domingo, 8 de dezembro de 2013

Como Funciona uma Geladeira? Princípios básicos de como funciona um refrigerador convencional




      Neste vídeo, muito bem elaborado, diga-se de passagem, fica bem explicado o princípio básico de como uma geladeira trabalha para conservar os alimentos, claro que a maioria dos refrigeradores hoje funcionam por ventilação de ar forçada, mas isso não altera em nada o princípio básico da refrigeração, que é , foi e sempre será, retirar o calor dos alimentos, quando se acha por aí que refrigeradores refrigeram ou congelam alimentos, se está sempre redondamente enganado, refrigeradores, e freezers fazem é: Retirar o calor dos alimentos.
   Então, vamos pensar, se um produto tem calor, significa que está quente e zero grau deveria congelar tudo não é mesmo, congelar e manter estável, não entrar em negativo. Mas o zero grau que temos, é apenas uma referência para temperatura de congelamento, então quando um produto chega a zero grau, significa apenas que ele vai congelar, não que ainda não tenha calor.
   E agora, quando um ambiente, ou um produto, ou uma pessoa chega ao seu limite de perda de calor? ou seja chega realmente a um zero final de temperatura, não podendo mais ser retirado calor? Bem cientistas provaram, que um corpo chega ao seu limite de extração de calor, a exatamente - 273,15 graus abaixo de zero, lembrando que zero é temperatura de congelamento, claro que a natureza não nos levaria a temperaturas tão inferiores a zero, o mais baixo registrado foi no polo norte em 1968 com -63 ou seja, 63 graus negativos.
   Bem eu vim apenas falar de geladeira e já estou no polo norte, acho que vou sair fora daqui senão acabo congelando... Tááááxxxiiii!  


(vídeo do youtube, texto: Celso Jair Pereira)





Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

27 comentários:

  1. Amigo tenho um refrigerador fosfree Brastemp Br41ABana ela parou de gelar o funcionamento do ventildor luz ta normal mais o motor não dispara, o que pode ser feito ? desde ja agradeço pela inforção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa, ou seja a caixa controle, pode testar fazendo o seguinte, para saber se o motor não queimou, se o motor estiver quente espere esfriar, então desligue os fios que vão no motor, e ligue com um cabo de força o motor direto na tomada, se ele partir, deixe uma hora ligado para ver se o motor vai funcionar direitinho, funcionando, troque a placa eletronica, que se chama caixa controle e fica presa ao gabinete do lado esquerdo do motor.

      Excluir
    2. Ariana, qual modelo exato da sua geladeira, por favor.

      Excluir
    3. Trocar os sensores que ficam atrás da tampa.do fundo do congelador e a placa de comando eletrônico que fica na parte de trás da geladeira ao lado do motor , essa placa eletrônica fica dentro de uma caixinha fixa na lateral.

      Excluir
  2. Amigo estou com um refrigerador sem gelar o mesmo so ta funcionando ventilador luz aparentemente normal, mais não gela, é um Brastemp Brm41aBana desde ja grato pela atenção meu email oceano.adm.se@gmail.com att Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a placa, ou seja a caixa controle, pode testar fazendo o seguinte, para saber se o motor não queimou, se o motor estiver quente espere esfriar, então desligue os fios que vão no motor, e ligue com um cabo de força o motor direto na tomada, se ele partir, deixe uma hora ligado para ver se o motor vai funcionar direitinho, funcionando, troque a placa eletronica, que se chama caixa controle e fica presa ao gabinete do lado esquerdo do motor.

      Excluir
  3. Prezado Celso Jair, em uma geladeira Consul Biplex caiu uma mangueira bem fina de trás da placa fria ficando apoiada no coletor de degelo da placa fria. Soltei os parafusos (dois) que seguram a placa fria e percebi que tinha um tubo que vai no termostato e outra mangueira fina (a que caiu) sobre uma papel de alumínio. Qual é a função deste papel alumínio e dessa mangueirinha, que não é a do termostato? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, aquilo não é uma mangueira, é um fio de energia, é o fio da resistência de degelo, que fica colada na placa fria, toda vez que o compressor desliga, o termostato energiza aquela resistência , para que aqueça e facilite o derretimento do gelo da placa fria, ela fica moldada em uma estrutura de papel alumínio, para facilitar a dissipação de calor
      vou te mandar um link com a foto da peça, copie e cole no seu navegador:

      http://www.samatec.com.br/RESISTENCIA-PLACA-FRIA-REFRIG-CONSUL-220V-PEQ-LD75-SAMATEC---REFRIGERACAO--Resistencia-_cod_1488

      Excluir
    2. Obrigado Celso pela explicação simples, correta e didática. Vale a pena mover a placa fria para reposicionar a resistência no papel alumínio ou se não formar gelo na placa fria deixo assim mesmo? Outra coisa o termostato tem uma resistência de 12 K Ohms (um quadrado cerâmico de 2,5 x 2,5 cm em cima do bulbo de mercúrio) como ele esta ligado em paralelo com o relê do termostato ele é acionado quando o motor é desligado. Pergunta: Essa resistência é importante ou posso substituir o termostato por um sem a resistência?

      Excluir
    3. Tem que substituir por um idêntico, no caso com a mesma resistência, quanto a resistência que fica atrás da placa, se não estiver formando um bloco de gelo na placa fria, deixe como está, a placa fria é toda de alumínio, e se ficar movendo ela, pode ser que venha a trincar, e provocar vazamento, portanto, quando menos mover aquela peça melhor, então se a geladeira está funcionando sem alteração de refrigeração, não mexa em nada, apenas acomode os fios da resistência novamente atrás da placa e deixe como está ok.

      Excluir
  4. Prezado Celso, obrigado pela resposta. Testei a resistência que fica atrás da placa fria e o fio esta esquentando... logo esta ok. Soltei a placa fria e sem mover muito puxei para fora a placa de papel alumínio e fixei a resistência no local correto e recoloquei a placa de papel alumínio no lugar. Como a geladeira quase não desligava troquei o termostato por um original. Agora a geladeira esta com ciclos de aproximados 30 minutos ligada e 15 minutos desligada sem abrir as portas. Este ciclo esta OK? Lembrando que em São Paulo esta um calor medonho, neste instante na cozinha esta 32°C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A variação de tempo de ligada e desligada varia muito, mas isso está sim dentro do normal, a noite ela deve ficar bem mais tempo desligada, tudo certo, abração.

      Excluir
    2. Obrigado pelas respostas e as valiosas orientações. Para finalizar coloquei um voltímetro registrador gráfico em paralelo com a alimentação do motor do compressor em um período de 24 horas, o resultado foi que em média o compressor ficou 48% do tempo parado e 52% funcionando, aproximadamente. Boa sorte é Feliz 2014!!!

      Excluir
    3. Perfetio, mas temos que considerar que as temperaturas externas estão altas, portanto, em dias mais frios, teremos mais tempo desligada que ligada, feliz 2014!

      Excluir
  5. Celso, boa tarde.
    Tenho um refrigerador Brastemp BRX48D. Ele parou de funcionar totalmente. Segundo os dois técnicos que vieram aqui, o problema é na placa eletrônica que fica do lado esquerdo do motor. O primeiro disse que não tem conserto e que eu deveria comprar outro refrigerador, apesar de falar que o motor estava perfeito... O outro colocou duas placas e todas as duas queimaram no momento da instalação. Acredito que tenha colocado placas não compatíveis com o modelo. Gostaria de saber onde posso comprar a placa certa, qual a referência dela e se eu mesma consigo instalá-la. Moro em Brasília. Muito obrigad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o modelo da geladeira, que você já tem, pode comprar em uma das lojas que vou te deixar o fone, para instalar é bem simples, vou deixar umas intruções para você mesmo/a fazer.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Lojas:
      Asa Norte : 3347-7400
      Asa Sul - 3346- 4747 3346-3737
      Taguatinga : 3562-5151
      Ceilandia : 3373-1333

      Excluir
  6. Olá Celso!
    Temos aqui em casa, uma consul frost free biplex crm45. Queria saber qual a média de intervalos de tempo que o ventilador do congelador fica funcionando? Sei que isso depende de vários fatores, como a quantidade de alimentos quentes colocados na geladeira, quantidades de vezes que se abre a porta, etc. Mas com funcionamento normal, queria saber a média aproximada( no numero 4 por exemplo).
    Outra duvida, O ventilador funcionando significa que o motor também tá funcionando?
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o ventilador funciona simultaneamente com o motor compressor
      A média é muito variável, mas em uma hora seria meia hora desligado e meia hora ligado, a noite sem abertura de portas, pode ser que fique mais tempo desligada ok.

      Excluir
    2. Boa tarde! Gostaria de saber como trocar o termostato da geladeira duplex já folguei todos os parafusos da placa da parte do refrigerador e ñ consegui retirar a placa como tiro essa placa?

      Excluir
    3. Não tem que tirar a placa, tem apenas que soltar o parafuso onde e fixado o sensor do termostato, que fica na parte inferior da placa, solte o parafuso e a ponta do bulbo do termostato vai se desprender da placa. Não pode ficar movimentando a placa fria que é de alumínio, ela pode tricar, quebrar, vazar todo gás e condenar o produto.

      Excluir
  7. Boa tarde Celso,
    Meu nome é Jorge e moro em Esteio,rs.

    Minha geladeira é eletrolux df41.

    Não estava gelando compartimento inferior,Abri tampas de acesso ao evaporador e verifiquei que estava congelado.verifiquei resistência de degelo e estava queimada.Substitui e deixei ligada a noite inteira.Abri novamente e estava congelado na parte inferior do evaporador,Testei resistência da calha e se apresentava interrompida,Quando retirei verifiquei fisicamente que estava interrompida ;substitui resistência da calha,sensor,e fusível térmico
    Continuou a não gelar compartimento inferior,porém não congelou evaporado,concluí que estava fazendo degelo.
    Testei o damper ,estava ok.
    Retirei o conjunto onde está montado o damper e tive acesso a saída do duto de ar,verifiquei que não estava saindo ar,Deixei parado por dois dias,soprei com um secador de cabelo ligado no vento frio na entrada de ar ,verifiquei que o ar fluía normalmente,descartei hipótese de obstrução,Aparentemente o ventilador está normal,mas o ar não chega na saída do duto da parte inferior,(geladeira desligada a dois dias,abri e verifiquei não tinha gelo no evaporador),parece que ventilador não tem força para soprar o vento até a parte inferior,mas parece estar em perfeitas condições. Ainda não consegui resolver.
    Também gostaria de saber qual a função do sensor do ventilador e como a parte inferior se comunica informando que já chegou na temperadura desejada,visto que não existe nenhum sensor na parte inferior.
    Desde já agradeço,
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Damper é quem controla a passagem de ar frio para a parte inferior, veja que o damper nem fios tem, ele é completamente mecanico, ele tem uma tampinha, uma portinhola que montada no damper, ao mover-se abre e fecha a passagem de ar para a parte de ar na parte inferior
      é assim, o damper fica encaixado dentro do duto, e do damper sai um sensor que também fica preso no corpo do duto, esse sensor gande que fica no duto e é ligado ao damper, quando é resfriado, ele faz a tampinha do damper se mover, fechando a passagem de ar, por isso, não sei como você testou o damper, mas se ele estiver fechado, obstruindo a passagem de ar para a parte inferior, a geladeira não vai receber ar frio na parte inferior, pode ser esse o problema, veja isso direito, se quiser testar o damper, retire ele com muito cuidado, pois as partes são isopor e peças delicadas, depois pegue um copo grande encha o copo totalmente de gele e complete com água, misture bem e coloque o sensor do damper dentro do copo, em minutos a portinhola do damper tem que se fechar, se estiver aberta é claro, espero ter ajudado. seu comentário foi muito esclarecedor e ajudou muito, sua geladeira é que não está ajudando nadinha, abração

      Excluir
  8. Boa noite Celso minha geladeira eh da GE frost free e percebemos que ela não estava funcionando nada mas deposi de fazer um teste para ver se havia algum curto nao detectei nada e fiz um jumper no compressor ligando ele direto logo em seguida conectei o pino da placa e ela esta gelando o freezer em cima mas a parte de baixo está gelando muuuito pouco o que será que pode ser. detalhe ja está assim uns dois dias!!

    será que vc pode me ajudar talvez dizendo o que possa ser
    GRATO Michael Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso, não conheço nada dessa marca, optei por nem ver produtos fabricados pela DAKO.
      Entre em um site de amigos, lá tem muitos técnicos que respondem e podem te ajudar mais que eu
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  9. Ola Celso tenha gelafeira brastemp BRM 35B frost free, troquei a placa eletrónica pois ficava dando uns estralos ligava e desligava e não gelava, troquei a placa voltou a funcionar porem ela agora não desliga mais fica ligada direto tanto compressor como o ventilador. O que pide ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se troca peças, a geladeira deve estar desligar, com tudo quente, e para que volte a entrar em um ciclo de liga/desliga pode demorar até 48 horas

      Excluir
  10. Ola tenho um geladeira brastemp brm48d só que ela fica mais tempo ligada que desligada , o que pode ser ?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.