento pra me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem 90% de chances de ser a placa eletrônica, já que ela nem inicia o programa, mas faça uma coisa, ligue e programe apenas centrifugar, se ela funcionar pode ser que não seja a placa e sim a valvula de entrada de água, vamos supor que a valvula que entra água está em curto, quando ela for ligada para entrar água, pode ser que pela alta amperagem, ou seja, alto consumo de energia a placa desligue cancelando a programação, então se colocar apenas pra centrifugar, a valvula não vai ser usada, se a lavadora funcionar centrifugando pode ser valvula, do contrário, acho que pode sim ser a placa.

      Excluir
  28. Celso, boa tarde. Tenho uma maquina Brastemp Active 9kg. Ela está com problemas para iniciar o programa de lavagem. Qdo eu ligo a máquina, acendem os leds e ficam piscando, consigo montar o programa que vou utilizar mas qdo aperto o botão iniciar ela desliga. Tudo apaga. Tentei fazer o auto teste e não consigo também. Meu marido tirou o sensor da tampa da máquina, ligou direto mas não funcionou, será que é a placa? Vc tem algum direcionamento pra me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem 90% de chances de ser a placa eletrônica, já que ela nem inicia o programa, mas faça uma coisa, ligue e programe apenas centrifugar, se ela funcionar pode ser que não seja a placa e sim a valvula de entrada de água, vamos supor que a valvula que entra água está em curto, quando ela for ligada para entrar água, pode ser que pela alta amperagem, ou seja, alto consumo de energia a placa desligue cancelando a programação, então se colocar apenas pra centrifugar, a valvula não vai ser usada, se a lavadora funcionar centrifugando pode ser valvula, do contrário, acho que pode sim ser a placa.

      Excluir
  29. boa noite sr. celso
    tenho uma bwu11a que liga normalmente programa a lavagem normalmente mas quando aperto para começar ela bipa e acende os leds do botão redondo que ficam piscando. alguma idéia do que seja?
    testei trocar o sensor da porta e continua o problema!
    espero que me de uma luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi você por email, e te disse que o que mais tem acontecido com os modelos de painal touch, é defeito na placa de interface, abração.

      Excluir
  30. olá,quero aprender a fazer corretamente as perguntas. tenho que me inscrever em algum lugar ou é só fazer a pergunta direto aqui? posso passar e-mail pra vc responder? como funciona?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite! Tenho uma consul maré super 10 kg. Ela descolou a o vidro da tampa eu colei, mas agora ela não liga nada, nenhuma luz do painel. Obs tem energia na tomada pous testei com outros aparelhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se liga na tomada, mesmo com problema de tampa mal encaixada, teria que acender todas as luzes e apagar, se não acende nada, mesmo tendo certeza que tem energia na tomada, eu trocaria a placa, eu vendo peças na internet, comprando comigo, após a compra terá meu whatsapp, posso ajudar com a troca da placa e com outro defeito na lavadora, vou deixar o link da compra da peça ok
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748063979-placa-eletrnica-lavadoras-consul-mare-10-kilos-e-75-kilos-_JM

      Excluir
  32. Olá Celso, tenho uma Consul Maré Super 10kg, quando mudo o nível de água para posição 3 ela enche até o 4, outro defeito é depois de lavar, ela demora para soltar água, faz um barulho estranho e não esvazia, só depois de um longo tempo ela escoa água e quando vai centrifugar é a mesma coisa, ela demora muito para iniciar, fica fazendo barulho e não começa, as vezes depois de um tempo "roncando" ou ela centrifuga normal ou para e fica piscando a luz de função.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao barulho estranho parece ser eletrobomba de drenagem, os outros defeitos imagino que esteja relacionado a placa, porque se fosse apenas um defeito constante poderia ser um componente com defeito, mas como é muito defeito diferente imagino que seja a placa, porém não tenho certeza absoluta, eu vendo peças no mercado livre, vendo essa placa aí, se quiser comprar para testar, fica a seu critério, eu aqui dou apenas opinião baseada na informação do leitor, comprando comigo, se tiver mais problemas,vai ter acesso ao meu whatsapp e posso te ajudar com a lavadora, segue o link da placa, eu por hora nem a eletrobomba trocaria não, pois como a placa pode estar ruim, deve estar afetando todas as etapas de lavagem
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748063979-placa-eletrnica-lavadoras-consul-mare-10-kilos-e-75-kilos-_JM

      Excluir
  33. Bom dia, Celso tenho uma Brastemp Ative 09kg ...liguei estáva funcionando normal, até que parou, não acende nada... nenum led, já testei a tomada e está funcionando, o que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa com certeza, eu vendo uma versão de placa que já vem as duas placas juntas, assim não corre o risco de comprar a placa errada, porém, para esse modelo existem duas versões de placa, se comprar errada não vai funcionar, tem que abrir e ver o código que está na placa maior, a placa de interface, é baseado nele que vamos saber qual versão sua lavadora usa, vou deixar o link das duas, comprando comigo, além da peça, vai ter suporte por um tempo com a lavadora, via whatsapp ok, vou deixar os links
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755235161-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10308925-verso01-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755241584-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10540663-verso2-_JM

      Excluir
  34. Boa tarde, minha maquina de lavar é uma brastemp active lava e seca, só que a minha maquina à abertura dela é embaixo no meio dela, não em cima como na do video, mas o problema é o mesmo, teria algum video que possa trocar o interreptor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto lava e seca, não entendo desse modelo, e 99% dos meus amigos técnicos também não consertam lava e seca, produto ruim acaba com a reputação de um técnico, mesmo que ele seja bom.

      Excluir
  35. Boa tarde Celso a minha máquina e lavar é uma brastemp ative 9kg, e o botão de iniciar não liga, ao contrário do que você descreveu no post ele nem mesmo acende, qando a gente liga na tomada e apertamos o botão iniciar, ela não acende e não faz qualquer barulho, mas todos os outros botões estão funcionando normalmente, será que é o mesmo defeito que voce descreveu acima, e se for, onde normalmente consigo encontrar essa microchave? Desde já obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não se trata de microchave, nem de sensor de tampa, as tive de 09 kilos geralmente usam sensor e não interruotor de tampa, o sensor fica abaixo da tampa fixa, e vão até a parte da frente da lavadora, na tampa de vidro, tem uma parte oval, onde tem um dispositivo que ao fechar a tampa, fica bem onde estpa o sensor abaixo, escondido na tampa fixa, abrindo a tampa vai ver os fios e o sensor, se quiser, pode jumpear, unir os dois fios do sensor para testar e ver se a lavadora vai funcionar, caso não, o defeito vai ser placa, para esse modelo, existem duas versões de placa, tem que acessar as placas, e ver o código que está na placa grande, na placa de interface, eu vendo essas placas, se precisar, me diga aqui, ou mande email que vejo mais rápido, celsojair@gmail.com

      Excluir
  36. Bom dia querido, a minha maquina de lavar é a consul facilite, a função automatica dela nao esta funcionando, temos que fazer no manual, ou seja, pra ela fazer cada etapa tenho que girar o botão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um defeito de placa, agora ela tem duas placas, e esse modelo é danado para enganar a gente, as vezes fica evidente que o defeito é em uma das placas, você troca, e depois descobre que é na outra, ou nas duas, eu baseado no defeito, diria que é placa de interface, mas corro um grande risco de estar enganado, infelizmente.

      Excluir
  37. Boa noite, Celso minha maquina eu LIGO na tomada ela fica com todos os LEDs acesso nao da para mexer em mem um comando só fica aceso, oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placa, se ficam todos acesos ao mesmo tempo, eu vendo placas, mas não sei qual modelo da sua, vendo placas e para meus clientes que compram peças comigo, dou suporte técnico pelo whatsapp.

      Excluir
  38. Ola tenho uma lavadora consul cargo 8kg ela não funciona as outras opçoes mas centrifuga gostaria de se vc poderia me ajudar desde agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se não lava, talvez seja porque não entra água, teste a valvula de entrada de duas vias, se estiver queimada, pode ser apenas esse do defeito, eu vendo peças no mercado livre, inclusive essa valvula, os clientes que compram peças comigo, após a compra tem meu whastsapp e eu dou suporte técnico até resolver o problema com a lavadora, teste a valvula, se estiver queimada e se quiser comprar comigo, segue o link da peça, tenho nas duas voltagens, se precisar
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751640495-valvula-dupla-127-volts-lavadora-consul-e-brastemp-_JM

      Excluir
  39. Boa noite Celso. Tenho uma brastemp ative 11kg e ela costuma dar um defeito de tempos em tempos que é o q vc citou no vídeo. Normalmente, com um tanto de paciência conseguimos ligar. Acontece que dessa vez não adianta q mesmo girando o botão dos programas ela também só pisca. O que você acha q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza placa mesmo, agora o complicado é saber se é apenas uma das placas, nesse modelo é comum trocar uma e descobrir que a outra também foi afetada, eu vendo peças no mercado livre, comecei a dois meses a vender, e para todos os modelos BWL11 eu vendo as duas placas, já em um só corpo, em uma só peça, assim vai trocar logo as duas e evitar qualquer surpresa, comprando comigo, eu sempre dou suporte técnico para meus cliente através do whatsapp, até resolver o problema com seus produtos, tem um porém, para essa lavadora, existem 03 versões de placa, se colocar a placa errada não vai funcionar, vou deixar o link de uma delas, se tiver interesse, não compre antes de confirmar o código correto da peça, pode fazer uma pergunta no anúncio, o código para compra é o que se encontra na placa grande, na placa de interface, com esse código sabemos exatamente qual versão sua lavadora usa.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755234359-placa-lavadora-brastemp-bwl11a-cod-w10356413-_JM

      Excluir
    2. Poxa. O pior é que quinta feira ela ligou, com aquele esforço extra e encheu, aí fiz oq todo mundo fala p não fazer. Acabei não lavando e a água ficou nela até domingo, mas deixei a tampa aberta e achei q isso bastava p não dar problema! :''''( No domingo, após colocar o sabão e as roupas foi qdo percebi que ela não tava ligando! Ó tristeza rsrs placa é fogo. Além de evitar deixar água nela e tentar deicar a tampa aberta, tem alguma outra recomendação para fazer com que ela dure mais?

      Excluir
    3. Tirar da tomada, toda vez que terminar de usar.

      Excluir
  40. Olá comprei uma brastemp 11kilos bwc tem 2meses de uso quando coloco na tomada ela ascende e desliga não funciona mais pode mi ajuda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode fazer nada, ela ainda está na garantia, e se você abrir a lavadora, vai violar os termos de garantia e perder a garantia, produto novo e na garantia, somente a autorizada pode mexer e consertar, e isso não vai ter custos para você , ligue na autorizada que eles tem que resolver.

      Excluir
  41. Olá comprei uma brastemp 11kilos bwc tem 2meses de uso quando coloco na tomada ela ascende e desliga não funciona mais pode mi ajuda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode fazer nada, ela ainda está na garantia, e se você abrir a lavadora, vai violar os termos de garantia e perder a garantia, produto novo e na garantia, somente a autorizada pode mexer e consertar, e isso não vai ter custos para você , ligue na autorizada que eles tem que resolver.

      Excluir
  42. Olá comprei uma brastemp 11kilos bwc tem 2meses de uso quando coloco na tomada ela ascende e desliga não funciona mais pode mi ajuda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode fazer nada, ela ainda está na garantia, e se você abrir a lavadora, vai violar os termos de garantia e perder a garantia, produto novo e na garantia, somente a autorizada pode mexer e consertar, e isso não vai ter custos para você , ligue na autorizada que eles tem que resolver.

      Excluir
  43. Boa Noite...tenho uma maquina continental evolution 10 kg...ela funcionava normalmente...ai parou,era o fio da tomada...voltou a funcionar...ai agora ela parou,fica dando um estralinho,como se estivesse acionando alguma proteção...o que será?

    ResponderExcluir
  44. Tenho uma continental evolution 10 kg...ela funcionava normalmente...ai parou,era o fio da tomada que estava ruim...ai foi trocado,avoltou a funcionar...e agora ela está com um estralinho quando liga na tomada e não funciona...é como se entrada em algum modulo de proteção...o que será?

    ResponderExcluir
  45. A minha maquina brastemp ative 11kg, pisca o painel ao colocar o fio na tomada mas depois o painel apaga e a maquina nao liga... pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a plca, mas existem muitos modelos de 11 kilos, e muitos modelos de placas, por isso sem modelo exato fica complicado, e as BWL11A por exemplo, mesmo com modelo tem 03 versões de placas diferentes, por isso, não sei qual placa a sua usa, eu vendo placas na internet, mas tem que saber o que vender ok.

      Excluir
  46. Boa noite ,tenho uma Brastemp ative 9 kilos BWL09B , o painel dela fica todos piscando com luzes vermelhas e não aceita nenhum comando ,já tirei da tomada mas qnd coloco novamente continua do mesmo jeito ,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite ,tenho uma Brastemp ative 9 kilos BWL09B , o painel dela fica todos piscando com luzes vermelhas e não aceita nenhum comando ,já tirei da tomada mas qnd coloco novamente continua do mesmo jeito ,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a placa, eu vendo placa, esse modelo tem duas placas, a que eu vendo já vem as duas placas juntas, assim não corre o risco de trocar a placa errada, porém, para esse modelo de lavadora, existem duas versões de placa, para saber qual a sua usa, tem que abrir o painel e ver o código que está na placa de interface, que é a placa maior, vou deixar aqui o link para as duas placas que sua lavadora usa, comprando comigo, posso dar suporte técnico após a compra, através do meu whatsapp, e te mando vídeo de como trocar, seguem os links
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755235161-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10308925-verso01-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755241584-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10540663-verso2-_JM

      Excluir
  48. Boa noite ,tenho uma Brastemp ative 9 kilos BWL09B , o painel dela fica todos piscando com luzes vermelhas e não aceita nenhum comando ,já tirei da tomada mas qnd coloco novamente continua do mesmo jeito ,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a placa, eu vendo placa, esse modelo tem duas placas, a que eu vendo já vem as duas placas juntas, assim não corre o risco de trocar a placa errada, porém, para esse modelo de lavadora, existem duas versões de placa, para saber qual a sua usa, tem que abrir o painel e ver o código que está na placa de interface, que é a placa maior, vou deixar aqui o link para as duas placas que sua lavadora usa, comprando comigo, posso dar suporte técnico após a compra, através do meu whatsapp, e te mando vídeo de como trocar, seguem os links
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755235161-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10308925-verso01-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755241584-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10540663-verso2-_JM

      Excluir
  49. Boa noite,tenho uma Brastemp ative 9 kilos BWL09B, qnd coloco na tomada ela ascende o painel todo e fica com luzes vermelhas fraca ,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a placa, eu vendo placa, esse modelo tem duas placas, a que eu vendo já vem as duas placas juntas, assim não corre o risco de trocar a placa errada, porém, para esse modelo de lavadora, existem duas versões de placa, para saber qual a sua usa, tem que abrir o painel e ver o código que está na placa de interface, que é a placa maior, vou deixar aqui o link para as duas placas que sua lavadora usa, comprando comigo, posso dar suporte técnico após a compra, através do meu whatsapp, e te mando vídeo de como trocar, seguem os links
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755235161-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10308925-verso01-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755241584-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10540663-verso2-_JM

      Excluir
  50. Boa noite,tenho uma Brastemp ative 9 kilos BWL09B, qnd coloco na tomada ela ascende o painel todo e fica com luzes vermelhas fraca ,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a placa, eu vendo placa, esse modelo tem duas placas, a que eu vendo já vem as duas placas juntas, assim não corre o risco de trocar a placa errada, porém, para esse modelo de lavadora, existem duas versões de placa, para saber qual a sua usa, tem que abrir o painel e ver o código que está na placa de interface, que é a placa maior, vou deixar aqui o link para as duas placas que sua lavadora usa, comprando comigo, posso dar suporte técnico após a compra, através do meu whatsapp, e te mando vídeo de como trocar, seguem os links
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755235161-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10308925-verso01-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755241584-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10540663-verso2-_JM

      Excluir
  51. Boa noite ,tenho uma Brastemp ative 9 kilos BWL09B , o painel dela fica todos piscando com luzes vermelhas e não aceita nenhum comando ,já tirei da tomada mas qnd coloco novamente continua do mesmo jeito ,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar a placa, eu vendo placa, esse modelo tem duas placas, a que eu vendo já vem as duas placas juntas, assim não corre o risco de trocar a placa errada, porém, para esse modelo de lavadora, existem duas versões de placa, para saber qual a sua usa, tem que abrir o painel e ver o código que está na placa de interface, que é a placa maior, vou deixar aqui o link para as duas placas que sua lavadora usa, comprando comigo, posso dar suporte técnico após a compra, através do meu whatsapp, e te mando vídeo de como trocar, seguem os links
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755235161-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10308925-verso01-_JM
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-755241584-placa-lavadora-brastemp-bwl09b-cod-w10540663-verso2-_JM

      Excluir
  52. Boa noite Celso tenho uma BRASTEMP 11KG BWG , ela liga faz toda a seleção porém quando aperto o botão de iniciar ela não inicia o programa , os ledes do botão de selacao aquele maior que tem um potenciometro , ficam piscando todos junto , e a máquina não faz nada , oq pode ser ? Ser for a placa qual delas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placa de interface, em 95% dos casos o defeito é sempre nela.

      Excluir
  53. Boa noite Celso, parabens pelo blog! Tenho uma lavadoura CONSUL FACILITY CWC10, e ela não esta acendendo nada, não liga, não faz,já testei a tomada onde ligo com outros aparelhos, e funciona, quando conecto ela parece que nao tem energia, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza queimou uma das duas placas, mas nesse modelo nem tem como saber qual, aconselho abrir o painel de controles e ver se tem marcas de curto aparente em uma delas, assim fica menos difícil saber qual delas queimou.

      Excluir
  54. Boa Tarde Celso, tenho em casa uma Brastemp inteligent, o que ocorre com ela é que o botão de função dela, parou de funcionar na parte de "centrifugar" os outros botoes funcionam normalmente, inclusive o de inicia. a maquina não faz outra função a não ser essa. será que tenho que trocar a placa, poderia me ajudar;?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Não entendi, se você programa em enxaguar, ela tem que exaguar e depois centrifugar na sequencia, ela faz programas completos, não tem que ir programando um por um, por isso não entendi essa questão dela não centrifugar por conta do botão. se coloca para lavar com molho por exemplo, ela vai entrar água, lavar, entrar no molho, lavar, soltar água, enxaguar e centrifugar sozinha até o final sem ter que apertar botão algum.

      Excluir
    2. eu não consigo programar ela para nada, a programação travou no centrifugar, não consigo botar para bater e nem para enxague, ela só centrifuga.

      Excluir
    3. Então o defeito é na placa, eu vendo placa no Mercado Livre, vendo e dou suporte técnico para meus clientes através do whatsapp, mas tem que ver o modelo exato da lavadora

      Excluir
  55. Caro, Celso, boa noite!

    Tenho uma maquina Brastemp Modelo BWG11A, os botões como Agitação e enxague não funcionavam, agora os botões de liga e desliga não funcionam e os outros funcionam após pressionar várias vezes. Já fiz o teste do sensor, que li em outro post seu e mesmo assim não funciona.
    Pode ser a placa eletronica (Desmontei e as molinhas estão inteiras) ou pode ser o painel decorativo?

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser placa de interface mesmo, se o sensor foi ligado direto e não resolveu, não é painel decorativo não, é placa completa de interface touch

      Excluir
  56. Celso, bom dia

    Minha lavadora Bwm08, ela liga, consigo programa-la mas após cada estágio ela não faz aquela leve centrifugada e pula para próxima etapa, eu tenho que selecionar a etapa manualmente, no final as vezes ela centrifuga as vezes não, já trocamos a placa e o problema persistiu, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  57. Celso, bom dia

    Minha lavadora Bwm08 liga, consigo programa-la mas após cada estágio ela não faz aquela leve centrifugada e pula para próxima etapa, eu tenho que selecionar a etapa manualmente, no final as vezes ela centrifuga as vezes não, já trocamos a placa e o problema persistiu, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Descobri que o problema do centrifugar era o pressostato, mas agora quando a máquina chega no enxague duplo ela faz o primeiro e para, tenho que colocar o segundo e a próxima etapa (centrifugar) manualmente.

      Excluir
    2. Pode ter uma das tres vias da valvula de entrada de água queimada, teste a valvula de 03 vias

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.