segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

*Como Consertar Lavadoras BRASTEMP antigas em vídeos, fotos e textos explicativos

     


Lavadoras Brastemp Antigas :  
Estarei colocando aqui os links para todas as postagens do blog, referente as lavadoras antigas, que chamamos de lavadoras convencionais, a cada nova postagem o link também vai ser incluído aqui.

Antiga, compensa consertar?
Aproveitando Melhor sua Lavadora


Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

70 comentários:

  1. POSSUO UMA MAQUINA BRASTEMP LUXO ANTIGA COM DUAS VELOCIDADES,MAIS ELA NA HORA DE CENTRIFUGAR O CSTO NÃO GIRA ,SÓ GIA COM UM EMPURRÃO E MESMO ASSIM NÃO TEM MUITA VELOCIDADE,E DEPENDENDO ELE PARA , OQUE PODE SER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser correia folgada, se estiver folgada basta folgar o parafuso que fixa o motor, distanciar o motor da polia e reapertar.
      caso esteja normal, tire a correia do motor e da polia, então gire a polia da bomba, se estiver travada, ela deixa a correia pesada e fica lenta, então se for isso, troque a bomba de drenagem de água, se a polia estiver travada é claro.

      Excluir
  2. Boa Tarde, Celso.
    Minha segunda consulta contigo. Meus Parabens pela sua competencia e atenção.
    Tenho uma Lavadora de roupas brastemp clena 7kg.
    Hoje pela manha comecou a embolar a roupa, o agitador gira e o cesto nao.
    Pela pesquisa que fiz em seu site vi que é o atuador do freio, ja troquei esta peca a 3 meses.
    Mas para minha surpresa quando levantei a maquina descobri que o FIO MARROM COM BRANCO que sai do
    atuador do freio esta caido e nao esta ligado a nada. Acredito que seja o neutro que nao esta ligado a nada.
    PERGUNTA: aonde eu ligo este fio ???? no marrom que vem la de cima e que liga na eletrobomba????
    aguardo e agradeco desde ja.
    Luis Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem sua pergunta, mas o fio marron com branco, vem da tampa para a eletrobomba, e eles saem da eletrobomba e vão para o atuador, então a eletrobomba trabalha simultaneamente com o atuador de freio. na eletrobomba dois terminais, cada terminal na eletrobomba tem fios duplos, se tiver um terminal com apenas um fio ligado a eletrobomba, com certeza o fio que está solto é de lá, pois na eletrobomba são dois pares de fios, então basta ligar o que está solto ao que está sozinho na eletrobomba, se tiver duvida, me mande fotos bem visiveis dos fios soltos, da eletrobomba e do atuador no celsojair@gmail.com

      Excluir
    2. Celso, mais uma vez. Parabens e muito obrigado. Paz em casa com a mulher lavando roupa.....funcionando perfeitamente....Abração e Boa Semana. Luis Antonio.

      Excluir
    3. Quem bom que descobriu onde era o fio e já foi resolvido, abração amigo.

      Excluir
  3. minha maquina parou de sentrifucar,ela so sentrifuca se ajudarmos com a mao e mesmo assim ela para ,o modelo dela e BLG611516 brastemp das antigas, gostaria de ter uma resposta se e grave ou consigo conceratr...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ajudar com a mão faz ela centrifugar, então pode ser correia folgada apenas, para esticar, folgue aquele parafuso que vai encima do motor, com ele folgado, puxe o motor para esquerda com força, que o motor vai distanciar e esticar a correia, depois aperte novamente, outra coisa que faz perder força é a bomba de drenagem travando, ou seja com a polia dura para rodar, para testar, folgue o motor bastante para que a correia saia de onde está encaixada, não precisa tirar toda, apenas soltar a correia da polia grande e da polia da bomba, com a correia fora do lugar, gire com a mão a polia da bomba, se ela estiver dura para girar, tem que trocar a bomba, com a bomba travando ela perde força na centrifugação e na lavagem ok.

      Excluir
  4. boa tarde celso minha lavadora é antiga brastemp ,ela esta patinando a correia ,eu etiquei e agora não quer lavar e so vai enchendo de agua e não lava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esticar a correia demais, ela trava o motor e não gira, tem que apenas regular, apertar demais não vai resolver, pode até queimar o motor, então folgue a correia um pouco e veja se funciona, e veja também se a polia da bomba de água não está travada, talvez isso esteja impedindo da correia girar, se for bomba travando, tem que trocar a bomba de água.

      Excluir
  5. como plugar os fios do timer me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como te ajudar, não sei de que timer está falando.

      Excluir
  6. ola amigo,minha maquina de lavar brastemp luxo antiga ,esta centrifugando e agitando ao mesmo tempo , oq pode ser,vc pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distancia, nesse caso é bem dificil saber, mas é quase certeza que o defeito pode estar no magneto, ou em alguma das peças que trabalham junto com magneto, então veja primeiramente se não tem fios quebrados, os fios que vão para o magneto, depois veja se alguma das bobinas do magneto não está queimada, no magneto, trabalham dois nucleos, que entram dentro de cada bobina, veja se não quebrou um dos nucleos, e em cada nucleo, vai um pino, que parece um preguinho de aluminio, eles prendem os nucleos nas alavancas, se quebrar, pode causar esse defeito.

      Excluir
  7. bom dia, minha maquina brastem antiga esta enchendo de agua ate o nível normal, so que na hora d ebater ela despeja toda a agua pra fora, ela ta centrifugando, so não ta batendo, seria a bomba dagua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não seria, tem que ver o magneto, ver se tem alguma das bobinas do magneto queimada, ver se tem algum dos nucleos que entram no magneto quebrado, ou se tem algum dos pinos que prendem o nucleo do magneto na alavanca quebrado, se tudo isso estiver ok, puxe os fios do magneto, pode ter quebrado algum fio no magneto, ou antes de chegar no magneto, mas perto dele sempre quebram fios.

      Excluir
  8. meu nome é Dorival e gostaria de saber o que fazer. Ao encher de agua na maq ela transbordou e de repente parou de funcionar, faz barulho como se estivesse travada, já virei a correia varias vezes e tbm tirei o motor e testei, ele virou, o que pode ser? o magnético? como fazer? Brastemp, antiga, gran luxo. tenho que fazer algum cadastro p/ postar e receber respostas neste canal de atendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não tem, tem apenas que esperar eu liberar o comentário e responder.
      voce disse que ela transbordou, o defeito pode estar aí, tem uma mangueirinha ligada no tanque, e no pressostato de controle de nivel, veja se essa mangueirinha não está solta, ou rachada e vazando ar, isso faz a lavadora transbordar ok

      Excluir
  9. Olá, Celso. Ganhei uma máquina de lavar Brastemp Luxo que está com o ciclo funcionando normalmente. Porém, o modo automático (que seria o normal do modelo) não funciona. A cada ciclo ela para e é preciso girar para o próximo. Como posso resolver? Não me importo em mudar manualmente, mas às vezes é preciso desligar e selecionar o próximo, que demora a iniciar em deixando na dúvida se foi realmente selecionado. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcella, não pode funcionar assim, ela tem um tempo certo para cada função, e é de poucos minutos, se você deixa meia hora batendo, ou centrifugando, vai superaquecer a lavadora e sua conta de energia vai disparar, ela tem motor grande e consome muito
      O problema aparentemente está no timer, que vai girando e mudando a programação, mas para lavadoras antigas, são muitos modelos de timer, tem que ver o código que está na peça e ver se ainda existe para o modelo da sua lavadora, esse modelo foi fabricado até 1988 a mais nova delas tem 26 anos, e as mais antigas já tem mais de 50 anos, pode ser também, que tenha apenas queimado o motorzinho que fica encaixado no timer, se for apenas o motorzinho queimado, é bem mais fácil e mais barato.

      Excluir
  10. Boa noite Celso, minha brastemp antiga, nem sei o modelo, está desligando sozinha em qualquer momento do programa e fica fazendo um barulho como se quisesse funcionar mas não funciona e o botão continua girando, se deixar sozinha depois de um tempo ela volta a funcionar, se desligada da tomada depois de uns 10 minutos é religada e volta a operar normal mas pode parar novamente a qualquer minuto. Tem vezes que opera normal e parece que não tem nada.

    Desde já muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser o motor superaquecendo e parando, teria que chamar um técnico para ter certeza se é mesmo isso, motor.

      Excluir
  11. BOA noite Celso ,seu site é de grande ajuda! Tenho uma lavadora brastemp intelligent 7kg - modelo BWF24ABANA que está fazendo muito barulho quando lava e centrífuga.
    O técnico veio e disse que é o automático que está frouxo, tirantes e varetas. Orçamento de 380,00. Será que é este mesmo os defeitos e o cobrado tá justo? Agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, complicado demais esse orçamento, AUTOMATICO FROUXO???
      Essa lavadora nem automático tem..
      Peça mais um orçamento, assim compara valores e as peças que realmente tem que ser trocadas, esse orçamento esta caro e estranho demais.

      Excluir
  12. Bom dia Celso, achei seu site hoje gstaria muito de sua ajuda, minha lavadora esta funcionando somente o batedor ,ela enche de água mas na hora de centrifugar ela não centrifuga, a água entra mas ela não gira o tambor, veio um rapaz dar uma olhada e me disse que era o freio, mas estou desanimada, pois toda vez que ele vem é sempre 300,00 reais em peças que de nada adiantam, ela funciona um pouco e logo enguiça, e mais peças vão sendo trocadas, as vezes acho que não são bem as peças que ele diz, pois não é possível quebrar tanto; minha amiga estava com o mesmo problema e o rapaz disse que era o mesmo problema na maquina só que ela mexeu na correia e ela voltou a funcionar, como posso saber se realmente é o freio? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cimara, sinceramente não consegui entender nada, me desculpe a sinceridade, eu não sei o que a lavadora está fazendo e não está fazendo, seu comentário foi extenso mas muito confuso.

      Excluir
  13. A minha Maquina é uma Brastemp modelo BLE61L16,série *-AG-790256, a maquina esta funcionando, soltando água normal, mas na hora de centrifugar ela não centrifuga, entra a água mas o cesto não gira, Grata pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se posso te ajudar, me responda essas perguntas por favor

      1 - A lavadora entra água?
      2 - Depois que entra água ela começa a agitar normal? ou seja, ela está lavando nomal?
      3 - Depois joga toda a água para fora, mas não centrifuga é isso mesmo, faz tudo, apenas não centrifuga?

      Excluir
  14. Boa Tarde Celso, como vai?
    Estou em busca de uma solução...e que bom que encontrei vc!
    Eu tenho uma máquina brastemp herança da minha avó, e fui
    lavar roupas hj de manhã e ela encheu de água até o nível
    normalmente, e iniciou a lavagem corretamente porém, o agitador
    (a pá que bate pra lá e pra cá) não está se movendo, apenas o
    tambor (ou bacia) se move...então coloquei no modo centrifugar para testar,
    ela centrifugou normalmente e esvaziou.
    Tentei fazer de novo, desde o início do programa da lavagem, porém ela
    novamente encheu e não bateu com o agitador.
    por favor...me ajude, o que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela está girando o cesto ao invés de girar o agitador, o problema vai estar no magneto, ele tem duas bobinas elétricas, veja se uma delas não queimou, depois veja que no magneto entram dois nucleos, veja se um deles não quebrou, depois veja que esses nucleos são presos as alavancas por um pino cada um, esse pino parece um preguinho de aluminio, veja se não quebrou, se tudo estiver ok, puxe os fios que são ligados na magneto, e veja se algum deles não quebrou ok, o defeito muito provavelmente vai estar no magneto, ou nos itens que estão conectados a ele.

      Excluir
  15. Celso boa noite, primeiramente quero agradecer pelas dicas de como consertar a máquina já utilizei algumas e sempre tive sucesso. Uma coisa que eu gostaria de saber é possuo uma Brastemp Luxo muito parecida com a da primeira foto desta página ela está funcionando normalmente porém quando ela está batendo e centrifugando, ela faz muito barulho há alguma forma de reduzir este barulho com algum tipo de lubrificação, ajuste de aperto de parafuso ou troca de alguma peça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, quando se trata de barulho, sem que a gente possa ver e ouvir fica complicado identificar a causa e com certeza a solução, mas nas lavadoras antigas, um problema com barulho muitas vezes é na correia, então se for isso, com a lavadora funcionando, pegue uma vela, e encoste na correia, se for isso a glicerina da vela vai reduzir muito o barulho que a correia faz quando está ressecada ok.

      Excluir
  16. celso td bem? tenho uma lavadora brastemp antiga e ela nao esta agitando a roupa..so centrifugando..ja troquei o magneto, o chicote, ja olhei os pinos embaixo das bobinas e ta td certo. e mesmo assim so centrifuga e nao bate.. tem algo haver cm a embreagem? qual a funçao da embreagem nessa maquina? e por favor como faço pra regular a embreagem. muito obrigado e deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que acontece muito nesse modelo, que pode fazer a lavadora parar de lavar, não tem a ver com embreagem, e sim com bloco do agitador, com tempo ele pode se quebrar, e assim a lavadora não bate, o bloco fica embaixo do chapeu do agitador
      Faça assim
      sobre o agitador tem o chapeu que é rosqueado, tire o chapéu desrosqueando
      sem o chapeu, o agitador fica apenas encaixado no bloco, pegue na parte de baixo do agitador e puxe ele pra fora
      assim vai ver o bloco, ele é de um metal parecido com aluminio e fica encaixado, travado no eixo
      assim quando o eixo se move, move o bloco que move o agitador, se a trava que prende o bloco no eixo quebrar, ou mesmo o bloco esfarelar, ele perde a função de mover o agitador mesmo que o eixo se mova, então veja isso, o bloco do agitador ok, suponho que seja ele

      Excluir
  17. celso bom dia td bem? minha brastemp antiga nao quer funcionar o agitador..so funciona a centrifugaçao..ja toquei o magneto e todos os fios de chicote e o pino abaixo da bobina..isso pode ter algmuma coisa haver cm embreagem?qual a funçao da embreagem nessa maquina? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que acontece muito nesse modelo, que pode fazer a lavadora parar de lavar, não tem a ver com embreagem, e sim com bloco do agitador, com tempo ele pode se quebrar, e assim a lavadora não bate, o bloco fica embaixo do chapeu do agitador
      Faça assim
      sobre o agitador tem o chapeu que é rosqueado, tire o chapéu desrosqueando
      sem o chapeu, o agitador fica apenas encaixado no bloco, pegue na parte de baixo do agitador e puxe ele pra fora
      assim vai ver o bloco, ele é de um metal parecido com aluminio e fica encaixado, travado no eixo
      assim quando o eixo se move, move o bloco que move o agitador, se a trava que prende o bloco no eixo quebrar, ou mesmo o bloco esfarelar, ele perde a função de mover o agitador mesmo que o eixo se mova, então veja isso, o bloco do agitador ok, suponho que seja ele

      Excluir
    2. Olá celco tb bem? tenho uma máquina brastemp antiga, aquela que aqueca agua ela acende o painel mas não funciona. Qual será o problema?

      Excluir
    3. Maquina antiga, são dezenas ou até centenas delas dependendo do que se considera antiga, tem que ter o modelo exato, assim fica menos dificil ajudar.

      Excluir
  18. Boa tarde
    Tenho uma brastemp turbo eficiência 8kg -BWM 08 A - a 10 anos.
    Agora ela esta sujando a roupa com óleo na ultima centrifugação
    O que pode ser?
    SErá que compensa comprar outra ou arrumar.
    Se for comprar qual me indica.
    Andei olhando as novas de 8kg são bem menores do que a minha.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua lavadora é ótima, compensa arrumar sim, mas vai ter que trocar a mecanica, pois o óleo vem de dentro da caixa de engrenagem, e as lavadoras de hoje são muito menores, a sua é a mesma de 10 kilos de hoje, vou deixar um video do que tem que ser feito, se for trocar a caixa toda eu não tenho pra vender, mas se for trocar apenas o tubo do mecanismo eu tenho um kit na loja de peças que estou montando, converse com seu técnico, e veja se dá pra trocar apenas o kit de reparo, vou deixar o link da minha lojinha de peças, veja o vídeo que vai entender melhor ok
      https://www.youtube.com/watch?v=HtKe5nbK__A
      https://www.youtube.com/watch?v=6a_KQ1RqoVM

      loja de peças onde tem o kit para reparo da mecanica
      https://www.youtube.com/watch?v=6a_KQ1RqoVM

      Excluir
  19. Oi Boa noite tenho uma Brastemp luxo 10k, a Correia dela arrebentou,eu tentei trocar mais a maquina não quer bater,só faz barulho,será que tem jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual lavadora luxo de 10 kilos, as lavadoras antigas de ferro são para 05 kilos todas elas, se for mesmo aquelas de ferro com tampa esmaltada, talvez trocar a correia não resolva, a correia muitas vezes quebra porque a polia da bomba trava, e o motor não para de girar, assim, como a bomba trava, ela trava a correia, e como o motor não para, a polia do motor girando com a correia parada, queima a correia ao ponto de sair fumaça e romper a correia, então se for mesmo essa lavadora antiga, gire a polia da bomba com a mão e veja se está travada, se tiver, troque a bomba dágua ok.

      Excluir
  20. Oi Boa noite tenho uma Brastemp luxo 10k, a Correia dela arrebentou,eu tentei trocar mais a maquina não quer bater,só faz barulho,será que tem jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual lavadora luxo de 10 kilos, as lavadoras antigas de ferro são para 05 kilos todas elas, se for mesmo aquelas de ferro com tampa esmaltada, talvez trocar a correia não resolva, a correia muitas vezes quebra porque a polia da bomba trava, e o motor não para de girar, assim, como a bomba trava, ela trava a correia, e como o motor não para, a polia do motor girando com a correia parada, queima a correia ao ponto de sair fumaça e romper a correia, então se for mesmo essa lavadora antiga, gire a polia da bomba com a mão e veja se está travada, se tiver, troque a bomba dágua ok.

      Excluir
  21. Bom dia, Celso!

    Tenho uma lavadora Brastemp advantash wash 8 kg, modelo BWF084BANA e ano passado meu esposo fez a parte mecânica dela. Agora estou com problema acho que elétrico. Quando vou encher a máquina com água ten.ho que assoprar a mangueira de nível para o sensor do ligar e começar a lavagem, depois ela bate e quando vai soltar a água para a próxima etapa ela para e começa a encher e fica pausada sozinha. Já troquei mangueira de nível e o problema continua. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conecte a mangueira no tanque e sopre, se tiver sujeira de amaciante no conector do tanque pode ser esse o problema, ou então problemas com o próprio pressostato.

      Excluir
  22. Boa tarde celso, a minha lavadora é uma brastemp 7kg com aquecimento,não drena a agua e na centrifugação ela só ta girando o batedor, testei o atuador de freio e a eletrobomba direto na energia e os dois funcionaram, o que pode ser, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde ser que funcione direto na tomada, mas pode ser que os fios que vão conectados a eletrobomba, estejam presos apenas pela capa do fio, então puxe os fios da eletrobomba, eles sao pares, puxe tentando separar eles, se eles se soltarem um do outro vai ser esse o defeito , e se for isso, emende , isole e pronto.

      Excluir
  23. Bom dia Celso, acompanho seu blog a muito tempo, tenho duas perguntas. a Primeira é, tenho uma Brastemp Linea Verona Luxo, Consegui deixar ela 0k, era da minha tia, me deu depois de ficar 25 anos parada, porem o timer dela não está avançando, tirando ele fora e energizando o motor sincrono do timer ele avança tudo, mas na máquina ele não avança, será defeito interno do timer? Outra coisa ela tem uma Consul Biplex daquela Marrom anos 80, frost Free eu creio, e me deu tbm, quero saber se ela consome muita energia, e se essa maquina tbm consome muito ou o mesmo em relação a Mondial, Clean e etc. Outra pergunta, Minha mae achou uma Geladeira GE de 2º mão por 400,00 reais, super conservada, mas agora com a falência do grupo MABE(Continental, GE, Bosch e Dako) caso dê algum defeito, será que acharei peças? ou melhor comprar uma Consul/Brastemp? ou até usar essa Biplex ? Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que sim, defeito interno no timer, ou motor do timer queimado, veja o motorzinho, ele é apenas encaixado.
      Não tem Consul Frost Free antes de 2000.
      Consome bem mais que as geladeiras atuais, e a lavadora muito muito mais que a mondial, olha o tamanho dos motores e compare, a antiga deve consumir mais que o dobro de mondial.
      Eu não conserto essas marcas da Dako nunca, mesmo quando tinha peças, era até 5 vezes mais caro que Brastemp/Consul/Electrolux. acho que um produto dessa marca, nem de graça se me dessem. essa é minha opinião pessoal.

      Excluir
  24. tenho uma brastemp luxo antiga faz tudo ou quase não centrifuga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja tudo relacionado ao magneto, veja se queimou uma das bobinas, veja o nucleo que entra no magneto se não quebrou, veja o pino que prende o nucleo as alavancas se nao quebrou veja a fiação, se não quebrou em algum ponto perto do magneto, em 90% dos casos está relacionado ao magneto e tudo que está ligado a ele.

      Excluir
  25. Meu querido, tudo bem?
    Teno uma brastemp luxo e o chicote superior se desconectou do seletor de programas. Não está nada quebrado, só não sei onde conectar os fios. pode me ajudar? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como soltar todos os fios, a não ser que alguém tenha tirado, eu não tenho mais acesso ao esquema elétrico dessas lavadoras, pararam de fabricar em 1988 e são dezenas de modelos, mas veja se ela tem etiqueta com o modelo ainda, e com modelo procure na internet por ex: esquema elétrico lavadora Brastemp blp24 ... ou diagrama lavadora brastemp blp24, isso foi só um modelo de exemplo ok.

      Excluir
  26. Bom dia! Temos uma lavadora BRASTEMP LUXO LAVADORA AUTOMÁTICA - MODELO BLN61S16 - SÉRIE 6FE180716 bem antiga reformada há um pouco mais de um ano. Ontem ao iniciar a ultima fase do ciclo que é centrifugar, ela começou a cheirar bastante queimado e parou de funcionar como se estivesse desligando da energia. Abri ela e liguei novamente na centrifuga e funcionou normalmente, apesar de alguns fios logo após a entrada de energia ficarem muito quentes, e alguns minutos começou a cheirar queimado, mas funcionando normalmente. Abri o painel e arrumei alguns fios desemcapados e liguei. Continua cheirando queimado. Olhei por baixo e o cheiro de queimado pareceu mais forte mas nenhum fio externo aparenta estar derretido. Em nenhum momento observei fumaças. Por favor, o que e como posso testar para identificar a origem do cheiro? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que deve ter ocorrido, foi que a bomba de água deve ter travado, e travando impede a correia de girar, mas o motor não para, então a polia do motor desliza na correia, queimando a mesma, então solte a correia e tente girar a polia da bomba, se estiver travada, sem girar o defeito é na bomba.

      Excluir
  27. Celso, boa noite, tudo bem? Tenho uma lavadora Brastemp luxo BLR 24-Z, quando ligo, enche de agua até o nivel selecionado, porem começa a drenar agua , desligo o timer e tenho que avançar o seletor manualmente para iniciar a pre-lavagem/molho/lavagem. Chegando ao enxague o mesmo ocorre, enche de agua e drena, a centrifugação esta normal. Que componente esta com problema? Aguardo retorno, grato. Clovis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai estar no magneto, ou queimou uma bobina, ou tem fio quebrado, ou um nucleo que entra no magneto quebrou, ou um pino que prende o nucleo a alavanca quebrou, veja isso, está tudo relacionado ao magneto, fiação do magneto, ou componentes ligados ao magneto.

      Excluir
    2. Celso, troquei o magneto e tudo voltou ao normal. Muito obrigado pela atenção, Clovis.

      Excluir
    3. Ah sim, não disse que o defeito estava por ali, abração.

      Excluir
  28. bom dia celso aki e o joel tenho uma lavadora brastemp antiga modelo blr 24z16 ela e liga enche de agua e comeca agitar mas depois de alguns minutos ela para e depois de alguns minuto ela volta a funcinar mas desse jeito para e funciona sera o problema e o timer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, mas pode ser motor superaquecendo, quando parar , desligue da tomada, e pegue nos fios que saem por baixo do motor, veja se estão muito quentes.

      Excluir
  29. Olá, Celso, tudo bem?
    Desde já, obrigado por voce existir;
    É o seguinte: tenho uma brastemp antiga (painel eletronico) e está fazendo o seguinte:
    quando vai começar a bater a roupa fica track, track e p agitador vai e volta. Desligo no botão e acaba agitando. Será que é alguma regulagem ou tem alguma engrenagem quebrada dentro da caixa?
    Desde já, agradeço,
    josé elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias, tem gente que considera antiga com 10 anos, outros com 50 anos, mas se a sua for igual a da foto, pode sim ser problema dentro da caixa de engrenagem, e a muito tempo a Brastemp não tem essa caixa de engrenagem, hoje quando ainda encontra é recondicionada, eu parei de consertar esse modelo já fazem uns 05 anos, pois não tem mais todas as peças para ela, e consertar uma coisa hoje e amanhã surgir outro problema e não ter a peça é prejuízo para o cliente

      Excluir
  30. Olá, Celso, tudo bem?
    Desde já, obrigado por voce existir;
    É o seguinte: tenho uma brastemp antiga (painel eletronico) e está fazendo o seguinte:
    quando vai começar a bater a roupa fica track, track e p agitador vai e volta. Desligo no botão e acaba agitando. Será que é alguma regulagem ou tem alguma engrenagem quebrada dentro da caixa?
    Desde já, agradeço,
    josé elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias, tem gente que considera antiga com 10 anos, outros com 50 anos, mas se a sua for igual a da foto, pode sim ser problema dentro da caixa de engrenagem, e a muito tempo a Brastemp não tem essa caixa de engrenagem, hoje quando ainda encontra é recondicionada, eu parei de consertar esse modelo já fazem uns 05 anos, pois não tem mais todas as peças para ela, e consertar uma coisa hoje e amanhã surgir outro problema e não ter a peça é prejuízo para o cliente

      Excluir
  31. Olá Celso. Tenho uma Brastemp BLE61L16 e o freio dela está travado. Como posso destravar? O que pode travado ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter ficado parada por um tempo e travou, com ela desligada, se o cesto estiver travado, force ele com a mão para girar, pode ser apenas isso

      Excluir
  32. Olá Celso acompanho sempre seu blogs tô com uma brastemp super luxo que ela tá centrifugando na hora de bater e na hora de centrifuga não faz mais nada fica parada pode me ajudar desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja magneto, fiação do magneto, pino e nucleos que vão no magneto

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.