domingo, 15 de dezembro de 2013

Lavadora Brastemp não lava, não centrifuga Modelo BWM06A



   O defeito que essa lavadora Brastemp BWM06A apresentou não é comum, e nem constante nesse modelo, raramente vemos lavadoras com esse defeito, ela liga e começa a acender as luzes do painel, mas não todas simultaneamente, acende uma, pula para a seguinte e assim faz sem parar, nesse caso, o defeito aparenta ser na placa de interface, que é a placa que fica embaixo do painel, mas, em muitos casos assim, o defeito não é na placa mais evidente, e sim na placa de potência.
   Então, para não correr o risco de trocar uma peça sendo que o defeito é na outra, aconselho, quando você pegar um defeito igual a esse, trocar as duas placas, para esse modelo, temos a opção de colocar uma placa da CP placas eletrônicas, que é um fabricante paralelo de placas , e com preço bem abaixo do valor da placa comercializada pela rede autorizada Brastemp/Consul, foi o que eu fiz com essa lavadora, troquei as duas placas que aliás, já vem conjugadas, sendo da CP.
    Vou deixar aqui embaixo uma foto da peça.



Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

10 comentários:

  1. Olá bom dia. Tenho uma Consul CWL08 que parou de agitar. O defeito já tinha se apresentado algumas vezes e era resolvido simplesmente desligando e religando. O problema foi se tornando mais frequente e agora não consigo mais resolver.
    A maquina faz tudo mas há hora de agitar faz apenas pequenos movimentos no agitador para ambos os lados. O que pode ser?
    Agradeço antecipadamente a ajuda.
    Maced.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a lavadora desligada, abra a tampa e gire para os dois lados o agitador com as mãos, se ele estiver solto, pode ser que tenha espanado e fica solto no eixo onde se encaixa, outra possibilidade é ser defeito na placa eletronica da lavadora, porém menos provável nesse modelo, faça como disse, teste o agitador, pode estar espanado a parte plástica, ou enferrujado o eixo, fazendo o agitador deslizar, sem acompanhar o movimento do eixo que sai de dentro da caixa de engrenagens ok,.

      Excluir
  2. Boa noite Celso! estou com uma maquina Brastemp antiga 2 velocidade ela esta centrifugando e agitando ao mesmo tempo, já examinei o magneto com os núcleos esta tudo ok quais são as possibilidades de outras peças contribuir para ocasionar esses defeito? agradeço desde já fico no aguardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nucleo e pino do nucleo, é sempre a causa mais provável, também fiação quebrado, de toda forma o defeito tem que estar ali, magneto, pinos com nucleo, ou fiação.

      Excluir
  3. Amigão, minha maquina esta ligando mas o led vermeçlho fica piscando, a chave da janela não é pois troquei a pouco tempo e verifiquei e a mesma esta boa, fica somente um led piscando e quando apeto o botão de programa ele troca mas continua piscando, o led verde do nivel fica ligado e também muda ao ser acionado, o que pode ser, outro dia tentei fazer o teste da placa e ela funcionou, mas depois não consegui mais realizar o teste da placa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito na placa, ou seja, nessa tecla da placa que está com mal contato, em alguns casos, da pra trocar a micro chave da placa, dependendo do modelo, em outros casos não, vou deixar aqui um vídeo, se a sua lavadora tiver a placa igual essa, ou no mesmo formato, pode tentar

      https://www.youtube.com/watch?v=Oxbxm_7Qomo

      Excluir
  4. Olá boa tarde,

    Minha máquina é uma Consul Jasmim. Ela enche de água normalmente, mas na hora de agitar ela não agita, faz o barulho mas não há nenhuma movimentação para nenhum dos lados, o mostrador continua caminhando e na hora de centrifugar ela esvazia e centrifuga normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se não centrifugasse, poderia ser o capacitor, mas nesse caso, pode ser o timer ou motor com defeito.

      Excluir
  5. Boa Tarde Celso... tenho uma brastem BWB08A, e está acontecendo o seguinte problema...ligo ele e programo a função, quando começa a função ela para ou quando muda de estagio como : molho curto para lavar ela para e em todas ela fica piscado o led na função, já verificou o sensor da tampa, já verificou as duas placas, trocou a placa de tipo de roupa e nada. você já se deparou com algum destes defeitos e pode me ajudar a tentar resolver ? Obrigado Manoel Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel, quando você programa ela para lavar por exemplo, ela chega a iniciar, cair água dentro da lavadora por alguns segundos, ou você programa e nem água entra, nem que seja um pouco?

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.