quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A História da Geladeira - Como surgiu a geladeira no mundo e quando começou a história da geladeira no Brasil

   Willian Cullen (médico, químico e físico escocês)  demonstrou o primeiro refrigerador artificial conhecido, na universidade de Glasgow, em 1748. Ele publicou um artigo cujo título foi: "Do frio produzido por fluidos ( corpo em estado líquido ou gasoso, que não possui forma própria e pode se deformar facilmente) que evaporam, e de alguns outros meios de fazer frio.". Willian não aproveitou suas descobertas para nenhuma utilidade prática.
   Um inventor americano, chamado Oliver Evans, projetou em 1805, a primeira máquina de refrigeração movida a vapor, mas nunca a construiu.
   Em 1856, uma fábrica de cerveja contratou o australiano James Harrison para criar uma máquina que refrescasse o produto durante o seu processo de fabricação, assim surgindo a primeira máquina de refrigeração. Criada com base no princípio da compressão de vapor, que consiste em força-se mecanicamente a circulação de um fluido em um circuito fechado, assim criando zonas baixa e alta pressão, para que este fluido absorve calor em um determinado lugar e dissipe em outro. O equipamento auxiliou a indústria de carne processada para exportação.
   John Gorrie (médico, cientista, inventor e humanitário americano) pregava o esfriamento dos quartos hospitalares para deixar os pacientes mais confortáveis e reduzir a febre. Isto baseava-se no processo de por uma bacia com gelo suspensa no teto. O gelo precisava ser trazido de barco dos lagos congelados do norte e armazenado com serragem, o que era um processo trabalhoso. Então, em 1844, Gorrie construiu um refrigerador baseado nas descobertas de Oliver Evans. Um ano depois, abandonou a carreira médica para se voltar para seu trabalho em refrigeração. Seu modelo está hoje em exposição no Instituto Smithsonian.
   Em 1891, o afro-americano John Standart criou um novo design nas máquinas de refrigeração, surgindo assim a geladeira. 
   Em 1913 surgiu o primeiro frigorífico doméstico, chamado DOMELRE 
( DOMestic ELetric REfrigerator), porém este nome não teve sucesso. Então foi Kelvinato o nome que popularizou este equipamento nos EUA. Ele era arrefecido por intermédio de uma bomba de calor de duas fases. 



   Em 1927, o modelo General Electric "Monitor Top" ficou bastante conhecido. Neste frigorífico, o compressor que produzia muito calor, ficava situado no topo do aparelho, que era protegido por um anel decorativo. 


   Em 1928, um engenheiro americano, Thomas Midgley desenvolveu os clorofluorcarbono (CFCs) como substituto para os gases tóxicos, usados até então. Ele produziu o freon (CCL2F2). A partir de 1931, a DuPont® passou a produzir quantidades comercialmente viáveis de Freon, e em poucos anos ele se tornou o gás refrigerante padrão para todas as geladeiras no mundo.    

Geladeiras no Brasil



Em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina, foi construída a primeira geladeira no Brasil, no ano de 1947. De 1947 a 1950, Rudolf Stutzer e Guilherme Holderegger já tinham fabricado, em sua pequena oficina, trinta e um aparelhos movidos a querosene. Wittich Freitag, um comerciante bem sucedido de Santa Catarina, que os convenceu a montarem uma fábrica. Então, em 15 de julho de 1950 surge a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil.



Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

4 comentários:

  1. Oi Celso... que legal alguém tão disponível assim em ajudar... desde já agradeço. .. vc já me ajudou mto com as informações que disponibiliza... Mas enfim...vim para pedir ajuda pq vou comprar geladeira e máquina de lavar... estou em dúvida nas seguintes questões:
    1. o custo/benefício da frost free vale a pena? tenho uma consul frost free (crm45) desde sempre deu probleminhas chatos... queria saber se foi um azar meu ou se é comum essa manutenção frequente em frost free.

    2. qual seria a marca de refrigerador melhor do mercado? (frost free ou não)

    3. tem alguma coisa haver, refrigeradores com a litragem maior serem mais problemáticos? pq cogitei comprar um refrigerador menor e um freezer, já que o utilizo bastante...

    4. caso eu considere melhor comprar o freezer também, qual é a melhor marca? quanto tempo em média preciso descongela-lo para limpeza? (pq o freezer, eu não iria comprar fost free)

    5. qual a marca de máquina de lavar que o sr. indica? somos em 3 em casa.... Gostaria de saber quantos litros seria o ideal tbm....

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 O custo benefício das frost free valem a pena sim, se não fossem boas, não teriam dominado o mercado e não seriam hoje a maioria das geladeiras vendidas, quando a sua apresentar problemas constantes não é comum, as vezes colocam o produto na mão de curiosos que não entendem, e ficam trocando peças desnecessáriamente.

      2 Os melhores refrigeradores hoje, são os frost free Brastemp/Consul Electrolux caiu de qualidade em refrigeradores nos ultimos anos, e os outros, nem merecem comentários, por vários motivos que não vou citar aqui.

      3 Não tem essa relação de capacidade com incidência de problemas não, não aconselho refrigeradores cheios de painéis eletrônicos, esses sim, tem mais componentes e mais possibilidades de defeitos, e não fazem nada mais que outros que é refrigerar e congelar em cada compartimento destinado a essas funções.

      4 Vai descongelar, quando o a camada de gelo, exceder a 1,5 cm de espessura, e o que vai determinar isso, é a quantidade de abertura de portas, temperatura externa, quantidade de alimentos, tempo que ficar com a porta aberta etc...

      5 Lavadoras não são por litros, e sim por kilos, para três pessoas, uma Consul de 10 kilos seria o ideal, são do mesmo grupo Brastemp, porém com custo de manutenção muito mais baixo.

      Excluir
    2. isso! quilos!! obrigado mais uma vez!

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.