quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como trocar caixa controle das geladeiras Brastemp e Consul




   Muito falamos aqui no blog, sobre problemas com refrigeradores, e a placa eletrônica, ou CAIXA CONTROLE, talvez seja um dos assuntos mais comentados na parte de refrigeração, então fiz esse vídeo, de fotos retiradas de um produto, para mostrar melhor como se deve proceder na troca da caixa controle.
   Espero que me desculpem pela qualidade do vídeo, eu não sou expert em filmagens, fotografia e tudo relacionado a isso, mas vou procurar melhorar nesse sentido, para que tenhamos material de melhor qualidade. Mas enfim, com o vídeo, minha pretenção é facilitar a troca da peça, visto que muitas pessoas questionam se são capazes de trocar essa peça sem a necessidade de um técnico, acho que o vídeo da troca da caixa controle da geladeira deixa bem claro isso, é sim muito fácil, mas a dica mais importante é só trocar a caixa controle se tiver realmente a certeza de que o problema está nela, por isso, é de extrema necessidade que se faça o teste do compressor antes, para não trocar peça que não necessite de troca, só se troca a peça com a certeza que o problema é mesmo nela.

Compre aqui sua caixa controle:

Compre aqui sua caixa controle

Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

 




23 comentários:

  1. Boa tarde.
    Por favor o Sr. tem como me orientar para trocar a tampa da lavaroupa Brastemp clean.
    Muito obrigado.
    Morales.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi você ontem no youtube, dei os detalhes de como proceder, assim que tiver oportunidade, postarei video de como se faz a troca dessa tampa, mas como vc viu, é bem simples

      Excluir
  2. boa noite!
    Como consertar zyrium 430 brastemp.
    1- Ela esta criando gelo na parte de cima no freezer e não degela.
    2- Não esfria na parte debaixo.
    3- Led fica piscando como se a porta estivesse aberta e aciona o alarme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a formação de gelo, for em todo o congelador, troque o kit de degelo, se for apenas no alicerce do evaporador,pode ser dreno entupido, se for trocar todo o kit veja nesse video

      https://www.youtube.com/watch?v=BsqYzSrQhvk

      Excluir
    2. Minha geladeira está ligando fica as vezes 20 min ou as vezes nem isso, liga e ja desliga com um clip na caixa controle. E passa algum tempo liga de novo, então minha duvida é a seguinte; poderia ligar o cabo de força direto no motor compressor sem a caixa controle e se der superaquecimento do motor sem a caixa vai queimar ou correr risco de estouro, algo do tipo? Pois não sei usar o aparelho medidor e nem ao menos tenho, mas estou com medo de explodir, ou choque.
      Desde já agradeço,

      Excluir
    3. Pode ligar sim, e deixar ligado na tomada, se por acaso entrasse em curto, no motor tem um protetor térmico que iria desligar o motor imediatamente para proteger a rede e o proprio motor, pode ligar, mas faça isso com ele frio, se estiver quente o protetor não vai deixar partir.

      Excluir
  3. Bom dia, onde posso encontrar essa placa CP indicada pelo amigo, geldeira bratemp frost free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geladeira Brastemp frost free tem muitos modelos, e não existe dessas placas para todos os modelos, mas procure no mercado livre e não se esqueça de ver qual modelo de sua geladeira, cada modelo tem suas peças específicas.

      Excluir
  4. olá Celso bom dia eu estava vendo seu video e troquei a placa de controle da geladeira brm36b só que a placa que está nela dá algumas tentativa até que liga só que não gela e as placas novas é que eu comprei 1paralela e não fucionou então fui lá e trquei por uma original mesmo assim ela só liga o ventilador do freezer e logo desliga e não liga nem o compressor,eu já testei o compressor e ele está funcionando normal o que pode ser ? desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, tanto podem ser os sensores de temperatura, que troco no video abaixo

      https://www.youtube.com/watch?v=UFo1DKmixJw

      Ou a placa de interface, nesse seu modelo, acontece muito problema com essa interface

      https://www.youtube.com/watch?v=6q8o3yobqDw

      Excluir
    2. olá Celso eu vi teu video como troca o sensor de temperatura e fui comprar só que quando eu pedi o sensor que você mostra que é o w10531315 me parece que o seu kit tinha 2sensores e o vendedor me vendeu okit e só vem 1sensor eo numero não bate é w10708501 ele disse que é o mesmo, só que o numero não bater por causa do fabricante mas o problema é qual sensor que é esse do desgelo ou da temperatura ( o sensor é grande ) a e qando fui abrir o gabinete ele estava cheio de gelo deve ser por isso que não gela a parte de baixo ?desde já obrigado ..

      Excluir
    3. Se tem gelo em excesso cobrindo todo o congelador não vai ser sensor, nesse caso pode ser resistencia queimada, ela fica em volta do congelador, tem que testar, e se não for resistencia queimada, pode ser apenas fusivel térmico, como nesse video ensino trocar, a gente só troca peças quando tem certeza que estão com problemas, veja o video do fusível térmico

      https://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      Excluir
  5. ola celso estou com um problema na minha geladeira brastemp clean brm35b ah dois meses atrás aconteceu da geladeira funcionar somente o ventilador do freezer deixando a parte de baixo sem refrigerar , percebi que o motor não estava ligando , procurei na internet e vi seus videos e um deles vc falou sobre a caixa controle , entçao fiz o teste no motor e ele funcionou normalmente então eu troquei a caixa controle e a geladeira voltou a funcionar otimo. so que passado estes dois meses a geladeira depois de uma queda de energia no bairro voltou apresentar novamente o mesmo problema e novamente eu fiz o teste no motor e ele esta funcionando normalmente , mais quando esta ligado direto na caixa controle só funciona o freezer o que devo fazer ,, trocar novamente a caixa controle ,, e outra coisa toda vez que cair a energia pode ocorrer este problema de novo ,, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culpa não é da geladeira, nem da placa, e sim do seu fornecimento de energia que, como em muitos lugares é o único culpado por tanque queima nas placas eletrônicas de todos os produtos, enfim, o que você pode fazer, é colocar um estabilizador de energia, como os que usamos em computador para pelo menos TENTAR manter estável a energia para a geladeira. Muitas pessoas aqui em Brasília, fazem a CEB pagar pelos consertos em seus aparelhos, pois a energia ruim, é a principal causa de danos a eletroeletrônicos.

      Excluir
  6. Boa noite Celso,

    Primeiramente, queria lhe parabenizar pelo Bog, já li bastante e aprendi muito com ele.. tenho uma Brastemp BRM48NBBNA10, e eu estava viajando, e teve muitas quedas de luz na minha ausência, e ficou um período grande em meia fase... enfim, quando voltei notei que minha geladeira tava congelando tudo na parte de baixo. Troquei de cara do damper, mas depois notei que na verdade o motor não estava desligando nunca.

    Ela ta gelando normal, o sensor de que fica no meio da serpentina do freezer (acho que é o de degelo), está com continuidade, liguei um 220 direto na resistência, e a mesma aqueceu... tens algum palpite? Troco a placa, ou recomendas mais algum teste antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se troca peças, demora até 48 horas ou mais , para que entre em um ciclo de liga/desliga. espere um tempo mais.

      Excluir
    2. Boa tarde Celso, a unica peça que eu troquei foi o damper, que é mecânico, mesmo assim achas que devo aguardar 48 horas, para ver se o motor vai desligar?

      Excluir
    3. Boa tarde Celso, a unica peça que eu troquei foi o damper, que é mecânico, mesmo assim achas que devo aguardar 48 horas, para ver se o motor vai desligar?

      Excluir
    4. Já se passaram muitas horas além, espero que esteja tudo normal, caso nao me diga ok.

      Excluir
  7. Olá celso, sou um admirador do seus vídeos, tem ajudado muito. Tenho um refrigerador Brastemp Modelo BRJ49bb, que esta ligando e desligando com muita frequência liga uns 10 minutos e logo desliga depois liga novamente, Ela gela normal porém oscilando muito. Seguindo as suas dicas, testei o motor com cabo de força e funcionou normal, o que pode ser? será que é a placa eletrônica medir também a placa e ela não enviou corrente para o motor. será que pode ser a mesma que esta oscilando.
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o aparador de água que fica sobre o motor compressor está com muita água, é normal ter entre 50 e 100 Ml. se tiver mais que isso, pode ser que tenhamos problemas nos sensores, que ficam ligando e desligando a geladeira muito rápido, quando isso ocorre junta muita água no coletor sobre o motor, se for mesmo isso, aconselho trocar os dois sensores e o fusível térmico, eu vendo esse kit de peças no mercado livre justamente para solucionar esse problema, mas tem que ver essa questão de muita água no reservatório, se tiver pode trocar, vou te passar o link dos sensores e fusível, comprando comigo, vamos ter telefone um do outro, e posso te ajudar com a troca, inclusive pelo whatsapp ok.

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752067561-02-sensores-01-fusivel-termico-originais-gelad-brastemp-_JM

      Excluir
  8. Boa noite ! Estou com um problema com um refrigerador brastemp frost free modelo brm 42ebana o qual possui o controle de temperatura entre a porta do frezer e porta do refrigerador.O mesmo começou a não desligar na segunda feira e estava no numero 2 da temperatura ,mediante a isso coloquei na temperatura 1 e ai o mesmo começou a ligar 15 minutos e desligar 15 minutos passou a noite assim nesta terça fiz alguns testes no mesmo mas não consegui descobrir o defeito e agora ele não esta desligando . esta gelando bem a parte de cima sem excesso de gelo e gela satisfatoriamente a parte de baixo .neste caso o meu tem a caixa controle entre as portas poderia ser ela o defeito ou será sensor térmico . por favor se puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está refrigerando normal fica complicado dar uma previsão de defeito, se abrir a porta da geladeira com muita frequência durante o dia, ela vai demorar muito tempo pra desligar, talvez nem desligue por muita entrada de ar quente, essa questão de ligar e desligar, depende de muitos fatores, eu não posso imaginar que tenha algo com defeito, mas caso tenho, podem ser os sensores e o térmico.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.