sábado, 21 de dezembro de 2013

Lavadora Brastemp com barulho na centrifugação - Onde está o problema? como resolver?




   Esta é uma lavadora Brastemp modelo BWL11A, o defeito que ela apresenta é barulho, mas a causa do barulho é por um defeito dentro da caixa de engrenagem, a caixa de engrenagem se chama conjunto mecanismo, dentro da caixa tem dois eixos, um superior que encaixa no agitador, e um inferior, onde é rosqueada a polia onde vai a correia.
   O que ocorre, é que no fundo da caixa de engrenagem, internamente onde o eixo curto se apoia, existe uma bucha de apoio, essa bucha se desgasta, ou se desloca, fazendo o eixo da parte inferior ficar com uma folga grande, como a polia fica presa nesse eixo, ela então se movimenta junto com eixo, pela folga excessiva, e ao se movimentar, se distancia do jogo de cames, assim desencaixando, a polia tem dentes que se encaixam perfeitamente no came, e ao se distanciar pela folga do eixo, se desencaixa com a lavadora em movimento, causando esse barulho alto.
   Para resolver esse problema, se faz necessário a troca do conjunto mecanismo, que é a caixa de engrenagem, então aconselho trocar além do mecanismo, também o rolamento e o retentor da base, porque para se trocar mecanismo, tem que desmontar toda a parte mecânica, e já que vai desmontar tudo, aproveita para se trocar rolamento e retentor, que com certeza, mesmo não estando danificados, já estão desgastados, e trocar esses dois itens, vai prolongar bastante a vida do conjunto mecânico, evitando então ter que desmontar a lavadora em um prazo curto para fazer mecânica novamente.






Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

35 comentários:

  1. Boa tarde Jair, tenho uma geladeira brastemp brm33 bbrana. Ela estar sem gelar a parte de baixo e com gelo formado em volta do condensador, olhando os tópicos eu abrir a tampa e testei a resistência direto na tomada, e a resistência estar esquentando normalmente, aí comprei um bimetál e um sensor, sendo que troquei ele continua sem fazer o degelo, oque deve ser isso? Se eu descongelar ela, ela fica boa por dois dias, tempo suficiente para ela formar gelo e não jogar ar frio para parte inferior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme te disse ontem, se tem água no coletor sobre o compressor, significa que o dreno está limpo, e a possibilidade que resta é o modulo de potencia com defeito ok, abraço

      Excluir
  2. Boa Noite amigão, estou com um problema semelhante mas em um outro modelo da Brastemp, que seria o BWM08 só que o barulho é constante, como se um tipo de motor que puxa uma alavanca que tem uma mola (rsrs) não estivesse funcionando, pois quando eu puxo essa alavanca com a mão e giro a "Pulia" com a outra mão o barulho some e o cesto gira sem problemas, será que consegue interpretar esse problema?? obrigado pela paciencia, rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem puxa essa mola, é o atuador de freio, se ele estiver queimado, ou com fio quebrado, ele nao puxa o armador que coloca em posição de centrifugar, veja se está queimado mesmo testando a peça, pois os fios que alimentam a peça, vem da eletrobomba, e as vezes os fios se quebram na saida da eletrobomba e deixam de mandar corrente para o atuador, vou deixar aqui um vídeo meu que vai te ajudar ok

      http://www.youtube.com/watch?v=5UaWOcgGiYg

      Excluir
    2. Pois é amigão, obrigado mesmo pela dica, troquei o Atuador de freiro que me custou apenas R$ 25,00 a parte da centrifugação melhorou o problema, mas no molho curto, longo , lavagem e enxague ele faz um barulho enorme como se as engrenagens estivessem se chocando uma barulho tipo de catraca rangindo, acredito que meu problema tb é igual ao vídeo que vc postou. esse Kit que vc falou se eu trocar custa muito caro? é fácil de trocar? abraços

      Excluir
    3. Mengo, o kit vai sair na casa dos 100,00, mas é complicado para trocar, precisa de ferramentas grandes, se for comprar ferramentas para isso, não compensa, compensa pagar um profissional, por isso ainda não postei nada ensinando a fazer kit mecanica, mas com certeza farei uma postagem detalhada do passo a passo de como se fazer esse serviço, a mão de obra, vai ficar na casa de 120,00 a 150,00, é bem trabalhoso, tem que desmontar a lavadora toda, toda mesmo.

      Excluir
    4. Boa tarde, estou com o mesmo problema na minha maquina é uma bwqbb22ana esta com a mesma situação do (Mengo Lazzus), meu marido ja olhou e que nem mencionado ali onde fica a mola puxando e voltando, faz uma barulheira. Depois de olharmos aqui ali acho que desregulamos alguma coisa, porque uma hora a maquina tava enchendo desligada e ligada apenas na tomada, depois só o centro da maquina girava... você tem como dar uma luz por onde começar?

      Excluir
    5. Ligar sem programar nada, pelo simples fato de estar na tomada, é defeito de placa em todas a marcas e modelos de lavadoras que usam placas.
      se gira apenas o agitador ao invés de girar o cesto, pode ser o atuador de freio queimado, ou com fio quebrado, ou com braço solto, o braço que segura a parte do armador de freio, vou deixar um video que talvez te ajude, mas seu caso está meio complicado, veja os videos.

      https://www.youtube.com/watch?v=fg_igRmSzV4

      https://www.youtube.com/watch?v=dNXVBA7UhHM

      Excluir
  3. Amigo, eu troquei apenas aquela peça plástica redonda que tem uma mola e uns dentes, pois não percebi nenhuma folga aparente no eixo, notei que esta peça branca estava bastante desgastada, a principio o problema foi resolvido e a máquina funciona sem problemas... como ele já tem quase 9 anos de uso, terei que trocar o agitador, o dela é aquele que tem duas partes (inferior e a outra que tem a hélice) e nas casas onde vende aqui não estou encontrando da mesma, porém um vendedor me informou que o modelo novo sem divisões, tb serve, vc me confirma essa informação? abraços e mais uma vez muito obrigado, suas dicas estão fazendo eu economizar muuuuuuito, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você trocou apenas o jogo de cames, deve ter derretido a borda e se aproximando muito da polia fazendo barulho, que bom que resolveu.
      Pode sim colocar um agitador novo de 08 blends, eu acho até melhor, porque ele tem um filtro removível dentro dele, assim pode retirar o filtro a cada lavagem e limpar os fiapos que se acumulam lá dentro, abração.

      Excluir
  4. olá Celso, minha lavadora BWM08, esta fazendo um barulho na centrifugação o barulho é bem alto, estou desconfiado que seja a bomba de água porque desconectei o cabo de força da bomba e coloquei ela para centrifugar o barulho esta normal, conectei a bomba de novo e o barulho voltou a ficar ensurdecedor, oque vc acha?

    obs: Se for a bomba tem concerto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denis, estranho porque eletrobomba não faz barulho assim, tem que desconectar a eletrobomba com ela sem água é claro, deixar ela drenar por um tempo, ela vai ficar muda, mas depois de um tempo vai centrifugar sim, então veja se o barulho não é na hora que o cesto gira, no caso, barulho de rolamentos, porque eletrobomba não faz tamto barulho assim, a não ser que tenha caido obejto dentro da peça, mas se tiver que trocar a eletrobomba, ela custa na faixa de 30 reais e você mesmo troca, tenho video no youtube ensinando como fazer...

      https://www.youtube.com/watch?v=XivX4Uz_4Ps

      Excluir
  5. Celso tenho uma lavadora Consul ideale CWI21, estou com problemas na centrifugação que esta com giro muito lento. Troquei o motor mas continua com esse problema, pode me ajudar? o que poderia ser?
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que causa esse problema, muitas vezes é o arrastador de freio, vou deixar aqui um video meu que pode te ajudar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=cmU4toUq4qw

      Excluir
  6. tenho uma maquina de lavar brastemp antiga de ferro, aquela azul ,ja troquei os selenoides os fios mais o cesto não roda .poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire o agitador, aí vai ter acesso ao cesto, a porque que prende o cesto e o suporte do cesto, veja se o cesto não quebrou, ou se o bloco do cesto não está quebrado, tem vários outros fatores que podem fazer a lavadora não centrifugar, veja que no magneto tem dois nucleos, e nos nucleos dois pinos, veja então como estão os pinos e nucleos que vao no magneto.

      Excluir
  7. Boa tarde, tenho uma BWB11AB que está apresentando um problema parecido. Quando ela está enxugando ou centrifugando (sem água no cesto), parece que a máquina não dá conta do peso da roupa (mesmo com pouca roupa dentro) e gira em falso. A roupa fica toda num lado só do cesto e quando começa a girar fica fazendo um barulho alto parecido com o do vídeo. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse seu caso, parece que queimou ou apenas quebrou o atuador de freio, quando ele queima ou quebra, o agitador gira ao invés de girar o cesto na hora de centrifugar, veja essa postagem que vou te mandar, talvez te ajude

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/09/lavadora-nao-centrifuga-gira-apenas-o.html

      Excluir
  8. Boa noite meu caro, é o seguinte.. Comprei uma brastemp hoje, abri a lavadeira, nivelei os pes, programei a mesma, coloquei as primeiras roupas na maquina... Começou a lavar, na hora de centrifugar, começou esse mesmo barulho cara. Hora q ela comeca a rotacao rapida o barulho vem, igual esse barulho do seu video postado. Oq faco amigo me socorre..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se comprou hoje, com certeza está na garantia e nada pode fazer, até porque se mexer em um produto na garantia, vai violar os termos e dessa forma pode perder a garantia, então ligue para a autorizada que eles vão resolver o problema sem custos pra você ok.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Se comprou hoje, com certeza está na garantia e nada pode fazer, até porque se mexer em um produto na garantia, vai violar os termos e dessa forma pode perder a garantia, então ligue para a autorizada que eles vão resolver o problema sem custos pra você ok.

      Excluir
  10. boa noite me chamo Esdras de Miranda Gonçalves
    moro em Miranda MS eu tenho lavadora cônsul maré super 10kg cwl 10b eu troquei a came e rotor da polia pois estava rangendo um barulho alto na centrifugação na primeira lavada a maquina voltou o normal após a segunda lavagem de uso apos a troca voltou a fazer o mesmo barulho.

    o que voce acha o que eu devo fazer ? me ajude meu zap é 67 998770374 vivo

    ResponderExcluir
  11. celso irei filmar pra voce ver e ouvir como faço pra lhe enviar ?

    ResponderExcluir
  12. Vc é de são Paulo, sou zn norte vila Maria poderia vir arrumar minha máquina? Meu nome Suzana meu 11 965550865

    ResponderExcluir
  13. bom dia celso jair pereira sou eu o esdras miranda gonçalves bom eu coloquei um video no youtube para poder mostrar a voce o barulho que a maquina de lavar faz eu mexi no atuador de freio ela parou de fazer nas primeiras lavagens e depois voltou a fazer novamente o barulho gostaria de saber se é possivel ser o atuador de freio falhando

    aguardo sua resposta ....

    aqui ta link do video para voce analizar.

    https://www.youtube.com/watch?v=lCAjLkBqSss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barulho do jogo de cames, mas o defeito é dentro da caixa de engrenagens, o eixo de baixo, desceu um pouco e a polia não solta totalmente o anel deslizante, por isso raspa, tem que trocar a caixa de engrenagem que chamamos de mecanismo, mais rolamento e retentor, trocamos retentor pelo desgaste, já que vai se desmontar a lavador, troca-se o kit completo

      Excluir
    2. Boa tarde, Celso. Minha maquina é uma Brastemp 9k, 15 anos, daquelas com painel eletronico, funcionando muito bem, porém o barulho que ela está fazendo é constrangedor. Quando está lavando é um tcham tcham tcham (kkk) e quando vai centrifugar faz um barulho parecendo um avião pegando o vôo. Me informe por favor as peças que devo comprar para poder solucionar esse problema. Muitissimo obrigada.

      Excluir
    3. Assista ao vídeo, pode ser esse o defeito na sua lavadora
      https://www.youtube.com/watch?v=HtKe5nbK__A

      Excluir
  14. Boa tarde! Estou com problemas de barulho nos rolamentos, principalmente quando centrífuga. A máquina é uma Lava e Seca Brastemp Ative modelo BWS24ASBNA. Você teria o kit de reparos ou me indicaria algo? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  15. A minha lavadora estava com um barulho igual a esse, o técnico veio e retirou uma peça de plástico q fica em baixo da centrifugadora,ela estava solta.Nao teve a necessidade de colocar outra,pois ele me informou que não faria diferença

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.